NAZISMO - Professor Menezes

119
NAZISMO O Partido dos Trabalhadores Alemães foi fundado em 1919, em Munique, tendo o seu nome trocado em 1920, para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. O termo “Nacional Socialista", dá origem ao termo "Nazismo“, que era utilizado como forma de se contrapor ao termo comunismo, ou internacional socialista

Transcript of NAZISMO - Professor Menezes

Page 1: NAZISMO  -  Professor Menezes

NAZISMOO Partido dos Trabalhadores Alemães foi fundado em 1919, em Munique, tendo o seu nome trocado em 1920, para Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães.O termo “Nacional Socialista", dá origem ao termo "Nazismo“, que era utilizado como forma de se contrapor ao termo comunismo, ou internacional socialista

Page 2: NAZISMO  -  Professor Menezes

A década de 1920

Os EUA era o mandachuva do mundo - prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Nova Iorque.

A Europa, contudo, sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, o que permitiria a ascensão do Nazismo, por Hitler, após a Crise de 29, o surgimento do Fascismo italiano e ainda o Salazarismo em Portugal.

Page 3: NAZISMO  -  Professor Menezes

A ALEMANHA foi totalmente destruída pela 1ª GM.

Page 4: NAZISMO  -  Professor Menezes

Reconstrução da Alemanha (período entre guerras)

ENQUANTO ISSO, .... AS MULHERESTRABALHAM PARA RECONSTRUIR

Page 5: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 6: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 7: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 8: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 9: NAZISMO  -  Professor Menezes

ADOLF HITLER (1889 – 1945)ADOLF HITLER (1889 – 1945)

Adolf Hitler (Braunau, 20 Abr 1889 - Berlim, 30 Abr 1945). Adolf Hitler (Braunau, 20 Abr 1889 - Berlim, 30 Abr 1945). Foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Foi o líder do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, também conhecido por Partido Alemães, também conhecido por Partido NazistaNazista, uma , uma abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), abreviatura do nome em alemão (Nationalsozialistische), sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os sendo ainda oposição aos sociais-democratas, os SoziSozi..

Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Hitler se tornou chanceler e, posteriormente, ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfandega de uma pequena Era filho de um funcionário de alfandega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha.

As suas teses racistas e anti-semitas assim como os seus As suas teses racistas e anti-semitas assim como os seus objetivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de objetivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, 1924, Mein KampfMein Kampf (Minha luta).  (Minha luta).

Page 10: NAZISMO  -  Professor Menezes

Documentos apresentados durante o Julgamento de Documentos apresentados durante o Julgamento de Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler Nuremberg indicam que, no período em que Adolf Hitler esteve no poder, grupos minoritários considerados esteve no poder, grupos minoritários considerados indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, indesejados - tais como Testemunhas de Jeová, eslavos, poloneses, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, e judeusmentais, e judeus - foram perseguidos no que se tornou - foram perseguidos no que se tornou conhecido como Holocausto. conhecido como Holocausto. A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos A maioria dos historiadores admite que a maior parte dos perseguidos foi submetida a perseguidos foi submetida a Solução FinalSolução Final, enquanto , enquanto certos certos seres humanos foram usados em experimentos seres humanos foram usados em experimentos médicos ou militaresmédicos ou militares. No período de 1939 a 1945 Hitler . No período de 1939 a 1945 Hitler liderou a Alemanha enquanto envolvida no maior conflito do liderou a Alemanha enquanto envolvida no maior conflito do Sec XX, a 2ª GM. Sec XX, a 2ª GM. A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão, A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão, formavam o Eixo. O Eixo seria derrotado apenas pela formavam o Eixo. O Eixo seria derrotado apenas pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam intervenção externa do grupo de países que se denominavam os “Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido os “Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. A 2ª no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. A 2ª GM acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 GM acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas.milhões de pessoas.

Page 11: NAZISMO  -  Professor Menezes

1889-1890

1914- como soldado do Exército Alemão

Page 12: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 13: NAZISMO  -  Professor Menezes

1923

Já influenciado pela ideologia anti-semita, acreditava avidamente na responsabilidade dos judeus, tornando-se em breve num divulgador eficiente da propaganda concebida por Mayr e seus superiores. Em julho de 1919, Hitler, devido à sua inteligência e dotes oratórios, foi nomeado líder e elemento de ligação (V-Mann) do "comando de esclarecimento" com o objetivo de influenciar outros soldados com as mesmas ideias.Foi, então, designado pelo quartel-general para se infiltrar num pequeno partido nacionalista, o Partido dos Trabalhadores Alemães (DAP). Hitler aderiu ao partido recebendo o número de membro 555.Aqui, Hitler já fazia parte do Partido Nacionalista Alemão, que foi fundado em 1920.1920

