Nascimento e morte_ok

73
Nascimento e Morte Nascimento e Morte suas Representações Culturais suas Representações Culturais

Transcript of Nascimento e morte_ok

Page 1: Nascimento e morte_ok

Nascimento e MorteNascimento e Mortesuas Representações Culturaissuas Representações Culturais

Page 2: Nascimento e morte_ok

Vida e MorteVida e Morte

• Reflexão que ocorre a partir do momento Reflexão que ocorre a partir do momento em que a ciência aceita um indivíduo em que a ciência aceita um indivíduo como vivo, com características de pessoa como vivo, com características de pessoa (vida-pessoa) e como morto.(vida-pessoa) e como morto.

• É questão do início da vida-pesso, onde É questão do início da vida-pesso, onde diversas correntes defendem seu ponto de diversas correntes defendem seu ponto de vista.vista.

Page 3: Nascimento e morte_ok

Abordagens sobre a Vida e Abordagens sobre a Vida e MorteMorte

• Abordagem tradicionalAbordagem tradicionalDefende a existência de vida-pessoa desde a fecundação Defende a existência de vida-pessoa desde a fecundação

até a morte.até a morte.• Abordagem biológicaAbordagem biológicaDefende que a existência de vida-pessoa está presente em Defende que a existência de vida-pessoa está presente em

momentos posteriores como a da nidação.momentos posteriores como a da nidação.• Abordagem filosóficaAbordagem filosóficaDefende que a vida não tem momento fixo estabelecido, Defende que a vida não tem momento fixo estabelecido,

pois é um contínuo vir-a-ser.pois é um contínuo vir-a-ser.• Abordagem antropológica - fenomenológicaAbordagem antropológica - fenomenológicaDefende que a vida-pessoa depende da aprovação da Defende que a vida-pessoa depende da aprovação da

comunidade.comunidade.

Page 4: Nascimento e morte_ok

Abordagens sobre a VidaAbordagens sobre a Vida

No Brasil, quer jurídica, quer religiosamente, No Brasil, quer jurídica, quer religiosamente, é adotada a corrente tradicional pelo fato de é adotada a corrente tradicional pelo fato de o Código Civil e a Igreja Católica adotarem a o Código Civil e a Igreja Católica adotarem a teoria concepcionista.teoria concepcionista.

Page 5: Nascimento e morte_ok

VidaVida

Page 6: Nascimento e morte_ok

VidaVida

Vida é um conceito muito amplo e admite diversas Vida é um conceito muito amplo e admite diversas definições. definições.

Pode-se referir ao processo em curso do qual os Pode-se referir ao processo em curso do qual os seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo seres vivos são uma parte; ao espaço de tempo entre a concepção e a morte de um organismo; entre a concepção e a morte de um organismo; a condição duma entidade que nasceu e ainda a condição duma entidade que nasceu e ainda não morreu; e aquilo que faz com que um ser não morreu; e aquilo que faz com que um ser vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um vivo esteja vivo. Metafisicamente, a vida é um processo constante de relacionamentos. processo constante de relacionamentos.

Page 8: Nascimento e morte_ok

• Saber quando começa a vida é uma Saber quando começa a vida é uma pergunta muito antiga. pergunta muito antiga.

• Platão acreditava que a alma Platão acreditava que a alma entrava no corpo apenas no entrava no corpo apenas no momento do nascimento, as idéias momento do nascimento, as idéias do filósofo grego repercutiu do filósofo grego repercutiu durante muitos séculos.durante muitos séculos.

• Aristóteles afirma que o feto tinha Aristóteles afirma que o feto tinha sim, vida. E estabelecia até a data sim, vida. E estabelecia até a data do inicio: o primeiro momento no do inicio: o primeiro momento no útero materno. útero materno.

Page 9: Nascimento e morte_ok

• Foi no século XVII após Foi no século XVII após investigações do aparelho, que os investigações do aparelho, que os cientistas começaram a entender cientistas começaram a entender melhor o segredo da vida.melhor o segredo da vida.

• Mais tarde, por volta de 1870, os Mais tarde, por volta de 1870, os pesquisadores comprovaram que pesquisadores comprovaram que aquele espermatozóide corria até o aquele espermatozóide corria até o óvulo, fecundava e depois de nove óvulo, fecundava e depois de nove vezes nascia o bebê. Foi uma vezes nascia o bebê. Foi uma descoberta revolucionária. Fez o descoberta revolucionária. Fez o cientistas e religiosos da época cientistas e religiosos da época deduzirem que a vida começa no deduzirem que a vida começa no momento da fertilização. momento da fertilização.

Page 10: Nascimento e morte_ok

• Catolicismo a vida começa na concepção, quando o óvulo é fertilizado formando um ser humano pleno e não é ser humano em potencial.

• Judaísmo a vida começa apenas no 40º dia, quando acreditamos que o feto começa a adquirir forma humana

Page 11: Nascimento e morte_ok

• Islamismo o inicio da vida acontece quando a alma é soprada por Ala, no feto cerca de 120 dias após a fecundação.

• Hinduismo alma e matéria se encontram na fecundação e é aí que começa a vida. E como o embrião possui uma alma, deve ser tratado como humano.

Page 12: Nascimento e morte_ok

• Budismo a vida é um processo contínuo e ininterrupto. Não começa ma união de óvulo e espermatozóides, mas está presente em tudo o que existe- nossos pais e avós, plantas, os animais e até a água. No budismo, os seres humanos são apenas uma forma de vida que depende de várias outras.

Page 13: Nascimento e morte_ok

Para o indivíduo a morte Para o indivíduo a morte é a ultima fase da vida. é a ultima fase da vida. Toda pessoa vive com a Toda pessoa vive com a consciência de sua consciência de sua própria morte, e cada própria morte, e cada sociedade desenvolveu sociedade desenvolveu algum método para algum método para enfrentar a morte de enfrentar a morte de seus membros seus membros individuais. individuais.

Page 15: Nascimento e morte_ok

• O funeral é a O funeral é a cerimônia religiosa ou cerimônia religiosa ou não tradicionalmente não tradicionalmente adotada para a adotada para a despedida de um ente despedida de um ente querido logo após sua querido logo após sua morte. Terminado o morte. Terminado o funeral, o caixão com funeral, o caixão com o corpo é enterrado ou o corpo é enterrado ou cremado. cremado.

