Jornal O Reporter nº46

16
Ano II - Edição: 46 Segunda Quinzena de Março de 2011 Fazenda Rio Grande Distribuição Gratuita A notícia da sua cidade Neco é aclamado presidente da AMSULEP Confusão na Câmara de Vereadores de FRG. Caio é desmentido novamente Leia nesta edição: Marcelo Pelanda institui o Dia do Servidor Público Exemplar Página 03 Ginásio de Esportes de Agudos passa por reformas Página 10 Prefeito Gringo visita Francisco Bührer na Assembleia Legislativa Página 11 Página 07 Escola Técnica Federal será uma realidade em FRG O prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos, na companhia do deputado estadual Francisco Bührer, manteve audiência com o vice-governador do Estado e secretário de Educação, Flávio Arns. Na pauta, o início das obras da Escola Técnica Federal, do Programa Brasil Profissionalizante. Chico Santos conseguiu recuperar os recursos e assegurar a construção da escola no município. Página 04 Vereadores de FRG viram a casaca. Língua de Trapo Página 03 Página 04 EXCLUSIVO

description

Jornal O Reporter nº46

Transcript of Jornal O Reporter nº46

Page 1: Jornal O Reporter nº46

Ano II - Edição: 46

Segunda Quinzena de

Março de 2011

Fazenda Rio Grande

Distribuição Gratuita

A notícia da

sua cidade

Neco é aclamado presidente da AMSULEP

Confusão naCâmara de

Vereadores deFRG. Caio é

desmentidonovamente

Leia nesta edição:

Marcelo Pelandainstitui o Dia do Servidor

Público ExemplarPágina 03

Ginásio de Esportesde Agudos passa

por reformasPágina 10

Prefeito Gringo visitaFrancisco Bührer na

Assembleia LegislativaPágina 11

Página 07

Escola Técnica Federal será uma realidade em FRG

O prefeito de Fazenda Rio Grande, Chico Santos, na companhia do deputado estadual Francisco Bührer,manteve audiência com o vice-governador do Estado e secretário de Educação, Flávio Arns. Na pauta, oinício das obras da Escola Técnica Federal, do Programa Brasil Profissionalizante. Chico Santos conseguiu

recuperar os recursos e assegurar a construção da escola no município. Página 04

Vereadores de FRGviram a casaca.Língua de Trapo

Página 03

Página 04EXC

LUS

IVO

Page 2: Jornal O Reporter nº46

E D I T O R I A L

Ficha Limpaanulada

02 Opinião O Repórter - Segunda Quinzena

O Supremo Tribunal

Federal (STF) anulou a va-

lidade da Lei da Ficha Lim-

pa nas eleições de 2010. A

decisão foi tomada na quar-

ta-feira, dia 23. Com o voto

do ministro Luiz Fux, o Su-

premo formou entendimen-

to de que a lei não poderia

ter sido aplicada na última

eleição por causa do cha-

mado princípio da anuali-

dade. A decisão altera o

resultado das urnas e adia

a restrição à candidatura

de políticos condenados

em segunda instância.

Por 6 votos a 5, o tribu-

nal lembrou que, pela

Constituição Federal, qual-

quer mudança no proces-

so eleitoral só pode acon-

tecer se for promulgada um

ano antes do pleito. A Lei da

Ficha Limpa foi sanciona-

da em junho do ano passa-

do, pelo ex-presidente Luiz

Inácio Lula da Silva. mbA

lei deve valer a partir das

eleições de 2012, mas os

ministros ainda irão anali-

sar recursos que questio-

nam a sua constitucionali-

dade. O julgamento muda

entendimento anterior fixa-

do pelo STF no ano passa-

do, quando estava desfal-

cado de um ministro, e be-

neficia diretamente vários

candidatos cuja elegibili-

dade havia sido barrada por

causa de processos na Jus-

tiça.

A decisão viabiliza o re-

torno dos chamados políti-

cos 'ficha-suja', mesmo a

lei tendo sido apresentada

ao Legislativo com o apoio

de mais de 1,5 milhão de

brasileiros. Ao ser aprova-

da, graças à mobilização

desses milhões de cida-

dãos, a lei foi considerada

uma vitória do povo brasi-

leiro e tornou-se um marco

fundamental para a demo-

cracia e a luta contra a cor-

rupção e a impunidade no

País.

Como disse o jornalis-

ta Claudio Abramo, diretor-

executivo da ONG Trans-

parência Brasil, a Lei da

Ficha Limpa só existe por-

que o Judiciário não funci-

ona como deveria. Com

uma Justiça eficaz, não

seria necessária a criação

de uma legislação especí-

fica. Enfim, tudo no Brasil

precisa mesmo ser ampla-

mente debatido, a fim de

que a população seja cons-

cientizada sobre a impor-

tância da participação polí-

tica, em prol da cidadania e

da democracia.

Pedro Bala é diretor

e articulador de O

Repórter

Direção Geral: Pedro E. Silva

Depto Comercial: 41 9693-2591

Fotografias: Barbosa Junior e Deigo Plytovanicz

Colaboradores: Dílson Damas, Luis F. Kemp e

Osmar Cardoso Rolim

Contatos: www.oreporter.jor.br | [email protected]

Telefones: 41 3627-1059 / 9693-2591

Circulação: Dias 01 e 15 em Curitiba, Fazenda Rio Grande,

Mandirituba, Agudos do Sul, Tijucas, Piên, Campo Tenente e

Quitandinha.

Publicação de responsabilidade daEmpresa Midfaz Comunicação

CNPJ: 04.460.773/0001-01

As matérias assinadas não expressam necessariamentea opinião do jornal

A presidente da Câmara de Vereadores de FazendaRio Grande, Ana Miranda, ao que parece, quer adminis-trar o legislativo ao estilo manda quem pode obedecequem tem juízo, ou seja, faz o que pensa e a maioria dosvereadores dizem amém. É o caso da construção de maisgabinetes para os futuros vereadores. A obra poderiaser construída, mas penso que uma consulta popular,nesse sentido, deveria ser feita entre os moradores. Seisso acontecesse, com certeza, a população pediria aconstrução de mais escolas e de postos de saúde.

Atilio Mendes de SouzaAposentado e morador do Bairro Pioneiros

Vivemos a Campanha da Fraternidade, que este anotem como tema a salvação da natureza. É uma formade conscientizar a comunidade mundial sobre a necessi-dade emergencial de preservar rios, matas e selecionaro lixo. Afinal, as enchentes devastadoras têm mostradoque o planeta está sendo destruído pouco a pouco pornós habitantes. Se cada um fizesse a sua parte, imaginoque as tempestades destruidoras aconteceriam commenor frequência.

Alice Morgado

Constrangedor e humilhante para o país a decisãodos seguranças do presidente Barak Obama de revistaros ministros brasileiros no encontro da Cúpula Empresa-rial, em pleno território nacional. Nem se esse encontrofosse nos Estados Unidos essa decisão de revista seriaética e decente. Fizeram bem os ministros ao não parti-cipar e deixarem o recinto.

Habib Saguiah [email protected]

Acho muito boa a idéia de ocupar a mente dos pre-sos, porém acho também que o auxílio reclusão é umavergonha nacional. Tanto pai de família, sai pela ma-nhã à procura de emprego, e retorna desesperançososem uma chance. Fábricas, como a planejada para a

cidade de Ponta Grossa, deveriam ser instalada forado âmbito prisional e só deveria empregar os presosdo regime semi-aberto, dando oportunidade para ostrabalhadores com "ficha limpa". E mais, assim que opreso desse início ao trabalho, deveria ser interrompi-do o pagamento do tal auxílio reclusão, que pra falara verdade não deveria existir. Certa vez, fui a uma lojade eletro e vi uma mulher comprando uma TV 29" e ocomprovante de renda dela era o "benefício" , e opior foi que o cadastro foi aprovado, quanto que umaoutra tentava comprar uma cama e era mensalista eteve o crédito negado. Auxílio reclusão... isso é umavergonha nacional !!!!! (sobre Projetos tentam em-pregar presos)

[email protected]

No Japão, com o terremoto do dia 11, a autoestra-da Great Kanto na região de Ibaraki teve todo seu tre-cho destruído pelo terrível terremoto cujas imagens dadestruição correram o mundo pela força da Natureza.Porém, no dia 17, o Governo Japonês iniciou a recons-trução e no dia 24.3.11, a nova pista foi entregue àpopulação devidamente reconstruída com toda segu-rança. Aqui no Brasil, mais precisamente na BR 277,uma pequena ponte caiu pela força das águas que de-vastou a cidade de Morretes, bloqueando toda expor-tação pelo Porto de Paranaguá, que agora operam emmeia pista no local, o governo Federal e Estadual de-ram 180 dias para a reconstrução. Como podemos vernão temos nada em comum, lá funciona, aqui ficamosno jogo de empurra para ver quem reconstruirá a pon-te, e o povo das cidades afetadas estão aguardando aajuda dos Governantes que agora não pisam mais porlá. Uma boa comparação entre as ações práticas doJapão e as promessas que envergonham o Povo noBrasil.

