O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E...

43
O BRASIL E SUAS O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS DIVISÕES INTERNAS

Transcript of O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E...

Page 1: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

O BRASIL E SUAS O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNASDIVISÕES INTERNAS

Page 2: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5 KM8.547.403,5 KM22 . .

Page 3: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

SOMENTE QUATRO PAÍSES DO SOMENTE QUATRO PAÍSES DO MUNDO POSSUEM UMA ÁREA TOTAL MUNDO POSSUEM UMA ÁREA TOTAL MAIOR DO QUE A NOSSA: RÚSSIA, MAIOR DO QUE A NOSSA: RÚSSIA, CANADÁ, CHINA E ESTADOS UNIDOS. CANADÁ, CHINA E ESTADOS UNIDOS.

AO CONTRÁRIO DOS QUATRO AO CONTRÁRIO DOS QUATRO MAIORES, O BRASIL NÃO POSSUI MAIORES, O BRASIL NÃO POSSUI ÁREAS INABITÁVEIS OU QUE ÁREAS INABITÁVEIS OU QUE DIFICULTEM MUITO A ATIVIDADE DIFICULTEM MUITO A ATIVIDADE HUMANA (GELEIRAS, DESERTOS HUMANA (GELEIRAS, DESERTOS INÓSPITOS E GRANDES CADEIAS INÓSPITOS E GRANDES CADEIAS MONTANHOSAS. MONTANHOSAS.

Page 4: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

AS DISPARIDADES AS DISPARIDADES SOCIOECONÔMICAS, DEVEM-SE A SOCIOECONÔMICAS, DEVEM-SE A PROCESSOS HISTÓRICOS E DE PROCESSOS HISTÓRICOS E DE OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO. OCUPAÇÃO DO TERRITÓRIO. EXISTEM ÁREAS EXPLORADAS EXISTEM ÁREAS EXPLORADAS NO BRASIL DESDE O SÉCULO XVI, NO BRASIL DESDE O SÉCULO XVI, AO PASSO QUE OUTRAS TIVERAM AO PASSO QUE OUTRAS TIVERAM SEU CONHECIMENTO E SEU CONHECIMENTO E EXPLORAÇÃO INTENSIFICADOS EXPLORAÇÃO INTENSIFICADOS SOMENTE A PARTIR DO SÉCULO SOMENTE A PARTIR DO SÉCULO XX.XX.

Page 5: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

GRANDES CONTRASTES REGIONAIS DO BRASIL GRANDES CONTRASTES REGIONAIS DO BRASIL – DEVIDO PRINCIPALMENTE:– DEVIDO PRINCIPALMENTE:

- A SUA EXTENSÃO TERRITORIAL- DIFERENTES - A SUA EXTENSÃO TERRITORIAL- DIFERENTES RELEVOS, CLIMAS, FLORA E FAUNA. RELEVOS, CLIMAS, FLORA E FAUNA.

- UM PROCESSO DISTINTO DE OCUPAÇÃO DAS - UM PROCESSO DISTINTO DE OCUPAÇÃO DAS DIFERENTES ÁREAS DO BRASIL;DIFERENTES ÁREAS DO BRASIL;

- MAIOR OU MENOR INTEGRAÇÃO COM O - MAIOR OU MENOR INTEGRAÇÃO COM O MERCADO MUNDIAL; MERCADO MUNDIAL;

- MAIOR OU MENOR CONCENTRAÇÃO DE - MAIOR OU MENOR CONCENTRAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS, INDUSTRIAIS, RECURSOS FINANCEIROS, INDUSTRIAIS, PESSOAS E SERVIÇÕS; PESSOAS E SERVIÇÕS;

- MAIOR OU MENOR INTEGRAÇÃO COM AS - MAIOR OU MENOR INTEGRAÇÃO COM AS REGIÕES INTERNAS MAIS DINÂMICAS. REGIÕES INTERNAS MAIS DINÂMICAS.

