MANUAL DO PROFESSOR - SAGA - Sistema Automatizado de...

41
MANUAL DO PROFESSOR 2013.1

Transcript of MANUAL DO PROFESSOR - SAGA - Sistema Automatizado de...

MANUAL DO

PROFESSOR

2013.1

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

Chanceler

Profª Ana Cristina Monteiro da Motta Cruz

Reitor

Prof. Arapuan Netto

Pró-Reitor de Ensino

Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Pró-Reitora de Pesquisa e Extensão

Profª Claudia de Freitas Lopes Costa

Pró-Reitor de Registros Acadêmicos e Relacionamento Institucional

Prof. Pedro Pascoal Sava

Pró-Reitor Administrativo

Prof. Flávio Alves LobatoEditora

Profª Giannina do Espírito Santo

Editora de Criação

Profª Maria João Palma

Revisão Editorial

Profª Marcia Pinheiro

Redação

Angélica Gomes de Oliveira

Bibliotecária

Nara Vasconcelos

Autores

Prof. Carlos Alberto Figueiredo da Silva

Profª Claudia de Freitas Lopes Costa

Profª Ediana Abreu Avelar

Prof. Enilton Pereira de Menezes

Prof. Flávio Alves Lobato

Prof. Luis Felipe da Fonseca Reis

Profª Marcia Pinheiro

Prof. Pedro Pascoal Sava

Missão da UNISUAM

Promover o desenvolvimento do homem e do meio em que vive numa relação recíproca com a sociedade, permitindo o acesso a um ensino de qualidade, participando ativamente da melhoria dos processos educacionais do país.

Visão da UNISUAM

Ser reconhecida como a Instituição de Ensino de excelência com o melhor modelo de

transformação social do país.

Valores da UNISUAM

CompetênciaCredibilidadeComprometimentoInovaçãoResponsabilidade Social

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

Prezado Professor,

É com grande satisfação que iniciamos esse novo período letivo. Sentimo-nos honrados em poder contar com a sua participação nesse time que joga para formar os alunos com excelência, ética e conscientes de seus deveres e direitos. Temos a certeza de que escreveremos juntos uma trajetória de sucesso.

A UNISUAM tem por missão “Promover o desenvolvimento do homem e do meio em que vive através de uma relação recíproca com a sociedade, permitindo o acesso a um ensino de qualidade, participando ativamente dos processos educacionais do país” e sabemos, Mestre, que se escolheu esta Instituição é porque se identifica com sua missão. Fique certo de sua importância e responsabilidade no resultado final do nosso trabalho. Se hoje oferecemos um ensino de qualidade, podemos afirmar que isso é possível porque existe um trabalho de equipe, e você é peça fundamental.

Um ótimo retorno e boas aulas!

Prof. Arapuan Netto Reitor

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

SUMÁRIO

1 Histórico da Instituição........................................................................................ 72 Cursos Oferecidos................................................................................................ 83 Cursos de Graduação......................................................................................... 104 Corpo Docente................................................................................................... 125 Recomendações................................................................................................ 156 Avaliação da Aprendizagem............................................................................... 267 Serviços Oferecidos........................................................................................... 298 Responsabilidade Social.................................................................................... 339 Extensão ........................................................................................................... 3510 Pesquisa .......................................................................................................... 3711 Calendário Acadêmico .................................................................................... 40

6

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

7

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

1 Histórico da Instituição

A UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta é uma Instituição de Ensino que, atualmente, conta com quatro Unidades (Bangu, Bonsucesso, Campo Grande e Jacarepaguá) e que tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento das comunidades que a cercam. Marco na Zona da Leopoldina, a UNISUAM tem uma história de tradição e sucesso, e tem buscado ampliar seu alcance para outras regiões, sempre com foco no progresso da sociedade.

Com uma sólida estrutura, composta por profissionais e por um corpo docente qualificado, formado em sua maioria por mestres e doutores, a Instituição investe em laboratórios bem equipados, com instrumentos de última geração, material didático de qualidade e uma infraestrutura que se molda às necessidades dos seus alunos, agregando valores à formação e à qualificação profissional.

Contando atualmente com cerca de 20.000 alunos (Graduação, Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu e cursos de extensão), a UNISUAM faz investimentos contínuos em tecnologia educacional e projetos de responsabilidade social.

A UNISUAM norteia seu trabalho nos valores de sua missão e visão institucionais, acredita nos seus propósitos e firma, junto aos seus alunos, um compromisso para a vida toda!

8

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

2 Cursos Oferecidos

2.1 Graduação Tradicional

Os cursos de graduação estruturam-se por meio de projetos pedagógicos que contemplam, além da preparação profissional qualificada, a formação humanística, social e científico-tecnológica. Objetivam criar condições para que o aluno insira-se como cidadão profissional devidamente preparado para competir e progredir em um mundo caracterizado por crescente acúmulo de informação, nos diferentes domínios do conhecimento.

2.2 Superior de Graduação Tecnológica

Atendendo à demanda do mercado de trabalho, os cursos superiores de graduação tecnológica proporcionam uma sólida formação voltada para o exercício prático da profissão, em um curto espaço de tempo.Os cursos são, sobretudo, objetivos, acessíveis e rápidos, com duração de no mínimo dois anos e meio, abrangendo diversas áreas do conhecimento, permitindo assim que o aluno tenha uma graduação com formação específica.

2.3 Cursos de Extensão

Os cursos de extensão podem ser de pequena, média ou longa duração, e proporcionam acesso às mais novas informações, oferecendo conhecimento técnico, teórico e prático em diferentes áreas do conhecimento. São destinados ao aprimoramento da comunidade interna e externa, possibilitando aos estudantes e profissionais o atendimento às demandas do mercado de trabalho.São emitidos certificados eletrônicos para os concluintes de cursos pagos com avaliação teórica e/ou prática, que tenham obtido frequência e nota mínima para aprovação.As horas de atividades extensionistas são válidas como horas de atividade complementar numa proporção de 1 para 1, exceto cursos de nivelamento, cuja carga horária é computada pela metade.

9

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

2.4 Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

O mercado de trabalho, cada vez mais exigente, tem feito dos cursos de Pós-Graduação uma necessidade. E a UNISUAM oferece em seu programa de especialização oportunidades de atualização e aprofundamento nas diversas áreas do conhecimento. Todos com o objetivo de capacitar o aluno dentro de uma visão estratégica e holística, voltada para as demandas profissionais do mercado de trabalho.

2.5 Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)

A UNISUAM é hoje o único Centro Universitário da Região Sudeste, e o segundo no País, a oferecer curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional Multidisciplinar em Desenvolvimento Local, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a UNISUAM lançou em 2009 o Mestrado Acadêmico em Ciências da Reabilitação, reconhecido pela Capes, que é uma excelente opção para os profissionais da área de Saúde do Brasil. Uma conquista que ratifica a importância da Instituição no meio acadêmico e que reflete a sua preocupação com a pesquisa científica para o desenvolvimento social.

2.6 UNISUAM Online (Educação a Distância)

Tecnologia a serviço da conveniência: esse é o princípio da UNISUAM Online, que, com seus cursos de pós-graduação, busca romper as barreiras físicas e levar o conhecimento a qualquer lugar, em qualquer horário. Tendência de mercado, a UNISUAM Online democratiza o saber e ainda estimula o uso da informática, ferramenta indispensável aos profissionais modernos.

Os cursos de pós-graduação da UNISUAM Online utilizam material com conteúdo de excelência e interface gráfica desafiadora e moderna.

Além dos cursos de pós-graduação, a UNISUAM oferece a seus alunos de graduação algumas disciplinas na modalidade a distância. Assim, o aluno pode estudar com mais comodidade onde, quando e como quiser. As disciplinas a distância do curso estão disponíveis no site, no Ambiente do Aluno, na Sala de Aula Virtual. Além das aulas, o aluno tem acesso a todos os materiais didáticos e recursos interativos para enriquecer seus estudos.

