Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela...

10
Ano XII Edição nº 301 - 01 a 15 de Abril de 2009 Chapadão do Sul-MS 1,00 R$ Página 4 Marco Brasil estará na XVII EXPOSUL O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar A. Borgelt, anunciou no final da semana passada, a contratação do locutor Marco Brasil. Foi o narrador contratado para realizar a abertura da Festa do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil estará em Chapadão do Sul IACO Agrícola entra na reta final de instalação da usina Durante todo o dia da sexta-feira, dia 20 de março, técnicos da área de seguran- ça no trabalho e empresa de consultoria e projetos esti- veram na IACO Agrícola, em Chapadão do Sul, para orientar os trabalhadores quanto aos trabalhos de finalização da implantação da usina de álcool. A IACO Agrícola ins- tala na Fazenda Ribeirão, em Chapadão do Sul, uma usina de álcool com capaci- dade inicial de esmagar dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano. Página 3 Palestras aos operários sobre os preparativos e cuidados na reta final de implantação da indústria Empresários do agronegócio de Chapadão do Céu aderem ao turismo agroecológico Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela prefeitura Página 6 Vereadores querem redefinição da divisa Paraíso das Águas e Chapadão Página 5 Vereadores de Chapadão do Sul Governo do Estado devolve doações que seriam para Santa Catarina Pequenos produtores do Mateira participaram de curso sobre horticultura Página 2

Transcript of Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela...

Page 1: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

Ano XII Edição nº 301 - 01 a 15 de Abril de 2009 Chapadão do Sul-MS1,00R$

Página 4

Marco Brasil estará na XVII EXPOSUL

O presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar A. Borgelt, anunciou no final da semana passada, a contratação do locutor Marco Brasil.

Foi o narrador contratado para realizar a abertura da Festa do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL.

Página 6

Locutor de rodeio Marco Brasil estará em Chapadão do Sul

IACO Agrícola entra na reta final de instalação da usinaDurante todo o dia da

sexta-feira, dia 20 de março, técnicos da área de seguran-ça no trabalho e empresa de consultoria e projetos esti-veram na IACO Agrícola, em Chapadão do Sul, para orientar os trabalhadores quanto aos trabalhos de finalização da implantação da usina de álcool.

A IACO Agrícola ins-tala na Fazenda Ribeirão, em Chapadão do Sul, uma usina de álcool com capaci-dade inicial de esmagar dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Página 3 Palestras aos operários sobre os preparativos e cuidados na reta final de implantação da indústria

Empresários do agronegócio de Chapadão do Céu aderem ao turismo agroecológico

Página 9

Estradas da zona rural são recuperadas pela prefeitura

Página 6

Vereadores querem redefinição da divisa Paraíso das Águas e Chapadão

Página 5Vereadores de Chapadão do Sul

Governo do Estado devolve doações que seriam para Santa Catarina

Pequenos produtores do Mateira participaram de curso sobre horticultura

Página 2

Page 2: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

CLASSIFICADOSSindicato Rural de Chapadão do SulE-mail: [email protected] vender, comprar ou trocar produtos diversos de qualquer

tipo de máquina ou implementos, usados ou novos anuncie nos classificados do Sindicato Rural de Chapadão do sul.

Consulte a bolsa de arrendamento para saber das propostas de arrendamentos, telefones (67) 3562 1443 e 3562 1483. Rodovia MS 306 Km 101, Chapadão do Sul (MS).

ExpedienteMariane Almeida Angeli ME.CNPJ: 07.321.526/0001-12

JUCEMS: Constituído sob nº 54101435554.Redação e Administração

Rua Quinze nº537 - Chapadão do Sul-MS.Fones: 0xx67 3562 3983 Fax. 0xx67 3562 1395

E.mail: [email protected] [email protected]

Diretor e jornalista responsável: Norbertino F. Angeli. Reg.D.R.T. 098 - L.02 Fls 49

Revisão de textos: Equipe Jovemsulnews.Diagramação: Juliana Almeida Angeli

Impressos: Gráfica Ferjal - Fernandopólis (SP)

O jornal não é responsável por matérias assinadas ou de origem definidas.

AgropecuáriaReciclávelwww.jovemsulnews.com.br

2

Vende-se

Procura-se emprego

01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301

Sindicato Rural divulga telefones em caso de furtos em fazendas

Cursos

Polícia Militar: 190COB: (67) 3562 5608/ 9904 5632ROTAI: (67) 8116 7101/ 8122 1433/ 8118 2104/

3668 1688Polícia Civil: 3562 1210Sindicato Rural (escritório) (67) 3562 1443 (horário

comercial)Adriano - secretário executivo (67) 9613 0288Rudimar - presidente (67) 9967 9163.

Cuidados com milho safrinha devem aumentar

A seca que atingiu Mato Grosso do Sul (MS) nos últimos meses atrapalhou o fim da colheita da soja e acabou atrasando o plantio do milho safrinha. Grande parte dos agricultores do Estado cultivam as duas plantas alternadamente.

O zoneamento agrícola em MS recomenda que o plantio do milho safrinha, safra adicional possibilitada pelo avanço da tecnologia no campo, seja finalizado no dia 10 de março. Com o prazo estourado, a solução é prestar ainda mais atenção às técnicas agrícolas, como plantio direto e controle de doenças.

Segundo o engenheiro agrônomo e assessor de agricultura da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, FAMASUL, Lucas Galvan, a data (10 de março) é recomendada por diminuir a exposição da lavoura a contratempos climáticos ao longo do ano. “Se você planta fora de época, tem mais probabilidade de ter a lavoura atingida por uma geada ou seca”, explica o assessor.

A Companhia Nacional de Abastecimento, CONAB, estima redução de 12% na área plantada em Mato Grosso do Sul.

Segundo Germison Vital Tomquelski, Engo Agro MSc. Pesquisador da Fitossanidade da Fundação Chapadão, a cada safra novas pragas ou mesmo pragas antes consideradas não causadoras de dano econômi-co passam a atacar a cultura da soja provocando danos ir-reparáveis, fato que esta acon-tecendo neste ano agrícola em algumas lavouras de soja loca-lizadas em Mato Grosso. No mês de janeiro o Engenheiro Agrônomo José Roberto Pa-vezi, procurou a Fundação Chapadão para diagnosticar um problema nas lavouras de soja do grupo Schlatter em Mato Grosso. Pavezi trouxe o material (ácaros vivos e em solução), parte do material ficou na Fundação Chapadão com o pesquisador Germison Tomquelski e outra parte foi enviado pelo pesquisador ao professor Carlos Flechtmann da ESALQ em Piracicaba. Após estudar o material o pesquisador Tomquelski iden-tificou a praga como sendo um ácaro oríbatideo, este co-mumente tratado na literatura como ácaro de serrapilheira, encontrado comumente em material orgânico em de-composição. De imediato foi contactado o professor Paulo Degrande, Universidade da Grande Dourados, com envio de fotos. Este após análise também chegou-se a mesma identificação. Em seguida foram montadas duas equipes para ida a propriedade, uma com o pesquisador Germi-son da Fundação Chapadão, acompanhadas por técnicos da empresa FMC, que ao chegar lá observou a presença de uma grande quantidade de plantas

Novo ácaro na cultura da soja em estudo

sem vagens, com deformações em algumas folhas, deforma-ções em ponteiros de plantas, queda de flores e deformações em algumas vagens, danos se-melhante à fitoxidez provoca-da pelo herbicida a base de 2,4 D, chegando a alguns talhões provocar a perda total das va-gens em até 30% das plantas. Como também encontrou áca-ros de coloração escura, corpo esclerosado (duro), idêntico ao encaminhado por Pavezi, estando estes próximos as vagens, aglomerado em nú-mero de 3-7 indivíduos. Estes ácaros também foram encon-trados na resteva da vegetação anterior ao cultivo da soja, principalmente em restos de assa-peixe, espécie de planta daninha nativa de cerrado, e no interior de capim andropo-gon em decomposição.

A segunda equipe, em visita posterior a primeira, comandada pelo professor

Paulo Degrande, acompanha-do por técnicos da empresa Syngenta, em condição menos favorável ao aparecimento do ácaro, observou a presença na lavoura de soja com os sintomas descritos, porém não mais encontrou a praga. O professor Paulo Degrande sugeriu a instalação de ensaios ao pesquisador Germison e ao Eng. Agrônomo Pavezi,

objetivando avaliar possíveis acaricidas no controle desta praga.

Diante dos sintomas ob-servados e dos danos encon-trados, a equipe que lá esteve enviou material a Embrapa a fim de estudar a interação da planta com a praga. Outro fato importante foi a visita do pesquisador Mauricio Meyer da Embrapa Soja a Fundação Chapadão, que em conversa com o diretor da Fundação Chapadão Edson Borges e o agrônomo Pavezi, manifes-tou a preocupação quanto a dificuldade de identificação de alguns problemas de “SOJA LOUCA” sem a presença de vagens nos estados do Tocan-tins e Maranhão à alguns anos, sem identificação definitiva do motivo. Ao ver as fotos dos sintomas ocorrido no Mato Grosso, Tocantins e Mara-nhão, e análisar às condições ambientais ambos constata-ram uma forte semelhança entre este problema ao que ocorrido em anos anteriores, nesses Estados.

www.fundacaochapadao.com.br – [email protected]

Ácaro encontrado nas axilas das folhas

Preocupada em oferecer condições para que os pe-quenos produtores possam produzir mais e de forma diversificada, aumentando a renda e a qualidade de vida, a Prefeitura Municipal, em parceira com a AGRAER e o INCRA, promoveu curso sobre horticultura no As-sentamento Mateira.

O curso aconteceu na terça-feira, 17 e quarta-feira, dia 18 de abril, no próprio assentamento, com o ins-trutor da AGRAER de Bonito, Paulo Gimenez. Trinta produtores participaram.

De acordo com Paulo Gimenez esse tipo de curso é importante para os assentados, pois capacita para que possam diversificar a produção e gerar renda.