Page 6: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

É O IBGE QUE ESTÁ É O IBGE QUE ESTÁ ENCARREGADO DE ENCARREGADO DE ORGANIZAR E DIVIDIR O ORGANIZAR E DIVIDIR O IMENSO TERRITÓRIO IMENSO TERRITÓRIO BRASILEIRO EM DIFERENTES BRASILEIRO EM DIFERENTES REGIÕES. REGIÕES.

Page 7: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

EM 1967, O IBGE ESTABELECEU EM 1967, O IBGE ESTABELECEU A DIVISÃO DO BRASIL EM CINCO A DIVISÃO DO BRASIL EM CINCO MACROREGIÕES, UTILIZANDO MACROREGIÕES, UTILIZANDO CRITÉRIOS POLÍTICO-CRITÉRIOS POLÍTICO-ADMINISTRATIVOS. ATÉ HOJE, ADMINISTRATIVOS. ATÉ HOJE, OS DADOS DO IBGE SÃO OS DADOS DO IBGE SÃO COLETADOS E ORGANIZADOS COLETADOS E ORGANIZADOS TENDO ESTA DIVISÃO REGIONAL TENDO ESTA DIVISÃO REGIONAL POR CRITÉRIO. POR CRITÉRIO.

Page 8: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.
Page 9: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

NORTE: ÁREA DE PREDOMÍNIO NORTE: ÁREA DE PREDOMÍNIO DO CLIMA EQUATORIAL E DA DO CLIMA EQUATORIAL E DA FLORESTA AMAZÔNICAFLORESTA AMAZÔNICA

Page 10: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

NORDESTE: ÁREA NORDESTE: ÁREA GENERICAMENTE GENERICAMENTE ASSOCIADA À ASSOCIADA À CAATINGA E AO CAATINGA E AO CLIMA SEMI-ÁRIDO. CLIMA SEMI-ÁRIDO. DEVIDO ÁS SUAS DEVIDO ÁS SUAS DIFERENÇAS DIFERENÇAS INTERNAS, ESTA INTERNAS, ESTA REGIÃO FOI DIVIDIDA REGIÃO FOI DIVIDIDA EM QUATRO SUB-EM QUATRO SUB-REGIÕES (ZONZ DA REGIÕES (ZONZ DA MATA, SERTÃO, MATA, SERTÃO, AGRESTE E MEIO-AGRESTE E MEIO-NORTE)NORTE)

Page 11: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

SUDESTE: ÁREA DE PREDOMÍNIO SUDESTE: ÁREA DE PREDOMÍNIO DOS PLANALTOS E SERRAS, DE DOS PLANALTOS E SERRAS, DE MAIOR INDUSTRIALIZAÇÃO E MAIOR INDUSTRIALIZAÇÃO E POPULAÇÃO. POPULAÇÃO.

Page 12: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

CENTRO-OESTE: ÁREA DE CENTRO-OESTE: ÁREA DE PREDOMÍNIO DA VEGETAÇÃO DO PREDOMÍNIO DA VEGETAÇÃO DO CERRADO, DAS CHAPADAS E CERRADO, DAS CHAPADAS E CHAPADÕES EM CLIMA CHAPADÕES EM CLIMA TROPICAL.TROPICAL.

Page 13: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

SUL: ÁREA DE CLIMA SUL: ÁREA DE CLIMA PREDOMINANTEMENTE PREDOMINANTEMENTE SUBTROPICAL. SUBTROPICAL.

Page 14: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

REGIÃO NORTEREGIÃO NORTE

A REGIÃO NORTE OCUPA CERCA A REGIÃO NORTE OCUPA CERCA DE 45,27% DO TERRITÓRIO DE 45,27% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. BRASILEIRO.

CLIMA – EQUATORIALCLIMA – EQUATORIALBANHADA PELAS BACIAS DO BANHADA PELAS BACIAS DO

AMAZONAS E TOCANTINS.AMAZONAS E TOCANTINS.RELEVO – PREDOMINAM RELEVO – PREDOMINAM

DEPRESSÕES, PLANALTOS AO DEPRESSÕES, PLANALTOS AO NORTE E A PLANÍCIE NORTE E A PLANÍCIE AMAZÔNICA. AMAZÔNICA.

