Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

16
JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA Belo Horizonte . Ano IV . nº 32 . Abril / Maio de 2012 NESTA EDIÇÃO: 2 CONTAGEM 4 CIDADE NOVA PAMPULHA FLORESTA LICEU 6 8 10 12 14 CORAÇÃO EUCARÍSTICO NOVA SUÍÇA Maria, Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria Silenciosa, sabe escutar os pedidos de seus filhos, porque em um momento doloroso de sua vida escutou o que Ele disse: “Eis aí sua mãe.” Conheceu a dor mais pro- funda que uma mãe pode sentir: ver seu filho morto, sozinho e desamparado. Carregando-o nos braços, compartilha todas as do- res do mundo, solidariza-se pro- fundamente com o sofrimento da humanidade. Ela é a mulher das dores e é também das alegrias. Experimen- tou o nascimento de seu filho, como todas as mães; acompa- nhou passo a passo a trajetória de sua vida; percebia a cada dia que ele crescia em sabedoria e graça; guardava no seu coração a certe- za de que ele deveria se ocupar das coisas do Pai. Maria, mulher firme, corajo- sa, paciente em sua missão. Fiel ao plano de Deus, participou do mistério do nascimento, vida, morte e Ressurreição de seu fi- lho, confiante nas promessas do Pai. O Segundo Testamento é si- lencioso sobre Maria, embora o evangelista Lucas narre a infância de Jesus e apresente-nos Maria como aquela que guardava as coi- sas em seu coração e apresente- -a também, como testemunho do significado teológico da vida de Jesus. Quando Lucas narra a in- fância de Jesus, ele conta com o testemunho de Maria. O evangelista Mateus acres- centa – ao que Marcos diz no relato do momento em que Maria procura Jesus, após terem afir- mado a bondade de seu filho ela se apresenta como mãe de Jesus. Mateus apresenta Maria como virgem e esposa de José. O evangelista João nunca a chama de Maria, porque ou- tras mulheres, com esse mesmo nome, conviviam com Jesus, João a chama de Mãe de Jesus. Mar- cos apresenta o nome de Maria apenas uma vez; Mateus cinco vezes; Lucas treze vezes, doze no seu evangelho e uma nos Atos dos Apóstolos. Foi João que, diante do pe- dido de Jesus agonizante, recebe Maria como sua própria mãe. O que João fala sobre a Mãe de Jesus não tem importância pelo número de vezes em que ela é citada em seu evangelho, mas sim pela força do significado pro- fundo dessas citações. João cita-a no início do minis- tério público de Jesus (nas Bodas de Caná) e na cena do Calvário. Ela é: “Mulher vestida de Sol, pisando a lua, coroada de Estre- la”. Ela é a Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, Mãe de todos os homens. Pe. Luiz Cezar Antunes da Silva

Transcript of Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

Page 1: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

JORNAL DO

COLÉGIO SANTA MARIA

Belo Horizonte . Ano IV . nº 32 . Abril / Maio de 2012

NESTA EDIÇÃO:

2CONTAGEM

4

CIDADE NOVA

PAMPULHA FLORESTA

LICEU 6

8

10

12

14

CORAÇÃO EUCARÍSTICO

NOVA SUÍÇA

Maria, Mãe da Igreja e Padroeira do

Colégio Santa MariaSilenciosa, sabe escutar os

pedidos de seus filhos, porque em um momento doloroso de sua vida escutou o que Ele disse: “Eis aí sua mãe.”

Conheceu a dor mais pro-funda que uma mãe pode sentir: ver seu filho morto, sozinho e desamparado. Carregando-o nos braços, compartilha todas as do-res do mundo, solidariza-se pro-fundamente com o sofrimento da humanidade.

Ela é a mulher das dores e é também das alegrias. Experimen-tou o nascimento de seu filho, como todas as mães; acompa-nhou passo a passo a trajetória de sua vida; percebia a cada dia que ele crescia em sabedoria e graça; guardava no seu coração a certe-za de que ele deveria se ocupar das coisas do Pai.

Maria, mulher firme, corajo-sa, paciente em sua missão. Fiel ao plano de Deus, participou do mistério do nascimento, vida, morte e Ressurreição de seu fi-lho, confiante nas promessas do Pai.

O Segundo Testamento é si-lencioso sobre Maria, embora o evangelista Lucas narre a infância de Jesus e apresente-nos Maria como aquela que guardava as coi-sas em seu coração e apresente--a também, como testemunho do significado teológico da vida de

Jesus. Quando Lucas narra a in-fância de Jesus, ele conta com o testemunho de Maria.

O evangelista Mateus acres-centa – ao que Marcos diz no relato do momento em que Maria procura Jesus, após terem afir-mado a bondade de seu filho ela se apresenta como mãe de Jesus. Mateus apresenta Maria como virgem e esposa de José.

O evangelista João nunca a chama de Maria, porque ou-tras mulheres, com esse mesmo nome, conviviam com Jesus, João a chama de Mãe de Jesus. Mar-cos apresenta o nome de Maria apenas uma vez; Mateus cinco vezes; Lucas treze vezes, doze no seu evangelho e uma nos Atos dos Apóstolos.

Foi João que, diante do pe-dido de Jesus agonizante, recebe Maria como sua própria mãe.

O que João fala sobre a Mãe de Jesus não tem importância pelo número de vezes em que ela é citada em seu evangelho, mas sim pela força do significado pro-fundo dessas citações.

João cita-a no início do minis-tério público de Jesus (nas Bodas de Caná) e na cena do Calvário.

Ela é: “Mulher vestida de Sol, pisando a lua, coroada de Estre-la”.

Ela é a Mãe de Jesus, Mãe da Igreja, Mãe de todos os homens.

Pe. Luiz Cezar Antunes da Silva

Page 2: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

2

Acolher os alunos no início de um novo ano letivo é tarefa que exige muito de todos que trabalham no ambiente escolar, esse espaço tão especial de aprendizagem da convivência no mundo público, na coletividade.

Os novatos são recebidos de forma diferenciada: os peque-ninos, com muito colo, afeto, carinho e novidades; os maiores, com breves reuniões de orientação aliadas à alegria curiosa e receptiva dos veteranos. Em poucos dias, tudo já se torna natural e a escola segue realizando seu desafiador trabalho educativo.

Ao longo da primeira quin-zena de março são realizadas as reuniões da Direção e Coor-denação com todas as famílias dos alunos.