Page 16: Nascimento e morte_ok

• Enterro é o nome dado ao Enterro é o nome dado ao procedimento em que procedimento em que alguém que morreu é alguém que morreu é colocado sob alguns colocado sob alguns metros de terra para que metros de terra para que possa iniciar o processo de possa iniciar o processo de decomposição. Os decomposição. Os enterros são realizados enterros são realizados geralmente em geralmente em cemitérios aqueles que cemitérios aqueles que ainda em vida não ainda em vida não desejam ser enterrados desejam ser enterrados quando morrerem optam quando morrerem optam pelo processo de pelo processo de cremação. cremação.

Page 17: Nascimento e morte_ok

• Cremação é o ritual de Cremação é o ritual de queima do cadáver. Após queima do cadáver. Após ser colocado no forno, o ser colocado no forno, o cadáver é exposto a um cadáver é exposto a um calor intenso, por calor intenso, por aproximadamente por aproximadamente por duas horas para duas horas para transformar-se em um transformar-se em um monte de cinzas que monte de cinzas que podem ser espalhadas podem ser espalhadas pelo jardim ou colocadas pelo jardim ou colocadas em uma urna. No em uma urna. No budismo e hinduísmo a budismo e hinduísmo a cremação é obrigatória. cremação é obrigatória.

Page 18: Nascimento e morte_ok

• O luto é um sentimento O luto é um sentimento humano de pesar pela morte humano de pesar pela morte de outro ser humano. de outro ser humano.

• Tem diferentes formas de Tem diferentes formas de expressão em culturas expressão em culturas distintas.O uso de distintas.O uso de determinadas cores, por determinadas cores, por exemplo, pode indicar que exemplo, pode indicar que um indivíduo ou grupo está um indivíduo ou grupo está em luto.em luto.

• Antigamente, quando uma Antigamente, quando uma amigo ou familiar de uma amigo ou familiar de uma pessoa morria, ela usaria pessoa morria, ela usaria roupas pretas para mostrar roupas pretas para mostrar seus sentimentos pela seus sentimentos pela pessoa. pessoa.

Page 19: Nascimento e morte_ok

Há diversas formas de morte, entre elas: Há diversas formas de morte, entre elas:

• • natural; natural; • por acidente; • por acidente; • por homicídio; • por homicídio; • por suicídio; • por suicídio; • por overdose; • por overdose; • por doenças; • por doenças; • por fome; • por fome; • por frio; • por frio; • por abandono; • por abandono;

Page 20: Nascimento e morte_ok

Todo homem é imortal.Todo homem é imortal. Essa verdade parece ser válida apenas Essa verdade parece ser válida apenas

para as outras pessoas. Não para nós para as outras pessoas. Não para nós que vivemos guiados pela afirmação que vivemos guiados pela afirmação

oposta:oposta: “ “ Eu sou imortal!”Eu sou imortal!”

E iluminados por essa ilusão de E iluminados por essa ilusão de imortalidade fingimos desconhecer que imortalidade fingimos desconhecer que todo homem nasce grávido da morte.todo homem nasce grávido da morte.

Page 21: Nascimento e morte_ok

O nascimento e morte nas O nascimento e morte nas diversas regiões do mundodiversas regiões do mundo

Page 22: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NA AFRICA NASCIMENTO NA AFRICA

Quando o bebê nasce ninguém tem Quando o bebê nasce ninguém tem permissãopermissão para vê-lo porque durante os para vê-lo porque durante os primeiro sete dias de vida acredita-se que primeiro sete dias de vida acredita-se que o bebê está de “visita” passando por uma o bebê está de “visita” passando por uma transição do mundo dos espíritos para a transição do mundo dos espíritos para a vida terrena. vida terrena. Só pode depois de algum tempo o bebê é Só pode depois de algum tempo o bebê é levado para ser visto em público. levado para ser visto em público.

Page 23: Nascimento e morte_ok

MORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIMMORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIM Para eles o morrer com idade avançada é ter Para eles o morrer com idade avançada é ter um funeral com muita festa, é sinônimo de um funeral com muita festa, é sinônimo de uma boa morte. uma boa morte. Quando morre um membro na aldeia, a Quando morre um membro na aldeia, a família não pode publicar a sua morte ou família não pode publicar a sua morte ou manifestar seu sentimento de desconsolo manifestar seu sentimento de desconsolo antes que a notícia seja comunicada ao antes que a notícia seja comunicada ao chefe da aldeia. chefe da aldeia. Ele que dará ordens ao tocador de tambor Ele que dará ordens ao tocador de tambor para que convoque a população na praça para que convoque a população na praça pública, debaixo de uma árvore, lugar do pública, debaixo de uma árvore, lugar do anúncio oficial de qualquer notícia anúncio oficial de qualquer notícia importante. importante.

Page 24: Nascimento e morte_ok

MORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIMMORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIM Somente depois que a notícia é dada, todos Somente depois que a notícia é dada, todos os presentes, do menor ao maior, para os presentes, do menor ao maior, para manifestar seus sentimentos de pesar, terão manifestar seus sentimentos de pesar, terão que chorar um pouco, nem que sejam que chorar um pouco, nem que sejam "lágrimas de crocodilo"."lágrimas de crocodilo".Depois de lavado o corpo do defunto, é Depois de lavado o corpo do defunto, é exposto para a visitação dos aldeões.exposto para a visitação dos aldeões.Não existe uma regra única para a exposição Não existe uma regra única para a exposição do cadáver - isso depende do status social do cadáver - isso depende do status social do falecido ou do que ele mais gostava em do falecido ou do que ele mais gostava em vida. vida.

Page 25: Nascimento e morte_ok

MORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIMMORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIM Se ele era um chefe, será revestido de toda a Se ele era um chefe, será revestido de toda a sua indumentária tradicional e contará com sua indumentária tradicional e contará com a presença de suas serventes, que passarão a presença de suas serventes, que passarão o tempo todo espantando as moscas e o tempo todo espantando as moscas e insetos que se aventurarem a pousar sobre o insetos que se aventurarem a pousar sobre o corpo.corpo.No caso de uma moça bonita, depois de bem No caso de uma moça bonita, depois de bem vestida e ornamentada com bijuterias, será vestida e ornamentada com bijuterias, será exposta sentada numa cadeira, com as exposta sentada numa cadeira, com as costas apoiadas na parede, os olhos abertos costas apoiadas na parede, os olhos abertos e as mãos apoiadas sobre os joelhos. Dessa e as mãos apoiadas sobre os joelhos. Dessa forma, os visitadores poderão contemplar forma, os visitadores poderão contemplar ainda a sua beleza. Nesta postura, ainda a sua beleza. Nesta postura, acreditam, ela se alegrará com o espetáculo acreditam, ela se alegrará com o espetáculo da dança que será feito em sua honra.da dança que será feito em sua honra.

