O Pêndulo ed. 867

20
COMPROMISSO COM A VERDADE, A SERVIÇO DO CIDADÃO FUNDADO EM 1993 DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA ® ANO XIV - Nº 867 - JORNAL DOS MUNICÍPIOS DE CAMPO LIMPO PAULISTA, JARINU E REGIÃO - PUBLICAÇÃO SEMANAL Dia a Dia 2 Licenciamento Agosto é mês para realizar procedimento dos veículos com placas finais 5 e 6. Prazo de regularização vai até o dia 31. Turismo 9 Embu das Artes Cidade é palco de uma das maiores manifestações artísticas e culturais do Brasil e chama atenção de milhares de turistas. Munícipes apontam necessidades para o trânsito e transporte público Referência Campo Limpo Paulista irá representar o Brasil em conferência na Coréia do Sul visando a política da água, evento faz parte dos preparativos do 7 o Fórum Mundial. Página 6 Clássico Atecubanos vence Onze Garotos de virada e chega a liderança do amador com 31 pontos. A equipe está isolada, deixando para trás o Pq. Internacional que tam- bém tropeçou na rodada. Página 7 Saúde O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou na terça-feira, 14, campa- nha para atualizar a cader- neta de vacinação para cri- anças menores de cinco anos. A ação vai ocorrer entre 18 e 24 de agosto. Página 15 Cidadãos de Campo Limpo Paulista destacam algumas questões para os setores, ressaltando melhorias. Página 3 ELEIÇÕES Conheça as propostas de trânsito e transporte público de alguns candidatos a prefeitura de Campo Limpo Paulista. Página 4 GREVE Paralização de parte dos funcionários da ANVISA está prejudicando o abastecimento de medicamentos e insumos médicos no país. Página 6 OBRAS Rodovia Edgard Máximo Zambotto que interliga Jarinu a Cajamar passa por melhorias na recuperação de asfalto, acostamento, construção de acessos, entre outras. Página 16

description

Jornal de distribuição gratuita nas cidades de Campo Limpo Paulista, Botujuru, Jarinu, Várzea Paulista, Jundiaí e Francisco Morato

Transcript of O Pêndulo ed. 867

Page 1: O Pêndulo ed.  867

COMPROMISSO COM A VERDADE, A SERVIÇO DO CIDADÃOFUNDADO EM 1993DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012

DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

®

ANO XIV - Nº 867 - JORNAL DOS MUNICÍPIOS DE CAMPO LIMPO PAULISTA, JARINU E REGIÃO - PUBLICAÇÃO SEMANAL

Dia a Dia 2

LicenciamentoAgosto é mês para realizarprocedimento dos veículos complacas finais 5 e 6. Prazo deregularização vai até o dia 31.

Turismo 9

Embu das ArtesCidade é palco de uma dasmaiores manifestações artísticase culturais do Brasil e chamaatenção de milhares de turistas.

Munícipes apontam necessidadespara o trânsito e transporte público

ReferênciaCampo Limpo Paulista

irá representar o Brasil emconferência na Coréia doSul visando a política daágua, evento faz parte dospreparativos do 7o FórumMundial.

Página 6

ClássicoAtecubanos vence Onze

Garotos de virada e chega aliderança do amador com31 pontos. A equipe estáisolada, deixando para tráso Pq. Internacional que tam-bém tropeçou na rodada.

Página 7

SaúdeO ministro da Saúde,

Alexandre Padilha, lançouna terça-feira, 14, campa-nha para atualizar a cader-neta de vacinação para cri-anças menores de cincoanos. A ação vai ocorrerentre 18 e 24 de agosto.

Página 15Cidadãos de Campo Limpo Paulista destacam algumas questões para os setores, ressaltando melhorias. Página 3

ELEIÇÕESConheça as propostasde trânsito e transportepúblico de algunscandidatos a prefeiturade Campo LimpoPaulista.

Página 4

GREVEParalização de partedos funcionários daANVISA estáprejudicando oabastecimento demedicamentos e insumosmédicos no país.

Página 6

OBRAS Rodovia Edgard MáximoZambotto que interligaJarinu a Cajamar passapor melhorias narecuperação de asfalto,acostamento, construçãode acessos, entre outras.

Página 16

Page 2: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 20122 DIA-A-DIA

Avenida Presidente Vargas, 275 - Vila Tavares - Campo Limpo PaulistaPABX: 4039-3115 - 4039-3453

site: www.opendulo.com.br - e-mail: [email protected] em Campo Limpo Paulista, Jarinu, Jundiaí e Várzea Paulista.

A direção não se responsabiliza pelos artigos assinados e matérias produzidaspor assessorias de imprensa das prefeituras, devidamente identificadas(*)

tiragem mínima: oito mil exemplaresUma publicação da Empresa Jornalística O Pêndulo

C.M.C: 44.506 - CNPJ: 71.882.351/0001-11 É proibida a reprodução de anúncio e matérias

Diretora ResponsávelDepartamento ComercialMaria Helena Torrezani Garbim

Departamento de RedaçãoNilceu Celso Garbim

Editor ChefeFelipe SchadtMTB 64231

CRLV

ADo Governo do Estado

É BOATO... SERÁ FATO?

Dar vez e voz à juventudede nossa cidade foi sempremeu grande e incansável obje-tivo.

Hoje ao inaugurar esta co-luna, concretizo um grandesonho, o de proporcionar ain-da mais a participação do jo-vem campolimpense no pro-cesso de construção da nossacidade, um desejo que estesegmento sempre buscou, ode ser ouvido, entendido eatendido, não só por parte dasociedade, mas principalmen-te por parte do poder público.

E assim, junto com amigose lideranças da juventude,mobilizamos dezenas de jo-vens para lutar por um objeti-vo em comum, o de termosvez e voz, oportunidade paranos expressar e nos manifes-tar, porém de uma forma orga-nizada, para que assim nossosdesejos, necessidades e aspi-rações pudessem ser atendi-dos.

Desta forma, realizamos o1° bate-papo da juventude,onde convidamos para fazerparte de nossa reunião o pre-feito Armando Hashimoto, queprontamente atendeu o nossoconvite, participando e ouvin-do as necessidades dos jovenscampolimpenses. O prefeito

Nossa Juventude com Vez e Voztendo um diálogo direto com ochefe do executivo.

São várias as conquis-tas e muitas estão por vir, rea-lizamos o 1° festival de arteurbana, dando oportunidadepara que os artistas indepen-dentes pudessem se expressare mostrar a sua arte, o projetoainda contemplou os jovensdo skate que terão a ampliaçãoe cobertura parcial da pistapara a prática do esporte commais conforto e segurança, as

jovens dançarinas reivindica-ram um espaço para tambémestimular ainda mais a dança,além de outras reivindicações,como, salão de artes visuais,academia de musculação,eventos beneficentes comoforma de incentivo às bandasdo município, subvenção e

qualificação para os grupos deteatro, a grande maioria já emandamento e com datas pré-definidas para sua execução.

Avançamos bastante evamos continuar avançandoem prol dos jovens de nossacidade e assim agradeço aosparceiros e lideranças, queacreditaram junto comigo, queeste sonho poderia se tornarrealidade. Agradeço ao amigoe Vice-prefeito Bruno Patelli,ao Prefeito Armando que acre-ditou em nosso potencial, aoamigo Jean Carlo, ao fotógra-fo Léo Laprano, ao designergráfico e grande amigo Gui-lherme Hilário e aos diretores,editores e colaboradores desteveículo de grande credibilida-de no município, em especialà Maria Helena e ao NilceuCelso, que hoje nos concede oprivilégio de proporcionar aojovem um espaço específicode comunicação, onde juntos,continuaremos lutando poruma Campo Limpo Paulistacada vez melhor para a nossajuventude.

Éolo Villas Boas é Bacha-rel em Comunicação Social,com ênfase em Propaganda eMarketing, Pós Graduado emGestão de Empresas, Presi-dente do PSDB Jovem e Idea-lizador do Movimento de Ju-ventude da Cidade de CampoLimpo Paulista.

se mostrou muito à vontadeinteragindo com o segmento ejunto com ele buscou encon-trar caminhos e atender as so-licitações colocadas na oca-sião e foi nesta mesma ocasiãoque então nasceu o primeiroprojeto do governo municipalpara atender as reais aspira-ções da juventude, o ProjetoFala Jovem.

Desde o nascimento doProjeto, foram várias reuni-ões, câmara lotada, jovens par-

ticipando, propostas e ideiassurgindo, nas mais variadasáreas, como teatro, dança, ska-te, música, arte, realmentepudemos observar o jovemdando lição de cidadania, ocu-pando a casa de leis, que pormuitas sessões ficava vazia,fazendo valer o seu direito e

Prefeito Armando, com lideranças jovens na primeira reunião doprojeto Fala Jovem

Melhorou bastante, mas ainda falta

Quem acompanha os jogosdo campeonato brasileiro jásabe que no dia seguinte aojogo, o time derrotado estaráculpando o árbitro pelo malresultado. É técnico reclaman-do, é comentarista esportivocolocando as jogadas dez, dozevezes para mostrar que o juizerrou.

Já no interior, principal-mente em campeonatos muni-cipais, como não existe gra-vação de TV, a torcida xinga amãe do árbitro, ameaça a auto-ridade máxima em campo evai para os bares discutir aarbitragem e classificar o juizcomo “ladrão descarado”. Nasemana passada, em um dosjogos em nossa cidade, algunsjogadores se revoltaram e exi-giram providências porque oárbitro teria apitado o jogo“manguaçado”.

Consulta um, consulta ou-tro, e sempre vem àquela con-versa de que” não foi nadadisso”, “até pode ser, mas elenão interferiu no resultado”.Pelo sim, pelo não, acho que émelhor a Coordenadoria deEsportes comprar um bafôme-tro e submeter os árbitros, ban-deirinhas, técnicos e jogado-res a um teste, antes do iníciodos jogos. Se um ou mais par-ticipantes passar dos limitesmínimos no bafômetro, ficaráproibido de participar, poisassim, os organizadores esta-riam protegendo a integridadefísica dos demais. Se dirigirembriagado é proibido, parti-cipar de jogos, que sempreacontecem nos sábados e do-mingos, quando o pessoalaproveita para tomar umas eoutras, também deveria ser!Fica aqui a sugestão!

As novas normas que nor-teiam as eleições deste anomelhoraram bastante e estãoobrigando os candidatos a tra-balharem diretamente com oeleitor. As propagandas queinfestavam quase todos osmuros das cidades foramproibidas e só isso já ajudoua acabar com a poluição vi-sual que tínhamos em outraseleições.

Os “santinhos” só podemser distribuídos de mão emmão ou diretamente nas caixaspostais dos moradores. Nadade deixar no comércio paraque os eleitores peguem! Pro-paganda eleitoral em jornaisfoi limitada! Até aí, tudo bem!

Somente restaram os car-ros de som que continuamfazendo as campanhas paraalguns candidatos, os quais,geralmente, parecem ser di-rigidos por motoristas comdeficiência auditiva, usandoo som com o máximo de de-

cibéis que o aparelho permite,acabando com o sossego dasdonas de casa e até mesmocom as conversas nas ruas.Cada vez que um deles passa,todos se calam e acabam, que-rendo ou não, ouvindo aque-las musiquinhas horríveis.Será que o candidato acreditamesmo que algum eleitor vaise simpatizar com sua musi-quinha e só por isso vai votarnele? Acho que não, mas se ocidadão resolveu se candida-tar deve ter um pouco de inte-ligência para saber o que atraívoto e o que acaba com a paci-ência do eleitor. De qualquermaneira, já que agora a “modados manos” é ouvir música nomáximo de volume que as cai-xas dos carros aguentam, semrespeitar horário e ouvidos dosinocentes, talvez eles atéachem que estão “aparecen-do” para a cidade toda. Fazer oque, não é mesmo? Depois agente vê os resultados!

Os árbitros acabam coma graça do futebol

As taxas de juros cobradasno cheque especial e nos em-préstimos pessoais tiverampequena queda em agosto nacomparação com julho. Pes-quisa realizada pela FundaçãoProcon de São Paulo mostraque o empréstimo pessoal fi-cou 0,03 ponto percentual maisbarato (caiu de 5,42% para5,39% ao mês). No chequeespecial, a redução foi de 0,02ponto percentual (de 8,05%para 8,03% ao mês).

O impacto para o consumi-dor, contudo, é muito peque-no. O diretor-executivo doProcon, Paulo Arthur Góes,recomenda cautela. “O consu-midor deve evitar novos em-préstimos, especialmente namodalidade cheque especialque é o que vem apresentandoas maiores taxas. O momentoé ideal para priorizar o acertode débitos e evitar o acúmulode dívidas”.

Do Governo do Estado

Impacto parao consumidorainda é muitopequeno, eFundaçãoProcon-SPrecomendacautela

Juros de cheque especial e empréstimopessoal registram pequena queda

Prazo vai até o dia 31; procedimento é obrigatório para todos os condutores

Licenciamento: agosto é a vezdos carros com placas finais 5 e 6

gosto é mês de licenci-amento para os veícu-los com placas finais 5

e 6. Os condutores têm até o dia31 para fazer o procedimento.O pagamento do Certificadode Registro e Licenciamentode Veículos (CRLV) é anual eobrigatório para todos os pro-prietários.

O cidadão tem duas manei-ras de providenciar o licencia-mento. Pela via eletrônica, é

possível realizar o pagamentopelo sistema bancário e recebero documento no endereço ca-dastrado junto ao Detran-SP. Aoutra forma é a presencial, numadas unidades da capital; nas Ci-retrans ou Seções de Trânsitodo interior ou ainda nos postosPoupatempo. O processo de li-cenciamento custa R$ 62,70,mais R$ 11 para receber o docu-mento pelos Correios.

Para fazer o licenciamento,são necessários original e cópiado CRLV; original e cópia do

comprovante bancário de paga-mento de eventuais débitos e dataxa de licenciamento; originale cópia do RG ou outro docu-mento válido como identidade.No caso de Pessoa Jurídica, épreciso apresentar cópia sim-ples do contrato social da em-presa. Para a capital do Estado,os veículos devem apresentar olaudo de Inspeção Ambiental.As demais datas de licencia-mento são: setembro (final 7),outubro (final 8), novembro (fi-nal 9) e dezembro (final 0).

Proprietários tem até o fim domês para fazer a regularização

Nas últimas semanas, porcausa do período eleitoral, deiuma mergulhada em algunsgrupos de “pseudo-discussãodemocrática” que foram cria-dos no Facebook. Nos últi-mos dias, em especial, fiqueialgumas horas (72) sem pos-tar nada por absoluta falta detempo. Alguns integrantes dedois grupos fizeram questãode citar meu nome nas posta-gens. Devem ter ficado comsaudades.

Antes de ser autorizada apublicidade eleitoral, eu jáacompanhava as postagens,mas raramente me posiciona-va. O grupo que reúne cerca de0,017% da população de Cam-po Limpo Paulista foi feito, se-gundo dizia a apresentação dogrupo, para discutir os proble-mas da cidade.

Na prática, o que ocorre é apostagem de foto de um bura-co, uma obra que a Prefeituraatrasou a conclusão, acusaçãopara todos os que ousam cruzaro caminho com uma leve insi-nuação de discordância. Se fi-zer como estou fazendo, a coi-sa fica feia. Já fui, como era dese esperar, ofendido no grupo.Os termos usados não convémpublicar. Meus leitores não me-recem.

Respondi a um dos inte-grantes que mora em Jarinu,trabalha na Prefeitura de Vár-zea Paulista e mantém em Cam-po Limpo apenas escritório deadvocacia (!) o seguinte: “Asua falta de argumentos ficaexplícita, clara e inequívoca nasua passionalidade, falta decapacidade de interpretação e,pior, falta de educação. Obri-gado por deixar sua máscaracair.”

Ríspido? Não. Apenas à al-tura para o autor da postagemque tentou me atacar. Digo,tentou, porque, está muito, masmuito longe de conseguir.

Esse grupo com seu eleva-do índice de participação po-pular (0,017% dos moradoresde Campo Limpo) tem um can-didato a defender e outro a ata-car. Não tenho nada contra apessoa que defendem. Pelo con-trário. Até acredito que sua fi-gura deve se tornar responsá-vel, pelo menos, para fazer sur-gir vozes que façam contra-ponto na sociedade de modo aserem ouvidos.

Ao contrário de algunsmembros que só têm ouvidos

para suas próprias bajulaçõesacredito que ouvir o contradi-tório é fundamental.

Afinal, no sistema demo-crático de direito que vivemos,as conquistas não são méritoexclusivo de um ou outro, mas,sim, de um conjunto. Grossomodo, acontece assim: quemdetém a autoridade executiva,se programa para fazer algumacoisa: uma escola, praça, asfal-to, UBS, casas populares etc.Quem for “contra”, pode e devealertar para algo que não foivisto ou está sendo negligenci-ado.

Isso tudo acontece de for-ma pública. Para garantir atransparência existem as ses-sões na Câmara Legislativaonde costumam estar presen-tes, na maioria das vezes, ape-nas os dez vereadores. Salvoraríssimas exceções quando sãopromovidos arrastões por umou outro projeto de lei.

Apesar da Legislação emvigor prever a partilha do quechamam “poder”, que nadamais é do que a gestão da coisapública, ainda somos um povoque personaliza tudo e transfe-rimos para alguma figura omérito ou o demérito de algu-ma coisa.

Quer tenha dado certo ouerrado, queremos um nome. Sedá certo, a “criança” tem mui-tos pais. Mas, se dá errado...Vira filho bastardo.

Bem. O fato é que nos taisgrupos que cito agora, existecobrança sobre transparênciados governantes. Engraçado éque alguns que pedem transpa-rência nunca têm tempo paraparticipar de uma reunião deOrçamento Participativo e, porabsoluto despeito, dizem que épara ‘inglês ver’.

Nas postagens cretinas, ata-cam tudo (até o que foi feito).Dizem, por exemplo, que onovo hospital vai ser fechadono dia 2 de janeiro caso seusoponentes vençam as eleições.

Aproveitando o gancho, temum boato novo de que o hospi-tal vai ser “transferido” paraSão Paulo. Essa, eu pago praver: 8 mil m² de concreto sendorebocado!

De que jeito? Não explica-ram ainda. Mas estou esperan-do pelo método revolucionáriode transporte. Dá para acredi-tar que coisas desta naturezaqueira o status de “discussãodemocrática”?

Discussões democráticas?

Page 3: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 3 CIDADE

CIDADANIA

DPor Vinícius Scarton

Munícipes ressaltam questões para os setores, apontando melhorias

Há um início de estudo de origem edestino dos usuários dos transportes

coletivos do Distrito de Botujuru

Cidadãos de Campo Limpo Paulista destacamnecessidades para o trânsito e transporte público

e acordo com a opi-nião dos munícipes deCampo Limpo Paulis-

ta, os setores de trânsito e trans-porte público ainda precisamser melhorados.

A população enxerga o quejá foi realizado, mas tambémfaz ressalvas quanto a novasimplantações e correções nes-te sentido.

Neste levantamento juntoà população, vários temas fi-caram evidentes, começandopelo transporte público com adistribuição dos ônibus de li-nha, durante os finais de se-mana, além da composição dafrota.