10

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

3 Cursos de Graduação

3.1 Autorização

As Instituições de Ensino, caso dos Centros Universitários e Universidades, possuem autorização e autonomia para abrir cursos, com exceção para os de Direito, Psicologia, Medicina e Odontologia, que necessitam de autorização do MEC. Os cursos da UNISUAM são autorizados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), exceto Psicologia, que foi autorizado pelo MEC (Portaria nº 1249/2009).

3.2 Reconhecimento

Todas as Instituições de Ensino, inclusive as que possuem autonomia, devem ter seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). O pedido de reconhecimento do curso deverá ser protocolado a partir da metade até 75% do prazo para a sua conclusão, no caso de Centros Universitários e Universidades.

3.3 Renovação de Reconhecimento

É realizada periodicamente, pelo MEC, após o reconhecimento do curso.

BACHARELADOCurso E-mail Duração (semestres):

Administração [email protected] 8Arquitetura e Urbanismo [email protected] 10Biologia [email protected] 8Ciências Contábeis [email protected] 8Ciência da Computação [email protected] 8Comunicação Social - Habilitação Jornalismo [email protected] 8

Comunicação Social - Habilitação Publicidade e Propaganda [email protected] 8

Direito [email protected] 10Educação Física [email protected] 8Enfermagem [email protected] 10Engenharia Civil [email protected] 10Engenharia de Petróleo [email protected] 10Engenharia de Produção [email protected] 10Engenharia Elétrica [email protected] 10Farmácia [email protected] 10Fisioterapia [email protected] 10Logística* [email protected] 6Marketing* [email protected] 6Nutrição [email protected] 8Psicologia [email protected] 10Serviço Social [email protected] 8Turismo [email protected] 6

Quadro 1: Cursos de graduação - Bacharelado

*Curso descontinuado

11

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

LICENCIATURACurso E-mail Duração (semestres):

Ciências Biológicas [email protected] 6Educação Física [email protected] 6História [email protected] 6

Letras - Português/Espanhol*[email protected]

6Letras - Português/Inglês* 6Letras - Português/Literatura* 6Pedagogia [email protected] 8

TECNOLÓGICOCurso E-mail Duração (semestres):

Superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia [email protected] 5

Superior de Tecnologia em Gastronomia [email protected] 5

Superior de Tecnologia em Informática [email protected] 6

Superior de Tecnologia em Logística [email protected] 5

Superior de Tecnologia em Marketing [email protected] 5

*Curso descontinuado

Quadro 2: Cursos de graduação - Licenciatura

Quadro 3: Cursos de graduação - Tecnológico

*Curso descontinuado

12

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

4 Corpo Docente

4.1 Afastamento

O Docente poderá ser licenciado, por prazo determinado, com ou sem remuneração, ouvidas a Direção e/ou Coordenação do Curso ao qual pertence e a Reitoria, mediante aprovação da Entidade Mantenedora, nos seguintes casos:a) aperfeiçoamento em Instituições nacionais ou estrangeiras;b) prestar colaboração temporária a outra instituição de ensino superior ou de pesquisa;c) para comparecer a congresso ou reunião, relacionados com sua atividade de ensino ou pesquisa; ed) tratamento de saúde/ interesse particular ou força maior. É facultado à Instituição acatar ou não os pedidos de licença dos docentes, observada a legislação pertinente. 4.2 Aprimoramento Acadêmico

Quanto ao aprimoramento acadêmico, serão concedidos ao docente os percentuais estabelecidos em acordo coletivo vigente, determinados pelo Sindicato da categoria:a) 5% (cinco por cento) para os docentes portadores de título de Mestre; eb) 10% (dez por cento) para os docentes portadores de título de Doutor ou Livre Docente. Os percentuais não são cumulativos, aplicando-se o percentual correspondente à titulação de maior importância.

Os percentuais anteriormente praticados de 5, 10% ou 15%, para os professores portadores de título de Especialização, Mestrado, Doutorado ou Livre Docência, respectivamente, ficam mantidos para os professores contratados em data anterior a 1º de abril de 2009.

O adicional de aprimoramento acadêmico será concedido no momento da apresentação e validação da titulação adquirida, ressaltando que a aquisição de nova titularidade não habilita para a promoção em categoria superior. A solicitação deverá ser feita através de preenchimento do formulário “Requerimento para

13

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

Percepção de Aprimoramento Acadêmico”, que poderá ser encontrado no Ambiente do Professor e na Intranet.

4.3 Carreira do Docente

Os docentes da UNISUAM estão direcionados em uma carreira única de Professor, abrangendo 4 (quatro) categorias: Professor Auxiliar, Professor Assistente, Professor Adjunto e Professor Titular.O docente poderá ser promovido às categorias acima discriminadas, desde que haja vagas disponíveis e que se respeitem os requisitos mínimos exigidos por cada categoria, conforme contempla o Plano de Carreira Docente UNISUAM. O professor ingressante, independente de atender aos requisitos definidos em quaisquer categorias, somente será contratado em duas: Professor Auxiliar, em se tratando de profissional portador de certificado de Especialização e/ou Diploma de Mestrado, e Professor Assistente, em se tratando de profissional portador de Diploma de Doutorado ou Pós-Doutorado. Em casos excepcionais, o Professor poderá ter ingresso em categorias mais elevadas que a de auxiliar, observadas a disponibilidade orçamentária e as necessidades da Instituição, respeitando a formação e/ou titulação do professor ou a natureza da matéria e/ou disciplina a ser ministrada e os requisitos mínimos para a ocupação da vaga, além da existência da vaga. 4.4 Lotação e Quadro

Cada Coordenador de Curso deverá selecionar o corpo docente com o melhor nível de qualificação possível e assegurar espaço para novas propostas de profissionais atualizados com o mercado.O quadro de professores será da responsabilidade de cada Coordenador de Curso, cabendo a ele determinar o perfil e a distribuição dos professores dentro da equação financeira de cada curso e as normas gerais da Instituição. 4.5 Processo Seletivo

O processo seletivo de professor será realizado semestralmente, mediante demandas da área Acadêmica. Será realizada por uma comissão de seleção para a avaliação de candidatos, composta pela área Acadêmica e pela área de Gestão de Pessoas.

14

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

O processo de seleção contará com as seguintes etapas: triagem curricular; análise curricular, recebimento e avaliação de documentações acadêmicas necessárias, entrevistas e avaliação prática. A escolha e decisão final para admissão do(a) candidato(a) será de responsabilidade da comissão de seleção.

4.6 Professor Visitante / Substituto

Poderá haver, fora da carreira docente, a contratação de professores substitutos, por prazo determinado, indicada pelos coordenadores dos cursos para atender situações emergenciais. O docente admitido por prazo determinado será avaliado pelo seu desempenho, ficando definida sua permanência na Instituição de acordo com o atendimento às necessidades do curso e com o resultado satisfatório de sua avaliação.Por outro lado, poderão ser contratados, para cursos de pós-graduação, professores visitantes com a titulação mínima exigida por categoria, por tempo determinado, de, no máximo, dois anos.

4.7 Regime de Trabalho

O professor integrante do corpo docente da UNISUAM ficará sujeito, preferencialmente, a um dos seguintes regimes de trabalho, nos termos da legislação trabalhista:a) professor horista;b) professor de tempo parcial (12 horas, no mínimo, sendo, pelo menos, 25% do tempo total dedicado ao trabalho fora de sala de aula); ec) professor de tempo integral (40 horas, no mínimo, sendo, pelo menos, 50% do tempo total dedicado ao trabalho fora de sala de aula). 4.8 Remuneração

A base inicial para remuneração de Docentes obedecerá ao piso da hora/aula da categoria específica no qual o professor se enquadra, de acordo com o estipulado pela Convenção Coletiva da Categoria.

