Lições do passado. Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor...

54
Lições do passado Lições do passado

Transcript of Lições do passado. Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor...

Page 1: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 2: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 3: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 4: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 5: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 6: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 7: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Ellen G.WhiteEllen G.White usa ol movimento de 1844 usa ol movimento de 1844 como o padrão como o padrão da atividade e fervor da atividade e fervor espiritualespiritual que deveriamos ter como igreja que deveriamos ter como igreja de Deusde Deus..

Ela afirma que se tivéssemos Ela afirma que se tivéssemos continuado continuado trabalhando trabalhando como fizeram nossos como fizeram nossos pioneirospioneiros, a mensagem teria sido levada , a mensagem teria sido levada prontamente a todo o mundo e prontamente a todo o mundo e poderíamos estar nos Céu.poderíamos estar nos Céu.

Page 8: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

1.1. ““Se todos os que trabalharam na Se todos os que trabalharam na obra desde 1844, tivessem recebido a obra desde 1844, tivessem recebido a mensagem do terceiro anjo e a tivessem mensagem do terceiro anjo e a tivessem proclamado no poder do Espírito Santo, o proclamado no poder do Espírito Santo, o Senhor teria operado grandes coisas com Senhor teria operado grandes coisas com seus esforços. Anos atraz os habitantes da seus esforços. Anos atraz os habitantes da terra teriam sido advertidos, o trabalho terra teriam sido advertidos, o trabalho final teria sido completado, e final teria sido completado, e Cristo teria Cristo teria vindo para redimir vindo para redimir a seu povo.”a seu povo.” E. G. de E. G. de

White.White.

Page 9: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

2.2. ““Se o propósito de Deus tivesse Se o propósito de Deus tivesse sido conduzido por Seu povo, sido conduzido por Seu povo, dando ao mundo a mensagem dando ao mundo a mensagem de misericórdia, de misericórdia, Cristo teria, Cristo teria, escutem isso, vindo à terra, e os escutem isso, vindo à terra, e os santos teriam recebido as boas santos teriam recebido as boas vindas na cidade de Deus.”vindas na cidade de Deus.” E. G. de White.E. G. de White.

Page 10: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

3.3. ““Igrejas do Deus vivo, estudai esta promessa, Igrejas do Deus vivo, estudai esta promessa, e considerai como e considerai como a falta de fé, de a falta de fé, de espiritualidade, de poder divino, espiritualidade, de poder divino, estão estão impedindo a vinda do reino de Deus. Se impedindo a vinda do reino de Deus. Se fóssemos avante com o trabalho de Cristo, fóssemos avante com o trabalho de Cristo, anjos de Deus abririam o caminho , anjos de Deus abririam o caminho , preparando os corações para receberem o preparando os corações para receberem o evangelho. Se cada um do nós fóssemos evangelho. Se cada um do nós fóssemos missionários vivosmissionários vivos, a, a mensagem para este mensagem para este tempo sería rápidamente proclamada em todos tempo sería rápidamente proclamada em todos os países, a cada nação e língua. Este é o os países, a cada nação e língua. Este é o trabalho que cada membro deve fazer antes que trabalho que cada membro deve fazer antes que Cristo venha em poder e grande glória.”Cristo venha em poder e grande glória.” E. G. deE. G. de White. White.

Page 11: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 12: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Estas citações se encontram em um Estas citações se encontram em um editorial na editorial na Review and Herald de 1 de Review and Herald de 1 de Outubro de 1901.Outubro de 1901.““Vivendo em Tempo Emprestado”Vivendo em Tempo Emprestado”

Conclusão é clara e enfática - Conclusão é clara e enfática -

Poderíamos estar gozando a felicidade Poderíamos estar gozando a felicidade indescritível do Céu não fossem nossosindescritível do Céu não fossem nossos próprios fracassos e defeitos.

Page 13: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Certamente, poderemos nos Certamente, poderemos nos beneficiar em olhar para traz, uns beneficiar em olhar para traz, uns 157 anos, para ver que 157 anos, para ver que lições lições podemos aprenderpodemos aprender do do movimento movimento chamado MILLERISMOchamado MILLERISMO, que , que veio ao mundo para cumprir a veio ao mundo para cumprir a profecia de Daniel 8: 14.profecia de Daniel 8: 14.

