NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos...

15
1 NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR

Transcript of NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos...

Page 1: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

1

NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR

Page 2: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

2

Introdução

Estamos vivenciando o tempo pascal, espaço para vivência de uma profunda comunhão com toda a Igreja e para experimentarmos, em nossas próprias vidas, os efeitos da ressurreição de Cristo. Nesta novena em preparação à Festa de Jesus Bom Pastor, queremos pedir a graça de contemplar a ternura do Pai no Rosto de Jesus, e viver segundo Ele.

Jesus Bom Pastor é o vosso protetor, vosso guia, está sempre convosco. Jesus Bom Pastor é tudo para vós, Ele vos chama, vos guia, providencia para vós tudo o que é necessário, não morrerá jamais. Jesus é Sacerdote eternamente». (So 1947)

«Então precisa entrar no íntimo espírito do Bom Pastor, não só exteriormente como trabalho e várias ocupações, mas no íntimo: fui mandado para a salvação das almas. Precisa conformar nosso interior com o Bom Pastor! Conformar os nossos pensamentos com a bondade e os sentimentos de Jesus» (AAP 1963, 174.181)

PRIMEIRO DIA O Pastor, rosto da ternura do Pai, nos alimenta com o pão da Misericórdia

(preparar ambiente com pães e ao final realizar a partilha dos mesmos)

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

Depois disso, Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, ou seja, de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia, vendo os sinais que ele fazia a favor dos doentes. Jesus subiu a montanha e sentou-se lá com os seus discípulos. Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. Levantando os olhos e vendo uma grande multidão que vinha a ele, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que estes possam comer?” Disse isso para testar Filipe, pois ele sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: “Nem duzentos denários de pão bastariam para dar um pouquinho a cada um”. Um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas, que é isso para tanta gente?”. Jesus disse: “Fazei as pessoas sentar-se”. Naquele lugar havia muita relva, e lá se sentaram os homens em número de aproximadamente cinco mil. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. Depois que se fartaram, disse aos discípulos: “Juntai os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” Eles juntaram e encheram doze cestos, com os pedaços que sobraram dos cinco pães de cevada que comeram. À vista do sinal que Jesus tinha realizado, as pessoas exclamavam: “Este é verdadeiramente o profeta, aquele que deve vir ao mundo”. Quando Jesus percebeu que queriam levá-lo para proclamá-lo rei, novamente se retirou sozinho para a montanha. (6, 1-15)

Do Magistério de Papa Francisco

Com o olhar fixo em Jesus e no seu rosto misericordioso, podemos individuar o amor da Santíssima Trindade. A missão, que Jesus recebeu do Pai, foi a de revelar o mistério do

Page 3: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

3

amor divino na sua plenitude. « Deus é amor » (1 Jo 4, 8.16): afirma-o, pela primeira e única vez em toda a Escritura, o evangelista João. Agora este amor tornou-se visível e palpável em toda a vida de Jesus. A sua pessoa não é senão amor, um amor que se dá gratuitamente. O seu relacionamento com as pessoas, que se abeiram d’Ele, manifesta algo de único e irrepetível. Os sinais que realiza, sobretudo para com os pecadores, as pessoas pobres, marginalizadas, doentes e atribuladas, decorrem sob o signo da misericórdia. Tudo n’Ele fala de misericórdia. N’Ele, nada há que seja desprovido de compaixão. Vendo que a multidão de pessoas que O seguia estava cansada e abatida, Jesus sentiu, no fundo do coração, uma intensa compaixão por elas (cf. Mt 9, 36). Em virtude deste amor compassivo, curou os doentes que Lhe foram apresentados (cf. Mt 14, 14) e, com poucos pães e peixes, saciou grandes multidões (cf. Mt 15, 37). Em todas as circunstâncias, o que movia Jesus era apenas a misericórdia, com a qual lia no coração dos seus interlocutores e dava resposta às necessidades mais autênticas que tinham. (Misericordiae Vultus, 8)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

No Evangelho se lê: «Eu sou o Bom Pastor » (Jo 10,11). Como Jesus apascenta as suas ovelhas? Com o próprio corpo e com o próprio sangue. Nenhum pastor jamais deu de comer o seu próprio corpo, Jesus se deu por inteiro. Em segundo lugar, Jesus apascenta com o pão da verdade, que é o pão do espírito, infinitamente mais nobre do que o pão material. Depois apascenta também as almas com os seus exemplos. O seu alimento é fazer a vontade do Pai celeste e nós seguimos os exemplos de Jesus quando fazemos a vontade de Deus. Jesus nos dá um tríplice nutrimento: nutrimento do coração com a Eucaristia, da mente com a verdade, da vontade com os seus próprios exemplos. (PrP VII, 1954, p. 46)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus, Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