Page 15: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

VEGETAÇÃO: - FLORESTA EQUATORIAL OU VEGETAÇÃO: - FLORESTA EQUATORIAL OU AMAZÔNICAAMAZÔNICA

MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO É MAIS DA METADE DA POPULAÇÃO É URBANA (57,8%), E A EXPECTATIVA DE URBANA (57,8%), E A EXPECTATIVA DE VIDA É DE 67,35 ANOS.VIDA É DE 67,35 ANOS.

PRINCIPAIS CIDADES: BELÉM (PARÁ) PRINCIPAIS CIDADES: BELÉM (PARÁ) MANAUS (AMAZONAS) MANAUS (AMAZONAS)

ECONOMIA REGIONAL: BASEIA-SE NO ECONOMIA REGIONAL: BASEIA-SE NO EXTRATIVISMO VEGETAL (LÁTEX, AÇAI, EXTRATIVISMO VEGETAL (LÁTEX, AÇAI, MADEIRAS E CASTANHAS) . MADEIRAS E CASTANHAS) .

EXTRATIVISMO MINERAL: (OURO, EXTRATIVISMO MINERAL: (OURO, CASSITERITA, DIAMANTES, ESTANHO, CASSITERITA, DIAMANTES, ESTANHO, FERRO, MANGANÊS, BAUXITA) FERRO, MANGANÊS, BAUXITA)

ZONA FRANCA DE MANAUS – PRODUÇÃO ZONA FRANCA DE MANAUS – PRODUÇÃO DE ELETRO-ELETRÔNICOS. DE ELETRO-ELETRÔNICOS.

Page 16: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

ESTA REGIÃO CARACTERIZA-SE ESTA REGIÃO CARACTERIZA-SE AINDA POR CONSTANTES AINDA POR CONSTANTES CONFLITOS ENTRE ÍNDIOS, CONFLITOS ENTRE ÍNDIOS, GARIMPEIROS, GRILEIROS E GARIMPEIROS, GRILEIROS E POSSEIROS. POSSEIROS.

Page 17: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.
Page 18: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.
Page 19: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

REGIÃO NORDESTEREGIÃO NORDESTE

A REGIÃO NORDESTE OCUPA A REGIÃO NORDESTE OCUPA 18,26% DO TERRITÓRIO 18,26% DO TERRITÓRIO NACIONAL.NACIONAL.

RELEVO – FORMADA POR EXTENSO RELEVO – FORMADA POR EXTENSO PLANALTO, ANTIGO E APLAINADO PLANALTO, ANTIGO E APLAINADO PELA EROSÃO.PELA EROSÃO.

ECONOMIA – BASEAVA-SE ECONOMIA – BASEAVA-SE INICIALMENTE NA EXPLORAÇÃO INICIALMENTE NA EXPLORAÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR E CACAU. DE CANA-DE-AÇÚCAR E CACAU.

Page 20: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

A PARTIR DA DÉCADA DE A PARTIR DA DÉCADA DE 1980, TEVE INÍCIO O 1980, TEVE INÍCIO O DESENVOLVIMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE LAVOURAS DE FRUTICULTURA LAVOURAS DE FRUTICULTURA PARA EXPLORAÇÃO NA ÁREA PARA EXPLORAÇÃO NA ÁREA DO VALE DO RIO SÃO DO VALE DO RIO SÃO FRANCISCO (BAHIA E FRANCISCO (BAHIA E PERNAMBUCO) A PECUÁRIA, PERNAMBUCO) A PECUÁRIA, EXTENSIVA, É DESENVOLVIDA EXTENSIVA, É DESENVOLVIDA NO SERTÃO, JUNTAMENTE NO SERTÃO, JUNTAMENTE COM A CRIAÇÃO DE CABRAS.COM A CRIAÇÃO DE CABRAS.