15

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

5 Recomendações

O professor deverá ministrar suas aulas nos dias e horários estabelecidos pela Instituição, não podendo, em nenhuma hipótese, haver mudanças.

5.1 Avaliação

a) preparar a avaliação para ser resolvida no tempo destinado às suas aulas normais. Não permitir que os alunos ultrapassem o tempo, para não prejudicar a aplicação de outra avaliação;b) as avaliações, mesmo quando compostas de trabalhos e provas, terão sempre o valor total de 10 (dez) pontos;c) em se tratando de disciplinas teóricas, o valor total do trabalho, por avaliação, não poderá ultrapassar a 2,0 (dois) pontos;d) em se tratando de disciplinas com conteúdo eminentemente prático, o valor total do trabalho, por avaliação, não poderá ultrapassar a 5,0 (cinco) pontos;e) em se tratando de disciplinas de laboratório, o valor total do trabalho, por avaliação, poderá atingir 10 (dez) pontos;f) em qualquer dos três casos anteriores, o trabalho só poderá ser aplicado se constar do Plano de Aulas, contendo justificativa, objetivo, metodologia adotada, critérios de avaliação, se individual ou em grupo e, neste caso, nº de componentes de, no máximo, 5 (cinco) alunos;g) não mudar as datas das avaliações, a não ser por razões especiais apreciadas e aprovadas pelo Coordenador e pelo Pró-Reitor de Ensino;h) marcar as datas de modo a permitir a entrega e digitação da Ata até a data prevista.i) aluno não inscrito na Ata, em princípio, não faz avaliação. Caso o aluno insista em realizar a avaliação, mesmo sem ter seu nome na Ata, o professor não deverá impedi-lo, mas alertá-lo que sua avaliação ficará retida com o professor, não será corrigida e só será validada se ficar comprovada a existência de erro administrativo ou acadêmico de responsabilidade da IES; em hipótese alguma o nome do aluno deverá ser acrescentado à Ata;

HORÁRIOS DAS AULASTempos de Aula MANHÃ TARDE NOITE

1º 8h30 às 9h20 13h30 às 14h20 18h30 às 19h20

2º 9h20 às 10h10 14h20 às 15h10 19h20 às 20h10

3º 10h20 às 11h10 15h20 às 16h10 20h20 às 21h10

4º 11h10 às 12h 16h10 às 17h 21h10 às 22h

Quadro 4: Horários das aulas

16

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

j) marcar com os alunos as vistas das avaliações (obrigatoriamente na semana seguinte à realização de cada avaliação e sempre na sala de aula), preferencialmente nos primeiros tempos de aula, de forma a não prejudicar o andamento dos demais tempos; ek) fazer o aluno ficar ciente da importância de sua presença nas avaliações.

5.2 Ata de Avaliação

a) durante a realização da avaliação, colher assinatura dos alunos presentes, cujos nomes constem da Ata;b) durante a vista de prova, colher assinatura dos alunos presentes cujos nomes constem da Ata e tenham realizado a avaliação;c) registrar com todo o cuidado os graus dos alunos no local a isto destinado e com no máximo uma casa decimal. Caso ocorra engano, o grau deverá ser alterado com corretivo, recebendo, ao lado, a rubrica do professor que, para ratificar a correção, deverá registrar no verso da Ata a matrícula, o nome e o grau do aluno nas formas numérica e por extenso, datando e assinando a ocorrência. Lembrar que este é o único documento que conterá o grau dos alunos de forma não digitalizada;d) preencher com traços os espaços dos alunos que faltaram às avaliações;e) avisar aos alunos, no dia da avaliação, a data prevista para a vista de avaliação.f) digitar, via Portal (Ambiente do Professor), os graus sempre respeitando o calendário acadêmico, que se encontra disponível no Ambiente do Professor. Conferir com cuidado os graus lançados, para minimizar os grandes transtornos que erros deste tipo têm gerado nas matrículas;g) não corrigir as avaliações de alunos que não têm seus nomes na Ata. Guardá-las. Não fazer qualquer observação sobre o assunto na Ata; eh) em hipótese alguma, o professor deverá permitir que o aluno tenha acesso a atas de avaliações ou diários de classe, mesmo quando em forma de cópias.

5.3 Atualização de Dados Pessoais

É dever do professor informar ao Departamento Pessoal quaisquer mudanças de endereço ou telefone (residencial, comercial, celular, recado). Deverá também entregar à Gestão de Pessoas cópia autenticada de diplomas, certificados de conclusão de curso ou outros documentos que comprovem aprimoramento acadêmico.

17

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

5.4 Datas de Avaliações

As datas das avaliações deverão ser inseridas nos períodos previstos no calendário acadêmico. Respeitada esta condicionante, poderão ser ajustadas de acordo com os interesses dos alunos, buscando sempre evitar o acúmulo de diferentes avaliações no mesmo dia. Uma vez definidas, as datas em foco deverão ser digitadas no Ambiente do Professor, impreterivelmente na segunda semana do período letivo.A partir desse momento, qualquer data de avaliação só poderá ser alterada com antecedência mínima de 15 dias de sua realização, mediante:a) solicitação justificada do professor, tendo anexa a Ata atualizada da turma com as assinaturas de todos os alunos manifestando sua concordância com a referida alteração;b) análise e parecer favorável do Coordenador; ec) análise e parecer favorável do Pró-Reitor de Ensino que efetuará a retirada da data em questão, cabendo ao professor a digitação da nova data.Para a programação e elaboração de provas e trabalhos, cada professor deverá ler e cumprir o contido na Portaria n° 047/04 da Reitoria, disponibilizada no Ambiente do Professor (site da UNISUAM).

5.5 Diário de Classe

O Diário de Classe será impresso pelo sistema SAGA ao final do período letivo. Para isso o professor deve digitar em seu ambiente (Professor Online) o conteúdo programático ministrado em cada aula atualizado no prazo máximo de uma semana após a data da aula em foco.O assunto ministrado em cada aula deverá sempre manter a coerência com os conteúdos programáticos e cronograma de aulas da disciplina em pauta.Cada disciplina deverá contemplar o número total de sua carga horária; caso isso não seja possível devido à incidência de feriados ou motivos similares, deverão ser previstos trabalhos ou estudos em domicílio de parte do conteúdo programático, de modo a integralizar a carga horária ( nº de créditos x 20).

5.6 Plano de Aulas

O Plano de Aulas deverá ser preenchido até a segunda semana de aula, conforme modelo disponibilizado no SAGA, no Ambiente do Professor.Para o correto preenchimento do plano em questão, deverão ser tomados os seguintes cuidados:

18

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

a) cada disciplina deverá ser planejada compreendendo o número total de aulas de sua carga horária; caso isto não seja possível, por impossibilidade de calendário, deverão ser previstos trabalhos em domicílio de modo a integralizar a referida carga horária (nº de créditos x 20);b) as aulas serão alocadas com total respeito ao calendário acadêmico, disponibilizado no início de cada período letivo, considerando feriados, períodos de realização de avaliações etc.; ec) a programação prevista para cada aula deverá estar em perfeita sintonia com o conteúdo programático da disciplina.