Em entrevista ao Jornal OPêndulo, o Secretario do Go-verno Paulo Fávaro informouque o número de ônibus circu-lando durante os finais de se-mana é baixo, devido à de-manda menor. Esse fato expli-cado pelo secretario, ocorreem todas as cidades, por contada redução de passageiros,onde muitos não têm os mes-mos afazeres como trabalho,escola etc.

Atualmente 35 veículosurbanos, atendem váriosbairros de Campo LimpoPaulista. De acordo com osecretário a frota tem aumen-tado conformea necessidade ecirculação deveículos. Du-rante a sema-na, cerca de 17 mil pessoasusam 35 ônibus; no sábadocerca de 10 mil pessoas usam25 ônibus; e aos domingoscerca de 4,5 mil pessoas usam17 ônibus.

Com relação à demandados passageiros nos ônibussuburbanos – Campo LimpoPaulista/Jundiaí, durante asemana cerca de 14 mil pes-soas usam 25 sendo 14 ôni-bus articulados; aos sábadoscerca de 9,5 mil pessoas usam15 ônibus; e aos domingoscerca de 3 mil pessoas usam6 ônibus.

“Há um início de estudo deorigem e destino dos usuáriosdos transportes coletivos doDistrito de Botujuru, pois coma construção do túnel haveránecessidade de adequar o sis-tema de transporte daquelaregião, para melhor atendê-los”, afirma Paulo Fávaro.

No Brasil, nos estados emunicípios, buracos acabamsendo comuns em ruas, aveni-

das e estradas. Campo LimpoPaulista não é diferente nestesentido, segundo os morado-res. Neste aspecto, o secreta-rio do governo informou queem 2011 e neste ano, atravésdo Programa de Recapeamen-to, vários bairros e avenidas,passaram por constante ma-nutenção e salientou ainda, queestá sendo realizada a últimafase da recuperação de infra-estrutura da estrada FaustinoBizeto, que liga o Centro àBotujuru.

Também já foi recuperadaa Avenida André Garcia, que

interliga o Parque Internacio-nal ao Jardim Santiago, alémda finalização da obra na Ave-nida Bragantina, do São JoséII ao bairro Santa Maria; erecuperação da rua Wilson Ste-fani.

Seguindo o tema, mas par-tindo para os agentes de trân-sito, no total em Campo Lim-po Paulista 4 profissionaisexercem as funções. Segun-

do o secretario,nos horários depico, eles sãoescalados e di-r e c i o n a d o s

para as rotatórias, auxilian-do a travessia dos pedestrese alunos.

Nos anos de 2007 e 2008,17 mil veículos circulavam nacidade. Hoje em dia esse nú-mero corresponde aproxima-damente a 31 mil veículos.

“Nosso maior problemacom relação ao fluxo de ve-ículos está na Avenida Alfri-ed Krupp, Avenida Bragan-tina fluxo centro e bairro. Aconstrução do viaduto da SP-354 irá auxiliar no trânsitode veículos, principalmentenos horários de pico, tirando

desta região, os veículos degrande porte (pesados)”, sa-lienta Paulo Fávaro.

Com relação à sinalizaçãono trânsito, o secretario desta-ca a evolução, mas prevê me-lhorias. “Com o investimentona sinalização, Campo Limpoteve ampla melhora com o flu-xo de veículos, mas é necessá-rio estudos e planejamentosde novas ações para qualificarainda mais o sistema numtodo”, diz.

Números e InformaçõesA Prefeitura investiu mais

de R$3,5 milhões entre sinali-zação, fiscalização, educaçãoem trânsito, aquisição de fro-ta, aquisição de materiais paracomunicação, lombadas, en-genharia e intervenções no sis-tema viário.

Criou a Lei de Organiza-ção dos Táxis com padroniza-ção de cores e ano dos veícu-los.

Na rede de transporte cole-tivo realizou a adequação dovalor da tarifa e manutençãodo sistema de qualidade.

Foram implantados 66 pon-tos cobertos, além de reforma

e manutenção nos já existen-tes.

Inclusão de 14 ônibus adap-tados.

Frota suburbana reforma-da em 2011.

Criação de nova linha parao atendimento de bairros –Estrada do Rossi e EstânciaSão Paulo; e colocação de car-ros extras em horários escola-res em várias localidades dacidade.

SinalizaçãoA Estrada da Cooperativa

(Curva do Cunha) e AvenidaDom Pedro I (acesso à Aveni-da da Saudade), ganhou novasinalização, além dos bairrosMarsola, Vila Constança, Par-que Loja da China, Colina doPontal, Vista Alegre, EstradaAksel Ernits e rua Maria CasaGrande, São José II, ParqueInternacional, Estrada Figuei-ra Branca, Avenida GeraldoSilva, Mitiharu Tanaka, Es-trada Faustino Bizeto, ruasAmparo, Annezio CordeiroFilho, Andradina, São José I;Parque Santana, Estrada doGarcia – 1ª Fase; Área Cen-tral, Vila Olímpia, Jardim Vi-

tória, parte do Santo Antônio,parte do Jardim Europa.

Ao todo 1971 placas deregulamentação/ advertênciaabrangem a cidade; 4232 cor-respondem ao Tachão/ tachadirecional; 12.544,52 m² depintura de solo; e 60 colunaspara placa de orientação.

ImplantaçãoCampo Limpo Paulista

possui Estacionamento Rota-tivo; semáforo na AvenidaAlfried Krupp x Avenida Bra-sil (sendo o primeiro da cidadecom acionamento por pedes-tre).

Na Avenida Alfried Krupphá sinalização para travessiade pedestres; e nas proximida-des do Fórum também.

Foram criadas vagas paraportadores de necessidadesespeciais e idosos, somandoainda as placas de orientação;mais 17 lombadas, sendo 10solicitadas pela população.

Intervenção do sistema vi-ário da Estrada da Bragantina.

Implantação de dois semá-foros: o primeiro na AvenidaAlfried Krupp x Estrada doGarcia; e o segundo na Estra-da da Bragantina x AvenidaMitiharu Tanaka.

Canteiros, intervenções fí-sicas e sinalizações foram efe-tivadas na Alfried Krupp xEstrada do Garcia.

Na Avenida Adherbal daCosta Moreira, próximo a Pre-feitura e Jardim Marsola, fo-ram instalados dois repetido-res de semáforo para ampliar asegurança do pedestre.

Nas escolas municipais de1ª a 4ª séries, foram realizadasCampanhas de Educação parao trânsito.

Houve redução do númerode acidentes, com as opera-ções de fiscalização.

Alterações em torno doNovo Hospital para implanta-ção de sistema viário das ave-nidas Alfried Krupp e Bragan-tina; e colocação de radaresfixos e estáticos nas AvenidasJoão Amato e Alfried Krupp,finalizou o secretário.

Em destaque o trânsito na Avenida Alfried Krupp, na região central da cidade

Jonas Primeiro BritoSão José

O trânsito está bom com algumasressalvas, acho que faltam maissinalizações em determinados

pontos da cidade. Exemplo disso,em todo o Distrito de Botujuru.

Ilton P. de AlmeidaJardim Europa

Para quem utiliza moto, o trânsitode Campo Limpo Paulista é bom,

mas para quem usa carro estácomplicado, principalmente no

horário de pico.

Mariana RodriguesSanta Catarina

Eu acho que o trânsito de CampoLimpo Paulista está complicado. Naregião central, o viaduto no períododa manhã está sempre congestionadoe o pedestre acaba não tendo vez,porque não há o respeito.

Moisés Vaz de LimaVila da Conquista

Falta uma frota maior comrelação aos ônibus da cidade,pois a demanda da população

é grande e a meu ver istoprecisa ser corrigido.

Valdinei Dias MartinsJardim Europa

O transporte público dentro danossa cidade é bom, mas o trânsitoestá cada vez mais caótico. Acho

que uma ponte próxima a rotatóriada Praça de Arena iria ajudar a

fluir o tráfego local.

Denilton José RibeiroVila Imape

Para os horários de pico, aestrutura viária está

obsoleta e precisa serrevista, pois o fluxo de

veículos é muito grande.

Wilson OliveiraPau ArcadoNos horários das 10h00 às 13h00considero que o trânsito fluinormalmente na região central.Porém, próximo ao bairro do PauArcado, perto do km 8, existemmuitos buracos na pista e na minhaopinião faltam manutenção esegurança em todos os sentidos.

Maria JoséBotujuru

Em minha opinião o trânsito deCampo Limpo Paulista é bom. Noentanto, o transporte público nos

finais de semana precisa sermelhorado, pois o número de

coletivos é baixo, para atender ademanda da população.

João LarrubiaCentro

No Centro falta a permanência dosagentes de trânsito, pois os

motoristas estacionam em frenteàs garagens das residências e isso

sempre causa transtornos.

VOZ DO CIDADÃOMande sua sugestão, crítica, dúvida de interesse de sua cidade,

visando o ideal de todos, para o nosso e-mail:[email protected]

Page 4: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 20124 ELEIÇÕES

A mobilidade urbana é umatributo das cidades, relativoao deslocamento de pessoas ebens no espaço urbano, utili-zando para isto veículos, viase toda a infra-estrutura urba-na. Este é um conceito bemmais abrangente do que a for-ma antiga de tratar os elemen-tos que atuam na circulação deforma fragmentada ou estan-que e de administrar a circula-ção de veículos e não de pes-soas.

Esse conceito recebe aindaquatro complementos, igual-mente estruturais da políticadesenvolvida pelo Ministériodas Cidades: a inclusão social,a sustentabilidade ambiental,a gestão participativa e a de-mocratização do espaço pú-blico. O primeiro afirma ocompromisso do Governo Fe-deral com a construção de umpaís para todos, tendo o direitoà mobilidade como meio de seatingir o direito à cidade. Osegundo demonstra a preocu-pação com as gerações futurase com a qualidade de vida nascidades. O terceiro traduz abusca pela construção da de-mocracia política, econômicae social. E o quarto comple-mento se refere ao princípioda equidade no uso do espaçopúblico.

A importância estratégicadesta nova abordagem é tanta,que o Ministério das Cidadesdecidiu avançar na obrigaçãolegal e incentivar a elaboraçãodo Plano de Mobilidade portodas as cidades com mais de100 mil habitantes e as situa-das em regiões metropolita-nas e em regiões de desenvol-vimento integrado. Afinal, énesta faixa de cidades que ain-

“Para melhorar a qualida-de de vida da população é pre-ciso investir em vários seto-res, entre eles trânsito e trans-porte”. A afirmação foi feitadurante a semana pelo candi-dato a prefeito pela coligação“Campo Limpo eu gosto devocê”, Luiz Antonio Braz. Noseu plano de governo, afirma,diversas ações que já estãoprevistas neste sentido, comoa reformulação do sistema detransporte municipal e o in-vestimento em obras, preven-do a redução de focos de con-gestionamento em horários depico. Segundo ele, reduzir otempo perdido dentro de umônibus, ou dentro de um carroé sinônimo de mais tempo paraestar com a família ou parainvestir em projetos como aqualificação profissional.

Dr. Luiz lembra que o trân-sito é intenso nas cidades –“basta dar uma volta pela re-gião”. Em Campo Limpo Pau-lista, ainda hoje, o fluxo é maisintenso na avenida AlfriedKrupp, em determinados ho-rários, como períodos da tardee finais de semana. Uma dassoluções para esses pontos decongestionamento será a cons-trução de um viaduto na entra-da da cidade, ligando a SP 354(estrada velha de São Paulo) aalça de acesso, na marginal doRio Jundiaí. “O pedido foifeito ao governo do Estado e játivemos aceno positivo. Ago-ra, estamos aguardando anun-

Mobilidade urbana com inserçãosocial e sustentabilidade ambiental

da é possível reorientar osmodelos de urbanização e decirculação de maneira preven-tiva, sem descuidar das pro-postas corretivas para as gran-des metrópoles.

Vivemos no recém criadoaglomerado urbano de Jundiaíque envolve as cidades de Itu-peva, Jundiaí, Várzea Paulis-ta, Campo Limpo Paulista,Jarinu, Louveira e Cabreúva,que possuía em 2008 quase700.000 habitantes, com ren-da per capta maior que R$17000 e uma economia de PIBsuperior a 25 bilhões de Reais.

Durante décadas não exis-tiu um direcionamento públi-co para o crescimento urbano.Apesar dos avanços nos anosrecentes em termos de plane-jamento das cidades, o cresci-mento da Economia e da dis-tribuição de renda, em razãodo sucesso dos governos doPresidente Lula e da Presiden-ta Dilma, ambos do Partidodos Trabalhadores, foi despro-

porcional ao que foi imagina-do. Com o crédito fácil, mui-tos carros foram compradospelas famílias, mas o transpor-te coletivo não se adaptou aessa grande massa de traba-lhadores que passou a usardeste serviço. E o Serviço deTransporte Coletivo para a ci-dade, monopólio da RápidoLuxo Campinas por 30 anos,inaugurado há cerca de 15 anosvem sendo alvo de críticas pelapopulação, principalmente noque diz em termos de tarifa,R$ 3,15.

Paralelamente, a cidade deCampo Limpo Paulista vemano a ano reduzindo seu Índi-ce de Participação dos Muni-cípios, que era 0,23 em 2002para 0,12 em 2010, favorecen-do assim a transferência deseus empregos para as cidadesvizinhas como Jarinu, VárzeaPaulista, Jundiaí, Itupeva eGrande São Paulo.

Este conjunto de fatoresvem proporcionando uma fila

em busca de transporte coleti-vo, nos trens, nos ônibus e nasestradas de rodagem (carros).

Com isso têm surgido se-guidamente congestionamen-tos, conflitos entre diferentesmodos de transportes, redu-ção na segurança para pedes-tres e a eliminação de parte deáreas verdes, visando ampliarespaços para circulação e es-tacionamentos de veículos,aumento no número de aci-dentes de trânsito e nos níveisde poluição sonora e do ar.Tais impactos vêm compro-metendo, de alguma forma, asustentabilidade urbana, amobilidade, a acessibilidade,e o conforto espacial e ambi-ental, causando queda na qua-lidade de vida da cidade.

Embora esteja no Cresci-mento Econômico o principalfator para reverter esta situa-ção, é primordial numa Admi-nistração Pública minimizareste desconforto existente paraaqueles que precisam traba-

lhar para ganhar seus susten-tos e manutenção da família.

A Coligação Mudança deVerdade apresenta a seguirsuas propostas com a tentativade reduzir o desconforto:

1. Maior fiscalização dosHorários dos ônibus para quesejam cumpridos mais efici-entemente;

2. Repactuação dos horá-rios e das Linhas de ônibuspara atingir maior número detrabalhadores;

3. Construção de Cober-turas para todos os Pontos deônibus da cidade;

4. Maior controle sanitá-rio dos Banheiros da Rodovi-ária Central;

5. Instalação de um sani-tário na Rodoviária de Botuju-ru;

6. Readequação do portedos ônibus para os bairros;

7. Estudo com o proprie-tário da Rápido Luxo Campi-nas para a redução da tarifa;

8. Instalação do Bilhete

único para mobilidade urbanaCampo Limpo Paulista a Jun-diaí;

9. Construção e integra-ção de ciclovias atreladas aotransporte coletivo;

10. Iluminação e amplia-ção das áreas de travessia depedestres;

11. Descarbonização damatriz energética dos trans-portes (Biodiesel);

12. Criação do ConselhoMunicipal de Transporte PÚ-BLICO, para levar à Socieda-de Civil se engajar e participarno encaminhamento de pro-postas para decidir sobre tari-fas, linhas e qualidade; nestefórum é que seria discutida aPlanilha apresentada pela Rá-pido Luxo Campinas assimcomo a Educação no e para oTrânsito;

13. Criação de um fórumsobre mobilidade e trabalhocom Motocicletas, com a par-ticipação das Associações dosMotociclistas;

14. Realinhamento dasVias para o transporte de ca-minhões;

15. Criação de um fórumpara a discussão com taxistaspara a definição da Mobilida-de Urbana, bem como a cria-ção de áreas para embarque edesembarque dos passageirosdos taxis;

16. Planejamento da cria-ção de um corredor de ônibusCampo Limpo Paulista - Vár-zea Paulista –Jundiaí;

17. Incentivo à regulariza-ção do Transporte Fretado(cada ônibus fretado retira dasruas 25 carros em média);

18. Planejamento para aPavimentação da maior partedas calçadas e ruas da cidade.

A Coligação Mudança de Verdade apresenta propostas para o trânsito e transportes

Dr. Luiz vai investir em ônibus circularese obras para melhorar o trânsito

O candidato diz que para garantir qualidade de vida, trânsito e transporte estão no plano de governo ereceberão investimentos

cio da obra em reunião do aglo-merado urbano”, comenta ocandidato.

Dr. Luiz ainda prevê aconstrução de uma ponte so-bre o Rio Jundiaí, nas proxi-midades do Centro Municipalde Informática, ligando a ave-nida Alfried Krupp a avenidaJoão Amato (próxima ao cen-tro esportivo) e a implantaçãode faixas reversíveis de trânsi-to – que desviam o fluxo deacordo com a demanda neces-sária daquele momento. “Que-remos aliar as obras e o que há

de mais eficiente com relaçãoao setor. Temos de buscar ino-vações e soluções para nossacidade”, alerta.

Outras obras no sistemaviário serão importantes nãoapenas para melhora do trân-sito, mas também do transpor-te em Campo Limpo Paulista.Entre elas, a construção doanel viário do Hospital de Clí-nicas – com a implantação dasegunda pista, neste trecho daavenida Alfried Krupp na ou-tra margem do Rio Jundiaí -ligação entre a Sabesp e a ave-

nida dos Emancipadores. Dr.Luiz também fala da constru-ção do novo túnel de Botuju-ru, interligando os dois ladosdo Distrito. “O objetivo doplano de governo é propiciarligações entre os bairros, be-neficiando assim o trajeto dosônibus, dando mais agilidade.O exemplo de Botujuru serálevado para outras regiões,entre elas o São José”, afirma,lembrando da abertura de no-vas vias com a implantação deum novo complexo habitacio-nal anunciado para o local (129

novas casas, no São José III).Como meta principal para

o transporte, está a criação deônibus circulares, com preçosreduzidos. “Queremos incen-tivar o comércio local, incen-tivando o campolimpense acircular dentro da cidade”, diz.O candidato a prefeito diz queestá estudando, com sugestõesdadas pela população, uma re-estruturação no sistema detransporte. Segundo ele, a bus-ca é por um sistema que sejamais justo e menos custoso aotrabalhador. “Para fazer nossacidade avançar é preciso aten-der aos desejos e necessidadesda população. Afinal, uma ci-dade é antes de tudo, feita depessoas”, afirma Dr. Luiz.

Page 5: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 5 GERAL

juiz da 13º Zona Elei-toral de Florianópolis,Luiz Felipe Siegert

Schuch, suspendeu no últimosábado (11) as sanções impos-tas ao Facebook por descum-primento da legislação eleito-ral.

Em sua decisão, Schuchalega que os representantes darede social no Brasil mostra-ram-se dispostos “em colabo-rar com a Justiça Eleitoral”para construir ferramentas queevitem a utilização da redesocial em uso indevido e foradas regras previstas pela Justi-ça Eleitoral.

