o Livro Proibido

21
O Livro Proibido Quezia Soares da Silva Distributed by Smashwords Copyright 2015 Quezia Soares da Silva Revisão: Drª Michele Eduarda Brasil de Sá Smashwords Edition, License Notes Thank you for downloading this ebook. This book remains the copyrighted property of the author, and may not be redistributed to others for comercial or non-commercial purposes. If you enjoyed this book, please encourage your friends to download their own copy from their favorite authorized retailer. Thank you for your support. Nota de Licença da Edição Smashwords Obrigado por fazer este download. Este livro continua sendo de propriedade intelectual da autora e não deve ser redistribuído a outros com fins comerciais ou não comerciais. Se você gostou deste livro, por favor, convide seus amigos a fazerem eles mesmos o download de sua própria cópia utilizando sua distribuidora autorizada. Obrigada pela ajuda. Índice Capítulo 1 - Reunião Secreta Capítulo 2 - Os Soldados

description

Livro infantil com uma mensagem para a eternidade.

Transcript of o Livro Proibido

Page 1: o Livro Proibido

O Livro Proibido

Quezia Soares da Silva

Distributed by Smashwords

Copyright 2015 Quezia Soares da Silva

Revisão: Drª Michele Eduarda Brasil de Sá

Smashwords Edition, License Notes

Thank you for downloading this ebook. This book remains the copyrighted property of the author, and may not be redistributed to others for comercial or non-commercial purposes. If

you enjoyed this book, please encourage your friends to download their own copy from their favorite authorized retailer. Thank you for your support.

Nota de Licença da Edição Smashwords

Obrigado por fazer este download. Este livro continua sendo de propriedade intelectual da autora e não deve ser redistribuído a outros com fins comerciais ou não comerciais. Se você gostou deste livro, por favor, convide seus amigos a fazerem eles mesmos o download de

sua própria cópia utilizando sua distribuidora autorizada. Obrigada pela ajuda.

Índice

Capítulo 1 - Reunião Secreta

Capítulo 2 - Os Soldados

Page 2: o Livro Proibido

Capítulo 3 - Em Busca do Livro

Capítulo 4 - A Carta

Capítulo 5 - No Caminho Perigoso

Capítulo 6 - Na Cabana

Capítulo 7 - O Visitante Inesperado

Capítulo 8 - A Mensagem do Livro

Capítulo 9 - O Inimigo

Capítulo 10 - A Armadura

Capítulo 11 - A Travessia

Capítulo 12 - Do Outro Lado

Capítulo 13 - Últimas Palavras da Avó

Capítulo 14 - O Que Aconteceu Depois?

Minha Carta pra Você

Sobre a Autora

Entre em contato com a autora

Dedicatória

Para meus sobrinhos.

Reunião Secreta

Chan, uma menina de sete anos, se acostumou a ver sua família e alguns amigos se reunirem em sua casa para ouvir histórias de um livro.

Page 3: o Livro Proibido

Ela não entendia muito bem porque eles falavam baixinho. Também não sabia onde eles guardavam o livro depois das reuniões. Só sabia que aquele era um livro proibido.

Ela não podia contar a ninguém sobre aquelas reuniões e aquele livro. Eles poderiam até morrer!

Um dia sua avó falou:

“Minha menina, se alguma coisa acontecer comigo ou com seus pais, quero que você procure o Livro Proibido e leia. Mas, cuidado! Ninguém poderá saber que ele está com você!”

“Que coisa estranha!” pensou Chan e perguntou: “Mas, vó, se o Livro Proibido é tão perigoso, por que devo ler?”

“Este Livro revela o segredo da vida”, respondeu a sábia avó.

Retornar ao Índice

Os soldados

Um dia, quando estavam almoçando, sua casa foi invadida por soldados armados que gritavam:

“Onde está o livro?”

Naquela confusão sentiu que alguém a empurrou para debaixo da mesa.

Seus pais tentavam falar que não tinham livro nenhum. Mas, um homem de voz conhecida entrou e disse:

“Eles guardam o Livro Proibido cada dia num lugar. Toda semana eles se reúnem aqui para ler o Livro. Eu vim a esta casa por diversas vezes fingindo ser um deles.”

Chan estava horrorizada! A toalha longa não permitia que ela visse o rosto do traidor, mas ela lembrava já ter ouvido aquela voz.

Nesse momento um dos soldados anunciou:

“Vocês estão todos presos por traição à Pátria.”

E levaram a mãe, o pai e a avó de Chan. A menina ficou embaixo da mesa, com medo e sem saber o que fazer. Chorou baixinho se sentindo só e desamparada. E agora? O que fazer?

Ficou horas encolhida no chão frio e, de tanto chorar, adormeceu.

Retornar ao Índice

Page 4: o Livro Proibido

Em busca do Livro

No dia seguinte acordou com dores no corpo. Lembrou o que aconteceu. Mas, quando o desespero começou a invadir seu coração de novo, ela lembrou as palavras da avó e pensou:

“Preciso encontrar o Livro antes que os soldados voltem.”

Lentamente levantou a toalha da mesa e olhou todos os lados da sala. Ao ter certeza que não havia ninguém, saiu de debaixo da mesa e foi para o quarto da avó.

“Onde eu esconderia algo que não pode ser encontrado?”, pensou.

Olhou ao redor e viu sua foto pendurada na parede. Gostava muito daquela foto porque estava com sua avó, seu pai, sua mãe e seu avô (que já tinha morrido). Eles estavam num piquenique, sentados na grama.