SEGUNDO DIA

Jesus, rosto da ternura do Pai, é o Pastor que nos regenera com a superabundância

da sua misericórdia (preparar o ambiente com barco e redes)

Canto de abertura

Page 4: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

4

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

Depois disso, Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Gêmeo, Natanael, de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos dele. Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Nós vamos contigo”. Saíram, entraram no barco, mas não pescaram nada naquela noite. Já de manhã, Jesus estava aí na praia, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Ele perguntou: “Filhinhos, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”. Ele lhes disse: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”. Eles lançaram a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. Então, o discípulo que Jesus mais amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu e arregaçou a túnica (pois estava nu) e lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram com o barco, arrastando as redes com os peixes. Na realidade, não estavam longe da terra, mas somente uns cem metros. Quando chegaram à terra, viram umas brasas preparadas, com peixe em cima e pão. Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. Então, Simão Pedro subiu e arrastou a rede para terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rasgou. Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-se, tomou o pão e deu a eles. E fez a mesma coisa com o peixe. Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. (21, 1-14)

Do Magistério de Papa Francisco

Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar conosco a sua vida. A Igreja sente, fortemente, a urgência de anunciar a misericórdia de Deus. A sua vida é autêntica e credível, quando faz da misericórdia seu convicto anúncio. Sabe que a sua missão primeira, sobretudo numa época como a nossa cheia de grandes esperanças e fortes contradições, é a de introduzir a todos no grande mistério da misericórdia de Deus, contemplando o rosto de Cristo. A Igreja é chamada, em primeiro lugar, a ser verdadeira testemunha da misericórdia, professando-a e vivendo-a como o centro da Revelação de Jesus Cristo. Do coração da Trindade, do íntimo mais profundo do mistério de Deus, brota e flui incessantemente a grande torrente da misericórdia. Esta fonte nunca poderá esgotar-se, por maior que seja o número daqueles que dela se abeirem. Sempre que alguém tiver necessidade poderá aceder a ela, porque a misericórdia de Deus não tem fim. Quanto insondável é a profundidade do mistério que encerra, tanto é inesgotável a riqueza que dela provém. (Misericordiae Vultus, 25)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

Jesus é o pastor das almas. As almas são suas e a tantos títulos: Ele é o seu Criador, o providente conservador; Ele as resgatou da escravidão do pecado, a preço de seu precioso

Page 5: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

5

sangue derramado. Existe aqui uma íntima relação entre o Bom Pastor Jesus e as almas. (So 1947, p. 57)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe. Ó Jesus, Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

TERCEIRO DIA

O Pastor, rosto da ternura do Pai, dilata os nossos corações (preparar ambiente com corações)

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?” Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Cuida dos meus cordeiros”. E disse-lhe, pela segunda vez: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro respondeu: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas”. Pela terceira vez, perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?” Pedro ficou triste, porque lhe perguntou pela terceira vez se o amava. E respondeu: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”. Jesus disse-lhe: “Cuida das minhas ovelhas. Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu mesmo amarravas teu cinto e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderás as mãos, e outro te amarrará pela cintura e te levará para onde não queres ir”. Disse isso para dar a entender com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: “Segue-me”. (21, 15-19)

Do Magistério de Papa Francisco

A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa. A Esposa de Cristo assume o comportamento do Filho de Deus, que vai ao encontro de todos sem excluir ninguém. No nosso tempo, em que a Igreja está comprometida na nova evangelização, o

Page 6: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

6

tema da misericórdia exige ser reproposto com novo entusiasmo e uma ação pastoral renovada. É determinante para a Igreja e para a credibilidade do seu anúncio que viva e testemunhe, ela mesma, a misericórdia. A sua linguagem e os seus gestos, para penetrarem no coração das pessoas e desafiá-las a encontrar novamente a estrada para regressar ao Pai, devem irradiar misericórdia. A primeira verdade da Igreja é o amor de Cristo. E, deste amor que vai até ao perdão e ao dom de si mesmo, a Igreja faz-se serva e mediadora junto dos homens. Por isso, onde a Igreja estiver presente, aí deve ser evidente a misericórdia do Pai. Nas nossas paróquias, nas comunidades, nas associações e nos movimentos – em suma, onde houver cristãos –, qualquer pessoa deve poder encontrar um oásis de misericórdia.