Page 21: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

ENCONTRAMOS TAMBÉM, ENCONTRAMOS TAMBÉM, NESTA REGIÃO, A NESTA REGIÃO, A EXPLORAÇÃO DO SAL NO RIO EXPLORAÇÃO DO SAL NO RIO GRANDE DO NORTE E GRANDE DO NORTE E PETRÓLEO (LITORAL E PETRÓLEO (LITORAL E PLATAFORMA CONTINENTAL. PLATAFORMA CONTINENTAL. O PETRÓLEO É REFINADO NO O PETRÓLEO É REFINADO NO PÓLO PETROQUÍMICO DE PÓLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI E EM CANDEIAS CAMAÇARI E EM CANDEIAS (BAHIA). (BAHIA).

Page 22: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

OS MAIORES CENTROS OS MAIORES CENTROS INDUSTRIAIS SE LOCALIZAM NO INDUSTRIAIS SE LOCALIZAM NO ENTORNO DAS CIDADES DE ENTORNO DAS CIDADES DE RECIFE E SALVADOR, SENDO QUE RECIFE E SALVADOR, SENDO QUE ESSA ÚLTIMA, DEVIDO A VÁRIOS ESSA ÚLTIMA, DEVIDO A VÁRIOS INVESTIMENTOS RECEBIDOS NOS INVESTIMENTOS RECEBIDOS NOS ÚLTIMOS ANOS, GANHOU ÚLTIMOS ANOS, GANHOU GRANDE DESTAQUE REGIONAL. GRANDE DESTAQUE REGIONAL.

Page 23: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

A POPULAÇÃO NORDESTINA É A POPULAÇÃO NORDESTINA É PREDOMINANTEMENTE URBANA PREDOMINANTEMENTE URBANA (60,6%) E A EXPECTATIVA DE (60,6%) E A EXPECTATIVA DE VIDA ENCONTRA-SE ENTRE AS VIDA ENCONTRA-SE ENTRE AS MENORES DO BRASIL: 64,22 MENORES DO BRASIL: 64,22 ANOS. ANOS.

Page 24: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

SUB REGIÕES NORDESTINASSUB REGIÕES NORDESTINASZONA DA MATA – FAIXA DE 200 KM DE ZONA DA MATA – FAIXA DE 200 KM DE

LARGURA NO LITORAL NORDESTINO – LARGURA NO LITORAL NORDESTINO – CLIMA TROPICAL ÚMIDO – SOLO CLIMA TROPICAL ÚMIDO – SOLO FÉRTIL – MASSAPÉ. FÉRTIL – MASSAPÉ.

AGRESTE – FAIXA DE TRANSIÇÃO AGRESTE – FAIXA DE TRANSIÇÃO ENTRE A ZONA DA MATA E O SERTÃO- ENTRE A ZONA DA MATA E O SERTÃO- OCUPADOS POR MINIFÚNDIOS, OCUPADOS POR MINIFÚNDIOS, CULTURAS DE SUBSISTÊNCIA E CULTURAS DE SUBSISTÊNCIA E PECUÁRIA LEITEIRA. PECUÁRIA LEITEIRA.

Page 25: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

SERTÃO – UMA EXTENSA ZONA DE SERTÃO – UMA EXTENSA ZONA DE CLIMA SEMI-ÁRIDO, ABRANGE DESDE CLIMA SEMI-ÁRIDO, ABRANGE DESDE O INTERIOR DA BAHIA ATÉ TRECHOS O INTERIOR DA BAHIA ATÉ TRECHOS DO LITORAL DOS ESTADOS DO RIO DO LITORAL DOS ESTADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ. – GRANDE DO NORTE E CEARÁ. – SOLOS RASOS E PEDREGOSOS – SOLOS RASOS E PEDREGOSOS – CHUVAS ESCASSAS E MAL CHUVAS ESCASSAS E MAL DISTRIBUÍDA – VEGETAÇÃO DISTRIBUÍDA – VEGETAÇÃO CAATINGACAATINGA

