myrangel 002

20
/ 02 PUBLICAÇÃO DO GRUPO RANGEL CASO DE SUCESSO WAYFIELD/REFRIANGO ANGOLA INSIDE UNIDADE CORPORATE ACORDOS FEDEX RENOVA COM RANGEL DEZEMBRO 2009 “QUEREMOS MANTER A OPERAÇÃO LOGÍSTICA EM MELHORIA CONTÍNUA” GRANDE ENTREVISTA NUNO DIAS WÜRTH PORTUGAL

description

revista do grupo rangel

Transcript of myrangel 002

Page 1: myrangel 002

/02Publicação do GruPo ranGel

caso de sucesso Wayfield/refrianGo anGola

inside unidade corPorate

acordosfedeX renoVa coM ranGel

dezeMbro 2009

“QUEREmos mANTER A oPERAÇÃo LoGÍsTICA Em mELHoRIA CoNTÍNUA”

GRANDE ENTREVISTA NUNo DIAs wüRTh poRTuGAl

Page 2: myrangel 002

EDIToRIAlSuMÁRIo

Estimados leitores,

No grupo Rangel respiramos de alegria e satisfação quando conseguimos transpôr para a capa do nosso MyRangel, figuras ilustres da gestão de grandes empresas, que muito nos honram com a confiança que nos dão ao utilizar os nossos serviços.

MyRangel pretende continuar a ser um veículo de comunicação, dando ênfase muito especial aos nossos clientes, pois são eles na verdade que ao confiar em nós justificam a nossa existência e nos animam todos os dias a surpreendermos pela positiva, a inovar, a fazer a diferença, a potenciar a nossa qualidade e a oferecer sempre melhores e mais válidas soluções.

Neste que é ainda o segundo número, realçamos também alguns acontecimentos muito importantes para o grupo Rangel, como é sem dúvida a confiança que a FedEx deposita em nós ao renovarmos a nossa parceria exclusiva até 2016, e o fantástico acontecimento ao trazermos para Portugal o «FedEx Golf Challenge».

Também no MyRangel pretendemos em cada publicação dar espaço a clientes que tenham um «case study», que pela sua importância consideramos significativo no mundo da logística, como é neste número o caso da Refriango em Angola.

Por tudo isto não vamos desistir, quero agradecer à fantástica equipa agora coordenada pela Isabel Pinto, que faz acontecer o MyRangel.Esperamos não desiludir os nossos leitores e que a leitura do MyRangel seja algo apetecível para quem nos lê. Bom Sucesso,

Eduardo rangEl

Presidente do grupo rangel

BREVESNoTíCIAS do MERCAdo loGíSTICo ........................................................03

ACoRDoSFEdEX RENoVA CoM RANGEl EM PoRTUGAl ATÉ 2016 .....................04

CASo DE SuCESSo WAyFIEld/REFRIANGo - ANGolA ..........................................................06

INoVAÇÃoPoRTAl SAP, UMA NoVA dIMENSÃo ......................................................08RTWARE, dA REMESSA Ao VolUME .......................................................09

GRANDE ENTREVISTANUNo dIAS, dIRECToR GERAl WÜRTH PoRTUGAl .............................10

EVENToSSySTEM AllIANCE - REUNIÃo No PoRTo ..............................................13

INoVAÇÃoUNIdAdE CoRPoRATEA UNIÃo FAz A FoRçA .....................................................................14

EVENToSFEdEX GolF CHAllENGE EM PoRTUGAl .........................................16SINTRA RECEBE E ENCANTA RANGEl E FEdEX .................................18SECRETáRIo dE ESTAdo dA SAúdE VISITA RANGEl PHARMA ........19

FIChA TéCNICA

revista myRangel número 2 / dezembro 2009

Propriedade: rangel Invest S.a.

Sede: rua da Serra, 654 - Folgosa(Maia) - apartado 1193 - 4446-909 Ermesinde

Direcção: Isabel Pinto Redacção: PressMedia

Projecto Gráfico e Paginação: Pedro Sousa Coordenação: rute Fernandes

Tiragem: 3,000 Exemplares

Web: www.rangel.com Email: [email protected]

dISTrIBuIÇÃo graTuITa

Page 3: myrangel 002

03

número 02 / myRangel

BREVES

depois do sucesso obtido no lançamento do serviço rangel Pharma, a rangel distribuição e logística (rdl) lança agora a variante distribuição Pharma, destinada aos clientes que apenas necessitam de um serviço de distribuição farmacêutica em todo o território nacional. o novo serviço é operado na rede totalmente climatizada e dedicada à distribuição de produtos farmacêuticos da rdl e conta, no arranque, com serviços de entrega até às 10, 14 ou 18 horas. Segundo a empresa, cujos primeiros clientes no âmbito exclusivo da distribuição de produtos farmacêuticos são a Biomet, a HIKMa e o laboratório JnEVES, este negócio deverá quintuplicar no próximo semestre.

