Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web...

439
Informática Prof. Christiano Lima Santos

Transcript of Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web...

Page 1: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

InformáticaProf. Christiano Lima Santos

Page 2: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conteúdo do Curso

Internet e intranet: tecnologias e ferramentas

Componentes do computador

Aplicativos para edição de textos, planilhas e apresentações

Sistemas operacionais Windows e Linux

Page 3: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Internet e intranet:tecnologias e ferramentas

Parte 01

Page 4: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O surgimento da Internet, na década de 60 do século passado, deveu-se à conjugação de estudos, nos Estados Unidos da América, oriundos de universidades, empresas localizadas no Vale do Silício e laboratórios militares. Algum tempo depois, ela transpôs os limites de um empreendimento acadêmico-militar e se tornou comercial.

Page 5: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O surgimento da Internet, na década de 60 do século passado, deveu-se à conjugação de estudos, nos Estados Unidos da América, oriundos de universidades, empresas localizadas no Vale do Silício e laboratórios militares. Algum tempo depois, ela transpôs os limites de um empreendimento acadêmico-militar e se tornou comercial.

Comentário: a Internet “nasceu” como ARPANET, criação do Departamento de Defesa dos Estados Unidos para interligar os computadores das bases militares e mais tarde foi integrada também em universidades para fins acadêmicos. Posteriormente tornou-se pública.

Page 6: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Por suas características técnicas, a rede mundial de computadores mostra-se imune à ação da censura política, razão pela qual tem sido muito utilizada por movimentos contestatórios a regimes ditatoriais, como na China e em países árabes.

Page 7: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Por suas características técnicas, a rede mundial de computadores mostra-se imune à ação da censura política, razão pela qual tem sido muito utilizada por movimentos contestatórios a regimes ditatoriais, como na China e em países árabes.

Comentário: apesar de ser utilizada como um dos canais para livre expressão de pensamentos e ideais, é possível, sim, realizar a censura por meio da própria infraestrutura da Internet (tanto é possível que a China o faz!).

Page 8: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

Page 9: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Mesmo que seja uma rede privada de determinado órgão ou empresa destinada a compartilhar informações confidenciais, uma intranet poderá ser acessada por um computador remoto localizado na rede mundial de computadores, a Internet.

Comentário: por meio de alguma tecnologia para acesso remoto (TeamViewer, VNC, Conexão de área de trabalho remota do Windows etc.) é possível que um outro computador conectado à internet acesse um computador pertencente a uma intranet.

Page 10: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se enviar e receber mensagens via intranet, o acesso a essa intranet será feito por meio de um servidor local conectado a uma rede local WAN e fazendo uso do protocolo TCP/IP.

Page 11: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se enviar e receber mensagens via intranet, o acesso a essa intranet será feito por meio de um servidor local conectado a uma rede local WAN e fazendo uso do protocolo TCP/IP.

Comentário: Uma intranet é constituída por meio de uma rede local LAN que oferece seus serviços e recursos por meio de servidores locais. Uma rede WAN é uma de amplo alcance, como é o caso da Internet, e não de uma intranet.

Page 12: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em intranet, podem ser criados grupos de discussão ou redes sociais corporativas para se tratar, por exemplo, de resultados de pesquisas realizadas em determinado período pela organização que utiliza a intranet.

Page 13: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Em intranet, podem ser criados grupos de discussão ou redes sociais corporativas para se tratar, por exemplo, de resultados de pesquisas realizadas em determinado período pela organização que utiliza a intranet.

Comentário: eXo Platform é um exemplo de plataforma para intranet social corporativa!

Page 14: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / InternetUma intranet pode ser considerada uma Internet restrita, acessada por meio de cadastro de usuários, geralmente de grupo ou empresa. O uso da intranet justifica-se na situação em que

a) o uso de protocolos e serviços avançados, rápidos e seguros, distintos daqueles usados pela Internet, seja necessário e específico às necessidades da empresa.

b) uma empresa precise armazenar um arquivo sigiloso de maneira segura em um ambiente de rede, para que seja acessado por um cliente externo à rede.

c) seja necessário isolar o ambiente corporativo interno do ambiente externo, oferecendo-se serviços de forma restrita aos usuários de uma empresa, por meio de autenticação e níveis de acesso dos usuários.

d) não haja necessidade de restringir acesso a arquivos da empresa.e) todos os usuários da empresa disponham do mesmo nível de acesso ao sistema e

possam consultar as informações disponibilizadas na rede, sem restrição.

Comentário:

Page 15: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / InternetUma intranet pode ser considerada uma Internet restrita, acessada por meio de cadastro de usuários, geralmente de grupo ou empresa. O uso da intranet justifica-se na situação em que

a) o uso de protocolos e serviços avançados, rápidos e seguros, distintos daqueles usados pela Internet, seja necessário e específico às necessidades da empresa.

b) uma empresa precise armazenar um arquivo sigiloso de maneira segura em um ambiente de rede, para que seja acessado por um cliente externo à rede.X c) seja necessário isolar o ambiente corporativo interno do ambiente externo, oferecendo-se serviços de forma restrita aos usuários de uma empresa, por meio de autenticação e níveis de acesso dos usuários.

d) não haja necessidade de restringir acesso a arquivos da empresa.e) todos os usuários da empresa disponham do mesmo nível de acesso ao sistema e

possam consultar as informações disponibilizadas na rede, sem restrição.

Comentário:

Page 16: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os grupos de discussão são um tipo de rede social utilizada exclusivamente por usuários conectados à Internet.

Page 17: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Os grupos de discussão são um tipo de rede social utilizada exclusivamente por usuários conectados à Internet.

Comentário: Podemos considerar, sim, os grupos de discussão (seja por e-mail ou por fóruns de discussão) como sendo um tipo de rede social, já que são meios para comunicação e compartilhamento de experiências por meio da Internet. O erro aqui está em afirmar que somente por meio da Internet podem-se ter grupos de discussão – para que uma intranet ofereça a formação de grupos de discussão, basta que seja instalada software adequado nos servidores da empresa.

Page 18: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A única diferença entre navegação na Internet e navegação na intranet é a necessidade de se configurar, na intranet, o endereço interno padrão no navegador, uma vez que os dados serão acessados internamente.

Page 19: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Intranet / Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A única diferença entre navegação na Internet e navegação na intranet é a necessidade de se configurar, na intranet, o endereço interno padrão no navegador, uma vez que os dados serão acessados internamente.

Comentário: A navegação na intranet é feita da mesma forma que a navegação na Internet, isto é, por meio de um navegador (browser) e informando-se no campo destinado a endereço o endereço em formato URL do serviço ou página que se deseja buscar. Não é, portanto, necessário alterar o endereço interno padrão no navegador – sem endereço padrão pode continuar sendo, por exemplo, http://www.google.com.br e basta alterar para o endereço que deseja quando for acessar um serviço da intranet.

Page 20: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Tipos de RedeQuanto ao seu alcance...LAN Local Area NetworkMAN Metropolitan Area NetworkWAN Wide Area NetworkSAN Storage Area NetworkPAN Personal Area NetworkWLAN Wireless Local Area NetworkWMAN Wireless Metropolitan Area NetworkWWAN Wireless Wide Area Network

Quanto ao seu acesso...Intranet Redes internas (privadas)Internet Interligação entre diversos computadores e

redesExtranet Uma extensão de uma intranet por meio da

Internet

Page 21: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os protocolos — programas padronizados utilizados para estabelecer comunicação entre computadores e demais dispositivos em rede — são específicos para cada sistema operacional.

Page 22: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Os protocolos — programas padronizados utilizados para estabelecer comunicação entre computadores e demais dispositivos em rede — são específicos para cada sistema operacional.

Comentário: Protocolos são conjuntos de regras de comunicação que devem ser compartilhadas por todos os componentes que desejam se comunicar. Dois ou mais computadores em rede precisam "falar" os mesmos protocolos, independentemente de seus sistemas operacionais.

Page 23: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Tanto no caso do servidor web como no do servidor de correio eletrônico, é necessário haver um serviço DNS para converter nomes em endereços IPs.

Page 24: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Tanto no caso do servidor web como no do servidor de correio eletrônico, é necessário haver um serviço DNS para converter nomes em endereços IPs.

Comentário: O serviço DNS (protocolo e servidores) é responsável por converter nomes de domínio (www.ifs.edu.br, por exemplo) em endereços IP e vice-versa, necessários na configuração de servidores web ou de correio eletrônico.

Page 25: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Considerando que, em uma rede, o computador de um usuário tenha sido infectado por um worm que consegue se replicar em sistemas falhos pelas portas 137 e 138, julgue: Se o firewall do Windows 7 for habilitado para bloquear as referidas portas para qualquer origem e destino, o serviço HTTP deixará de funcionar.

Page 26: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Considerando que, em uma rede, o computador de um usuário tenha sido infectado por um worm que consegue se replicar em sistemas falhos pelas portas 137 e 138, julgue: Se o firewall do Windows 7 for habilitado para bloquear as referidas portas para qualquer origem e destino, o serviço HTTP deixará de funcionar.

Comentário: Se o firewall bloquear as portas 137 e 138, o serviço HTTP continuará funcionando normalmente, pois a porta padrão do mesmo é a porta 80.

Page 27: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os protocolos TLS (Transport Layer Security) e SSL (Secure Sockets Layer) possuem propriedades criptográficas que permitem assegurar a confidencialidade e a integridade da comunicação.

Page 28: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Os protocolos TLS (Transport Layer Security) e SSL (Secure Sockets Layer) possuem propriedades criptográficas que permitem assegurar a confidencialidade e a integridade da comunicação.

Comentário: Segundo a Wikipédia “O Transport Layer Security (TLS), assim como o seu antecessor Secure Sockets Layer (SSL), é um protocolo de segurança que protege as telecomunicações via internet para serviços como e-mail (SMTP), navegação por páginas (HTTPS) e outros tipos de transferência de dados. Existem algumas pequenas diferenças entre o SSL 3.0 e o TLS 1.0, mas o protocolo permanece substancialmente o mesmo. O protocolo SSL provê a privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações que comuniquem pela internet. Isso ocorre por intermédio da autenticação das partes envolvidas e da cifragem [por meio de criptografia] dos dados transmitidos entre as partes.”.

Page 29: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP.

Page 30: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O protocolo DNS é usado para traduzir um nome em um endereço IP e vice-versa, ao passo que o FTP é um protocolo de transferência de arquivos que possui como requisito o protocolo de transporte UDP.

Comentário: O protocolo DNS é realmente usado para traduzir um nome de domínio em um endereço IP e vice-versa, entretanto o protocolo de transferência de arquivos (FTP) emprega o protocolo TCP, uma vez que é mais confiável e garante a entrega de todos os pacotes da mensagem.

Page 31: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetO protocolo de aplicação que permite ao usuário navegar na Internet de maneira segura mediante o uso de certificados digitais é denominado.

a) UDPS.b) HTTPS.c) FTP.d) SSH.e) TCPS.

Page 32: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetO protocolo de aplicação que permite ao usuário navegar na Internet de maneira segura mediante o uso de certificados digitais é denominado.

a) UDPS.X b) HTTPS.

c) FTP.d) SSH.e) TCPS.

Comentário: O protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é uma implementação do protocolo HTTP sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS. Essa camada adicional permite que os dados sejam transmitidos por meio de uma conexão criptografada e que se verifique a autenticidade do servidor e do cliente por meio de certificados digitais. A porta TCP usada por norma para o protocolo HTTPS é a 443.

Page 33: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetServiços de correio eletrônico gratuitos, como o Gmail, o Hotmail e o Outlook Express, utilizam, pelo menos, dois protocolos de aplicação na Internet. A interface desses serviços é web, logo eles suportam o protocolo HTTP. No entanto, para o envio de correio eletrônico para domínios de email diferentes do domínio de origem, esses serviços utilizam, pelo menos, o protocolo.

a) IMAP.b) SNMP.c) RTSP.d) POP3.e) SMTP.

Page 34: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetServiços de correio eletrônico gratuitos, como o Gmail, o Hotmail e o Outlook Express, utilizam, pelo menos, dois protocolos de aplicação na Internet. A interface desses serviços é web, logo eles suportam o protocolo HTTP. No entanto, para o envio de correio eletrônico para domínios de email diferentes do domínio de origem, esses serviços utilizam, pelo menos, o protocolo.

a) IMAP.b) SNMP.c) RTSP.d) POP3.

X e) SMTP.Comentário: O protocolo empregado no envio de correio eletrônico é o SMTP (Simple Mail Transfer Protocol), já os protocolos POP3 (Post Office Protocol) e IMAP (Internet Message Access Protocol) são empregados no recebimento.

Page 35: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como o Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet message access protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso.

Page 36: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Considere que um usuário necessite utilizar diferentes dispositivos computacionais, permanentemente conectados à Internet, que utilizem diferentes clientes de email, como o Outlook Express e Mozilla Thunderbird. Nessa situação, o usuário deverá optar pelo uso do protocolo IMAP (Internet message access protocol), em detrimento do POP3 (post office protocol), pois isso permitirá a ele manter o conjunto de emails no servidor remoto ou, alternativamente, fazer o download das mensagens para o computador em uso.

Comentário: Ao utilizar o protocolo POP3, todos os e-mails serão baixados e removidos do servidor, ficando disponíveis assim somente no computador do usuário, e é melhor empregado quando não se precisa manter os e-mails no servidor após o acesso e o servidor oferece pouco espaço para armazenamento dos e-mails. Já o protocolo IMAP é mais recente e permite baixar os e-mails sem apagá-los do servidor, sendo oferecida ao usuário a possibilidade de apagá-los.

Page 37: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Se, em uma intranet, for disponibilizado um portal de informações acessível por meio de um navegador, será possível acessar esse portal fazendo-se uso dos protocolos HTTP ou HTTPS, ou de ambos, dependendo de como esteja configurado o servidor do portal.

Page 38: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Se, em uma intranet, for disponibilizado um portal de informações acessível por meio de um navegador, será possível acessar esse portal fazendo-se uso dos protocolos HTTP ou HTTPS, ou de ambos, dependendo de como esteja configurado o servidor do portal.

Comentário: Uma intranet pode empregar todos os mesmos recursos e protocolos que a Internet, portanto ela pode utilizar, sim, os protocolos HTTP e HTTPS, principalmente se a segurança no acesso à informação for de importância crítica.

Page 39: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet( ) Uma URL contém o nome do protocolo utilizado para transmitir a informação ou arquivo e informações de localização da máquina onde esteja armazenada uma página web.

Page 40: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da Internet( C ) Uma URL contém o nome do protocolo utilizado para transmitir a informação ou arquivo e informações de localização da máquina onde esteja armazenada uma página web.Comentário: Para aprofundar o conteúdo, vamos entender o que representa cada coisa em uma URL conforme as normas descritas na RFC 1738.esquema://domínio:porta/caminho/recurso?querystring#fragmentoEsquema, ou protocolo, poderá ser HTTP, HTTPS, FTP, entre outros.Domínio, ou máquina, designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado.Porta é o ponto lógico no qual pode-se fazer a conexão com o servidor (opcional).Caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.Query string é um conjunto de parâmetros a ser enviado ao servidor, usado para localizar, filtrar, ou mesmo criar o recurso (opcional).Identificador de fragmento se refere a uma parte ou posição específica dentro do recurso (opcional)

Page 41: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No endereço eletrônico www.saude.sp.gov.br, há um erro, pois, na organização de domínio, não deve haver separação por estado (.sp), mas apenas a indicação de sítio governamental (.gov) e a indicação do país (.br).

Page 42: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) No endereço eletrônico www.saude.sp.gov.br, há um erro, pois, na organização de domínio, não deve haver separação por estado (.sp), mas apenas a indicação de sítio governamental (.gov) e a indicação do país (.br).

Comentário: A estrutura de um nome de domínio é a seguinte:subdomínio.domínio.tipo.país , onde:país – identifica o país em que o domínio está sendo registrado (.br, .ca, .us etc.);tipo – identifica o tipo ou intenção de uso (.com, .org, .gov etc.);domínio – trata-se do nome de domínio escolhido;subdomínio – a partir de um nome de domínio podem ser criados subdomínios para sites específicos (funcionam como sites independentes do domínio principal). É opcional a criação de subdomínios.Assim sendo, não há erro na URL www.saude.sp.gov.br , pois o “sp” nada mais é que o nome de domínio, escolhido de forma bem apropriada pelo governo para identificar todos os órgãos e projetos do estado de São Paulo, criando subdomínios para cada órgão ou projeto separadamente (como o “saude” ou “www.saude” do exemplo).