“Vovó sabia que esta era minha foto preferida”, pensou. Uma tristeza tomou conta do seu coração. Ela subiu na cama da avó para pegar o porta-retrato. O colchão era um pouco mole e ela quase caiu. Ao tentar se apoiar percebeu algo estranho na parede. Atrás do porta-retrato tinha uma fenda. Ela deu uma batidinha e descobriu um esconderijo. Quando abriu viu um saquinho com dinheiro, uma carta e... O Livro Proibido!

Pegou tudo, fechou o esconderijo como pode e se trancou no banheiro para ler a carta de várias folhas.

Retornar ao Índice

A carta

Minha menina.

Se você está lendo esta carta isto significa que eu e seus pais estamos presos ou mortos. E você também está correndo risco de morte. Por isso, não demore lendo esta carta toda de uma vez. Salve sua vida!

Vá até a cozinha, pegue o que puder de comida pronta para o caminho e água. Coloque na sua mochila junto com o dinheiro, sua foto preferida e o Livro. Mas, envolva o Livro com algumas roupas para disfarçar. Saia de casa pela porta dos fundos e sem olhar para

Page 5: o Livro Proibido

trás ande em direção à mata. Não se esqueça de calçar suas botas, pegar o casaco, as luvas, o gorro.

Vá, menina! Agora!

Chan saiu do banheiro e com muita rapidez fez tudo o que a avó orientou. Pegou também o estojo de primeiros socorros que a mãe deixava no armário perto da porta. Abriu a porta e olhou para os lados.

Quando saiu e deu os primeiros passos em direção à mata ouviu os soldados entrando pela porta da frente. Um deles gritava:

“Procurem em todos os lugares! Se não encontrarmos esse livro vamos colocar fogo na casa toda!”.

E a menina não ouviu mais nada porque caminhava rápido, o coração disparado, desejando alcançar logo a floresta.

Quando entrou na mata e olhou para trás viu ao longe uma fumaça escura. Era sua casa sendo destruída pelo fogo. Ela chorou mais uma vez.

Retornar ao Índice

No caminho perigoso

Chan procurou um lugar para descansar e ler a carta da avó.

Minha menina, você vai precisar ser forte e corajosa. O caminho que você tem pela frente é perigoso, mas você não está sozinha. O Autor do Livro Proibido está com você. Você não pode vê-lo, mas acredite que Ele está com você.

“Que coisa estranha!” pensou Chan. E continuou lendo.

Você terá que atravessar a floresta, pelo meio. Bem longe da estrada para não ser vista. No final você verá um rio que eu espero que esteja congelado. Você terá que atravessá-lo embaixo da ponte durante a noite. Do outro lado você verá outra floresta. Espere lá até amanhecer. Só então procure este endereço, que é da casa de um irmão meu. Ele vai te ajudar assim que você falar meu nome. Lá é outro país onde você terá liberdade para ler o Livro.

Enquanto você caminha vou explicando a mensagem do Livro Proibido. Você já tem idade suficiente para entender.

Antes de continuar lendo você vai precisar de um lugar para passar a noite. Ande até a clareira onde costumávamos fazer piquenique. Você verá uma trilha, um caminho estreito do seu lado direito. Cuidado com os espinhos das árvores! Ande durante mais ou

Page 6: o Livro Proibido

menos duas horas e você verá uma cabana de madeira. Lá você poderá descansar, mas não acenda a lareira! Infelizmente, você terá que suportar o frio. Caso contrário, os soldados poderão te encontrar.

Agora vá, minha menina!

Chan guardou a carta e começou a andar. Era muito difícil andar por entre as árvores, ainda mais no inverno.

Ainda bem que tinha se agasalhado bem. Obedecer sem questionar às vezes pode nos livrar de uma enrascada maior! Se ela não tivesse obedecido à sua avó imediatamente poderia estar morta. Ela não podia deixar de pensar em seus pais e em sua avó. Estariam bem? Talvez nunca mais os visse! Que sentimento horrível é a falta de esperança! Não havia saída para ela. Estava completamente só e desamparada. A dor era tanta que dessa vez não conseguiu nem chorar.

Retornar ao Índice

Na cabana

Chan levou mais de duas horas para chegar à cabana. Quase se feriu nos espinhos por diversas vezes. Caminhou com dificuldade naquela trilha estreita e pedregosa que estava coberta pela neve naquela época do ano.

A cabana era horrível por fora! Parecia que ia desmontar a qualquer momento. A menina abriu a porta devagar, olhando para todos os lados. Será que alguém a seguiu? Ela estava com muito medo.

Entrou e fechou a porta. Ficou escuro.

Chan se lembrou da lanterna que sua mãe guardava junto à caixa de Primeiros Socorros e que ela pegou antes de sair de casa. Tateou e achou a lanterna dentro da mochila. Acendeu e olhou tudo por dentro. Tinha uma cama, um armário de duas portas, uma mesa e duas cadeiras. Em cima da mesa havia um lampião e um acendedor. Abriu o armário e viu cobertores grossos e dois travesseiros.

A cabana parecia limpa. Como se alguém a tivesse arrumado a fim de abrigar qualquer um que precisasse.

A lareira estava apagada. Acendeu o lampião para poupar as pilhas da sua lanterna. Abriu novamente a mochila, pegou alguns biscoitos, comeu e bebeu água. Depois deitou na cama e dormiu. Estava muito cansada.

Não sei por quanto tempo Chan dormiu, mas foi muito mesmo!

Page 7: o Livro Proibido

Quando acordou comeu um pouco de comida enlatada e bebeu mais água. Com cuidado, abriu um pouco a porta e viu que era noite. Fechou novamente, sentou-se à mesa e leu mais um trecho da carta.

Era estranho, mas parecia que as palavras da avó a acalmavam. Ela se sentia confortada e próxima da família.

