Manual do Operador CLASSIC 300 HE - lincolnelectric.com · Manual do Operador CLASSIC ®300 HE ......

36
Manual do Operador CLASSIC  ® 300 HE Registre sua máquina: www.lincolnelectric.com/register Localizador de Distribuidores e Serviço Autorizado: www.lincolnelectric.com/locator IMP10153-A | Data de Emissão Jul-17 © Lincoln Global, Inc. All Rights Reserved. Para uso com máquinas com números de código: 11902, 12684 Precisa de Ajuda? Ligue 1.888.935.3877 Para falar com um representante de serviço Horário de funcionamento: 8:00h as 18:00h (ET) Segunda a Sexta Mais Tarde? Use "Pergunte aos Especialistas" em lincolnelectric.com Um representante de Serviços Lincoln entrará em contato com você o mais tardar no dia útil seguinte. Para serviços fora dos EUA: E-mail: [email protected] Guardar para referência futura Data de compra Código: (ex: 10859) Número de Série: (ex: U1060512345)

Transcript of Manual do Operador CLASSIC 300 HE - lincolnelectric.com · Manual do Operador CLASSIC ®300 HE ......

Manual do Operador

CLASSIC ®300 HE

Registre sua máquina: www.lincolnelectric.com/register

Localizador de Distribuidores e Serviço Autorizado:www.lincolnelectric.com/locator

IMP10153-A | Data de Emissão Jul-17

© Lincoln Global, Inc. All Rights Reserved.

Para uso com máquinas com números de código:

11902, 12684

Precisa de Ajuda? Ligue 1.888.935.3877 Para falar com um representante de serviço

Horário de funcionamento: 8:00h as 18:00h (ET) Segunda a Sexta

Mais Tarde?Use "Pergunte aos Especialistas" em lincolnelectric.comUm representante de Serviços Lincoln entrará emcontato com você o mais tardar no dia útil seguinte.

Para serviços fora dos EUA: E-mail: [email protected]

Guardar para referência futura

Data de compra

Código: (ex: 10859)

Número de Série: (ex: U1060512345)

OBRIGADO POR SELECIONAR. UM PRODUTO DE QUALIDADEDA LINCOLN ELEC TRIC.

EXAMINE IMEDIATAMENTE A CAIXA E O EQUIPAMENTO QUANTO A DANOS.Quando o equipamento for remetido, o título passa para o comprador no ato do recebimento pela transportadora.Consequentemente, as reclamações referentes a materialdanificado na remessa devem ser efetuadas pelo compradordiretamente à empresa de transporte no momento em que a remessa é recebida.

A SEGURANÇA DEPENDE DE VOCÊO equipamento de soldadura em arco e corte da Lincoln foiprojetado e construído pensando na segurança. No entanto, a sua segurança geral pode ser ampliada com uma instalaçãoadequada...e a operação apropriada da sua parte. NÃOINSTALE, OPERE OU FAÇA REPAROS ESTE EQUIPAMENTO SEM LER ESTE MANUAL E AS PRECAUÇÕES DE SEGURANÇACONTIDAS NA ÍNTEGRA. E, principalmente, pense antes de agir e seja cuidadoso.

Esta declaração aparece nos pontos em que as informaçõesprecisam ser seguidas rigorosamente para evitar ferimentosgraves ou morte.

Esta declaração aparece nos pontos em que as informaçõesdevem ser seguidas para evitar ferimentos menos graves oudanos a este equipamento.

MANTENHA SUA CABEÇA AFASTADA DOS VAPORES.NÃO se aproxime demais do arco.Use lentes corretivas se necessáriopara se manter a uma distânciarazoável do arco.LEIA e siga o Ficha de Dados deSegurança (SDS) e a etiqueta deadvertência exibida em todos osrecipientes de material de soldagem.TENHA UMA VENTILAÇÃOSUFICIENTE ou um exaustor no arco, ou ambos, para afastavapores e gases da zona de respiração e da área geral.EM UMA SALA GRANDE OU ÁREA EXTERNA, a ventilação naturalpode ser adequada se você mantiver a sua cabeça fora dosvapores (veja abaixo).USE CORRENTES NATURAIS ou ventiladores para manter osvapores afastados do seu rosto.Se você apresentar sintomas incomuns, consulte seusupervisor. Talvez a atmosfera de soldagem e o sistema de ventilação devam ser verificados.

USE PROTEÇÃO ADEQUADA PARAOLHOS, OUVIDOS E CORPO.PROTEJA seus olhos e face com um capacete parauso em soldagem devidamente ajustado a você e com o tipo apropriado de placa de filtro (Veja a ANSI Z49.1).PROTEJA seu corpo de respingos de soldadura doarco elétrico com roupas de proteção, incluindo roupade lã, avental à prova de chamas, luvas, perneiras decouro e botas altas.PROTEJA as outras pessoas de respingos, faíscas eluz escandescente com telas protetoras ou barreiras.

EM ALGUMAS ÁREAS, pode ser recomendável ter proteçãocontra ruído.CERTIFIQUE-SE DE QUE o equipamento protetor esteja emboas condições.Use também óculos de proteçãoSEMPRE QUE ESTIVER NA ÁREA DE TRABALHO.SITUAÇÕES ESPECIAISNÃO SOLDE OU CORTEcontêineres ou materiais que tenhamestado em contato com substâncias perigosas, a menos que eles tenham sido devidamente limpas. Isso é extremamente perigoso.NÃO SOLDE OU CORTE peças pintadas ou galvanizadas, a menosque tenham sido tomadas precauções especiais com ventilação.Elas podem liberar vapores ou gases altamente tóxicos.Medidas de precaução adicionaisPROTEJA cilindros de gás comprimido de calor excessivo,choques mecânicos e arcos; aperte os cilindros de forma que elesnão possam cair.CERTIFIQUE-SE DE QUE os cilindros nunca sejam aterrados oufaçam parte de um circuito elétrico.REMOVA todos os riscos de incêndio em potencial da área de soldagem.SEMPRE TENHA O EQUIPAMENTO DE COMBATE AO INCÊNDIOPRONTO PARA USO IMEDIATO E SAIBA COMO UTILIZÁ-LO.

ADVERTÊNCIA

CUIDADO

Segurança 01 de 04 - 06/15/2016

AVISOS Respirar o gás de escape de motores a diesel expõe você a produtos químicos reconhecidos no Estado da Califórnia como

agentes causadores de câncer, defeitos congênitos e outros defeitos reprodutivos.• Sempre dê partida e opere o motor em uma área

bem ventilada.• Se estiver em uma área exposta, direcione

o exaustor para uma área externa.• Não modifique ou adultere o sistema do exaustor.• Não coloque o motor em marcha lenta, a menos

que seja necessário.Para mais informações, visite www.P65 warnings.ca.gov/diesel

AVISOS Este produto, quando utilizado para solta ou corte, produz vapores e gases que contêm produtos químicos conhecidos no Estado da Califórnia por provocarem defeitos congênitos e, em alguns casos, a morte. (Lei de Segurança e Saúde da Califórnia § 25249.5 et seq.)

A SOLDAGEM A ARCO PODE SER PERIGOSA. PROTEJA VOCÊ E OS OUTROS DE POSSÍVEIS FERIMENTOS GRAVES OU MORTE. MANTENHA LONGE DAS CRIANÇAS. USUÁRIOS DE APARELHOS MARCA-PASSO DEVEM CONSULTAR SEUS MÉDICOS, ANTES DE OPERAR ESTA MÁQUINA.Leia e entenda as seguintes informações de segurança. Para informações adicionais de segurança recomenda-se que você compre um exemplar do livreto a “Safety in Welding & Cutting - ANSI Standard Z49.1” da Anerican Welding Society, P.O. Box 351040, Miami, Flórida 33135 ou CSA Standard W117.2-1974. Um exemplar grátis do livreto E205 “Arc Welding Safety” (Segurança em Soldagem a Arco) pode ser obtido na Lincoln Electric Company, 22801 St. Clair Avenue, Cleveland, Ohio 44117-1199.

CERTIFIQUE-SE DE QUE TODA A INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO, MANUTENÇÃO E PROCEDIMENTOS DE REPAROS SÃO EFETUADOS APENAS POR INDIVÍDUOS QUALIFICADOS.

1.a. Desligue o motor antes dos trabalhos de resolução de problemas e de manutenção, a menos que tais trabalhos exijam especificamente o motor ligado.

1.b. Opere os motores em locais abertos e bem ventilados, ou ventile os gases de exaustão para o ambiente externo.

SEGURANÇA

65 AVISOS DA PROPOSIÇÃO DA CALIFÓRNIA

SEÇÃO A: AVISOS

AVISOS Câncer e Problemas Reprodutivos www.P65warnings.ca.gov

PARA EQUIPAMENTOS ACIONADOS POR MOTOR.

1.c. Não abasteça perto de chamas, arcos de solda ou com o motor em funcionamento. Pare o motor e deixe que esfrie antes de reabastecer o combustível, para evitar que respingos de combustível vaporizem em contato com partes quentes do motor, e peguem fogo. Não espirre combustível durante o abastecimento. Caso aconteça de entornar combustível, limpe-o e não dê a partida no motor até que os vapores tenham sido eliminados.

1.d. Mantenha todas as proteções, tampas e dispositivos do equipamento em posição e em bom estado de funcionamento. Mantenha as mãos, cabelo, roupas e ferramentas longe de engrenagens, ventiladores e outras peças móveis durante a partida, operação ou reparos do equipamento.

1.e. Em alguns casos, pode ser necessário remover as proteções de segurança para efetuar a manutenção necessária. Remova as proteções apenas quando necessário e substitua-as quando a manutenção que requer sua remoção estiver concluída. Tome sempre o maior cuidado quando trabalhar perto de peças móveis.

1.f. Não aproxime suas mãos do ventilador do motor. Não tente contornar o controle do regulador ou da marcha lenta, pressionando as hastes de controle da borboleta com o motor funcionando.

1.g. Para evitar dar partida acidental nos motores a gasolina, quando girar o motor ou o gerador do soldador, durante um trabalho de manutenção, desconecte os cabos das velas de ignição, o cabo do distribuidor ou o cabo do magneto, o que for mais apropriado.

1.h. Evite se queimar, não remova a tampa de pressão do radiador, enquanto o motor estiver quente.

2.a. A corrente elétrica que flui por todos os condutores produz campos magnéticos e elétricos (EMF) localizados. A corrente de soldagem produz EMFs em torno dos cabos e máquinas de soldagem.

2.b. Os campos EMF podem interferir com alguns aparelhos marca-passo, e operadores de soldagem que usem marca-passo devem consultar seu médico, antes de executarem operações de soldagem.

2.c. A exposição a EMFs na soldagem poderá ter outros efeitos sobre a saúde, que ainda são desconhecidos.

2.d. Todos os soldadores deveriam seguir os procedimentos a seguir para minimizar sua exposição aos EMFs gerados pelo circuito de soldagem:

2.d.1. Passe os cabos da peça de trabalho e do eletrodo juntos - Prenda-os com fita, sempre que possível.

2.d.2. Nunca enrole a ponta do eletrodo em torno de seu corpo.2.d.3. Não coloque seu corpo entre os cabos do eletrodo e da

peça de trabalho. Se o cabo do eletrodo estiver de seu lado direito, o cabo da peça de trabalho também deve ser colocado do seu lado direito.

2.d.4. Conecte o cabo da peça de trabalho no ponto da peça de trabalho mais próximo possível do local a ser soldado.

2.d.5. Não trabalhe perto da fonte de alimentação de soldagem.

CAMPOS ELÉTRICOS E MAGNÉTICOS PODEM SER PERIGOSOS.

Segurança, 02 de 04 - 16/5/2018

CHOQUE ELÉTRICO PODE MATAR.

3.a. Os circuitos de eletrodo e operação (outerra) ficam eletricamente “quentes”quando o soldador estiver ligado. Não toque nessas peças“quentes” sem proteção ou com roupas molhadas. Use luvassecas e sem furos para isolar as mãos.

3.b. Isole-se da operação e do aterramento usando umisolamento seco. Certifique-se de que o isolamento sejagrande o suficiente para cobrir a área inteira de contatofísico com a operação e o aterramento.

Além das precauções normais de segurança, se a soldagem tiver que ser realizada emcondições de risco elétrico (em locais úmidosou com roupas molhadas; em estruturasmetálicas como pisos, grades ou andaimes; emposições apertadas como sentado, ajoelhadoou deitado, se houver risco elevado de contatoinevitável ou acidental com a peça de trabalhoou o terra), use o seguinte equipamento:

• Soldador (fio) de tensão constante CC semiautomático

• Soldador de manual CC (vara).

• Soldador de CA com controle de tensão reduzido.

3.c. Em soldagem de fios automática ou semiautomática, o eletrodo, a bobina do eletrodo, a cabeça de soldagem, o bocal ou a pistola de soldagem semiautomática tambémsão eletricamente “quentes”.

3.d. Sempre assegure-se de que o cabo de operação faça umaboa conexão elétrica com o metal sendo soldado. A conexãodeve estar o mais perto possível da área que está sendo soldada.

3.e. Aterre a peça ou o metal a ser soldado em um bom fio terraelétrico (terra).

3.f. Mantenha o suporte de eletrodo, grampo de trabalho, cabode soldagem e máquina de soldagem em boas condições de operação segura. Troque o isolamento danificado.

3.g. Nunca mergulhe o eletrodo na água para resfriar.

