Passaporte escolar guia da oferta educativa 2014 2015

218
Guia da Oferta Educativa 2014 / 2015

description

Guia da Oferta Educativa 2014/2015 - Câmara Municipal de Lisboa

Transcript of Passaporte escolar guia da oferta educativa 2014 2015

  • Guia da OfertaEducativa 2014 / 2015

  • NDICE I - APRESENTAO II - PASSAPORTE ESCOLAR III - ATIVIDADES SELECIONADAS REA DA EDUCAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL (EDS) IV - OFERTA EDUCATIVA REGULAR A - rea da Cincias e Ambiente Aqurio Vasco da Gama Div. Gesto e Manuteno do Parque Florestal de Monsanto Estufa Fria de Lisboa Mercado 31 de Janeiro Museu da gua Museu da Eletricidade Museu de Marinha Oceanrio de Lisboa Pavilho do Conhecimento - Cincia Viva Planetrio Calouste Gulbenkian Programa Lisboa Limpa Tem Outra Pinta Quinta Pedaggica dos Olivais Servio de Metrologia da CML B - rea do Desporto Centro Internacional de Surf Clube de Rugby S. Miguel Clube de Rugby do Tcnico Escola de Judo Nuno Delgado Federao Portuguesa de Capoeira Ginsio Clube Portugus Lisboa Racket Centre Nutico Clube Boa Esperana Programa de Apoio Natao Curricular Sociedade Hpica Portuguesa C - rea da Cultura Arquivo Municipal de Lisboa Associao Portuguesa dos Amigos dos Castelos Atelier Museu Julio Pomar Casa Fernando Pessoa Casa-Museu Dr. Anastcio Gonalves Casa-Museu Medeiros e Almeida Castelo de So Jorge Centro Cultural de Belm Centro Nacional de Cultura Cinemateca Jnior Culturgest Fragata Dom Fernando II e Glria Fundao Calouste Gulbenkian Gabinete de Estudos Olisiponenses Galeria de Arte Urbana Galerias Municipais Lisboa Story Centre

    Museu Arqueolgico do Carmo Museu Coleco Berardo Museu da Cidade Museu do Combatente - Forte do Bom Sucesso Museu do Fado Museu da Marioneta Museu Nacional do Azulejo Museu Nacional de Etnologia Museu Nacional do Teatro Museu do Oriente Museu de So Roque Museu Rafael Bordalo Pinheiro Padro dos Descobrimentos Palcio Nacional da Ajuda Panteo Nacional Palco de Chocolate Companhia de Teatro Poster Animado Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa So Luiz Teatro Municipal Teatro Nacional de So Carlos Trupilariante Companhia de Teatro Umbigo Companhia de Teatro Zero em Comportamento D - rea Cvica Departamento de Proteco Civil Educao para a Cidadania - Espao A Brincar Escola de Trnsito do Parque da Belavista Escola de Trnsito do Parque Recreativo da Serafina Polcia Municipal de Lisboa Regimento de Sapadores Bombeiros V - OFERTA EDUCATIVA PONTUAL B - rea do Desporto Festivais de Encerramento do Prog. de Apoio Nat. Curricular Festivais de Finalistas do Prog. de Apoio Nat. Curricular C - rea da Cultura Arquivo Municipal de Lisboa Centro Cultural de Belm Cinema de So Jorge Fundao Calouste Gulbenkian Museu Arqueolgico do Carmo Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa So Luiz Teatro Municipal VI - OFERTA EDUCATIVA PARA PROFESSORES PASSAPORTE VII - MATERIAIS DIDTICOS Fundao Calouste Gulbenkian Museu Coleco Berardo

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 2

  • A Educao, enquanto motor do desenvolvimento pes-soal e coletivo, tem para a Cmara Municipal deLisboa um papel preponderante na construo de uma

    sociedade coesa e solidria.

    Neste enquadramento, o Pelouro da Educao lana a 5. edi-

    o do Guia da Oferta Educativa do Programa Passaporte

    Escolar, destinado s crianas que frequentam as Escolas do

    1. Ciclo do Ensino Bsico da rede de ensino pblico da cidade

    de Lisboa, abrangendo cerca de 14.500 alunos.

    O principal objetivo da programao que se apresenta

    neste Guia o de facilitar o acesso dos alunos do ensino

    bsico a vivenciarem um conjunto de experincias diversifi-

    cadas, nas reas das cincias e ambiente, cultura, desporto

    e cvica, contribuindo deste modo para uma formao glo-

    bal, to importante para a construo de uma sociedade

    mais informada e consciente.

    Assim, apresentada neste Guia, uma vasta oferta de ativi-

    dades na rea da educao no formal, complementares ao

    ensino formal, que tm por base a rede de parceiros e inter-

    locutores do Passaporte Escolar, de modo a possibilitar aos

    professores a rentabilizao dos recursos existentes na

    cidade de Lisboa.

    Com o Passaporte Escolar, o Pelouro da Educao, espera

    dar mais um passo decisivo, para a formao de cidados

    ativos, conscientes e interessados, reforando o papel da

    cidade de Lisboa, como Cidade Educadora. A aposta na

    Educao cada vez mais levar a cidade at escola e a

    escola at cidade.

    Graa Fonseca

    Vereadora dos Pelouros da Educao | Economia |Inovao e Modernizao Administrativa

    Lisboa, setembro de 2014

  • I - APRESENTAO

    Apresentamos o guia de programas e de atividades respeitantes aos recursoseducativos promovidos pela Cmara Municipal de Lisboa, e pelas entidadesexternas, que so parceiras do Pas sa por te Escolar.O principal objetivo da programao que apresentamos o de contribuir,atravs desta divulgao, para uma educao no formal de qualidade, quecomplemente os programas curriculares dos alunos do 1. Ciclo do EnsinoBsico da rede pblica.Este Guia contem toda a oferta educativa regular e pontual promovida pelosdiferentes servios/programas e equipamentos aderentes ao Pas sa por teEscolar, distribuda em quatro grandes reas do co nhe cimento:. Cincias e Ambiente. Desporto. Cultura. Educao Cvica.A sua disposio est organizada pelo tipo de oferta (regular ou pon tual), e porrea do conhecimento, por ordem alfabtica dos ser vi os, programas e equipa-mentos em fichas.Cada ficha apresenta a informao essencial da atividade, permi tin do ao pro-fessor ter uma imagem global sobre a oferta existen te, e simultaneamente, terinformao sobre as condies de aces so s atividades, proporcionando umaescolha adequada ao es ca lo et rio dos alunos, e das necessidades especfi-cas de cada turma.

    De modo a facilitar o acesso dos alunos aos diversos equipamentos disponibilizado transporte gratuito pela autarquia, com recurso aos autocarrosAlfacinhas, com capacidade para uma turma cada.

    Cabe ao professor titular da turma, ou direo da Escola, entrar em contac-to com os equipamentos a visitar. Estes atribuiro escola o dia e hora paraa visita e o efetivo transporte , de acordo com a disponibi lidade existente noDepartamento de Educao.