Page 43: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Protocolos da InternetSigla Significado Tradução PortaTCP Transmission Control Protocol Protocolo de Controle de Transmissão -IP Internet Protocol Protocolo de Internet -SSL Secure Sockets Layer Camada de Socket Segura -TLS Transport Layer Security Segurança da Camada de Transporte -FTP File Transfer Protocol Protocolo de Transferência de Arquivos 21SSH Secure Shell Shell Seguro 22Telnet Telnet Protocol Protocolo Telnet 23SMTP Simple Mail Transfer Protocol Protocolo Simples de Transferência de Correio 25DNS Domain Name System Sistema de Nome de Domínio 53DHCP Dynamic Host Configuration

ProtocolProtocolo de Configuração dinâmica de Host 67 / 68

HTTP Hyper Text Transfer Protocol Protocolo de Transferência de Hipertexto 80POP3 Post Office Protocol Protocolo de Correio 110IMAP Internet Message Access Protocol Protocolo de Acesso a Mensagens de Internet 220HTTPS Hyper Text Transfer Protocol

SecureProtocolo de Transferência de Hipertexto Seguro

443

Page 44: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Outras siglas na Internet

Sigla Significado TraduçãoHTML Hyper Text Markup Language Linguagem de Marcação

de HipertextoWWW World Wide Web Rede de Alcance MundialBBS Bulletin Board System -

Page 45: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A videoconferência ainda é uma aspiração para muitos usuários da Internet pelo fato de não existir no mercado aplicativo disponível para essa finalidade e devido ao custo da transmissão, simultânea, de áudio e vídeo entre várias pessoas.

Page 46: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A videoconferência ainda é uma aspiração para muitos usuários da Internet pelo fato de não existir no mercado aplicativo disponível para essa finalidade e devido ao custo da transmissão, simultânea, de áudio e vídeo entre várias pessoas.

Comentário: Videoconferência já é um recurso empregado não somente por empresas como também por pessoas. Alguns dos aplicativos disponíveis (e gratuitos) para tal finalidade são o Skype e o Google Hangouts. Para quem precisa transmitir a grandes audiências, há empresas oferecendo tal recurso a preços acessíveis.

Page 47: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se digitar ipconfig no prompt de comando do Windows 8.1 de um computador em rede, serão exibidos dados da rede TCP/IP, tais como o endereço IP e a máscara de sub-rede.

Page 48: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Ao se digitar ipconfig no prompt de comando do Windows 8.1 de um computador em rede, serão exibidos dados da rede TCP/IP, tais como o endereço IP e a máscara de sub-rede.

Comentário: IPCONFIG é um programa do Windows que ao ser chamado exibe, por padrão (caso nenhum parâmetro seja informado), informações acerca do endereço IP configurado na(s) placa(s) de rede do computador, máscara de sub-rede, endereço do gateway padrão, DNS's configurados entre outras coisas.

Page 49: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Para copiar um texto de um sítio da Internet, o usuário deve salvar, em seu computador, a página com o conteúdo desejado.

Page 50: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para copiar um texto de um sítio da Internet, o usuário deve salvar, em seu computador, a página com o conteúdo desejado.

Comentário: Para copiar um texto de um sítio da Internet, basta o usuário selecionar o texto e utilizar os atalhos para copiar e colar que, na maioria dos programas para Windows, serão Ctrl+C e Ctrl+V, respectivamente. O usuário somente salvará a página em seu computador caso tenha interesse em acessar posteriormente seu conteúdo sem precisar acessá-lo novamente na Internet.

Page 51: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em um sítio eletrônico, as várias páginas nele contidas estão necessariamente associadas a endereços de IP diferentes, que identificam páginas web distintas na rede mundial.

Page 52: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Em um sítio eletrônico, as várias páginas nele contidas estão necessariamente associadas a endereços de IP diferentes, que identificam páginas web distintas na rede mundial.

Comentário: Geralmente, o endereço IP identifica o servidor onde um website se encontra, podendo um mesmo servidor (isto é, mesmo IP) hospedar mais de um website diferente. Já cada página de um mesmo website encontra-se no mesmo servidor, logo as várias páginas de um mesmo website possuem o mesmo IP!

Page 53: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Se o servidor proxy responder na porta 80 e a conexão passar por um firewall de rede, então o firewall deverá permitir conexões de saída da estação do usuário com a porta 80 de destino no endereço do proxy.

Page 54: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Se o servidor proxy responder na porta 80 e a conexão passar por um firewall de rede, então o firewall deverá permitir conexões de saída da estação do usuário com a porta 80 de destino no endereço do proxy.

Comentário: Se um servidor qualquer oferece um serviço em uma dada porta e há um firewall de rede, devem-se permitir conexões com aquela porta a fim de que o serviço não seja bloqueado (indisponível).

Page 55: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A tecnologia ADSL é utilizada para sistemas de acesso por meio de banda larga e geralmente é oferecida por empresas de telefonia fixa.

Page 56: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Aplicativos e ferramentas para InternetJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A tecnologia ADSL é utilizada para sistemas de acesso por meio de banda larga e geralmente é oferecida por empresas de telefonia fixa.

Comentário: Os modems tradicionais para acesso à Internet por telefonia fixa oferecem velocidade máxima de 56 kbps. A fim de aumentar tal velocidade, foi desenvolvida a Asymmetric Digital Subscriber Line (ADSL), uma tecnologia que permite maior velocidade (por isso chamada banda larga) ainda empregando as linhas de telefonia fixa. Chama-se assimétrica porque as velocidades de download e upload não são iguais – geralmente o download é muito mais rápido que o upload.

Page 57: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O sítio de buscas Google permite que o usuário realize pesquisas utilizando palavras e textos tanto em caixa baixa quanto em caixa alta.

Page 58: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O sítio de buscas Google permite que o usuário realize pesquisas utilizando palavras e textos tanto em caixa baixa quanto em caixa alta.

Comentário: O sítio (ou site, página, motor, website etc.) de buscas Google permite o uso de palavras e expressões para buscar páginas na web, não diferenciando letras maiúsculas (caixa alta) e minúsculas (caixa baixa).

Page 59: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se digitar uma palavra para busca no Google, e clicar o botão “Pesquisa Google”, serão apresentados links para várias páginas da Web que contenham a palavra digitada. Se, em vez de “Pesquisa Google”, for clicado o botão “Estou com sorte”, irá aparecer como resultado apenas o link de uma página, que é escolhido de forma aleatória entre os resultados que seriam obtidos com a busca por meio da utilização do botão “Pesquisa Google”.

Page 60: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se digitar uma palavra para busca no Google, e clicar o botão “Pesquisa Google”, serão apresentados links para várias páginas da Web que contenham a palavra digitada. Se, em vez de “Pesquisa Google”, for clicado o botão “Estou com sorte”, irá aparecer como resultado apenas o link de uma página, que é escolhido de forma aleatória entre os resultados que seriam obtidos com a busca por meio da utilização do botão “Pesquisa Google”.

Comentário: O botão “Pesquisa Google” trará uma lista de resultados contendo links para várias páginas web contendo a palavra digitada (ou outra sinônima!), já o botão “Estou com sorte” irá exibir a página (e não o link) do primeiro resultado (e não um resultado aleatório).

Page 61: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Alguns sítios eletrônicos de busca, como o Google, permitem pesquisas por voz. Ao se acessar esse sítio, pode-se realizar uma busca, clicando-se o botão com o desenho de um microfone e, a seguir, falando-se o termo da busca próximo a um microfone conectado e instalado corretamente no computador.

Page 62: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Alguns sítios eletrônicos de busca, como o Google, permitem pesquisas por voz. Ao se acessar esse sítio, pode-se realizar uma busca, clicando-se o botão com o desenho de um microfone e, a seguir, falando-se o termo da busca próximo a um microfone conectado e instalado corretamente no computador.

Comentário: O Google Search (motor de busca da Google) e outros sites de busca permitem a pesquisa por voz empregando um microfone. O procedimento é o mesmo especificado acima.

Page 63: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de buscaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em um sítio eletrônico como o Google, por exemplo, uma busca pelo termo atribuições do servidor público federal apresentará resultado igual àquele que seria obtido se, nessa busca, tal termo estivesse delimitado por aspas duplas.

Page 64: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de buscaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Em um sítio eletrônico como o Google, por exemplo, uma busca pelo termo atribuições do servidor público federal apresentará resultado igual àquele que seria obtido se, nessa busca, tal termo estivesse delimitado por aspas duplas.

Comentário: Quando realizamos uma busca sem as aspas duplas, o site de busca entende que procuramos por páginas com algumas daquelas palavras ou sinônimas e em qualquer ordem. Já quando efetuamos uma busca utilizando aspas duplas, o site entende que queremos páginas que contenham exatamente aquela expressão, sem uso de sinônimos ou omissão de partes dela. Em ambos os casos, os resultados serão organizados segundo a relevância para a busca.

Page 65: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A partir dos sítios de busca e pesquisa da Internet, é possível localizar, por exemplo, empresas, pessoas, mapas, imagens e vídeos relacionados a um tema específico, bem como restringir o retorno da busca.

Page 66: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A partir dos sítios de busca e pesquisa da Internet, é possível localizar, por exemplo, empresas, pessoas, mapas, imagens e vídeos relacionados a um tema específico, bem como restringir o retorno da busca.

Comentário: É possível utilizar sites de busca para encontrar informações sobre pessoas, imagens, vídeos, mapas e empresas e, em alguns casos, até mesmo a localização em um mapa e endereço. Além disso, é possível restringir buscas para encontrar páginas contendo exatamente uma expressão (usando aspas duplas), sem a presença de uma palavra (usando hífen no início da palavra) ou somente em um determinado domínio (site:domínio), dentre outros.

Page 67: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) É possível localizar as produções científicas da CPRM por meio de sítios de busca na Internet.

Page 68: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) É possível localizar as produções científicas da CPRM por meio de sítios de busca na Internet.

Comentário: Sim, é possível buscar e encontrar informações sobre trabalhos científicos por meio do Google Scholar (em português, Google Acadêmico). Em tais buscas, pode-se utilizar palavras-chave, nomes dos autores ou de instituições envolvidas com o intuito de melhor filtrar os resultados.

Page 69: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):

( ) Considere que sejam digitadas as palavraspolícia federal no campo à esquerda do ícone doteclado, e, em seguida, seja clicado o botão< Pesquisa Google > . Nessa situação, o Google buscará todas as páginas da Web que contenham exatamente essa expressão, mas não buscará as páginas que contenham apenas a palavra polícia ou apenas a palavra federal.

Page 70: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):

( E ) Considere que sejam digitadas as palavraspolícia federal no campo à esquerda do ícone doteclado, e, em seguida, seja clicado o botão< Pesquisa Google > . Nessa situação, o Google buscará todas as páginas da Web que contenham exatamente essa expressão, mas não buscará as páginas que contenham apenas a palavra polícia ou apenas a palavra federal.

Comentário: Ao empregar a busca sem aspas duplas (apresentada no item acima), os resultados da busca tanto contêm páginas contendo todas as palavras quanto algumas delas. Somente buscas com aspas duplas retornam somente as páginas contendo exatamente aquela expressão.

Page 71: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Para encontrar a logomarca da ANS na Internet utilizando-se um sítio de buscas, deve se selecionar a opção Imagem para que o resultado da busca corresponda a imagens existentes na Web com o termo ANS.

Page 72: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Para encontrar a logomarca da ANS na Internet utilizando-se um sítio de buscas, deve se selecionar a opção Imagem para que o resultado da busca corresponda a imagens existentes na Web com o termo ANS.

Comentário: Sim, é possível encontrar a logomarca de uma empresa (ou até mesmo fotos de pessoas) utilizando-se como expressão de busca o seu nome e, depois, selecionando a opção Imagem.

Page 73: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de buscaTendo como referência a figura acima, que ilustra oresultado de uma busca feita no Google, assinale a opçãocorreta.

a) A forma de digitação do termo a ser pesquisadodentro do campo de busca não interfere no resultado da busca.

b) Se a busca apresentada na tela for feita, com restriçãolinguística, em toda a Web, ou seja, tanto em páginas do Brasil quanto em páginas estrangeiras, em português, a opção Web deverá estar selecionada.

c) Ao se clicar, no menu à esquerda da tela, a opção Notícias, o Google apresentará, como resultado da busca, todas as notícias que tenham sido publicadas no sítio listado na tela.

d) No menu à esquerda da tela, a opção Mapas oferece os mapas de navegação dos sítios que se deseja buscar, de modo a permitir navegação por meio da estrutura de links de sítios.

e) Ao se clicar a opção Imagens do menu à esquerda da tela, serão mostradas todas as imagens que existem no sítio pesquisado e apresentado na busca.

Comentário:

Page 74: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de buscaTendo como referência a figura acima, que ilustra oresultado de uma busca feita no Google, assinale a opçãocorreta.

a) A forma de digitação do termo a ser pesquisadodentro do campo de busca não interfere no resultado da busca.X b) Se a busca apresentada na tela for feita, com restriçãolinguística, em toda a Web, ou seja, tanto em páginas do Brasil quanto em páginas estrangeiras, em português, a opção Web deverá estar selecionada.

c) Ao se clicar, no menu à esquerda da tela, a opção Notícias, o Google apresentará, como resultado da busca, todas as notícias que tenham sido publicadas no sítio listado na tela.

d) No menu à esquerda da tela, a opção Mapas oferece os mapas de navegação dos sítios que se deseja buscar, de modo a permitir navegação por meio da estrutura de links de sítios.

e) Ao se clicar a opção Imagens do menu à esquerda da tela, serão mostradas todas as imagens que existem no sítio pesquisado e apresentado na busca.

Comentário:

Page 75: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os sítios de busca, como o Google, nem sempre retornam ao usuário as páginas mais significativas disponíveis na Internet em relação ao que ele deseja realmente encontrar.

Page 76: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Os sítios de busca, como o Google, nem sempre retornam ao usuário as páginas mais significativas disponíveis na Internet em relação ao que ele deseja realmente encontrar.

Comentário: Sim, é possível que o resultado de uma busca não contenha as páginas mais significativas para o que interessa ao usuário, uma vez que todo o processo de seleção e organização é feito a partir de cálculos baseados na expressão de busca. Assim sendo, para conseguir os melhores resultados possíveis, o usuário deve saber como elaborar uma boa expressão de busca contendo os operadores mais adequados para o seu interesse.

Page 77: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os sítios de buscas disponibilizam, como primeiros resultados de uma pesquisa, as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc.

Page 78: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Os sítios de buscas disponibilizam, como primeiros resultados de uma pesquisa, as informações armazenadas em arquivos com a extensão doc.

Comentário: Os sítios de busca ordenam os resultados segundo a relevância para a pesquisa feita, assim sendo os primeiros resultados são, segundo os cálculos do motor de busca, os mais relevantes. Caso o usuário deseje que os resultados contenham somente arquivos com extensão doc deve utilizar um operador para tal que, no site de busca Google, poderia ser assim:informática básica filetype:doc

Page 79: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

Page 80: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Motores de busca

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

Comentário: Texto extraído do site da Google: “O SafeSearch foi criado para buscar sites que contêm conteúdo sexualmente explícito e removê-los dos seus resultados de pesquisa. Embora não seja totalmente preciso, o SafeSearch ajuda a evitar conteúdos que você talvez não queira ver ou prefira que seus filhos não encontrem.”

Page 81: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociais

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O Facebook, sítio de serviço de rede de propriedade do governo dos Estados Unidos da América, permite a interação online entre pessoas.

Page 82: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociais

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O Facebook, sítio de serviço de rede de propriedade do governo dos Estados Unidos da América, permite a interação online entre pessoas.

Comentário: O Facebook trata-se de um serviço de rede particular (há uma empresa por trás dele) que permite a interação online entre pessoas. Seu criador é Mark Zuckerberg. Trata-se de uma das várias formas de redes sociais, ao lado de Google+, Orkut (extinta), Twitter (também considerada uma rede de microblog), Instagram etc.

Page 83: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociais

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) As redes sociais têm o tamanho padrão de medidas para imagens, o que facilita a criação, pois um único arquivo de imagem pode ser utilizado para ser postado em diferentes mídias sem comprometer a aparência.

Page 84: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociais

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) As redes sociais têm o tamanho padrão de medidas para imagens, o que facilita a criação, pois um único arquivo de imagem pode ser utilizado para ser postado em diferentes mídias sem comprometer a aparência.

Comentário: Não há padronização no tamanho das imagens entre as redes sociais. Assim, imagens postadas em uma rede como o Facebook pode precisar de alterações ou redimensionamentos para exibir corretamente em outra rede, como o Instagram.

Page 85: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociaisJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A tecnologia de análise de sentimento social é um intrincado algoritmo que analisa reações em torno de um tema, marca ou pessoa, sem a necessidade de uma hashtag. Com imensa capacidade de processamento em tempo real, o sistema consegue identificar, filtrar e analisar os textos em português contidos nos comentários das mídias sociais acerca de determinado tema.

Page 86: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociaisJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A tecnologia de análise de sentimento social é um intrincado algoritmo que analisa reações em torno de um tema, marca ou pessoa, sem a necessidade de uma hashtag. Com imensa capacidade de processamento em tempo real, o sistema consegue identificar, filtrar e analisar os textos em português contidos nos comentários das mídias sociais acerca de determinado tema.

Comentário: Tal tecnologia já é real! Veja só o que a IBM publica em seu website: A tecnologia de análise de sentimento social, desenvolvida pela IBM Brasil, analisa o que está sendo postado nas redes sociais, sobre qualquer tema, empresa ou pessoa, sem a necessidade de uma hashtag. Todos os posts públicos em português são capturados por um sistema IBM de alta tecnologia com inteligência artificial, que é treinado para aprender a interpretar se o sentimento de cada postagem é positivo, neutro ou negativo. Essa tecnologia é capaz de analisar postagens de diversos assuntos e naturezas, incluindo gírias, sarcasmos e linguagem coloquial.

Page 87: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociais

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) As empresas e os órgãos públicos têm utilizado as redes sociais como ambiente de divulgação de suas ações, o que as torna um relevante meio de comunicação para as instituições.