3.h. Nunca toque simultaneamente nas partes “quentes” dossuportes de eletrodos conectados a dois soldadores porque a tensão entre os dois pode ser o total da tensão de circuito aberto dos dois soldadores.

3.i. Ao trabalhar acima do nível do piso, use um cinto desegurança para se proteger de uma queda se você sofrer um choque.

3.j. Veja também os It ens 6.c. e 8.

RAIOS DO ARCO PODEM QUEIMAR.

4.a. Use uma proteção com o filtro adequado e placas decobertura para proteger os olhos das faíscas e dos raios doarco ao soldar ou observar a soldagem do arco aberto.Proteção de capacete e lentes de filtros devem estar emconformidade com os padrões ANSI Z87. Padrões I.

4.b. Use roupa adequada de material resistente a chamasdurável, para proteger sua pele e a de seus auxiliares dos raios de arco.

4.c. Proteja outras equipes próximas com blindagem adequada e não inflamável e/ou avise para eles não olharem para o arco ou não se exporem aos raios do arco ou a respingos de metal quente.

VAPORES E GASESPODEM SERPERIGOSOS.

5.a. A sondagem pode produzir vapores e gases perigosos para a saúde. Evite respirar esses vapores e gases. Ao soldar,mantenha a sua cabeça fora dos gases. Tenha ventilação e/ouexaustão adequada no arco para manter os vapores e gasesdistantes da área de respiração. Quando estiversoldando em revestimentos (veja as instruçõesno contêiner ou SDS) ou no aço cadmiado ouchumbado e em outros metais ou revestimentosque produzem vapores altamente tóxicos,mantenha o nível de exposição o mais baixopossível e dentro dos limites aplicáveis de OSHAPEL e ACGIH TLV usando a exaustão local ouventilação mecânica, a menos que as avaliaçõesde exposição indiquem o contrário. Em espaçosconfinados ou em algumas circunstâncias, emáreas externas, um respirador pode sernecessário. Também é preciso tomar as medidas de precaução necessárias ao soldar em aço galvanizado.

5. b. A operação do equipamento de controle de vapor desoldagem é afetada por diversos fatores, incluindo o usoinadequado e o posicionamento do equipamento, a manutenção do equipamento e o procedimento desoldagem específico e a aplicação envolvida. O nível deexposição do trabalhador deve ser verificado na instalação e periodicamente para assegurar que ele esteja dentro doslimites OSHA PEL e ACGIH TLV aplicáveis.

5.c. Não solde em locais próximos de vapores de hidrocarbonetoclorado provenientes de operações de desengordurante,limpeza e borrifamento. O calor e os raios do arco podem reagircom vapores de solvente para formar fosgênio, um gásaltamente tóxico, e outros produtos que provocam irritação.

5.d. Os gases de proteção usados para soldagem em arco podeprovocar deslocamento de ar e causar ferimentos e morte.Sempre assegure que haja ventilação suficiente, especialmente emáreas confinadas, para assegurar que o ar respirado seja seguro.

5.e. Leia e entenda as instruções do fabricante para esseequipamento e consumíveis a serem usados, incluindo a Fichade Segurança dos Dados (SDS) e siga as práticas de segurançado funcionário. Os formulários SDS são fornecidos pelodistribuidor de sondagem ou pelo fabricante.

5.f. Também veja item 1.b.

SEGURANÇA

Segurança 03 de 04 - 15/06/2016

SOLDAGEM EFAÍSCAS DE CORTEPODEM PROVOCARINCÊNDIO OUEXPLOSÃO.

6.a. Remova os perigos de incêndio da área de soldagem. Se nãofor possível, cubra-os para evitar que as faíscas dasoldagem provoquem um incêndio. Lembre-se de que asfaíscas de soldagem e materiais quentes da soldagempodem facilmente passar por pequenas frestas e aberturaspara as áreas adjacentes. Evite a soldagem próxima dastubulações hidráulicas. Prepare o extintor de incêndio.

6.b. Quando gases comprimidos forem utilizados no local detrabalho, precauções especiais devem ser adotadas paraevitar situações de risco. Consulte “Segurança em Soldageme Corte” (ANSI padrão Z49.1) e as informações de operaçãopara o equipamento usado.

6.c. Quando não estiver soldando, garanta que nenhuma parte docircuito de eletrodos esteja tocando na parte de operação ouaterramento. Contato acidental pode provocarsuperaquecimento e criar um risco de incêndio.

6.d. Não aqueça, corte ou solde tanques, tambores oucontêineres até etapas adequadas terem sido tomadas paragarantir que tais procedimentos não provoquem vaporestóxicos ou inflamáveis causados por substâncias internas.Eles podem provocar uma explosão, embora tenham sido“limpos”. Para informações, compre “Práticas de SegurançaRecomendadas para a Preparação para Soldagem e Corte deContêineres e Tubulação que Tenha Mantido SubstânciasPerigosas”, AWS F4.1 da American Welding Society (veja o endereço acima).

6.e. Ventile fundições ocas ou contêineres antes de aquecer,cortar ou soldar. Eles podem explodir.

6.f. O arco de soldagem produz centelhas e faíscas. Use roupasprotetoras sem óleo na composição, como luvas de couro,camisa pesada, calças sem bainha, sapatos altos e umcapuz protegendo seus cabelos. Use protetores de ouvido ao soldar fora da posição correta ou em espaços confinados.Sempre use óculos de proteção com protetor lateral quandoestiver na área de soldagem.

6.g. Conecte o cabo de operação à operação o mais perto daárea de soldagem possível. Os cabos de operaçãoconectados à estrutura do edifício ou a outras localizaçõesfora da área de soldagem aumentam a possibilidade dacorrente de soldagem passar por correntes de suspensão,cabos de guindaste ou outros circuitos alternativos. Issopode gerar riscos de incêndio ou superaquecer os cabos ouas correntes de suspensão até eles apresentarem falhas.

6.h. Veja também o item 1.c.

6.I. Leia e siga o NFPA 51B “Standard for Fire Prevention DuringWelding, Cutting and Other Hot Work”, disponível do NFPA, 1Batterymarch Park, PO box 9101, Quincy, MA 022690-9101.

6.j. Não use a fonte de alimentação da sondagem para degelo de tubulação.

CILINDRO PODE EXPLODIR SE DANIFICADO.

7.a. Use apenas cilindros de gasescomprimidos contendo o gás de proteçãocorreto para o processo usado e reguladores que estejam operandocorretamente projetados para o gás e a pressão usados. Todas as mangueiras,conexões, etc. devem ser adequadas para a aplicação e mantidas em boascondições.

7.b. Sempre mantenha os cilindros em uma posição retaencadeados com segurança a um suporte fixo ou chassi.

7.c. Cilindros devem estar posicionados:

• Fora das áreas em que eles possam ficar presos ousujeitos a danos físicos.

• Uma distância segura das operações de soldagem porarco ou corte e qualquer outra fonte de calor, faíscasou chamas.

7.d. Nunca permita que um eletrodo, suporte de eletrodo ouqualquer outra peça eletricamente “quente” toque em um cilindro.

7.e. Mantenha a sua cabeça e face afastados da saída da válvulado cilindro ao abrir a válvula do cilindro.

7.f. As tampas de proteção das válvulas devem estar sempre nolugar e ser apertadas manualmente, exceto quando o cilindroestiver em uso ou conectado para uso.

7.g. Leia e siga as instruções sobre cilindros de gás comprimido,equipamento associado e a publicação CGA P-l, “Precautionsfor Safe Handling of Compressed Gases in Cylinders,”fornecida pela Compressed Gas Association, 14501 George Carter Way Chantilly, VA 20151.

PARA EQUIPAMENTOSELÉTRICOS.

8.a. Desligue a força usando a chave dedesconexão na caixa de fusíveis antes de trabalhar no equipamento.

8.b. Instale o equipamento de acordo com as Normas ElétricasNacionais dos Estados Unidos, todas as normas locais e as recomendações do fabricante.

8.c. Aterre o equipamento de acordo com as Normas ElétricasNacionais dos Estados Unidos e as recomendações do fabricante.

Consultehttp://www.lincolnelectric.com/safety

para informações adicionais desegurança.

SEGURANÇA

Segurança 04 de 04 - 15/06/2016

PRÉCAUTIONS DE SÛRETÉPour votre propre protection lire et observer toutes les instructionset les précautions de sûreté specifiques qui parraissent dans cemanuel aussi bien que les précautions de sûreté générales suiv-antes:

Sûreté Pour Soudage A L’Arc1. Protegez-vous contre la secousse électrique:

a. Les circuits à l’électrode et à la piéce sont sous tensionquand la machine à souder est en marche. Eviter toujourstout contact entre les parties sous tension et la peau nueou les vétements mouillés. Porter des gants secs et sanstrous pour isoler les mains.

b. Faire trés attention de bien s’isoler de la masse quand onsoude dans des endroits humides, ou sur un planchermetallique ou des grilles metalliques, principalement dans les positions assis ou couché pour lesquelles une grandepartie du corps peut être en contact avec la masse.

c. Maintenir le porte-électrode, la pince de masse, le câblede soudage et la machine à souder en bon et sûr étatdefonctionnement.

d.Ne jamais plonger le porte-électrode dans l’eau pour lerefroidir.

e. Ne jamais toucher simultanément les parties sous tensiondes porte-électrodes connectés à deux machines à souderparce que la tension entre les deux pinces peut être letotal de la tension à vide des deux machines.

f. Si on utilise la machine à souder comme une source decourant pour soudage semi-automatique, ces precautionspour le porte-électrode s’applicuent aussi au pistolet desoudage.

2. Dans le cas de travail au dessus du niveau du sol, se protégercontre les chutes dans le cas ou on recoit un choc. Ne jamaisenrouler le câble-électrode autour de n’importe quelle partiedu corps.

3. Un coup d’arc peut être plus sévère qu’un coup de soliel,donc:

a. Utiliser un bon masque avec un verre filtrant appropriéainsi qu’un verre blanc afin de se protéger les yeux du ray-onnement de l’arc et des projections quand on soude ouquand on regarde l’arc.

b. Porter des vêtements convenables afin de protéger lapeau de soudeur et des aides contre le rayonnement del‘arc.

c. Protéger l’autre personnel travaillant à proximité ausoudage à l’aide d’écrans appropriés et non-inflammables.

4. Des gouttes de laitier en fusion sont émises de l’arc desoudage. Se protéger avec des vêtements de protection libresde l’huile, tels que les gants en cuir, chemise épaisse, pan-talons sans revers, et chaussures montantes.

5. Toujours porter des lunettes de sécurité dans la zone desoudage. Utiliser des lunettes avec écrans lateraux dans leszones où l’on pique le laitier.

6. Eloigner les matériaux inflammables ou les recouvrir afin deprévenir tout risque d’incendie dû aux étincelles.

7. Quand on ne soude pas, poser la pince à une endroit isolé dela masse. Un court-circuit accidental peut provoquer unéchauffement et un risque d’incendie.

8. S’assurer que la masse est connectée le plus prés possiblede la zone de travail qu’il est pratique de le faire. Si on placela masse sur la charpente de la construction ou d’autresendroits éloignés de la zone de travail, on augmente le risquede voir passer le courant de soudage par les chaines de lev-age, câbles de grue, ou autres circuits. Cela peut provoquerdes risques d’incendie ou d’echauffement des chaines et descâbles jusqu’à ce qu’ils se rompent.

9. Assurer une ventilation suffisante dans la zone de soudage.Ceci est particuliérement important pour le soudage de tôlesgalvanisées plombées, ou cadmiées ou tout autre métal quiproduit des fumeés toxiques.

10. Ne pas souder en présence de vapeurs de chlore provenantd’opérations de dégraissage, nettoyage ou pistolage. Lachaleur ou les rayons de l’arc peuvent réagir avec les vapeursdu solvant pour produire du phosgéne (gas fortement toxique)ou autres produits irritants.

11. Pour obtenir de plus amples renseignements sur la sûreté,voir le code “Code for safety in welding and cutting” CSAStandard W 117.2-1974.

PRÉCAUTIONS DE SÛRETÉ POURLES MACHINES À SOUDER ÀTRANSFORMATEUR ET ÀREDRESSEUR

1. Relier à la terre le chassis du poste conformement au code del’électricité et aux recommendations du fabricant. Le dispositifde montage ou la piece à souder doit être branché à unebonne mise à la terre.

