Os 3 Poequinhos Carta e Noticia

5
Os três porquinhos Era uma vez três porquinhos irmãos. Certa vez, resolveram construir cada um sua morada. O caçula, preguiçoso como ele só, fez a sua casa de palha. O do meio, que da mesma maneira não era muito chegado em trabalho, fez a sua de madeira. O mais velho, e também o mais trabalhador construíram sua casa de tijolos. Um dia, apareceu por lá um lobo faminto. Com sopros bem fortes, derrubou a casa de palha do mais novo. Para não ser devorado, o pobre porquinho correu para a casa do irmão do meio. Depois, o lobo derrubou a casa de madeira e os dois porquinhos que estavam lá correram para a casa do irmão mais velho. Os três ficaram amedrontados dentro da casinha de tijolos. Quando o lobo apareceu, começou a assoprar. Assoprou, assoprou e assoprou. Mas não conseguiu derrubar a casa. Já cansado, mas ainda tentando assoprar com o pouco fôlego que lhe restava, o lobo caiu morto. Livres do lobo mau, os porquinhos irmãos viveram felizes. Porquinhos escapam de lobo faminto Na manhã de ontem, três porquinhos conseguiram se salvar de um faminto e malvado lobo. Dois dos porquinhos tiveram suas casas destruídas pelas fortes assopradas do vilão e se protegeram na casa do irmão mais velho. Construída com tijolos, essa última resistiu aos

Transcript of Os 3 Poequinhos Carta e Noticia

Page 1: Os 3 Poequinhos Carta e Noticia

Os três porquinhos

Era uma vez três porquinhos irmãos. Certa vez, resolveram construir cada um sua morada. O caçula, preguiçoso como ele só, fez a sua casa de palha. O do meio, que da mesma maneira não era muito chegado em trabalho, fez a sua de madeira. O mais velho, e também o mais trabalhador construíram sua casa de tijolos.

Um dia, apareceu por lá um lobo faminto. Com sopros bem fortes, derrubou a casa de palha do mais novo. Para não ser devorado, o pobre porquinho correu para a casa do irmão do meio. Depois, o lobo derrubou a casa de madeira e os dois porquinhos que estavam lá correram para a casa do irmão mais velho.

Os três ficaram amedrontados dentro da casinha de tijolos. Quando o lobo apareceu, começou a assoprar. Assoprou, assoprou e assoprou. Mas não conseguiu derrubar a casa.

Já cansado, mas ainda tentando assoprar com o pouco fôlego que lhe restava, o lobo caiu morto.

Livres do lobo mau, os porquinhos irmãos viveram felizes.

Porquinhos escapam de lobo faminto Na manhã de ontem, três porquinhos conseguiram se salvar de um faminto e malvado lobo. Dois dos porquinhos tiveram suas casas destruídas pelas fortes assopradas do vilão e se protegeram na casa do irmão mais velho. Construída com tijolos, essa última resistiu aos violentos sopros. O lobo acabou morrendo por ter assoprado muito. Os porquinhos estão fora de perigo.

Rechonchudo e Bolota,

Tem um lobo nas redondezas amedrontando todo mundo. Se sentirem algum perigo, corram para cá.

Gordinho

Page 2: Os 3 Poequinhos Carta e Noticia

Porcolândia, 30 de agosto de 2.004.

Mamãe,

Estou escrevendo para contar como andam as coisas por aqui. Nos últimos dias, passamos muito medo com as ameaças do lobo mau. Ele destrui com assoprôes as casas dos meus irmãos. Mas, felizmente, a minha ele não pode derrubar, pois a construí com tijolos. Sabe o que aconteceu com o lobo? Morreu de tanto assoprar.

Meus irmãos estão morando aqui comigo. Não se preocupe com a gente.

Temos muitas saudades. Mandamos muitos beijos.

Seu filho,

Gordinho

Os lobos são realmente figuras muito perversas. Prova disso é a última que um deles aprontou para três jovens porquinhos. Esse foi um ato que, na minha opinião, foi de extrema crueldade. Ao amedrontar os pobrezinho e ainda por cima destruir as suas casas, os seus lares, ele demonstrou toda a sua malvadeza. Não é à toa que esse bicho é chamado de “lobo mau”. Tanta ruindade acabou o levando à morte. Penso que os lobos não deveriam comer porquinhos e sim comer frutas e plantas da floresta, que são alimentos mais “lights”, com menos gordura.

Page 3: Os 3 Poequinhos Carta e Noticia

ATIVIDADES

Interpretação escrita: ( texto 1)

1- O que os irmãos porquinhos resolveram construir?

2- Escreva como era a casa de cada um:

- caçula:- do meio:- o mais velho:

3- Numere de acordo com as características de cada porquinho:

(1)Caçula (2)O do meio (3)O mais velho

( ) trabalhador.

( ) preguiçoso.

( ) não muito chegado em trabalho.

4- Como o lobo conseguiu destruir a casa dos dois porquinhos?

5- Por que o lobo não conseguiu destruir a casa do porquinho mais velho? Explique.

6- Agora você é o autor, escreva outro final para a história sem que o lobo morra.

Atividades : texto 2

1- Qual o assunto da notícia?2- Quando aconteceu?3- Quem são as pessoas em destaque

na notícia?4- Onde encontramos este tipo de

texto?

Page 4: Os 3 Poequinhos Carta e Noticia

ATIVIDADES: texto 3

1- Quem escreveu a carta?2- Quando foi escrita a carta?3- Para quem foi destinada a carta?4- Qual o assunto principal da carta?5- Escreva agora uma carta para o

Gordinho. ( em duplas)

ATIVIDADES: texto 4

1- Quem escreveu o bilhete? E para quem?

2- Qual o assunto do bilhete?3- Escreva um bilhete para

Rechonchudo, Bolota ou Gordinho.

ATIVIDADES: texto 5

1- O texto 5 é um artigo de opinião, escreva sua opinião sobre a história dos três porquinhos.

2- Procure no artigo e escreva como o autor pensa a respeito do lobo: