O comercio de guimaraes 10 09 2014

28
Aproveite os últimos dias do Verão... Quarta-feira 10 de Setembro de 2014 - Ano 131 - Edição Nº 8.789 Director: Joaquim A. Fernandes Publicação periódica - Semanário TAXA PAGA Autorizado a circular em invólucro de plástico fechado Aut. Nº.132DE2132/2000DCP 0,80 (IVA Incluído) PORTE PAGO AV. CONDE MARGARIDE DE 15.SETEMBRO A 15. OUTUBRO 20% de DESCONTO TELAS DECORATIVAS 253 516 792 - 917 268 696 - 917 570 657 | Guimarães Exclusividade . Dignidade . Experiência Acidente ocorreu no domingo perto do Santuário da Lapinha Págs. 4 e 5 Três mortos no Rali Sprint Acordão do Tribunal de Contas obrigou a reiniciar expropriação Pág.7 Faltam sete hectares para Câmara adquirir terrenos da Cidade Desportiva de Guimarães Preços económicos SERVIÇOS DE LIMPEZA Orçamentos grátis Telm. 910 588 375 [email protected] www.fadasdalimpeza.pt * domésticos * industriais * - Mulher de 48 anos e o filho de 8 e rapaz de 13 anos foram as vítimas mortais Com arma branca Bomba de gasolina assaltada em Pevidém Pág. 3 Estátua vandalizada Autor do dano pediu desculpa a Bragança Pág. 7 Habitações em Aldão Solução para muro ilegal depende de empreiteiro Pág. 8 Executivo camarário Maioria PS garantiu aprovação de IMI, IRS e Derrama Pág. 6 ACIG Director da Cisave com processo disciplinar Pág. 8 Foto: Francisco Alves MUITAS NOVIDADES!

description

 

Transcript of O comercio de guimaraes 10 09 2014

Page 1: O comercio de guimaraes 10 09 2014

Aproveite os últimos dias do Verão...

Quarta-feira 10 de Setembro de 2014 - Ano 131 - Edição Nº 8.789Director: Joaquim A. Fernandes Publicação periódica - Semanário TAXA PAGA Autorizado a circular em invólucro de plástico fechado Aut. Nº.132DE2132/2000DCP

€ 0,80 (IVA Incluído)

PORTE PAGO

AV. CONDE MARGARIDE

DE 15.SETEMBRO A 15. OUTUBRO

20% de DESCONTOTELAS DECORATIVAS

253 516 792 - 917 268 696 - 917 570 657 | Guimarães

Exclusividade . Dignidade . Experiência

Acidente ocorreu no domingo perto do Santuário da Lapinha Págs. 4 e 5

Três mortos no Rali Sprint

Acordão do Tribunal de Contas obrigou a reiniciar expropriação Pág.7

Faltam sete hectares para Câmara adquirir terrenos da Cidade Desportiva de Guimarães

Preços económicosSERVIÇOS

DE LIMPEZA

Orçamentos grátisTelm. 910 588 375

[email protected]

* domésticos * industriais *

- Mulher de 48 anos e o filho de 8 e rapaz de 13 anos foram as vítimas mortais

Com arma branca

Bomba de gasolinaassaltadaem PevidémPág. 3

Estátua vandalizada

Autor dodano pediu desculpa a BragançaPág. 7

Habitações em Aldão

Solução para muro ilegal depende de empreiteiro Pág. 8

Executivo camarário

Maioria PS garantiu aprovação de IMI, IRS e DerramaPág. 6

ACIG

Director da Cisave com processo disciplinar Pág. 8

Foto: Francisco Alves

MUITAS NOVIDADES!

Page 2: O comercio de guimaraes 10 09 2014

2 . O Comércio de Guimarães

ACTUALIDADEQuarta-feira, 10 de Setembro de 2014

OPINIÃO

Intervir nas eleições primárias do PS - Um dever de cidadania

Como já tenho referido, procuro não abordar neste espaço, que generosamente me é concedido, matéria de natureza partidária relativa a casos concretos, e só o tenho feito em momentos que considero de interesse relevante para além da matéria especificamente abortada.

Ocorre agora um desses casos e, pelo menos para quem me conhece, passar ao lado dele poderia ser interpretado erroneamente; além do mais, tenho por dever de cidadania abordá-lo.

Como se sabe, para além das eleições internas, a nível distrital, realizadas no passado sábado, que, como em todos as anteriores, tiveram os seus casos polémicos, meramente d e s a g r a d á v e i s u n s , absolutamente condenáveis outros, eleições e casos que não serão objeto desta crónica, traz o PS em curso eleições primárias, ou seja, aquelas em que não só os militantes do Partido são chamados a votar, mas igualmente os que pelo PS têm permanente ou ocasional simpatia. Aliás, a votar são chamados todos aqueles que não discordam da essência dos princípios do partido em causa.

A escolha recai sobre quem há de ser o primeiro ministro, em caso de vitória do PS nas próximas eleições para a Assembleia da República: António José Seguro, atual líder do

Partido, ou António Costa, que se propôs disputar àquele essa liderança.

Já sabemos que, em caso de vitória de António Costa, António José Seguro se demitirá de líder do PS, o que implicará eleição para a liderança, esta ser feita apenas entre os militantes, à qual poderá candidatar-se todo e qualquer membro do PS que entenda dever fazê-lo.

Julgo já ter expressado publicamente a minha preferência por António Costa e, se o não fiz, ou fiz de modo menos claro, aqui fica, sem margem para qualquer dúvida, a minha opção, simultaneamente declaração de interesse a ser tida em conta por quem tiver a curiosidade e paciência de me ler.

Esse facto não impede, antes me impõe, que realce o facto de, pela primeira vez em Portugal, terem lugar eleições primárias, ou seja, eleições partidárias abertas ao comum dos cidadãos.

E obriga-me a ter como meritória a decisão de Seguro de as levar a cabo. Isto independentemente das motivações e processo, de ma i o r ou meno r

oportunidade pessoal, pois o que me interessa é o facto em si, o da intervenção dos cidadãos na coisa partidária.

Desde logo porque, sendo a gove rnação assente exclusivamente – até ver – nos partidos, não é indiferente, para quem se interessa pela vida política, ou está com ela desencantado em virtude do tipo de ação partidária que temos, que a liderança pertença a A ou a B.

Sempre foi meu desejo que os líderes dos partidos que não são o meu, a nível nacional, regional ou local, sejam os de maior prestígio e qualidade. Isso contribui para que assim aconteça igualmente no meu partido, e para que, ganhe quem ganhar, sejam

maiores as hipóteses de boa governação.

Por isso, aquando da disputa da liderança entre Manuela Ferreira Leite e Passos Coelho aqui escrevi que, “não sendo do meu part ido, “voto” nela”; isto porque, se pudesse, assim faria, por entender que, ganhando o PSD as eleições, Portugal seria melhor governado por Ferreira Leite do que por Passos Coelho (a agora vê-se que, efetivamente, o mais certo é que assim seria, fosse ela a governar Portugal nesta conjuntura de crise).

Por isso exorto os meus conc idadãos a quem não cause problemas de con s c i ên c i a uma intervenção ocasional na vida do PS, a que, até ao dia

12 do corrente – ou seja, já esta sexta-feira – em que o prazo para isso termina, se inscrevam para votarem nas eleições primárias do dia 28, inscrição que é muito fácil, nomeadamente através da internet, a partir da página www.ps.pt, onde é disponibilizada a ficha de inscrição e um resumo com o essencial dos princípios programáticos do Partido Socialista, com os quais o pretendente a eleitor deverá manifestar acordo na generalidade, caso assim efetivamente seja.

Quem proceder deste modo, estará a cr iar condições para que vença agora quem pretende que vença depois.

Não vou aqui, sobretudo por respeito aos meus leitores, argumentar com as razões da minha opção.

Trata-se de escolha entre dois camaradas d e p a r t i d o , a m b o s respeitáveis, estimáveis até, mas diferentes nas suas caraterísticas e na imagem que de si próprios transmitem quanto aos r e spe t i v o s a t r i bu t o s enquanto políticos com vocação governativa.

Por isso, em anteriores eleições internas, votei em

Francisco Assis quendo este disputou a liderança com António José Seguro, votei neste quando concorreu sem opositor, e agora votarei em António Costa. Como antes, respeitarei, sem qualquer restrição ou reserva, íntima ou expressa, o resultado da eleição.

No presente caso, da reflexão que sobre cada um dos candidatos fiz, resulta que considero o candidato meu preferido possuidor, globalmente, de mais e melhores atributos para, não só vencer as próximas eleições legislativas, como para governar o meu país.

Seja ou não idêntica a conclusão a que quem pode intervir chegue, o que entendo ser meu dever é exortar os meus leitores a que se inscrevam para as eleições primárias do PS, analisem os candidatos e votem, assim contribuindo para algo de novo na vida política portuguesa, que, estou certo, a ser este exemplo seguido por outros partidos e a vários níveis de cada um deles, readquirirá o interesse cidadão pela política, como aquele que, em tempos relativamente recentes, já existiu.

Guimarães, 09 de setembro de [email protected]

António Mota-Prego

Sérgio Oliveira, 37 anos,Delegado comercial

Não concordo, não concordo porque os autores já recebem os seus direitos através de outros meios. E a lei da cópia privada, na minha opinião, é mais uma forma abusiva para tentar re-cuperar através de uma taxa valores que não conseguem obter. Esta lei levará a que a venda dos equipamentos em causa diminua.

Francisco Correia, 28 anos,Desempregado

Não tem lógica, porque vai ser mais um imposto que vamos pagar e, no fundo, acho que esta lei acabará por ser desvirtuada nos seus objectivos. Na minha opinião não é isto que vai ajudar os autores. O que eles tem de fazer é diminuir o custo das suas obras para o consumidor.

Concorda com a lei da cópia privada?

Diogo Castro, 22 anos,Estudante

Concordo, porque os autores merecem que as suas obras sejam reconhecidas e que seja pago o devido valor das suas obras, tratando se de obras da sua autoria. Isso das pessoas terem as obras e não pagarem o preço devido não é correcto, mas também reconheço que os preços praticados são um pouco abusivos.

Manuel Guimarães, 59 anos, Reformado

Não concordo, porque isto é mais um imposto que o governo vai lançar, para com isso nos tirar mais dinheiro. Porque se com isto pensam que a pirataria vai diminuir estão enganados, haverá sempre pirataria… e os autores já ganham o suficiente.

Vitor Araújo, 42 anos,Desempregado

Em parte concordo. No entanto também penso que é uma lei de certo modo ampla. Acho que não deveria ser tão abrangente porque vai afectar muita gente. Concordo que esta medida ajude a diminuir a pirataria que põe em causa o trabalho dos autores que deve ser reconhecido e pago.

Diana Fernandes e Hugo G.

António Mota-Prego

Page 3: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 3ACTUALIDADEQuarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Autor do dano na Estátua de Afonso Henriques

Arrependido pediu desculpa a Bragança

O homem que na madrugada do pas-sado dia 30 de Agos-to partiu a espada da estátua de D. Afonso Henriques apresen-tou desculpas pelo sucedido ao Presi-dente da Câmara.

Tiago Freitas foi recebi-do por Domingos Bragança na passada sexta-feira, cerca das 13h00, e com este seu acto pretendeu apresentar desculpas aos vimaranenses.

O encontro que decorreu no gabinete da presidência foi muito rápido e serviu, essencialmente, para Tiago Freitas manifestar arrepen-dimento pelo sucedido e

Em Fermentões

Homem colhido em corrida de cavalos

Um homem de 46 anos sofreu ferimentos ligeiros na tarde de domingo, após ter sido colhido por um cavalo, durante uma prova realizada em Fermentões.

O sinistrado foi prontamente assistido pelos Bombeiros Voluntários de Guimarães que tinham no local uma equipa de prevenção para acompanhar a corrida de cavalos.

O homem sofreu ferimentos considerados ligeiros e foi transportado à Unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave.

Caso de tráfico de droga

Citius interrompe megajulgamento

A inoperacionalidade da plataforma informática Citius e do sistema alternativo de gravação obrigou à interrup-ção, ontem no Tribunal de Guimarães, do julgamento de um megaprocesso por tráfico de droga. Na audiência, a primeira do caso, o tribunal limitou-se à identificação dos 19 arguidos no processo, cinco dos quais estão em prisão preventiva. O tribunal propôs ainda ler as 140 páginas da acusação, mas o procedimento acabaria por ser dispen-sado pelos advogados envolvidos no processo.

Face à inoperacionalidade não só da plataforma infor-mática de suporte à actividade dos tribunais (Citius), resul-tante da reorganização do mapa judiciário, mas também do sistema alternativo de gravação do próprio tribunal, o julgamento foi interrompido, sem que tivesse sido ouvido qualquer um dos arguidos ou das testemunhas.

Foi marcada nova audiência para hoje.Os arguidos foram detidos em dezembro de 2013 pela

GNR, numa operação que envolveu 25 buscas em casas, armazéns e viaturas em Guimarães e no de Braga.

A operação resultou na apreensão de 12.500 doses de haxixe, 300 de cocaína, 25 de heroína e 100 gramas de liamba, além de material relacionado com o crime de tráfico de produtos estupefacientes e “avultadas” quantias de dinheiro.

apresentar desculpas.De acordo com o que

relatou, a espada partiu quando subiu à estátua com o propósito de ti-rar uma fotografia, tendo a lâmina cedido ao seu

peso, garantindo que não tinha qualquer intenção de provocar dano no mo-numento.

Tiago Freitas não se alongou mais dado estar em curso o processo judi-

cial no âmbito do qual já foi ouvido.

O indivíduo, vimaranen-se de 26 anos, foi constituí-do arguido, estando acusa-do da prática de crime de dano e furto qualificado.

Elisabete Pinto [email protected]

FICHA TÉCNICAPropriedade e Editor: GUIMAPRESS, S.A.Contribuinte n.º: 500 642 168Capital Social: €266.008Redacção e Administração: Rua Dr. José Sampaio, 2644810-275 Guimarães - Tel: 253 421700 Composição: Guimapress, S.A. - Carlos AlmeidaImpressão: Empresa do Diário do Minho, Lda. Rua Sta. Margarida, n.º 4 A - 4710 Braga CodexTiragem: 5.000 exemplares por edição.N.º de Registo: 100.383Administração: João Gomes Alves, Américo Rui Simões e Jorge HändelDirector: Joaquim A. Fernandes (CP 2724).Chefe de Redacção: Elisabete Pinto (CP 3336).Redactores: Abel Sousa (CP 7578); Bruno Freitas (CP 4340); Pedro C. Cunha (TPE 283).Colaboradores: António Monteiro de Castro; António Mota Prego; Händel de Oliveira; José Marques; Óscar Jordão Pires; Pedro Costa e Cunha; Pedro M. G. Fernandes; Rui Vítor Costa; Fotografia: João MesquitaEmail: [email protected]: http://www.guimaraesdigital.com

Em Pevidém

Bomba de gasolina assaltadaO posto de abastecimen-

to de combustível de um hipermercado na Rua de Lameirinho, em Pevidém foi assaltado ontem à tarde.

Cerca das 15 horas, sob ameaça de uma arma bran-ca, uma faca, um indivíduo, encapuzado, obrigou o funcionário a entregar-lhe o dinheiro que tinha em caixa. De acordo com o que conseguimos apurar terão sido furtados 220 euros.

O assaltante pôs-se de-pois em fuga numa viatura de cor branca, onde um comparsa o aguardava. Os

militares da GNR enceta-ram uma busca e acaba-riam por encontrar, cerca das 22 horas, o automóvel na Estrada Nacional 206, em Silvares. Perto da viatu-ra os militares localizaram os presumíveis assaltantes que detiveram.

O gorro alegadamente utilizado no assalto foi en-contrado na viatura, bem como 15 euros.

Dado não ter havido flagrante, os indivíduos não foram detidos, tendo sido apenas constituídos arguidos.

Rede de prostituição

PJ fez buscas emGuimarães e Vizela

A PJ de Viana do Castelo desmantelou uma rede de prostituição de rua, tendo detido os seus responsáveis, três homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 35 e os 63 anos. A operação desenvolveu-se na passada quarta-feira e envolveu 24 acções de busca em 13 residências e 11 viaturas de suspeitos nos concelhos de Guimarães, Vizela, Braga, Esposende e Viana do Cas-telo. Os detidos estão acusados de explorarem mulheres e branqueamento de capitais. Durante a operação que envolveu 65 militares de Viana do Castelo e Arcos de Valdevez, foram identificadas 24 mulheres. Foram ainda apreendidos 10 automóveis, 45 mil euros em dinheiro e 8.500 cheques endossados a um dos principais arguidos, 12 televisores, cerca de duas dezenas de telemóveis, relógios, artigos em ouro, aparelhos de som, material informático e de fotografia, armas brancas e de fogo, munições e dezenas de preservativos.

Page 4: O comercio de guimaraes 10 09 2014

4 . O Comércio de GuimarãesACTUALIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Duas crianças, de 13 e oito anos, e uma mulher, de 48, mor-reram na estrada que liga a Penha à Lapinha, ao serem colhidos por um carro que tinha acabado de cortar a meta no Rali Sprint de Guimarães. A viatura desgovernada colheu oito pessoas, na trá-gica tarde do passado

domingo. Dos cinco feridos, dois ficaram em estado grave.

O acidente está a ser investigado pela GNR que vai remeter o inquérito para o Mi-nistério Público.

“Em poucos segundos, três pessoas morreram, mas podiam ser muitas mais. Quem viu não vai conseguir apagar da ca-beça as imagens daquela tragédia. Eu tive a sorte

Piloto despistou-se e viatura colheu oito pessoas na Lapinha

Rali Sprint'manchado' com a mortede mãe, filho e adolescente

de escapar. Ainda vejo as pessoas a voar. Estava encostado a ver os carros a passar, havia crianças no meio da estrada, de repen-te, o carro foi à valeta e foi projectado ”, contou um jovem, ainda desnorteado, amparado por um amigo, quando abandonava o local da tragédia. “Foi horrível. Não tenho palavras para descrever aqueles segun-dos”, acrescentou, com as lágrimas nos olhos, alguns minutos após a tragédia, no lugar conhecido pela denominação de «Bouças», na freguesia de Calvos.

Eram 15h25 quando a prova de sete quilómetros do Rali Sprint de Guima-rães terminou mal para o piloto Hélder Macedo. O Renault Clio cortou a meta e poucos metros à frente entrou em despiste, bateu na berma do pavimento e foi projectado para a zona onde o público assistia à competição e onde circula-vam algumas pessoas para assistirem à prova. Três pessoas morreram após o embate e cinco sofreram ferimentos, duas das quais

com bastante gravidade.O Rali foi imediatamen-

te suspenso e o trânsito automóvel cortado numa área de cerca de quatro quilómetros na estrada que permite a ligação da Penha à Lapinha. Apenas os carros das autoridades policiais, da Protecção Civil e dos meios de socorro dos bombeiros e do INEM tinham permissão para circularem. Mesmo assim, além dos jornalistas, mui-tos curiosos efectuaram o percurso obrigatoriamente a pé até ao local do aci-dente.

À questão: o que terá provocado o despiste do automóvel e consequente embate no público? As autoridades foram cau-telosas na revelação de pormenores. O Capitão Adelino Silva, responsável do Comando Territorial de Braga da GNR que assumiu a supervisão da operação, indicou que o Núcleo de Investigação de Acidentes daquela força de segurança assumiu “o processo de averiguações em sede de inquérito”. “Todos os factos

SEGURO DE VIDA(CRÉDITO HABITAÇÃO)

SABE QUE O PODE TRANSFERIR SEM CUSTOS

DESCONTOS ENTRE 25% A 50%SEM EXAMES MÉDICOS ATÉ €300.000

INFORME-SEREDUZA O SEU ENCARGO MENSAL

PEÇA-NOS UMA SIMULAÇÃOE-MAIL: [email protected]

TELEMÓVEL: 936 256 882Parq. Infante, loja 107 (junto PSP) Guimarães

Elisabete Pinto* [email protected]

e provas serão participa-dos ao Ministério Público que depois indicará outras diligências”, referiu, consi-derando “prematuro tecer qualquer comentário” so-bre as circunstâncias do si-nistro. “Estamos na fase de recolha de dados e provas para o Ministério Público”, justificou, vincando que “as pessoas afectadas pelo acidente encontravam-se numa zona posterior à tomada de tempos”.

“Neste momento, pe-rante a dimensão da tragé-dia, a GNR lamenta o que aconteceu”, disse o Capitão Adelino Silva.

O Rali Sprint de Gui-marães, organizado pelo Motor Clube de Guimarães, era uma prova federada devidamente licenciada, sendo a sexta e última pro-va do Troféu Inter-Municí-pios do Norte. O Director da competição lamentou as mortes e a “perda irrepa-rável” para as famílias en-lutadas. Consternado com a tragédia que aconteceu a cerca de 200 metros do local onde se encontrava, Eduardo Crespo indicou

que foi cumprido o plano de segurança. “É uma enorme responsabilidade. A prova tinha o licenciamento im-prescindível à realização. O acidente aconteceu fora de pista, numa zona onde existiam pessoas a circu-lar para poderem ver a prova”.

Os Bombeiros Voluntá-rios de Guimarães tinham destacado para o acompa-nhamento preventivo da competição os meios con-siderados necessários para uma prova de automobilis-mo. O 2º Comandante Jo-aquim Oliveira referiu que essa equipa prontamente prestou socorro às vítimas. O auxílio foi reforçado com a mobilização de mais cinco ambulâncias da corporação de Guimarães e duas dos Bombeiros de Vizela, num total de 24 elementos, assim como os meios do INEM. Estiveram no local três viaturas da VMER e um helicóptero que não chegou a ser necessário para o transporte dos sinistrados.

* Com Pedro C. Cunha e Joaquim A. Fernandes

Page 5: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 5ACTUALIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ANO LECTIVO 2014/2015. Ao serviço da comunidade desde 1978

. Reconhecido pelo Ministério da Educação. Professores qualificados

. INFANTIL (Ensino Básico)

. JUVENIL

. ADULTO

. FCE / CAE - Diplomas da Universidade de Cambridge

CURSOS DE ALEMÃO

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕESRua Gravador Molarinho, 294800-433 GuimarãesTelef. 253 516 029e-mail: [email protected]

Os contornos à volta do fatídico acidente que ceifou a vida a três pessoas são ainda mais trágicos.

Adriano Maia, natural da Trofa, 8 anos, e Bruno Fili-pe, de Vizela e com família em Abação, de 13 anos, tinham em comum a paixão pelos automóveis, tal como o pai de Adriano, piloto. A terceira vítima mortal, Ma-ria Fernandes, de 48 anos, também natural da Trofa, era mãe do mais jovem. Um dos feridos, que já teve alta, é pai de Bruno.

Joaquim Maia viu mulher e filho único morrerem à sua frente. Nada podia fazer face à gravidade do embate. Tinham acabado de estacionar e seguiam para um local para verem de perto o Rali Sprint de Guimarães. “Quim”, como é conhecido, é piloto, es-tava inscrito e só não par-

Pai é piloto e esteve para participar na prova

Pequeno Adriano Maiaera apaixonado por automóveis

ticipou na prova devido a problemas de última hora no carro.

Os testemunhos de fa-miliares dão conta da in-sistência de Adriano para a família vir a Guimarães. O final foi trágico.

O outro jovem, Bruno Filipe Lopes de apenas 13 anos, tinha feito a curta viagem desde São Paio de Vizela na companhia

do pai. Dirigiam-se para um local onde pudessem assistir em segurança à prova que tinha começado há pouco, na zona da Lapi-nha. Seguiam na berma da estrada quando o Renault Clio do piloto vimaranene Hélder Macedo entrou em despiste, já depois de ter cortado a meta. O resto, já se sabe...

Rali Sprint

Terceiro acidente grave

O acidente ocorrido no domingo, na Lapinha, foi o terceiro sinistro grave este ano em provas de Rali Sprint. Em Junho, um acidente no Rali Montelongo causou feri-mentos graves no piloto e navegador, enquanto no inicio de Agosto outro acidente no Rali Cabeceiras de Basto causou a morte do piloto Nuno Silva.

Homem de 40 anos

Ferido continua internado

Dada a sua gravidade dois dos feridos do acidente do passado domingo foram transportados para o Hospital de Braga. Naquela unidade hospitalar deram entrada uma jovem de 18 anos e um homem de 40. Ontem, aquando do fecho desta edição, apenas se mantinha naquela unidade hospitalar o homem. Trata-se de um ferido poli-traumati-zado que se encontra internado na unidade de cuidados intensivos. Quanto à jovem, o seu estado não inspirava tantos cuidados, motivo pelo qual foi transferida para a Unidade de Guimarães do Centro Hospitalar do Alto Ave por ser a unidade da sua área de residência, onde ontem foi operada a um membro inferior.

Criada Comissão

FPAKabriu inquérito

A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) criou uma comissão de inquérito para apurar as causas do acidente no Rali Sprint de Guimarães que pro-vocou a morte de três pessoas.

“A FPAK, face a gravidade do acidente ocorrido durante a realização desta prova, criou uma Comissão de Inquérito com a finalidade de apurar as razões do sucedido”, lê-se numa curta nota publicada pelo organismo.

A referida comissão é composta por Paulo Campos, em representação da FPAK, Carlos Cruz (Demoporto), Paulo Magalhães (Gondomar Automóvel Sport), Eduardo Crespo (Motor Clube Guimarães - organizador), Gonçalo Nuno (Comissário Técnico FPAK), Rui Silva (Comissário Técnico Clube Aventura do Minho) e José Pedro Leite (Comissário Desportivo FPAK).

Na Trofa e em Vizela

Funeraisrealizaram-se ontem

Foram ontem a sepultar as vítimas mortais do trágico acidente de domingo, no Rali Sprint de Guimarães, onde duas crianças e uma mulher perderam a vida. Os funerais tiveram lugar em Vizela e na Trofa, de onde as vítimas eram naturais.

Em S. Paio de Vizela, Bruno Filipe da Silva Lopes, de 13 anos, foi a enterrar no cemitério local, depois das cerimónias realizadas na igreja local.

Também ontem na Igreja nova de S. Martinho, na Trofa, realizam-se as cerimónias fúnebres de Maria Fern-andes, de 48 anos, e de Adriano Maia, o filho de oito anos, residentes em S. Tiago de Bougado.

Entratanto várias pessoas participaram numa camin-hada em memória das vítimas do trágico acidente, desde o do parque da Cidade até ao local do sinistro.

O Renault Clio de Hélder Macedo instantes antes do trágico acidente

Bruno Filipe Lopes, uma das vítimas mortais do acidente

FOTO: Francisco Alves

Page 6: O comercio de guimaraes 10 09 2014

6 . O Comércio de GuimarãesACTUALIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Maioria socialista da Câmara Municipal de Guimarães aprovou IMI, IRS e Derrama

Impostos municipaisnão sofrem alterações

A maioria socialista aprovou os impostos municipais a cobrar durante o próximo ano em Guimarães . As pro-postas mereceram o voto contra do PSD, CDS-PP e CDU. A Câ-mara mantém a taxa de cinco por cento no IRS, a taxa de 0,375% no IMI, e as empresas vão continuar a pagar derrama.

Na primeira reunião da vereação após o período de férias, realizada na pas-sada quinta-feira, a maioria socialista aprovou os im-postos municipais a aplicar durante o próximo ano em Guimarães. As propostas mereceram o voto contra de todos os vereadores da Oposição. A autarquia vai manter a taxa de cinco por cento no IRS e a taxa de 0,375% no IMI.

Quanto ao lançamento da derrama para o ano de 2014 a cobrar em 2015 para financiar investimen-tos, nomeadamente na regeneração económica do

concelho, é de 1, 5 por cen-to sobre o lucro tributável sujeito e não isento de IRC dos sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior superior a 150 mil euros; e de 1 por cento sobre o lucro tributá-vel sujeito e não isento de IRC dos sujeitos com um

volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150 mil euros.

O Presidente da Câma-ra observou que o Mu-nicípio “mantém a carga fiscal”. “No IMI, estamos 25 por cento abaixo do limite superior”, justificou, acrescentando que “na

derrama, a autarquia con-tinua a manter uma taxa inferior para as pequenas empresas e a taxa normal para as empresas de maior dimensão”.

O Vereador do PSD An-dré Coelho Lima aproveitou para censurar o facto da Autarquia “praticar as mes-

Elisabete Pinto [email protected]

Contas equilibradas

Dívida de médio prazoé de 60 milhões de euros

mas taxas nos impostos municipais aplicados nos anos anteriores”. “Uma certa expectativa que os cidadãos acalentaram de alguma benevolência fiscal caiu por terra. No primeiro ano ainda se podia admitir isso, porque o mandato começou em Outubro e tinham que ser lançados os impostos municipais. No segundo ano, não! Isto é a absoluta continuidade. As pessoas têm que saber julgar porque foi-lhes pas-sada a ideia de que isto era completamente diferente e este novo mandato autár-quico seria diferente nessa dimensão”, referiu.

O representante social-democrata defendeu que “Guimarães deveria assu-mir uma dimensão que a privilegie e não prejudique no contexto dos movimen-tos migratórios na região”. “A nossa preocupação é que Guimarães é o con-celho que mais população perde entre aqueles que competem com ele. Temos municípios à volta com uma política fiscal mais atracti-va. Deviamos acompanhar esses municípios para que ninguém escolha mudar de residência por pagar lá me-nos impostos municipais”, continuou.

Numa análise à taxa de IMI aplicada, André Coelho Lima lembrou que agora só existe uma taxa, “porque os prédios estão todos ava-liados, há um crescimento muito significativo da co-brança. Era aqui que podia ser dado um sinal”. “O fac-to do País estar em crise e do Governo estar a aplicar impostos elevadíssimos, não tem paralelismo com o que se passa ao nível dos municípios que estão bem financeiramente, como é o caso da Câmara de Gui-marães. A Autarquia tem tido as contas equilibradas e pode dar perfeitamen-te um sinal à população, sobretudo numa altura em que cresce o ritmo de cobrança. Podia manifestar alguma solidariedade para com a população que está a enfrentar dificuldades”, afirmou o vereador do PSD, ao justificar o voto contra da Coligação Juntos por Guimarães à proposta da maioria socialista.

A CDU também votou contra e reiterou os termos da proposta que apresen-tou em 2013. “Percebemos que a receita do IMI é cada vez mais importante para a Câmara de maneira a executar o Orçamento, mas havia margem para uma pequena redução”, considerou o Vereador José Torcato Ribeiro. “Tendo em conta a situação financeira e económica do País, era uma lufada de ar fresco para as empresas do Con-celho a suspensão da der-rama. Independentemente da captação de investimen-to novo, também preconi-zamos que era necessário preservar a indústria e comércio que temos e fazia todo o sentido essa suspen-são”, sustentou.

Quanto aos outros im-postos municipais, o Ve-reador da CDU entende que “devia ser reduzido o IMI em 0,025 %, ou seja, passaria a 0,350, o mínimo, porque o máximo que está em 0,7, apontamos para 0,65%”. Quanto ao IRS, a taxa a aplicar deveria ser de 2,5 por cento.

O Presidente da Câmara advertiu que “a situação financeira do Município está equilibrada, mas tem alguns compromissos que ainda tem de integrar”. Domingos Bragança assi-nalou a situação do Ave-park, “porque o Parque de Ciência e Tecnologia é estratégico e há um valor próximo dos sete milhões de euros a integrar na dívida da Autarquia, assim como o montante da aquisi-ção dos terrenos da Cidade Desportiva. “É prematuro dizer que vamos pagar 802 mil euros, espero que seja”, indicou, apontando ainda “as dívidas decorrentes da Associação de Municípios”.

O Autarca precisou que

“a dívida de médio prazo da Câmara de Guimarães está em 60 milhões de euros”. “É uma dívida normal, mas se for menor, tanto melhor”, observou, ao adiantar que a Autarquia tem que in-vestir na beneficiação das estradas do Concelho que se encontram deterioradas e preparar-se para o novo quadro comunitário que exige comparticipações nacionais. “Não podemos estragar o equilíbrio finan-ceiro da Câmara Municipal que se faz ao nível da contenção da despesa e da obtenção de receita para que tudo funcione. Era fácil baixar impostos, todos ficávamos contentes, mas havia o reverso desta

medida que era a Câmara não ter possibilidade de intervir em acções de pro-moção do desenvolvimento do concelho”, manifestou Domingos Bragança.

O Autarca lembrou que a Câmara de Guimarães implementou já medidas de promoção do desen-volvimento, com “isenções completas de taxas e licen-ças para IPSS, reduções de 50 por cento para o inves-timento relacionado com criação de empresas, assim como isenções de IMI e IMT”. “Estamos a perder uma receita que não sabe-mos quanto vai significar e já estamos a intervir de forma positiva na redução de impostos e ainda aguar-

damos a decisão para saber quando vamos estender as isenções de IMI aos sítios considerados Património Mundial”, afirmou.

A Câmara de Guimarães ainda não obteve resposta às diligências que efectuou para que os imóveis do Centro Histórico fiquem isentos do pagamento de IMI. “Queremos dar isen-ção para que os proprie-tários possam investir na constante reabilitação. É que um prédio no Centro Histórico tem uma dimen-são quase colectiva”, su-blinhou, indicando que não desistiu de ver reconhecida essa pretensão.

Page 7: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 7ACTUALIDADEQuarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ostas

DAMA Assembleia Municipal aprovou, na sua sessão da

passada quinta-feira, um p

Acordão do Tribunal de Contas obrigou a reiniciar expropriação

Faltam sete hectares para comprar terrenos da Cidade Desportiva

Troca de argumentos entre PSD e PS“Só pagaremos esses terrenos

como terrenos agrícolas”.Presidente da Câmara, Domingos Bragança

“A proposta que foi votada foi o pedido de utilidade pública para estes terrenos. A avaliação que segue surge na base de que os terrenos são agrícolas, porque no Pla-no Director Municipal, estes terrenos estão classificados na RAN e o perito avaliador teve a indicação por parte da Câmara de Guimarães de que deveria respeitar essa classificação do nosso PDM e avaliar esses terrenos como agrícolas. E avaliou-os na base de 12 euros por m2. Vamos defender essa fundamentação junto das várias entidades que intervêm neste processo expropriativo e se for necessário nos tribunais. Este processo tem 14 anos, envolvendo vários modelos de aquisição, com vários va-lores. Desde o início, foram feitas seis ou sete avaliações. Na penúltima que foi chumbada pelo Tribunal de Contas, o perito oficial baseou a sua avaliação – na qual a Câmara não interfere – em critérios diferentes destes. Os critérios que adoptámos são os que estão expressos no acórdão do Tribunal de Contas e é na base desse documento que o processo foi reiniciado. Só pagaremos esses terrenos como terrenos agrícolas”.

“O Tribunal de Contasvaleu-nos dois milhões de euros.”

Vereador do PSD, André Coelho Lima

“Estes terrenos são de Reserva Agrícola Nacional, por-que é que não se deu essas instruções ao perito antes? Há dois anos, quando a aquisição estava acordada em 2,9 milhões de euros?

Fico satisfeito por existir um Tribunal de Contas neste País que trabalha eficazmente. O Tribunal de Contas va-leu-nos dois milhões de euros. Ninguém consegue explicar e são as mesmas entidades a negociar. Os proprietários são os mesmos e a Câmara que quer comprar também. Na altura, até consideramos que valiam ligeiramente mais, cerca de um 1,1 milhões de euros. E as pessoas que tinham terrenos ali à volta e foram expropriadas? Essas receberam cerca de 10 euros por m2 e a Câmara a negociar ao lado terrenos agrícolas, iguais, por 43 euros o m2, ninguém consegue compreender isto! O argumen-to de que era para ter a Cidade Desportiva era algo do outro mundo.

Este processo é um dos maiores escândalos da política portuguesa e da política autárquica. Felizmente que não se conseguiu porque existem poderes fiscalizadores quer os políticos, quer os institucionais, e não permitiram um negócio no qual iam ser prejudicados os vimaranenses em dois milhões de euros. A troco de quê? Não sabemos!”

Os terrenos da Ci-dade Desportiva de Guimarães, envolvidos no polémico acordo de permuta com a Quinta do Outeiro, vão ser ex-propriados. Depois do Tribunal de Contas ter chumbado a aquisição amigável pelo valor de 2, 9 milhões de euros, o processo voltou ao ponto de partida. A proposta para a decla-ração de utilidade pú-blica avalia as quatro parcelas em 802 mil euros e foi aprovada por unanimidade.

Na discussão da pro-

posta, o Vereador do PSD André Coelho Lima, enalte-ceu o conteúdo do acórdão do Tribunal de Contas que “salvou a Câmara de Gui-marães de um negócio que ia custar mais dois milhões de euros”.

O representante social-democrata lamentou “a elasticidade dos peritos”, referindo-se à avaliação que sustentava a aquisição amigável, no âmbito do processo expropriativo que “valorizava exponencial-mente os terrenos porque tinham uma Cidade Des-portiva”.

O Presidente da Câmara reagiu e disse: “Estamos no início de um processo expropriativo, a requerer a declaração de Utilidade Pública, em que a Autar-quia afirma que as quatro parcelas estão numa área classificada como sendo de Reserva Agrícola Nacional (RAN)”. “Isto não significa que a aquisição seja por este valor. O processo volta à estaca zero”, explicou Domingos Bragança.

Após esta intervenção do edil, o Vereador do PSD questionou se o perito que avaliou os terrenos anteriormente teve ou não a indicação da Câmara de que os terrenos pertenciam à RAN. O Presidente da Câmara terminou a troca de argumentos, indican-do: “Os terrenos estão classificados como RAN”. A proposta foi aprovada por unanimidade.

No final da reunião, o Ve-

reador André Coelho Lima lembrou que no mandato anterior, “em que o actual Presidente era Vice-Presi-dente, a Autarquia tentou negociar com o mesmo proprietário a compra dos terrenos por 2,9 milhões de euros, numa negociação particular no âmbito de um processo de expropriação. “A Câmara declarou utili-dade pública e iniciou-se a expropriação. O Tribunal de Contas salvou os con-tribuintes vimaranenses”, declarou.

Em declarações aos jor-nalistas, André Coelho Lima questionou: “Alguém no seu perfeito juízo admite com-prar uma casa ou um carro por um valor e, passados dois anos, o negócio baixa dois milhões de euros? Só se for um tolo que não sabe fazer negócios, não sabe telefonar a ninguém a perguntar informações. Na altura, o PSD votou contra porque considerávamos que era inacreditável que a Câmara valorizasse nos terrenos as construções da Cidade Desportiva que ela própria construiu. O Tribunal de Contas deu-nos total razão”. Por essa razão, os vereadores da Coligação Juntos por Guimarães vota-ram a favor da proposta.

Lembrando que este processo deu origem a uma investigação criminal que foi arquivada pelo Ministé-rio Público, André Coelho Lima indicou que “todos os indícios da prática de pecu-lato estão neste negócio, mas não podem ser feitas acusações porque o crime de peculato não existe na forma tentada”.

O Presidente da Câmara advertiu que o processo de expropriação está a recomeçar.

“Espero que o reinício seja célere e que seja pos-sível resolver a aquisição destes terrenos definitiva-mente”, disse Domingos Bragança, ao lembrar que recentemente foi adquirida uma parcela de 5,3 hecta-res. “O que pretendemos adquirir é mais uma área de cerca de sete hectares. Este processo tem sido difícil, complicado”, assi-nalou.

“A proposta que foi vota-da foi o pedido de utilidade pública para estes terrenos. A avaliação que segue surge na base de que os terrenos são agrícolas, porque no Plano Director Municipal, estes terrenos estão classificados na RAN e o perito avaliador teve a indicação por parte da Câmara de que deveria res-peitar essa classificação do nosso PDM e avaliar esses terrenos como agrícolas. E avaliou-os na base de 12 euros por m2. Vamos defender essa fundamen-tação junto das várias en-tidades que intervêm neste processo expropriativo e se for necessário nos tri-bunais. Este processo tem 14 anos, envolvendo vários modelos de aquisição, com vários valores. Desde o início, foram feitas seis ou sete avaliações. Na penúl-tima que foi chumbada pelo Tribunal de Contas, o perito oficial baseou a sua avaliação – na qual a Câmara não interfere – em critérios diferentes destes. Os critérios que adoptámos

são os que estão expressos no acórdão do Tribunal de Contas e é na base desse documento que o processo foi reiniciado. Só pagare-mos esses terrenos como terrenos agrícolas”.

O Autarca sublinhou que “a anterior avaliação consi-derou que aquele terreno era de equipamento, apto para a construção de equi-pamentos”. Aliás, aprovei-tou a ocasião para revelar que a proposta da Câmara Municipal para o PDM que está em revisão volta a considerar “por insistência da Autarquia aqueles terre-nos como RAN”.

“É da minha respon-sabilidade terminar este processo”, alegou, fazendo questão de observar que os peritos-avaliadores são reconhecidos pelo Ministé-rio da Justiça. No entanto, assinalou, “há cerca de um mês, pagámos por terre-nos onde estão instalados equipamentos da Cidade Desportiva na base de 12 euros m2, como terrenos agrícolas, e seria de tama-nha injustiça agora pagar-mos a outro proprietário, com terrenos confinantes a estes, um valor diferente”.

Com a aquisição destas quatro parcelas, “o proces-so da Cidade Desportiva fica concluído”.

A CDU votou a favor da proposta. O Vereador Torcato Ribeiro acusou a autarquia de “utilizar pouca transparência na compra e aquisição dos terrenos”. “Temos defendido ultima-mente que é necessário pôr cobro a este processo, acabar com ele. Ou seja, resolvê-lo”.

Elisabete [email protected]

Page 8: O comercio de guimaraes 10 09 2014

8 . O Comércio de Guimarães Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ACTUALIDADE

BIGGERComunicação & Imagem

Tratamos da sua imagem!

Insegurança ameaça habitações em Aldão

Solução para muro depende de empreiteiro

Continua sem solu-ção à vista o problema dos moradores de Al-dão com a insegurança a ameaçar habitações por causa de um muro ilegal. A hipótese que está em cima da mesa depende da decisão do empreiteiro con-tratado para realizar a obra de reconstrução do muro.

A resolução do problema do muro ilegal em Aldão que ameaça a segurança de habitações na Rua 24 de Junho, depende do acordo entre o empreiteiro que vai realizar a obra e cinco dos 12 proprietários em causa.

Numa reunião realizada na junta de Freguesia de Aldão, realizada na passada quarta-feira e que juntou autarquia local e Câmara, foi admitida a hipótese de alguns moradores poderem pagar em prestações a sua parte do total da emprei-tada com a reconstrução do muro. A hipótese foi admitida como forma de ultrapassar as dificuldades de alguns moradores em suportarem a sua cota parte de responsabilidade financeira. Na verdade há moradores que não têm hipóteses de suportar essa exigência, nomeadamente com recurso ao crédito.

Uma das moradoras, Idalina Fernandes, con-sidera que a possibilida-de em aberto pode ser a solução para ultrapassar o impasse, tudo depen-dendo da receptividade do empreiteiro. Entretanto, e caso essa solução falhe, restará que o condomínio recentemente constituído assuma a obra.

A reconstrução do muro ilegal e que ameaça ruir obriga à comparticipação de 3.500 euros por parte de cada um dos 12 mora-dores, acrescendo o valor

do terreno necessário para a realização da empreitada cuja importância ainda se desconhece dado que ainda está por negociar.

De acordo com Idalina Fernandes, ao contrário do que acontece com o pa-gamento, existe consenso entre os moradores quanto à urgência da obra por for-ma a evitar males maiores. “Este problema arrasta-se e é necessário encontrar rapidamente uma solução. Nesta altura todos os mo-

radores têm consciência de que o prejuízo é muito maior e muito mais com-plicado caso aconteça a fatalidade que ninguém quer que aconteça mas que todos tememos”, referiu aquela moradora.

De acordo com as in-formações recolhidas pelo nosso jornal, na reunião re-alizada na Junta de Fregue-sia de Aldão os moradores admitiram a possibilidade de intentar uma acção judi-cial para serem ressarcidos

dos prejuízos causados por uma situação à qual são alheios. Fundamental-mente por estar em causa um muro ilegal construído para acesso a garagens de habitações licenciadas. Porém, esta é uma hipótese entretanto afastada dada a convicção de que isso só serviria para gastar mais dinheiro com a certeza de que seria um processo que se arrastaria no tempo e sem garantia de resultados positivos.

Câmara promete acompanharresolução do problema em Aldão

CDU defendeapuramento deresponsabildadestécnicas

A CDU defen-de que a Câmara de Guimarães não pode ignorar a sua responsabilidade no problema que enfrentam os pro-prietários da Rua 24 de Junho, em Al-dão, onde um muro ameaça ruir.

No período antes da ordem do dia, na reunião do executi-vo realizada na pas-sada quinta-feira, o Vereador Torcato Ribeiro indicou que a Autarquia é o or-ganismo que credibiliza o licenciamento das construções e, como tal, devia proceder ao apuramento de responsabili-dades técnicas. “Como instituição que faz a gestão de tudo o que é construído em Guimarães tem de ter credibilidade suficiente perante os cidadãos”, afirmou. “A autarquia é quem credibiliza um licenciamento de construção e, se quando há algum problema, se coloca de lado e incute a sua resolução, neste caso, única e exclusivamente aos proprietários, é difícil perceber essa posição”, acrescentou Torcato Ribeiro, frisando que os serviços “quando fazem a vistoria de um edifício têm que o dar como pronto para que o processo de licenciamento encerre e esse trabalho não pode ser feito de cor”. Neste caso, “a Câmara deve ter um papel pedagógico perante os proprietários que estão confrontados com uma realidade financeira para a qual não estavam preparados e alguns não têm possibilidade de assumir o encargo”, continuou, ao vincar que alertou “para o problema para que a Autarquia possa ser sensível à negociação de alguma participação e responsabilizar tecnicamente quem tem de ser responsabilizado.

Na resposta, o Presidente da Câmara sublinhou que a autarquia tem acompanhado a situação, garantindo que “não pode substituir-se à responsabilidade dos proprietá-rios, o que não quer dizer que não esteja a analisar todo o processo”.

Em função da reunião com os moradores e Junta de Freguesia de Aldão, em que esteve representada a Autarquia, Domingos Bragança indicou que “todos estão interessados em resolver o problema e estão empenhados em reconstruir o muro”. “No caso de um ou outro proprie-tário não ter disponibilidade financeira, o apoio da Câmara poderá ser concedido em função de um inquérito sócio-económico à família. Só perante as provas de debilidade económico-financeira, a Autarquia poderá assumir essa responsabilidade”, realçou, frisando a disponibilidade para colaborar no processo de elaboração do projecto por parte do condomínio e acompanhamento da execução da obra. “Esperamos que os moradores da Rua 24 de Junho, em Aldão, tenham o problema resolvido e estou confiante que estão a ser dados passos certos para que isso aconteça”, referiu, elogiando o envolvimento da Junta de Freguesia no acompanhamento do processo.

EP

Joaquim A. [email protected]

agamento

TrocoDP

Academy for THE new English(Reconhecida pelo Ministério da Educação)

INSCRIÇÕES ABERTAS

Preparação para Exames Internacionais da Universidade de Cambridge - KET, PET, FCE, CAE, CPE, BEC e maisFAÇA DOIS NÍVEIS POR ANOProfessores especializados, horários à semana e ao sábado, teste de admissão gratuito,certificado de curso e turmas com capacidade limitada.

Uma boa aprendizagem marca a diferença no futuro. Cursos para todas as idades (crianças a partir dos 4 anos)

Tel.: 253 515 645- Fax: 253 515 645Email: [email protected]

Rua Paulo VI, 644 - 1º4810-508 Guimarães

A NETHE

Page 9: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 9Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ACTUALIDADE

Pais de alunos da EB1 de Gonça recusam ida para S. Torcato

Fecho de escolas gera revolta e... esperança

Revolta contra o fe-cho das escolas e espe-rança quanto à decisão judicial sobre a provi-dência cautelar. Este é o estado de espírito dos pais dos alunos das EB1 de Gonça,Rendufe e Souto S. Salvador a dois dias do início das aulas.

Os pais e encarregados de educação dos alunos da EB1 de Gonça não se conformam com o encer-ramento da escola deter-minada pelo Ministério da Educação. Reunidos on-tem, decidiram que os seus filhos vão apresentar-se na EB de Gonça e não na EB1 do Mosteiro. A decisão foi tomada por unanimidade dada a injustiça de encer-rar uma escola com mais dois alunos que o mínimo exigido por lei.

“Esperamos que o Tri-bunal tenha a sensibilidade suficiente para decidir antes do início do ano escolar”, referiu André Duarte repre-

sentante dos pais. Mas se assim não for, o pais dizem-se dispostos a lutar contra a deliberação da tutela. O autarca Francisco Costa e Silva não se conforma com a postura do Ministério da Educação.

“O Ministério pediu a prorrogação do prazo para se pronunciar sobre a provi-dência cautelar da Câmara, por forma a fazê-lo depois de iniciado o ano escolar”, sustenta.

Ora, na sua opinião isso poderá condicionar a deci-são do Tribunal que “deve-ria pronunciar-se em tempo útil”. A verdade é que nesta altura a EB1 de Gonça já não existe dado que “os professores, os assistentes e até o material, já estão no Agrupamento de Escolas de S. Torcato”.

Apesar do inconformis-mo, a situação é mais pa-cífica em Rendufe e Souto S. Salvador.

Em relação à EB1 de Rendufe o Presidente da União de Freguesias local, revelou que os alunos ini-ciarão sexta-feira o ano escolar em S. Torcato, es-perando por uma decisão judicial. Patrício Araújo acredita que a situação poder ser revertida e os alunos possam voltar a ter aulas na escola de Ren-dufe.

Até que se conheça uma decisão, está garantido o apoio às famílias com transporte para os alunos e ATL em Rendufe asse-gurando entre as 15h30 e as 19h00.

Já os alunos da EB1 de Souto S. Salvador vão apre-sentar-se na EB1 de Barco, seguindo o Presidente da União de Freguesias local. Dionísio Ribeiro diz que o transporte dos alunos está garantido pela Câmara para um mês. Até lá, espera que o Tribunal decida de acordo com a razão que assiste aos pais dos alunos que estão contra o encerramento da escola.

Três escolas com futuro incerto

À espera da decisão do Tribunal

A poucos dias do início de mais um ano lectivo, no pe-ríodo antes da ordem do dia, a Vereadora do PSD Helena Soeiro quis saber se as escolas EB 1, de Rendufe, Souto S. Salvador e Gonça vão ou não funcionar. O tribunal aceitou as providências cautelares apresentadas pela Câmara contestando a decisão do Ministério da Educação.

Apesar do encerramento estar suspenso, a decisão final não é conhecida. A Vereadora da Educação, Adelina Paula Pinto, explicou que a Autarquia tem dois planos definidos. “Se a escola continuar a funcionar, estão acauteladas as condições para as crianças terem ali as suas actividades, o mesmo acontecerá se a decisão do Tribunal for con-trária a essa pretensão”, referiu, indicando que espera esta semana conhecer o veredicto judicial. A Vereadora Helena Soeiro lamentou o facto “da providência cautelar ter sido apresentada apenas no dia 9 de Julho”. “Se nos colocarmos na pele dos habitantes de Gonça, Rendufe e Souto S. Salvador não se compreende muito bem como a Câmara tendo conhecimento da intensão do encerramento de escolas em Março, só em Junho comunicou que iria interpor providências cautelares”, anotou, realçando que a actual situação coloca as famílias num grande impasse.

A Vereadora da Educação sublinha que a Autarquia “actuou com prontidão, contestando o encerramento das escolas quando foi informada oficialmente da decisão do Ministério que não cumpriu os prazos”. Em função da decisão do Tribunal, Adelina Paula Pinto garantiu que a Autarquia tudo fará para que as comunidades escolares tenham o apoio necessário no início do ano lectivo.

ACIG notificou Sérgio Vaz

Director da Cisave com processo disciplinar

O Director Pedagógico da Escola Profissional Cisa-ve está debaixo da alçada disciplinar da direcção da Associação Comercial e Industrial de Guimarães.

O Presidente da direcção daquela centenária institui-ção, proprietária da Cisave, confirmou ao nosso jornal a instauração do referido processo disciplinar a Sér-gio Vaz.

Carlos Teixeira afirmou que o processo não está directamente relacionado com as recentes eleições realizadas para os novos órgãos dirigentes da ACIG. “O processo tem a ver com aspectos comportamentais assumidos durante algum tempo”, afirmou Carlos Teixeira.

Contactado pelo nosso jornal, Sérgio Vaz confir-mou ter sido notificado da nota de culpa no âmbito de um processo disciplinar que

lhe foi instaurado. Porém, recusou-se a tecer comen-tários sobre o assunto. “Confirmo que fui notifica-do e a resposta à nota de culpa está a ser estudada pela minha advogada e será apresentada dentro dos prazos legais. Para já, é o que posso dizer sobre o assunto”, afirmou.

De acordo com informa-ções obtidas pelo nosso jor-nal Sérgio Vaz estará a ser acusado de se ter envolvi-do no processo eleitoral, alegadamente a favor da lista encabeçada por Pedro Fernandes que se opunha a uma outra liderada pelo actual vice-presidente da ACIG, Manuel Martins.

A lista afecta à actual direcção venceu o sufrágio mas um associado intentou uma providência cautelar com o objectivo de anular as eleições por alegadas irregularidades.

O contestatário, João Guedes, não aceita que o seu voto não tenha sido aceite com a alegação de ter cotas em atraso, res-ponsabilizando a ACIG pela situação. Argumenta ainda com o facto de não ter sido divulgado o caderno eleitoral.

O Presidente da Assem-bleia Geral, responsável pelo processo eleitoral, refutou as acusações na resposta à notificação apre-

sentada pelo Tribunal. Para Luciano Baltar os argumen-tos de João Guedes não fazem sentido. “O processo foi transparente, no escru-puloso cumprimento dos estatutos”, afirmou.

Entretanto, Luciano Bal-tar decidiu não convocar a tomada de posse dos novos órgãos sociais da ACIG enquanto não houver uma decisão judicial sobre a providência cautelar.

REQUISITOS BÁSICOS:• Licenciado em Engenharia• Sólidos conhecimentos da língua Inglesa• Experiência como Supervisor de Produção• Conhecimentos Higiene e Segurança no Trabalho• Forte motivação para a melhoria contínua• Liderança e motivação de equipas• Forte capacidade de relacionamento humano e de espírito de equipa• Excelente capacidade de comunicação, motivação e formação• Capacidade de organização e método• Forte orientação para a resolução de problemas• Dinamismo, flexibilidade e proactividade• Conhecimentos, na óptica do utilizador, de ferramentas do Office

OUTROS REQUISITOS PREFERENCIAIS:• Conhecimentos da língua Espanhola e Francesa• Residência próxima da sede da empresa• Idade até 35 anos

OFERECE-SE:• Integração numa empresa sólida e organizada• Dependência directa do Responsável pelo Processo de Transformação• Processos de transformação de última geração• Remuneração em função da experiência ecapacidade demonstrada

Enviar carta manuscrita com curriculum vitae e foto para:DIRECÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRAPLÁSIndústria Transformadora de Plásticos, S.A.

Mourizes – Rebordões – Apartado 474784-909 Santo Tirso

e_mail: [email protected]

Empresa certificada segundo a NP EN ISO 9001: 2008

Joaquim A. [email protected]

Page 10: O comercio de guimaraes 10 09 2014

10 . O Comércio de GuimarãesACTUALIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

“Accionistas da PT aceitam fatia mais pequena na fusão com a Oi”.Público 9-9-2014

“Mais de quatro milhões já têm smartphones”.JN 9-9-2014

“Ministro da Educação acaba com horários zero. Rescisão com 1.900 professores liberta vagas”.Correio da Manhã 9-9-2014

“Presidente da República levanta dúvidas sobre informação que recebeu sobre o BES”.Público 8-9-2014

“Portugal arranca com derrota em Aveiro com a Albânia para o apuramento do Europeu”.JN 8-9-2014

“Atrasos desesperam passageiros da TAP”.Correio da Manhã 8-9-2014

“54 por cento dos alunos conseguiram lugar no curso que preferiam”.Público 7-9-2014

“13 mil vagas por preencher no ensino superior”.JN 7-9-2014

“Ministra das Finanças diz não a baixa do IRS”.Correio da Manhã 7-9-2014

“Prendas e dinheiro para políticos acaba com condenação histórica”.Público 6-9-2014

“Assassino teve corpo no guarda roupa durante um mês”.JN 6-9-2014

“Todos condenados no processo face oculta por corrupção e tráfico de influências”.Correio da Manhã 6-9-2014

“BCE desde juros para estimular economia e desafia governos a agir”.Público 5-9-2014

“IEFP dá emprego a mulheres na fábrica que as despediu”.JN 5-9-2014

“Redução recorde nos juros do BCE”.Correio da Manhã 5-9-2014

“Salários dos gestores de topo aumentaram, mas caíram nos trabalhos menos qualificados”.Público 4-9-2014

“Falha deixa advogados sem acesso a processos”.JN 4-9-2014

António Araújo, cidadão vimaranense de S. Torcato

Artesão e poeta vive a ‘vida com vida’

António Araújo é um verdadeiro ho-mem dos sete ofí-cios. Este cidadão nado e criado em S. Torcato, de 61 anos, não tem tempo para tanta coisa que faz e gosta de fazer.

Profissionalmente, An-tónio Ribeiro de Araújo foi funcionário dos Transurba-nos e cabeleireiro por conta própria, partilhando o ofício com a sua mulher num sa-lão instalado em casa. Ac-tualmente está reformado e nas tesouras para cortar cabelo só pega mesmo quando isso é necessário lá em casa. Os ‘fregueses’ actuais resumem-se ao filho, ao neto e à mulher, permutando com esta essa tarefa. O resto do tempo é gerido com actividades de que se diz apaixonado.

Já lá vai uma boa dúzia de anos desde que António Araújo sentiu despertar em si a paixão pelo artesanato. Recorda os tempos em que ao serviço dos Transurba-nos observava sucata que

na sua imaginação poderia ser reutilizada. E se o pen-sou, melhor o fez. Num espaço do terrenos anexos da sua habitação, criou uma oficina onde passou a transformar ferro velho, principalmente aduelas, em peças decorativas. Nome-adamente cabedes, can-deeiros, estatuetas, presé-pios... um sem número de peças expostas no salão onde outrora recebia os fregueses para cortar bar-ba e cabelo. Lá em casa a arte assumida por António Araújo começou a ser vista com desconfiança. No-meadamente pela mulher que acabou rendida de tal forma que chegou a bordar

panos para quadros e tabu-leiros. Os filhos, um casal, apreciam o trabalho do pai, mas o mesmo já não acontece com o neto, ado-lescente que “nunca veio para a minha beira ver-me trabalhar. Gosta mais das novas tecnologias”.

A arte que produz che-gou a ser exposta na Fei-ra Afonsina. “As pessoas gostaram e até cheguei a

mais vida para lá do artesa-nato. Filho do fundador do Grupo de Bombos do Chefe Zé, dedica-se à música. Anima festas, com o inse-parável bombo da tradição familiar. Mas no que à mú-sica diz respeito, ainda tem tempo para integrar as exi-gências do afamado Grupo Folclórico de S. Torcato. Este homem da música afinal também é poeta. Es-creve o que lhe vai na alma, com o mesmo sentimento com que molda o ferro e produz peças decorativas. Fala das coisas que vê e sente, expressando a sua forma de ver o mundo com a sua pena. “Adoro poesia e participo com muito agrado em noites de poesias com pessoas que partilham o mesmo gosto”, revela.

É desta forma sentida e apaixonada que António Araújo vive os seus dias na tranquilidade de uma das mais tradicionais freguesias de Guimarães. “Não tenho problemas para ocupar o meu tempo… O tempo não me chega é para as coisas que quero e gosto de fazer”, afirma. E fá-lo com gosto, vivendo diariamente subordinado ao lema “a vida com vida”.

Nome: António AraújoIdade: 61 anosOfício: Artesão/poeta

emprestar algumas peças para as representações históricas”.

Mas António Araújo tem

Joaquim A. Fernandes [email protected]

Page 11: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 11ACTUALIDADEQuarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Lemar, Vilartex e Somelos Tecidos

Tecidos de Guimarãesdeslumbram em Milão

Três empresas vimaranenses marcam presença na edição deste ano da consagrada feira Milano Unica que decorre em Itália até amanhã. As vimaranenses Lemar, Vilartex e Somelos Tecidos, representam Portugal num conjunto de 12 empresas.

As empresas nacionais apresentam-se no certame com uma oferta que conjuga magistralmente a tradição e a inovação.

Os tecidos de malha são um dos pontos fortes da presença da indústria têxtil portuguesa, nomeadamente com expositores como a Vilartex que tenta aumentar o seu volume de exportações para o mercado italiano.

“Nesta edição vamos apresentar artigos de moda, funcionais, técnicos e sustentáveis”, afirmou Carlos Coutinho, responsável pelo mercado externo da empresa vimaranense.

“O nosso objectivo, com esta presença, é divulgar, promover e consolidar a Vilartex e a sua colecção de malhas circulares no mercado italiano e circundantes”, acrescenta.

Por seu turno, a Somelos Tecidos apresenta uma eclética oferta para camisaria onde se destacam os tecidos de algodão “made in Portugal”, os mais procurados pelos italianos na primeira metade deste ano.

O país da moda rendeu-se ao design, inovação e qualidade dos tecidos “made in Portugal”, com o interesse de marcas consagradas como Giorgio Armani, Diesel ou United Colors of Benetton a colocar a Itália no quinto lugar dos principais destinos de exportação da indústria têxtil e vestuário portuguesa, uma posição reforçada nos primeiros seis meses de 2014 com um aumento de 1,6% das vendas, para 196,5 milhões de euros.

A participação das empresas portuguesas na Milano Unica, é uma iniciativa promovida pela Associação Selec-tiva Moda com o apoio de fundos comunitários no âmbito do projecto From Portugal.

Para este ano, o projecto engloba um conjunto de mais de 65 acções internacionais que promovem a indústria na-cional, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas pelos continentes da Europa, Ásia, África e América, num investimento total de 9 milhões de euros.

Está marcada para esta quarta-feira, no Centro Cul-tural Vila Flor, a assembleia de credores da Campeão Português.

De acordo com o processo, estão reconhecidos mais de 800 credores daquela empresa vimaranense de calçado. Praticamente metade são trabalhadores.

Os credores são chamados a pronunciar-se sobre um plano de insolvência apresentado pela Administração da empresa, no âmbito de um Processo Especial de Recu-peração.

Aquela que foi uma das mais importantes fábricas de calçado do País, vive actualmente momentos difíceis, tendo-se apresentado a Tribunal com dívidas que rondam os 35 milhões de euros.

Sufrágios de sábado marcados pela polémica

Eleições sob protesto no Partido Socialista

A lista de Joaquim Barreto ganhou as eleições no PS em Guimarães para a Federação Distrital mas elegeu menos candidatos que a candidatura liderada por Maria José Gon-çalves. Os apoiantes de Barreto querem a anulação das elei-ções.

Prossegue a polémica no seio do PS. Realizadas as eleições para a Federação de Braga e dos candidatos ao Congresso Distrital, o eleito líder distrital, Jo-aquim Barreto, mantém que as eleições devem ser anuladas por considerar que o processo enferma de irregularidades. De resto, em Guimarães, os seus apoiantes, liderados pelo Presidente da Comissão Concelhia, Armindo Costa e Silva, participaram nos sufrágios sob protesto.

Armindo Costa e Silva fala de umas eleições mar-cadas por um processo “ín-vio”. O líder dos socialistas de Guimarães considera fundamental que seja expli-cada a existência de cerca de uma centena de militan-tes da secção de Guimarães com cotas em dia sem que as tenham pago.

“É importante que se saiba quem procedeu a esse pagamento”, sublinha Costa e Silva lembrando que entre esses militantes está uma pessoa falecida em 2005. “Ao todo no distrito de Braga, surgiram 2.200 militantes com co-tas pagas quando não as pagaram”, recorda Costa

e Silva. Neste contexto, aquele dirigente socialista considera que os cadernos eleitorais não podiam ser validados.

“É preciso esclarecer estas questões. O PS é um partido credível e de pes-soas sérias e ninguém se deve sentir confortável com estas situações”, afirmou.

Visão diferente tem Pau-lo Renato Faria, presidente da Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos que liderou a lista de opositores de Barreto e apoiante de Seguro.

“As eleições decorreram normalmente, sem inciden-tes”, sublinhou recusando comentar as acusações de Costa e Silva sobre o pagamento de cotas. “Os resultados das eleições efectuadas reflectem a expressão da vontade dos militantes”, afirmou.

No entendimento de

Paulo Renato, o resultado do sufrágio que conferiu à lista que liderava a elei-ção de mais delegados ao Congresso Distrital, “ape-nas representa isso e não coloca em causa a actual Comissão Política Concelhia do PS”.

A polémica instalada encontra explicação na divisão reinante no PS entre apoiantes do actu-al líder nacional António José Seguro e António Costa, candidato ao cargo, num diferendo político que terminará com eleições marcadas para o próximo dia 28.

Nas eleições para a Fe-

deração Distrital de Braga, os militantes vimaranenses do PS deram o triunfo a Joaquim Barreto, pela mar-gem mínima de 180 votos

contra 179 da candidatura de Maria José Gonçalves. Estavam inscritos 544 mili-tantes mas apenas votaram 371, numa votação em que se registaram nove votos brancos e três nulos.

Barreto foi eleito para a presidência da distrital.

Nas eleições para os delegados ao Congresso Distrital, marcado para Amares, a lista apoiante de Maria José Gonçalves, encabeçada por Paulo Re-nato Faria, venceu com 187 votos, contra 179 da lista liderada pelo Presidente da Comissão Política Conce-lhia, Costa e Silva, apoiante de Joaquim Barreto.

Com estes resultados, a lista de Paulo Renato elegeu 18 delegados, mais um que a lista de Costa e Silva.

Neste sufrágio, regista-ram-se três votos brancos e dois nulos.

Joaquim A. Fernandes [email protected]

Resultados

Credores da Campeão no CCVF

Page 12: O comercio de guimaraes 10 09 2014

12 . O Comércio de GuimarãesACTUALIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Ao longo do percurso

Oito áreas temáticas

Tal como nas edições anteriores haverá oito áreas te-máticas: Colina Franca, Arraial, Jardim dos Infantes, Largo do Oculto, Quelho das Desgraças, Travessa das Curan-deiras, Doçaria no Convento e o Esconderijo. O Arraial e a Colina Franca, onde estará instalado o acampamento militar que, sob reserva, permitirá ao público ali almoçar ou jantar, ficarão situados na Colina Sagrada, enquanto o Jardim dos Infantes, no Largo Martins Sarmento, será o local para os mais novos se divertirem com jogos e brincadeiras medievais.

O Largo do Oculto, espaço de retiro onde existirão pe-dras com poderes especiais, ervas medicinais, amuletos, mezinhas, além da realização de consultas e fornecimen-to de conselhos, será realizado no Largo dos Laranjais. Mais à frente, a Rua Gravador Molarinho, situada entre o Largo dos Laranjais e a Rua da Rainha, recebe o Quelho das Desgraças, ambiente sombrio e misterioso, onde se escondem aqueles que fogem a castigos severos e que, longe do Castelo para sobreviverem às capturas dos Guardas do Rei, aguardam que a azáfama do dia os mantenha impunes.

A Travessa das Curandeiras, cujas rezas e incensos guiam o povo e conduzem-no numa espécie de transe ao universo da magia e encantamento, decorrerá na Travessa Dona Aninhas, enquanto o edifício da Câmara Municipal acolhe a Doçaria Conventual, uma mostra de doces con-ventuais de origem secular. Os visitantes da Feira Afonsina terão ainda oportunidade de conhecer “O Esconderijo”, na Rua de Santa Maria, onde serão contadas histórias e lendas e ensinadas técnicas de escrita antiga.

A zona de iguarias estará também presente no Paço dos Duques de Bragança e no Largo dos Laranjais, enquanto o Largo da Oliveira, a Praça de São Tiago e o Largo Martins Sarmento serão locais para mercadores.

O público da Feira Afonsina terá ainda a oportunidade de participar directamente em diversas iniciativas prepara-das pela organização. Os mais diversos metais poderão ser moldados pelo visitante, de forma a construir a sua própria lembrança na oficina denominada “A Ferro e Fogo”. Já os interessados na acção “Ao Serviço D’ Afonso Henriques” poderão passar uma parte do dia com os militares, efec-tuando as suas lides: treino, preparação de armamento e actividades de lazer. Estará ainda disponível uma visita guiada ao acampamento dos Arqueiros. O processo de fabrico do arco e flecha, os ofícios que o complementam, bem como as mais habituais tarefas diárias vão poder, igualmente, ser experimentadas.

Evento vai ser alargado em 2015

“Cerco a Guimarães”recriado na Feira Afonsina

O “Cerco a Guima-rães” vai ser reconsti-tuído na quarta edição da Feira Afonsina, que animará Guimarães ao longo de três dias.

Entre 19 e 21 deste mês

são esperadas dezenas de milhares de pessoas e ape-sar de não haver números oficiais das anteriores, a organização assume que os números podem chegar às 250 mil pessoas.

O certame, em cresci-mento desde a sua primeira edição em 2011, assume-se já como incontornável na agenda cultural vimaranen-se, mas também no norte do país, atraindo milhares de turistas, especialmente portugueses.

A novidade deste ano prende-se com o alarga-mento da Feira ao senti-do descendente do Largo Martins Sarmento, “o que permitirá ao público pro-veniente da Rua de Santa Maria percorrer um roteiro turístico circulante, com a ascensão pela ala norte da Colina Sagrada e a descida pelo lado oposto em direção à Rua das Tri-nas, retomando as áreas temáticas existentes nos diferentes arruamentos do Centro Histórico, entre eles, a Rua da Rainha onde estará disponível na Loja d’ Oficina o aluguer de trajes medievais para o público em geral”, salientou José Bastos na apresentação do evento. Haverá igual-mente uma maior oferta, especialmente na área das

iguarias, na Rua Conde D. Henrique.

A cada ano a Feira Afonsina vai crescendo em público mas também em espaço. Sem nunca perder identidade e rigor, a organi-zação avançou já a vontade de em 2015 juntar também o Largo da Misericórdia e o Largo Condessa do Juncal ao roteiro, colocando assim todo o território intramuros em época medieval durante três dias.

Para José Bastos, é im-portante manter o “rigor que apresentamos e as condições de fruição para os visitantes”. O verea-dor da Cultura da Câmara Municipal entende que “o sucesso desta Feira resul-ta de um equilíbrio que procuramos fazer, que é disponibilizar uma oferta concertada com toda uma dinâmica do comércio e da restauração que existe

nesta zona”. Depois de três edições que se revelaram um tremendo êxito, “a Fei-ra já está suficientemente afirmada, quer para quem nos visita quer também para o comércio local que ao longo dos anos se foi preparando para dar uma resposta eficaz e dentro do espírito. Temos que ter noção dos riscos. Quanto mais alargamos a Feira, mais difícil é manter este rigor. Queremos fazer uma Feira que tenha uma gran-de participação, mas não queremos cometer alguns erros que do nosso ponto de vista se cometeram noutros locais, que trans-formaram um evento de referência num evento de ausência de rigor, que é tudo menos uma feira de recriação histórica rigoro-sa”, rematou.

Sofia Ferreira, da Tu-rismo do Porto e Norte de

Portugal, reforçou a impor-tância da Feira Afonsina, que “contribuiu de forma significativa para a atracti-vidade cada vez mais cres-cente que o destino Porto e Norte de Portugal tem vin-do a ter, sendo o terceiro a nível nacional”. Para a vi-maranense, representante da entidade regional, este evento “apresenta-se como um dos mais marcantes que se realiza no âmbito desta agenda de feiras his-tóricas, que resulta do facto de estarmos num cenário único, património mundial, que torna a Feira Afonsina referenciadora.”

O orçamento para a Feira Afonsina é de 150 mil euros, sendo que a autarquia prevê um retorno directo de 30 mil. Estarão envolvidas directamente na feira mais de mil pessoas, entre os quais 272 volun-tários.

Reconstituição

O Cerco de GuimarãesOs primeiros sinais de

desconforto no Condado Portucalense, em relação à vassalagem a Leão e ao seu rei D. Afonso VII, após Afonso Henriques se ter armado Cavaleiro em Zamora, em 1125, serão recriados nas noites de sexta-feira e sábado, 19 e 20 de Setembro, pelas 22 horas, na encosta do Cas-telo, situada em frente ao

Pedro C. Cunha [email protected]

Campo de São Mamede.Em 1127, entre Setem-

bro e Outubro, Afonso VII percorreu o Norte de Por-tugal para exigir o reconhe-cimento da sua autoridade por parte dos senhores galegos e portugueses, incluindo a sua tia, Dona Teresa. O Rei de Leão e Castela, de forma punitiva contra a sua tia, renitente em aceitar a sua autorida-

de, decide efectuar um cer-co a Guimarães, todavia, Dona Teresa ausentou-se de Guimarães de modo a evitar o confronto. O jovem Afonso Henriques, obriga-do a assumir responsabili-dades pelo Castelo e suas gentes, teve perante si o poderoso exército do seu primo, Afonso VII.

Page 13: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 13Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ACTUALIDADE

Peregrinação anual realiza-se domingo

50 mil pessoas esperadas na Penha

Mais fácil e cómodo

Vá à Penha de Teleférico

Sendo o dia de maior afluência à Penha, não é acon-selhável subir a montanha de veículo. Isso só contribuiria para um congestionamento automóvel de todo indese-jado.

O Juiz da Irmandade considera que o mais sensato, fácil e cómodo é optar pelo Teleférico que terá um horário especial, mais alargado do que o habitual, precisamente com o intuito de corresponder às necessidades de todos quantos procurem os seus serviços.

Exposição

“As cruzesfloridas da missão”

Coincidindo com a peregrinação deste ano, os fiéis têm a oportunidade de apreciar a exposição itinerante “As cruzes floridas da missão”, mostra sobre a tradição secular das Cruzes das festas de Serzedelo. A exposição pode ser apreciada precisamente até ao próximo domingo, nas instalações do novo edifício do café central.

Da Penha a mostra seguirá para Fátima onde vai estar patente nos próximos dias 20 e 21.

121ª edição

Programa da peregrinação

A 121ª peregrinação anual à Penha tem o seguinte programa:

8h00 - Concentração na Igreja de Santos Passos9h00 - Eucaristia dominical e confissões no Santuário

da Penha11h00 - Eucaristia campal presidida pelo Arcebispo

Primaz de Braga15h00 - Espectáculo folclórico18h00 - Eucaristia dominical no Santuário da Penha

50 mil pessoas são esperadas na peregri-nação anual à Penha, no próximo domingo.

As cerimónias se-rão presididas pelo Arcebispo Primaz de Braga.

A peregrinação anual à

Penha do Arcipestado de Guimarães e Vizela realiza-se domingo. Os peregrinos sairão do Largo República do Brasil pelas 8h00, es-tando prevista a chegada à Penha cerca das 11h00, altura em que será celebra-da uma eucaristia presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga.

Na conferência de im-prensa de apresentação desta tradicional manifes-tação de fé cristã, o Juiz da Irmandade da Penha disse esperar que se incorporem na peregrinação cerca de 50 mil pessoas.

“Tratando-se da primei-ra peregrinação após a indulgência plenária per-pétua por Sua Santidade o Papa Francisco, espera-mos que essa ‘semente’ se traduza num aumento de peregrinos”, referiu Roriz

Mendes.Atendendo ao “modo

exemplar” como decorreu a peregrinação “especial” em 2013, este ano “será seguido o mesmo modelo” organizativo, esperando a Irmandade que tudo de-corra conforme planeado na afluência de cristãos ao “segundo mais importante Santuário Mariano do país, logo depois do Santuário do Cristo Rei”.

“A forma como as pes-soas nos têm abordado, faz-nos acreditar que, efec-tivamente, será uma pere-

grinação com grande parti-cipação”, acrescentou.

Presente no encontro com os jornalistas, o Reitor do Santuário da Penha es-clareceu que a indulgência papal “não significa um recuar no tempo da Igreja para finalidades deturpa-das. Por esta via a Igreja coloca ao alcance dos fiéis as graças alcançadas pelo mistério da redenção de Jesus Cristo, no mistério da sua vida, morte e res-surreição. Através do cum-primento de determinadas orientações, os fiéis podem

alcançar essa graça da misericórdia divina sempre aberta para a humanidade de que é expressão o Papa Francisco”.

Por esta razão, e de acordo com o Padre Carlos Sousa, a peregrinação des-te ano terá como intenção o pontificado do actual sucessor de Pedro. Mas não só. Também a família como célula da sociedade e o ano social diocesano que “em tempo de crise deve fazer despertar para um sentimento de solida-riedade”.