Ele explicou que o conteúdo do curso foi vasto, com aulas teóricas e práticas. Foram apresentados aos participantes a importância da escolha correta do local para fazer a horta (água, relevo, etc), como implantar a horta, adubação (química e orgânica), compostagem, sementeira, sistema de irrigação com economia de água, controle alternativo de pragas e doenças, prática de construção de um modelo de horta circular, dentre outros.

Paulo Gimenez disse que com esse curso os assenta-dos podem produzir alimentos de qualidade e aumentar a renda. Porém, segundo ele, primeiro é importante ter a visão de comércio, conhecer a realidade, saber o que mais se precisa na cidade, para depois produzir todos unidos, porque sozinho é mais difícil comercializar a produção.

Para a assentada Maria Conceição o curso foi ótimo, bem explicado. “Todo mundo aprendeu, foi muito ba-cana e espero que venham outros cursos”.

O assentado José Mendes também achou ótimo o curso. “Nós aprendemos muitas coisas sobre horta”.

Já Senisio Alves da Silva disse que ficou impres-sionado com a horta redonda. “Foi muito bom o curso, bastante proveitoso, eu conheci canteiro redondo, antes só sabia de canteiro quadrado”, disse.

ASSECOM-Chapadão do Sul.

Pequenos produtores do Mateira participaram de curso sobre horticultura

Curso de horticultura no Projeto de Assentamento Mateira

01 Plantadeira SLC Plataforma de Soja01 Trator Ford 6600 Ano 90 01 Colheitadeira de Silagem Jumil – 1 linha (revisada,

pintada, bom estado de conservação)02 Amazone ZGB 16.001 – 1998 R$ 20.000,00

(cada)01 Cultivador Químico Busa – 2001 R $

10.500,0001 Micro Trator Roçadeira John Deere LX 173 – 1999

R$ 5.000,0002 Plantadeira Fankhauser Plantio Direto 3244 – 1999

R$ 33.000,00 (cada)02 Plataforma Soja 23 Pés – Power Flex – 1999 R$

20.000,00 (cada)04 Plataforma Arroz Gleaner 25 Pés – 1999 R$

22.000,00 (cada)02 Tanque Apoio Pulverizador Fankhauser 8800 –

2000 e 2001 R$ 16.500,00 (cada)01 Arado Aiveca ((I QUEDA)) – 1992 R$ 8.000,0001 Destorrroador Amazone – 1998 R$ 7.000,0006 Grade Niveladora 54x20” (BALDAN) 1988 R$

10.000,00 (cada)03 Roçadeira Tritton 2300 (JAN) 1993 R$ 3.500,00

(cada)01 Tanque de Combustível 4.000 litros01 Plantadeira Semeato PSM 132 / Ano 2003 / 14

linhas / Monitor CTM300 km de cerca pronta (com esticadores, lascas,

arame ...)Touros Nelore pronto para trabalho – faixa de 2 anos

e meio.

José Antônio da Silva - Motorista de caminhão / operador de máquinas agrícolas / trabalha c/ gado

Malciene Luciana de Amorim – Formada em Admi-nistração de Empresas

Avelino Paulino de Souza – Operador de Máquina e Tratorista

Givaldo Jose da Silva – Almoxarife/Estoquista/com-prador/Líder de Almoxarifado

07.04 a 08.04 Fabricação de Produtos de Limpeza 15 vagas

08.04 a 09.04 Como Produzir Leite com Qualidade 15 vagas

14.04 a 15.04 Família e Qualidade de Vida e Controle de Orçamento Familiar 20 vagas

14.04 a 17.04 Manejo Básico de Ovinos de Corte 12 vagas

27.04 a 01.05 Adestramento de Eqüinos (rédeas) 15 vagas

28.04 a 29.04 Controle de Formigas Cortadeiras 12 vagas

Page 3: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

EconomiaReciclávelwww.jovemsulnews.com.br

01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301 3IACO Agrícola entra na reta final de instalação da usina

Durante todo o dia da sexta-feira, dia 20 de março, técnicos da área de segurança no trabalho e empresa de consultoria e projetos estive-ram na IACO Agrícola, em Chapadão do Sul, para orien-tar os trabalhadores quanto aos trabalhos de finalização da implantação da usina de álcool.

A IACO Agrícola instala na Fazenda Ribeirão, em Cha-padão do Sul, uma usina de álcool com capacidade inicial de esmagar dois milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano.

Durante o dia e à noite, foram realizadas palestras aos trabalhadores sobre a segu-rança no trabalho, nesta etapa final de construção.

No período da noite, fala-ram os consultores de projetos e o diretor da BioSul, Associa-ção dos Produtores de Bioe-nergia de Mato Grosso do Sul, Isaías Bernardini, o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug e o superintendente da IACO, em Chapadão do Sul, Édson Rocha.

O prefeito Jocelito Krug elogiou a IACO Agrícola pe-los investimentos realizados no município, neste momento em que a maioria das empre-sas está se retraindo, teme-rosas pela crise financeira

mundial.Em comemoração ao Dia

Mundial da Água, 22 de mar-ço, o diretor da BioSul, Isaías Bernardini, apresentou uma palestra que aborda a Lei Estadual 2.406, de 29 de ja-neiro de 2002, que institui a política estadual dos recursos hídricos.

Lembrou o diretor Isaías que nos próximos 20 anos o mundo passará por dificul-dades pela escassez de água potável. Essa situação deverá provocar conflitos políticos, econômicos e étnicos em todo o mundo.

Segundo ele, a IACO Agrí-cola está fazendo a sua parte na gestão ambiental. A usina não vai descartar água. A não reproveitada pela indústria será tratada e reciclada, “um exemplo de gestão e responsa-bilidade ambiental”, concluiu o diretor da BioSul.

O superintendente Édson Rocha lembrou que a empresa investe em treinamento, pro-fissionalização dos trabalha-dores, aquisição de máquinas e equipamentos para o plan-tio, condução das lavouras e colheita da cana-de-açúcar totalmente mecanizada.

Na área ambiental, respei-ta os seus potenciais naturais e pratica o plantio direto da cana, uma técnica nova e que colabora com a proteção do meio ambiente.

Lembrou Édson que a empresa investe atualmente 219 milhões de reais e após a entrada em funcionamento poderá iniciar a sua amplia-ção, que chegará a um inves-timento de 404 milhões de reais até o ano de 2012.

Os investimentos reali-zados no município geram impostos ao na ordem de 5 milhões por ano e a empresa

ofertará, no seu primeiro ano de funcionamento, 180 empregos à indústria, 600 empregos à agricultura e 3 mil empregos indiretos.

A partir da ampliação da indústria, a IACO agrícola deverá firmar parceria com produtores para produção de 10 mil hectares de cana-de-açúcar, acima dos 24.100 hectares que deverão estar cultivados na fazenda da empresa.

O dia de palestras na IACO Agrícola foi coordenado pelo supervisor de qualidade da IACO Agrícola, Ovídio Ma-chado de Paula. Em todas as oportunidades que teve para falar aos ouvintes, Ovídio destacou a importância do trabalhador e o seu bem-estar na condução dos trabalhos.

Agradeceu às empresas pres-tadoras de serviços e a Deus por não ter ocorrido nenhum acidente grave com vítima até o momento.

Participaram das pales-tras na IACO Agrícola, além dos diretores da empresa, operários e representantes das firmas terceirizadas, o prefeito de Chapadão do Sul, Jocelito Krug, o presidente da Câmara de Vereadores, Guerino Perius, o vereador Levi da Silva, a Secretária de Educação do Município, Elisete Obara, e o diretor da ARATER, Consultoria e Projetos, Ireno Golin.

A implantação da usina da IACO completou um ano e deverá ser inaugurada ofi-cialmente no dia 6 de junho próximo.

Palestras aos operários sobre os preparativos e cuidados na reta final de implantação da indústria

O Superintendente da IACO Agrícola em Chapadão do Sul, Édson Rocha, em palestra aos responsáveis por setores e empresas prestadoras de serviços.

Prefeitura de Chapadão do Sul divulga o 7º edital de convocados

Na tarde da quinta-feira, dia 19 de março, a Prefeitura de Chapadão do Sul (MS) divulgou a 7ª lista de candidatos convocados pelo Concurso Público Municipal.

Os candidatos convocados devem comparecer dentro do prazo de 30 dias ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal, localizada na Avenida Seis, n.º 706, no horário das 7 às 11 horas, munidos da documentação pertinente para a posse do respectivo cargo.

Veja a 7ª lista de convocados:Cargo: Auxiliar de Serviços Operacionais I Função: Auxiliar de Serviços Operacionais I 1º Katsimone Garcia de Souza 2º Fátima Vieira Ramos da Silva 3º Sebastião Vitor dos Santos 4º Jaqueline Aparecida de Queiroz Santos 5º Dercy Martins dos Santos 6º Rosely Pereira de Paula 7º Izofina Pereira Duarte 8º Manoel Marcelo Amaral 9º Nilza Aparecida Alves de Almeida 10º Sergio Pereira dos Santos

Cargo: Profissional de Serviços de Saúde Função: Odontólogo1° Renato Patrick Grance Fernandes 2º Rodolfo Garcez Pinho Chaves

Cargo: Profissional de Serviços de Saúde Função: Terapeuta Ocupacional 1° Roseli de Mello Souza

Cargo: Profissional de Serviços de Saúde Cargo: Psicólogo da Saúde1° Kenia Braz Alcantara

Cargo: Técnico de Atividades Organizacionais Função: Técnico de Serviços Organizacionais I1° Elias Cardoso Santos 2º Lidia Noriko Masunaga Morisita 3º Andressa Viviane Limper Marks

Cargo: Profissional Educação Função: Professor de Educação Física 1° Claudia Aparecida Braun

Cargo: Assistente de Atividades Educacionais Função: Monitor de Alunos1° Vera Karine Coelho Barbosa 2º Marisa Marchi 3º Heloisa Mara de Souza Rocha O não comparecimento do candidato convocado sem causa

justificada acarretará a perda do direito de nomeação e impli-cará na convocação do próximo candidato classificado.