José Pedro [email protected]

Curitiba 318 anos: enfrentar desafiospara construir um futuro melhorPor: Pedor Paulo

Curitiba completa 318anos de fundação. No mo-mento em que comemora-mos mais uma velinha, asfelicitações devem ser diri-gidas a todos, curitibanos ecuritibanas, de nascimentoou adoção, porque é pelotrabalho de cada um queconstruímos permanente-mente a nossa cidade.

Muitos motivos paracomemorar, mas a despei-to dos títulos que Curitibajá recebeu e avanços quealcançamos como capitalde um dos estados mais im-portantes da República doBrasil, é preciso uma refle-xão crítica sobre as políti-cas públicas e seus efeitosna melhoria da qualidadede vida da população curi-tibana.

Tenho a opinião de queuma das virtudes mais im-portantes do administra-dor público é reconhecer osproblemas, desafios e difi-culdades que temos parasuperá-los. Considero inclu-sive que os últimos gesto-res da cidade tem pecadonesse sentido. Dessa for-ma, as filas crônicas nasUnidades de Saúde, sãocomparadas a outras capi-tais onde o problema talvezseja até maior; o trânsitocada vez mais caótico eseus engarrafamentos

constantes em vias recémimplantadas, como a LinhaVerde, equiparado ao deoutras cidades; a falta devagas na Educação Infantil,contraposto sempre a ver-são oficial de que nunca seinvestiu tanto na área; asenchentes que anualmen-te trazem prejuízos a mi-lhares de famílias tratadascomo problema sazonal, eassim por diante.

Reconhecer os proble-mas é condição básica paraque o Executivo adeque osinvestimentos na busca deenfrentar efetivamente osnovos desafios da cidade.

Alias neste quesito,pesquisa divulgada recen-temente pelo Dieese mos-trou que o crescimento daarrecadação e do ProdutoInterno Bruto (PIB) nãotem refletido em investi-mento público em Curitiba.O óbvio nesse caso, que é o

debate e definição demo-crática e popular sobre oorçamento público, dinâ-mica adotada em adminis-trações públicas para adefinição de investimen-tos, aqui se limita a audi-ências públicas marcada-mente formais e sem efe-tivo compromisso do man-datário em inclusão na LeiOrçamentária as deman-das elencadas pelos contri-buintes.

Desafio não menos im-portante diz respeito a apli-cação de programas deprevenção, a integraçãoentre as diversas políticaspúblicas e a consolidação darede de proteção social.Exemplo disso, é o uso docrack e outras drogas (mes-mo as legais), que se alas-tram atingindo nossas famí-lias. Ainda não temos umapolítica municipal corretade enfrentamento a esta

situação, que garanta oatendimento de dependen-tes e suas famílias e o apoiofinanceiro condizente as Co-munidades Terapêuticas.Diferentemente do queaconteceu na política detransporte público, queprojetou Curitiba no cená-rio nacional, não temos ain-da o nosso jeito de enfren-tar este grave problema.

Problemas e desafiossempre estarão presentesna história de nossa cidade,são eles inclusive que nosmovem a buscar soluçõesinovadoras, precisamos re-tomar este caminho. Temosum conjunto de grandesoportunidades para os pró-ximos anos e o povo valoro-so, trabalhador e criativoque constrói esta cidade sa-berá discernir o melhorpara o nosso futuro.

Pedro Paulo, professor evereador de Curitiba pelo PT

e presidente da ComissãoEspecial da Copa 2104

Page 3: Jornal O Reporter nº46

Gleisi recebe mulheres executivas em Brasília

03

Marcelo Pelanda quer instituir oTítulo de Servidor Público Exemplar

O Repórter - Segunda Quinzena Geral

Donana, pelo que demonstra, quer se tornaruma "heroína" na Câmara de Vereadores de Fa-zenda Rio Grande. Colocou na cabeça que a cons-trução de 17 gabinetes para os vereadores é umaquestão de honra e não se importa com o valor docusto. Só a construção está orçada em R$ 790 mil.Mas e a manutenção dos novos gabinetes e a con-tratação de novos funcionários? Qual será o customensal, anual dessa obra? É o que pergunta o ve-reador Marcelo Pelanda.

Quem anda pisando fundo nos discursos é overeador Ariel, o da Agricultura. O moço anda coma língua afiada e pelo que demonstra, virou a casa-ca, ou melhor, literalmente abandonou o prefeitoChico Santos. Claro que tomar uma decisão é umacoisa pessoal, mas "cuspir" no prato que comeu, écoisa feia. Calma vereador, não precisa justificar omotivo da sua mudança.

Outra vereadora que mudou o rumo de seudiscurso no Legislativo é outra Ariel, a professora.Sempre apoiou o prefeito Chico Santos, mas nesteano mudou a prosa. O que pode levar uma pessoaa mudar da água pro vinho?

Piên, é uma cidade contemplada com belezasnaturais. Em seu território a presença de lindascachoeiras, entre outros atrativos. E segundo oFoca, na cidade existe a Secretaria de Turismo, que"deveria", atrair turistas por meios de folders eoutros meios de chamadas. Mas, pelo que parece,o setor só existe no Decreto, pois quem está a fren-te da dita pasta, nada vem fazendo para chamarturistas para visitar a linda cidadezinha do interiorparanaense. Que tal uma visita ao Santuário deNossa Senhora das Graças? Mas nem no site da pre-feitura tem informações sobre o santuário. Tá nahora da secretaria entrar em cena, melhor, em fun-cionamento.

A rodovia da morte, a BR-116, continua regis-trando acidentes e mais acidentes. A expectativade que as obras prometidas pela empresa conces-sionária comecem dentro do prazo estipulado, ouseja, no segundo semestre deste ano. E a tão so-nhada duplicação, entre Fazenda Rio Grande e Cu-ritiba é a obra mais aguarda. Afinal, os intensoscongestionamentos incomodam quem transita decarro ou de ônibus pela rodovia.

No serviço público, exis-tem centenas de funcioná-rios trabalhando para aten-der a comunidade e nestemeio, existem aqueles quese destacam pelo atendi-mento exemplar. São fun-cionários que têm demons-trado extrema eficiêncianaquilo que se propôs a fa-zer, dando um verdadeiroexemplo, resolvendo demaneira ágil e prática, ascarências do serviço públi-co municipal, muitas vezesse desdobrando ou buscan-do novos conhecimentospara o cumprimento de seudever.

Pensando em homena-gear o bom servidor, o vere-ador Marcelo Pelanda estáapresentando um projetode Lei que institui em Fazen-da Rio Grande o título de"Servidor Público Exem-plar". A matéria é avaliadapelas comissões permanen-

tes do Legislativo e deve irpara votação em breve."Este projeto tem o objeti-vo de enaltecer e homena-gear servidores, sejam daativa ou mesmo inativos,que de alguma forma pres-

taram ou prestam relevan-te serviço ao município e aopovo fazendense. Com cer-teza devem de alguma for-ma receber o nosso reco-nhecimento", destaca o au-tor do projeto.

Segundo Marcelo Pe-landa, o título será outor-gado em forma de diplomae existem alguns requisitospara o reconhecimento.Pontualidade; tempo míni-mo de serviço de 4 anos li-vre de procedimento admi-nistrativo; postura condi-zente com o ambiente detrabalho e com o mínimode faltas ao trabalho e jus-tificadas. "O servidor temque ser exemplo para rece-ber a honraria", comentaPelanda. Aprovado o proje-to, a honraria deverá serentregue ao "Servidor Pú-blico Exemplar" uma vezpor ano.

Serão homenageadosdois funcionários do Execu-tivo e dois do Legislativo. "Éuma forma de prestigiar ostrabalhadores que servemde exemplo no serviço pú-blico", esclarece MarceloPelanda.

A senadora Gleisi Hoff-mann (PT) recebeu, na ma-nhã da terça-feira (29), emBrasília, 52 representantesdo Espaço Mulheres Execu-tivas do Paraná, associaçãoque reúne mulheres empe-nhadas no fortalecimentodas relações empresariais.Depois de um café da ma-nhã no restaurante do Se-nado, o grupo se dirigiu aogabinete da presidênciapara entregar ao presiden-te da Casa, senador JoséSarney, documento com so-licitações da área empresa-rial. O documento abordatrês questões referentes àmelhoria do ambiente paraa atividade econômica noBrasil. Uma delas refere-seà reforma tributária. Ogrupo pede a desoneraçãode tributos nas folhas depagamento. Outra reivindi-cação é a criação de cursosprofissionalizantes para be-neficiários do ProgramaBolsa Família. Gleisi desta-cou os investimentos doGoverno Federal no ensinotécnico no Paraná e vai pro-por que quando os benefi-

ciários do Bolsa Família fo-rem cadastrados, tambémfaçam inscrição em cursode qualificação profissional.