Page 14: NAZISMO  -  Professor Menezes

1923

Page 15: NAZISMO  -  Professor Menezes

Escrito em 1925, quando Hitler contava com 36 anos de idade

Page 16: NAZISMO  -  Professor Menezes

A ASCENSÃO DE HITLER E DA IDEOLOGIA NAZISTA

O sistema totalitário com um partido único e com um único líder foi definitivamente implantado no verão de 1934, quando Hitler, através de expurgos sangrentos dentro do partido e das organizações militares do partido, as SA, conseguiu o apoio total do exército e se nomeou, após a morte do presidente Hindenburg, chefe do Estado, chanceler, líder do partido e da nação, ditador único da Alemanha.

O Nazismo consistia assim em um movimento que defendia a superioridade da raça ariana e a doutrina do "espaço vital" nacional necessário aos alemães. O racismo, no Nazismo alcança um patamar nunca alcançado na história, torna-se uma Política de Estado para eliminar outros povos considerados biologicamente inferiores. 

Page 17: NAZISMO  -  Professor Menezes

Nas palavras de Karl Dietrich Bracher, o Nazismo: como Hitler, foi o produto da Primeira Guerra Mundial, porém, recebeu sua forma e sua força daqueles problemas básicos da história alemã moderna que caracterizaram a difícil caminhada do movimento democrático.Em 1917 a Alemanha havia derrotado a Rússia, que se retira da guerra em meio à Revolução Bolchevique. Entretanto, o povo alemão também estava insatisfeito com a guerra que já durava tempo demais e havia consumido vidas demais.Em 1918 tem início na Alemanha uma série de rebeliões populares, de trabalhadores e soldados, que, inspirados na Revolução Russa de 1917, pretendiam derrubar o governo e acabar com a guerra. Os movimentos mais fortes eram justamente os socialistas, organizados pelo grupo chamado de Spartakista ou Liga, liderados por Rosa Luxemburgo que havia convivido com Lenin quando este morou na Alemanha. Quase simultaneamente, estouravam rebeliões de camponeses famintos no sul da Alemanha e na região da Bavária. Os comunistas quase tomaram o poder em janeiro de 1919.É nesse contexto, que surge o Partido Nacional Socialista

Page 18: NAZISMO  -  Professor Menezes

HITLER CRIA A JUSTIFICATIVA DA DERROTA DA ALEMANHA NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

O Partido Nazista tinha assim dois grandes desafios político-ideológicos: explicar a derrota de um povo teoricamente superior e ao mesmo tempo conseguir um encontrar um culpado que não fossem os banqueiros alemães que agora financiavam as campanhas eleitorais do partido Nazista. Hitler construiu a solução na obra “Minha Luta", que refinou posteriormente em outros escritos do Partido Nazi. A solução era simples: Hitler argumentou que a Alemanha havia sido derrotada por uma grande conspiração internacional de judeus. Hitler criou uma maléfica e terrível  conspiração de judeus de diferentes países (banqueiros judeus na Inglaterra e na França, associados com judeus comunistas na Rússia), que se uniram para derrotar a Alemanha. Hitler conseguiu com uma só teoria, explicar a derrota na Primeira Guerra Mundial.

Page 19: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 20: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 21: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 22: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 23: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 24: NAZISMO  -  Professor Menezes

O ORGULHO

DE SER ALEMÃO

Page 25: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 26: NAZISMO  -  Professor Menezes

O orgulho de ser alemão é o motivo da reconstrução do país !

Page 27: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 28: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 29: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 30: NAZISMO  -  Professor Menezes

GETÚLIO VARGAS PROIBIU MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ALEMÃESGETÚLIO VARGAS PROIBIU MANIFESTAÇÕES CULTURAIS ALEMÃES

“Com a implantação da Campanha de Nacionalização no final da década de 30 e primeira metade dos anos 40 do século XX, tirou-se dos descendentes de alemães o seu direito de comunicação em sua língua herdada e proibiu-se toda e qualquer manifestação de seus hábitos culturais. Na região de Santa Cruz do Sul, a comunicação e expressão em língua alemã não foi somente proibida mas severamente reprimida. As conseqüências dessa Campanha para a língua herdada; historiar o processo de desprestígio a que o idioma foi submetido e os rumos no pós nacionalismo - são questões centrais em minha pesquisa.”

