LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever...

40
LÍNGUA PORTUGUESA PROF.ª DINANCI SILVA PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS 7º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

Transcript of LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever...

Page 1: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

LÍNGUAPORTUGUESA

PROF.ª DINANCI SILVA

PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS7º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Page 2: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Unidade IVCiência: o homem na construção do conhecimento

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Page 3: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Aula 33.1ConteúdoPontuação

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Page 4: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

HabilidadeConhecer e empregar, de acordo com a norma culta, regras de pontuação.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Page 5: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Figura de linguagemÉ uma forma de expressão que consiste no emprego de palavras em sentido figurado, isto é, em sentido diferente daquele em que convencionalmente são empregadas.

REVISÃO

5

Page 6: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Figura de linguagemHipérbole: consiste em exagerar uma ideia com finalidade enfática.

Não vejo você há séculos.

REVISÃO

6

Page 7: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Comparação: é a figura de linguagem que consiste em aproximar dois seres em razão de alguma semelhança existente entre eles, de modo que as características de um sejam atribuídas ao outro, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso:

REVISÃO

7

Page 8: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

como, tal qual, semelhante a, que nem, etc.

A família está reunida que nem na noite de Natal.

REVISÃO

8

Page 9: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Antítese: consiste na aproximação de termos contraditórios, de palavras que se opõem pelo sentido:

Não existiria som se não houvesse o silêncioNão haveria luz se não fosse a escuridãoA vida é mesmo assimDia e noite, não e sim

(Certas coisas – Lulu Santos/ Nelson Motta)

REVISÃO

9

Page 10: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Eufemismo: consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, consiste em “suavizar” alguma asserção desagradável.O jovem rapaz partiu desta para melhor.

REVISÃO

10

Page 11: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Observe a imagem. Que sinal de pontuação há no balão de pensamento de Snoopy e o que ele consegue expressar?

ARTE 6

DESAFIO DO DIA

11

Page 12: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

PontuaçãoA pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção.

AULA

12

Page 13: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Ponto final [.]O ponto final é usado no final das frases declarativas e imperativas para marcar uma pausa total.

A Helena vai trazer o bolo da festa.

As comemorações começarão amanhã.

AULA

13

Page 14: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Ponto de interrogação [?]O ponto de interrogação é um sinal de pontuação usado apenas em frases interrogativas diretas. É usado para indicar uma pergunta.

Que horas são?Você vem comigo?

Manacapuru

AULA

14

Page 15: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Travessão [−]Empregam-se o travessão para indicar a fala (começo ou fim) e a mudança de interlocutor, nos diálogos:− Você não precisa de pílulas?− Que pílulas?− Essas para acalmar.− Eu sou calma − disse Luciana com um meio sorriso.

Lygia Fagundes Telles.

AULA

15

Page 16: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Travessão [−] Para enfatizar expressões ou frases:Foi poeta – sonhou – e amou na vida.

(Álvaro de Azevedo)

Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia.

(Carlos Drummond de Andrade)

AULA

16

Page 17: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Reticências [...]Empregam-se as reticências para indicar a suspensão ou interrupção de uma ideia ou pensamento, para realçar uma palavra ou expressão, dando maior ênfase à mesma:

Está na hora de ir embora, porque …

AULA

17

Page 18: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Às vezes, fico pensando que…

Seu presente é… uma bicicleta!

Reticências [...]

AULA

18

Page 19: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Reticências [...]Empregam-se as reticências para transmitir, na linguagem escrita, sentimentos e sensações típicas da linguagem falada, como hesitações, dúvidas, surpresa, ironia, suspense, tristeza,Eu… eu não sei… não sei o que podemos fazer agora…Não a quero ver… nem falar com ela… não… nunca mais…

AULA

19

Page 20: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Parênteses ( )Empregam-se os parênteses para intercalar uma ideia ou uma oração acessória num texto:Houve um discurso; o prefeito (que naquele mesmo ano seria derrubado e preso) disse algumas palavras.

AULA

20

Page 21: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Parênteses ( )Empregam-se os parênteses nas referências bibliográficas:Mas quando olhar a mancha viva na minha camisa, talvez faça uma careta e me deixe passar.