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 4

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA

  • II - PASSAPORTE ESCOLAR

    O Pas sa por te Escolar assenta numa proposta de educao no formal, pro-movida pela Cmara Municipal de Lisboa, que tem por base quatro reas doconhecimento, designadamente: Educao Cientfica e Ambiental, Educa oDesportiva, Educao Cultural e a Educao Cvica.

    Este visa promover e criar as condies para o desenvolvimento e aprofunda-mento de competncias, conhecimentos e aptides das crian as, atravs devisitas a espaos, contactos com profissionais, participao direta em ativi-dades, etc.

    A implementao do mesmo pressupe o envolvimento dos Agru pa men tos deEscolas, as Escolas do 1. Ciclo do Ensino Bsico, a parti ci pao ativa e efetivados servios da CML que dinamizam e de sen volvem iniciativas no mbito daeducao no formal, e o envolvimento de entidades externas CML comservios scio educativos, alargando a rede de oferta e potenciando aaquisio de saberes.

    Pblico alvoTodas as crianas que frequentam o 1. Ciclo do Ensino Bsico na cidade deLisboa pertencentes rede pblica.

    Objetivos. Promover a oferta educativa dos servios do Municpio, bem como de outrasinstituies/entidades da Cidade.. Contribuir para a formao de cidados conscientes e informados.. Garantir a participao pelo menos em 80% das escolas no ano letivo2014/2015.. Garantir a participao dos alunos em pelo menos 2 visitas por rea at aofinal do ano letivo 2014/2015.

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 5

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA

  • PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 6

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVAO Pas sa por te Escolar apresenta-se sob a forma de um suporte documental,

    distribudo pela autarquia a todas as crianas do 1. Ciclo do Ensino Bsico.

    Identificao do portador

    AQuatro reas do conhecimentopara serem carimbadas pelosequipamentos ou programas darede de parceiros doPassaporte Escolar

    B

    Uma zona para notas

    C

  • O Pas sa por te Escolar pessoal e acompanha todo o percurso escolar do alunodurante o 1. ciclo. O aluno deve levar o Pas sa por te Escolar, sempre que par-ticipe numa atividade divulgada no presen te guia. Este ser carimbado, quandoapresentando pelo aluno ao fre quentar as atividades rea li za das nos diversosequipamentos e em contexto escolar constantes no Guia da Oferta Educativa.

    O Pas sa por te Escolar dever ser guardado na sala de aula, pelo professor titu-lar, durante o 1. Ciclo do Ensino Bsico.

    Podero ser requisitados Passaportes Escolares atravs do ende re o eletr -nico: [email protected], nas seguintes circunstncias:. no incio de cada ano escolar, para os alunos do primeiro ano;. sempre que estiver totalmente preenchido;. quando se encontrar danificado (nestas circunstncias sero entre gues nomximo dois Passaportes Escolares por aluno).

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 7

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA

  • III - ATIVIDADES SELECIONADAS REA DA EDUCAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL (EDS)

    A Cmara Municipal de Lisboa, em parceria com a Lisboa E-Nova, constituramo Comit Executivo da Plataforma Municipal de Educao para oDesenvolvimento Sustentvel (PMEDS).A PMEDS tem como objetivo primordial, a identificao, promoo e divul-gao de Projetos de Educao Ambiental para o Desenvolvimento Sustentvelna Cidade de Lisboa, incentivando o trabalho em rede. Visa promover umaEducao para o Desenvolvimento Sustentvel (EDS) que estimule o sentidocrtico e o pensamento construtivo, a aquisio de competncias cvicas eambientais e o gosto por estilos de vida mais saudveis.A EDS no apenas um contedo pedaggico, mas um processo, ou seja uma educao que incentiva a mudana, a partir da prpria mudana (GraaMachel, Bona, 2009). necessariamente uma educao ao longo da vida, dequalidade, e para todos os nveis etrios, com especial incidncia nas camadasmais jovens. Por outro lado, o processo de integrao da EDS e da Educao Ambientalno sistema educativo passa, exatamente, pelo reforo da orientao da edu-cao no sentido do desenvolvimento harmonioso do ser humano e da suainsero numa sociedade complexa, num contexto de crisis global (ManuelGomes, 2012). Neste guia encontramos pela primeira vez uma seleo de Atividades, assina -ladas com o logotipo da PMEDS.

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 8

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA

  • FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULAR

  • IV - OFERTA EDUCATIVA REGULAR

    AQURIO VASCO DA GAMA Atividade DESCOBERTA NO AQURIO VASCO DA GAMADescrio da Atividade Uma visita ao Aqurio Vasco da Gama o ponto de partida para a descoberta de um Mundo cheio de cor e vida.Local de Realizao AQURIO VASCO DA GAMA - Rua Direita do Dafundo, 1495-718 CRUZ QUEBRADA-DAFUNDOAcessos Comboio Linha de Cascais: Estao de Algs | Autocarros: 723, 729, 750, 751- at Algs; 76 - at ao Dafundo Autocarros da Vimeca: 1,6 - at ao Dafundo | Eltrico: 15Temtica e/ou Contedo Explorando a exposio o visitante estimulado a descobrir os segredos dos animais aquticos.Metodologia / Objetivos Os responsveis pelas visitas escolares podem optar por uma de duas modalidades distintas de visita: Visita livre - o professor ou acompanhante o responsvel pelo acompanhamento e orientao dos alunos durante a visita. Visita guiada - o grupo acompanhado e orientado por um monitor durante a visita. Recursos Disponveis -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 100 alunosPerodo em que Decorre Dias teisHorrio 10h-17hDurao 1h30 Preo Visita livre: 30 por cada grupo de 25 alunos + 2 acompanhantes. Visita guiada: As visitas guiadas realizam-se para grupos com um mnimo de 15 alunos e tm uma tarifa individual de 2,50 por aluno durante os dias teis. Por cada grupo de 10 alunos, o Aqurio Vasco da Gama oferece a entrada a 1 professor acompanhante.Prazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio Marcao prvia, sujeita a disponibilidade de agendaTcnico(s) de Contacto Paula LeandroTelefone/ Fax T 214 196 337Email [email protected] Pedaggica Paula Leandro - Departamento Divulgao CulturalNotas -Ver + http:\\aquariovgama.marinha.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 10

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • DIVISO DE GESTO E MANUTENO DO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO - DGMPFMAtividade FLORESTA PASSO A PASSO Descrio da Atividade A Floresta suscita o despertar dos sentidos. Atravs de um pequeno percurso de explorao pretende-se que os participantes observem, oiam, cheirem e sintam o Parque Florestal de Monsanto.Local de Realizao CENTRO DE INTERPRETAO DE MONSANTO DGMPFM - Espao Monsanto, Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, 1500-068 LISBOAAcessos Autocarros 770 ou transporte proprio, at ao Parque Recreativo da SerafinaTemtica e/ou Contedo Explorao da NaturezaMetodologia / Objetivos Dar a conhecer a Floresta, atravs dos sentidos. Recursos Disponveis -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. Ciclo, 1. e 2 anoGrupos 1 grupo por turnoPerodo em que Decorre Manh ou tardeHorrio 10h-11h30/ 14h30-16hDurao 1h30 Preo GratuitasPrazo de Inscrio Periodo letivoRequisitos de Inscrio Ficha de pr-inscrio por grupoTcnico(s) de Contacto Sandra SilvaTelefone/ Fax T 218 170 200/ 218 170 225 | F 218 171 329Email [email protected] / [email protected] Coordenao Pedaggica Sandra SilvaNotas -Ver + -