Page 88: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Redes sociais

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) As empresas e os órgãos públicos têm utilizado as redes sociais como ambiente de divulgação de suas ações, o que as torna um relevante meio de comunicação para as instituições.

Comentário: Sim, empresas como a Coca-Cola, Bradesco e Americanas, bem como órgãos públicos como o Ministério da Saúde utilizam-se das redes sociais para divulgar suas ações, uma vez que estas são um dos principais meios de comunicação utilizados pela população. Basta olhar redes como o Facebook e Twitter e perceber que muitas empresas e órgãos públicos possuem contas de usuário nelas!

Page 89: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes.

Page 90: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Na computação em nuvem, diversos computadores são interligados para que trabalhem de modo colaborativo, inclusive aqueles que possuam sistemas operacionais diferentes.

Comentário: A Computação em Nuvem utiliza-se de sistemas distribuídos (servidores interligados trabalhando juntos para cumprir um objetivo) a fim de oferecer serviços de forma transparente ao usuário final. Caso um dos servidores falhe, a carga de trabalho é redistribuída aos demais servidores de forma que o serviço não seja afetado.

Page 91: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Para que se utilizem recursos da computação em nuvem, não é necessário que haja conexão com a Internet, já que todo o processamento é realizado no próprio computador do usuário.

Page 92: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para que se utilizem recursos da computação em nuvem, não é necessário que haja conexão com a Internet, já que todo o processamento é realizado no próprio computador do usuário.

Comentário: Computação em nuvem é uma forma de distribuir serviços computacionais (armazenamento de arquivos, recursos para processamento, disponibilização de softwares etc.) por meio da Internet de forma transparente. Logo, o erro está em afirmar que não é necessária a conexão com a Internet!

Page 93: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os serviços de nuvem permitem que o usuário armazene seus arquivos pessoais, como fotos, músicas e vídeos, gratuitamente na Internet.

Page 94: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Os serviços de nuvem permitem que o usuário armazene seus arquivos pessoais, como fotos, músicas e vídeos, gratuitamente na Internet.

Comentário: Um dos tipos de serviços oferecidos em nuvem é o de armazenamento de arquivos, que pode ser obtido gratuitamente por meio de aplicativos como o Dropbox ou o Google Drive.

Page 95: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A computação em nuvem fornece apenas serviços para armazenamento de dados.

Page 96: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A computação em nuvem fornece apenas serviços para armazenamento de dados.

Comentário: A computação em nuvem permite vários tipos de serviços por meio da Internet: armazenamento de dados, armazenamento de arquivos, recursos para processamento de dados, softwares etc. O erro está em dizer que fornece apenas serviços para armazenamento de dados!

Page 97: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Entre as desvantagens da computação em nuvem está o fato de as aplicações terem de ser executadas diretamente na nuvem, não sendo permitido, por exemplo, que uma aplicação instalada em um computador pessoal seja executada.

Page 98: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Entre as desvantagens da computação em nuvem está o fato de as aplicações terem de ser executadas diretamente na nuvem, não sendo permitido, por exemplo, que uma aplicação instalada em um computador pessoal seja executada.

Comentário: Uma aplicação que executa em nuvem pode, sim, ser instalada em um computador pessoal e usar a nuvem para uma parte menor de suas tarefas (como armazenamento de dados ou backup), desde que seja projetada e implementada com tal funcionalidade!

Page 99: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A computação em nuvem é um conceito revolucionário no emprego de recursos de rede, pois seu usuário não precisa da Internet para realizar o armazenamento dados e informações.

Page 100: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A computação em nuvem é um conceito revolucionário no emprego de recursos de rede, pois seu usuário não precisa da Internet para realizar o armazenamento dados e informações.

Comentário: O erro da sentença está em afirmar que não é necessária Internet para que o computador do usuário se comunique com a nuvem.

Page 101: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Embora seja uma tecnologia que prometa resolver vários problemas relacionados à prestação de serviços de tecnologia da informação e ao armazenamento de dados, a computação em nuvem, atualmente, não suporta o processamento de um grande volume de dados.

Page 102: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Embora seja uma tecnologia que prometa resolver vários problemas relacionados à prestação de serviços de tecnologia da informação e ao armazenamento de dados, a computação em nuvem, atualmente, não suporta o processamento de um grande volume de dados.

Comentário: A computação em nuvem não apresenta restrições quanto ao processamento de grande volume de dados, pelo contrário, a depender do número de servidores que a compõem, ela pode processar um volume muito maior do que um único servidor poderia.

Page 103: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O que diferencia uma nuvem pública de uma nuvem privada é o fato de aquela ser disponibilizada gratuitamente para uso e esta ser disponibilizada sob o modelo pay-per-usage (pague pelo uso).

Page 104: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O que diferencia uma nuvem pública de uma nuvem privada é o fato de aquela ser disponibilizada gratuitamente para uso e esta ser disponibilizada sob o modelo pay-per-usage (pague pelo uso).

Comentário: Uma nuvem pública é projetada para atender as necessidades de um público (pessoas ou empresas) qualquer, não sendo projetada sob medida. A nuvem privada é projetada para atender as necessidades específicas de uma empresa, oferecendo diferenciais como maior nível de segurança e controle.

Page 105: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvemJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Um dos meios de se armazenarem dados na nuvem consiste na utilização do modelo de serviços denominado SaaS (software as a service). Nesse modelo, o cliente utiliza-se de aplicações, como browser, para acessar os servidores, e todo o controle e gerenciamento do armazenamento é realizado pelo provedor de serviço.

Page 106: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvemJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Um dos meios de se armazenarem dados na nuvem consiste na utilização do modelo de serviços denominado SaaS (software as a service). Nesse modelo, o cliente utiliza-se de aplicações, como browser, para acessar os servidores, e todo o controle e gerenciamento do armazenamento é realizado pelo provedor de serviço.

Comentário: SaaS (Software as a Service) trata-se de um modelo de negócios em que um software é projetado, implementado e mantido em um servidor e seus recursos (processamento de informações, armazenamento de dados, streaming de áudio/vídeo etc.) são acessíveis a outros aplicativos como um serviço. O armazenamento em nuvem pode se utilizar de tal modelo utilizando o browser para acessar os servidores.

Page 107: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A computação em nuvem permite que clientes e empresas utilizem serviços providos por terceiros e executados nos datacenters na rede, visto que ainda não há tecnologia disponível para que uma organização implante sua própria nuvem e mantenha dados e aplicações em seu próprio datacenter.

Page 108: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A computação em nuvem permite que clientes e empresas utilizem serviços providos por terceiros e executados nos datacenters na rede, visto que ainda não há tecnologia disponível para que uma organização implante sua própria nuvem e mantenha dados e aplicações em seu próprio datacenter.

Comentário: Já há tecnologia disponível para que qualquer um (pessoa física ou organização) implante sua própria nuvem. Um exemplo disso é a plataforma OwnCloud, que pode ser usada para instalar e configurar sua própria nuvem.

Page 109: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O usuário pode acessar, seus dados armazenados na nuvem, independentemente do sistema operacional e do hardware que esteja usando em seu computador pessoal.

Page 110: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O usuário pode acessar, seus dados armazenados na nuvem, independentemente do sistema operacional e do hardware que esteja usando em seu computador pessoal.

Comentário: Por se tratar de uma tecnologia que emprega os protocolos padronizados para a Internet (TCP/IP, FTP etc.), basta que os computadores clientes se utilizem dos mesmos protocolos, independendo portanto de sistema operacional ou hardware.

Page 111: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No SkyDrive (renomeado para OneDrive), arquivos criados no pacote Microsoft Office podem ser diretamente manipulados em qualquer plataforma, sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais.

Page 112: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) No SkyDrive (renomeado para OneDrive), arquivos criados no pacote Microsoft Office podem ser diretamente manipulados em qualquer plataforma, sem a necessidade de instalação de aplicativos adicionais.

Comentário: O Skydrive é um serviço de armazenamento em nuvem e permite que qualquer tipo de arquivo seja armazenado, mas para manipular um arquivo é necessário ter o programa que reconheça o formato do arquivo e permita sua alteração.

Page 113: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvemJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Se uma solução de armazenamento embasada em hard drive externo de estado sólido usando USB 2.0 for substituída por uma solução embasada em cloud storage, ocorrerá melhoria na tolerância a falhas, na redundância e na acessibilidade, além de conferir independência frente aos provedores de serviços contratados.

Page 114: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvemJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Se uma solução de armazenamento embasada em hard drive externo de estado sólido usando USB 2.0 for substituída por uma solução embasada em cloud storage, ocorrerá melhoria na tolerância a falhas, na redundância e na acessibilidade, além de conferir independência frente aos provedores de serviços contratados.Comentário: Solução baseada em armazenamento em nuvem em vez de HD externo possui muitas vantagens, como melhor tolerância a falhas, redundância e acessibilidade, já que o provedor da nuvem replicará a informação em vários servidores para maior segurança e estará disponível para qualquer computador com acesso à Internet, entretanto acaba por trazer dependência frente ao provedor da nuvem, já que o processo de migração dos dados para outro provedor pode ser difícil e custoso.

Page 115: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

Page 116: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O armazenamento em nuvem, ou em disco virtual, possibilita o armazenamento e o compartilhamento de arquivos e pastas de modo seguro, ou seja, sem que o usuário corra o risco de perder dados.

Comentário: Geralmente, armazenamento em nuvem ou disco virtual é mais seguro, pois a empresa que oferece tal serviço implementa políticas de segurança e acesso por meio de usuário e senha e replica a informação entre vários servidores, para minimizar o risco de perda de dados.

Page 117: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) São vantagens do uso de cloudstorage, em comparação com as formas tradicionais de uso de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação, independentemente da disponibilidade de acesso à Internet, a manutenção, sob quaisquer circunstâncias, do sigilo e a preservação de dados pela nuvem.

Page 118: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) São vantagens do uso de cloudstorage, em comparação com as formas tradicionais de uso de infraestruturas de tecnologias de informação e comunicação, independentemente da disponibilidade de acesso à Internet, a manutenção, sob quaisquer circunstâncias, do sigilo e a preservação de dados pela nuvem.

Comentário: Todos os serviços de computação em nuvem requerem o acesso à internet para que o computador cliente consiga se comunicar com a nuvem!

Page 119: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O armazenamento do arquivo de dados no computador e na nuvem é considerado um procedimento de backup.

Page 120: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O armazenamento do arquivo de dados no computador e na nuvem é considerado um procedimento de backup.

Comentário: Um procedimento de backup é um conjunto de passos para a cópia de uma informação em algum meio persistente (no próprio computador, em disco rígido externo, em pen drive, em CD/DVD ou em nuvem) com o intuito de protegê-la e oferecer acesso posteriormente.

Page 121: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Arquivos com mapas e análises espaciais não podem ser publicados em nuvem, dada a limitação de armazenamento desse suporte.

Page 122: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Computação em nuvem

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Arquivos com mapas e análises espaciais não podem ser publicados em nuvem, dada a limitação de armazenamento desse suporte.

Comentário: Muitos dos provedores de armazenamento em nuvem oferecem grandes espaços para armazenamento a preços muito baixos, assim sendo não são limitados quanto à possibilidade de armazenamento de grandes arquivos como mapas e análises espaciais.

Page 123: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Procedimentos de segurança e de ensino à distânciaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Big Data pode ser utilizado na EAD para se entender as preferências e necessidades de aprendizagem dos alunos e, assim, contribuir para soluções mais eficientes de educação mediada por tecnologia.

Page 124: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Procedimentos de segurança e de ensino à distânciaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Big Data pode ser utilizado na EAD para se entender as preferências e necessidades de aprendizagem dos alunos e, assim, contribuir para soluções mais eficientes de educação mediada por tecnologia.

Comentário: Big Data é um termo popular usado para descrever crescimento, disponibilidade e uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas. O Big Data pode ser tão importante para os negócios - e para a sociedade - como a Internet se tornou. Dentre inúmeras possibilidades de uso do Big Data, uma delas é sim entender e mapear as preferências e necessidade de aprendizagem dos alunos.

Page 125: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Procedimentos de segurança e de ensino à distânciaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em apoio à visão construcionista social, o software de ensino a distância Moodle, em sua versão 2.8, conta com atividades projetadas para permitir que os alunos controlem o conteúdo comum, tais como fóruns, wikis, glossários, bancos de dados e mensagens.

Page 126: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Procedimentos de segurança e de ensino à distânciaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Em apoio à visão construcionista social, o software de ensino a distância Moodle, em sua versão 2.8, conta com atividades projetadas para permitir que os alunos controlem o conteúdo comum, tais como fóruns, wikis, glossários, bancos de dados e mensagens.

Comentário: O Moodle é uma ferramenta construcionista alinhada à teoria do construtivismo social que apresenta módulos de atividades por meio dos quais alunos podem interagir uns com os outros. Dentre as possibilidades no ambiente, encontramos fóruns, wikis, glossários, bancos de dados e sistemas de mensagens.

Page 127: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Hardware:Dispositivos de

armazenamento, memória e periféricos

Parte 02

Page 128: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Nobreak é um equipamento que mantém, durante determinado tempo, em caso de falta de energia elétrica na rede, o funcionamento de computadores que a ele estiverem conectados.

Comentário: Enquanto o estabilizador possui somente a função de “estabilizar” a corrente elétrica, evitando que altos picos de energia cheguem ao computador, o nobreak possui as mesmas funções do estabilizador acrescido de uma bateria, o que lhe permite autonomia por alguns minutos em caso de falta de energia elétrica.

Page 129: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O nobreak, equipamento programado para ser acionado automaticamente na falta de energia elétrica, oferece disponibilidade e segurança aos computadores.

Comentário: Enquanto o estabilizador possui somente a função de “estabilizar” a corrente elétrica, evitando que altos picos de energia cheguem ao computador, o nobreak possui as mesmas funções do estabilizador acrescido de uma bateria, o que lhe permite autonomia por alguns minutos em caso de falta de energia elétrica.

Page 130: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A instabilidade da fonte de alimentação é um dos principais motivos para desligamentos repentinos de computadores. Fontes de alimentação do tipo ATX contam com sinais de controle que desligam o computador de forma automática caso sejam verificadas alterações nas tensões fornecidas pela própria fonte de alimentação, que podem avariar componentes do computador.

Comentário: A principal tarefa das fontes de alimentação ATX é analisar continuamente a tensão fornecida com o intuito de prover desligamento automático do computador em caso de risco.Leia mais sobre fontes ATX: http://www.infowester.com/fontesatx.php

Page 131: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barramentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A unidade aritmética e lógica (UAL) é o componente do processador que executa as operações matemáticas a partir de determinados dados. Todavia, para que um dado possa ser transferido para a UAL, é necessário que ele, inicialmente, permaneça armazenado em um registrador.

Comentário: A unidade lógica e aritmética (ULA) é realmente o componente do processador que executa operações matemáticas, manipulando os dados a partir do registrador (o tipo de memória mais rápida do computador). Os resultados da ULA serão, então, armazenados em registradores de saída.

Page 132: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barramentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para que uma impressora com padrão do tipo USB 1.0 se comunique com um computador com Windows XP, é necessário que a comunicação seja realizada com uma porta USB 1.0 desse computador, devido à restrição de compatibilidade de transferência de dados da tecnologia USB 1.0 com a 2.0 para impressoras.

Comentário: Caso o tipo USB do dispositivo e da porta do computador sejam diferentes, ainda haverá compatibilidade, tendo como restrição somente que a velocidade de transferência de dados será daquele com menor “valor”.

Page 133: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferência, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives são um meio eficiente de se fazer becape.

Comentário: Pendrives tornaram-se um meio mais eficiente para backups substituindo CDs e DVDs por várias razões: não requerem hardware ou software específicos (somente a entrada USB), maior taxa de transferência, um único dispositivo pode armazenar grandes volumes (de 1 GB até 128 GB ou 1 TB), seus dados podem ser apagados ou modificados facilmente etc.

Page 134: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para armazenar um único arquivo com tamanho de 650 MB, pode-se utilizar uma mídia DVD, já que um CD-R convencional não suporta arquivos com mais de 600 MB.

Comentário: Atenção para as capacidades de armazenamento de algumas mídias:CD – 700 MB / 80 minutos de áudioDVD – simples: 4,7 GB, dual layer: 8,5 GBBLU-RAY – simples: 25 GB, dual layer: 50 GB

Page 135: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamentoCD Mídia com capacidade de 700 MB ou 80 minutos de áudio e pode ser...CD-R Mídia gravávelCD+R Similar a CD-R, mas com maior velocidade de leituraCD-RW Mídia gravável e regravávelCD+RW Similar a CD-RW, mas com maior velocidade de leituraCD-ROM Já vem gravada de fábrica, não podendo alterar seus dadosDVD Mídia com capacidade nominal de 4,7 GB ou 120 minutos de vídeo e pode

ser...DVD-R Mídia gravávelDVD+R Similar a DVD-R, mas com maior velocidade de leituraDVD-RW Mídia gravável e regravávelDVD+RW Similar a DVD-RW, mas com maior velocidade de leituraDVD+R DL Mídia com duas camadas de gravação, assim sua capacidade nominal é de 8,5 GB.DVD-ROM Já vem gravada de fábrica, não podendo alterar seus dadosDVD-RAM Pode-se fazer mais de 100 mil gravações nesta mídia e não requer software para

gravação.BLU-RAY 25 GB por camada (simples: 25 GB, dual layer: 50 GB)

Page 136: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

ComponentesNo que se refere aos componentes funcionais de computadores e aos periféricos e dispositivos de entrada, de saída e de armazenamento de dados, assinale a opção correta.

a) Memórias do tipo ROM podem ser processadas inúmeras vezes, bem como ser apagadas por qualquer programa de computador.

b) A função da unidade central de processamento é executar os programas armazenados nos dispositivos de saída.

c) A unidade lógica executa as operações aritméticas dirigidas pela memória secundária.X d) A memória principal de um computador é, geralmente, uma memória volátil (RAM).

e) Dispositivos periféricos de entrada e de saída são utilizados exclusivamente para comunicação do computador com meios de armazenamento em massa na nuvem

Page 137: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Diferentemente de um processador de 32 bits, que não suporta programas feitos para 64 bits, um processador de 64 bits é capaz de executar programas de 32 bits e de 64 bits.