RANGEl APoSTA NA dISTRIBUIçÃo PHARMA

CAIXA GERAl dE dEPóSIToS CoNFIA loGíSTICA À RANGEl

RANGEl E GEoX ESTABElECEM PARCERIA NA dISTRIBUIçÃo

NoVo AGENTE do TERRESTRE EURoPEU NA FINlÂNdIA

a rangel distribuição e logística (rdl) vai garantir a operação de logística integrada dos produtos de material de economato e consumíveis de escritório do grupo Cgd durante um período de dois anos. neste projecto, para o qual serão recrutados 14 novos colaboradores, a empresa do grupo rangel será responsável pelos serviços de recepção em armazém, picking, expedição e distribuição nacional. a operação vai ser implementada na plataforma logística da rdl no Montijo, contando com uma área de 3.000 m2 dedicada a um movimento de 21223 ordens de picking mensais. Com este desafio, a rdl passa a trabalhar com empresas como a Caixa geral de depósitos, a Império Bonança, Sogrupo Sa e Fidelidade Mundial.

o grupo rangel conta, desde o início de Setembro, com a líder de mercado Varova oY como parceiro na Finlândia. a parceria visa reunir sinergias entre as duas empresas e aumentar a regularidade do tráfego de camiões entre os dois países, ampliando o fluxo transportado e reforçando a qualidade das entregas efectuadas. Também as boas relações comerciais entre o país nórdico e a rússia aproximam o grupo do mercado russo. “na base desta parceria está a nossa ambição de nos unirmos aos melhores para podermos continuar a proporcionar aos nossos clientes um serviço de qualidade”, afirma Isabel Pinto, directora de Parcerias do grupo rangel.

a nova colecção outono/Inverno da geox já foi distribuída em Portugal pelo grupo rangel.

a líder de mercado portuguesa e a marca italiana especialista em calçado moderno e funcional assinaram, em Julho, um contrato de parceria que afecta ao grupo rangel a grupagem e distribuição dos produtos desde Itália até ao destinatário final, no Continente e nas Ilhas.

Estratégica para o grupo, esta parceria contribui para o fortalecimento dos laços comerciais com Itália e permite reforçar a liderança da empresa junto deste país.

Page 4: myrangel 002

04

myRangel / número 02

ACoRDoS

o grupo rangel e a FedEx renovaram, no passado dia 26 de Junho, o contrato que assegura à empresa portuguesa a representação exclusiva da multinacional em Portugal. Por entre a sumptuosidade do hotel Penha longa e as magníficas encostas de Sintra, as empresas anunciaram a continuidade da parceria até 2016.“Temos trabalhado muito, num mercado particularmente difícil como o português e onde a FedEx apareceu quando a concorrência estava já instalada, pelo que é para nós um voto de grande confiança e um desafio motivante o que se coloca nos próximos sete anos”, afirmou Eduardo rangel, presidente do grupo

Para o representante da multinacional presente no evento, esta renovação não foi uma surpresa. “acreditamos que o grupo rangel é, neste momento, o melhor parceiro para a FedEx alcançar o objectivo de se tornar o operador mais forte no país”, assegurou alain Chaillé, Vice-presidente de operações da FedEx para a Europa do Sul, África e Médio oriente.

Em 1999, o Grupo Rangel criou a Rangel Expresso, destinada a representar em

exclusivo a multinacional FedEx em Portugal. Estão juntos há uma década

e assim vão continuar pelo menos durante mais sete anos.

FEdEX RENoVA CoM RANGEl EM PoRTUGAl ATÉ 2016

ACoRDo fechado

Page 5: myrangel 002

05

número 02 / myRangel

ACoRDoS

durante este período, a rangel Expresso-FedEx pretende criar novas oportunidades de emprego, aumentar a força da marca FedEx em Portugal e continuar a investir em tecnologia para tornar as aplicações para o cliente rápidas, flexíveis e mais eficientes.

“Vamos investir, inovar e apostar na formação, sobretudo nos próximos três anos, para que possamos continuar a ser uma marca de excelência e a permitir experiências únicas aos nossos clientes”, reforça Eduardo rangel.até 2016, a empresa quer também reforçar o quadro de colaboradores em 50%, ou seja, mais cerca de 75 pessoas, e alcançar um volume de negócios entre os 200 e os 250 milhões de euros.

Tirando partido da sua estrutura flexível, capaz de reagir e adaptar-se às novas realidades do mercado, a rangel Expresso-FedEx pretende assegurar em Portugal, no mínimo, tudo o que o gigante americano faz a nível internacional.

ainda durante o evento, Eduardo rangel garantiu que a actividade da FedEx em angola, também assegurada pelo grupo, está a evoluir positivamente. Segundo o responsável, estão lançadas as bases para o crescimento do negócio FedEx em angola, com o sucesso e a dinâmica inicialmente projectados, à semelhança do efectuado em Portugal.

actualmente, a FedEx está presente em luanda, Benguela, Cabinda e Soyo, mas o grupo vai continuar a apostar na expansão para outras províncias angolanas. “acreditamos que o mapa logístico de angola vai mudar radicalmente nos próximos três a cinco anos, fruto da descentralização das operações, assumindo as províncias um maior protagonismo”, conclui o Presidente do grupo.