Page 26: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

O PROBLEMA DA SECA NO SERTÃO O PROBLEMA DA SECA NO SERTÃO ESTÁ ASSOCIADO ÀS ESTÁ ASSOCIADO ÀS CARACTERISTICAS CARACTERISTICAS SOCIOECONÔMICAS QUE SOCIOECONÔMICAS QUE ESPECIFICAMENTE AO FATOR ESPECIFICAMENTE AO FATOR CLIMÁTICO. É A EXTREMA POBREZA CLIMÁTICO. É A EXTREMA POBREZA DA POPULAÇÃO LOCAL, A ELEVADA DA POPULAÇÃO LOCAL, A ELEVADA CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA E A CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA E A CONSTANTE EMIGRAÇÃO QUE SE CONSTANTE EMIGRAÇÃO QUE SE TORNAM PROBLEMÁTICAS NO TORNAM PROBLEMÁTICAS NO SERTÃO. SERTÃO.

Page 27: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

MEIO-NORTE – É OUTRA FAIXA DE MEIO-NORTE – É OUTRA FAIXA DE TRANSIÇÃO ENTRE O SERTÃO E A TRANSIÇÃO ENTRE O SERTÃO E A AMAZÔNIA – MARANHÃO E PIAUÍ – A AMAZÔNIA – MARANHÃO E PIAUÍ – A VEGETAÇÃO NATURAL DESSA ÁREA VEGETAÇÃO NATURAL DESSA ÁREA É A MATA DOS COCAIS, CONSTITUÍDA É A MATA DOS COCAIS, CONSTITUÍDA PRINCIPALMENTE POR CARNAÚBA E PRINCIPALMENTE POR CARNAÚBA E BABAÇU. BABAÇU.

Page 28: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

CENTRO-OESTECENTRO-OESTE

O CENTRO-OESTE OCUPA 18,86% DO O CENTRO-OESTE OCUPA 18,86% DO TERRITÓRIO NACIONAL. É A MAIS TERRITÓRIO NACIONAL. É A MAIS INTERIOR DAS REGIÕES INTERIOR DAS REGIÕES BRASILEIRAS. BRASILEIRAS.

RELEVO – COMPOSTO POR RELEVO – COMPOSTO POR CHAPADAS E CHAPADÕES. CHAPADAS E CHAPADÕES.

CLIMA – TROPICALCLIMA – TROPICALVEGETAÇÃO – CERRADO. VEGETAÇÃO – CERRADO.

Page 29: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

O PANTANAL, POR SUA DIVERSIDADE O PANTANAL, POR SUA DIVERSIDADE DE FLORA E FAUNA É CONSIDERADO DE FLORA E FAUNA É CONSIDERADO PATRIMÔNIO NATURAL DA PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.HUMANIDADE.

NA REGIÃO CENTRO-OESTE, NA REGIÃO CENTRO-OESTE, ENCONTRAMOS TAMBÉM O DISTRITO ENCONTRAMOS TAMBÉM O DISTRITO FEDERAL E NOSSA CAPITAL FEDERAL E NOSSA CAPITAL FEDERAL- BRASÍLIA. FEDERAL- BRASÍLIA.

POPULAÇÃO É URBANA (81,3%) E A POPULAÇÃO É URBANA (81,3%) E A EXPECTATIVA DE VIDA ESTÁ EM EXPECTATIVA DE VIDA ESTÁ EM TORNO DE 67,8 ANOS. TORNO DE 67,8 ANOS.

