Panorama 15.11.2012

8
jatão fashion weekend SANTIAGO ENCENA Cia Circense vai se apresentar no programa Astros, do SBT, com o espetáculo Kayka. pág.6 Comunidade Nin Jitsu é a principal atração da festa que acontece em Santo Cristo. pág.2 Festival de teatro amador chega a sua 16ª edição como um dos mais famosos do Estado. pág.2 Grupo teatral de Tenente Portela apresentou no Ter- ritório das Escolas da Feira do Livro, o espetáculo Do Céu ao Sul - VemKmeVer - Lendas. pág.2 Ijuí será sede do I Encontro Nacional de Trovadores, que acontece entre 23 e 25 de novembro. pág.7 burzum em programa de tv VEMKMEVER NA FEIRA DO LIVRO DA CAPITAL REGIONAL ANO 4 - Nº 65 - NOVEMBRO DE 2012 panorama_capa.indd 1 16/11/2012 09:30:25

description

Edição do Panorama Regional do JM

Transcript of Panorama 15.11.2012

Page 1: Panorama 15.11.2012

jatão fashion weekend

SANTIAGO ENCENA

Cia Circense vai se apresentar no programa Astros, do SBT, com o espetáculo Kayka. pág.6

Comunidade Nin Jitsu é a principal atração da festa que acontece em Santo Cristo. pág.2

Festival de teatro amador chega a sua 16ª edição como um dos mais famosos do Estado. pág.2

Grupo teatral de Tenente Portela apresentou no Ter-ritório das Escolas da Feira do Livro, o espetáculo Do Céu ao Sul - VemKmeVer - Lendas. pág.2

Ijuí será sede do I Encontro Nacional de Trovadores, que acontece entre 23 e 25 de novembro. pág.7

burzum em programa de tv

VEMKMEVER NA FEIRA DO LIVRO DA CAPITAL

REGIONALANO 4 - Nº 65 - NOVEMbRO DE 2012

panorama_capa.indd 1 16/11/2012 09:30:25

Page 2: Panorama 15.11.2012

A primeira apresentação da Mostra de Teatro Infantil aconte-ceu no dia 10 de novembro, com o espetáculo “A princesa engasga-da” e, até o dia 24, ela irá trans-formar Cruz Alta em palco para as artes cênicas infantis.

Com o intuito de oportunizar a adultos e crianças o acesso a va-

TRês de maio - O Encontro Es-tadual do Artesanato, promovido pela Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos de Três de Maio – Artemaio, realizado entre os dias 9 e 11 de novembro teve grande presença de público.

O evento tem como finalidade a criação de grupos de trabalho, tro-ca de ideias, geração de renda e abrangência de inúmeras técnicas de artesanato.

Atrações de danças, cantos e poesia marcaram a abertura do evento.

Entre os três maiores do Esta-do, o Rodeio Crioulo de Giruá rece-beu neste fim de semana cerca de 20 mil visitantes.

No dia 17 novembro acontece no Parque de Eventos João de Oli-veira Borges, em Horizontina, mais uma edição do Jatão Fashion We-ekend, tradicional evento promovi-do pelo bloco Jatão Choppado, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Norte Sul Eventos, Fruki e Cerveja Devassa.

O evento, marcado pela irreve-rência, terá como atração princi-pal a banda Comunidade Nin-Jitsu.

A Comunidade Nin-Jitsu é uma banda porto-alegrense, que mis-tura rock, reggae, funk carioca e rap, sendo uma das principais no cenário musical gaúcho.

Em pouco mais de quinze anos de carreira, a banda possui cinco albuns de inéditas gravadas em estúdio e um álbum ao vivo e em 2011 lançou seu primeiro DVD comemorando 16 anos de carrei-ra.

Além de Comunidade Nin-Jitsu, o Jatão Fashion Weekend terá ain-da várias atrações, com destaque para showmédia com a banda Re-trato Falado, Banda Press, Fashio Play, Dj Daniel Ribeiro e encontro de som automotivo.

O Jatão FW junta grupos de todo o Estado, que organizam sua fantasia e partem para a mais tra-dicional festa do ridículo do Esta-do.

O grupo de teatro VemKmeVer, de Tenente Portela, apresentou na tarde do dia 6 de novembro, no Território das Escolas na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, o espetáculo teatral do Céu ao Sul - VemKMeVer - Lendas.