A aplicação de um índi-ce mínimo de 30% de mu-lheres nos conselhos fede-rais e nas direções das em-presas públicas é o terceirotópico abordado no docu-mento. Gleisi Hoffmannacredita que é possívelatender às reivindicaçõesdo grupo. "Estamos enca-minhando os debates paraatender todas as solicita-ções. É claro que têm algu-mas questões que acabamlevando mais tempo paraserem analisadas, como éo caso da reforma tributá-

ria. Mas nós já temos ocompromisso da presiden-te Dilma Rousseff de envi-ar ao Congresso, ainda esteano, algumas propostaspara a desoneração de tri-butos como, por exemplo,a retirada do INSS patro-nal e do salário educaçãodas folhas de pagamento.Isso vai ter um impacto sig-nificativo. Quanto à parti-cipação das mulheres nocomando das empresas,temos que fazer um pactocom a sociedade", afirmoua senadora, acrescentan-do que a maior participa-ção feminina nas bancadasdo Senado e da Câmaraserá um tema da pauta da

reforma política. Para Glei-si, a entrega do documen-to à presidência da Casacontribui para a atuaçãodas senadoras no Congres-so. "Queremos sensibilizaro presidente pela nossacausa. É importante queele saiba que tem um gru-po de mulheres organiza-das, que têm metas, obje-tivos e querem fazer a di-ferença nesse debate",destacou.

A diretora financeiraexecutiva da Itaipu Bina-cional, Margaret Groff,fez uma avaliação positivado evento. "Conseguimosmobilizar várias líderes doParaná, tanto da iniciati-va pública como da inicia-tiva privada, que são gran-des formadoras de opi-nião. Viemos em apoio anossa senadora, que é nos-sa líder. É nosso primeirocontato no Senado e en-tendemos que será umpasso importante para oempoderamento e reco-nhecimento das mulheresprofissionais no desenvol-vimento do Brasil', afirmou.

"É uma forma de prestigiar os trabalhadores queservem de exemplo no serviço público", disse Marcelo Pelanda

Page 4: Jornal O Reporter nº46

04 Fazenda Rio Grande O Repórter - Segunda Quinzena

Chico Santos conquistaEscola Técnica Federal de FRGUm encontro realizado

na segunda-feira (21), en-tre o prefeito de FazendaRio Grande, Chico Santos eo vice-governador do Esta-do e secretário de Educa-ção, Flávio Arns, foi discuti-do o início das obras da Es-cola Técnica Federal, doPrograma Brasil Profissio-nalizante. Durante o en-contro, que também con-tou com a presença do de-putado estadual FranciscoBührer e do secretário deDesenvolvimento Urbano,Claudemir José de Andrade,o prefeito Chico Santos con-seguiu recuperar os recur-sos e assegurar a constru-ção da escola no município.

No encontro, FlávioArns fez um importanteanúncio: as obras da estru-tura educacional iniciamainda no primeiro semestrede 2011. A nova escola iráproporcionar aos jovensque estão se preparandopara o mercado de traba-lho, segundo ele, o acessoa diversos cursos profissio-nalizantes reconhecidospelo Ministério da Educa-ção (MEC). Desta forma,segundo o vice-governa-dor, os alunos terão umacondição muito mais favo-rável junto ao mercado detrabalho. Para o prefeitoChico Santos, a obra daráoutros benefícios para omunicípio. "Além dos alu-nos receberem um treina-mento em sua própria cida-de, eles serão treinadoscom qualidade", frisou oprefeito de Fazenda RioGrande.

Com a Escola Técnica,Chico Santos assegura aosjovens fazendenses a opor-tunidade de receberemtreinamento profissionalreconhecido pelo MEC e,desta forma, terão a opor-tunidade de ingressar nomercado de trabalho comum grande diferencial."Nosso compromisso com ajuventude, acima de tudo,é gerar empregos e treiná-los para que cresçam pro-fissionalmente" afirmou.Além desta discussão, nes-te encontro também foramtratados de outros assuntosrelativos a investimentosna área de educação esaúde que estão sendo vi-abilizados pelo Governodo Estado. Para tanto, ovice-governador tambémrecebeu a reivindicaçãoda atual administraçãopara a construção de duasnovas escolas municipais,cujo processo vem sendoacompanhado pelo deputa-

do estadual FranciscoBührer. Além de assegurarmais estas duas importantesobras, Flávio Arns ainda agen-

dou para as próximas sema-nas uma visita ao municípiode Fazenda Rio Grande.

Procurando ampliar os

investimentos na cidade, oprefeito Chico Santos tam-bém solicitou apoio na libe-ração dos recursos para re-

forma e ampliação do Hos-pital Nossa Senhora Apare-cida, cujo projeto está emfase final de aprovação porparte da Secretaria de Saú-de do Estado. O resultadopositivo e as conquistas ob-tidas neste encontro de-monstram o comprometi-mento do Governo do Es-tado com o prefeito ChicoSantos e o município de Fa-zenda Rio Grande. FlávioArns assegurou que o Go-verno do Estado tem umcompromisso com a popu-lação de Fazenda Rio Gran-de, além de reconhecer otrabalho do prefeito ChicoSantos, o qual têm se dedi-cado integralmente à solu-ção dos problemas da po-pulação. (Da Assessoria)

Deputado estadual Francisco Buhrer, vice-governador Flávio Arns e o prefeito de Fazenda Rio Grande Chico Santos

Está em fase de con-clusãoas obras de revitali-zação da Praça Brasil, aprincipal de Fazenda RioGrande. As melhorias, quetiveram início em janeiro,estão previstas para seremconcluídas nas próximassemanas, caso as chuvasnão atrapalhem. A revita-lização da Praça Brasil éum projeto da atual admi-nistração que esta procu-rando ampliar as áreas delazer do município, melho-rando também estetica-mente o local para que omesmo fique mais agradá-vel para o uso da popula-ção e, conseqüentemen-te, valorizando a região doBairro Nações. Desde suainauguração, o local nun-

Revitalização da Praça Brasil de FRG em fase de conclusãoca recebeu melhorias.

Entre os investimentosque estão sendo feitos nolocal estão a implantaçãode três academias públicasao ar livre e uma pista decaminhada de 1.000 me-tros. Também estão sendoinvestidos nos serviços dedrenagem do local com ob-jetivo de evitarem as poçasde água, paisagismo complantio de novas árvores eno calcamento em pavers.A praça também irá rece-ber bancos, bem como teráa instalação de mesas dejogos para truco e dominós,por exemplo. Já as quadrasesportivas de areia que es-tavam na praça forammantidas pela atual admi-nistração, mas tiveram que

ser recolocadas para outrolugar onde receberamalambrados.

Outro investimento queserá feito no local será desti-nado para as crianças. Nonovo calcamento que a Pra-ça Brasil esta recendo, já foireservado um espaço para ainstalação de um playgrounddentro de um quadro deareia, onde devem ser im-plantados brinquedos exclu-sivos para o uso das crianças."Estamos apenas atenden-do o pedido da população.Com esse investimento,acreditamos que o local re-ceberá uma freqüência mai-or de pessoas, além de possi-bilitar a integração entre osfazendenses das mais diver-sas idade", explica o prefei-

to Chico Santos.Para melhorar a visi-

bilidade do local, ampliara segurança da populaçãoe incentivar o uso duranteo período noturno do lo-cal, a Prefeitura de Fazen-da Rio Grande tambémesta investindo nas melho-rias da iluminação da Pra-ça Brasil. Outro ponto po-sitivo apontado pelo pre-feito é quando a mudançade visual do local. "É uminvestimento que valorizao bairro, o comércio e,conseqüentemente, aspessoas. Queremos trans-formar a Praça Brasil emum grande espaço de con-vivência para as famíliasfazendenses", concluiu.(Da Assessoria)

Page 5: Jornal O Reporter nº46

05O Repórter - Segunda Quinzena Fazenda Rio Grande

Vereador Caio é desmentido e confusãomarcam sessão da Câmara de Vereadores

O 'palco' estava mon-tado. A população presen-te. A presença de algunssecretários foi registrada,bem como a ausência dovereador Ricardo Miranda(PSC). Com coro, tudo esta-va certo para que mais umasessão da Câmara e Verea-dores de Fazenda Rio Gran-de pudesse transcorrertranquilamente nesta últi-ma quarta-feira (30).

Mas diferentementedo que ocorreu nas ses-sões anteriores destemesmo 'palco', tanto otranscorrer como o seu fi-nal não tiveram o seu tér-mino com o mesmo suces-so. Vaias, palmas, discus-sões e muita confusãomarcaram a sessão, atoeste nunca ocorrido e pre-senciado pela populaçãonestes últimos anos emFazenda Rio Grande.

Após um início tran-qüilo, a calmaria foi esbar-rada durante o uso livre datribuna, onde o vereadorMarcelo Pelanda (PDT),munido de diversos docu-mentos, desmentiu sobaplausos da população asdeclarações feitas pelotambém vereador CaioSzadkoski (PMDB), na ses-são da última quarta-fei-ra (23).

Naquela ocasião, Sza-dkoski afirmou que o Cen-tro de Atenção Psicossoci-al, o CAPS, não tinha ummédico psiquiatra paraatender os pacientes.Para fiscalizar a situação,Pelanda foi ao órgão, oqual é mantido pelo Go-verno Federal com o apoioda atual administração, e

observou uma outra reali-dade.

Além do médico espe-cialista em residência empsiquiatria Eduardo DutraAndreo (CRM 22.803), oqual trabalha no local des-de o dia 1º de julho de 2008,Pelanda também encon-trou os outros profissionaisque atuam no atendimen-to dos pacientes, os quaissofrem, principalmente, dedepressão. Entre eles esta-vam no CAPS a psicóloga, aenfermeira, a terapeutaocupacional, a assistentesocial, entre outros.