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 11

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • DIVISO DE GESTO E MANUTENO DO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO - DGMPFMAtividade JARDINEIROS DA FLORESTA Descrio da Atividade As crianas transformam-se em jardineiros e vo aprender como se constri uma floresta como Monsanto.Local de Realizao ESPAO BIODIVERSIDADE/VIVEIROS DGMPFM - Espao Monsanto, Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, 1500-068 LISBOAAcessos Autocarros 770 ou transporte proprio, at ao Parque Recreativo da SerafinaTemtica e/ou Contedo Explorao da NaturezaMetodologia / Objetivos Dar a conhecer um Viveiro Florestal, realizando diversas tarefas de jardinagem. Recursos Disponveis -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 1 grupo por turnoPerodo em que Decorre Manh ou tardeHorrio 10h-11h30/ 14h30-16hDurao 1h30 Preo GratuitasPrazo de Inscrio Periodo letivoRequisitos de Inscrio Ficha de pr-inscrio por grupoTcnico(s) de Contacto Sandra SilvaTelefone/ Fax T 218 170 200/ 218 170 225 | F 218 171 329Email [email protected] / [email protected] Coordenao Pedaggica Sandra SilvaNotas -Ver + -

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 12

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • DIVISO DE GESTO E MANUTENO DO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO - DGMPFMAtividade VISITA AO ESPAO BIODIVERSIDADE Descrio da Atividade Visita guiada que leva a sentir, cheirar, ouvir e observar, atravs de percursos de interpretao dotados de painis informativos, os 16ha do Parque vedados s agresses do meio exterior, que se expem ao visitante como um exemplo do ecossistema florestal de Monsanto.Local de Realizao ESPAO BIODIVERSIDADEAcessos Autocarros 770 ou transporte proprio, at ao Parque Recreativo da SerafinaTemtica e/ou Contedo Explorao da NaturezaMetodologia / Objetivos Dar a conhecer a Biodiversidade.Recursos Disponveis -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. Ciclo, a partir do 3 anoGrupos 1 grupo por turnoPerodo em que Decorre Manh ou tardeHorrio 10h-11h30/ 14h30-16hDurao 1h30 Preo GratuitasPrazo de Inscrio Periodo letivoRequisitos de Inscrio Ficha de pr-inscrio por grupoTcnico(s) de Contacto Sandra SilvaTelefone/ Fax T 218 170 200/ 218 170 225 | F 218 171 329Email [email protected] / [email protected] Coordenao Pedaggica Sandra SilvaNotas -Ver + -

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 13

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • DIVISO DE GESTO E MANUTENO DO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO - DGMPFMAtividade VOLTEIO Descrio da Atividade Importncia do cavalo na vigilncia do Parque Florestal de Monsanto, com visita s cavalarias da Guarda Florestal e iniciao ao volteio.Local de Realizao CAVALARIAS DA POLCIA FLORESTAL / MONTES CLAROSAcessos Transporte prprio, diversos autocarros autocarro Temtica e/ou Contedo Desportivas de Ar LivreMetodologia / Objetivos -Recursos Disponveis -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 1 grupo por turnoPerodo em que Decorre Manh ou tardeHorrio 10h-11h30/ 14h30-16hDurao 1h30 Preo GratuitasPrazo de Inscrio Periodo letivoRequisitos de Inscrio Ficha de pr-inscrio por grupoTcnico(s) de Contacto Sandra SilvaTelefone/ Fax T 218 170 200/ 218 170 225 | F 218 171 329Email [email protected] / [email protected] Coordenao Pedaggica Sandra SilvaNotas -Ver + -

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 14

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • DIVISO DE GESTO E MANUTENO DO PARQUE FLORESTAL DE MONSANTO - DGMPFMAtividade AULA VIVA Descrio da Atividade Numa reunio entre docentes e a equipa tcnica desenha-se o programa de sesso pedaggica que explore a inter-relao do ambiente natural com a presena humana no Parque Florestal de Monsanto.Local de Realizao ESPAO BIODIVERSIDADE DGMPFM - Espao Monsanto, Estrada do Barcal, Monte das Perdizes, 1500-068 LISBOAAcessos Autocarros 770 ou transporte proprio, at ao Parque Recreativo da SerafinaTemtica e/ou Contedo Por medidaMetodologia / Objetivos -Recursos Disponveis -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. Ciclo, a partir do 3 anoGrupos 1 grupo por turnoPerodo em que Decorre Manh ou tardeHorrio 10h-11h30/ 14h30-16hDurao 1h30 Preo GratuitasPrazo de Inscrio Periodo letivoRequisitos de Inscrio Ficha de pr-inscrio por grupoTcnico(s) de Contacto Sandra SilvaTelefone/ Fax T 218 170 200/ 218 170 225 | F 218 171 329Email [email protected] / [email protected] Coordenao Pedaggica Sandra SilvaNotas -Ver + -

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 15

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • ESTUFA FRIA DE LISBOAAtividade VISITA ESTUFA FRIA DE LISBOA (EFL) Descrio da Atividade Os grupos em contexto escolar so nossos convidados! (Mediante marcao prvia). A EFL um espao verde com s muito particulares e com um vasto potencial pedaggico para todos os nveis de ensino. Durante o ano letivo esto disponveis visitas orientadas dedicadas aos docentes, de forma a melhor conhecerem este equipamento e poderem efectuar a preparao da visita, de carcter pedaggico, com os seus alunos.Local de Realizao ESTUFA FRIA DE LISBOAAcessos Metro Parque- Linha Azul e Marqus do Pombal - Linha Amarela e Linha Azul Autocarros 12, 22 ,36, 44, 702, 720 e 745Temtica e/ou Contedo Botnica e BiodiversidadeMetodologia / Objetivos Potenciar a Estufa Fria de Lisboa enquanto recurso educativoRecursos Disponveis Materiais de apoio logstico visita (almofadas; pranchas de apoio escrita e lpis com borracha)Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 1 turmaPerodo em que Decorre Ano LetivoHorrio Horrio de vero 10h00 s 19h00 Inicio do horrio de vero ltimo fim de semana de maro Horrio de inverno 9h00 s 17h00 Inicio do horrio de inverno ltimo fim de semana de outubro ltima entrada na EFL 30 mn antes do fechoDurao -Preo Atividade gratuita, mediante marcao prviaPrazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio -Tcnico(s) de Contacto -Telefone/ Fax T 213 882 278Email [email protected] Pedaggica Teresa PereiraNotas A EFL, pelas suas caractersticas (escadas, declives, tipos de pavimento, lagos, etc.), exige especial cuidado dos visitantes. As crianas devero ser acompanhadas por adultos e mantidas sob vigilncia durante a visitaVer + http://estufafria.cm-lisboa.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 16