Criado em 1997, desde então o grupo mantém-se em atividade, fa-zendo apresentações em espaços como escolas, igrejas, universidades e praças em diferentes cidades gaúchas. O VemKMeVer conta com a participação de alunos da rede estadual de Educação. “Esta é uma ex-periência única que vem para enriquecer o trabalho”, salienta a diretora Giovana Fornari, lembrando que é a primeira vez que o grupo se apre-senta na Feira do Livro.

O grupo trabalha com a convicção de que o teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, oportunizando um melhor dire-cionamento pedagógico.

ENCONTRO DO ARTESANATOas

aTRaÇÕes do JaTÃo

FW 2012

TeaTRo iNFaNTiL

No PaLCo do sesC

santiago encena acontece neste mêssaNTiaGo - Em pou-

cas semanas, Santia-go receberá grupos teatrais de diversas partes do Estado, para participar do 16º San-tiago Encena.

O festival de teatro amador chega à sua 16ª edição, reconhe-cido como um dos mais famosos do Esta-do e vai acontecer de 21 a 24 de novembro. O evento é coordena-do pelo Departamento de Cultura – SMEC.

VemKmeVeR aPReseNTa PeÇa em PoRTo aLeGRe

riados espetáculos, o Arte Sesc – Cultura por toda parte promove as atividades com entrada franca, no Sesc.

O evento está movimentando a cidade com grandes atrações te-atrais gratuitas focadas no desen-volvimento do imaginário infantil em apresentações sempre aos

sábados às 17h. Farão parte da programação

dos próximos dias: “Os Saltimban-cos”, do Grupo Máschara; e “O Mundo dos Brinquedos”, do Grupo Turma do Dionísio.

Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 55 3322-7040.

Grupo conta com a participação de alunos da rede estadual de educação

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor).

saNTo CRisTo TeNeNTe PoRTeLa

CRuz aLTa

aNo 4 - Nº 65 - NoVembRo de 20122

panorama_pg02.indd 1 16/11/2012 09:35:04

Page 3: Panorama 15.11.2012

Grupo dramatizou espetáculo com muita música e destaque para figurino

Comemorando os 80 anos do Colégio Ipiranga, o Grupo de Te-atro Frestinha estudou a década de 50. Na análise, foi contemplada a juventude dos anos dourados; o tradicionalismo pós-guerra; a rup-tura rebelde, como prenúncio de revolução e vontade de liberdade; e o panorama da sociedade nos anos 50.

Depois do estudo, os alunos op-

Palmeira das Missões - O município já pode comemorar uma con-quista no setor cultural. O projeto “Recanto Multicultural: O Espaço da Sociabilidade Criativa” foi recentemente classificado pelo edital do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), em 5º lugar na finalidade Criação e Produção. Com nota 90,5 e concorrendo ao valor de R$20 mil, logo entrará em fase de contratação.

O projeto terá início em março de 2013 e tem como objetivo pro-vocar e promover a pluralidade cultural através da ampliação da par-ticipação da cultura no desenvolvimento socioeconômico sustentável e qualificação da vivência cultural por meio da introdução das ações coletivas no município.

Além disso, a proposta proporcionará uma atmosfera de confra-ternização e intercâmbio de experiências criativas e inovadoras entre os participantes, e revitalizar o primeiro espaço de mediação cultural ao ar livre na cidade, que é a Praça Paulo Ardenghi.

Através do projeto serão realizadas oficinas em escolas municipais, estaduais e associações comunitárias nas mais variadas linguagens artísticas, como música, teatro, dança e artesanato.

Estas atividades culminarão em exposições artísticas em uma feira multicultural ao ar livre, que será realizada na Praça Paulo Argenghi, em novembro de 2013.

Paralelo às apresentações, será disponibilizado espaço para rea-lização de feira de artesanato, feira de antiguidades, sarauliterário, contação de histórias, oficinas em três modalidades e espaço de re-creação, onde os artistas locais poderão inscrever-se para participar.

giruá- Localizada em frente ao Hospital São José, a “Praça de Todos”, em construção, possui uma estrutura totalmente voltada ao convívio social, lazer e condicionamento físico de pessoas com deficiências físicas, como piso tátil, rampas adaptadas, corrimão, academia especial para cadeirantes e acessibilidade plena.

Trata-se de um projeto pioneiro a nível nacional, e busca cons-cientizar as comunidades a garantir espaços dignos e adequados para todas as pessoas, independentemente de limitações físicas ou necessidades especiais. O projeto terá ainda uma 2ª etapa, que será lançada no momento da inauguração da obra, dia 10 de dezembro.

O acadêmico do 4º semestre do Curso de Design de Moda da Setrem, Tiago Antunes, foi pre-miado no Concurso Cultural do Programa Patrola, da RBS TV. No concurso, os participantes deve-riam usar a criatividade para pro-duzir uma foto inspirada no estilo da Lady Gaga.