Para surpresa de Pelan-da, no CAPS o vereadortambém encontrou umanota de repúdio que circu-lava dentro do órgão con-tra as declarações feitaspor Szadkoski. Com cópia

da mesma, Pelanda leupara a população presentena Câmara o que constavano documento, o qual já es-tava assinado por mais de80% dos pacientes. Entre asinformações, estava de queo CAPS, durante a adminis-tração anterior, a qual Sza-dkoski fazia parte, eramantida através de doa-ções, sendo elas feitas porfuncionários e pacientes doórgão.

No uso da palavra,Szadkoski, o qual foi con-denado recentementepelo Ministério Público adevolver R$ 332.502,31aos cofres públicos do mu-nicípio de Foz do Iguaçu,em tom irônico, voltou aser vaiado pela população.Além de desconversar so-bre o assunto, sempre que

questionava se havia mé-dico psiquiatra, psicólogo,assistente social, a popu-lação presente, aos gritos,dizia que sim, desmentidonovamente o vereador.

A afirmação da popu-lação vai de encontro comas últimas sessões, ondedemonstram o despreparode Szadkoski e que o mes-mo tem 'manchado' a Câ-mara de Vereadores de Fa-zenda Rio Grande pela sé-rie e acusações, bem comopor sua condenação peloMinistério Público.

Outro exemplo disto éque na sessão do últimodia 23, por exemplo, ele jáhavia sido desmentido pu-blicamente sobre uma de-claração que ele fez nasessão anterior. Naquelaocasião, o vereador disse

de um convênio da prefei-tura, o qual era destinadoexclusivamente para qua-tro Guardas Municipais deFazenda Rio Grande. As in-formações estão sendo le-vantadas pela Secretáriade Educação.

Caio Szadkoski aindaestá sendo investigado por'gato'. Ele está sendo acu-sado de fazer ligações ile-gais de energia elétrica deum órgão público para em-presas privadas de sua fa-mília. As ligações teriamsido feitas entre junho de2003, quando Szadkoskiera secretário de Obras domunicípio, até fevereiro de2009, então já no cargo devereador. O crime estásendo investigado pela De-legacia de Fazenda RioGrande.

Além disto, tambémfoi levando a questão doFiat Uno, modelo 2004, decor vermelha, que estáparado há cerca de quatroanos no pátio da Secretá-ria de Obras do municípiode Fazenda Rio Grande. Oveículo, encostado porperca total, é resultado deum acidente que tinhacomo responsável CaioSzadkoski.

Somadas as dívidas doFiat Uno, que poderiamser revertidas para outrassituações, segundo dadosatualizados do Departa-mento de Trânsito do Pa-raná, o DETRAN, os valo-res chegam a R$ 4.289,80.

Mais informações so-bre a confusão na sessãoda Câmara de quarta-fei-ra (30), confira na página14 desta edição.

que pagou a faculdade doGuarda Municipal, ThiagoRoberto, filho do radialistaPedro Roberto (in memori-am). E Szadkoski foi aindamais longe em seu discursoao afirmar que o GuardaMunicipal ainda comia deseu próprio dinheiro, fatosestes que foram negadosem público por um docu-mento apresentado junto àCâmara Legislativa do mu-nicípio e lido em plenáriopelo vereador Marcelo Pe-landa (PDT).

No mesmo documen-to, Thiago Roberto tam-bém revelou que Szadkoskifez um curso universitáriode formação de Trânsitopela PUC-Paraná, junta-mente com outros doisamigos e sua própria irmã,os quais se oportunizaram

Sentado à direita, vereador Caio escuta de Pelanda a leitura da nota de repúdio feita pelo Centro de Atenção Psicossocial

Page 6: Jornal O Reporter nº46

Programa Mais Educação é realidade em Mandirituba06 O Repórter - Segunda QuinzenaMandirituba

A proposta de educa-ção em tempo integral,hoje, é uma realidadeem Mandirituba. O Pro-grama Mais Educação, éo novo projeto da Prefei-tura de Mandirituba, emparceria com o GovernoFederal, e prevê a imple-mentação de atividadesdiversificadas e dinâmi-cas nas escolas, no ensi-no integral.

Alunos de 1º a 5º anodas escolas municipais,já participam do projeto,realizando atividadesque ajudam na formaçãopedagógica, cultural, es-portiva e cidadã. "Esta-mos oferecendo emtempo integral as nossascrianças à oportunidadede aulas diversificadas,diferentes das convenci-onais. O projeto MaisEducação, dentro de

Mandirituba, vem fazerda escola integral umarealidade". Afirmou asecretária de Educação,Cultura e Esporte, San-dra Zimermam.

Segundo a coorde-nadora do projeto, Bri-gila Andréia da Cruz, osalunos que passam o ho-rário integral na escolaaprendem e dedicam-semais, conseqüente-mente, tem melhoresdesempenhos, e maisoportunidades de reali-zarem atividades que,talvez, não fossem aces-síveis a eles, a exemplode aulas de música, dan-ça, recreação, educaçãofísica, artes, banca deestudo (reforço esco-lar), meio ambiente, te-atro, entre outras ativi-dades.

(Da Assessoria)

Começa nesta sexta-feira (01) e vai até o domin-go (03), a 11° edição doRodeio Crioulo Nacional. Oevento, que ocorrerá noParque Municipal de even-tos de Mandirituba, reúnediversos tradicionalistas daregião para torneios delaço, montaria e provas derédeas, do cepo e chasque.

Rodeio crioulomovimenta Mandirituba

no final de semanaA entrada é de cinco reais.No sábado, um grande bai-le, a partir das 23 horas,com João Luiz Corrêa. Orodeio é uma idealização doCTG Mandirituba e tem oapoio da Prefeitura Muni-cipal. Maiores informa-ções: (41) 8891-9751 e (41)9991-5463.

(Da Assessoria)

Page 7: Jornal O Reporter nº46

Neco Prado é aclamadopresidente da AMSULEP

07O Repórter - Segunda Quinzena Quitandinha

O prefeito de Qui-tandinha, Neco Prado,foi aclamado presidenteda Associação dos Muni-cípios da Região Sulestedo Paraná - AMSULEP,durante reunião realiza-da na segunda-feira, dia28 de março, em Campodo Tenente. Integram amencionada Associaçãoos municípios de Agudosdo Sul, Campo do Tenen-te, Contenda, Lapa,Mandirituba, Piên, Qui-tandinha, Rio Negro eTijucas do Sul.

Neco Prado assume apresidência em lugar deCelso Wenski, prefeitode Campo do Tenente,que vinha comandandoa AMSULEP. "Frente àsdificuldades que enfren-tamos, o resultado foisatisfatório. Acreditoque realizamos um bomtrabalho frente a Associ-ação e tenho certeza deque o Neco fará um gran-de trabalho na entida-de", sintetizou Wenski.

A escolha de NecoPrado e de Antonio Ma-ciel Machado, o Macha-dinho, eleito vice presi-dente da Associação

Bastidoresda Notícia

Por. Dílson Damas

Relações Públicas

ocorreu por consenso,pois por decisão da mai-oria dos prefeitos, nãohouve disputa de cha-pas. "Se fomos escolhi-dos por unanimidade,isso aumenta a nossaresponsabilidade frenteesta importante entida-de. Com apoio de todos,temos certeza de que fa-remos um bom trabalhoe buscaremos parceriasimportantes para forta-lecer os municípios inte-grantes da Associação",resumiu Neco.

Uma das idéias de

Neco é discutir os pro-blemas relacionados asegurança e saúde nosmunicípios da região su-

leste. "Temos problemasnestes dois setores e te-mos que buscar apoiojunto ao governo do Es-tado. Os municípios cla-mam por melhor segu-rança e principalmentepor investimentos nosetor de saúde. Precisa-mos regionalizar a saú-de e queremos, em bre-ve, convocar o secretá-rio da Saúde, MicheleCaputo Neto para deba-ter este assunto numade nossas reuniões.Algo precisa ser feito,pois o povo precisa deatendimento especi-alizado e com certeza, aintegração entre as cida-des é uma necessidade",comenta Neco.

Vice-presidente da Amsulep, Machadojunto ao presidente Neco Prado

Deputado Anibeli Junior acompanhado dos prefeitos prefeito deGringo, Neco Prado, Campo do Tenente Celso Wenski e Dranka

Fo

to:

Die

go

Ply

tova

nic

z

Botando lenha na fogueira: Eleições na cidade deCampo do Tenente sempre são bastante disputadas e,no próximo ano, deve se repetir, pois os rumores decandidaturas próprias começam ser comentados e nãofalta gente para entrar na disputa. Pelo menos, exis-tem murmúrios de que este será candidato a tal, fulanocandidato....

De longe: O empreendedor Ricardo Casagrande,com amplo conhecimento na área pública, prestandoserviços para as prefeituras e câmaras da região, é cita-do nos bastidores, mas ele não se manifesta. Quem co-nhece Casagrande, sabe do seu potencial.