Page 14: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 15: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 16: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

O grande número de membros O grande número de membros da igrejada igreja não é excusa para sentir quenão é excusa para sentir que individualmente individualmente podemos fazer pouco ou nadapodemos fazer pouco ou nada..

A Força da OrganizaçãoA Força da Organização não é mais forte não é mais forte ou mais vital que a força e vitalidade que ou mais vital que a força e vitalidade que residem nos indivíduos juntos.residem nos indivíduos juntos.

Page 17: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Os Pioneiros individualmenteOs Pioneiros individualmente (1) Líderes com temperamento de (1) Líderes com temperamento de

reformistas. reformistas.(2) Tinham um grande senso de (2) Tinham um grande senso de

responsabilidade pessoal. responsabilidade pessoal. O triunfo do movimento era o O triunfo do movimento era o

triunfo de cada um e o fracasso era triunfo de cada um e o fracasso era tido como o fracasso de cada um tido como o fracasso de cada um individualmente.individualmente.

Page 18: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lecciones del PasadoLecciones del Pasado

Page 19: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lecciones del PasadoLecciones del Pasado

Possibilidades nos Possibilidades nos homens e homens e mulheres de fé genuinamulheres de fé genuina

(1) (1) Em Dezembro de 1839Em Dezembro de 1839 – – Miller Miller apresentou apresentou sua primeira série de conferências em sua primeira série de conferências em uma cidade grande. Foi convidado a pregar em uma cidade grande. Foi convidado a pregar em Boston por Boston por Josué V. Himes,Josué V. Himes, o pastor da o pastor da Capela de Capela de San Chardon.San Chardon.

Himes lhe perguntou: Himes lhe perguntou: “Você tem fé no que “Você tem fé no que está pregando? Se sim, deve pregar essa está pregando? Se sim, deve pregar essa mensagem no mundo inteiro.”mensagem no mundo inteiro.” Assim começou a Assim começou a ação milerita.ação milerita.

Page 20: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Começo sem meios mas com féComeço sem meios mas com fé

UMA PUBLICAÇÃO ERA NECESSÁRIA.UMA PUBLICAÇÃO ERA NECESSÁRIA.Miller apresentou a necessidade a Joshua Miller apresentou a necessidade a Joshua

Himes.Himes. Tinham um dolar, e com isso Himes Tinham um dolar, e com isso Himes começou a publicação da revistacomeçou a publicação da revista SINAIS DOS SINAIS DOS TEMPOS. TEMPOS. Ele disseEle disse: : “Eu comecei a revista “Eu comecei a revista Senais dos Senais dos TemposTempos sem meios, mas não sem fé, de que sem meios, mas não sem fé, de que seria apoiada.”seria apoiada.”

Page 21: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Uma lição de Fé + Equilíbrio AdministrativoUma lição de Fé + Equilíbrio Administrativo

Himes disse:Himes disse: ““Minha regra tem sido de publicar e Minha regra tem sido de publicar e

espalhar de acordo com os meiosespalhar de acordo com os meios dados pela dados pela providência divina. providência divina. Quando tinha pouco, Quando tinha pouco, avançava numa escala reduzida, e quando avançava numa escala reduzida, e quando recibia liberalmente, aplicava recibia liberalmente, aplicava abundantemente. Assim que euabundantemente. Assim que eu nunca trouxe nunca trouxe opróbio, ou desonra sobre a causa por algum opróbio, ou desonra sobre a causa por algum tipo de delinqüência financeira.”tipo de delinqüência financeira.”

Page 22: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 23: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Jesus e Sua Comissão Evangélica à IgrejaJesus e Sua Comissão Evangélica à IgrejaEssa foi a Essa foi a Sua estratégiaSua estratégia..

((1) Uma comissão para o povo REMANESCENTE1) Uma comissão para o povo REMANESCENTE

Crenças Fundamentais Crenças Fundamentais N. 12:N. 12: A igreja universal é composta de todos os que A igreja universal é composta de todos os que realmente cren em Cristo, mas nos últimos dias, realmente cren em Cristo, mas nos últimos dias, um período de apostasía mui difundida, um período de apostasía mui difundida, o povo o povo remanescente foi chamado a guardar os remanescente foi chamado a guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.mandamentos de Deus e a fé de Jesus.