2. Autant que possible, I’instalação et l’entretien du poste seronteffectués par un électricien qualifié.

3. Avant de faires des travaux à l’interieur de poste, la debranch-er à l’interrupteur à la boite de fusibles.

4. Garder tous les couvercles et dispositifs de sûreté à leurplace.

2

SEGURANÇA

ÍNDICEPágina

Instalação ...........................................................................................................Seção A Especificaciones Técnicas ....................................................................................A-1 Descripción General ..............................................................................................A-2 Características del Diseño.....................................................................................A-2 Instalação Antes de Operar ..................................................................................A-3 Precauções de Segurança .............................................................................A-3 Retentor de Fagulhas do Exaustor ................................................................A-3

Localização/Ventilação ..................................................................................A-3 Ângulo de operação .......................................................................................A-4

Aterramento da máquina ................................................................................A-4 Suporte de Elevação ......................................................................................A-4 Reboques .......................................................................................................A-4

Montagem do veículo .....................................................................................A-5 Controle de Polaridade e Tamanhos do Cabo................................................A-5

Manutenção Antes de Operar ..............................................................................A-5 Óleo, Combustível ..........................................................................................A-5 Sistema de refrigeração ..................................................................................A-5 Carregando a bateria .....................................................................................A-6

Uso de dispositivos elétricos com este produto ..............................................A-7________________________________________________________________________ Operação ...........................................................................................................Seção B Funcionamento do motor.......................................................................................B-1

Ligando o Motor Kubota D1503-M..................................................................B-1 APartida a Frio ................................................................................................B-1 Funcionamento em altitude elevada ..............................................................B-1

Parando o Motor, Amaciamento do Motor...............................................B-1, B-2 Operação do Soldador ..........................................................................................B-2

Ciclo de Trabalho. ...........................................................................................B-2 O controle de corrente de soldagem...............................................................B-2 Operação intermediária ..................................................................................B-3 Alimentação Auxiliar, Dados do consumo de combustível .............................B-3

________________________________________________________________________ Acessórios ........................................................................................................Seção C Recursos opcionais (Instalado em Campo) ..........................................................C-1________________________________________________________________________ Manutenção .......................................................................................................Seção D Precauções de segurança ....................................................................................D-1

Instruções Gerais .................................................................................................D-1Sistema de refrigeração ........................................................................................D-1Rolamentos ..........................................................................................................D-1Comutador e escovas ..........................................................................................D-1Manutenção intermediária.....................................................................................D-2Placas de identificação .........................................................................................D-2

Purga de ar do sistema de combustível ...............................................................D-2Gráfico de Manutenção do Motor..........................................................................D-3

Procedimento de Reinício e Teste do Módulo GFCI.............................................D-4________________________________________________________________________ Solução de Problemas ......................................................................................Seção E Precauções de Segurança ...................................................................................E-1

Solução de Problemas do Soldador......................................................................E-2Guia de solução de problemas do Intermediário Eletrônico ...........................E-3,E-4Guia de solução de problemas do motor.....................................................E-5 a E-8

________________________________________________________________________ Diagramas...........................................................................................................Seção F Diagramas de Fiação ............................................................................................F-1 Dimensões.............................................................................................................F-2________________________________________________________________________ Lista de Peças ............................................................................................ Serie P-734

INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-1A-1

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - CLASSIC® 300HE

Marca/Modelo Descrição Velocidade (RPM) Deslocamento Sistema de Partida Capacidades

ENTRADA - MOTOR DIESEL

POTÊNCIA DE SAÍDA NOMINAL A 104°F (40°C) - SOLDADOR

MODELO ALTURA LARGURA PROFUNDIDADE PESO

45,5 poleg.(2) 24,3 poleg. 62,8 poleg. 1371lbs.(1156 mm) (616 mm) (1594 mm) (622kg)

POTÊNCIA DE SAÍDA NOMINAL A 104°F (40°C) - GERADORAlimentação Auxiliar (1)

33.000 Watts Contínuo, 60 Hz AC 26 amperes @ 120V

13 Amps @ 240V

DIMENSÕES FÍSICAS

* Com base em um período de 10 minutos.

(1) Potência nominal em watts é equivalente a volt-amperes no fator de potência da unidade. A tensão de saída está dentrode ± 10% em todas as cargas até sua capacidade nominal. Ao soldar, a alimentação auxiliar disponível será reduzida.

(2) Altura até o topo do cotovelo de escape.

K3198-1 CSA semmódulo de alimentação

de arame

Combustível:16 gal.(60,6 L.)

Líquido de Resfriamento:7,82 Qts. 7.4L

Óleo: 5,9 qts.,5.6L

300 Amp DC Soldador todos osenrolamentos de cobreGerador de energia CC

SAÍDA DC NOMINAL*VOLTS A AMPERES NOMINAL

DESCRIÇÃO

30V @ 250 A@ 32V 300A

90V DC Max. OCV @ 1800RPM

Ciclo deTrabalho

100%60%

Faixa de corrente DCAjustes finos em cada intervalo

40-350 Amps220-Max.160-240120-19080-130Min.-90

Kubota D1503-Mcumpre EPA

Nível 4

Motor a Diesel, 3Cilindros 24.8HP

(18.5kW),Naturalmente

Aspirado, Resfriadocom Água, Cilindro

de ferro fundido,bloco / cárter

Alta Rotação 1800

Marcha lenta baixa1440

Carga Total 1800

91,47 cu. poleg.(1,56 litros)

Diâmetro x curso

3,27" x 3,64"88mm x 92.4mm

Bateria de 12VDC(Grupo 24, partidaa frio 650 amperes)

Motor de Partida

1,4 KW Alternador40 A reg. integrado

A-2INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-2

DESCRIÇÃO GERALO Classic® 300HE é uma fonte de soldagem a arcode serviço pesado,, acionada por motor DC, capaz defornecer saída de corrente constante para soldagemTIG DC ou soldagem com eletrodo. Este é soldador éenvolvido todo em bobinas de cobre, com potêncianominal de 32 amps/300 Volts, e fornece outrosrecursos Classic® como melhores fechaduras edobradiças em aço inoxidável. Com a adição domódulo de alimentação de arame opcional K3964-1™, o Classic® 300HE irá fornecer uma tensão desaída constante para operar os alimentadores dearame LN-7, LN-23P, ou LN-25. O Kit de ControleRemoto K924-4 opcional, fornece um controle remotoreostato para controle remoto de corrente fina eajuste de tensão de circuito aberto. Consulte a seçãoC para descrição.O Classic® 300HE tem um sistema de proteçãoeletrônica do motor. Em caso de súbita baixa pressãode óleo ou temperatura elevada do líquido deresfriamento, imediatamente o motor é desligado. OClassic® 300HE tem uma faixa de corrente de 40-350DC amps com potências de saída conforme indicadoabaixo:Estas unidades são também capazes de fornecer 3kVA de 120/240 volts de alimentação auxiliar de 60ciclos AC.O Classic® 300HE utiliza o motor industrial KubotaD1503M a diesel e resfriado com água.

CARACTERÍSTICAS DO MODELO

Painel de Controle

Os controles do soldador estão localizados no painelde controle superior na extremidade do excitador damáquina. Os controles do soldador consistem em umseletor de “Seletor de Faixa de Corrente” de cincoetapas e um reostato de “Ajuste de Corrente Fina”. Opainel de controle inferior é equipado com um botão“Iniciar”, uma chave “Ignição”, uma chave de controle“Roletes” e um botão “vela incandescente” parafacilitar a partida em climas frios.

O painel de controle inferior também contém ummedidor de temperatura do motor, um indicador defalha de carga da bateria, um medidor de pressão deóleo, um indicador de combustível / hora / led,medidor de temperatura. Para energia auxiliarcomposta por 20 ampères, 120VAC (5-20R )receptáculo duplex com proteção GFCI e umreceptáculo de 15 amp, 240VAC (6-15R), protegidopor disjuntor de 2 polos e 15 ampères

Todos os enrolamentos de cobre - Para vida longae operação confiável.

Tensor do Motor - O Classic® 300HE é equipadocom tensor do motor eletrônico automático. Aumentae diminui automaticamente a velocidade do motor aoiniciar e parar a soldagem ou usar energia auxiliar.Um atraso de tempo integrado permite a mudança deeletrodos antes que o motor desacelere para suabaixa velocidade de marcha lenta. O interruptor decontrole “Idler” no painel bloqueia a polia em altaposição quando desejado.

Potência Auxiliar - 3,0 kVA nominal de 120 / 240V,60Hz, AC. A tensão de saída é mantida dentro de ±10% em todas as cargas até a capacidade nominal.(Consulte Recursos opcionais do kit de tomada deenergia.)

GFCI – Protege o receptáculo duplex de 20 amp,120V. Consulte a Seção de Manutenção para obterinformações detalhadas sobre testes e redefiniçõesdo GFCI.

RECEPTÁCULO DUPLEX DE 120 V E GFCI

Um GFCI protege o receptáculo de energia auxiliar de120V.

Um GFCI (Interruptor de Falha de Aterramento) é umdispositivo para proteção contra choque elétrico, casoum equipamento defeituoso conectado a ele desenvolvauma falha de aterramento. Se esta situação ocorrer, oGFCI irá desarmar, removendo a tensão da saída doreceptáculo. Se um GFCI estiver desarmado, consulte aseção MANUTENÇÃO para obter informaçõesdetalhadas sobre como testar e reativar. Um GFCI deveser devidamente testado pelo menos uma vez por mês.

O soquete de energia auxiliar de 120 V deve ser usadosomente com plugues de três f ios aterrados ouferramentas duplas aprovadas com plugues de dois fios.A classificação atual de qualquer plugue usado com osistema deve ser pelo menos igual à capacidade decorrente do receptáculo associado.

250A a 30V300A a 32V

100%60%

SAÍDA NOMINAL CICLO DE TRABALHO

A-3INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-3

Gabinete do Soldador – O soldador completo émontado em borracha em uma base de canal “C” de açoresistente.

Os terminais de saída são colocados ao lado dasmáquinas para que eles sejam protegidos pela porta. Osterminais de saída estão etiquetados (+) e (-).

Sistema de Partida – A partida elétrica de 12 volts épadrão.

Purificador de Ar – Tipo seco de dois estágios deserviço pesado.

Silenciador – Um silenciador e cotovelo de escape deaço inoxidável são padrão.

Indicador de Combustível / Hora / LED – - Ummedidor para registrar as horas de operação, mostrar ostatus do combustível, LED de falha de carga da bateriae LED de falha do motor.

Proteção do Motor – O sistema desliga o motor emcaso de baixa pressão de óleo repentina ou altatemperatura do líquido refrigerante. Uma luz deadvertência no painel de controle indicará tal falha. Pararestaurar o motor para reiniciar, desligue a ignição eligue-a novamente. Consulte a seção Solução deproblemas para todos os códigos de falha da luz deadvertência.

Luz de carga da bateria – Uma luz indicadora de avisopara carga baixa / sem bateria. A luz está apagadaquando os sistemas estão funcionando corretamente. Aluz acenderá se houver uma condição Baixa / Sembateria, mas a máquina continuará funcionando.

NOTA: A luz acenderá quando o interruptor Run / Stop(Operar/Parar) estiver na posição “ON”. Acenderádurante o arranque e permanecerá ligado até o motorarrancar. Depois de ligar o motor, a luz se apagará, amenos que haja uma condição de Bateria fraca / sembateria.

Válvula de drenagem de óleo – Uma válvula esférica,mangueira e braçadeira são padrão.

Controle Remoto – O Interruptor Local/ Remoto ereceptáculo são padrão.

INSTALAÇÃO ANTES DE OPERAR

RETENTOR DE FAÍSCAS DO EXAUSTORAlgumas autoridades federais, estaduais ou leis locaispodem exigir que os motores sejam equipados comretentores de faísca de exaustão quando operados emdeterminados locais onde faíscas emitidas possamapresentar um risco de incêndio. O silenciador padrãoincluído com este soldador não qualifica como umaretentor de faíscas. Quando exigido pelos regulamentoslocais, um retentor de faíscas adequado deve serinstalado e mantido adequadamente.

O uso de um retentor incorreto pode causar danos aomotor ou perda de desempenho. Entre em contato como fabricante do motor para recomendações específicas.------------------------------------------------------------------------LOCALIZAÇÃO / VENTILAÇÃO

Sempre opere o soldador com as portas fechadas.Deixar as portas abertas altera o fluxo de ar projetado epode causar superaquecimento.

O soldador deve ser situado para fornecer um fluxoirrestrito de ar limpo e frio. Além disso, localize osoldador de modo que os gases de escape do motorsejam adequadamente ventilados para uma áreaexterna.

Não tente usar este equipamento até que você leiacuidadosamente o manual do fabricante do motor,fornecido com o soldador. Ele inclui importantesprecauções de segurança, o arranque do motor,detalhado instruções de funcionamento e manutenção,e as listas de peças.------------------------------------------------------------------------

O Choque elétrico pode matar.• Não toque as partes vivas energizadas ou

eletrodo com pele ou roupas molhadas.• Isolar-se do trabalho e do chão.• Sempre use luvas isolantes secas.

------------------------------------------------------------------------O Escape do motor pode matar.• Utilizar em áreas bem ventiladas, abertas,

ou com ventilação de escape para o ladode fora.

------------------------------------------------------------------------As Partes móveis pode ferir.• Não opere com as portas abertas ou sem

as proteções. • Desligue o motor antes de fazer a

manutenção. • Fique longe das peças em movimento.

------------------------------------------------------------------------Ver mais informações de aviso na frente destemanual do operador.

------------------------------------------------------------------------

AVISO

CUIDADO

A-4INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-4

ÂNGULO DE OPERAÇÃO

Os motores são desenhados para funcionar em superfícieplana, que é onde o desempenho ideal é alcançado. O ângulomáximo de operação contínua é de 20 graus em todas asdireções, 30 graus Intermitentes (menos de 10 minutoscontínuos) em todas as direções.

Se o motor for operado em ângulo, devem ser tomadasprovidências para verificar e manter o nível do óleo nacapacidade normal (TOTAL) de óleo no cárter.

Ao operar o soldador em ângulo, a capacidade efetiva decombustível será um pouco menor que a quantidadeespecificada.

ATERRAMENTO DA MÁQUINA

De acordo com o Código Elétrico Nacional dos EstadosUnidos, a estrutura deste gerador portátil não precisa seraterrada e é permitido que sirva como meio de aterramentopara o equipamento conectado por cabo conectado em seureceptáculo.

