Maiolino 2C15

20

Transcript of Maiolino 2C15

Page 1: Maiolino 2C15
Page 2: Maiolino 2C15

Anna Maria Maiolino, nasceu em Scalea, Itália 1942 .

Gravadora pintora, escultora, artista multimídia e desenhista.

Page 3: Maiolino 2C15

. Muda-se em 1954, devido à escassez provocada pelo pós-guerra, para Caracas, Venezuela, onde estuda na Escola de Artes Plásticas Cristóbal Rojas entre 1958 e 1960

Transfere-se para o Brasil em 1961, onde inicia o curso de gravura em madeira na Escola Nacional de Belas Artes

Em 1967, participa da “Nova Objetividade Brasileira” que, entre outros preceitos, propunha a superação do quadro de cavalete em favor do objeto, sendo organizada por críticos e artistas, entre eles Hélio Oiticica.

Estuda no Pratt Graphic Center, em Nova York. Começa a trabalhar com diversas mídias, como a instalação, a fotografia e filmes.

Page 4: Maiolino 2C15

Instalação

Page 5: Maiolino 2C15

Participa, em Curitiba, do 1º Festival do Filme Super-8, premiada com o filme ”In-Out Antropofagia”, seu primeiro trabalho em vídeo.

Na década de 1980, começa a trabalhar com a argila por influência do artista argentino Victor Grippo. Em 1990, recebe o prêmio de melhor mostra do ano, da Associação Brasileira de Críticos de Arte - ABCA

Page 6: Maiolino 2C15

Série "Leonardo 1"Luster sobre papel100 x 50 cm

Piccolo Mondo - Fotopoemação

Page 7: Maiolino 2C15

Nos anos 70, parte com o marido e os filhos para Nova Iorque, onde convive com o ambiente das artes visuais da cidade naquele período, muito voltado para as artes Minimal e Conceitual. A partir das diferentes influências absorvidas, Maiolino criou uma linguagem singular cuja principal característica é trabalhar com elementos do acaso e da repetição da diferença, que é mais evidente nos seus desenhos e na sua obra escultórica. Maiolino é uma das primeiras vídeo-artistas brasileiras e só recentemente seus filmes foram aceitos e compreendidos.

Esta série de obras, além de se constituírem em desafios de labor poético, são também instrumentos eficientes de inovação e de liberdade. São a elaboração do ver o entorno: uma forma de pensar as coisas do mundo, na tentativa de transformar o que vivemos em consciência, em um movimento operacional poético da conduta

CaracterísticasCaracterísticas

Page 8: Maiolino 2C15
Page 9: Maiolino 2C15
Page 10: Maiolino 2C15

2004/2008 Moulded plaster and bronze sculptures and metal table. Signed, titled, numbered of three and dated 'La serie Continuous Anna Maria Maiolino 2004/2008' on the underside of each sculpture.

Page 11: Maiolino 2C15

 "Continuous" 

Page 12: Maiolino 2C15

1989 gesso, cimento, óleo e grafite

Page 13: Maiolino 2C15

(Buraco Negro , 1974) Desenho, objeto, papéis sobrepostos, rasgos

Coleção Gilberto Chateaubriand - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (RJ)

Page 14: Maiolino 2C15

Participa da exposição HMST. 4 Instalações e 4 Artistas, no Paço das Artes, em São Paulo, Brasil. Apresenta, pela primeira vez, a instalação Entrevidas, que consiste de um espaço com o piso ocupado com 70 dúzias de ovos naturais de galinha, gerando tensão entre eles e os visitantes, que caminham neste campo minado de fragilidades de vidas, em um reconhecimento de território. Esta instalação é concebida no momento particular da vida política, da abertura democrática. A obra fala de perigo, morte, resistência, fecundação, continuidade, vida.

Page 15: Maiolino 2C15

 Anna faz parte de um Artist's Space, na Aliança Francesa do Rio de Janeiro, filial de Botafogo. Este espaço surge da vontade de um grupo de artistas cariocas, por ocasião da abertura política. Os artistas, sensibilizados pelo passado, sentem-se inseguros diante do futuro e querem discutir livremente as questões referentes à produção artística do momento, além de realizar exposições. Maiolino monta nesse espaço a instalação Feijão & Arroz, uma analogia entre vida e morte, comida e fome, morte e ressurreição.  Remonta a instalação Feijão & Arroz, no Núcleo de Arte Contemporânea - NAC, da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Page 16: Maiolino 2C15

Abstração política

Poderíamos estipular, seguindo Pignatari, que na abstração interessa o que não é abstração, e que, em muitas obras de raiz latino-americana, na abstração interessa mais a política. Longe das colocações depuradas do modernismo europeu e norte-americano. Na exposição Desenho das Ideias permite abordar a abstração como uma resposta concreta a circunstâncias políticas maiores, ante as quais o artista se posiciona e enuncia, conforme o caso, uma resistência ou uma denúncia.

 A artista plástica Ana Maria Maiolino integra o projeto Ao redor de 4´33´´ com a obra sonora Estado de exceção. A artista define seu trabalho com uma única frase: “Som de uma voz masculina que se encontra em estado de exceção”.

Page 17: Maiolino 2C15
Page 18: Maiolino 2C15

Ampla e com muitas obras, 29ª Bienal de São Paulo se prepara para abrir

...“Nos artistas de mais amplo lastro histórico, Anna Maria Maiolino, Antonio Manuel e o grupo Rex estão bem representados -- a sala do Rex, de artistas como Wesley Duke Lee (1931-2010) e José Resende, inédita em âmbito nacional, é um alento na pesquisa das artes plásticas brasileiras. “...

Page 19: Maiolino 2C15

20 de Setembro de 2010 – VEJA

Arroz e Feijão

Obra de 1979 da italiana Anna Maria Maiolino, em que os grãos germinam nos pratos durante a exposição. A instalação é tida como um dos principais trabalhos da artista.

Page 20: Maiolino 2C15

Jéssica Uchôas

Carolina dos Santos

Bruno

Mariana

Eduardo

2C15 Artes