Dissertação apresentada no curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul e editado pela Edunisc, ed. da Unisc em 2002 

Lissi Bender Azambuja 

Page 31: NAZISMO  -  Professor Menezes

ARMAS SECRETASDA ALEMANHA

Page 32: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 33: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 34: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 35: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 36: NAZISMO  -  Professor Menezes

O PENSAMENTO NACIONALISTA ALEMÃO

O orgulho da reconstrução da Alemanha

O orgulho de um povo trabalhador

O orgulho de pertencer à raça branca

O orgulho de ser nacionalista

O orgulho de ser patriota

O orgulho de ser superior ...

Este orgulho foi repassado para as mentes de muitos homens, ... Até hoje !

Page 37: NAZISMO  -  Professor Menezes

A luta contra a presença cada vez maior de neonazistas na Europa e no mundo acaba de ganhar uma poderosa aliada. Trata-se da cartilha educativa “Das Versteckspiel”, que em tradução livre significa “escondendo o jogo”. Publicada na Alemanha na última semana, ela revela o significado de 150 có digos usados frequentemente por neonazistas para comunicar, de maneira cifrada, seus discursos de ódio. Valendo-se dessa ferramenta, eles têm conseguido contornar a proibição à apologia do nazismo que vigora nos países que mais sofreram com as barbáries do Terceiro Reich. 

Page 38: NAZISMO  -  Professor Menezes

SOL NEGRO: O Símbolo germânico passou a ser usado como alternativa à suástica, proibida em diversos países europeus, por ter linhas e ângulos que remetem à forma original.

Page 39: NAZISMO  -  Professor Menezes

TRISKELION: Usado para representar trindades há milênios, ele foi adaptado por divisões de soldados nazistas durante a Segunda Guerra Mundial como

emblema e hoje serve de Símbolo para NEONAZISTAS.

Page 40: NAZISMO  -  Professor Menezes

MAX H8 "88" e "28": Max H8, lido em inglês, significa ódio máximo, Tatuagem que sintetiza o movimento: 14 palavras

seguidas do número 88, que representa HH, ou HELL, HITLER.

Os números representam letras do alfabeto. O 88 (HH) é sigla para a saudação Nazista "Heil, Hitler" e a "28" (BH) é sigla

para a saudação de extrema "Blood and Honour“ (14 letras), ou "SANGUE E HONRA".

Page 41: NAZISMO  -  Professor Menezes

CRUZ DO SOL ESCANDINAVA (CRUZ NÓRDICA)

Page 42: NAZISMO  -  Professor Menezes

Sempre associado a pichações de grupos neo-nazi, pode vir acompanhado de "Adolf" e freqüentemente outros dizeres como

"Estava Certo", "Sorri no Inferno"

Pode significar também AHdo nome Adolf Hitler

Page 43: NAZISMO  -  Professor Menezes

Para tentar passar desapercebidos, desde vários anos atrás os grupos neo-nazis criaram uma série de combinações numéricas

que podem vir ou não acompanhadas de suásticas e outros símbolos

Exemplo: A (1ª letra) - H (8ª letra)

18

Page 44: NAZISMO  -  Professor Menezes

8ª letra do alfabeto “H” - saudação “Heil Hitler”

Page 45: NAZISMO  -  Professor Menezes

Dia do aniversário de Hitler “ 20 de abril “

Page 46: NAZISMO  -  Professor Menezes

"SS" a identificação das unidades SS do Exército Alemão da Segunda Guerra Mundial. É conhecido também como "os

relâmpagos"

Page 47: NAZISMO  -  Professor Menezes

É uma forma bastante recente de encobrir o rastro da pichação "SS". Como "S" (19ª letra) - décima nona letra do alfabeto

contendo a letra "K", portanto, 19 + 19 = 38 => "SS"

Page 48: NAZISMO  -  Professor Menezes

Logo do Stormfront muito usado por grupos nazi, skinheads mais preocupados com a supremacia racial branca. A cruz solar (cruz

cortada com o círculo) pode vir sozinha (mais freqüente) ou acompanhada por outros dizeres mais óbvios.

Page 49: NAZISMO  -  Professor Menezes

"White Power" - Poder Branco com o punho fechado é típico dos grupos de supremacia racial branca que estão atuando no Brasil.

Page 50: NAZISMO  -  Professor Menezes

100% branco

A ONU define como não branco quem tiver 1% de "sangue negro".

Em reação a comunidade afro-descente em diversos países costuma usar "100% Negro"

Page 51: NAZISMO  -  Professor Menezes

"777" é um símbolo europeu antigo, adotado pelos grupos de supremacia branca da África do Sul no lugar da suástica.

Atualmente se encontra bem difundido entre os grupos de todo o mundo, principalmente em locais onde a suástica é proibida por

lei.