Alguns códigos estaduais, locais ou outros ou circunstânciasoperacionais incomuns podem exigir que a estrutura damáquina seja aterrada. É recomendável que você determineaté que ponto tais requisitos podem se aplicar à sua situaçãoparticular e segui-los explicitamente. Um pino de aterramentoda máquina marcado com o símbolo é fornecido no pé daestrutura do gerador de solda. Em geral, se a máquina foraterrada, ela deve ser conectada com um fio de cobre nº 8 oumaior a um aterramento sólido, como um cano de água demetal que penetre no solo por pelo menos três metros e nãotenha juntas isoladas, ou na estrutura de metal de um edifícioque foi efetivamente aterrado. O Código Nacional dos EUAindica uma série de meios alternativos de aterramento deequipamentos elétricos.

SUPORTE DE ELEVAÇÃOUm suporte de elevação é fornecido para a elevação comum guincho.

REBOQUE (Ver Recursos Opcionais)

Se o usuário adaptar um reboque que não seja damarca Lincoln, o usuário deve assumir aresponsabilidade de que o método de fixação e usonão resulte em risco à segurança nem danoso equipamento de soldagem. Alguns dos fatores aserem considerados são os seguintes:

1. Capacidade do modelo de reboque vs. peso doequipamento Lincoln e anexos adicionaisprováveis.

2. O suporte adequado e a fixação na base doequipamento de soldagem, de modo que não hajadesgaste inapropriado da estrutura.

3. Colocação adequada do equipamento no reboquepara garantir a estabilidade de um lado para ooutro e da frente para trás quando ele estiver emmovimento e quando estiver em pé sozinhoenquanto estiver sendo operado ou consertado.

4. Condições de utilização típicas, ou seja, velocidadede deslocamento, rugosidade da superfície na qualo reboque será operado, condições ambientais,manutenção provável.

5. Conformidade com as leis federais, estaduais elocais.(1)

(1) Consulte as leis federais, estaduais e municipais sobre os requisitosespecíficos para uso em rodovias públicas.

NÃO MONTE SOBRE SUPERFÍCIES COMBUSTÍVEIS. Onde houver uma superfície de combustíveldiretamente sob equipamento elétrico estacionário oufixo, a superfície deve ser coberta com uma chapa deaço com pelo menos 1,6 mm de espessura, que deve seestender além de 150 mm (5,90) além do equipamentode todos os lados.--------------------------------------------------------------------------------

CUIDADO

• Levante apenas com equipamentode capacidade de elevaçãoadequada.

• Certifique-se de que a máquinaesteja estável ao levantar.

• Não levante a máquina usando osuporte de elevação, se esteestiver equipado com umacessório pesado, como umreboque ou cilindro de gás.

• Não levante a máquina se osuporte estiver danificado.

• Não levante a máquina enquantoestiver suspensa pelo suporteelevação.

-------------------------------------------------------------------------------

CUIDADO

A QUEDA DEEQUIPAMENTO

pode causarferimentos.

MANUTENÇÃO ANTES DA OPERAÇÃO

LEIA as instruções de utilização e manutenção domotor fornecidas com esta máquina.

ÓLEO

Esta unidade é fornecida de fábrica com o cárter domotor cheio com um óleo SAE 10W / 30 de altaqualidade. Este óleo é aceitável para a maioria dastemperaturas ambientes típicas. Consulte o manual deoperação do motor para recomendações específicas dofabricante do motor. Ao receber o soldador, verifique avareta do motor para certificar-se de que o óleo estejana marca “cheia”. Não encher demais.

COMBUSTÍVEL

Encha o tanque de combustível com o grau decombustível recomendado no manual do operador domotor. Certifique-se de que a válvula no separador deágua esteja na posição aberta.

SISTEMA DE RESFRIAMENTO

O radiador foi enchido na fábrica com uma mistura 50-50de anticongelante de etilenoglicol e água. Verifique onível do radiador e adicione uma solução 50-50conforme necessário (consulte o manual do motor ou orecipiente do anticongelante para obter recomendaçõesde anticongelante alternativas).

CUIDADO

A-5INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-5

CONTROLE DE POLARIDADE E TAMANHOSDE CABO

Com o motor desligado, passe os cabos do eletrodo e detrabalho através do suporte de alívio de tensão na basee conecte-os aos pinos localizados abaixo do trilho demontagem do tanque de combustível. (Consulte asrecomendações de tamanho abaixo.) Para polaridadepositiva, conecte o cabo do eletrodo ao terminalmarcado com “+”. Para polaridade negativa, conecte ocabo do eletrodo ao pino “-”. Essas conexões devem serverificadas periodicamente e apertadas, se necessário.

Ao soldar a uma distância considerável do soldador,certifique-se de usar cabos de solda de tamanho amplo.

CABOS DE COBRE TAMANHOS RECOMENDADOSTamanhos de cabos para o

comprimento combinado dos cabosde trabalho mais eletrodo

Amps Ciclo de trabalho Até 200 pés 200 a 250 pés (61m) (61 a 76m)

250 100% 1 1/0

300 60% 1/0 2/0

MONTAGEM DO VEÍCULO

Cargas concentradas montadas incorretamentepodem causar instabilidade ao dirigir o veículo epneus ou fazer com que outros componentesfalhem.• Transporte este equipamento somente em

veículos de manutenção que são classificados eprojetados para tais cargas.

• Distribuir, equilibrar, e prender as cargas paraque o veículo esteja estável sob condições deuso.

• Não exceda as cargas nominais máximas paracomponentes como suspensão, eixos e pneus.

• Monte a base do equipamento na cama de metalou na estrutura do veículo.

• Siga as instruções do fabricante do veículo.-------------------------------------------------------------------------------

AVISO

• Desligue o motor ao abastecer comcombustível.

• Não fume ao abastecer. • Mantenha faíscas e chamas longe

do tanque.• Não deixe desacompanhado

enquanto estiver abastecendo.• Limpe o combustível derramado e

permita que os gases evaporemantes de ligar o motor.

• Não encha demais o tanque, aexpansão do combustível podefazer com que derrame.

COMBUSTÍVEL DIESEL SOMENTE – Combustívelcom baixo teor de enxofre ou com ultra-baixo teor deenxofre nos EUA e Canadá.

AVISO

COMBUSTÍVELDISESEL pode

causarincêndio.

A-6INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-6

CARREGANDO A BATERIA

O Classic® 300HE está equipado com uma bateriacom carga úmida. A corrente de carga é reguladaautomaticamente quando a bateria está fraca (após oarranque do motor) a uma corrente lenta quando abateria está totalmente carregada.

Ao substituir, energizar, ou conectar a bateria aoscabos da bateria, a polaridade adequada deve serobservada. Este sistema é TERRA NEGATIVO.

Os GASES DA BATERIA podemexplodir• Mantenha faíscas, chamas, e cigarros

longe.

O ÁCIDO DA BATERIA pode queimaros olhos e a pele.• Use luvas e óculos de proteção e

cuidado ao recarregar, carregar, outrabalhar perto da bateria.

Para evitar EXPLOSÃO quando:a) Instalar uma nova bateria - desconecte o cabo

negativo da bateria antiga primeiro e conecte ocabo negativo da bateria nova por último.

b) Ligação de um carregador da bateria - remova abateria do soldador desconectando o cabonegativo primeiro e, em seguida, o cabo positivoda bateria e a braçadeira. Quando reinstalar,conecte o cabo negativo por último.

c) Utilizando um auxiliar - conecte o cabo positivo nabateria primeiro e, em seguida, conecte o cabonegativo no cabo de aterramento na base.

Para evitar DANOS ELÉTRICOS quando:a) Instalar uma nova bateria.b) Utilizar um auxiliar.

Use a polaridade correta - Aterramento Negativo.

• Para evitar DESCARREGAMENTO DA BATERIA,se você tiver uma chave de ignição, desligue-aquando o motor não estiver operando.

• Para evitar FLAMBAGEM DA BATERIA, aperte asporcas na braçadeira da bateria até que encaixemfirmemente.

------------------------------------------------------------------------

AVISO

A-7INSTALAÇÃO

CLASSIC® 300HE

A-7

CUIDADOCertos dispositivos elétricos não podem ser ligados a este produto. Ver Tabela A.1

TABELA A.1USO DE DISPOSITIVO ELÉTRICO COM ESTE PRODUTO

Tipo

Resistivo

Capacitivo

Indutivo

Capacitivo / Indutivo

Dispositivos elétricos comuns

Aquecedores, torradeiras, lâmpadasincandescentes, chaleira, panela,frigideira quente, máquina de café.

Televisores, rádios, microondas,aparelhos de comando elétrico.

Motores de indução monofásicos,brocas, bem bombas, moedores,pequenos frigoríficos, ervas daninhas esebes.

Computadores, aparelhos de TV de altaresolução, complicados equipamentoselétricos.

Possíveis Preocupações

NENHUM

Picos de tensão ou regulagem de altatensão podem causar falha noselementos capacitivos. Proteção contrasobrecargas, proteção contratransientes e carga adicional sãorecomendados para operação 100% àprova de falhas. NÃO OPERE ESTESDISPOSITIVOS SEM CARGAS TIPORESISTIVAS ADICIONAIS.

Esses dispositivos exigem grandecorrente de partida para ligar. Algunsmotores síncronos podem ser sensíveisà frequência para atingir o torquemáximo de saída, mas devem serSEGUROS de quaisquer falhasinduzidas por frequência.

Um condicionador de linha do tipoindutivo, juntamente com proteçãocontra transientes e sobrecargas, énecessário, e os riscos ainda assimexistem. NÃO USE ESSESDISPOSITIVOS COM ESTEPRODUTO.

A Lincoln Electric Company não é responsável por qualquer dano aos componentes elétricos ligados deforma imprópria a este produto.

B-1OPERAÇÃOB-1

FUNCIONAMENTO DO MOTOR

Operar o soldador com as portas fechadas. Deixar asportas abertas muda o fluxo projetado de ar e podecausar superaquecimento.

LIGANDO O MOTOR A DIESEL Classic® 300HED1503-M

1. Gire a chave “IDLER” para “HIGH”.2. Gire a chave “IGNITION” para “ON”.3. Pressione o botão da vela incandescente por 20 a

30 segundos.(máximo 60 segundos).4. Pressione o botão Vela incandescente e o botão

Iniciar ao mesmo tempo. Quando o motor começara funcionar, solte ambos os botões. Se o motor nãoligar em 20 segundos, aguarde 30 segundos erepita o procedimento acima.

5. Observe a pressão do óleo. Se nenhuma pressãoaparecer dentro de 30 segundos, desligue o motore consulte o manual de instruções do motor. Paraparar o motor, gire o interruptor “IGNITION” para“OFF”

6. Se a luz de advertência de proteção do motoracender durante o arranque ou após o arranque, ointerruptor “IGNITION” deve ser desligado “OFF”para reiniciar o sistema de proteção do motor.

7. Deixe o motor funcionar em marcha lenta alta porvários minutos para aquecer o motor. Pare o motore verifique novamente o nível do óleo, depois dedar tempo suficiente para o óleo escorrer nabandeja. Se o nível estiver baixo, preencha-o até a

CLASSIC® 300HE

Não tente usar este equipamento até que você leiacuidadosamente o manual do fabricante do motor,fornecido com o soldador. Ele inclui importantesprecauções de segurança, o arranque do motor,detalhado. instruções de funcionamento emanutenção, e as listas de peças.------------------------------------------------------------------------

O Choque elétrico pode matar• Não toque partes energizadas ou o

eletrodo com a pele ou roupasmolhadas.

• Isolar-se do trabalho e terra• Use sempre luvas de isolamento

secas.------------------------------------------------------------------------

O Escape do motor pode matar.• Utilize em áreas bem ventiladas,

abertas, ou com escape de ventilaçãopara o lado de fora.

----------------------------------------------------------------------------As Partes móveis podem ferir.• Não opere com portas abertas ou

sem as proteções.• Desligue o motor antes de fazer

manutenção.• Fique longe de peças em movimento.

------------------------------------------------------------------------ Ver mais informações de advertência nafrente deste manual do operador.

---------------------------------------------------------------

AVISO

marca de completa novamente. Os controles domotor foram corretamente definidos na fábrica enão devem exigir nenhum ajuste quando recebido.

ARRANQUE EM CLIMAS FRIOS

Com uma bateria totalmente carregada e o óleo depeso adequado, o motor deve ligar satisfatoriamenteaté mesmo a -20°C (-5°F), talvez seja desejávelinstalar auxiliares de partida a frio.

Nota: A partida em frio extremo pode exigir umaoperação mais longa da vela de incandescência.

Fluídos de partida de éter ou outros fluídos departida JAMAIS devem ser utilizados!------------------------------------------------------------------------OPERAÇÃO EM ALTITUDE ELEVADA:

Em altitudes mais elevadas, a redução da produçãopode ser necessária. Para potência máxima, diminuao soldador 4% para cada 300 metros (984 pés) acimade 1500 metros (4920 pés).

Entre em contato com um representante de serviçosda Kubota para quaisquer ajustes de motor quepossam ser necessários.

PARANDO O MOTOR

1. Gire a chave "IGNITION" para "OFF"

No final da soldagem de cada dia, verifique o nível deóleo do cárter, drene a sujeira acumulada e a água doseparador de água e reabasteça o tanque decombustível para minimizar a condensação deumidade no tanque. Além disso, f icar semcombustível tende a atrair sujeira para o sistema decombustível.

Ao transportar o soldador entre locais de trabalho,feche a válvula no separador de água.