Joaquim A. [email protected]

Formação para saber acolher

Irmandade quer potenciar investimentos

A Irmandade da Penha aproveitou a conferência de imprensa para mostrar as instalações do novo edifício do café central. Onde outrora foi um posto de combustível e, mais recentemente, um bar, ‘nasceu’ um edifício de linhas modernas de es-tética que se enquadra a preceito no espaço. A obra ainda não está terminada. Isso deverá acontecer em Janeiro do próximo ano e a Irmandade pretende que a obra marque mais uma etapa da requalificação da montanha que está em cur-so desde 2007. “Queremos que esta obra signifique a viragem no que diz respeito a serviços determinados pela qualidade. Nos tempos

actuais temos que ter ser-viços atractivos”, sublinhou Roriz Mendes que espera ver instalado no edifício um “serviço moderno da área da restauração”.

Determinado na apos-ta traçada para a Penha, Roriz Mendes anunciou

a realização de formação para população e agentes económicos que operam na montanha.

“O objectivo é sensibi-lizar para a importância de sabermos receber e potenciar as nossas siner-gias e os investimentos que

têm sido realizados pela Irmandade. A comunidade da Penha tem que estar identificada nos propósitos, tem de jogar em equipa que é a forma mais fácil de atingir objectivos que interessa seguramente a todos”, salientou.

Page 14: O comercio de guimaraes 10 09 2014

14 . O Comércio de Guimarães Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

PUBLICIDADE

UMA RUBRICA BIGGER - Comunicação & Imagem

Parque Industrial de GuimarãesLote 8 - B - Ponte - Guimarães | Tel. 253 169 992

ww

w.a

gril

oja.

pt

Inaugurado na Rua de Santa Maria

Divina Gula adoçaCentro Histórico

Com a garantia da já sobejamente apreciada Pastelaria Clarinha, abriu na Rua de Santa Maria, em Guimarães, a 'Divina Gula'. Trata-se de um novo espaço no coração do Cen-tro Histórico que quer ser mais do que uma exten-são da afamada pastelaria Vimaranense. No dia em que se apresentava, entre familiares e amigos que compareceram com uma palavra de congratulação, a família Ferreira estava visivelmente satisfeita com a nova investida. Rosário Ferreira falava ao Ideias & Negócios do significado desta abertura. "É com enorme satisfação que trazemos para o centro histórico cultura que não é apenas pedras e edifícios, mas também a doçaria. Sendo um espaço autóno-mo da Clarinha, não posso dissociar o meu percurso e as minhas origens, com uma ligação muito forte que hoje devo aos meus pais, agradecendo-lhes. Reafirmo que a 'Clarinha' é a grande responsável pela preservação e divulgação da doçaria conventual de Guimarães. Para além dos doces conventuais encon-tramos o bolinhol de Vizela, o doce de ovos de Aveiro, os barquinhos de ovos da Póvoa de Varzim, enfim trazemos para Guimarães

um bocado do que se faz bem em Portugal", afirmou reconhecendo que não é uma pastelaria normal. "A experiência de compra pretende-se que seja di-ferente".

Durante a bênção do espaço pelo Reverendo Padre José Antunes, a proprietária Rosário Fer-reira fez a leitura de uma passagem bíblica. Depois foi a vez do presidente do município, Domingos Bragança, proferir algumas palavras: "Parabéns ao se-nhor Avelino Ferreira, à sua esposa e restante família pela nova casa, depois da Clarinha que todos conhe-cemos. Reconheço que é

um espaço bonito que ga-nhou uma nova força com esta recuperação moderna que nos faz sentir em casa de família, onde podemos saborear os doces con-ventuais, quase como se a casa da avó se tratasse. E nesta Rua de Santa Maria, em que tanta gente passa e tantos turistas conhecem a Cidade, agora também podem experimentar os doces que por aqui tão bem se fazem", afirmou re-conhecendo a importância da gastronomia e particu-larmente da doçaria como património de Guimarães que os visitantes podem apreciar e levar para os seus locais de origem.

Repleta de estilo e con-forto, aliando uma renova-da energia, a ‘Divina Gula’ é o local ideal para uma pausa no percurso entre o Castelo e o Centro Históri-co. Com os doces regionais, com destaque para a do-çaria típica de Guimarães assente na conventual, na Divina Gula pode-se saborear a melhor doçaria nacional. Se ao ler estas linhas ficou com água na boca, dê-se ao desfrute de cometer o pecado da ‘divi-na gula’ pelas bandas da Rua de Santa Maria. E saiba que está perdoado.

'Divina Gula', à Rua de Santa Maria, mesmo no coração da Cidade-Berço.

Remodelação a pensarno conforto dos clientes

Óticas Minho cuidam dosseus olhos

É de conhecimento geral a preocupação constante que as ‘Óticas Minho’ têm com a saúde visual dos seus clientes, fazendo a diferença no atendimento traduzindo-se no cuidado dos seus olhos. Atento a esta constante evolução o ‘Ideias & Negócios’ acompanha o cuidado que empregam em prol do conforto aos seus olhos. Assim, a ‘Óticas Minho’ de Guimarães recentemente sofreu uma remodelação imprimindo uma nova dinâmica no atendimento mas não só, a optometrista Ana Oliveira explica, “de três em três anos fazemos obras porque consideramos necessárias e porque os nossos clientes mere-cem. Nesta remodelação, com uma decoração à base de preto e branco, tornamos o espaço mais acolhedor e interactivo, onde o cliente acede aos produtos livremente. Também temos um balcão redondo, promovendo um atendimento dinâmico e equitativo a todos que nos visitam”.

Para além disso, e porque a imagem de cada um é o seu cartão-de-visita a ‘Óticas Minho’ apoia na escolha dos óculos que farão a diferença num look actual. Nesse sentido, disponibiliza uma diversidade de opções que certamente o agradarão. Especificamente, na área da saúde visual, a ‘Óti-cas Minho’ procura oferecer um serviço amplo e completo desde os rastreios visuais, consultas especializadas de visão e soluções ópticas. Mas isto não é tudo. A ‘Óticas Minho’ não esquece os mais pequenos, e com o início de um novo ano lectivo fica aqui a sugestão para confiar a visão, tão importan-te na aquisição de conhecimentos, a quem sabe. Passe pela ‘Óticas Minho’ à Avenida de Londres em Guimarães ou ligue o 253 518 681 e cuide da visão dos mais novos também.

Page 15: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 15Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ACTUALIDADE

Encontro de moradores do Centro Histórico

Um êxito com duas centenas de participantes

Cerca de 200 pessoas participaram na edição des-te ano do encontro anual de actuais e antigos mora-dores do Centro Histórico. O encontro foi marcado pela nostalgia com muitas recordações do passado dado que reuniu muitas pessoas que habitaram nas diversas ruas do Centro Histórico vimaranense nos anos 60 e 70 do século passado.

“A prova de que este encontro faz todo o sentido é o número de pessoas que

reúne e a proveniência des-sas mesmas pessoas que apesar da distância não abdicam de participar anu-almente”, sublinhou Abílio Lemos da organização, que agradeceu à Câmara o apoio disponibilizado para a realização do encontro que decorreu no passado sábado.

O dia foi preenchido com diversas iniciativas, sendo que o almoço de confrater-nização, a tarde recreativa e a noite de variedades, constituíram momentos de

grande alegria e confra-ternização. O Presidente da Câmara associou-se ao encontro, salientando a sua importância.

“É muito importante te-rem um dia para reforçar e fortalecer a vossa amizade. É neste convívio que têm oportunidade de contar uns aos outros as vossas histórias de amigos e vi-zinhos de um espaço tão nobre e emblemático como é o nosso Centro Historio classificado pela UNESCO, que não pertence só aos

No Santuário do Sítio, na Nazaré

Senhora da Lapinha recebida em apoteose

Um grupo de 360 devotos vimaranenses acompanhou no domingo em peregrinação a imagem de Nossa Senhora da Lapinha até à Vila da Nazaré, onde foi recebida em júbilo pela respectiva população e entidades oficiais.

Após a chegada, realizou-se uma procissão em direcção ao recinto do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré onde foi celebrada missa numa tenda gigante, presidida pelo Reitor do Santuário, Padre Moisés Hervés Jimenez, coadjuvado pelo sacerdote vimaranense da paróquia de Creixomil, Padre António Ribeiro.

No final da celebração a imagem de Nossa Senhora da Lapinha foi venerada pelos nazarenos.

A Mesa da Irmandade de Nossa Senhora da Lapinha ofere-ceu ao Reitor do Santuário de Nossa Senhora da Nazaré e ao Juíz da Confraria, imagens de Nossa Senhora da Lapinha.

Esta peregrinação cumpriu os objectivos que tinham sido traçados pelas duas entidades religiosas envolvidas, tendo estabelecido uma parceria entre duas das mais antigas ve-nerações de Nossa Senhora.

A participação nesta peregrinação dos Presidentes das Câmaras Municipais de Guimarães, da Nazaré e de Alenquer significa que as entidades responsáveis pelo respectivo pa-trimónio histórico-cultural estão mais sensibilizadas para as diversas expressões nascidas da experiência religiosa cristã e que constituem o objecto do turismo religioso.

vimaranenses, mas à Hu-manidade, o que muito nos orgulha a todos”, afirmou Domingos Bragança.

Na confraternização, marcaram presença tam-bém António Magalhães, Presidente da Assembleia Municipal e Vereador da Cultura, José Bastos.

Embalados pelo êxito, os promotores prometem con-tinuar a realizar o encontro anual dos antigos morado-res do Centro Histórico de Guimarães.

Sábado, João Paulo dos Santos traz ao Centro Cul-tural Vila Flor a antestreia mundial da sua mais recente criação, “Abril”. Artista cir-cense no mastro chinês, ra-dicado em França há vários anos, João Paulo dos Santos surge neste espectáculo, pela primeira vez em palco, ao lado da sua companheira Elsa Caillat, acrobata na corda vertical.

A inspiração para este espectáculo surge da relação do artista com O Espaço do Tempo, centro de residências artísticas em Montemor-o-Novo. Numa dessas residên-cias, João Paulo dos Santos

Criação de João Paulo dos Santos

CCVF recebe ante-estreia mundial

descobriu um novo espaço, a vila abandonada de Safira. A paisagem desta vila, perdida no esquecimento, foi o ponto de partida para delinear os contornos deste espectáculo que se cruza com os quadros de Edward Hopper, pintor americano cuja obra dança em torno da paisagem e da solidão. Tendo o circo como

ferramenta e linguagem artística, João Paulo dos Santos e Elsa Caillat decidem fundir os seus universos para criar algo novo e singular.

Neste novo espectáculo, os artistas tentam aprofun-dar a relação íntima entre duas pessoas que estão ligadas por um quotidiano mas que têm perspectivas

diferentes do mesmo, tratan-do a proeza física ao mesmo nível do gesto ou acção do quotidiano. Trata-se de encontrar um ponto comum para transcrever a evidência de um encontro. O desafio será de explorar juntos o espaço cénico. É agora que se vão despir sem tirarem a roupa, deixar dançar a alma mais que o corpo só.

“Abril” é um espectáculo coproduzido pelo Centro Cultural Vila Flor. Antes da antestreia, João Paulo dos Santos e Elsa Caillat vão estar em residência artística em Guimarães, no Centro de Criação de Candoso.

Page 16: O comercio de guimaraes 10 09 2014

16 . O Comércio de Guimarães Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

ACTUALIDADE

Passeiopelo passado

A Imprensa reuniu com a Comissão de Auxilio do Vitória Sport Clube

A convite da comissão de auxilio ao Vitória Sport Clube, a imprensa reuniu na passada segunda- feira, na sede da mesma comissão, ao Toral.

E em amena e comunicativa conversa, foram ventilados assuntos que podem e devem influenciar na futura acção daquele punhado de rapazes, que nas horas destinadas ao descanso, se reúnem, discutem, trabalham e preparam festas e festivais, com o fim, único e exclusivo, de auxiliar o clube e representativo da nossa terra.

A imprensa esteve presente, e por parte dela, não haverá quebra de ânimo nem de vontade, sempre que se trate de Guimarães e, consequentemente, de prestigiar e auxiliar o Vitória.

Vamos á Penha em votiva PeregrinaçãoÉ no próximo domingo, como temos dito, o concelho

de Guimarães realiza a sua peregrinação anual a Virgem da Conceição, que do alto da Penha estende o seu manto de bondade e protecção, sobre todos os seus filhos.

Milhares de peregrinos tomarão parte nesta gran-diosa manifestação de fé, subindo a ingreme montanha, cantando e rezando, com os olhos fitos no alto, certos de que a Virgem aceitará o sei sacrifício e atenderá as suas petições. Apesar de estarem ausentes em Roma diverso Prelados, espera-se conseguir a presença de um, de forma a que a peregrinação dom presente ano, seja, como se espera, uma romagem de penitência e fé.

Sairá as 9 horas em ponto da Igreja dos Santos Passos, seguindo o costumado itinerário.

A chegada da peregrinação a Penha, haverá missa campal, e de tarde, recitação do terço, benção aos per-egrinos e ao concelho de Guimarães, saindo em seguida uma Procissão Eucarístia.

Haverá carreiras de camionetas para transportar as pessoas que não possam acompanhar o religioso préstito a pé.

Aspecto do Problema SocialAqui do alto do nosso miradouro, do alto do nosso

querido e histórico Castelo, que se serviu de Berço à Nacionalidade, onde brincou e riu tantas vezes o jovem príncipe, que na história Pátria ficaria cognominado de Rei CONQUISTADOR, nós prezados leitores, muitas vezes meditamos e analisamos os problemas de alto interesse para a nossa cidade e bem assim conjecturamos os prós e contras de determinados problemas citadinos.

Ora, debruçando-nos atentamente sobre variadíssimos casos que merecem a nossa especial atenção, encontra-mos de momento em que vamos trazer à publicidade e que nos vai servir de crónica semanal.

O problema em questão merece toda a atenção daque-les que na vida têm responsabilidades no desenvolvi-mento, e progresso da indústria e, consequentemente, na riqueza e distribuição de lucros, para que o dia a dia mais e mais a indústria prospere e engrandeça a terra e todos quantos nela labutam.

Excertos da edição d’ O Comércio de Guimarães de 11 de Setembro de 1964

Escola Secundária Martins Sarmento

Obras de reconstrução da cobertura do pavilhão

Começaram a se-mana passada as obras de reparação da cobertura do pa-vilhão gimnodes-portivo da Escola Secundária Martins Sarmento.

A referida estrutura de-sabou em Novembro de 2011, pouco tempo depois de concluídas as obras de requalificação realizadas naquele estabelecimento de ensino secundário.

O Director José Manuel Teixeira disse ao nosso jornal que a ordem para a realização da prova foi da Parque Escolar e se o prazo estabelecido for cumprido, estará concluída em finais de Janeiro

Desde o desabamento da estrutura que as aulas de educação física dos alu-

nos da Escola Secundária Martins Sarmento, decor-rem no pavilhão desportivo

do Vitória. Agora que as obras se iniciaram, o mais tardar em Janeiro ficará

resolvido um problema que se arrastou no tempo du-rante quase três anos.

Centro Social de Gondar

Inaugurada ampliação do Centro de DiaO Centro Social e Pa-

roquial de Gondar - Cen-tro Comunitário Paroquial procedeu no domingo à benção e inauguração da ampliação das suas insta-lações.

A ampliação de 450 m2 das instalações permitiu àquela instituição vima-ranense dobrar o número de utentes do seu Centro de Dia.

O novo espaço é consti-tuído por uma grande sala de convívio e actividades, dois quartos de descan-so, sala de visitas e cinco salas.

O Pároco João Matos considera que a obra con-fere “mais qualidade” às instalações do Centro So-cial e aumentar de 20 para 40 a capacidade do centro de dia.

Na actual conjuntura social, o Pároco João Matos não tem dúvidas da impor-tância do serviço prestado

pelo Centro de Dia. “Um serviço social desta nature-za é importante fundamen-talmente para combater a solidão das pessoas idosas. No Centro de Dia têm a possibilidade de conviver e passar de forma sadia o seu

tempo com as mais varia-das actividades”, afirmou.

O investimento realiza-do orça os 250 mil euros provenientes de fundos próprios e da Paróquia, também com a ajuda da Câmara Municipal, do gru-

po Petits Chanteurs de Guewenheim, de França, bem como “com muito voluntariado e trabalho gratuito”, como salientou o Pároco João Matos.

Page 17: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 17ACTUALIDADEQuarta-feira, 10 de Setembro de 2014

O Rotary Club de Gui-marães está a apoiar a Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães (APCG) na organização da VIII Mini-Maratona e da VIII Caminha-da Solidária “Pessoas Diferentes, Direitos Iguais”, que irão de-correr em Guimarães no dia 28 deste mês e cuja receita reverte para aquela instituição de apoio a pessoas com deficiência mental.

Américo Correia, vice-

presidente da APCG, esteve presente na reunião do Rotary Club de Guimarães do passado dia 4, a convite do seu presidente António Jacinto Teixeira, para dar a conhecer aos rotários vimaranenses não só o programa das comemo-rações do 20º aniversário daquela instituição particu-lar de solidariedade social, mas em especial todos os pormenores da mini-maratona e da caminhada solidária que vai trazer até Guimarães centenas de pessoas no final deste mês. Segundo Américo Correia, esta iniciativa constará de uma corrida, com partida às 10h00 e com a distância de 10.300

metros, que decorrerá nas ruas da cidade de Guimarães e zonas cir-

Club de Guimarães sensível à iniciativa da APCG

Rotary apoia caminhada solidária da APCG

MAIS INFORMAÇÕES 253 421 700

cundantes, bem como de uma caminhada solidária, com partida às 10h15 e numa distância de 5.900 metros. Ambas as pro-vas terão início no Campo de S. Mamede, contíguo ao Castelo de Guimarães, com chegada junto à pista “Gémeos Castro”, em Crei-xomil. Simultaneamente decorrerá na pista de atle-tismo “Gémeos Castro” um passeio de cadeiras de ro-das com 600 metros. Quer a caminhada solidária, quer a mini-maratona trazem tradicionalmente a Guima-rães milhares de pessoas, oriundas de várias zonas do pais, numa demonstração do enorme espirito solidário dos portugueses.

Para participar basta ad-quirir um voucher/inscrição no valor de € 5,00 junto da APCG ou do Rotary Club de Guimarães, que será de-pois trocado por um kit de participação que conterá, além do dorsal de participa-ção, uma t-shirt alusiva ao evento, um boné e brindes diversos. Entre todos os participantes que conclu-írem qualquer uma das actividades será também sorteado um automóvel Smart ForTwo. Estes kit ́s de participação poderão ser levantados na APCG até ao dia 26 de Setembro, entre as 9h00 e as 18h00, e

entre as 17h00 e as 19h00 no pavilhão desportivo da Escola Francisco de Ho-landa dos dias 22 a 26 de Setembro.

A primeira reunião de Setembro do Rotary Club de Guimarães contou com a participação de duas dezenas de rotários, tendo sido precedida da reunião mensal do Conselho Di-rector do Clube. António Jacinto Teixeira, presidente dos rotários de Guimarães, fez um resumo da visita que o Past-Governador Álvaro Gomes fez ao clube na semana anterior, onde falou sobre o “Desenvolvi-mento do Quadro Social e Expansão”. O presidente do Rotary Club de Guimarães apelou ainda à participação dos rotários nas diversas visitas oficiais que o Gover-nador do Distrito 1970, Fer-nando Laranjeira, irá fazer neste mês de Setembro, tendo obtido a adesão de diversos companheiros que se inscreveram desde logo para representarem o clube nas VOG ́s de Barcelos (dia 16), Póvoa de Varzim e Vila do Conde (dia 23), Ponte de Lima (dia 29) e Póvoa de Lanhoso (dia 30).