Minha querida neta, você precisa ficar na cabana até ter certeza de que o rio já está bem congelado.

Chan pensou: “Vovó deve ter escrito esta carta há muito tempo. Ela não sabia quando tudo isso aconteceria, mas deixou tudo preparado. Ela era muito sábia.” E, quando começou a se entristecer pensando que sua família poderia estar morta, voltou a ler a carta.

Enquanto isso, eu quero que você conheça um pouco da mensagem do Livro Proibido.

Retornar ao Índice

O visitante inesperado

Nesse momento, Chan ouviu um barulho lá fora. Seu coração disparou. Seriam os soldados? Imediatamente guardou tudo, colocou sua mochila, pegou a lanterna e se preparou para fugir, se fosse necessário.

Abriu uma fresta da janela e olhou. Não viu ninguém. Abriu a porta com cuidado e se esgueirou pela lateral da cabana olhando para todos os lados.

Foi então que viu uma coisa ou alguém vindo pela trilha. Não podia ser um animal, só podia ser gente. Estava pronta para fugir quando viu a pessoa vir cambaleando e cair em frente à cabana. Não era um adulto! Era uma criança como ela!

Chan esperou um pouco pra ver se vinha mais alguém. A criança parecia desmaiada, de cara no chão. Com muito cuidado a menina se aproximou e virou a criança de barriga para cima. Era um menino. E estava machucado no rosto. Como se tivesse levado vários socos. As mãos também estavam feridas, não tinha luvas. Vestia botas, gorro e um casaco que parecia mais do irmão mais velho de tão grande.

Chan arrastou o menino para dentro da cabana, fechou a porta e começou a cuidar dele. Ainda bem que tinha levado o kit de Primeiros Socorros!

Depois de alguns minutos o menino abriu os olhos e ficou muito agitado e assustado. Então Chan o acalmou:

“Você está seguro agora. Calma! Estamos sozinhos e estou cuidando de você. Será que você consegue levantar do chão e deitar na cama?”

Page 8: o Livro Proibido

O menino balançou a cabeça que sim. Mas, ao tentar levantar, sentiu dor e precisou ser amparado e ajudado por Chan. A menina deu água a ele. A primeira pergunta que o garoto fez foi:

“Você também serve ao Autor do Livro Proibido?”

“Não, mas meus pais e minha avó, sim. Eles foram levados por soldados. Eu fugi seguindo as orientações que minha avó deixou numa carta. Colocaram fogo na minha casa”, respondeu Chan.

“Ah! Entendo. Meu nome é Yong. Eu e meus pais fomos levados para o campo de trabalhos forçados. Fomos torturados para negarmos a Verdade do Livro. Meu pai não resistiu e morreu. Minha mãe conseguiu me ajudar a fugir, mas sei que ela morreu assim que descobriram minha fuga. Os soldados me bateram muito. Por isso, estou machucado desse jeito. Quase não consigo chegar à cabana. Tive que passar na vila e roubar essas botas e o casaco. Estão um pouco grandes (lágrimas escorreram por seus olhos). Nunca pensei que um dia teria que roubar para sobreviver! O frio me mataria na floresta ou durante a travessia do rio congelado.”

“Você sabe sobre o rio? Estou indo pra lá. Será que você conheceu minha família na prisão?”

“Qual o seu nome?”

“Meu nome é Chan.”

Ao ouvir o nome da menina, Yong virou o rosto. Chan percebeu que ele sabia de algo e insistiu:

“Por favor, fale a verdade!”

Sem conseguir olhar para a menina ele falou:

“Conheci sua avó. Ela me falou de você. Disse que se arrependia por não ter te falado sobre o Autor do Livro. Pediu para eu tentar te encontrar e te ajudar. Ela tinha certeza que você conseguiria chegar até aqui. Eu não entendi muito na hora.”

“E meus pais?”

“Pelo que eu sei seus pais foram fuzilados no mesmo dia em que chegaram ao campo de trabalho forçado.”

Chan começou a chorar.

“E minha avó?”

“O fuzilamento de sua avó estava marcado para hoje, mas eu fugi antes disso.”

Chan chorou ainda mais.

“Não fique assim! Eu e minha família sofremos muito, mas sua família não foi torturada. Agora eles estão na Cidade das ruas de ouro!”

“Eu odeio esse Livro! Ele destruiu minha família!”

“Não fale isso, Chan! Você ainda não entende! Mas, quando conhecer o Autor do Livro, você saberá!”

Page 9: o Livro Proibido

Chan não queria ouvir mais nada. Apagou o lampião, deitou e chorou até adormecer.

Retornar ao Índice

A mensagem do Livro

O frio era intenso. Chan e Yong tentaram se aquecer, mas durante a madrugada pensaram que morreriam congelados.

Yong levantou da cama com dificuldade e se ajoelhou ao lado da cama.

Chan viu e ouviu, perplexa, Yong fechar os olhos e falar com alguém que ela não via:

“Senhor, por favor, tenha misericórdia de nós! Precisamos que o Senhor nos aqueça. Peço também que teu Espírito Santo prepare o coração de Chan para conhecê-Lo. Em nome de Jesus. Amém.”

Quando Yong terminou de falar e deitou foi como se uma onda de calor invadisse a cabana. Eles pararam de tremer e dormiram.

Pela manhã a cabana permaneceu aquecida. Yong e Chan levantaram e comeram um pouco da comida que Chan levara.

Chan estava com medo de perguntar o que foi aquilo que aconteceu à noite. Apenas comentou:

“A comida e a água que eu trouxe só vão durar mais dois dias. Precisamos atravessar o rio esta noite. Será que ele está bem congelado?”