Edson Borges, Diretor Executivo e Pesquisador na área de controle de doenças de soja, durante os dia 19 e 20 de março, esteve juntamente com pesquisadores de diversas regiões do Brasil, visitan-do ensaios de pesquisa para o controle de ferru-gem da soja, precisamente na região de Uberlândia, MG.

Anualmente um gru-po de pesquisadores das Universidades de Passo Fundo, Santa Maria, Ponta Grossa, Londrina, CTPA, Fundação MT, Fundação MS, Fundação Rio Verde, Fundação ABC e Instituto Biológico, se reúnem para trocarem experiência so-bre o controle da ferrugem da soja, tomando como base os resultados alcan-çados na safra de soja em curso.

Este grupo de pesqui-sadores é denominado CONFIT e é patrocinado pela empresa Syngenta, lembra Borges.

Nesta mesma oportu-nidade os pesquisadores visitaram as instalações

Fundação Chapadão visita Universidade de Uberlândia, e troca experiência para o controle de Ferrugem da soja

de pesquisa da empresa Syngenta, bem como seus trabalhos de pesquisa para o controle da ferrugem da soja no tocante a busca de plantas resistentes à ferru-gem da soja.

“Visitas como essa é de fundamental importância, uma vez que ampliam o intercâmbio entre as insti-tuições, os pesquisadores e com benefício maior na busca de soluções no com-bate da principal doença que ataca a cultura da soja

no Brasil”, disse Édson Borges.

Borges, ressalta, ain-da, que, oportunamente, o que foi visto por ocasião da visita será repassado aos produtores da região, notadamente no que diz respeito ao comportamento dos diferentes produtos no controle da doença naquela região.

A Fundação Chapadão tem instalados inúmeros experimentos na busca de melhor controle da ferru-

gem na região dos Cha-padões.

“Estes resultados, pos-teriormente, serão divul-gados aos produtores e técnicos ligados à Funda-ção Chapadão”, garantiu Édson Borges.

Edson Borges é Engo Agro MSc. Pesquisador e Diretor Executivo da Fun-dação Chapadão.

www.fundacaochapa-dao.com.br – [email protected] – (67)3562-2032

Édson Borges, à direita, durante visita aos campos de pesquisa

Page 4: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

Reciclávelwww.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301 4

GeraisFernandes dos Santosé diretor da Jovem Sul News, secretário do Sindicato Rural, gerente aposentado doBanco do Brasil e agropecuarista.

Coluna Fernandes dos Santos

O Supermercado Lizianne Ltda, situado na Avenida Seis nº 747, em Chapadão do Sul, inscrito no CNPJ nº 03.992.977/0001-20, convoca a sua funcionária, Eliane Tei-xeira da Silva, portadora da CTPS nº 0046693, Série 00015-MS, a comparecer no trabalho para exercer as suas funções sob pena de caracterização do abandono de emprego, previsto no artigo 482, Letra “I” da CLT.

Chapadão do Sul (MS)., 10 de Março de 2009.

Edital de abandono de emprego

Governo do Estado devolve doações que seriam para Santa Catarina

Na manhã do sábado, dia 14 de março, o coorde-nador de administração da Secretaria de Estado de Tra-balho e Assistência Social, Rafael Alex Pogodin Neto, esteve em Chapadão do Sul para realizar a devolução de doações que seriam para os desabrigados de Santa Catarina.

Rafael informou que as cidades para onde seriam encaminhadas as doações não tinham estruturas para recebê-las. As doações não saíram de Campo Grande.

O governo do estado decidiu encaminhar os materiais aos municípios que realizaram as doações. São roupas, alimentos não perecíveis, colchonetes e cobertores. Para Chapadão do Sul, foram devolvidos

Secretária Municipal de Assitência Social, Rosemari da Cruz, assina o termo de recebimento5 mil quilos, entregues no Destacamento do Corpo de Bombeiros, onde o Sargen-to Maxwelbe ficou respon-sável pela distribuição.

O material, por determi-nação da Secretaria de Tra-balho e Assistência Social, é destinado às entidades

filantrópicas do município, cadastradas no Conselho Estadual de Assistência Social.

Em Chapadão do Sul, recebem materiais que se-riam doados para os desa-brigados de Santa Catarina a APAE, Associação dos

Pais e Amigos dos Excep-cionais, o Centro Educativo Nossa Senhora das Graças, o Centro de Recuperação Gileade e a COTENEC, Comunidade Terapêutica Nova Esperança de Chapa-dão do Sul.

Participaram da entrega dos materiais, no Destaca-mento do Corpo de Bom-beiros de Chapadão do Sul: o coordenador Rafael Alex, a secretária municipal de Assistência Social, Rose-mari da Cruz; o presidente da Câmara de Vereadores, Prof. Guerino Perius; o Sargento Maxwelbe; os re-presentantes das entidades beneficiadas; a coordenado-ra do Programa Vale Renda, Lacy Alves Nunes; e a Assistente Social, Nara das Graças Foletto Bemme.

No domingo, dia 15 de março, a Secretaria de Educação de Chapadão do Sul (MS), através do De-partamento de Esportes, realizou um dia com muito esporte e lazer na Escola Municipal Ribeirão, na sede da Fazenda IACO.

Crianças e funcionários da fazenda participaram de várias atividades espor-tivas. Aconteceram jogos de futebol, mini-futebol, vôlei de grama, atividades recreativas e montou-se também um parque in-

IACO Agrícola recebeu o Domingo de Esporte e Lazer

Autoridades municipais durante o Domingo de Esporte e Lazer

fantil. De acordo com a As-

sessoria de Imprensa do

município, o presidente da câmara, Guerino Perius, o vereador Maiquel de

Gasperi, a secretária de educação, Elisete Obara e o secretário de finanças, Itamar Mariani acom-panharam as atividades, assim como o diretor de esportes, Adilson Macha-do, e o coordenador Ro-drigo Batista. Estagiários e professores de educação física colaboraram com a realização das atividades.

O próximo domingo de lazer na zona rural está marcado para o dia 26 de abril, na Escola Municipal Pedra Branca.

Abril é mês para regularizar título de eleitorEm todo período eleitoral,

há sempre aquelas pessoas que deixam de votar e, acre-ditando não haver qualquer problema, também esquecem de justificar sua ausência. Por conta disso, o Tribunal Superior Eleitoral registrou 582.828 eleitores faltosos nas eleições do ano passado.

Em Mato Grosso do Sul, 9.375 eleitores não compa-receram às urnas e não apre-sentaram explicações. No Brasil, o estado com maior número de faltosos foi São Paulo (154.513), seguido do Rio de Janeiro (60.283), Minas Gerais (53.275) e Bahia (37.302). O prazo para regularizar o título segue até 16 de abril, podendo haver

cancelamento do título após o dia 30 de abril.

A listagem dos eleitores faltosos pode ser conferida nos Cartórios Eleitorais ou ainda no site do TSE, www.tse.gov.br. O eleitor que não compareceu às urnas por três eleições seguidas deve procurar de preferência o cartório em que está inscrito, portando um documento de identificação, comprovante de residência e o título elei-toral.

Caso alguém que esteja com o nome na lista tenha justificado a ausência, se possível, apresentar um com-provante de justificativa ou de recolhimento de multa.

O eleitor que tiver o título

eleitoral cancelado não pode fazer inscrição em concurso ou prova para cargo ou fun-ção pública, bem como fica impedido de tomar posse em qualquer um dos casos. Há

proibição ainda para o recebi-mento de vencimentos, remu-neração, salário ou proventos de função ou emprego públi-co, assim como de fundações governamentais, empresas,

Debate sobre o cinturão verde

Nas últimas sessões da Câmara Municipal de Cha-padão do Sul voltou-se a debater sobre o cinturão verde da cidade.

Lembro-me do assunto de quando era gerente do Ban-co do Brasil, por volta de 1991. Na época tentei a implan-tação de um projeto que hoje poderia estar produzindo bons frutos, emprego e renda para o município.

Tinha o contato de uma empresa do interior de São Paulo interessada em implantar na região bosques de árvores para extração de resina.

Faria uma parceria com os produtores que aderissem ao projeto, garantiria a compra da produção e implantaria uma unidade de processamento no município. O produto é cotado em dólar e se destina às grandes multinacionais do setor de produtos cosméticos e de limpeza.

Era uma indústria relativamente barata, em torno de 150 mil dólares e que poderia gerar cerca de 300 empre-gos na cidade.

Na época não houve a sensibilidade política necessária para se motivar os proprietários do entorno da cidade, os mais indicados para aderirem ao projeto.

Através de incentivos fiscais e financiamentos do FCO, pelo Banco do Brasil, seria um bom negócio para os proprietários das proximidades da área urbana, que através de um plantio racional e econômico dariam uma excelente condição ambiental aos habitantes de Chapadão do Sul.

Eram cinco espécies florestais a serem implantadas, entre elas o eucalipto cheiroso. Seriam aproveitadas as resinas das árvores e mais tarde a sua madeira.

Não haveria problema algum com o crescimento da cidade. Em etapas sucessivas novos cinturões poderiam ser criados, sempre no entorno das novas áreas residen-ciais.

Posso ter sido um sonhador na época, aliás, todo ide-alista um dia foi um sonhador, mas que a ideia era boa, isso não há dúvida alguma.

Quem sabe nessa linha de aproveitamento econômico o assunto possa ser retomado...

institutos e sociedades de qualquer natureza.

A lista de faltosos não inclui os eleitores com voto facultativo, ou seja, aque-les com menos de 18 anos

e maiores de 70, além dos analfabetos. A Justiça Elei-toral entrará em contato com os que não estiverem em dia com o órgão através de carta, e-mail ou telefone.

Banda Municipal começa seus primeiros ensaios

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul está garimpando jovens talentos da cidade que irão compor a nova banda municipal. Já foram iniciadas as aulas de música e novos instrumentos serão adquiridos.