Page 30: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

INICIALMENTE, A ECONOMIA INICIALMENTE, A ECONOMIA REGIONAL ORGANIZOU-SE EM REGIONAL ORGANIZOU-SE EM TORNO DO GARIMPO (OURO E TORNO DO GARIMPO (OURO E DIAMANTE), GRADATIVAMENTE DIAMANTE), GRADATIVAMENTE SUBSTITUÍDO PELA PECUARIA. NA SUBSTITUÍDO PELA PECUARIA. NA DÉCADA DE 1960, FOI INAUGURADA DÉCADA DE 1960, FOI INAUGURADA BRASÍLIA, DANDO NOVO DINAMISMO BRASÍLIA, DANDO NOVO DINAMISMO À ECONOMIA REGIONAL. À ECONOMIA REGIONAL.

Page 31: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

A PARTIR DA DÉCADA DE 1970, A PARTIR DA DÉCADA DE 1970, INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS, INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS, PESQUISAS DE SOLOS E PESQUISAS DE SOLOS E MELHORAMENTOS GENÉTICOS NA MELHORAMENTOS GENÉTICOS NA AGRICULTURA ESTIMULARAM A AGRICULTURA ESTIMULARAM A MAIOR EXPLORAÇÃO DESSA IMENSA MAIOR EXPLORAÇÃO DESSA IMENSA ÁREA, COM O DESENVOLVIMENTO DE ÁREA, COM O DESENVOLVIMENTO DE DIVERSAS CULTURAS AGRÍCOLAS, DIVERSAS CULTURAS AGRÍCOLAS, COM GRANDE DESTAQUE A SOJA. COM GRANDE DESTAQUE A SOJA.

Page 32: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

NO CENTRO-OESTE, ESTÃO NO CENTRO-OESTE, ESTÃO LOCALIZADAS GRANDES LOCALIZADAS GRANDES JAZIDAS DE MANGANÊS (MACIÇO JAZIDAS DE MANGANÊS (MACIÇO DE URUCUM), DE DIFÍCIL DE URUCUM), DE DIFÍCIL ACESSO, O QUE DIFICULTA SUA ACESSO, O QUE DIFICULTA SUA EXPLORAÇÃO. EXPLORAÇÃO.

Page 33: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

REGIÃO SUDESTEREGIÃO SUDESTE

REGIÃO SUDESTE OCUPA 10,85% REGIÃO SUDESTE OCUPA 10,85% DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E DO TERRITÓRIO BRASILEIRO E ABRIGA APROXIMADAMENTE 43% ABRIGA APROXIMADAMENTE 43% DA POPULAÇÃO DO PAÍS. DA POPULAÇÃO DO PAÍS. POPULAÇÃO URBANA (88%), POPULAÇÃO URBANA (88%), EXPECTATIVA DE VIDA EM EXPECTATIVA DE VIDA EM TORNO DE 67,5 ANOS. TORNO DE 67,5 ANOS.

Page 34: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

RELEVO – COMPOSTO POR RELEVO – COMPOSTO POR PLANALTOS E SERRAS: PLANALTOS E SERRAS: MANTIQUEIRA, MAR, ESPINHAÇO. MANTIQUEIRA, MAR, ESPINHAÇO.

APRESENTA DESDE OS “MARES E APRESENTA DESDE OS “MARES E MORROS” (SERRAS MORROS” (SERRAS ARREDONDADAS) ATÉ PAISAGENS ARREDONDADAS) ATÉ PAISAGENS SEMELHANTES A MONTANHAS – COM SEMELHANTES A MONTANHAS – COM PICOS PONTIAGUDOS. PICOS PONTIAGUDOS.

Page 35: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

CLIMA PREDOMINANTE É O CLIMA PREDOMINANTE É O TROPICAL, MAS NAS PORÇÕES MAIS TROPICAL, MAS NAS PORÇÕES MAIS ELEVADAS DO RELEVO É POSSÍVEL ELEVADAS DO RELEVO É POSSÍVEL ENCONTRAR UM CLIMA MAIS ENCONTRAR UM CLIMA MAIS INFLUENCIADO PELA ALTITUDE, O INFLUENCIADO PELA ALTITUDE, O TROPICAL DE ALTITUDE. TROPICAL DE ALTITUDE.