Das diversas interven-ções feitas nesta reunião, destaque para a proposta avançada pelo Compa-nheiro Francisco Zamith

para que os clubes rotários convidem para ingressar nos seus quadros pessoas

com mais de 65 anos de idade e que já tenham tido um passado profissional exemplar, por forma a au-mentar o quadro social dos clubes rotários e a darem o seu valioso contributo na prossecussão do ideário rotário.

Um dos pontos altos do programa de Setembro do Rotary Club de Guimarães será sem dúvida a palestra/debate que irá decorrer no próximo dia 25 no Auditó-rio Nobre do Campus de Azurém da Universidade do Minho, pelas 21h30, e que juntará os presidentes dos municípios de Guimarães e de Braga, Dr. Domingos Bragança e Dr. Ricardo Rio, respectivamente. Este evento tem como tema “Os Desafios da Governação Local”, com enquadramen-to na Lei nº 75/2013, de 12 de Setembro, que es-tabelece o regime jurídico

das autarquias locais. Os presidentes destes dois municípios vizinhos aborda-rão questões como o poder local versus administração central, a descentralização administrativa e a delega-ção de competências, o papel das autarquias no desenvolvimento do con-celho, da região e do país, ser Presidente de Câmara nos tempos actuais e a cooperação e coordenação intermunicipal. Este evento conta com o apoio dos municípios de Guimarães e de Braga e da Universidade do Minho, para além de diversas empresas, tendo o Grupo Santiago como órgão social oficial.

O Rotary Club de Gui-marães voltará a reunir na próxima quinta-feira, dia 11, pelas 20h15 na sua sede.

AJT

Page 18: O comercio de guimaraes 10 09 2014

18 . O Comércio de GuimarãesDESPORTO

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

Jogo no domingo

Porto testa Vitória fulguranteO excelente arranque

que o Vitória está a prota-gonizar na Liga vai a exame no domingo, na recepção ao FC Porto. Com três triunfos no bolso, a equipa de Rui Vitória será testada por um dos clubes mais fortes da Liga, o que mais se reforçou para atacar a conquista do título. O FC Porto, à semelhança do Vitória, apenas conhece o sabor da vitória nos jogos que disputou esta tempo-rada para a Liga. Os dois clubes dividem a liderança da Liga com o Rio Ave.

O jogo de cartaz da 4ª jornada da Liga está marcado para domingo, às 17 horas. Apesar da transmissão televisiva, os responsáveis vitorianos es-tão convencidos que estão reunidas as condições para que o Estádio D. Afonso Henriques registe uma enchente, com mais de 20 mil pessoas nas bancadas. O entusiasmo dos adeptos vitorianos, mais motiva-dos com os três triunfos conquistados no início do campeonato, deixa a cer-teza que no domingo a equipa de Rui Vitória não

vai sentir falta do apoio que tradicionalmente chega das bancadas. Ainda para mais, o preço dos bilhetes para os visitantes é bastante convidativo. Há ingressos apenas a 10 euros para a Bancada Norte Inferior, por 20 euros os visitantes têm acesso à Bancada Norte Superior e o bilhete mais caro, a 30 euros, dá acesso à Bancada Poente Inferior.

Aos sócios do Vitória

Perdão de quotasO Vitória está a promover uma campanha destinada

aos sócios que tenham quotas em atraso e que pretendam regularizar a sua situação. Assim, independentemente do número de quotas atrasadas, através do pagamento de 50 euros, os associados ficam com as quotas em dia até Julho de 2014.

Consciente das dificuldades que as famílias atravessam actualmente, a Direcção do Vitória entendeu lançar um incentivo para que os vitorianos voltem a estar junto das suas equipas, apoiando entusiasticamente os atletas, no-meadamente nos jogos disputados no Estádio D. Afonso Henriques.

Os associados interessados em aderir a esta campanha devem dirigir-se aos Serviços de Atendimento ao Asso-ciado, no Estádio D. Afonso Henriques, ou à Vitoria Store no Espaço Guimarães.

5ª jornada

Vitória recebePaços na sexta-feira

Já é conhecida a data do embate entre Vitória e Paços de Ferreira, da 5ª jornada da Liga. A recepção à equipa da Capital do Móvel está marcado pra o dia 19, uma sexta-feira.

Depois de receber o FC Porto, no domingo, o Vitória irá disputar o segundo jogo consecutivo em casa. E, pela segunda vez em três jogos na condição de visitada, a equipa de Rui Vitória vai jogar a uma sexta-feira. No dia 19, a partida com o Paços de Ferreira começa às 20 horas, com transmissão na Sporttv. Recorde-se que na estreia em casa na temporada 2014/2015, o Vitória defrontou o Penafiel numa sexta-feira. E na altura venceu por 3-0.

Jogo frenético

Vitória B empatoucom Leixões

Jogo frenético, intenso, recheado de oportunidades de golo. Enfim, os muitos adeptos que estiveram no Estádio D. Afonso Henriques não deram por perdido o tempo que despenderam para assistir ao encontro entre Vitória B e Leixões, em atraso da Segunda Liga, e que terminou empatado a três golos.

O Vitória até esteve a perder por 2-0 ao intervalo, jo-gando em inferioridade numérica depois da expulsão de Alvin Arrondel aos 31 minutos. Mas a segunda parte trouxe ainda mais emoção. O Vitória B não baixou os braços e chegou ao empate com golos de Crivellaro (51’) e Areias (66’). Apesar de praticamente se ter limitado a defender o resultado, o Leixões ainda encontrou forças para se colocar novamente na frente, com mais um golo de Valente, na conclusão de um contra-ataque letal. Apesar das adver-sidades, os vitorianos recusaram baixar os braços e, com justiça, voltaram a empatar a partida, com o segundo golo de Crivellaro, na conversão de um penaltie.

E mesmo reduzido a 10 homens desde os 31 minutos, foi o Vitória B que esteve mais perto de chegar à vitória. Isolado, o ponta-de-lança Isaac falhou clamorosamante o quarto golo e mais tarde foi a vez de Ricardo, depois de ultrapassar três adversários, ter rematado ao lado da baliza de Chastre. Já em cima do minuto 90, Miguel Oli-veira brilhou a defender um potente remate de Valente, o melhor dos leixonenses.

O Vitória B visita o União da Madeira, um dos candidatos mais fortes a subir de divisão, no próximo sábado, dia 12. O jogo com os madeirenses está agendado para as 16 horas e será um duro teste para a equipa de Armando Evangelista.

Bruno Gaspar pode ser opção para Rui Vitória no jogo com o FC Porto, no domingo. A utilização do defesa-direito nesse jogo tem sido colocada em cau-sa, uma vez que foi expul-so na última partida que realizou com a camisola do Benfica, na 5ª jornada da Segunda Liga. Mas, ao abrigo do Regulamento da Liga, Bruno Gaspar pode ser lançado por Rui Vitória. Aliás, o treinador está mes-mo a testá-lo no 11, face às várias ausências para o lado direito da defesa.

De acordo com o Regu-lamento de competições, o castigo aplicado a um jogador – neste caso Bru-no Gaspar tem de cumprir uma partida de suspensão depois de ter visto um vermelho por acumulação de amarelos – deve ser

cumprido na prova em que foi sancionado. Neste caso, como foi expulso na Se-gunda Liga, Bruno Gaspar estaria apenas impedido de actuar neste escalão. E mesmo que tal não su-cedesse, o defesa cedido pelo Benfica vai limpar a ficha disciplinar no sábado, uma vez que o jogo entre o União da Madeira e Vitória B foi antecipado um dia. Ao contrário do que foi escrito, Bruno Gaspar não cumpriu a suspensão de um jogo na Segunda Liga no Vitória B-Leixões, pois tratava-se de um jogo em atraso da 3ª jornada.

A antecipação da partida entre o União da Madeira e o Vitória B para sábado leva ainda a que Alvin Arrondel, expulso diante do Leixões no jogo da equipa B, de domingo passado, possa estar ao dispor de Rui Vitória para a recepção ao FC Porto.

Bruno Gasparpode estrear-se

Jogo de preparação

Triunfo nas AvesNo ensaio para o jogo com o FC Porto, o Vitória venceu

o Desportivo das Aves, da Segunda Liga, por 2-1. Na Vila das Aves, Josué e André André marcaram os golos do Vitória. O defesa-central Josué inaugurou o marcador aos 30 minutos, ao desviar de cabeça um livre cobrado por Bernard. Pouco antes de terminar o primeiro tempo, André André marcou o segundo golo, também de cabeça, após uma assistência de Bruno Gaspar. O Desportivo das Aves acabaria por reduzir a desvantagem aos 69 minutos, com um golo de Diogo Pires. O ensaio na Vila das Aves permitiu a Rui Vitória observar o defesa Bruno Gaspar e o tunisino Chemmam, também ele um dos últimos reforços.

Page 19: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 19DESPORTOQuarta-feira, 10 de Setembro de 2014

No sábado

Moreirense joga com o líder Rio AveDepois de ter somado

quatro pontos nas primei-ras três jornadas diante de adversários de outro nível como o FC Porto, Sp. Braga e Nacional da Madeira, o Moreirense tem mais um teste difícil no regresso da Liga, no próximo fim-de-semana. Os ‘cónegos’ re-cebem no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas o Rio Ave, actual líder da Liga, 100 por cento vitorioso a par do Vitória e FC Porto.

De facto, o início de temporada não é nada fácil para o Moreirense. Após ter defrontado três clubes com outro estatuto, terá de medir forças com a equipa sensação deste início de temporada. Além de ter um trajecto irrepre-ensível na Liga, o Rio Ave apresenta o melhor ataque, com 11 golos marcados em apenas três jogos, e apenas um sofrido. Tudo isto, ao mesmo tempo que garantiu o histórico acesso à Fase de Grupos da Liga Europa.

O Moreirense recebe o líder Rio Ave no sába-do. Depois da paragem da Liga, motivada pelos compromissos das Selec-ções nacionais, a equipa de Miguel Leal recebe o primeiro classificado do Campeonato. O encontro está marcado para as 16 horas de sábado, e contará com transmissão televisiva pela Sporttv.

A SAD do Moreirense estipulou os preços dos bilhetes entre os 7,5 e os 12,5 euros, mais acessíveis

do que estamos habituados a ver no futebol nacional. Os sócios dos ‘cónegos’ têm entrada gratuita, me-diante a apresentação da quota 9.

O Moreirense realizou um teste positivo em Cas-telo de Paiva, onde bateu o clube local por 4-0. Na apresentação do Paivense, da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Braga, aos seus sócios, o Moreirense mostrou a sua veia gole-adora.

O primeiro golo foi apon-tado logo aos três minutos, por Diogo Cunha. O médio vimaranense bisaria, na conversão de um penaltie, aos 29’. No segundo tempo,

o extremo João Pedro e o ponta-de-lança Alex Santos marcaram os outros dois golos, já na recta final da partida.

Em Castelo de Paiva, Mi-guel Leal deu minutos aos jogadores menos utilizados. Battaglia e Bolívia, que estão lesionados, e Gerso e Cardozo, dois avançados em gestão de esforço, não acompanharam a equipa. Leandro Souza, o último reforço do plantel, estreou-se com a camisola do Mo-reirense num jogo que ficou marcado pela titularidade do guarda-redes André Moreira.

O Moreirense defronta o Trofense, da Segunda Liga,

LIGUE GRÁTIS

na 2ª Fase da Taça da Liga, de acordo com o resultado do sorteio realizado na sede da Liga. As regras do sorteio estipulam que o en-contro da primeira mão terá lugar na casa do Trofense, pelo que o Moreirense terá a vantagem, teórica, de decidir a eliminatória no Parque de Jogos Comen-dador Joaquim de Almeida Freitas.

A primeira mão da 2ª Fase da Taça da Liga está agendada para o dia 24 deste mês, uma quarta-fei-ra, enquanto que o segundo jogo terá lugar apenas a 29 de Outubro. Os vencedores apuram-se para a Fase de Grupos, esta época dispu-tada por mais clubes.

Pró-Nacional

Torcatense venceuem Serzedelo

O Torcatense foi um dos grandes vencedores da ter-

ceira jornada do Pró-Nacional, ao vencer o primeiro derbi vimaranense da temporada, em Serzedelo. A equipa de Francisco Branco ascendeu ao terceiro lugar, estando a três pontos do surpreendente líder, o Terras de Bouro, única equipa que soma por vitórias os jogos disputados e que venceu em Brito de forma categórica.

Destaque também para as estreias a ganhar de Ron-fe e Taipas. Os ronfenses, que ainda não perderam na presente época, derrotaram o Celoricense, enquanto nas Caldas das Taipas a equipa de Fernando Marques bateu o Marinhas - única equipa ainda sem pontos.

Andebol

Xico perdeuna estreia

O Xico Ande-bol perdeu com o Benfica, por 29-23, no encontro que marcou o regres-so ao Campeonato Nacional Andebol 1. Apesar da der-rota, a equipa de Eduardo Rodrigues deixou boas indica-ções para o futuro, uma vez que forçou o seu advesário - eterno candidato na luta pelo título nacional - a aplicar-se para garantir um triunfo relativamente tranquilo.

No final do encontro, o treinador vimaranense assumiu que os seus jogadores “entraram um pouco nervosos” no embate com o Benfica, situação que admitiu ser “normal” na 1ª jornada. “Atendendo à pouco experiência que temos, estou satisfeito com o desempenho dos meus jogadores”, disse Eduardo Rodrigues.

No próximo sábado, no primeiro jogo oficial da época em casa, o Xico Andebol tem a oportunidade de somar o primeiro triunfo, já que vai encontrar um adversário do seu campeonato, o Passos Manuel. O encontro está marcado para as 18 horas. É a primeira oportunidade para os vi-maranenses adeptos de andebol apoiarem o Xico Andebol no regresso aos principais palcos da modalidade.

www.guimaraesdigital.com

EM FRENTE AOSARMAZÉNS NOGUEIRA

MAIS UMA ESCOLA DE CONDUÇÃO FACINFORMA

Ensino de conduçãoe formação rodoviária

www.facinforma.com

Triunfo emCastelo de Paiva

Trofensena Taça da Liga

Page 20: O comercio de guimaraes 10 09 2014

20 . O Comércio de GuimarãesACTUALIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

QUINTADAS LARANJEIRAS

Sande S. LourençoReservas: 253 571 553 | T. 938 320 481

Em Vila Nova de Sande

Carro despistou-se e incendiou-se

Uma viatu-ra incendiou-se na manhã da passada quinta-feira, depois de se ter despistado quando circu-lava na estrada nacional que liga Brito às Taipas, jun-to à igreja de Vila Nova de Sande. O sinis-tro ocorreu às 7h35. O automóvel conduzido por uma mulher, de 40 anos, embateu num poste de iluminação pública, o que provocou o incêndio na viatura.

A condutora conseguiu abandonar o veículo e sofreu ferimentos ligeiros.

Os Bombeiros Voluntários das Taipas foram mobilizados para o local, tendo combatido o incêndio e transportado a sinistrada ao Centro Hospitalar do Alto Ave - Unidade de Guimarães.

Na feira de Vizela

GNR apreende material contrafeito

A GNR apreendeu na quinta-feira artigos contrafeitos na feira semanal de Vizela. No decurso da fiscalização foram aprendidas quatro carteiras, 11 mochilas, 950 meias e ainda 36 boxers, todos os artigos de marcas registadas.

Após a operação que decorreu entre as 7h00 e as 10h30, foram constituídos arguidos dois indivíduos do sexo feminino, portugueses, maiores, feirantes, residentes em Dume, Braga, por se encontrarem na posse do referido material contrafeito. Os factos foram participados ao Tri-bunal de Guimarães. A investigação prossegue com vista a apurar a existência de crime e descortinar os seus agentes no contexto das provas entretanto recolhidas.

No espaço de dois dias

Incêndios em casasdevolutas em Gondar

Os Bombeiros de Guimarães combate-ram na quarta-feira um incêndio numa ha-bitação em Gondar. O alerta foi dado às 14h00, dando con-ta de chamas numa habitação devoluta, na Rua da Liberdade. Instantes antes de se aperceberem do fumo, moradores do local dizem ter visto “três pessoas a fumar a sair do referido edifício”.

Os vizinhos do referido imóvel chegaram a temer que as chamas se propa-gassem às suas habita-ções, o que não aconteceu devido à intervenção dos Bombeiros.

Apagadas as chamas e passado o perigo, Maria

Joaquim A. [email protected]

Aldara Gonçalves realçou a necessidade de resolver o problema do imóvel de-voluto que potencia inse-gurança.

As chamas foram com-batidas pelos Bombeiros de Guimarães que fizeram deslocar para o local duas viaturas e oito elementos.

Refira-se que dois dias

depois, na sexta-feira, os Bombeiros de Guimarães voltaram a ser chamados à mesma Rua da Liberda-de para extinguir chamas numa habitação contígua, também devoluta.

As chamas foram detec-tadas cerca das 13h30 e foram combatidas por seis elementos da corporação de Guimarães apoiados por duas viaturas.

Estudantes da UMinho

Peso dos alunos provocoutrês mortes

A conclusão é do Departamento de Engenharia Civil. A morte dos três alunos da Universidade do Minho, em Abril passado em Braga, resultou do excesso de peso e uso abusivo do muro.

Segundo o JN, no relatório da perícia pode ler-se que a estrutura - que se assemelhava a um muro - não tinha sido construída para aguentar com várias pessoas em cima, e, para mais, aos saltos, já que os estudantes se encontravam em clima de brincadeira, como se duma praxe se tratasse.

De acordo ainda com o relatório, a estrutura em causa era simples, construída em cimento e tijolo, feita para re-ceber correio e não para aguentar com o peso de diversas pessoas como aconteceu no dia do acidente quando cedeu e provocou a morte dos três alunos.

O resultado da perícia foi enviado ao Ministério Público a quem competirá decidir se o caso é arquivado ou segue para julgamento.

No fim-de-semana

GNR deteve três indivíduos

No fim-de-semana a GNR de Guimarães deteve três indivíduos. No sábado, em S. Lourenço de Selho foi de-tido um indivíduo de 42 anos, residente em Corvite, por condução sob efeito do álcool. Feito o respectivo teste, foi registado 1,24 gramas de álcool por litro de sangue. No mesmo dia, em Souto S. Salvador, foi detido outro condu-tor com 1,53 gramas de álcool por litro de sangue.

Em Airão e pelas mesmas razões, foi detido um terceiro indivíduo, de 23 anos, desempregado, com 1,65 gramas de álcool por litro de sangue.

Os detidos, depois de identificados, foram notificados para se apresentarem no tribunal.

PSP

Conduzia sob efeito do álcool

A PSP de Guimarães deteve, pelas 4h50 do último sábado, na Rua D. Teresa, um condutor de 26 anos, natural e residente em Guimarães. A detenção ocorreu dado que na sequência de um acidente de viação em que foi interveniente, o indivíduo acusou uma taxa de álcool de 1,71 no sangue.

O detido foi notificado para comparecer nos Serviços do Ministério Público junto do Tribunal de Guimarães.

Page 21: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 21Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

VÁRIOS

Câmara realizou acção

Formação para funcionários de escolas

A Câmara promoveu uma acção de formação para os assistentes dos estabelecimentos de ensino da rede pública do Concelho, universo composto por 558 profis-sionais.