As aulas de música são realizadas na Praça de Even-tos, onde será a sede da

banda, pelo maestro Jackson de Oliveira, profissional de grande respeito na região e que por 8 anos comandou a banda do município de Alcinópolis.

Aulas teóricas e práticas de música com instrumentos de sopro são ministradas e acontecem de segunda a sexta-feira. O maestro in-

formou que as aulas estão a todo vapor, atualmente com 20 alunos.

Jovens a partir dos 12 anos de idade, que têm in-teresse em aprender música e participar da banda, po-dem procurar o maestro na Praça de Eventos e fazer a inscrição.

A Banda Municipal de

Chapadão do Sul foi fundada no ano de 1990 e conquistou vários títulos estaduais e até de nível nacional. Foi desati-vada no ano de 2005 e, agora, o prefeito Jocelito Krug deci-diu reativar a banda, estimu-lando a cultura, dando uma oportunidade para que crian-ças e jovens possam aprender música gratuitamente.

Page 5: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

Reciclável www.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301 5

Política

Iniciou a explanação o vereador Elso, que logo comentou sobre os pro-blemas nas estradas rurais. Aproveitou para pedir me-lhorias na iluminação do Ginásio de Esportes Carlos Archilha. O requerimento pedido por ele também foi discutido durante o grande expediente. Consta que a SANESUL cobra três contas de água em apenas um terreno. Uma discussão também foi levantada, a nova demarcação de Cha-padão do Sul que terá que ser feita agora que Paraíso se tornará município. Mui-to preocupado, o vereador pede que tudo seja bem analisado, para que gran-des obras, como a IACO, não passem a pertencer a Paraíso, além de a cidade perder grande quantidade de terra. Ressaltou que o prefeito Jocelito Krug esteve em Campo Grande nesta segunda-feira (23) para fechar convênio para

Vereadores querem redefinição da divisa Paraíso das Águas e Chapadão Grande expediente da sessão de 23 de marçoDiscursaram durante a sessão da segunda-feira, 23 de março, oito dos

nove vereadores.

construção de 60 novas ca-sas populares. Para encer-rar, disse que faltam placas de sinalização no Parque União.

Levi falou sobre a pa-lestra realizada na IACO Agrícola na última semana. Além de dizer que a empre-sa gerará muitos empregos, passou alguns números como: 24 mil hectares são plantados por conta da IACO, além de 10 mil serem parceria. Pediu que seja ligados ilhões no As-sentamento Mateira. Para encerrar, disse que no mo-mento nada pode ser feito nas estradas do interior devido à grande quantidade de chuva.

Maiquel disse as estra-das estão um caos princi-palmente a da região da Pedra Branca. Focou que é a partir desse problema que se nota a falta de um secretário, referindo-se que

o município ficou quase um ano sem secretário de obras. Comentou sobre sua indicação que pede cinturão verde para Chapadão do Sul. Pediu em indicação a volta do PROERD ou al-gum programa educativo. Pediu ainda o término do Polo Empresarial, como asfaltamento e iluminação. Comentou ainda sobre as-falto e também iluminação na rua que leva ao cemi-tério municipal. Apoiou os vereadores que pedem medidas para a demarcação dos municípios Chapadão/Paraíso.

Guerino comentou so-bre o projeto do Frigo Cas-be ter sido aprovado, apesar de algumas restrições que terão que ser providencia-das. Avisou que neste sába-do próximo começa a alfa-betização no Assentamento Mateira. Comentou sobre a palestra da IACO, onde ressaltou-se a importância

da água potável. Comentou que está mantendo contato com pessoas de São Gabriel do Oeste e garante que lá 80% dos casos de violência diminui, tanto nas casas como até mesmo nos bares. Frisou que em breve haverá curso para os vereadores de Chapadão do Sul.

Abel começou seu dis-curso parabenizando Del-cídio do Amaral por ter conseguido dois novos ônibus para Chapadão do Sul. Acredita o vereador que serão muito úteis para excursões, esporte e even-tos religiosos, já que os da educação não podem ser usados para essas finali-dades. Lembrou que está sendo muito cobrado na questão de homens traba-lharem em creches. Pediu que venham mais casas po-pulares para o município. Para terminar, afirmou que

medidas devem ser toma-das na questão de agrotóxi-co próximo à cidade.

Beto pediu que o DE-MTRAN, Departamento Municipal de Trânsito, de-marque uma área fixa para o trailer de salgados que fica estacionado próximo ao posto de saúde central. Pediu regulamentação para os mototaxistas que ficam próximos à feira munici-pal. Aproveitou para pedir também consertos nas es-tradas rurais e melhorias no Polo Empresarial.

Dr. Flávio pediu que algumas ruas do Parque União sejam registradas e sinalizadas. Afirma o vereador que muitas não são identificadas. Pediu que medidas sejam toma-das contra o vandalismo, referindo-se que no final de semana encontrou um

orelhão destruído próximo ao CEM Érico Veríssimo. Comentou sobre o caso do cabeleireiro que estava com alvará irregular e foi preso na última sema-na. Segundo o vereador, ninguém deu chance do mesmo se explicar e tentar resolver o problema. Para encerrar, disse que há pla-cas nos centros de saúde dizendo que coagir fun-cionário público é crime. Acredita Flávio que essa é uma medida nada con-fortável aos pacientes que nunca podem reivindicar seus direitos.

Dr. Zelir pediu que seja enviado à Tânia Garibe um oficio para que aumente o vale-renda no municí-pio. Aproveitou para dizer que seria importante que houvesse instrutores nas academias ao ar livre de Chapadão do Sul.

Vereadores de Chapadão do Sul

Prefeito anuncia novo Secretário Municipal de Administração

Na tarde da terça-feira, dia 17 de março, o prefeito de Chapadão do Sul (MS), Joce-lito Krug, anunciou o novo Secretário de Administração. Assumiu a pasta Claudemir Novaes Amante, mais conhe-cido como Nenon.

O secretário é natural da cidade de Itambé (PR) e mora há 16 anos em Chapadão do Sul. Tem 44 anos, é casado e tem 2 filhos. Trabalhou por vários anos no Grupo Schlat-ter e cursa Administração de Empresas na FACHASUL.

Um dos primeiros obje-tivos, segundo Claudemir, é conhecer a estrutura da se-cretaria para definir as metas de trabalho.

O novo secretário de administração, Claudemir Novaes Amante, mais conhecido como Nenon e o Prefeito Jocelito Krug

Implantada em 2006, a UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, em Chapadão do Sul, iniciou as suas atividades com o curso de Agronomia.

Com o campus inaugu-rado em novembro de 2008, denominado Campus Ernani Reuter, em área doada pela Fazenda Campo Bom, a uni-dade ficou em condições de oferecer novo curso universi-tário no município.

O diretor do campus, pro-fessor Gustavo de Faria The-odoro, decidiu consultar a população em geral, através de enquete na imprensa, para saber a opinião pública a respeito de qual área do co-nhecimento deve ser o novo curso.

A primeira parte da enque-te, disponível no site www.jovemsulnews.com.br faz a seguinte pergunta: Em qual área do conhecimento deve ser o novo curso a ser implan-tado no Campus de Chapadão do Sul (UFMS)?

UFMS de Chapadão do Sul consulta população sobre novo curso

1. CIÊNCIAS AGRÁ-RIAS (Ex.: Engenharia Flo-restal, Zootecnia, entre ou-tros.)

2. CIÊNCIAS BIOLÓ-GICAS E DA SAÚDE (Ex.: Biologia, Enfermagem, entre outros.)

3. CIÊNCIAS EXATAS (Ex.: Matemática, Física, entre outros.)

4. CIÊNCIAS HUMA-NAS E SOCIAIS (Ex.: Histó-ria, Geografia, entre outros.).

Após esta consulta, será feita outra, que terá como op-ção de escolha alguns cursos compatíveis com a área de conhecimento selecionada. Os cursos que serão indicados como as opções na segunda parte da enquete serão os pos-síveis de serem implantados de acordo com as condições técnicas do campus de Chapa-dão do Sul, lembra o diretor.

O professor Gustavo disse

que a consulta popular confir-mará a aptidão do município em alguma área do conhe-cimento e apontará à reitora qual o melhor caminho a se-guir em Chapadão do Sul.

Além disso, a UFMS ela-bora projeto para instalar tam-bém um curso de Mestrado em Agronomia em Chapadão do Sul. A pretensão é ter no campus Ernani Reuter em 2010 dois cursos de graduação e um de mestrado.

O curso de agronomia continua. O vestibular para a próxima turma será no final deste ano, para início das aulas em 2010, junto ao novo curso.

Em Chapadão do Sul, ha-verá provas do vestibular de inverno para os cursos a serem aplicados em outros campi, fora do município.

ATENÇÃO: a enquete já está no ar, acesse o site www.jovemsulnews.com.br e vote.

Campus da UFMS, Ernani Reuter em Chapadão do Sul.Na manhã da quinta-feira,

dia 19 de março, o presidente da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul convocou a imprensa para prestar escla-recimento sobre o caso do Frigo Casbe.

O SIF do Serviço de Ins-peção Federal do Frigo Cas-be foi liberado no início da tarde da quarta-feira, 18 de março, em Brasília.

Há algum tempo a es-trutura do frigorífico em Chapadão do Sul estava pronta e esperava somente a aprovação de alguns do-cumentos e inspeção para poder funcionar.

No mês passado, estive-ram em Brasília os verea-dores Abel, Flávio, Dudu e Maiquel, onde se reuniram com deputados e senadores no intuito de agilizar o pro-cesso.

Emperrava o início de funcionamento a Secretaria

SIF do Frigo Casbe liberado e empresa começará a funcionar

de Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Traba-lho. Após forte negociação dos deputados, senadores, vereadores e prefeito, foi autorizada a abertura do frigorífico.