5.7 Presença em Sala de Aula

a) evitar de todas as maneiras a falta. Caso não seja possível, avise o Coordenador e um dos funcionários da Sala dos Professores, para que os alunos sejam notificados oportunamente;b) evitar sempre os atrasos e términos prematuros de aulas, fato que tem ocorrido com bastante frequência no último tempo da noite. Marcação de ponto com atraso ou término de aula prematuro superior a 10 (dez) minutos gerará o desconto equivalente a uma hora-aula;c) somente serão abonadas as faltas com apresentação de atestado médico;d) os professores que desejarem participar de seminários, congressos etc. deverão solicitar, via coordenação de curso, à Pró-Reitoria de Ensino, a devida autorização acompanhada de seu horário com a indicação dos docentes da Instituição que o substituirão durante tais eventos, caso estes coincidam com suas aulas;e) os professores que forem autorizados a participar de tais eventos deverão, imediatamente após o seu retorno, entregar à Diretoria de Planejamento e Legislação os documentos que comprovam sua participação;

f) caso os alunos não compareçam a determinada aula, o professor deverá aguardá-los por um tempo de aula. Decorrido este tempo, se nenhum aluno comparecer ao evento, o professor poderá retirar-se da sala de aula e aguardar na Sala dos Professores ou em outra dependência da UNISUAM, até o momento de registrar sua saída, desde que informe à Sala dos Professores e à Central de Atendimento o seu paradeiro, para que possa ser facilmente encontrado por alunos que venham a procurá-lo; eg) cabe ao Coordenador, quando souber antecipadamente que determinado professor deverá manter-se afastado da sala de aula por tempo ou número

Sempre que o professor faltar à aula que deveria ministrar

e julgar que possui motivos que justificam

este fato, deverá, imediatamente,

entrar em contato com seu Coordenador

apresentando-lhe seus motivos e

comprovantes, caso contrário seus tempos

serão descontados automaticamente.

19

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

de aulas significativo, providenciar imediatamente professor ou professores substitutos, solicitando posteriormente à Pró-Reitoria de Ensino o pagamento das aulas ministradas.

5.8 Primeiros Dias de Aula

a) informar ao aluno o critério de aprovação;b) informar ao aluno a presença mínima necessária para aprovação;c) orientar o aluno não inscrito no Registro de Frequência a solicitar seu quadro de horário para verificar se sua matrícula, na disciplina em pauta, foi realmente efetivada e se ele, aluno, encontra-se na turma correta;d) orientar o aluno que não teve sua matrícula na disciplina em foco realmente efetivada a procurar imediatamente seu Coordenador;e) divulgar aos alunos o programa da disciplina, a relação com as demais disciplinas e sua importância no projeto pedagógico e no perfil do profissional;f) avisar que o aluno matriculado em uma determinada turma e que frequenta as aulas em outra será considerado reprovado por faltas e grau, não lhe cabendo nenhum recurso posterior. Caso o aluno insista em permanecer na turma em que não estiver matriculado, o professor deverá comunicar este fato ao Coordenador do curso responsável pela turma;g) informar ao aluno que a solução de seus problemas acadêmicos deverá ter início na Central de Atendimento, que, quando julgar necessário, irá encaminhá-lo ao Coordenador do Curso, que o orientará quanto às medidas a serem tomadas e/ou aos órgãos competentes a serem consultados;h) esclarecer aos alunos que a Central de Atendimento tem como objetivo facilitar suas vidas e as dos gestores da Instituição, evitando filas enormes por parte dos alunos e descontinuidade de diversas atividades dos gestores, indispensáveis ao bom andamento da vida acadêmica;i) conscientizar os alunos da necessidade de que todos cooperem para a manutenção do silêncio nos corredores, áreas adjacentes às salas de aula e bibliotecas, pois, só assim, será respeitado o direito de estudar, aprender e realizar avaliações em ambiente adequado; ej) avisar que a aula jamais será interrompida para atender alunos que não fazem parte da turma. Se alunos estranhos à aula em questão necessitarem falar com o professor, deverão aguardar o encerramento da atividade docente para, então, abordá-lo.

Observação: em hipótese alguma, o professor poderá marcar com seus alunos recebimento de trabalhos e/ou vista de avaliação fora de sala de aula (ficando expressamente proibida a utilização da Sala dos Professores ou das coordenações, do hall do prédio das coordenações e da Central de Atendimento).

20

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

5.9 Projeto Pedagógico

O modelo pedagógico adotado está baseado no Projeto Pedagógico de cada curso.O professor deve planejar suas aulas levando em consideração:a) os objetivos;b) processos didáticos que podem alcançar os objetivos; ec) perfil do profissional que se quer graduar.

5.10 Registro de Frequência de Aluno

a) cabe ao professor a responsabilidade do controle da presença dos alunos;b) o registro de Frequência é um documento da maior importância. Nele o professor registra diariamente a presença ou falta de seus alunos. É importante lembrar que esse será o único documento que registra a frequência diária dos alunos, devendo, portanto, ser preenchido com todo o cuidado para evitar interpretações dúbias;c) mensalmente, deverá totalizar as faltas de cada aluno digitando estes valores na mesma tela em que são digitados os graus; ed) sempre que fechar uma turma em que todos os alunos estiverem com presença plena (ausência absoluta de faltas) e/ou a Ata da 2ª Avaliação com todos os alunos aprovados, o professor deverá justificar tal ocorrência, por escrito, no verso da folha do Registro de Frequência.

5.11 Relacionamento com Alunos

a) despertar, por meio de seu exemplo, em cada aluno, o amor, a dedicação e o respeito pela Instituição como condição indispensável a seu próprio crescimento e valorização profissional;b) despertar a curiosidade científica do aluno, facilitando e tornando mais agradável o processo ensino-aprendizagem;c) incentivar as perguntas, tornando mais ativa a participação do aluno;d) utilizar, sempre que possível, os recursos audiovisuais disponibilizados pela Instituição, a fim de tornar suas aulas mais atrativas, mais dinâmicas e, com certeza, menos monótonas;e) nunca negar-se a ensinar, mesmo quando as dúvidas forem relativas aos ensinos fundamental e/ou médio;f) tornar sempre claro ao aluno a importância da disciplina para o curso e para a vida profissional;

Divulgar para os alunos a existência dos cursos de atualização,

de extensão e das monitorias, ressaltando

sua importância para sanar insuficiências

oriundas dos ensinos fundamental e médio.

21

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

g) explicar bem as regras da Instituição quanto a avaliações, presença mínima, condições e prazos para matrícula, condições de aprovação etc;h) evitar atritos desnecessários;i) valer-se de todas as suas qualidades para ensinar 100% do programa;j) não fumar em sala de aula nem tampouco permitir que alunos fumantes o façam, por tratar-se de ambiente fechado (lei estadual 5517/09); ek) estar consciente que o professor é agente responsável pela formação do profissional e do cidadão, tornando-se, por esta razão, paradigma e modelo para os alunos. Em consequência, cabe ao professor manter postura e atitudes compatíveis com esta condição, evitando, assim, situações embaraçosas, tais como: vestimenta inadequada (bermuda, calção, camiseta tipo regata etc., exceto em aulas de prática esportiva); comportamento inadequado (fumar em sala de aula, faltar às aulas, iniciar suas aulas com atraso ou encerrá-las prematuramente etc.); postura inadequada (ministrar aulas sentado sobre a carteira ou sobre a mesa etc.).

5.12 Reprodução de Provas

Os professores que desejarem a impressão de suas provas poderão fazê-la com , no mínimo, 7 (sete) dias de antecedência. O formulário para solicitação encontra-se nas coordenações de cursos, devendo ser preenchido pelo professor e autorizado pelo Coordenador do curso correspondente.As provas deverão conter espaços para as resoluções das questões e o valor (grau) atribuído a cada uma delas.

5.13 Responsabilidades do Professor

Cada professor receberá em seu escaninho o Registro de Frequência às aulas dos alunos de cada turma sob sua responsabilidade.Este documento deverá ser atualizado constantemente, sendo objeto de vistoria por parte de avaliadores do MEC, da Pró-Reitoria de Ensino e das Coordenações.

Divulgar e incentivar os alunos a valerem-se das diversas monitorias oferecidas para dirimir dúvidas e consolidar conhecimentos ministrados em sala de aula.

Observação: em hipótese alguma haverá impressão de provas sem carimbo e assinatura do Coordenador do Curso.

Observação: em hipótese alguma o documento relacionado neste item poderá permanecer fora do escaninho, a não ser durante o tempo específico em que o professor ministra a respectiva aula.