Na iniciativa que decorreu no grande auditório do CCVF em vésperas do início do novo ano escolar, marca-ram presença 453 técnicos e operacionais.

A realização da formação teve como objectivo efec-tuar uma abordagem sobre questões prementes do fun-cionamento dos estabelecimentos de ensino para o novo ano escolar, designadamente, as novas competências atribuídas à escola actual.

A acção presidida pela Vereadora Adelina Pinto, contou igualmente com a presença de elementos das direcções de escolas com responsabilidades ao nível da gestão do Pessoal Não Docente, num trabalho de colaboração e de envolvimento activo de todos os agentes educativos na prossecução dos objectivos delineados em termos de política educativa da Câmara.

Valorizar a importância do papel do Pessoal Não Do-cente nas escolas, evidenciando a sua função enquanto agentes de uma escola promotora de uma educação aca-démica, pedagógica e de desenvolvimento pessoal dos jovens, foi outro objectivo desta sessão formativa, que incluiu também a realização de uma reflexão ao nível das competências necessárias para abarcar os diferentes desafios das escolas actual.

Notícias CurtasAssociação Muralha

A Associação Muralha promove, sábado, mais uma visita guiada. Trata-se de uma iniciativa subordinada ao tema “Guimarães Conventual”, com visita aos conventos de Santo António dos Capuchos, Nossa Senhora do Carmo, Santa Clara e S. Francisco.

A visita tem início marcado para as 9h30, no Convento de Santo António dos Capuchos, antigo Hospital, e será coorde-nada por António José Oliveira.

Os interessados devem fazer a sua inscrição através do e-mail da Muralha.

Training 4 All – T4AllNo Instituto do Design prossegue o evento “Training 4

All – T4All”, iniciativa da Associação Nacional de Estudantes de Medicina que reúne cerca de seis dezenas portugueses e estrangeiros.

O encontro destina-se a alargar fronteiras na formação médica e criar líderes em saúde e prolonga-se até sexta-feira.

Sunset na Praça de S. TiagoRealiza-se sábado a segunda edição do Sunset Praça 2014.

Trata-se de uma iniciativa que conta com o apoio da Câmara Municipal que tem como objectivo promover a Cidade, os seus comerciantes e artistas.

A iniciativa decorrerá entre as 14h00 e as 2h00. na Praça de S. Tiago.

Pensar a EscolaO PS das Taipas promove amanhã uma tertúlia subordi-

nada ao tema “Pensar a Escola: desafios da actualidade”. Trata-se de uma iniciativa marcada para as 21h30, na Pas-telaria “Dom José”, naquela vila. É convidado o professor Mário Rodrigues.

“Acordar” e “Marcha da fome”O São Mamede - Centro de Artes e Espectáculos é palco

no fim-de-semana de dois momentos culturais promovidos pelo Teatro Coelima.

Sábado, às 22h00, é representada a peça “Acordar”, de Marta Freitas.

No domingo, às 18h00, é exibido o filme “Marcha da fome - o filme”.

Feira da tralha A Associação para o Desenvolvimento das Comunidades

Locais promove domingo a XXVIII edição da feira da tralha.

A feira vai decorrer no Terreiro de S. Torcato, entre as 8h00 e as 19h00.

Junta de Rendufe/Atães entrega livros Realiza-se amanhã na EB1 da Vinha, pelas 19h30, na

freguesia de Atães, a entrega de livros escolares aos alunos daquele estabelecimento de ensino. Trata-se de uma iniciativa da União de Freguesias local que contempla os alunos das três escolas daquela União: EB1 da Chã de Bouça, Rendufe e Atães.

Associação Social de UrgezesA Associação Social e Cultural de Urgezes promove sábado

o habitual passeio/convívio. Este ano os participantes têm como destino S. Bento da Porta Aberta e Senhora da Aba-dia.

O Desporto: Realidades e dificuldadesNo âmbito das comemorações dos 39 anos do Clube Rec-

reativo de Candoso, realiza-se sexta-feira um colóquio subor-dinado ao tema “O Deporto: realidades e dificuldades”.

O colóquio vai decorrer a partir das 21h15 no pavilhão da entidade organizadora.

Noites de Verão em CreixomilRealiza-se sábado a última sessão da iniciativa Noites de

Verão em Creixomil. A iniciativa da Junta de freguesia local em conjunto com instituições locais, está marcada para a Casa de Laços, às 21h30, estando previstas diversas actuações.

Torneio de chincalhãoRealiza-se sábado em Silvares, junto à igreja paroquial

um torneio de chincalhão. O torneio tem início marcado para as 14h30 e a receita

reverte a favor da organização das festas em honra de Nª Sª do Rosário naquela freguesia.

O SERRALHEIRO REPARA,O SEGURO INDEMNIZA... ...TRIALARMES PREVINE!

AFASTE OS LADRÕES!

PARABÉNS E MUITOS ANOS DE VIDA

da RÁDIO SANTIAGO

Espaço especialmente dedicado à divulgação dos aniversários dos seus sócios.

Esta quarta-feira, dia 10 de Setembro, completa 69 anos de idade, Joaquim Machado Salgado, de Riba D`Ave.

Este sábado, dia 13 de Setembro, com-pleta 20 anos de idade, Miguel Angelo Silva Salgado, da Rua da Ponte Nova, Silvares - Guimarães

Esta segunda-feira, dia 8 de Setembro, completa 14 anos de idade, Paulo Ricardo Costa Ferreira, do Bairro da Caneira, Polvoreira – Guimarães.

Este domingo, dia 14 de Setembro, completa 9 anos de idade, Luís Alexan-dre Costa Machado, da Rua de Santo Amaro - Polvoreira - Guimarães

Page 22: O comercio de guimaraes 10 09 2014

22 . O Comércio de Guimarães Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

VÁRIOS

EXPOSIÇÕES:Sociedade Martins Sar-

mento - Ciclo dos grandes pin-tores, exposição de Nadir Afonso. Até 14 de Outubro.

Casa da Memória - Contextil 2014. Mostra internacional com 50 artistas. Até 11 de Outubro.

Percurso Museológico do an-tigo convento de Santo António dos Capuchos - Exposição de Guida Fonseca.

CIAJG: - «Só acredito num deus que saiba dançar» e «O encontro inesperado do diver-so», de João Botelho e Gabriela Llansol. Patente até 12 de Ou-tubro..

- Exposição “A Composição do Ar”, colecção permanente e outras obras. Salas 1-8.

- Arte tribal, Africana, Arte Pré Colombiana e Arte Chinesa antiga da colecção de José de Guimarães. Aberta de terça-feira a domingo das 10h às 19h.

Laboratório das Artes - “Indagações de uma viagem noturna”, exposição de Tiago Pinho, a partir de 19 de Setembro e de quarta a sábado das 16 às 19 horas.

Museu de Alberto Sam-paio: - ”A perspectiva da retros-pectiva com perspectiva”. Expo-sição de pintura do vimaranense Pedro Guimarães.

- “Luz, Cor e Brilho”, expo-sição Fiança Portuguesa nas Colecções do Museu de Alberto

Sampaio.- Exposição temporária “Mu-

seu à Noite”. De terça-feira a domingo das 10h às 24h.

- “Museu à noite”, de terça-feira a domingo. Das 10h00 às 24h00.

Palacete S. Tiago - “As fibras têxteis do futuro” com ar-tistas do Japão. Até Outubro.

Paço dos Duques de Bra-gança: - “O Monte Latito em Datas”.

- “Em busca do silêncio”, tapeçaria de Margarida Reis, Contextile 2014. Patente até 11 de Outubro.

- Exposição na Sala- Museu José de Guimarães, artista mo-derno vimaranense, conhecido mundialmente, com peças nos quatro cantos do mundo. Expo-sição permanente.

- Peça do Mês: São Miguel do

GUIMARÃES(Permanente)

TAIPAS REFORÇO(Encerram às 22h)

Paula Martins - FariaLobo

VitóriaHórus

Henrique GomesPereira - Faria

Nobel

SilvérioSilvérioSilvério

MonteiroMonteiroMonteiroMonteiro

4ª feira – 10/09/2014 5ª feira – 11/09/2014 6ª feira – 12/09/2014 Sábado – 13/09/2014 Domingo – 14/09/2014 2ª feira – 15/09/2014 3ª feira – 16/09/2014

LocalizaçãoCidade: VITÓRIA - GuimarãesShopping / DIAS M. - Espaço Guimarães / HORUS - Toural / H. GOMES - Rua Drº José Sampaio / PEREIRA- Al. S. Dâmaso / BARBOSA - Toural

NOBEL - Rua Stº António / DA PRAÇA - Rua Paio Galvão / LOBO - Av. Londres / PAULA MARTINS - Quintã / FERREIRA DAS NEVES- Av. D. João I Periferia: NUNES DE SÁ- Motelo, Fermentões / CASTILHO - Rua João P. Fernandes, Pevidém / SANTO ANTÓNIO - Covas, Urgeses / DO SALGUEIRAL - Creixomil VIEIRA DE CASTRO - Cruz da Argola, Mesão Frio / AZURÉM - R. Pousada Dentro (rotunda) / AMORIM - R. Calçada, Nespereira / CONFIANÇA - Pevidém / PEREIRA DA SILVA - Moreira / FARIA - Serzedelo / MARTINS FERNANDES - Serzedo / S. João de Ponte - Campelos

Top's há muitos - Aos sábados na Santiago

TopSantiago 1 FNAC-NOVOS TALENTOS 2014 (2CD) 2 5 SECONDS OF SUMMER (DELUXE) 3 BEST OF MARIZA (2CD)(EXCLUSIVO) 4 NIGHT VISIONS (7 TEMAS EXTRA)/IMAGINE DRAGONS 5 EL CAMINO (DGP)/BLACK KEYS 6 GHOST STORIES/COLDPLAY 7 AM/ARCTIC MONKEYS 8 BSO VIOLETTA 2 (CD+DVD) 9 SONHADOR-EXPENSIVE SOUL 10 X-MULTIPLY (DELUXE)(+4 FAIXAS)/ED SHEERAN 11 DUETOS-(2CD)(EDICAO ESPECIAL) 12 DESFADO/ANA MOURA 13 BURAKA (CD+DVD)(EXCLUSIVO FNAC) 14 BORN TO DIE (2CD)(PARADISE EDITION) 15 A DOR DO CUPIDO

N.º 846 Pedro M. G. Fernandes

PALAVRAS CRUZADAS

PASSATEMPOSAbril no CCVF

Este sábado, João Paulo dos Santos traz ao Centro Cultural Vila Flor a antestreia mundial da sua mais recente criação, «Abril».Neste novo espectáculo, os artistas tentam aprofundar a relação íntima entre duas pessoas que estão ligadas por um quotidiano mas que têm perspectivas diferentes do mesmo, tratando a proeza física ao mesmo nível do gesto ou ação do quotidiano. Trata-se de encontrar um ponto comum para transcrever a evidência de um encontro. O desafio será de explorar juntos o espaço cénico. É agora que se vão despir sem tirarem a roupa, deixar dançar a alma mais que o corpo só.“Abril” é um espectáculo coproduzido pelo Centro Cultural Vila Flor. Antes da antestreia, João Paulo dos Santos e Elsa Caillat vão estar em residência artística em Guimarães, no Centro de Criação de Candoso.

Século XVI.- “Recordar Guimarães”, ex-

posição de fotografia sobre Guimarães. De segunda a sexta das 9h15 às 12h45 e das 14h15 e 17h45.

Bombeiros das Taipas - “Guimarães: a tradição das cutelarias”. Patente até 5 de Outubro.

Biblioteca Municipal Raúl

Brandão - Pólo das Taipas- Exposição

“Dia Mundial dos Avós”. Sala Estúdio da Escola de

Engenharia da UM - «A riscar», exposição de Mónica Faria. Pa-tante até 30 de Setembro.

CINEMA: CCVF - “Quase Gigolo”. Do-

mingo, às 21h45.

Alegria Pica-PauIngredientes: 750 gr carne de vaca; 2 colheres (sopa) de azeite; 1 folha de louro; 2 dentes de alho; 1 dl de vinho branco; 1 raminho de salsa; 4 colheres (sopa) de pikles picados; 50 gr de azeitonas pretas; sal, pimenta e pão torrado que bastem..Corta-se a carne em cfubos e tempera-se com sal e pimenta. Frita-se em azeite bem quente, juntamente com o louro e os alhos esmagados. Refresca-se depois com vinho e rectifica-se de temperos. Finalmente, polvilha-se com salsa picada e juntam-se os pikles e as azeitonas.Serve-se quente com o pão torrado.

Doce de LaranjaIngredientes: 3 ovos; 125 gr de açúcar, 1 dl de sumo de laranja e canela em pó para polvilhar.Separam-se as gemas das claras e batem-se as gemas com o açúcar, peneirado, dentro de uma tijela que possa ir a banho-maria. Leva-se então ao lume em banho-maria, mexendo sempre até o doce engrossar.Deixa-se arrefecer um pouco e junta-se, gradualmente, o sumo de laranja. Acrescentam-se as claras batidas em castelo e leva-se de novo ao lume durante cerca de três minutos, mexendo com cuidado.Deita-se o doce em pequenas taças individuais e polvilha-se com canela, a gosto. Deixa-se arrefecer e serve-se frio.

Receitada Semana

FARMÁCIAS DE SERVIÇO

"SUDOKU"(NÚMERO SOLTEIRO OU ÚNICO)

HORIZONTAIS: 1 – Instrumento musical; Eficiente. 2 – Nome de homem; Ferido. 3 – Pateta (popular); Terminar; Partícula de nome alemão. 4 – Desmentira; Pátria de Ulisses. 5 – Benevolên-cia; Limpa. 6 – Tradição; Dispor em camadas; Netúnio (símbolo químico). 7 – Convocara; Representação. 8 – Inspecções; Descre-vam. 9 – Grande frio (popular); Pedras preciosas. 10 – Aragem; Ladrara; Raiva. 11 – Baças; Região do bico das aves. 12 – Aflição; Acarinhados. 13 – Ilha inglesa no Mar do Norte; Fama; Artigo. 14 – Enfeites; Gigante. 15 – Frondoso; Natural da Alemanha. VERTICAIS: 1 – Estuário; Freguesia de Olhão; Namorar. 2 – Plácidas; Aborrecimento (popular). 3 – Gálio (símbolo químico); Relembrar; Castigam. 4 – Padroeiro de freguesia; Sacrificar; Letra grega. 5 – Luta japonesa; Arquipélago português. 6 – Prender com gavinhas; Casebre; Repercussão. 7 – Partir; Relativo a Pisa. 8 – Apelido; Magnetizar; Rio da Europa. 9 – Ferimento; Encharcam. 10 – Caminhar; Retirara; Nome feminino. 11 – Esburacam; Relativo aos ursos; Negação (prefixo). 12 – Dulcificante; Gargalhada. 13 – Região; Símbolos da Paz; Santo.

SOLUÇÕES DA SECÇÃO Nº845PALAVRAS CRUZADAS: Vacina; Exilar; Abateram; Ramo; Láparos; Moral; Olá; Ulemás; Da; Rã; Adalor; Pôr; Odora; Omitir; Sari; Isidro; Asadas; Coaram; Capote; Gata; Casulo; Comer; Aro; Largos; Rg; Ma; Mirrar; Era; Aveia; Alterar; Rama; Ameaçada; Oraram; Aramam.

SOLUÇÃO:852 719 346; 743 526 189; 196 483 275; 917 638 452; 684 152 793; 235 947 861; 571 264 938; 428 395 617; 369 871 524.

Page 23: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 23Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

PUBLICIDADE

APARTAMENTOS

T2 - T3AZURÉM - GUIMARÃES

IMOBILIÁRIA SANTIAGO | CARLA SANTIAGO REIS | T. 91 215 86 85 | T. 253 421 700 | [email protected]

Situados a 300m da circular urbana e junto à Universidade do Minho, magníficos apartamentos com excelentes áreas e acabamentos de

grande qualidade. Aquecimento central,Estores eléctricos, aspiração central, etc.

Venha conhecer o apartamento que o irá fazer feliz!

Excelente localizaçãoÁrea total: De 450 m2 a 650 m2

Vivenda T4 + Escritório + SalãoEM PONTE - GUIMARÃES

Ao preço de um simples T3!CERTIFICADO ENERGÉTICO: D | OUTROS EXTRAS... SÓ VISTO!

IMOBILIÁRIA SANTIAGO | CARLA SANTIAGO REIS | T. 91 215 86 85 | T. 253 421 700 | [email protected]

Page 24: O comercio de guimaraes 10 09 2014

24 . O Comércio de Guimarães

PUBLICIDADE

Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

www.BIGGER.pt

Rua Francisco Ribeiro de Castro, nº 205Azurém – Guimarães (Por trás da PSP) Telef. 253 439 500

Especialistas emOftalmologia

:: Dr. Luís Gonçalves :: Drª. Carla Pinto :: Dr. José Resende:: Drª. Susana Penas :: Drª. Olinda Faria

Serviços deOftalmologia

:: Tratamento de Laser :: Angiografia Digital :: Ecografia Ocular :: Biometria :: Ecrã d'Hess :: Exercícios de Ortóptica:: Perimetria Computorizada :: Contactologia :: Cirurgia Ocular

EspecialidadesMédicas

:: Oftalmologia :: Otorrinolaringologia :: Neurologia:: Cirurgia Vascular :: Nutricionismo :: Psicologia

Clínica Dento-MédicaDr. Sílvio Ribeiro

CUIDADOS MÉDICOS E CIRÚRGICOS EM SAÚDE ORALDENTISTERIA ESTÉTICA - BRANQUEAMENTOS

CIRURGIA ORAL E REGENERATIVA - IMPLANTOLOGIAPRÓTESE DENTÁRIA FIXA E REMOVÍVEL

RADIOLOGIA ORALORTODONTIA - ODONTOPEDIATRIA

Praça de S. Tiago, 31-2º . 4800-445 GuimarãesTel.: 253 417 251 . fax.: 253 515 255

Acordos: AdvanceCare

Médicos DentistasDr. Sílvio Ribeiro - Drª. Inês Ribeiro - Dr. Afonso Correia

José M. JordãoGomes Alves

Perito AvaliadorAvaliações ImobiliáriasTransaccionais, Contabilisticas (IAS), FiscaisFusões e PartilhasGestão de Património Imobiliário (arrendamentos)Análise de Projectos ImobiliáriosConsultadoria em Gestãoe Fiscalização de Projectos Imobiliários

Ordem Avaliadores - 37209/060

Tlm. 932 841 734 | Fax. 253 439 859 | [email protected]

Avaliações de. Apartamentos. Terrenos. Pavilhões. etc

Tlm. 932 841 734Fax: 253 439 859

[email protected]

ALUGA-SECASA perto das Taipas,

tendo no rés-do-chão cozinha com armários, esquentador,

sala comum e despensa.No 1º andar: 2 quartos com roupei-

ros embutidos e casa de banhoNo exterior: anexos para lavandaria

e garagem. RENDA: 190 EUROSTEL. 964 140 440

ALUGA-SE

T1NO 3º ANDAR, LARGO

CONDESSA DO JUNCAL, Nº 31ÓPTIMO PREÇO

TEL. 933 536 632253 438 189

ALUGA-SEAPARTAMENTO T1

COM COZINHA MOBILADA E EQUIPADA, COM PLACA, FORNO,

EXAUSTOR E ESQUENTADORQUARTO COM ROUPEIROE GARAGEM INDIVIDUAL

SITUADO JUNTO AOPARQUE DA CIDADE

TEL. 967 268 655

VENDE-SEARMAZÉM

NO PARQUEINDUSTRIAL

DE VILA NOVA DE SANDE (TAIPAS)TRATA O PRÓPRIO

TEL. 915 073 383

ALUGA-SE

CASA TIPO T2EM S. JOÃO DE PONTE

COM COZINHA MOBILADA E GARAGEM INDIVIDUAL

TEL. 961 764 589

ALUGAM-SE

2 ESPAÇOS100+56 m2 COM LICENÇA

PARA COMÉRCIO OU SERVIÇOS,SITO NA RUA Nª. Sr. DE FÁTIMA

GUIMARÃES(800 metros do centro da cidade)

TEL. 913 301 171

ATENÇÃOSENHOR VIÚVO, COM CASA PRÓPRIA E VIDA ESTÁVEL PRE-TENDE CONHECER SENHORA SEM VÍCIOS, SÉRIA, ENTRE OS 50 E 60 ANOS, DE PREFERÊNCIA COM CARTA DE CONDUÇÃO, PARA COMPROMISSO SÉRIO.TEL. 912 403 191

ESTUDANTES - PROFESSORES

ALUGOT2+1NA RUA CALOUSTE

GULBENKIANPróximo do centro

Mobilado e equipadoÓptima localização

Excelente preçoTEL. 913 834 101 - 963 308 646

ALUGA-SE

CAFÉNA ZONA DE AZURÉM

MADRE DEUSTEL. 912 333 363

ARRENDA-SE

T2Mobilado com garagem e arrecadação exteriorPrazins STª. Eufémia

Tel: 939 512 371

TO E T1CENTRO HISTÓRICO

Renovados,Mobilados e EquipadosARRENDAM-SETel: 939 998 392

A IMAGEM DO DESPORTOEM GUIMARÃES...