Cartas marcadas: O ex-vice prefeito Edson de Sou-za, presidente do (PTB), em jantar após sessão ordiná-ria do Legislativo, disse que se vier às mesmas figuri-nhas, ano que vem coloca seu nome a disposição epode até sair sozinho encabeçando chapa.

Favorito: Enquanto o circulo pega fogo, o vereadorPaulo Renato Queje (Fuscão), presidente da CâmaraMunicipal e do PPS local, dorme tranquilo, pois a cadadia recebe mensagem de apoio e deve ser um dos no-mes mais fortes para 2012. Isso se decidir disputar aprincipal cadeira da prefeitura, ou seja, a do prefeito.

Calmaria: Em Quitandinha, tudo calmo. O grupo desituação começa trabalhar o nome do possível sucessordo prefeito Neco Prado (PMDB). Márcio Néri o (Rato),nunca assume ser a bola da vez e do outro lado da opo-sição, a situação continua como água de poço. Paradae vai ser difícil agregar num grupo de estrelas. É bemprovável que saia de três a quatro grupos visando co-mandar a cidade a partir de 2013.

Mudando o tom de voz: O vereador Zé Ribeiro(PP) vem mudando o tom da voz nas sessões ordináriasdo Legislativo. Quem o conhece, quer saber o que vemacontecendo com o nobre edil.

Onde merecia estar: Neco Prado (PMDB), prefeitode Quitandinha, foi aclamado presidente da AMSULEP,cargo que deveria ter assumido há muito tempo. Necotem capacidade de sobra para fortalecer ainda mais aentidade e com certeza muitas novidades virão para osmunicípios associados.

Show em Mandirituba: Machadinho (PDT), pre-feito de Mandirituba, trabalha firme para realizar maisum Festival de Música no município. Cartazes são visua-lizados em toda a região. Frisamos que administraçãoMachadinho tem valorizado todos os eventos culturaisda cidade. Parabéns prefeito!

Vai ou não vai: O Vereador Zé Luiz (Pc do B), presi-dente do Legislativo de Mandirituba, não perde tempoe vem mantendo seguidos contatos na capital. Mas nadaestá definido sobre seu futuro político. Vamos aguardaro andar da carruagem.

O empreendedor Élioda Silva o (Cebolinha) e suaesposa Elis Regina Biscaia,há um ano iniciaram umnovo meio de sobrevivên-cia, adquirindo um carrinhode espetinho. Cebolinha,com anos de experiênciasexercendo a função de gar-çom, sabe como cativar aclientela. Um de seus alia-dos é o tempero do carne.Basta acender o fogo parao cheiro chamar o povão.

Segundo o casal sãovendidas 200 unidades pordia, dando uma renda men-sal superior á dois mil reais,tirando os custos de carnes,

Casal empreendedor ganha a vida com criatividade

combustível e carvão. No ki-oski do Cebolinha é possívelencontrar churrasquinhode suínos, bovinos, aves e

agora tem novidades o decarneiro. "Estamos procu-rando atender nossos clien-tes da melhor forma possí-

vel e apresentando novida-des" disse o empreendedor.Ele ainda frisou que nospróximos dias terá meda-lhão e camarão.

Também é possível fa-zer encomendas para fes-tas, lanchonetes ou paraquem deseja assar em casaos espetinhos com um pre-ço proporcional.

A barraca funciona deterça á sábado das 16h ás22h com alvará de licençada Prefeitura Municipal e ahigiene também é uma dasprioridades do casal. Parafazer suas encomendas otelefone é: 9956-4248.

Casal Elio eElis nabarraca deespetinhosemQuitandinha

Page 8: Jornal O Reporter nº46

08 O Repórter - Segunda QuinzenaEspecial

Parabéns a princesa Priscila Evangelista quecompletou 9 anos no último dia 26 de março.Recebe a homenagem da equipe do jornal O

REPÓRTER e o carinho dos pais Pedro Bala eAlixandra. Felicidades!

Destaque

Night

Jhenefer e Rafaela aproveitaram a noite no Oxi Club

Eloize e Bruna curtindo a noite na Oxi Club

Parabéns em dose dupla para o GM Souza e o GM Tavares quecomemoram aniversário no último domingo. Sucesso!

Comemoroumais um anode vida a amigaKrisley, noúltimo dia 29,onde reuniu osamigos naPizza Bala.Homenagemdos paisParaíba, Elianee de todos osamigos efamiliares.Parabéns!

Page 9: Jornal O Reporter nº46

09O Repórter - Segunda Quinzena Serviço

Page 10: Jornal O Reporter nº46

10 O Repórter - Segunda QuinzenaAgudos do Sul

Armazém da Família vai beneficiarfamílias de baixa renda

A Secretaria de Ad-

ministração de Agudos

do Sul, por meio de par-

ceria com a empresa

Universal Leaf Tabacos,

está selecionado mora-

dores do município para

postos de emprego na

cidade catarinense. Os

selecionados atuarão

na unidade da empresa

em Joinville.

Segundo o secretá-

rio municipal de Admi-

nistração e F inanças,

Genézio Gonçalves da

Luz, é uma oportunida-

de de geração de em-

prego devido às dificul-

dades de viabilizar a

instalação de novas

empresas no município.

"O fumo já tem grande

importância na econo-

mia local e agora gerará

novos postos de traba-

O Armazém da Famí-lia em Agudos do Sul já éuma realidade e vai be-neficiar diretamentecentenas de famílias debaixa renda do municí-pio. A primeira etapa doprojeto, que é o cadas-tramento das famílias foiconcluída. Porém, have-rá uma segunda etapa,pois a intenção da admi-nistração municipal éaumentar o número depessoas beneficiadas.

O Armazém da Famí-lia são unidades fixas deabastecimento, instala-das em lugares estraté-gicos. Nele são comerci-alizados gêneros ali-mentícios e produtos de

higiene e limpeza. Ospreços ficam em média30% abaixo dos outroscomércios. Em Agudosdo Sul, a unidade vai fun-cionar na Avenida Para-ná, em imóvel de propri-edade de Aldo Pereira.

Segundo o secretáriomunicipal de Adminis-tração e F inanças deAgudos do Sul, GenézioGonçalves da Luz, a in-tenção é iniciar o aten-dimento com aproxima-damente seiscentas fa-mílias cadastradas. Fo-ram inscritas na primei-ra etapa e poderão seinscrever oportunamen-te, famílias com rendade até 750 reais mensais

e o limite de compra seráde 300 reais por mês, nãocumulativo para o mêsseguinte. "O Armazémda Família chega nummomento importante esua vinda se deve graçasa uma parceria firmadacom a prefeitura de Cu-ritiba. O comodato já foifeito e a instalação deequipamentos, comogôndolas e outros aces-sórios, já está sendo pro-videnciado. Com certezaé uma conquista do povode Agudos do Sul", co-memora Genézio. A datada abertura do Armazémda Família ainda não foioficializada, mas deveacontecer em breve. A data da abertura do Armazém da Família ainda não foi oficializada

Empresa deJoinville contrata

pessoal em Agudoslho", enfatiza. O secre-

tário destaca que a em-

presa oferecerá trans-

porte de ida e volta di-

ariamente.

A equipe de recur-

sos humanos da Uni-

versal esteve na prefei-

tura para discutir a par-

ceria. A intenção é con-

tratar até 45 pessoas, de

ambos os sexos. Gené-

zio destaca que não é

exigido grau de escola-

ridade. Os candidatos

deverão entregar currí-

culo para o secretário

na prefeitura até este

dia 30.

Os interessados

podem contatar pelo

telefone (41) 3624

1244. Posteriormente

será marcada entrevis-

ta e agendado exame

médico.

A Prefeitura de Agudosdo Sul deu início à reformado Ginásio de Esportes TicoPires. A obra inclui a recu-peração da cobertura, pin-tura, recuperação do piso,dos banheiros e vestiários,entre outras benfeitorias.

O prefeito AntonioGonçalves da Luz temacompanhado de perto asobras e afirma que a re-forma era uma necessida-de. "O ginásio de esportesé bastante frequentado,pois a comunidade parti-cipa ativamente de cam-peonatos, torneios e ou-tros eventos. Devido aouso excessivo, decidimospela reforma e quandopronto, temos certeza deque o local ficará maisconfortável e nossos des-portistas terão um espa-ço adequado para as prá-ticas esportivas", comen-ta Antonio da Luz.

O investimento setornou necessário, pois otelhado estava com im-perfeições e as águas das

Ginásio de Esportes TicoPires passa por reforma

chuvas tornaram o pisodefeituoso. Além da infil-tração, havia a necessida-de de reformar os banhei-ros e o vestiário. Pela ne-cessidade, o prefeito An-tonio não mediu esforçose optou pela reforma, queestá em fase adiantada."Pedimos a todos que te-

nham um pouco de paci-ência, pois em breve o gi-násio ficará pronto e maisconfortável. Esporte ésaúde e temos que inves-tir na qualidade de vidados nossos moradores, es-pecialmente dos atletas",pondera Antonio Gonçal-ves da Luz.

A reforma do ginásio deesportes Tico Pires faz partedas ações governamentais domunicípio, que além de refor-mar a praça esportiva, estáconstruindo outros espaçospara que a juventude de Agu-dos do Sul possa praticar es-portes com o máximo de con-forto e segurança.