Se o suprimento de combustível for cortado ou seesgota enquanto a bomba está funcionado, o ar podeficar preso no sistema de distribuição de combustível.Se isso acontecer, sangrar o sistema de combustívelpode ser necessário. Use pessoal qualificado parafazer isso de acordo com as instruções na seção deMANUTENÇÃO deste manual.

AMACIAMENTO DO MOTOR

A Lincoln Electric seleciona motores industriais dealta qualidade e resistentes para as máquinas desoldagem portáteis que oferecemos. Embora sejanormal ver uma pequena quantidade de consumo deóleo do cárter durante a operação inicial, o usoexcessivo de óleo, o empilhamento úmido (substânciatipo óleo ou alcatrão na porta de escape) ou oexcesso de fumaça não são normais.

AVISO

B-2OPERAÇÃOB-2

CLASSIC® 300HE

OPERAÇÃO DO SOLDADOR

CICLO DE TRABALHO

A potência nominal NEMA do Classic® 300HE é de 300amperes a 32 volts de arco em um ciclo de trabalho de60% (consulte Especificações neste manual parapotências alternativas). O ciclo de trabalho é baseadoem um período de dez minutos; assim, o soldador podeser carregado na saída nominal por seis minutos emcada período de dez minutos.

CONTROLE DE CORRENTE DE SOLDAGEM

NÃO GIRE O “SELETOR DE FAIXA DE CORRENTE”ENQUANTO SOLDA porque a corrente pode ficarentre os contatos e danificar o interruptor.----------------------------------------------------------------------------O “Seletor de Faixa de Corrente” fornece cinco faixas decorrente sobrepostas. O “Ajuste de Corrente Fina” ajustaa corrente do mínimo para o máximo dentro de cadafaixa. A tensão de circuito aberto também é controladapelo “Ajuste de Corrente Fina”, permitindo o controle dascaracterísticas do arco.

Uma alta configuração de tensão de circuito abertofornece o arco suave de “amanteigamento” com melhorresistência aos ressaltados preferidos para a maioria dassoldagens. Para usar este recurso, ajuste o “Seletor deFaixa de Corrente” para a configuração mais baixa queainda fornece a corrente que você precisa e ajuste o“Ajuste de Corrente Fina” próximo ao máximo. Porexemplo: para obter 175 amperes e um arco suave,ajuste o Seletor de Faixa de Corrente na posição 190-120 e, em seguida, ajuste o “Ajuste de Corrente Fina”para 175 amperes.

Quando é necessário um arco forte de “escavação”,geralmente para soldagem vertical e aérea, use umajuste mais alto de “Seletor de Faixa de Corrente” ediminua a tensão de circuito aberto. Por exemplo: paraobter 175 amps e um arco forte, ajuste o “Seletor deFaixa de Corrente” para a posição 240-160 e ajuste“Ajuste de Corrente Fina” para obter 175 amps.

Alguma instabilidade de arco poderá ocorrer comeletrodos EXX10 ao tentar operar com técnicas de arcolongo nas configurações na extremidade inferior da faixade tensão de circuito aberto.

NÃO tente ajustar o “Seletor de Faixa de Corrente” entreos cinco pontos designados na placa de identificação.----------------------------------------------------------------------------Estes interruptores possuem um came carregado pormola que quase elimina a possibilidade de ajustar esteinterruptor entre os pontos designados.

O Choque elétrico pode matar. • Não toque as partes energizadas ou o

eletrodo com a pele ou roupasmolhadas.

• Isolar-se do trabalho e do chão.

Fumaças e gases podem ser perigosos.• Manter sua cabeça fora da fumaça.• Use a ventilação ou exaustão para

remover vapores da zona derespiração.

As faíscas de solda podem causarincêndio ou explosão.• Fique longe de materiais inflamáveis.

Os raios do arco podem queimar.• Use óculos, proteção para ouvidos, e

corporal.

----------------------------------------------------------------------

AVISO

CUIDADO

CUIDADO

Máquinas maiores, com capacidade de 350 amperesou mais, que são operadas em condições de baixa ousem carga por longos períodos de tempo, sãoespecialmente suscetíveis às condições descritasacima. Para conseguir amaciamento bem-sucedidodo motor, a maioria dos equipamentos movidos adiesel só precisa funcionar com uma cargarazoavelmente pesada dentro da potência dosoldador por algum período de tempo durante a vidaútil do motor. No entanto, se o soldador for submetidoa cargas leves sempre, cargas ocasionais moderadasa pesadas do motor podem às vezes ser necessárias.Deve-se ter cuidado ao carregar corretamente umaunidade a diesel / gerador.

1. Conecte os pinos de saída do soldador em umbanco de carga resistivo adequado. Observe quequalquer tentativa de curto-circuito dos pinos desaída conectando os fios de solda juntos, curto-circuito direto dos pinos de saída, ou a conexãodos fios de saída a um comprimento de açoresultará em danos catastróficos ao gerador eanulará a garantia.

2. Configure os controles do soldador para umacorrente e tensão de saída dentro daclassificação do soldador e do ciclo de trabalho.Observe que qualquer tentativa de exceder aclassificação do soldador ou o ciclo de trabalhopor qualquer período de tempo resultará emdanos catastróficos ao gerador e anulará agarantia.

3. Desligue periodicamente o motor e verifique onível de óleo do cárter.

B-3OPERAÇÃOB-3

CLASSIC® 300HE

OPERAÇÃO INTERMEDIÁRIA

Ligue o motor com o interruptor "intermediário" naposição "alta". Deixe-o em velocidade de marchalenta alta durante vários minutos para aquecer omotor. Consulte as especificações para velocidadesde operação.

A engrenagem é controlada pelo "interruptorintermediário" no painel de controle do soldador. Ointerruptor tem duas posições do seguinte modo:

1. Na posição "Alta" , a unidade de controle domotor aumenta o motor em alta rotação.

2. Na posição "Auto" / o intermediáriofunciona do seguinte modo:

a. Ao soldar ou consumindo energia para luzesou ferramentas (aproximadamente 100 wattsno mínimo) a partir de receptáculos, o motorfunciona em velocidade de alta rotação.

b. Ao terminar de soldar ou desligar a carga deenergia, um tempo de atraso pré-ajustado decerca de 15 segundos inicia. Este atraso detempo não pode ser ajustado.

c. Se a soldagem ou carga de energia não éreiniciada antes do final do tempo de atraso, aunidade de controle do motor reduz o motor avelocidade de marcha lenta.

CLASSIC® 300HE COM MOTOR DIESEL KUBOTA D1503 DADOS DE CONSUMO DE COMBUSTÍVEL COMUM

Marcha Baixa - Sem Carga

Marcha Alta - Sem Carga

3,000 Watts

150 Amperes a 26 Volts

200 Amperes a 28 Volts

250 Amperes a 30 Volts

300 Amperes a 32 Volts

0,25 gal/hr ( 0,95 l/hr)

0,35 gal/hr ( 1,33 l/hr)

0,51 gal/hr ( 1,91 l/h )

0,60 gal/hr ( 2,28 l/h )

0,74 gal/hr ( 2,79 l/hr)

0,91 gal/hr ( 3,44 l/hr)

1,12 gal/hr ( 4,23 l/hr)

ALIMENTAÇÃO AUXILIAR

Ligue o motor e ajuste o interruptor de controle“intermediário" para o modo "Alta Rotação". A tensãoestá correta agora nos receptáculos para alimentaçãoauxiliar. Isto deve ser feito antes que um GFCIdesarmado possa ser restaurado adequadamente.Consulte a seção de manutenção para obterinformações detalhadas sobre testar e restaurarGFCI.

A energia auxiliar AC, fornecida como padrão, temuma potência de 3,0 kVA de 120/240 VAC (60 hertz).

Com a alimentação auxiliar de 3.0 KVA, 120/240VAC, um duplex de 120V protegido por GFCI e umduplex de 240V, receptáculo de aterramento comdisjuntor de 2 polos e 15 amp.

A potência de 3,0 KVA permite que uma correntecontínua máxima de 13 amps seja extraída doreceptáculo duplex de 240 volts. 20 ampères podemser retirados do receptáculo duplex de 120 volts. Acarga total combinada de todos os receptáculos nãodeve exceder 3,0 KVA.

Um kit de plugue de alimentação opcional estádisponível. Quando este kit é especificado, o clienterecebe um plugue para cada receptáculo.

C-1ACESSÓRIOS C-1

CLASSIC® 300HE

RECURSOS OPCIONAIS(Instalados em Campo)

OPÇÕES GERAIS

O descongelamento de tubos com um soldador dearco pode causar incêndio, explosão, danos àfiação elétrica ou danos ao soldador de arco sefeito incorretamente. O uso de um soldador dearco para descongelamento de tubos não éaprovado pela CSA, nem é recomendado ouapoiado pela Lincoln Electric.------------------------------------------------------------------------ACESSÓRIOS OPCIONAIS INSTALADOSEM CAMPO

Siga estes passos:

1. Visite www.lincolnelectric.com.

2. Na parte superior da tela, no campo de pesquisa,digite E6.156 e clique no ícone de Pesquisa.

3. Na tela de resultados clique em informaçõessobre o produto CLASSIC®300HE.

4. Na tela de resultados que mostra o documento dematerial de vendas do CLASSIC® 300HE, rolepara baixo no início da página OPÇÕESRECOMENDADAS.

AVISO

D-1MANUTENÇÃO D-1

PRECAUCIONES DE SEGURIDAD

INSTRUÇÕES GERAIS

1. Sopre o soldador e controles com uma mangueira dear pelo menos uma vez a cada dois meses. Em locaisparticularmente sujos, esta l impeza pode sernecessária uma vez por semana. Use ar de baixapressão para evitar a entrada de sujeira noisolamento.

2. Os contatos do “Seletor de Faixa de Corrente” nãodevem ser engraxados. Para manter os contatoslimpos, gire o controle de corrente em toda a faixacom frequência. Uma boa prática é girar do máximopara o mínimo, duas vezes a cada manhã, antes decomeçar a soldar.

3. Coloque uma gota de óleo no eixo do “Seletor deFaixa de Corrente” pelo menos uma vez por mês.

4. Siga a programação de manutenção do motor nestemanual e a manutenção e solução de problemasdetalhados no manual do fabricante do motor.

SISTEMA DE RESFRIAMENTO

O Classic® 300HE é equipado com um radiômetro depressão. Mantenha a tampa do radiador apertada paraevitar a perda de líquido refrigerante. Limpe e lave osistema de resfriamento periodicamente para evitar oentupimento da passagem e o superaquecimento domotor. Quando anticongelante for necessário, usesempre o tipo permanente.

ROLAMENTOS

Este soldador é equipado com um rolamento de esferasselado sintético duplo com graxa suficiente para durarindefinidamente sob serviço normal.

COMUTADOR E ESCOVAS

Equipamento rotativo descoberto pode ser perigoso.Tome cuidado para que suas mãos, cabelos, roupasou ferramentas não fiquem presos nas partesrotativas. Proteja-se de partículas que possam serexpelidas pela armadura rotativa ao esmerilhar ocomutador.---------------------------------------------------------------------------A troca das escovas do comutador pode resultar em:

- Mudança na saída da máquina- Danos ao comutador- Excesso de desgaste da escova

Inspecione periodicamente o comutador, os anéiscoletores, e as escovas removendo as tampas. NÃOremova ou substitua essas tampas enquanto a máquinaestiver em funcionamento.Comutadores e anéis coletores requerem poucaatenção. No entanto, se eles estiverem pretos ouparecerem irregulares, realize limpeza por um técnicoexperiente usando uma l ixa f ina ou uma pedracomutadora. Nunca use papel abrasivo ou papel paraeste fim.

CLASSIC® 300HE

Use pessoal qualificado para fazer o trabalho demanutenção. Desligue o motor antes detrabalhar no interior da máquina. Em algunscasos, pode ser necessário remover asproteções de segurança para realizar amanutenção necessária. Remova as proteçõessomente quando necessário e coloque de voltaquando a manutenção que exigiu a sua extraçãotiver sido concluída. Use sempre o maiorcuidado quando trabalhar perto de peçasmóveis.

Não coloque as mãos perto do ventilador derefrigeração do motor. Se um problema nãopode ser corrigido seguindo as instruções, levea máquina até o Centro de Assistência TécnicaLincoln local.

-----------------------------------------------------------------------O Choque elétrico pode matar.• Não toque as partes energizadas ou

eletrodo com pele ou roupasmolhadas.

• Isolar-se do trabalho e do chão.• Use sempre luvas isolantes secas.

------------------------------------------------------------------------O Escape do motor pode matar.• Utilice en áreas abiertas bien

ventiladas o dé salida externa alescape.

--------------------------------------------------------------------As Partes móveis podem ferir.• Não opere com portas abertas ou

sem as proteções.• Desligue o motor antes de fazer a

manutenção.• Fique longe de peças em

movimento.------------------------------------------------------------------------

AVISO

AVISO

D-2MANUTENÇÃO D-2

Substitua as escovas quando elas estiverem dentro de1/4 ”(3,5 mm) do rabicho. Um conjunto completo deescovas de reposição deve ser mantido à mão. Asescovas de Lincoln têm uma face curvada para caber nocomutador. Peça a uma pessoa de manutençãoexperiente que assente essas escovas, esmerilhandolevemente o comutador, pois a armadura gira a todavelocidade até que o contato seja feito em toda a facedas escovas. Após esmerilhar, expulse a poeira com arde baixa pressão.