TANTO NO LITORAL, COMO TAMBÉM TANTO NO LITORAL, COMO TAMBÉM EM ÁREAS INTERIORES DO SUDESTE, EM ÁREAS INTERIORES DO SUDESTE, ORIGINALMENTE EXISTIRAM ORIGINALMENTE EXISTIRAM GRANDES EXTENSÕES DE MATA GRANDES EXTENSÕES DE MATA ATLÂNTICA, ATUALMENTE BASTANTE ATLÂNTICA, ATUALMENTE BASTANTE DEGRADADA. DEGRADADA.

Page 36: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

A REGIÃO SUDESTE PODE SER A REGIÃO SUDESTE PODE SER DEFINIDA COMO A MAIS DINÂMICA DEFINIDA COMO A MAIS DINÂMICA DO PAÍS. NELA ESTÃO DO PAÍS. NELA ESTÃO CONCENTRADOS OS PRINCIPAIS CONCENTRADOS OS PRINCIPAIS FLUXOS FINANCEIROS, PRODUTIVOS FLUXOS FINANCEIROS, PRODUTIVOS E DE COMUNICAÇÃO. E DE COMUNICAÇÃO.

TRÊS DAS CINCO MAIORES CIDADES TRÊS DAS CINCO MAIORES CIDADES DO BRASIL SE CONCENTRAM NESSA DO BRASIL SE CONCENTRAM NESSA REGIÃO – SÃO PAULO, MINAS GERAIS REGIÃO – SÃO PAULO, MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO. E RIO DE JANEIRO.

Page 37: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

A REGIÃO SUDESTE CONCENTRA A REGIÃO SUDESTE CONCENTRA TAMBÉM OS MAIORES CENTROS TAMBÉM OS MAIORES CENTROS INDUSTRIAIS NACIONAIS, POSSUI O INDUSTRIAIS NACIONAIS, POSSUI O MAIOR PORTO (SANTOS/SP) E MAIOR PORTO (SANTOS/SP) E TAMBÉM SE BENEFICIA PELA TAMBÉM SE BENEFICIA PELA PRESENÇA DOS MAIORES E MAIS PRESENÇA DOS MAIORES E MAIS IMPORTANTES CENTROS DE IMPORTANTES CENTROS DE FORMAÇÃO E PESQUISA. FORMAÇÃO E PESQUISA.

Page 38: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

POSSUI OS MAIORES REBANHOS POSSUI OS MAIORES REBANHOS BOVINOS, ALÉM DE CONCENTRAR A BOVINOS, ALÉM DE CONCENTRAR A MAIOR PRODUÇÃO NACIONAL DE MAIOR PRODUÇÃO NACIONAL DE INÚMEROS PRODUTOS AGRÍCOLAS INÚMEROS PRODUTOS AGRÍCOLAS (CAFÉ, LARANJA, CANA-DE-AÇÚCAR, (CAFÉ, LARANJA, CANA-DE-AÇÚCAR, BANANA), ATRAVÉS DE BOM PADRÃO BANANA), ATRAVÉS DE BOM PADRÃO TÉCNICO E ALTA PRODUTIVIDADE. TÉCNICO E ALTA PRODUTIVIDADE.

Page 39: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

EM TERMOS DE EXPLORAÇÃO DE EM TERMOS DE EXPLORAÇÃO DE RECURSOS DE SUBSOLO, RECURSOS DE SUBSOLO, ENCONTRAMOS O QUADRILÁTERO ENCONTRAMOS O QUADRILÁTERO FERRÍFERO/MG, A EXPLORAÇÃO DE FERRÍFERO/MG, A EXPLORAÇÃO DE FERRO E MANGANÊS.FERRO E MANGANÊS.

NA BACIA DE CAMPOS/RJ – A NA BACIA DE CAMPOS/RJ – A EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO.EXPLORAÇÃO DO PETRÓLEO.