Page 26: Nascimento e morte_ok

MORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIMMORTE NA AFRICA NA COSTA DO MARFIM Quando o falecido é um rapaz que gostava Quando o falecido é um rapaz que gostava de jogar futebol, terá ao seu lado uma bola, de jogar futebol, terá ao seu lado uma bola, um apito, e seus colegas lhe prestarão uma um apito, e seus colegas lhe prestarão uma homenagem, como se estivessem jogando homenagem, como se estivessem jogando uma partida de futebol. uma partida de futebol. Antes do momento do enterro, muitas Antes do momento do enterro, muitas pessoas trazem uma peça de pano, às vezes pessoas trazem uma peça de pano, às vezes de qualidade, para oferecer ao defunto, que de qualidade, para oferecer ao defunto, que será embrulhado nele. será embrulhado nele.

Page 27: Nascimento e morte_ok

SEPULTAMENTO NA ÁFRICA

Serão estes panos, conforme a crença, que Serão estes panos, conforme a crença, que ele apresentará aos seus antepassados que ele apresentará aos seus antepassados que estão em outra vida, dizendo-lhes: "Veja o estão em outra vida, dizendo-lhes: "Veja o que meus parentes e amigos me ofereceram; que meus parentes e amigos me ofereceram; eles foram generosos para comigo". eles foram generosos para comigo". As pessoas doam animais domésticos para As pessoas doam animais domésticos para serem servidos como alimento para os serem servidos como alimento para os visitantes, nada do que foi doado poderá ser visitantes, nada do que foi doado poderá ser guardado, deverá ser servido durante a guardado, deverá ser servido durante a cerimônia fúnebre que é comemorada com cerimônia fúnebre que é comemorada com musicas, danças, comida e bebida. musicas, danças, comida e bebida.

Page 28: Nascimento e morte_ok

SEPULTAMENTO NA ÁFRICA

A duração da cerimônia é de três dias para as A duração da cerimônia é de três dias para as mulheres e de quatro dias para os homens mulheres e de quatro dias para os homens devido ao intenso calor que reina no solo devido ao intenso calor que reina no solo africano, o sepultamento é feito num espaço africano, o sepultamento é feito num espaço de 24 horas. de 24 horas.

Page 29: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NO BALI NASCIMENTO NO BALI

A crença balinense é a de que os bebês vêm dos céus, A crença balinense é a de que os bebês vêm dos céus, e que portanto, devem ser respeitados como e que portanto, devem ser respeitados como divindades. divindades. Somente no centésimo quinto dia de vida é que os Somente no centésimo quinto dia de vida é que os bebês participam da cerimônia que lhes confere um bebês participam da cerimônia que lhes confere um nome e a condição de humanos nome e a condição de humanos Assim que o bebê nasce, a tradição reza que a criança Assim que o bebê nasce, a tradição reza que a criança não deve tocar o solo ou um animal até o fim do não deve tocar o solo ou um animal até o fim do primeiro ano, comemorado 210 dias depois do primeiro ano, comemorado 210 dias depois do nascimento. Mas, antes deste aniversário, há vários nascimento. Mas, antes deste aniversário, há vários outros rituais, que têm lugar aos 7, 12, 35, 47, e 90 outros rituais, que têm lugar aos 7, 12, 35, 47, e 90 dias depois do nascimento. dias depois do nascimento. Em cada um destes dias se comemora um avanço no Em cada um destes dias se comemora um avanço no desenvolvimento do bebê. A família toda tem ocasião desenvolvimento do bebê. A família toda tem ocasião de participar e ficar feliz. de participar e ficar feliz.

Page 30: Nascimento e morte_ok

OS RITOS FÚNEBRES NO BALI OS RITOS FÚNEBRES NO BALI

Para os habitantes da ilha de Bali o grande Para os habitantes da ilha de Bali o grande objetivo da vida é a realização de uma “boa” objetivo da vida é a realização de uma “boa” cremação dos integrantes da família.cremação dos integrantes da família.Os balinenses usavam carros que utilizam para Os balinenses usavam carros que utilizam para levar os ossos dos falecidos para a cerimônia de levar os ossos dos falecidos para a cerimônia de cremação, eles costumam dar muitas voltas nestes cremação, eles costumam dar muitas voltas nestes carros para ''confundir o espírito do morto'' e carros para ''confundir o espírito do morto'' e impedir que ele volte para atormentar os vivos. impedir que ele volte para atormentar os vivos.

Page 31: Nascimento e morte_ok

OS RITOS FÚNEBRES NO BALI OS RITOS FÚNEBRES NO BALI

Primeiro, o corpo é levado da casa da família se a Primeiro, o corpo é levado da casa da família se a cremação se faz imediatamente depois da morte cremação se faz imediatamente depois da morte ou do local de onde foi desenterrado (no caso da ou do local de onde foi desenterrado (no caso da morte ter ocorrido algum tempo antes), e então morte ter ocorrido algum tempo antes), e então levado ao local da cremação, onde ele vai ser levado ao local da cremação, onde ele vai ser devolvido aos cinco elementos originais: a terra, a devolvido aos cinco elementos originais: a terra, a água, o fogo, o ar, e o éter. Antes da cerimônia água, o fogo, o ar, e o éter. Antes da cerimônia de cremação, o defunto deve ser deixado na de cremação, o defunto deve ser deixado na floresta durante 25 anos, para que ele possa floresta durante 25 anos, para que ele possa expiar todos os seus defeitos e más ações. Após expiar todos os seus defeitos e más ações. Após esse período, a comunidade organiza grandes ritos esse período, a comunidade organiza grandes ritos de cremação em massa. de cremação em massa.

Page 32: Nascimento e morte_ok

OS RITOS FÚNEBRES NO BALI OS RITOS FÚNEBRES NO BALI

Durante a cerimônia são feitas oferendas pela Durante a cerimônia são feitas oferendas pela comunidade e algumas danças típicas são comunidade e algumas danças típicas são encenadas pelos dançarinos. Então, todos os encenadas pelos dançarinos. Então, todos os homens se unem e dão várias voltas no sarcófago homens se unem e dão várias voltas no sarcófago para confundir o espírito e assegurar que ele não para confundir o espírito e assegurar que ele não retornará para sua casa. Só aí é que o corpo retornará para sua casa. Só aí é que o corpo começa a ser queimado. começa a ser queimado.