Reforma no Ginásio Tico Pires era uma necessidade

Page 11: Jornal O Reporter nº46

11O Repórter - Segunda Quinzena

Alunos da rede municipal de Tijucas doSul recebem uniformes e kit escolar

Tijucas do Sul

Perto de 2 mil alunosda rede municipal deensino de Tijucas do Sulacabam de receber ouniforme e um kit commochila e material esco-lar. Uma das principaismetas da atual adminis-tração é oferecer de ma-neira igualitária, subsídi-os que auxiliem os alu-nos no processo deaprendizagem, fazendoque com que eles au-mentem a frequênciaescolar elevando assim,a qualidade de ensino nomunicípio.

A distribuição do kitescolar é uma das açõesque a prefeitura de Tiju-cas do Sul desenvolve

através de sua Secretariade Educação pelo segun-do ano consecutivo, nosentido de garantir osrecursos necessários quecontribuam para assegu-rar o desenvolvimentopedagógico dos alunos.O vice prefeito HélioMarcos de Oliveira acre-dita que com kits escola-res novos e de boa qua-lidade, as crianças se sin-tam mais motivadas airem à escola. "Quandoassumimos a prefeitura,optamos em oferecer okit, numa forma de igual-dade para todos.

Nas escolas de nossacidade, ninguém é me-lhor que ninguém. Os

alunos podem ser dife-rentes na cor, mas não nouniforme e no materialescolar. Depois que en-tregamos o uniforme e okit, observamos que tudomudou nas escolas e osalunos melhoraram nosestudos. Estamos feli-zes", comentou Hélio.

Para ele, a padroniza-ção do material e do uni-forme escolar traz con-dições de aprendiza-gem igualitárias aosalunos, valorizando odireito da criança em tercaderno, lápis, caneta,borracha e mochila, semnenhum custo as famí-lias", finalizou o viceprefeito.

O deputado estadu-al Francisco Bührer re-cebeu recentemente ,na Assembléia Legisla-tiva do Paraná o prefei-to de T ijucas do Sul,José Altair, o Gringo,que na oportunidadeestava acompanhadodo assessor parlamen-tar da Secretaria de De-senvolvimento Urbano,Carlos Camargo. Naocasião, diversos as-suntos foram discutidose o prefeito Gringoaproveitou a ocasiãopara reivindicar algunspedidos ao parlamentarparanaense, como fi-nanciamento de equi-pamentos rodoviários,construção de colégiono Campo alto, reforçoda patrulha rural, asfal-to para a Estrada do Sal-tinho e Rio da Uva. "Odeputado sempre secolocou a disposição deTijucas do Sul e como eleabriu as portas, fomosaté ele e apresentamosalguns pedidos. Espera-mos que o deputadopossa contribuir comnosso município, trazen-do as benfeitorias neces-sárias para a cidade", co-mentou Gringo.

Prefeito Gringo visitaFrancisco Bührer na AL

Francisco Bührer foio deputado mais votadoem Tijucas do Sul, poisnasceu em Lagoinha. "Eleé cria de nossa cidade e

temos certeza de que vaicontribuir com seu povo,trazendo benfeitoriaspara a cidade" opinouGringo.

O hospital NossaSenhora das Dores, deTijucas do Sul, tem con-dições de atender casosde média e baixa com-plexidade, pois sua es-trutura é limitadíssima.Para o atendimento depacientes com enfer-midades mais graves,os doentes precisamser transferidos paracentros maiores, comoCuritiba. Pensandonesses pacientes, oprefeito José Altair Mo-reira "Gringo" firmouum convênio com oHospital Nossa Senho-ra do Rocio, de CampoLargo e àqueles queprecisam de acompa-nhamento médico,agora são encaminha-dos para àquela casahospitalar.

Segundo explicouGringo, o convênio erauma necessidade, poismuitas pessoas care-cem de tratamento emhospitais mais avança-dos e o hospital de Ti-jucas do Sul precisa degrandes investimentos.

Prefeitura de Tijucasfirma parceria com

hospital de Campo Largo

O Hospital Nossa Senho-ra das Dores está sob in-tervenção e a transfe-rência de recursos departe dos governos esta-dual e federal fica maisdifícil. "É um hospital pri-vado e pertence a umaassociação, mas a prefei-tura é a mantenedora dohospital", comentouGringo.

Desde que a parceriafoi firmada com o hospi-tal de Campo Largo,muitos pacientes, comproblemas sérios desaúde, foram encami-nhados para o Nossa Se-nhora do Rocio. Duas

ambulâncias ficam adisposição da comuni-dade 24 horas. "Desdeque assumimos a pre-feitura, nossa preocu-pação era procurar umasaída para atender osdoentes em situação derisco.

Essa parceria foi ocaminho que encontra-mos para a solução dosproblemas. Está dandocerto e os doentes queprecisam de um hospi-tal adequado, como é ode Campo Largo, estãosendo bem atendidosno vizinho município",comenta Gringo.

Hospital Nossa Senhora das Dores de Tijucas do Sul

Prefeito Gringo, Deputado Francisco Buhrere o assessor Carlos Camargo

41 9693-2591

ANUNCIE

A distribuição do kit escolar é uma das ações que a prefeitura de Tijucas do Sul desenvolve

Page 12: Jornal O Reporter nº46

12 O Repórter - Segunda QuinzenaQuitandinha

Recentemente, naAssembleia Legislativado Paraná, aconteceuuma audiência públicatratando das duas con-sultas da Anvisa (112 e117) que trata das restri-ções do consumo e emconsequência a produ-ção de tabaco no Brasil.Neste dia, fumicultoresde Piên juntaram-se aosprodutores do Paranápara pressionar os depu-tados paranaenses e porfim as medidas da Anvi-sa. Além dos produtores,vereadores e represen-tantes da categoria par-ticiparam da audiência.

A audiência mobili-zou os produtores de ta-baco, empresas fuma-geiras e sindicatos rurais,e o poder público dosmunicípios onde a produ-ção de fumo é uma dasprincipais atividades emgeração de emprego erenda na agricultura fa-

Produtores de fumo de Piênpreocupados com o futuroProdução de tabaco no Brasil pode estar com os dias contados

miliar, com o propósitode discutir as ConsultasPúblicas 112/ 2010 e 117/2010 da ANVISA (agenciaNacional de Defesa Sani-tária), que tratam daproibição de aditivos naprodução dos cigarros, eda proibição da exposi-ção dos produtos deriva-dos do tabaco em pontosde venda e alteraçãodrástica das embalagensde cigarros. Segundo es-tudos apresentados pelaFGV - Fundação Getulio

Vargas, essas medidasprejudicarão diretamen-te cerca 30 mil pequenosagricultores paranaensee suas famílias, que de-pendem da fumiculturapara o seu sustento, oumais de 220.000 famíliasbrasileiras, principal-mente da região sul querepresenta 95% da pro-dução nacional de taba-co, abre espaço para ocomercio ilegal de cigar-ros, e conseqüentemen-te o governo perderá

grande volume de arre-cadação já que a ativida-de hoje recolhe mais de9 bilhões de reais em tri-butos.

Nos três Estadosprodutores do sul do Bra-sil, estão acontecendoestes debates, mesmoassim autoridades que sedizem defensores dasaúde pública não sesensibilizaram com as fa-mílias produtoras de ta-baco, que na grande mai-oria são pequenos propri-etários e arrendatáriosrurais. Em Piên, os produ-tores de tabaco estãopreocupados com a situ-ação, pois temem perdertudo o que investiram naspropriedades. As conse-quências serão a reduçãodrástica na área de plan-tio, menos empregos,menor arrecadação deimpostos, menos dinhei-ro circulando nos municí-pios produtores.

A senadora GleisiHoffmann (PT) interme-diou reunião entre re-presentantes de fumi-cultores do Paraná e doRio Grande do Sul com adiretoria da Agência Na-cional de Energia Elétri-ca (Aneel). O encontro,realizado nesta quarta-feira (30), em Brasília,serviu para discutir a re-solução 414/2010, queentrou em vigor em de-zembro do ano passado.

Com a resolução, fi-cou estabelecido queagricultura de subsistên-cia “é um conjunto detécnicas utilizadas para ocultivo de plantas paraobtenção de alimentos e,tendo por finalidade pri-meira, o sustento famili-ar”. A partir disso, os pro-dutores que não se en-quadram nessas caracte-

Gleisi quer garantir tarifas mais baixas para fumicultores

rísticas estão pagando ta-rifas de energia diferen-ciadas e, portanto, maisaltas que a de costume.

Diante da situação,Gleisi pretende contatare conversar com o Minis-tério da Agricultura, Pe-cuária e Abastecimento(Mapa) e o Ministério deMinas e Energia (MME)para tratar da possibili-dade de mudar a classi-ficação e garantir tarifasmais baratas aos peque-nos produtores que fica-ram de fora com tal re-solução.