Luiz Felipe Schuch disseainda que a decisão de tirar oFacebook do ar por 24 horas,em caráter liminar, tomada nasexta-feira (10), “não tem outeve por objetivo o cerceamen-

Francisco dos Santos Ti-móteo também conhecidocomo Chiquinho é Engenhei-ro Civil formado pela PUC-Campinas. Foi presidente doPT de Campo Limpo Paulistae assessor do ex-DeputadoFederal Durval Orlato. Comomorador da cidade e candida-to à vereador, já viu a Prefeitu-ra pelo lado de fora e agora –como Engenheiro Civil con-cursado - vê suas deficiênciastambém pelo lado de dentro.

Organizou na cidade oComitê contra a Alca, cujoobjetivo era proteger os di-reitos do trabalhador brasi-leiro e teve sucesso com estemovimento. Participou domovimento contra a instala-ção de um aterro sanitário nacidade e também do Movi-mento Campo Limpo contraa Corrupção. Organizoueventos culturais na cidade,como saraus e eventos musi-cais. Foi o responsável pelosboletins informativos PTNo-tícias, Vitrine e Espaço Cul-tural. Em 2008 foi eleito 2ºsuplente de Vereador peloPT, obtendo mais de 400votos. Em 2011 foi membroefetivo do CMDI (ConselhoMunicipal dos Direitos doIdoso) em Franco da Rocha.Atualmente é membro da As-sociação Caminho Verde, en-tidade que atua em defesa domeio ambiente e que tam-bém é um Ponto de Cultura,promovendo oficinas e ati-vidades culturais.

As vendas no comérciovarejista brasileiro cresce-ram 1,5% e 1,9% na recei-ta nominal em junho emrelação ao mês anterior,de acordo com dados doInstituto Brasileiro de Ge-ografia e Estatística(IBGE), divulgados no dia16. A alta nas vendas ocor-re após o resultado negati-vo observado em maio.Pelo quarto mês consecu-tivo, a receita nominal tevetaxa positiva.

Em relação a junho doano passado, o volume devendas teve acréscimo de9,5%. No acumulado doprimeiro semestre de 2012,a alta foi 9,1%. Nos últimos12 meses, a taxa subiu 7,5%.Para os mesmos períodos, areceita nominal de vendasaumentou 12,8%, 12,1% e11,5%, respectivamente.

Entre as dez atividadespesquisadas, apenas o setorde equipamentos e materialpara escritório, informáticae comunicação teve quedanas vendas em junho (-

Conheça parte da história do candidato ChiquinhoComo Engenheiro Civil,

vê a cidade com graves pro-blemas de mobilidade devi-do grande parte ao mal pla-nejamento das vias de aces-so e circulação, também àprecariedade do serviço detransporte oferecido pelaRápido Luxo Campinas epela falta de iniciativa daadministração no sentido deviabilizar a integração com aferrovia.

Como funcionário públi-co concursado, sente na peleo sucateamento de setoresimportantes da Prefeitura, na

qual faltam suprimentos bá-sicos, veículos e funcionári-os para o desenvolvimentoadequado de suas funções ea prestação de serviços comqualidade, prejudicando fun-cionários e a população aten-dida. Além disso, o péssimosalário pago aos funcionári-os desestimula a busca porqualificação e a permanên-cia do servidor em CampoLimpo, visto que para essaadministração de 16 anos,isso não conta em nada.

Como ativista cultural eambiental, vê que se fala mui-

to sobre a questão, mas osefeitos práticos não são sen-tidos pela população, por-que não há programa a mé-dio e longo prazo para isso.“A atual administração, quetem uma sequência de 20anos, não construiu 1 metrosequer de ciclovia decente”,diz. Segundo Chiquinho asescolas não são utilizadascomo poderiam para a cons-cientização ambiental e naquestão cultural, entre tan-tas deficiências, faltam atélivros de literatura nas esco-las a ponto de professores terque pedir emprestado. Maisuma vez, o funcionalismo naeducação, professores, mo-toristas, ajudantes e demaisfuncionários, recebem umdos piores salários da região!

Chiquinho conhece a cida-de e quer muito, com a suacolaboração, começar a bus-car tudo de melhor para a po-pulação, pois é o que precisame merecem!

Nossa cidade precisa deuma MUDANÇA DE VER-DADE.

Mais informações sobre aspropostas e o candidato, suasdúvidas, apoio, sugestões, oucríticas e denúncias sobre aatual administração entre emcontato através do [email protected] ouf a c e b o o k . c o m /francisco.dossantostimoteo. OCandidato quer junto com apopulação mudar e melhoraresta cidade.

Juiz suspende decisão detirar rede social do ar

to de manifestaçöes de usuári-os sobre outrostemas que nãoofensivos ouvioladores dal e g i s l a ç ã oeleitoral”.

No pare-cer, o juizacrescentouque defender pontos de vista

tir a apuração da responsabili-dade “sobre tudo o que se afir-ma e divulga”. Desta forma,acrescentou Schuch, é possí-vel garantir “um parâmetroético mínimo no plano da li-berdade de expressão no mun-do virtual”.

A decisão pela retirada doFacebook do ar decorreu dodescumprimento de uma li-minar anterior que determi-nou que fosse retirada do ar apágina “Reage Praia Mole”. Asuspensão foi solicitada pelovereador Dalmo DeusdeditMenezes (PP), de Florianópo-lis, que concorre à reeleição.

O parlamentar argumentouque houve veiculação de “ma-terial depreciativo” contra ele,feita de maneira anônima porum usuário. O juiz eleitoraltambém determinou a identi-ficação das pessoas que cria-ram a página no Facebook.

Representantes do Facebook no Brasil mostraram-se dispostos emcolaborar com a Justiça Eleitoral

Vendas no varejo voltam acrescer em junho, diz IBGE

Em relação a junho do ano passado, o volume de vendas teveacréscimo de 9,5%

8,9%), com ajuste sazonal.As demais atividades apre-sentaram crescimento comdestaque para veículos,motos, partes e peças(16,4%); móveis e eletro-domésticos (5,3%); livros,jornais, revistas e papelaria(4,3%) e artigos farmacêu-ticos, médicos, ortopédicos,de perfumaria e cosméticos(1,7%).

Na comparação de ju-nho deste ano com junhode 2011, sem ajuste sazo-nal, somente as vendas deequipamentos e materiaispara escritório, informáti-ca e comunicação caíram(-14,6%). Na mesma com-paração, as vendas subi-ram 11,3% dos hipermer-cados, supermercados, pro-dutos alimentícios, bebidase fumo, 11,5% dos móveise eletrodomésticos, 11,3%dos artigos farmacêuticos,médicos, ortopédicos e deperfumaria e 6,8% doscombustíveis e lubrifican-tes.

Da Agência Brasil

ELEIÇÕES

ODa Agência Brasil

A decisão pela retirada do Facebook do ar decorreu do descumprimento de uma liminar

sob os mais variados temasnão é proibido,desde que fei-to por pessoasdevidamenteidentificadas eque não se es-condam noanonimato.

O objetivo,de acordo com o juiz, é garan-

“Defender pontos de vistasob os mais variadostemas não é proibido,desde que feito porpessoas que não se

escondam no anonimato”

Governo libera R$ 455 milhões para estradase ferrovias em decreto publicado no Diário Oficial

O governo liberou R$ 455milhões para estradas e ferro-vias em todo o país. No DiárioOficial da União quinta-feira(16), na Seção 1, página 10,está publicado o decreto assi-nado pela presidenta Dilma

Rousseff e a ministra do Pla-nejamento, Miriam Belchior.O texto define que será conce-dido crédito suplementar aoMinistério dos Transportespara a liberação dos recursos.

De acordo com o decreto, ocrédito suplementar é aberto apartir de recursos do Orça-mento Geral da União. A pu-blicação da decisão ocorre umdia depois de a presidenta e aequipe ministerial anunciaremo plano de concessões de ro-dovias e ferrovias, cuja previ-são é investir R$ 133 bilhõesem 25 anos.

No dia 15, Dilma disse queo governo vai manter tambémcomo prioridade os investi-mentos no desenvolvimentoglobal da infraestrutura dopaís, reduzindo o chamadocusto Brasil e permitindo quea economia se torne mais com-petitiva.

Para os primeiros cinco anosdo plano, o ministro dos Trans-portes, Paulo Passos, estimacerca de R$ 56 bilhões em fer-rovias. Foi anunciada a criaçãoda Empresa de Planejamentoem Logística (EPL), que surgeda transformação da Empresa

do Transporte Ferroviário deAlta Velocidade (Etav). O pre-sidente da EPL será BernardoFigueiredo, ex-diretor da Agên-cia Nacional de TransportesTerrestres (ANTT). Segundoele, a empresa será um braçooperacional do sistema e tam-bém terá função de empreen-dedora dos projetos. Ele disseainda que serão mantidas asfunções das agências regula-doras de cada área na formula-ção de projetos, na fiscalizaçãoe na regulamentação do setorde transportes.

Da Agência Brasil

Para os primeiros cinco anos doplano são estimados cerca deR$ 56 bilhões em ferrovias

Page 6: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 20126 CIDADE

REFERÊNCIA

ADa Assessoria de Imprensa

Cidade irá representar o Brasil em conferência na Ásia

Campo Limpo Paulistadiscute política mundial da

água na Coréia do Sulescassez da água é umagrande preocupaçãodos organismos inter-

nacionais, que buscam solu-ções para resolver o proble-ma. Com este objetivo serárealizada a conferência An-dong International WaterfrontCity Summit 2012, de 12 a 14de setembro, na cidade deAndong, na Coréia do Sul.Campo Limpo Paulista irá re-presentar o Brasil no evento,que faz parte dos preparativospara o 7º Fórum Mundial daÁgua em 2015, sediado pelaCoréia do Sul.

O convite partiu do gover-no da Coréia do Sul para oprefeito Armando Hashimotoem virtude da participação deCampo Limpo Paulista no 6ºFórum Mundial da Água, rea-lizado em março deste ano nacidade de Marselha, na Fran-ça, onde o município partici-pou como Cidade Campeã pelotrabalho pioneiro na preserva-ção e gerenciamento de seusrecursos hídricos.

Única cidade brasileira aparticipar da conferência, paraCampo Limpo Paulista é umorgulho participar do eventoque irá discutir a política mun-dial da água. A cidade, de ape-nas 75 mil habitantes e comum orçamento de R$ 150 mi-

lhões, tem um trabalho reco-nhecido internacionalmente noquesito água.

“Campo Limpo Paulista éhoje referência mundial quan-do o assunto é água. Provadisso foi a participação da ci-dade no FórumMundial da Água,realizado este anona França, e ago-ra o convite parao evento da Co-réia. Isto mostraque esta-mos

no caminho certo e que osinvestimentos feitos em ge-renciamento de recursos hí-dricos nos últimos anos garan-

tiram à cidade uma posição dedestaque no cenário mundialneste tema”, disse Dr. Arman-do.

O prefeito participa doevento acompanhado pelocoordenador de Meio

Ambiente do municí-pio, Neive Nogue-ro, que coorde-nou o trabalhoque rendeu à

Campo LimpoPaulista o título de

Cidade Campeã no fórum fran-cês. “Este convite significa quenossa participação no FórumMundial da Água deste ano

Campo Limpo Paulista re-aliza, neste sábado, a cam-panha para atualização de ca-derneta de vacinação infan-til para crianças menores de5 anos, nas unidades básicasde Saúde e Ambulatório Cen-tral, das 8 às 17 horas.

A campanha prossegue atéo dia 24 de agosto nos seguin-tes locais: Ambulatório Cen-tral, Unidade Básica de Saúde(Ubs) de Botujuru, do VeraRegina, São José I, Pau-Arca-

O Cãociente está de vol-ta. O Parque Internacionalrecebe o programa de castra-ção animal neste e no próxi-mo domingo, dias 26 de agos-to e 2 de setembro, na EmefJoaquim Viscayno, das 8h30às 16h30. Destinada a cães egatos (machos e fêmeas), acastração é totalmente gra-tuita e visa o controle de na-talidade animal.

Para ser atendido, é neces-sário que o proprietário com-pareça a escola para fazer oagendamento a partir do dia21, munido dos documentospessoais (RG e CPF), além decomprovante de residência. Noato da inscrição o interessadodeve informar a quantidade deanimais que levará para cas-tração, entre cães e gatos.

A castração é feita por ve-terinários voluntários e dura,em média entre duas e trêshoras, sendo necessária a pre-sença do dono do animal nolocal.

O coordenador da Vigilân-cia em Saúde, Sebastião deGodoy, informa que durante a

A greve de parte dos fun-cionários da Agência Nacio-nal de Vigilância Sanitária(ANVISA) – parados há cer-ca de um mês – já está preju-dicando o abastecimento demedicamentos e insumosmédicos no país. E em Cam-po Limpo Paulista o quadronão é diferente, porém, me-didas estão sendo tomadaspara que a situação volte aonormal.

Há inclusive medicamen-tos perecíveis, que podem per-der a validade com a demorana liberação. Na cidade nãochega materiais como agulha,insulina, luvas e demais mate-riais importados.

SAÚDE

Campanha para atualizaçãode caderneta de vacinaçãoinfantil será neste sábado

do, Parque Internacional, das8h às 17h.

Segundo a enfermeira daVigilância em Saúde do mu-nicípio, Rosana Moraes, asvacinas mais atrasadas nacidade são Pneumo 10, Me-ningo C, Tetra-Valente, Ro-tavírus. “Esta é a oportuni-dade de colocar a vacinaçãodas crianças em dia e imuni-zá-las contra doenças quepodem ser previnidas”, sa-lienta.

Parque Internacional recebeCãociente no próximo dia 26

O Cãociente já visitou diversos bairros da cidade e castrou,aproximadamente, 4 mil animais

paralisação do programa, ascastrações foram feitas pelaentidade parceira da Prefeitu-ra. Realizado desde setembrodo ano passado, o Cãociente jávisitou diversos bairros da ci-dade e castrou, aproximada-mente, 4 mil animais.

Segundo Godoy, o objeti-vo que é controlar a populaçãoanimal na cidade está sendoalcançado. “O programa estádando resultado. Com as cas-trações diminuiu o número deanimais abandonados nasruas”, observa.

O problema, segundo ocoordenador da Vigilância emSaúde, é o abandono de ani-mais de outras cidades. “Aban-donar animais é crimes e deveser denunciado”, salienta. Nes-te caso, as denúncias podemser feitas pelo telefone (11)4039-2626.

O próximo bairro a recebero Cãociente é o Pau Arcado eas datas e locais serão confir-mados nas semanas que ante-cedem o evento. Mais infor-mações pelo (11) 4039-2626(Vigilância Sanitária).

Segundo o Coordenador deVigilância em Saúde (VISA)do município, Sebastião Go-doy, este é um problema desaúde pública. “Estamos pre-ocupados com a gravidade dasituação para a população emgeral”, diz.

Ele informa que providên-cias necessárias e cabíveis àPrefeitura estão sendo toma-das. Além disso, a Vigilânciaem Saúde está em contato comas cidades vizinhas, a fim deamenizar os impactos da gre-ve. “Fazemos trocas de medi-camentos e materiais, direcio-nando os remédios para as pes-soas que estão em situaçõesmais críticas”, informa Godoy.

Greve na Anvisa prejudicaabastecimento de medicamentos

CULTURA

Apresentação do Fedest lota NenezãoA 6ª edição do Festival de

Dança Estudantil (Fedest)aconteceu na última sexta-fei-ra e sábado, 10 e 11, com aparticipação de diversas esco-las municipais, estaduais eparticulares. O evento, reali-zado no Ginásio de EsportesNenezão, teve entrada francapara o público, que compare-ceu em peso para prestigiar osparticipantes.

O prefeito Armando Hashi-moto prestigiou o evento e pa-rabenizou aos pais e familia-res – que lotaram as depen-dências do ginásio – pelo in-centivo dado aos alunos. Eleressaltou que a mobilizaçãoestudantil para festivais é umaoportunidade que eles têm demostrar o talento individual ecoletivo. “A cultura faz parteda formação do cidadão. Porisso, nada melhor que ter aces-so às diversas formas de ex-pressão artística no ambienteescolar”, disse.

Os jurados responsáveispela classificação das escolasforam Gabriel Bueno, Fernan-da Montagnoli e Vitor Barreto

França. Na sexta-feira,10, seapresentaram os alunos doensino médio e o primeiro lu-gar ficou com a Emef FreiDagoberto Romag, o segundoficou com E.E XV de Outubroe o terceiro lugar ficou com aE.E Profª Georgina HelenaFortarel.

No sábado, 11, último diade evento, foi a vez do ensi-no fundamental I e II e apremiação ficou como segue:Emef Governador MárioCovas em primeiro lugar,Emef Vereador Joaquim Vis-caíno Filho em segundo e,em terceiro lugar, ficou a

Emefei Profº Luís de Carva-lho. Na categoria Ensino fun-damental II, a escola vence-dora foi a Emef Vila Thoma-zina, em segundo lugar ficoua escola Emef José Poli deOliveira Dorta e o terceirolugar foi para a Emef Verea-dor Joaquim Viscaíno Filho.

Na categoria Ensino Fundamental II o título foi para Emef Vila Thomazina

Nas apresentações de sexta-feira a Emef Frei Dagoberto Romagficou em primeiro lugar

No sábado o primeiro posto foi alcançado pela Emef GovernadorMário Covas

foi reconhecida pelos organis-mos internacionais, pois esteevento é ligado ao ConselhoMundial da Água.”

Todas as despesas dos re-presentantes de Cam-

po Limpo Paulista naCoréia do Sul se-rão custeadaspelo governo da-quele país. Noevento, a cidade

terá um standcom pai-

n é i s

apresentando o Plano de Ge-renciamento de Recursos Hí-dricos e um vídeo institucio-nal do município.

Dr. Armando e Neiveirão representarCampo Limpo Paulistana conferência daágua na Coréia do Sul,em setembro

Page 7: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO • EDIÇÃO 867 • DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012

O jogo que mais chamouatenção na rodada foi a vitó-ria por 4 a 1, do Juventudefrente ao Vila da Conquista,que agora chega à 12 pontosganhos ocupando à sextaposição.

O Flamengo manteve obom rendimento ao bater oVai Quem Quer por 2 a 1 esegue líder da competição,com 16 pontos, tendo no en-calço o Beira Rio com a mes-ma quantia, após vitória por2 a 1 frente o Firenze.

O São José segue implacá-vel no campeonato e fez maisuma vítima ao bater o Faz MeRir por 3 a 1. O resultado man-teve a equipe na liderança dacompetição, somando agora 13pontos ganhos, sendo que em5 jogos acumulou 4 vitórias e1 empate.

O Galatasaray perdeu por2 a 0 para o Paulistinha; oCalifórnia superou o Revela-ção por 2 a 1; Com. São José IIfoi derrotado por 3 a 0 para oReal Drago; o Garotinhos ven-

O destaque da última roda-da ficou por conta do númerode gols. Em apenas 5 partidasdisputadas, os atletas balança-ram as redes 23 vezes.

As vitórias do Marajora por5 a 0 frente ao Ajax; o Spartapor 5 a 0 diante do São José eAtecubanos contra o Canari-nho com o placar de 6 a 1,chamaram muito atenção.Além destes resultados, o Bo-tujuru venceu o BJ por 3 a 0; eo Expressinho ganhou peloplacar de 3 a 0 do América.

8h45 VAI QUEM QUER X AJAX F.C.

