JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

14
Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página Projeto Crescer apoia o Outubro Rosa Página 02 FAISA 2013 de 14 à 19 de Novembro Veja programação completa na página 11

description

Dos jornais da região do sudoeste do estado de S. Paulo, um dos mais antigos. De propriedade de Erivelto Depieri, nosso amigo.Jornal semanário, com 82 anos de atividade ininterruptas...

Transcript of JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Page 1: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página

Projeto Crescer apoia o Outubro RosaPágina 02

FAISA 2013de 14 à 19 de Novembro

Veja programação completa na página 11

Page 2: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 02

Aesperançaéumamarcaindelévelemnossocoração,quenos levaaaspirar por felicidade,dandosentidoverdadeiroparaavida.Nãoteresperançaéperderosentidodavidaecorroeraessênciadoexistircomasatitudesdodesespero.Odesânimopodeendurecernossossentimentoseéumcaminhoseguroparaterminarnodesastredavida,quepodechegaratéosuicídio. A oração é a força para quem buscafortalecer sua esperança em Deus, indicandorelacionamento com o Altíssimo. Acontece aíuma retomada de ânimo, de objetivos e de visão confiante no futuro. Esperaqueminsiste,comoalguémquepleiteiadireitosdiantedojuiz,conseguindo convencê-lo através da pertinência, da insistência e decobrança. Como anda a esperança do brasileiro. O envolvimento com acultura do desespero é constante. A violência por todos os lados reflete insegurança. E o momento dos conchavos políticos revela futuropromissor,ouahistóriavaisersempreamesma?Seráquepodemosesperar por um país mais humano, digno e de confiança? Não podemos prender os olhos nas tragédias da vida. Cada

desgraçapodecausardesânimoedesestímuloparaapessoaagir.Mesmoassiméimportantecontemplar a beleza da vida que enfrentaos desafios da esperança. É fundamental o desejodecontinuardefendendoavidanasuaplenitude. Aesperançadevedarsaborparaavida,coragemparaalutaedeterminaçãoparavencer. Perder a capacidade de sonhar é nãoentender as palavras de Paulo: “A esperançanão decepciona” (Rm 5, 5). Não é qualquer

esperança,comoaquelasóde ilusõese falsaspromessas,masquesejafundamentadanosprincípiosdavida. AverdadeiraesperançavemdeDeus,daquelequepodefazerdasrealidadesinsegurasumcaminhoderealizaçãoplena,aindanaterra,eadimensãodaeternidadefeliz.Essaesperançacrescenamedidade nossa confiança em Deus e na realização de seu projeto de vida na terra.Naeternidadenãohaverámaisesperança,porqueavidaserátodanoamortotaldeDeus.Fonte:CNBBColaboração:LSilva

A Esperança

INFORMATIVO: 31/2013

SESSÃO ORDINÁRIA: 21/10/2013

MESA DIRETORAPres:AgripinoMiguelCosta(PT)

Vice-Presid:AndreaPuríssimodaSilva(PV)1ºSecret:CíceroRobertoSouzadaSilva(PV)

2ºSecret:HeitorLeme(PR)

VEREADORESCícero Felix de Souza (PPS) - Filadélfio Alves Júnior (PSDB)

Jair Montanheri Marques (PPS) - João Gonçalves de M. Sobrinho (PDT)Maria Lúcia Rocha Ricardo (PMDB) - Mario Augusto Batista Leite (PT)

Nivaldo Luiz Gregório (PMDB)

PROJETOS ENCAMINHADOS PELO PREFEITO

Foram lidos os seguintes Projeto de Lei, de iniciativa do Sr.PrefeitoMunicipal: -ProjetodeLeinº056/2013,que“Dispõesobreaalteraçãodemetas e valores, diretrizes ao PPA 2010/2013, LDO para 2013,aberturadecréditosuplementaraoorçamentode2013,edáoutrasprovidências”; -ProjetodeLeinº058/2013,que“Dispõesobreaalteraçãodemetas e valores, diretrizes ao PPA 2010/2013, LDO para 2013,aberturadecréditosuplementaraoorçamentode2013,edáoutrasprovidências”. Os Projetos serão remetidos às Comissões permanentes daCasa a fim de receberem os respectivos pareceres para posterior apreciaçãopeloE.Plenário.

ORDEM DO DIA

ConstouoProjetodeLei,deiniciativadoVereadorCíceroRobertoSouzadaSilva,que“Dispõesobreacriaçãodosistemadecalçadaecológica em novos loteamentos, novos conjuntos habitacionais eloteamentosaseremregularizados,edáoutrasprovidências”. O Projeto foi rejeitado pelo voto da maioria dos Vereadores earquivado. Constou, também, o Projeto de Lei, de autoria do Vereador Jair daPirâmide,que“Dispõesobreaobrigatoriedadedemencionarosnomes dos autores das letras e das músicas dos hinos, antes de suas execuções, nos eventos públicos oficiais realizados no município de SantoAnastácio”. O Projeto, aprovado por unanimidade, foi encaminhado ao Sr.PrefeitoMunicipalparasançãoepromulgação.

Constou,ainda,oProjetodeLeiComplementar,deiniciativadoSr.PrefeitoMunicipal,que“DispõesobrealteraçõesnoPlanoDiretor,alteraoperímetrourbanoeaáreadezonadeexpansãourbanadomunicípiodeSantoAnastácio,edáoutrasprovidências”. O Projeto, aprovado por unanimidade, foi encaminhado ao Sr.PrefeitoMunicipalparasançãoepromulgação.

Constou, finalmente, o Projeto de Lei, de autoria do Sr. Prefeito Municipal, que “Altera a redação do § 1º, da Lei Municipal nº2.314/2013,de26demarçode2013”. O Projeto, aprovado por unanimidade, foi encaminhado ao Sr.PrefeitoMunicipalparasançãoepromulgação.

SITE OFICIAL DA CÂMARA MUNICIPAL Visite o site oficial da Câmara Municipal de Santo Anastácio: www.camarasantoanastacio.sp.gov.br. Confira as leis, as matérias, osprojetoseasnotíciasquedizemrespeitoànossacidade. Anote o nosso e-mail: [email protected]ção.Opine,reivindique,entreemcontatocomosVereadores.

Saiba mais sobre Dificuldades de aprendizagem A identificação das dificuldades de aprendizagem é de extrema importância, o ideal é que sejam descobertas precocemente, ospaisdevemsaberdiferenciarossinaisdecansaço,sono,preguiça,tristeza,agitaçãodentreoutros,considerados também fatoresquedesmotivam o aprendizado. Desse modo, para que pais possamsaberfazertaldiferenciaçãosefaznecessáriobuscarinformações.As dificuldades de aprendizagem poderão ser de origem: cognitiva, emocional e orgânica. A de origem orgânica é o caso dos distúrbios deordemneurológica,enquantoqueasegunda temhavercomoaspectoemocional,porexemplo:umaseparaçãodospais,mudançade escola, mudança de residência, entre outros e por fim, a de origem cognitiva que é quando a criança nasce com distúrbio ou transtorno que dificultará o seu processo de aprendizagem. Entre eles mais comum são: Dislexia, Discalculia, Desortografia, TDAH, Disgrafia e Dislalia.

PsicopedagogiaClínicaValéria Ap. B. Silva(Colaboradora)

MaisInformações:(18)9703-7029ou(18)3906-6020e-mail:[email protected]

ABRIGO DE IDOSOSAGRADECE

Os nossos sinceros agradecimentos à ASSOCIAÇÃO JAPONESA FUJINKAI - YAKISSOBA que, mais uma vez, de forma generosa como lhe é peculiar, doou a entidade o valor de R$ 500,00 (quinhentosreais)nosabraçandonesteprojetodeacolhimentoaosmaisidosos. Deusabençoeatodos!

O Projeto Crescer mantidopela Prefeitura de Santo Anas-tácio aderiu a Campanha “Ou-tubroRosa”efez,comainiciativadesuasmaravilhosascriançasecompetentes professoras, umabelaobraartística com recorteepintura. A arte, além de ser reflexiva e desenvolver o desempenhointelectualdecadaaluno,propôstrazer para todos a importânciaem conscientizar o próximo ea si mesmo por intermédio daspróprias mãos. Uma das obrasficou no próprio Projeto e a outra foi levada até o Posto de Saúde deSantoAnastácioondefoimuitobemrecepcionadapelaSecretáriaMunicipal de Saúde Flávia Ferrari que ficou muito feliz com a iniciativa eparabenizoutodaaequipe,bemcomo a responsabilidade socialdos alu-nos, o desempenhoculturaldoProjeto. No dia da campanha, as pro-fessoras confeccionaram os la-ços rosa onde todos, meninose meninas, usaram em suascamisetas em prol da causa.Na oportunidade a SecretáriaMunicipal de Assistência Social

Projeto Crescer apoia o Outubro Rosa

Aline de Haro Rodrigues estava presente e ficou muito contente com a iniciativa, colocando-se adisposição,commuitoamor,detodosasatividadessociaisdascriançasedetodootrabalhodoProjetoqueportantosanoscoordenoudepertinho. Vale lembrar que o “Outubro Rosa” é umacampanha Nacional de prevenção ao câncer de

mama.Entãovocêmulhermarqueasuaconsultae fique por dentro do que ocorre com a sua saúde. E filhos, avise a mamãe, a titia, a vovó, todo mundo dafamíliasobreaimportânciadeconscientizar. OProjetoCrescerapoiaessainiciativaecontacontigo.Vocêpodesalvarumavida.

-x-x-x-x-x-x-x-x-

AGRADECIMENTOS A Secretaria Municipal de Saúde através da secretária Flavia Ferrari Giacomini vem através deste agradecer ao Padre Lindolpho AntoniodaSilvaeaDiretoradaEscolaEEProf.OsvaldoRanazziMaria Lucia Sanches Gestinari por terem cedido respectivamente o local e o aparelho de multimídia para a realização da Primeira Oficina de atualização em curativos (18 e 25/10/13) visando capacitar àsequipesdeEnfermagemqueatuamnoâmbitodaAtençãoBásica.A referida oficina foi ministrada pela Facilitadora de Educação Permanente e Mestre em Educação Juliana Neves Russi Garcia de PresidentePrudente.

No último dia 18 de outubro algumas famílias participantes do ServiçodeFortalecimentodeVínculosparacriançasde0a06anosesuasfamílias, tiveramaoportunidadedevisitaroSalãodoLivrona cidade de Presidente Prudente.As referidas famílias visitaramos51estandes,abibliotecamóvel,espaçodeleitura,dentreoutrasatividades que o evento proporciona. A visita teve por objetivoproporcionarademocratizaçãodoacessoaolivrocompreçosmaisbaixo, o encantamento literário e o desejo da leitura. “Queremos,de forma lúdica, aproximar as crianças do mundo mágico da literaturaecontribuirparaaevoluçãodosíndicesdeleitura”,cometaa coordenadora do CRAS – Centro de Referência deAssistênciaSocial,EliseteFerreiraLeme.

