Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

26
MISSA PARÓQUIAL DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013 Dia 17 de Fevereiro – Domingo - Comunidade Santo Antônio – Bairro Saudade 10,00h - I DOMINGO DA QUARESMA (Roxo, Creio, Prefácio Próprio) Leituras: Dt. 26,4-10 / Sl 90(91)/ Rm. 10,8-13/ Ev. Lc. 4,1-13 (Tentação de Jesus) A CNBB promove durante a Quaresma a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da

Transcript of Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Page 1: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

MISSA PARÓQUIAL DE ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

Dia 17 de Fevereiro – Domingo - Comunidade Santo Antônio – Bairro Saudade

10,00h - I DOMINGO DA QUARESMA (Roxo, Creio, Prefácio Próprio) Leituras: Dt. 26,4-10 / Sl 90(91)/ Rm. 10,8-13/ Ev.

Lc. 4,1-13 (Tentação de Jesus)A CNBB promove durante a

Quaresma a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola. Neste ano, o Tema da Campanha é “Fraternidade e Juventude”, e o Lema: “Eis-me aqui, Envia-me” (Is. 6,8).

Page 2: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Presidida pelo também Jovem, Padre Carlos Alberto Gomes da Silva Junior e concelebrada pelo Pároco Pe. José Vidal de Amorim. – Liturgia a cargo da Pastoral da Juventude a nível paroquiana e Ministério de Música da Pastoral da Juventude da Comunidade São Francisco de Assis com participação do seminarista Rafael Duque.

Com uma acolhida alegre, os jovens deram o tom de como estão preparados para Semana Missionária em nossa Paróquia (16 a 21/07/13). Tudo bem organizado: na encenação da entrada do Lecionário os jovens da Com. Sta. Clara de Assis sentados no corredor da assembléia, alguns com bola de futebol, computador, celular, som auricular com música e outras ocupações, se sensibilizam com a entrada da Palavra de Deus e ao passo que Ela vai passando eles se levanta no sentido da escuta e do seguimento do Evangelho de Jesus.

PE. Vidal proclamou o Evangelho e na sua homília convocou a assembléia a superar as tentações de um mundo dinâmico e conturbado com mudanças repentinas que levam muitos jovens as tentações do ter, do poder e do prestígio. Tentações que Jesus primeiro superou para nos ensinar a fazer o mesmo. (“A vida não foi feita para o Ter, pois ela é muito superior”. Pe. Vidal). E recordando a caminhada do povo durante anos à terra prometida e dos seus altos e baixos, mas que prevaleceu a superação das tentações (...), deixando evidente que do mais humilde batizado e até os religiosos, padres, bispos e o Papa precisam estar atentos para superação das tentações.

Page 3: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 4: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

“Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás” ( Lc 4,8b)

Page 5: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Na encenação da entrada do Lecionário os jovens da Com. Sta.

Clara de Assis sentados no corredor da assembléia, alguns

com bola de futebol, computador, celular, som auricular com música

e outras ocupações, se sensibilizam com a entrada da

Palavra de Deus e ao passo que Ela vai passando eles se levantam

no sentido da escuta e do seguimento do Evangelho de

Jesus.

Page 6: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Leitores

Page 7: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Falando em Papa, assunto que tomou conta da mídia desde segunda feira de carnaval e de surpresa todos os católicos, o fato da renúncia de Bento XVI, algo que não acontecia a mais de 600 anos. Disse-nos o padre que Bento XVI não está renunciando a fé, é uma questão de coerência diante da fragilidade do corpo e da saúde devido à idade, 86 anos, mas que continuará vivendo a fé através da oração numa profunda experiência de humildade e servo de Deus que ele mesmo disse na época de sua posse. O padre Vidal estava em Roma na Praça e testemunhou suas declarações e inclusive estas palavras: “depois do longo pontificado do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais escolhem a mim, um simples humilde servo trabalhador na vinha do Senhor”.

Padre aproveitou para uma catequese esclarecendo que o código canônico 332 prevê esta possibilidade e pediu a todos para não entrar no clima das especulações da mídia, (papel que ela exerce para dar audiência e vender jornais), que através das nossas orações olhemos para frente, pois a Igreja de Jesus Cristo, conduzida pelo Espírito Santo não estará desamparada e que este mesmo Espírito iluminará o Conclave (com chave [fechado]) para uma sucessão tranqüila do nosso papa. Entrando no contexto da C.F 2013, colocou como exemplo a atitude de Jesus aos discípulos: “quem quiser ser o maior, passe a servir” e que nossa união a Deus não é para Ele fazer a nossa vontade, mas, que façamos a Dele!