(Chico Buarque de Hollanda)

AULA

21

Page 22: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Parênteses ( )Empregam-se os parênteses nas indicações cênicas (rubricas) das peças de teatro. Nas rubricas, marcam-se os movimentos, gestos e expressões que o ator deve fazer: TOMÁS -- É meu filho, tenho dito.SAMPAIO -- Pois não é, não senhor … (Agararam ambos no leitão e puxam cada um para o seu lado.)

ARTE 17

AULA

22

Page 23: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

1. Complete as frases com os sinais de pontuação corretos.

a) Você gosta de melancia__b) Muitos parabéns__c) Estamos esperando por você há duas horas__d) As horas passavam__

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

23

Page 24: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Gabarito da DLI

a) ?b) !c) . d) …

INTERATIVIDADE

24

Page 25: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

PontuaçãoA pontuação serve para organizar e dar fluidez a um texto.

AULA

25

Page 26: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Dois pontos [:]Após o vocativo inicial de cartas e comunicações, sendo, contudo, mais usualmente utilizada a vírgula:

Prezados senhores: Caros diretores:

AULA

26

Page 27: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Dois pontos [:]Após palavras que indicam exemplos, observações, notas, informações importantes…Atenção: não confundir aposto com vocativo.Observação: cada aluno deverá trazer uma camiseta branca.

AULA

27

Page 28: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Dois pontos [:] Antes de um esclarecimento, explicação, resumo, causa ou consequência:E foi isso que aconteceu: elas foram embora mais tarde.Resumindo: será necessário um esforço por parte de todos para que tudo funcione corretamente.

AULA

28

Page 29: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Dois pontos [:] Antes de uma citação:Como afirmou Descartes: “Penso, logo existo”.Júlio Cesar disse: “Vim, vi e venci”.

AULA

29

Page 30: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Dois pontos [:] Antes de uma enumeração:É preciso comprar: água, leite, arroz, feijão, carne, cebola e couve.Para o início das aulas, os alunos precisarão de: lápis, canetas, borracha, apontador, régua, tesoura, cola e caderno.

AULA

30

Page 31: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Dois pontos [:] Antes do discurso direto:Foi então que ele disse:- Estou cansado de tanta confusão!

AULA

31

Page 32: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Esse destaque pode se dever a várias razões.As aspas são usadas: no início e no fim de citações:Como afirmou Descartes: “Penso, logo existo”.

AULA

32

Page 33: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Aspas [“ ”] No início e no fim de transcrições de outros textos:“Amor é fogo que arde sem se ver / É ferida que dói, e não se sente”

(Luís de Camões, Rimas, 1953)

AULA

33

Page 34: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Aspas [“ ”] No início e no fim de palavras e expressões que não se enquadram na norma padrão e culta do português, como estrangeirismos, neologismos, arcaísmos, gírias e expressões populares:

AULA

34

Page 35: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Meu filho é um verdadeiro “cibernauta”, vive na Internet.Os alunos já receberam o “feedback” das apresentações?

AULA

35

Page 36: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Aspas [“ ”] No início e no fim de palavras e expressões que se pretendem destacar, conferindo-lhes ironia ou ênfase:Que “belo” trabalho! Você conseguiu estragar tudo o que já estava feito! (ironia)O filho levou um “não” redondo do pai. (ênfase)

AULA

36

Page 37: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Aspas [“ ”] No início e no fim de nomes de obras literárias ou artísticas, como títulos de livros, de obras de arte, de filmes, de músicas,... Nestes casos, as aspas podem ser substituídas por uma escrita em itálico, levemente inclinada para a direita.Ver ao vivo “Guernica” de Picasso foi sensacional.

AULA

37

Page 38: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

1. Leia:

Dizem as sagradas escrituras: “Para tudo há o seu tempo. Há tempo para nascer e tempo para morrer” Justifique o uso das aspas neste texto.

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

38

Page 39: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

2. Pontue:

a) Ohb) Valha me Deusc) Então janta, homem

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

39

Page 40: LÍNGUA 7º ANO...Foi poeta – sonhou – e amou na vida. (Álvaro de Azevedo) Impossível escrever o poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia. (Carlos Drummond de Andrade)

Gabarito da DLI

As aspas foram usadas para indicar o início e o fim de uma citação.

Oh!Valha me Deus!Então janta, homem!

INTERATIVIDADE FINAL

40