10h30 FUT SHOW X REAL MONTE ALEGRE

14h00 CRUZEIRO X FIRENZE

15h30 SAB SÃO JOSÉ X VILA NOVA/NA

8h45 CRUZEIRO VILA IMAPE X SANTO ANTÔNIO F.C.10h30 PEDRA PRETA F.C. X RACING

14h00 COLINA F.C. X AECN MONTREAL

15h30 DRAGÕES X JUVENTUDE

17h30 ONZE GAROTOS X PARQUE INTERNACIONALESTÁDIO

VILA

CARDOSO

PRÓXIMOS JOGOS 16ª RODADA (19/08) 1ª DIVISÃO

ESTÁDIO

PARQUE INTERNACIONAL 1 X 2 VAI QUEM QUERFIRENZE 1 X 0 DRAGÕESAJAX F.C. 4 X 0 VILA NOVA/ NAATECUBANOS 3 X 1 ONZE GAROTOSJUVENTUDE 5 X 0 FUT SHOWREAL MONTE ALEGRE 2 X 0 PEDRA PRETA F.C.SANTO ANTÔNIO F.C. 1 X 2 CRUZEIROAECN MONTREAL 1 X 2 CRUZEIRO VILA IMAPESÃO JOSÉ 2 X 1 COLINA F.C.

RESULTADO DA 15ª RODADA (12/08)

PRIMEIRA

DIVISÃO

O QUE ROLOU ALÉM DA BOLA

SUPER MASTER MASTER

Equipe mostra poder de reação e chega à ponta da tabela de maneira isolada somando 31 pontos ganhos

Atecubanos vira sobre oOnze e assume a liderança

OPor Rodolfo Bueno

Aos 25 minutos o meia Sagui arriscoucobrança de falta e mandou no canto do

goleiro, para decretar a virada no marcador

Amador agora tem novolíder. Se aproveitandodo tropeço do Parque, oAtecubanos venceu o

Onze Garotos por 3 a 1, de vira-da, e ultrapassou os dois opo-nentes na classificação, chegan-do a liderança com 31 pontos. Avitória no domingo mostrou queo time do treinador Alemão éum dos fortes candidatos ao títu-lo, além de embolar ainda mais aparte de cima da tabela.

A partida começou de formainusitada, pois o Onze iniciou oduelo com um homem a menos,mas logo se recompôs com aentrada de Fabinho. Com tudoigual o time do São José logomostrou sua melhor faceta. Aos15 minutos Gustavo mandoubelo passe para Alan, na direita.O lateral cruzou fechado e oarqueiro Thiago teve que espal-mar para o meio da área. Quemaproveitou foi Jansen, que teveapenas o trabalho de empurrarpara o gol.

À frente no marcador, o Onzeainda reclamou um pênalti emJansen, que teria sido derrubadoem lance duvidoso, porém, o ár-bitro nada marcou. Aos poucos oAtecubanos foi se restabelecen-do no jogo, tentando impor seubom toque de bola. Esse artifício

deu certo e o time azul chegou aoempate aos 32 minutos com Gui-lherme. O zagueiro aproveitoucobrança de escanteio para igua-lar o marcador. A equipe brancarespondeu com Leandro, que fezboa finta e finalizou com perigo,assustando o goleiro adversário.

A segundaetapa começoumuito disputa-da, sem espaçospara jogadas deperigo. A pri-meira grande oportunidade foido Atecubanos, com Mário. Ocamisa 11 ganhou da zaga e, de

frente para o gol, finalizou parafora. Com poucas chances decriar algo, o gol só poderia sairem uma bola parada. Aos 25minutos o meia Sagui arriscoucobrança de falta e mandou nocanto do goleiro Bundinha, paradecretar a virada no marcador.

Vendo a partida ficar cadavez mais complicada o Onze selançou com tudo ao ataque. Aos

28 Jansen recebeu boa bola naárea e mandou forte, porém ochute saiu sem direção. No mi-nuto seguinte o Atecubanos ma-tou o jogo com Mamadeira. Ocamisa 9 recebeu em velocida-de, se livrou do marcador e, defrente para o gol, bateu com ca-

tegoria, anotan-do o terceiro golde seu time.Após sofrer maisum tento o Onzepouco fez, po-

dendo apenas ver o adversáriocomemorar a conquista da pri-meira colocação.

SEGUNDA DIVISÃO

São José faz mais uma vítima Rodada de muitos gols Juventude atropela Vila da Conquista

O Bem Bolado foi derrota-do por 2 a 0 para o Guanciale,que está no terceiro posto com14 pontos.

Próxima rodadaNo sábado, 18, a bola volta

rolar nos gramados da cidade,no Estádio, às 14 horas, o VaiQuem Quer enfrenta o Firen-ze; às 15h30, Beira Rio e Guan-ciale; às 17h30, Roma/VA eJuventude; e no Santa Lúcia,às 14 horas, Vila da Conquistae Flamengo.

A liderança da competiçãosegue com o Marajoara atin-gindo 13 pontos, seguido deperto por Sparta e Expressi-nho, com a mesma quantia.

No sábado, 18, a bolavolta rolar no campo do Bo-tujuru, às 14 horas, o Spartaencara o Marajoara, às15h30, América e Canarinho;no Santa Lúcia, às 14 horas,Ajax e Dragões; às 15h30,BJ e Expressinho; na VilaCardoso, às 15h30, Atecu-banos e São José.

ceu por 3 a 0 o Moinho; oApolo ficou no empate em 1 a1 com o Marchetti.

No domingo, 19, no San-ta Lúcia, às 8h45, o RealDrago encara o Califórnia;às 10h30, o Revelação en-frenta o Apolo; às 13h45, oPaulistinha joga diante doCom. São José II; às 15h30,Moinho e Galatasaray.

Já no Campo do São José,às 8h45, Marchetti e Faz MeFir; e às 10h30, São José eEstrela.

Clas. Equipe P J V E D GP GC SG1º Atecubanos 31 15 9 4 2 30 13 172º A.A. Parque Internacional 30 15 9 3 3 27 12 153º Onze Garotos 29 14 9 2 3 32 21 114º Cruzeiro*** 28 14 8 4 2 24 12 125º Ajax*** 27 13 8 3 2 31 20 116º Real Monte Alegre* 26 14 9 4 1 33 12 217º Racing 24 14 7 3 4 18 13 58º Pedra Preta F.C. 23 15 7 2 6 21 22 -19º Firenze 21 13 6 3 4 19 14 5

10º Vai Quem Quer 20 14 5 5 4 13 14 -111º Cruzeiro Vila Imape 19 14 6 1 7 15 16 -112º SAB São José 17 13 4 5 4 17 17 013º Santo Antônio 15 13 4 3 6 23 28 -514º Dragões** 15 14 4 3 7 24 30 -615º Juventude** 13 14 4 1 9 20 25 -516º Montreal 11 14 3 3 8 18 24 -617º Vila Nova/Águia Negra 7 14 2 1 11 5 29 -2418º Fut Show 6 15 2 0 13 12 41 -2919º Colina 6 14 1 3 10 9 26 -17

* Perdeu 5 pontos por agressão a arbitragem** Perdeu 3 pontos por jogador irregular em partida*** Ganhou 3 pontos por adversário ter jogador irregular

1º Flamengo 16 8 5 1 2 19 9 102º Beira Rio 16 8 5 1 2 17 10 73º Guanciale 14 8 4 2 2 21 11 104º Vai Quem Quer 13 8 3 4 1 20 7 135º Firenze 12 8 3 3 2 15 7 86º Juventude 12 8 3 3 2 15 13 27º Roma/VA 10 8 2 4 2 13 17 -48º Bem Bolado* 0 8 1 2 5 7 17 -109º Vila Conquista 0 8 0 0 8 6 42 -36

*Perdeu 5 pontos por agressão a arbitragem

1ª DIVISÃO

MASTER

Clas. Equipe P J V E D GP GC SG1º São José 13 5 4 1 0 9 2 72º Marchetti 10 5 3 1 1 7 5 23º Paulistinha 8 4 2 2 0 5 2 34º Garotinhos* 7 4 2 1 1 8 5 35º Revelação* 7 4 2 1 1 6 3 36º Real Drago* 6 4 2 0 2 6 0 67º Apolo 5 4 1 2 1 5 6 -18º Faz Me Rir 4 4 1 1 2 8 8 09º CM. São José II 4 5 1 1 3 6 7 -1

10º Califórnia** 3 5 2 2 1 6 4 211º Galatasaray 3 5 1 0 4 2 10 -812º Moinho* 1 3 0 1 2 0 4 -413º Estrela 1 4 0 1 3 2 11 -9

*Jogos pendentes serão realizados na última rodada**Equipe perdeu cinco pontos por agressão a arbitragem

Classi Equipe P J V E D GP GC SG1º Marajoara 13 5 4 1 0 13 2 112º Sparta 13 6 4 1 1 12 3 93º Expressinho 13 6 4 1 1 10 4 64º Dragões 9 5 3 0 2 11 6 55º Botujuru 9 6 3 0 3 7 6 16º Atecubanos 7 5 2 1 2 11 6 57º Canarinho 6 6 2 0 4 8 18 -108º BJ 6 5 1 3 1 10 5 -59º América 4 5 1 1 3 5 8 -3

10º Ajax 4 6 1 1 4 5 20 -15 11º São José 3 5 1 0 4 8 19 -11

2ª DIVISÃO

SUPER MASTER

DecisivoO meia Sagui já havia decidido o

clássico contra o Real Monte Alegre,ao empatar o jogo no último minuto.Na partida deste domingo não foidiferente. Quando o duelo estava em-patado, o camisa 8 marcou de falta ogol que sacramentou a virada do Ate-cubanos.

A última impressão é a que fica!Contrariando o dito popular, o atacante Ma-

madeira deixou a impressão final como cartãode visitas a quem não o conhece. Já pronto paraser substituído, o atacante recebeu em velocida-de, passou por seu marcador e fez o terceiro gol.Feliz, o atacante logo na sequência saiu do jogo,porém, não sem deixar de ser um dos nomes doduelo.

De virada é mais gostosoMesmo saindo atrás do marca-

dor, o Atecubanos mostrou tran-quilidade para igualar e, posteri-ormente, virar o placar. Além dosabor especial de vencer o OnzeGarotos, o clube azul ainda al-cançou a primeira colocação natabela.

Clássico entreOnze Garotos eAtecubanos foimarcado por grandedisputa pelasprimeiras posições

Page 8: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 20128 ESPORTES

PRIMEIRA DIVISÃO

Equipe está na décima posição e almeja o G8 para avançar no amador 2012

Vai Quem Quer bate ParqueInternacional e ainda sonha com a vaga

ogando para manter aponta, o Parque Inter-nacional foi surpreen-

dido pela equipe do Vai QuemQuer. A derrota jogou a equi-pe branca para a segunda posi-ção, atrás do Atecubanos. En-quanto isso o time do São Joséchegou aos 20 pontos, aindavivo na briga por uma vagapara a próxima fase.

De muita importância, oduelo começou pegado, semgrandes oportunidades de pe-rigo. A primeira chance claraveio somente aos 21 minutos,quando o atacante Biribinha,do Parque, recebeu de frentepara o gol, mas ao invés definalizar preferiu o passe, quefoi cortado pela defesa opo-nente. Na resposta o Vai QuemQuer chegou ao gol. Após bela

JPor Rodolfo Bueno jogada pela esquerda a bola

foi rolada para Denis, que ba-teu forte, sem chances para ogoleiro Leandro.

Após marcar, o time azul enegro passou a tomar conta dojogo, assustando em boa co-brança de falta de Fran, aos35. O Parque mostrou que es-tava vivo aos 39, quando Wi-llian recebeu bom cruzamentoe cabeceou rente ao poste es-querdo de José Cleiton.

Em duelo muito disputado Vai Quem Quer se destaca e vitória frente ao Parque deixa a equipe na luta direta pela classificação

Após bela jogadapela esquerda a

bola foi rolada paraDenis, que bateu

forte, sem chancespara o goleiro

O QUE ROLOU ALÉM DA BOLA

Catimba argentina?Após fazer seu segundo gol, a equipe do Vai

Quem Quer abusou da malandragem. A cada con-tato seus jogadores permaneciam estatelados nochão, ganhando um bom tempo. O artifício deuresultado, pois o time do São José conseguiu ener-var o oponente e garantiu os três pontos.

Roupa suja se lava em casaApós um primeiro tempo apático, os joga-

dores do Parque foram aos vestiários muitoirritados. Após muita barulheira, a equipebranca voltou bem melhor para segunda etapae, mesmo com a derrota, criou boas chancesde marcar.

A voz do povoA torcida do Vai Quem Quer esteve pre-

sente ao jogo e mostrou sua força. Principal-mente com um torcedor que levou ao campoum megafone, utilizado para incentivar seutime e também para prestar homenagens aomediador da partida.

Na segunda etapa o Par-que voltou dis-posto a mudaro jogo. Apósbom início, otime brancochegou àigualdade comAlan. O cami-sa 8 bateu fal-ta no contrapédo arqueiro adversário e co-locou fogo no jogo. Quando

tudo indicava que o entãolíder partiriapara a virada,a zaga bobeoue cometeu pê-nalti infantil.Fran, que nãotinha nada aver com isso,foi para a co-brança e chu-

tou forte, no meio do gol,para colocar o Vai Quem

Quer de novo à frente.Precisando ao menos do

empate, o Parque foi para cima.Aos 17 Biribinha bateu boni-to, com efeito, mas José Clei-ton efetuou linda defesa. Nasequência a bola sobrou paraAzul. O camisa 10 cruzou paraBiribinha, que chegou atrasa-do. Aos 26 foi a vez de Duduquase chegar ao gol. O camisa7 aproveitou sobra e bateu fir-me, mas a bola passou próxi-

ma a trave do goleiro adversá-rio.

Nos últimos 15 minutos oParque agrediu como podia,porém, com a zaga bem posta-da, o Vai Quem Quer não dei-xava o adversário criar chan-ces efetivas. Usando de todamalandragem, a equipe do SãoJosé ainda soube valorizar cadafalta, ganhando segundos pre-ciosos para garantir mais umagrande vitória.

Nos dias 10 e 11 de agosto,os alunos da Escola Patellicompetiram nas OlimpíadasNacionais de Matemática eLíngua Portuguesa do Siste-ma ETAPA.

A Escola Patelli inscreveuoito dos seus melhores alunosque representaram o municí-pio de Campo Limpo Paulistae para orgulho da cidade, osalunos se destacaram ganhan-do 2 medalhas: Lucas GabrielSantos Kriegler (8º ano doensino fundamental) Medalhade Prata em Matemática e Ri-cardo Cristian Freitas MarquesFilho (1º ano do Ensino Mé-dio) Medalha de Bronze emMatemática. Também partici-param da competição os alu-nos Christian Garcia Luiz,Gabriel Marinho de Freitas,Larissa Tasso da Silva, Ra-quel Patelli de Carvalho Silva,Taynara Nunes de Souza eThaís Fernanda Gonçalves quereceberam menção honrosa.

Segundo os organizadoresdo evento, a competição desteano foi a mais difícil e acirradados últimos 4 anos, os conteú-dos estavam acima da média eparticiparam mais de 300 alu-nos de todo país. Foi precisomuito esforço pessoal e estu-do diário para conseguiremobter uma boa colocação. Aequipe da Escola Patelli con-tou com a participação de alu-nos dos Ensino FundamentalII (8º e 9º anos) e Ensino Mé-dio (1º e 2º anos) sob orienta-

INFORME PUBLICITÁRIO

ORGULHO CAMPOLIMPENSEOs alunos da Escola Patelli faturam duas medalhas em Olimpíada Nacional

ção das professoras NadirRibeiro de Língua Portuguesae Maria Tereza Carvalho deMatemática que se orgulhamdos resultados obtidos.

A direção da Escola Patelliparabeniza todos os alunos queparticiparam da competição epela dedicação nos estudos; osprofessores, pelos resultadosobtidos e as famílias dos alu-nos que estão sempre presen-tes no processo educacionaldos seus filhos.

“É muito bom saber quetemos alunos no município quemerecem nossa admiração,que representam de maneiraextraordinária a nossa região enos fazem sentir vitoriosos eorgulhosos através de suasconquistas”, afirma a direçãoda Escola Patelli.

Escola Patelli - Formando VencedoresRua Maria José Rodrigues, 186 Jd. Santa Lúcia Campo Limpo PaulistaTelefone (11) 4812-4090 – www.escolapatelli.com.br – visite facebookSERVIÇO {

Page 9: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 9 TURISMO

SÃO PAULO

APor Tamirys Gonçalves e Ricardo Rodrigues

Outro atrativo é umconjunto Jesuítico onde

fica o Museu de ArteSacra dos Jesuítas,com uma arquitetura

no estilo Barroco

Cidade é palco de uma das maiores manifestações artísticas e culturais do Brasil, chamando atenção para suas atrações ao ar livre

30 km da capital pau-lista, a Estância Turís-tica de Embu das Ar-

tes é palco de uma das maioresmanifestações artísticas e cul-turais do Brasil e chama aten-ção dos milhares de turistaspelos seus inúmeros artistasque expõem suas artes e quefazem da cidade um verdadei-ro ateliê ao ar livre. O charmedo Centro Histórico e a movi-mentada Feira de Artes e Arte-sanato são algumas das atra-ções que fazem de Embu dasArtes ser reco-nhecida inter-nacionalmen-te.

Do Largodos Jesuítasaté o CentroHistórico sãomais de 500expositores mostrando toda asua arte em quadros, madeiraentalhada, objetos antigos,móveis rústicos, objetos emprata, roupas, entre outros ob-jetos para decoração.

Outro atrativo de Embu dasArtes é a Igreja de Nossa Se-nhora do Rosário, um conjun-to Jesuítico onde fica o Museude Arte Sacra dos Jesuítas, comuma arquitetura no estilo Bar-roco possui um rico acervo deimagens de anjos, santos e depersonagens bíblicos entalha-dos em madeiras. O Museu doÍndio que possui um dos me-lhores acervos do estado deSão Paulo, é dedicado a cren-

ças, rituais, hábitos e costu-mes dos indígenas.

A capela de São Lázaro,como principal atrativo é aimagem de São Lázaro enta-lhada. O Centro Cultural Mes-tre Assis do Embu e a Casa doArtesão, com exposições deartes e cultura. Todos essesatrativos ficam próximo aocentro Histórico e os turistaspodem visitar e conhecer tudoa pé.

Uma boa opção de lazer dacidade de Embu das Arte é oParque do Lago Francisco Ri-zzo, tem uma ampla área ver-

de e um enor-me lago, ondehabita dezenasde espécies depeixes e aves.O Parque pos-sui pistas deCooper, brin-quedoteca, bi-

blioteca sobre meio ambientee viveiro de mudas, que ofere-ce variedade de plantas e árvo-res.

O Parque também realizavários eventos como o Festi-val de Flores e Plantas e aFeira de Móveis Artesanais,que neste ano vai ser realizadono mês de outubro. Com inú-meras atrações o festival teráexposição e vendas de flores,plantas e móveis, gastronomiae apresentações culturais, sho-ws, espaço infantil e oficinastemáticas.

Visite Embu das Artes eleve pra casa uma de suas ar-tes.