Page 33: Nascimento e morte_ok

OS RITOS FÚNEBRES NO BALI OS RITOS FÚNEBRES NO BALI

O corpo é levado numa espécie de andor feito de O corpo é levado numa espécie de andor feito de bambu ou lata, enfeitado de flores, espelhos e bambu ou lata, enfeitado de flores, espelhos e sedas coloridas. Este andor cujo tamanho é sedas coloridas. Este andor cujo tamanho é determinado pela importância do morto, é determinado pela importância do morto, é carregado nos ombros de homens da comunidade. carregado nos ombros de homens da comunidade. Depois da cremação propriamente dita, as cinzas Depois da cremação propriamente dita, as cinzas são dispersas no ar e na água (de um rio, ou do são dispersas no ar e na água (de um rio, ou do mar). mar).

Page 34: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NA CHINA NASCIMENTO NA CHINA Por ser o pais mais populoso do mundo.Por ser o pais mais populoso do mundo.Casais em áreas urbanas pode ter apenas um filho, Casais em áreas urbanas pode ter apenas um filho, e na maioria das regiões rurais as famílias podem e na maioria das regiões rurais as famílias podem tentar uma segunda criança, se a primeira for tentar uma segunda criança, se a primeira for mulher. mulher. Na maior parte do país, aqueles que têm um Na maior parte do país, aqueles que têm um segundo filho ilegalmente estão sujeitos a multas, segundo filho ilegalmente estão sujeitos a multas, esterilização e outras penalidades graves. Há esterilização e outras penalidades graves. Há relatos de famílias que tiveram suas casas relatos de famílias que tiveram suas casas destruídas ou incendiadas. destruídas ou incendiadas.

Page 35: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NA CHINA NASCIMENTO NA CHINA

Órgãos governamentais municipais e fábricas Órgãos governamentais municipais e fábricas estatais nomeiam uma equipe feminina para estatais nomeiam uma equipe feminina para acompanhar o ciclo menstrual de todas as acompanhar o ciclo menstrual de todas as mulheres. Antes de conceber um bebê, as mulheres mulheres. Antes de conceber um bebê, as mulheres precisam obter uma "autorização de nascimento"; precisam obter uma "autorização de nascimento"; as que não a obtêm ou as que já tiveram filho têm as que não a obtêm ou as que já tiveram filho têm acompanhamento no uso de anticoncepcionais. acompanhamento no uso de anticoncepcionais.

Page 36: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NA CHINA NASCIMENTO NA CHINA Funcionários públicos, ou "esquadrões do aborto", Funcionários públicos, ou "esquadrões do aborto", realizam ainda batidas na madrugada em casas de realizam ainda batidas na madrugada em casas de mulheres suspeitas de terem engravidado mulheres suspeitas de terem engravidado ilegalmente. Esses esquadrões arrastam as ilegalmente. Esses esquadrões arrastam as infratoras, levando-as presas e mantendo-as infratoras, levando-as presas e mantendo-as detidas até que se submetam a um aborto, mesmo detidas até que se submetam a um aborto, mesmo quando já estão no sétimo ou oitavo mês de quando já estão no sétimo ou oitavo mês de gravidez. Muitas vezes esse bebês nascem vivos, e gravidez. Muitas vezes esse bebês nascem vivos, e há relatos de que foram mortos pelos próprios há relatos de que foram mortos pelos próprios médicos com injeções de formaldeído letal no médicos com injeções de formaldeído letal no crânio do bebê ou por afogamento. crânio do bebê ou por afogamento.

Page 37: Nascimento e morte_ok

MORTE NA CHINA MORTE NA CHINA Os funerais chineses alcançam o status da Os funerais chineses alcançam o status da comunidade e são compostos de ritos comunidade e são compostos de ritos simbolicamente muito bem construídos. O simbolicamente muito bem construídos. O conceito de imortalidade da alma na cultura conceito de imortalidade da alma na cultura chinesa determina muitos dos rituais fúnebres chinesa determina muitos dos rituais fúnebres encontrados, que visam, acima de tudo, o bem-encontrados, que visam, acima de tudo, o bem-estar da alma do morto e de seus descendentes estar da alma do morto e de seus descendentes que continuam vivos. que continuam vivos. Durante um velório, as pessoas costumam queimar Durante um velório, as pessoas costumam queimar dinheiro, casas de papel e bens materiais para dinheiro, casas de papel e bens materiais para assegurarem que a riqueza da alma; comidas assegurarem que a riqueza da alma; comidas como arroz, galinhas, vinhos, frutas e pães são como arroz, galinhas, vinhos, frutas e pães são ofertados ao morto a fim de evitar-lhe a fome. ofertados ao morto a fim de evitar-lhe a fome.

Page 38: Nascimento e morte_ok

MORTE NA CHINA MORTE NA CHINA Carpideiras são contratadas para ratificar e Carpideiras são contratadas para ratificar e demonstrar a tristeza da família; e cantores demonstrar a tristeza da família; e cantores taoístas são contratados para, através de cânticos, taoístas são contratados para, através de cânticos, embalar a alma para o paraíso e evitar que esta se embalar a alma para o paraíso e evitar que esta se encaminhe ao inferno.encaminhe ao inferno.Os chineses acreditam que é a localização da Os chineses acreditam que é a localização da sepultura que determinará o destino e o bem-estar sepultura que determinará o destino e o bem-estar dos descendentes do morto. As pessoas, dos descendentes do morto. As pessoas, principalmente as mulheres, são encorajadas a principalmente as mulheres, são encorajadas a expressar toda a sua tristeza e pesar durante a expressar toda a sua tristeza e pesar durante a cerimônia, mas tal demonstração ou evocação do cerimônia, mas tal demonstração ou evocação do assunto é terminantemente proibido depois do assunto é terminantemente proibido depois do término do período de luto. término do período de luto.