CRAS de Santo Anastácio visita Salão do Livro

MATRICULAS NA EMEI ALICE SILVA PARA 2014 INICIAM DIA 29

A EMEIEF ALICE SILVA GUARIENTO INFORMA QUE ESTARÃO ABERTASAS MATRÍCULAS PARA OANO LETIVO DE 2014 NOPERIODODE:29/10a14/11–Horário:7:00às16:00 CONFIRAABAIXOOSDOCUMENTOSNECESSÁRIOS:

MODALIDADE: PRÉ IIDADE: COMPLETAR 4 ANOS ATÉ 31/03/2014 DOCUMENTOS: CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO ECOMPROVANTEDEENDEREÇO,CÓPIADONIS-(CarteirinhadoBolsaFamília).MODALIDADE: PRÉ IIIDADE: COMPLETAR 5 ANOS ATÉ 31/03/2014DOCUMENTOS: CÓPIA DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO ECOMPROVANTEDEENDEREÇO,CÓPIADONIS-(CarteirinhadoBolsaFamília).MODALIDADE: EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (1ª A 4ª SÉRIE)IDADE:IDADEMÍNIMA15ANOSCOMPLETOSDOCUMENTOS: CÓPIA DO RG, CPF, CERTIDÃO DE NASCIMENTO OUCASAMENTOECOMPROVANTEDEENDEREÇO.

LOCAL: EMEIEF ALICE SILVA GUARIENTO RUA JOSÉ ANÉAS FRANCO, 359, VILA ORIENTE.TELEFONES:3263-3005 ou 3263-3865

DIA DO SERVIDOR PUBLICO Comemora-se no próximo dia 28 o dia do Servidor Público. E nesta ocasião que refletimos e podemos afirmar o quanto você servidor é importante para a administração pública, o quanto nos sentimosorgulhososdefazerpartedoconvíviodiáriodoserviçopúblico. Nenhum país sobrevive e nenhum governo funciona sem o corpo de servidores públicos, responsáveis pelas tarefas diárias.Estaspalavrassão justasemerecidasa todososque,no esmero de suas funções, honram o cargo de SERVIDORPÚBLICO. Considero importante dirigir-lhes esta mensagemde agradecimento e incentivo para que continuem a elevar aconsciênciadonossopapelnocontextodomunicípio.Devemosestar convencidos de que a dedicação ao serviço público, fundamentada nos princípios da responsabilidade e da éticaprofissional, é uma das mais importantes formas de exercitarmos osverdadeirospressupostosdacidadania.Agradecendoasuadedicação, parabéns pelo dia do servidor! Parabéns por vocêfazer parte do Governo de Santo Anastácio, “terra Boa de Viver”.

Alaor Ap. Bernal DiasPrefeitoMunicipalJosé Felipe Filho

Vice-Prefeito

SANTA CASA AGRADECEDoação de medicamentos No último dia 15 a Farmais através de seu representante Cristiano Rampasso, entregou à Santa Casa diversos remédios adquiridosnuma parceria firmada entre a Farmais e seus fornecedores, segundo Cristiano essa doação será continuada, no momento da entregapediu a Érica (que esta a frente da administração do hospital) para queprepareumarelaçãodemedicamentosquefaçampartedousodiário nos serviços de atendimento hospitalar para que a doaçãovenhadeencontroàsnecessidadesdaentidade, disseaindaquetemoutroprojetoparaangariarremédiosparaseremdestinadosàSantaCasa.AdiretoriadaSantaCasaagradeceaosproprietáriosecolaboradoresdaFarmaisdeSantoAnastáciopeloempenho,peladoaçãoeainteratividadequetemproporcionadojuntoàcomunidadeanastaciana.

Visita Parlamentar Na sexta-feira passada (18) esteve visitando a Santa Casa deSantoAnastácioo ilustreDeputadoFederalVICENTINHODOPT,acompanhado de uma comitiva integrada pelo Vereador Dida e osenhor Orlando Cardoso, alem de representantes regionais dePirapozinho, Tarabai e Piquerobi, alem de seus Assessores, naocasião foi recepcionado pelos representantes da diretoria e daadministração.AvisitadoDeputadofoiparaconheceranecessidadesdaentidadeecomunicaraindicaçãoumaemendaaqualoVereadorDida estará defendendo numa reunião que acontecerá em SãoBernardo do Campo. Vicentinho levantou durante a conversa apossibilidadededestinarequipamentosparaaSantaCasalocal.OsrepresentantesdaSantaCasacontamcomoempenhodoVereadorDida para conseguir essa emenda e articular com o Deputadoprojetos para incrementar e aprimorar as instalações da entidadeparaassimpodermosprestarumatendimentocommaisqualidade.

Page 3: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 03

E S P O R T E S

01-MariaNazaré-68anos-falec.16/1002-OsvaldoCortelassi-58anos-falec.17/1003-AlvinaRosadeSouzaSantos-81anos-falec.18/1004-NéliaFalcãodosSantos-51anos-19/1005-RenatoFerreiraLima-49anos-falec.21/1006-AparecidaDiasVillar-66anos-falec.22/1007-NairDuelaAnzolin-77anos-falec.23/10

FALECIMENTOS

José Carlos [email protected]

Colaborador18/10/2013

Osamigosjápararamparapensarsobreousodapalavra“Coisa”nalínguaportuguesa,esta nossa tão detonada e vilipendiadalíngua,pelosmaustratosinfringentesaoatodofalarenoescrever? Já perceberam o costume generalizado deseuuso?Quandomuitosnãosabendooquepalavrausar,usaa“coisa”,comoseumcoringa do baralho fosse? Ou seja, quandonãosesabeapalavracorreta,usa-secoisa.Quando não se sabe o significado do objeto ou sua descrição diz-se da coisa, e assimvamos coisando e dizendo coisas e maiscoisas, como se tudo fosse uma só coisa.Umacoisaparatudoeparatodososgostos. Bem... Mas antes de continuarmosvamosveroquedizemosdicionários,quemuito jocosamente os chamamos de pai-dos-burros. Vamos ao significado de coisa. Coisa, substantivo feminino, tudo aquiloqueexiste,todoserinanimadoouanimado,realouaparente,comonafrase:“iraofundodascoisas”;objetosuscetíveldeapropriação,propriedade–“elepossuipoucascoisas”;oqueocorre,acontecimento–“ocursonaturaldas coisas”. Fato. No popular: negócio,troço, algo, diabo. Coisa em si – realidadeabsoluta (por oposição a aparência ourepresentação). Coisa nenhuma – parasignificar “nada”. Coisas do arco-da-velha – coisas incríveis, extraordinárias. Locuçãoprepositiva–“coisade”,“cercade”,comonafrase:chegouhácoisadeumasemana. Quandonãosesabeoquedizer,dizemosalguma coisa com a palavra coisa, nãoimporta que coisa seja. Tanto “coisa” podeser tudo, como na música de samba: “Oi coisinha tão bonitinha do pai...”, referindo-se o autor à sua pequenina filha que chama de“coisinhatãobonitinha”,numcarinhosoedelicadotexto,edependendodoqueseusaapóso termo “coisa”, comona frase: “masquecoisamaisfeiavocêfez”,entoando-senofalar,comumainterpretaçãoteatraldeumacoisamal-feita,deumgestomalcolocadooudeumxingamentogrotescoeinapropriado. Assimtambéma“coisa”,comonatureza

dascoisas,tantopodesersubstantivo,comoadjetivoouadvérbio.Tambémpodeserumverbo, incrível não? O verbo coisar? Sim,fazer coisas, porque não? Como no texto:“pára de coisar nas minhas roupas, seomoleque? Aqui querendo dizer – “para demexeremminhasroupas”,tudodependendodo contexto na conversa. O verbo coisaré mais usado no falar e muito no escrevere neste escrever muitas coisas se usa emespecial com o verbete “coisa”. Mas quecoisa hein! Isto já está muito repetitivo, ounão? Vamos deixar esta coisa de lado econtinuemoscomonossoconversar... A palavra “coisa” é como o BomBrill,possuimileumautilidades.Eaquijáestoueu fazendo propaganda. Mas vamos versecom isto tiramosalgumacoisadevalor.Será?Oucomosedizemporaí,acoisaécomoumamuleta,queseusaquandonãosesabequalpalavrausarquandoqueremosumaidéiaexprimir. Coisa não tem sexo, pode ser a Garota de Ipanema, como na música: “olha que coisamaislinda,maischeiadegraça,éelemenina que vem e que passa...” e comopodesermasculino, “olhaocoisa-ruim”,sereferindoaocapeta. Chega de coisas ruins. Vamos falar decoisas, de coisas alegres. Nada de coisasemvalornenhum. Outros dizem: vamos deixar as coisascomo estão, para ver como elas ficam. E asmeninasdizem:deixedecoisacomigoevamosfalardeoutracoisa...Coisapodesertudoepodesernada. Eunãoseidecoisaalguma...Quecoisaéesta?Estacoisanãoécomigo!Nãobrinquecomcoisassérias. Coisaecoisasseusamquandonãosesabedonomeoudolugar,oudosnomesdascoisas, dos filmes, dos nomes dos artistas quenãonos lembramos...Numaconversa:“puxavida,mascomoéonomedesteator?Quem? Aquele, que tinha aquela coisa nacabeça, comoeraonomemesmodaquelacoisa? E assim vai, de coisa em coisa sedizendomuitascoisas,emuitascoisasnãodizendonada...Umaconversadealgocomcoisanenhuma. Outrosassimcomentam:vocêviuaqueleviadutoquetemlá?Onde?Lánaquelelugar

quenãoservepránada,dondeapontenãopassaporcimadecoisaalguma,eliganadaacoisanenhuma... E como é gostoso escrever... E como aCOISA pode ser usada à vontade, vontademedeudefalardecoisasondeseusamdestapalavra coisa. Até nome de filme, “A COISA”, teve bastante sucesso. Nas músicas então nemse fala.Fala-seesecantacomcoisas.Olha que coisa mais linda/Que vem e quepassa. Oi coisinha tão bonitinha do pai. EaqueleChico,odoBuarque,queestavaàtoanavida,quandoumamoça lhechamou,práverabandapassarcantandocoisasdeamor. Distosabemos,quedizerdecoisaséummodomuitogenéricodesedizer.Masquequandoascoisasestãonolugarcerto,todosentendemecomissonosentendemos.Istoéoquemaisnossurpreendeaodizer-sedeCOISAedeCOISAS. Quem nunca fez uma COISA feia, mastambémquemnuncadissedaCOISAmaislinda do mundo que são nossas crianças?Quantas vezes dizemos que a COISA táficando preta e que se o governo não tomar providênciasenérgicasaCOISAaindapodeficar mais feia do que já está. Em com isto todasasCOISASpoderãovirabaixo... Tem gente que tem medo das COISASruins que podem acontecer. Da visita doCOISA-RUIM... E tem gente que gosta deCOISAmalfeita,comreferênciaaotropeçãonarua,escorregãonochãomolhado,ecomistomuitoderisadasedão,eseridaCOISAmal feita acontecida. E tem gente que atédesimesmari,quandosesurpreendecomestas COISAS mal feitas que consigo lheacontecem. Pois é, muita coisa pode-se dizer dascoisas que queremos falar ou escrever.Mas, a coisa mais importante do mundoé que deixemos de lado as MÁS COISASe valorizemos as BOAS COISAS, da vidae do mundo... E assim vamos levando asCOISASdeummodomaisameno,com féeesperançadeCOISASmelhoresparaosnossos,dosvossos,paraomundoeparaahumanidade... Que as melhores COISAS do mundopossam lhe acontecer neste final de semana, neste mundo do porvir, com COISAS úteis e agradáveis...