Segundo o vereador Dr. Flávio, a obra está pronta e faltava apenas a aprovação do SIF, Serviço de Inspeção Federal. A cada parte cons-truída foi necessária essa providência. O Frigo Casbe passou por todas as aprova-ções estaduais, mas quando feita a fiscalização federal foi barrado.

Nos próximos dias, a contar da data da libera-ção, os proprietários seriam comunicados dessa deci-são, oportunidade em que a planta de Chapadão do Sul poderá iniciar abates.

Acredita o presidente da Câmara de Vereadores de Chapadão do Sul, Professor

Guerino Perius, que em breve a empresa começará a abater as 100 cabeças de bovinos previstas por dia.

O Frigo Casbe gerará 55 empregos diretos.

Algumas ressalvas foram feitas para que o SIF fosse aprovado, como espaço para colocação dos chifres e cas-cos dos animais.

Haverá 100% de apro-veitamento do animal. Até mesmo o sangue terá destino industrial.

Page 6: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

Reciclável www.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301 6

Gerais

Estradas da zona rural são recuperadas pela prefeitura

Começou a Prefeitura de Chapadão do Sul (MS) a re-cuperação e cascalhamento de estradas da zona rural do município.

De acordo com a Assesso-ria de Imprensa, os serviços de recuperação estão concentra-dos na MS-242 e na estrada localizada na região da Santa Luíza, que também dá acesso à Pedra Branca. As estradas estão sendo recuperadas ainda na região do Pouso Alto, na Fazenda Xodó e no Assenta-mento Aroeira.

Estas localidades também estão recebendo cascalhamen-to nos pontos considerados mais críticos. O objetivo da administração municipal é deixar as estradas rurais em perfeitas condições para o escoamento da produção.Máquina da prefeitura em trabalho de recuperação de estrada rural em Chapadão do Sul

No final deste mês de março, o prefeito de Cha-padão do Sul, Jocelito Krug, cumpriu uma ex-tensa agenda em Campo Grande, com assinaturas de convênios e busca de novos investimentos para o município.

O Prefeito confirmou que o município irá re-ceber a doação de má-quinas e equipamentos do DNIT/MS. A doação foi acertada entre o pre-feito e o superintendente do DNIT(Departamento Nacional de Infra-Estru-tura de Transportes) em Mato Grosso do Sul, o ex-governador Marcelo Miranda.

De acordo com o Pre-feito, o município irá rece-ber 1 patrola, 2 caminhões, equipamentos eletrônicos,

Município irá receber doações de máquinas

e equipamentos do DNIT/MS

equipamentos de informá-tica, equipamentos para oficina, máquina de solda dentre outros.

Durante a viagem à capital, Jocelito assinou termo de convênio com o Governo do Estado para assegurar o transporte escolar dos alunos da rede estadual, assinou convênio com o INCRA( para a libe-ração de recursos para Ter-raceamento e construção de cercas no Assentamen-to Mateira) e com a FURP – Fundação para Remédio Popular (para a compra de medicamentos mais baratos) e esteve ainda na reitoria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS discutindo a implantação de novos cursos no campus de Cha-padão do Sul.

A campanha “HOJE É DIA DE COMBATER A DENGUE” continua por toda a cidade. Em visitas domi-ciliares os agentes de saúde estão orientando moradores como combater o aedes ae-gypti, distribuindo adesivos e material informativo. O Trabalho de palestras nas em-presas e comércios da cidade também está em andamento.

De acordo com a Coorde-nação de Controle de Vetores, o índice de infestação da cidade está em 1,6 %, mas alerta que atenção maior ainda está por vir.

Os meses de abril e maio,

Atenção contra a dengue não pode pararsegundo o Coordenador do Controle de Vetores Luiz Os-mar S. Simão, são os meses mais críticos, pois com a di-minuição das chuvas muitos depósitos ficam com água pa-rada e o mosquito se prolifera com muita facilidade.

No inicio do mês de abril será iniciado um trabalho nas escolas do município com apresentação de filmes sobre a dengue e o mos-quito transmissor para que as crianças e os jovens se tornem agentes de combate a dengue em suas casas e rapassem a seus pais a im-portância de combater a o

mosquito. Limpar o quintal e os

terrenos baldios, evitar água parada, dentre outras peque-nas atitudes, é a melhor e

mais eficiente forma de com-bater o mosquito e prevenir a dengue. Faça sua parte. Se não tiver mosquito não tem dengue.

O presidente do Sindi-cato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar A. Borgelt, anunciou no final da semana passada, a contratação do locutor Marco Brasil.

Foi o narrador contratado para realizar a abertura da Festa do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL, Exposi-ção Agropecuária e Industrial de Chapadão do Sul, na noite da quarta-feira, 4 de junho. A XVII EXPOUSL vai até o domingo, (7).

Marcos Brasil, com o seu jeito de menino e com um carisma imenso é considerado hoje um dos profissionais de rodeio mais completos do Brasil.

Seu desempenho na arena é surpreendente, sempre com inovações, uma alegria contagiante e a emoção que transparece pela sua voz.

Pelo grande talento, a introdução no meio artístico foi uma decorrência natural.

Apresenta seu próprio programa de televisão, tem prestígio internacional e está sempre presente nos principais programas da TV brasileira. Também gravou várias músicas e além dos rodeios, realiza shows com a banda “Alô Meu Povo”, por todo país.

Costuma sempre usar a seguinte frase como estímulo a seus fãs; “Nunca deixe que o medo atrapalhe seus sonhos”.

Ela revela e descreve exatamente sua garra e sua vontade de vencer.

Marco Brasil define sua trajetória como um grande sonho que se tornou realidade, graças a muita dedicação, fé em Deus e apoio dos que o cercam. (Fonte: site www.marcobrasil.com.br).

Para a XVII EXPOSUL estão contratados até o momen-to;

Dia 04, quinta-feira, Bonde do Forró e Marco Brasil;Dia 05, sexta-feira, Fernando & Sorocaba;Dia 06, sábado, Chico Rei & Paraná e Alan e Alex;Os narradores de rodeio serão, Gleydson Rodrigues e

Márcio Alexandre, com participações de 4 a 7 de junho;Animará a arena o Garoto Juca.

Marco Brasil estará na XVII EXPOSUL

Locutor de Rodeio, Marco Brasil

Senadora Kátia Abreu participa do CNA em Campo em MS

Percorre a senadora Kátia Abreu, presidente da CNA, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, todo o país para reverter o que chama de “preconceito contra o produtor rural”.

Lança o programa “CNA em Campo” com o objetivo de aproximar a entidade do produtor rural e da sociedade, que muitas vezes vê a classe como predadora do meio ambiente, caloteira, má em-pregadora e até responsável pelo efeito estufa.

Poucos órgãos da impren-sa destacam que a atividade agropecuária brasileira gera um terço do PIB e é o único setor superavitário da nação.

Kátia Abreu participou de uma verdadeira maratona de atividades na capital do esta-

do e no domingo à tarde seguiu para Dourados com a mesma missão.

N o G o l d e n Class, no sábado, dia 28 de março, de manhã, com-pareceu à ceri-mônia do Prêmio FAMASUL de Jornalismo, onde deu uma tumul-tuada entrevista à imprensa.

Respondeu so-bre terra indígena,

assunto, segundo a senado-ra, decidido nos gabinetes de Brasília por pessoas que desconhecem a realidade do campo e a situação fundiária do estado.

Falou do endividamento agrícola que persiste ao longo de décadas e do crédito rural, fórmula que não mais atende às necessidades da agropecu-ária brasileira.

Sobre a crise dos frigorífi-cos informou que o BNDES liberou R$200 milhões ao Independência para pagar os pecuaristas. Falta agora à empresa oferecer garantias ao repassador Banco do Brasil para concretizar a transação. Somente Mato Grosso do Sul tem R$51 milhões nessa pendência.

Há uma injustiça contra a classe produtora que persiste ao longo dos anos. É o produ-tor tratado como criminoso, mas é responsável de alimen-tar o povo brasileiro e de gerar divisas para o país através da exportação, além de ser o setor que mais emprega na nação.

Esse verdadeiro precon-ceito não combina com o desempenho da agropecuária brasileira, reconhecidamente a mais eficaz do mundo.

Pediu aos jornalistas que a ajudem a esclarecer a ver-dade.

Após a premiação, lançou o programa CNA em Campo. Fez um veemente discurso, presenciado pelo governador André Puccinelli e pelo pre-feito Nelson Trad.

Ressaltou que no mundo globalizado de hoje a China aparece como a fábrica do mundo, a Índia como a pres-tadora de serviço do mundo e o Brasil como a fazenda do mundo.

Conta o país com mais de 200 milhões de hectares para produzir alimentos, sem desmatar um só hectare. É o único no mundo nessas con-dições.

Enquanto os Estados Uni-dos, a Europa, o Japão e o Canadá dão diariamente um

bilhão de dólares de subsídio à agricultura, vive o produtor brasileiro às voltas com pro-blemas básicos sem solução.

Deu exemplo da carga tributária e dos fretes exorbi-tantes praticados no Centro-Oeste, por falta de infra-es-trutura. Governos insensíveis se sucedem, sem perceber a importância do setor.

No sábado à tarde, a se-nadora visitou o Ministério Público e a Arquidiocese de Campo Grande. À noite, voltou ao Golden Class para participar da premiação do Programa Empreendedor Rural.

Na ocasião, deu entrevista exclusiva à Jovem Sul News, oportunidade em que falou principalmente da reforma do Código Florestal Brasileiro, assunto de interesse do Sin-dicato Rural e dos produtores de Chapadão do Sul.

Visitou ainda a Expogran-de e no domingo falou a mais de mil pessoas, sempre ressal-tando a sua missão de resgatar a imagem incompreendida e distorcida do produtor rural. Foi aplaudida de pé pelos presentes.

Continuou a sua incan-sável maratona no domingo à tarde, quando visitou a cidade de Dourados, no sul do estado.