22

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

Cabe ao professor disponibilizar e/ou atualizar, via Ambiente do Professor on line, os seguintes documentos:a) plano de aulas;b) lançamento das datas de avaliações;c) diário de classe;d) lançamento dos graus das avaliações; ee) lançamento mensal das faltas e a sua totalização, no final do período.

5.14 Regime Didático Especial (RDE)

Amparado pelo que dispõem as Leis de nº 4.375/64 e 6.202/75, pelo Decreto-Lei nº 1.044/69 e pelos Decretos nº 54.215/64, 69.0537/71 e 80.228/77, conforme procedimento aprovado pelo CEPE da UNISUAM.

5.14.1 Objetivo O RDE tem como objetivo possibilitar que o aluno, efetivamente impedido de frequentar as aulas, acompanhe o processo de ensino-aprendizagem por meio de tarefas domiciliares.

5.14.2 Solicitação O aluno (requerente) solicitará a concessão do RDE através do Protocolo online, devendo: a) entregar na Secretaria Geral de sua Unidade a documentação de investigação da autoridade médica, oficialmente designada pela Instituição, na qual relata o problema de saúde e as devidas recomendações sobre o afastamento, ou o atestado do médico que examinou o requerente.;No documento deve constar o diagnóstico e, em decorrência deste, a indicação do tempo necessário para o afastamento, considerando o que estabelece o item 5 deste documento, dispensando-se, neste caso, investigação a ser realizada pela autoridade institucional; b) indicar no requerimento um procurador, que será a ligação entre o discente e os professores; ec) não serão aceitas solicitações de RDE retroativas.

5.14.3 Beneficiários a) de forma obrigatória: - alunos portadores de doenças infecto-contagiosas; - aluna gestante, que ficará assistida pelo regime de exercícios domiciliares, nos termos da Lei nº 6.202, de 17/04/75, durante três meses, a partir do oitavo mês de gestação, devendo obedecer, no que couber, à sistemática regida por este dispositivo.

23

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

b) de forma facultativa: - portadores de afecções congênitas ou adquiridas, infecções, traumatismos ou outras condições mórbidas e distúrbios agudos ou agudizados; - participantes de eventos acadêmico-científicos, nos quais apresentem trabalhos; de eventos culturais de caráter oficial; de eventos esportivos, de âmbito nacional ou internacional, na condição de integrantes de equipes de representação regional ou nacional; - militares não efetivos no exercício de suas funções, em atividades de treinamento e manobras.

5.14.4 Responsabilidade do Coordenador do Curso a) analisar a documentação recebida e, se houver alguma dúvida quanto à solicitação, consultar a autoridade universitária competente quanto às providências cabíveis que deverão ser tomadas;b) estando a solicitação correta, conceder este regime de exceção; ec) considerar as faltas ocorridas, caso a solicitação seja indeferida. 5.14.5 Concessão Deferido o pedido, o aluno terá o direito concedido pelo RDE a partir da data de entrega na Secretaria Geral da documentação pertinente, dentro das seguintes condições: a) por um período inicial de, no mínimo, 12 dias e, no máximo, o menor prazo entre o estipulado pelo médico e o término do período letivo;b) o período poderá ser prorrogado, desde que persista o problema de saúde, e através de novo requerimento; sendo, porém, observadas as seguintes situações: - o pedido de afastamento não poderá ultrapassar o dia do mês que foi estabelecido para o término do período letivo; - ocorrendo essa situação, o aluno terá que refazer o período perdido; - retornando em tempo hábil, o aluno poderá se submeter às avaliações de aprendizagem, desde que tenha cumprido os estudos domiciliares solicitados por cada professor das disciplinas em que estiver matriculado; - se o período de afastamento alcançar os últimos dias da avaliação de aprendizagem do corrente semestre, o aluno poderá se submeter às duas últimas avaliações das disciplinas em que estiver matriculado, durante o período que abrange esses últimos dias, até o último dia da semana seguinte a fim de não prejudicar o calendário escolar e os registros acadêmicos. O coordenador deverá estabelecer com cada professor os dias das provas, considerando para aprovação o que preceitua o sistema de avaliação do rendimento escolar vigente na Instituição, constante do Manual do Aluno; e- os casos omissos deverão ser resolvidos junto às autoridades competentes da Instituição.

24

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

5.14.6 Cancelamento do RDE a) o aluno deverá requerer cancelamento do RDE (via Protocolo online), caso as razões que o geraram deixarem de existir, retornando imediatamente às suas atividades presenciais; e b) o aluno não poderá cancelar ou interromper o RDE sem solicitar essas providências, através de requerimento devidamente protocolado e dirigido ao Coordenador do curso, com a respectiva autorização do médico responsável pelo caso.

5.14.7 Relação com as Disciplinas, Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionadoa) o RDE é extensivo a todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado naquele período letivo, não se configurando o caso de o regime especial ser concedido apenas para parte delas (exceto os casos abordados nos itens “b” e “c”, apresentados a seguir);b) o aluno em RDE não está desobrigado de cumprir, após o término do mesmo, nos termos previstos no projeto político-pedagógico do seu curso de graduação, as horas destinadas às praticas pedagógicas e estágio supervisionado, não lhe sendo atribuído crédito nessas disciplinas enquanto isto não ocorrer; ec) às disciplinas que envolvam avaliação de desempenho motor ou habilidade que deve ser comprovada, só serão atribuídos os graus se o aluno cumprir, junto à parte teórica, a parte prática das mesmas, conforme estabeleça o projeto político-pedagógico do curso a que pertence.

5.14.8 Responsabilidade do Aluno em RDE a) solicitar ao seu procurador que mantenha contato com os professores para receber o plano de estudos que deverá cumprir no período de afastamento;b) executar no domicílio todas as tarefas determinadas no plano de trabalho apresentado pelos professores; c) encaminhar nas datas marcadas, por intermédio do procurador, as tarefas realizadas para serem avaliadas pelos professores; d) providenciar a documentação necessária para ser anexada ao requerimento de renovação do RDE, se for o caso; e) integrar-se às atividades acadêmicas presenciais de cada disciplina imediatamente após haver terminado o prazo de afastamento; e f) manter o pagamento de suas mensalidades em dia.

5.14.9 Avaliação Oficial e Aferição de Graus Se durante o período de afastamento de qualquer aluno amparado pelo RDE tiver ocorrido avaliação oficial, deverá ser observado o seguinte: a) para aferição de graus da primeira, segunda ou terceira avaliação, o aluno em RDE deverá ser submetido ao mesmo tipo de exame aplicado aos alunos da turma/disciplina, no período estabelecido pelo professor/Coordenador do curso, conforme as orientações

Observação: o item 5.14.5, alínea b e suas subdivisões

devem ser considerados.

25

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

das normas estabelecidas neste documento; eb) à aluna gestante em regime domiciliar, aplica-se a norma exposta acima em caso de avaliação oficial, excetuando-se a obrigação de cumprir os períodos definidos para as avaliações escritas e/ou teórico-práticas, sendo que à mesma não serão atribuídos créditos nas disciplinas enquanto não realizar as avaliações previstas. Encerrado o período de renovação da matrícula para o semestre letivo seguinte, o aluno poderá requerer novo RDE, obedecendo, porém, às normas aqui estabelecidas.

5.15 Regulamento DisciplinarO docente está submetido, disciplinarmente, às normas contidas no Regulamento

Disciplinar da Instituição, disponível no Ambiente do Professor.

Observações: o item 5.14.5, alínea b e suas subdivisões devem ser considerados.

