O imperio português e espanhol

12
O Imperio Português e Espanhol Trabalho realizado p or Marco Silva nº8 8ªA

description

 

Transcript of O imperio português e espanhol

Page 1: O imperio português e espanhol

O Imperio

Português e

Espanhol

Trabalho realizado por Marco Silva nº8 8ªA

Page 2: O imperio português e espanhol

IndiceIntroduçãoO Imperio PortuguêsO Imperio EspanholConclusãoBibliografia

Page 3: O imperio português e espanhol

Introdução

Este Trabalho foi mandado realizar pela Prof. Luiza Gonzalez, para que possamos aprender como era o império Português e espanhol em 1580.

Page 4: O imperio português e espanhol

Império Português O Império Português, ou Império Colonial Português foi o

primeiro império global da história, além de ser o mais antigo dos impérios coloniais europeus modernos, abrangendo quase seis séculos de existência, a partir da Conquista de Ceuta, em 1415, até à concessão de soberania a Timor-Leste, em 2002. O império espalhou-se ao longo de um vasto número de territórios que hoje fazem parte de 53 países diferentes.

Marinheiros portugueses começaram a explorar a costa da África em 1419, utilizando os recentes desenvolvimentos em áreas como a navegação, a cartografia e a tecnologia marítima, como a caravela, com o objetivo de encontrar uma rota marítima para o lucrativo comércio de especiarias do oriente.

Page 5: O imperio português e espanhol

Conquistas de Portugal

Page 6: O imperio português e espanhol

Este livro fala sobre a conquista de Ceuta ate 1580

Page 7: O imperio português e espanhol

Após a Segunda Guerra Mundial, o então líder de Portugal, António Salazar, tentou manter intacto o que restava do império pluricontinental, num momento em que outros países europeus estavam começando a se retirar de suas colónias. Em 1961, as tropas portuguesas em Goa foram incapazes de impedir o avanço das tropas indianas que marcharam para a colónia em número superior. Salazar começou uma longa e sangrent guerra para acabar com as forças anticoloniais na África. A impopular guerra durou até a queda do regime em 1974. O novo governo imediatamente mudou a política e reconheceu a independência de todas as suas colónias, com exceção de Macau, que foi devolvida à China em 1999, marcando assim o fim do Império Português. Atualmente , os arquipélagos dos Açores e da Madeira são os únicos territórios ultramarinos que permanecem ligados politicamente à Portugal. A Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) é a sucessora cultural do império.

Page 8: O imperio português e espanhol

Imperio Espanhol É denominado Império Espanhol o conjunto de territórios

conquistados, herdados e reclamados pela Espanha ou pelas dinastias reinantes na Espanha, entre os séculos XVI e XX, abrangendo países agora independentes na Europa, Américas, África, Ásia e Oceânia; ainda que em alguns deles, tais como as grandes pradarias da América do Norte ou a mais ao sul da América do Sul, a presença estável espanhola foi muitas vezes mais teórica que real. Alcançou os 27 milhões de quilômetros quadrados ao final do século XVIII. Durante os séculos XVI e XVII criou-se uma estrutura própria não sendo chamado de império colonial até o ano de 1768,1 sendo no século XIX quando adquire estrutura puramente colonial.

Page 9: O imperio português e espanhol

Os espanhóis começaram as suas explorações pelo ocidente, com a descoberta das Índias Ocidentais por Cristóvão Colombo, em 1492 e iniciaram imediatamente a colonização forçada do continente americano. Em meados do século XVI, a Espanha controlava quase toda a zona costeira das Américas, desde o Alasca à Patagônia, no ocidente, e desde o atual estado estadunidense da Geórgia, toda a América Central e o Caribe até a Argentina – com excepção do Brasil, pertencente a Portugal ( Tratado de Tordesilhas).

Page 10: O imperio português e espanhol

Conquistas da Espanha

Page 11: O imperio português e espanhol

Conclusão Espero que tenham gostado…..isto é uma

parte da matéria que iremos dar e bjos ;)

Page 12: O imperio português e espanhol

Bibliografia

www.google.ptwww.google.pt/imageswww.wikipedia.org