Page 24: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Uma Comissão abarcante e sériaUma Comissão abarcante e séria

Apocalipse 12: 17Apocalipse 12: 17 “. . . “. . . o resto da o resto da descendência descendência . . .”. . .”

Apocalipse 14: 12Apocalipse 14: 12 “. . . “. . . Os que tem a Os que tem a paciência dos santospaciência dos santos e a fé de Jesus. . .” e a fé de Jesus. . .”

Apocalipse 18: 4Apocalipse 18: 4 “ “Sai delaSai dela povo meu povo meu . . .”. . .”

Page 25: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

(2) Uma Comissão Profética(2) Uma Comissão Profética

Apocalipse 14: 6 – 13Apocalipse 14: 6 – 13 . . . “outro anjo”. . . . . . “outro anjo”. . . “o evangelho eterno para pregar aos “o evangelho eterno para pregar aos moradores da terra. . .”moradores da terra. . .”

Apocalipse 10: 11Apocalipse 10: 11 “E ele me disse: É “E ele me disse: É necessário que profetizes outra vez sobre necessário que profetizes outra vez sobre muitos povos, nações, línguas e reis.”muitos povos, nações, línguas e reis.”

(3) Comissão reelevante: VERDADE (3) Comissão reelevante: VERDADE PRESENTE fPRESENTE foi parte das crenças de oi parte das crenças de nossos pioneiros.nossos pioneiros.

Page 26: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Por quê nossaPor quê nossa primeira revista se primeira revista se entitulou “Revista Adventista e o entitulou “Revista Adventista e o Arauto do Sábado”.Arauto do Sábado”.

Razão históricaRazão histórica

Em Agosto de 1850, foi Em Agosto de 1850, foi publicado o primero número publicado o primero número da da Revista Adventista Revista Adventista (Review (Review and Herald).and Herald).

Page 27: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 28: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

AUDÁCIA DA AUDÁCIA DA CONVICÇÃO PROFUNDACONVICÇÃO PROFUNDA

Crise de ConvicçãoCrise de Convicção

(1) Santuário(1) Santuário

(2) Sábado(2) Sábado

(3) Temperança Cristã(3) Temperança Cristã

(4) Interpretação da Bíblia(4) Interpretação da Bíblia

(5) Liturgia(5) Liturgia

(6) Estilo de Vida(6) Estilo de Vida

(7) Escritos de E. G. White(7) Escritos de E. G. White

(8) Autoridade e Liderança(8) Autoridade e Liderança

(9) Integridade(9) Integridade

Page 29: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 30: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Fervor significa Fervor significa entusiasmoentusiasmo..(1) (1) OO CANTO CANTO E E ORAÇÃO das congregações ORAÇÃO das congregações mileritas.mileritas.

““Miller estava apresentando conferências Miller estava apresentando conferências em em Washington DC.Washington DC.UUm m Senador Senador perguntou a um jornalista se perguntou a um jornalista se Miller estava na cidade. O jornalista Miller estava na cidade. O jornalista respondeu: respondeu: ““Penso que sim, porque nunca antes escutei Penso que sim, porque nunca antes escutei tanto canto e oração nesta cidade.”tanto canto e oração nesta cidade.”

Page 31: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do Lições do passadopassado

Page 32: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

A importância de pregar profeciasA importância de pregar profecias

Em Em 1831, Miller1831, Miller aceitou o primero aceitou o primero convite de convite de pregar PROFECIASpregar PROFECIAS..

Em uma carta escrita em 1840, L. D. Fleming Em uma carta escrita em 1840, L. D. Fleming disse: disse: “Desde que voce foi, o bom trabalho está “Desde que voce foi, o bom trabalho está progredindo firmemente. Penso que ao rededor progredindo firmemente. Penso que ao rededor de 200 pessoas tem manifestado uma converção de 200 pessoas tem manifestado uma converção genuina. O trabalho está se espalhando por genuina. O trabalho está se espalhando por toda a cidade e arredores .”toda a cidade e arredores .”