NO ESPÍRITO SANTO, A EXPLORAÇÃO NO ESPÍRITO SANTO, A EXPLORAÇÃO DE PEDRAS ORNAMENTAIS. DE PEDRAS ORNAMENTAIS. (MÁRMORES E GRANITOS.(MÁRMORES E GRANITOS.

Page 40: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

REGIÃO SULREGIÃO SUL

A REGIÃO SUL É A QUE APRESENTA A REGIÃO SUL É A QUE APRESENTA MENOR ÁREA 6,75% NO TERRITÓRIO MENOR ÁREA 6,75% NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.BRASILEIRO.

CLIMA – SUBTROPICAL, EXCETO CLIMA – SUBTROPICAL, EXCETO NORTE PARANÁ- TROPICAL. NORTE PARANÁ- TROPICAL.

RELEVO – PRESENÇA DE PLANALTOS RELEVO – PRESENÇA DE PLANALTOS E DE PLANÍCIES – E DE PLANÍCIES –

AS ÁREAS PLANALTICAS ESTÃO AS ÁREAS PLANALTICAS ESTÃO ASSOCIADAS Á PRESENÇA DA MATA ASSOCIADAS Á PRESENÇA DA MATA SUBTROPICAL, OU MATA DE SUBTROPICAL, OU MATA DE ARAUCÁRIA. ARAUCÁRIA.

Page 41: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

OS RIOS- SÃO PLANALTICOS, COM OS RIOS- SÃO PLANALTICOS, COM GRANDE POTENCIAL HIDRELÉTRICO, GRANDE POTENCIAL HIDRELÉTRICO, DESTACANDO-SE A HIDRELÉTRICA DESTACANDO-SE A HIDRELÉTRICA BINACIONAL DE ITAIPU (NO RIO BINACIONAL DE ITAIPU (NO RIO PARANÁ. PARANÁ.

Page 42: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

POPULAÇÃO APRESENTA A MAIOR POPULAÇÃO APRESENTA A MAIOR EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASIL, EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASIL, 68,8%, SENDO TAMBÉM 68,8%, SENDO TAMBÉM PREDOMINANTEMENTE URBANA: PREDOMINANTEMENTE URBANA: 74,1%.74,1%.

A PRODUÇÃO AGRÍCOLA UTILIZA A PRODUÇÃO AGRÍCOLA UTILIZA TÉCNICAS MODERNAS DE CULTIVO, TÉCNICAS MODERNAS DE CULTIVO, COM ELEVADA PRODUTIVIDADE, COM ELEVADA PRODUTIVIDADE, DESTACANDO-SE A SOJA, O TABACO, DESTACANDO-SE A SOJA, O TABACO, O TRIGO E O ARROZ, ALÉM DA UVA O TRIGO E O ARROZ, ALÉM DA UVA CULTIVADA EM PROPRIEDADES CULTIVADA EM PROPRIEDADES FAMILIARES. FAMILIARES.

Page 43: O BRASIL E SUAS DIVISÕES INTERNAS. SEGUNDO O IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA, O BRASIL POSSUI UMA EXTENSÃO TERRITORIAL DE 8.547.403,5.

ALÉM DA PECUÁRIA DE CORTE ALÉM DA PECUÁRIA DE CORTE (BOVINOS), DESTACA-SE A (BOVINOS), DESTACA-SE A SUINOCULTURA (SC/PR) .SUINOCULTURA (SC/PR) .

É PRECISO DESTACAR A PRODUÇÃO É PRECISO DESTACAR A PRODUÇÃO DE CARVÃO NO VALE DO TUBARÃO DE CARVÃO NO VALE DO TUBARÃO EM SANTA CATARINA, QUE APESAR EM SANTA CATARINA, QUE APESAR DE INSUFICIENTE PARA COBRIR O DE INSUFICIENTE PARA COBRIR O CONSUMO INTERNO BRASILEIRO, É A CONSUMO INTERNO BRASILEIRO, É A QUE MAIS SE DESTACA NO PAÍS. QUE MAIS SE DESTACA NO PAÍS.