DOS USOS E COSTUMES DAS COISAS QUE FALAMOS E ESCREVEMOS...

SANTO ANASTÁCIODia25/10: IanaraF.Zambrini,DanieldaSilva,DaniloPoschl,AlineCabraldeAraújo, Naja Medley C. Cabrera, Larissa Rodrigues de Souza, Vanderlei Martins, José Airton Duarte de Oliveira, Silvério Edgar Pacanheli, Elaine A. Santana Santos, ElianeSantanaSantos.Dia26/10:LilianR.Ribeiro,TerezaSouzadeAlmeida,PauloSergiodosSantos,TerezadaConceiçãodeSouza.Dia 27/10: Maria Angélica Rocha, Maria A. G. Rosa, Fernanda Bruno Silva, José RenatoLima,SandraT.Barbosa,EduardaRamos.MarioAntonioCarreira,Apare-cidaDiasRapchan.Dia 28/10: Marina Pretel e Pretel, Adalgisa S. Rodrigues, Genivaldo Francisco de Oliveira,EuclidesdeArruda,AndréiaRoéferoChaves,EriveltoNicoletti,DjalmadeOliveira, João Buscatti, Rosangela Cláudia M. Fructuozo, Lucas Massena.Dia29/10:SantinaA.daCosta,LuizAntonioOrtegaFranco,NiltonSergioA.Topal,Fabiana dos Santos, Gisele A. Ferreira, Solange Zubcov Ferreira.Dia 30/10: Gabriela de Moraes Pinto, Darwin Barreto de Lima, Danielle Machado Buscatti, IvandeOliveira,CarlosAlvesBarros,SandraM.Mori,SoniadaSilvaBatista.Dia 31/10: Gilmar Rodrigues de Oliveira, Sueli Marques da Silva, Daniele Felici, AdrianoMunizF.Rapchan,NeuzaBeneditaP.daSilva.

RIBEIRÃO DOS ÍNDIOSDia25/10:SileneCristinadaSilvaRocha.Dia27/10:DanielleLenzoneZanfolin,LucineidedaRocha.Dia28/10:EdnaMonteiroLira.Dia 30/10 - Ronie Junior Nochelli

A EMEF Prof.Alberico da Silva Cesar realizou uma exposiçãodostrabalhosfeitospelosalunosnoProjeto“LereEscrever”ondepuderammostraraparticipaçãoefetivadosalunosmotivadospelosprofessores e gestores.A direção da escola parabeniza todos osenvolvidos pelo excelente trabalho e agradece a participação dospaisecomunidadepelosucessodoevento.

EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS NA ALBERICO

Polícia Militar Ambiental alerta: Valem as mesmas restrições dos anos anteriores nesta Piracema.

APolíciaMilitarAmbientalesclarecequeasrestriçõesàpescanapiracema2013/2014queabrangeoperíodode1ºdenovembroa28defevereiroéamesmadosanosanteriores. Destaque-se alguns pontos relevantes da Instrução Normativanº 25/09 que regula a pesca no PERÍODO DE PROTEÇÃO ÀREPRODUÇÃO NATURAL DOS PEIXES, na Bacia Hidrográfica do RioParaná. EstáPROIBIDAapescaparatodasascategoriasemodalidadesnosseguinteslocais:• naslagoasmarginais;• a menos de quinhentos metros (500m) de confluências e desembocadurasderios,lagoas,canaisetubulaçõesdeesgoto;• atéummilequinhentosmetros(1.500m)amontanteeajusantedasbarragensdereservatóriosdeempreendimentohidrelétrico,edemecanismosdetransposiçãodepeixes;• atéummilequinhentosmetros(1.500m)amontanteeajusantedecachoeirasecorredeirasedemaislocaisprevistosnoartigo3ºdaInstruçãoNormativa;• norioTietê,notrechocompreendidoentreajusantedabarragemdaUsinadeNovaAvanhandavaatéafozdoRibeirãoPalmeiras,nomunicípiodeBuritama/SP;• norioParanapanema,notrechoentreabarragemdeRosana/SPeasua foz,nadivisadosEstadosdeSãoPauloeParaná (PortoMaringá);• nosriosAguapeí,doPeixe,SantoAnastácio,Anhumas,Xavantes,Arigó, Veado, Moinho e São José dos Dourados (afluentes do rio Paraná), Três Irmãos, Jacaré-Pepira e seus respectivos afluentes;• noscorposd’águadedomíniodosEstadosemquealegislaçãoestadual específica assim o determinar;• nosentornosdo:-ParqueEstadualMorrodoDiabo(SP);-ParqueEstadualdoRiodoPeixe(SP);-ParqueEstadualdoRioAguapeí(SP);-EstaçãoEcológicadoMico-Leão-Preto(SP TambémPROIBE:• acaptura,otransporteeoarmazenamentodeespéciesnativas,inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia;• o uso de materiais perfurantes, tais como: arpão, arbalete, fisga, bicheiroelança;• a utilização de animais aquáticos, inclusive peixes, camarões,caramujos,caranguejos,vivosoumortos(inteirosouempedaços),comoiscas,comexceçãodepeixesvivosdeocorrêncianaturaldabacia hidrográfica, oriundos de criações, acompanhados de nota fiscal ou nota de produtor;• o uso de trapiche ou plataforma flutuante de qualquer natureza, nosriosdabacia. EstáPERMITIDA:• apescaemriosdaBacia,somentenamodalidadedesembarcadae utilizando linha de mão, caniço simples, vara com molinete oucarretilha, com o uso de iscas naturais e artificiais nas áreas não

PIRACEMA 2013 - 2014

Foi realizado no último dia 19 em São Paulo Capital, o Campeonato Brasileiro de Karatê estilo Wadô Ryu. Santo Anastácio participou com30atletassendoamaioriadeProjetosSociaismantidospelaPrefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Esportes

SANTO ANASTÁCIO FICA EM 7º NO BRASILEIRO DE KARATÊLazer e Turismo, Projeto Crescer, Educandário São José, Projeto AZULeProgramaAtletadoFuturoP.A.F(SESI). Das 28 Associações de Karatê representadas a nível nacional, Santo Anastácio ficou em 7° Lugar na classificação geral.No total foram 12 medalhas, 3 (três) de PRATA e 9 (nova) deBRONZE,osmedalhistasforam:Lorraine Prudêncio Rosa: 1 medalha de PRATA (KATA) e 1 medalha de BRONZE (LUTA) –(Projeto PAF - Educandário São José), Pamela Freitas: 1 medalha de PRATA (LUTA) (P.A.F - Academia KIME), Gabrielle Fernandes: 1 medalha PRATA (KATA) 1 medalha BRONZE (LUTA) (Projeto AZUL - Academia KIME), Lorena Diniz: 1 medalha de BRONZE (KATA) e 1 medalha de BRONZE (LUTA) (Projeto AZUL - Academia KIME), Renê de Castro: 1 medalha de BRONZE (LUTA) (Academia KIME), Matheus Cordon: 1 medalha de BRONZE (LUTA) (Projeto PAF - Academia KIME), Clarice Prudêncio Rosa: 1 medalha de BRONZE (KATA) 1 medalha de BRONZE (LUTA) (Projeto PAF - Educandário São José), Geraldo Chimith: 1 medalha de BRONZE (KATA) (PAF - Projeto Crescer), e os atletas que também pontuaram ajudando Santo Anastácio a conquistar a 7° colocação que foram: Rian Nunes: 5° Lugar KATA e 6° lugar LUTA (Projeto PAF - Educandário

São José), Vitor Godoy: - 7° Lugar KATA (Projeto PAF - Academia KIME), José Guilherme Coronel: 5° Lugar LUTA – (Academia KIME), Joice Oliveira Faria: - 4° Lugar KATA (Projeto AZUL - Academia KIME) e César Bariani :7° Lugar LUTA (Academia KIME). Santo Anastácio conseguiu ainda o ATLETA DESTAQUE comNathievilin Stefany, por sua dedicação e o comprometimento com o Karatê, recebendo das mãos do Mestre Koji Takamatsu um troféu, a aluna faz parte do PAF e treina na Academia KIME de Karatê. Todos os atletas tiveram o total apoio da Prefeitura Municipale da Secretária de Esportes, com as inscrições, alimentações etransporte. “Semoapoionãoseriapossívelnossaparticipaçãocomamaioriadosatletasdosprojetossociais,graçasaoPrefeitoAlaorBernalDiase o Secretário de Esportes Edson Araujo conseguimos participardesteimportanteeventoNacional.Obrigadoatodos.SenseiMarcosMineiro Faixa Preta 2° Dan OpróximoeventoseránacidadedePresidenteVenceslaunodia9 de Novembro com o campeonato Regional de Karatê encerrando assim os eventos oficiais da Wadô Ryu Karatê Dô do Brasil neste anode2013.

mencionadasnoart.3ºdaInstruçãoNormativa(apescaembarcadasomentenoslagosformadospelasUsinasHidrelétricas);• a captura e o transporte sem limite de cota para o pescadorprofissional, e cota de 10 kg mais um exemplar para o pescador amador, no ato de fiscalização, somente das espécies não nativas (alóctoneseexóticas)ehíbridostaiscomo:apaiari,bagre-africano,black-bass, carpa, corvina ou pescada-do-Piauí, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápias, tucunaré, zoiudo e híbridos,excetua-sedestapermissãoopiauçu;• a pesca em reservatórios na modalidade embarcada edesembarcada, de espécies não nativas (alóctones e exóticas) ehíbridos,comlinhademãoouvara,caniçosimples,commolineteoucarretilha,com uso de iscas naturais e artificiais;• o transporte de pescado ou material de pesca por via fluvial somenteemlocaiscujapescaembarcadasejapermitida; A Instrução Normativa não se aplica ao pescado provenientede piscicultura ou pesque-pague/pesqueiro, registrado no órgãocompetente e cadastrado no InstitutoBrasileiro do MeioAmbientee dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, devendo estaracompanhado de nota fiscal. O Policiamento Ambiental realizará também fiscalização dos estoquesdepeixesinnatura,resfriadosoucongelados,provenientesde águas continentais, armazenados por pescadores profissionais e os existentes nas colônias e associações de pescadores, nosfrigoríficos, nas peixarias, nos entrepostos, nos postos de venda, nos hotéis, nos restaurantes, nos bares e similares, vez que oprazo máximo fixado para declaração ao IBAMA ou órgão estadual competente, dos estoques é o segundo dia útil após o início do defeso. Este conteúdo é um resumo da Instrução Normativa Nº 25/09, o qualnãotratadetodasassituaçõesprevistas. Vale salientar que o valor mínimo de multa em caso dedescumprimentodaInstruçãoNormativanº25édeR$700,00,havendotambém providências quanto ao crime ambiental e apreensão dosinstrumentos,petrechosprodutos,embarcaçõesouveículosutilizadosnapráticadiretadainfração. Aos infratores dos dispositivos relaciona-dos na normamencionadaserãoaplicadasaspenalidadesesançõesprevistasnaLei n° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no Decreto n° 6.514, de 22 de julho de 2008, na Lei n° 10.779 de 25 de novembro de 2003 e demais legislações específicas. Havendo dúvidas, consulte a Norma, no site: http://www.ibama.gov.br/servicos-recursos-pesqueiros/defeso-aguas-continentais, esaibamaissobreasrestriçõesduranteoperíododereproduçãodepeixes na bacia hidrográfica do rio Paraná. A Polícia Militar Ambiental coloca-se à disposição para outrasorientações, em busca de promover um ambiente saudável eecologicamente equilibrado, respeitando a dignidade da pessoahumana. Denúncias de crimes ambientais poderão ser feitas pelo telefone 181outelefonedeemergência,190.