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MERCADO 31 DE JANEIROAtividade VAMOS TODOS AO MERCADODescrio da Atividade Projeto de Educao Alimentar que ao mesmo tempo que sensibiliza para uma alimentao equilibrada d a conhecer os mercados municipais atravs de uma visita guiada no mercado.Local de Realizao MERCADO 31 DE JANEIRO - Rua Eng. Vieira da Silva, 1050-105 LISBOAAcessos Metro Saldanha ou Picoas - Linha Amarela | Autocarros 736, 744, 783, 726, 727, 732, 738, 742, 745, 780Temtica e/ou Contedo Alimentao Equilibrada.Metodologia / Objetivos . Sensibilizar os alunos para a importncia de uma alimentao equilibrada; . Conhecer os alimentos do mercado e suas caratersticas; . Dar a conhecer os Mercados Municipais.Recursos Disponveis Pirmide dos alimentos e jogo pedaggico.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. Ciclo (3.os e 4.os anos)Grupos Mximo - 25 alunosPerodo em que Decorre Durante o ano letivoHorrio Perodo da manh, de 3 a 6 feiraDurao 2h30Preo GratuitaPrazo de Inscrio Durante o ano letivoRequisitos de Inscrio Marcao prviaTcnico(s) de Contacto Equipa do "Vamos Todos ao Mercado"Telefone/ Fax T 218 170 126 F 218 170 127Email [email protected] Pedaggica -

    Notas Nos perodos de frias letivas aceitam-se inscries de grupos de ATL.Ver + -

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 17

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MUSEU DA GUAAtividade VISITA GUIADA OU ATELIERDescrio da Atividade Descobrir a histria do abastecimento de gua cidade de Lisboa atravs dos vrios monumentos do Museu da gua.Local de Realizao Aqueduto das guas Livres; Reservatrio da Me d'gua das Amoreiras; Reservatrio da Patriarcal, Estao Elevatria a Vapor dos Barbadinhos.Acessos Aqueduto das guas Livres (Calada da Quintinha, 6 - Alto de Campolide); Reservatrio da Me d'gua das Amoreiras (Praa das Amoreiras,10); Reservatrio da Patriarcal (Jardim do Prncipe Real); Estao Elevatria a Vapor dos Barbadinhos (Rua do Alviela,12).Temtica e/ou Contedo A gua no planeta; O ciclo da gua; Histria do abastecimento cidade; gua e ambiente e os rios; Import ncia da gua no Planeta Terra; Sensibilizao ambiental e o consumo eficiente de gua, etc...Metodologia / Objetivos Atravs da visita guiada, jogos temticos ou ateliersRecursos Disponveis Materiais informativos e pedaggicos e site www.servicoaguaslivres.comPblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos -Perodo em que Decorre Durante todo o ano, menos o aqueduto durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro.Horrio De tera-feira a domingo, das 10h s 16hDurao 1hPreo 1 , grtis para professores. Prazo de Inscrio Sujeito disponibilidade e condies climatricas no caso do Aqueduto das guas Livres.Requisitos de Inscrio Marcao telefnicaTcnico(s) de Contacto Tiago Vieira, Brbara Bruno e Margarida FilipeContacto T 218 100 215; [email protected] Pedaggica Brbara Bruno e Margarida FilipeNotas -Ver + museudaagua.blogspot.com; www.servicoaguaslivres.com

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 18

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MUSEU DA ELECTRICIDADEAtividade PERCURSO MONUMENTALDescrio da Atividade Numa poca em que j no vivemos sem eletricidade, convidamos-te a conhecer a central eltrica que "iluminou" Lisboa! Surpreende-te com um espao nico que alia o passado e o presente da produo energtica e descobre mais sobre os fenmenos da energia e os desafios ambientais numa visita super interativa.Local de Realizao MUSEU DA ELECTRICIDADE Central Tejo, Av. Braslia, 1300-598 LISBOAAcessos Barco Estao F luvial de Belm | Comboio Belm | Autocarros 714, 727,729, 751, 28 | Eltrico 15 Parque de estacionamento para camionetasTemtica e/ou Contedo Energia e produo eltrica: Percurso museolgico da antiga Central Tejo e laboratrio de invenes (sesso experimental sobre electrecidade).Metodologia / Objetivos A visita inclui vrios momentos interativos com experimentao direta pelos visitantes.Recursos Disponveis Guia do Museu, maquetes interativas; mdulos de experincias; jogos: Perigos da Electricidade | Bons e Maus Condutores da Corrente Elctrica; Visita virtual; produo de corrente elctrica atravs das energias renovveis; ateliers elctricos (outras atividades).Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 25 alunos (4 grupos por entrada)Perodo em que Decorre De janeiro a dezembroHorrio 10h00; 11h30; 14h00; 15h30Durao 1h30Preo GratuitoPrazo de Inscrio Marcao prvia obrigatria ( sujeita disponibilidade do Museu).Requisitos de Inscrio Envio do pedido de reserva p/ e-mail: Identificao da Escola e professor responsvel / Nmero de alunos visitantes / data e horrio de visita. Apresentao na bilheteira do e-mail de confirmao de reserva de visita enviado em resposta ao pedido.Tcnico(s) de Contacto Ana Cachado, Maria Dantas ou Raquel EleutrioContacto T 210 028 130/ 90; F 210 028 140; [email protected] Pedaggica Raquel EleutrioNotas s 2- feiras a entrada no Museu feita pelo porto lateral (lado rio). O percurso do Museu da Electricidade est adaptado a visitantes com restries de mobilidade.Ver + http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Electricidade http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_Tejo www.facebook/museu.da.electricidade http://www.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidade/