Nessa oportunidade mos-tramos os avanços e os de-safios para aprimoramento do ensino e da aprendizagem.

Para a Educação Infantil, criamos um espaço de espera. Assim, pais ou responsáveis assistem a reunião tranqüilos enquanto as crianças se diver-tem acompanhadas de funcio-nários da Unidade.

A professora Tatiana, de Artes, ensinou a técnica da Monotipia para os alunos do sexto ano. Nessa atividade se obtém uma gravura pintando a imagem em uma superfície plana, lisa e transferindo-a, por pressão com a mão, rolo de borracha ou prensa, para papel ou pano.

Eles fizeram a impressão utilizando gua-che sobre papel com matriz de plástico. Os resultados foram belíssimos e muito criativos.

1.º ENCONTRO COM AS FAMÍLIAS MONOTIPIA

Já está funcionando a nova cantina do Liceu. Os alunos a aprovaram com muito entusiasmo.

NOVA CANTINA

RECEPÇÃO ACOLHEDORA Errata

A última visita de Bartolomeu Que-roz na unidade Liceu, como consta na página 3 da última edição do Jornal do Colégio Santa Maria, foi em outubro de 2011 e não 2012 como é citado na no-tícia.

Também na última edição, página 16, o Encontro Pedagógico 2012, acon-teceu em fevereiro, e não em março.

A foto da notícia “O 1º Ano e a Al-fabetização” não corresponde à mesma.

L

ICEU

Page 3: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

3

L

ICEU

Aproveitamos este princípio de atividades para refletir com toda a comunidade escolar as seguintes idéias discutidas no Liceu:

Votos pela Educação em 2012*Levantando as expectativas dos alunos, professores e pais que co-

mentaram e refletiram, criticando e analisando a educação praticada nos nossos dias e, claro, compartilhando dessas ideias e acrescentando algumas que são específicas do Liceu, apresentamos nossos votos para esse ano.

O Día de San Valentín é parecido com o nos-so 12 de junho, Dia dos Namorados. Mas a co-memoração de San Valentín envolve a troca de mensagens, presentes, flores, doces, chocolates também entre amigos e familiares, não somente entre os namorados.

HISTÓRIA: existem muitas versões para a len-da de San Valentín. Uma delas conta que, por vol-ta do ano 200 a.C., o imperador romano Cláudio II proibiu o casamento de homens jovens, acredi-tando que estes seriam melhores soldados estan-do solteiros e sem uma família que os esperasse ao final das guerras. O jovem Valentín realizava então, em segredo, o casamento das pessoas apaixonadas. Até que o imperador descobriu e Valentín foi preso. Na prisão, Valentín passou a receber bilhetes das crianças, suas amigas, que sentiam saudades. Esses bilhetes eram atirados através das grades de sua cela. Daí pode ter sur-gido o costume de se trocar mensagens no dia 14 de fevereiro.

Atualmente, a data é conhecida como o dia do Amor e da Amizade. No Liceu comemoramos promovendo a troca de cartões e bilhetes entre os alunos, orientados pelas professoras Michelle, de Espanhol e Luciana, de Inglês.

Que pais e professores se-jam potentes no exercício da função educativa. Educar é in-compatível com a sensação de não ter o que fazer, de não saber que atitude tomar, de não ter forças para continuar. Podemos ter dúvidas, claro, podemos interrogar e questio-nar nossas próprias atitudes. Mas não podemos abdicar da função. E isso exige potência, mesmo em situações difíceis, tão comuns na vida de educa-dores.

Que pais e professores sai-bam exigir dos filhos e alunos o melhor que eles possam fazer. Não se trata de pressionar para que eles façam muitas coisas, que tenham sempre a agenda tomada, que sejam melhores que os outros. Trata-se de co-brar ativamente - não apenas no discurso - que eles se esfor-cem, se dediquem, se empe-nhem em suas atividades, que sejam o melhor que podem ser. Crianças e jovens têm mui-to potencial, mas nem sempre são estimulados a realizá-lo. É comum os mais novos desisti-rem facilmente perante ativida-des que exijam concentração e tempo para serem realizadas. Entretanto, se devidamente exi-gidos, eles são capazes de res-ponder e, depois, se orgulhar do que fizeram. Mesmo recla-mando.

Que pais e educadores acre-ditem que filhos e alunos são capazes de enfrentar as vicissi-tudes da vida. A realidade da vida nem sempre é justa, fácil e fonte de felicidade. O cotidiano é cheio de pequenas - e, algu-mas vezes, grandes - frustra-ções, decepções e injustiças. Educar é apresentar, na prática, a vida aos mais novos e per-mitir que eles percebam que é possível sobreviver a esses so-frimentos e a essas provações. Protegê-los e preservá-los da vida não é um ato educativo. Ensinar a indignação é apos-tar que eles possam melhorar o mundo que construímos até então.

Que pais e professores con-sigam superar o pensamento

individual e saibam ensinar alunos e filhos a se compro-meterem com o bem comum. Chega de direcionar o filho apenas para um futuro pessoal confortável e os alunos para o êxito no Enem, vestibular e/ou o mercado de trabalho. O com-promisso com o coletivo nos dá esperança de um mundo melhor, mas nos dá também responsabilidades.

Que os pais deixem de atuar como professores parti-culares dos filhos e para que os professores deixem de agir como se fossem pais postiços de seus alunos. Em casa, crian-ças e adolescentes precisam de pais; na escola, de professores.

Que as escolas deixem de considerar os pais de seus alu-nos como clientes e consumi-dores, não se restringindo às escolas particulares. Tal atitu-de é um desrespeito aos alu-nos, às famílias e ao futuro da humanidade. Basta de alegar que a escola não pode mudar porque os pais não aceitam as mudanças.

Que as escolas se inovem, se adaptem aos novos tempos e à realidade do alunado. Per-sistir no modelo que já se mos-tra superado, que produz mais problemas do que educação, é abdicar da responsabilidade e da ética de quem se dedica à educação.

Que todos os pais lutem por uma melhor escola públi-ca. Mesmo quem tem filhos em escolas particulares deve se comprometer com essa luta. A maioria dos alunos brasilei-ros freqüenta escola pública, o que significa que a maioria dos futuros cidadãos terá sido por elas formado. O futuro dos fi-lhos de todos depende, em par-te, de como a escola pública exerce seu papel.

Que os secretários de edu-cação tenham consciência da responsabilidade de seus car-gos e saibam honrar ética e po-liticamente seus papéis.