Embu das Artes um verdadeiro ateliê à céu aberto

Museu de Arte Sacra dos Jesuítas; Casa do ArtesãoCentro de Embu das Artes

Parque do Lago Francisco Rizzo

Page 10: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 201210 INFORME

Page 11: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 11 INFORME

Av. Marginal, 38 • V. TavaresCampo Limpo Paulista

4038.3600

ProjetosPersonalizadosArmários EmbutidosGabinetes paraCozinhas e Salas

O S

OM

OS

GR

AN

DE

S, S

OM

OS

EFI

CIE

NTE

S

Page 12: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 201212 INFORMEINFORME PUBLICITÁRIO

Há um ano a JunCar estáinstalada na cidade de Cam-po Limpo Paulista e suagrande especialidade é ainjeção eletrônica, prestan-do serviços com veículosnacionais e importados.

O trabalho na JunCarconsiste ainda em lidar coma parte mecânica, suspen-são, freio, embreagem emotor. E o serviço prestadoé realizado com total garan-tia, limpeza, organização eótimo atendimento.

Apesar de pouco tempoem funcionamento a Jun-Car vem agradando toda acomunidade, tanto é que aoficina tem recebido mui-tos elogios por parte dosclientes.

E comemorando esseperíodo no município, aJunCar oferece um novoequipamento para o seg-mento, o Kaptor, um apa-relho inovador para inje-ção eletrônica, que aumen-ta a qualidade do serviço,ganha com o tempo, alémde ser mais preciso com odiagnóstico do veículo.

Além disso, a JunCarpresta socorro (no horáriocomercial) e conta aindacom o sistema de leva etrás.

Para esse mês a Jun-Car está com uma pro-moção imperdível paratoda linha nacional: equa-lização de bicos saindocom o valor de R$ 60,00fora as peças.

JunCar, o caminho certo da injeção eletrônica

São aceitos todos os car-tões de crédito e os serviçosacima de R$ 300,00 o par-celamento acontece em até3x sem juros. Funcionamen-to de segunda a sexta-feira,

das 8 horas até às 18 horas;e aos sábados das 8 horasaté às 12 horas.

A JunCar está localiza-da na Avenida Dom PedroI, 1820 – Jardim Guanciale

(em frente ao antigo Hospi-tal Nossa Senhora do Rosá-rio). Telefone para contato:(11) 4039-2166 e NEXTEL:7844-2661 e 644*9746.

Venha conferir!

Afirmar que os automóveissão os grandes vilões do meio-ambiente virou clichê. Masparece que ele terá de ser re-visto, pois o “melhor amigodo homem” consome mais oplaneta que um SUV. A com-paração nada usual foi elabo-rada por Robert e Brenda Vale,pesquisadores da Universida-de de Victoria, na Nova Ze-lândia. Este conceito derivado inglês “carbon footprint”,que mede a quantidade de ter-ra ou de água que é necessáriapara sustentar um ser vivo ougerar um produto. Quantomaior a pegada, mais recursosnaturais são requisitados e,consequentemente, maior é oimpacto causado ao ambiente.

De acordo com o estudo,um cãozinho de tamanho mé-dio ingere 90g de carne e 156gde comida seca por ano. Paragerar essa quantidade de ali-mento, é necessário 0,837 hec-

tare de terra. Um Toyota LandCruiser, com motor 4.6 V8,que percorre 10.000 km porano, exige 55.1 gigajoules deenergia nesse período. Na con-versão, ele “consumiria” 0,44hectare de terra. Ou seja, ocachorro, com toda a fofura ecarisma, tem pegada ecológi-ca aproximadamente 100%maior que a do “temido” utili-tário esportivo.

A dupla de pesquisadoresainda desafiou outras espéci-es: o gato equivale a um VWGolf; o hamster, a uma TV; eo peixe, à pegada ecológica deum celular. Robert e BrendaVale ficaram orgulhosos dedesmascarar os cachorros elançaram o livro “Salve omundo: substitua seu cão porum SUV”. Digamos que elesestejam na pegada contrária àdo politicamente correto.

Por Luiza Tenente /revista Auto Esporte

Segundo pesquisa, cachorrospoluem mais que carros

Pesquisadores Nova Zelândia revelaram que o cachorro, tem pegadaecológica, aproximadamente, 100% maior que um utilitário esportivo

Page 13: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 13 EDUCAÇÃO

ESPORTE

DDo Governo do Estado

Centro Paula Souza oferece 13 cursos técnicos e 7 cursos de tecnologia

Conheça 20 cursos paraquem quer trabalhar naCopa e nas Olimpíadas

e olho nos eventos es-portivos que serão se-diados no Brasil em

2014 (Copa) e 2016 (Olimpí-adas), o Centro Paula Souzaoferece 13 cursos técnicos e 7cursos de tecnologia voltadospara a realização dessas duasgrandes competições.

Um dos cursos oferecidosé o de técnico em Esportes eAtividade Física, que atual-mente está sendo ministradopara uma turma piloto de 30alunos em instituições parcei-ras. A partir de 2013, o cursodeve ser oferecido na Etec deEsportes, em construção naVila Maria. O coordenador deEnsino Superior do CentroPaula Souza, Angelo Cortela-zzo, falou sobre a importânciadessa formação profissionalespecializada: “Os nossos cur-sos técnicos e tecnológicos sãodesenvolvidos em sintoniacom o mercado de trabalho,portanto não é necessárioaguardar muito tempo após aconclusão do curso para queesses profissionais sejam con-tratados”.

Maracanã estará nos dois principais eventos esportivos do mundo

Área de turismo e serviçosEsportesAgenciamento de ViagemCozinhaEventosGuia de TurismoHospedagemLazerServiços de Restaurante e BarTurismo Receptivo

Área de InfraestruturaDesenho de Construção CivilEdificaçõesTransporte FerroviárioTransporte Rodoviário

CU

RSO

S T

ÉCN

ICO

S

necessário ternível superior

Área de ServiçosEventosGestão de Turismo

Área de InfraestruturaEdifíciosMovimento de Terra ePavimentaçãoControle de ObrasTransporte TerrestreLogística Aeroportuária

CU

RSO

S T

ECN

OLÓ

GIC

OS

Page 14: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 201214 INFORMEINFORME PUBLICITÁRIO

Fundada em 1996, comoMilharese Comercio e Locaçãode Empilhadeiras Ltda (SI-MEC) empresa especializada navenda e locação de equipamen-tos e manutenção na área demovimentação, limpeza indus-trial, construção e dispositivos.Surgiu com o propósito de ir aoencontro de um novo investi-mento sólido, com o conheci-mento e experiência no merca-do em grande fase de expansão.

Em março de 2008, firma-mos uma parceria de maneirainédita no mercado com a Ad-ministradora de Bens ÂncoraConsórcios, oferecendo a par-tir de então aos seus e aos nos-sos clientes, não só a soluçãoem equipamentos, mas tambéma solução financeira para aqui-sição do mesmo por meio dosistema de consórcio, com maisde 3000 mil clientes ativos emaquisição de empilhadeiras.

Em 2010, a empresa viu anecessidade de ampliar a suaárea de atuação tornando-seassim Milharese Ferramentas eEquipamentos Ltda (SIMEC) ecom a inauguração da loja pas-sou a comercializar ferramen-tas profissionais, industriais,

SIMEC há 16 anos em pleno crescimentoabrasivos, adesivos, lubrifican-tes, ferramentas de corte, ma-nuais e agrícolas, ferragens, jar-dinagem, fitas, fixadores, equi-pamentos e acessórios paramovimentação e transporte decargas, instrumentos de medi-ção, solda e segurança.

Com intuito de atender asempresas e o consumidor des-tes produtos em nossa cidade e

região, na venda e assistênciatécnica autorizada do fabrican-te alemão Karcher na área deequipamento de limpeza do-méstica e industrial, tornando-se assim algo inovador ondeanteriormente só encontráva-mos autorizadas em Jundiaí.

Esse fato foi uma aposta emCampo Limpo Paulista, devidoao crescimento da cidade, eapostando que a sua expansãoainda maior está para aconte-

cer, oferecendo assim produtosde qualidade com preço com-petitivo para que possamosmanter em nossa cidade o nos-so maior patrimônio nossos “osclientes”.

Nossa expansão não paroupor ai, tanto é que temos umcentro de Assistência Técnicaem Vitória – Cariacica-ES, ondetambém ficamos próximos dos

clientes deste Estado e onde embreve estaremos abrindo a nos-sa primeira loja fora do estado.

Nossa missão: é trabalharcom transparência, honestida-de e seriedade, buscando con-quistar a confiança do cliente,diversificando sua linha de pro-dutos e serviços, visando aten-dê-lo cada vez melhor.

Nossa visão: é tornar umaempresa modelo, quando o as-sunto for movimentação de car-

ga, buscando sempre inovaçõesneste mercado podendo assim,se aproximar do cliente e asses-sorá-lo, viabilizando a sua com-pra através da venda da soluçãoem movimentação de carga.

Nossos valores: são desta-cados a partir da ética, respeito,conhecimento, desenvoltura ecooperação, no que diz respeitoao tratamento entre funcionári-os, colaboradores e clientes.

Prezamos pelo modo trans-parente e objetivo, ao atender-mos nossos clientes, criando umambiente familiar, de coopera-ção e respeito mútuo, se relaci-onando bem com toda a comu-nidade em que se esta inserida,inclusive dentro da própriaempresa, respeitando ainda abiodiversidade, o meio ambi-ente, sendo algo pertencente àpolítica da instituição.

O funcionamento da empre-sa ocorre de segunda à sexta-feira das 7h30 às 17h30; aossábados das 7h30 às 12 horas eestá localizada na Avenida Al-fried Krupp, 988, Centro (emfrente ao Teatro Arena), maisinformações: (11) 4606-5797,e-mail: [email protected]

Page 15: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 15 SAÚDE

CAMPANHA

ODa Agência Brasil

Quem tem a cadernetade vacina e acha queela está em dia leva acriança lá porque nósestamos introduzindoduas novas vacinas

ministro da Saúde,Alexandre Padilha,lançou nesta terça-fei-ra campanha para atu-

alizar a cader-neta de vacina-ção para crian-ças menoresde cinco anos.O objetivo évacinar aindamais criançasem todo o país.A ação vaiocorrer entre 18 e 24 de agos-to, sendo que o dia 18, próxi-mo sábado, será o dia D dedivulgação e mobilização na-cional. Várias vacinas estarãodisponíveis na campanha, in-clusive a pentavalente e a va-cina injetável da pólio. As duas

O próximo sábado será o dia D de divulgação e mobilização nacional na campanha de vacinação

Ministério da Saúde lança campanhapara atualizar caderneta

passam a fazer parte do calen-dário básico de vacinação dascrianças até cinco anos. O mi-nistro da Saúde, Alexandre Pa-dilha, ressalta as vantagens davacina pentavalente, que reú-

ne as vacinascontra coque-luche, difteria,tétano, hepati-te B e menin-gite, e explicaquem pode to-mar a vacinainjetável dapólio.

"Colocarmos cinco doen-ças em apenas uma picada queé a pentavalente faz com que agente possa reduzir o númerode picadas nas crianças e in-troduzir novas vacinas, dandouma proteção mais ampla paraas nossas crianças. Além dis-

so, gera uma economia por-que, ao invés de usar cincoseringas, cinco agulhas, vocêusa apenas uma. Dentro dessecalendário vacinal, uma novavacina que está sendo introdu-zida é a pólio injetável, é parafazer a utilização daquelas cri-

anças que ainda não começa-ram o esquema de vacinaçãocom a pólio oral. Quem já co-meçou com a pólio oral vai darcontinuidade com a pólio oral.Quem não começou ainda, asduas primeiras doses, aos doismeses e quatro meses será fei-

ta com a pólio injetável." Além da campanha pela

atualização da caderneta de va-cinação, as crianças menoresde cinco anos que moram noNorte, Nordeste e nos vales doJequitinhonha e Mucuri, emMinas Gerais, vão receber su-plemento de vitamina A (queabrange abóbora, cenoura,goiaba, agrião e couve, ali-mentos ricos com nutrientesessenciais para proteger as cri-anças de infecções, problemasde visão e que ajuda muito nocrescimento, visando comba-ter a deficiência nutricional).A estratégia faz parte do Bra-sil Carinhoso, plano lançadoem maio deste ano e que queracabar com a miséria entre ascrianças pequenas. O ministroda Saúde, Alexandre Padilha,reforça a importância de todas

as crianças menores de cincoanos de idade visitarem ospostos de saúde no período de18 a 24 de agosto.

"Quem tem a cadernetade vacina e acha que ela estáem dia leva a criança lá porquenós estamos introduzindo duasnovas vacinas. Eventualmen-te, a criança está indicada areceber essas vacinas. Ela podeestar no município onde temdeficiência de vitamina A, elavai receber a vitamina A".

A campanha de atualiza-ção da caderneta de vacinaçãopara menores de cinco anoscomeça neste sábado, dia 18 evai até o dia 24 de agosto emtodo o país. Estados e municí-pios vão receber quase 19 mi-lhões de reais para a campa-nha. O dinheiro virá do FundoNacional de Saúde.

Vacinaçãoinfantil iráocorrer entre18 e 24 deagosto

Células-tronco embrioná-rias obtidas a partir de umatécnica desenvolvida por pes-quisadores do Instituto Butan-tan, em São Paulo, já estãosendo aplicadas em seres hu-manos. Os primeiros resulta-dos dos testes, visando à re-construção do tecido que re-veste a córnea, deverão seranunciados no segundo semes-tre de 2013.

“Fora do país, há algunsestudos avançados. Porém,eles não chegaram à quantida-de de células que a gente con-segue obter. O grande achadodo nosso trabalho é conseguirquantidades de células sufici-entes para aplicação em hu-manos”, destaca o pesquisa-dor do Instituto Butantan Nel-son Lizier.

O estudo feito pelos pes-quisadores do Laboratório deGenética do instituto levou àcriação de uma técnica quepermite obter grandes quanti-dades de células-tronco - ca-pazes de gerar qualquer tecidodo corpo humano – a partir dodente de leite. “Essa nova tec-nologia que nós conseguimosdesenvolver permite que, deuma única polpa [de um dentede leite], a gente consiga tratarmuitos pacientes, em torno de100 por dia”, destaca Lizier.

Os últimos testes feitos emanimais mostraram que as cé-

lulas não levam a nenhum efei-to colateral quando compara-das a biofármacos e a outrasdrogas. “As cirurgias já estãoacontecendo. A gente já fezem dois pacientes, dentro doInstituto da Visão da Unifesp[Universidade Federal de SãoPaulo], responsável por essaparte cirúrgica”, ressalta o pes-quisador. Os resultados sópoderão ser divulgados após oencerramento dos testes.

Um grupo de pacientes comlesões na córnea está receben-do as células-tronco como par-te do experimento. Além dacórnea, os pesquisadores já têmpesquisas sobre a aplicação dascélulas-tronco embrionárias emoutras áreas. “A gente já temestudos aqui dentro do grupode pesquisa para a utilizaçãodessas células para regenera-ção de retina, para arterioscle-rose, doenças cardíacas, rege-neração óssea, de cartilagem, eimplantes dentários”.

Os estudos sobre células-tronco obtidas a partir de den-tes de leite começaram a serfeitos no Butantan em 2004.Com essa técnica, os embriõesnão são mais necessários paraa criação das células-tronco.Assim, é possível produzir dopróprio organismo do pacien-te uma célula igual à embrio-nária.

Da Agência Brasil

Células-tronco obtidas pelo Butantanjá são testadas em humanos

Obesidade Infantilé tema de curso doHC da Faculdade

de Medicina da USP

O Grupo de Obesidadee Síndrome Metabólica doHospital das Clínicas daFaculdade de Medicina daUSP promove, dia 15 desetembro, em São Paulo,o X Curso de Introdução àLiga de Obesidade Infan-til.

Dentre outros temas,serão discutidos fatoresambientais e a epidemiada obesidade, a regulaçãocentral do apetite, dieto-terapia, transtornos psi-quiátricos e obesidade,tratamento medicamento-so, gastroplastia na obe-sidade grave e dieta nopré e no pós-operatório.

Voltado a médicos, nu-tricionistas, acadêmicosde medicina e nutrição edemais profissionais queatuam na prevenção e tra-tamento da obesidade nainfância e adolescência, ocurso será realizado das8h às 17h, no anfiteatroda Faculdade de Medici-na da USP, 4º andar. Maisinformações e inscriçõespe los te le fones :3061.7410 ou 3266.2655.

Do Governo do Estado

Page 16: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 201216 REGIÃO

s serviços de recupe-ração e as obras de me-lhorias na SP-354

(Rod. Edgar Máximo Zambo-tto), que interliga Jarinu a Ca-jamar, estarão concluídos atéo fim deste ano, segundo opresidente da Comissão deTransportes e Comunicações,deputado Edmir Chedid(DEM). O DER investiu R$42 milhões na execução dasatividades deinfraestruturaprogramadaspara a rodovia.

O parla-mentar expli-cou que os ser-viços e asobras estãosendo realizados em dois lo-tes. No primeiro, entre Francoda Rocha e Cajamar, foraminvestidos R$ 14,7 milhões narecuperação asfáltica e nosacostamentos, além da cons-trução de rotatória e de aces-sos. Entre Campo Limpo Pau-lista e Jarinu, no segundo lote,

SP-354

Rodovia interliga Jarinu a Cajamar e os serviços de melhorias abrangem recuperação de asfalto, acostamento, construção de acessos, entre outras

Obras na Edgard Máximo Zambottoserão concluídas até o fim do ano

o investimento foi de R$ 27,4milhões nos serviços de recu-peração do pavimento, dosacostamentos e na construçãode acessos.

“O projeto que foi elabora-do pelo DER contempla o re-capeamento das pistas e dosacostamentos e implantação defaixas adicionais ao longo dotrecho, que possui 29,8 km deextensão; também serão im-plantados quatro acessos (nokm 54,4, km 59,9, km 71,7 e

km 73,8). Osdispositivosdo km 60,7 ekm 78,8 serãoremodeladospara aumentara segurançados usuários”,comentou Ed-

mir Chedid.Os serviços e as obras têm

por finalidade melhorar con-dições de tráfego dos quase 25mil veículos que utilizam dia-riamente a rodovia tambémcomo interligação entre a Rod.D. Pedro I (em Jarinu) e a ViaAnhanguera (em Cajamar).

ODa assessoria de Edmir Chedid

Entre Campo Limpo eJarinu, o investimento foide R$ 27,4 milhões nosserviços de recuperação

do pavimento e naconstrução de acessos

RECUPERAÇÃORodovia Edgar Máximo Zamboto, trecho de Jarinu a Campo Limpo Paulista

Page 17: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012 17 VARIEDADES

ÁRIES Devido aobom aspecto deMercúrio em seuhoróscopo, você

poderá progredir bastante,profissional e socialmente.Lucrará no comércio de li-vros e material de ensino,de um modo geral. Paz fa-miliar.

LEÃO Êxito e suces-so em todas as coi-sas que empreender,principalmente no

trabalho. O amor estará bas-tante beneficiado, juntamentecom a saúde e as relaçõessociais. Atividades no trabalhoque estavam se desenvolven-do diminuirão seu ritmo.