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 19

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MUSEU DA ELECTRICIDADEAtividade OFICINAS ESCOLASDescrio da Atividade Oficinas desenvolvidas para grupos escolares compostas por visita s exposies temporrias + oficina prtica com o objetivo de despertar uma observao e interpretao ativas da obra de arte, trabalhar associaes de ideias e explorar diversas tcnicas de artes visuais.Local de Realizao MUSEU DA ELECTRICIDADE Central Tejo, Av. Braslia, 1300-598 LISBOAAcessos Barco Estao Fluvial de Belm | Comboio Belm | Autocarros 714, 727,729, 751, 28 | Eltrico 15 Parque de estacionamento para camionetasTemtica e/ou Contedo Arte As temticas abordadas variam em funo da exposio temporria patente. Consulte a nossa agenda em: http://www.fundacaoedp.pt/agenda/Metodologia / Objetivos A programao educativa Artes tem como misso formar pblicos, enriquecer a sua experincia e fomentar a sua ligao com a Arte, suscitando o pensamento criativo e diferentes formas de apropriao e construo do conhecimento. Atravs da dinamizao do patrimnio permanente e temporrio procuramos estratgias de aprendizagem sustentadas na dinmica conhecer, sentir, experimentar, pensar, criar e refletir.Recursos Disponveis Visita Oficina orientada - o grupo acompanhado e orientado por um monitor durante a visita e oficina. http://www.fundacaoedp.pt/agenda/Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 30 alunos (2 grupos de 15)Perodo em que Decorre 3 a 6feira Durante o ano letivo e ocupao tempos livres nas frias letivas.Horrio 10h00; 11h30; 14h00; 15h30Durao 1h / 1h30 por grupo de 15 Preo GratuitoPrazo de Inscrio Marcao prvia, sujeita a disponibilidade de agenda.Requisitos de Inscrio Envio do pedido de reserva p/ e-mail: Identificao da Escola e professor responsvel / Nmero de alunos visitantes / data e horrio de visita. Apresentao na bilheteira do e-mail de confirmao de reserva de visita enviado em resposta ao pedido.Tcnico(s) de Contacto Ana Cachado, Maria DantasContacto T 210 028 130; [email protected] Pedaggica Joana Simes HenriquesNotas O percurso do Museu da Electricidade est adaptado a visitantes com restries de mobilidade. Por questes de adaptao de contedos, agradecemos informao prvia em caso de N.E.Es.Ver + http://www.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidade/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Electricidade www.wikienergia.com www.facebook/museu.da.electricidade

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 20

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MUSEU DA ELECTRICIDADEAtividade VISITADescrio da Atividade Diversos percursos temticos pelas exposies de artes visuais. Pensadas medida, estas visitas enriquecem a nossa relao com as obras a partir dos elementos que as compem e das curiosidades que escondem.Local de Realizao MUSEU DA ELECTRICIDADE Central Tejo, Av. Braslia, 1300-598 LISBOAAcessos Barco Estao Fluvial de Belm | Comboio Belm | Autocarros 714, 727,729, 751, 28 | Eltrico 15 Parque de estacionamento para camionetasTemtica e/ou Contedo Arte As temticas abordadas variam em funo da exposio temporria patente. Consulte a nossa agenda em: http://www.fundacaoedp.pt/agenda/Metodologia / Objetivos A programao educativa Artes tem como misso formar pblicos, enriquecer a sua experincia e fomentar a sua ligao com a Arte, suscitando o pensamento criativo e diferentes formas de apropriao e construo do conhecimento. Atravs da dinamizao do patrimnio permanente e temporrio procuramos estratgias de aprendizagem sustentadas na dinmica conhecer, sentir, experimentar, pensar, criar e refletir.Recursos Disponveis Visita orientada - o grupo acompanhado e orientado por um monitor durante a visita. Site: http://www.fundacaoedp.pt/agenda/Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 25 alunos (1 grupo por horario de visita)Perodo em que Decorre 3 a 6-feira Durante o ano letivo e ocupao tempos livres nas frias letivasHorrio 10h00; 11h30; 14h00 e 15h30Durao 1hPreo GratuitoPrazo de Inscrio Marcao prvia, sujeita a disponibilidade de agendaRequisitos de Inscrio Envio do pedido de reserva p/ e-mail: Identificao da Escola e professor responsvel / Nmero de alunos visitantes / Idades / data e horrio de visita. Apresentao na bilheteira do e-mail de confirmao de reserva de visita enviado em resposta ao pedido.Tcnico(s) de Contacto Ana Cachado, Maria Dantas Contacto T 210 028 130; [email protected] Pedaggica Joana Simes HenriquesNotas O percurso do Museu da Electricidade est adaptado a visitantes com restries de mobilidade. Por questes de adaptao de contedos, agradecemos informao prvia em caso de N.E.EsVer + http://www.fundacaoedp.pt/museu-da-eletricidade/ http://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_da_Electricidade www.wikienergia.com www.facebook/museu.da.electricidade

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 21

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MUSEU DE MARINHAAtividade VISITA AO MUSEU DE MARINHADescrio da Atividade Descobrir e conhecer a Histria Martima de Portugal.Local de Realizao MUSEU DE MARINHA Praa do Imprio, 1400-206 LISBOAAcessos Autocarros 714, 727, 728, 729, 751, 773 e 201 | Eltrico E15 | Comboio BelmTemtica e/ou Contedo So possveis diversas abordagens, orientadas para temticas distintas, que devero ser previamente definidas pelo docente, em funo dos interesses do grupo e das motivaes da visita. (Para mais informaes e apoio no planeamento da visita, contacte o Servio Educativo).Metodologia / Objetivos Visita livre (no guiada) que decorrer de acordo com o circuito pr-definido pelos docentes, articulado com os contedos previamente seleccionados.Recursos Disponveis No site do Museu, encontram-se alguns materiais disponveis para down load que podero ser utilizados / adaptados. No caso das visitas no guiadas sugerimos a marcao de uma visita prvia dos docentes (que ser gratuita) para preparao da visita de estudo.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 25 alunosHorrio De 3 feira a domingo, das 10h s 16h. Manhs de 4, 5 e 6 feira. Tardes de 5 feira a partir das 14:00 horas.Perodo em que Decorre Durante todo o ano (de acordo com o horrio de funcionamento do Museu)Durao 1h a 1h30Preo GratuitaPrazo de Inscrio Sujeito a disponibilidade de agenda.Requisitos de Inscrio Marcao prvia com limite de inscriesTcnico(s) de Contacto Helena AlmeidaTelefone/Fax T 213 620 019Email [email protected] Pedaggica Servio EducativoNotas Gratuitidade para professores e auxiliares de ao educativa que realizem o acompanhamento de grupos em visitas de estudo.Ver + http://museu.marinha.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 22

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • MUSEU DE MARINHAAtividade VISITA AO MUSEU DE MARINHADescrio da Atividade Descobrir e conhecer a Histria Martima de Portugal.Local de Realizao MUSEU DE MARINHA Praa do Imprio, 1400-206 LISBOAAcessos Autocarros 714, 727, 728, 729, 751, 773 e 201 | Eltrico E15 | Comboio BelmTemtica e/ou Contedo So possveis diversas abordagens, orientadas para temticas distintas, que devero ser previamente definidas pelo docente, em funo dos interesses do grupo e das motivaes da visita. (Para mais informaes e apoio no planeamento da visita, contacte o Servio Educativo).Metodologia / Objetivos Visita orientada que decorrer de acordo com o circuito pr-definido pelos docentes, articulado com os contedos previamente seleccionados.Recursos Disponveis A visita ser orientada por um tcnico do Servio Educativo que adaptar o contedo da visita ao ano de escolaridade.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos Mximo 25 alunosHorrio Manhs de 4, 5 e 6 feira. Tardes de 5 feira a partir das 14h00.Perodo em que Decorre Durante todo o ano (de acordo com o horrio de funcionamento do Museu)Durao 1h30Preo 2Prazo de Inscrio Sujeito a disponibilidade de agenda.Requisitos de Inscrio Marcao prvia com limite de inscriesTcnico(s) de Contacto Helena AlmeidaTelefone/Fax T 213 620 019Email [email protected] Pedaggica Servio EducativoNotas Gratuitidade para professores e auxiliares de ao educativa que realizem o acompanhamento de grupos em visitas de estudo.Ver + http://museu.marinha.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 23

