Os pais da sociologia2º ano

9
Sociologia – Professor Ítalo Colares Atualizado em 13 de setembro de 2011 Caderno 2 | Capítulo 1 e 2 Os grandes teóricos da... ...SOCIOLOGIA.

Transcript of Os pais da sociologia2º ano

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Atualizado em 13 de setembro de 2011 Caderno 2 | Capítulo 1 e 2

Os grandes teóricos da...

...SOCIOLOGIA.

A rápida urbanização;

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Desenvolvimento de novas tecnologias

de comunicação;

Novos métodos de produção e

organização industrial.

Max Weber e a ética protestanteAugust Comte (1798-1857)

Cabe ao sociólogo interpretar os homem em sociedade com o mesmo distanciamento e neutralidade das ciências exatas.

Aplicação do método científico ao estudo da sociedade.

Esse procedimento consiste em: IDENTIFICAÇÃO e OBSERVAÇÃO do objeto de estudo. QUANTIFICAR os dados colhidos, após analisá-los através da COMPARAÇÃO.

Através da utilização desse método Comte chegou à formulação da LEI DOS TRÊS ESTÁGIOS. Em que identificou três momentos específicos do esforço humano para compreender o mundo a sua volta.

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Sociologia – Professor Ítalo Colares

OS TRÊS ESTÁGIOS

TEOLÓGICOS, as explicações dos fenômenos supõem uma causalidade sobrenatural; os fenômenos da natureza, a origem dos seres, os costumes são explicados pela ação dos deuses.

METAFÍSICO, os agentes sobrenaturais são substituídos por forças abstratas, por noções absolutas pelas quais são explicadas a origem e o destino do universo.

POSITIVO, caracterizado pela aplicação de técnicas científicas à realidade social, em que a Sociologia se destaca entre as ciências como a mais significativa e complexa.

A ética protestante e o espírito do capitalismo

É necessário ao sociólogo livrar-se de todo e qualquer tipo de preconceito e ideologia.

Os fenômenos sociais são coisas e devem ser tratados como coisas.

As características dos fatos sociais são:

EXTERIORIDADE; COERCITIVIDADE e GENERALIDADE.

Émile Durkheim (1858-1917)

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Divisão do Trabalho SocialUma das maiores preocupações de Durkheim era a de identificar os fatores que mantêm a sociedade unida. Os indivíduos se mantêm integrados em grupos sociais e compartilham de valores e costumes por força da solidariedade.

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Karl Marx (1818-1883)O ponto de partida de Marx é a realidade social, o avanço técnico, o controle exercido pelo homem sobre a natureza, a situação da classe operária e o enriquecimento da burguesia.

O materialismo histórico: a forma pela qual o homem reproduz suas condições de existência, um fator importante da mudança social. As ideias e os valores não são as principais fontes da mudança social. A infraestrutura econômica determina, em última instância, a superestrutura política, jurídica e ideológica.

Luta de classes: é o motor da história. No capitalismo, ocorre entre a burguesia e o proletariado. O capitalismo seria superado por uma revolução dos trabalhadores, que estabeleceria uma sociedade sem classes e sem grandes divisões entre ricos e pobres. As contradições internas do capitalismo levariam, portanto, à sua superação.

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Alguns conceitos de Marx:

Mais-valia: é o valor que o operário cria além da sua força de trabalho, e que é apropriada pelo capitalista; é o trabalho excedente que não é pago ao operário e serve para aumentar cada vez mais o capital. Pode ser absoluta (quando há aumento do valor total produzido por cada trabalhador por meio de ampliação – intensiva ou extensiva – da jornada de trabalho) ou relativa (quando é conservada a mesma duração da jornada de trabalho, adotando-se algumas medidas – ou se reduz a quantidade de valores de uso consumidos pelo trabalhador, ou se reduz o tempo de trabalho necessário para produzir a mesma quantidade de valores de uso; ou, ainda, introduz-se incessantemente inovações tecnológicas)..

Sociologia – Professor Ítalo Colares

Alienação: quando o operário vende no mercado a força de trabalho, o produto que resulta do seu esforço não mais lhe pertence e adquire existência independente dele. Há uma reificação ou coisificação do homem expressa na sua desumanização.