Tiago usou alguns dos conhe-cimentos adquiridos no Curso de Design de Moda para produzir sua foto, que foi a primeira colocada do concurso.

Mais três fotos foram classifi-cadas e, como premiação, rece-beram ingressos para assistir ao show da cantora Lady Gaga.

ESTuDANTE VENCE CONCurSOCuLTurAL

PROJETO CONTEMPLA CiDADES DA rEgiÃO

TEATrO DO iPirANgA rESgATA ANOS 50

praça para todos

recanto multicultural se classifica no fundo de apoio à cultura

taram em retratar a relação da juventude com o cotidiano escolar, enfatizando o início das aulas e os intervalos dos períodos estudan-tis.

“Férias Inesquecíveis” é o nome do texto que eles dramatizaram nas aulas de teatro e, assim, pro-duziram um espetáculo com muita música e destaque especial para o figurino.

TrêS PASSOS

TrêS DE MAiO

Tiago usou alguns conhecimentos adquiridos no Curso de Design de Moda

irrigAÇÃO - Anunciado na Ex-pointer deste ano, o Projeto de Incentivo à Implantação de Siste-mas Irrigados começa a sair do papel para ser implantado. Com recursos que devem ficar entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, inicial-mente vai beneficiar dez municí-pios, onde uma propriedade em cada um deles vai receber, atra-vés de comodato, equipamentos de irrigação por aspersão ou go-

tejamento custeados pela Secre-taria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano (SOP).

Dentro os municípios escolhi-dos para receber o benefício, pro-priedades rurais de Crissiumal e Frederico Westphalen, que pos-suem em média 1 hectare, serão contempladas pelo programa. De acordo com o secretário da SOP, Luiz Carlos Busato, os sistemas de irrigação têm caráter preventi-

vo e serão adquiridos da empresa israelense Netafim, especializada em desenvolver tecnologias de ponta no segmento.

Entre as etapas para o estabele-cimento do projeto está a escolha das propriedades, com critérios ainda indefinidos, mas que devem levar em conta, principalmente, gêneros de culturas adaptáveis aos modelos de irrigação disponi-bilizados.

Praça possui estrutura voltada ao convívio social, lazer e condicionamento físico

ANO 4 - Nº 65- NOVEMbrO DE 2012 3

panorama_pg03.indd 1 16/11/2012 09:35:21

Page 4: Panorama 15.11.2012

Os dois participarão do Grammy Latino, na noite de hoje

Giane comemorou o aniversário com festa e placas divertidas

Cantora ficou impressionada com os estragos do furacão

Batom vermelho da cantora é sucesso entre as mulheres

Otávio se diverte com o flagran-te e deixa Roberta indignada. Ca-rolina ouve Juliana marcar um encontro com Fábio. Zenon vê Ca-rolina sair da loja e a segue. Kiko interroga Roberta ao chegar em casa. Otávio afirma a Felipe que eles não terão mais problemas com Roberta. Charlô veste seu disfarce de operária e vai para a Positano.

Zenon pega o bilhete que Caroli-na escreveu para Manoela. Charlô chega à Positano e Dino não a re-conhece.

SALVE JORGEPepeu mente para pegar o iate de Mustafá emprestado

Neusinha se faz de humilde para falar com Diva. Para assinar a matéria, Edgar usa o mesmo pseudônimo que usava em Portu-gal. Edgar entrega dinheiro para Catarina montar seu espetáculo. Constância se surpreende com o apoio de Assunção à Revolta da Chibata. Laura conhece Melissa e se encanta com ela. Laura fica im-pressionada com o novo jornalista do Correio da República. Edgar se diverte ao ver Bonifácio elogiar An-tônio Ferreira.

lado a ladoLaura conhece Melissa e se encanta com ela

Amanda não consegue impedir a entrada de Yolanda na casa de Leonor. Caique faz fotos com Lur-dinha e a mãe. Carlos decide sair de casa. Élcio vê o Coronel com Aída em um restaurante. Shei-la avisa a Morena do teste com Wanda. Yolanda arma para ser fotografada com Carlos. Diva vê Pescoço paquerar Vanúbia. Stênio fica sem saber o que fazer quando Berna pede que ele desconsidere o pedido de Aisha.

Pepeu mente para pegar o iate de Mustafá emprestado. Fatma critica Adam por trabalhar em uma boate.