“Acreditamos que o Grupo Rangel é, neste momento, o melhor parceiro para a FedEx alcançar o objectivo de se tornar o operador mais forte no país”

AlAin ChAillé

Vice-Presidente de Operações

da FedEx Express para a Europa do Sul

Page 6: myrangel 002

06

myRangel / número 02

CASo DE SuCESSo

Em Portugal desde 1998, a Wayfield é uma empresa de trading, desenvolvendo a sua actividade com vista à troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais. Entre os seus principais clientes está a empresa do Grupo, a Refriango, um dos maiores fabricantes e distribuidores de bebidas em Angola. Em Julho de 2008 teve início a parceria com o Grupo Rangel, que oferece à empresa a solução integrada de serviços que procurava.

NECESSIdAdESPara a sua operação de distribuição e logística, a Wayfield/refriango encara como fundamentais a qualidade e rapidez na informação, a rapidez no desalfandegamento das mercadorias e a flexibilidade nas entregas. uma vez que o processo de desalfandegamento em luanda pode ser moroso, a empresa sentiu a necessidade de procurar um serviço integrado desde a origem, em lisboa ou noutro ponto do mundo, de forma a que a documentação fosse processada o mais rapidamente possível. Paralelamente, a empresa enfrentava outro problema no aeroporto de luanda. não era fácil localizar as mercadorias no armazém, as quais por vezes chegavam mesmo a desaparecer.

SolUçõESEm Julho de 2008 surgiu a oportunidade de começar a trabalhar com o grupo rangel, numa operação garantida pelas empresas rangel angola e rangel Internacional aérea e Marítima.

•Semanalmente são transportados, em média, 1000 a 1500 kgs desde as instalações da rangel no Prior Velho

(lisboa), até ao aeroporto de luanda e, depois, à fábrica da refriango. Por outras palavras, esta operação compreende uma média de cinco envios semanais de carga aérea destinados a angola.

•o backoffice da operação desenvolvida para a Wayfield/refriango tem lugar em dois pólos: lisboa e luanda. após a entrega das mercadorias nas instalações do Prior Velho, na capital portuguesa, a Wayfield envia as facturas e um packing list para a rangel. Posteriormente, a rangel, em lisboa, emite as respectivas cartas de porte, enviando-as para as empresas Wayfield, refriango e rangel angola. Já em angola, e após a recepção de toda a documentação, a rangel dá inicio ao processo aduaneiro, ao mesmo tempo que o Customer Service gere e informa o Cliente relativamente aos estados dos processos.

•Para além desta actividade habitual, o grupo rangel é ocasionalmente responsável por envios provenientes de outros países com destino a luanda, vulgo Cross Trades.

Wayfield/refrianGo

SolUçõES À dISTÂNCIA dE UM ClIqUE

Page 7: myrangel 002

07

número 02 / myRangel

ClIEnTE

Wayfield e refriango

WEB SITE

www.wayfield.com

nº dE ColaBoradorES

1800

SECTor dE aCTIVIdadE

Fabrico de refrigerantes, Sumos, Águas e Vinhos

loCalIzaÇÃo / InVESTIMEnTo

Municipio de Viana, numa área de 20 hectares, com uma área coberta

de 40 mil metros quadrados, é a maior fábrica do género em angola e

representa um investimento de 40 milhões de dólares.

lITroS ProduzIdoS

Capacidade para produzir 200 milhões de litros de refrigerantes

por ano, o equivalente a 60 mil caixas por dia.

MoVIMEnTo MédIo dE ProduToS / SEMana

uma média de um envio/dia de lisboa para luanda

CASo DE SuCESSo

•a urgência, o controlo rigoroso e a rapidez no processamento de toda a documentação são constantes nesta operação. Como tal, a rangel em lisboa envia directamente a documentação para a rangel em luanda, evitando processos morosos. Por outro lado, toda a documentação transmitida entre a rangel e a Wayfield/refriango é efectuada por via electrónica, não havendo fluxo físico de papéis entre as duas empresas.

•no total, a rangel afecta dois funcionários à operação para a Wayfield/refriango, sendo a gestão e o acompanhamento de todos os envios efectuados por um profissional dedicado.

VANTAGENSInformação e fluxo de documentação integrados. até conhecer o grupo rangel, a Wayfield/refriango estava responsável pelo despacho das mercadorias em angola. uma vez que a rangel opera nos dois países, consegue oferecer à empresa uma solução integrada, enviando directamente a documentação de lisboa para luanda, sem necessidade de intervenção por parte da Wayfield/refriango.

Rapidez e segurança. a parceria com o grupo rangel veio aumentar a rapidez no desalfandegamento das mercadorias em luanda, assim como as condições de segurança em que são armazenadas. a rangel dispõe de um armazém afiançado no aeroporto, onde a carga fica segura e localizada até o processo de desalfandegamento estar concluído.

Proactividade e flexibilidade. atenta às necessidades da Wayfield/refriango, a rangel faculta à empresa flexibilidade nas entregas e aposta na proactividade.

