O Olho Humano. slideshare 1

14
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE CADEIRA: ÓPTICA E ONDAS GRUPO: 12 DISCENTES: DOCENTE: Ramos, Herman Ângelo Miguel Prof. Dr. Carlos Abilio Alejandro Alfonso

description

 

Transcript of O Olho Humano. slideshare 1

Page 1: O Olho Humano. slideshare 1

UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE CADEIRA: ÓPTICA E ONDAS

GRUPO: 12

DISCENTES: DOCENTE:Ramos, Herman Ângelo Miguel Prof. Dr. Carlos Abilio Alejandro Alfonso

Page 2: O Olho Humano. slideshare 1

O Olho Humano

Page 3: O Olho Humano. slideshare 1

1. INTRODUÇÃO

O olho é um órgão do nosso corpo extremamente complexo. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Sob esse aspecto o olho humano pode ser comparado a uma câmara fotográfica, pois ambos possuem abertura para a passagem de luz, uma lente (cristalino) e um anteparo(retina), onde a imagem é recebida e registrada.

Page 4: O Olho Humano. slideshare 1

CARACTERISTICAS DO OLHO HUMANO

A forma do Olho é quase esférica, com diâmetro aproximadamente igual a 2.5 cm. A parte frontal é ligeiramente mais curva e é recoberta por uma membrana dura e transparente, a córnea. A região atrás da córnea possui um liquido chamado de humor aquoso.

Depois vem o cristalino, uma lente em forma de cápsula com uma gelatina fibrosa dura no centro é progressivamente mais macia a medida que se aproxima de sua borda. A lente do cristalino e sustentada por ligações com o musculo ciliar, localizado em sua borda.

Atrás dessa lente, o olho esta cheio de um liquido gelatinoso chamado humor vítreo que possui um índice de refracção igual ao do humor aquoso aproximadamente a 1,336, mesmo valor do índice de refracção da água. A refracção na córnea e nas superfícies da lente produz uma imagem real do objecto que esta sendo observado.

Page 5: O Olho Humano. slideshare 1

DIVISÃO DO OLHO HUMANO

Cristalino: Parte frontal do olho que funciona como uma lente convergente, do tipo biconvexa;

Pupila: comporta-se como um diafragma, controlando a quantidade de luz que penetra no olho;

Retina: é a parte sensível à luz, onde são projetadas as imagens formadas pelo cristalino e enviadas ao cérebro;

Músculos ciliares: comprimem convenientemente o cristalino, alterando a distância focal

Page 6: O Olho Humano. slideshare 1

2.1 ANATOMIA DO OLHO HUMANO

Page 7: O Olho Humano. slideshare 1

FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO

Para iniciar a visão é necessário uma fonte de luz, a luz emite partículas chamadas fótons, que batem e são devolvidas pelos objetos sólidos em todas as direções, e ao atingir o olho, essa reflexão do objeto atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila.

Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. Na retina existem celulas fotorecptoras os cones e os bastonetes que transformam a Energia Luminosa em Electrica, essa Energia atravez de impulsos electricos, atravez do meio otico leva a imformacao para o cerebro que converte em imagem.

A lente do olho produz uma imagem invertida e o cérebro a converte para a posição correta.

Page 8: O Olho Humano. slideshare 1

FORMAÇÃO DA IMAGEM NO OLHO HUMANO

Page 9: O Olho Humano. slideshare 1

3. DEFEITOS VISUAIS

3.1MIOPIA

Page 10: O Olho Humano. slideshare 1

3. DEFEITOS VISUAIS

3.2HIPERMETROPIA

Page 11: O Olho Humano. slideshare 1

3. DEFEITOS VISUAIS

3.3ASTIGMATISMO

Page 12: O Olho Humano. slideshare 1

5. CONCLUSÃO

Podemos dizer que o olho humano é a lente e o filme fotográfico mais avançados do mundo. É capaz de oferecer uma impressionante definição de imagem com clareza e cores vivas, além do foco extremamente preciso e de acordo com as mais diversas condições de captura das imagens. E tudo isso num piscar de olhos!

Caminhar por uma rua movimentada se torna muito mais seguro também graças aos nossos olhos que enviam informações para o nosso cérebro e assim traçamos a rota mais adequada. Mas isso é possível graças às informações captadas pelos nossos olhos e passadas para o cérebro.

O formato do olho proporciona um esboço perfeito para o foco , seleção , absorção e regulagem da intensidade dos raios de luz. A interpretação das imagens transportadas ao olho pela luz acontece no cérebro.

Page 13: O Olho Humano. slideshare 1

6. BIBLIOGRAFIA

• Halliday D., Resnick R., Walker J., Fundamentos de Física V.2, ed. 7, editora LTC

• Revista Galileu, Rio de Janeiro: Ed. Globo. Abril 2002• Figueiredo, Aníbal & Pietrocola, Maurício. Física, um outro lado – Luz

e cores, São Paulo: FTD, 2000.• Walpole, Brenda. Ciência divertida – Luz, 4 ed. São Paulo: Ed.

Melhoramentos, 2000.• Colecção jovem cientista – Sentidos, Rio de Janeiro: Ed. Globo. 1996.• http://axpfep1.if.usp.br/otaviano•  • SEARS & ZEMANSKY. Física 4- Óptica e Física Moderna. Cap. 34.

Paginas 62-66• TIPLER, Paul & MOSCA, Gene. Física quinta edição volume2-

Electricidade e Magnetismo, Óptica Cap. 32

Page 14: O Olho Humano. slideshare 1

FIM. Sem Luz não existe Visão