Page 4: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 04

A L U G A

CHACARA c/ 12.000 m² todaformada,3repartições,

camposuíço,quiosquec/churrasqueira,fogãoalenha,

etcdefronterealmatismoF: 9197-5856

SANDRA DO

PEIXEInformacontinua

atendendonomesmolugarF: 3263-1027

VIZINHO DE ALUGUELAtendoserviçosdePinturas,

ReparosElétricos,Vazamentos:PiaseTorneiras,Chuveiro,cortinas,Prateleiraseetc.

(Finados,PinturasdeSepulturas)Ligue: DONNY FERNANDES

9662-6001 ou 8110-6459

Strada 2013pratacompleta,cabest,único dono c/ 15.000 km

F: 9197-5856

CASAemfrenteàPçadaMatriz03quartos,02banheiros,

01copa,01sala,01cozinha,áreadeserviçocoberta

01dispensa-01garagemFone: 99795-7862

CASA NOVA (Financia)ÁreaCentral,3guartos,copa/

cozinha,banheiroF: 3263-1167 ou 9103-2565

Imóveis residenciais:Rua Francisco Pinheiro, nº 60 – Jardim Santa Helena

Rua Luis Gomes Chaves, nº 15 – Jardim Santa HelenaRua José Morello, nº 100 – Jardim Santa Helena

Rua Francisco Pellin, nº 20 – Jardim Santa HelenaRuaPiratininga,nº252–VilaRamires

Rua Engenheiro Wendell, nº 100 – Vila PradoRuaMiguelRamiresBarreira,nº43–VilaRamires

Rua João Tranchessi, nº 257- Vila GonçalvesRuaLuizOlivérioNetto,nº114–Centro

AvenidaD.PedroII,nº111-CentroPraçaAtalibaLeonel,nº244-1–Centro

Avenida José Bonifácio, nº 563-fundos – Centro

Imóveis comerciais:Avenida 9 de Julho, nº 112 – Centro

Avenida 9 de Julho, nº 347-1 – CentroAvenida José Bonifácio, nº 294-B – CentroAvenida José Bonifácio, nº 333 – CentroAvenida José Bonifácio, nº 343 – Centro

Rua Dr. Costa Manso, nº 268 – CentroRua Dr. Mário Soares, nº 65-A – Vila Santana

Chacara norecantopordosolemfrente

achácara²,casaconstruídamobilhadanova(estruturajá

desmembrada)F: 011- 3757-5387 ou

99731-1313 Valeria – 99934-9736

MOTO BRÓS 150ano2007

partidaelétricadocumentação OKvalor:R$5.500,00

Fs.: 99691-8507 - 3263-3750

TERRENOnoVitóriaRégia

Valor:R$35.000,00Fs.: 98142-6000 - 99664-6638

EDITALEDITALPARACONHECIMENTODETERCEIROS,EXPEDIDONOSAUTOSDE INTERDIÇÃODEDORA LUCIA DE SANT’ANNA, REQUERIDO POR ACYLINO JOSÉ DE SANT’ANNA E OUTRO PROCESSO N° 553.01.2010.00816-7/000000-0 N°304/201OO(a)Doutor(a)FLÁVIA ALVES DE MEDEIROS,MM.JUIZ(A) de Direito da Vara Única da Comarca de SantoAnastácio,EstadodeSãoPaulo,naformadalei,etc.FAZ SABER aos que o presente edital virem ou dele tomarem conhecimento que, por sentençaproferidaem25/04/11,foidecretadaaINTERDIÇÃODEDORALUCIADESANT’ANNA,Declarando-o(a) absolutamente incapaz de exercer pessoalmente os atos da vida civil e nomeando(a) comoCURADOR(A), em caráter definitivo, o (a) Sr.(a) DORACY YVONNE JOPPERT SANT’ANNA. O presente edital será publicado e fixado na forma da lei.Nada mais. Dado e passado na cidade de Santo Anastácio,24deoutubrode2013.

OFEREÇO MEParatrabalharcomo

acompanhantedeidosoecubrofolgasperíodonoite,epasso

roupasF: 99749-7293

Tenhoreferencia

TERRENOnoparqueresidencialcolina

F: 99147-9786

Carro C3 exclusive 2009/2010,1.4,prata,

completo+couro,PneusnovosF: 99703-5633

Casa no Jdm Santa Helena,quitada

com105,71metrosquadrados,R: Francisco Pinheiro n° 50

F: 18- 98143-8293

VENDE OU TROCOTerreno11,5x25,

noParqueResidencialColinaF: 3263-9505 ou 98134-1222

VENDO OU TROCOCorsasedan,2005

Pika up corsa GL completo,rodaligaleve,97

F: 3263-4806 ou 99120-2632

Simpatia dos 3 anjosColocar 3 velas brancas em um prato colocar açúcar e água acender asvelasefazeropedido.

Fazer esta simpatia durante 3 dias seguidos e publicar no 3° dia a pedidode:C.M.S.B.

AUDIÊNCIA PÚBLICASAÚDE

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, CONVIDA APOPULAÇÃO PARA PARTICIPAR DE AUDIÊNCIA PÚBLICARELATIVAA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO 2º QUADRIMESTREDE2.013. SERÁ REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE SANTOANASTÁCIO,NODIA29DEOUTUBROÀS14:00HORAS.

FLAVIA ADRIANA FERRARI GIACOMINI SECRETARIAMUNICIPALDESAÚDE

SEMAUTOPropaganda

PromoçãoAnuncioFalecimento

R$ 30,00 P/H Contato Xikão F: 3263-3001 ou 99711-2504

Casa com edículaR: C n° 75 - Vila Esperança

preçodeocasiãoR$75.000,00F: 99638-3214 ou 98112-5188

Gustavo

Corsa Wind97/98

1.0,vidro,corverdeF: 99755-1640 ou 3263-1629

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA PELAS CRIANÇAS OhMaria,mãedeDeusenossaMãeSantíssima,abençoaiasnossascrianças,que vos são confiadas. Guardai-as com cuidado maternal, para que nenhuma delas seperca.Defendei-ascontraasciladasdoinimigoecontraosescândalosdomundo,paraquesejamsemprehumildes,mansasepuras.OhMãenossa,MãedaMisericórdia,rogaipor nós e, depois desta vida, mostrai-nos Jesus bendito fruto do Vosso ventre.OhClemente,OhPiedosa,OhdocesemoreVirgemMaria.Amém.

SEJA RESPONSÁVEL

Cuide da limpeza de sua cidade

Page 5: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 05

A T O - Nº 15/2013“Declara Ponto Facultativo na Câmara Municipal de SantoAnastácio”.

OPRESIDENTEdaCâmaraMunicipaldeSantoAnastácio,EstadodeSãoPaulo,nousodesuasatribuições,etc...

R E S O L V EpelopresenteATO: Artigo 1º - Fica declarado Ponto Facultativo na CâmaraMunicipaldeSantoAnastácio,nosdias28deOutubrode2013–Diado Funcionário Público e 1º de Novembro de 2013 – Dia de Todos os Santos. Artigo2º-EsteAtoentraráemvigornadatadesuapublicação,revogadasasdisposiçõesemcontrário.

CâmaraMunicipaldeSantoAnastácio,em22deOutubrode2013.AGRIPINO MIGUEL COSTA

PresidentePublicado e Registrado na Secretaria Administrativa da CâmaraMunicipaldeSantoAnastácio22deOutubrode2013.

JOSÉ CARLOS DE SOUZADiretorLegislativoAdministrativo

CÂMARA MUNICIPAL DE SANTO ANASTÁCIOEXTRATO DE CONTRATO Nº 06/2013

Contratante:CÂMARAMUNICIPALDESANTOANASTÁCIOContratado: Engº Civil FERNANDO ANTONIO DASSIE VERGANI 0bjeto:Elaboração de Projeto, Memorial Descritivo e OrçamentoQuantitativoparaexecuçãodereformadossanitáriosdoprédiodaCâmaraMunicipal,comadequaçãoparaacessibilidadedepessoasportadoras de deficiência ou mobilidade reduzida, nos termos da legislação especifica.Vigência:10.09.2013a10.10.2013 Valor:R$3.200,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DOS ÍNDIOSDECRETO N.º 052/2013.

DE 15 DE OUTUBRO DE 2013.

“Dispõesobrecontrataçãodepessoalemcaráteremergencialqueespecifica e dá outras providências.”

ARLETE APARECIDA ZANFOLIN CANCIAN, PrefeitaMunicipaldeRibeirãodosÍndios,EstadodeSãoPaulo,nousodesuasatribuiçõeslegaisquelhesãoconferidasporLei,e

CONSIDERANDO,queemdatade10deoutubrode2.013a Diretora do Setor de Pessoal/RH informou sobre o término doscontratos de integrantes do Programa Saúde da Família, que se dará nopróximodia14e18deoutubrode2013;

CONSIDERANDO que já se encontra em andamento oprocessoseletivoparaadmissãodenovosintegrantes;

CONSIDERANDO a justificativa apresentada pela Diretora do Departamento de Saúde sobre ao formalização do processo seletivo, com apresentação de documentos, e, quanto a necessidade darealizaçãodestacontratação;

CONSIDERANDO finalmente que esta administração não poderenunciarasuaresponsabilidadeparaoqualfoieleita,tendoodeverdeadotarmedidasemergênciasvisandomanteroatendimentodenossapopulação,bemcomo tomar todasasprovidênciasparamanteraordemepriorizaroatendimentoacomunidade.

D E C R E T A:-

Artigo1.º-FicadeterminadoaoDepartamentodeRecursosHumanosdaPrefeituraMunicipalqueprovidencieimediatamenteacontrataçãoportempodeterminado,de02auxiliaresdeenfermagem,01médicoe 01 enfermeiro padrão – integrantes do Programa Saúde da Família, pelo prazo máximo de 67 dias, para prestação de serviços única e exclusivamente no Departamento de Saúde.Artigo2.º-Parafazerfaceaoatendimentodadeterminaçãoconstantedo caput fica o Setor de Recursos Humanos autorizado a contratar oscandidatosaprovadosemProcessoSeletivoanterior.Artigo 3.º - Este Decreto entrará em vigor na data de suapublicação.Artigo4.º-Revogam-seasdisposiçãoemcontrário.

PrefeituraMunicipaldeRibeirãodosÍndios,15deoutubrode2013.Arlete Aparecida Zanfolin Cancian

PrefeitaMunicipalPublicado e registrado na Chefia de Gabinete na data supra e afixado emlocaldecostume.

Odmir MarinChefe de Gabinete

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DOS ÍNDIOSDECRETO MUNICIPAL Nº. 054/2013.

DE 21 DE OUTUBRO DE 2013.“DECLARA PONTO FACULTATIVO O PERÍODO DAS 06h30ÀS 17h30 NO DIA 28 DE OUTUBRO DE 2013, E DÁ OUTRASPROVIDÊNCIAS”.