Qualidade da informação. a equipa do grupo rangel, sempre disponível para ouvir e efectuar sugestões junto da Wayfield, pauta-se pela qualidade e rapidez na informação prestada ao cliente.

a rangel garante ainda tempos de trânsito definidos e garantidos, envio de pré-alertas e elevados níveis de comunicação quer na origem quer no destino.

Page 8: myrangel 002

08

myRangel / número 02

INoVAÇÃo

no grupo rangel a tecnologia sempre foi um importante factor de diferenciação e, por conseguinte, uma área de forte investimento.

desde a fundação do grupo, a tecnologia sempre deteve um papel primordial na diferenciação face à concorrência, começando pela aplicação desenvolvida para o negócio de despachante, à qual se seguiu o software utilizado nos negócios da área de transitário. Mais recentemente, no desenvolvimento de novas áreas de negócio (FedEx e logística), a aposta na tecnologia desempenhou um importante papel no sucesso destas empresas.

agora, mais uma vez, o grupo rangel dá um importante passo tecnológico, mas com uma grande diferença relativamente ao passado: pela primeira vez, está a ser instalada uma ferramenta completamente transversal ao grupo.

Esta ferramenta, o ErP da SaP, deverá estar instalada em todas as empresas portuguesas do grupo até ao final deste

ano e será a base sobre a qual serão desenvolvidas todas as ferramentas que sejam transversais ao grupo no futuro.

durante o ano de 2009 foi instalado o ErP nas áreas de suporte (daF, Compras e rH) e, em simultâneo, efectuada a limpeza e harmonização das várias bases de dados, de forma a termos uma base de dados única.

Estamos confiantes que iremos enfrentar um 2010 mais bem preparados e com sólidas bases para dar continuidade a esta estratégia, iniciando, agora que temos uma base de dados de clientes única e consolidada, a instalação de ferramentas de CrM, Bussiness Inteligence e Warehouse Management.

assim sendo, durante o próximo ano inicia-se um novo ciclo neste processo, no qual, ao contrário do que se passou até ao momento, a maior parte das empresas começarão a ter contacto e a tirar proveito de todo o esforço que foi desenvolvido ao longo de 2009. avizinha-se um ano com bastantes novidades!

PoRTAl SAP UMA NoVA dIMENSÃopor miguel milheiro, Director Sistemas de informação grupo rangel

Page 9: myrangel 002

09

número 02 / myRangel

INoVAÇÃo

a rangel Transitários (rT), proactiva e inovadora nos procedimentos, encetou uma nova forma de agilizar os processos. ao invés de tratar a mercadoria à remessa, como se verifica na maior parte das empresas, a rT passou a fazê-lo ao volume através do rTWare.

a gestão de mercadorias é agora assegurada ao volume e, cada volume pertencente a uma respectiva remessa, passa a ter uma identificação própria, como se de um B.I. se tratasse. Vantagens? o cliente terá assim a possibilidade de acompanhar um volume específico, isto é, poderá efectuar o tracing das suas mercadorias e ficar a saber que, numa remessa de 20 caixas, por exemplo, uma delas foi recepcionada no armazém com anomalias. no armazém, todos os volumes estão devidamente identificados através de uma referência única, expressa por um código de barras utilizado brevemente para a leitura e validação dos carregamentos de descargas.

na importação, a utilização da identificação por código de barras, colocada na origem pelo nosso agente, permite-nos efectuar a leitura e o registo de anomalias, dando origem ao unloadig report. Posteriormente, este documento será enviado ao agente por via electrónica.

o rTWare faz a gestão das mercadorias do armazém export e import. um dos seus principais objectivos consiste em fornecer dados, em tempo real, para o tráfego. as informações tanto podem estar relacionadas com o estado de uma remessa, de um carregamento ou descarga, entre outros.

a breve trecho, iremos utilizar dispositivos móveis para a leitura de códigos de barras e auxílio à carga/descarga de camiões, estando previsto a sua implementação na importação e, posteriormente, na exportação.

rtWare dA REMESSA Ao VolUMEinforMatização Do ARMAzéM INTERNACIoNAl

por peDro emerenciano, Director de projectos - rangel Transitários

Page 10: myrangel 002

myRangel / número 02

10

GRANDE ENTREVISTA

“WÜRTH qUER MANTER oPERAçÃo loGíSTICA EM MElHoRIA CoNTíNUA”

A MyRangel falou com o director geral da Würth em Portugal, Nuno Dias que entrou na empresa em 1975, apenas um ano após a abertura da filial portuguesa. Depois de ter ocupado o cargo de vendedor durante dois anos, tornou-se gerente e, desde aí, a empresa não parou de crescer. Soube guiar uma mão cheia de colaboradores e hoje são cerca de 900 pessoas a trabalhar diariamente para garantir um serviço pautado pela excelência. O casamento com o Grupo Rangel surgiu em 1996 e tem sido sinónimo de inovação, eficiência e profissionalismo. Por outras palavras, sucesso.

nuno dias wüRTh poRTuGAl

Page 11: myrangel 002

número 02 / myRangel

11

GRANDE ENTREVISTA

CoMEçoU o SEU PERCURSo NA WÜRTH PoRTUGAl APENAS UM ANo APóS A ABERTURA dA EMPRESA. o qUE MUdoU EM 34 ANoS? Quando entrei na Würth Portugal não éramos mais de uma mão cheia de pessoas e estávamos sediados num pequeno edifício. actualmente, a empresa emprega cerca de 900 colaboradores, tem dez lojas espalhadas por todo o país e mais de 55 mil clientes, e desfruta de excelentes instalações que possibilitam uma logística moderna, inovadora e com áreas que permitem encarar os próximos dez anos com segurança.