26

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

6 Avaliação da Aprendizagem

A avaliação de desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o rendimento escolar. A frequência às aulas e às demais atividades escolares é obrigatória, sendo vedada a justificativa de faltas, salvo as exceções previstas na legislação vigente. O aluno que não obtiver, no mínimo, 75% de frequência às aulas e às demais atividades escolares programadas será considerado reprovado na disciplina. O rendimento escolar é apurado mediante execução de trabalhos, provas, testes e/ou outras formas de verificação de aprendizagem previstas no plano de ensino da disciplina, respeitando o calendário acadêmico. A apuração será feita, obrigatoriamente, em número mínimo de duas avaliações e no máximo de três avaliações por período letivo, traduzidas em notas ou resultado final. O aluno que obtiver média aritmética em duas das três avaliações igual ou maior que 6,0 (desprezando a menor nota) será aprovado.

6.1 Avaliação

O aluno será avaliado, oficialmente, nas seguintes etapas: a) 1ª Avaliação (A1) = primeira avaliação parcial, que vale de 0 a 10 (zero a dez) pontos, com aproximação até a primeira casa decimal, não sendo permitido arredondamento; b) 2ª Avaliação (A2) = segunda avaliação parcial, que vale de 0 a 10 (zero a dez) pontos, com aproximação até a primeira casa decimal, não sendo permitido arredondamento; ec) 3ª Avaliação (A3) = terceira avaliação parcial, que vale de 0 a 10 (zero a dez) pontos, com aproximação até a primeira casa decimal, não sendo permitido arredondamento.

6.2 Aprovação por Média Aritmética

O aluno que obtiver média aritmética em duas das três avaliações igual ou maior que 6,0 (desprezando a menor nota) será aprovado.

Exemplo 1: A1 = 4,0 Então: 4,0 + 8,0 = 12,0 = 6,0A2 = 8,0 2 2 Neste caso, a média aritmética é 6,0 e o aluno está aprovado.

Observações: em casos específicos será

adotado conceito ou resultado final

(aprovado ou reprovado).

27

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

Exemplo 2: A1 = 3,0A2 = 7,0A3 = 8,0 Então: 7,0 + 8,0 = 15,0 = 7,5 2 2 Assim, a média aritmética é 7,5 (desprezando a menor nota: 3,0) e o aluno está aprovado.

Exemplo 3: A1 = 2,0A2 = 5,0A3 = 7,0 Então: 5,0 + 7,0 = 12,0 = 6,0 2 2 Então, a média aritmética é 6,0 (desprezando a menor nota: 2,0) e o aluno está aprovado.

Nos exemplos apresentados, a média será considerada como grau final.

6.3 Grau Final

Constitui a média aritmética apurada entre as duas maiores notas das três avaliações existentes.

6.4 Vista de Avaliação

Ocorre em data marcada pelo professor, normalmente na semana seguinte à avaliação, para discutir os seus resultados (A1, A2 ou A3). A ausência do aluno na vista de avaliação implica na perda do direito de questionamento do grau. As provas não retiradas pelos alunos até o final de cada semestre letivo deverão ser destruídas.

6.5 Revisão de Avaliação

Qualquer aluno que, tendo comparecido à vista de avaliação (A1, A2 ou A3), julgar-se prejudicado no grau atribuído, tem o direito de solicitar sua revisão.

Observação: mesmo aprovado por média nas duas primeiras avaliações, o aluno poderá, caso queira, realizar a terceira avaliação para tentar melhorar a sua média.

Observação: De acordo com o sistema de avaliação vigente não há 2ª chamada de A1, A2 ou A3. Logo, o aluno que faltou a essas avaliações as desprezará no cálculo da média.

28

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

Para exercer esse direito, o aluno deverá informar ao professor que pleiteará a revisão da referida prova, permanecendo para isto com o original ou cópia da respectiva avaliação, a critério do professor.Esta solicitação deverá ser feita, via Protocolo online, impreterivelmente até o décimo quinto dia corrido após a realização da vista da avaliação objeto da revisão, e deverá conter justificativa elaborada pelo aluno expondo claramente a relevância dos motivos que o levaram à referida solicitação. O estudante deverá comparecer à Secretaria Geral portando a respectiva prova, onde ela será escaneada ou xerocada para ser anexada ao processo.Qualquer avaliação que tenha sido realizada a lápis, parcial ou totalmente, poderá ter sua revisão sumariamente indeferida, não cabendo ao aluno qualquer recurso. Após o pedido de revisão de avaliação, o aluno deverá aguardar parecer do Coordenador, que o comunicará por escrito. O parecer deverá ser datado e assinado pelo discente, tornando-o ciente de que, com este ato, encerraram-se todos os recursos acadêmicos possíveis para o assunto em foco.

6.6 Alteração de Grau de Avaliação ou Frequência do Aluno

Quando por solicitação do aluno, via Protocolo Online, ou por constatação do próprio professor, for evidenciada a necessidade de alteração de grau ou da totalização de faltas, o Coordenador deverá convocar o docente responsável pela disciplina em foco, para que ele preencha e assine o documento apropriado para as alterações em pauta. Este documento, se considerado corretamente preenchido, será assinado pelo Coordenador e enviado à DRA, acompanhado do respectivo comprovante, para que seja efetivada a alteração e arquivado na pasta do aluno.

Os casos omissos deverão ser apreciados pela Pró-Reitoria de Ensino.

Observação: o processo deverá

levar, no máximo, 10 (dez) dias úteis

entre a entrada e a resposta ao aluno.

29

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

7 Serviços Oferecidos

7.1 Achados e Perdidos

A Instituição disponibiliza o serviço de Achados e Perdidos. Basta procurar a Inspetoria da Unidade.

7.2 Central de Atendimento

A Central de Atendimento esclarece, por telefone ou pessoalmente, dúvidas de alunos e visitantes sobre cursos, valor das mensalidades, horários dos professores ou encaminhando o solicitante ao setor de seu interesse. Assuntos relacionados aos coordenadores dos cursos serão direcionados a eles, de acordo com os horários disponibilizados para atendimento divulgados nos murais.

7.3 Centro de Estudo de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM)

O Centro de Estudo de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM), que atualmente oferece os cursos de Inglês, Francês, Espanhol e Italiano, conta com uma equipe de professores capacitados para melhor atender às necessidades dos alunos, preocupados com a aprendizagem e a prática das quatro habilidades necessárias para dominar um novo idioma: ler, falar, escrever e entender.Com a globalização, o domínio de uma língua estrangeira é fundamental para haver uma comunicação sem fronteiras, e seja qual for a língua, ela tem o poder de nos colocar em contato com uma nova cultura.O CELEM conta com certificação universitária, horários flexíveis, alta qualidade com preços acessíveis e possibilidade de intercâmbio.

7.4 Comunicação Interna

A UNISUAM conta com uma Diretoria de Comunicação Corporativa, que divulga aos alunos todas as informações a respeito de eventos, cursos, comunicados oficiais etc., por meio do Portal, e-mail marketing, murais, Redes Sociais, Ambiente do Professor e/ou ações específicas.

30

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

7.5 Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP)

O Curso de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) é um programa de capacitação profissional que tem como objetivo fornecer à sociedade do entorno das Unidades da UNISUAM treinamento voltado para o desenvolvimento empresarial. O CAP conta com uma equipe de professores capacitados para melhor atender às necessidades dos alunos e do mercado e oferece cursos de extensão de curta e média duração a preços acessíveis em diversas áreas, como Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.

7.6 E-mail unisuamdoc

A UNISUAM disponibiliza aos seus professores um e-mail gratuito, com o mesmo usuário da conta profunisuam. O unisuamdoc possui um HD virtual de grande capacidade, que permite a comunicação em tempo real com a Instituição e os alunos. Este deverá ser o único e-mail para a comunicação do corpo docente com os discentes e gestores. As pastas virtuais e demais ferramentas ficam neste endereço.

7.7 Inspetoria

A UNISUAM possui inspetores treinados para garantir o melhor ambiente para as aulas e outras atividades. Em cada andar, há uma equipe preparada para informar e auxiliar o processo educacional entre alunos e professores. 7.8 Laboratórios de Informática

A Instituição disponibiliza acesso à Internet e demais serviços através dos diversos laboratórios de informática, obedecidas as normas para sua utilização.