ARLETEAPARECIDAZANFOLINCANCIAN,PREFEITAMUNICIPALDE RIBEIRÃO DOS ÍNDIOS, DO ESTADO DE SÃO PAULO, NOUSO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,

CONSIDERANDOquenodia28deoutubrode2013,édeclaradocomo “ponto facultativo”, nas repartições públicas municipais, considerado “dia do funcionário público municipal”, de acordo com o artigo4.ºdoatodasdisposiçõesorgânicastransitóriasdaleiorgânicamunicipal;

CONSIDERANDO que o dia 28 de outubro de 2013, será no diasemanaldesegunda-feira.

DECRETA:

Art.1º-FicadeclaradoPONTOFACULTATIVO,operíododas06h30às 17h30, no dia 28 de outubro de 2013, nas repartições públicas municipais, em decorrência do feriado do dia do Funcionário Público Municipal.§ único: Não se interromperão os serviços considerados indispensáveis.Art. 2º - Os impostos e taxas vencidos nesta data ficam automaticamente prorrogados para o primeiro dia útil, sem que haja incidênciadequalqueracréscimolegal.Art.3º-EsteDecretoentraráemvigornadatadesuapublicação.Art.4º-Revogam-seasdisposiçõesemcontrário.

RibeirãodosIndos,21deoutubrode2013.Arlete Aparecida Zanfolin Cancian

PREFEITAMUNICIPALPublicado e Registrado na Chefia de Gabinete da Prefeitura Municipal deRibeirãodosÍndios,em21deoutubrode2013.

Odmir MarinASSESSOR DE GABINETE

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO DOS ÍNDIOSE R R A T A:

A Prefeitura Municipal de Ribeirão dos Índios, por intermédio daPrefeita Municipal, vem por meio deste, Retificar o Decreto Municipal Nº052/2013,quedispõesobrea“CONVOCAÇÃOPARAREUNIÃOEXTRAORDINÁRIA”,referenteoConselhoMunicipaldeAssistênciaSocial,nosseguintestermos:ONDESELÊ:DECRETOMUNICIPALNº052/2013.

LEIA-SE:DECRETOMUNICIPALNº053/2013.

RibeirãodosÍndios,23deoutubrode2013.Arlete Aparecida Zanfolin Cancian

PREFEITAMUNICIPAL

Obras de Reforma em cemitérios podem ser realizadas até domingo

EmdecorrênciadoferiadonacionaldeFinados,celebradoem2denovembro,aAdministraçãoMunicipalinformaqueasreformase pinturas em túmulos dos cemitérios municipais Recanto da Paz edaSaudadepodemserrealizadasatédomingo(27),jáparaosserviçosdelimpezaoprazoé01deNovembro(sexta-feira).

LAR DE MENORES DR ARTHUR RAMOS E SILVA JUNIORASSISTÊNCIA AO MENOR DESAMPARADO

Estrada para Piquerobi s/n.º - Km 2 - Bairro da BiquinhaSanto Anastácio, São Paulo - CEP: 19.360-000

CNPJ n.º 54.278.833/0001-48

DEMONSTRATIVOFINANCEIRODE01/JANEIRO/2012 à 31/DEZEMBRO/2012RECEITAS/DESPESAS/IMOBILIZAÇÕES

01 – SALDO ANTERIORCAIXA 931,95BANCOS 3.276,13 4.208,08

02 – RECEITAS NO PERÍODO (+)PROMOÇÕESDIVERSAS 2.709,00DOAÇÕES 74.649,51SUBSMUNICIPALSANTOANASTÁCIO21.000,0098.358,51

03 – DESPESAS NO PERÍODO (-)ASSISTENCIACONTABIL 1.200,00LUZEFORÇA 414,73DESPALIMENTAÇÃO3.367,07DESPCOMBUSTIVEIS477,57ORDENADOS28.986,06 MAT DIDATICO E PEDAGOGICO 313,90PUBLICIDADE80,0013ºSALÁRIO1.364,75SERVIÇOSTERCEIROS 5.129,10 FÉRIAS E INDENIZAÇÕES 1.786,2213ºSALÁRIO2ª.PARCELA954,83 FGTS RESCISÓRIO 435,44 DESPESASCORREIOS 23,30 DESPESAS GERAIS 20.515,63DESPC/EVENTOSEPROMOÇÕES 300,00 CONTR FGTS 2.478,60PISS/FOLHA 313,07DESPESASBANCARIAS 540,5068.680,7704 – IMOBILIZAÇÕES (-)IMOBILIZAÇÕES18.740,5018.740,50 05 – OBRIGAÇÕES À PAGAR (+)SALDOANTERIOR 1.309,76CONTAS A PAGAR DO EXERCICIO 2.764,15 1.454,39 06 – SALDO PARA O MÊS SEGUINTECAIXA 1.171,73CHEQUESDEVOLVIDO 360,00BCODOBRASILC/CORRENTES 17,70BCODOBRASILSACC17.693-115.050,2816.599,71

DEMONSTRAÇÃO DO BALANÇO PATRIMONIAL EXERCÍCIO 2012

A T I V O CIRCULANTECAIXA 1.171,73CHEQUESDEVOLVIDOS360,00BCODOBRASILC/CORRENTES 17,70BCODOBRASILSACC17.693-1 15.050,28 16.599,71PERMANENTEMÓVEISEUTENSILIOS 5.966,78REFORMASEAMPLIAÇÕES 31.597,71FERRAMENTASEACESSORIOS 223,50MÁQUINASEEQUIPAMENTOS1.590,00COMPUTADORESEIMPRESSORAS329,0539.707,04

56.306,75P A S S I V O

CIRCULANTEOBRIGAÇÕES TRABALHISTA 1.990,48CONTRPISARECOLHER 45,85CONTRARECOLHER727,822.764,15

PATRIMÔNIOLÍQUIDOPATRIMONIO LIQUIDO 23.864,86SUPERÁVIT NO EXERCICIO 29.677,7453.542,60 56.306,75

BALANÇO PATRIMONIAL COMPARATIVO

ATIVO2011 2012ATIVOCIRCULANTE CAIXA 931,95 1.171,73BANCOS 3.276,13 15.067,98CHEQUESDEVOLVIDO --------- 360,00TOTALDOATIVOCIRCULANTE 4.208,08 16.599,71

PERMANENTE-IMOBILIZADO MÓVEISEUTENSILIOS 4.874,78 5.966,78REFORMASEAMPLIAÇÕES 16.091,76 31.597,71FERRAMENTASEACESSORIOS ----------- 223,50MAQUINASEEQUIPAMENTOS ----------- 1.590,00COMPUTADORESEIMPRESSORAS ----------- 329,05TOTALDOATIVOIMOBILIZADO 20.966,54 39.707,04

TOTAL GERAL DO ATIVO 25.174,62 56.306,75

P A S S I V O PASSIVOCIRCULANTE 2011 2012FORNECEDORES 1.309,76 -----------OBRIGAÇÕES E TRABALHISTAS ----------- 1.990,48CONTRPISARECOLHER ----------- 45,85CONTRARECOLHER ------------ 727,82TOTALDOPASSIVOCIRCULANTE 1.309,76 2.764,15

PATRIMONIOLIQUIDO 4.587,07 23.864,86SUPERÁVITNOEXERCICIO 19.277,79 29.677,74TOTALDOPATRIMONIOLIQUIDO 23.864,86 53.542,60

TOTAL GERAL DO PASSIVO 25.174,62 56.306,75DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Conta:PATRIMÔNIOSOCIAL 2011 2012SALDOANTERIOR 4.587,07 23.864,86(+)FundodeValorizaçãodeImóvel (-)DepreciaçãoaAmortizaçãodeexercíciosanteriores (+)TransferênciasRecebidas (-)TransferênciasEnviadas (+)Acréscimo/DecréscimoPatrimonial 19.277,79 29.677,74SALDOATUAL 23.864,86 53.542,60

DEMONSTRAÇÃO DAS ORIGENS E APLICAÇÕES DE RECURSOS

ORIGENS 2011 2012Superávit(ou déficit) do exercício 19.277,79 29.677,74Depreciação VariaçõesdoResultadodeexercíciosfuturos Aumentodopassivoexigívelalongoprazo Alienaçãodebensdoimobilizado Transferênciasrecebidasda

TotaldeOrigens APLICAÇÕES 16.591,76 18.740,50Aquisiçãodeimobilizado Aumentodoativopermanente-investimento AumentodoAtivodiferido AumentodoAtivorealizávelalongoprazo ReduçãodoPassivoexigívelalongoprazo TransferênciasenviadasparapatrimônioLiquidoTotaldasaplicações 16.591,76 18.740,50Aumento(ouredução)docapitalcirculanteliquido 2.686,0310.937,24

VARIAÇÕES DO CAPITAL CIRCULANTE LIQUÍDO (+)VariaçãodoAtivocirculante 3.995,79 12.391,63(-)VariaçãodoPassivocirculante 1.309,76 1.454,39Aumento(ouredução)docapitalcirculanteliquido 2.686,0310.937,24

SantoAnastácio(SP).,31deDezembrode2012.GISSELMA ANASTÁCIO DE HARO

presidenteMARCIO ADRIANO DO NASCIMENTO

tesoureiroLauro Infante Torres

ContadorCRC-1SP098945/O-4

Poda e Supressão de árvores sem autorização pode resultar

em multa a infrator Preocupada com a preservação das árvores existentes nas viaspúblicas e com a arborização de Santo Anastácio, a Secretaria do Meio AmbienteestáorientandoapopulaçãosobreoscuidadosquedevemsertomadosparaevitarapodaeSupressãodeArvoressemautorização. OSecretariodaAgriculturaeMeioAmbienteRodrigoCarniato,dizque a arborização é um item muito importante dentro da configuração do espaço urbano e a realização de poda e supressão semautorizaçãodaSecretariadoMeioAmbienteéconsideradoumcrimecontra o patrimônio público e contra o meio ambiente. De acordo com ele,váriaspodasoucortesestãoocorrendodemaneirairregular,oque irá gerar multa ao munícipe, de acordo com a Lei Municipal n° 2096de19demarçode2009,nocasodesupressãoovaloréde30 UFMs,e poda 10 UFMspor árvore. Na última semana, a prefeitura identificou uma série de podas drásticas em árvores plantadas em diversasruas.DeacordocomCarniatoemmuitoscasos,alémdapoda ser feita sem o procedimento correto, as folhas e galhos ficam na calçada comprometendo a via. Segundo ele, nesta situação, orecolhimentodomaterialvegetaltambéméderesponsabilidadedomunícipe.APrefeiturainformaaosmunícipesquedesejaremrealizarpodaesupressãodeverequererautorizaçãonaSecretariadomeioAmbiente.Contatopelotelefone3263-9422-Ramal229.

Page 6: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

06Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página

Notícias de Ribeirão dos Índios A Prefeita Arlete participouno último dia 21/10/2013 do “evento” “Diálogo Municipalista-2013”emRegenteFeijó,ondediscutiram melhores práticasde gestão para minimizar asdificuldades atuais. Junto com a União dos Municípios doPontaldoParanapanema(UNI-PONTAL), em parceria com aCNMeAPM. Nesteeventoestiverampre-sentesaPrefeitaArlete,Dr:Pau-lo Ziulkoski Presidente da CNM ,oPrefeitodeRegenteFeijóePresidentedaUnipontalMarcoRochaeosPrefeitosdaregião.