Para encaixar as escovas do anel deslizante, posicioneas escovas no lugar. Em seguida, deslize umaextremidade de um pedaço de lixa fina entre os anéiscoletores e escovas com o lado grosso contra asescovas. Com uma leve pressão adicional no topo dasescovas, puxe a lixa ao redor da circunferência dosanéis - somente no sentido de rotação - até que asescovas se encaixem corretamente. Além disso,esmerilhar o anel deslizante com uma pedra fina. Asescovas devem ficar encaixadas 100%.

Arco ou desgaste excessivo da escova indica possíveleixo desalinhado. Leve ao Centro de AssistênciaTécnica para verificar e realinhar o eixo.

MANUTENÇÃO INTERMEDIÁRIA

Antes de fazer trabalho elétrico, desconecte abateria.----------------------------------------------------------------------------Quando instalar uma nova bateria, ou usar bateriajumper para ligar o motor, certifique-se de que apolaridade da bateria está conectada corretamente. Apolaridade correta é terra negativa . Danos aoalternador do motor e Unidade de Controle do Motorpodem resultar de uma má conexão.

1. A operação correta intermediária requer um bomaterramento da Unidade de Controle do Motor, daplaca de circuito impresso de detecção de corrente,e da bateria.

2. Se desejado, o soldador pode ser usado sem o ralentiautomático, ajustando o interruptor “Idler” na posição“High”.

PLACAS DE IDENTIFICAÇÃO

Sempre que a manutenção de rotina é executada namáquina - ou, pelo menos, anualmente - inspecionartodas as placas de identificação e etiquetas para ver seestão legíveis Substituir aqueles que não estão maisclaras. Consulte a lista de peças para o número desubstituição.

CLASSIC® 300HE

CUIDADO

D-3D-3

CLASSIC® 300HE

MANUTENÇÃO

MANUTENÇÃO DO MOTORA CADA DIA OU A CADA 8 HORAS

PRIMEIRO SERVIÇO (50 HORAS)A CADA 100 HORAS OU 3 MESES

A CADA 150 HORAS OU 4 MESESA CADA 300 HORAS OU 9 MESES

A CADA 400 HORAS OU 12 MESESA CADA 500 HORAS OU 15 MESES

A CADA 600 HORAS OU 18 MESESMANUTENÇÃO DO MOTOR (NOTA 2)

ITEM DE MANUTENÇÃO TIPO OU QUANTIDADE

Nível do líquido de resfriamentoConcentração de anticongelanteLíquido de Resfriamento (Nota 3)Nível de Óleo do Motor (Nota 1)

Óleo do Motor (Nota 1 e 3)O filtro de óleo do motor

Drene o separador de água e filtro de combustívelO recipiente do filtro de combustível

O elemento do pré-filtro de combustívelA tensão da correia de alternador

O desgaste da correia de acionamento do alternadorCorreia de alternador

Filtro de Ar (verificação anterior pode ser necessária)O elemento do filtro de ar

Folgas de válvulaSistemas elétricos

Todos os parafusos e porcas apertadosVazamentos ou dano ao motor

Bateria

50/50 Água/etileno glicol7,82 qrts. 7,4 L

5,9 qrts.. 5,6 L (incluindo filtro)#HH164-32430 Kubota

# HH166-43560 Kubota#1G311-43380 Kubota

#17480-97010 Kubota

# P821575 Donaldson Entrada .0071”-.0086”, Escape .0071-.0086”

I = Inspeccionar C = Limpiar R = SubstituirNotas: (1) Consulte o Manual do Operador do motor para obter as recomendações de óleo. (2) Consulte o Manual do Operador do motor para obter informações de manutenção. (3) Encha devagar! Assegurar que a quantidade correta seja usada.As operações acima de devem ser realizadas por pessoal qualificado consultando o manual de oficina onde necessário. Estes períodos de manutenção preventiva são aplicáveis em condições normais de operação.Se necessário, utilizar períodos mais curtos.

TRABALHO DE GARANTIA REALIZADO NO MOTOR CONTIDAS NESTA MÁQUINA, SE NÃOPUDER SER COBRADO DO FABRICANTE DO MOTOR, DEVE SER PRÉ-APROVADO

LIGANDO PARA A LINCOLN ELECTRIC COMPANY EM 888-935-3877

D-4MANUTENÇÃO D-4

TESTES GFCI E PROCEDIMENTO DEREINICIALIZAÇÃO

O GFCI deve ser devidamente testado pelo menosuma vez por mês ou sempre que for disparado. Paratestar adequadamente e redefinir o GFCI :

• Se o GFCI disparou, primeiro removacuidadosamente qualquer carga e verificar se hádanos.

• Se o equipamento tiver sido desligado, ele deve serreiniciado.

• O equipamento precisa estar funcionando emmarcha lenta de alta velocidade e adaptaçõesnecessárias feitas no painel de controle para que oequipamento esteja fornecendo pelo menos 80volts para os terminais de entrada do receptáculo.

• O disjuntor para este receptáculo não deve serdisparado. Redefinir se necessário.

• Pressione o botão "Reset" localizado no GFCI. Istoirá garantir o funcionamento normal do GFCI.

• Conecte uma luz de presença (com interruptor"ON/OFF") ou outros produtos (como umalâmpada) dentro do receptáculo de Duplex e ligue oproduto em "ON".

• Pressione o botão "Testar" localizado no GFCI. Aluz de presença ou outro produto deve ir em "OFF"(DESLIGADO).

• Pressione o botão "Reset", novamente. A luz ououtro produto deve ligar em “ON” novamente.

Se a luz ou outro produto permanecem em "ON"quando o botão "Testar" é pressionado, o GFCI nãoestá funcionando adequadamente ou foi instalado deforma incorreta (conectado errado). Se o GFCI nãoestá funcionando corretamente, contate um eletricistaqualificado, certificado que possa avaliar a situação,reconecte o GFCI, se necessário, ou substitua odispositivo.

CLASSIC® 300HE

E-1SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

CLASSIC® 300HE

E-1

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

Este Guia é fornecido para ajudá-lo a localizar ereparar eventuais defeitos da máquina. Basta seguir oprocedimento de três etapas listadas abaixo.

PASSO 1. LOCALIZAR O PROBLEMA (SINTOMA).Olhar na coluna "PROBLEMA (SINTOMAS)". Estacoluna descreve possíveis sintomas que a máquinapode exibir. Veja a lista que melhor descreve osintoma que a máquina está exibindo.

PASSO 2. CAUSA POSSÍVEL.A segunda coluna "CAUSA POSSÍVEL" lista asóbvias possibilidades externas que podem contribuirpara o sintoma da máquina.

PASSO 3. CURSO DE AÇÃO RECOMENDADOEsta coluna fornece um curso de ação para apossível causa, geralmente é entrar em contato como Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln.Se você não entender ou não puder realizar o cursode ação recomendado com segurança, entre emcontato com o representante do Centro deAssistência Técnica Autorizada Lincoln

COMO USAR O GUIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Manutenção e reparo devem ser realizados apenas por pessoal treinado na fábrica Lincoln Electric.Reparações não autorizadas realizadas neste equipamento pode resultar em perigo para o técnico eoperador de máquina e invalidarão a garantia de fábrica. Para sua segurança e para evitar choqueelétrico, por favor, observar todas as instruções de segurança e as precauções ao longo destemanual.

__________________________________________________________________________

AVISO

Utilize pessoal qualificado para realizar o trabalhode solução de problemas. Desligue o motor antesde trabalhar no interior da máquina. Em algunscasos, pode ser necessário remover as proteçõesde segurança para realizar a manutençãonecessária. Remova as proteções somente quandonecessário e coloque de volta quando amanutenção que exigiu sua extração é tiver sidoconcluída. Use sempre o maior cuidado quandotrabalhar perto de peças móveis.

Não coloque as mãos perto do ventilador derefrigeração do motor. Se um problema não puderser corrigido seguindo as instruções, leve amáquina para o Centro de Assistência TécnicaAutorizada Lincoln.

------------------------------------------------------------

AVISO

E-2SOLUÇÃO DE PROBLEMASE-2

CLASSIC® 300HE

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

Observe todas as orientações de segurança detalhadas ao longo deste manual

PROBLEMAS(SINTOMAS)

POSSÍVELCAUSA

AÇÃORECOMENDADA

A máquina não consegue segurara saída (calor) de formaconsistente.

1. Comutador áspero ou sujo.2. As escovas podem ter sido

desgastadas até o limite.3. O circuito de campo pode ter

conexão de resistência variávelou circuito aberto intermitentedevido à conexão solta ou fioquebrado.

4. O cabo do eletrodo ou aconexão do cabo de trabalhopodem ser ruins.

5. O grau errado de escovas podeter sido instalado no gerador.

6. O reostato de campo pode estarcausando mau contato esuperaquecimento

Se todas as áreas de desajustepossíveis recomendadas tiveremsido verif icadas e o problemapersistir, entre em contato com oServiço de Assistência TécnicaAutorizada de Campo Lincoln.

E-3SOLUÇÃO DE PROBLEMASE-3

CLASSIC® 300HE

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

Observe todas as orientações de segurança detalhadas ao longo deste manual

PROBLEMAS(SINTOMAS)

POSSÍVEIS ÁREAS DEDESAJUSTE

AÇÃORECOMENDADA

Soldador l iga, mas não geracorrente.

Arco de solda é alto e salpicaexcessivamente.

Corrente de soldagem muitogrande ou muito pequena emcomparação com a indicação nomostrador.

Arco “sai fora” continuamente.

1. As escovas do gerador ou doexcitador podem estar soltas ouausentes.

2. O excitador pode não estarfuncionando.

3. O circuito de campo do geradorou excitador pode estar aberto.

4. O excitador pode ter perdido aexcitação.

5. O circuito de armadura e campode série podem estar em circuitoaberto.

1. A configuração de corrente podeser muito alta.

2. A polaridade pode estar errada.

1. Saída do excitador baixacausando baixa saída emcomparação com a indicação domostrador.

2. Velocidade de operação muitobaixa ou muito alta.

1. A chave “Seletor de Faixa deCorrente” pode ser ajustada emuma posição intermediária.

Se todas as áreas de desajustepossíveis recomendadas tiveremsido verif icadas e o problemapersistir, entre em contato com oServiço de Assistência TécnicaAutorizada de Campo Lincoln.

E-4SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

CLASSIC® 300HE

E-4

GUIA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO CONTROLEINTERMEDIÁRIO ELETRÔNICO

Com Interruptor de Controle intermediário na posição Auto,O motor não irá retornar para a marcha lenta em aproximadamente 15 segundos

depois de soldar e depois que as cargas auxiliares são removidas

Ajuste o interruptor de controleintermediário para a posição Auto

Verificar a continuidade através do interruptor de controle intermediário

Aberto Fechado

Verifique a tensão no Substituir Interruptor Interruptor de Controle Intermediário de Controle Marcha Lenta

12 VDC 0 VDC

Entre em contato com Substitua a PCB o Centro Kubota de sensor de corrente Conserto de Motor

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

Com Interruptor de Controle intermediário na posição AUTO, o motor não ganha velocidade quando:

O arco é atingido Ambos Carga Auxiliar

1. Verificar a fiação do circuito intermediário.Possíveis problemas são os fios da placa dosensor de corrente invertido no interruptorintermediário ou fios conectadosincorretamente no plugue Molex Sensor deCorrente.

2. Verifique a tensão no interruptor de controleintermediário.

12V 0V

Substitua a PCB Entre em contato com sensor de corrente o Centro Kubota de

Conserto de Motor

E-5SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

CLASSIC® 300HE

E-5

GUIA DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE CONTROLEINTERMEDIÁRIO ELETRÔNICO

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

Verifique se há fios soltos oudesconectados entre seletor de

solda e terminal de saída.

1. Carga muito pequena. Tentecarregar acima de 100Watts.

2. Verifique se há fios soltos oudesconectados que vão dofio preto do excitador aodisjuntor CB2.

E-6SOLUÇÃO DE PROBLEMASE-6

CLASSIC® 300HE

Observe todas as orientações de segurança detalhadas ao longo deste manual

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

PROBLEMAS(SINTOMAS)

POSSÍVELCAUSA

AÇÃORECOMENDADA

O motor não liga.

O motor não pega.

Funcionamento irregular do motor.

O motor para durante a operaçãoe a luz de proteção do motor nãoacende.

O motor para durante a operaçãoe a luz de proteção do motoracende.

1. Falta de combustível.2. Ar misturado no sistema de

combustível.3. Filtro de combustível entupido.4. Suprimento de combustível

irregular e com defeito (problemana bomba injetora).

5. Vela incandescente nãoaquecida.

6. Filtro de ar entupido.7. Nenhuma compressão.8 A luz de proteção do motor está

acesa.

1. Interruptor de ignição comdefeito e ou solenoide da bombainjetora.

2. Insuficiência de carga oudescarga da bateria completa.

3. Viscosidade imprópria do óleo delubrificação.

1. Ar misturado no sistema decombustível.

2. Injeção de combustível irregular(Defeito da bomba injetora decombustível).

3. Filtro de combustível entupido.

4. Governador com defeito.

5. Próprio Motor com defeito.

1. Falta de combustível no tanquede combustível.

2. Filtro de combustível entupido.

3. Ar misturado no sistema decombustível.

4. Função com avaria do motor.

1. Veja os diagnósticos do códigode luz em anexo.

Se todas as áreas de desajustepossíveis recomendadas tiveremsido verif icadas e o problemapersistir, entre em contato com oServiço de Assistência TécnicaAutorizada de Campo Lincoln.