CoMo dEFINE o PoSICIoNAMENTo dA EMPRESA E qUAIS oS FACToRES qUE A dISTINGUEM FACE À CoNCoRRêNCIA?a Würth Portugal valoriza, acima de tudo, a qualidade dos produtos, a rapidez com que são entregues e a excelência do serviço prestado ao cliente. o aconselhamento técnico dado aos clientes pelos nossos mais de 600 comerciais devidamente formados é um factor preponderante na opção pelos nossos produtos.

qUAIS AS PRINCIPAIS áREAS dE NEGóCIo dA WÜRTH PoRTUGAl?actuamos principalmente nas áreas de reparação e manutenção automóvel, metalomecânica e caixilharia, mobiliário e carpintarias, electricidade, canalização, construção civil e indústria. a nossa vasta gama de artigos engloba produtos como parafusos, brocas, discos, material de soldadura, máquinas, material de segurança e higiene, químicos e material de organização e arrumação.

CoMo AVAlIA o MERCAdo PoRTUGUêS dE dISTRIBUIçÃo dE PRodUToS E SISTEMAS PRoFISSIoNAIS dE MoNTAGEM?o mercado português, tal como o europeu, exige hoje rapidez na entrega aos clientes, respeito pelo meio ambiente e produtos tecnicamente avançados. a especialização passou a ser um factor preponderante na nossa economia.

qUAl o GRANdE PRojECTo PARA A EMPRESA qUE lIdERA CoNjUNTAMENTE CoM MANUElA SANToS E qUE oBjECTIVoS PRETENdE AINdA AlCANçAR?o projecto mais importante e permanente consiste em concretizar crescimentos anuais de dois dígitos. Paralelamente, queremos também ultrapassar a barreira dos mil colaboradores e construir o Museu Würth, bem como o correspondente auditório, o que permitirá dinamizar a cultura em Sintra.

oNdE Vê A WÜRTH PoRTUGAl NoS PRóXIMoS dEz ANoS?os nossos planos centram-se no crescimento das actuais áreas de negócio e na cobertura de novos nichos de mercado. actualmente asseguramos cerca de 50% do mercado português de distribuição de produtos e sistemas profissionais de montagem e pretendemos, até 2020, alcançar os 70%.

A qUE SE dEdICA qUANdo NÃo ESTá NA EMPRESA?gosto bastante de ouvir música, praticar desporto e ler. Sempre que posso, aproveito para estar com a família, o pilar essencial para o meu bem-estar.

CoMo NASCEU A PARCERIA CoM o GRUPo RANGEl?Esta cooperação resultou da necessidade de trabalharmos com um só parceiro logístico com capacidade para cobrir todo o país e ilhas. através desta parceria queremos zelar pela melhoria sistemática e contínua da nossa operação logística.

qUAIS oS BENEFíCIoS qUE A WÜRTH PoRTUGAl CoNSEGUE EXTRAIR dA EXPERIêNCIA dE oPERAdoR loGíSTICo do GRUPo RANGEl?a rangel, com quem partilhamos valores como inovação, seriedade, eficiência e profissionalismo, tem demonstrado uma enorme vocação para a inovação e implementação de sistemas de logística modernos e eficazes.

Page 12: myrangel 002

myRangel / número 02

12

GRANDE ENTREVISTA

qUAl A IMPoRTÂNCIA do oPERAdoR loGíSTICo No SUCESSo dA WÜRTH PoRTUGAl?o operador logístico tem um papel fundamental nos nossos negócios, pois, sem um parceiro eficaz e profissional, os nossos produtos e a nossa marca seriam fortemente penalizados. Quando um cliente realiza uma encomenda, o operador logístico é o responsável por entregar os produtos em 12 horas, em qualquer ponto do país, desde Bragança a Vila real de Santo antónio.

CoMo TAMBÉM REFERIU, A WÜRTH, qUE SE dESTACA PoR PRoMoVER A CUlTURA, PlANEIA ABRIR UM MUSEU dE ARTE CoNTEMPoRÂNEA EM SINTRA, EM 2010. o FACTo dE o GRUPo RANGEl PoSSUIR UMA EMPRESA dEdICAdA Ao TRANSPoRTE dE oBRAS dE ARTE (FEIREXPo) É UMA MAIS-VAlIA PARA ESTE PRojECTo?neste momento a Würth tem museus em vários países da Europa, como a alemanha, França, Espanha, Suíça, noruega,

“O Grupo Rangel tem demonstrado uma enorme vocação para a inovação e implementação de sistemas de logística modernos e eficazes, pelo que a parceria estabelecida só pode crescer e consolidar-se”

nUnO DiAS

Director Geral Würth Portugal

Bélgica, entre outros. a construção do museu em Portugal vai permitir que a FeirExpo execute o transporte das diferentes obras entre o nosso futuro museu e os restantes. o facto de a rangel ser também especializada no transporte de obras de arte é, por isso, uma mais-valia indiscutível, mesmo para o transporte de obras de outros museus com quem, por certo, iremos fazer parcerias.