AUTORIDADES1ª fileira da Platéia

JOSÉ CARLOS DE SOUZADiretordaCâmaraeMestredoCerimonial

HEITOR LEMEVereador

DR. GERALDO Y TAKUSHIDelegadodePolíciadeSantoAnastácio

DIDA - JAIR - ANDRÉA - FILADÉLFIOVereadores

NIVALDO - MARIA LÚCIA - JOÃO - CÍCEROVereadores

No último dia 22 de outubro, terça-feira foi realizada a formatura doProerdcomosalunosdo5ºAnoAProfessoraDanielleedo5ºAnoBProfessoraSandradaEMEFMariaBenvenhoLenzoni,comapresençadaSra:PrefeitaArlete,doTenenteRomão,VereadoreseCoordenadores.

FORMATURA PROERD

Dia da Valorização do Policial Civil

No último dia 21 de outubro, logo após encerrada a sessãoordinária, a Câmara Municipal,emmeioàpresençasdemuitasautoridades e convidados, aCâmara Municipal de SantoAnastácio,realizousessãosole-ne em homenagem ao Dia daValorizaçãodoPolicialCivil. Após brilhante aberturafeita pelo mestre de cerimôniae diretor da edilidade, José CarlosdeSouza, foi formadaamesaprincipalassimcomporta:AGRIPINO MIGUEL COSTA-PresidentedaCâmaraMunicpal,CÍCERO ROBERTO SOUZADA SILVA-Vereador PrimeiroSecretário da Mesa Diretora,HEITORLEME-SegundoSecre-tário, JOSÉ FELIPE FILHO- Vice Prefeito,representandooPoderExecutivo-PrefeitoAlaorApare-cido Bernal Dias, DR. MAUROCHIYODA-Delegado Seccional de Polícia de Presidente Ven-ceslau, DR. GERALDO JOSÉYASSUEMON TAKUSHI-Dele-

gado de Polícia de Santo Anastácio e JAIR JOSÉ ZANFOLIN-Pres.daCâm.Mun.deRibeirãodosÍndios. Além dos integrantes da Mesa, o Plenário foicompostopelosVereadores:AndréaP.daSilva,CíceroFélix de Souza, Filadélfio Alves Jr., Jair da Pirâmide, João Gonçalves de M. Sobrinho, Mário Augusto B. Leite, Maria Lúcia R. Ricardo e Nivaldo Luiz Gregório. TambémpresentesDelegadoseex-DelegadosdePolícia,representantesdoSindicatodaPolíciaCivildaRegiãodePresidentePrudente,integranteseex-integrantesdaPolíciaCivil,representantesdeórgãoseentidadeslocais,VereadoresdeRibeirãodosÍndiosepopulaçãoemgeral. ExecutadosoHinoNacionaloHinodeSantoAnastácio e o Hino da Polícia Civil, fizeram uso da palavra: Vereador NIVALDO LUIZ GREGÓRIO, PolicialCivilaposentado,VereadorHEITORLEME,Policial Civil, DR. GERALDO JOSÉ YASSUEMON TAKUSHI, Delegado de Polícia e o SR. JOSÉ FELIPEFILHO,Vice-PrefeitoMunicipal. Foi lida mensagem enviada pelo PrefeitoMunicipal Alaor Aparecido Bernal Dias, justificando

sua ausência, em virtude de viagem à SãoPaulo, compromisso anteriormente assumido,transmitindo a todos os Policiais Civis seussinceros cumprimentos pelo transcurso de tãoimportante data, ressaltando que na época,comoVereador,participoudaaprovaçãodaLeietambémcumprimentandoàCâmaraMunicipalpelarealizaçãodaSessãoSolene. Também foi lido Ofício encaminhado pelo Dr.Walmir Geralde, Delegado de Polícia Diretor do DEINTER-8, da região de Presidente Prudente,agradecendo o convite, justificando sua ausência emrazãodecompromissoanteriormenteassumidoe indicando o Dr. Mauro Chiyoda, Delegado Seccional de Polícia de Presidente Venceslaupararepresentá-lonoevento. Após,foifeitooencerramentopeloPresidenteda Câmara, demonstrando a satisfação doPoderLegislativoem realizaraSessãoSolene,cumprimentando a todos os integrantes daPolíciaCivilpeladataeagradecendoapresençadetodos.

Page 7: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 07

No último dia 21 de Outubro o Secretário MunicipaldeAssuntosUrbanos, Sergio Bonfim completou mais um ano de vida, recebendo osparabensdetodafamilia.

AMANDA HELLENDia24/10

Na primavera de cada aniversário quecomemoramos,existemdatasquesãobemmaisespeciaisqueoutras,evocêhojeestavivendoumadasmaisbonitasemarcantes,osseusesperadosedesejados15anos. Recebe os Parabéns Pais Elaine Novais, José Novais, e irmãos Achilley, Kerren, e José Adolfo

Sandra e Maycon Hoje dia 25/10 estamos fazendo 10 anos decasados,comemorandoBodasdeEstanho. AgradeçoaDeusporestaaoseuladocadadiaquepassaeuTEAMOaindamais,queDeusnosabençoeeiluminanossocaminhoácadaanoquepassa.

Nosábado,dia12deoutubro,o Educandário São José realizou umafestaemcomemoraçãoao“Dia das Crianças”. A festa foirealizadanoperíododas08:00hsàs 11:00hs e foi um sucesso!Muita brincadeira, animação,balas, bolo, cachorro quente,refrigerante, pipoca, algodãodoce,camaelásticaesacolinhasurpresa. Muitos foram os parceirosnesta festa: Família do Sr. José Claudio Breschi e de Dora daSilva de Campo Grande, Ednéia Valentim, Regina Pucci, Biju–AnimaçõesdeFestasInfantis,Milena–StillosFestas,SecretariaMunicipal de Transporte (Sr.Orlando), Secretaria Municipalde Educação, Marizete -Buffet Pimenta Doce, FamíliaPipa, Ministério das Artes,Funcionários/as, Voluntários/ase Irmãs do Educandário SãoJosé. Agradecemos imensamenteatodosetodas.Semcadaum/ade vocês nossa festanão seriatãomaravilhosacomofoi!

Educandário festeja Dia das Crianças

Nosdias15e17deoutubroos adolescentes participantesdo Programa Ação Jovem assistiram uma palestra sobreauto estima proferida pelapsicólogaElaineRenataFerreiraMacedo,aescolhadotematevepor objetivo desenvolver emcada adolescente a percepçãoe importância da auto estima,visando o desenvolvimento dascapacidadesdecadaum. A Prefeitura Municipal e Se-cretaria de Assistência Socialagradecem.

PROGRAMA AÇÃO

JOVEM PROMOVE PALESTRA

SOBRE AUTO ESTIMAANDRÉA E MARCOS MINEIRO

21anosdefelizmatrimônio Completou ontem, 23 anos de matrimônio, ocasalAndréaeMarcosMineiro,cujafamíliaéhojeconstituída por 2 filhos: André e Júlia. Felicidades!

Page 8: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 08

O Dia a Dia de uma Coletora de Reciclagem

Encontro Cultural

Família Pipa participa de teatro e confirma presença em oficina artística: muita coisa boa porvir

PRESIDENTE VENCESLAU RECEBE TEATRO HUMORÍSTICO DE COMBATE ÀS DROGAS

POLÍCIA CIVIL: Meio Ambiente

SEMENTES SELEGRÃOS faz doações de centenas de quilos de alimento a famílias: compromisso com o próximo

Esta é a Jacira, uma pessoa que não se aco-moda com a situação, e como muitos outros coletores de reciclagem, soa muito a camisa para conseguir o seu sustento. E é assim, todo santo dia. Logo cedo, após um gole de café, sai às ruas, empurrando o seu carri-nho, atrás dos materiais recicláveis. O que é de entris-tecer é que as empresas que recolhem a reciclagem não aceitam tudo aquilo que é reciclável, restando aos coletores a andarem muito mais, selecionando o que o sistema aceita, e deixando para trás um grande montan-te de muitas outras coisas que serviriam de renda aos mais pobres. Mas Jacira persiste. Jacira é uma dessas pessoas guerreiras, que não se encontra em qualquer lugar, que com muita propriedade e razão reclama do baixo preço pelo o que recolhe: enche todo o quintal, de semanas de recolha, em grandes sacos, para con-seguir uns cem reais mais ou menos. Mas Jacira não desiste. Aliás, é mãe de três filhos, onde um ainda é pequeno e os outros dois já encaminhados na vida. Ja-cira é uma vencedora! Jacira é uma mulher de garra; uma mulher que ama e que não se deixa abalar pelas dificuldades da vida. Jacira vive, e vive com alegria.

E foi nesse mês de Outubro que a voluntá-ria Aline Cezarino passou um dia com a nossa que-rida e linda amiga Jacira, ajudando-a a coletar reci-clagem e sentindo na pele apenas um pouquinho do que essa batalhadora enfrente todos os dias sem ques-tionar a Deus a vida que leva, pois entende que tudo tem um motivo e estamos aqui apenas de passagem.

O voluntário da Família Pipa, Bruno Lozzi, foi convidado a comparecer na Delegacia Civil para dar uma breve explicação a respeito do crime ambiental que ocorreu em Fevereiro desse ano (2013) no “Córrego de Santo Anastácio” (parte deste situado na Es-trada Antônio Stocco), onde a Família Pipa denunciou à Polícia Militar Ambiental de Presidente Prudente e, posteriormente, ao competente Ministério Público de Santo Anastácio, o flagrante de crime ambiental, onde indivíduos dirigindo um caminhão e um trator despe-jaram criminosamente contaminantes químicos no solo e na água, colocando em rico o ecossistema e a saúde de munícipes. “É realmente muito bom sentir que mesmo depois de quase 9 meses a prova testemunhal do ocorri-do é de extrema importância ao caso. Assim que formos convocados oficialmente para relatarmos sobre o ocorri-do contaremos tudo o que a lente da camera não conse-guiu gravar. Que a justiça seja jeita e que os nossos mu-nícipes e o nosso meio ambiente sejam protegidos, custe o que custar! Esperamos, agora com um pouco mais de sentimento de justiça e proteção, que a atitude dos respon-sáveis pelo crime ambiental seja julgada: A LEI É PARA TODOS, sejam eles quem forem!” enfatizou Bruno Lozzi.

A Família Pipa esteve presente no “Encontro Cultural da Gente”, realizado pela Secretaria de Cultural, na praça Ataliba Leonel. “Que a reflexão sobre esse dia não passe despercebida, pois sem dúvidas ficará na história a importância de tal manifestação. Ficamos muito felizes pelo convite, e por estarmos presente no percurso desse tempo: esperamos que essa caminhada continue” comentou a Família Pipa.