Comentário: Verdadeiro! Um processador de 64 bits é capaz de executar programas de 32 bits e de 64 bits. A única diferença entre ambos é que a execução de programas de 32 bits não será tão otimizada quanto aqueles projetados para 64 bits.

Page 138: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Um processador moderno de 32 bits pode ter mais de um núcleo por processador.

Comentário: Tanto os processadores modernos de 32 bits quanto os de 64 bits podem ter mais de um núcleo por processador.Vídeo comentando essa questão: http://youtu.be/ggsugEXsWsY

Page 139: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A velocidade de resposta do computador depende exclusivamente do hardware do equipamento em questão.

Comentário: Lembre-se que a execução das tarefas por meio de computador depende da combinação de hardware e software! Assim, o hardware possui forte influência na velocidade de resposta do mesmo, assim como o software (sistema operacional, drivers instalados, programas executando etc.)!

Page 140: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Drivers

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O fabricante de dispositivo de E/S deve fornecer um driver de dispositivo (device driver) específico para cada sistema operacional a que dá suporte.

Comentário: A fim de que o sistema operacional reconheça e se comunique corretamente com um dispositivo de E/S presente no computador, é necessário um driver daquele dispositivo, cuja elaboração e distribuição é da fabricante do dispositivo.

Page 141: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Tipos de computadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Os mainframes, computadores com alta capacidade de armazenamento de dados, têm baixa capacidade de memória, não sendo indicados para o acesso simultâneo de diversos usuários.

Comentário: Os atuais mainframes são “computadores corporativos”, projetados para terem altas capacidades de processamento, memória e armazenamento de dados e serem acessados simultaneamente por diversos usuários!

Page 142: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Memória

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A memória RAM (random access memory) permite apenas a leitura de dados, pois é gravada pelos fabricantes, não podendo ser alterada.

Comentário:Read-Only Memory (ROM) significa “memória de somente leitura” – que permite apenas leitura, já vindo com os dados pré-gravados.Random access memory (RAM) significa “memória de acesso aleatório” - isto é, um tipo de memória cujas informações podem ser acessadas em qualquer ordem (dado o endereço em que estão). Tal informação pode ser alterada, se desejada, como ocorre na memória principal do computador.

Page 143: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Drivers

Considerando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir:( ) Um clique duplo emfará que seja disponibilizada uma janela contendo funcionalidades para a formatação do dispositivo USB.

Page 144: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Drivers

Considerando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir:( E ) Um clique duplo emfará que seja disponibilizada uma janela contendo funcionalidades para a formatação do dispositivo USB.

Comentário: A janela exibida é a janela de propriedades da unidade de disco selecionada. Ao dar um duplo clique no item apresentado, veremos detalhes do mesmo como o tipo de driver, versão do driver etc. e não sobre a formatação do mesmo!

Page 145: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Dispositivos móveis

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Diferentemente dos computadores pessoais ou PCs tradicionais, que são operados por meio de teclado e mouse, os tablets, computadores pessoais portáteis, dispõem de recurso touch-screen. Outra diferença entre esses dois tipos de computadores diz respeito ao fato de o tablet possuir firmwares, em vez de processadores, como o PC.

Page 146: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Dispositivos móveis

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Diferentemente dos computadores pessoais ou PCs tradicionais, que são operados por meio de teclado e mouse, os tablets, computadores pessoais portáteis, dispõem de recurso touch-screen. Outra diferença entre esses dois tipos de computadores diz respeito ao fato de o tablet possuir firmwares, em vez de processadores, como o PC.

Comentário: Tablets são computadores portáteis com recurso de touch screen, sim. O erro está em afirmar que tablets possuem firmwares no lugar de processadores. Tanto tablets quanto PCs possuem processadores e firmwares! O firmware é o conjunto de instruções operacionais programadas diretamente no hardware de um equipamento eletrônico (no caso de um computador, seria a BIOS).

Page 147: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Quando uma pessoa está demasiadamente carregada com eletricidade estática, a simples ação de tocar uma peça de metal, por exemplo, faz que seus elétrons sobressalentes sejam transferidos para essa peça. Em uma outra situação hipotética, caso essa pessoa toque um componente de computador (placa-mãe, placa de vídeo, memória, HD etc.), esse componente poderá vir a ser danificado seriamente por esse tipo de energia.

Page 148: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentosJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Quando uma pessoa está demasiadamente carregada com eletricidade estática, a simples ação de tocar uma peça de metal, por exemplo, faz que seus elétrons sobressalentes sejam transferidos para essa peça. Em uma outra situação hipotética, caso essa pessoa toque um componente de computador (placa-mãe, placa de vídeo, memória, HD etc.), esse componente poderá vir a ser danificado seriamente por esse tipo de energia.

Comentário: Sim, a eletricidade estática pode representar um risco ao computador, tanto que o recomendado é a pessoa tentar “descarregar” sua energia elétrica estática (tocando superfícies de metal ligadas ao solo ou pelo menos o gabinete de metal do computador) antes de tocar os componentes.

Page 149: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A manutenção corretiva pode ser planejada ou não, sendo motivada por emergência ou detecção de uma situação que possa vir a causar pane.

Page 150: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A manutenção corretiva pode ser planejada ou não, sendo motivada por emergência ou detecção de uma situação que possa vir a causar pane.

Comentário: O objetivo da manutenção corretiva, que pode ser planejada ou não, é atuar para a correção de falhas (planejada) ou de desempenho menor do que o esperado (não planejada).

Page 151: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Foco na eliminação de sintomas, juntamente com a execução de testes e uso de ferramentas adequadas, são pontos básicos dos procedimentos de manutenção.

Page 152: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Foco na eliminação de sintomas, juntamente com a execução de testes e uso de ferramentas adequadas, são pontos básicos dos procedimentos de manutenção.

Comentário: Durante um procedimento de manutenção, deve-se concentrar na eliminação das causas dos problemas, uma vez que são os responsáveis pelo surgimento dos sintomas com efeito negativo. Concentrando-se em eliminar as causas, o problema desaparecerá, concentrando-se em eliminar os sintomas, o problema poderá ocorrer novamente, já que as causas podem ainda estar acontecendo.

Page 153: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A limpeza de monitores de LCD (liquid crystal display) requer que se tomem alguns cuidados, normalmente recomendados pelos fabricantes, para melhor conservação do equipamento. Entre os produtos recomendados para essa limpeza, estão os detergentes líquidos e o álcool, que devem ser aplicados com pano macio.

Page 154: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Manutenção de equipamentos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A limpeza de monitores de LCD (liquid crystal display) requer que se tomem alguns cuidados, normalmente recomendados pelos fabricantes, para melhor conservação do equipamento. Entre os produtos recomendados para essa limpeza, estão os detergentes líquidos e o álcool, que devem ser aplicados com pano macio.

Comentário: Na limpeza de monitores LCD, não se deve usar produtos à base de acetona, tolueno ou álcool para limpar a superfície da tela. Detergentes e desinfetantes também estão expressamente proibidos. Para limpar a poeira, use apenas um pano macio ou flanela. Para retirar marcas de dedos, use algodão levemente umedecido e passe-o suavemente sobre a tela, secando posteriormente com um pano macio.

Page 155: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O emprego de cabos ópticos interligando as residências dos usuários e seus provedores de Internet garante conexão via banda larga.

Page 156: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O emprego de cabos ópticos interligando as residências dos usuários e seus provedores de Internet garante conexão via banda larga.

Comentário: Errado! Apesar de a importância da qualidade da conexão entre usuários e seus provedores de Internet, é necessário também que estes últimos ofereçam aos primeiros uma conexão de banda larga e que os usuários tenham modem e/ou outros periféricos compatíveis para tal conexão.

Page 157: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

As informações apresentadas na figura acima, que podem ser obtidas por meio de procedimento adequado realizado quando se inicializa um computador, são disponibilizadas pela ferramenta denominada

a) ISA.b) DB9.c) BIOS.d) PCI.e) VESA.

Page 158: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

As informações apresentadas na figura acima, que podem ser obtidas por meio de procedimento adequado realizado quando se inicializa um computador, são disponibilizadas pela ferramenta denominada

a) ISA.b) DB9.

X c) BIOS.d) PCI.e) VESA.

Page 159: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Na computação básica, os computadores realizam operações de acordo com um sistema de numeração embasado nos números 0 e 1. Esse sistema é denominado:

a) binário.b) octal.c) quântico.d) decimal.e) hexadecimal.

Page 160: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Na computação básica, os computadores realizam operações de acordo com um sistema de numeração embasado nos números 0 e 1. Esse sistema é denominado:X a) binário.

b) octal.c) quântico.d) decimal.e) hexadecimal.

Page 161: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Caso um computador, ao ser ligado, emita um bipe constante e nenhuma mensagem seja exibida na tela do monitor, é correto concluir que o processador desse computador está danificado.

Page 162: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Caso um computador, ao ser ligado, emita um bipe constante e nenhuma mensagem seja exibida na tela do monitor, é correto concluir que o processador desse computador está danificado.

Comentário: O código de bipes varia de acordo com especificações do fabricante (BIOS, placa-mãe etc.) e pode representar várias informações, assim não é correto dizer que um determinado padrão de bipes represente sempre um problema no processador.Leia mais em: http://forum.baboo.com.br/index.php?/topic/466416-c%C3%B3digo-de-beeps/

Page 163: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Quando é ligado, o computador faz um autodiagnóstico. Se, por exemplo, o teclado não estiver conectado ao computador, o fato é identificado nesse processo e a inicialização do sistema é automaticamente interrompida.

Page 164: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Quando é ligado, o computador faz um autodiagnóstico. Se, por exemplo, o teclado não estiver conectado ao computador, o fato é identificado nesse processo e a inicialização do sistema é automaticamente interrompida.

Comentário: Sim, ao inicializar o computador ocorre uma avaliação diagnóstica (POST – Power On Self Test), verificando a memória, unidades de disco rígido, CD/DVD, disquete etc. e outros itens mais. Caso um item essencial para o bom funcionamento do computador apresente problemas, a inicialização será interrompida, informação apropriada será exibida em tela e o usuário poderá escolher o que fazer.

Page 165: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Para que um programa possa ser executado em um computador, é necessário que um HD (hard disk) seja instalado nesse computador.

Page 166: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para que um programa possa ser executado em um computador, é necessário que um HD (hard disk) seja instalado nesse computador.

Comentário: Há versões de sistemas operacionais e softwares que podem ser executadas a partir de um pendrive, CD ou DVD, dispensando-se assim a obrigatoriedade de um disco rígido no processo.

Page 167: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A menor unidade de informação armazenável em um computador é o byte, suficiente, em muitos casos, para armazenar um caracter.

Page 168: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) A menor unidade de informação armazenável em um computador é o byte, suficiente, em muitos casos, para armazenar um caracter.

Comentário: A menor unidade é o bit, que pode armazenar somente os valores 0 ou 1.

Page 169: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Uma estação de trabalho (workstation) pode ter capacidade para a utilização de sistemas multiprocessados, com expansão de memória RAM superior a 10 gigabytes.

Page 170: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Uma estação de trabalho (workstation) pode ter capacidade para a utilização de sistemas multiprocessados, com expansão de memória RAM superior a 10 gigabytes.

Comentário: Os sistemas operacionais mais atuais oferecem suporte a múltiplos processadores e à expansão de memória RAM acima de 10 GB. A seguir, descrição do Windows 7 que ratifica isso:Uma das maiores novas desta versão é o suporte a games e aplicativos em 3D melhorado, o que possibilita melhor performance da máquina virtual com este tipo de tecnologia. Além disso, agora é possível criar máquinas que suportem até 32 GB de memória RAM e 4 processadores.

Page 171: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O uso de senha de BIOS permite melhor controle de acesso ao equipamento.

Page 172: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O uso de senha de BIOS permite melhor controle de acesso ao equipamento.

Comentário: A depender das opções de BIOS, pode-se definir uma senha tanto para o acesso ao computador como um todo quanto somente para o acesso às configurações de BIOS. Tal mecanismo permite melhor controlar quem terá acesso a que no computador.

Page 173: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em PCs, a perda da configuração dos dados da BIOS normalmente é um indicativo da necessidade de troca da bateria da placa mãe.

Page 174: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Em PCs, a perda da configuração dos dados da BIOS normalmente é um indicativo da necessidade de troca da bateria da placa mãe.

Comentário: Apesar de o BIOS ficar armazenado em memória ROM e portanto não volátil, sua configuração é armazenada em uma memória RAM específica para tal, chamada de memória de configuração ou memória CMOS, e por isso são voláteis.Essa memória de configuração (CMOS) é do tipo RAM, ou seja, seus dados serão perdidos quando o micro for desligado. Para que isso não aconteça é necessário que essa memória seja alimentada por uma bateria, a mesma bateria que alimenta o circuito de relógio de tempo real (RTC- Real Time Clock).

Page 175: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Para a instalação de impressora deskjet, é necessário, e suficiente, realizar as conexões corretas dos cabos e ligar o computador, já que o reconhecimento e a inicialização de um novo hardware são feitos de forma automática pelo recurso plug and play ou, ainda, PnP.

Page 176: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Funcionamento do computador

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para a instalação de impressora deskjet, é necessário, e suficiente, realizar as conexões corretas dos cabos e ligar o computador, já que o reconhecimento e a inicialização de um novo hardware são feitos de forma automática pelo recurso plug and play ou, ainda, PnP.

Comentário: Em sistemas operacionais que oferecem recursos para detecção automática de hardware (como o Windows) um novo dispositivo conectado será reconhecido e inicializado automaticamente caso seus drivers já estejam instalados naquele computador! Caso contrário, será necessário um passo adicional para a instalação dos drivers.

Page 177: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conectores

A figura acima ilustra um tipo de cabo padrão que pode ser usado para a conexão de impressoras a um computador, sendo, para isso, necessária a existência de uma porta

a) HDMI.b) VGA.c) PCI.d) microusb.e) paralela.

Page 178: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conectores

A figura acima ilustra um tipo de cabo padrão que pode ser usado para a conexão de impressoras a um computador, sendo, para isso, necessária a existência de uma porta

a) HDMI.b) VGA.c) PCI.d) microusb.

X e) paralela.

Page 179: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conectores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Algumas placas de vídeo vêm com saídas para conexão em televisores, por intermédio de conectores RCA. Esse tipo de conector terá sempre a cor branca, assim como o cabo correspondente, e estará localizado ao lado das saídas VGA e(ou) DVI.

Page 180: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conectores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Algumas placas de vídeo vêm com saídas para conexão em televisores, por intermédio de conectores RCA. Esse tipo de conector terá sempre a cor branca, assim como o cabo correspondente, e estará localizado ao lado das saídas VGA e(ou) DVI.

Comentário: Também conhecido como vídeo composto, seu nome é a sigla para “Radio Corporation of America”, empresa que desenvolveu esses conectores na década de 40. Geralmente, esse cabo é composto de três pontas com cores distintas: amarela (vídeo), branca (áudio esquerdo/mono) e vermelha (áudio direito).Leia mais sobre conectores em: http://www.tecmundo.com.br/cabos/65655-hdmi-vga-dvi-displayport-componente-rca-cabo-melhor.htm

Page 181: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conectores

A porta padrão que corresponde ao símbolo representado na figura acima — utilizada para a conexão de pendrive em um computador — é denominada:

a) USB.b) PS2.c) DB9.d) DIMM.e) HDMI.

Page 182: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Conectores

A porta padrão que corresponde ao símbolo representado na figura acima — utilizada para a conexão de pendrive em um computador — é denominada:X a) USB.

b) PS2.c) DB9.d) DIMM.e) HDMI.

Page 183: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Um exemplo de hardware, a unidade central de processamento (CPU), responsável por executar os programas armazenados na memória principal, é composta por duas grandes subunidades: a unidade de controle (UC) e a unidade lógica e aritmética (ULA).

Page 184: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Um exemplo de hardware, a unidade central de processamento (CPU), responsável por executar os programas armazenados na memória principal, é composta por duas grandes subunidades: a unidade de controle (UC) e a unidade lógica e aritmética (ULA).

Comentário: A CPU é composta por unidade de controle (UC), unidade lógica e aritmética (ULA) e registradores. Assim sendo, a afirmativa não está completamente inválida, mas incompleta. Entretanto, a banca examinadora julgou a incompletude do item como tornando-a incorreta!