Page 39: Nascimento e morte_ok

MORTE NA CHINA MORTE NA CHINA O período de luto chinês tem a duração de 49 dias O período de luto chinês tem a duração de 49 dias (durava 7 na antiga China) e, neste espaço de (durava 7 na antiga China) e, neste espaço de tempo, são proibidos casamentos, aniversários ou tempo, são proibidos casamentos, aniversários ou qualquer comemoração. qualquer comemoração. Os membros da família devem vestir panos, listras Os membros da família devem vestir panos, listras ou faixas pretas nos braços para demonstrar ou faixas pretas nos braços para demonstrar tristeza e uma cerimônia é elaborada sete dias tristeza e uma cerimônia é elaborada sete dias depois do funeral, e esta deve ser repetida depois do funeral, e esta deve ser repetida consecutivamente de sete em sete dias por sete consecutivamente de sete em sete dias por sete vezes vezes

Page 40: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO DOS ESQUIMÓS NASCIMENTO DOS ESQUIMÓS

Durante o parto, a primeira Durante o parto, a primeira preocupação é fazer o bebê preocupação é fazer o bebê tocar a terra, as tocar a terra, as particularidades na particularidades na maneira de cortar o cordão maneira de cortar o cordão umbilical ou de tratar a umbilical ou de tratar a placenta: o confinamento placenta: o confinamento da mãe com o bebê em sua da mãe com o bebê em sua casa é por 8 dias. casa é por 8 dias. Se a criança que nascer for Se a criança que nascer for mulher é mergulhada na mulher é mergulhada na água gelada, quando água gelada, quando sobrevive é sinal que será sobrevive é sinal que será uma grande guerreira. uma grande guerreira.

Page 41: Nascimento e morte_ok

MORTE DOS ESQUIMÓS MORTE DOS ESQUIMÓS

Os esquimós tem o costume de enrolar os Os esquimós tem o costume de enrolar os seus mortos em peles e sepulta-los debaixo seus mortos em peles e sepulta-los debaixo de um túmulo cercado, mas nas Ilhas de um túmulo cercado, mas nas Ilhas Aleutas os mortos eram atados com cordas e Aleutas os mortos eram atados com cordas e sepultados na gretas do penhasco. sepultados na gretas do penhasco. O funeral Kaxinawa é peculiar, mas comum O funeral Kaxinawa é peculiar, mas comum entre os grupos Panos, na prática do entre os grupos Panos, na prática do endocanibalismo. endocanibalismo. Eles não enterram seus mortos que devem Eles não enterram seus mortos que devem ser consumidos pelos parentes mais ser consumidos pelos parentes mais próximos. próximos.

Page 42: Nascimento e morte_ok

MORTE DOS ESQUIMÓS MORTE DOS ESQUIMÓS

Não se come e nem deseja ser devorado Não se come e nem deseja ser devorado pelos estrangeiros e as partes sexuais é de pelos estrangeiros e as partes sexuais é de direito ao cônjuge que prepara-as direito ao cônjuge que prepara-as separadas e come com descrição.separadas e come com descrição. Nada pode sobrar do parente, até os ossos Nada pode sobrar do parente, até os ossos são consumidos ou destruídos.são consumidos ou destruídos. O motivo é para proteger os parentes do O motivo é para proteger os parentes do espírito, que ficaria na aldeia agarrado ao espírito, que ficaria na aldeia agarrado ao corpo do morto. corpo do morto.

Page 43: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO EM ROMANASCIMENTO EM ROMA As regras rígidas começam a ser observadas As regras rígidas começam a ser observadas no momento da gravidez, que significa que a no momento da gravidez, que significa que a mulher é "impura" e deve ficar isolada o tanto mulher é "impura" e deve ficar isolada o tanto quanto possível de toda a comunidade, seu quanto possível de toda a comunidade, seu marido pode passar poucos períodos de tempo marido pode passar poucos períodos de tempo com ela durante a gravidez. com ela durante a gravidez.

Tradicionalmente, o nascimento não pode Tradicionalmente, o nascimento não pode acontecer na casa da família, seja uma tenda acontecer na casa da família, seja uma tenda ou um vagão; porque se tornaria "impura". ou um vagão; porque se tornaria "impura".

Existem uma variedade de rituais que devem Existem uma variedade de rituais que devem preceder o nascimento. preceder o nascimento.

Page 44: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO EM ROMANASCIMENTO EM ROMA Um ritual em algumas tribos envolve o desatar Um ritual em algumas tribos envolve o desatar de certos nós para que o cordão umbilical não de certos nós para que o cordão umbilical não corra risco de ter um nó. Algumas vezes todos corra risco de ter um nó. Algumas vezes todos os nós nas roupas da gestante são desfeitos ou os nós nas roupas da gestante são desfeitos ou cortados. Outras vezes, o cabelo da gestante cortados. Outras vezes, o cabelo da gestante será solto se estiver preso com um pino ou será solto se estiver preso com um pino ou amarrado com uma fita. amarrado com uma fita.

Os objetos que ela toca, tais como utensílios Os objetos que ela toca, tais como utensílios para cozinhar e para comer ou lençois, se para cozinhar e para comer ou lençois, se tornam impuros e mais tarde eles são tornam impuros e mais tarde eles são destruídos. Para estas tribos, ainda levam de destruídos. Para estas tribos, ainda levam de dois a três meses até que a nova mãe possa se dois a três meses até que a nova mãe possa se aproximar de seu marido ou retomar suas aproximar de seu marido ou retomar suas tarefas domésticas sem o uso de luvas. tarefas domésticas sem o uso de luvas.

Page 45: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO EM ROMANASCIMENTO EM ROMA Em algumas tribos de Roma, a criança é Em algumas tribos de Roma, a criança é embrulhada em faixas onde tem algumas embrulhada em faixas onde tem algumas gotas do sangue paterno. Em outros casos, a gotas do sangue paterno. Em outros casos, a criança é coberta com uma peça de roupa que criança é coberta com uma peça de roupa que pertença ao pai. pertença ao pai.

É tradicional em outras tribos a mãe colocar o É tradicional em outras tribos a mãe colocar o bebê no chão. O pai o apanha e coloca uma tira bebê no chão. O pai o apanha e coloca uma tira vermelha em torno de seu pescoço, vermelha em torno de seu pescoço, reconhecendo assim que a criança é sua. reconhecendo assim que a criança é sua.

Page 46: Nascimento e morte_ok

RITUAL DE MORTE E LUTO NA CULTURA JUDAICARITUAL DE MORTE E LUTO NA CULTURA JUDAICA A lei judaica não aceita a cremação em A lei judaica não aceita a cremação em respeito pela pessoa falecida; respeito pela pessoa falecida; Deve ser enterrado na terra da qual ele veio: Deve ser enterrado na terra da qual ele veio:

Proíbe-se a mutilação do corpo; Proíbe-se a mutilação do corpo; Por isso a autópsias só poderá ser realizadas Por isso a autópsias só poderá ser realizadas se necessária em Respeito pelos sentidos se necessária em Respeito pelos sentidos dos enlutados; dos enlutados; Tem de propósito aliviar suas angústias e Tem de propósito aliviar suas angústias e inquietações; inquietações; Daí a exigência de que o enterro aconteça Daí a exigência de que o enterro aconteça sem demora, ou seja, até três dias após a sem demora, ou seja, até três dias após a morte. morte.