“Está, sim. Já podemos atravessá-lo. Estou me sentindo bem melhor depois que o Senhor nos aqueceu. Parece que meus ferimentos estão cicatrizando.”

Chan falou: “Deite mais um pouco e descanse.”.

Yong deitou e Chan pegou a carta de sua avó para continuar lendo. Lágrimas rolavam de seus olhos enquanto lia:

Enquanto isso eu quero que você conheça um pouco da mensagem do Livro Proibido.

O Senhor Deus criou todas as coisas que existem. Ele fez um mundo perfeito e o ser humano era como um amigo de Deus. O Senhor o visitava e conversava com o homem todos os dias.

Até que um dia o homem pecou e se separou do Senhor, Criador do universo. Ele se tornou inimigo de Deus fazendo tudo o que desagrada ao Criador.

Minha neta querida, você acha que é uma boa pessoa? Quero que você pare e pense um pouco sobre isso.

Page 10: o Livro Proibido

“Eu tento ser uma boa pessoa!”, pensou Chan.

Alguma vez você já mentiu? Não precisa ser uma grande mentira que tenha prejudicado a alguém. Pode ter sido uma “mentirinha”. E então?

Chan não entendia direito os motivos de a avó ter feito essa pergunta. Afinal, quem nunca mentiu na vida? Claro que ela tinha mentido! E continuou lendo.

Se você já mentiu alguma vez, você é uma?

Chan respondeu um pouco constrangida: “Uma mentirosa.” E continuou lendo.

Isso mesmo, Chan. Você é uma mentirosa. Outra pergunta. Algum dia você já desobedeceu a seus pais? Pense bem.

“Sim, vovó. Você sabe que sim, mas eu me arrependi depois.”

É verdade. Lembro-me daquela vez que você se arrependeu. Mas, você desobedeceu! Você desonrou a seus pais!

Chan ficou triste pensando no sofrimento que provocou ao desobedecer a seus pais, mas continuou lendo.

Outra pergunta. Alguma vez você pegou algo de alguém sem autorização?

“Sim. Eu peguei uma borracha da colega da escola. Mas, eu era tão pequena!” Admitiu Chan, envergonhada.

Eu me lembro daquela borracha que você pegou. Pegar qualquer coisa sem autorização chama-se?

“Roubo”, falou Chan.

Isso mesmo. Então, você admitiu ser mentirosa, ladra, e desobediente. Você acha que se estivesse na frente de um juiz ele ia falar que você é culpada ou inocente?

“Culpada”, falou Chan quase chorando. Como podia ser uma pessoa tão má? Sentiu uma dor grande no coração e uma grande vergonha.

Minha menina, isso se chama pecado. Você assim como toda a humanidade é pecadora e merece um castigo. O castigo é passar a eternidade sofrendo num lugar horrível chamado inferno, longe do Senhor Deus, o Criador.

Chan estava horrorizada! Sabia que merecia esse castigo porque não era uma boa pessoa, era uma pecadora, mas não queria passar a eternidade sofrendo! “Será que não há salvação pra mim?”, perguntou a si mesma.

Minha neta querida, o Livro Proibido nos diz que Deus não quer que passemos a eternidade sofrendo longe Dele.

E o Livro nos dá a melhor das notícias! Deus enviou seu Filho Jesus Cristo para pagar o preço, o castigo por nossa desobediência. Ele sofreu e morreu em nosso lugar pregado numa cruz. Ele é o nosso Salvador! O sangue de Jesus nos limpa dos nossos pecados. Através Dele podemos viver com Deus eternamente!

Page 11: o Livro Proibido

Chan chorou ainda mais. Uma pessoa que ela nem conheceu morreu numa cruz pra que ela não pagasse pelos seus próprios erros! Que amor é esse? Agora entendia porque a família dela amava tanto a esse Deus e esse Livro Proibido! Eles tinham gratidão a Jesus!

Minha menina, Jesus não ficou morto! Ao terceiro dia Ele ressuscitou! Ele tornou a viver. Hoje está vivo no céu preparando um lugar para todos que se arrependerem de seus pecados, acreditarem nele como Salvador e o aceitarem como Senhor de suas vidas.

Chan não pôde se conter. Que alegria! Jesus está vivo! Chan levantou e começou a pular de alegria: “Jesus está vivo! Jesus está vivo!” Yong acordou, sorriu e falou: “Ele está na Cidade das ruas de ouro preparando uma casa pra mim!”.

“Yong, meus pais e minha avó estão com Jesus, não é?”

“Sim, Chan. Eles e meu pai e todos os que um dia se arrependeram dos seus pecados.”

“Eu também me arrependi dos meus pecados”, falou Chan.

“Então diga isso pra Jesus. Lembra quando me ajoelhei e falei com o Senhor e Ele aqueceu a cabana? É só você conversar com Ele. No final fale ‘em nome de Jesus. Amém. ’”.

Chan se ajoelhou e sem ficar com vergonha do amigo orou em voz alta: “Senhor Jesus eu reconheço que sou culpada pelos meus pecados. Sou uma pessoa má aos teus olhos. Mas, me arrependo de ser mentirosa, desobediente, e ladra. Por favor, me perdoe! Eu creio que Jesus, o teu Filho, morreu na cruz pra me salvar. E quero que tu sejas o Senhor da minha vida. Ajuda-me a não pecar mais. Em nome de Jesus. Amém.” Ela se sentiu estranhamente leve. Estava feliz e cheia de esperança. Sabia agora que ia se encontrar com seus pais e seus avós outra vez.

“Fico feliz por você, Chan.”

“Yong, por que tenho que falar ‘em nome de Jesus. Amém. ’?”