Page 185: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O hardware é a parte física do computador. São exemplos de hardware: placa de som, placa-mãe, monitor e dispositivos USB. O software pode ser considerado a parte lógica, responsável pelo que fazer e por como fazer. São exemplos de software: sistemas operacionais, linguagens de programação, programas de computador.

Page 186: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O hardware é a parte física do computador. São exemplos de hardware: placa de som, placa-mãe, monitor e dispositivos USB. O software pode ser considerado a parte lógica, responsável pelo que fazer e por como fazer. São exemplos de software: sistemas operacionais, linguagens de programação, programas de computador.

Comentário: Na compreensão da banca de 2011 (concurso para Analista em Ciência e Tecnologia Júnior!!!), uma linguagem de programação é um tipo de software! Então, regra básica para provas da CESPE:Hardware – você chutaSoftware – você xinga

Page 187: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Quanto maior a quantidade de instruções contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rápido ele se torna.

Page 188: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Processadores

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Quanto maior a quantidade de instruções contidas em um processador CISC, mais complexo e mais rápido ele se torna.

Comentário: Processadores podem apresentar arquitetura RISC (Reduced Instruction Set Computador, ou “Computador com Conjunto Reduzido de Instruções”) ou CISC (Complex Instruction Set Computer, ou “Computador com Conjunto Complexo de Instruções). Enquanto processadores CISC apresentam uma variedade maior de instruções que podem executar, processadores RISC são otimizados para um número reduzido delas. Assim, do ponto de vista da execução de uma única instrução, processadores RISC são mais rápidos do que processadores CISC!

Page 189: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Memórias

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A memória principal do computador, por ser volátil, precisa ser atualizada com dados e instruções cada vez que o computador é ligado.

Page 190: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Memórias

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A memória principal do computador, por ser volátil, precisa ser atualizada com dados e instruções cada vez que o computador é ligado.

Comentário: Nesta questão, a banca considerou como somente a memória RAM, a mais abundante no computador e que é volátil, o que torna o item correto. Mas é importante lembrar que a memória RAM não é o único tipo de memória considerada principal:Voláteis: Memória RAM, registradores e memória cache;Não-voláteis: Memória ROM.

Page 191: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Memórias

A respeito da memória RAM utilizada em computadores, assinale a opção correta:

a) Os dados gravados nessa memória são apagados quando se desliga o computador.

b) Essa memória permite, principalmente, aumentar a capacidade de armazenamento do disco rígido.

c) Há incompatibilidade no uso compartilhado desse tipo de memória com placas de vídeo.

d) Somente computadores com grande capacidade de processamento fazem uso adequado desse tipo de memória.

e) A gravação de dados nesse tipo de memória é mais lenta que em um disco rígido do padrão SATA.

Page 192: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Memória

A respeito da memória RAM utilizada em computadores, assinale a opção correta:X a) Os dados gravados nessa memória são apagados quando se desliga o computador.

b) Essa memória permite, principalmente, aumentar a capacidade de armazenamento do disco rígido.

c) Há incompatibilidade no uso compartilhado desse tipo de memória com placas de vídeo.

d) Somente computadores com grande capacidade de processamento fazem uso adequado desse tipo de memória.

e) A gravação de dados nesse tipo de memória é mais lenta que em um disco rígido do padrão SATA.

Page 193: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Impressoras

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) As impressoras matriciais já estão obsoletas e, caso estejam disponíveis em um setor, devem ser substituídas por outras mais modernas, de modo a reduzir o consumo de material e o nível de ruído.

Page 194: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Impressoras

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) As impressoras matriciais já estão obsoletas e, caso estejam disponíveis em um setor, devem ser substituídas por outras mais modernas, de modo a reduzir o consumo de material e o nível de ruído.

Comentário: A substituição das impressoras matriciais ajudará a reduzir o ruído (reduzindo assim os riscos ocupacionais), mas não reduzirá o consumo de material, já que são o tipo de impressora mais econômico até hoje.

Page 195: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Impressoras

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) São causas comuns de problemas com impressoras: falta de papel, tinta ou alimentação, juntamente com travamento de CPU por sobreaquecimento.

Page 196: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Impressoras

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) São causas comuns de problemas com impressoras: falta de papel, tinta ou alimentação, juntamente com travamento de CPU por sobreaquecimento.

Comentário: Falta de papel, tinta ou alimentação podem ser considerados causas de problemas comuns durante uma impressão, mas travamento de CPU por sobreaquecimento é um problema do computador em si (mais especificamente, de sua unidade de processamento) e não da impressora.

Page 197: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

ImpressorasJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em geral, impressoras de menor porte utilizam bluetooth e as multifuncionais, que comumente atendem diversas máquinas, utilizam o wi-fi. Para se instalar impressoras bluetooth, deve ser verificado se o adaptador bluetooth está conectado ao computador, bem como se está ligado, e se a impressora bluetooth está ligada. Nessa instalação, pode ser ainda necessário remover a conexão do adaptador com a impressora bluetooth e, em seguida, tentar detectá-la novamente por meio do assistente para Adicionar Impressora.

Page 198: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

ImpressorasJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Em geral, impressoras de menor porte utilizam bluetooth e as multifuncionais, que comumente atendem diversas máquinas, utilizam o wi-fi. Para se instalar impressoras bluetooth, deve ser verificado se o adaptador bluetooth está conectado ao computador, bem como se está ligado, e se a impressora bluetooth está ligada. Nessa instalação, pode ser ainda necessário remover a conexão do adaptador com a impressora bluetooth e, em seguida, tentar detectá-la novamente por meio do assistente para Adicionar Impressora.

Comentário: Impressoras geralmente são conectadas ao computador por meio de porta paralela (no passado) ou USB (atualmente), mas também pode se conectar por meio de bluetooth (um adaptador USB é ligado ao computador, nesse caso) ou wi-fi, este último permitindo o seu uso por diversos computadores em uma rede sem a necessidade de um “computador servidor”.

Page 199: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

BarramentosJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):Para proferir uma palestra acerca de crime organizado, um agente conectou dispositivo USB do tipo bluetooth no computador que lhe estava disponível. A respeito desse cenário, julgue o item abaixo.( ) O uso de dispositivos bluetooth em portas USB necessita de driver especial do sistema operacional. Em termos de funcionalidade, esse driver equivale ao de uma interface de rede sem fio (wireless LAN), pois ambas as tecnologias trabalham com o mesmo tipo de endereço físico.

Page 200: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

BarramentosJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):Para proferir uma palestra acerca de crime organizado, um agente conectou dispositivo USB do tipo bluetooth no computador que lhe estava disponível. A respeito desse cenário, julgue o item abaixo.( E ) O uso de dispositivos bluetooth em portas USB necessita de driver especial do sistema operacional. Em termos de funcionalidade, esse driver equivale ao de uma interface de rede sem fio (wireless LAN), pois ambas as tecnologias trabalham com o mesmo tipo de endereço físico.

Comentário: O Bluetooth e a WLAN são tecnologias que proporcionam comunicação sem fio, entretanto as tecnologias não trabalham com o mesmo tipo de endereço físico. As redes WLAN utilizam o endereço físico MAC, enquanto os dispositivos Bluetooth utilizam o Bluetooth Address.

Page 201: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

BarramentosJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Apesar de o dispositivo USB 2.0 ter velocidade superior à da versão anterior, USB 1.1, ele é compatível com dispositivos que funcionam com o USB 1.1, desde que a taxa de transferência de dados desses dispositivos não ultrapasse 1,5 Mbps.

Page 202: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

BarramentosJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Apesar de o dispositivo USB 2.0 ter velocidade superior à da versão anterior, USB 1.1, ele é compatível com dispositivos que funcionam com o USB 1.1, desde que a taxa de transferência de dados desses dispositivos não ultrapasse 1,5 Mbps.

Comentário: Existem três tipos de USB - suas diferenças estão apenas nas velocidades de transmissão. USB é um Barramento Serial Universal que transmite os dados bit a bit.... Nesse tipo de barramento há quatro contatos; um é para receber dados. O outro, para enviar dados. Enquanto que os outros dois são para transmissão de energia. Esse barramento é denominado HOT Plug and Play (HOT PnP), porque pode ser colocado conectado com o PC ligado, ou seja, quente.USB 1.0: 1,5 Mbps ou 0,75 MB/sUSB 1.1: 12 Mbps ou 1,5 MB/sUSB 2.0: 480Mbps ou 60MB/sUSB 3.0: 5000Mbps ou 625MB/sEssas portas conectam HD's, pendrives, drives de CD e outros periféricos básicos...Fonte: "Concurseiro" John Carneiro

Page 203: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

Na figura acima, identifica-se o componente de hardware, normalmente encontrado em computadores modernos, denominado:

a) disco rígido (HD).b) pendrive.c) nobreak.d) gravador de DVD.e) placa-mãe.

Page 204: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

Na figura acima, identifica-se o componente de hardware, normalmente encontrado em computadores modernos, denominado:

a) disco rígido (HD).b) pendrive.c) nobreak.d) gravador de DVD.

X e) placa-mãe.

Page 205: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

É responsável pela realização de cálculos matemáticos em um computador o componente de hardware denominado:

a) barramento do sistema.b) teclado.c) processador.d) byte.e) disquete.

Page 206: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

É responsável pela realização de cálculos matemáticos em um computador o componente de hardware denominado:

a) barramento do sistema.b) teclado.

X c) processador.d) byte.e) disquete.

Page 207: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

O componente apresentado na figura acima, encontrado em qualquer computador moderno, é denominado:

a) memória RAM.b) disco rígido.c) pendrive.d) CPU risk.e) disco CISC.

Page 208: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Componentes

O componente apresentado na figura acima, encontrado em qualquer computador moderno, é denominado:X a) memória RAM.

b) disco rígido.c) pendrive.d) CPU risk.e) disco CISC.

Page 209: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Entre os componentes periféricos de um computador, constituem, respectivamente, exemplos de dispositivos de entrada e de saída de dados de um computador:

a) o mouse e o teclado.b) a impressora e o microfone.c) a impressora e o monitor LCD.d) o teclado e o microfone.e) o mouse e o monitor LCD.

Page 210: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Entre os componentes periféricos de um computador, constituem, respectivamente, exemplos de dispositivos de entrada e de saída de dados de um computador:

a) o mouse e o teclado.b) a impressora e o microfone.c) a impressora e o monitor LCD.d) o teclado e o microfone.

X e) o mouse e o monitor LCD.

Page 211: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Entre os componentes de informática mostrados na figura acima, comumente utilizados em conjunto com um computador, aquele que corresponde a um periférico usado para entrada de dados é:

a) o alto-falante.b) o teclado.c) o conector RJ45.d) a impressora.e) o monitor LCD.

Page 212: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Entre os componentes de informática mostrados na figura acima, comumente utilizados em conjunto com um computador, aquele que corresponde a um periférico usado para entrada de dados é:

a) o alto-falante.X b) o teclado.

c) o conector RJ45.d) a impressora.e) o monitor LCD.

Page 213: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os dispositivos de entrada e saída usam 1 byte como unidade padrão de transferência de dados, isto é, transferem 1 byte de dados por vez.

Page 214: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Os dispositivos de entrada e saída usam 1 byte como unidade padrão de transferência de dados, isto é, transferem 1 byte de dados por vez.

Comentário: A taxa de transferência de dados (quantos bits ou bytes são transmitidos de cada vez) depende do tipo de barramento ao qual o dispositivo está ligado! Dispositivos ligados em um barramento serial (como o USB) transmitirão dados bit a bit, já aqueles conectados a uma porta paralela transferirão 8 bits (1 byte) de cada vez.

Page 215: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O escâner é considerado dispositivo de entrada de dados.

Page 216: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O escâner é considerado dispositivo de entrada de dados.

Comentário: Sim, o scanner é um dispositivo de entrada de dados, uma vez que o mesmo envia as informações para o computador. Não pode ser considerado um dispositivo de saída de dados uma vez que ele não recebe informações do computador para exibir para o usuário.

Page 217: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O modem é exemplo de um dispositivo híbrido, pois pode permitir simultaneamente a entrada e a saída de informações na unidade central de processamento.

Page 218: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Periféricos

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O modem é exemplo de um dispositivo híbrido, pois pode permitir simultaneamente a entrada e a saída de informações na unidade central de processamento.

Comentário: Modem é um dispositivo que o computador utiliza para receber (entrada) e enviar informações (saída).

Page 219: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamentoJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Durante a formatação de um disco, é possível escolher o sistema de arquivos e o tamanho dos clusters de uma unidade que se pretende criar.

Page 220: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamentoJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Durante a formatação de um disco, é possível escolher o sistema de arquivos e o tamanho dos clusters de uma unidade que se pretende criar.

Comentário: No início do processo de formatação de um disco, podemos escolher o sistema de arquivos (FAT16, FAT32, NTFS etc.) a ser adotado e, consequentemente, o tamanho dos clusters. Abaixo, explicação do website hardware.com.br :Um cluster é a menor parcela do HD que pode ser acessada pelo sistema operacional. Cada cluster tem um endereço único, um arquivo grande é dividido em vários clusters, mas um cluster não pode conter mais de um arquivo, por menor que seja. O tamanho de cada cluster varia de acordo com o sistema de arquivos escolhido na formatação do HD. Usando FAT 16 cada cluster tem até 32 KB, usando FAT 32 cada cluster possui apenas 4 KB. Usando NTFS (o sistema de arquivos utilizado pelo Windows NT e 2000) cada cluster possui entre 512 bytes e 4 KB, dependendo do tamanho da partição.

Page 221: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) CDs, DVDs e HDs são as memórias principais de um computador, utilizadas para manter as informações por um longo período de tempo.

Page 222: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) CDs, DVDs e HDs são as memórias principais de um computador, utilizadas para manter as informações por um longo período de tempo.

Comentário: CDs, DVDs e HDs são memórias secundárias, isto é, para armazenamento da informação quando não estão em uso.

Page 223: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O acesso aos dados armazenados em um disco rígido do padrão IDE é mais rápido que em um disco do tipo SATA do mesmo tamanho.

Page 224: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O acesso aos dados armazenados em um disco rígido do padrão IDE é mais rápido que em um disco do tipo SATA do mesmo tamanho.

Comentário: O padrão IDE é um padrão mais antigo e foi substituído pelo padrão SATA justamente por este último ter maior velocidade no acesso às informações!

Page 225: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamentoConsiderando que um usuário pretenda salvar, em memória ou em dispositivo de armazenamento, um arquivo com tamanho de 3 gigabytes, assinale a opção correta:

a) Os discos rígidos externos, cuja capacidade atual é de 900 kilobytes, não são capazes de armazenar esse arquivo.

b) Os disquetes de 3½", cuja capacidade é de 200 gigabytes, podem armazenar esse arquivo.

c) Qualquer tipo de CD-ROM tem capacidade suficiente para armazenar esse arquivo.

d) Os discos do tipo DVD-ROM, cuja capacidade máxima atual é de 8 kilobytes, não são capazes de armazenar esse arquivo.

e) Diversos modelos de pendrive têm capacidade suficiente para armazenar esse arquivo.

Page 226: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamentoConsiderando que um usuário pretenda salvar, em memória ou em dispositivo de armazenamento, um arquivo com tamanho de 3 gigabytes, assinale a opção correta:

a) Os discos rígidos externos, cuja capacidade atual é de 900 kilobytes, não são capazes de armazenar esse arquivo.

b) Os disquetes de 3½", cuja capacidade é de 200 gigabytes, podem armazenar esse arquivo.

c) Qualquer tipo de CD-ROM tem capacidade suficiente para armazenar esse arquivo.

d) Os discos do tipo DVD-ROM, cuja capacidade máxima atual é de 8 kilobytes, não são capazes de armazenar esse arquivo.X e) Diversos modelos de pendrive têm capacidade suficiente para armazenar esse arquivo.

Page 227: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Caso se deseje efetuar cópias de segurança com a utilização de apenas uma mídia que comporte, no mínimo, 600 megabytes de dados e contenha recurso para regravação, a unidade de armazenamento mais adequada, entre as listadas a seguir, é o:

a) BD-R.b) disquete de 3,5".c) CD-R.d) DVD-R.e) CD-RW.

Page 228: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Caso se deseje efetuar cópias de segurança com a utilização de apenas uma mídia que comporte, no mínimo, 600 megabytes de dados e contenha recurso para regravação, a unidade de armazenamento mais adequada, entre as listadas a seguir, é o:

a) BD-R.b) disquete de 3,5".c) CD-R.d) DVD-R.

X e) CD-RW.

Page 229: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O pendrive é um dispositivo de armazenamento de dados constituído por uma memória flash e apropriado para conectar- se a uma porta USB de um computador.

Page 230: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O pendrive é um dispositivo de armazenamento de dados constituído por uma memória flash e apropriado para conectar- se a uma porta USB de um computador.

Comentário: A memória flash é nada mais que um chip de memória de computador que mantém informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia. Esse tipo de memória pode ser encontrada nos pendrives, câmeras digitais, smartphones, dispositivos de músicas digitais (MP3), dentre outros.Fonte: http://www.tecmundo.com.br/hardware/198-o-que-e-memoria-flash-.htm

Page 231: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Para a recuperação de arquivos em HD danificado, um dos procedimentos normalmente utilizados é o Particionar.