LIBRA Momen-to dos mais be-néficos para tra-tar com o sexo

oposto, padres, pasto-res, políticos e militares.Poderá também se for li-vre de compromissos,iniciar romance com al-guma pessoa do seu con-vívio.

E S C O R P I Ã OMuita atividade fí-sica e mentalvocê empregará

neste período. Mas no finalsairá vencedor. Os meiosde comunicações, transpor-tes estão favorecidos. Con-tudo, evite desavenças navida familiar e amorosa.Mantenha a calma.

23 de Julho a22 de Agosto

23 de Agosto a22 de Setembro

23 de Outubro a21 de Novembro

19 de Fevereiroa 20 de Março

20 de Abril a20 de Maio

21 de Maio a21 de Junho

22 de Novembroa 21 de Dezembro

20 de Janeiro a18 de Fevereiro

TOURO Sua ener-gia atual, aliada asua persistência,poderá lhe propor-

cionar vantagens reais. Evi-te depender dos demais to-mando suas próprias inicia-tivas. No trabalho, maiorhabilidade diplomática, sen-so estético e criatividade.

GÊMEOS Nestafase, você terá óti-mas influênciaspara cuidar de

questões financeiras, con-tábeis, bancárias. Obterálucros através de publici-dade. Você terá que reveros impulsos que o levarama cultivar certas relações.

CÂNCER Notáveisprobabilidades desucesso em ques-tões relacionadas

com a vocação, ciência,concurso, testes, empre-gos, aumento de vencimen-to e rendimento. Bom mo-mento para viagens de re-creio.

VIRGEM A influên-cia astral é poucopositiva as associ-ações, noivados e

casamentos. Cuide de suasaúde e de sua reputação,evite precipitações e pes-soas de caráter duvidoso.Bom ao ocultismo. Procureser franco.

SAGITÁRIOIndecisão paratomar atitudes.P e n s a m e n t o s

pessimistas, sem razãode ser.Procure animar-se. Con-te com a compreensãodo ser amado.Nervosismo exageradocuide-se.

CAPRICÓRNIOCuidado nestafase, para nãoperder a confian-

ça nas pessoas. Lucrosatravés do conjugue ouassociações estão previs-tos e o trabalho renderá onecessário para deixá-lofeliz.

21 de Marçoa 19 de Abril

23 de Setembroa 22 de Outubro

22 de Dezembroa 19 de Janeiro

22 de Junhoa 22 de Julho

AQUÁRIO Não éum momento total-mente favorávelpara tratar de as-

sunto de viagens. Cuidadocom acidentes caseiros. Masmuito bom para entabular ne-gócios e obter novos conhe-cimentos profissionais, paraserem postos em prática.

PEIXES Os negóci-os que tem em vista,poderão ser realiza-dos com vantajosos

lucros. Dentro de poucos dias,transações comerciais estarãoem evidência. Agora evite re-ceios infundados, preocupa-ções negativas. Excelente paraassuntos familiares.

ODa redação

CINEMA

Collin Farrell e elenco de estrelas fazem parte do filme que promete trazer muita ação

O Vingador do FuturoVingador do Futuro(Total Recall) chegaaos cinemas nacio-

nais, com grande expectati-va por parte do público.

Com elenco repleto, a di-reção do longa foi de respon-sabilidade de Len Wiseman,que conduziu estrelas comoCollin Farrell, Kate Beckin-sale, Jessica Biel, BryanCranston e Bill Nighy.

O filme é uma adapta-ção do conto de Philip K.Dick, We Can RememberIt For You Wholesale, e umremake do filme de 1990,de Paul Verhoeven, comArnold Schwarzenegger, nopapel principal, da premis-sa de antes: um implante dememória que destrava umdisfarce de um suposto es-pião.

A vida tranquila de DougQuaid (Collin Farrell) é vira-da de cabeça para baixo, commuita ação e pancadaria.

Nesta nova versão a tra-ma se passa na Terra no futu-ro, devastada por guerra quí-mica, onde apenas duas regi-

ões são habitadas: a Europa,comandada pela Inglaterra ea Austrália, colônia escrava.

O filme conta com umvisual de contrastes, hora bo-nito, hora feio, lembrandoBlade Runner, com efeitosespeciais de primeira.

No longa fica evidenteque Farrell, Beckinsale e Biel

estão se divertindo com seusrespectivos papéis.

No entanto, sem dúvidaso questionamento e a com-paração com a antiga produ-ção é clara, mas certamente oque não irá faltar é muitaação e ótimas jogadas visu-ais. A sátira embutida na obrade Verhoeven, desaparece

Esta nova versão de ‘O Vingador do Futuro’ conta com um visual de contrastes com efeitos especiais deprimeira; no centro da foto, o ator Collin Farrell em cena

Bill Nighy Bryan Cranston Jessica Biel Kate Beckinsale

neste longa. Esta versão de2012 irá reservar ao público,se o enredo é ou não melhorque o anterior. Sua estreiaestá prevista para hoje noMoviecom do Maxi Shop-ping Jundiaí e certamenteserá um sucesso, sendo umaótima dica de lazer para asemana.

PROGRAMAÇÃO MOVIECOM - Maxi Jundiaí de 17 a 23 de Agosto de 2012À BEIRA DO CAMINHODrama Nacional - Caminhoneiro mudará completamente seu destino ao dar carona a um meninoórfão, algo que irá mudar completamente o destino de ambos. 12 Anos - Duração: 102min.MOVIECOM MAXI 1 - Sex, Sáb: 17h10 - 19h20 - Dom, Seg. à Qui: 17h10 - 19h20 - 21h30

O DITADORA comédia é focada em um ditador faz de tudo para que a democracia não chegue em seu país.Cohen viverá dois personagens: um pastor de cabras e o ditador opressivo que se encontra perdidona América. dublado - 14 Anos - Duração: 94min.MOVIECOM MAXI 1 - Sex, Sáb: 21h30

E AÍ, COMEU?A comédia nacional conta a história de três amigos que se encontram para comentar suasaventuras amorosas e tentar entender as relações entre homens e mulheres. 14 Anos - 100min.MOVIECOM MAXI 2 – Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 14h10

BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGEAção - Além de acusado de assassinato, ele precisa lidar rapidamente com a chegada do novo vilãoBane, que causa destruição e caos em Gotham City, enfrentar velhas feridas com a enigmáticaSelina Kyle e salvar a cidade antes que tudo seja perdido para sempre. 12 Anos - 164min.MOVIECOM MAXI 2 - dublado - Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 16h15 - 19h30MOVIECOM MAXI 6 - dublado - Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 14h20 - 20h15MOVIECOM MAXI 7 - legendado – Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 17h50 - 21h00

A PRIMEIRA COISA BELADrama - Professor que tem uma vida monótona após uma infância complicada, recebe notícia deque sua mãe está com doença terminal e precisa ve-la pela última vez. 12 Anos - 102min.MOVIECOM MAXI 3 - legendado - Ter: 21h30 - Sáb, Dom: 11h00

VALENTEAnimação - A princesa Merida vive na Escócia do século 10, e é uma menina selvagem que prefereviver numa casa nas montanhas, em vez do castelo da família. 104min.MOVIECOM MAXI 3 - dublado - Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 14h30

360Drama - A partir de uma decisão simples tomada por um homem – para se manter leal à sua esposa– acontece uma série de episódios que rodam o globo com conseqüências dramáticas, retornando360 graus ao lugar da sua decisão inicial. 16 Anos - Duração: 115min.MOVIECOM MAXI 3 - Sex à Seg; Qua, Qui: 16h40 - 19h00 - 21h20 - Ter: 16h40 - 19h00

UM DIVÃ PARA DOISComédia - Após trinta anos de casados, os Soames (Meryl Streep e Tomy Lee Jones) decidem fazerterapia! Mas eles acabam encontrando alguém que está bem pior: Dr. Bernie (Steve Carell), umterapeuta lunático vai virar a cabeça do casal. Legendado - 12 Anos - 100min.MOVIECOM MAXI 4 - Sex à Dom, Seg. à Quinta-Feira: 19h40 - 21h45

OUTBACK-UMA GALERA ANIMAL (3D)Johnny, um raro coala branco tem sua rotina virada de cabeça pra baixo quando decide trocar atranquilidade pela vida selvagem contando com ajuda do macaco Higgens e do demônio daTasmânia Hamish. dublado - Livre - Duração: 85min.MOVIECOM MAXI 4 - Sex, Seg. à Qui: 15h50 - 17h45 - Sáb, Dom, Fer: 14h00 - 15h50 - 17h45

O VINGADOR DO FUTUROAção - Bem vindos ao Rekall, a companhia que pode transformar seus sonhos em memórias reais.Para um operário chamado Douglas Quaid (Colin Farell), apesar de ter uma bela esposa (KateBeckinsale) a quem ama, as palavras "viagem mental" soam como férias perfeitas de sua vidafrustrante -- memórias reais de uma vida como um super espião podem ser exatamente o que eleprecisa. Mas quando o procedimento dá errado, Quaid se torna um homem procurado. Encontran-do-se foragido da policia. A linha entre fantasia e realidade fica distorcida e o destino de seu mundofica na balança enquanto Quaid descobre sua verdadeira identidade, seu verdadeiro amor e seuverdadeiro destino. 14 Anos - Duração: 119min.MOVIECOM MAXI 5 - dublado - Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 14h15 - 16h45 - 19h10MOVIECOM MAXI 5 - legendado – Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 21h40

NA ESTRADAAventura / Drama - Ritmado por sexo, drogas e Jazz, a história gira em torno de Sal Paradise quecruza o país em busca da última fronteira. O longa narra a história de jovens extaordinários quese libertaram do conformismo conservador de sua época para seguir seus próprios caminhos. 16Anos - 140min.MOVIECOM MAXI 6 – Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 17h30

A ERA DO GELO 4Animação - Manny, Diego e Sid embarcam em uma aventura usando um iceberg como navio, elesencontram criaturas do mar e piratas de batalha enquanto exploram um mundo novo. 98min.MOVIECOM MAXI 7 - dublado - Sex à Dom; Seg. à Quinta-Feira: 15h45

H O R Ó S C O P O“Todos os dias, sob todos os pontos de vista, vou cada vez melhor”

www.omarcardoso.com.br

Page 18: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 201218 INFORME

CASA V.CONSTANÇA 4 DORMS (1 SUITE), SL. AMPLA, COPA-COZ, BANH, LAV, GAR. POMAR. OT.LOCAL R$ 170.000,00CASA V.CONSTANÇA C/3 CASAS OT.LOCAL R$ 100.000,00CASA V.CONSTANÇA C/2 CASAS - OT.LOCAL - R$ 60.000,00CASA BOTUJURU -C/ 2 CASAS AMPLA E ACABTO DE 1aGARAGEM - OTIMO LOCAL- ESCRITURA - R$ 170.000,00CASA BOTUJURU NOVA PARA FINANCIAMENTO- OTIMOLOCAL- R$ 135.000,00 E R$130.000,00TERRENO JARDIM EUROPA - C/ 253M2 – R$ 100.000,00-TERRENO BOTUJURU – R$ 120,00 M2– DE VARIAS METRA-GEM- DA FINANCIMENTOTERR.BOTUJURU CENTRO-INTEIRO. R$ 60.000,00 OU PARCELADOVARIOS TERRENO PARQUE SANTANA – DE 125M A 500M– COM PEQUENA ENTRADA E RESTANTE EM 24 PARCELASTERRENO CONDOMINIO LAGUNA – PROMECA- VÁRZEAPAULISTA- C/300M2 –COM CAMPO- PISCINA- CHURRAS-QUEIRA- PARQUE- LAGO E ETC.. R$ 100.000,00.

APARTAMENTO EM JUNDIAÍ – OTIMA LOCALIZAÇÃO-AREA CONS. 160M2-PISCINA-SALÃO DE FESTA-GAR 2AU-TOS- R$ 450.000,00 ACEITA TROCA POR CASACHACARA OUTEIRO DAS PAINEIRAS – C/ 2.500 M2 – C/CASA SALA – COPA- COZ. - 3 DORMS- AREA DE SERVIÇO-PISCINA- POMAR- R$ 250.000,00CHACARA OUTEIRO DAS PAINEIRAS – C/ 2.250 M2 – C/CASA NOVA- SALA – COPA- COZ. - 3 DORMS-AVARANDA-DA- CHURRASQUEIRA- R$ 150.000,00CHACARA FIG. BRANCA 50m DE FTE.C/ CHURRAQ., SALÃOFESTA, PISC.8X4, POÇO, POMAR, GAZEBO. R$ 200.000,00SALAS COMERCIAIS- FINANCIADAS- JUNDIAI- JARDIMSAMAMBAIA- PROXIMO AO TREVO DA MALOTAALUGUEL: SALÃO EM BOTUJURU OTIMO LOCAL- R$ 500,00SALÃO EM BOTUJURU EXCELENTE LOCALIZ. R$ 600,00SALÃO EM BOTUJURU EXCELENTE LOCALIZ. R$ 800,00

COM DUAS CASAS E PISCINA – R$ 1.000,00

LOCAÇÃO RESIDENCIAL:BOTUJURU: 1DORM,SALA,COZ,WC,S/G ............................. R$500,00EST.DO ROSSI:2DORM,SALA,COZ,WC,C/G ......................... R$600,00VL.TAVARES: 2DORM,COZ,WC,S/G .................................... R$600,00VARZEA PTA:APT, 2DORM,SALA,GARAGEM ..................... R$700,00JD.CORCOVADO:1DORM,SALA,COZ,WC,C/G ...................... R$750,00AV.ADHERBAL:APT, 1DORM,SALA,COZ,WC ....................... R$800,00JD.MARSOLA:3DORM,SALA,COZ,2WC,C/G ........................ R$850,00JD.SÃO CONRADO:2DORM,EDICULA,C/G ........................... R$850,00JD.CORCOVADO:2DORM,EDICULA,C/G .............................. R$850,00JD.EUROPA:3DOMR,2WC,SALA,COZ,C/G ........................... R$950,00VL.TAVARES:2DORM,SALA,COZ,WC,C/G ......................... R$1000,00JD.SANTO ANTONIO:2DORM,COZ,C/G ............................. R$1000,00JD.AMERICA:2DORM,SUITE,SALA,COZ,C/G ..................... R$1000,00SÃO CONRADO:3DORM,2WC,COZ,C/G ............................. R$1300,00JD.SANTA LUCIA:SOBRADO,3DORM,GARAGEM .............. R$1300,00FIG.BRANCA: 3DORM (2 SUITES), 3SALAS, CHURRASQUEIRA,GARAGEM COBERTA AT:1000m AC 250m ....................... R$1700,00GRAM.SANTA RITA:5DORM,3SUITES,CHURRASQUEIRA,MINICAMPO, GARAGEM 5 CARROS: AT:1350mAC:1000m ..... R$2400,00

TEMOS OUTRAS OPÇÕES DE CHÁCARAS EM NOSSO SITE !LOCAÇÃO COMERCIAL:

SALAS COMERCIAIS JD.PTA:C/aprox. 30m ........................ R$600,00JD.EUROPA: SALÃO C/60m ................................................ R$800,00JD.PAULISTA: SALA C/180m ........................................... R$1450,00JD.AMÉRICA: CASA COMERCIAL C/A.C ........................... R$1500,00CENTRO: CASA COMERCIAL 2DORM ............................... R$1500,00VILA IMAPE: SALA ........................................................... R$1500,00VILA IMAPE: PAV SUP 250m LIVRE .................................. R$2000,00VILA SÃO PAULO: A/T 390m A/C 253m ............................ R$3000,00JD.AMÉRICA: SOBRADO COM 1SUITE ............................. R$3000,00

GALPÕES DE 300m À 10.000m – CONSULTE-NOS !!!!

VENDAS DE TERRENOSESTÂNCIA SP: 1000m plano ................................................ R$35milESTÂNCIA SP: 1000m plano ................................................ R$35milJD. VITÓRIA: 276m em aclive ............................................... R$50milST.JAMES II: 1087m em aclive ............................................. R$50milJD. LAURA: 150m em leve declive ........................................ R$65milSANTA BRANCA: 406m com ótima topografia ...................... R$70milST.JAMES I: 2267m de esquina em aclive ............................. R$70mil

Consulte-nos para chácaras !!!VENDAS DE CASAS NOVAS PARA FINANCIAMENTO:

VL. CONSTANÇA: 2 DORM AT: 150m ............................... R$130MILJD.EUROPA: 2DORM + DESPEJO .................................... R$170MILJD.VITÓRIA: 2DORMITÓRIOS ........................................... R$180MILMONTE ALEGRE: 2DORMITÓRIOS .................................... R$180MILVISTA ALEGRE: 2DORMITÓRIOS ...................................... R$195MILSANTO ANTONIO II: 3DORMITÓRIOS ............................... R$200MILVILA OLIMPIA: 3DORM(SUITE)AT:175m ........................... R$230MIL

IMÓVEIS USADOS:SÃO JOSÉ: 1 DORMITÓRIO ................................................ R$90MILSANTO ANTONIO I: 2 DORMITÓRIOS ............................... R$165MILSANTA CATARINA: 2 DORMITÓRIOS ............................... R$165MILJD MARCHETTI: 2 DORMITORIOS .................................... R$175MILCOND CALIFORNIA: 2 DORMITORIOS .............................. R$175MILVILA OLIMPIA: 2DORM, CHURRASQUEIRA ....................... R$180MILJD LAURA: 3 DORM SENDO 1 SUÍTE ................................ R$220MILCHÁCARAS:ESTRADA DO ROSSI: 3 DORM(1 SUÍTE) AT 3000 M² ....... R$180MILST. JAIMES I: MISTA MADEIRA E ALVENARIA, 3 DORM(1 SUÍTE)SALA 2 AMBIENTES, PISCINA, AT 2200 M² ..................... R$220MILVALE ESMERALDA: 3 DORM(1 SUÍTE) AT 1050 M², FINANCIA!!!! ............................................. R$300MIL

VILA SÃO PAULO, CASA PLANA,c/ 2 DORMS., SALA, COZ., 2 WC,

GARAGEM PARA 02 CARROS,QUINTAL. c/220M² DE TERRENOÓTIMA LOCALIZ.R$155.000,00

MINE CHACARA NOVATRIESTRE, c/500M² DE TERRENOCASA c/01 DORMITÓRIO,,SALA,COZINHA, 2 WC. CHURRASQ.,LAVANDERIA, TODA MURADA,GARAGEM TODA GRAMADA

VALOR R$ 110.000,00

JARDIM AMERICA, FINANCIA,CASA C/ 03 DOMITÓRIOS. SALA

AMPLA COZ. WC. PORTÃOELETRÓNICO, LAVANDERIA c/

QUINTAL, CASA PLANAACABAMENTO DE PRIMEIRA,TERRENO c/185M², MURADA

VALOR R$ 250.000,00,IMPERDIVEL ACEITO

CHACARA DE MENOR VALOR

TERRENO LOJA PARQUEDA CHINA 300M² R$ 30.000,00

R$ 20.000,00 ENTRADAMAIS PARCELAS

JD. SANTO ANTONIO SOBRADOc/125m² DE TERRENO,

2 SUITES, SALA, COZ., WC.SOCIAL, LAVANDERIA c/CHURRASQUEIRA E WC.

GARAGEM PARA DOIS CARROSc/PORTÃO ELETRÓNICO, ÓTIMA

LOCALIZAÇÃO, VALORR$ 280.000,00. ACEITA TROCA

CHACARA SÓ TERRA DE 1.000 M²TODA CERCADA E MURADA

PLANA. VALOR R$ 85.000,00

SAINT JAMES CHÁCARA c/CASA c/02 DORMS. SENDO

UMA SUITE CHURRASQUEIRAE PISCINA c/1780M² DE

TERRENO, VISTAPANORÂMICA VALOR R$

170.000,00.