“Infelizmente nãopude comparecer à reu-nião, em função da mis-sa de corpo presente donosso querido ex-vice-presidente da RepúblicaJosé Alencar. Mas fui re-presentada por minhaassessoria, que já me in-formou que a Aneel dei-xou claro que não há, desua parte, nenhuma po-lítica discriminatóriapara qualquer culturaque não esteja classifica-da como produtor rural enenhuma orientação dogoverno para deixar defora do grupo os fumicul-tores. Esclareceu que se-guiu a classificação doMapa e orientações doMinistério de Minas eEnergia. Mas em caso demodificações e revoga-ção na resolução, a Agên-cia está disposta a atuar

imediatamente”, disseGleisi.

A audiência contoucom a participação dasenadora Ana Amélia,dos deputados federaisparanaenses SandroAlex e Eduardo Sciarra ea deputada estadual Lu-ciana Rafagnin. Partici-param da reunião tam-bém o prefeito de RioAzul, Paulo HenriqueAndrade; José Bertolino(Sindicato dos Trabalha-dores Rurais de AntonioOlinto); Acir Vagner (SãoJoão do Triunfo); MarcosRochinski (Fetraf Brasil);João Vitor (Câmara Mu-nicipal de Antonio Olin-to); Nelson Dias da Silva(Sindicato dos Trabalha-dores Rurais de São JoãoTriunfo) e representan-tes do gabinete do depu-tado Angelo Vanhoni.

O Santuário de Nossa Senhora da Graça, emPiên, está localizado no Monte Farinha, a cerca de900 metros de altitude. Aos finais de semana, olocal recebe muitos visitantes, que atraídos pelaimponente obra, chegam à cidade para participardas missas e aproveitar buscar ou agradecer algu-ma graça recebida. "Sempre que posso venho aoSantuário para refletir e agradecer pela minha saú-de", disse Pedro da Silva Luz, aposentado e quemora em Curitiba. Do alto da igreja é possível ob-servar as serras que margeiam o município.A festa da padroeira de Piên ocorre a cada primei-ro domingo de setembro, com as festividades emhonra de Nossa Senhora da Graça. No dia da festa,o pátio do santuário fica tomado de fiéis e turistasque chegam de várias regiões do Estado e tambémde Santa Catarina, já que Piên está próxima da di-visa com o estado catarinense.

Santuário de NossaSenhora da Graça

atrai visitantes

Page 13: Jornal O Reporter nº46

41 9693-2591

13O Repórter - Segunda Quinzena Serviço

No dia 4 próximo, umtrabalho intenso serádesenvolvido em Campodo Tenente, visando ori-entar a comunidade so-bre a dengue, que é umadoença infecciosa febrilaguda causada por umvírus e é transmitida,através do mosquito Ae-des aegypti, também in-fectado pelo vírus. Atu-almente, a dengue éconsiderada um dosprincipais problemas desaúde pública de todo omundo.

Como forma de pre-venir a comunidade,Agentes Comunitáriosde Saúde de Campo doTenente passaram porcapacitação, que envol-veu mais de 30 profissi-onais da área. "A idéia foimostrar aos profissio-nais, as diretrizes básicasdo Plano Nacional deCombate a Dengue que

ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E PROFISSIONAL

O Colégio Evolu-ção, criado em 2006,pela Resolução nº 1265/06 e com reconheci-mento nº 5807/08, vemdesenvolvendo um tra-balho com qualidade eresponsabilidade. Noano de 2007, o Colégiojá estava pronto para aoferta de qualificaçãoprofissional. Foi criadoo Curso Auxiliar e Téc-nico em Enfermagemque já formou mais de150 Jovens para o mun-do do trabalho na áreade saúde. Em 2008, foiautorizado pela SEED, oCurso de Formação deDocentes (magistério)

que vem acontecendode forma gradativa e commuita aceitação.

Em 2010, o Colégiofoi privilegiado e autori-zou mais um Curso, Ensi-no Médio Regular. "Émaravilhoso poder con-tribuir com a formaçãodo cidadão fazendense eisto vem acontecendo deforma satisfatória" co-memora a diretora eprofessora, pedagoga eEspecialista em Educa-ção, Eny de Souza, queacrescenta: "A formaçãodo cidadão não pode pa-rar e Fazenda Rio Gran-de, bem como os fazen-denses merecem.

O Colégio celebrouno último mês de ja-neiro parcerias impor-tantes para fortalecere garantir cada diamais a qualidade na"formação daquelesque vem até nós como desejo de se qualifi-car e encontrar umaoportunidade no mer-cado de trabalho. E as-sim queremos agrade-cer á direção e Supe-rintendência da RES-CUER- Centro de Edu-cação Profissional eABRASCE- AcademiaBrasileira de Ciênciasda Educação", comen-ta Eny.

NOTA: Matriculas abertas para os cursos:socorrista, atendente de farmácia e pós graduação

Agentes de Saúde vão àsruas prevenir a dengue

tem como meta evitar aproliferação do mosqui-to transmissor", disseJussara Maria Goetz, téc-nica em enfermagem domunicípio. Depois deuma varredura na áreaurbana, o trabalho serálevado para a zona rural.

O presidente da Câ-mara de Vereadores,Paulo Renato Quege(Fuscão), que acompa-nhou a reunião de lança-mento, comentou que ainiciativa é louvável, pois

entende que é melhorprevenir do que remedi-ar. Ele destacou que a ca-pacitação dos agentesfoi de extrema impor-tância, pois acredita quea comunidade deve seralertada sobre as conse-qüências perigosas dadengue. "Estamos à bei-ra de uma rodovia fede-ral e uma pessoa, em vi-agem pela região, podetrazer o vírus e, dessaforma, temos que nosprevenir", disse Fuscão.

COLÉGIO

EVOLUÇÃO

No dia 27 passado,a realização de maisuma rodada do Cam-peonato Amador deQuitandinha, iniciati-va do Departamentode Esportes da prefei-tura. Os resultados fo-ram os seguintes: RealCaí 2x4 Vista Alegre.Os gols do Real foramanotados por Véio eBruno, enquanto Chi-

Uma rodada de mui-tos gols na rodada daCopa João Maria de Oli-veira de Futsal de Qui-tandinha. Aventureiros6x2 Salso, Vasco B 2x5

Muitos gols naCopa João Maria de

Oliveira de Futsal

Campeonato Amadorde Quitandinha

na (2), Lagarto e Donimarcaram para o VistaAlegre.

No primeiro jogo datarde, se enfrentaramRibeirão Vermelho eCampina, com a vitóriado time do Ribeirão por4x0, com gols anotadospor Marcelo (2), Edvaldoe Bruno. No jogo de fun-do, Doce Grande e Rio daVárzea empataram em

três gols. Fábio fez ostrês gols do Doce Gran-de e Cristiano (2) e Cris-tiano os tentos do Rioda Várzea.

A rodada prosse-gue neste dia 3 de abrilcom os seguintes jo-gos: As 10 horas se en-frentam Reis x Campi-na; 13h30 Real Caí x Tur-vo e às 15h30 jogam VilaNova e Nacional.

Vista Alegre, SportClub Pangaré 4x7 Naci-onal A, Unidos do PCC2x5 Vasco A.

Neste sábado, dia 2,a rodada tem os seguin-

tes jogos. As 19 horas jo-gam Nacional A x Nacio-nal B, Vila Prado x Salso,Independente A x Inde-pendente B e Vasco A xVasco B.

Page 14: Jornal O Reporter nº46

14 O Repórter - Segunda QuinzenaPolicial

Um morto e dois feridos em mocó no Gralha AzulAtraídos para o inte-

rior de um mocó na RuaMacuco, frente ao núme-ro 500, no bairro GralhaAzul, em Fazenda RioGrande, dois jovens fica-ram feridos e outro aca-bou sendo morto. Os as-sassinos seriam dois ra-pazes que estavam detocaia no prédio a espe-ra do grupo, que se reú-ne todas as noites no lo-cal. A polícia já pistas epode prender os respon-sáveis a qualquer mo-mento.

Pelo que foi levanta-do junto a moradores,todas as noites o grupode rapazes se encontraem frente a uma casaabandonada, que pelasinformações, seria democó. Perto das 21 horasda terça-feira, dia 29, os

jovens chegaram e esta-vam conversando e fo-ram atraídos para dentroda moradia pelo barulhode pessoas caminhando.Três deles decidiram en-trar para averiguar e aca-baram sendo surpreen-didos pela dupla que es-tava armada. Felipe dosSantos Cordeiro, 15 anosfoi o primeiro a entrarno recinto e foi alvejadopor cinco disparos, en-trando em óbito no local.Ele recebeu dois tiros nacabeça, dois no tórax eum na coxa. Patrick Sta-dlei dos Santos, 18 anose Lucas André Ferreira,15, também foram alve-jados. Socorridos, foramencaminhados para oPronto Atendimento deFazenda Rio Grande. Oestado de Lucas era con-

siderado grave por umsocorrista.

Populares comen-tam que ouviram maisde 30 tiros.Lucas André, pelas in-formações, dias atrás,foi atacado no mesmolocal e os autores seri-am comparsas de Fag-ner Camargo, 20 anosPaloma, morto em fe-vereiro deste. Em recu-peração, Lucas comen-tou que os "colegas" dePaloma querem vingara morte do companhei-ro. A Polícia Civil este-ve no local e iniciou asinvestigações. Um in-vestigador da polícianão tem dúvidas deque o assassinato deFelipe dos Santos Cor-deiro tem ligação coma morte de Paloma.