Page 33: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

““QQuando os livros de uando os livros de Daniel e Daniel e ApocalipseApocalipse forem melhor entendidos forem melhor entendidos, ,

os crentes terão uma experiência os crentes terão uma experiência religiosa completamente diferente. religiosa completamente diferente. lhes será dado tal visão dos portais lhes será dado tal visão dos portais abertos dos céus, que o coração e a abertos dos céus, que o coração e a

mente serão impressionados a mente serão impressionados a avaliar as bênçãos que serão a avaliar as bênçãos que serão a

recompensa dos puros de coração.”recompensa dos puros de coração.”E. G. de White.

Page 34: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

“Jovens que desejam dedicar-se ao ministério, ou que o tenham feito, devem familiarizar-se com cada linha da história profética.” Obreiros Evangélicos 98.

Page 35: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

“Luz crescente brilhará sobre as grandes verdades das profecias, e serão vistas com renovado claridade, porque os brilhantes raios do Sol da Justiça iluminará o seu todo.” Evangelismo 198.

Page 36: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

“Os ministros deveriam apressar-se em apresentar a segura palavra profética como o fundamento da fé dos Adventistas do sétimo dia. As profecias de Daniel e Apocalipse deveriam ser cuidadosamente estudadas em conecção com as palavras ‘Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.’” Evangelismo 196

Page 37: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

“Os seguidores de Cristo devem harmonizar-se num esforço forte para chamar atenção do mundo para o rápido cumprimento das profecias da Palavra de Deus.”

Evangelismo 193

Page 38: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

“O Senhor quer que comprendamos feitos providenciais agora para o tempo em que vivemos. Não deve haver longas discuções e apresentação de novas teorias com respeito as profecias que Deus já tornou claras.” Evangelismo 199

Page 39: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 40: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

A IMPORTÂNCIA DA A IMPORTÂNCIA DA LITERATURALITERATURA Alguns dos líderes do movimento Milerita Alguns dos líderes do movimento Milerita

tiveram sua tiveram sua convicção da verdadeconvicção da verdade lendo.lendo.

* Carlos Fitch* Carlos Fitch

* * Josías Litch Josías Litch

* Samuel Snow* Samuel Snow

Chegaram a ser parte do movimento Chegaram a ser parte do movimento Adventista lendo os escritos de W. Miller.Adventista lendo os escritos de W. Miller.

Page 41: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

1848, a 1848, a visão da importância da visão da importância da LITERATURALITERATURA

““Depois de ter saído de minha visão eu Depois de ter saído de minha visão eu disse ao meu esposo: Tenho uma mensagem disse ao meu esposo: Tenho uma mensagem para tí. Deves começar a imprimir um para tí. Deves começar a imprimir um periódico pequeno e enviá-lo às pessoas . Que periódico pequeno e enviá-lo às pessoas . Que seja pequeno no começo, mas à medida que as seja pequeno no começo, mas à medida que as pessoas o leam, enviarão recursos para pessoas o leam, enviarão recursos para imprimí- lo, e será um êxito desde o princípio. imprimí- lo, e será um êxito desde o princípio. Deste minúsculo começo me foi mostrado Deste minúsculo começo me foi mostrado caudais de luz que irão inundar todo o caudais de luz que irão inundar todo o mundo.”mundo.” E. G. de White.

Page 42: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 43: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

O LUGAR DA O LUGAR DA FORÇA DOS LEIGOSFORÇA DOS LEIGOS 1.1. William MillerWilliam Miller nunca recebeu nunca recebeu

trainamento trainamento teológicoteológico..

2.2. James WhiteJames White era um professor de uma era um professor de uma escola, e sua educação formal foi limitada escola, e sua educação formal foi limitada por causa de sua saúde delicada.por causa de sua saúde delicada.

1.1. Joseph BatesJoseph Bates passou a maior parte de passou a maior parte de sua vida à bordo de um navio. sua vida à bordo de um navio.