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • OCEANRIO DE LISBOAAtividade A TARTARUGA VIAJANTE - ATELIERDescrio da Atividade Explorar uma mala de viagem encontrada numa praia o passaporte para conhecer a extraordinria histria de vida das tartarugas marinhas. Ao longo da sua rota de migrao, cruzando o oceano, h muito para descobrir. Na mala, no se esquea de pr muita ateno e curiosidade. Mais vale a mais do que a menos..Local de Realizao OCEANRIO DE LISBOA, SA Esplana Dom Carlos I, 1990-005 LISBOAAcessos Metro Oriente | Autocarros 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794 | Comboio OrienteTemtica e/ou Contedo Biologia, ecologia e conservao das tartarugas marinhas.Metodologia / Objetivos -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloHorrio 10h, 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30 e 16h30Perodo em que Decorre -Durao Durao do Atelier: - 45 minutos de sesso didtica e atividades em sala; - 30-45 minutos de visita guiada exposio temporria "Tartarugas marinhas; - Inclui visita livre exposio permanente.Preo 7,50 (acesso gratuito a 2 acompanhantes por cada grupo).Prazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio -Tcnico(s) de Contacto -Telefone/Fax T 218 917 002, 218 917 003 ou 218 917 006Email [email protected] Pedaggica -Notas Sesso orientada por um educador marinho seguida de visita exposio temporria.Ver + www.oceanario.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 24

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • OCEANRIO DE LISBOAAtividade VISITA LIVRE OCEANRIO DE LISBOADescrio da Atividade Visitar o Oceanrio de Lisboa uma verdadeira exaltao dos sentidos. Na exposio temporria "Tartarugas marinhas. A viagem" os encontros com as tartarugas so surpreendentes. Para quem se emociona e quer saber mais, fcil aprofundar conhecimentos ao descobrir os mistrios da vida destes animais que so revelados atravs de uma viagem inesquecvel pelos oceanos. A exposio permanente com oito mil animais e plantas, de 500 espcies diferentes e sete milhes de litros de gua salgada, surpreende em cada visita. O seu imponente aqurio central, com cerca de 5 milhes de litros de gua, representa o Oceano Global, albergando mais de cem espcies de quatro oceanos. sua volta esto representados quatro habitats marinhos criando a iluso de que estamos perante um s aqurio, um s oceano.Local de Realizao OCEANRIO DE LISBOA, SA Esplana Dom Carlos I, 1990-005 LISBOAAcessos Metro Oriente | Autocarros 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794 | Comboio OrienteTemtica e/ou Contedo Exposio permanente; Exposio temporria "Tartarugas marinhas. A viagem".Metodologia / Objetivos -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloHorrio Abertura:10h00 Fecho Inverno: 19h00 (Bilheteira encerra s 18h00) Fecho Vero: 20h00 (Bilheteira encerra s 19h00)erodo em que Decorre Durante o ano letivoDurao - Preo Grupos em visita livre exposio permanente e temporria alunos do 1. ciclo: 5,5 (acesso gratuito para um acompanhantes por cada dez alunos que comprem bilhete)Prazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio -Tcnico(s) de Contacto -Telefone/Fax T 218 917 002/ 3/ 6Email [email protected] Pedaggica -Notas Visita livre.Ver + www.oceanario.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 25

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • OCEANRIO DE LISBOAAtividade VOLTA AO MUNDO EM 80 MINUTOS - VISITA TEATRALDescrio da Atividade Um conjunto de sentidos para por qualquer um em sentido fazem destes seres uns peixes muito especiais. Como veem e ouvem, como so revestidos, onde vivem e como se reproduzem so alguns dos segredos a desvendar. No mostrar medo o nico conselho, simplesmente porque... no ser preciso.Local de Realizao OCEANRIO DE LISBOA, SA Esplana Dom Carlos I, 1990-005 LISBOAAcessos Metro Oriente | Autocarros 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794 | Comboio OrienteTemtica e/ou Contedo Biologia, ecologia e conservao dos tubares.Metodologia / Objetivos -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloHorrio 10h, 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30 e 16h30Perodo em que Decorre -Durao Durao do atelier: - 1h30 - visita teatral guiada por um educador marinho, exposio permanente, personificando um explorador; - Inclui visita livre exposio temporria "Tartarugas marinhas. A viagem".Preo 7,50 (acesso gratuito para 2 acompanhantes por cada grupo).Prazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio -Tcnico(s) de Contacto -Telefone/Fax T 218 917 002/ 3/ 6Email [email protected] Pedaggica -Notas Visita teatral exposio permanente orientada por um educador marinho.Ver + www.oceanario.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 26

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • OCEANRIO DE LISBOAAtividade VASCO E OS HEROIS DO MAR - VISITA TEATRALDescrio da Atividade A mascote do Oceanrio tem uma boa onda incrvel. Contigo, parte descoberta dos animais marinhos, explora as adaptaes ao meio aqutico, testa os cinco sentidos e percebe que, com hbitos e atitudes certos, todos podem ser super defensores dos oceanos.Local de Realizao OCEANRIO DE LISBOA, SA Esplana Dom Carlos I, 1990-005 LISBOAAcessos Metro Oriente | Autocarros 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794 | Comboio OrienteTemtica e/ou Contedo Diversidade marinha e conservao. Os cinco sentidos. Adaptaes dos animais marinhos.Metodologia / Objetivos -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloHorrio 10h, 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30 e 16h30Perodo em que Decorre -Durao Durao do atelier: - 1h30 - visita teatral guiada por um educador marinho, exposio permanente, personificando um explorador; - Inclui visita livre exposio temporria "Tartarugas marinhas. A viagem".Preo 7,50 (acesso gratuito para 2 acompanhantes por cada grupo).Prazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio -Tcnico(s) de Contacto -Telefone/Fax T 218 917 002/ 3/ 6Email [email protected] Pedaggica -Notas Visita teatral exposio permanente orientada por um educador marinho.Ver + www.oceanario.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 27

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • OCEANRIO DE LISBOAAtividade HISTRIA DA MENINA DO MAR - ATELIERDescrio da Atividade O livro "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen, o primeiro captulo de um atelier que mistura leitura, segredos, dilogo e visita, entre polvos, peixes coloridos e caranguejos e uma terra que, pela fora da amizade, passa a ser o mar.Local de Realizao OCEANRIO DE LISBOA, SA Esplana Dom Carlos I, 1990-005 LISBOAAcessos Metro Oriente | Autocarros 5, 25, 28, 44, 708, 750, 759, 782, 794 | Comboio OrienteTemtica e/ou Contedo Literatura e biodiversidade marinha.Metodologia / Objetivos -Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloHorrio 10h, 11h, 12h, 13h, 14h30, 15h30 e 16h30Perodo em que Decorre -Durao - 45 minutos de sesso de leitura e atividades em sala. - 45 minutos de visita guiada exposio permanente - Inclui visita livre exposio temporria "Tartarugas marinhas. A viagem."Preo 7,50 (acesso gratuito para 2 acompanhantes por cada grupo).Prazo de Inscrio -Requisitos de Inscrio -Tcnico(s) de Contacto -Telefone/Fax T 218 917 002/ 3/ 6Email [email protected] Pedaggica -Notas Visita teatral exposio permanente orientada por um educador marinho.Ver + www.oceanario.pt