VILA CHACRINHA CASA c/TERRENO DE 600M², TODA

CERCADA c/MURO, c/1 DORM.SALA COZ. LAVANDERIA

QUINTAL, SALÃO COMERCIAL c/DUAS PORTAS DE AÇO C/ 1 WC.

VALOR R$ 100.000,00

JD. VISTA ALEGRE TERRENO c/ALICERCE PRONTO c/125M²

ÓTIMA LOCALIZ. R$ 55.000,00

SUARÃO PRÒXIMO ITANHAEMCASA c/TERRENO C/ 186m²,

ÓTIMA TOPOGRAFIA, 2 DORM.SALA COZ. 2 WC. GARAGEM PARA2 CARROS QUINTAL, MAIS SALÃO

DE FESTAS R$ 115.000,00

CHÁCARA REALENGO/JARINU,CASA C/ 03 DORM. SENDO UMASUITE, SALA DE ESTAR, SALA DE

JANTAR COZ. WC. SOCIALLAVANDERIA, VARIOS PÉS DE

FRUTAS POÇO, FOSSA, PISCINA c/WC. CHURRASQUEIRA TODO

CERCADA, 2075M² DE TERRENO,FACIL ACESSO VALOR R$

320.000,00. FINANCIA

VISTA ALEGRE CASA c/2 DORMS.,SALA, COPA, COZINHA,

LAVANDERIA. C/ 125M² TERRENO,GARAGEM 2 CARROS ÓTIMA

LOCALIZAÇÃO, TODO MURADO,FALTA ACABAMENTO NA PARTEEXTERNA VALOR R$ 140.000,00

JARDIM SOLANGE,TERRENO c/300 M² PLANO,JÁ DESDOBRADO VALORR$ 200.000,00 FINANCIA

JD. CALIFORNIA,APARTAMENTO, PRIMEIRO

ANDAR, c/ 3 DORMS., SALA COZ.,LAVANDERIA GARAGEM PARA 1

CARRO, FINANCIA VALOR R$135.000,00.

CHACARA SÓ TERRA, TERRENOPLANO C/ 1.050m², CHACARAS

RECREIO SANTO ANTONIOVALOR, R$ 110.000,00. ESTUDO

PROPOSTA

FINANCIAMENTO CASA VILACARDOSO C/ 263M² DE

TERRENO PLANA, c/3 DORM.SENDO UMA SUITE, SALA,

COPA, COZ. WC., LAVANDERIA,VARANDA, GARAGEM COBERTAPARA 2CARROS, DEPENDENCIA

DE EMPREGADA,CHURRASQUEIRA c/PIA EQUINTAL TODA MURADA,

VALOR R$ 330.000,00

LOCAÇÃO: CASA JARDIMSANTA CATARINA C/ 03DORM, SALA, COZ, WC EGARAGEM R$1.100,00

EXCELENTEOPORTUNIDADE CASA

AMPLA BEM LOCALIZADA,COM 03 DORM, SENDO 01

SUITE, SALA, COPACOZINHA, ESCRITORIO,LAVANDERIA, PISCINA E

04 WCS AREA 300M²APENAS R$260.000,00

CONFIRA!!!!!CASAS NOVAS PARAFINANCIAMENTO A

PARTIR DE 135.000,00

VALE A PENA CONFERIR!!!CASA PROXIMA AO NOVO

HOSPITAL C/03 DORM,SENDO 01 SUITE, SALA,COZ,COPA, ESCRITORIOLAVANDERIA, 4 VAGAS

NA GARAGEM, PISCINA C/TERRENO 300M² APENAS

R$260.000,00

CHACARA SAINT JAMES I2107m² CASA COM 03

DORM, 01 SUITE, SALA,COZ, LAVANDERIA,

PISCINA EHIDROMASSAGEM

R$220.000,00(ESTUDA PERMUTA)

EXCELENTEOPORTUNIDADE DE

NEGOCIO!!!!! TERRENOPLANO C/ 1000,00M²

PROXIMO AO CENTRO DACIDADE APENAS

R$85.000,00IMPERDIVEL

TERRENOS ACIMA DE300M² EM BOTUJURU APARTIR DE R$15.000,00

VENHA CONFERIR!!!!!

CASA SÃO JOSE ICOM 01 DORM,SALA,COZ, WC E

GARAGEM APENASR$80.000,00

Casa V.Olímpia terreno de 355m2, c/ 3 dorms, 2salas, 2 banheiros, salão c/churrasqueira e banhei-ro, garagem e um bom quintal. Troca com Chácara.Chácara no Moinho c/ 7.000m2, casa c/3 dorms,1 suíte, sala, cozinha, 2 banheiros, varanda, piscina5x11 vestiários, salão p. festas e salão com churras-queira com cozinha montada, lago, pomar etc.Casa térrea São Conrado A/T 250m2, com 3dormitórios sendo 1 suíte com hidro, sala, cozinha,banheiro, salão no fundo com churrasqueira e quin-tal, garagem para 4 carros. Bom PreçoChácara c/ 5.000m2, Moinho em Campo LimpoPaulista, Casa c/3 dormitórios e banheiro para hos-pedes, casa sede, piscina, salão com churrasqueira,campo gramado, vestiário, toda gramada etc.Bazar e Papelaria Vendo no Santa Lucia com bomestoque e vitrines novas somente R$ 85.000,00.Com R$ 45.000,00 de entrada, ou bom preço avista.Chácara Pau Arcado Campo Limpo Paulista c/5.000m2, Plano c/1 casa de 3 dorms., 2 banheiros,sala, cozinha grande, casa toda com varanda, pisci-na 5X10, campo gramado, pomar, casa de caseiro,5 baias, lindo gramado etc. Somente 230.000,00.Chácara Cond. Champs Priver c/1.700m2, Belacasa c/3 dorms, sendo 1 suíte, sala, cozinha, banhei-ro, salão com churrasqueira e banheiro, piscinapomar, casa de caseiro etc. Somente R$ 280.000,00

Chácara Figueira Branca C/ 2.500m2, A/C 500m2,Casa com 3 dormitórios grandes sendo 1 suíte linda,sala com lareira, sala de jogos com 2 dormitórios,cozinha grande, piscina com 15 metros de compri-mento, salão com churrasqueira, casa de caseirogramado etc. Bom Preço.Chácara C/ 2.400m2, Saint James Bela Casa com3 suítes c/ close, 1 banheiro, cozinha e sala de jantar,sala de estar com 3 ambientes, toda de vidro fume,piscina, 2 apartamentos, garagem fechada, pomar,capela etc. Bom Preço.Casa Jd.Paulista, terreno c/ 358m2, A/C 270m2,3 dorms. sendo 1 suíte com close em cima, mais 1banheiro. Em baixo sala com 2 ambientes, cozinha,banheiro, salão com churrasqueira, piscina, lavande-ria, garagem para diversos carros etc.Casa Santa Lucia C/ Área de terreno 283m2, A/C240m2, Com 5 dormitórios sendo 1 suíte, 2 salas,área de churrasqueira coberta com forno e fogão,cozinha, banheiro, lavanderia e banheiro, varanda,garagem diversos carros etc.Casa Jardim Maria com área de terreno 1.080m2,uma casa com 3 dormitórios sendo 1 suíte comclose, sala de estar, sala de jantar, cozinha, banhei-ro, 1 suíte ao lado, suíte de empregada etc. Garageme terreno todo murado e gramado.

CHACARA FIGUEIRABRANCA PROX. AO LAGO3680,00m² CASA SEDE 03

DORM, 01SUITE, SALA,COZ, WC, PISCINA,

QUADRA DE FUTEBOL, ECASA DE CASEIRO

R$300.000,00

TERRENOTOTALMENTE PLANO

AREA NOBRE DAFIGUEIRA BRANCA

3.000,00m²R$120.000,00

TERRENO PALNOJD AMERICA 250,00M²

R$145.000,00

luminar bem os espaçosda casa, os móveis e ob-jetos é um grande trunfo

na decoração. Uma boa ilumina-ção deixa o ambiente não só maisbonito e charmoso, mas princi-palmente aconchegante.

Segundo o designer de interi-ores Eduardo Prado, de Londri-na, qualquer peça que erradia luzpode ser definida como luminá-ria. Lustres, plafons, spots e pen-dentes nada mais são do quemodelos de luminárias. Para vocêdeixar sua casa mais bonita eiluminada sem errar, seleciona-mos algumas dicas de como uti-lizar diferentes utensílios em cadaambiente. Confira:

Lustre - Composto por vári-os braços (ramificações para di-versas lâmpadas) e suspensos noteto, os lustres podem servir paraa iluminação principal ou sim-plesmente compor a decoraçãode um ambiente. As opções delustres vão desde peças muitoantigas feitas de metais pesados ecristais importados, até peças sim-

ples que cumprem bem o papelna iluminação e também na de-coração. Hoje em dia, é comumencontrar lustres que misturam oclássico ao moderno, o que estáem alta. Os lustres devem serusados de preferência em hallsde entrada, salas de jantar ou deestar, onde podem ocupar espa-ços de destaque.

Plafon - Normalmente o pla-fon ocupa o centro de um ambi-ente e é instalado bem próximoao teto. Esta peça pode produ-zir efeitos de luz direta ou indi-reta. Na iluminação indireta oplafon de vidro irradia luz emdireção ao teto, que a refletepara o ambiente. Este tipo deiluminação cria menos sombrae é mais agradável aos olhos,por isso é mais indicada paraquartos e salas. Já no com luzdifusa, o vidro não impede quea luz alcance o ambiente, pro-porcionando uma iluminaçãomais direta, ideal para salas esalas de jantar, por exemplo.

Pendentes - As lumináriaspendentes descem do teto porfios elétricos e, em certos casos,

Balizador - Não tem comofinalidade fazer a iluminação doambiente externo. Serve, na ver-dade, para direcionar e indicar ocaminho correto para as pessoasque circulam no local, como osencontrados em um jardim ou naentrada de uma residência. Exis-tem balizadores para áreas inter-nas e externas. Então, quandovocê adquirir um balizador parao seu jardim, por exemplo, fiqueatento para não escolher um queseja para uso interno.

Postes de iluminação - Sãoideais para a iluminação de áreasexternas mais amplas. Para queexerçam adequadamente seu pa-pel, devem possuir altura míni-ma de 2 metros, caso contrário,além de não iluminarem correta-mente ofuscarão a visão das pes-soas.

Minipostes - Assim como osbalizadores, são indicados parailuminar passagens e caminhosem um jardim ou na entrada daresidência. Embora não sejamindicados propriamente para ailuminação geral, exercem essafunção melhor que os balizado-res. Recomenda-sem que estespostes não passem de 1.40 m dealtura para não ofuscarem a vi-são.

Arandelas - O objetivo dasarandelas é iluminar o plano ge-ral da área onde é exposta. Muitousadas em terraços e varandas,elas se diferenciam dos postes ebalizadores, basicamente, na for-ma como são instaladas: nas pa-redes, ao passo que postes e bali-zadores são fixados no solo.

As arandelas também sãomuito utilizadas em jardins: co-locadas em altura mais baixa eescondidas atrás das plantas, cau-sando um bom efeito de ilumina-ção na vegetação.

ILUMINAÇÃO

Saiba diferenciar e onde instalar cada tipo de luminária

IDo Portal Obra 24 horas

através de cabos. São muito char-mosos e compõem bem a decora-ção. São ideais para iluminaçãode bancadas, mesas, mesas derefeições, mezaninos e lateraisde cama.

Abajur - De vários tamanhose modelos são sem dúvida umaótima opção para conferir con-forto e requinte aos ambientes.Como os lustres, podem peçasantigas, pesadas, bem como mo-delos novos, modernos, de mate-riais mais leves e, também, umamistura dos dois. Encaixam-se

perfeitamente nos quartos, sobreum criado mudo, criando um am-biente aconchegante e propício àleitura.

Embutidas - Essas luminári-as têm como vantagem deixar oambiente menos carregado, poissão embutidas no teto de gesso.Peças embutidas podem ser fe-chadas ou não fechadas, direcio-náveis ou não.

Os não fechadas são para lâm-padas halógenas e, as fechadas,para lâmpadas fluorescentes com-pactas ou as incandescentes.

Spots - Não são indicadospara iluminação geral de um am-biente, servindo apenas para ilu-minar um ponto específico, sejaum móvel, um quadro, esculturaou um ponto na parede. Para qua-dros, por exemplo, o ideal é utili-zar o spot com lâmpada dicroica,ao passo que, para esculturas, omais indicado é utilizar a peçacom lâmpadas AR.

Por serem peças pequenas,tenha cuidado ao comprar a lâm-pada. Escolha uma que tenha otamanho adequado para evitar,por exemplo, que ela seja maiordo que o suporte e fique à mostra.O contrário também prejudica,ou seja, usar uma lâmpada muito

pequena e sem potência em umspot médio ou grande.

Luminária de pé - São óti-mas peças decorativas e servempara criar pequenos ambientespara leitura, seja na sala de estar,de TV, no escritório ou no canti-nho de estudos. Procure modelosque sejam reguláveis e que pos-suam articulação reforçada, depreferência em metal, o que ga-rante maior durabilidade.

Uma luminária de chão com-bina com uma boa poltrona e,juntas, podem criar um ambientemuito charmoso na sua sala deestar, perfeito para leitura e des-canso.

Luminária de mesa - Têm amesma função das luminárias depé, porém precisam de um supor-te para exercer a sua função prin-cipal, que é ser uma luminária deleitura. São muito funcionais eficam bem na mesa do escritório,na escrivaninha ou na mesa late-ral ao sofá.

Luminárias externas - Up-light - São luminárias instaladasno chão cuja luz incide de baixopara cima. Ideal para jardins oupara iluminar plantas em vasos.Também servem perfeitamentepara fachadas de prédios, poisvalorizam as construções.

Refletor - Trata-se de umaluminária muito indicada para usoem fachadas, jardins, enfim, parailuminação de áreas abertas emgeral. Sua função é refletir umfeche de luz forte, mais ou menosconcentrado, para áreas amplas.

Os refletores podem possuirsistema de vedação, com borra-chas para isolamento. Os mode-los que possuem esse sistema ten-dem a ser mais duráveis quandoexpostos à água e à umidade.Além disso, podem ser fixos oudirecionais.

Antes de sair comprando, é preciso saber qual a melhor lumináriaindicada para o ambiente

Page 19: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULODE 17 A 23 DE AGOSTO DE 2012

EDITAIS DE PROCLAMASOFICIAL DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIÃO DE NOTAS DE CAMPO LIMPO PAULISTA - SP - Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 550 - Vila Tavares - (prédio do Fórum e Cartório Eleitoral) (nascimentos, casamentos, óbitos, reconhecimento de firmas, autenticações, Escrituras, Procurações, etc...)

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-o na forma da Lei. Lavro o presente, que afixo no lugar de costume. Campo Limpo Paulista, 15 de AGOSTO de 2012. O Oficial Fernando Carlos de Andrade Sartori.

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 550 - Vila Tavares - (prédio do Fórum e Cartório Eleitoral) - Horário de funcionamento: de Segunda à Sexta, das 9 às 17 horas; aos Sábados, das 9h às 12 horasTelefones: 4038-3326 / 4038-3327 / 4038-3328 • E-mail: [email protected]

19 CLASSIFICADOS

EXTRAVIOA empresa IPEL ITIBANYL PRODUTOS

ESPECIAIS LTDA situada à Rod. EdgardMaximo Zambotto, s/n – KM 72,5 – BairroJosé Lima – Jarinu – SP, Inscrição Estadualnº 400.003.927.119 e CNPJ nº 59.743.773/0001-00 comunica o extravio de Livros deInventário dos anos de 2009 e 2010.

BENEDITO ANTONIO POLE e EDELUCIA RODRIGUES, sendo opretendente: divorciado, motorista, nascido em 07/05/1955, naturalde JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filho de AMADOR POLE e de BENEDICTA DA SILVA POLE; ea pretendente: divorciada, do lar, nascida em 28/07/1951, natural deJUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de BENEDITO RODRIGUES e de JOSEPHA SIQUEIRARODRIGUES.

THIAGO DIAS DE SOUZA e THAÍS DE OLIVEIRA NEVES,sendo o pretendente: solteiro, operador de máquinas, nascido em 24/08/1992, natural de VÁRZEA PAULISTA-SP, residente e domiciliadoem CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de RONIVALDO DE SOUZA ede NEUSA DIAS; e a pretendente: solteira, operadora de caixa,nascida em 18/09/1995, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domici-liada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de JOSÉ RODRIGUESNEVES e de ILMA DE OLIVEIRA NEVES.

MICHAEL APARECIDO CAINÉ e MIRLEY FERNANDA BAR-LETTA ESGARBOSA, sendo o pretendente: solteiro, técnico emserviço externo, nascido em 26/03/1984, natural de JUNDIAÍ-SP,residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho deNIVALDO CAINÉ e de NEIDE APARECIDA DA SILVA CAINÉ; e apretendente: solteira, ajudante geral, nascida em 27/06/1994, natu-ral de VÁRZEA PAULISTA-SP, residente e domiciliada em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filha de VANDERLEI ESGARBOSA e de FÁTI-MA BARLETTA ESGARBOSA.

RODRIGO VIEIRA DA CONCEIÇÃO e ANA CLARA PIOVESANDE SÁ, sendo o pretendente: solteiro, ajudante geral, nascido em 14/03/1988, natural de CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, residente edomiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de MARCELOJOSÉ DA CONCEIÇÃO e de MARIA APARECIDA VIEIRA; e a preten-dente: solteira, do lar, nascida em 25/06/1992, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deJOSÉ CARDOSO DE SÁ e de VERA LUCIA PIOVESAN DE SÁ.

BRUNO VANDES MORAIS e CRISTIANE RODRIGUES, sendoo pretendente: solteiro, vendedor, nascido em 01/09/1989, naturalde JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filho de VANDES JOSÉ MORAIS e de OZILDA XAVIERMORAIS; e a pretendente: solteira, cabeleireira, nascida em 20/09/1972, natural de ATIBAIA-SP, residente e domiciliada em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filha de ANTONIO RODRIGUES e de HERMI-NIA ROSA CARVALHO DE MOURA E MOTTA.

WILSON LOURENÇO LIMA e SARA DOS SANTOS GODOI,sendo o pretendente: solteiro, operador de máquinas, nascido em 12/09/1985, natural de SÃO CARLOS-SP, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de JONAS MARQUES LIMA e deCRISTINA DE FATIMA DE OLIVEIRA LOURENÇO LIMA; e a preten-dente: solteira, do lar, nascida em 05/03/1991, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deJOÃO PAULO ALVES DE GODOI e de MARIA APARECIDA DOSSANTOS GODOI.