Senadora e presidente da CNA, Kátia Abreu

Page 7: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

7 Reciclávelwww.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301

Costa RicaAssaltantes de banco do MT agiam há 3 anos na divisa com MS

Após meses de inves-tigação, envolvendo poli-ciais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, identificou-se a quadrilha que há 3 anos faz assaltos a bancos em municípios na divisa dos três estados. O chefe do bando foi preso na semana passada.

A última ação do grupo foi no Alto Taquari (MT), no mês passado. Os assal-tantes são apontados como os mesmos que em 2006 e 2008 invadiram agências de Pedro Gomes e também no ano passado assaltaram banco em Costa Rica.

O grupo começou a ser descoberto com a iden-tificação de um veículo Montana, com placas de Catanduva (SP), utilizado para fuga depois do rou-bo ao Banco do Brasil de Pedro Gomes, no dia 7 de agosto de 2008.

“O utilitário era finan-ciado em nome de um “la-ranja” e foi vendido para outras pessoas sem a trans-ferência, por se tratar de ve-ículo financiado. Chegamos assim à cidade de Goiânia, onde passamos a realizar um trabalho em conjunto com a Delegacia de Com-bate a Roubo a Banco e, após várias oitivas e Auto de Reconhecimento, che-gamos à pessoa de Flávio Rodrigues Faria Soares”, esclarece o GARRASA.

Flávio já era procurado por roubos às agências ban-

cárias na cidade de Dou-verlândia (GO) e também em Mato Grosso. Segundo a polícia, ele é quem finan-ciava o bando, fornecendo os veículos e as armas.

Estava em nome de Flá-vio um Tempra utilizado durante o primeiro assalto em Pedro Gomes, há 3 anos. Em depoimento, ele confessou que na ocasião foi o assaltante que ficou ferido na troca de tiros com

policiais.Nos anos seguintes, ga-

rantiu que não teve parti-cipação direta em outros roubos, alegando que ape-nas forneceu os veículos aos mesmos comparsas de 2006.

A versão foi contestada por testemunhas que pre-senciaram a ação em Pedro Gomes e que identificaram Flávio como um dos envol-vidos na invasão ao Banco

do Brasil, por conta do porte físico e estatura.

Com apoio do Grupo de Combate a Roubo a Banco de Goiás, foi feita a prisão de Flávio, no dia 11 de março, que já está em Campo Grande, por ter mandado de prisão contra ele no Estado.

ARMAS

Em uma área na divisa entre Mato Grosso do Sul e Goiás também foram en-contrados fuzis utilizados no roubo à agência bancária do Alto Taquari.

Foram encontrados 1 fuzil Bushmaster (M-15), calibre 5.56mm, fabricação americana com carregado-res para 30(trinta) tiros; fuzil modelo FAL (utilizado pelo exército brasileiro) calibre 7,62mm, com carre-gador para 20(vinte) tiros; fuzil H.K modelo G-3, calibre 7.62mm, fabrica-ção alemã, carregador para 20(vinte) tiros; além de 300 munições dos calibres 7.62mm e 5.56mm.

Sobre Costa Rica, a hi-pótese é de “um ou outro integrante do grupo” te-nha participado, informa o GARRAS.

A Polícia diz que falta apenas a identificação de um dos nove homens que participaram das ações.

Fonte: campogrande-news.

Flávio Rodrigues Faria Soares, armas e munições apreendidos

Alunos da Escola Esta-dual Vereador Kendi Nakai, do Paraíso das Águas, que participam do Projeto Ár-vore da Vida, saíram no sábado, dia 21 de março, às ruas do distrito, para cons-cientizar a população quanto à economia e preservação da água do planeta.

Foi a ação dos alunos, uma iniciativa para marcar o dia Internacional da Água, comemorado em todo o mundo no dia 22 de Março.

Os alunos distribuíram panfletos com dicas de como eco-nomizar água.

Cerca de 70 (setenta) alunos participam do projeto Árvore da Vida, criado em meados de 2008, coordenado pelos profes-sores Leonardo Corniani, Patricia Bassan, Valdilene, Márcio Felipe e outros Professores da Escola Estadual Vereador Kendi Nakai.

O Professor Leonardo Corniani um dos responsáveis do projeto, disse à reportagem do britonews, que uma seletiva já foi feita e que muitos alunos teem vontade de participar, mas, é feita uma seleção, os candidatos respondem um questioná-rio de meio ambiente e necessitam ter um bom desempenho escolar.

Dentro em breve, os idealizadores do projeto, farão reco-lhimento de pilhas não utilizadas e baterias no processo de reciclagem.

O “Árvore da Vida” tem o apoio da Energest do Brasil, que patrocinou com materiais necessários para a instalação e desenvolvimento do projeto na escola.

Durante o ano de 2008, alunos e professores plantaram hortaliças na horta da escola e com utilização de garrafas “pet” recicláveis, recolhiam nas casas da cidade, restos de óleos vegetais utilizados nas cozinhas, para a produção de sabão de usos gerais no “Projeto Óleo Consciente”.

Dicas para a economia de água.Dez dicas para economizar águaTema:EcologiaAutor: Chris BuenoData: 22/3/2005 • 1. Banho rápidoSe você demora no banho, você gasta de 95 a 180 litros

de água limpa. Banhos rápidos (de no máximo 15 minutos) economizam água e energia.

• 2. Escovando os dentesSe a torneira ficar aberta enquanto você escova os dentes,

você gasta você gasta até 25 litros de água. Então, o melhor é primeiro escovar e depois abrir a torneira.

• 3. Torneira fechadaTorneira aberta é igual a desperdício. Com a torneira aber-

ta, você gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Se deixar pingando, são desperdiçados 46 litros por dia.

• 4. DescargaUma descarga chega a utilizar 20 litros de água em um único

aperto! Então, aperte a descarga apenas o tempo necessário.• 5. Lavando louçaAo lavar louças, não deixe a torneira aberta o tempo todo

(assim você desperdiça até 105 litros). Primeiro passe a esponja e ensaboe e depois enxágüe tudo de uma só vez.

• 6. Lavando o carroLavar o carro com uma mangueira gasta até 560 litros de

água em 30 minutos. Quando precisar lavar o carro, use um balde!

• 7. Mangueira, vassoura e baldeAo lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse

vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água (assim você economiza até 250 litros de água).

• 8. JardimRegando plantas você gasta cerca de 186 litros de água

limpa em 30 minutos. Para economizar, guarde a água da chuva e regue sempre de manhã cedo, evitando que a água evapore com o calor do dia.

• 9. AquárioQuando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as

plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

• 10. Pressão política Não adianta só economizar: é preciso brigar por políticas

que cuidem dos rios e lagos e garantam água potável para todos

Alunos do Kendi Nakai comemoram o dia da água com campanha educativa

Foto: Juliana Angeli

• Mês de abril com isenção de matricula.• Retorno das aulas de Ballet com a professora Rosana Fermino Coelho.• Descontos especiais para família.• Novos horários de ginástica.• Novos profissionais na MEGA FITNESS

AQUÁTICA.

“Mega Fitness, o seu plano de saú-

de”.

VENHA CONFERIR!

Avenida Seis nº 840, Telefone: (67)3562-2462 – Chapadão do Sul (MS).

Aniversário da ACADEMIA

MEGA FITNESS

Chico Graziano virá a Chapadão do Sul

Chico Graziano, o ho-mem do “X da Questão”,

estará em Chapadão do Sul no próximo mês de abril.

Fará palestra no Centro de Eventos do Sindicato Rural, às 19 horas, em data ainda a ser confirmada. Falará sobre o Meio Am-biente.

Atualmente Chico Gra-ziano é Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Era intenção do Sindi-cato Rural de trazê-lo para as palestras da 17ª EXPO-SUL, mas não foi possível conciliar a sua agenda de muito trabalho.

Virá antes da exposição, a exemplo do que ocorreu em 2008, quando o Sindi-cato trouxe a Chapadão do Sul o ex-ministro Roberto Rodrigues.

Meio Ambiente é um dos principais assuntos que hoje se debate entre a clas-se produtora, muitas vezes responsabilizada pelos pro-blemas que acontecem na degradação da natureza.

Certamente será uma palestra de interesse de toda a comunidade de Chapadão do Sul e da região.

Chico Graziano

Page 8: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

8Reciclávelwww.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301

Chapadão do Céu

A partir da participação de Chapadão do Céu no Salão do Turismo Brasilei-ro, denominado Roteiros do Brasil, o município con-seguiu despertar a atenção do SEBRAE/GO para o desenvolvimento do turis-mo agroecológico.

Chapadão do Céu já par-ticipa da Região Agroecoló-gica, que abranje os muni-cípios de Chapadão do Céu, Mineiros, Caiapônia, Rio Verde, Jataí, Seranópolis e Lagoa Santa.

A regionalização do tu-rismo é um programa do Ministério do Turismo para todo o País.

Goiás foi dividido em nove regiões turísticas.

Com a estrutura orga-nizacional montada em Chapadão do Céu, para participação na região agro-ecológica e a ida ao Salão

Empresários do agronegócio de Chapadão do Céu aderem ao turismo agroecológico

do Turismo, realizado no Anhembi, São Paulo (SP), uma agência de turismo da cidade de Campo Verde

(MT), despertou interesse no potencial turístico do agronegócio de Chapadão do Céu, o turismo tecno-

lógico.A partir deste encontro, a

empresa conseguiu, através do SEBRAE, consultoria

Aluisio Cabral, superintendente do Turismo da Secretaria de Turismo do município de Chapadão do Céu, secretário do Fórum Regional (Fórum Regional Agroecológico), representante do Fórum Estadual e presidente da SETA, Sociedade Ecológica do Turismo Ambiental de Chapadão do Céu (GO).

para desenvolvimento do turismo tecnológico.

Desenvolve a empresa, custeado pelo SEBRAE/GO, com apoio da Prefei-tura, um projeto de turismo, dividido em sete etapas.