*Adaptação de texto escrito por Rosely Sayão, em Janei-

ro/2005, no jornal F. de S. Paulo

EDUCAÇÃO 2012DIA DE SÃO VALENTIM:14 DE FEVEREIRO NA ESPANHA

Page 4: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

4C

SM

C

ORA

ÇÃ

O E

UC

ARÍ

STI

CO

Os alunos do 3.º Ano/EF monta-ram uma pirâmide alimentar utilizando embalagens de alimentos. Eles apren-deram que na base da pirâmide, en-contram-se os alimentos que devem

fazer parte na alimentação em maior quantidade. Assim, à medida em que subirem os níveis na pirâmide, a fre-quência ou quantidade dos alimentos devem ser restringidas nas refeições.

Os alunos do 5.º Ano/EF realizaram uma atividade de Informática integrada com Matemática utilizando recursos tecno-lógicos para desenhar os sólidos geomé-tricos.

Através da utilização do software Mi-croMundos e de suas ferramentas que fa-cilitam a criação e manipulação de dados, as crianças desenvolveram atividades apli-cando os conhecimentos adquiridos nas aulas de Matemática .

Sabemos que a geração nativa na era digital apresenta habilidade e sintonia com o computador, afinal, vivemos em uma so-ciedade da informação em que os recursos tecnológicos fazem parte do nosso coti-diano. Admiramos a facilidade e o domínio dos alunos ao desenvolverem as ativida-des nas aulas de Informática e apresen-tamos as diversas possibilidades de uso consciente e benéfico destes recursos.

A percepção da figura-fundo é a capa-cidade de distinguir adequadamente objeto e fundo em uma representação do campo visual. A figura se distingue do fundo pela atenção que desperta no observador. A par-tir dessas informações, nas aulas de Artes da Prof.ª Adecellis, os alunos desenvolve-ram interessantes composições.

As linhas dão forma a ima-gem. Elaborar formas visuais, requer antes da linha, muita imaginação.

E foi assim, partindo do uso de linhas distribuídas de manei-ra aleatória que os alunos do 6º ano na aula de artes da prof.ª Adecellis, experimentaram a combinação de cores e formas e criaram belas imagens para a nossa galeria.

Nas aulas de Ciências, os alunos do 6.º Ano/EF apresentaram canções cujas letras, criadas por eles, propõem um “olhar diferenciado” para com a preserva-ção da natureza.

PIRÂMIDE ALIMENTAR

TECNOLOGIA E APRENDIZAGEM

LINHAS E FORMAS

PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

FIGURA – FUNDO

É preciso sobreviverÉ preciso sobreviverÉ preciso sobreviverSobreviverSobreviver

... A natureza é importanteVocê pode ajudarTambém plante uma mudaPara o mundo melhorarSe fizer a sua parteA terra vai agradecerReciclar pra sobreviver...

... Por isso prejudica de montãoNão tem que ser assimAnimais em extinçãoFlorestas desmatadas, e tem mais...Não tem que ser assimQueimando tudo entãoPois isso prejudica de montão...

Ravi, aluno do 1.º Ano/EF, turma PD, demonstrou que criatividade

é uma habilidade que não lhe falta: construiu a sua própria fantasia para brincar na festa folclórica:

Carnaval.

PEQUENO CONSTRUTOR

Page 5: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

5O Dia D é um dia especial para os alunos

do 3.º Ano/EM. Uma vez por mês, durante o recreio, o grupo alegra o momento com muita música, criatividade e união.

As atividades do Santa Maria Es-porte e Cultura estão movimentadas. Os alunos chegaram cheios de entu-siasmo e a alegria tomou conta des-ses momentos:

- na ginástica artística: o movi-mento e o equilíbrio.

- na capoeira: a concentração, a agilidade e a harmonia.

- no futsal e vôlei: o cooperativis-mo e a concentração.

- na iniciação esportiva: a vontade de aprender e o sentido do trabalho conjunto.

- no judô: a atenção, o respeito, o entendimento e controle do corpo.

- na musicalização: a criação, a sintonia e a importância da escuta.

- na dança/jazz: a leveza, a singe-leza e a polidez.

E assim caminharemos durante o ano de 2012!

DIA ATIVIDADES DO SMEC

CS

M

CO

RAÇ

ÃO

EU

CA

RÍS

TIC

O

D!

Como culminância do traba-lho desenvolvido na disciplina de Ciências, os alunos do 2º Ano/EF realizaram uma visita técnica, mui-to proveitosa, ao Parque Ecológico Vale Verde, em Betim. Guiados e orientados por biólogos, as crian-ças aprenderam muitas curiosida-des sobre diferentes espécies de animais. Arriscaram até tocar em alguns deles. O Circuito das Aves, o Labirinto e o bosque também foram explorados pelo grupo.

VISITA TÉCNICA: VALE VERDE

Page 6: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

6

O aluno Plínio Melo Guima-rães Valério, cursando hoje o 8º Ano/EF no CSM-NS, conquistou o 3º lugar na Olimpíada Brasilei-ra de Matemática, no estado de Minas Gerais.

Avante, Plínio!Parabéns pela conquista!

No dia 27 de fevereiro, agradecemos a Deus, junto à comunidade educativa e famí-lias dos alunos, o início das comemorações dos 20 anos do CSM–Nova Suíça, com uma missa celebrada pelo Padre Luiz Cezar e Pe. Vanderci.

Durante o projeto “Ali-mentação Saudável”, os alunos da Educação Infan-til realizaram várias ativida-des.

A equipe de nutrição participou ativamente dos projetos, organizando car-dápio de merenda e reca-dinhos diários com dicas importantes sobre a ali-mentação.

Os alunos tiveram ain-da um momento na hora do lanche em que foi valo-rizado cada grupo da pirâ-mide alimentar.

Como culminância da semana da alimentação, os alunos do Maternal se transformaram em verdadeiros mestres cucas.

As crianças fizeram oficinas de gela-tina, sucos e outras. Ganharam um bloco com sugestões de lanche adaptado para a idade deles e ainda se caracterizaram de cozinheiros.

Com o objetivo de proporcionar maior conforto, liberdade de movimen-tos e melhorar a identificação, as estagi-árias de pedagogia ganharam um jaleco personalizado. O grupo agora está uni-formizado e ainda mais bonito.