CoMo PERSPECTIVAM HojE o FUTURo dESTA PARCERIA?desde que trabalhamos juntos, cooperamos diariamente para que o cliente Würth sinta o nosso profissionalismo e eficácia e, assim, não deixe de confiar nos nossos serviços. Por partilharmos valores fundamentais para o sucesso deste negócio, a parceria com o grupo rangel só pode crescer e consolidar-se.

Page 13: myrangel 002

número 02 / myRangel

13

EVENToS

Todos os anos, a System Alliance reúne os seus parceiros numa cidade europeia. Em Maio, foi a vez de o Grupo Rangel deslumbrar os seus semelhantes com a beleza da cidade Invicta.

RANGEl AColHE CoNFERêNCIA EURoPEIA No PoRTo

REuNIÃo systeM alliance

Pela primeira vez, o grupo rangel e a cidade do Porto acolheram, no passado mês de Maio, a “System alliance Partner Meeting”, um encontro anual entre os vários parceiros da rede europeia para transporte de carga. o evento teve lugar no hotel Sheraton, no centro da avenida da Boavista, e permitiu apresentar resultados, estatísticas, processos e os novos parceiros na Turquia e em Itália.

desde o Verão, a turca SerTrans logistics uluslararasi nakliyat Ve Tíc. ltd. Sti e a italiana Sifte Berti pertencem ao restrito grupo de empresas que integram a System alliance e assumem, entre outras responsabilidades, o respeito

pela tecnologia utilizada e a qualidade exímia do serviço oferecido. no total, a rede conta agora com 49 parceiros distribuídos por 24 países.

após a estadia, ainda que curta, as mais altas figuras da rede europeia congratularam a beleza da cidade Invicta e agradeceram a hospitalidade do grupo rangel. Eduardo rangel mostrou-se bastante lisonjeado e não hesitou em transmiti-lo aos presentes. “é para nós um enorme prazer receber os nossos parceiros no nosso país, e, em particular, na nossa cidade”, afirmou o Presidente da empresa.

Page 14: myrangel 002

myRangel / número 02

14

INSIDE

qUE MoTIVoS CoNdUzIRAM À CRIAçÃo dA NoVA UNIdAdE?Como todos sabemos, vivemos hoje num mercado cada vez maior e mais competitivo, fruto da globalização, o que leva as empresas a procurar a diferenciação para, consequentemente, atingir o seu público-alvo. Em resposta a esta necessidade, o grupo rangel tem procurado estar sempre na linha da frente, apostando fortemente na constante procura de inovação em novas soluções e serviços. Esta unidade agora constituída deverá ser o canal privilegiado pelo grupo para a divulgação destes serviços, apresentando-se no mercado sem fronteiras como uma força única que reúne as capacidades e competências das nossas diversas empresas.

qUAIS oS oBjECTIVoS dA UNIdAdE CoRPoRATE?os principais objectivos consistem em apresentar soluções agregadas de serviços que correspondam às necessidades das empresas e desenvolver um novo estilo de comunicação com os clientes, sincero e personalizado, em que consigamos transmitir a nossa preocupação com o bem-estar dos nossos parceiros. “a

união faz força” é, aliás, o lema da unidade Corporate.Pretendemos dar corpo ao conjunto de serviços que são hoje disponibilizados pelo grupo de uma forma integrada sem que isso afecte a identidade das suas diferentes empresas.

qUAIS AS CoNdIçõES NECESSáRIAS PARA qUE UM ClIENTE PoSSA SER ACoMPANHAdo PElA UNIdAdE CoRPoRATE? Vamos privilegiar as empresas transversais ao grupo e com maior potencial de crescimento no volume de negócios, pois são elas que, pela sua dimensão e diversidade, mais necessitam de um acompanhamento personalizado e de soluções integradas. Existem muitas empresas que trabalham hoje connosco em determinados segmentos mas que não representam ainda um grande volume de negócios. Com este novo conceito vamos procurar desenvolver a relação com estes clientes, potenciando o seu crescimento dentro do grupo.

Formada por profissionais com ampla vivência e experiência nas áreas da logística, a mais recente aposta do Grupo Rangel pretende oferecer ao mercado uma solução global de serviços e desempenhar funções de consultoria em que o objectivo prin-cipal é converter conhecimento em valor. Falámos com José Rangel, Director da Unidade Corporate, para perceber as mais-valias que pode proporcionar aos clientes.