“O Livro diz que Jesus é o único caminho para Deus, o Criador. Só através de Jesus podemos falar com Deus sem sermos destruídos por nossos pecados. Amém significa ‘assim seja’. É uma forma de confirmar o que você ou outra pessoa está pedindo em oração.”

De repente, Chan ficou séria. “A mensagem do Livro é tão importante pra humanidade! Não entendo como tem gente querendo nos matar por causa do Livro!”

“Sua avó não explicou isso na carta?”

“Não sei. Não terminei de ler.”

“Então termine e você entenderá.” Yong voltou a deitar, enquanto Chan lia com interesse.

Retornar ao Índice

Page 12: o Livro Proibido

O inimigo

Querida neta, arrependa-se dos seus pecados e confie em Jesus para salvá-la! Só assim poderemos nos reencontrar um dia no Céu. Se você se arrependeu, continue lendo a carta. Se você ainda não entendeu a mensagem do Livro eu oro ao meu Deus que se revele a você.

“Eu já me arrependi, vovó”, falou Chan, com convicção.

Se você está lendo, creio que graças a Deus você se arrependeu e aceitou Jesus como seu Salvador. Agora você precisa crescer e aprender muitas coisas para não ser enganada e não errar o caminho. O Livro diz que espaçoso é o caminho que conduz à perdição. Também diz que haverá um tempo em que surgirão muitos falsos seguidores de Jesus e vão enganar a muitos pregando algo que parece a verdade, mas não é a Verdade de Jesus. Por isso, minha menina, leia o Livro Proibido todos os dias e ore (fale com Deus) todos os dias ao acordar e antes de se deitar.

Chan parou um pouco de ler e acordou Yong para comerem um pouco da comida enlatada e beberem mais um pouco de água. Comeram também uma fruta e legumes crus. Precisavam estar bem para atravessarem o rio congelado quando a noite chegasse.

Depois Chan deitou um pouco para descansar. Acabou dormindo uns minutos. Ao acordar pegou a carta e leu mais um pouco.

Minha menina, ao reconhecer Jesus como seu Senhor e Salvador, um inimigo vai se levantar contra você. O Livro diz que ele quer matar, roubar e destruir. É ele quem instiga homens que não conhecem a Deus a perseguir e matar todos os seguidores de Jesus Cristo. Ele quer levar todos para o inferno, para o castigo eterno, pois ele mesmo já está condenado. Ele odeia a Deus e quer que todos sofram eternamente porque nos odeia também, já que somos criação de Deus. O nome dele é Satanás. Muitas pessoas também odeiam a Deus. Elas não querem deixar de fazer o que é errado. Quando conhecemos o Livro percebemos quantas coisas fazemos errado. As pessoas que não aceitam Jesus querem continuar pecando. Você deve ter piedade e não ódio dessas pessoas porque Satanás engana muitas delas. Quanto a você, coloque a armadura de Deus para ficar firme contra as armadilhas de Satanás.

Escureceu. Chan e Yong precisavam arrumar as coisas e se preparar para atravessar o rio. Ainda teriam que caminhar mais ou menos três horas até chegar à ponte.

Retornar ao Índice

A armadura

Page 13: o Livro Proibido

Os meninos arrumaram a cabana. Yong confirmou que de tempos em tempos um seguidor de Jesus ia até a cabana para limpá-la a fim de servir de abrigo para os fugitivos.

Eles comeram e beberam. Antes de saírem se ajoelharam e pediram proteção ao Senhor.

Chan colocou a mochila. Yong, como um cavalheiro, queria levá-la, mas ainda estava com dores no corpo. Chan decidiu que levaria a mochila, já que a caminhada até o rio não seria fácil.

Deixaram a cabana olhando cuidadosamente para todos os lados. Fecharam bem a porta e entraram na mata.

Andavam com dificuldade por causa da neve e do frio. A trilha pela floresta era bem demarcada, mas assim como a primeira trilha, muito estreita e difícil. Além disso, tinham que caminhar apagando as pecadas que ficavam para trás. Mesmo sabendo que os soldados não chegariam ali sem uma denúncia e que o mau tempo dificultaria que fossem alcançados na mata, precisavam se prevenir. O Livro diz que os seguidores de Jesus devem ser simples como a pomba, mas astutos como a serpente.

Depois de andarem mais ou menos duas horas, estavam exaustos.

“Preciso descansar um pouco”, falou Yong.

“Eu também, mas onde?”, perguntou Chan.

“Vamos procurar.”

“Não podemos sair da trilha! É arriscado. Aguente mais um pouco. Daqui a uma hora chegamos ao rio. Aí procuramos um lugar para descansar.”

“Está bem”, concordou Yong.

Uma hora depois avistaram a ponte. Ainda na floresta viram uma espécie de caverna tão baixa que só criança conseguiria entrar.

Chan ia acender a lanterna quando Yong a impediu.

“Não!”, sussurrou Yong. “Os soldados veriam. A partir de agora precisamos redobrar os cuidados.”

“Mas, e se tiver algum animal lá dentro? Um urso, uma cobra ou morcegos?”, sussurrou Chan, apavorada.

“Ursos são muito grandes para entrar aqui, morcegos voariam e nos denunciariam. Cobra, pode até ser. Mas, Deus nos trouxe até aqui. Ele nos guardará.”

Yong entrou primeiro, tinha que se arrastar para conseguir entrar, mas por dentro o espaço era maior do que eles pensaram. Eles tremiam, pois a caverna era úmida e fria. Ficaram de mãos dadas.

“Estou com medo, Yong! E com muito frio!”

“Vamos orar. Senhor, estamos cansados, com medo e com frio. Não podemos sequer acender a lanterna. Por favor, nos ajude! Acalme o nosso coração e nos aqueça mais uma vez. Em nome de Jesus que pedimos. Amém.”