GUERRA DOS SEXOSKiko interroga Roberta ao chegar em casa

batom de claudia leitte é o mais pedido

O batom vermelho que Claudia Leitte usou no pro-grama The Voice Brasil é o mais pedido da TV Globo no mês de outubro. A cor aparece mais duas vezes no ranking, mas nas mãos das personagens Juliana (Mariana Ximenes) e Charlô (Irene Ravache), ambas de Guerra dos Sexos.

A lista conta ainda com o esmalte nude da Ma-noela (Guilhermina Guinle), de Guerra dos Sexos; o batom rosa da Juliana (Mariana Ximenes), de Guerra dos Sexos; o batom rosa, o esmalte alaranjado e o esmalte nude da Roberta (Glória Pires), de Guerra dos Sexos; o esmalte rosa da apresentadora Ana Maria Braga; e o esmalte alaranjado de Morena (Nanda Costa), de Salve Jorge.

Thalía visitou, no dia 9 de outubro, um centro co-munitário em Nova York, onde entregou material escolar, roupas e brinquedos aos afetados pelo Fu-racão Sandy.

A cantora confessou que ficou impressionada com tudo o que viu, e não podia ficar sem ajudar.

“Fiquei impressionada ao ver os destroços do Furacão Sandy. E quando vi que meus irmãos me-xicanos, meus compatriotas, foram afetados, senti a necessidade de fazer algo, dar um brinquedo, algo que eu pudesse levar”, disse a artista.

Thalía, que vive há vários anos em Nova York com o marido Tommy Mottola e os filhos, conversou com as pessoas que estavam no centro comunitário para imigrantes, e os aconselhou a “não soltar a mão de Deus” em situações difíceis.

Terça-feira foi a vez dos gaúchos assistirem ao show de Lady Gaga. A passagem por Porto Alegre foi a última da turnê “Born This Way Ball” pelo Brasil. A apresentação aconteceu no estacionamento da Fiergs, na Zona Norte da capital do Rio Grande do Sul.

thalía ajuda afetados por furacão

Lady Gaga

Os cantores Michel Teló e Da-niel já estão em Las Vegas espe-rando pela cerimônia de entre-ga do Grammy Latino 2012. Os dois chegaram à cidade dos Es-tados Unidos nesta terça-feira e fizeram questão de mostrar fotos do encontro para os fãs. O Grammy Latino acontecerá na noite de hoje.

Sucesso como o Nando da novela global Guerra dos Se-xos, Giane foi prestigiado em seu aniversário pelos colegas de elenco — e amigos pesso-ais. “Como o ditado diz, falei para o Giane: ‘A vida começa aos 40. A sua está só come-çando’”, conta Guilhermina Guinle, uma das convidadas da festa.

os 40 anos de gianecchini

Daniel encontra amigo Michel Teló

ANO 4 - Nº 65 - NOVEMbRO DE 20124

panorama_pg04.indd 1 16/11/2012 09:12:32

Page 5: Panorama 15.11.2012

vestibular fagep/unopar: últimos dias de inscrição

estudante da região recebe prêmio estadual de redação

Últimos dias de inscrições para o Vestibular da Faculdade Gera-ção Positiva (Fagep)/Universidade Norte do Paraná (Unopar). Novas opções de cursos: *Ciências Bio-lógicas – Licenciatura, Geografia – Licenciatura, Matemática – Li-cenciatura, Gestão Pública, Logísti-ca e *Segurança do trabalho; além dos demais cursos já ofertados pela instituição: Administração – Bacharelado, Ciências Contábeis - Bacharelado, Serviço Social – Ba-charelado, Pedagogia – Licenciatu-ra, História – Licenciatura, Letras – Licenciatura, Análise e Desenvol-vimento de Sistemas, *Estética e Imagem Pessoal, Gestão Ambien-tal, Gestão Hospitalar, Marketing, Processos Gerenciais. Com aulas uma noite por semana e mensali-dades a partir de **R$ 207,00, a Fagep/Unopar vem buscando uma melhoria contínua no tocante a qualidade e diversidade dos cursos

palmeira das missões - O Pro-grama Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias che-gou em 2012 na sua 20ª edição. A região abrangida pela 20ª Co-ordenadoria Regional de Educação (CRE) esteve representada por alu-nos de quatro escolas de Palmeira das Missões, que tiveram seus tra-balhos selecionados.

De acordo com a responsável pelo programa na 20ªCRE, Marisa Costa Koning, o Programa visa es-timular a autoexpressão do aluno, valorizando sua produção gráfica e textual, consolidadas pelo hábito da leitura desenvolvido na Escola.

santo augusto conquista prêmio gestor público A aluna Quélita da Rosa Lau-

térios, do 2º ano do Ensino Mé-dio da Escola Estadual de Ensino Médio Venina Palma, recebeu o prêmio de 1º lugar na categoria Melhor Redação do Estado.