Em fevereiro de 1992, a Sociedade Mineira de Cultura inaugurou, no bairro Nova Suíça, no edi-fício construído pelas Irmãs de Caridade do Bom Pastor, o Colégio Sant’Ana, nome escolhido em homenagem à avó de Jesus. Mais tarde, passou a se chamar Colégio Santa Maria Nova Suíça.

Em 2012, completando 20 anos, o Colégio San-ta Maria Nova Suíça iniciou o ano com muitas novi-dades: nova cantina, área administrativa – direção, coordenação e sala dos professores reformuladas, mobiliário novo para os alunos do Ensino Médio e piso nivelado nas galerias, promovendo mais con-forto, beleza e acessibilidade.

As reformas empreendidas procuraram, tam-bém, preservar as referências do passado, como o piso original, que pode ser admirado nas galerias.

Ainda serão inauguradas as obras na sala de dança, sala de judô, sala de Artes e refeitório para os funcionários.

Unidade nova SUíça

DESTAQUE NAOLIMPÍADA BRASILEIRA

DE MATEMáTICA

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS

SEMANA DAALIMENTAÇÃO

ESTAGIáRIAS GANHAMNOVO VISUAL

COZINHEIROSDO MATERNAL

20 anos

CS

M

NO

VA

SU

ÍÇA

Page 7: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

7No dia 23 de março, professores

do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas ministraram palestras para os alunos do 3.º Ano/EM do CSM-NS.

Participaram das palestras os professores Patrícia Sansur Santia-go, José Arimateia Figueiredo e Már-cia Braz Rosseti, respectivamente dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Fisioterapia.

Os alunos tiveram informações sobre os três cursos, como duração, mercado de trabalho, área de atua-ção e área de pesquisa.

Na segunda quinzena do mês de março, a coordenadora Alessandra Barcelos ministrou uma palestra so-bre o ENEM, SISU e Vestibular Se-riado para os alunos do Ensino Médio do CSM- Nova Suíça.

Os alunos participaram ativamen-te e tiveram suas dúvidas esclareci-das.

No informativo impresso “Info-vest”, além de esclarecimentos sobre vestibulares, vários endereços eletrô-nicos foram disponibilizados para os alunos.

Os alunos do CSM-NS participaram do Projeto “Preser-ve a água do planeta”. Eles mostraram que conhecem bem a “Declaração Universal do Direito da Água” e criaram normas de utilização consciente desse recurso valioso.

O estudante de ontem é o distino de hoje por causa das mudanças sociais, eco-nômicas e políticas ocorridas nas últimas décadas. As necessidades da geração tec-nomídia são outras e a importância do de-senvolvimento de habilidades para o uso da informação disponível e o domínio das fer-ramentas de comunicação fazem parte do currículo da escola.

Para atender todos os segmentos de en-sino, inicialmente na Unidade Nova Suíça, foi implantado o Projeto Piloto “Notebook na Sala de Aula”. O Laboratório de Informáti-ca vai para a sala de aula, onde os alunos utilizam notebooks para promover a apren-dizagem a partir da utilização dos recursos tecnológicos. Neste primeiro momento, so-mente as turmas de 4.º Ano/EF e 5.º Ano/EF foram contempladas com o projeto. Os no-tebooks são conectados via wi-fi ao servidor do Laboratório de Informática, permitindo que o aluno acesse o usuário, internet e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. De acordo com as propostas futuras para o projeto, os professores poderão agendar horários para utilização do Laboratório Mó-vel permitindo novo modelo na educação de nossos alunos.

Nos dias 07, 09 e 21 de março, os alunos do 6.º Ano/EF enriquece-ram o conteúdo sobre o Ofício da História e Fontes Históricas visitan-do o museu Abílio Barreto. Sob a orientação das coordenadoras do museu, eles conheceram todo o local e puderam perceber a impor-tância da preservação da história de Belo Horizonte.

INFORMATIVO SOBRE O ENEM

INFOVEST

22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA áGUA

VISITA AOMUSEU ABÍLIO BARRETO

VISITA DOSPROFESSORES DA PUC MINAS

“NOTEBOOk NA SALA DE AULA”PROJETO PILOTO

Para garantia da sobrevivência da espécie humana e animal, devemos economizar água.

Economizamos água ao lavar passeios, quintais e carros com água reaproveitável e tomar banhos em menos tempo.

Água? Desperdiçar nem brincando!

O equilíbrio do futuro do nosso planeta depende da preservação da água e dos seus ciclos.

A água não deve ser desperdiçada, poluída e nem envenenada.

Água – Sabendo usar, não vai faltar!

CS

M

NO

VA

SU

ÍÇA

Page 8: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

8As turmas do 5.º Ano/EF receberam

uma visita muito especial. Os alunos do 3º Ano/EM, Felipe Gonzaga e Ludmila Motti, apresentaram o livro “Cordel em Arte e Ver-sos” através de uma dramatização, recitan-do versos sobre a obra e depois cantaram a música “Princesa”. Eles chegaram em uma bicicleta caracterizados de Lampião e Maria Bonita. Parabéns ao empenho e dedicação dos alunos! Sentiremos sauda-des...

Como culminância do estudo em Ciências sobre rochas, os alunos do 5.º Ano/EF fizeram uma exposição dos materiais rochosos coletados para pesquisa. As turmas tiveram uma boa oportunidade para enrique-cer o conteúdo estudado.

Para os alunos do 2.º Ano/EF, turma SI, professora Márcia, atitude não é brincadeira.

As crianças estão aprendendo que valores e bons hábitos garantem a disciplina do trabalho em sala de aula, auxiliam no convívio em grupo e acima de tudo, contribuem para a formação do ser humano. No início do ano, os alunos criaram e redigiram os combinados para um bom ambiente na escola. No trabalho houve a oportunidade de experimentar um pouquinho o exercí-cio da democracia. Todos os alunos ilustraram as situações dos combinados feitos pela turma. Houve uma eleição pelas próprias crianças na seleção dos trabalhos que seriam expostos em sala. “Participar”, “fazer escolhas”, “ganhar”, “perder”, entre muitos ou-tras atitudes e valores, foram experimentados pelos alunos nesse rico trabalho, que terá continuidade durante todo o ano.

No 2.º Ano/EF, o trabalho na área de Matemática se faz tam-bém por meio de brincadeiras. Através de dramatizações, os alu-nos demonstraram que as operações fundamentais estão presen-tes nas situações do dia a dia. As crianças foram convidadas a criar e a representar situações da rotina diária em que se aplicam as noções de soma e de subtração, utilizando brinquedos. Assim, a compreensão das noções dessas operações ocorre de forma lúdica e espontânea, tornando a prática pedagógica significativa e as aulas mais prazerosas.