ÀS TERÇAS-FEIRAS NAS BANCAS!

Page 25: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 25Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

PUBLICIDADE

www.BIGGER.pt

ALUGA-SE

LOJANO RÉS DO CHÃO PARA COMÉR-

CIO OU SERVIÇOS, COM CASA DE BANHO (DUAS PORTAS)Tel. 962 782 472

Soleniza casamentos, outras festividadesreligiosas e profanas

GRUPO CORAL DE AZURÉMRua Conde D. Henrique, 7 - Guimarães

936 731 000 * 966 819 400 * 917 548 [email protected] - www.grupocoralazurem.com

MUDANÇASTRABALHOS DE MUDANÇAS,TRANSPORTES, REMOÇÃO DE ENTULHO, LIMPEZAS DE

TERRENOS E GARAGENSRESTAUROS E LIMPEZAS

DE MÓVEISBons preços

T. 935 734 531253 555 590

ALUGA-SECASA EM ALDÃO

com 2 quartos, sala,cozinha, casa de banho

e despensaCom água do poço

Renda: €150,00967 632 386VENDE-SE

PÓVOAT4 c/ grande terraço

Usado completamente requalifica-do no centro da cidade, entre a Rua da Junqueira e a Praça do Almada.T. 919 996 002

ASTRÓLOGAPARAPSICÓLOGAAjudo a resolver todos os seus problemas por mais difíceis que sejam.

Telem. 968 355 213Consultórios emPorto - 22 33 202 18Guimarães - 253 410 918

ALUGOJUNTO AO TOURAL

ESTÚDIO T2-T33 SALAS (com

recepção, cozinha e wc)PARA HABITAÇÃO

MEDICINA - ESTÉTICAADVOGADOS - ARQUITECTOSCONTABILIDADE E OUTROSTEL. 919 318 241

APARTAMENTO T1Aluga-se todo mobilado,com garagem fechada,

pronto a habitar.Zona residencial,perto do centro.

Contactar telem. 962 782 472

Este espaçopode ser seu!

Contacte-nos253 421 700

ALUGA-SECASA DE QUINTARústica, restaurada, para férias ou apenas fim-de-semana.Casa com muita privacidade, pois fica no meio da quinta. Capacidade para 8 pessoas.Grande jardim com pérgola, me-sas, sofás e relvado.

T: 937 997 867 | 918 282 214

PRECISA-SEEMPREGADO/A DE MESA

PARA RESTAURANTENO CENTRO HISTÓRICO

A TEMPO INTEIROContactar a partir das 15h30

para o 962 434 265

ALUGA-SELOJA E ARMAZÉMPARA INDÚSTRIA

OU COMÉRCIOEM S. TORCATO

GUIMARÃESTel. 919 831 794

PRECISA-SEFUNCIONÁRIACOM ALGUMA EXPERIÊNCIANA ÁREA DO CABELEIREIRO

PARA TRABALHARAOS FINS-DE-SEMANA

CABELEIREIRO NOCENTRO DA CIDADE

TEL. 965 687 043

ALUGA-SEAPARTAMENTO T2APARTAMENTO T01 LOJINHA NO MESMO SÍTIO

Centro da cidadePerto do hiper-mercado e do Toural, etc

Rua da Liberdade, nº 6TEL. 253 514 936TLM. 934 165 813

Restaurante“Café Oriental”

PRECISA1 Cozinheiro/ ajudante c/ experiencia

1 Aprendiz de cozinheiro ( até 22 anos)Telf. 253 414 048 ou 931 410 716

NAOCOZINHO.COMPRECISA

Cozinheiro/ ajudante de cozinhaEstafeta ( carta moto)Telf. 917 695 535

PROCURA-SESENHORAPROCURACASA T1CRUZ PEDRA - SALGUEIRAL

CENTRO DA CIDADE

CONTACTO: 925 996 071

PRECISA-SE DEFUNCIÓNARIOS

PART-TIME(Das 15h as 19h Segunda a Sexta)

ESCRITÓRIO CENTRO DE GUIMARÃESIDADE MÍNIMA: 22 ANOS

Marque já sua entrevista: 968025541 - 914631501

Page 26: O comercio de guimaraes 10 09 2014

26 . O Comércio de Guimarães Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

O Centro de Emprego de Guimarães está a recrutar, com exper-iência profissional Gaspeadeira, Serralheiro Civil, Costureiras com experiência na confecção de malhas, riscador de moldes de tecido, riscador de moldes cortador calçado, riscador de moldes cortador tecidos, costureiras com experiência em vestuário, serralheiro de moldes, cunhos, cortantes e similares, torneiro mecânico, cabe-leireiro. Os interessados devem contactar o Centro de Emprego de Guimarães.

Cavalheiro procura trabalho para snack-bar. Contacto 914 128 029.

Jovem, com carta de condução de pesados de passageiros, (com TCC) procura emprego. Contacto 911 051 321

Menina procura emprego em qualquer área. Contacto 937 581 764

Jovem procura trabalho part-time para os sábados. Contacto 916 147 950

Vende-se roupeiro de duas portas semi-novo. Contacto 935 734 531.

Oferecem-se gatas com um mês. Contacto 917 664 662.Menina, com experiência em restauração e lojas, procura emprego

em qualquer área. Contacto 917 664 676Precisa-se de enfermeiras e auxiliares de geriatra para o serviço

nocturno, entrada às 21h30 e saída as 9h30, empregada interna para durante a semana e auxiliar geriatria para o fim de semana. Contacto 919 123 339.

Senhora oferece-se para rematar obra na zona de Guimarães. Contacto 967 122 968

Desapareceu uma cadela Yorkshire Terrier, na zona da Póvoa de Lanhoso, no dia 31 de Agosto. Oferece-se recompensa. Contacto 965 198 423 .

Perdeu-se uma carteira com documentos em nome de Jesus Manuel Martins de Macedo. Contacto 253 552 424

Precisa-se de cabeleireira com experiência para trabalhar a tempo inteiro. Contacto 964 427 557

Vende-se cadeira de rodas nova. Contacto 918 850 219Perdeu-se um envelope com vários documentos, nomeadamente

um passaporte, em nome de Wrintch Leal Gomes. Contacto 969 871 513.

Senhora oferece-se para empregada doméstica, cuidar de idosos ou crianças da parte de tarde. Contacto 961 067 180.

Precisa-se de funcionários em part-time (das 15h às 19h de segunda a sexta). Escritório no centro da cidade. Idade minima 22 anos. Contacto 968025541

Precisa-se empregada com alguma experiência para trabalhar ao sábado, salão de cabeleireiro. Contacto 917 890 417

Senhora procura trabalho como empregada doméstica ou para ajudante de cozinha. Contacto - 934 840 915.

Perdeu-me um livrete de automóvel durante as festas Gualterianas. Quem encontrar contacte o 969 989 945.

Aluga-se quarto a estudantes a 5 minutos da cidade. Contacto 912 423 721.

Senhora com carta de condução procura trabalho a cuidar de idosos ou crianças, de dia ou noite. Contacto 968 783 597.

Vende-se mobiliário de loja incluindo manequins e balcão. Con-tacto 919 339 152.

Vende-se motorizada antiga em bom estado, por bom preço. Contacto 919 818 068

Vende-se dois sofás individuais, arca congeladora, móvel de telefone e uma porta de madeira e vidro interior. Contacto 961 764 598

Restaurante no centro da cidade admite cozinheiro. Contacto 914 288 040.

Senhora oferece-se para cuidar de idosos durante a noite, na zona de Guimarães. Contacto 938 797 708

Dois jovens, de 18 e 23 anos procuram trabalho em qualquer área. Contacto 914 521 966

Precisa-se de professora de biologia . Entrada imediata. Contacto 918 725 711.

Senhora com experiência em brunir e limpezas procura emprego. Contacto 918 988 657.

Perdeu-se um porta-moedas com documentos em nome de Maria Adelaide Pereira Abreu. Contacto 916 330 208.

Senhora oferece-se para cuidar de idosos,ajudante de cozinha ou para limpezas. Contacto 253 553 006.

Senhora procura trabalho para limpezas ou brunideira. Contacto – 917 124 018.

Senhora com experiência em cuidar de idosos e como costureira de corte e cose procura emprego. Contacto - 922 221 383.

Vende-se uma cama articulada em bom estado. Contacto 964 705 592.

Empresa admite funcionáros/as com experiencia em remate, embalagem, corte e costura. Contacto – 967 933 925.

Precisa-se de revistadeiras/tecelagem com experiência para trabalhar em Guimarães. Contacto – 253 208 680

Vende-se Alfa Romeo Mito 1.6 jtdm de 2009 com 120 cv de cor vermelha. Preço €12.500 negociáveis. Contacto – 936 283 506

Vende-se cama de solteiro com colchão molaflex, (como novos). Contacto 932 887 294

Senhora com conhecimentos de inglês e alemão procura emprego na área de secretariado. Contacto 966 420 708

Precisa-se de funcionária, com alguma experiência, na área de cabeleireiro para trabalhar aos fins-de-semana, no centro da cidade. Contacto 965 687 043

Perdeu-se uma carteira de senhora com documentos em nome de Maria Inês Gomes Tavares. Contacto 968 399 955

Menina deseja conhecer cavalheiro com idade até 30 anos para futuro compromisso. Contacto 917 187 087.

Cavalheiro deseja conhecer senhora para futuro compromisso. Contacto – 912 403 191

Aluga-se quarto a professores ou estudantes na zona da Atouguia. Contacto - 912 547 129.

Precisa-se de empregada de balcão e copa para trabalhar em snack- bar no centro de cidade. Entrada imediata. Contacto 936 743 130.

Senhora oferece-se para fazer limpezas ou rematar obra em casa. Contacto – 934 182 926.

Senhora com experiência oferece-se para brunir, fazer limpezas ou cuidar de idosos. Contacto 253 168 886

Menina com experiência em confecção e embalagem oferece-se para trabalhar. Entrada imediata. Contacto – 913 731 213

Oferece se uma casota para cão. Contacto 911 008 005Vende-se tractor lamborghini e reboque. Contacto – 910 301

067Precisa-se de cabeleireira profissional para trabalhar em part/time.

Contacto 253 556 089O Centro de Emprego de Guimarães está a recrutar, com exper-

iência profissional, cozinheiro, serralheiro civil, lavadeiro e engomador de roupa, riscador de moldes em tecido, riscador de moldes cortador

de calçado, riscador de moldes cortador de tecidos, operador de máquinas de costura, serralheiro de moldes-cunhos cortantes e similares, bordador. Os interessados devem dirigir-se ao Centro de Emprego de Guimarães.

Perdeu-se uma carteira com documentos em nome de Edi Ismael Oliveira de Castro. Contacto 963 201 541

Precisa-se de pizzeiro com experiência. Contacto – 965 543 037.

Senhora oferece-se para brunir ou limpezas em casas particulares. Contacto - 938 111 408.

Precisa-se de Tintureiros com experiência para a zona de Guima-rães. Contacto 253 208 680.

Perdeu-se uma carteira de senhora, com documentos em nome de Rosa Carneiro Novais. Contacto 961 884 053

Precisa-se de trolha de 1ª para a zona de Guimarães. Contacto 963 817 037.

Senhora procura trabalho a cuidar de idosos ou crianças, de dia ou de noite. Contacto 910 106 808.

Cavalheiro procura trabalho como jardineiro, motorista ou vigilante. Contacto 918 510 562

Cavalheiro, viúvo, reformado deseja conhecer senhora para futuro compromisso. Contacto 961 184 042

Desapareceu há cerca de 3 semanas de Mesão Frio um cão de porte pequeno castanho e branco. Contacto 253 432 202.

0293 - Precisa-se de comerciais com ou sem experiência para o ramo imobiliário. Contacto 915 357 270

0292-Desapareceu de Nespereira um cão de raça Labrador com coleira e chip. Contacto 965 534 612.

0291 – Compro vitrina em vidro para balcão de café. Contacto: 964 253 490

0290 – Vendo máquina de café , máquina de francesinhas , ar-refecedor de bebidas e duas portas. Contacto: 964 253 490.

0289 - Precisa-se de senhora para fazer bolo com sardinhas ao fim de semana em Polvoreira. Contacto 935 815 887.

0288 - Encontrou-se um porta-moedas na zona da Quintã no fim de semana.Será entregue a quem provar pertencer. Contacto 936 905 599.

0287 - Procura-se empregada domestica (passar a ferro limpeza adiantar jantar) para as tardes de segunda a sexta. Contacto 913 881 470.

Page 27: O comercio de guimaraes 10 09 2014

O Comércio de Guimarães . 27Quarta-feira, 10 de Setembro de 2014

O B I U Á R I OTambém na Rádio Santiago às 05h00 de segunda a sábado

QUINTA-FEIRA, dia 11 de Setembro, pelas 19,30 ho-ras na Igreja de São Sebastião, é celebrada Missa de 30º Dia de falecimento de Carlos Manuel Teixeira Araújo. (S.Sebastião)

SÁBADO, dia 13 de Setembro, pelas 17:00 horas, na Igreja de S. Francisco, e Domingo, dia 14, pelas 10:30 horas, na Igreja de Ronfe são celebradas mis-sas de 30.º dia do falecimento de MARIA JUDITE CORREIA DE FIGUEIREDO MACHADO GUIMA-RÃES. (Passos)

SÁBADO, dia 13 de Setembro, pelas 17.30 horas na Igreja de São Sebastião, é celebrada Missa de 30º Dia de falecimento de Zulmira Pereira. (S. Sebas-tião)

SÁBADO, dia 13 de Setembro, pelas 18:00 horas, no Santuário de S. Torcato, é celebrada missa de 30.º dia do falecimento de LAURA DE FREITAS TOR-RES. (Passos)

SÁBADO, dia 13 de Setembro, pelas 18:00 horas, no Santuário de S. Torcato, é celebrada missa de 30.º dia do falecimento de ARTUR LOPES. (Passos)

SÁBADO, dia 13 de Setembro, pelas 19:00 horas, na Igreja de Ronfe, é celebrada missa de 1.º aniversário do falecimento de OLINDA AZEVEDO FORTE. (Pas-sos)

DOMINGO, dia 14 de Setembro, pelas 8:00 horas, na Igreja de Gonça, é celebrada missa de 30.º dia do falecimento de GLÓRIA MARQUES DE OLIVEIRA. (Passos)

DOMINGO, dia 14 de Setembro, pelas 10:30 horas, na Igreja de Santo Amaro - Mascotelos, é celebrada missa de 30.º dia do falecimento de MARIA ISABEL RIBEIRO. (Passos)

DOMINGO, dia 14 de Setembro, pelas 19.30 horas na Igreja de São Sebastião, é celebrada Missa de 1º Aniversário de falecimento de Olívia da Conceição Silva. (S. Sebastião)

DOMINGO dia 14 de Setembro, pelas 19.30 horas na Igreja de São Sebastião, é celebrada Missa de 5º Mês de falecimento de Maria Celeste Vasconcelos Machado. (S. Sebastião)

ALBERTOTEIXEIRA JÚLIO

Missa de 1º Aniversário

A Familia, ao recordar com saudade o seu ente querido, na passagem do 1º Ani-versário do seu falecimento, convida todas as pessoas das suas relações e amizade a assistir à missa que por sua alma será celebrada na TERÇA-FEIRA dia 16, pelas 19,30 horas na Igreja Paroquial de São Sebastião (Dominicas).

Reconhecidamente agradece.Guimarães, 10 de Setembro de 2014

A FamíliaFunerária SÃO SEBASTIÃO de Guimarães – Tel. 253 412 461

FRANCISCOFERNANDES

Missa de 11º Aniversário

A Família convida todas as pessoas das suas relações e amizade a assistir a Missa de 10º Aniversário do falecimento do seu ente querido, que será celebrada TERÇA-FEIRA dia 16, pelas 19 horas na Igreja de Nossa Senhora da Oliveira.

Penhoradamente agradece a presença no piedoso acto.

Guimarães, 10 de Setembro de 2014

A FamíliaFunerária SÃO SEBASTIÃO de Guimarães 253 412 461

JOSÉ MAIA GOMESAgradecimento

A Família na impossibilidade de o poder fazer individualmente como seria seu desejo, vem por este meio agradecer a todas as pessoas que se associaram à sua dor, aquando do funeral e Missas de Sétimo Dia do falecimento do seu ente querido, assim como a todos aqueles que das mais variadas formas lhe fizeram significar a sua amizade.

Guimarães, 10 de Setembro de 2014

A FamíliaFunerária SÃO SEBASTIÃO de Guimarães 253 412 461

PROF.ª MARIAHELENA MARTINS

GUEDESFREITAS E CASTRO

FALECEU COM 63 ANOSNo dia 04-09-2014

A família, informa que na próxima Quarta-fei-ra, dia 10 de Setembro, pelas 19,00 horas, na Igreja de Pencelo, será celebrada missa de 7.º dia pelo seu eterno descanso.

Desde já agradece a todos quantos se dignarem assistir a tão piedoso acto, bem como àqueles que a acompanharam à última morada, ou que de qualquer outra forma lhes manifestaram o seu pesar.

A famíliaAgência Funerária Passos, Lda. – Guimarães

LUÍSRIBEIRO

LOUREIROMissa de 27º Aniversário

A família, ao recordar com saudade o seu ente querido, na passagem do 27.º Aniversário do falecimento, convida todas as pessoas das suas relações e amizade a assistir à missa que por sua alma será celebrada no próximo dia 14 de Setembro (Domingo), pelas 12:30 horas, na Igreja de S. Francisco.

Reconhecida agradece.Agência Funerária Passos, Lda. – Guimarães

Page 28: O comercio de guimaraes 10 09 2014

28 . O Comércio de GuimarãesPUBLICIDADE

Quarta-feira, 13 de Março de 2013