Nobres e Camponeses

3
Palestra sobre classes sociais na alta idade media Nesse trabalho falaremos um pouco sobre as classes sociais na idade media, no caso, a nobreza e os camponeses, o clero que era a mais alta das classes naquela época fica por conta de outra equipe. Primeiramente, falemos um pouco sobre como surgiu essa nova sociedade, que vai do século V ao XV, sendo assim, o sistema feudal. Como já vimos nas aulas, o imperio romano do ocidente foi invadido pelos povos barbaros, fazendo assim, com que o poder fosse descentralizado, gerando pequenos reinos, no caso os feudos. É interessante notar que a ruralização, ou seja, a saida das pessoas da cidade começa ainda por volta do seculo IV, no fim do imperio romano. Por causa da bagunça que era viver em Roma ou em outras cidades populosas, o povo começa a ir pro campo. O feudalismo foi se estabelecendo, de forma que se impos firmemente somente no imperio Carolíngio, no século IX. As classes sociais: Naquela sociedade, havia 3 classes basicamente, como já mencionado, o clero, que tinha a função de rezar, ou seja, era o líder religioso do feudo. Mas é importante saber que a politica e a religião naquele tempo, estavam fortemente ligados. A nobreza tinha suas terras concedidas pelo rei, em troca, eles lhe davam apoio militar. Além disso tinha grande poder político sobre classes menos favorecidas. Camponeses, pediam um pedaço de terra para morar e cultivar, e tambem proteção, em troca eles trabalhavam duramente, principalmente no campo. Parte de sua colheita era destinada ao senhor feudal. A Economia Alguns aspectos importantes que não devem ser esquecidos: Naquela época havia escassez de moeda, e o comercio era feito por meio de escambo, ou seja, na base da troca. A economia era fechada, basicamente restrita ao feudo, não havia comercio externo. Os bens eram de posses privadas, porem as pastagens e campos podiam ser usados por qualquer pessoa.

description

Nobres e Camponeses feudais. Suas ocupações, lazeres, impostos, entre outros.

Transcript of Nobres e Camponeses

Page 1: Nobres e Camponeses

Palestra sobre classes sociais na alta idade media

Nesse trabalho falaremos um pouco sobre as classes sociais na idade media, no caso, a nobreza e os camponeses, o clero que era a mais alta das classes naquela época fica por conta de outra equipe.

Primeiramente, falemos um pouco sobre como surgiu essa nova sociedade, que vai do século V ao XV, sendo assim, o sistema feudal. Como já vimos nas aulas, o imperio romano do ocidente foi invadido pelos povos barbaros, fazendo assim, com que o poder fosse descentralizado, gerando pequenos reinos, no caso os feudos. É interessante notar que a ruralização, ou seja, a saida das pessoas da cidade começa ainda por volta do seculo IV, no fim do imperio romano. Por causa da bagunça que era viver em Roma ou em outras cidades populosas, o povo começa a ir pro campo. O feudalismo foi se estabelecendo, de forma que se impos firmemente somente no imperio Carolíngio, no século IX.

As classes sociais:Naquela sociedade, havia 3 classes basicamente, como já mencionado, o clero, que tinha a função de rezar, ou seja, era o líder religioso do feudo. Mas é importante saber que a politica e a religião naquele tempo, estavam fortemente ligados.

A nobreza tinha suas terras concedidas pelo rei, em troca, eles lhe davam apoio militar. Além disso tinha grande poder político sobre classes menos favorecidas.

Camponeses, pediam um pedaço de terra para morar e cultivar, e tambem proteção, em troca eles trabalhavam duramente, principalmente no campo. Parte de sua colheita era destinada ao senhor feudal.

A Economia

Alguns aspectos importantes que não devem ser esquecidos: Naquela época havia escassez de moeda, e o comercio era feito por meio de escambo, ou seja, na base da troca. A economia era fechada, basicamente restrita ao feudo, não havia comercio externo. Os bens eram de posses privadas, porem as pastagens e campos podiam ser usados por qualquer pessoa.

Impostos e TributosDe fato, quando se fala em impostos nada de bom bem a nossa cabeça. Não que o problena sejam os impostos em si, mas o que é feito com nosso dinheiro. Agora, imagine-se naquela época, onde, se você não fosse um nobre ou um membro da igreja teria de pagar impostos absurdos, alguns ate mesmo meio diferentes. Vamos analisar alguns deles, e por meio desse tema também, poderemos notar a diferença entre essas classes, ou seja, a desigualdade social nos tempos medievais.

-Corvéia: trabalho obrigatório nas terras do senhor feudal, em determinados dias da semana.-Talha: Parte da produção dos camponeses deviam ser intregues ao nobre, geralmente um terço.-Banalidade: tributo cobrado pelo uso de ferramentas do feudo, como por exemplo, moinho, forno, celeiro, pontes e estradas.-Capitação: imposto pago por cada mebro da familia-Tostão de pedro ou dizímo:10% da produção do servo era pago à Igreja, utilizado para a manutenção da capela (igreja) local. Dizímo esse que em algumas igrejas ainda é cobrado.

Page 2: Nobres e Camponeses

-Taxa de Justiça: pago quando servos e/ou vilões (pessoas livres) utilizavam o tribunal do nobre.-Mão Morta:era o pagamento de uma taxa para permanecer no feudo da família servil, em caso do falecimento do pai ou da família-Albergagem: obrigação do servo em hospedar o senhor feudal caso fosse necessário.-E por fim: Formariage:Tributo que todo campones pagava ao nobre, quando esse fosse se casar, tinha como objetivo ajudar no casamento. O mais bizarro é que quando um servo fosse se casar, deveria pedir a permissão do seu senhor, e caso fosse permtido, este, deveria pagar lhe um tributo. Por causa da religião da época, era normal que um casal não tivesse relação antes do casamento, sendo assim, o senhor feudal tinha o direito de ter uma noite de nupcias com a noiva do servo. Isso mesmo, acredite ou não, ele poderia decidir ter relação com sua serva que havia se casado. isso ocorria especificamente no sul da frança, não era algo tão normal pois a igreja não apoiava tal pratica.

Então como eu disse, por meio desses impostos a gente pode ver a desigualdade e a diferença entre as classes. O servo, era quase um escravo, porem não é correto dizer que era, pois o nobre os protegia e eles tinham outros direitos.

DeclínioPorem como tudo que começa, acaba, o sistema feudal e suas respectivas classes também tiveram seu fim. Isso ocorreu devido a varios motivos. A populaçao no feudo começa a crescer, e os camponeses são cada vez mais explorados. Há o surgimento de cidades chamadas Burgos, a população dessas cidades chamada Burgueses tem o apoio dos reis. Surgem novas técnicas de cultivo, novas formas de utilização dos animais e das carroças, o que permitiu a produção agrícola garantir um aumento significativo, o que fez com que surgisse a necessidade da comercialização. Essa intensificação no comercio e o ressurgimento da moeda, acaba reabilitando a importancia das cidades. Isso também possibilitou aos camponeses crescer relativamente em questão financeira. Eles poderiam comprar pequenos espaços de terras para si proprio. Ao mesmo tempo o comercio tambem favoreceu a necessidade de trabalhadores, ou seja gerou novos empregos, o que levou as pessoas para as cidades. As cruzadas tem sua parte tambem em abrir a porta daquela sociedade para o mundo exterior. Outros fatores como a formação de exercitos profissionais, a peste, a falta de alimento devido ao aumento da população, acabou provocando o fim do sistema feudal, e praticamente o fim das classes nobres e camponeses. Essa sociedade tem seu fim majoritariamente na Europa em 1500.