O CSM Pampulha está oferecen-do aos alunos do 6.º Ano/EF ao 3.º Ano/EM a oportunidade de estudo em Língua Portuguesa e Matemática, em horário extra turno. As atividades são desenvolvidas por monitores da UFMG e PUC Minas e supervisiona-das pelas coordenadoras Leandra e Vanessa.

No dia 16 de março, os alunos do 4.º Ano/EF se surpreenderam com um re-alejo. De um baú, as crianças retiraram mensagens, títulos e trechos dos poe-mas escritos por Roseana Murray, do li-vro “Fardo de Carinho”, obra trabalhada no Projeto Literário da I Etapa. Com a participação do prof. Antenor Silva, que cantou e tocou em seu violão, as turmas iniciaram o projeto de maneira especial.

Os alunos do 4.º Ano/EF, turma IP, prof.ª Juliana Teixeira, tiveram uma tarde diferente no dia 27 de março. Eles declamaram poemas do livro “Fardo de carinho” em um momento de entrosamento e criatividade. Todo o trabalho foi realizado pelos alunos que se organizaram e prepararam a apresentação.

CORDEL EM ARTE E VERSOS ExPOSIÇÃO DE ROCHAS

MONITORIA: LP E MAREALEJO LITERáRIO

DECLAMANDO POEMAS

MATEMáTICA: BRINCAR E APRENDER ANDAM JUNTOS

ATITUDE É COISA SÉRIA

Para enriquecer o conteúdo das disciplinas História e Ciências, os alunos do 5.º Ano/EF fizeram uma oficina de lunetas, confeccionando os instrumentos que funcionam como telescópio. As turmas aproveitaram o momento e no pátio do Colégio, uti-lizaram suas lunetas para fazerem observações.

OFICINA DE LUNETAS

No dia 13 de março, as turmas do 5.º Ano/EF visitaram o Hospital Sarah Kubitschek para aprende-rem um pouco mais sobre a prevenção contra aci-dentes. Através de uma interessante palestra e vídeos mostrando as con-sequências de acidentes que causam fraturas ou lesão na coluna, os alunos perceberam a necessida-de de atitudes preventivas, sejam elas no trânsito ou até mesmo no ambiente doméstico. Além disso, as turmas conheceram um pouco sobre o processo de reabilitação oferecido pelo Hospital. Foi uma tar-de bem proveitosa!

VISITA AO HOSPITAL SARAH kUBITSCHEk

CS

M

PAM

PULH

A

Page 9: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

9

Os alunos do 9.º Ano/EF, tur-ma FC, passaram parte da manhã do dia 2 de abril com as crianças da Creche Comunitária Cristo Operário. Na oportunidade, a alu-na Julia Carvalho Reis, através de sua família, distribuiu para as crianças ovos de Páscoa, um ges-to concreto que nos inspira vida nova.

A semana da alimentação ocorreu entre os dias 21 à 28 de março e teve como objetivo discutir com os alunos as-suntos referentes à alimentação. Nesse ano, os encontros ocorreram em forma de assembleia e o tema foi escolhido pelos alunos e professores, tornando as encontros bem mais dinâmicos e partici-pativos.SE

MAN

A DA

AL

IMEN

TAÇÃ

O

Como elementos de “destaque” na realização da ajuda ao proces-so de educação na sala, cabe ao Professor Conselheiro Turma e ao aluno Representante da Turma, no âmbito de suas competências, promoverem ações que visem ao aperfeiçoamento do trabalho edu-cativo. Parabéns aos escolhidos, bons frutos em seus trabalhos!

Por iniciativa da prof.ª Helena (LP, LT e RE) e prof.ª Rosane (LP e RE), os alunos do 1.º Ano/EM participaram no dia 20 de março de um “encontro literário”. O profes-sor Antônio Geraldo Cantarela, da PUC Minas, conversou com os alunos sobre o autor moçambicano e o livro “Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra”.

No 1.º Recreio Cultural de 2012, do Colégio San-ta Maria Pampulha foi realizada uma apresentação de capoeira com o grupo “A Roda”, que proporcio-nou aos alunos do Ensino Infantil e do Ensino Funda-mental I a oportunidade de conhecer um pouco sobre essa expressão cultural brasileira, que mistura espor-te de combate, história e música. Vale lembrar que a capoeira faz parte das atividades do Santa Maria Esporte e Cultura na Unidade Pampulha.

No dia 3 de março, o Colégio Santa Maria Pam-pulha participou da inauguração do Parque Esportivo Cariúnas, num evento esportivo e cultural. Os alunos participaram de quatro partidas de futebol society jun-to aos alunos do Projeto Cariúnas.

Além da saudável prática esportiva, foi muito im-portante a interação dos alunos do Colégio com a co-munidade.

No dia 13 de março, a aluna Daniela Raquel Tigre, 2.º Ano/EM do CSM-PL, acompanhada da profª de Química, Janaina Queiroz e Silva, foi homena-geada em cerimônia realizada na Reitoria da UFMG – cam-pus Pampulha, pelo seu óti-mo rendimento nas provas da Olimpíadas Mineira de Quími-ca - 2011. Parabéns à aluna Daniela, a seus familiares e também à aluna Maria Paula S. de Oliveira, 2º Ano/EM que não pôde comparecer ao evento para receber a mesma home-nagem.

A significativa presença dos pais às reuniões, neste início de ano letivo, sinaliza para uma ca-minhada de conquistas para toda comunidade escolar. Agradecemos aos pais pela participação!

O campeonato Esportivo Interno do CSM Pampulha está acontecendo durante os recreios e o sucesso já é grande. Uma das razões des-te sucesso é uma equipe de alunos que formam as Comissões de Organização e de Arbitragem. Esse grupo trabalha muito! O trabalho além de acarretar um bom desenvolvimento do Campeo-nato Esportivo Interno, propicia uma experiência de responsabilidade, conhecimento esportivo e autonomia.

No dia 23 de março, aconteceu a abertura da CF 2012, cujo tema é “Que a saúde se difunda sobre a Terra”. Presidida pelo Coordenador Pedagógico Pastoral, Pe. Evaldo Apolinário, a cerimônia contou com participação do prof. de ER, Ante-nor Silva, regendo as músicas, e da coordenadora do Ensino Médio, Va-nessa França, que conversou com os alunos a respeito da importância de se manter hábitos de vida saudá-veis. No turno da manhã, no encer-ramento, a prof.ª Maria Helena, Dire-tora Geral Pedagógica, refletiu com os alunos sobre a questão da saúde publica brasileira.

