ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante...

21
Estado Islâmico ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM O território da região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e Hatay, uma área no sul da Turquia.

Transcript of ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante...

Page 1: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Estado IslâmicoORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE

SADDAM HUSSEIN NO IRAQUEEstado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA

REINVINDICAM O território da região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina,

Líbano, Chipre e Hatay, uma área no sul da Turquia.

Page 2: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

O objetivo original do EIIL era estabelecer um califado nas regiões de maioria sunita do Iraque. Após o seu envolvimento na guerra civil síria, este objetivo se expandiu para incluir o controle de áreas de maioria sunita da Síria.

Após a invasão do Iraque em 2003, o jordaniano Abu Musab al-Zarqawi, adepto do salafismo jihadista, e seu grupo militante, o Jamaat al-Tawhid wal-Jihad, fundado em 1999, ROMPEM COM A ALQAEDA

Page 3: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Quais territórios o EI controla? O Estado Islâmico está presente em cerca de

25% da Síria (45 mil km²) e em aproximadamento 40% do Iraque (170 mil km²), um total de 215 mil km², o que equivale ao Reino Unido (237 mil km²), de acordo com Fabrice Balanche, geógrafo especialista da Síria. No entanto, como pode ser visto no mapa abaixo, o grupo controla apenas uma pequena parte desses territórios.

Page 4: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.
Page 5: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

IMIGRAÇÃO NA EUROPAOBJETIVO; COMPREENDER AS ORIGENS

DA IMIGRAÇÃO INTENSA DE POVOS DO NORTE DA ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO PARA A EUROPA.

AUMENTO DA XENOFOBIA ROTAS DE MIGRAÇÃOCrise sem precedentesO mundo enfrenta a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial, segundo organizações como a Anistia Internacional e a Comissão Europeia.

Page 6: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Desde janeiro deste ano, mais de 350 mil imigrantes atravessaram o Mediterrâneo. Desse total, estima-se que 2.643 tenham morrido no mar enquanto tentavam chegar à Europa, de acordo com a OIM (Organização Internacional para as Migrações).

O número supera com folga o total de 2014, quando 219 mil migrantes tentaram realizar a travessia, normalmente feita em botes ou em embarcações superlotadas, sem os mínimos requisitos de segurança, por traficantes de pessoas.

Page 7: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Desde o início da crise na Síria, o Brasil vem concedendo asilo a mais refugiados sírios do que os principais portos de destino de refugiados na Europa. Segundo dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão ligado ao Ministério da Justiça, 2.077 sírios receberam asilo do governo brasileiro de 2011 até agosto deste ano. Trata-se da nacionalidade com mais refugiados reconhecidos no Brasil, à frente da angolana e da congolesa.

Page 8: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

O número é superior ao dos Estados Unidos (1.243) e ao de países no sul da Europa que recebem grandes quantidades de imigrantes ilegais ─ não apenas sírios, mas também de todo o Oriente Médio e da África ─ que atravessaram o Mediterrâneo em busca de refúgio, como Grécia (1.275), Espanha (1.335), Itália (1.005) e Portugal (15). Os dados da Eurostat, a agência de estatísticas da União Europeia, referem-se ao total de sírios que receberam asilo, e não aos que solicitaram refúgio.

Page 9: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

A crise surgiu como consequência do crescente número de migrantes irregulares que chegam (ou tentam chegar) aos estados membros da União Europeia, através de perigosas travessias no mar Mediterrâneo e no Bálcãs, procedentes de África, Oriente Médio e Ásia do Sul. A maioria destes movimentos migratórios caracterizam-se por ser migração forçada de vítimas de conflitos armados, perseguições, pobreza, mudanças climáticas e violações massivas dos direitos humanos, além da ação massiva de grupos de tráfico ilegal que exploram migrantes vulneráveis.

Page 10: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

A partir de agosto de 2015, a Frontex reconheceu as seguintes rotas gerais sobre mar e em terra utilizados pelos imigrantes ilegais e traficantes de seres humanos para entrar na UE[13] :

A rota Ocidental Africana;A rota do Mediterrâneo Ocidental;a rota do Mediterrâneo;a rota Puglia e da Calábria;a rota circular da Albânia para a Grécia;a rota dos Bálcãs Ocidentais (da Grécia pela Macedônia e

Sérvia para a Hungria);a rota do Mediterrâneo Oriental;a rota das fronteiras orientais.

Page 11: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Migrantes que cruzaram as fronteiras da UE em 2014 por região de origem[9] Síria 66.698 Eritreia 34.323 África subsaariana 26.341 Afeganistão 12.687 Mali 9.789 Gâmbia 8.642 Nigéria 8.490 Somália 7.440 Palestina 6.418 Senegal 4.769 Marrocos 116 Outros 34.597 Total 220.194

Page 12: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

REAPROXIMAÇÃO EUA E CUBAEm dezembro de 2014, os governos de ambos

os países (ou seja, dos presidentes Raúl Castro, no lado cubano, e Barack Obama, no norte-americano) anunciaram os primeiros esforços para uma reaproximação.