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 28

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • PAVILHO DO CONHECIMENTO - CINCIA VIVAAtividade EXPOSIES PAVILHO DO CONHECIMENTO - CINCIA VIVADescrio da Atividade V, Faz, Aprende. Experimentar, tocar, mexer, observar, explorar e concluir. este o esprito desta exposio. So mais de 40 experincias que ilustram fenmenos naturais, conceitos cientficos e tecnologia para fazer com os colegas de escola e famlia. A nica coisa proibida mesmo no mexer. Explora. Verdadeira floresta de fenmenos naturais onde cada mdulo interativo uma obra de arte onde o engenho se combina com a natureza para nos surpreender. Os mdulos encontram-se distribudos por 5 reas temticas: Luz, Viso, Percepo, Ondas e Sistemas Complexos. O Pavilho do Conhecimento compreende 4000 m2 de mdulos que exploram diversos temas de Cincia e Tecnologia.Local de Realizao Pavilho do Conhecimento - Cincia Viva. Parque das Naes - Alameda dos Oceanos, Lote 2.10.01, 1990-223 LISBOAAcessos Metro Oriente - Linha Vermelha | Autocarros 705, 718, 725, 728, 744, 750, 782, 208, 210 | Comboio OrienteTemtica e/ou Contedo Cincia e Tecnologia.Metodologia / Objetivos Atravs dos mdulos interativos presentes nas diferentes exposies obrigatrio tocar, explorar e questionar. Recursos Disponveis http://www.pavconhecimento.pt/escolas/materiais-de-apoio/ Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos Marcaes de visitas de grupos. Mnimo - 10 alunos.Horrio De 3. e 5 feira das 15h00 s 16h30Perodo em que Decorre Durante o ano letivoDurao 1h30Preo 1,5Prazo de Inscrio Marcaes com antecedncia mnima de 15 dias.Requisitos de Inscrio - Tcnico(s) de Contacto - Contactos T 218 917 104 | F 218 917 171; [email protected] Pedaggica - Notas -Ver + http://www.pavconhecimento.pt/visite-nos/exposicoes/

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 29

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • PLANETRIO CALOUSTE GULBENKIAN Atividade SESSO DE PLANETRIODescrio da Atividade Sesses de Planetrio, com diferentes programas disponveis, que constam de projeo fiel do cu e recurso a alguns efeitos multimdia. Pretende-se dar a conhecer alguns factos e fenmenos astronmicos bsicos sobre o nosso sistema solar e sobre o Universo, visando especialmente o currculo de Estudo do Meio do 1. CEB.Local de Realizao PLANETRIO CALOUSTE GULBENKIAN / CENTRO CINCIA VIVA Centro Cincia Viva, Praa do Imprio, BELMAcessos Autocarros 28, 714, 723, 727, 729 e 751 | Eltrico 15E | Comboio Belm | Barco Belm (Trafaria - Porto Brando - Belm)Temtica e/ou Contedo Cincia e Astronomia.Metodologia / Objetivos Para 3 e 4 anos recomenda-se especialmente a sesso de planetrio na qual os alunos so conduzidos numa visita ao cu acompanhados por narrao, que pode ser ao vivo. Para 1. e 2 anos, recomendam-se as sesses A zanga da Lua ou O mistrio da bola de fogo nas quais, de forma divertida e recorrendo ao filme de animao se abordam algumas questes bsicas de Astronomia referentes ao nosso sistema solar. No final h sempre espao para dvidas e perguntas.Recursos Disponveis A partir do incio do ano letivo 2014/15 sero disponibilizados materiais de apoio visita de grupos escolares.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos Capacidade do auditrio 320 lugaresHorrio 11h00 e 14h30 de tera a sexta-feira; 16h00 s tera e quarta-feiraPerodo em que Decorre Durante o ano letivoDurao 30 mn a 1hPreo 2 por pessoa para as sesses gravadas, acesso gratuito para um responsvel ou acompanhante por cada grupo de 10 alunos.Prazo de Inscrio Conforme sesso.Requisitos de Inscrio Marcao prvia com limite de inscries Tcnico(s) de Contacto Servio Educativo Telefone/Fax T 213 620 002Email [email protected] Pedaggica At 15 de Janeiro de 2015 a visita ao Planetrio inclui, para alm da sesso de planetrio, a visita gratuita exposio interativa Inaudito a aventura de ouvir!Notas At 15 de Janeiro de 2015 a visita ao Planetrio inclui, para alm da sesso de planetrio, a visita gratuita exposio interativa Inaudito a aventura de ouvir!Ver + http://planetario.marinha.pt/PT/Pages/Planetario.aspx

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 30

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • PROGRAMA LISBOA LIMPA TEM OUTRA PINTA!Atividade ATELIER RECICLAGEM DE PAPELDescrio da Atividade Utilizando o papel de jornal que previamente se colocou de molho, as crianas produzem elas prprias uma folha de papel reciclado a que, depois de seca, podero ser dados variados usos (cartes festivos, molduras para fotos, cartas, blocos de notas, marcadores de leitura, etc.). Alm dos aspetos educativos, esta atividade permite ainda estimular a motricidade fina.Local de Realizao Estabelecimentos do 1. Ciclo do Ensino Bsico.Temtica e/ou Contedo - EDS (Educao para o desenvolvimento sustentvel); - Reutilizao de materiais; - Reduo da produo de resduos; - Consumo responsvel; - Separao e deposio correctas; - 3 R's; - Preservao dos recursos naturais.Metodologia / Objetivos Utilizando metodologias ativas e ldicas pretende-se cumprir os seguintes objectivos: - Perceber o conceito da reciclagem atravs da elaborao de folhas de papel reciclado. - Compreender a importncia da reciclagem para a preservao dos recursos naturais, a poupana de energia e a reduo do fluxo de desperdcio.Recursos Disponveis Materiais da responsabilidade da equipa do Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!": - Kit de Reciclagem artesanal de papel composto por: (Peneira, moldura, placas de prensagem e panos) - Trituradora (varinha mgica). - Alguidares.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. Ciclo Grupos 1 turma Perodo em que Decorre A partir de novembro de 2014 at ao final do ano letivoDurao 1hPreo Gratuita