Page 52: NAZISMO  -  Professor Menezes

Totenkopf

Page 53: NAZISMO  -  Professor Menezes

ANÉIS E BREVÊS DA TOTENKOPF

Page 54: NAZISMO  -  Professor Menezes

É a forma mais corrente de pichação para o símbolo.

Page 55: NAZISMO  -  Professor Menezes

Cruz de Ferro

Page 56: NAZISMO  -  Professor Menezes

As 14 Palavras, escritas por David Lane (atualmente preso): "We must secure the existence of our people and a future for white children." - Nós devemos garantir a existência de nosso

povo e o futuro das crianças brancas". "

Page 57: NAZISMO  -  Professor Menezes

Característica de vestimenta de skinheads, é o uso do coturno militar preto e bem engraxado, normalmente em conjunto com

camisetas pretas e calça jeans. Em climas mais frios usam casados militares escuros ou verde-oliva. A cabeça raspada é

obrigatória, mas alguns elementos usam cabelo curto para poderem circular sem serem imediatamente identificados.

Page 58: NAZISMO  -  Professor Menezes

No ambiente skinhead é frequente a tatuagem das letras SKIN em uma mão e HEAD na outra.

Page 59: NAZISMO  -  Professor Menezes

A teia de aranha no ombro ou perto do pescoço é característica de racistas que estiveram presos nos EUA. Em alguns locais só tem direito a ela um racista que tenha matado alguém. No Brasil e em

outros países onde não há um sistema de prender racistas, muitos skinheads e neo-nazis mandam tatuar as teias de aranha sem

terem passado por prisão ou matado alguém. A tatuagem de prisão é fácil de distinguir, sempre com aquela cor esverdeada e não a

preta feita à máquina no tatoo da esquina.

Page 60: NAZISMO  -  Professor Menezes

Bandeira dos estados sulistas confederados na Guerra da Secessão. Usada por grupos supremacistas brancos e neo-nazis,

quase sempre associada a outros símbolos e dísticos

Page 61: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 62: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 63: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 64: NAZISMO  -  Professor Menezes

O JURAMENTO COM O BRAÇOESTENDIDO, NOS MOLDESDA CONTINÊNCIA DOSSOLDADOS DE ROMA(LEALDADE À LEGIÃO E A ROMA)

Page 65: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 66: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 67: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 68: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 69: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 70: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 71: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 72: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 73: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 74: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 75: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 76: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 77: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 78: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 79: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 80: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 81: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 82: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 83: NAZISMO  -  Professor Menezes

Número 88, por ser H a oitava letra do

alfabeto, formando 88 as letras HH, ou Heil Hitler.

Page 84: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 85: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 86: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 87: NAZISMO  -  Professor Menezes

14/88 é uma expressão usada predominantemente por nacionalistas brancos. O número 14

comumente refere-se ao slogan de 14 palavras: "We must secure the existence of our people and a future for White Children" ("Devemos assegurar a

existência de nosso povo e um futuro para as Crianças Brancas"), e pode também se referir a

outro slogan de 14 palavras: "Because the beauty of the White Aryan women must not perish from

the earth" ("Porque a beleza das mulheres Brancas Arianas não deve desaparecer da Terra"). 

Page 88: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 89: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 90: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 91: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 92: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 93: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 94: NAZISMO  -  Professor Menezes

Carecas do Subúrbio

Page 95: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 96: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 97: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 98: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 99: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 100: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 101: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 102: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 103: NAZISMO  -  Professor Menezes

Esses punks e skinheads da imagem estão se manifestando contrários à homofobia, mas, essa

orientação não corresponde à realidade. Os skinheads são sim homofóbicos!

Page 104: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 105: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 106: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 107: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 108: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 109: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 110: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 111: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 112: NAZISMO  -  Professor Menezes

WHITE (branco) - PRIDE (orgulho) - WIDE (grande) - WORLD (mundo)

Page 113: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 114: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 115: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 116: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 117: NAZISMO  -  Professor Menezes
Page 118: NAZISMO  -  Professor Menezes

LEI Nº 9.459, de 13 Maio 1997LEI Nº 9.459, de 13 Maio 1997.Altera os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, que define os crimes resultantes de preconceito de

raça ou de cor, e acrescenta parágrafo ao art. 140 do Decreto-lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940.        O

PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço  saber  que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

        Art. 1º Os arts. 1º e 20 da Lei nº 7.716, de 5 Jan 1989,  passam a vigorar com a seguinte redação:

“Art 1º. Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor,

etnia, religião ou procedência nacional."“Art 20. Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou

preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

Pena: reclusão de um a três anos e multa.§ 1º Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos,

emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de

divulgação do nazismo.

Page 119: NAZISMO  -  Professor Menezes

2ª GUERRA MUNDIAL