A entrega dos prêmios foi reali-zada durante a 58ª Feira do Livro de Porto Alegre. Com a redação denominada Minha terra, minha vida, Quélita participou de sessão de autógrafo no Cais do Porto.

Estiveram presentes na entre-ga, os alunos premiados de cada uma das categorias e professo-res representantes.

Em uma cerimônia na noite de terça-feira, uma representação da comunidade envolvida na realização do projeto Educavida esteve em Porto Alegre, no Teatro Dante Ba-rone, participando da 11ª edição do Prêmio Gestor Público. O evento é uma promoção do Sindicato dos Servidores Públicos da Administra-ção Tributária do RS (Sindifisco) e Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec). O muni-cípio de Santo Augusto foi um dos vencedores, na modalidade desta-

que em educação.A edição do prêmio deste ano traz como slogan “A Educação muda você...Você muda o mundo”, que motivou a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Deporto a inscrever o projeto, e também levando em consideração a importância do Educavida e seus resultados. Foram inscritos mais de dois mil projetos, sendo que ape-nas 35 foram selecionados para participar do ato de entrega. Para o presidente do Sindifisco, Luiz An-

tonio Bins, os projetos premiados demonstram excelência nas ações das administrações. “A escolha do tema é pertinente, pois a educação está com ênfase na transforma-ção”, complementa ele.O Educavida é desenvolvido nas oito escolas da rede municipal de ensino e está alicerçado em qua-tro eixos promovendo a cidadania: educação para o trânsito, meio am-biente, cultura tradicionalista e as diversas linguagens (esporte, músi-ca, dança, teatro).

ofertados e busca sempre atender às necessidades do mercado de trabalho de toda a região.

As inscrições estão abertas para o Vestibular até o dia 22 de novem-bro, o custo da inscrição é de R$ 30,00 e pode ser efetivada pelo site: www.unoparead.com.br ou na secretaria da instituição pelo Polo Ijuí: Rua 25 de Julho, 252, centro (próximo a Sogi). O processo seleti-vo constará de uma redação, sobre temas da atualidade, com duração de duas horas, nos prédios da ins-tituição de acordo com a escolha do candidato. Mais informações pelo telefone: (55) 3332-6770 ou e-mail [email protected].

*Além dos encontros presenciais semanais obrigatórios, os alunos têm encontros presenciais quinze-nais obrigatórios para as aulas prá-ticas.** Valor válido para pagamen-to até 6º dia útil.

aNO 4 - Nº 65 - NOvembrO de 2012 5

panorama_pg05.indd 1 16/11/2012 09:35:37

Page 6: Panorama 15.11.2012

Os Jogos dos Povos Indí-genas do RS acontece-rão nos dias 29 e 30 de

novembro, e 1 e 2 de dezembro deste ano, na Terra Indígena do Guarita, na comunidade do ABC, em Tenente Portela.

O chefe do Departamento Indí-gena da Administração Municipal de Tenente Portela, Rosinei Al-faiate e o assessor de imprensa, Cleber Giordani Tesche, estiveram, durante esta semana, visitando as Terras Indígenas para reali-zar a entrega oficial dos convites aos caciques dos povos Kaingan e Guarani que irão participar do evento.

A administração municipal de Tenente Portela já iniciou os tra-balhos para que a infraestrutura necessária para a realização dos jogos esteja totalmente pronta dentro das previsões estabeleci-das. A Secretaria Estadual de Es-porte e Lazer, através da Funder-gs realiza e coordena, juntamente com o Departamento Municipal Indígena, a UFSM e a Unijuí a reali-zação dos jogos.

A integração terá apoio da Se-cretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH), Fundação Na-cional do Índio (Funai), Departa-mento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Prefeitura Muni-cipal de Redentora, Corsan, RGE, Base Aérea de Santa Maria, 19º Regimento de Cavalaria Mecani-zado, de Santa Rosa, Instituto In-dígena Brasileiro para Proprieda-de Intelectual (Inbrapi e Conselho Estadual de Povos Indígenas Cepi).

“O momento da confraterniza-ção esportiva, cultural e a discus-são de políticas públicas voltadas aos povos indígenas do Estado é fundamental para enriquecer o debate indígena com o governo”, afirma José Lopes , há 31 anos Cacique da Terra Indígena de No-noai e que, por quase uma década foi o presidente do Conselho dos Caciques da Região Sul do Brasil.