ALUNOS REPRESENTANTES 2012

ENCONTRO LITERáRIO: CONVERSANDO SOBRE MIA COUTO

DEMONSTRAÇÃO DE CAPOEIRA

INAUGURAÇÃO DOPARQUE ESPORTIVO

MENÇÃO HONROSA DA OMQ - 2011

REUNIÃO DE PAIS

ABERTURA DA CAMPANHADA FRATERNIDADE 2012

CAMPEONATO ESPORTIVO INTERNO

MISSÃO DE FÉ ESOLIDARIEDADE

CS

M

PAM

PULH

A

Page 10: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

10C

SM

C

ON

TAG

EM

O dia 8 de março foi marcado por homenagens dos alunos do CSM- Contagem às mulheres.As turmas do Ensino Médio manifestaram o seu amor e admiração de diferentes formas: o 1.º

Ano/EM preparou um mural denominado “A Mulher através da Arte”, retratando a presença femi-nina na História da Arte. Os alunos do 3.º Ano/EM produziram textos com reflexões sobre “O que desejamos para o futuro da mulher frente à realidade hoje”.

Destacam-se também os poemas e um cartaz comemorativo do 2.º Ano/EM, cujas mensagens tiveram endereço certo: as mulheres presentes na vida e no cotidiano de cada um deles.

Bela homenagemCom um mural comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, os alunos dos 7.º Ano/EF home-

nagearam as mulheres pelo seu dia.Nele, puderam externar sentimentos e emoções. Interessante observar que a mulher foi retra-

tada como fonte de companheirismo, segurança, compreensão e amor.Vale a pena reforçar esses valores no cotidiano escolar!

Os alunos do 1.º Ano/EF, turmas PL, PM, PD e PA do Colégio Santa Maria Contagem, desenvolveram durante o mês de março um projeto com o tema da família. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade de estruturas familiares a partir da história dos próprios colegas.

Por meio das apresentações orais, fotos e das ilustra-ções, cada criança pode expressar e demonstrar o seu grupo familiar.

De uma maneira lúdica e descontraída os alunos pu-deram compreender que as famílias se organizam das mais diversas formas, onde o que importa é o cuidado e a vivencia do amor.

Parabéns a todos os alunos e suas famílias!

O 4.º Ano/EF, turmas DB e DM, das professoras Amanda e Aline Amaral, participaram do projeto túnel do tempo das disciplinas de História e Língua Portuguesa.

Esta experiência contribuiu para que os alunos per-cebessem a importância do trabalho em conjunto, além de trocarem experiências positivas sobre os diversos temas propostos no projeto.

Resgatamos a história de nosso país desde os po-vos indígenas, a chegada dos portugueses, as crenças populares, os cantos típicos de nossa cultura até as mo-edas que já foram utilizadas.

Concluímos com a montagem do Jornal Santa Maria Contagem, exposto em nosso mural e a apresentação oral dos alunos. Estas trocas de informações nos rende-ram bons resultados.

PROJETO INTERDISCIPLINAR: HISTóRIA E LÍNGUA PORTUGUESA PROJETO INTEGRADO:

EU E MINHA FAMÍLIA

Dia internacional Da Mulher

Page 11: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

11

Os aluno do 2.º Ano/EF, turma SI e SS, Prof.ª Rosân-gela e Prof.ª Priscila) medi-ram e compararam os con-tornos dos colegas, numa aula de Geografia divertida e prazerosa, na quadra da escola.

A próxima etapa será a montagem de gráficos à partir das conclusões feitas.

Os alunos do 3.º Ano/EF, turmas IS e IL, colocaram em prática a aula de Ciências sobre os frutos e suas se-mentes. Foi um momento de aprendi-zagem rico e saboroso, um festival de cores e sabores. A aula terminou com uma deliciosa degustação.

Com o objetivo de enriquecer o estudo sobre a Astronomia, as turmas do 5.º Ano/EF, turmas LC e LM, visita-ram o Espaço TIM do Conhecimento situado na Praça da Liberdade que se apresenta como um espaço de formação e de divulgação científica. Foi uma verdadeira viagem com va-riados temas ligada ao conhecimento espacial; foi uma oportunidade de es-timular a reflexão dos temas ligados a Ciência e de questionar a aventura humana no Universo.

Hoje são utilizadas quase que apenas para fins culinários e encontradas em qualquer mercearia, mas na época das Grandes Navegações, as espe-ciarias eram raras e muito caras, encontradas no Oriente. Eram utilizadas, além de temperar e conservar os alimentos, para diversos fins medicinais.

Foi este o tema da pesquisa que os alunos do 5.º Ano/EF, turma LC e LM, fizeram, abordando o conteúdo de História com a Prof.ª Karine e apro-fundaram seus conhecimentos sobre as especiarias, bem como trouxeram exemplares para apreciação e visualização da turma. Para os alunos, cau-sou admiração descobrir que a pimenta era utilizada para curar doenças do coração e colesterol alto e que o cravo era utilizado para curar dor de dente.

“Cuidar do próximo no seu momento de fraternidade é um dom, uma arte e só quem é ca-paz de se colocar no lugar do outro pode exercer a profissão do cuidado, a enfermagem.”

UMA AULA DE CORES E SABORES

UMA VIAGEM PELO UNIVERSO

DESENHANDO O CONTORNO DO

CORPO

CUIDADO ESPECIAL AOS ALUNOS:PRESENÇA DAENFERMEIRA

A MAGIA DAS ESPECIARIAS...

CS

M

CO

NTA

GEM

Page 12: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

12C

SM

FL

ORE

STA

O tema da Campanha da Fraterni-dade de 2012 propõe-nos uma reflexão sobre a Saúde Pública do Brasil: é um momento propício para refletir e cons-cientizar as pessoas para a prevenção.

O tema está sendo trabalhado com nossas crianças e elas têm demonstrado um grande interesse pelo assunto. Em grupo, os alunos do primeiro ano dese-nharam e comentaram a importância da prevenção e principalmente do cuidado com os colegas.