Page 8: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 9: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Disse ainda, a CNBB iniciou a Campanha da Fraternidade em 1964 voltada para experiência da fraternidade, misericórdia, acolhida, doação... É a segunda vez que o tema juventude aparece: 1992 e 2013. Focou bem na acolhida aos jovens, abrir as portas para eles, confiar no seu potencial e deu exemplos de jovens na Bíblia (Jeremias e Davi) que foram acolhidos e capacitados por Deus quando se colocaram à disposição “Eis-me aqui, Envia-me!” [Is. 6,8]. Motivou a todos os presentes que acolham a juventude procurando entende-los, pois se percebe um mundo de mudanças rápidas que levam muitos dos jovens a sentir um vazio existencial. Saber ouvi-los já significa mudança, pois a Igreja quer acolher o jovem nas condições mais apropriadas para que se sintam pessoas de comunidades...

Aproveitou o tema “juventude” e a “comunicação”, muito usada por todos em redes sociais e outros meios, dizendo que nem sempre foi assim; a imprensa apareceu no século XVIII e era difícil se comunicar, e, em nosso pais, ainda existem lugares e pessoas que vivem esta deficiência por ignorância ou exclusão. Citou um exemplo do filme “Lula, Filho do Brasil” conta que quando seu pai chegando à São Paulo do Nordeste com o filho mais velho deixando a mulher e demais filhos por lá começa a trabalhar e querendo dar notícias da situação e saber também, precisava escreve uma carta, coisa que demorava muito, mas ele não sabia ler e escrever. Pede então ao filho que sabia, para escrever a mãe e falar que não poderiam vir agora para São Paulo que a situação estava ruim; mas, o filho, com saudade da mãe, escreve dizendo: arrume as malas e vem para São Paulo, está tudo bem encaminhado, esperamos por vocês! Exemplo de comunicação que nem sempre condiz coma realidade. Hoje se comunica melhor e podemos acolher melhor, fraternalmente e dar o testemunho do Evangelho como bom discípulos, usando todos os bons recursos que o mundo nos oferece, especialmente através da comunicação.

Page 10: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

(“A vida não foi feita para o Ter, pois ela é muito superior”). Pe. José Vidal de Amorim

Page 11: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 12: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 13: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Já comunicando que a Campanha da Fraternidade, apesar de encerrar no Domingo de Ramos, ela continua já com seus frutos e com a sensibilização de todos na luta pelo bem comum.

Aproveitando a ano da JMJ no Brasil e já que o Governo Federal tem o Conselho Nacional da Juventude e os municípios a Secretaria da Juventude, apontou a possibilidade de fazer um Fórum da Juventude em Barra Mansa, que poderia ser um final de semana no Parque da Cidade, finalizou.

No momento do ofertório, os jovens entram com as Oferendas precedidas de demais jovens trazendo cartazes diferenciados de manifestações, inclusive com nomes das vitimas de Santa Maria, símbolo da JMJ, banner da Campanha da Fraternidade 2013, a Cruz (Símbolo da JMJ) e velas personalizadas. Tudo explicado pelo coordenador da PJ, Átila. Estas velas peregrinarão pelas 17 comunidades da paróquia até o início da Semana Missionária, iniciando desde já na Comunidade Santo Antônio, cuja vela foi acesa pelo padre Carlos Alberto Junior.

Antes da bênção final o Grupo Ministério de Dança Conexão Cristã da Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Vila Maria fez um a apresentação de dança muito bem ensaiada deixando assembléia admirada.

Assim, com participação maciça da juventude foi aberta a Campanha da Fraternidade de 2013 na Paróquia Santo Antônio – Diocese de Barra do Pirai e Volta Redonda, sob a orientação do Pároco Pe. José Vidal de Amorim e do Vigário Paroquial Pe. Carlos Alberto Gomes da Silva Junior em 17 de Fevereiro de 2013.

Page 14: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 15: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 16: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

MINISTÉRIO DE MÚSICA PASTORAL DA JUVENTUDE

Page 17: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

MINISTROS DA SAGRADA COMUNHÃO EUCARISTICA

Page 18: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 19: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 20: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 21: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

ÁTILA PASSA ALGUNS AVISOS. Semana Missionária na nossa Paróquia e Jornada Mundial da Juventude. É a semana de

eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens do mundo inteiro...

Page 22: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Esta vela peregrina estará nas 17 comunidades da Paróquia até o início da Semana Missionária, sendo a Comunidade Santo Antônio, a primeira a recebê-la pelas mãos do Padre Carlos Alberto Junior que a acendeu.

Page 23: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 24: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013

Grupo Ministério de Dança Conexão Cristã da Comunidade Nossa Senhora Aparecida da Vila Maria

fez um a apresentação de dança muito bem ensaiada deixando assembléia admirada.

Page 25: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013
Page 26: Missa paróquial de abertura da campanha da fraternidade 2013