Page 47: Nascimento e morte_ok

RITUAL DE MORTE E LUTO NA CULTURA JUDAICARITUAL DE MORTE E LUTO NA CULTURA JUDAICA Característica que marca o cerimonial Característica que marca o cerimonial fúnebre: fúnebre:

Simplicidade; Simplicidade;

Todos os judeus são enterrados com mesmo Todos os judeus são enterrados com mesmo tipo de traje, geralmente uma mortalha tipo de traje, geralmente uma mortalha branca, demonstrando que ricos e pobres branca, demonstrando que ricos e pobres são iguais perante Deus. são iguais perante Deus.

Já os caixões são preferencialmente de Já os caixões são preferencialmente de madeira sem polimento para lembrar que se madeira sem polimento para lembrar que se deve evitar funerais com ostentação. deve evitar funerais com ostentação.

Page 48: Nascimento e morte_ok

MORTE NA IRLANDA MORTE NA IRLANDA

Os irlandeses têm a idéia de morte presente Os irlandeses têm a idéia de morte presente em suas conversas diárias, nas suas piadas e em suas conversas diárias, nas suas piadas e brincadeiras. O funeral é mencionado e brincadeiras. O funeral é mencionado e planejado diversas vezes pelo ser em vida e planejado diversas vezes pelo ser em vida e é o senso de humor o grande aliado de um é o senso de humor o grande aliado de um irlandês contra a morte. irlandês contra a morte.

Os velórios se configuravam como grandes Os velórios se configuravam como grandes acontecimentos sociais, com bebida, dança, acontecimentos sociais, com bebida, dança, diversão, e são largamente freqüentados por diversão, e são largamente freqüentados por toda a comunidade. Os irlandeses faziam toda a comunidade. Os irlandeses faziam questão de mandar duas pessoas avisarem a questão de mandar duas pessoas avisarem a todos os vizinhos, sobre sua morte. todos os vizinhos, sobre sua morte.

Page 49: Nascimento e morte_ok

MORTE NA IRLANDA MORTE NA IRLANDA

Acreditavam, também, ser necessário deixar Acreditavam, também, ser necessário deixar uma janela aberta na hora do falecimento uma janela aberta na hora do falecimento para que a alma pudesse escapar com mais para que a alma pudesse escapar com mais facilidade para o ''mundo dos mortos''. Há facilidade para o ''mundo dos mortos''. Há relatos também que cadáveres masculinos relatos também que cadáveres masculinos eram incluídos em jogos de carta, eram eram incluídos em jogos de carta, eram escolhidos para dançar e até mesmo bebidas escolhidos para dançar e até mesmo bebidas eram colocadas em suas mãos. eram colocadas em suas mãos.

Page 50: Nascimento e morte_ok

MORTE NO JAPÃO MORTE NO JAPÃO

Os japoneses costumam celebrar uma missa Os japoneses costumam celebrar uma missa após um mês da morte da pessoa, este ato após um mês da morte da pessoa, este ato se repete por 7 vezes. se repete por 7 vezes. Acredita que a alma da pessoa só encontra o Acredita que a alma da pessoa só encontra o seu lugar no 8º mês, não gostam que fiquem seu lugar no 8º mês, não gostam que fiquem chorando, porque a pessoa não encontrará chorando, porque a pessoa não encontrará paz e o descanso espiritual, a morte para paz e o descanso espiritual, a morte para eles é considerada que a pessoa cumpriu eles é considerada que a pessoa cumpriu todas sua missão determinada por Deus, todas sua missão determinada por Deus, preferem que a pessoas faça todas as coisas preferem que a pessoas faça todas as coisas que o morto gostava quando em vida, “ao que o morto gostava quando em vida, “ao invés de chorar eles preferem continuar com invés de chorar eles preferem continuar com a vida que levava” juntamente com a pessoa a vida que levava” juntamente com a pessoa quando estava em vida. Tendo sempre em quando estava em vida. Tendo sempre em memória a pessoa falecida. memória a pessoa falecida.

Page 51: Nascimento e morte_ok

MORTE NO JAPÃO MORTE NO JAPÃO

A tradição deles é oferecer em todos as A tradição deles é oferecer em todos as missa os pratos em homenagem a memória e missa os pratos em homenagem a memória e costumes da pessoa falecida.costumes da pessoa falecida.

Tradicionalmente em suas casa, possuem Tradicionalmente em suas casa, possuem uma capela na qual guardam os restos uma capela na qual guardam os restos mortais e fotos dos seus antepassados. mortais e fotos dos seus antepassados.

Page 52: Nascimento e morte_ok

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

A maioria destes rituais estão relacionados de alguma forma aos deveres de todo bom muçulmano:

• rezar cinco vezes ao dia;

• jejuar durante o mês de Ramadan;

• pagar as taxas religiosas às mesquitas.

Também, para os muçulmanos que têm condições financeiras de fazê-lo, devem viajar pelo menos uma vez a Mecca.

Page 53: Nascimento e morte_ok

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

O corpo do morto deve ser enterrado dentro de 24 horas depois da morte. Primeiro, de acordo com a tradição islâmica, o morto deve ser lavado por um muçulmano do mesmo sexo.

Todo o corpo, incluindo o cabelo, é lavado, e as unhas são limpas e cortadas curtas.

Page 54: Nascimento e morte_ok

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

O corpo é submetido a outras limpezas cerimoniais, nas quais são utilizadas três soluções líquidas:

2.Sedr (uma antiga substância para limpeza),

3.Kafoor (cânfor),

4.Água pura.

Estas substâncias devem ser usadas respeitando a ordem acima.

Page 55: Nascimento e morte_ok

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

Durante o ritual a sequencia de limpeza também deve ser seguida:

Inicialmente as mãos são lavadas, depois os genitais, depois a cabeça, o lado direito e o lado esquerdo do corpo, e eventualmente o corpo inteiro é suavemente esfregado com a solução. Três lavagens são feitas com cada solução, de forma que ao todo, nove limpezas sejam realizadas. No fim, todas as aberturas do corpo como os ouvidos e as narinas são tapados com bolas de algodão.

Page 56: Nascimento e morte_ok

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

São feitas orações específicas, e a pessoa que lavou o corpo pede a Alá várias vezes que perdoe os pecados que o morto possa ter cometido. Durante toda esta cerimônia, o corpo deve estar virado para Mecca.