Sob orientação do professor José Carlos, os alunos do 8.° Ano/EF do Colé-gio Santa Maria Floresta realizaram uma atividade sobre a Campanha da Frater-nidade 2012. A campanha propõe como

meta, observar e colocar em discussão a qualidade do atendimento do serviço de saúde pública no Brasil. A baixa qualida-de deste serviço está atrelada, além da falta de vontade política para o investi-mento, também à questão do desenvolvi-mento da consciência preventiva. Desse modo, a atividade desenvolvida pelos alunos visa responder a estas duas exi-gências, a saber: a realidade do Sistema Único de Saúde - SUS e a prevenção de doenças, em vista de uma vida saudável, a qual é possibilitada tanto pela mudança dos hábitos alimentares, quanto pela mu-dança de comportamento, com a prática regular de atividades físicas.

No dia 3 de março, os alunos do Colégio Santa Maria Floresta receberam medalhas de prata e bronze na premiação da Olimpíada Mineira de Química-OMQ 2011, que ocorreu na UFMG.

As alunas que participaram da I Mostra de Ciências da UFMG com o trabalho “Osmose no cotidiano” tam-bém foram premiadas. Vale a pena ressaltar que foram apresentados 62 trabalhos de todo o Estado de Minas Gerais e que o Colégio Santa Maria Floresta foi o único Colégio particular a receber esta premiação.

Além do troféu recebido, as alunas Danielle Cristine S. Catarino e Laura Guimarães Soares receberão por um ano uma bolsa de pesquisa júnior para desenvolve-rem o trabalho apresentado na UFMG.

Parabéns a todos os alunos e aos professores Denis e Luciana pelo trabalho desenvolvido.

Em 2012 o Colégio Santa Maria Floresta estreou com turmas da Educação Infantil e Maternal no turno da Manhã. São 84 alunos do Maternal II e III, 1º e 2º Períodos. Com a dedicação de sempre recebemos todas as manhãs os primeiros sorrisos destas crianças, junto com os primeiros raios solares.

É o Colégio Santa Maria Floresta brilhando!

Pe. Edecildo, em suas celebrações se-manais com os alunos, realiza um trabalho duplamente importante. É pastor antes de tudo, evangeliza e sabe ouvir os alunos; é educador pelo exemplo de discípulo e pela vivência do sacerdócio.

Estudantes do 2.º Ano/EM constroem uma aula prá-tica sobre conservação da energia. O objetivo do expe-rimento era tentar verificar a conservação da energia mecânica de uma esfera que desce uma rampa. O equi-pamento utilizado faz uso de sensores fotoelétricos que enviam informações para um cronômetro digital, permitin-do a medição do tempo gas-to para percorrer a distância entre os sensores e obter, por meio de cálculos, a velocidade

da esfera no ponto mais bai-xo da rampa. A aula oferece ainda a oportunidade para os alunos vivenciarem um pouco das dificuldades de praticar a Física Experimental, com os erros e imprecisões de medi-das dos experimentos reais. Além disso, o equipamento permite apresentar, de forma contextualizada, os conceitos de velocidade média e veloci-dade instantânea, mostrando de maneira visual e prática o funcionamento dos radares de trânsito.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

SANTA MARIA FLORESTA NA UFMG

EDUCAÇÃO INFANTIL MISSA 7º ANO

CONSERVAÇÃO DA ENERGIA

Page 13: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

13

CS

M F

LORE

STA

Estudantes do 9.º Ano/EF constroem uma aula prática utilizando um Ge-rador de Van de Graaff. O equipamento, que tem a capacidade de acumu-lar carga elétrica em sua cúpula metálica, permite a realização de diversos experimentos relacionados à eletricidade. Com isso, os alunos têm a opor-tunidade de relacionar os fenômenos elétricos da Física com observações do cotidiano, tais como a formação de relâmpagos em dias chuvosos, uma lâmpada fluorescente produzindo luz, o funcionamento dos pára-raios e até mesmo o porquê de às vezes tomarmos choque ao tocarmos outra pessoa em dias secos.

Trabalho orientado pela Prof. Jacque-line, de Artes. A arte a serviço do cres-cimento intelectual e artístico, nossos alunos trabalhando com construções de li-nhas e letras decoradas dão forma criativa ao próprio nome, expressando bom gosto e criatividade na arte final.

Foi com muito entusiasmo e sim-plicidade que as crianças da Educa-ção Infantil desfila-ram para os cole-gas apresentando as suas fantasias.

Em seguida, dançaram e brin-caram resgatando as marchinhas de carnaval de uma maneira alegre e lúdica.

O Colégio Santa Maria Floresta, recebeu no dia 28 de fevereiro a visita do príncipe da casa real brasileira, S.A.R.I. Dom Bertrand de Orleans e Bragança.

Nossos alunos do Ensino Médio e do 8.º Ano/EF receberam S.A.R.I. no teatro. Dom Bertrand fez uma palestra de uma hora e ao final foi muito aplaudido por todos os presentes, tirou fotos com os alunos, agradeceu a acolhida e prometeu voltar. Com uma comitiva de 85 monarquistas desejou a todos um feliz ano escolar de 2012.

As turmas do 1.º Ano/EF estão se divertindo com tantas novidades.

Aprender a ler e escrever no Co-légio Santa Maria Floresta é um mo-mento mágico.

As crianças aprendem brincando com a fada Vanusa e seus amigui-nhos Edu e Filó.

Nesta semana eles receberam a visita do mágico Edu representado carinhosamente pelo Bruno, aluno do 5.º Ano/EF, turma LC e visitaram a sala mágica onde descobriram junto com a fadinha como ler é di-vertido!

As bem-humoradas recriações de Flávio Sou-za transformaram algumas aulas em viagens às memórias da infância, tão bem guardadas em cada pré-adolescente, mesmo porque ainda bem recentes. Os alunos se prontificaram com muito entusiasmo para a recontação das histórias. E outras histórias reais e fictícias foram tomando conta das sessões compondo uma tecitura difí-cil de ser concluída, como as histórias sem fim. Alguns “lances” foram notados...afinal...essa ma-nia, por exemplo, que alguns têm de obter, a qual-quer custo, a fama, como alguns personagens da obra, não é coisa da vida real? Que história é essa?

ExPERIêNCIA COM GERADOR DE VAN DE GRAAFFCA

RNA

VAL

ARTE

E IDE

NTID

ADE

PRÍNCIPE

PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

“QUE HISTóRIA É ESSA?”

Page 14: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

14C

SM

- C

IDA

DE

NO

VA

Para iniciar o processo de alfabetização, os alunos do 1.º Ano/EF receberam a visita do mágico Sim Salabim e da Fada Vanusa, que alegraram e muito a tarde de nossas crianças.