Page 14: o Livro Proibido

“Amém”, concordou Chan.

Logo que oraram um calor invadiu a caverna e uma espécie de luz clareou o ambiente, mas só eles percebiam aquela luz. Quem olhasse de fora só veria escuridão.

As duas crianças viram que não havia nada na caverna. Chan respirou aliviada. Eles agradeceram logo a Deus.

Comeram uns vegetais crus e uma fruta. Ficaram deitados para esperar o momento certo de atravessarem o rio. Para não serem vistos, decidiram atravessar o rio de madrugada, pois imaginaram que os guardas estariam cochilando, já que o frio lá fora era cortante.

Chan aproveitou aquele momento de espera para ler mais um trecho da carta da avó.

Menina, a armadura de Deus é composta de alguns itens essenciais (veja no Livro a carta aos Efésios, capítulo 6, versículos de 10 a 18). Uma armadura era uma proteção de ferro ou aço que os soldados antigos colocavam para impedir que as espadas e lanças os atingissem. Somos como soldados numa guerra espiritual e para sobrevivermos devemos obedecer ao nosso general (Jesus) sem questionar e nos protegermos com a armadura que Deus nos dá.

O cinturão da Verdade, a couraça da justiça, os sapatos do entusiasmo para anunciar as Boas-Novas de paz, o escudo da fé, o capacete da Salvação e a espada que o Espírito Santo nos dá que é a Palavra de Deus (o Livro Proibido). Além de vestir essa armadura, você deve orar sempre.

Sim, minha querida, o Livro Proibido é a Palavra de Deus! Faça tudo o que estiver nesse Livro. Não acredite em ninguém que disser ter uma revelação diferente do que o Livro já revelou. Não se desvie da Palavra de Deus! Nela você encontrará todas as respostas que precisar. E fale sempre com Deus! Ele quer ser seu amigo, quer te ouvir, quer falar com você. Pare para ouvir o que Ele tem a dizer!

Outra coisa, Jesus disse que todos os que quiserem segui-lo sofrerão perseguição. Porque o mundo odeia a Deus e não acredita em Jesus também nos odiará. Vão tentar destruir o Livro. Aconselho você a decorar alguns trechos do Livro pra quando eles o tirarem de você. Leia o Livro todo o mais rápido que puder e guarde a mensagem do Livro em seu coração. Prepare-se para ser perseguida, maltratada por amor a Jesus. E lembre-se do que Ele sofreu por amor a você, pra te dar vida eterna e perdoar seus pecados. No final você verá que vale a pena seguir a Jesus apesar de toda a perseguição.

Chan parou de ler e pela primeira vez pegou o Livro Proibido. Na capa estava escrito: Bíblia Sagrada.

Quando Yong viu o que ela tinha nas mãos, agarrou o Livro, beijou, abraçou e chorando falou:

“Obrigado, Senhor! Tu sabes o quanto desejei ler a tua Palavra! Obrigado!”

E logo abriu o Livro e começou a ler como se fosse o ar que ele respira. Chan ficou emocionada e acompanhou a leitura ao lado de Yong.

Retornar ao Índice

Page 15: o Livro Proibido

A travessia

Só pararam de ler um pouco antes de se prepararem para atravessar o rio.

Antes de saírem da caverna oraram mais uma vez pedindo a Deus para protegê-los e ajudá-los.

Quando saíram, olharam para trás e viram que a caverna estava toda escura. Olharam um para o outro e sorriram certos de que presenciaram um milagre que nunca mais esqueceriam.

Caminharam o quanto puderam por entre as árvores, até que ficaram de frente para a ponte. Logo no início tinha uma guarita. Os soldados estavam do lado de fora olhando para todos os lados.

Esperaram mais um pouco e eles ouviram os guardas reclamarem do frio. Entraram e fecharam a porta.

Com cuidado foram engatinhando até chegarem à margem do rio. A descida era perigosa, pois as pedras estavam escorregando como sabão. Yong desceu na frente. Quando Chan estava quase terminando a descida, escorregou e caiu de costas. A dor foi horrível, mas Yong rapidamente tapou sua boca e a arrastou para trás de um dos pilares da ponte.

Nesse momento, ouviram os guardas saírem da guarita e com lanternas começarem a procurar o que ou quem tinha produzido aquele ruído. A luz das lanternas passou bem perto de onde estavam. Como os guardas não viram nada no rio, eles se separaram. Alguns foram para a floresta, outros ficaram vigiando a ponte.

Chan estava com tanta dor que parecia que ia desmaiar. Yong sussurrou em seu ouvido:

“Aguente firme! Fale com Deus no seu pensamento.”

Chan começou a orar, mas só conseguia pedir:

“Senhor, socorro! Ajuda-nos, Senhor!”

Aqueles minutos pareceram uma eternidade.

Os soldados que foram para a floresta voltaram reclamando com os outros:

“Vocês não vão acreditar o que foi isso! Um urso. Quase nos atacou.”

“E onde ele está?”

“Entrou numa caverna muito pequena. Deve ter ficado entalado lá. Mas, é melhor não passar perto.”

Eles voltaram para dentro da guarita e fecharam a porta. Yong ajudou Chan a levantar. Colocou a mochila da menina em suas costas e começaram a atravessar com cuidado.

Page 16: o Livro Proibido

O frio era intenso! O gelo escorregava demais. Ainda precisavam tomar cuidado para não pisarem em alguma parte frágil. Caso o gelo rachasse com o peso das crianças elas poderiam cair na água e se afogar.