7.9 Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPP)

A proposta de trabalho do Núcleo de Apoio Psicopedagógico-NAPP, através da formação continuada, é fortalecer a interlocução com corpo docente na perspectiva de trabalhar as questões surgidas no cotidiano do fazer pedagógico. Esse percurso de acolhimento às demandas surgidas já traz em si o foco de análise e de planejamento das ações deste Núcleo para a ampliação da qualidade do ensino e da aprendizagem, tendo ainda o compromisso de promover espaços inclusivos nas relações de ensino que valorizam as diferenças sociais, culturais, físicas e emocionais.

31

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

7.10 Núcleo de Comunicação Social Hans Donner

Direcionado principalmente aos cursos de Comunicação Social, o Núcleo Hans Donner é equipado com toda a infraestrutura necessária para a formação de profissionais com domínio das novas tecnologias.No edifício de quatro andares, os alunos têm à sua disposição laboratórios multimídia equipados com softwares de editoração de imagem e vídeo, estúdios de fotografia e de TV, ilhas de edição, agência de publicidade e redação de jornalismo, além de salas de aula e auditório multimídia. Toda essa estrutura permite aos alunos da UNISUAM desenvolver trabalhos de nível profissional, preparando-se para um mercado de trabalho altamente competitivo.

7.11 Núcleo de Relações Internacionais (NRI)

O NRI tem como objetivo promover o desenvolvimento de estudantes e professores da UNISUAM nos espaços universitários de renome global. Por meio de intercâmbios, convênios, palestras e programas acadêmicos, o NRI oferece diversas oportunidades para o ingresso de sua comunidade no cenário internacional.

7.12 Ouvidoria

A Ouvidoria UNISUAM recebe e apura a procedência de reclamações ou denúncias encaminhadas por membros da comunidade universitária ou do público em geral. Sugere, às diversas instâncias da administração interna, medidas de aperfeiçoamento do funcionamento da Instituição, além de analisar e orientar os alunos na solução de suas críticas e sugestões. A Ouvidoria recebe reclamações, sugestões e elogios pela internet e também denúncias anônimas, se forem justificadas as razões do anonimato.

7.13 Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QualiViT)

Com o objetivo de contribuir por meio de orientação e ações efetivas para a conscientização do corpo de funcionários da UNISUAM sobre a importância de se adquirir hábitos saudáveis para seu bem-estar físico e emocional, a Instituição implementou um Programa integrado e contínuo de ações efetivas voltadas para a melhoria da qualidade de vida de todos os colaboradores.

32

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

O QualiViT é formado por uma equipe multidisciplinar, que possibilita a promoção de um ambiente de trabalho satisfatório e proporciona desenvolvimento pleno do colaborador sob o enfoque biopsicossocial. São oferecidas atividades gerais e específicas para todos os colaboradores. Além disso, são desenvolvidas atividades paralelas, como campanhas preventivas, palestras e outras.A Instituição disponibiliza os espaços da Academia Escola (Projeto Exercitando) e a CLESAM com diversas possibilidades de atendimento ao professor (musculação, nutrição, fisioterapia, psicologia, enfermagem, entre outras).

7.14 Sala dos Professores

O professor conta com um setor, a Sala dos Professores, em que se encontram o Registro de Frequência, o ponto, material de apoio e comunicados de interesse do professor.Ao chegar à Instituição, o docente deverá dirigir-se à Sala dos Professores, onde registrará sua presença e retirará a pasta contendo o Registro de Frequência, que deverá ser devolvido ao final da aula ministrada.Em dias de avaliações, retirará a Ata de Avaliação, que será devolvida no prazo estipulado.

7.15 Sistema de Bibliotecas e Informação

Faz parte da infraestrutura da UNISUAM, oferecendo informações técnico-cientifícas à comunidade acadêmica, através de seus acervos, serviços e instalações, no apoio aos programas de ensino, pesquisa e extensão. Possui cinco Bibliotecas, com um acervo de 144.000 volumes, entre livros, folhetos, periódicos, monografias, obras de referência, DVDs e CD-ROMs, bem como assinatura de bases de dados. Os usuários podem fazer consulta local e empréstimo domiciliar, de acordo com o regulamento.

33

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

8 Responsabilidade Social

Os projetos de cunho social representam o grande elo entre a Instituição e a comunidade. Eles promovem a relação recíproca com a sociedade prevista em nossa missão “Promover o desenvolvimento do homem e do meio em que vive numa relação recíproca com a sociedade, permitindo o acesso a um ensino de qualidade, participando ativamente da melhoria dos processos educacionais do país”, além de proporcionar importante campo de atuação para professores e alunos, solidificando e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.O nosso principal objetivo é fazer com que cada um enxergue seu papel social e use o conhecimento adquirido/aprimorado como ferramenta de transformação.

8.1 Relatório SocialA UNISUAM publica anualmente o seu Relatório Social, que representa a concretização dos esforços e reitera o compromisso da Instituição em cumprir o seu papel de transformar realidades como instituição educacional. Com ações estratégicas e parcerias, a Instituição desenvolve sua visão e missão dentro de todos os valores amplamente difundidos, com a certeza de formar cidadãos conscientes e atuantes na sociedade. 8.2 Centro Cultural da UNISUAM (CCULT)O Centro Cultural da UNISUAM (CCULT) tem o objetivo de promover arte, cultura, música, exposições, filmes, leitura de peças, entre outras atividades para o público interno e externo do Centro Universitário. O CCULT proporciona uma programação contínua, com atividades realizadas por alunos e convidados.O CCULT, localizado na Unidade Bonsucesso, é a primeira casa de cultura da Zona da Leopoldina, região carente de cultura e lazer do Rio de Janeiro.

8.3 Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI)Em 2009, a UNISUAM lançou a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), que promove, a partir de dinâmicas de grupo, a integração dos idosos em torno de temas que interfiram na autoestima e nos relacionamentos interpessoais. A UNATI procura estimular as potencialidades e a retomada/descoberta de projetos de vida, para que os idosos possam viver bem a Terceira Idade, aprendendo a conviver, e tem oficinas em diversas áreas, como Nutrição, Fisioterapia, Estética, Farmácia, Gastronomia, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia e Comunicação Social.

34

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

As referidas atividades são oferecidas na Unidade-Sede (Bonsucesso), contando com aproximadamente 300 idosos, e na Unidade Campo Grande, contando hoje com aproximadamente 90 idosos.

8.4 UNISUAM em Ação

As ações sociais, atividades pontuais desenvolvidas em diferentes localidades, também oportunizam a prestação de serviço à comunidade e o contato dos corpos docente e discente com realidades diversas e importantes na formação acadêmica.As inscrições para participação em ações sociais desenvolvidas pela Instituição, organizadas/acompanhadas pela Coordenação de Promoção de Eventos, podem ser feitas nos pontos de atendimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão com o professor responsável da área ou Coordenador do curso.A UNISUAM realiza, através de ações sociais, atendimentos à comunidade em áreas como Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Direito, Administração, Serviço Social, Pedagogia, Estética e Nutrição, ações culturais, entre outros, e que contam com a participação de alunos, professores e funcionários.

8.5 Espaço UNISUAM no Complexo do Alemão

O Espaço UNISUAM foi criado com o propósito de contribuir para o desenvolvimento do Complexo do Alemão em uma perspectiva de formação integral do cidadão, por meio de projetos de qualificação profissional como mecanismo de resgate à cidadania, inclusão social e empreendedorismo. São objetivos deste núcleo: oferecer cursos de qualificação profissional a adolescentes, jovens e adultos; possibilitar maiores condições de inserção e permanência no mercado de trabalho; prestar assessoria a empreendedores locais e pessoas que desejam iniciar seu empreendimento e oferecer atividades nas áreas de educação, cultura e saúde.O Espaço UNISUAM está localizado na Estrada do Itararé 340 - Ramos - Complexo do Alemão.