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 31

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • Prazo de Inscrio Outubro de 2014Requisitos de Inscrio Enquadramento nos limites e prioridades estabelecidas pelo Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!".Tcnico(s) de Contacto Maria Gusmo (coord.), Augusta Figueiredo, Carlos Carola, Francisco Raposo, Gentil Rocha, Joo Cruz, Florbela Santos, Rosa Couto e Ana BritoContactos T 213 253 492/ 4/ 6/ 8; 218 170 576; 218 170 213 Fax:218 171 290; [email protected] Pedaggica Diviso de Sensibilizao e Educao Sanitria e Ambiental /GIESANotas A realizao das atividades ldico-pedaggicas do Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!" nos estabelecimentos de ensino est condicionada ao seguinte: . Realizao de atividades ldico-pedaggicas turma-a-turma (uma atividade por cada turma); . Ordem de prioridade para a execuo das atividades: 1 - Estabelecimentos de ensino localizados nas reas em que, durante o decorrer do ano lectivo, o DHU venha a implementar novos sistemas de deposio e recolha de resduos urbanos ou alterao aos j existentes; 2 - Estabelecimentos de ensino novos ou que no tenham desenvolvido atividades ldico-pedaggicas nos ltimos anos letivos; 3 - Estabelecimentos de ensino participantes no Programa Eco-Escolas da ABAE ou em parcerias que envolvam o DHU; 4 - Para alm dos anteriores, outros estabelecimentos de ensino, por ordem de chegada dos respetivos pedidos, no caso de haver disponibilidade e/ou calendrio.Ver + http://lisboalimpa.cm-lisboa.pt/, menu vertical esquerdo "Educao Ambiental"; FB www.facebook.com/lisboa.limpa

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 32

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • PROGRAMA LISBOA LIMPA TEM OUTRA PINTA!Atividade ATELIER "REUTILIZAR PARA POUPAR"Descrio da Atividade A realizao deste ateli permite que as crianas apliquem o conceito de reutilizao e, deste modo, o interiorizem. A concretizao desta actividade no exige grandes recursos, basta que cada aluno traga de casa um pacote de bebida grande para, com a orientao do monitor, efectuando alguns cortes e dobragens, o transformar numa carteira porta-moedas. Ao longo da actividade outros assuntos so igualmente chamados discusso (preveno da produo de resduos, consumo responsvel, separao e deposio correctas, os 3 R's, preservao do Ambiente). Alm dos aspetos educativos, esta atividade permite ainda estimular a motricidade fina.Local de Realizao Estabelecimentos do 1. Ciclo do Ensino Bsico.Temtica e/ou Contedo - EDS (Educao para o desenvolvimento sustentvel); - Reutilizao de materiais; - Reduo da produo de resduos; - Consumo responsvel; - Separao e deposio correctas; - 3 R's; - Preservao dos recursos naturais.Metodologia / Objetivos Utilizando metodologias activas e ldicas pretende-se cumprir os seguintes objectivos: - Praticar a reutilizao de resduos (pacotes de bebidas); - Valorizar e perceber as vantagens da aplicao dos 3 R's, na preservao dos recursos naturais e na poupana de energia.Recursos Disponveis Materiais da responsabilidade da equipa do Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!": - Utenslios e materiais de desgaste para utilizao do monitor: . Tesoura . Agrafador . Furador . Agrafos . Elsticos Materiais da responsabilidade da escola: - Pacotes grandes de bebidas (um para cada aluno), devidamente escorridos e limpos.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. CicloGrupos 1 turma Perodo em que Decorre A partir de novembro de 2014 at ao final do ano letivoDurao 1hPreo Gratuita

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 33

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • Prazo de Inscrio Outubro de 2014Requisitos de Inscrio Enquadramento nos limites e prioridades estabelecidas pelo Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!"Tcnico(s) de Contacto Maria Gusmo (coord.), Augusta Figueiredo, Carlos Carola, Francisco Raposo, Gentil Rocha, Joo Cruz, Florbela Santos, Rosa Couto e Ana BritoContactos T 213 253 492/ 4/ 6/ 8; 218 170 576; 218 170 213 Fax:218 171 290; [email protected] Pedaggica Diviso de Sensibilizao e Educao Sanitria e Ambiental/GIESANotas A realizao das actividades ldico-pedaggicas do Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!" nos estabelecimentos de ensino est condicionada ao seguinte: . Realizao de atividades ldico-pedaggicas turma-a-turma (uma atividade por cada turma); . Ordem de prioridade para a execuo das atividades: 1 - Estabelecimentos de ensino localizados nas reas em que, durante o decorrer do ano lectivo, o DHU venha a implementar novos sistemas de deposio e recolha de resduos urbanos ou alterao aos j existentes; 2 - Estabelecimentos de ensino novos ou que no tenham desenvolvido atividades ldico-pedaggicas nos ltimos anos letivos; 3 - Estabelecimentos de ensino participantes no Programa Eco-Escolas da ABAE ou em parcerias que envolvam o DHU; 4 - Para alm dos anteriores, outros estabelecimentos de ensino, por ordem de chegada dos respetivos pedidos, no caso de haver disponibilidade e/ou calendrio.Ver + www.cmlisboa.pt/viver/ambiente/educacao-ambiental) | FB www.facebook.com/lisboa.limpa

    PASSAPORTE ESCOLAR

    Guia de Oferta Educativa 34

    FICHAS DE OFERTA EDUCATIVA REGULA

    R

  • PROGRAMA LISBOA LIMPA TEM OUTRA PINTA!Atividade JOGO "O AMBIENTE NA LINHA"Descrio da Atividade Jogo inspirado no "Quatro em linha", jogado por duas equipas (a turma dividida em dois grupos), com a variante de, previamente colocao do disco, os participantes terem de realizar determinada tarefa ou responder acertadamente a questes diversas. Marcam pontos quando um dos grupos conseguir colocar quatro dos seus discos em linha vertical, horizontal ou diagonal. Local de Realizao Estabelecimentos do 1. Ciclo do Ensino BsicoTemtica e/ou Contedo - EDS (educao para o desenvolvimento sustentvel); - Preservao dos recursos naturais; - Poupana de energia; - 3 R's; - Higiene do espao pblico.Metodologia / Objetivos Utilizando metodologias ativas e ldicas pretende-se cumprir os seguintes objetivos: - Compreender as consequncias no Ambiente dos vrios tipos de poluio; - Demonstrar conhecimentos sobre vrias questes ambientais e curriculares; - Perceber as vantagens da biodiversidade; - Integrar aprendizagens atravs de um jogo que envolve demonstrao de conhecimentos, raciocnio, concentrao e cooperao em equipa. - Aprender a separar os resduos pelas cores do sistema de recolha para reciclagem; - Perceber a importncia da higiene do espao pblico.Recursos Disponveis Materiais da responsabilidade da equipa do Programa "Lisboa Limpa Tem Outra Pinta!": - Conjunto dos vrios componentes da actividade: . Dois conjuntos de discos (azuis e amarelos); . Cartes com perguntas/imagens; . Miniaturas de equipamentos de deposio; . Resduos variados (reais e simulados); . Tabuleiro de jogo.Pblico Alvo Alunos do Ensino Bsico - 1. Ciclo (3. e 4. Anos) G