Mais conhecimentos sobre gestão de garagem - Grupo VIP · lidar com as emoções através atitudes...

4
Publicação Interna do Grupo VIP Ano 13 • nº 70 • julho-agosto 2017 Em julho, gestores de Manutenção e de Operação de Tráfego participaram do treinamento sobre Gestão de Garagem, ministrado pelo professor Ângelo Fêde, na SPTrans. Foram transmitidos conhecimentos essenciais sobre os serviços e os processos operacionais envolvidos. Além disso, foi enfatizada a importância de que os setores Administrativo, de Manutenção e de Operação do Tráfego trabalhem em equipe para ter maior eficiência. Com algumas adequações, o mesmo treinamento foi multiplicado para os profissionais da Manutenção e da Operação de todas as unidades do Grupo. Mais conhecimentos sobre gestão de garagem Trocando experiências Colaboradores do Grupo VIP na SPTrans: treinamento intenso trouxe muita informação e aprendizado Equipes das unidades Iguatemi (acima) e Imperador: aprimorando conhecimentos

Transcript of Mais conhecimentos sobre gestão de garagem - Grupo VIP · lidar com as emoções através atitudes...

Publicação Interna do Grupo VIPAno 13 • nº 70 • julho-agosto 2017

Em julho, gestores de Manutenção e de Operação de Tráfego participaram do treinamento sobre Gestão de Garagem, ministrado pelo professor Ângelo Fêde, na SPTrans. Foram transmitidos conhecimentos essenciais sobre os serviços e os processos operacionais envolvidos. Além disso, foi enfatizada a importância de que os setores Administrativo, de Manutenção e de Operação do Tráfego trabalhem em equipe para ter maior efi ciência.Com algumas adequações, o mesmo treinamento foi multiplicado para os profi ssionais da Manutenção e da Operação de todas as unidades do Grupo.

Mais conhecimentos sobre gestão de garagem

Trocando experiências

Colaboradores do Grupo VIP na SPTrans: treinamento intenso trouxe muita informação e aprendizado

Equipes das unidades Iguatemi (acima) e Imperador: aprimorando conhecimentos

2

Violência contra a mulher é tema de palestra

Palestra aprofundou conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha e a importância da construção de uma cultura de não violência

No dia 09 de agosto, a delegada Juliana L. Bussacos, da 6ª Delegacia de Defesa da Mulher, ministrou uma palestra na unidade Pinedo. Falando sobre violência contra a mulher, ela ajudou a estimular a refl exão sobre o tema.A palestrante explicou os tipos e ciclos de violência, destacou as difi culdades em romper os laços afetivos com o agressor e citou os órgãos de proteção à mulher criados pela Lei Maria da Penha. Mostrou também como pedir ajuda pela Central de Atendimento à Mulher (180) e pelo telefone 190 (Central de Atendimento da Polícia Militar), assim como as formas de registrar queixa na Delegacia da Mulher.

ExpedientePublicação interna do Grupo VIP

Distribuição Interna e Gratuita

Endereço: Rua José de Alencar, 25 – Brás – 03052-020

Responsáveis: André Prestes/Ricardo Mendonça Fojoe-mail: [email protected]

Textos: Cris� na Bragato

Produção: Editora CLAe-mail: [email protected]

Impressão: OM Editorial

Tiragem: 8.500 exemplares

Contribuíram espontaneamente nesta edição: Douglas Ferreira da Silva, coordenador de T&D e a equipe; Lucélia Ribeiro, analista de RH Júnior; Maria Cecília S. Meira, coordenadora de R&S e a equipe; Margarete de Souza, coordenadora do Serviço Social e a equipe; os técnicos de Segurança do Trabalho: José Rodrigues Lima (Iguatemi); William Nunes Santana (Itaim) e Elias Teixeira (Imperador) e todos os demais colaboradores citados nas matérias.

Projeto

Novos ônibus: mais conforto e qualidade No último dia 15 de agosto, começaram a operar 10 novos ônibus superarticulados na linha 675-L (Terminal Santo Amaro - Metrô Santa Cruz). Com tecnologia avançada que garante acessibilidade a pessoas com defi ciência e com mobilidade reduzida, esses novos veículos atenderão os clientes com mais conforto e qualidade. Além disso, oferecem recursos como espaço reservado para o transporte de

bicicletas em horários específi cos. A linha passa por pontos estratégicos como as Avenidas Vereador José Diniz e Ibirapuera e atende hospitais como Servidor Público Estadual, AACD e São Paulo.

A primeira turma do Projeto Espaço Aberto, da Zona Leste, encerrou seus encontros com resultados muito positivos. O principal deles foi o desenvolvimento de um processo de sensibilização, prevenção para a dependência e tratamento. Na Zona Sul, a primeira turma iniciou suas atividades no dia 17 de agosto.