GILDEMAR ALVES MOREIRA LOPES e KARIN CRISTINE DEOLIVEIRA DA CRUZ, sendo o pretendente: divorciado, supervisor daqualidade, nascido em 05/10/1986, natural de JUNDIAÍ-SP, residen-te e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de CLAUDIOMARCIO MORALEZ LOPES e de GENIRA ALVES MOREIRA LOPES; ea pretendente: solteira, analista de almoxarifado, nascida em 05/06/1983, natural de SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR, residente e domicili-ada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de LUIZ ANTONIO DACRUZ e de ABGAIL DE OLIVEIRA.

JOÃO PAULO TANAKA e AMANDA ALBUQUERQUE DE LIMA,sendo o pretendente: divorciado, mecânico de autos, nascido em 20/06/1980, natural de Campo Limpo Paulista-SP, residente e domicili-ado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de FUMITO TANAKA ede SILVANA DA SILVA TANAKA; e a pretendente: solteira, prendasdomésticas, nascida em 30/11/1994, natural de Jundiaí-SP, residen-te e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de ISAIASBEZERRA DE LIMA e de SEVERINA DE MELO ALBUQUERQUE.

JOSINALDO DIODATO e ANDRÉIA CAITANO DE ALMEIDA,sendo o pretendente: solteiro, motorista, nascido em 02/04/1976,natural de PALMARES-PE, residente e domiciliado em CAMPO LIMPOPAULISTA-SP, filho de SEBASTIÃO DIODATO e de MARIA DASDÔRES DIODATO; e a pretendente: solteira, teleatendente, nascidaem 18/02/1992, natural de PEDRA BRANCA-CE, residente e domici-liada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de ANTONIA CAITANODE ALMEIDA.

JOSÉ MARIA MARTINS DE SIQUEIRA PORTO e MARIA DACONCEIÇÃO DE JESUS SOARES, sendo o pretendente: solteiro,servente de pedreiro, nascido em 10/06/1954, natural de JARINU-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho deJOAQUIM MARTINS DE SIQUEIRA PORTO e de JÚLIA DA CUNHAMARTINS; e a pretendente: viuva, do lar, nascida em 27/10/1947,natural de CARBONITA-MG, residente e domiciliada em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filha de MARIA JACINTA DE JESUS.

JOÃO BARBOSA DA SILVA e ILZA CECILIA DE SOUZA, sendoo pretendente: solteiro, encanador industrial, nascido em 24/03/1969, natural de BOM JARDIM-PE, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de ABIDIAS JUVINO DA SILVAe de MARINA BARBOSA DE LIRA; e a pretendente: solteira, do lar,nascida em 31/08/1969, natural de SÃO BENTO DO UNA-PE, resi-dente e domiciliada em Campo Limpo Paulista-SP, filha de NELSONDE SOUZA LIMA e de CECILIA QUITÉRIA DE SOUZA.

JULIO CEZAR MURARI SOARES e AMANDA CRISTINA MA-CHADO DE AZEVEDO, sendo o pretendente: solteiro, auxiliar demanutenção, nascido em 18/06/1992, natural de VÁRZEA PAULIS-TA-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP,filho de ANTONIO DE OLIVEIRA SOARES e de CLAUDIA MARIAMURARI; e a pretendente: solteira, cabeleireira, nascida em 04/05/1988, natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliada em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filha de JUAREZ XAVIER DE AZEVEDO e deSEVELINA MACHADO DE AZEVEDO.

ROBERTO WAGNER CARLINI SIMÕES e CLÁUDIA MARIAMACEDO, sendo o pretendente: solteiro, porteiro, nascido em 06/12/1972, natural de SANTOS-SP, residente e domiciliado em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filho de RAMIRO PINHO SIMÕES e de ROSAMARIA CARLINI SIMÕES; e a pretendente: solteira, balconista,nascida em 27/08/1978, natural de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP,residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deJOSÉ MARIA DE MACEDO e de CARMELINA MARIA DA CONCEI-ÇÃO.

JEFERSON GABRIEL DE CARVALHO e ALINE DE ALMEIDASANTOS, sendo o pretendente: solteiro, ajudante geral, nascido em07/11/1988, natural de SÃO PAULO-SP, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de JOSÉ COELHO DE CARVA-LHO JUNIOR e de APARECIDA GABRIEL DE CARVALHO; e a preten-dente: solteira, do lar, nascida em 14/07/1991, natural de URÂNIA-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deADELSON MACIEL DOS SANTOS e de CLELIA CUNHA DE ALMEIDA.

ERIC MARIO BRITO AQUINO e CELINA SALES, sendo opretendente: solteiro, conferente de eletrodoméstico, nascido em 09/10/1987, natural de Paulo Afonso-BA, residente e domiciliado emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de EDIVALDO BATISTA DEAQUINO e de MARINEIDE BRITO AQUINO; e a pretendente: divorci-ada, funcionária pública municipal, nascida em 30/10/1964, naturalde São João-PR, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filha de CELSO SALES e de NAIR CABRAL SALES.

JILMAR LIMA DIAS e MARILZA LOURENÇO MARIANO, sen-do o pretendente: solteiro, auxiliar de fundição, nascido em 17/08/1978, natural de PRESIDENTE JÂNIO QUADROS-BA, residente edomiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de JOAQUIMJESUS DIAS e de MARTINHA ROSA DE LIMA; e a pretendente:divorciada, do lar, nascida em 07/12/1980, natural de ANHEMBI-SP,residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deACIR DOS SANTOS e de DORVALINA LOURENÇO MARIANO.

MANOEL DARCÍ DE OLIVEIRA e VALDECI CUNHA SILVAMARCONATO, sendo o pretendente: solteiro, operador de máquinas,nascido em 13/07/1975, natural de MISSÕES-MG, residente e domi-ciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de ANTÔNIO CAETA-NO DE OLIVEIRA e de SANTILHA LOPES DE OLIVEIRA; e a pretenden-te: viuva, cabeleireira, nascida em 03/10/1968, natural de SÃOPAULO-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de HENRIQUE SILVA e de LUCIA CUNHA SILVA.

ALEXANDRE FERREIRA DOS SANTOS e REGIANE PEREIRADOS SANTOS, sendo o pretendente: solteiro, promotor de vendas,nascido em 02/05/1983, natural de Jundiaí-SP, residente e domicili-ado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de FRANCISCO FERREI-RA DOS SANTOS e de ALICE DONIZETE PEREIRA DOS SANTOS; ea pretendente: divorciada, manicure, nascida em 15/12/1983, natu-ral de Jundiaí-SP, residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULIS-TA-SP, filha de MANOEL MENDES PEREIRA e de LEOZINA NEVESDOS SANTOS.

DAURECI DE SOUZA e JAQUELINE APARECIDA VENTURINIFERREIRA, sendo o pretendente: solteiro, ajudante de motorista,nascido em 25/08/1986, natural de CAMPO LIMPO PAULISTA-SP,residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho deJESULMINA DE SOUZA; e a pretendente: solteira, chapeira, nascidaem 10/03/1990, natural de VÁRZEA PAULISTA-SP, residente edomiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de JAIR DONIZE-TE FERREIRA e de IDALETE VENTURINI.

ALTAIR RICARDO CAINÉ e VIVIANE PRISCILA DE LIMA,sendo o pretendente: solteiro, mecânico industrial, nascido em 14/09/1982, natural de Jundiaí-SP, residente e domiciliado em CAMPOLIMPO PAULISTA-SP, filho de LUIZ CAINÉ e de ROSELI CONCEIÇÃOGERALDO CAINÉ; e a pretendente: solteira, auxiliar de vendas,nascida em 02/12/1987, natural de Jundiaí-SP, residente e domicili-ada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de ANTONIO DE LIMA ede MIRIAM APARECIDA CARRILHO DE LIMA.

JOSÉ PEDRO DA COSTA JUNIOR e ALINE GOMES DE FREI-TAS, sendo o pretendente: solteiro, operador multifuncional, nascidoem 09/09/1983, natural de CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, residentee domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de JOSÉPEDRO DA COSTA e de JOVELINA SANTOS DA COSTA; e apretendente: solteira, pesquisadora de documentos, nascida em 28/06/1989, natural de CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, residente edomiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de ANTONIOBATISTA DE FREITAS e de MARIA GOMES.

ELIAS MARTIM DA SILVA e FABIANE FERNANDES, sendo opretendente: solteiro, vigilante hospitalar, nascido em 21/11/1979,natural de JUNDIAÍ-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPOPAULISTA-SP, filho de MARTIM FRANCISCO DA SILVA e de CLOTIL-DES DIAS DA SILVA; e a pretendente: solteira, recepcionista, nascidaem 17/07/1985, natural de ITATIBA-SP, residente e domiciliada emCAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de JOÃO BATISTA FERNANDESe de SOLANGE SALETTE FERNANDES.

WILLIAN DE ALMEIDA e MARCIA DA SILVA MOURA, sendoo pretendente: solteiro, auxiliar de produção, nascido em 27/09/1991, natural de CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, residente e domici-liado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filho de LEONICE RODRI-GUES DE ALMEIDA; e a pretendente: solteira, auxiliar administrativo,nascida em 05/06/1980, natural de JARINU-SP, residente e domici-liada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha de JOSÉ APARECIDODOS SANTOS e de FRANCISCA DA SILVA MOURA.

EDUARDO APARECIDO CASSALHO e VALÉRIA CRISTINADOS SANTOS SEABRA, sendo o pretendente: solteiro, operador demáquinas, nascido em 04/10/1985, natural de Campo Limpo Paulis-ta-SP, residente e domiciliado em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP,filho de EDIMIR APARECIDO CASSALHO e de MARIA DAS GRAÇASGIMENES CASSALHO; e a pretendente: solteira, assistente de recur-sos humanos, nascida em 15/01/1988, natural de São Paulo-SP,residente e domiciliada em CAMPO LIMPO PAULISTA-SP, filha deCLOVIS SEABRA e de MARCIA CRISTINA DOS SANTOS SEABRA.

Vendo casa no Guanci-ale, 2 dorm, 1 suíte, sala,coz, wc+3 cômodos e wc,financia Caixa 250m R$215 mil Fone: 99665-2407

Vendo casa, Jarinu, B.Primavera c/2 dorm, 1suí-te, terreno 250m2 R$ 60mil. Tratar: 97504-8405/4039-2353 c/Mantovani

Vendo casa Jarinu, NovaTrieste c/2 dorm, sala, coz,terreno 500m2 R$ 70mil.Tratar: 97504-8405/4039-2353 c/Mantovani

Vendo casa Pq. Interna-cional 120mil c/2 dorm,sala, coz, gar, wc, ótimolocal, casa nova Ac. pro-posta. 7338-3268/4812-4394

Vendo chácara 1.400mCampo Limpo, casa sede+ salão de festa c/suíte,piscina, campo de futebolR$ 220 mil. Fone: 99665-2407

Vendo chácara só terrano Saint James II, 1.140m2,plana, escriturada R$ 68mil. Tratar: 97504-8405/4039-2353 c/Mantovani

Linda chácara Saint Ja-mes I, 2.000m2 c/3 dorm,suíte, sala, coz, piscina, pla-na R$ 220 mil. Ac. propos-ta. 7272-9694/4038-0494c/Jair

Chácara, Saint James1.000m2, casa nova,1dorm, sala, coz, espaçop/piscina R$ 130mil 97504-8405/4039-2353 c/Manto-vani

Chacrinha só terra, Jari-nu, próx. asfalto, 800m2 c/córrego fundo e plana R$38 mil. 97504-8405/4039-2353 c/Mantovani

Vendo terreno de meiolote, s/escritura no Jd. Vis-ta Alegre R$ 35 mil. Tratar:(9)7576-0477/(9)6866-4201 c/proprietário

JARINU – Vila Primave-ra, terreno 266m², leve acli-ve R$ 19.500,00 - 4016-1205/9568-5485 A/C carroe moto

JARINU – Nova Trieste,terreno 300m², esquina,plano R$ 38mil - 4016-1205/9568-5485 Aceitocarro e moto

JARINU – Nova Trieste,edicula, terreno plano c/288m², região alta R$ 55mil. Aceita auto. 4016-1205/9632-5501

JARINU – Estância SãoJorge, terreno, plano,992m², próx. asfalto R$55mil, 4016-1205/9632-5501 A/c. carro e moto

ATIBAIA – Bairro da Usi-na, terreno próx. represa,454,00 m², frente c/12,50mR$ 65mil. Aceita auto.4016-1205/9632-5501

JARINU – Oportunidadeárea rural c/25.127m² R$88mil, à vista- 4016-1205/9568-5485

JARINU – Vila Primave-ra, terreno 340m², frente p/2 ruas R$ 45 mil, fin. pelaCaixa- 4016-1205 /9568-5485 Aceito carro/moto

JARINU – Área rural c/22.485m², boa localizaçãoR$ 34 mil de ent. +60 par-celas iguais. 4016-1205/9568-5485

Vendo terreno 1.125m,Jarinu, área industrial, fren-te p/o asfalto, plano R$ 110mil Fone: 99665-2407

Vendo terreno c/163 m2sendo 10m de frente, Jd.Corcovado R$ 75 mil estu-da proposta e financia cai-xa. 8521-5558/9617-3691

Alugo chácara p/festase eventos c/salão, chur-rasq, piscina, 5dorm, 4wc.Pau Arcado, Campo LimpoPta. 4038-8811/8475-9357

Aluga-se 3 casas, 2 ca-sas c/1 dorm e 1 casa c/2dorm. Fones: 8082-9970/8389-5436

Aluga-se chácara p/fes-ta com piscina, mini cam-po, salão, churrasq. e casaFones: 4016-4099/9824-4055

Uno Mille EX, ano 99,documento ok R$ 8.500,00ótimo estado. Fone: 9599-4376

Corsa Sedan GL, 98, 1.6R$ 9.900,00 e Pampa GL,89, 1.6, doc.ok R$ 3.700,00Fones: 9684-4021/4039-6197

Honda Fit, 05/05, preto,2º dono, c/shenon, manuale chave reserva R$24.500,00 Tratar: 7816-3885 c/Carlão

Vende-se uma banca dejornais e revistas na RuaNossa Senhora do Rosá-rio. Tratar: 4039-3213 c/Ri-cardo

Excursão p/Embu dasArtes, 10º Festival de Flo-res e 4ª Feira de MóveisArtesanais. R$ 30,00 porpessoa. 4039-1730/9897-4438

Vendo loja de embala-gens e artigos p/ festas.Ótimo preço e boa clientelaem Campo Lpo. Paulista.Tratar: 4039-0720 c/prop.

Vende-se uma papela-ria no São José, ao lado daescola Mário Covas. Fo-nes: 7475-3592 vivo/8060-3968 oi

Gesso gestech, forros edivisórias, draywall-gesso,acartonato-srncas e textu-rização. Fone: 8046-3611

Vendo computador com-pleto R$ 499,00 e monitorLCD 15´ novo R$ 250,00troco por playstation II.8521-5558/9617-3691

Vendo mercearia emfuncionamento, ótimo pon-to, estocada, aluguel bai-xo, clientela formada, lu-crativa. 8521-5558/9617-3691

Faz-se molduras e refor-ma p/telas, diplomas, pai-neis, quebra-cabeça, espe-lho, fotos etc. Fones: 4038-5393/9835-0019

Vende-se barraca de ar-tesanato/feira (2 metros) R$250,00 Fone: 7466-4217

Vendo um quisque dechurros completo 1.60 X2,10 elétrico. F: 6484-0670

Casal de caseiro, semfilhos e c/experiência seoferece para trabalhar. Tra-tar: 4038-4894 /(18)9718-4927 c/Pedro ou Marilza

VENDOMesa de bilhar, semi

profissional de 2,20x1,30,madeira cerejeira, c/jogode bolas numeradas, 6

tacos, suporte p/os tacos,placar e capa contra pó,

tudo novo, só R$ 1.400,00para desocupar lugar.Fone: (9)9747-7454

PProgra,ação

APAE JARINU “Há 7 anos aproximando vidas, garantindo direitos e promovendo dignidade”

Semana Nacional da

PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA “Em busca de igualdade,

Estamos aqui!” Local: Hotel Paradies Al. Curitiba, 111 – Esplanada do Carmo, Jarinu/SP Data: 23/08/2012 (quinta-feira)

Programação: - Abertura – 19:45hs. Tema: O Trabalho Social que as APAEs realizam nos municípios. - Palestrante: Sra. Juliana Padilha Dusso de Moraes. Coordenadora Regional de Assistência Social da FEAPAES/SP. Federação das APAEs do Estado de São Paulo. Tema: Educação Especial. - Palestrante: Sra. Ana Glória de Araújo Tornejani. Integrante do Colegiado de Educação das FEAPAES/SP. Federação das APAEs do Estado de São Paulo.

Contamos com sua presença!

Favor confirmar. (11) 4016-4477

Aulas de ItalianoAulas particulares ouem grupo p/todas as

idades. Horário aescolher (de preferência

noturno). Tratar: DiPietro 4533-0818.

Telefonar das 11:00hsàs 14:00hs R$ 50,00por aula (90minutos)

AlugoSalão comercial

com 120m2,trifásico em

Jundiaí, perto doPaulista F.C.

Tratar: 4533-0818

ERRATA DE EDITAL DE CONVOCAÇÃOASSOCIAÇÃO PROMOCIONAL SANTA MARTA

PROJETO LÁZARO NA “CASA DO SENHOR JESUS”CNPJ: 04.498.238/0001-40

Na 19ª página de publicação do jornal “O Pêndulo” na cidade deCampo Limpo Paulista, de edição nº 866 de 10 à 16/08/2012,onde se lê:

“ALTERAÇÃO DO ESTATUTO ORIGINAL DA ENTIDADE”Leia-se:

“ALTERAÇÃO DO ESTATUTO VIGENTE DA ENTIDADE”ERICK SERVIO DE PAULA

Presidente do Conselho DeliberativoLUCAS MALAVASI BRAQUE

Presidente da Entidade

Page 20: O Pêndulo ed.  867

O PÊNDULO DE 17 A 23 DE AGOSTO DE 201220 SOCIAIS

O Jantar foium sucessoNa última sexta-feira, 10,

foi realizado em CampoLimpo Paulista, o 1º En-contro da ACEAATT –Associação Campo Lim-pense dos EngenheirosAgrônomos ArquitetosTécnicos e Tecnólogos, noRestaurante Esquina da Fa-zenda.

O evento foi um sucessoe contou com as presençasdos profissionais da cidade,além do prefeito ArmandoHashimoto, o presidente daAssociação de Várzea Pau-lista Josué Vieira Santana,o presidente das Associa-ções do CRECI SenhorFrancisco, o vereador e En-genheiro Denis RobertoBraghetti, o gerente regio-nal do CREA Aquilino JoséPacheco e demais convida-dos.

“Há muitos anos os pro-fissionais do município so-nham com a criação destaassociação, que agora é umarealidade”, afirma SimoneLarrubia Censi presidenteda ACEAATT.

Deputados doPT visitam

Campo LimpoVisitaram a cidade no

último sábado, osDeputados federalRicardo Berzoini e

estadual Luiz ClaudioMarcolino. Foram

recebidos peloscandidatos a Prefeito Dr.

Japim, o vice Odair Ito,candidatos ao cargo de

vereador, militantes econvidados.

Os deputados desejaramsucesso aos companheiros

e se comprometeram atrazer recursos do governo

federal e estadual, paraCampo Limpo Paulista no

próximo ano.