Page 57: Nascimento e morte_ok

O corpo é colocado em um pedaço grande de tecido de algodão chamado Kafan. Peças menores do Kafan são usadas para envolver a parte inferior das pernas, cobrir os olhos, cobrir do abdômen até os joelhos, e os seios se a pessoa morta for uma mulher. As duas extremidades são amarradas com cordas antes do corpo ser colocado no caixão. O Kafan não deve ser costurado, e é um pecado fazê-lo. Depois que o morto é envolto no Kafan, dois ou três homens carregam o corpo ao caixão, mas não o colocam aí imediatamente.

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

Page 58: Nascimento e morte_ok

Antes, o corpo é colocado no chão, levantado e posto de volta no chão três vezes, e depois é colocado no caixão; isto simboliza a recusa do morto em deixar esta vida terrena para sempre, versos do Corão são recitados, enquanto a cada intervalo alguém grita, "Não existe outro deus além de Alá". Tocar o caixão e ajudar a carregá-lo (por pelo menos sete passos) são considerados uma bênção.

MORTE NO IRAN MORTE NO IRAN

Page 59: Nascimento e morte_ok

Outras datas importantes relacionadas aos rituais funerários são: o sétimo dia, o trigésimo dia, o quadragésimo dia, e o aniversário de um ano. Em cada um destes dias, os parentes e qualquer um que deseje fazê-lo visita a sepultura do morto e coloca flores, ou joga água de rosas, e reza pelo falecido. Na tradição zoroástrica, os parentes e amigos do defunto usam branco, e o choro ou outras formas drásticas de comportamento são restritamente proibidas, porque se crê que estas coisas perturbam a alma do morto. Na tradição iraniana pós-Islâmica, entretanto, a cor do luto é o negro, e o choro mais feroz é aceitável e prescrito, não em uma forma escrita ou literal, mas da maneira como ele é praticado e aceito na sociedade.

Page 60: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NO BRASIL NASCIMENTO NO BRASIL

No Brasil, há várias formas de comemorar o No Brasil, há várias formas de comemorar o nascimento de crianças. O nascimento é nascimento de crianças. O nascimento é comemorado com muita festa, e em algumas comemorado com muita festa, e em algumas culturas ascendem charutos para comemorar o culturas ascendem charutos para comemorar o nascimento e usa-se a expressão nasceu o nascimento e usa-se a expressão nasceu o “varão da família”, em outras, usam a “varão da família”, em outras, usam a expressão como beber mijo do bebê.expressão como beber mijo do bebê.Na Bahia, algumas cidades soltam fogos, Na Bahia, algumas cidades soltam fogos, reúnem a família e amigos para um almoço, reúnem a família e amigos para um almoço, fazem pirão de galinha caipira, churrasco, fazem pirão de galinha caipira, churrasco, bebidas, sendo esta especialmente temperada bebidas, sendo esta especialmente temperada com “pinga com raízes e folhas”. com “pinga com raízes e folhas”.

Page 61: Nascimento e morte_ok

NASCIMENTO NO BRASIL NASCIMENTO NO BRASIL

O umbigo é guardado e enterrado no meio da O umbigo é guardado e enterrado no meio da porteira do curral, para que a criança quando porteira do curral, para que a criança quando crescer se torne fazendeiro(a), outros enterram crescer se torne fazendeiro(a), outros enterram porque acreditam que se o umbigo porque acreditam que se o umbigo desaparecer se tornará ladrão. desaparecer se tornará ladrão. Em São Paulo, os amigos e familiares levam Em São Paulo, os amigos e familiares levam presentes para o bebê, sendo que em algumas presentes para o bebê, sendo que em algumas famílias cada pessoa que visita a criança tira famílias cada pessoa que visita a criança tira uma foto com o mesmo. Todos comemora o uma foto com o mesmo. Todos comemora o nascimento através de um almoço, jantar ou nascimento através de um almoço, jantar ou chá da tarde. chá da tarde.

Page 62: Nascimento e morte_ok

MORTE NO BRASIL MORTE NO BRASIL Existe um modo Brasileiro de Lidar com a Existe um modo Brasileiro de Lidar com a Morte e o Luto. Morte e o Luto. Os homens tendem a cuidar dos aspectos Os homens tendem a cuidar dos aspectos administrativos do funeral, enquanto que às administrativos do funeral, enquanto que às mulheres cabem as funções afetivas. mulheres cabem as funções afetivas. Todas as culturas, ao longo da história, têm Todas as culturas, ao longo da história, têm seu modo próprio de lidar com a morte e de seu modo próprio de lidar com a morte e de enfrentar o luto. Seguindo uma tradição cristã, enfrentar o luto. Seguindo uma tradição cristã, predominantemente católica, identificam-se no predominantemente católica, identificam-se no Brasil modos que se assemelham e se Brasil modos que se assemelham e se distinguem, a partir de características distinguem, a partir de características culturais, expressas nas diferenças regionais. culturais, expressas nas diferenças regionais.

Page 63: Nascimento e morte_ok

MORTE NO BRASIL MORTE NO BRASIL

Nas sociedades modernas, esquecer o morto é Nas sociedades modernas, esquecer o morto é positivo, não há luto, nem são encorajados positivo, não há luto, nem são encorajados contatos com os mortos, com aquilo que contatos com os mortos, com aquilo que lembre o passado. lembre o passado. Nas sociedades tradicionais, porém, há Nas sociedades tradicionais, porém, há obrigações diante dos mortos, seus obrigações diante dos mortos, seus aniversários de nascimento e morte são aniversários de nascimento e morte são lembrados e sua memória deve ser cultuada. lembrados e sua memória deve ser cultuada. No dia dos mortos, as famílias visitam os No dia dos mortos, as famílias visitam os cemitérios, os túmulos são limpos e enfeitados cemitérios, os túmulos são limpos e enfeitados com flores, são feitas orações. com flores, são feitas orações.

Page 64: Nascimento e morte_ok

MORTE NO BRASIL MORTE NO BRASIL

Para os católicos, é importante ter a presença Para os católicos, é importante ter a presença de um religioso nos momentos que antecedem de um religioso nos momentos que antecedem a morte, para ouvir a confissão da pessoa e a morte, para ouvir a confissão da pessoa e dar-lhe os últimos sinais de perdão e da dar-lhe os últimos sinais de perdão e da presença divina.presença divina.

Bebês que correm risco de vida devem ser Bebês que correm risco de vida devem ser batizados, para que não morram pagãos. batizados, para que não morram pagãos.