Os Jogos Indígenas dos Povos Indígenas do RS, em sua primeira edição tem por finalidade o con-graçamento entre 13 comunida-des Indígenas do Estado, através do incentivo de suas manifesta-ções esportivas e culturais.

A Cia Circense Burzum vai se apresentar no progra-ma Astros do SBT. Cinco

artistas circenses viajam a São Paulo no próximo dia 16 de agos-to, para gravar o programa no dia 17, nos estúdios da TV, na Vila Ja-raguá, na cidade de Osasco.

Os artistas são: Jairo Júnior (di-retor), Felipe Milke, Natália Bueno de Jesus, Geovane Padilha e Lara Ceretta. “O nosso grupo é bem maior, no entanto, a produção do programa foi quem definiu que le-vássemos menos artistas em ra-zão do tamanho do palco”, explica Jairo.

A Burzum foi selecionada para concorrer na categoria ‘varie-dades’. A participação do grupo foi confirmada por uma das pro-dutoras do programa, Fernanda Moderno Shiller, após ser avaliada

Musicanto Vai à Escola é transferido

Burzum foi selecionado para concorrer na categoria variedades

Um dos motivos da transferência foi a falta de disponibilidade de infraestrutura

uma coreografia gravada em vídeo e produzida pela trupe durante uma apresentação em Curitiba/PR.

O diretor da Cia, Jairo Júnior, conta que a Burzum irá apresen-tar um compacto do espetáculo Kayka, com duração de no máximo dois minutos. “Caso o grupo seja aprovado para a próxima fase, te-remos que montar uma nova co-reografia, com novo figurino para participarmos da próxima fase até chegar a final, em dezembro, quando poderemos ganhar o prê-mio de R$ 50 mil”.

O Astros é um programa que tem a participação de artistas cir-censes, dançarinos, atletas, come-diantes e personagens que têm qualquer talento curioso. A apre-sentação da Burzum deve ir ao ar no dia 20 de agosto.

santa rosa - Com a proposta de promover um envelhecimen-to mais saudável, com base em ações de socialização, bem-estar e voluntariado, o Clube Sesc Ma-turidade Ativa Santa Rosa vem consolidando sua atuação junto à comunidade. Neste domingo, haverá programação de cunho social, na Praça da Bandeira. O grupo promove roda de chimar-rão com arrecadação de alimen-tos em benefício da Liga Femini-na de Combate ao Câncer. O mês também reserva experiências culturais. Dia 21 haverá Oficina de Teatro com a professora Ma-rines Pedroso, no Auditório do Sesc. Encerrando o mês, o grupo participa da Convenção dos Clu-bes Sesc Maturidade Ativa, em Torres, de 26 a 29 de novembro.

O “Musicanto vai à escola”, pro-gramado para acontecer junta-mente com o 26º Musicanto será transferido para o próximo ano. A decisão foi tomada por consenso, no dia 8 de novembro, após reu-nião entre os organizadores e pro-fessores.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, uma das razões para essa decisão foi o fato de não ter a disponibilidade de infraestrutura de palco.

Outra forte razão foi o fato de o projeto encaminhado e aprova-do pela Lei de Incentivo à Cultura, para a realização do evento 26º Musicanto, incluir também o pro-jeto “Musicanto vai à escola”, que necessariamente precisam ocor-rer simultaneamente, para fins de prestação de contas, uma vez que tem previsão de utilização de recursos oriundos da captação de

patrocínios.É importante salientar que o

26º Musicanto não foi cancelado

e sim transferido para o próximo ano em função da dificuldade de captação de patrocínios.

idosos apóiam combate ao câncer

jogos dos povos indígenas do rio grande do sul

santa rosa

tEnEntE portEla

burzum se apresentará em programa de tv

ano 4 - nº 65 - noVEMbro DE 20126

panorama_pg06.indd 1 16/11/2012 09:35:52

Page 7: Panorama 15.11.2012

No dia 29 de novembro o grupo Vir a Ser Teatro se apresentará novamente

em Condor, com duas peças: A Farsa do Panelada e Risco, Arisco e Corisco. Ambas são infantis e premiadas no Festival Art In Vento 2012, festival de teatro infantil e amador de Osório/RS.

O evento cultural acontece no

rede leite pesquisa forrageiras de verão

Pesquisadores visitaram uma das UEPs, localizada em Augusto Pestana

Três forrageiras de verão, capim sudão, sorgo forrageiro e milheto, serão testadas pela Rede Leite em cinco municípios da região Noroeste: Augusto Pestana, Alto Alegre, Palmeira das Missões, Santo Augusto e Cruz Alta.

