MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de...

14
MORTE COM DIGNIDADE – MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE DE VONTADE Maria Julia Kovács Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre Laboratório de Estudos sobre a Morte a Morte Instituto de Psicologia USP Instituto de Psicologia USP [email protected] [email protected]

Transcript of MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de...

Page 1: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

MORTE COM DIGNIDADE – MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE DIRETRIZES ANTECIPADAS DE

VONTADEVONTADE

Maria Julia KovácsMaria Julia KovácsLaboratório de Estudos sobre a Laboratório de Estudos sobre a

Morte Morte Instituto de Psicologia USPInstituto de Psicologia USP

[email protected]@usp.br

Page 2: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

RETRATOS DA MORTE

•Morte domada – Conhecida, familiar. Faz parte da vida

•Morte interdita – Ver e falar sobre a morte. Prolongamento do processo de

morrer

•Escancarada – Morte violenta. Não há antídoto. Difícil proteção.

Page 3: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

TECNOLOGIA MÉDICA

•Cura de doenças

•Prolongamento da vida

•Prolongamento do final da vida – sofrimento, dor -

DISTANÁSIA

Page 4: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

MORTE COM DIGNIDADE

•O que significa a morte para cada pessoa...

•Direito à vida – Declaração dos Direitos do Homem – Constituição

Brasileira.

•Direito à morte???

Page 5: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

MORTES INDIGNAS

•Prolongadas

•Com dor e sintomas incapacitantes sem cuidado

•Solitária

•Somente a companhia de tubos, monitores – ruídos constantes

Page 6: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

MORTE DIGNA

•Término da vida com respeito a crenças e valores

•Sem dor ou sintomas incapacitantes não controlados

•Presença da família

•Ambiente aconchegante

•Rituais de despedida

Page 7: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

UTI X MORTE COM DIGNIDADE

a)UTI ... medidas de tratamento intenso ...cura ou recuperação

b)UTI ... Necessidade de manutenção ou suporte à vida

c)UTI ... Medidas invasivas para prolongar “Vida” ou Morte

Page 8: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

GARANTIA DE QUALIDADE DE MORTE NA UTI

Estudo qualidade de vida na UTI ... Estudo Support

•Alívio e controle dos sintomas

•Evitar distanásia

•Evitar tratamento fútil e inútil...interrupção medidas extraordinárias

•Ambiente hospitaleiro e presença de pessoas da família

Page 9: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

PROFISSIONAIS E A MORTE COM DIGNIDADE

•Preparação de profissionais para lidar com a morte

•Aceitar a morte como parte do seu trabalho

•Conhecer os processos de morte no final da vida

•Garantir – humanização no processo de morte

Page 10: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

Diretrizes antecipadas de Diretrizes antecipadas de vontadevontade

Resolução 1995 Conselho Federal de Resolução 1995 Conselho Federal de Medicina – Agosto de 2012Medicina – Agosto de 2012

Institui diretivas antecipadas de vontade Institui diretivas antecipadas de vontade como conjunto de desejos expressos e como conjunto de desejos expressos e manifestados pelo paciente quando manifestados pelo paciente quando consciente para quando não puder consciente para quando não puder expressar sua autonomia sobre tratamentos expressar sua autonomia sobre tratamentos

Esta vontade prevalece sobre decisões da Esta vontade prevalece sobre decisões da família e médicosfamília e médicos

Page 11: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

Diretrizes antecipadas de Diretrizes antecipadas de vontadevontade

Objetivos:Objetivos:Estimular a autonomia do pacienteEstimular a autonomia do pacienteGarantia de respeito no final da vidaGarantia de respeito no final da vidaEvitar a distanásia que o Evitar a distanásia que o

desenvolvimento tecnológico pode desenvolvimento tecnológico pode provar – perda da noção de limitesprovar – perda da noção de limites

A perda de limites pode causar A perda de limites pode causar sofrimento adicional – “morte sofrimento adicional – “morte interminável”.interminável”.

Page 12: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

Living willLiving will

Denominação em países de língua Denominação em países de língua inglesa.inglesa.

Em português algumas questõesEm português algumas questões

Na verdade não seria um testamento e Na verdade não seria um testamento e sim uma expressão de desejo ou sim uma expressão de desejo ou vontadevontade

De vida...De vida...

Page 13: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

PARA O FUTURO...PARA O FUTURO...

Maiores esclarecimentos à população Maiores esclarecimentos à população sobre a resolução e as diretrizes sobre a resolução e as diretrizes antecipadas de vontade.antecipadas de vontade.

Formação de profissionais que possam Formação de profissionais que possam respeitar a resolução do CFMrespeitar a resolução do CFM

Discussão abertas sobre ortotanásia, Discussão abertas sobre ortotanásia, morte com dignidade e contra a morte com dignidade e contra a distanásiadistanásia

Page 14: MORTE COM DIGNIDADE – DIRETRIZES ANTECIPADAS DE VONTADE Maria Julia Kovács Laboratório de Estudos sobre a Morte Instituto de Psicologia USP lem@usp.br.

ESCOLHAS...ESCOLHAS...