Muita leitura e descobertas : é o que desejamos a todos!

Os alunos da Educação Infantil e 1.º Ano/EF tiveram uma tarde muito divertida. Com uma ornamentação caprichada, nossas crianças pularam carnaval ao som das marchinhas, enquanto as professoras criavam brincadeiras. As famílias se envol-veram ao enviar seus filhos com fan-tasias e cada uma estava mais linda que a outra.

Que essa alegria esteja presente em todos os dias deste ano!

Para encerrar as atividades de 2011, nossos alunos da Educação Infantil encenaram o nascimento do Meni-no Jesus. O objetivo real foi fazer uma reflexão sobre a importância do Natal nas famílias.

Podíamos ver no semblante dos familiares presen-tes a emoção ao ver suas crianças cantarem de manei-ra tão singela a vida de Jesus.

Os personagens do processo de Alfabetização estão ainda mais presen-tes na vida dos alunos do 1.º Ano/EF. Bonecos confeccionados no tamanho das crianças têm facilitado ainda mais o aprendizado. Nas mãos de nossas crianças, eles criam vida e tornam-se mais alunos nessa divertida viagem pelo mundo da leitura e da escrita.

VISITA MáGICA

BAILINHO DE CARNAVAL

EDU E FILó

AUTO DE NATAL

Page 15: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

15

CS

M -

CID

AD

E N

OV

A

Os alunos da Educação Infantil ganharam novos brinquedos para que as atividades sejam ainda mais prazerosas. Casinhas, carrinhos, pis-cinas de bolinha, entre outros, têm feito a festa de nossas crianças, pois brincando também se aprende!

No dia 24 de fevereiro, os alunos do 3º Ano/EM - 2011 foram recebidos por Padre José Fernando, diretor do Colégio Espanhol Santa Maria para um delicioso café da ma-nhã.

Nessa oportunidade, houve um bate--papo com os atuais alunos do 3º Ano/EM, quando discutiram sobre o importante papel da Escola em suas vidas, reforçando que a receita do sucesso é fruto de compromisso e dedicação aos estudos.

Sejam bem-vindos, sempre! Sucesso a todos!

No final de novembro de 2011, alunos do 5.º Ano/EF, 6.º Ano/EF e 7º Ano/EF tiveram a satisfação de autografar exemplares de livros com pro-dução textual própria.

As professoras de Língua Portuguesa se organizaram e tudo o que era produzido durante o ano, podia ser selecionado para entrar na 1ª edição dos trabalhos.

Tudo isso para cumprir a verdadeira função da escrita: alcançar outras pessoas e ampliar o mundo. Parabéns!

O Colégio Espanhol Santa Maria têm recebido, desde o iní-cio de março, um número signifi-cativo de pais e alunos formandos de 2011 que visam agradecer e mostrar-se satisfeitos com o re-sultado de seus filhos nos vesti-bulares que prestaram.

Essa atitude demonstra sen-sibilidade e reconhecimento de que o sucesso de nossos alunos é nossa maior meta.

Foi concedida a medalha de bronze à Lucas Daniel dos Anjos Galvão (2.º Ano/ EM) em reconhecimento por sua brilhante atuação na XIV Olimpíada Mineira de Quí-mica, organizada pelo Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. O aluno Lucas foi selecionado para participar da Olimpíada Brasileira de Quí-mica, em agosto.

Estamos torcendo pelo seu sucesso!

PAIS DE ALUNOS RETORNAM À ESCOLA

PARA AGRADECER

NOITE dE AUTÓGRAFOS NO COLÉGIO ESPANHOL

SANTA MARIA

NOVOS BRINQUEDOSVISITA DE Ex-ALUNOS

OLIMPÍADA MINEIRADE QUÍMICA

Page 16: Mãe da Igreja e Padroeira do Colégio Santa Maria

16

Coordenação do Jornal do Colégio Santa Maria: Pe. Luiz Cezar Antunes da SilvaJornalista Responsável: Ana Cristina Freesz de Lima Mtb MG 06795 JPProjeto Gráfico e Diagramação: Daniela SantosImpressão: FUMARC (31) 3249-7400 / Tiragem: 10.300 exemplares

ExPEDIENTE DO JORNAL DO COLÉGIO SANTA MARIA

Sempre que a história de um livro nos “prende”, não que-remos interromper a leitura e aproveitamos todo tempo livre (mesmo que sejam só dez minutos) para ler mais um pouco. Às vezes, lemos e fazemos outra coisa ao mesmo tempo. Mas al-gumas ações não combinam com leitura, como, por exemplo, lanchar, já que há, nesse momento, grande probabilidade de mo-lharmos ou sujarmos a obra.

Lápis, caneta, canetinhas, giz de cera ou qualquer outro obje-to usado para escrever devem ser mantidos longe do livro (prin-cipalmente se o livro não é nosso!).

Nada de dobrarmos o cantinho da página para marcar em que parte paramos a leitura! Sempre que formos ler, devemos providenciar um marcador de livro ou algo que possa ser usado para esse fim.

Essas questões são importantes, pois os livros da biblioteca

são de uso coletivo. Os bibliotecários sentem “vontade de cho-rar” quando recebem de volta um livro com marcas indicando que foi molhado, rasgado, amassado, com cheirinho de café ou manchas coloridas (e até existem casos de alguns que foram mordidos!). Sabemos que acidentes acontecem. Mas, ainda as-sim, dá “vontade de chorar”, principalmente quando o livro é novinho!

Podemos evitar acidentes adotando medidas preventivas nos momentos de leitura. Cuidando do livro que pegamos empresta-do, outros leitores terão o mesmo prazer que tivemos ao ler uma história de que tanto gostamos!

Daniela Luzia da Silva Gomes

Bibliotecária do Colégio Santa Maria Contagem

Biblioteca

CUIDANDO PARA TODOS

SANTA MARIA NA PUC MINASMais uma vez, 30 alunos, de diferentes Unidades do Colégio Santa Maria, foram con-

templados com uma bolsa de estudos na PUC Minas, de acordo com os critérios determi-nados na portaria nº 035, de 3 de julho de 2009 emitida pela instituição.

O Colégio Santa Maria reforça a importância de sua parceria com a PUC Minas.Parabéns a todos por essa conquista!

A portaria e a lista dos contemplados encontra-se disponível no site do Colégio Santa Maria: www.santamariamg.com.br