A primeira e a segunda etapa, que se referem ao levantamento do potencial, foram realizadas em outubro e novembro de 2008. Em março de 2009, foi realizada a terceira etapa, a formatação e validação do sistema de gestão de segurança e im-plementação das normas da A.B.N.T., Associação Brasi-leira de Normas Técnicas.

Na oportunidade da exe-cução da terceira etapa, hou-ve o contato com os proprie-tários rurais detentores das atrações turísticas naturais e tecnológicas, com total adesão ao projeto.

Até o final de execução

das sete etapas, Chapadão do Céu e os demais municípios que compõem o fórum, já estarão aptos e com pacotes comerciais, com linguagens internacionais padronizadas para o desenvolvimento do turismo.

“Como Chapadão do Céu apresenta política local para o turismo, potencial tecno-lógico natural e de aventura, certamente vai participar de expressiva fatia do mercado consumidor do turismo”, concluiu Aluisio Cabral, superintendente do Turismo da Secretaria de Turismo do município de Chapadão do Céu, secretário do Fórum Regional (Fórum Regional Agroecológico), represen-tante do Fórum Estadual e presidente da SETA, Socie-dade Ecológica do Turismo Ambiental de Chapadão do Céu (GO).

A Prefeitura Municipal de Chapadão do Céu comu-nica aos proprietários de estabelecimentos comerciais, industriais e prestadoras de serviço, que ainda não possuem ALVARÁ de LICENÇA para funcionamento Exercício 2009, que comparecerem o Departamento da Receita Tributária, o mais breve possível, a fim de sanar as pendências junto ao Fisco Municipal.

Comunica ainda, que a fiscalização tributária esta vistoriando e notificando todos os estabelecimentos, que não possuem o Alvará de Licença para Localização e Funcionamento Excercício 2009.

O primeiro Fórum Muni-cipal de Educação de Cha-padão do Céu,organizado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho

Realizado com sucesso o Primeiro Forum da Educação de Chapadão do Céu

Municipal de Educação de Chapadão do Céu, aconteceu nos dias 26 e 27 de março, no Anfiteatro da Câmara Municipal tendo como tema

principal: A parceria entre “Família, escola e socieda-de”.

Segundo o Secretário de Educação do Município, Mauri Wierrbicki, o tema escolhido só tem a contribuir para o desenvolvimento de uma “Educação de qualida-de”, pois esta participação faz-se necessária no meio escolar, cria-se espaços de escuta, voz e acesso às in-formações. É preciso que os pais e a sociedade se impliquem nos processos educativos de seus filhos no sentido de motivá-los afe-tivamente ao aprendizado, disse o secretário.

O principal objetivo des-te fórum foi “A integração de todos os seguimentos da sociedade” nas questões edu-cacionais, pois uma educa-ção de qualidade beneficia a todos, seja com profissionais capacitados ou com cidadãos responsáveis e conhecedores de seus direitos e deveres.

Pensando nisto é que o encontro foi pautado no prin-cípio constitucional “Gestão Democrática da Educação”, a qualidade na educação com participação social, que se justifica pela necessidade de buscar soluções para aprimo-

rar a participação social na definição e no acompanha-mento das políticas públicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.

Contou o Primeiro Fórum da Educação de Chapadão do Céu, com a participação de todas as entidades edu-cacionais do município, da rede municipal e particular. Participaram tanto na organi-zação quanto na participação de apresentações culturais e trabalhos científicos realiza-dos pelos professores dentro de suas escolas.

Houve várias palestras ligadas ao tema principal do evento, como:

“A importância do Sis-tema Municipal de Ensino, para a Educação Municipal” Tendo como palestrante: Mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás, Luciano Julio Firmi-no, secretário executivo da União Nacional dos Conse-lhos Municipais de Educa-ção, coordenação de Goiás.

“As Políticas Públicas para a Educação Infantil” Pa-lestrante: Ms. Silvana Rosa Martins Ala, Coordenado-ra Inspetora do Conselho Municipal de Educação de

Goiânia, atuou principal-mente nos seguintes temas: Educação Infantil, gestão da educação, teorias sobre a infância.

“ Atuação do Conselho Municipal de Educação: autonomia promovendo a qualidade de ensino.” Tendo como palestrante o mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás,Luciano Julio Firmino, secretário executivo da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, coordenação de Goiás.

“A literatura na Educação infantil”, trabalho científico apresentado pela Professora e Coordenadora do Colégio Alicerce: Ana Rita Sam-paio.

“Educação Ambiental: uma atitude que favorece a vida”, apresentado pela profª. Dianir Ulbrik.

“Professor X Aluno = Afetividade”, apresentado pela professora e Coorde-nadora do Colégio Alicerce: Rosilene Donizete da Silva.

“ Pedagogia Waldorf”, apresentado pela professora da Escola Micael: Mariolei-de Leite.

”A importância da famí-lia na comunidade escolar”, apresentado pela Professora da Rede Municipal de Ensi-no, Jane Fátima Rigodanzo.

“Integração família e sociedade buscando a ex-celência educacional, teve como palestrante, a Ms.

Nelizete de Araújo Vargas, Coordenadora da FECRA, atualmente Professora do Ensino Superior na Facul-dade de Educação de Costa Rica, FECRA, Professora do curso de Pós – gradu-ação na FECRA e na FIC (Faculdades Integradas de Cassilândia), Coordenadora do Instituto Superior Lau-radaiane, Coordenadora do Curso de Normal Superior na FECRA e Supervisora de Gestão Escolar da Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Segundo Marlene Azere-do, uma das coordenadoras do evento, com este Fórum, o Conselho Municipal de Educação de Chapadão do Céu, conseguiu mostrar os trabalhos da Educação Mu-nicipal, que será apresentado no Encontro Regional e Estadual dos Conselhos Mu-nicipais de Educação de Goi-ás, que será realizado pela UNCME(União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação), neste ano de 2009.

Além dos Professores, pais, cidadãos e vereadores participaram do Primeiro Fórum da Educação de Cha-padão do Céu.

Recebeu o evento a pre-sença da Secretária de Edu-cação de Chapadão do Sul, representantes da UNCME regional de Mineiros, e pro-fessores da cidade de Costa Rica.

Marlene Azeredo, Prefeito Paulão e o Sec. Mauri, no Forum

Page 9: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

9Horóscopo Portal AngelsSocial

Reciclávelwww.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301

Semana de grande grau de exigência e intensidade para Áries que está particularmente ativo e ansioso.

No setor sentimental esta semana pode trazer uma grande reviravolta na sua vida, de re-

pente os sentimentos e as vivências ganham novos contornos com que não contava. No setor profissional não há grandes evoluções, revelará grande esforço e empenho

no trabalho, mas tal não será suficiente para que atinja os objetivos que estabeleceu. Na saúde poderá dizer-se que está em boa forma.

Conjuntura auspiciosa para os nativos de Touro que verão a sua vida evoluir, por vezes de uma forma inesperada.

No setor sentimental não terá motivos para estar inseguro ou desconfiado, pelo contrário, a

conjuntura é de grandes afinidades e deveras propícia ao crescimento afetivo. No setor profissional a semana é positiva e adequada a que possa correr riscos,

ou melhor, aproveitar oportunidades. Na saúde conseguirá, gerir da melhor forma as suas energias.

A conjuntura traz mudanças para todos os setores esta semana, esteja atento.

No setor sentimental a semana será de gran-des definições e mudanças que velará mais do

que nunca pelos seus direitos e não se vergará a situações de domínio ou posse. No setor profissional terá esta semana muitos desafios, deverá rodear-se das

pessoas certas e tirar do seu caminho quem não se rege pelos mesmos parâmetros ou regras. Na saúde esta semana não vai ter incomodos.

Esta semana deve procurar o equilíbrio tentando ser mais realista, moderado e objetivo. A conjuntura permite organizar a sua vida de forma mais facilitada.

A vida sentimental tem indicadores de insta-bilidade e a melhor forma de evitar atritos é tentar

ser calmo e bom ouvinte, assim tudo se resolverá da melhor forma.No plano profissional programe com muita atenção todas as atividades desta

semana. Exija esclarecimentos de tudo o que lhe oferece dúvidas. Favorecidos inves-timentos após estudos detalhados e aprofundados. Na saúde semana de muito stress, faça terapias de relaxamento.

A conjuntura coloca-o num plano pouco “terreno”, nota-se algum distanciamento da rea-lidade o que o levará a instabilidade e períodos de alguma confusão.

A vida sentimental tem indicadores de insegurança, tende a viver emoções defasadas, quer criando expectativas pouco viáveis, quer alimentando desconfianças infundadas.

No setor profissional não conte com uma conjuntura muito clara, pormenores importantes podem de momento estar fora do seu alcance. Custe o que custar viva a sua realidade economica. Na saúde semana de instabilidade nervosa que deve tentar combater clinicamente.

Esta semana está protegido, dada a conjuntu-ra que trará influências muito benéficas.

A evolução da vida sentimental, é auspicio-sa, uma nova luz brilha trazendo intensidade,

paixão e felicidade. No setor profissional embora as influências sejam positivas não deve de forma

alguma dar passos em falso ou tomar decisões impulsivas ou deficientemente funda-mentadas. Na saúde de uma maneira geral está estável.

A conjuntura da semana é, dominada pela carta do SOL, arcano radioso e positivo e muito auspicioso para estes nativos.

No setor sentimental viverá uma semana muito agradável, novos horizontes se abrem

neste plano, trazendo momentos muito felizes.No setor profissional se trabalha por conta própria a sua carteira de clientes tende

a aumentar, afastando algumas preocupações. No caso de ser trabalhador dependente podem surgir novas propostas de trabalho. Na saúde a sua condição física está de molde a aguentar os embates da semana.

Esta semana necessita de muita lucidez e capacidade de interação com o meio en-volvente e com a vida, deve manter ativos e atentos todos os seus sentidos.

Nem tudo corre bem no plano sentimen-tal, surgem fatores de instabilidade e conflitos, vários e inesperados.