(Misericordiae Vultus, 12)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

A vossa missão nasce do amor: «Dilexit me et tradidit semetipsum pro me». A primeira condição para exercer o apostolado é o amor, um amor semelhante àquele de Jesus na cruz: «sitio»; Um amor bem determinado, não um sentimento vago. Amor verdadeiro, completo, que se põe a disposição das almas, sem nenhum limite. A salvação de nossa alma está ligada à salvação das almas de nossa paróquia. Peçamos que Deus dilate os nossos corações para amar todas as almas sem distinção, pois queremos todas conosco no Paraíso. (...) O apostolado é caridade: quanto mais soubermos nos adaptar à humanidade de hoje, em cada condição, língua, continente, tanto mais seremos eficazes. (So 1947, pp. 64-65)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

QUARTO DIA

O Pastor, rosto da ternura do Pai, é a porta através da qual se assume o cuidado do seu rebanho

(preparar ambiente com imagem do Bom Pastor)

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Page 7: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

7

Do Evangelho segundo São João

“Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil onde estão as ovelhas, mas sobe por outro lugar, esse é ladrão e assaltante. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas escutam a sua voz, ele chama cada uma pelo nome e as leva para fora. E depois de fazer sair todas as que são suas, ele caminha à sua frente e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. A um estranho, porém, não seguem, mas fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6 Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer. Jesus disse então: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. (10, 1-8)

De uma homilia do Papa Bento XVI

Antes de refletir sobre estas três características essenciais do ser pastor, talvez seja útil recordar brevemente a parte precedente do discurso sobre os pastores no qual Jesus, antes de se designar a si mesmo como Pastor, diz algo que nos surpreende: "Eu sou a porta" (Jo 10, 7). É através dele que se deve entrar no serviço de pastor. Jesus põe em evidência de maneira muita clara esta condição fundamental, afirmando: "Quem... sobe por outro lado, é um ladrão e salteador" (Jo 10, 1). Esta palavra, "sobe" anabainei ,em grego evoca a imagem de alguém que escala um recinto para ir, ultrapassando, aonde legitimamente não poderia chegar. "Subir" aqui pode-se ver também a imagem do carreirismo, da tentativa de chegar "ao alto", de procurar uma posição por meio da Igreja: servir-se, não servir. É a imagem do homem que, através do sacerdócio, quer tornar-se importante, ser uma personagem; a imagem daquele que tem em vista a sua própria exaltação e não o humilde serviço a Jesus Cristo. No entanto, a única subida legítima rumo ao ministério do pastor é a cruz. Esta é a autêntica ascese, esta é a verdadeira porta. Não desejar tornar-se pessoalmente alguém mas, ao contrário, servir o outro, servir Cristo e, assim, através dele e com Ele, colocar-se à disposição dos homens que Ele procura, que Ele quer conduzir pelo caminho da vida. Entra-se no sacerdócio através do Sacramento e isto significa precisamente: mediante a entrega de si mesmo a Cristo, a fim de que Ele disponha de mim; a fim de que eu O sirva e siga o seu chamamento, mesmo que este venha a entrar em oposição com os meus desejos de auto-realização e estima. Entrar pela porta, que é Cristo, quer dizer conhecê-lo e amá-lo cada vez mais, para que a nossa vontade se una à sua e o nosso agir se torne um só com o seu. Estimados amigos, por esta intenção queremos rezar sempre de novo, desejamos empenhar-nos especificamente neste sentido, isto é, para que Cristo cresça em nós, que a nossa união com Ele se torne cada vez mais profunda, de tal maneira que através de nós o próprio Cristo apascente.

(Para a ordenação presbiteral de 15 diáconos da diocese de Roma, 7 de Maio de 2006)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

Jesus, à primeira vista parecia estranho, não se apelida somente de pastor, mas ao mesmo tempo também de porta do redil: Ego sum ostium ovium: «Eu sou a porta das ovelhas » (id. 7). Mas as coisas estão justamente assim, não só porque ele é a única porta pela qual as almas devem passar para salvar-se: Per me, si quis introierit, salvabitur (id. 9);

Page 8: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

8

mas porque e com mais razão, os sacerdotes e as Pastorinhas dele devem receber a vocação: Non vos me elegistis, sed ego elegi vos (Jo 15,16). (Opera Omnia, Abundantes Divitiae 315)