“O experimento vai ser o mes-mo em todas as cidades, ou seja, o objetivo é justamente analisar as variações que ocorrem no de-senvolvimento dessas plantas em virtude de solo, clima e diferentes

De 23 a 25 de novembro, acontece o 1º Encontro Nacional de Trovadores, em Ijuí. O festival será transmitido ao vivo do Centro de Eventos Vale Verde, pela rádio Jornal da Manhã.

Composto por três modalidades nos estilos Mi-Maior de Gave-tão, Gildo de Freitas e a tradicional Sextilha, haverá também lan-çamento do trabalho mais recente de Valdomiro Mello. O evento aceitará inscrições na data limite, no local do encontro, até as 13h e terá entrada franca.

Serão premiados os quatro primeiros colocados de cada moda-lidade. Apoio da Secretaria da Cultura e da Promotora de Eventos Jandira Morais.

O Centro de Eventos Vale Verde está situado na Linha 3 Leste. Telefones: 55 8118-5411/8428-0678.

três de maio - A Setrem, em conjunto com a Cabanha São Caetano, da cidade de Pejuçara, está realizando a Transferência de Embriões (TE) de uma vaca holandesa, grande campeã em feiras, de proprieda-de de Adilson Correa. Nesta semana, está sendo efetivada a primeira transferência de embriões na instituição.

Conforme o coordenador do Setor de Pecuária da Setrem, Marcelo Rigo, a Transferência de Embriões é uma técnica que consiste na es-timulação hormonal dos ovários de uma fêmea de alto valor genético (doadora), seguida da inseminação artificial, para a obtenção de vários embriões, que serão coletados e transferidos para fêmeas recepto-ras (“barrigas de aluguel”). A TE é empregada com sucesso como uma importante ferramenta para o melhoramento genético, pois permite a multiplicação do material genético de fêmeas de alto valor, de forma rápida, além de facilitar o transporte e a comercialização de material genético por meio de embriões congelados.

Grupo vir a ser teatro se apresenta no município

Um grupo de 49 pessoas seguiu de Crissiumal para passar três dias em Buenos Aires. Entre os inte-grantes estavam pessoas de Santa Rosa, Tucunduva, Três Passos, In-daial, Coronel Bicaco, Dr. Maurício Cardoso e Crissiumal.

Entre o roteiro, esteve visita aos mais famosos pontos turísticos da cidade, como a Casa Rosada, Tier-ra Santa, Teatro Colón, Praça de Mayo, Sr. Tango, Estádio do Boca Junios, Ricoleta e Palermo.

A 12ª edição do Poncho em Cena teve início no dia 13 de outubro e termina hoje, no anfiteatro do Sesi. O evento é promovido pela Oficina de Teatro da Escola Estadual de En-sino Básico Poncho Verde.

As apresentações teatrais ocor-reram durante os períodos da ma-nhã, tarde e noite. O encerramen-to acontece na noite de hoje, a partir das 20h, com o espetáculo “Embaixo da minha cama”.

iBirUBÁMinistério da Cultura promove Cinemóvel

PaNamBiPoncho em Cena termina hoje

O Cine Clube do Centro Cultu-ral 25 de Julho de Panambi/RS, juntamente com mais de 1.000 Cine Clubes, fará o lançamento do filme “O Céu sobre os Ombros” em circuito não comercial. Com produção de Sérgio Borges, este filme será exibido em Panambi, no dia18 de Novembro, com início às 20h. Censura 16 anos. Entrada franca.

PaNamBiCine 25 de Julho lançará filme

O Projeto Cinemóvel, desenvol-vido pelo Ministério da Cultura e John Deere, com o apoio da Ad-ministração Municipal, já definiu as películas a serem exibidas em Ibirubá a partir de amanhã.

Tropa de Elite 2, às17h, abrirá as exibições seguido de O Menino da Porteira, às 19h. No dia 17 será exibido o filme As Melhores Coisas do Mundo, às 10h.

CrissiUmaLGrupo viaja para Argentina

O evento cultural acontecerá no Salão da Comunidade Evangélica da cidade

Salão da Comunidade Evangélica e os ingressos serão vendidos na hora. Infantil R$ 3,00 e adulto R$ 5,00.

8h – A farsa do Panelada;10h – Risco, Arisco e Corisco; 14h30 – Risco, Arisco e Coris-

co;20h30 – A Farsa do Panelada,

para a comunidade em geral.

setrem começa a rea.lizar transferência de embriões ijuí sedia 1º encontro

Nacional de trovadores

manejos existentes em cada es-paço”, afirmou o pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Martins da Silva.