Sem fazer barulho, tremendo muito de frio, com dificuldade até para respirar atravessaram o rio congelado por baixo da ponte, contornando os pilares de sustentação.

Ao chegarem do outro lado, Chan não suportava mais a dor.

“Eu não vou conseguir subir”, sussurrou. “Deixe-me aqui e salve-se! Dentro da mochila tem a carta da vovó com o endereço do irmão dela. Vá, Yong.”

Yong colocou a mochila novamente nas costas de Chan e colocou seus braços ao redor de seu pescoço.

“Segure-se bem firme em mim”, sussurrou. “Um soldado não deixa seus feridos para trás. Somos soldados de Cristo. Carregarei você nas costas.” E assim ele fez.

Retornar ao Índice

Do outro lado

Passaram o resto da noite escondidos na floresta como a avó de Chan orientou. Ficaram bem longe da ponte, mas dessa vez não encontraram nenhuma gruta.

Estavam agora em território desconhecido. Ao amanhecer procurariam na cidade o endereço que estava na carta. Lá encontrariam abrigo, alimento e direção.

Sofreram muito com o frio e quase morreram na floresta. Mas, o Autor do Livro Proibido estava com eles.

Ao amanhecer foram para a cidade. Apesar de ser um país diferente os moradores conheciam sua língua. Por isso, conseguiram localizar o endereço.

As pessoas fingiam não saber que eles eram fugitivos.

O irmão da avó de Chan era jovem. A menina descobriu que ele era irmão em Cristo e não irmão de sangue.

Ele ficou muito triste ao saber que a velha amiga não tinha conseguido fugir, mas feliz por ajudar Chan e seu amigo.

O jovem deu comida e roupa limpa às crianças. Cuidou das feridas e providenciou documentos, além de um local para eles ficarem.

“Aqui em nosso país a perseguição é disfarçada, sutil. Não falem nada sobre de onde vieram ou que são cristãos com nenhum desconhecido. Caso contrário, a polícia poderá entregá-los às autoridades do seu país.”, explicou o jovem.

“Não podemos ficar com você?”, perguntou Chan, que já o considerava da família.

Page 17: o Livro Proibido

“Não. Se ficarem colocarão em risco todo nosso trabalho de apoio aos refugiados. Nem posso falar meu nome verdadeiro, mas fiquem tranquilos. Vocês serão bem cuidados.”

Uma semana depois foram levados para a casa de um casal cristão que não tinha filhos.

Retornar ao Índice

Últimas palavras da avó

Minha menina, eu espero encontrá-la novamente, mas, se isso não acontecer nesta terra, não tenha medo! Deus estará sempre com você, meu amor! Perdoe-nos por não termos falado sobre a mensagem do Livro enquanto estávamos ao seu lado! Eu e seus pais nos arrependemos muito. Se você tiver filhos não espere tanto para ensiná-los! Pode ser perigoso!

Agora, guarde minhas últimas palavras:

1º Não existe ninguém bom aos olhos de Deus. Todos nós merecemos a Sua ira e Seu castigo eterno. “Pois todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus.” (Romanos 3:23).

2º Deus não quer que ninguém vá para o inferno, mas não conseguimos fazer nada para nos salvar disso. Por isso, Ele enviou seu Filho Jesus Cristo para assumir nosso lugar. Jesus pagou nossa fiança e é só através Dele que podemos ser salvos do inferno e vivermos no céu. Basta crer em Jesus como Salvador. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu único Filho para que todo aquele que nele crê não morra, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

3º Quando nos arrependemos e pedimos perdão a Deus por todas as coisas erradas que fizemos, pensamos ou falamos, o sangue que Jesus derramou na cruz nos limpa e em Jesus somos feitos novas criaturas. “Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, ele cumprirá a sua promessa e fará o que é justo: perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade.” (I João 1:9).

4º Jesus ressuscitou dos mortos (tornou a viver) e prometeu que um dia todos nós vamos ressuscitar e viver eternamente. Só Jesus pode nos dar vida eterna. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim nunca morrerá. Você crê nisso?” (João 11:25-26).

5º Jesus foi perseguido e todos que o seguem também serão perseguidos. Mas devemos ler a Bíblia e gravá-la em nosso coração para não trairmos Jesus. “Todos os odiarão por causa de mim. Nessa época muitos vão abandonar a fé, vão trair e odiar uns aos outros. Então muitos falsos profetas aparecerão e enganarão muita gente.” (Mateus 24:9-11).

Page 18: o Livro Proibido

6º Quem permanecer fiel a Jesus será salvo e reinará com Ele. “Aos que conseguirem a vitória eu darei o direito de se sentarem comigo no meu trono, assim como eu consegui a vitória e agora estou sentado com o meu Pai no seu trono.” (Apocalipse 3:21).

7º Não é porque você já foi salva que poderá fazer coisas erradas. Faça o que a Bíblia ensina, obedeça a Deus porque quem diz que ama a Deus O obedece em tudo. Para isso, leia a Bíblia e ore todos os dias. Assim você crescerá no conhecimento de Deus e aprenderá a ouvi-lo e a fazer a Sua vontade. “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança das suas mentes. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus que é boa, perfeita e agradável a Ele.” (Romanos 12:2).

Sentirei sua falta, minha neta querida! Mas, se você crer em Jesus como seu único Salvador e seguir o Livro Proibido, nos encontraremos um dia no céu.

Lembre-se, a mensagem do Livro é vida. Não escolha a morte!

Seus pais e eu amamos você!

Vovó.

Ao terminar de ler a carta Chan estava chorando. Mas ela sentia não a revolta, mágoa ou ódio de antes. Dentro dela havia esperança, fé e amor.

Sim, o Livro Proibido falava sobre vida e ela, assim como toda sua família, escolheu viver eternamente!