Jesus dá a vida pelas ovelhas. Que diferença entre o Bom Pastor e os pastores não bons! Estes procuram salvar a própria vida enquanto Jesus Bom Pastor a entrega. Aqueles que não são bons pastores exploram o rebanho; mas o Bom Pastor disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”. “Bebei dele todos, pois este é o meu sangue” (cf Mt 26, 26-27). (AAP, 1959, 35)

O Bom Pastor se fez conhecer com dois excessos de amor: deu a vida por nós e instituiu a Eucaristia como alimento das almas. O Bom Pastor é vosso exemplo. (PrP V, 1950, p. 31)

Rezemos : Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

QUINTO DIA

Quem sabe se sacrificar compreende as ansiedades do Pastor (preparar ambiente com cruz)

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. É por isso que o Pai me ama: porque dou a minha vida. E assim, eu

Page 9: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

9

a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu a dou por própria vontade. Eu tenho poder de dá-la, como tenho poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai”. (10,11-18)

Do Magistério de Papa Francisco

Com a sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus (…) Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, serenidade e paz. É condição da nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado. (Misericordiae Vultus, 2)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

A figura do bom Pastor foi tirada do Evangelho e é uma das imagens mais belas e poéticas. A atitude do bom Pastor demonstra uma das suas características, o amor. Ele ama as ovelhas e conhece mais intimamente aquelas que são fiéis, aquelas que o seguiram, isto é, conhece todas vós, individualmente, conhece a “mim”. Ele cuida das suas ovelhas ao ponto de dar a vida por elas, não somente atraindo-as ao seu coração, mas enfrentando o calvário e a morte na cruz. (...)

Jesus sacrifica a sua vida para salvar as almas, os outros pastores ao contrário, procuram tirar proveito do próprio rebanho. Jesus recebe bem pouco de nós, nós, ao invés, somos colocados em condição de nos alimentarmos até mesmo do seu corpo. Jesus não quis ser somente o chefe, o Pastor, mas antes quis ser o cordeiro, como o define São João Batista quando o encontra: «Eis o cordeiro» (Jo 1,29). Para honrar Jesus Bom Pastor devemos ser dóceis e nos sacrificarmos, não devemos ter medo de nos doarmos na simplicidade e na humildade. A alma dócil, humilde, que sabe sacrificar-se, compreende os anseios de Jesus: anseios de zelo e de busca das ovelhas desgarradas. (PrP VII, 1954, pp. 48-49)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

Page 10: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

10

SEXTO DIA O Pastor, rosto da ternura do Pai, cuida de tudo aquilo que o Pai misericordioso põe

nas suas mãos

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. Então, os judeus começaram a murmurar contra Jesus, porque ele dissera: “Eu sou o pão que desceu do céu”. (6, 37-41)

Do Magistério de Papa Francisco

A misericórdia possui uma valência que ultrapassa as fronteiras da Igreja. Ela relaciona-nos com o judaísmo e o islamismo, que a consideram um dos atributos mais marcantes de Deus. Israel foi o primeiro que recebeu esta revelação, permanecendo esta na história como o início duma riqueza incomensurável para oferecer à humanidade inteira. Como vimos, as páginas do Antigo Testamento estão permeadas de misericórdia, porque narram as obras que o Senhor realizou em favor do seu povo, nos momentos mais difíceis da sua história. O islamismo, por sua vez, coloca entre os nomes dados ao Criador o de Misericordioso e Clemente. Esta invocação aparece com frequência nos lábios dos fiéis muçulmanos, que se sentem acompanhados e sustentados pela misericórdia na sua fraqueza diária. Também eles acreditam que ninguém pode pôr limites à misericórdia divina, porque as suas portas estão sempre abertas. Possa este Ano Jubilar, vivido na misericórdia, favorecer o encontro com estas religiões e com as outras nobres tradições religiosas; que ele nos torne mais abertos ao diálogo, para melhor nos conhecermos e compreendermos; elimine todas as formas de fechamento e desprezo e expulse todas as formas de violência e discriminação. (Misericordiae Vultus, 23)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

Vós estais na Igreja justamente para auxiliar e apoiar os Sacerdotes, e imitar, deste modo, a vida pastoral de Jesus, a fim de que haja logo «um só rebanho e um só Pastor». Uma vez, vós me escrevestes que queríeis rezar pelo papa e pelos infiéis, para que entrem também eles a fazer parte do rebanho; isto é justamente o centro da vossa vocação. [...]. A vossa missão é vasta como o mundo, complexa, mas também bela e delicada. (So 1942, pp. 25-26)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e