Page 65: Nascimento e morte_ok

Durante o funeral, é freqüente que um padre Durante o funeral, é freqüente que um padre compareça para as últimas orações ou talvez compareça para as últimas orações ou talvez mesmo para celebrar uma missa. No velório, o mesmo para celebrar uma missa. No velório, o caixão é mantido aberto sempre que possível caixão é mantido aberto sempre que possível (exceção para os casos em que o corpo estiver (exceção para os casos em que o corpo estiver muito deformado ou quando houver risco de muito deformado ou quando houver risco de contaminação, como no caso de pessoas contaminação, como no caso de pessoas mortas por complicações relacionadas à AIDS, mortas por complicações relacionadas à AIDS, por exemplo), é feita uma vigília que pode por exemplo), é feita uma vigília que pode durar até 24hs após a morte (embora nos durar até 24hs após a morte (embora nos grandes centros a tendência seja a de abreviar grandes centros a tendência seja a de abreviar esse período).esse período).

MORTE NO BRASIL MORTE NO BRASIL

Page 66: Nascimento e morte_ok

Ainda assim, os de fé católica celebram uma missa no 7o Ainda assim, os de fé católica celebram uma missa no 7o dia, que tem uma grande importância no aspecto social, dia, que tem uma grande importância no aspecto social, pois reúne as pessoas que estiveram presentes no pois reúne as pessoas que estiveram presentes no funeral, bem como aquelas que não puderam comparecer. funeral, bem como aquelas que não puderam comparecer. Celebra-se também uma missa no 30º. dia, mas com uma Celebra-se também uma missa no 30º. dia, mas com uma importância bem menor do que a primeira. Quando é importância bem menor do que a primeira. Quando é completado o 1º ano de morte, também é celebrada uma completado o 1º ano de morte, também é celebrada uma missa. missa. A cremação é recente no país e há crematórios em poucas A cremação é recente no país e há crematórios em poucas cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Nestas cidades, porém, é crescente o número de pessoas Nestas cidades, porém, é crescente o número de pessoas que querem receber este tratamento.que querem receber este tratamento.

MORTE NO BRASIL MORTE NO BRASIL

Page 67: Nascimento e morte_ok

OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DIANTE DO ÓBITO

A constatação da morte de alguém de quem cuidamos A constatação da morte de alguém de quem cuidamos traz sensações como impotência e fuga. traz sensações como impotência e fuga. A partir de relatos de alguns profissionais, pudemos A partir de relatos de alguns profissionais, pudemos pensar sobre a nossa formação, que prioriza a ilusão pensar sobre a nossa formação, que prioriza a ilusão de manter a vida a alguém e, por isso, se emociona de manter a vida a alguém e, por isso, se emociona diante da morte.diante da morte.Independentemente de suas emoções diante do Independentemente de suas emoções diante do momento da morte, o prepara do corpo daquele que momento da morte, o prepara do corpo daquele que esteve sob os seus cuidados e que, dependendo do esteve sob os seus cuidados e que, dependendo do tempo de internação, de seu nível de consciência tempo de internação, de seu nível de consciência pregresso, pode ter criado uma interação com a pregresso, pode ter criado uma interação com a equipe, tornando o exercício da técnica do preparo do equipe, tornando o exercício da técnica do preparo do corpo muito difícil. corpo muito difícil.

Page 68: Nascimento e morte_ok

OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DIANTE DO ÓBITO

É impossível não se emocionar, irritar, É impossível não se emocionar, irritar, angustiar, ou ainda, ficar perplexo diante da angustiar, ou ainda, ficar perplexo diante da morte expressa num corpo que momento antes morte expressa num corpo que momento antes estava vivo. estava vivo.

Diante do corpo morto com a presença ou não Diante do corpo morto com a presença ou não da família, a enfermagem nuca deve falar sobre da família, a enfermagem nuca deve falar sobre vários assuntos, com brincadeiras descabidas. vários assuntos, com brincadeiras descabidas.

Page 69: Nascimento e morte_ok

DIFICULDADE DO PROFISSIONAL DIFICULDADE DO PROFISSIONAL DIANTE DA MORTE DIANTE DA MORTE

É comum, em algumas clínicas, quando o profissional chega em seu Plantão, havendo um cliente na iminência de morrer, ouvir-se alguém mencionar:

“o óbito não ocorrerá no meu plantão, passarei para o próximo”.

Sendo esta uma tentativa clara de não ter que presenciar/ participar do fato.

Page 70: Nascimento e morte_ok

DIFICULDADE DO PROFISSIONAL DIFICULDADE DO PROFISSIONAL DIANTE DA MORTE DIANTE DA MORTE

Assim, é preciso presumir que a formação e a cultura sobre a morte nasce na família, pois é ela quem nos indica o olhar sobre a morte.

O morrer do nosso cliente, as implicações socioe-mocionais que isto traz são inúmeras e de difícil resolução.

Entende-se ainda que este processo deve ser continuo, independente de ter sido iniciado ou não na formação. Possivelmente, com isto estaremos mais preparados emocionalmente para o preparo do corpo, quando o exercício profissional o exigir.

Page 71: Nascimento e morte_ok

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO CLIENTE NA FASE TERMINAL

1.1. Apoiar o cliente a medida que reflita sua Apoiar o cliente a medida que reflita sua vida e seus valores; vida e seus valores;

2.2. Apreciar e compreender a doença a partir Apreciar e compreender a doença a partir de perspectiva do paciente ; de perspectiva do paciente ; Ser sensível e respeitar a cultura do cliente Ser sensível e respeitar a cultura do cliente e da família; e da família;

3.3. Escutá-lo atentamente; Escutá-lo atentamente; 4.4. Ajudá-lo a explorar as diferentes maneiras Ajudá-lo a explorar as diferentes maneiras

de encontrar significados para sua vida;de encontrar significados para sua vida;5.5. O cliente em fase terminal deve receber O cliente em fase terminal deve receber

suporte físico e emocional do enfermeiro suporte físico e emocional do enfermeiro para reduzir o medo e a solidão no estágio para reduzir o medo e a solidão no estágio terminal. terminal.

Page 72: Nascimento e morte_ok
Page 73: Nascimento e morte_ok

“ “ A vida humana pode ser A vida humana pode ser resumida em três fatos resumida em três fatos importantes: nascer, viver e importantes: nascer, viver e morrer. Mas o homem se sente morrer. Mas o homem se sente nascer, sofre ao ,morrer e se nascer, sofre ao ,morrer e se esquece de viver.”esquece de viver.”

(LA bruyere)(LA bruyere)