Page 232: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Mídias para armazenamento

Julgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Para a recuperação de arquivos em HD danificado, um dos procedimentos normalmente utilizados é o Particionar.

Comentário: O processo de particionar um HD serve para dividir uma unidade de disco rígido em uma ou mais unidades lógicas (partições), e não para recuperar arquivos do HD. Para tal, são necessárias ferramentas (hardware e software) específicos.

Page 233: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Windows 7:Recursos e ferramentas

Parte 03

Page 234: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao longo do tempo, percebe-se que a área de trabalho do ambiente Windows tem agrupado evidentes melhorias, como organização, barra iniciar rapidamente, Internet Explorer, além da inserção de aprimoramentos visuais e de segurança. No caso do Windows 7, o desktop trabalha com o agrupamento das janelas de um mesmo programa no mesmo botão da barra de tarefas, de forma que, na alternância para a janela desejada, é necessário dar um clique no botão e, a seguir, outro na janela específica.

Page 235: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Ao longo do tempo, percebe-se que a área de trabalho do ambiente Windows tem agrupado evidentes melhorias, como organização, barra iniciar rapidamente, Internet Explorer, além da inserção de aprimoramentos visuais e de segurança. No caso do Windows 7, o desktop trabalha com o agrupamento das janelas de um mesmo programa no mesmo botão da barra de tarefas, de forma que, na alternância para a janela desejada, é necessário dar um clique no botão e, a seguir, outro na janela específica.

Comentário: O procedimento para acessar uma das várias janelas de uma mesma aplicação é realmente esse, entretanto, o usuário pode clicar ou simplesmente posicionar o mouse sobre o botão da aplicação para abrir um popup com a lista de janelas!

Page 236: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaNo Windows 7, é possível realizar diversas operações utilizando comandos diretamente no prompt de comando (cmd), como, por exemplo, entrar em uma pasta, verificar a data do sistema e apagar um arquivo. Ao digitar o comando shutdown -s -t 3600, será possível

a) eliminar os programas suspeitos que estão ativos nos últimos sessenta minutos.

b) efetuar o logoff da sessão do usuário de número 3600.c) bloquear a tela do computador por um período de uma hora.d) desligar o computador em uma hora.e) finalizar os programas que consomem mais que 3600 Kb de

memória.

Page 237: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaNo Windows 7, é possível realizar diversas operações utilizando comandos diretamente no prompt de comando (cmd), como, por exemplo, entrar em uma pasta, verificar a data do sistema e apagar um arquivo. Ao digitar o comando shutdown -s -t 3600, será possível

a) eliminar os programas suspeitos que estão ativos nos últimos sessenta minutos.

b) efetuar o logoff da sessão do usuário de número 3600.c) bloquear a tela do computador por um período de uma hora.

X d) desligar o computador em uma hora.e) finalizar os programas que consomem mais que 3600 Kb de

memória.

Page 238: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Comentário: “shutdown” é um comando do Windows que dispara o processo de desligar (com a possibilidade de reiniciar ou cancelar o desligamento) o sistema, contendo parâmetros como:-s : desligar o computador-r : desligar e reiniciar o computador-a : anular o desligamento-f : forçar o desligamento-t xxx : desligar em xxx segundosPara lista completa, abra o prompt e digite “shutdown –help”

Page 239: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O Windows 7 foi lançado em quatro versões, cada uma direcionada a um público específico. A versão Starter possibilita a encriptação de dados mediante o uso do recurso conhecido como BitLocker.

Page 240: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O Windows 7 foi lançado em quatro versões, cada uma direcionada a um público específico. A versão Starter possibilita a encriptação de dados mediante o uso do recurso conhecido como BitLocker.

Comentário: As duas sentenças da questão estão erradas. O Windows 7 possui 6 versões, são elas (Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Entreprise e Ultimate) e o BitLocker, recurso que possibilita criptografar todos os dados de uma unidade de disco, está disponível apenas na versão Ultimate do Windows 7.Fonte: Prof. Junior Martins (estrategiaconcursos.com.br)

Page 241: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O Windows 7 Professional possibilita que o usuário copie um arquivo de um dispositivo móvel, como, por exemplo, um pendrive, para uma pasta qualquer que já contenha esse arquivo. Nesse caso, serão exibidas algumas opções, entre as quais uma que permite ao usuário optar por copiar, mas manter os dois arquivos; se o usuário escolher essa opção, o arquivo será copiado e armazenado na mesma pasta, porém será renomeado.

Page 242: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O Windows 7 Professional possibilita que o usuário copie um arquivo de um dispositivo móvel, como, por exemplo, um pendrive, para uma pasta qualquer que já contenha esse arquivo. Nesse caso, serão exibidas algumas opções, entre as quais uma que permite ao usuário optar por copiar, mas manter os dois arquivos; se o usuário escolher essa opção, o arquivo será copiado e armazenado na mesma pasta, porém será renomeado.

Comentário: Até o Windows XP, caso copiasse um arquivo para uma pasta que já tivesse outro com o mesmo nome, as únicas opções existentes seriam substituir o arquivo daquela pasta ou não copiar o novo arquivo para aquela pasta. A partir do Windows 7, apareceu a terceira opção citada, permitindo manter ambos os arquivos, sendo que o novo arquivo será renomeado (acrescentando um número ao final do arquivo).

Page 243: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No Windows 7, uma das opções de configuração que pode ser definida para a Lixeira é fazer que um arquivo apagado por um usuário seja imediatamente excluído do sistema, eliminando-se, dessa forma, o envio desse arquivo à Lixeira.

Page 244: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) No Windows 7, uma das opções de configuração que pode ser definida para a Lixeira é fazer que um arquivo apagado por um usuário seja imediatamente excluído do sistema, eliminando-se, dessa forma, o envio desse arquivo à Lixeira.

Comentário: Certo! Clicando-se sobre a Lixeira com o botão direito e escolhendo a opção Propriedades, teremos as seguintes opções:a)Configurar um tamanho máximo para a lixeira;b)Não mover arquivos para a lixeira (exclusão imediata);c)Exibir ou não caixa de diálogo de confirmação de exclusão.Vale lembrar que o usuário também pode usar o atalho Shift+Del para excluir imediatamente, mas aí se trata de um atalho, não de uma configuração!

Page 245: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No Windows 7, a execução do recurso Limpeza de Disco, desde que configurado, além de acarretar o apagamento dos arquivos temporários e arquivos considerados desnecessários pelo sistema, também apagará os arquivos contidos na Lixeira.

Page 246: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) No Windows 7, a execução do recurso Limpeza de Disco, desde que configurado, além de acarretar o apagamento dos arquivos temporários e arquivos considerados desnecessários pelo sistema, também apagará os arquivos contidos na Lixeira.

Comentário: A fim de acessar o recurso Limpeza de Disco a partir do Windows Explorer (uma das opções!), clique sobre uma das unidades de disco (C: por exemplo), escolha Propriedades > Geral > Limpeza de Disco. O Windows, então, examinará os arquivos do disco a fim de determinar quanto poderá liberar de espaço com cada opção e então exibirá as opções para o apagamento, dentre elas arquivos temporários, arquivos da lixeira, páginas off-line da web etc.Outra forma de acessar tal recurso é a partir do Menu Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Limpeza de Disco.

Page 247: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No Windows 7, todos os arquivos de usuários que não requeiram segurança devem estar associados a uma das bibliotecas padrão (Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos), haja vista que não é possível criar novas bibliotecas para outras coleções.

Page 248: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) No Windows 7, todos os arquivos de usuários que não requeiram segurança devem estar associados a uma das bibliotecas padrão (Documentos, Músicas, Imagens e Vídeos), haja vista que não é possível criar novas bibliotecas para outras coleções.

Comentário: Errado! É possível criar novas bibliotecas para novas coleções, basta clicar com o botão direito sobre o item “Bibliotecas”, escolher “Novo > Biblioteca” e dar um nome à sua biblioteca. A partir daí, clique com o botão direito sobre a nova biblioteca e escolha a opção Propriedades para incluir as pastas que deseja a essa coleção.

Page 249: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No Windows 7 e em suas versões superiores, o ambiente gráfico é nativo do sistema operacional. O ambiente gráfico no Windows, assim como no Linux, funciona como um servidor de gráficos e é denominado prompt de comando gráfico.

Page 250: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) No Windows 7 e em suas versões superiores, o ambiente gráfico é nativo do sistema operacional. O ambiente gráfico no Windows, assim como no Linux, funciona como um servidor de gráficos e é denominado prompt de comando gráfico.

Comentário: O primeiro SO da Microsoft foi o MS DOS, um sistema sem interface gráfica, onde todas as operações eram feitas por meio de linhas de comando. A partir do sistema Windows, a Microsoft introduziu um ambiente com interface gráfica como padrão de seus sistemas operacionais, entretanto, a fim de manter retrocompatibilidade, manteve um prompt de comando capaz de executar os comandos existentes no antigo MS DOS, mas com o passar do tempo, muitos comandos foram alterados. Enfim, é correto que o Windows apresenta um ambiente gráfico como interface nativa do sistema com o usuário, mas o prompt de comando é totalmente diferente, tendo como interface com o usuário instruções de comando textuais!

Page 251: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) A pasta Arquivos de Programas, no Windows 7 Professional, normalmente localizada no disco C, é o local recomendado para instalação de aplicativos nessa versão do sistema operacional.

Page 252: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) A pasta Arquivos de Programas, no Windows 7 Professional, normalmente localizada no disco C, é o local recomendado para instalação de aplicativos nessa versão do sistema operacional.

Comentário: Sim, a pasta recomendada para instalação de programas nos sistemas da família Windows é a pasta “Arquivos de Programas” (ou “Program Files”, caso o sistema esteja em inglês). Complementando: caso o SO seja 64bits e esteja instalando um programa 32bits, será recomendado instalá-lo na pasta “Arquivos de Programas (x86)” (ou “Program Files (x86)”).

Page 253: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O Windows 7 Professional permite que qualquer usuário sem poderes administrativos instale ou desinstale drivers de dispositivo.

Page 254: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O Windows 7 Professional permite que qualquer usuário sem poderes administrativos instale ou desinstale drivers de dispositivo.

Comentário: Instalação/desinstalação de drivers de dispositivo é uma tarefa crítica, pois se feito de forma equivocada pode provocar problemas no funcionamento do SO, podendo até mesmo ser necessário restaurar o sistema para um estado anterior (a partir de um “Ponto de Restauração”)! Logo, só podem executar tais ações usuários com privilégios administrativos!

Page 255: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaNo Windows 7 e nos softwares do Microsoft Office, o atalho composto pelas teclas ALT + TAB é muito utilizado para.

a) fechar um arquivo de texto sem se ter de acessar a opção Fechar ou a opção Sair, disponíveis no menu Arquivo do Word.

b) salvar um documento ou planilha com outro nome ou em formato PDF.

c) imprimir um arquivo de texto sem ter de acessar a opção Imprimir, disponível no menu Arquivo do Word.

d) alternar entre páginas de um documento do Word ou de outros aplicativos da suíte Microsoft Office.

e) alternar entre janelas de aplicativos abertos no computador, independentemente de serem ou não da suíte MSOffice.

Page 256: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaNo Windows 7 e nos softwares do Microsoft Office, o atalho composto pelas teclas ALT + TAB é muito utilizado para.

a) fechar um arquivo de texto sem se ter de acessar a opção Fechar ou a opção Sair, disponíveis no menu Arquivo do Word.

b) salvar um documento ou planilha com outro nome ou em formato PDF.c) imprimir um arquivo de texto sem ter de acessar a opção Imprimir, disponível no

menu Arquivo do Word.d) alternar entre páginas de um documento do Word ou de outros aplicativos da

suíte Microsoft Office.X e) alternar entre janelas de aplicativos abertos no computador, independentemente de serem ou não da suíte MSOffice.Comentário: Alt+Tab é um atalho dos sistemas da família Windows para alternar entre as janelas dos vários aplicativos em execução, não é restrito aos aplicativos do MS Office.

Page 257: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O Microsoft Windows 7 Ultimate oferece duas ferramentas de becape: a de Arquivos, que permite fazer cópias dos arquivos de dados dos usuários; e a de Imagem do Sistema, que oferece a capacidade de criar uma imagem do sistema.

Page 258: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) O Microsoft Windows 7 Ultimate oferece duas ferramentas de becape: a de Arquivos, que permite fazer cópias dos arquivos de dados dos usuários; e a de Imagem do Sistema, que oferece a capacidade de criar uma imagem do sistema.

Comentário: Pode-se criar um backup dos arquivos pessoais por meio da opção “Menu Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Manutenção > Backup e Restauração” bem como um imagem do sistema por meio de um ponto de restauração, usando a opção “Menu Iniciar > Computador > Propriedades > Proteção de Sistema”.Leia mais em:http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/back-up-files#1TC=windows-7http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/create-a-restore-point

Page 259: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra a janela Painelde Controle, do sistema operacional Windows 7Professional, julgue o item seguinte: ( ) Funcionalidades disponibilizadas em Contas de Usuário possibilitam alterar as permissões das contas existentes no computador, se o responsável pelas alterações tiver poderes administrativos.

Page 260: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra a janela Painelde Controle, do sistema operacional Windows 7Professional, julgue o item seguinte: ( C ) Funcionalidades disponibilizadas em Contas de Usuário possibilitam alterar as permissões das contas existentes no computador, se o responsável pelas alterações tiver poderes administrativos.

Comentário: A opção Contas de Usuário permite a quem tiver privilégios de administrador:a)Ativar/desativar conta de convidado (conta que permite pessoas utilizarem o computador sem acesso aos seus dados pessoais, não podem instalar ou desinstalar softwares, alterar configurações ou criar uma senha);b)Criar ou excluir contas de usuário;c)Alterar permissões de uma conta de usuário.

Page 261: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra a janela Painelde Controle, do sistema operacional Windows 7Professional, julgue o item seguinte: ( ) Por meio de funcionalidades encontradas em Rede e Internet, é possível excluir o histórico de navegação e cookies do navegador de Internet instalado no computador.

Page 262: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra a janela Painelde Controle, do sistema operacional Windows 7Professional, julgue o item seguinte: ( C ) Por meio de funcionalidades encontradas em Rede e Internet, é possível excluir o histórico de navegação e cookies do navegador de Internet instalado no computador.

Comentário:

Page 263: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra a janela Painelde Controle, do sistema operacional Windows 7Professional, julgue o item seguinte: ( ) As funcionalidades encontradas em Programas não permitem alterar as configurações-padrão para a mídia ou os dispositivos.

Page 264: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra a janela Painelde Controle, do sistema operacional Windows 7Professional, julgue o item seguinte: ( E ) As funcionalidades encontradas em Programas não permitem alterar as configurações-padrão para a mídia ou os dispositivos.

Comentário:

Page 265: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Em um computador com o sistema Windows 7 Professional, a pasta Documentos, localizada na pasta Bibliotecas, no Windows Explorer, indica o local físico dentro do sistema de arquivos do sistema operacional.

Page 266: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Em um computador com o sistema Windows 7 Professional, a pasta Documentos, localizada na pasta Bibliotecas, no Windows Explorer, indica o local físico dentro do sistema de arquivos do sistema operacional.

Comentário: Errado! Cada pasta listada em Bibliotecas representa na verdade uma biblioteca. “Uma biblioteca reúne arquivos de diferentes locais e os exibe em uma única coleção, sem os mover de onde estão armazenados” (Fonte: site da Microsoft).Por exemplo, posso criar uma biblioteca “Livros” para listar nela todos os arquivos e pastas presentes em várias pastas de meu computador, mas a biblioteca “Livros” não será o local físico onde os arquivos se encontrarão!

Page 267: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No Windows 7, uma forma de organizar arquivos e pastas é distribuí-los em bibliotecas nas quais uma pasta é um contêiner que serve para armazenar arquivos ou outras pastas. As bibliotecas-padrão dessa versão do Windows são: documentos, imagens, músicas e vídeos.

Page 268: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) No Windows 7, uma forma de organizar arquivos e pastas é distribuí-los em bibliotecas nas quais uma pasta é um contêiner que serve para armazenar arquivos ou outras pastas. As bibliotecas-padrão dessa versão do Windows são: documentos, imagens, músicas e vídeos.

Comentário: Cuidado com a forma como interpreta esse enunciado. Ele não diz que uma biblioteca é um container (interpretação equivocada), e sim, ele diz que uma forma de organizar arquivos e pastas é por meio de bibliotecas (correto) nas quais uma pasta é um container para armazenar arquivos ou pastas ( correto, definição de pasta) e as bibliotecas-padrão do Windows são realmente documentos, imagens, músicas e vídeos (mas o usuário pode criar novas bibliotecas).

Page 269: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Uma desvantagem da opção Restauração do Sistema, do Windows 7, é que ela afeta os arquivos pessoais — a exemplo de email, documentos ou fotos — que tenham sido modificados ou criados entre o ponto de restauração e a data da recuperação.

Page 270: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Uma desvantagem da opção Restauração do Sistema, do Windows 7, é que ela afeta os arquivos pessoais — a exemplo de email, documentos ou fotos — que tenham sido modificados ou criados entre o ponto de restauração e a data da recuperação.