Page 44: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

TreinamentoTreinamento““À medida que um líder poe À medida que um líder poe

seus esforços dedicados, tranquilos seus esforços dedicados, tranquilos e firmes, para educar aos membros e firmes, para educar aos membros da igreja a dedicar-se ao trabalho da igreja a dedicar-se ao trabalho pessoal pelas almas aonde quer pessoal pelas almas aonde quer que haja oportunidades, o éxito que haja oportunidades, o éxito marcará seu trabalho.” marcará seu trabalho.” E. G. WhiteE. G. White

Page 45: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 46: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

O PODER DO O PODER DO SENSO DE URGÊNCIA.SENSO DE URGÊNCIA. O O movimento Adventistamovimento Adventista de 1844 nos de 1844 nos

ensina a lição de que oensina a lição de que o senso de urgência senso de urgência em cumprir a missão da igrejaem cumprir a missão da igreja é a é a melhor garantia de manter um curso de melhor garantia de manter um curso de avanço na avanço na direção certa e constantedireção certa e constante..

Manter nossos Manter nossos membros ativosmembros ativos na na missão é a melhor maneira de evitar missão é a melhor maneira de evitar confusão e problemas.confusão e problemas.

Page 47: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Page 48: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

A MOTIVAÇÃO DE UM A MOTIVAÇÃO DE UM TEMPO LIMITADOTEMPO LIMITADO

Há uma lição no fato de Há uma lição no fato de crermos que temos pouco crermos que temos pouco tempo tempo para trabalhar.para trabalhar.

Page 49: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

James WhiteJames White não tomou tempo não tomou tempo para descansar ou as vezes comer. para descansar ou as vezes comer. Sentia que não havia tempo a perder.Sentia que não havia tempo a perder.

Disse em uma carta em uma Disse em uma carta em uma revista dos Mileristasrevista dos Mileristas::

““Deus não permita que eu cruze os Deus não permita que eu cruze os braços preguiçosamente, enquantos os braços preguiçosamente, enquantos os pecadores penetram na noite de trevas pecadores penetram na noite de trevas eternais..”eternais..”

Page 50: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

William MillerWilliam Miller faz um faz um resumo de resumo de seu trabalho em 1844:seu trabalho em 1844:

““Preguei cerca de Preguei cerca de 4.5004.500 sermões sermões em em (12)(12) doze anos, pelo menos a doze anos, pelo menos a 500.000500.000 pessoas pessoas diferentes. Tenho diferentes. Tenho quebrado minha constituição equebrado minha constituição e perdido minha saúde; e para quê? perdido minha saúde; e para quê? Para ser o meio, Para ser o meio, se possível for, se possível for, de de salvar asalvar a alguémalguém.”.”

Page 51: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

O fato de que cremos que não O fato de que cremos que não devamos devamos estabelecer datas fixas estabelecer datas fixas, , como fizeram os crentes em 1844, é a como fizeram os crentes em 1844, é a última razão última razão no mundo no mundo para para postergar a vinda do Senhor para um postergar a vinda do Senhor para um futuro indefinidofuturo indefinido..

Não deveriamos proceder em Não deveriamos proceder em nosso trabalho como se nosso trabalho como se

tivéssemos todo o tempo tivéssemos todo o tempo para para c completar nossa obra.ompletar nossa obra.

Page 52: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

Pouco depois do grande desapontamento Pouco depois do grande desapontamento de Outubro de 1844, em uma carta a um de Outubro de 1844, em uma carta a um amigo, amigo, Miller Miller escreveuescreveu::

““Voce perguntará, como muitos Voce perguntará, como muitos de nossos imãos o fazemde nossos imãos o fazem, , quando quando espera ser a vinda de Cristo?espera ser a vinda de Cristo? Eu respondo:Eu respondo: HOJEHOJE..

Page 53: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado

““Há uma data específica? Sim, Há uma data específica? Sim, existe. E qual éexiste. E qual é?? HOJE, E HOJE, até que Ele HOJE, E HOJE, até que Ele venhavenha..

Devemos esperar e velar até Devemos esperar e velar até que Ele se agrade em responder que Ele se agrade em responder as dez mil orações que dia e noite as dez mil orações que dia e noite sobem ao Seu trono.sobem ao Seu trono. Vem, O Vem, O Senhor Jesus, vem logo.”Senhor Jesus, vem logo.”

Page 54: Lições do passado.  Ellen G.White usa ol movimento de 1844 como o padrão da atividade e fervor espiritual que deveriamos ter como igreja de.

Lições do passadoLições do passado