Semana muito instável e delicada no plano profissional, a falta de cumprimento de terceiros, a oscilação de mercados e falta de apoio podem levar a que se sinta sem grandes evoluções ou margem de manobra. Na saúde deve cortar com alguns hábitos menos saudáveis.

A semana traz boas perspectivas para Sagitário, que terá, face à influência da con-juntura, uma semana muito ativa dinâmica, criativa e alegre.

No setor sentimental as boas influências pautam a semana trazendo momentos muito apaixonados, quer nas relações já exis-tentes, quer nos novos relacionamentos.

O setor profissional está muito favorável, estará muito eficaz e eficiente e o seu trabalho será notado e terá avaliações de mérito muito favoráveis. Na saúde ao longo da semana terá várias quebras anímicas.

A conjuntura traz uma semana muito forte para Capricórnio. Luta, persistência vão marcar a semana.

A vida sentimental tende a evoluir de forma surpreendente. Vai começar a semana

de forma menos positiva, sendo confrontado com atitudes menos corretas e que podem magoá-lo, mas depois de uma longa conversa tudo se resolverá.

O plano profissional evolui de forma lenta, mas muito sólida. Tudo o que pretende, deseja ou anseia, com calma vai conseguir. Na saúde semana favorável.

Esta semana deve atuar com toda a rapidez, sentido de oportunidade e de ação são essenciais. Seja muito decidido e rápido a enfrentar ou con-trolar situações que não tinha previsto.

No setor sentimental evite seguir a sua in-tuição, atos ditados exclusivamente pela paixão não são aconselháveis. Esta semana tem uma conjuntura favorável a mudanças que deve fazer sem vacilar, mas depois de bem estruturadas.

No setor profissional terá possibilidade de atingir os objetivos a que se proponha, embora deva contar sobretudo consigo, retire do seu caminho obstáculos. Na saúde sentirá instabilidade e nervosismo.

A conjuntura é de evoluções e, pode dizer-se que a palavra-chave da semana é recuperação. Esteja expectante, pois tudo evoluirá positiva-mente.

Semana muito positiva no setor sentimental, sobretudo para quem pretende manter a estabilidade e pugnar pelos sentimentos que tem vindo a desenvolver.

O setor profissional é o mais favorecido, podem surgir oportunidades de mudanças profissionais ou de novos negócios muito promissores. Na saúde ao longo da semana tendem a repetir-se sinais de cansaço e não raras vezes dores de cabeça acentuadas.

AniversariantesO SIMTED, Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação, de

Chapadão do Sul, realizará eleição para nova diretoria, para o período de 19 de maio de 2009 a 19 de maio de 2012.

As chapas pretendentes para concorrer às eleições deverão apresentar documentação, prevista no edital, na secretaria do SIMTED, no prazo de 30 dias.

Veja abaixo o resumo do EDITAL.

SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDU-CAÇÃO.

AVISO RESUMO DE EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEI-ÇÕES SINDICAIS.

Tem o presente a finalidade de comunicar e tornar público que, de acordo com a legislação vigente e as normas estatutárias aplicáveis, será realizada ELEIÇÃO no SINDICATO MUNICIPAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO de CHAPADÃO DO SUL-MS, para composição da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à Federação dos Trabalhadores em Educação e respectivos suplentes, para o mandato no período de 19/05/2009 à 19/05/1012. O Registro de Chapas será dirigido à Presidente do Sindicato, formalizado em 02 (duas) vias cada uma, com os documentos necessários e apresentados à secretaria que, durante o prazo para registro, funcionará das oito às onze horas e das treze às dezessete horas, nos dias úteis. A urna será itinerante e percorrerá os seguintes locais de trabalho: E.E.P.S.G. Augusto Krug Netto e E.E. Jorge Amado. O prazo de Registro de Chapas é de 30 (trinta) dias, contados da data de publicação deste aviso. Os horários serão designados em comum acordo entre os enca-beçadores das chapas inscritas. Havendo Chapa Única, a segunda votação poderá ser realizada 2 (duas) horas após a primeira.

Chapadão do Sul-MS, 19 de março de 2009.

Fátima Regina Sanches Munareto.Presidente.

SIMTED de Chapadão do Sul convoca eleições - EDITAL

Registramos o aniversário da jovem, Vitória Moura Agostini, filha de Vera Moura e de Vanderlei Agostini.Vitória completou nove anos no dia 27 de março.Os pais, demais familiares, a equipe do Jornal Novo Tempo/Jovemsulnews e amigos de Vitória desejam que a sua vida seja repleta de felicidades e prosperidades, com plena saúde.Parabéns.

Reportagem sobre controle biológico na IACO ganha prêmio FAMASUL de jornalismoNo último sábado (28) rea-

lizou a Federação de Agricultu-ra e Pecuária de Mato Grosso do Sul a entrega da premiação aos vencedores do Prêmio FA-MASUL de Jornalismo.

VENCEDORESCategoria mídia impressaLevou o prêmio o jornalista

Ariosto Mesquita, com a repor-tagem “Ambulância e Jeep do Pantanal”.

RádioBeatriz Arcoverde, da Rá-

dio Brasil, venceu com a maté-ria “O Biodigestor revoluciona a suinocultura”.

WebsiteO jornalista Anderson Vie-

gas, do Canal da Cana, recebeu a premiação com a matéria “Iaco de Chapadão do Sul

investe no controle biológico da broca da cana-de-açúcar”.

TelevisãoO prêmio ficou com a jorna-

lista Juliana Lanari, da MS Re-cord, pela reportagem “Coope-rativa/Avicultura”. Ela também foi a vencedora do

Prêmio Master e levou uma viagem para o Nordeste, com direito a acompanhante.

Projeto AcadêmicoNa categoria acadêmico le-

varam a premiação as estudantes Katiane Arce, Flávia Silva, Isa-bela Carrato e Graziela Rezende, da UCDB (Universidade Católi-ca Dom Bosco), com o trabalho “Fascículo Rural”.

Para os jornalistas formados, o prêmio foi de R$ 2 mil e para

os acadêmicos um aparelho smartphone.

No webjornalismo, o assunto premiado foi editado no dia 03 12 08 em Campo Grande. Esse tema havia sido tratado pela jornalista Natália Leal cinco dias antes na Jovem Sul News. No dia 28 de novembro, produziu o texto “IACO Agrícola realiza combate biológico da broca na cana-de-açúcar”.

Também o site de Chapadão do Sul, O Correio News, fez notícia parecida no dia 29 de novembro.

Não percebeu a Jovem Sul News a prorrogação do período de veiculação, alterado no anda-mento do concurso. Em consequ-ência, não inscreveu a jornalista Natália Leal. O prazo original

do regulamento ia até 31 de outubro de 2008. No dia 2 de março, a FAMASUL prorroga-ra o prazo de inscrição e dilatara o período de veiculação até 31 de dezembro, em pleno prazo de inscrição, que começou no dia 3 de novembro.

Viegas teve o mérito de aprofundar o assunto e apro-veitar a prorrogação do prazo de edição das reportagens para inscrever a sua reportagem veiculada no início de novem-bro, 30 dias após abertas as inscrições.

Contudo, Chapadão do Sul apareceu no evento mais uma vez com o pioneirismo da IACO Agrícola, uma empresa orgulho para os moradores da cidade e da região.

Page 10: Página 9 Estradas da zona rural são recuperadas pela ...jovemsulnews.com.br/novo_tempo/nt_301.pdfFesta do Peão de Boiadeiro, da XVII EXPOSUL. Página 6 Locutor de rodeio Marco Brasil

10Reciclávelwww.jovemsulnews.com.br01 a 15 de Abril de 2009 - Edição nº 301

O Advogado, Dr. Flávio Sanches, es-pecialista em Direito Penal, Direito Estado e Tribunal do Júri, amplia as suas ativi-dades em Chapadão do Sul.

O Dr. Flávio atua em Chapadão do Sul há 15 anos.

Em 2008 foi eleito Vereador pelo PT, Partido dos Traba-lhadores.

A partir deste ano de 2009, passou a atender na área tra-balhista e na área previdenciária (apo-sentadorias).

Fica o Escritório do Dr. Flávio San-ches, localizado na Rua Ouro nº 1056, no Bairro Espatódia, Loteamento Parque União, telefones (67) 3562 2212 e 9911-6216. E-mail:

[email protected]

Dr. Flávio amplia suas atividades em Chapadão do Sul

Dr. Flávio Sanches, Advogado há 15 anos em Chapadão do Sul e vereador eleito em 2008 para o mandato 2008/2012, pelo PT.

Estagiária da equipe do Escritório do Dr. Flávio, Maria Garcia da Silva e o Advogado e Vereador Dr. Flário Sanches.

Escritório do Dr. Flávio Sanches, localizado na Rua Ouro, nº 1.056, no Bairro Espatódia.

Escolas Estadual Au-gusto Krug Neto entre-gou camisetas de uni-forme

A exemplo do que ocorreu em todas as

Escola Estadual Augusto Krug Neto entregou camisetas de uniforme

escolas estaduais do Estado de Mato Gros-so do Sul, a E.E.P.S.G. Augusto Krug Netto, entregou as camisetas de uniforme aos seus

alunos.Todos os alunos rece-

beram duas camisetas em documento assinado pelo pai ou responsá-vel, quando menores de idade.

Com esta medida, esperam os diretores de escola que todos os alunos compareçam nas escolas uniformizados com a camiseta.

Na sexta-feira, 13 de fevereiro, o governador André Puccinelli parti-cipou de uma solenidade de entrega de camisetas, em uma escola da capi-tal. Na oportunidade o governador disse que esta é a primeira vez, na história de Mato Grosso do Sul, que tal iniciativa é tomada.

Na última semana de março foram os alunos da extensão da Escola Jorge Amado, no Assen-tamento Aroeira a rece-ber as suas camisetas.

Ao total foram do-adas 30 mil camisetas de uniforme, que aten-deram todos os alunos matriculados na rede estadual de ensino.

Alunos da Escola Estadual Agusto Krug Netto receberam camisetas de uniforme. Cada aluno levou duas camisetas.