Retornar ao Índice

O que aconteceu depois?

Yong e Chan cresceram como irmãos.

Estudaram, trabalharam e dedicaram suas vidas a ajudar outros cristãos que chegavam ao país fugindo da perseguição.

Yong se tornou um pastor e liderou uma igreja secreta ao lado de sua esposa.

Chan e seu esposo fundaram um orfanato para atender crianças que também perderam seus pais por causa da perseguição, mas acabaram cuidando também de outras crianças que viviam nas ruas.

Quando estavam com quarenta anos uma forte perseguição atingiu o país onde viviam. Desta vez, Yong foi enforcado. Antes de morrer ele olhou para o céu e disse, sorrindo: “Já estou indo para casa, Pai.”.

Page 19: o Livro Proibido

O orfanato foi totalmente destruído e Chan ficou presa por 10 anos. Morreu na cadeia com tuberculose.

Em nenhum momento Yong ou Chan negaram a Jesus, pois guardaram bem as palavras do Livro Proibido em seus corações.

Na prisão, Chan falou de Jesus para os policiais e outros presos. Mesmo quando foi torturada para negar a Jesus ela não o traiu.

Os dois amigos viveram para Jesus e morreram por Ele.

Retornar ao Índice

Minha carta pra você

Esta estória não aconteceu de verdade, mas foi inspirada em outras histórias que ouvi e li.

Os textos bíblicos que citei foram tirados da Bíblia na Linguagem de Hoje. Estes, sim, são a Verdade que eu quero deixar pra você.

A Bíblia é proibida em muitos lugares do mundo e em breve será um livro proibido aqui no Brasil. Por isso, peço que você a leia com urgência.

Eu escrevi esta estória pensando nos meus sobrinhos. Queria deixar para eles o que tenho de mais precioso, o meu tesouro: Jesus. Tenho esperança de, um dia, reencontrar todos eles na Cidade das ruas de ouro.

Se você não é meu sobrinho, mas leu a estória, saiba que este tesouro é para você também. Porque Deus não quer que ninguém se perca!

Você precisa se arrepender dos seus pecados e confiar em Jesus como o único que pode salvá-lo da morte eterna. Nada do que você faça será suficiente para lhe dar vida eterna. Só Jesus pode nos salvar!

É como se você estivesse voando de avião e o piloto dissesse que o motor está com problemas e vai parar. Você sabe que vai cair e morrer, mas alguém lhe dá um paraquedas dizendo que com ele você vai sobreviver. O que você faz? Coloca o paraquedas e acredita que ele vai salvá-lo, não é?

Jesus Cristo é o nosso paraquedas; se você confia que só Ele pode salvá-lo, coloca o paraquedas e se prepara para quando o avião (o mundo) for destruído.

Também é importante ler a Bíblia todos os dias. Ela é o nosso alimento. Você não come só de vez em quando, não é? Normalmente, comemos várias vezes no dia. Então leia a Bíblia pelo menos uma vez por dia, ok? E obedeça!

Page 20: o Livro Proibido

Prepare-se pra quando a perseguição chegar. Como? Orando, lendo a Bíblia e obedecendo a Deus. Ele vai lhe dar forças para não negar a Jesus. Lembre-se que só aqueles que forem fieis a Jesus até a morte vão morar e reinar com Ele eternamente.

No céu não haverá pecado (coisas erradas que fazemos e não agradam a Deus), nem doença, nem morte, nem dor, nem tristeza, nem lágrimas, nem separação. Teremos uma vida cheia de alegria, louvor e diversão! Isso mesmo! Diversão! Você acha que o céu é um lugar chato? Pois, não é não! De fato, só saberemos de verdade o que é felicidade quando chegarmos ao Céu.

Espero encontrar você lá! Então saberei se você gostou do meu livro.

Que o Espírito Santo de Deus convença você do pecado, da justiça e do juízo.

Assinado: Tia Quezia.

Retornar ao Índice

Sobre a autora.

Quando tinha nove anos, tia Quezia ouviu uma mensagem que a deixou muito inquieta. Ela entendeu que não há salvação sem Jesus. Quis entregar sua vida a Ele, mas ficou com vergonha. Isto deixou tia Quezia ainda mais apreensiva e angustiada. Até que um dia decidiu enfrentar sua timidez e ir à frente durante o apelo, como uma pública manifestação de sua fé. Aos 10 anos se batizou na Igreja Batista. Declamava poesias nos cultos. Sua poetisa preferida é Myrtes Mathias. Aos 12 anos começou a trabalhar no Departamento Infantil como auxiliar. Logo foi promovida a professora, devido sua responsabilidade e comprometimento. Fez alguns cursos e descobriu o mundo mágico dos fantoches. Decidiu escrever suas próprias estórias para fantoches que apresentava nas igrejas e em festas de aniversário. Foi diretora do Departamento Infantil e regente de Coral de crianças, jovens e de adultos. Ficou conhecida entre as crianças como a “tia da Música”.

Fez muitas coisas erradas que entristeceram a Deus. E se arrependeu muito. Envergonhada, saiu da igreja por uma temporada, mas não conseguiu ficar muito tempo longe e se reconciliou com seu Pai Celestial. Descobriu coisas maravilhosas na Palavra de Deus. Mas, quer aprender mais! Por isso, nunca deixa de ler a Bíblia.

Seu maior sonho é sair pelo mundo falando do Plano de Salvação a todas as crianças.

Retornar ao Índice

Page 21: o Livro Proibido

Entre em contato com a autora:

Blog: http://estoriasqueensinam.blogspot.com

Facebook: https://www.facebook.com/EstoriasQueEnsinam