Page 11: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

11

conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

SÉTIMO DIA O Pastor, rosto da ternura do Pai, é Aquele que nos salva

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo Lucas

Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a pensar: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?” Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: “Que estais pensando no vosso íntimo? O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda?’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra... eu te ordeno – disse ao paralítico –, levanta-te, pega tua maca e vai para casa”. (5,18-24)

Do Magistério de Papa Francisco

A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre uma estrada até à meta anelada. [...]. Na misericórdia, temos a prova de como Deus ama. Ele dá tudo de Si mesmo, para sempre, gratuitamente e sem pedir nada em troca. Vem em nosso auxílio, quando O invocamos. É significativo que a oração diária da Igreja comece com estas palavras: « Deus, vinde em nosso auxílio! Senhor, socorrei-nos e salvai-nos » (Sal 70/69, 2). Deus vem para nos salvar da condição de fraqueza em que vivemos. E a ajuda d’Ele consiste em fazer-nos sentir a sua presença e proximidade. Dia após dia, tocados pela sua compaixão, podemos também nós tornar-nos compassivos para com todos. (Misericordiae Vultus, 14)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

Page 12: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

12

Trabalhar para a salvação das almas. Colaborar com Jesus Cristo. Este é o seu espírito. Veio trazer a salvação aos homens e nós devemos seguir, imitar o Filho de Deus que se encarnou, veio para salvar os homens. E veio particularmente para salvar os pecadores, como Jesus disse, ou seja: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é os justos que vim chamar, mas os pecadores». [cfr. Mc 2,17]. E, portanto, Jesus concluía: «Veio para procurar os pecadores», isto é, todos os pecadores, porque nascem no pecado. Então, a salvação! E isto é trabalho pastoral. (AAP, 1965, 96)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe. Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

OITAVO DIA

O Pastor, rosto da ternura do Pai, nos revela a paternidade solícita de Deus

Canto de abertura

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

Eu rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. Eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, enquanto eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, como nós somos um. Quando estava com eles, eu os guardava em teu nome, o nome que me deste. Eu os guardei, e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. Agora, porém, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas estando ainda no mundo, para que tenham em si a minha alegria em plenitude. Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Eu não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno. Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. Consagra-os pela verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me consagro por eles, a fim de que também eles sejam consagrados na verdade. (17, 9-19)

Page 13: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

13

Do magistério de Papa Francisco

Cristo é o Pastor autêntico, que concretiza o modelo de amor mais excelso pelo rebanho: Ele dispõe livremente da sua própria vida, ninguém lhe tira (cf. v. 18), mas é Ele que a oferece a favor das ovelhas (cf. v. 17). Em aberta oposição aos falsos pastores, Jesus apresenta-se como o verdadeiro e único Pastor do povo: o mau pastor pensa em si mesmo e explora as ovelhas; o bom pastor pensa nas ovelhas e oferece-se a si mesmo. Diversamente do mercenário, Cristo Pastor é um guia atencioso que participa na vida da sua grei, não procura outros interesses e a sua única intenção consiste em guiar, alimentar e proteger as suas ovelhas. E tudo isto ao preço mais elevado, que é aquele do sacrifício da própria vida. Na figura de Jesus, bom Pastor, nós contemplamos a Providência de Deus, a sua solicitude paternal por cada um de nós. Ele não nos deixa sozinhos! A consequência desta contemplação de Jesus, verdadeiro e bom Pastor, é a exclamação de enlevo comovido que encontramos na segunda Leitura da liturgia de hoje: «Vede com que amor nos amou o Pai...» (1 Jo 3, 1). Trata-se verdadeiramente de um amor surpreendente e misterioso, pois oferecendo-nos Jesus como Pastor que dá a sua vida por nós, o Pai concedeu-nos tudo aquilo que de maior e de mais precioso nos podia oferecer! Trata-se do amor mais elevado e mais puro, porque não é motivado por necessidade alguma, não é condicionado por cálculo algum, não se sente atraído por qualquer interessado desejo de intercâmbio. Perante este amor de Deus, nós experimentamos uma alegria imensa e abrimo-nos ao reconhecimento por aquilo que recebemos gratuitamente. No entanto, não é suficiente contemplar e agradecer. É necessário também seguir o bom Pastor. (Regina Coeli, 26 de Abril de 2015)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