Meu ‘fi’, tenho lá meus seten-ta e lá ‘vai cacetada’, e já vi muita coisa nessa vida que Deus me deu. Mas poucas foram as coisas mais huma-

nas e verdadeiras que eu já tive o prazer em co-nhecer: e uma delas é a solidariedade. Trabalhei minha vida toda na lavoura, depois cortando cana e carpindo, e o Mundo naquela época não era tão doido como hoje não, e muito me anima e me enche de alegria e esperança ver que ainda tem gente que se importa com a gente [...] Não tenho aquela força física toda de quando era mais novo; mesmo assim, até hoje, ainda traba-lho, de acordo com o que posso: fartura a gente não tem na mesa não, mas o amor por aqui é de transbordar o coração... Somos simples, mas a gente aqui no barraco se completa, e se completa muito. E eu agradeço, em meu nome e em nome da minha ‘muié’, esses alimentos: dessa vez ‘a gente’ poderá repetir duas ‘veis’ o almoço. Que Deus abençoe ricamente vocês e todos aqueles que ajudarem vocês: e como meu falecido pai me dizia, ‘não fique triste pelas pedras que os outros colocarem no caminho; pelo contrário: fi-que feliz, pegue as pedras, e construa um castelo para acolher quem as colocou e todos aqueles que precisarem de mora-dia espiritual’. Vão em paz e agradeçam pela gente a todos os que ajudam vocês a ajudar. Vou orar aqui ‘procêis’ conti-nuarem nessa caminhada...

A Família Pipa recebeu uma emocionante mensagem, onde foi so-licitado que buscasse centenas de qui-los de alimentos, sem que houvesse pedido (demonstrando a grande ini-ciativa social e o grande humanismo de tal empresa), por intermédio do Octavio Rapchan. E logo após um tempo, outra excelente notícia: dessa vez, por mediação de sua mãe, Vanda Aparecida Ricci Rapchan que com ta-manha solidariedade foi atrás da Fa-mília Pipa, doaram com muito amor outras centenas de quilos de alimentos.

Com os mantimentos, a Família Pipa conseguiu atender di-versas famílias, se surpreendendo com agradecimentos e depoimentos de muita gente de bem cuja histó-ria de vida é de emocionar: lágri-mas rolaram, mas de pura alegria.

Na foto ao lado alguns dos alimentos doados, tudo de melhor qualidade e bem empacotado. Não há palavras para agradecer a esse gesto tão nobre: em nome de todas as lágrimas de alegria, em nome de toda esperança no coração do povo pobre, em nome da luta e da busca pelo bem do próximo, o nosso mui-to obrigado por tamanha atitude; vocês são exemplos a serem segui-dos. Fiquem com Deus, amigos. Saibam que nesse mês dezenas de famílias receberam, alem de alimen-tos, uma grande porção de esperança.

Foi uma experiência indescritível ajudá-la. Mas não apenas acompa-nhá-la, e sim trabalhar junto a ela... Eu sinceramente não sei como muitos deles aguentam, já que o trabalho exi-

A Família Pipa participou, no Salão Paroquial, da peça “Angústia”, contracenada pela Cia Teatro Mênades & Sátiros, no dia 19 de Outubro. Tal apresentação fez parte de um programa cultural do governo do Estado de São Paulo, onde escolheram Santo Anastácio para contemplar com tal magnífica apresentação mediante a Secretaria de Cultura. E não é só isso: a Família Pipa também aceitou participar de uma oficina de teatro, buscando aperfeiçoar-se cada vez mais em prol das nossas crianças. (Ambas fotos retiradas da internet).

A esperança ainda vive

A Família Pipa esteve presente na Escola Estadual Cabral, de Presidente Venceslau, levando, pelo segundo ano, um teatro a respeito de drogas (lícitas e ilícitas: cigarro, bebida alcoólica; maconha, ecstasy, cocaína e crack). Mesmo se tratando de um assunto muito sério, a Família Pipa optou, como sempre, em usar o humor e o entretenimento para levar o conhecimento necessário aos alunos. “Novamente foi fantásti-co ver todos os alunos, antenados, prestando aten-ção e interagindo conforme as cenas: quando neces-sário, um pleno silêncio; quando instigado, muitas palmas, risadas e alegria” comentou a Família Pipa.

A peça teve duração de mais ou menos quarenta minutos e buscou como intuito tirar os ta-bus e revelar a mentira que a televisão e o próprio sistema de ensino impregnam na sociedade afetando de forma negativa o desenvolvimento de nossas crianças. A Família Pipa deixou claro, após pesquisas, de-poimentos de viciados e familiares, anos de realização dessa mesma peça e se fundamentando em es-tudos americanos, o entendimento de que o efeito das dro-gas são boas (aliás, elas tem o objetivo de serem momen-taneamente prazerosas: comprovado cientificamente os efeitos e onde elas atingem no sistema cerebral e o que liberam no corpo humano). Entretan-to, a Família Pipa deixou mais do que claro que as CONSEQUÊNCIAS do uso das drogas, sejam elas ilícitas ou lícitas, são horríveis, devastadoras e, na maioria das vezes, irreversíveis e com muitas seque-las: sejam físicas, familiares, de saúde ou psíquica, po-dendo levar a uma morte desesperadora e dolorosa.

O teatro mostrou uma família de pais sepa-rados, pouquíssimo vínculo familiar, e a curiosidade do filho em conhecer as drogas (num acarretamento sequencial de consumo) que o exemplo e a falta de diá-logo dentro de casa junto com a pedagogia aliciadora da televisão, levaram o jovem a tal relevação desenfreada dessa curiosidade que semearam desde pequeno em seu convívio social, ao fim trágico e previsível: A MORTE!

A Família Pipa gradece a Professora Lu-cinei Fernandes Lima pelo querido convite, a toda equipe gestora da escola que com muito carinho nos recepcionou convidando-nos a demais apresenta-ções no ano que vem, e ao voluntário Leandro O. Garcia que com muita sabedoria e entendimento tea-tral levou muito conhecimento e diversão aos alunos.

Fragmento de uma conversa com o “Zé”, após uma golada de café e uma jogada de proza, durante boas e agradáveis horas na última semana. Zé tem 74 anos, é aposentado, mora com a primeira e única esposa que tanto ama, e trabalha com reciclagem e carpindo grama. Não colocamos uma foto dele aqui, pois no dia em que fomos fazer a doação ele estava acama-do (ele queria porque queria, mas um porta retrato daquele dia especial já iremos providenciar). Opta-mos por deixar algumas palavras na forma simples e aconchegante com que ele carinhosamente falou, para dar valor à riqueza da conversa, à preciosidade

da simplicidade e à sabedoria da humildade.

ge muita força e determinação. O gostoso de tudo mesmo foi ver o sorriso no rosto da Jacira durante todo o caminho, e eu estava mais do que alegre por estar em sua companhia: ao lado dela não há tempo ruim, chuva ou tempestade que a faça desanimar ou desistir. O percurso foi longo e chegou um momento em que eu não aguentava mais empurrar o carrinho por conta do peso e das grandes subidas, mas Jacira pegou o comando e, ajudando-a empurrar, fomos até o fim, e não foi apenas uma viajem, graças a Deus foram duas, e em ambas o carrinho voltou cheio de reciclagem. Senti-me tão bem com essa co-laboração reciproca entre nós duas. Por fim, a Dona Jacira, essa mulher batalhadora e exemplo a ser se-guido, aqueceu com o seu amor o nosso fim de tarde me dizendo, com um belo sorriso no rosto e trans-mitindo uma sensação de mais um dever realizado: ‘Que Deus nunca deixe-lhe faltar nada. Que Ele lhe dê tudo em dobro sempre, e te abençoe’. Essas pa-lavras sem duvida alguma me motivaram a erguer sempre a cabeça e seguir adiante. Separamos todos os materiais recolhidos, tomamos um delicioso copo d’agua e conversamos até descansar. Seria muito im-portante se todas as pessoas sentissem o mesmo que

Esperamos que com isso mais e mais pessoas, além de ajudar esses maravilhosos profissionais como muitos felizmente já ajudam, compreendam um pouco mais a profissão de um Coletor de Reciclagem. Dê um copo d’água; chame para conversar; se não gostar de al-guma atitude, ensine, eduque, seja amigo e se faça enten-der; aceite-os como irmãos e ajude-os o quanto puder.

senti; se colocassem, cada vez mais, no lugar do próximo... Durante esse maravilhoso dia pude comprovar, mais uma vez, que existe muito ci-dadão de bem nas ruas: muitos foram solidários e bons amigos.

SOLIDARIEDADE EMPRESARIAL

Da redaçãoxxxxx

Page 9: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 09

FAMÍLIA PIPA REALIZA “PROJETO CRIANÇA É AMOR” E ATENDE MAIS DE MIL CRIANÇAS EM SANTO ANASTÁCIO E REGIÃO

“UNIDOS VENCEREMOS, DIVIDIDOS CAIREMOS”

Santo Anastácio, Educandário São José, APAE, Creches; Ribeirão dos Índios, Piquerobi, Presidente Bernardes, Marabá Paulista e Mirante do Paranapanema, foram contemplados com muito amor, carinho, teatros, brincadeiras e bastante diversão

TODO O PROJETO SEM APOIO POLÍTICO

A Família Pipa atendeu cerca de mil crianças durante a Semana da Criança, visitando ruas, vilas, estabelecimentos educacionais e sociais de Santo Anastácio e região. Entregaram doces, levaram os palhacinhos, fizeram teatros e dançaram muito. Que Deus abençoe a todos que colabo-raram com esse Projeto, fosse ajudando no transporte, no combus-tível, na doação de doces, em ideias e, também, àqueles que dispu-seram enorme solidariedade onde, mesmo não tendo condições financeiras em doar algum presente às crianças, esquentaram o nosso coração com palavras de estímulo e olhares de esperança para que con-tinuássemos com muito amor e comprometimento ao bem do próximo. Que o sorriso de cada criança seja a semente de um futuro muito melhor. Agradecemos com os nossos mais sinceros sentimentos toda essa solidariedade.

JÁ ESTAMOS COM SAUDADES

Page 10: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 10

uPIADINHAS Um homem com um chulé hor-rível namorava com uma moçaque tinha um hálito terrível. Elenunca tirava os sapatos e elanãoparavadechuparbalas.Atéqueumdiaelesdecidiramsecasar.Naluademelamulherresolveuabrir o jogo, afinal um dia ele ia descobrir mesmo. Então elafoi falarcomele,semnenhumabalanaboca:-Querido,eutenhoquetecontarumsegredo...Eele:- Já sei! Você engoliu minhas meias!

-x-x-x-Um mês de namoro. O sujeitotodo apaixonado está sentadono banco da praça ao lado doamordesuavida.- Olha a lua, amor! Ela está seescondendo!- Ela deve estar com vergonhadesuabeleza,querida!Vinteanosdepois,osdoisestãosentados no mesmo banco, namesmapraça.-Olhaa lua,querido! -observaela.-Estáseescondendo!- Não vê que vai chover, suaanta!

-x-x-x-Oaviãoestáamaisde6.000pésdealtura,ouve-seumestrondo,seguidodeumgrito,emseguidaaaeromoçanomicrofone:-Atençãosenhorespassageiros,o avião está caindo, pedimos atodosquecoloquemosseuscin-tosdesegurança.Aí,alguémapavoradopergunta:-Merda,massetácaindo,por-quecolocarocinto?Eela,comtodaacalmadomun-do:-Paraqueoscadáveresnãosemisturem...