A crise entre Cuba e os Estados Unidos se iniciou em princípios da década de 1960, após a revolução, em 1959, que derrotou o regime do ditador Fulgêncio Batista, aliado dos norte-americanos, e levou Fidel ao poder central da ilha.

Page 13: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Com a iniciativa dos governos de Havana e Washington, as restrições a viagens aos cidadãos de ambos os países foram abrandadas, facilitando os deslocamentos de um lado para o outro.

Entretanto, o avanço, no sentido econômico, ainda é mais simbólico do que prático, visto que é o Congresso dos Estados Unidos, e não o governo, que tem poder para revogar as leis que impuseram o grosso do embargo comercial a Cuba. Esse é um processo que pode levar anos. A demora, segundo especialistas, faz as duas partes perderem dinheiro e outras formas de intercâmbio, como o cultural.

Page 14: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Por sinal, o Brasil, como terceiro maior parceiro comercial cubano, pode se beneficiar dessa reaproximação: nos últimos anos, o país investiu US$ 975 milhões no porto de Mariel, para onde Cuba pretende atrair novas indústrias, por meio de incentivos fiscais.

Page 15: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

CRISE NA UCRÂNIAA Ucrânia, um país formado após o desaparecimento da

URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) no início dos anos 1990, vive um momento delicado. Existe uma cisão dentro de suas fronteiras, o que já levou a conflitos sangrentos. A porção oeste do país, mais próxima do resto da Europa e que fala o idioma ucraniano, busca uma aproximação comercial com a União Europeia. Já o lado leste, vizinho da Rússia e falante da língua russa, pende para um reforço da aliança com Moscou, principal fornecedor de gás natural para os ucranianos e boa parte dos europeus -- os gasodutos de um lado para o outro passam pelo solo da Ucrânia.

Page 16: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Na parte sul do país, como um apêndice projetado sobre o Mar Negro, está a península da Crimeia, onde também predominam populações de origem russa. Em fevereiro de 2014, um grupo armado ocupou prédios públicos da região, hasteando bandeiras da Rússia.

A virtual saída da Crimeia do território ucraniano animou os interesses separatistas da região da cidade de Donetsk, situada no leste e uma das mais industrializadas do país, na fronteira com a Rússia.

Page 17: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

DESACELERAÇÃO DA ECONOMIA CHINESAO ano de 2015 foi marcado por sinais do

desaquecimento da economia da China, o que pode reverberar nas finanças do resto do mundo, inclusive nas brasileiras.

Eles sustentam que o motivo das recentes variações nos preços das commodities (como soja e minérios, que estão entre o que mais vendemos para fora) resulta de uma maior produção desses bens aqui mesmo, assim como em outros países que costumam exportá-las, entre eles os Estados Unidos da América.

Page 18: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

AUSTERIDADE FISCALNo caso da Grécia, a situação começou a

piorar no fim da década passada, agravada com a crise mundial de 2008. Desde então, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e a União Europeia injetaram centenas de bilhões de euros para que o país pudesse sanar parte das dívidas. Em meados deste ano, o assunto voltou à tona porque o governo deixou de pagar duas parcelas do que deve ao FMI.

Page 19: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

No Brasil, a economia enfrenta uma recessão técnica. Nos dois primeiros trimestres deste ano, o PIB (produto interno bruto) do país recuou em vez de crescer. Esse é o resultado de um processo iniciado desde o início dos anos 2010, com a desaceleração da economia. No ano passado, o país fechou as contas com um déficit de R$ 17 bilhões.

O ajuste fiscal preparado pelo governo poderá reduzir gastos na saúde e na habitação, além de tornar mais difícil o acesso a benefícios trabalhistas.

Page 20: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

TENSÕES NA AMÉRICA DO SULO continente em que vivemos também virou

foco de atenção nos últimos meses em virtude de dois conflitos: um que está em processo de suspensão e o outro bastante recente. O primeiro, no interior da Colômbia, envolve o governo federal daquele país e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia). O segundo, na fronteira colombiana com a Venezuela.

Page 21: ORIGENS: 2003, FIM DO GOVERNO DE SADDAM HUSSEIN NO IRAQUE Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) OU (ISIS), ISLAMIC STATE IRAQ AND SYRIA REINVINDICAM.

Movimentos separatistasA Catalunha, região autônoma do nordeste

espanhol, reviveu em setembro o sonho de se tornar independente de Madri. Nas eleições para a escolha do presidente regional, a coalizão formada pelos dois maiores partidos independentistas, batizada de estrategicamente de "Juntos pelo sim", reconduziu ao cargo o atual dirigente, Artur Mas.

No ano passado, a Escócia decidiu, por meio de um referendo, manter-se vinculada ao Reino Unido. O caso chamou a atenção para a série de movimentos separatistas que pipocam no mundo.