Jesus cumpriu um apostolado pleno: não somente foi sacerdote que ofereceu a Hóstia pelos homens, mas é ainda pontífice e apóstolo. O apostolado de Jesus foi completo: antes de tudo com a sua vida interior, sempre na contemplação do Pai «pro eis sanctifico meipsum» (Jo 17,19). (PrP VII, 1955, pp. 316-317) Rezemos : Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

NONO DIA

Numa pertença viva a Jesus Bom Pastor, rosto da ternura do Pai Canto de abertura

Page 14: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

14

Invocação ao Espírito Santo

Aclamação à Palavra

Do Evangelho segundo São João

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las da minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior do que todos, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um” (10,27-30)

Do magistério de Papa Francisco

«As minhas ovelhas ouvem a minha voz, Eu conheço-as e elas seguem-me. (…) Jesus quer estabelecer com os seus amigos uma relação que seja o reflexo da relação que Ele mesmo tem com o Pai: uma relação de pertença recíproca na confiança plena e na comunhão íntima. Para manifestar este entendimento profundo, esta relação de amizade, Jesus utiliza a imagem do pastor com as suas ovelhas: Ele chama-as e elas reconhecem a sua voz, respondem ao seu apelo e seguem-no. Esta parábola é muito bonita! O mistério da voz é sugestivo: pensemos que desde o ventre da nossa mãe nós aprendemos a reconhecer a sua voz e a voz do nosso pai; do tom de uma voz sentimos o amor ou o desprezo, o carinho ou a insensibilidade. A voz de Jesus é única! Se aprendemos a distingui-la, Ele guia-nos pelo caminho da vida, uma senda que ultrapassa até o abismo da morte. Mas numa certa altura, referindo-se às suas ovelhas, Jesus disse: «O meu Pai, que mas deu...» (Jo 10, 29). Isto é muito importante, é um mistério profundo, não fácil de compreender: se me sinto atraído por Jesus, se a sua voz aquece o meu coração, é graças a Deus Pai, que incutiu em nós o desejo do amor, da verdade, da vida e da beleza... e Jesus é tudo isto em plenitude! Isto ajuda-nos a compreender o mistério da vocação, especialmente das chamadas a uma consagração especial. (Regina Coeli, 21 de Abril de 2013)

Da pregação do Bem-Aventurado Alberione

Jesus conhece as ovelhas, conhece as necessidades de cada uma. Toda alma se reflete, com seus desejos, no coração de Jesus Bom Pastor. Ele nos conhece profundamente, não somente a figura externa, mas conhece a alma, Jesus Bom Pastor conhece o coração. Conhece os pecados e conhece os esforços para praticar as virtudes; conhece se na vontade tem força, tem decisão, tem constância, tem generosidade. Sim, Jesus conhece as suas ovelhas. Somos bem conhecidos por Jesus. Mas não se limita a conhecer-nos, mas nos socorre. Socorre-nos. Como se fôssemos uma ovelha que se desgarra, o bom Pastor vai à procura; se tem uma ovelha doente, o bom Pastor a cura. E assim Ele cuida de nós, quando vê que estamos nos perdendo ou desviando do bom caminho, Ele vem em nosso socorro, coloca-nos de novo no bom caminho. (AAP, 1959, 26)

Rezemos: Nós vos adoramos, ó Jesus, pastor eterno da humanidade! Estais presente na Eucaristia para permanecer continuamente no meio do vosso rebanho. Vós o alimentais, guardais e conduzis ao aprisco celeste. Não vivemos só de pão, mas de vossa palavra de vida eterna. Vossas ovelhas vos ouvem e vos seguem com amor. Tende compaixão dos infelizes, que

Page 15: NOVENA EM PREPARAÇÃO À FESTA DE JESUS BOM PASTOR Do Magistério de Papa Francisco Deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para

15

erram como ovelhas sem pastor, envolvidos pelas trevas do erro e da ignorância. Ensina-lhes a vossa verdade por meio de pregadores, catequistas e escritores, que realmente evangelizam e cuidem do vosso rebanho. Dai a todos a graça de escutar e viver vossa palavra encarnada na vida e nas realidades concretas deste mundo. Ó Jesus, nosso eterno Pastor, enviai bons operários para a vossa messe. (Livro de Orações da Família Paulina)

Ó Jesus, Pastor eterno de nossas almas, enviai bons operários para a vossa messe.

Ó Jesus Bom Pastor, Caminho, Verdade e Vida, tende piedade de nós.

OBS: A novena pode ser adaptada a realidade paroquial ou da comunidade.

www.irmaspastorinhas.com.br