E-7SOLUÇÃO DE PROBLEMASE-7

CLASSIC® 300HE

Observe todas as orientações de segurança detalhadas ao longo deste manual

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

CÓDIGO DE LUZ FALHA DETECTADA CAUSA POSSÍVEL - MEDIDA DE CORREÇÃO

1 LONGO, 1 CURTOS

1 LONGO, 2 CURTOS

1 LONGO, 3 CURTOS

1 LONGO, 4 CURTOS

1 LONGO, 5 CURTOS

2 LONGOS, 1 CURTO

2 LONGOS, 2 CURTOS

2 LONGOS, 3 CURTOS

2 LONGOS, 4 CURTOS

2 LONGOS, 5 CURTOS

2 LONGOS, 6 CURTOS

2 LONGOS, 7 CURTOS

2 LONGOS, 8 CURTOS

RPM É MAIS DE 115% DE RPM NOMINAL (2070 RPM)

BAIXA PRESSÃO DE ÓLEO DETECTADO DURANTE 1 SEGUNDO

TERMINAL "L" ATERRADO NO ALTERNADOR POR 1 SEGUNDO

TEMPERATURA ELEVADA DA ÁGUA DETECTADA DURANTE 1SEGUNDO

NÃO HABILITADOS PARA PRODUTOS LINCOLN

0 RPM É DETECTADO E 12V É DETECTADO NO TERMINAL "L"NO ALTERNADOR

A CORRENTE PARA O ATUADOR ESTÁ FORA DO LIMITE

NÃO HABILITADOS PARA PRODUTOS DE LINCOLN

-50C A TEMPERATURA DA ÁGUA DETECTADA

150C TEMPERATURA DA ÁGUA DETECTADA

0 VOLTS DETECTADOS DO TERMINAL "L" NO ALTERNADORPOR 1 SEGUNDO

MAIS DE 18 VOLTS DETECTADOS NO ALTERNADOR

MENOS DE 4 VOLTS AO SENSOR RPM E/OU ATUADORDETECTADO PELA ECU

ATUADOR ESTÁ PRESO - REMOVA O ATUADOR E VERIFIQUE SE OÊMBOLO PUXA QUANDO ENERGIZADO

BAIXA PRESSÃO DE ÓLEO - VERIFIQUE O NÍVEL DE ÓLEO NA VARETA

INTERRUPTOR DE PRESSÃO DE ÓLEO COM DEFEITO - VERIFIQUE SE OTERMINAL “WK” ESTÁ ABERTO QUANDO O MOTOR ESTÁ EM FUNCIONAMENTO

INTERRUPTOR DE PRESSÃO CONEXÃO AO ÓLEO “WK” PODE ESTARATERRADO - VERIFICAR

CORREIA FROUXA OU QUEBRADA

CONEXÃO AO TERMINAL "L" NO ALTERNADOR TALVEZ EM CURTOCOM A TERRA- VERIFICAR

ALTERNADOR COM DEFEITO - VERIFICAR

QUANTIDADE OU QUALIDADE DO LÍQUIDO DE REFRIGERAÇÃOINCORRETA

INTERRUPTOR DE TEMPERATURA DE ÁGUA COM DEFEITO - VERIFIQUE SETERMINAL “WK” ESTÁ ABERTO QUANDO O MOTOR NÃO ESTÁ FUNCIONANDO

CONEXÃO AO INTERRUPTOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA PODEESTAR ATERRADA - VERIFICAR

SENSOR DE RPM DEFEITUOSO-VERIFICAR SE ESTÁ BEM CONECTADO

ECU COM DEFEITO - VERIFIQUE SE HÁ 12 VOLTS NO CABO DEALIMENTAÇÃO PARA SENSOR DE RPM DA ECU

ATUADOR DEFEITUOSO - VERIFIQUE SE A RESISTÊNCIA DA BOBINA ÉADEQUADA

CABOS AOS ATUADOR PODEM ESTAR ABERTOS OU ATERRADOS -VERIFIQUE

SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA COM FALHAS - VERIFICAR ARESISTÊNCIA ADEQUADA

CABO DO SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA PODE ESTAR ABERTO- VERIFICAR A CONTINUIDADE

SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA COM FALHAS - VERIFICAR ARESISTÊNCIA ADEQUADA

CABO DO SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA PODE ESTARATERRADO - VERIFICAR

CABO AO TERMINAL “L” NO ALTERNADOR PODE ESTAR ABERTO -VERIFIQUE CONTINUIDADE

CORREIA QUEBRADA OU SOLTA - INSPECIONAR

ALTERNADOR COM DEFEITO - VERIFIQUE

BATERIA INCORRETA - INSPECIONE

ALTERNADOR COM DEFEITO - VERIFIQUE

ECU COM DEFEITO -VERIFIQUE SE HÁ 12 VOLTS NAS CONEXÕES AOSENSOR RPM E ATUADOR DO ECU

E-8SOLUÇÃO DE PROBLEMASE-7

CLASSIC® 300HE

Observe todas as orientações de segurança detalhadas ao longo deste manual

Se por qualquer motivo você não compreender os procedimentos de teste ou não puder realizar os testes/reparos com segurança, entre em contatocom o Centro de Assistência Técnica Autorizada Lincoln para obter assistência na solução de problemas técnicos antes de prosseguir.

CUIDADO

PROBLEMAS(SINTOMAS)

POSSÍVELCAUSA

AÇÃORECOMENDADA

Fumaça branca ou azul.

Fumaça Cinza Escuro.

Carregando com defeito.

O motor de arranque nãofunciona.

Luz de Proteção do Motor nãoliga.

Sem alimentação auxiliar.

1. Excesso de óleo do motor.2. Muito baixa viscosidade do óleo

do motor.3. Tempo de injeção com defeito.

1. Combustível inadequado.2. Excesso de injeção.3. Função com avaria do motor.4. Sobrecarga.5. Filtro de ar entupido.

1. Correia do ventilador solta.2. Fiação defeituosa.3. Bateria com defeito.4. Escova do alternador.

desgastada.

1. Fiação solta ou danificada.2. Tensão drenada da bateria.3. Motor de arranque danificado

(incluindo solenoide).

1. Indicador de luz com defeito.2. Fiação defeituosa da luz..3. Unidade de Controle do Motor

com defeito.

1. O GFCI pode ter desarmado.Siga “Procedimento de teste ereinicialização do GFCI” na seçãoMANUTENÇÃO deste manual.

2. Os disjuntores abertos podem terque ser restaurados.

3. Receptáculo defeituoso.4. Fiação do circuito auxiliar com

defeito.

Se todas as áreas de desajustepossíveis recomendadas tiveremsido verif icadas e o problemapersistir, entre em contato com oServiço de Assistência TécnicaAutorizada de Campo Lincoln.

CLASSIC® 300HE

F-1DIAGRAMASF-1

DETA

LLE

DEL C

ONEC

TOR

DE LA

UNI

DAD

DE

CONT

ROL D

EL M

OTOR

BUJÍA

S DE

PR

ECAL

ENTA

MIEN

TO

INIC

IO

BUJÍA

DE

PREC

ALEN

TAMI

ENTO

ALTE

RNAD

OR

INTE

RRUP

TOR

DE IG

NICI

ÓN

BORN

EDE

12V

MOTO

R DE

AR

RANQ

UE

BATE

RÍA

TIER

RA

A BA

SETI

ERRA

AMO

TOR

LOS

COMP

ONEN

TES

DEL P

ANEL

DE

CONT

ROL S

E MU

ESTR

AN V

ISTO

S DE

SDE

ATRÁ

SCA

BLES

CON

ECTA

DOS

A LA

UNI

DAD

DE C

ONTR

OL D

EL M

OTOR

, VEA

EL D

ETAL

LE

CONE

CTAD

O DE

MAN

ERA

NEUT

RAL A

L ARM

AZÓN

NEUT

RE R

ACCO

RDE

AU B

ATÎ

ACTU

ADOR

SENS

OR D

E NI

VEL

DE C

OMBU

STIB

LE

MEDI

DOR

DE C

OMBU

STIB

LE/

HORA

S/LE

DS

PRES

IÓN

DE A

CEIT

ESE

NSOR

E IN

TERR

UPTO

RDE

PRE

SIÓN

DE

ACEI

TEIN

TERR

UPTO

R

INTE

RRUP

TOR

DE T

EMPE

RATU

RA

TRAN

SMIS

OR

DE T

EMPE

RATU

RATE

MPER

ATUR

A DE

L AN

TICO

NGEL

ANTE

SENS

OR D

E TE

MPER

ATUR

ADE

L AGU

ASE

NSOR

DE

VELO

CIDA

D DE

L MOT

OR

TORN

ILLO

DE AT

ERRI

ZAMI

ENTO

CE

RCAN

O A

LOS

MEDI

DORE

S DE

L MOT

OR

RECE

PTÁC

ULO

DE 12

0 VOL

TIOS

PLAT

EADO

R

CARG

A

LÍNEA

TIER

RA E

CALIENTE

BLANCO

INTE

RRUP

TOR

DEL

GOBE

RNAD

OR

CÓDI

GO D

E CO

LOR

DE LO

S CA

BLES

B – N

EGRO

O G

RIS

G – V

ERDE

N- C

AFÉ

R- R

OJO

O RO

SAU-

AZU

LW

_ BLA

NCO

Y –A

MARI

LLO

ANILL

OS D

E DE

SLIZA

MIEN

TO

ANILL

O DE

DESL

IZAMI

ENTO

CE

RCAN

O AL

HIE

RRO

ALTE

RNAD

OR

RECE

PTÁC

ULO

DE 24

0 VOL

TIOS

FUSI

BLE

DE 15

A

DEVA

NADO

S DE

POT

ENCI

A AU

XILIA

R DE

L ALT

.

INTE

RRUP

TOR

SELE

CTOR

TORN

ILLO

DE

ATER

RIZA

MIEN

TO

2 VUE

LTAS

3 VUE

LTAS

REÓS

TATO

NEGA

TIVO

(CC-

)

REÓS

TATO

INTE

RRUP

TOR

DE C

ONTR

OL R

EMOT

OY R

ECEP

TÁCU

LO CAMP

O DE

L DE

RIVA

DOR

CAMP

O DE

SERI

E

BOBIN

AS D

E INT

ERPO

LO

GENE

RADO

R DE

SOLD

ADUR

A

LA PO

SICIÓ

N DE

LA ES

COBIL

LA SE

MUE

STRA

VIS

TA D

ESDE

EL PA

NEL D

E CON

TROL

POSIT

IVO(C

C+) Y

(CV+

CON

W.F.

M.)

CONT

ROL

REM

OTO

(OPC

IONA

L)M

ÓDU

LO D

E AL

IMEN

TACI

ÓN

DE A

LAM

BRE

(OPC

IONA

L)

RESIS

TORE

S

CAJA

DEL

POT

ENCI

ÓMET

RODE

L CON

TROL

REM

OTO

ENCH

UFE P

ARA E

L POT

ENCI

ÓMET

RO

DEL C

ONTR

OL R

EMOT

O

CONE

CTAR

A GA

BINET

E

CONE

CTOR

ES EN

LÍNE

A

PANE

L DE

CONT

ROL

DEL W

.F.M.

CONE

CTE A

TERM

INAL

ES D

E SAL

IDA P

OSITI

VACO

NECT

E AL B

ORNE

SUPE

RIOR

DEL

INTE

RRUP

TOR

SELE

CTOR

PANE

L DE

TERM

INAL

DE

SAL

IDA

DE C

V NE

GATI

VA

CONE

CTE

A PO

RTAE

SCOB

ILLA

NEGA

TIVA

EN LA

MÁQ

UINA

, REM

UEVA

EL E

NCHU

FE “P

10” D

EL C

ONEC

TOR

“J5”.

CONE

CTE

“P5”

EN

EL W

.F.M.

AL C

ONEC

TOR

“J5” E

N LA

MÁQ

UINA

.

ENCH

UFE

P5

CABL

E #8

CABL

E PE

SADO

#2

CABL

E PE

SADO

#2EN

SAMB

LE D

EL TE

RMOS

TATO

DE

250 A

MPS

MÓDU

LO D

EAL

IMEN

TACI

ÓNDE

ALA

MBRE

LA M

ÁQUI

NA N

O DE

BE E

STAR

FUN

CION

ANDO

CUAN

DO S

E HA

GAN

ESTA

S CO

NEXI

ONES

.

NO

TA: E

ste

diag

ram

a é

apen

as p

ara

refe

rênc

ia. E

le p

ode

não

ser e

xato

par

a to

das

as m

áqui

nas

cobe

rtas

por e

ste

man

ual.

O d

iagr

ama

espe

cífic

o de

um

cód

igo

espe

cífic

o es

tá c

olad

opara código 11902

DIAGRAMAS

CLASSIC® 300HE

F-2F-2

SB

DU

LO D

E A

LIM

EN

TAÇ

ÃO

DE

AR

AM

E (O

PC

ION

AL)

608

+

AM

2616

1PR

INT

POS.