Em outubro, Silva, a pesquisa-dora da Unijuí Leonir Uhde, e o estagiário do curso de medicina veterinária Régis Schneider, visita-ram uma das Unidades de Experi-mentação Participativa (UEPs) do Programa Rede Leite, localizada no Instituto Regional de Desenvol-vimento Rural (Irder), coordenado pela Unijuí, em Augusto Pestana.

CoNdor

Noroeste

aNo 4 - Nº 65 - NovemBro de 2012 7

panorama_pg07.indd 1 16/11/2012 09:34:35

Page 8: Panorama 15.11.2012

faculdade três de maio: VALORES E INOVAÇÃO

A Faculdade Três de Maio está há 90 anos produzindo conhecimento e revelando profissionais qualificados

A Faculdade Três de Maio, ao longo de sua trajetória, sempre se notabilizou pelos seus valores, persistência e inovação, seja pela expansão de sua estrutura insti-tucional, seus laboratórios, espa-ço físico em harmonia com a na-tureza, seja pelo desenvolvimento e humanização do corpo docente, e ainda pela ousadia, nos mais di-versos aspectos.

Está localizada em um ambien-te privilegiado pela natureza, em um Campus com 50 hectares de área, onde são oferecidas ativida-des de pesquisa e extensão nas áreas do conhecimento de cada um de seus nove cursos superio-res. A história da Faculdade Três de Maio foi construída com a vo-cação de consolidar-se como um centro de referência em educa-ção de qualidade no Ensino Supe-rior, em nível de graduação e pós graduação.

Esta vocação de sempre bus-car o avanço é que determinou o fato de hoje ser uma instituição de referência na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul,

com excelente desempenho nas avaliações do MEC/Inep, com um quadro docente com mais de 75% de mestres e doutores.

A Faculdade se destaca tam-bém como formadora de cida-dãos conscientes, preparados para enfrentar os desafios do mundo moderno. Neste sentido, conta também com vários egres-sos dos nossos cursos de gradu-ação e pós-graduação atuando em nosso quadro de colabora-dores e docentes, bem como em grandes empresas do País e do mundo.

A Faculdade Três de Maio tem como objetivo formar pro-fissionais comprometidos com a ética e a cidadania, críticos e conscientes das suas atribuições como profissionais, contribuindo para que a instituição cumpra o compromisso assumido em sua Missão. Há 90 anos produzindo conhecimento e revelando profis-sionais que fazem história. www.setrem.com.br. “Promover a sa-bedoria, alicerçada em valores cristãos”.

CURSOS OFERECIDOS:ADMINISTRAÇÃO75 Vagas | Noite | Duração: 4 anos e meioAGRONOMIA50 Vagas | Noite | Duração: 5 anosDESIGN DE MODA40 Vagas | Noite | Duração: 3 anosENFERMAGEM50 Vagas | Noite | Duração: 5 anosENGENHARIA DE PRODUÇÃO50 Vagas | Noite | Duração: 5 anos

PEDAGOGIA45 Vagas | Noite | Duração: 4 anosPSICOLOGIA50 Vagas | Noite | Duração: 5 anosSISTEMAS DE INFORMAÇÃO40 Vagas | Noite | Duração: 4 anos e meioREDES DE COMPUTADORES40 Vagas | Noite | Duração: 3 anos

transferida data de triagem das músicas do moinho da canção

A comissão organizadora do 2º Moinho da Canção Gaúcha de Panambi jus-

tifica os motivos da mudança da data de triagem das músicas, que anteriormente estava previsto para ser realizada hoje.

Para repetir o sucesso que foi a primeira edição do Moinho da Canção Gaúcha, algumas ativi-dades precisarão ser realizadas

com antecedência. Uma dessas atividades é a tria-

gem das músicas, que farão parte da etapa final do 2º Moinho. A triagem foi transferida para os dias 19 e 20 de novembro, em função de os avaliadores estarem envolvidos em outro festival, a ser realizado no município de Carazi-nho.

A segunda edição do evento re-

trata um pouco da cultura gaúcha e busca garimpar novos talentos da música gauchesca na cidade e na região.

Além da apresentação de novos talentos da música gaúcha, outra atração do evento será realizada. No dia 8 de dezembro acontece-rá um show com a Família Ortaça, com entrada gratuita.

Segunda edição do evento retrata a cultura gaúcha e busca garimpar novos talentos

REGIONAL

panorama_pg08.indd 1 16/11/2012 09:34:21