-x-x-x-Últimodiadeaula,osalunosre-solvempresentearaprofessora.O filho do dono de uma doceria entrega-lhe uma caixa. Ela dáumasacudidinha:-Sãobombons?-Acertou,professora!A filha do dono da livraria entre-ga-lheoseuembrulho.-Esseestápesado.Achoqueéumlivro...-Acertou,professora!O filho do dono do bar entrega-lheoseupresente.Elanotaumpequenovazamentonaembala-gem,passaodedo,apanhaumagota,experimentaearrisca:- É um vinho?-Não,professora.

Elaexperimentamaisumagota.- É um uísque?-Também,não...-Desisto!Oquevocêmedeu?Eomenino:-Umcachorrinho...

-x-x-x- Testesuainteligência:1 - Quem é que nasce no rio,vive no rio e morre no rio, massósemolhasequiser?2 - Quem é que sai na chuva enão molha nenhum fio de cabelo?3 - Por que o atirador fecha umolhoquandofazpontaria?4-Oqueéqueumpastorreligiosoeumcarpinteirotêmemcomum?5 - Dois pais e dois filhos caçaram três coelhos e cada um ficou com um.Comoissofoipossível?Respostas: para ver depois detentarresponder.1-Ocarioca.2-Ocareca3-Porquesefecharosdoisnãovênada.4-Vivempregando5-Eramtrêspessoas:avô,paie filho.

uEDIÇÃO ESPECIAL Nestapróximaquarta-feira,dia30 de outubro, o Jornal O Oeste Paulista estará circulando comumaediçãoespecial:umtablói-dede12páginascoloridas,pa-pel branco, destinado somenteàs mulheres, chamado “EspaçoMulher”. Aleitorapoderáencontrá-lonobalcão de nossa redação e pa-trocinadores. Na sexta-feira, dia 01 de no-vembro,ediçãonormal.

uTEATRO EMOCIONA Nanoitedesábado(19)nosa-lão paroquial de Santo Anastá-cio,aCIAdeTeatroMênades&Sátiros,apresentouoespetáculoAngústia. O publico presente fo-ramosjovensdaCIAdeTeatroRESGATE, Fazendo ARTE, Fa-mília Pipa, Jovens Apóstolos. Estiveram presentes tambémrepresentantes do Conselho deCulturaSilvanaRodrigues,MariaFrutuosoeElzaAlves,osverea-doresDidaLeite(PT)eAndréiaPuríssimo(PV). O espetáculo faz parte doprojeto de capacitação da Se-cretariadeEstadodaCulturaeemocionouosmaisde60jovenspresentes,nosdisseaassesso-radeCulturaEsterAlves.

uA LA GAUCHO TCHÊ Os juízes, quando apitam jo-gos do Grêmio ou do Inter de

Porto Alegre, pelo campeonatobrasileiro, só faltam entrar emcampo de bombacha, guaiaca,botaseesporas. Ai,tchê,acoisadesanda!

uELE É DESTAQUE A atuação de Rogério CeninavitóriadoSãoPaulosobreaUniversidad Católica valeu des-taquenaimprensachilenanestaquinta-feira. Um dia depois davitóriapor4a3noEstádioSanCarlos de Apoquindo, que va-leu ao time de Muricy Ramalho a vaga nas quartas de final da

Copa Sul-Americana, os jornaisdo Chile destacaram a atuaçãodocamisa01comoumdospila-res da classificação são-paulina.

uDE OLHO Como professor que fui poruma vida inteira, tenho o devere a responsabilidade de ficar de olho nas verbas do pré-sal. Já que vão destiná-la à educaçãoe saúde, esperamos que não encontrem obstáculos pelo ca-minho(mãogrande)echeguempara resolver os graves proble-masdossetores.

AndreaPuríssimodaSilva,enfermeiradavigilânciaepidemiológicada UBS ll ‘’Dr: Orlando Bertolli.’’ Especialista em Saúde Publica, ministrou no dia 18 de Outubro uma palestra na Guarda Mirim de SantoAnastácio.ElafalouparaosadolescentessobreDST-DoençasSexualmenteTransmissíveiseabriuespaçoparadiscussãosobreotema. A Diretoria da entidade agradece a profissional pela disposição e tempodedicadoaosadolescentes.

PALESTRA NA GUARDA MIRIM

Nanoitedodia19passadoas20:00h,foirealizadamissasolene,aos jovens que concluíram o Projeto 2013, são jovens do 1°ano de preparaçãoparaacrisma,ondenesteprojetofoireforçadoemsuasvidasodizernãoasdrogaseaviolência. No domingo dia 20 as 10:00h, aconteceu o encerramento naIgrejaMatriz,ondetodososparticipantesassumirãoocompromissodedizernãoasdrogaseaviolência. Este projeto tem o padre Lindolpho, diretor espiritual, e naorien-taçãoocasalZacariaseSolange;queagradeceatodosquecolaboraramparaoêxitodesteProjeto;poissão5anosderealização,sempreformandoumtriangulo,família,IgrejaeProjeto.

Projeto Crescer para Jesus da Igreja Católica de Anastácio e Ribeirão realiza encerramento

MANTER A CIDADE LIMPA É DEVER DE TODO CIDADÃO

Page 11: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 11

Page 12: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 12

Page 13: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 13

MANTENHA SUA CIDADE SEMPRE LIMPA

Asescolasmunicipais tambémcomemoraramem grande estilo o Dia da Criança. A E.M.E.I.FAlice Silva Guariento preparou uma semana de atividadesdivertidascomogincana,cineminhacompipoca,teatrodosTrêsPorquinhosenasexta-feira

ESCOLAS MUNICIPAIS TAMBÉM COMEMORAM O DIA DA CRIANÇA

CEI EUGÊNIA AYRES DE LIMA

CEI JOANNA DE ANGELIS

CEI MARISA AMARAL GARCIA

EMEF DR. TERTULIANO DE A. LEÃO

EMEF ENRICO BERTONI

EMEF ALBERICO DA S. CESAR

EMEIEF ALICE SILVA GUARIENTO

asprofessorasofereceramumgrandeedeliciosobolo e refrigerante aos seus alunos.Também asE.M.E.FsAlbericodaSilvaCésar.EnricoBertonieTertulianodeArêaLeãocomemoraramcomseusalunosestediatãoespecial.AsCrechesEugêniaAyres de Lima, Joana de Angellis e Marisa Amaral Garcia capricharam nas festividades oferecendo uma festa com guloseimas, teatrinho, gincana,piquenique na Praça Tancredo Neves (CrecheEugênia) e brincadeiras com a Família Pipa e ogrupoDemolê.EparafecharodiacomchavedeourotodasascriançasreceberamdepresentedaSEMED e Prefeitura Municipal, bolas, bonecase carrinhos que, segundo diretores, alegrarammuito as crianças. Todas estas atividades foramplanejadas, organizadas e realizadas pelas equi-pes das escolas em parceria com a Secretariamunicipaldeeducaçãoeissoreforçaoquejáfoiditoantes:educaçãodequalidadeetambémmuitaalegriaediversão. AGRADECIMENTOS: A secretária municipalde educação profªAna Maria Lopes de Siqueira

parabenizaatodaequipeescolar:gestores,profes-sores, funcionários pelas tão bonitas realizaçõeseagradeceoempenho,carinhoededicaçãoaosalunos. Também agradece a Cozinha Piloto quenão mediu esforços oferecendo um deliciosocardápionestasemana.

Bodas de Estanho

PREFEITO PARTICIPA DE REUNIÃO NA UNIPONTALOprefeitodeSantoAnastácioAlaorAp.BernalDias,participounaúltima segunda feira, 21, em Regente Feijó de evento organizado pela ConfederaçãoNacionaldosMunicípios (CNM)epelaUNIPONTALcom o objetivo de mostrar a realidade dos municípios brasileiros.Gestores municipais tiveram a oportunidade de participar do Diálogo Municipalista,etodasasreivindicaçõesapresentadasserãolevadasparaseremdebatidasnoCongressoNacional.

APrefeituradeSantoAnastácioatravésdaSecretariaMunicipaldeRelaçõesdoTrabalhoeEmpregoemparceriacomoCentroPaulaSouza, iniciou nesta segunda-feira (21) os cursos de AuxiliarAdministrativo, Almoxarife/Esto-quista,ManicureePedicure. A Assessora municipal deRelaçõesdoTrabalhoeEmprego,Nilda Gonzales Pineda informa que os cursos oferecem bolsaauxilio de R$ 210,00, e estãosendoministradosnaEMEIAliceSilva Guariento e Fundo Social de Solidariedade nos horáriosdas13:30as17:30edas18:30as 22:30. O Vice Prefeito José Felipe representando o PrefeitoAlaor Bernal (em São Paulo)acompanhadoda1ªDama,MariaJosé de Oliveira Dias e pelo Ass.r Jur. Dr. Lauro Shibuya deram as boasvindas.Oscursosseguematéodia11deNovembro.

Os adolescentes participantes do Projovem receberam no último dia16,camisetaspersonalizadascomonomedecadaadolescentesparticipante do Programa, logo estampado e uma frase escolhidapelos próprios adolescentes. O Programa atualmente atende 27adolescentesde15a17anos,pertencentesàáreadeabrangênciadoCRASetemarealizaçãoeoapoiodaPrefeituraMunicipal,SecretariadeAssistênciaSocialeCentrodeReferênciadeAssistênciaSocial.

Adolescentes do CRAS receberam uniformes

O Prefeito Municipal Alaor Ap. Bernal Dias, assinou na última terça-feira (22) em São Paulo capital, junto da Secretária deAgricultura e Abastecimento do Estado - SP, Mônika Bergamaschi e do Secretário adjunto de Agricultura do Estado - SP, Alberto José MacedoFilhomaisumconveniocomogovernodoestadonovalordeR$20.000,00. Este tratadamunicipalizaçãoe interaçãoentremunicipalidadeeestadojuntoàcasadaagriculturalocal. A secretaria de agricultura e abastecimento do estado celebracomosmunicípiosoconvenioSEIAA,SistemaEstadual IntegradodeAgricultura eAbastecimento, o qual uni e da forca de trabalhoao setor de extensão rural nos municípios através das casas daagriculturaedaCATI.Ondeomunicípioeosprodutoresruraisserãoos principais beneficiados através de recursos para estradas rurais e fortalecimentodacasadaagriculturaatravésdefuncionárioscedidospelamunicipalidadeeinfraestruturacedidapeloestado. Prefeito Alaor entende que este convenio é vital para aagropecuárialocal,poisavalorizaçãoeauniãodacasadaagriculturae da secretaria da agricultura municipal irão trazer bons frutos aofuturodaagropecuárialocal.

PONTO FACULTATIVO O prefeito de Santo Anastácio Alaor Ap. Bernal Dias declarouponto facultativo na próxima segunda-feira (28) nas instituiçõespúblicas pelo Dia do Servidor. As e serviços considerados essenciais continuarãofuncionandonormalmente.OsTrabalhosretornarãoaonormalnaterça-feira29.

PREFEITO ASSINA MAIS UM CONVÊNIO PARA SANTO ANASTÁCIO

CURSOS PROMETIDOS ESTÃO EM ANDAMENTOSANDRA E MAYCON

Geovana e família parabenizam o casal Sandra e Maycon pelos 10anosdematrimônio,completadoshoje,dia25deoutubro. QueDeusosprotejaesejamfelizesparatodoosempre!

Page 14: JornalOestePta 2013-10-25 nº 4056

Sexta-feira, 25 de Outubro de 2013 O OESTE PAULISTA Página 14