A UNIÃo FAz A FoRçA

uNIDADE CoRPoRATE

Page 15: myrangel 002

número 02 / myRangel

15

INSIDE

qUAIS oS dESAFIoS qUE ENCoNTRA ENqUANTo RESPoNSáVEl PElA NoVA UNIdAdE?uma vez que o grupo é hoje constituído por diversas empresas especializadas em determinadas áreas de negócio, o grande desafio consiste em transmitir uma cultura forte e comum, capaz de tornar-se um símbolo da identidade e dos valores corporativos.

qUAIS AS PERSPECTIVAS PARA o FUTURo dA UNIdAdE CoRPoRATE?Queremos ser um parceiro de negócio capaz de satisfazer todas as necessidades da cadeia logística dos nossos clientes, desde o transporte internacional e gestão dos stocks à distribuição ao mercado e às questões aduaneiras.São três os nossos principais objectivos: proporcionar um crescimento da carteira de clientes de grande dimensão, potenciar o crescimento dos actuais clientes através da utilização de soluções globais integradas que se traduzam numa economia de custos para o cliente e, por último, aumentar a fidelização dos clientes através de um relacionamento mais próximo, assegurando um atendimento personalizado e o envolvimento pessoal dos gestores.

“Pretendemos dar corpo ao conjunto de serviços que são hoje disponibilizados pelo Grupo de uma forma integrada sem que isso afecte a identidade das suas diferentes empresas”

JOSé RAnGEl

Director Corporate Accounts

EM qUE SE TRAdUz o VAloR qUE ESTA SolUçÃo VEM ACRESCENTAR AoS ClIENTES?Pretendemos ajudar o cliente a tornar as suas cadeias logísticas mais eficientes, analisando em conjunto com ele a situação actual e propondo novas soluções que se traduzam numa redução de custos e aumento da produtividade e da qualidade do serviço.

qUANToS ClIENTES já USUFRUEM dESTE SERVIço?neste momento, a rangel Corporate já presta serviços a 22 clientes. Com as campanhas que vão ser desenvolvidas na promoção deste novo conceito, esperamos que este número venha a aumentar.

qUAl A IMPoRTÂNCIA do ACoMPANHAMENTo PERSoNAlIzAdo Ao ClIENTE E EM qUE MEdIdA SE REPERCUTE NA FIdElIzAçÃo Ao GRUPo RANGEl?actualmente, com o domínio das tecnologias da informação, as pessoas comunicam mais mas o contacto pessoal tem vindo a diminuir. Face a este afastamento nas relações interpessoais, sou um defensor convicto do Marketing relacional: é preciso conhecermos bem o cliente e estabelecermos com ele uma relação de aprendizagem e de confiança.Para que isso aconteça, é necessário interagir, perceber os seus problemas e promover o contacto regular, muitas vezes para tomar um simples café. o acompanhamento personalizado, através da existência de um único interlocutor que se preocupa com o cliente e promove visitas regulares, vai com certeza contribuir para a sua fidelização ao grupo.

o ACoMPANHAMENTo PERSoNAlIzAdo PRECoNIzAdo PElA RANGEl CoRPoRATE IMPlICA UM AUMENTo do PREço do SERVIço?num mercado cada vez mais globalizado, o preço é irrelevante. onde há players bastante competitivos e com níveis de eficiência elevados, os preços tendem a ajustar-se e a diferença residirá sempre na inovação associada ao serviço. Esta unidade aposta fortemente nessa componente, procurando um posicionamento diferenciador e focalizado no cliente, pelo que acredito que esta pode ser uma valiosa vantagem concorrencial.

qUANToS ColABoRAdoRES ESTÃo AFECToS À NoVA UNIdAdE?neste momento, a rangel Corporate é constituída por dois elementos, mas esperamos que, com o crescimento do negócio, este número possa aumentar.

Page 16: myrangel 002

myRangel / número 02

16

TIGER WoodS qUE SE CUIdEfedeX Golf challenGe EM poRTuGAl

EVENToS

À primeira vista, não é fácil encontrar semelhanças entre o golfe e o transporte expresso. no entanto, para o Presidente do grupo rangel, a resposta é mais óbvia: determinação, precisão e consistência são simultaneamente valores associados à modalidade e características fundamentais para o sucesso deste tipo de transporte. Por este motivo, Eduardo rangel recebeu este ano o FedEx golf Challenge, um torneio de golfe realizado anualmente pela FedEx nos Estados unidos que visa dar a clientes e amigos a oportunidade de competirem num formato profissional durante um dia.

ao longo dos meses de Junho e Julho, três campos de golfe nacionais albergaram as duas fases de qualificação e a final

Em 2007, a FedEx organizou, em 15 cidades dos Estados Unidos, um

torneio de golfe amador destinado a fazer clientes e amigos sentir-se como verdadeiros profissionais durante um dia. Este ano, o torneio ganhou asas e voou até Portugal. Apresentamos-lhe as três fases da prova que decorreram

em solo luso e convidamo-lo a conhecer melhor a nova aposta da Rangel

Expresso.