"Participaram colaboradores que estavam em vários estágios da dependência. Isso não atrapalhou o trabalho. Pelo contrário, ajudou a incentivar os que estavam começando. Chegaram negando, observando e com muitas esperanças. Ao longo dos encontros, os que negavam já tinham a percepção da importância do tratamento e alguns tomaram a atitude de solicitar internação. Os observadores agradeceram à empresa por mais uma oportunidade e, por fi m, os que já perderam a família e a saúde resgataram a sua confi ança de que, mesmo com recaídas, podem ter novas chances em suas vidas. Nosso propósito é mostrar que é possível. São pequenos passos na direção certa e foi isso que vimos", afi rmam Margarete de Souza, coordenadora do Serviço Social, e Lucélia Ribeiro, analista de RH júnior.

Os colaboradores que enfrentam problemas com álcool e/ou outras drogas e estão interessados em participar do projeto – que garante confi dencialidade – devem procurar o Serviço Social da sua unidade.

3

Qualifi cando Brigadistas

Segurança pessoal e cuidados com o meio ambiente

Para exercer a função de brigadistas, colaboradores de diversas áreas das unidades Brás, A.E. Carvalho, Imperador, Itaim e Iguatemi participaram do curso de formação da Brigada de Combate a Incêndio, ministrado pela empresa Seconst. O treinamento contou com orientação teórica e prática de medidas de proteção contra incêndio, técnicas de primeiros socorros e uso de EPIs (Equipamentos de proteção individual).Foram realizadas dinâmicas e simulações sobre os procedimentos no caso de surgimento de foco de incêndio.

Brigadistas participam de treinamento prático

No fi nal de junho o instrutor Luiz Paulo e o técnico de Segurança Gilmar Sobral Costa ministraram treinamento teórico e prático aos socorristas da unidade M´Boi Mirim. O tema foi como proceder em caso de vazamento de produtos químicos, de forma a proteger o meio ambiente. Além de destacar a importância do uso correto de EPIs e EPC (Equipamentos de proteção individual e coletivo). O mesmo treinamento foi ministrado no fi nal de julho pelo instrutor Anderson Bernardes, da unidade A.E. Carvalho, a colaboradores de áreas como Manutenção e Serviços Gerais, assim como a manobristas de pátio.

Colaboradores da unidade A.E. Carvalho (acima) e M. Boi Mirim

Nos meses de julho e agosto, foram realizados treinamentos de PCO – Plano de Contenção de Ocorrências. Esse é um procedimento que visa padronizar os processos de manutenção preventiva relacionados à segurança veicular. Foi enfatizada a importância de uma manutenção de qualidade, para evitar acidentes e falhas durante a operação dos veículos da frota. Participaram desses treinamentos mecânicos, borracheiros, torneiros mecânicos, socorristas e aprendizes.

Padronizando procedimentos de manutenção

4

Camilla Barcellos, analista de Recursos Humanos Júnior

Saúde mental: vale a pena cuidar!

Quando falamos de saúde mental, estamos falando de relações humanas mais leves, de qualidade de vida, de autoconhecimento, de amor próprio, de responsabilidade consigo mesmo e de fazer escolhas melhores. Precisamos e temos o dever de cuidar de nossas emoções e sentimentos. Um bom estado de saúde mental é quando conseguimos lidar com as emoções através atitudes mais positivas.Abaixo estão algumas dicas para cuidar de sua saúde mental:

1. Durma bem, tirando um tempo adequado para ter boas horas de sono;2. Alimente-se adequadamente. Isso o ajudará a aguentar as atividades do seu dia a dia;3. Pratique alguma atividade física, assim sentirá mais disposição e sensação de bem-estar;4. Dedique tempo às pessoas que são importantes para você;5. Encontre atividades que te tragam prazer e alegria, como ir ao cinema, viajar, ouvir música,

dançar etc;6. Abra mão de atividades rotineiras que te tragam tédio e estresse. Busque inovar e ter

criatividade em suas horas livres;7. O uso de certas substâncias também deteriora a saúde mental. Não consuma drogas!8. Trace pequenas metas na sua vida. Isso fará com que você consiga organizar-se e enxergar

melhor os resultados;9. Frustração e desmotivação não ajudam a lidar com as situações. Evite-as;10. Busque aceitar-se em suas fragilidades e amar-se pelo que você é. Isso é a base para sustentar a

autoconfi ança. Se ainda assim, sentir-se desmotivado, angustiado e pouco feliz com sua vida, busque a ajuda de um profi ssional especializado, que irá te ajudar a lidar com essas questões.

Cada vez mais

conectado

Siga-nos no Instagram e fi que por dentro das novidades.

Compartilhe com seus amigos e familiares.

Interaja conosco!

@consorcioplus

Formando auditores

Em julho, a instrutora Kátia Regina Ferrari, da DQS do Brasil, ministrou o curso de formação para novos auditores internos, com foco na norma ISO 14001:2015. Os demais auditores da empresa também passaram pelo mesmo treinamento, atualizando-se sobre os novos requisitos do Sistema de Gestão Ambiental da norma.

Auditores internos bem preparados

Desenvolver RH