35

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

9 Extensão

A Extensão, elemento vivificador do ensino e da pesquisa, busca conhecer as demandas e aspirações da sociedade, visando promover a difusão do conhecimento e a relação entre ensino e prática profissional. 9.1 Palestras, Oficinas, Eventos e Outros

A divulgação é feita nos murais internos e na internet e as inscrições em atividades gratuitas podem ser feitas pelo site até 15min antes do seu início.As inscrições em atividades pagas são feitas pelo site até dois dias antes de sua realização.

9.2 Cursos de Aperfeiçoamento Profissional (CAP)

É um programa de capacitação profissional que tem como objetivo fornecer à sociedade treinamento que proporcione a aquisição de novos saberes e a reciclagem profissional.

9.3 Clínica Escola Amarina Motta (CLESAM)

A UNISUAM oferece aos acadêmicos dos cursos de Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social a possibilidade de treinamento e aprimoramento dos conteúdos aprendidos em sala de aula, por meio de atividades, estágios supervisionados e projetos de extensão e pesquisa na Clínica Escola. A Clínica dispõe de serviços de atendimento para a avaliação e acompanhamento fisioterapêutico e de enfermagem, acompanhamento nutricional e serviço social.

9.4 Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE)

Visa prover orientação para professores, alunos, ou pessoas externas que desejem abrir seu próprio negócio, ou ampliá-lo. Orientações sobre o processo de abertura de empresas, assessoria na construção do plano de negócios, fazem parte do dia a dia das atividades. O NAE também presta apoio aos que desejarem se tornar empreendedores sociais.

36

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

9.5 Projetos de Extensão

Os projetos de extensão podem ser desenvolvidos dentro ou fora da Instituição, de acordo com a finalidade a que se propõem. Eles podem ser campo de estágio curricular, de atividade complementar ou para ação do voluntariado.Para apresentar/desenvolver projeto de extensão o professor deve apresentar a proposta ao coordenador do seu curso, para que alinhem a proposta às diretrizes do curso e para que seja submetido ao Colegiado. Após aprovação do Colegiado, encaminhar á Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão para análise da viabilidade.

9.6 Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEXT)

Anualmente é lançado edital PIBEXT, em que são oferecidas 25 bolsas. O aluno selecionado para recebimento deverá cumprir no mínimo 15 horas e no máximo 20 horas semanais nas atividades específicas do projeto. A bolsa pode ter duração de até dois anos.

37

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

10 Pesquisa

A UNISUAM possui linhas e grupos de pesquisas cadastradas no Diretório CNPq, em áreas abrangentes de nossos cursos de graduação e pós-graduação. Conta com importantes produções científicas de docentes e discentes. Edita quatro periódicos científicos: revista Augustus – classificada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), e as publicações eletrônicas Semioses, Corpus et Scientia, Legis Augustus e os Cadernos de Pesquisa e Extensão.

10.1 Programa de Iniciação Científica (PIBIC)

O professor (doutor ou mestre) deverá submeter um projeto de pesquisa, no período de publicação do edital, que terá como principal objetivo o envolvimento de estudantes com a iniciação científica. O projeto apresentado passará por um processo de avaliação duplo-cega. Depois de aprovado, de acordo com as demandas institucionais, o professor poderá ser contemplado com a carga horária de 4h/a e o estudante com bolsa, referente ao cumprimento de 10h semanais.

10.2 Periódicos

10.2.1 Revista Augustus

Iniciou sua publicação em janeiro de 1996. Desde então vem mantendo a regularidade de seus números. Inicialmente era apenas impressa e em 2001 passou a ser também online. Em 2012, para acompanhar os avanços da produção científica, começou a utilizar a plataforma SEER. Desta forma, permitiu aos autores maior segurança de avaliação duplo cega. 10.2.2 Corpus et ScientiaCorpus et Scientia adota a filosofia de “acesso aberto”, permitindo o acesso gratuito e irrestrito ao seu conteúdo, sendo publicada exclusivamente online. A partir de 2012 passou a utilizar o Sistema SEER, proporcionando maior visibilidade de suas publicações e celeridade nos processos avaliativos.

38

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

10.2.3 Revista SemiosesA Revista Semioses é uma publicação da área de Letras e de Comunicação Social da UNISUAM. É semestral e temática. Sua Comissão Editorial acredita ser ela um importante veículo de divulgação de estudos e pesquisas linguísticas e da linguagem, em suas mais variadas facetas. Semioses é atribuir sentidos. Os sentidos que atribuímos em nossos textos, publicados em cada número, aguardam pelos novos, múltiplos e plurais sentidos que, a cada leitura que deles se faça, lhes atribuirá. Nesse sentido, Semioses é ler.

10.2.4 Legis AugustusA revista Legis Augustus é uma publicação do curso de Direito da UNISUAM. Tem como finalidade propiciar o debate, a reflexão e o conhecimento jurídico. Está aberta à submissão de artigos científicos, vinculados à área jurídica em geral e, ainda, artigos que reflitam sobre direitos humanos, cidadania e novos direitos.

10.2.5 Cadernos UNISUAM de Pesquisa e ExtensãoOs Cadernos UNISUAM de Pesquisa e Extensão surgem da necessidade de divulgar a produção de conhecimento resultante de projetos de pesquisa e extensão. Levam para fora dos muros da UNISUAM o produto de seus projetos e trazem para dentro o produto de projetos de outras instituições, em diálogo frequente. Ao fazerem isso, os Cadernos UNISUAM constituem espaço de divulgação de pesquisas em andamento, apresentando resultados parciais ou finais. Trata-se de mais um passo na missão que conjuga o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, valorizando a totalidade de atuação de docentes e de discentes no seio universitário, com o que permite avanços acadêmicos à sua comunidade interna e à comunidade externa, em sentido amplo.

10.2.6 Escritos de Psicologia

A Revista do Curso de Psicologia da UNISUAM é um veículo de difusão científica de estudos e práticas em Psicologia, que tem por objetivo publicar trabalhos inéditos e suas interfaces com áreas afins. Os estudos originais baseados em dados empíricos, revisão de literatura com análises críticas de temas atuais, revisão sistemática, estudo de caso, relatos de experiência e resenhas de livros serão aceitos para análise e publicação.

39

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

10.3 Editora UNISUAM

A Editora UNISUAM tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento e divulgação de trabalhos científicos nas áreas das ciências da saúde, humanas, sociais aplicadas, engenharias e tecnologias da informação, buscando impactar sobre sua responsabilidade social e que venham a subsidiar o ensino e a produção acadêmica, para o crescimento da produção científica brasileira.Em suas atribuições está a possibilidade de produzir livros (impressos ou na forma de ebooks) valorizando seu corpo docente e discente, além de buscar baixo custeio para livros que sejam aplicáveis como referências básicas das disciplinas.De acordo com as diretrizes de alinhamento, a Editora UNISUAM possibilita aos alunos potenciais autores que apresentem suas produções de conteúdo, a fim de submetê-las a um processo de avaliação realizado pelo conselho editorial para publicação.

MANUAL DO

2013.1PROFESSOR

UNISUAM - Centro Universitário Augusto Motta

Manual do Professor © Copyright 2007-2013 - UNISUAM - Todos os direitos reservados.

Av. Paris, 72 - BonsucessoCEP 21041-020 - Rio de Janeiro - RJ

Rua Campo Grande, 1508 - Campo GrandeCEP 23080-000 - Rio de Janeiro - RJ

Rua Fonseca, 240 - Bangu ShoppingCEP 21820-005 - Rio de Janeiro - RJ

Rua Apiacás, 320 - Taquara - JacarepaguáCEP 22730-190 - Rio de Janeiro - RJ

Central de Atendimento