Page 17: myrangel 002

número 02 / myRangel

17

EVENToS

nacional do torneio, disputadas em stroke play – medal net, com arranque em shot gun. Sob condições climatéricas propícias à prática da modalidade, as três provas superaram largamente as expectativas da organização e dos participantes.

o campo de golfe da Penha longa, em Sintra, foi o escolhido para albergar a primeira étapa da prova, que reuniu noventa adeptos da modalidade e marcou a estreia do FedEx golf Challenge em solo luso. Para Eduardo rangel, a integração de Portugal no circuito do Torneio, ao lado do reino unido e dubai, traduz “o reconhecimento internacional do nosso país como destino de eleição para a prática da modalidade e a confiança na organização e estrutura da rangel Expresso”.

À prova, ganha por Jorge abreu, seguiu-se a segunda fase de qualificação, desta vez no Estela golf Club, na Póvoa de Varzim. Com esplêndidas vistas para o oceano atlântico, um novo leque de jogadores, onde se fizeram notar alguns elementos do sexo feminino, disputou uma prova marcada pelo convívio e pelo ambiente informal durante mais de 5 horas.

Com 67 pancadas, Jorge Ferreira terminou em primeiro lugar e, tal como em Sintra, os 27 participantes mais bem classificados ganharam o acesso à final nacional, que reuniu os 54 finalistas em Vilamoura, quase um mês após o arranque do torneio. o grande vencedor da edição portuguesa da prova foi José gomes Barroso, que garantiu o acesso à final internacional, disputada entre 15 e 18 de outubro na Califórnia e cujo vencedor teve a oportunidade de jogar com um dos melhores profissionais do momento.

“Esperamos voltar a receber o torneio no próximo ano e continuar a proporcionar momentos de descontracção e convívio, cimentando a empatia de Portugal pelo golfe”

EDUARDO RAnGEl

Presidente do Grupo Rangel

Page 18: myrangel 002

myRangel / número 02

18

EVENToS

zack amin, criador do torneio, esteve presente no algarve e não vai esquecer tão cedo a eliminatória portuguesa. o responsável promete regressar no próximo ano, trazendo consigo o FedEx golf Challenge. “devemos a realização desta prova a Eduardo rangel e vamos seguramente voltar a organizar a prova em Portugal nos próximos anos, uma vez que é nosso interesse continuar a proporcionar esta experiência aos nossos clientes e amigos”, afirma zack.

a vontade é partilhada pelo grupo rangel. “Esperamos voltar a receber o torneio no próximo ano e continuar a proporcionar momentos de descontracção e convívio, cimentando a empatia de Portugal pelo golfe e pela marca FedEx, que nos honrou escolhendo-nos para albergar o Torneio no seu primeiro ano em solo europeu”, afirma, visivelmente satisfeito, Eduardo rangel.

na sua primeira edição em Portugal, o FedEx golf Challenge não deixa dúvidas de que é uma aposta com futuro. Jogadores, organização e convidados aguardam, entusiasmados, o regresso no próximo ano.

sintra recebe e encanta ranGel e fedeX

Por ocasião da renovação do contrato de representação exclusiva entre o grupo rangel e a FedEx, em Junho passado, as duas empresas jantaram na Quinta da regaleira, em Sintra, com Fernando Seara.

o convite partiu do Presidente da Câmara Municipal, que proporcionou aos convidados uma recepção e um jantar memoráveis. “Sintra tudo fez para que sentíssemos e vivêssemos um ambiente familiar e, ao mesmo tempo, sofisticado”, refere Eduardo rangel, Presidente do grupo rangel.

a Quinta da regaleira, edificada no início do século XX, está situada no centro da cidade e é considerada Património Mundial pela unESCo. Este local e a beleza, as paisagens e a tranquilidade emanadas por Sintra não deixaram os presentes e, em particular, os convidados FedEx indiferentes.

“Vamos voltar a organizar a prova em Portugal nos próximos anos, uma vez que é nosso interesse continuar a proporcionar esta experiência aos nossos clientes e amigos”

ZACk Amin

Director de Marketing

da FedEx Sports

Page 19: myrangel 002

número 02 / myRangel

19

EVENToS

a rangel Pharma recebeu, na manhã do passado dia 18 de Junho, a visita do Secretário de Estado da Saúde. Bem-disposto, Manuel Pizarro congratulou o projecto Pharma e sublinhou que a qualidade na distribuição e logística de produtos farmacêuticos em Portugal tem vindo a aumentar, resultando na prestação de melhores serviços aos utilizadores e na poupança de recursos.

Manuel Pizarro teve ainda tempo para ouvir uma breve apresentação do grupo rangel e conhecer as três zonas de armazenagem de produtos farmacêuticos (temperatura ambiente, frio e substâncias psicotrópicas).

durante a manhã, o Presidente do grupo rangel comunicou a intenção de incluir a logística hospitalar nas operações da rangel Pharma e mostrou-se bastante lisonjeado com a presença do Secretário de Estado da Saúde, numa visita perpetuada na entrada das instalações Pharma, onde se pode ler “a rangel Pharma teve a honra de receber a visita do Exmo. Sr. Secretário de Estado da Saúde, dr. Manuel Pizarro”.

SECRETÁRIo ESTADo DA SAúDEVISITA INSTAlAçõES RANGEl PHARMA

Page 20: myrangel 002

020

myRangel / número 02

Grande Entrevista