O Homem Duplicado 3ª E - 2011

16
Literatura- D.A.C Disciplina de Apoio Curricular Maicon Douglas Ingrid Adriele Sara Damásio Ketaly Marcondes 3ª E - 2011 E.E Profª Irene Dias Ribeiro

Transcript of O Homem Duplicado 3ª E - 2011

Page 1: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Literatura- D.A.CDisciplina de Apoio Curricular

Maicon DouglasIngrid AdrieleSara Damásio

Ketaly Marcondes

3ª E - 2011

E.E Profª Irene Dias Ribeiro

Page 2: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011
Page 3: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Enredo Máximo Afonso era um professor de história ,

que por um acaso , viu sua imagem e semelhança em um filme . Assistindo a outros filmes, confirmou que o ator era igual a ele ,soube que ele morava na mesma cidade e era casado, foi atrás de Daniel Santa-Clara mantendo o segredo de tudo. Com muito esforço conseguiu um encontro com o mesmo frente a frente, para dúvida de todos restavam saber quem era cópia de quem!!!!!

Page 4: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Enredo

Mas o romance, esclarece que não tem nada a ver com clonagem ou outras experiências de laboratório. O que está em jogo é a perda de identidade numa sociedade que cultiva o individualismo e, paradoxalmente, estabelece padrões estreitos de conduta e de aparência.

Page 5: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Personagens

Tertuliano Máximo AfonsoMaria da Paz António Claro(pseudônimo)Daniel Santa-Clara Cassandra

Page 6: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Tempo

Exemplo: “...já no autocarro que o irá deixar perto do prédio em que vive há meia dúzia de anos...”(tempo cronológico)

Exemplo: “...os matizes entre simpático ou antipático e entre natural e artificial são pouco menos que infinitos...”(tempo psicológico).

Page 7: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

O livro pela narração, é aplicado em maioria, no tempo psicológico, pelo estilo de José Saramago , que por sua vez escreve livros nos dois tempos, tanto o psicológico como o cronológico.

Page 8: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Espaço

A influência do meio social em que os personagens estão atuando no livro, é de suma importância para nós leitores nos enfatizemos com a história. O meio ambiente também, pelo fato de sabermos o que estão fazendo em certos trechos da história.

Page 9: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Foco Narrativo

O livro está em 3º pessoa, isso evidencia a facilidade do narrador em contar a história de outra pessoas, e mostra o estilo do autor pela incrível facilidade em escrever .

Page 10: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Estilos

“Não esqueça que o que chamamos hoje realidade foi imaginação ontem”.

“Na Matemática os rabos de lagartixa não seriam mais que abstrações”.

“Está visto que o que tem de ser, tem de ser, e tem muita força, nunca jogue as pêras com o destino, que ele come as maduras e dá-te as verdes”.

Page 11: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

“O que mais me confunde, pensava trabalhosamente, não era o facto de este tipo de se parecer comigo, ser uma cópia minha, digamos, um duplicado, casos assim não são infrequentes, temos os gémeos, temos os sósias”.

Page 12: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Movimento literário

Nesse livro “ O homem duplicado”, José Saramago dá um novo sentido ao post-modernidade já usado pela literatura tradicional e conhecido pelo leitor, que deve ficar atento ao texto, principalmente, pelo uso feito da linguagem, que apresenta várias possibilidades de entendimento, devido a pontuação.

(Post- modernismo ou pós modernismo)

Page 13: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

A Pós-Modernidade ocupa um cenário amplo de questões sociais e culturais e deixa para a Literatura o período específico do Pós-Modernismo que se relaciona com o Modernismo literário. Entretanto, devemos atentar para o fato de que se esse movimento pós moderno faz realmente uma ruptura com os interiores ou mantém uma relação de continuidade, tanto com pontos positivos quanto negativos

Page 14: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Conclusões

O livro é uma história fascinante que você não consegue parar de ler, pois é a ideia de que existem pessoas iguais a nos, não só pela aparência, mas pelo jeito de agir e principalmente no modo de pensar ou enxergar as coisas, a mera semelhança não torna a aquela pessoa igual a você, por que ninguém é igual a ninguém, o modo de agir pode ter semelhanças na nossa sociedade!!!

Page 15: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011
Page 16: O Homem Duplicado     3ª  E  -  2011

Referências Bibliográficas

http://www.google.com.br/search?tbm=isch&hl=pt-BR&source=hp&biw=1199&bih=673&q=o+homem+duplicado&gbv=2&oq=o+homem+duplicado&aq=f&aqi=g1&aql=&gs_sm=s&gs_upl=49l7672l0l9410l18l17l0l7l7l0l1147l2662l2-1.5-1.1.1l4l0.