Comentário: Extraído do site da Microsoft:“Os backups de imagem do sistema armazenados em discos rígidos também podem ser usados para Restauração do Sistema, assim como os pontos de restauração criados pela proteção do sistema. Mesmo que os backups de imagem do sistema tenham seus arquivos de sistema e dados pessoais, os seus arquivos de dados não serão afetados pela Restauração do Sistema.”

Page 271: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Atributos como tamanho e data de criação do arquivo são parâmetros que o usuário pode utilizar no Windows 7 para procurar arquivos no disco local.

Page 272: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Atributos como tamanho e data de criação do arquivo são parâmetros que o usuário pode utilizar no Windows 7 para procurar arquivos no disco local.

Comentário: Sim, apesar de quando selecionamos pastas vermos para pesquisar vermos somente as opções “data de modificação” e “tamanho”, se pesquisar na pasta Bibliotecas você verá a opção “data de criação”, além disso, em qualquer pasta pode-se digitar a opção de filtrar por data de criação que funcionará, por exemplo “datadacriação:01/01/2016”. Bastante escondido, mas funciona! Veja sobre atributos, operadores e filtros para pesquisar arquivos em (detalhe, lá nem menciona a opção de “data de criação” também!):http://windows.microsoft.com/pt-br/windows7/advanced-tips-for-searching-in-windows

Page 273: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) O Windows 7 não possui serviço de indexação de arquivos.

Page 274: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) O Windows 7 não possui serviço de indexação de arquivos.

Comentário: O que? Não tem serviço de indexação de arquivos? Experimente fazer uma pesquisa em uma pasta com muitos arquivos e pastas que não estejam indexados e ele vai lhe dizer que:“As pesquisas podem demorar em locais que não estão indexados: C:\wamp. Clique para adicionar ao índice...”Se ele permite adicionar aquelas pastas ao índice, então ele possui um sistema de indexação, não é mesmo? Caso encerrado!

Page 275: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se apagar um arquivo usando simultaneamente as teclas <Shift> e <Del>, o arquivo será movido para a lixeira do Windows 7.

Page 276: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se apagar um arquivo usando simultaneamente as teclas <Shift> e <Del>, o arquivo será movido para a lixeira do Windows 7.

Comentário: Segundo a configuração padrão da Lixeira, se você pressionar somente a tecla <Del> o arquivo será movido para a mesma, mas se pressionar <Shift> e <Del>, o arquivo é excluído imediatamente do computador, sem ir para a lixeira.

Page 277: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra umajanela do Windows 7 com o conteúdo da pastadenominada Arquivos, julgue o item abaixo.

( ) O botão permite iniciar uma ferramenta que pode fornecer ajuda e suporte do Windows 7.

Page 278: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra umajanela do Windows 7 com o conteúdo da pastadenominada Arquivos, julgue o item abaixo.

( C ) O botão permite iniciar uma ferramenta que pode fornecer ajuda e suporte do Windows 7.

Comentário:

Page 279: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra umajanela do Windows 7 com o conteúdo da pastadenominada Arquivos, julgue o item abaixo.

( ) Para se verificar, por meio de um programa antivírus instalado no computador, se os três arquivos da pasta Docs contêm algum tipo de vírus ou ameaça digital, é suficiente clicar o botão , localizado próximo ao canto superior direito da janela.

Page 280: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra umajanela do Windows 7 com o conteúdo da pastadenominada Arquivos, julgue o item abaixo.

( C ) Para se verificar, por meio de um programa antivírus instalado no computador, se os três arquivos da pasta Docs contêm algum tipo de vírus ou ameaça digital, é suficiente clicar o botão , localizado próximo ao canto superior direito da janela.

Comentário: O botão com desenho de uma lupa não serve para verificar se os arquivos da pasta possuem vírus, e sim serve para pesquisar/procurar arquivos naquela pasta e em subpastas! Para verificar se arquivos ou pastas possuem algum tipo de vírus depende do antivírus instalado no computador, geralmente clicando-se no(s) arquivo(s) com botão direito e escolhendo uma opção de escanear ou verificar por vírus ou malware.

Page 281: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se clicar o ícone Dados, e, em seguida o ícone , serão exibidos dados estatísticos do arquivo, tais como o seu tamanho, em bytes, o autor, e a data da última modificação.

Page 282: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se clicar o ícone Dados, e, em seguida o ícone , serão exibidos dados estatísticos do arquivo, tais como o seu tamanho, em bytes, o autor, e a data da última modificação.

Comentário: O botão serve para ocultar ou exibir o Painel de Visualização, um painel para rápida visualização do arquivo selecionado no próprio Windows Explorer, sem a necessidade de abri-lo em um programa específico, não se relacionando com os dados estatísticos do arquivo, que podem ser visualizados na parte inferior do Windows Explorer, no Painel de Detalhes.

Page 283: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se clicar o botão , a ordem em que os dois arquivos da pasta estão exibidos será trocada.

Page 284: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se clicar o botão , a ordem em que os dois arquivos da pasta estão exibidos será trocada.

Comentário: O botão indicado é o botão “Atualizar”, que irá atualizar as informações exibidas em tela, por exibindo arquivos que tenham sido criados ou alterados e deixando de exibir arquivos que tenham sido excluídos. Geralmente, após alterar os arquivos em uma pasta, a atualização é feita automaticamente, mas em alguns casos pode ser necessário fazê-la manualmente, clicando no botão indicado.

Page 285: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se clicar o ícone Planilha demonstrativa de desempenho.xlsx e, em seguida, o botão , o arquivo Planilha demonstrativa de desempenho será movido para a Área de Trabalho do Windows.

Page 286: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se clicar o ícone Planilha demonstrativa de desempenho.xlsx e, em seguida, o botão , o arquivo Planilha demonstrativa de desempenho será movido para a Área de Trabalho do Windows.

Comentário: Errado! Os dois botões com setas para esquerda e direita no canto superior esquerdo do Windows Explorer servem respectivamente para “voltar para a pasta visitada anteriormente” e “avançar para a pasta visitada posteriormente”, respectivamente.

Page 287: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) No Windows 7, diferentemente de versões anteriores, não é possível empregar a ferramenta Restauração do Sistema, pois nessa versão as melhorias corrigiram erros no sistema operacional.

Page 288: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) No Windows 7, diferentemente de versões anteriores, não é possível empregar a ferramenta Restauração do Sistema, pois nessa versão as melhorias corrigiram erros no sistema operacional.

Comentário: Clique no botão Menu Iniciar e na caixa de Pesquisar digite “Restauração do Sistema”, você verá a ferramenta “Restauração do Sistema” ser listada, logo ela existe no Windows 7 (e em versões posteriores). Ela é uma ferramenta importante para segurança, pois permite criar uma imagem do sistema em um dado momento antes de instalar/desinstalar um programa ou atualizar um driver, de forma que, caso haja algum problema sério, é possível retornar a um ponto de restauração anterior à alteração desastrosa!

Page 289: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( ) O arquivose encontra na subpasta , que,por sua vez, está contida na subpasta . Para se mover esse arquivo para a pasta utilizando-se teclas de atalho, pode-se usar a combinação de teclas CTRL + X como parte da sequência de ações a ser executada.

Page 290: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( C ) O arquivose encontra na subpasta , que,por sua vez, está contida na subpasta . Para se mover esse arquivo para a pasta utilizando-se teclas de atalho, pode-se usar a combinação de teclas CTRL + X como parte da sequência de ações a ser executada.

Comentário: A fim de mover um arquivo de uma pasta para outra, podemos clicar e arrastar esse arquivo até a pasta destino ou usar as opções de recortar (Ctrl+X) da pasta original e colar (Ctrl+V) na pasta destino, sendo assim, o item está certo.

Page 291: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( ) De acordo com a situação mostradana figura, a pasta está no nívelhierárquico imediatamente superior ao da pasta

Page 292: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( E ) De acordo com a situação mostradana figura, a pasta está no nívelhierárquico imediatamente superior ao da pasta

Comentário: O nível hierárquico é determinado pelo número de pastas necessário para chegar a um arquivo ou pasta a partir da unidade de disco em que ele se encontra. Assim, como a pasta Imagens e a pasta Memorandos estão ambas dentro da mesma pasta 01-trabalho, ambas encontram-se no mesmo nível hierárquico.

Page 293: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( ) Para se renomear o arquivo para Carta aoVice-reitor, é suficiente realizar o seguinte procedimento sucessivo: selecionar esse arquivo; teclar F2; digitar o texto “Carta ao Vice-Reitor” e teclar ENTER

Page 294: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( C ) Para se renomear o arquivo para Carta aoVice-reitor, é suficiente realizar o seguinte procedimento sucessivo: selecionar esse arquivo; teclar F2; digitar o texto “Carta ao Vice-Reitor” e teclar ENTER

Comentário: Sim, no Windows Explorer, a tecla F2 é um atalho para a opção de renomear uma pasta ou arquivo. Além desta opção, poder-se-ia clicar sobre o arquivo com o botão direito e escolher a opção “Renomear” ou acessar a opção Menu Arquivo > Renomear (precisa apertar a tecla Alt para aparecer o menu).

Page 295: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaAcerca do sistema operacional Windows 7 Home, julgue o próximo item:( ) Embora seja um sistema operacional monousuário, o sistema em questão permite a execução de várias tarefas simultâneas.

Page 296: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaAcerca do sistema operacional Windows 7 Home, julgue o próximo item:( E ) Embora seja um sistema operacional monousuário, o sistema em questão permite a execução de várias tarefas simultâneas.

Comentário: Um SO é dito monousuário quando somente um usuário pode acessar e utilizar seus recursos simultaneamente, já um SO multiusuário é aquele cujos recursos podem ser acessados por mais de um usuário simultaneamente (geralmente a partir de outros computadores na mesma rede). No caso dos sistemas Windows, a partir da família Windows NT (New Technology) foram projetadas versões do sistema operacional para servidores, sendo importante os mesmos serem multiusuários. O Windows 7 é também multiusuário.

Page 297: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Ao se clicar o botão Iniciar e selecionar a opção Suspender, o sistema alterna para o estado de economia de energia, interrompendo as tarefas em execução. Esse estado permite que se volte rapidamente para o status de energia plena, mas impossibilita voltar para o trabalho que se fazia antes da escolha.

Page 298: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Ao se clicar o botão Iniciar e selecionar a opção Suspender, o sistema alterna para o estado de economia de energia, interrompendo as tarefas em execução. Esse estado permite que se volte rapidamente para o status de energia plena, mas impossibilita voltar para o trabalho que se fazia antes da escolha.Comentário: Descrição de cada opção segundo o Windows 7:Trocar usuário: Alternar os usuários sem fechar os programas;Fazer logoff: Fechar todos os programas e fazer logoff;Bloquear: Bloquear este computador;Reiniciar: Fechar todos os programas, desliga o Windows e o reinicia;Suspender: Mantém a sua sessão na memória e coloca o computador em um estado de baixa energia para que você possa reiniciar o trabalho rapidamente;Hibernar: Salva sua sessão e desliga o computador. Quando você liga o computador novamente, o Windows restaura a sessão.

Page 299: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( ) Ao se clicar sobre o ícone , em seguida, clicar o botão , o arquivo Relato será removido da pasta Exemplos e inserido na pasta MTE.

Page 300: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( E ) Ao se clicar sobre o ícone , em seguida, clicar o botão , o arquivo Relato será removido da pasta Exemplos e inserido na pasta MTE.

Comentário: As funções dos botões com setas para esquerda e para direita na parte superior esquerda possuem respectivamente as funções “Voltar para a pasta visitada anteriormente” e “Avançar para a pasta visitada posteriormente”, não implicando em copiar, mover ou excluir arquivos ou pastas.

Page 301: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( ) Ao se clicar com o botão esquerdo do mouse em um local vazio abaixo do ícone , será apresentada uma lista de opções, entre elas uma que permite criar uma nova pasta dentro da pasta Exemplos.

Page 302: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ouerrado (E):( E ) Ao se clicar com o botão esquerdo do mouse em um local vazio abaixo do ícone , será apresentada uma lista de opções, entre elas uma que permite criar uma nova pasta dentro da pasta Exemplos.

Page 303: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Comentário: Ao se clicar com o botão direito do mouse em um local vazio é que aparecerá uma lista de opções, dentre elas:a)Exibir ícones extra grandes, grandes, médios, pequenos, listas etc.b)Classificar ou agrupar por nome, data de modificação, tipo ou tamanho;c)Atualizar;d)Compartilhar;e)Nova pasta, atalho ou arquivo;f)Propriedades.

Page 304: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Os arquivos possuem, cada um, mais de 500 milhões de bytes.

Page 305: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Os arquivos possuem, cada um, mais de 500 milhões de bytes.

Comentário: Abaixo, valores para conversão em bytes:1 KB = 1.024 bytes1 MB = 1.048.576 bytes1 GB = 1.073.741.824 bytes1 TB = 1.099.511.627.776 bytesAssim, 500 KB são mais de 500.000 bytes, mas não mais do que 500.000.000 bytes!

Page 306: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir:( ) As informações na figura mostrada permitem inferir que o dispositivo USB em questão usa o sistema de arquivo NTFS, porque o fabricante é Kingston.

Page 307: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir:( E ) As informações na figura mostrada permitem inferir que o dispositivo USB em questão usa o sistema de arquivo NTFS, porque o fabricante é Kingston.

Comentário: O tipo de sistema de arquivos não depende do fabricante do dispositivo! Não importa se o fabricante é Kingston, Sandisk ou outro, o usuário pode alterar o tipo de sistema de arquivos da unidade de armazenamento formatando a mesma – e será reconhecida pelo sistema operacional desde que o mesmo suporte aquele sistema de arquivos.

Page 308: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaConsiderando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir:( ) Ao se clicar o ícone , será mostrado, no Resumo das Funções do Dispositivo, em que porta USB o dispositivo está conectado.

Page 309: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaConsiderando a figura acima, que ilustra as propriedades de um dispositivo USB conectado a um computador com sistema operacional Windows 7, julgue o item a seguir:( C ) Ao se clicar o ícone , será mostrado, no Resumo das Funções do Dispositivo, em que porta USB o dispositivo está conectado.

Comentário: Sim, ao escolher a opção “USB Mass Storage Device” será exibido no resumo das funções (no campo “Local”) em qual porta USB o dispositivo está conectado.

Page 310: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Considere que um usuário de login joao_jose esteja usando o Windows Explorer para navegar no sistema de arquivos de um computador com ambiente Windows 7. Considere ainda que, enquanto um conjunto de arquivos e pastas é apresentado, o usuário observe, na barra de ferramentas do Windows Explorer, as seguintes informações: Bibliotecas > Documentos > Projetos Nessa situação, é mais provável que tais arquivos e pastas estejam contidos no diretório C:\Bibliotecas\Documentos\Projetos que no diretório C:\Users\joao_jose\Documents\Projetos.

Page 311: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( E ) Considere que um usuário de login joao_jose esteja usando o Windows Explorer para navegar no sistema de arquivos de um computador com ambiente Windows 7. Considere ainda que, enquanto um conjunto de arquivos e pastas é apresentado, o usuário observe, na barra de ferramentas do Windows Explorer, as seguintes informações: Bibliotecas > Documentos > Projetos Nessa situação, é mais provável que tais arquivos e pastas estejam contidos no diretório C:\Bibliotecas\Documentos\Projetos que no diretório C:\Users\joao_jose\Documents\Projetos.

Page 312: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Comentário: No Windows 7, Bibliotecas trata-se de uma coleção de bibliotecas, onde cada biblioteca pode reunir uma ou mais pastas dispersas no computador com o intuito de facilitar o acesso aos arquivos dos mesmos. Logo, o fato de acessar arquivos via Bibliotecas > Documentos > Projetos que os mesmos estarão em C:\Bibliotecas\Documentos\Projetos. Coincidentemente, por padrão, a pasta C:\Users\<nomeDoUsuario>\Documents é associada por padrão a Bibliotecas > Documentos, o que significa que há uma boa probabilidade de Bibliotecas > Documentos > Projetos estar realmente em C:\User\<nomeDoUsuario>\Documents\Projetos. Então está totalmente errada!

Page 313: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( ) Considere que o usuário de um computador com sistema operacional Windows 7 tenha permissão de administrador e deseje fazer o controle mais preciso da segurança das conexões de rede estabelecidas no e com o seu computador. Nessa situação, ele poderá usar o modo de segurança avançado do firewall do Windows para especificar precisamente quais aplicativos podem e não podem fazer acesso à rede, bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados.

Page 314: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaJulgue cada item como certo (C) ou errado (E):( C ) Considere que o usuário de um computador com sistema operacional Windows 7 tenha permissão de administrador e deseje fazer o controle mais preciso da segurança das conexões de rede estabelecidas no e com o seu computador. Nessa situação, ele poderá usar o modo de segurança avançado do firewall do Windows para especificar precisamente quais aplicativos podem e não podem fazer acesso à rede, bem como quais serviços residentes podem, ou não, ser externamente acessados.