NEG. A

QU

INA

DE

VE

ES

TA

R D

ES

LIG

AD

AA

O F

AZ

ER

ES

TA

S C

ON

EX

ÕE

S

*64

TERR

A PA

RA B

ASE

TERR

A

PARA

O MO

TOR

GND-B

60A PA

RAFU

SO D

E CO

NEXÃ

O À

TERR

A PE

RTO

DOS

INDI

CADO

RES

DO M

OTOR

60

VELA

IN

CAND

ESCE

NTE

53

52

INIC

IO

INTE

RRUP

TOR

DE IG

NIÇÃ

O

51A

51B*

212D

*IG

BL

51

ALTERN

ADOR

*94

SENS

OR D

E VE

LOCI

DADE

DO

MOT

OR

*93

SENS

OR

DE TE

MP.

DA Á

GUA

*44

MOTO

R DE

AR

RANQ

UE

41

610

600B

12

48

400D

400E

21ALTE

RNAD

OR

600C

+-

ANÉI

S DE

DESL

IZAME

NTO

ANEL

DE

DESL

IZAME

NTO

MAIS

PER

TO

DO FE

RRO

7A

GND -SRECE

PTÁC

ULO

DE 24

0 V

610A

+ -

215

ACAC

FUSÍ

VEL

15 A

214 EN

ROLA

MENT

OS

ENER

GIA

ALT.

AUX

820

J5P10 60

2

4160

0

REOS

TATO

R

YX

WG

R

VELA

SIN

CAND

ESCE

NTES

PLUG

UE P

ARA

O PO

TENC

IÔME

TRO

DO C

ONTR

OLE

REMO

TO

CONE

CTE

NO G

ABIN

ETE

CAIX

A DE

POT

ENCI

ÔMET

RO

DE C

ONTR

OLE

REMO

TO

RESI

STOR

ES

CO

NT

RO

LE

RE

MO

TO

(OP

CIO

NA

L)

YX

BG

W

NU

YW

*FIOS

CONE

CTAD

OS N

A UN

IDAD

E DE

CON

TROL

E DO

MOT

OR, C

ONSU

LTE

DETA

LHE

NEUT

RE R

ACCO

RDE

AU B

ATI.

NEUT

RO LI

GADO

NA

ESTR

UTUR

A

COMP

ONEN

TES

DO P

AINE

L DE

CONT

ROLE

MOS

TRAD

OR C

OMO

VIST

OS D

A PA

RTE

TRAS

EIRA

CÓDI

GO D

E CO

RES

DOS

FIOS

B - P

RETO

O

U CI

NZA

G - V

ERDE

N - M

ARRO

M

R - V

ERME

LHO

O

U RO

SAU

- AZU

LY

- AMA

RELO

*56

*57

ATUA

DOR

*844

AIN

TERR

UPTO

R DE

MAR

CHA

LENT

A

844

*60E

*60F

DETA

LHE

CONE

CTOR

DA

UNI

DADE

DE

CONT

ROLE

DO

MOT

OR

RECE

PTÁC

ULO

E IN

TERR

UPTO

R DE

CO

NTRO

LE R

EMOT

O

MOV

BATERÍA

*69

50

18

56

93 60F58 69

51B

61

60E

44

212D

6454

94

844A

57

110

263425179

20A

CB1

48400E

CB2

15A

7A

6A81

9

11A

PRAT

ARECE

PTÁC

ULO

DE 12

0 V

+

AC

-

-AC

Y

N

UU

N

W

602C

612

LINHA

CARG

A

GFCI

QUENTE

BRANCO

6C

6B7B

212APR

ESSÃ

O DE

ÓLE

O

43200

5L

212B

5M

TEMP

ERAT

URA

DO LÍ

QUID

O DE

RES

FRIA

MENT

O

41

41

41

J53

J52

J51

LEDS

CO

MBUS

TÍVE

L/HO

RA/M

EDID

OR

SENS

ORINTE

RR

UP

TOR

INTE

RRUP

TOR

E SE

NSOR

DE

PRE

SSÃO

DO

ÓLEO

5SSE

NSOR

DE N

ÍVEL

DE C

OMBU

STÍVE

L

229

5J

841

212H

GWK

INTE

RRUP

TOR

TEMP

.

SENS

OR

EMIS

SOR

DE T

EMP.

*54

*58 *6

1

212E

12V

TERM

INAL

64A

PARA

FUSO

TE

RRA

NEGA

TIVO

(CC-

)PO

SITIVO

(CC+

) E (C

V+ C

OM

W.F.

M)

��

��

BOBI

NAS

INTE

RPOL

O

CAMP

O DE

DE

RIVA

ÇÃO

POSIÇ

ÃO D

AS ES

COVA

S MOS

TRAD

A CO

MO VI

STO

DO PA

INEL

DE

CONT

ROLE

GERA

DOR

DE SO

LDAG

EMES

TRAN

GULA

DOR

CLA

SS

IC 3

00H

E K

UB

OTA

WIR

ING

DIA

GR

AM INTE

RRUP

TOR

DE S

ELEÇ

ÃO90

-MIN

130-

8019

0-12

024

0-16

022

0 - M

AX

CAMP

O DE

SÉR

IE

610B

212

212G212K

W

42

602B

-

J3

J2J1

1

41

4

1

BW

7CGN

D -E

11B

841

842

Y2

Y2

206

SENS

OR D

E CA

RGA

12

34

5

A

57

1110

98

64

32

1

CONE

CTOR

ES EM

LINH

A

PAIN

EL D

ECO

NTRO

LEW.

F.MCO

NECT

E AO

TERM

INAL

DE S

AÍDA P

OS.

CONE

CTE A

O TE

RMIN

AL S

UPER

IOR

DO IN

TERR

UPTO

R DE

SEL

EÇÃO

CV N

EGAT

IVO

PAIN

ELDO

TERM

INAL

DE

SAÍ

DA

CONE

CTE

AO S

UPOR

TE

DE E

SCOV

A NE

G.

NA M

ÁQUI

NA, R

EMOV

A O

PLUG

UE “P

10”D

O CO

NECT

OR “J

5”.

CONE

CTE

O “P

5”NO

W.F.

M AO

CON

ECTO

R “J5

”DA

MÁQU

INA.

PLUG

UE P

5

FIO

NÚM.

8

FIO

PESA

DO N

ÚMER

O 2

FIO

PESA

DO N

ÚMER

O 2

CONJ

UNTO

DO

TERM

OSTA

TO D

E 25

0 AMP

MÓDU

LO D

EAL

IMEN

TACI

ÓNDE

ALA

MBRE

NO

TA: E

ste

diag

ram

a é

apen

as p

ara

refe

rênc

ia. E

le p

ode

não

ser e

xato

par

a to

das

as m

áqui

nas

cobe

rtas

por e

ste

man

ual.

O d

iagr

ama

espe

cífic

o de

um

cód

igo

espe

cífic

o es

tá c

olad

opara código 12684

F-3DIAGRAMASF-3

CLASSIC® 300HE

S10

766-

16A.0

2

24.2

5

37.1

2

62.7

5

4.00

4.00

23.0

0

8.70

41.6

63.

35

57.8

0

FU

RO

DE

MO

NT

AG

EM

.56

FU

RO

DE

MO

NT

AG

EM

.56

N.B

.N

.B.

N.A

.

NO

TA

S:

N.A

. CE

NT

RO

DE

GR

AV

IDA

DE

CO

M Ó

LEO

E Á

GU

A N

O M

OT

OR

, MA

S S

EM

CO

MB

US

TÍV

EL

N.B

. FU

RO

S D

E M

ON

TA

GE

M D

E R

EB

OQ

UE

DE

0.5

6

20.6

2

18.5

0

40.7

545

.50

26.0

0

13.5

0

PA

INE

L D

E C

ON

TR

OLE

WARNING

AVISO DEPRECAuCION

ATTENTION

WARNuNG

ATENÇÃO

Spanish

French

German

Portuguese

Japanese

Chinese

Korean

Arabic

READ AND UNDERSTAND THE MANUFACTURER’S INSTRUCTION FOR THIS EQUIPMENT AND THE CONSUMABLES TO BEUSED AND FOLLOW YOUR EMPLOYER’S SAFETY PRACTICES.

SE RECOMIENDA LEER Y ENTENDER LAS INSTRUCCIONES DEL FABRICANTE PARA EL USO DE ESTE EQUIPO Y LOSCONSUMIBLES QUE VA A UTILIZAR, SIGA LAS MEDIDAS DE SEGURIDAD DE SU SUPERVISOR.

LISEZ ET COMPRENEZ LES INSTRUCTIONS DU FABRICANT EN CE QUI REGARDE CET EQUIPMENT ET LES PRODUITS AETRE EMPLOYES ET SUIVEZ LES PROCEDURES DE SECURITE DE VOTRE EMPLOYEUR.

LESEN SIE UND BEFOLGEN SIE DIE BETRIEBSANLEITUNG DER ANLAGE UND DEN ELEKTRODENEINSATZ DES HER-STELLERS. DIE UNFALLVERHÜTUNGSVORSCHRIFTEN DES ARBEITGEBERS SIND EBENFALLS ZU BEACHTEN.

l Do not touch electrically live parts orelectrode with skin or wet clothing.

l Insulate yourself from work andground.

l No toque las partes o los electrodosbajo carga con la piel o ropa moja-da.

l Aislese del trabajo y de la tierra.

l Ne laissez ni la peau ni des vête-ments mouillés entrer en contactavec des pièces sous tension.

l Isolez-vous du travail et de la terre.

l Berühren Sie keine stromführendenTeile oder Elektroden mit IhremKörper oder feuchter Kleidung!

l Isolieren Sie sich von denElektroden und dem Erdboden!

l Não toque partes elétricas e elec-trodos com a pele ou roupa molha-da.

l Isole-se da peça e terra.

l Keep flammable materials away.

l Mantenga el material combustiblefuera del área de trabajo.

l Gardez à l’écart de tout matérielinflammable.

l Entfernen Sie brennbarres Material!

l Mantenha inflamáveis bem guarda-dos.

l Wear eye, ear and body protection.

l Protéjase los ojos, los oídos y elcuerpo.

l Protégez vos yeux, vos oreilles etvotre corps.

l Tragen Sie Augen-, Ohren- und Kör-perschutz!

l Use proteção para a vista, ouvido ecorpo.

WARNING

AVISO DEPRECAuCION

ATTENTION

WARNuNG

ATENÇÃO

Spanish

French

German

Portuguese

Japanese

Chinese

Korean

Arabic

LEIA E COMPREENDA AS INSTRUÇÕES DO FABRICANTE PARA ESTE EQUIPAMENTO E AS PARTES DE USO, E SIGA ASPRÁTICAS DE SEGURANÇA DO EMPREGADOR.

l Keep your head out of fumes.l Use ventilation or exhaust to

remove fumes from breathing zone.

l Los humos fuera de la zona de res-piración.

l Mantenga la cabeza fuera de loshumos. Utilice ventilación oaspiración para gases.

l Gardez la tête à l’écart des fumées.l Utilisez un ventilateur ou un aspira-

teur pour ôter les fumées des zonesde travail.

l Vermeiden Sie das Einatmen vonSchweibrauch!

l Sorgen Sie für gute Be- undEntlüftung des Arbeitsplatzes!

l Mantenha seu rosto da fumaça.l Use ventilação e exhaustão para

remover fumo da zona respiratória.

l Turn power off before servicing.

l Desconectar el cable de ali-mentación de poder de la máquinaantes de iniciar cualquier servicio.

l Débranchez le courant avant l’entre-tien.

l Strom vor Wartungsarbeitenabschalten! (Netzstrom völlig öff-nen; Maschine anhalten!)

l Não opere com as tampas removidas.l Desligue a corrente antes de fazer

serviço.l Não toque as partes elétricas nuas.

l Do not operate with panel open orguards off.

l No operar con panel abierto oguardas quitadas.

l N’opérez pas avec les panneauxouverts ou avec les dispositifs deprotection enlevés.

l Anlage nie ohne Schutzgehäuseoder Innenschutzverkleidung inBetrieb setzen!

l Mantenha-se afastado das partesmoventes.

l Não opere com os paineis abertosou guardas removidas.

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO CLIENTE Os negócios da The Lincoln Electric Company são afabricação e venda de equipamentos de soldagem dealta qualidade, consumíveis e equipamentos de corte.Nosso desafio é atender as necessidades de nossosclientes e superar suas expectativas. Em alguns casos,os compradores podem pedir para a Lincoln Electricconselhos ou informações sobre o uso de nossosprodutos. Nós respondemos nossos clientes com basenas melhores informações de nossa posse naquelemomento. A Lincoln Electric não está em condições degarantir ou afiançar tais pareceres e não assumequalquer responsabilidade em relação a taisinformações ou conselhos. Nós negamosexpressamente qualquer garantia de qualquer tipo,incluindo qualquer garantia de adequação para opropósito específico de qualquer cliente, com respeitoa tais informações ou conselhos. Por uma questão deconsideração prática, também não podemos assumirqualquer responsabilidade pela atualização oucorreção de tais informações ou conselhos uma vezdados, nem o fornecimento de informações ouconselhos criam, expandem ou alteram qualquergarantia em relação à venda de nossos produtos.A Lincoln Electric é um fabricante compreensível, masa seleção e uso de produtos específicos vendidos pelaLincoln Electric está exclusivamente sob controle econtinua sendo exclusiva responsabilidade do cliente.Muitas variáveis além do controle da Lincoln Electricafetam os resultados obtidos na aplicação desses tiposde métodos de fabricação e requisitos de serviço.Sujeito a Mudança - Esta informação é precisa aomelhor de nossos conhecimentos no momento daimpressão. Consulte www.lincolnelectric.com paraobter informações atualizadas.