Page 315: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Comentário: O Firewall do Windows com Segurança Avançada é um firewall com monitoração de estado que inspeciona e filtra todos os pacotes para tráfego de Protocolo IP versão 4 (IPv4) e Protocolo IP versão 6 (IPv6). Neste contexto, filtrar significa permitir ou bloquear o tráfego de rede processando-o por meio de regras definidas pelo administrador. Por padrão, o tráfego de entrada é bloqueado, a menos que seja uma resposta a uma solicitação do host (tráfego solicitado) ou seja especificamente permitido (isto é, tenha sido criada uma regra de firewall para permitir o tráfego). Você pode configurar o Firewall do Windows com Segurança Avançada para permitir explicitamente o tráfego especificando um número de porta, nome do aplicativo, nome do serviço ou outros critérios.Fonte: Ajuda do Windows 7

Page 316: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

PerguntaCom relação ao ambiente Windows 7, assinale a opção correta.

a) Algumas versões do Windows 7 oferecem opção avançada de navegação por meio de toque em tela, sem necessidade do uso de mouse , desde que o dispositivo de hardware usado tenha funcionalidade de tela sensível a toque, como a de tablets, por exemplo.

b) As interfaces e as barras de tarefas do Windows 7 são as mesmas do Windows XP, para facilitar a navegação intuitiva e permitir que o usuário tenha a sensação de navegar no mesmo ambiente.

c) O Windows 7, a sétima edição resumida do sistema operacional Windows da Microsoft, é distribuído gratuitamente para usuários que pretendem migrar para a plataforma Windows.

d) O Windows 7 disponibiliza três edições — HomeBasic, Professional e Ultimate — voltadas, respectivamente, para usuários com pouco, médio ou avançado conhecimento em Windows.

e) São restritivas as características de acesso das opções de reprodução de música e de multimídia no Windows 7, não sendo permitido acesso remoto a arquivos de outras máquinas e usuários.

Page 317: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

RespostaCom relação ao ambiente Windows 7, assinale a opção correta.X a) Algumas versões do Windows 7 oferecem opção avançada de navegação por meio de toque em tela, sem necessidade do uso de mouse , desde que o dispositivo de hardware usado tenha funcionalidade de tela sensível a toque, como a de tablets, por exemplo.

b) As interfaces e as barras de tarefas do Windows 7 são as mesmas do Windows XP, para facilitar a navegação intuitiva e permitir que o usuário tenha a sensação de navegar no mesmo ambiente.

c) O Windows 7, a sétima edição resumida do sistema operacional Windows da Microsoft, é distribuído gratuitamente para usuários que pretendem migrar para a plataforma Windows.

d) O Windows 7 disponibiliza três edições — HomeBasic, Professional e Ultimate — voltadas, respectivamente, para usuários com pouco, médio ou avançado conhecimento em Windows.

e) São restritivas as características de acesso das opções de reprodução de música e de multimídia no Windows 7, não sendo permitido acesso remoto a arquivos de outras máquinas e usuários.

Page 318: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Comentário: Leia sobre as seis versões do Windows 7 em:http://www.tecmundo.com.br/aumentar-desempenho/1816-conheca-as-seis-diferentes-versoes-que-o-windows-7-tera.htm

Page 319: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

LibreOffice Writer:O editor de textos

Parte 04

Page 320: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

O que é LibreOffice?

Suíte de aplicativos livre (gratuito e open source) para escritório disponível para Windows, Unix, Solaris, Linux e Mac OS X;

Utiliza o formato OpenDocument (ODF – OpenDocument Format), mas é também compatível com os principais formatos do Microsoft Office e de algumas outras ferramentas;

Endereço para download: https://pt-br.libreoffice.org .

Page 321: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Vantagens do LibreOffice

Gratuito; Open Source (código aberto); Cross-platform (funciona em várias

plataformas).

Page 322: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Ferramentas do LibreOffice

Ferramenta Descrição Equivalente MSOffice

Writer Editor de textos WordCalc Planilha eletrônica ExcelImpress Editor de

apresentaçõesPowerPoint

Draw Editor de desenhos Sem equivalente(CorelDraw)

Math Editor de fórmulas EquationBase Banco de dados Access

Page 323: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

LibreOffice Writer

Editor/Processador de textos do pacote LibreOffice; Equivalente ao Word do Microsoft Office; O formato padrão é o ODT (OpenDocument Text);

Mas pode abrir e salvar arquivos em formato DOC/DOCX (formatos do Microsoft Word).

Page 324: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Como abrir o Writer

Page 325: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Tela inicial do Writer

Page 326: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de menus

A barra de menus apresenta as principais opções agrupadas sob nomes bastante usados pelo Microsoft Office até a versão 2003;

Vejamos agora os comandos disponíveis em cada uma das opções de menu...

Page 327: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Novo” permite a criação de

um novo documento texto; Na verdade, haverá opções para criação de

documento texto, planilha, apresentação, desenho etc. que abrirá no programa específico para manusear o mesmo.

Tal documento será criado em branco ou a partir de um modelo (correspondência comercial, currículo, mediawiki etc.);

Obs: esse documento existe somente na memória principal do PC, para salvá-lo em disco, será necessário usar posteriormente a opção “Salvar” ou “Salvar como...”.

Page 328: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Abrir” permite a abertura

de um documento já salvo no disco rígido ou em uma unidade removível (pen drive ou DVD, por exemplo);

Após clicar nessa opção, será aberta uma caixa de diálogo para que o usuário procure pelo arquivo e clique no botão “Abrir” ou “Cancelar”.

Page 329: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Documentos recentes”

permite a abertura de um documento aberto recentemente mais rapidamente;

Após passar o cursor do mouse sobre esta opção, serão listados os últimos documentos abertos. Basta clicar em um deles e o mesmo será aberto imediatamente.

Page 330: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Fechar” permite o

encerramento do atual documento texto sendo editado; Caso haja mais de um documento texto

aberto, somente o que estiver atualmente selecionado será encerrado!

Se houve alguma alteração não salva no documento, será exibida uma mensagem perguntando se deseja salvar o mesmo.

Page 331: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Assistentes” pode ser

usado na criação de um novo documento com o auxílio do computador a depender da finalidade do mesmo (carta, fax, agenda, apresentação, página web etc.).

Page 332: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Modelos” permite

gerenciar os modelos de documentos salvos no computador bem como salvar um novo modelo.

Page 333: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Salvar” permite salvar as

alterações realizadas no documento aberto em disco rígido ou mídia removível; Se o documento nunca foi salvo, ele

funcionará idêntico ao “Salvar como...”, abrindo uma caixa de diálogo para selecionarmos o local e nome para o arquivo;

Se o documento já foi salvo alguma vez, ele simplesmente sobrescreve o arquivo com as novas informações.

Page 334: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Salvar como...” permite

salvar o documento aberto em disco rígido ou mídia removível, atribuindo-lhe um novo nome ou local. Será aberta uma caixa de diálogo para escolhermos o local e nome; Se não houver outro documento com o

mesmo nome no local, ele simplesmente salva o arquivo ali;

Caso haja outro documento com o mesmo nome naquele local, ele pergunta-nos se deve sobrescrever ou não o mesmo.

Page 335: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Salvar uma cópia”

permite salvar uma cópia do documento aberto.

Page 336: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Salvar tudo” executará a

opção “Salvar” sobre todos os documentos abertos; Caso um ou mais deles ainda não tenha

sido salvo nenhuma vez, funcionará como a opção “Salvar como...” para esses.

Page 337: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Recarregar” fechará e

reabrirá o documento selecionado; Útil quando o documento sofreu

alterações por outro programa enquanto aberto no Writer.

Page 338: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Versões...” abrirá uma tela com um

resumo do controle de versões do documento selecionado; Essa tela permite salvar uma versão do documento,

que poderá ser recuperada mais tarde caso seja necessário;

Ela também lista todas as versões já salvas, por data e hora bem como anotações feitas nas mesmas.

Page 339: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Exportar...” permite exportar

(salvar uma cópia) o arquivo atual para outros formatos de documento; A diferença em relação ao comando “Salvar” é

que os formatos salvos pela opção exportar não são os formatos nativamente empregados pelo Writer em seus documentos.

Page 340: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Exportar como PDF...” permite

exportar (salvar uma cópia) o arquivo atual no formato PDF.

Page 341: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Enviar” permite:

Enviar um e-mail (precisa ter um cliente de e-mail configurado, como o Outlook Express) contendo o documento aberto (ou o mesmo em outro formato, como PDF) em anexo;

Elaborar estrutura de tópicos para uma apresentação;

Criar um autorresumo etc.

Page 342: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Visualizar no navegador web”

abre o documento atual no navegador web do usuário. Útil para visualizar como um documento será apresentado após publicação na web.

Page 343: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Visualizar impressão” exibe

como o documento será impresso.

Page 344: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Imprimir...” abre uma caixa de

diálogo para que o usuário escolha as opções para impressão e imprima o documento atual.

Page 345: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Configurar impressora...” abre

uma janela para escolher uma das impressoras instaladas e alterar suas propriedades.

Page 346: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Propriedades...” permite acessar

as diversas propriedades do documento, como local em que se encontra o arquivo, tamanho, assinatura digital (caso tenha), as tags título, assunto, palavras-chave e anotações e estatísticas.

Page 347: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Assinaturas digitais...” permite

assinar digitalmente o documento, por meio de um certificado digital, caso o usuário tenha algum.

Page 348: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Arquivo O comando “Sair do LibreOffice” permite

encerrar o aplicativo; Caso algum documento aberto não tenha sido

salvo, aparecerá uma caixa de mensagem perguntando se o mesmo deve ser salvo ou não.

Page 349: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Desfazer” desfaz a última

ação executada sobre o documento.

Page 350: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Refazer” permite refazer

uma ação desfeita por meio do comando “Desfazer”.

Page 351: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Repetir” permite repetir a

última ação executada sobre o documento; Exemplo: se você digitar a palavra

“teste” em um documento e clicar nessa opção, ela digitará novamente a palavra “teste” no documento.

Page 352: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Recortar” permite

recortar um trecho do documento; O trecho recortado será removido do

documento e armazenado na área de transferência (clipboard).

Page 353: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Copiar” permite copiar

um trecho do documento; O trecho armazenado na área de

transferência (clipboard), mas não será removido do documento.

Page 354: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Colar” permite colar o

último trecho do documento que tenha sido recortado ou copiado anteriormente.

Page 355: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Colar especial...” permite

colar um trecho de documento escolhendo um tipo de formatação compatível para o mesmo; Útil quando o trecho copiado vem de

um formato de arquivo diferente e a opção “Colar” não usa a melhor formatação para o mesmo.

Page 356: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Selecionar texto” permite

ativar a opção de selecionar texto em um texto somente leitura.

Page 357: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Modo de seleção”

permite escolher a forma como podemos selecionar um trecho do documento: Padrão: a seleção é feita linha por

linha; Bloco: a seleção é feita por meio de um

“retângulo” do ponto inicial até o final.

Page 358: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Selecionar tudo” permite

selecionar todo o documento.

Page 359: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Localizar...” permite

encontrar todas as ocorrências de um trecho de texto (palavras ou frases) dentro do documento.

Page 360: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Localizar e substituir...”

permite encontrar e substituir ocorrências de um trecho de texto dentro do documento.

Page 361: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Autotexto...” permite a criação,

edição ou inserção de textos automáticos (textos que ficarão armazenados no Writer para uso em qualquer documento).

Page 362: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Registrar alterações” oferece

comandos para monitorar as alterações realizadas sobre o documento aberto. Alguns dos seus comandos: Gravar alterações – inicia/para a gravação das

alterações; Proteger alterações – permite a digitação de um

senha para proteger os trechos alterados; Mostrar alterações – permite destacar os trechos

alterados; Gerenciar alterações – abre uma janela listando

cada alteração, quem realizou, em que data e quaisquer anotações incluídas.

Page 363: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Comparar documento...”

permite comparar o documento atual com outro que o usuário selecione; Útil quando há várias cópias de um mesmo

documento com algumas alterações em cada e se deseja saber o que há de diferente de um para outro.

Page 364: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Trocar banco de dados...”

permite escolher ou alterar a fonte de dados que será usada no preenchimento automático dos campos do documento. Para tal, é necessário que o banco de dados escolhido contenha os campos presentes no documento.

Page 365: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Campos...” abre um caixa de

diálogo na qual você pode editar as propriedades de um campo;

Para isso, clique antes de um campo (você pode inserir um novo campo no documento pela opção “Inserir > Campos”) e selecione este comando.

Page 366: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Nota de rodapé / Nota de fim...”

permite editar a âncora de nota de rodapé ou de nota de fim selecionada (por exemplo, utilizar numeração, letras, símbolos etc.).

Page 367: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Entrada de índice...” permite

editar a entrada de índice selecionada. Clique antes da entrada de índice ou na própria entrada e, em seguida, escolha este comando.

Page 368: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Entrada bibliográfica...” permite

editar a entrada bibliográfica selecionada. Uma entrada bibliográfica refere-se a um registro no banco de dados bibliográfico que contém todas as informações referentes a uma obra bibliográfica. Pode ser empregada em trabalhos escolares, relatórios técnicos, artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso etc.

Page 369: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Hyperlink” abre uma caixa de

diálogo que permite criar, editar ou remover um hyperlink (ligação com página da Internet, arquivo no computador ou outra parte do documento atual) no trecho de documento selecionado.

Page 370: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Vínculos...” permite a edição

das propriedades de cada vínculo no documento atual, incluindo o caminho para o arquivo de origem. Este comando não estará disponível se o documento atual não contiver vínculos para outros arquivos.

Page 371: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Plug-in” permite ativar ou

desativar plug-ins em seu arquivo. Quando ativado, aparecerá uma marca de seleção ao lado do comando, e você verá comandos para editar o plug-in em seu menu de contexto. Quando desativado, você verá comandos para controlar o plug-in no menu de contexto.

Page 372: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Mapa de imagem” permite

anexar URLs a áreas específicas (denominadas pontos de acesso), em uma figura. Assim, áreas diferentes de uma mesma figura pode levar a URLs diferentes.

Page 373: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Objeto” possui comandos para

editar as propriedades do objeto selecionado. Exemplos de objetos que podem ser inseridos em um documento estão os objetos OLE, plug-ins, fórmulas e gráficos.

Page 374: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Editar O comando “Modo de edição” ativa ou

desativa o modo de edição. Em outras palavras, alterna entre o modo de edição (em que podem ser feitas alterações no documento) e o modo de leitura (não podem ser feitas alterações).

Page 375: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Exibir

Page 376: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Inserir

Page 377: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Formatar

Page 378: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Tabela

Page 379: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Ferramentas

Page 380: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Janela

Page 381: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Menu Ajuda

Page 382: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas

Barra de ferramentas padrão

Barra de ferramentas formatação

Page 383: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Novo(Ctrl + N)

Page 384: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Abrir(Ctrl + O)

Page 385: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Salvar(Ctrl + S)

Page 386: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Salvar como

Page 387: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Exportar diretamente como PDF

Page 388: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Imprimir(Ctrl+P)

Page 389: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Visualizar página(Ctrl + Shift + O)

Page 390: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Recortar(Ctrl + X)

Page 391: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Copiar(Ctrl + C)

Page 392: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Colar(Ctrl + V)

Page 393: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Clonar formatação

Page 394: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Desfazer(Ctrl + Z)

Page 395: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Refazer(Ctrl + Y)

Page 396: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Localizar e substituir(Ctrl + H)

Page 397: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Ortografia e Gramática(F7)

Page 398: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Caracteres não-imprimíveis(Ctrl + F10)

Page 399: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir tabela(Ctrl + F12)

Page 400: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir figura

Page 401: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir gráfico

Page 402: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir caixa de texto

Page 403: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir quebra de página(Ctrl + Enter)

Page 404: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir campo

Page 405: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Caractere especial

Page 406: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Hyperlink(Ctrl + K)

Page 407: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir nota de rodapé

Page 408: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir nota de fim

Page 409: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Indicador

Page 410: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Inserir anotação(Ctrl + Alt + C)

Page 411: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Gravar alterações(Ctrl + Shift + E)

Page 412: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Linha

Page 413: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Formas simples

Page 414: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas padrão

Mostrar funções de desenho

Page 415: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Aplicar estilo

Obs: o uso de estilos permite uma formatação padronizada mais rápida de grandes documentos , além de serem obrigatórios para a criação de sumários (Título 1, Título 2, Título 3 etc.) e outros tipos de índices (de figuras, de gráficos etc.).

Page 416: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Nome da fonte

Page 417: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Tamanho da fonte

Page 418: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Negrito(Ctrl + B)

Page 419: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Itálico(Ctrl + I)

Page 420: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Sublinhado(Ctrl + U)

Page 421: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Tachado

Page 422: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Sobrescrito(Ctrl + Shift + P)

Page 423: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Subscrito(Ctrl + Shift + B)

Page 424: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Sombra

Page 425: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Contorno

Page 426: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Limpar formatação direta(Ctrl + M)

Page 427: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Cor da fonte

Page 428: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Realçar

Page 429: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Ativar/desativar marcadores(Shift + F12)

Page 430: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Ativar/desativar numeração(F12)

Page 431: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Alinhar à esquerda(Ctrl + L)

Page 432: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Centralizar horizontalmente(Ctrl + E)

Page 433: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Alinhar à direita(Ctrl + R)

Page 434: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Justificado(Ctrl + J)

Page 435: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Entrelinhas

Page 436: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Aumentar espaçamento entre parágrafos

Page 437: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Diminuir espaçamento entre parágrafos

Page 438: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Aumentar recuo

Page 439: Normalização - Christiano Santos · PPT file · Web viewInformática Prof. Christiano Lima Santos

Barra de ferramentas formatação

Diminuir recuo