Dois homens forampresos em Tijucas do Sul noinicio da semana, após pa-gar a conta de bebidas emum estabelecimento domunicípio. Também sãoacusados de roubar um ce-lular do proprietário e sãosuspeitos de comandar umponto de tráfico de drogasna cidade. A dupla foi pre-sa numa ação conjunta daspolícias civil e militar. Leva-dos a delegacia de políciaforam identificados comosendo Aloiso Floriano, 30anos e Vilmar Pereira Ma-chado dos Santos. Um mo-torista de taxi, de nomeSebastião Agapito da Silvatambém foi detido, poisexiste a suspeita de que elelevava os rapazes para aprática de crimes.

Orestes da Cruz, pro-

Dupla bebe, paga drinks comcheque roubado e é presa

prietário da Cabana Coun-try foi quem denunciou osrapazes. Segundo disse emdepoimento, Aloisio e Vil-mar chegaram ao estabe-lecimento por volta das 12horas do dia 28 e passarama beber. Depois de algumashoras pediram a conta, quechegou a R$ 380,00. "Elesme apresentaram um che-que de 736,00 e devolviperto de R$ 200,00. Em se-

guida foram embora no táxido Agapito, o Corsa verme-lho ASG-3634. Alguns minu-tos dei a falta do meu celu-lar e fui até a delegacia ela-borar um boletim de ocor-rência", contou Orestes. Ocheque era roubado.

A polícia passou a pro-curar a dupla, a qual foiencontrada na Estradaprincipal do Ribeirão doMeio. Estava no taxi deSebastião Agapito da Sil-va, que também acabousendo detido. Agora a po-lícia procura saber se Aga-pito tem algum tipo de en-volvimento com Aloisio eVilmar, pois existe umadenúncia de que o taxistadava cobertura nas açõescriminosas da dupla. O as-sunto ganhou repercussãona cidade.

Orestes da Cruz mostra ocheque roubado

Uma equipe de repor-tagem do Programa 190,da Rede CNT, foi impedi-da de realizar seu traba-lho jornalístico nesta últi-ma quarta-feira (30), apóso término da sessão daCâmara de Vereadores deFazenda Rio Grande.

Após uma sessão polê-mica, no momento em queo repórter Márcio Camar-go entrevistava o vereadorCaio Szadkoski (PMDB), umgrupo de pessoas ligadas aovereador partiram paracima do repórter e do cine-grafista e impediram queos mesmos concluíssem aentrevista.

Vale lembrar que re-centemente Szadkoski jáhavia discriminado o mes-mo cinegrafista, quandotambém na Câmara deVereadores o vereadorchamou o profissional de'gordo'. O vídeo em quemostra a reportagem e o

A equipe de ORepórter, ao seracionada para co-brir um assassinatoentre Fazenda RioGrande e Curitiba,no inicio da tardeda quarta-feira, dia23, fotografou inú-meras partes decarrocerias de car-ros em uma regiãode mata à margem direitado Rio Iguaçu, no lado cu-ritibano. A localização docemitério de peças foicertificado pelo Dr. Mau-rilio Alves, da delegacia de

Mata do Iguaçu, um 'cemitério de peças'No final da manhã do

sábado, dia 26, numa ruasem casas do Jardim Su-zuki, em Fazenda Rio Gran-de, a Polícia Militar encon-trou um veículo GOL aban-donado. Segundo o propri-etário do veículo, GiovaniFerreira Santana, 22 anos,o carro havia sido roubadoquando ele chegava a casano Bairro Eucaliptos.

Segundo o rapaz, ele foirendido quando chegava emcasa na companhia da espo-sa. Foram colocados no ban-co de trás do carro. "Eles de-ram algumas voltas e sem-pre gritando, pediam paraque ficássemos quietos, pois

Casal passa momentosde pavor em mãos de bandidos

Homicídios, que ficou decomunicar o fato à Dele-gacia de Furtos e Roubos.As peças de carros se en-contram num local depouca movimentação e

pelas condições,devem ter sido de-positadas no local apoucos dias. Cabe apolícia investigarse a desova de pe-ças vem sendo fei-tas por algum des-manche de FazendaRio Grande ou Curi-tiba, ou mesmo deoutra cidade da re-

gião. Os carros foram des-montados em oficina e aspeças consideradas inú-teis, foram levadas até amata do Iguaçu e abando-nadas.

em contrário seríamos mor-tos", disse Giovani. Depois derodarem por certo tempo, ocasal foi abandonado numaregião erma perto do aterrosanitário da cidade. "Eles pedi-ram para sairmos correndo,

sem olhar para trás. Levaramo meu carro, que foi encontra-do sem as rodas, som, bateria,entre outros acessórios. Perde-mos um bem material. O im-portante é estarmos comvida", disse assustado Giovani.

Giovaniobserva ocarrodepenado

Imprensa é impedida de fazer entrevista apóssessão da Câmara de Fazenda Rio Grande

momento da discriminaçãoestá disponível no site doJornal O Repórter, na ses-são Fazenda Rio Grande.

Apesar do número me-nor, o repórter Márcio Ca-margo e o cinegrafistaacompanharam aberta-mente a situação. Demons-trando idoneidade do pro-grama, o repórter constan-temente afirmava que 'oPrograma 190 não se ven-de' e que estava no local

apenas para mostrar os fa-tos como eles acontecem.

Após a discussão, aqual foi gravada, as pes-soas envolvidas foramidentificadas e todos têmligações diretas com o ve-reador. Entre eles esta-vam pessoas que na admi-nistração anterior esta-vam lotadas no prédio daPrefeitura de Fazenda RioGrande, a qual Caio Sza-dkoski (PMDB) fez parte.

Populares comentam que ouviram mais de 30 tiros

Momento em que a equipe do Programa 190, da CNT, foiimpedida de realizar a reportagem

Page 15: Jornal O Reporter nº46

15O Repórter - Segunda Quinzena Classificados

AUTOMÓVEIS

Corsa Sedan Maxx 1.8 Flex

Power, Completo, ano 2007. Entr

+ parc de R$ 489,00 fixas. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Corsa Sedan 1.8 Modelo

Novo, ano 2003, dh, vidros, tra-

vas eletr, desemb, placa A, prata.

Entr + parc de R$ 429,00 fixas. F:

(41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Focus 1.6 Hatch, completo,

ano 2006, cor preto. Financia em

ate 60x fixas com a melhor taxa

da região. F: (41) 3604-4136

Eliauto Veículos

Gol G4 Total Flex, 04 por-

tas, limp, desemb, ano 2008. Entr

+ parc de R$ 449,00 fixas. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Gol G4 Power 1.6 Total

Flex, ano 2008, dh, ar cond, ar qt,

travas eletr, limp, desemb, isul-

film, placa A, cor grafite. Financia

em ate 60x com a melhor taxa da

região. F: (41) 3604-4136 Eliau-

to Veículos

Gol G4 Total Flex, Comple-

to, ano 2009, 04 portas, cor preto.

Entr + parc de R$ 498,00 fixas. F:

C L A S S I F I C A D O S(41) 3604-4136 Eliauto Veículos

Gol Total Flex, ano 2007,

04 portas, placa A, cor prata. Entr

+ parc de R$ 489,00 fixas. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Opala Diplomata 6cc, origi-

nal a álcool, ano 1988, dh, alar-

me, vidros e travas eletr, rodas

17', escapamento dimensionado,

cor grafite. Entr + parc de R$

449,00 fixas. F: (41) 3604-4136

Eliauto Veículos

Palio Fire, 04 portas, ano

2004, ar cond, vidros e travas, ar

qt, isulfim, com GNV. Entr + parc

de R$ 389,00 fixas. F: (41) 3604-

4136 Eliauto Veículos

Palio Fire Flex, ano 2009,

04 portas, completo, placa A, cor

prata. Financia em ate 60x com a

melhor taxa da região. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Peugeot 206 Passion 1.6,

ano 2001, cor grafite. Entr + parc

de R$ 459,00 fixas. F: (41) 3604-

4136 Eliauto Veículos

Santana Quantum Eviden-

ce 2.0, dh, vidros e travas eletr,

alarme, ar qt, limp, desemb, placa

A, cor azul. Entr + parc de R$

329,00 fixas. F: (41) 3604-4136

Eliauto Veículos

Uno Mille Fire Flex, ano

2007, placa A. Financia em ate

60x sem entrada. F: (41) 3604-

4136 Eliauto Veículos

Uno Mille Fire Flex Eco-

nomy, com ar condicionado, 04

portas, ano 2009, placa A. Entr +

parc de R$ 399,00 fixas. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Vectra Challenge, ano

2001, completo, banco de couro,

volante escamoteavel, som DVD.

Financia em ate 60x com a me-

lhor taxa da região. F: (41) 3604-

4136 Eliauto Veículos

F 1000 Turbo Diesel, motor

MWM, ano 1994, dh, vidros e

travas eletr, ar qt, cor azul. Fi-

nanciamos em ate 48x. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Silverado 4.1 Diesel, ano

1998, dh, vidros, travas eletr, ar

qt, pára-choque esportivo, estri-

bo, placa A. Financiamos em ate

48x. F: (41) 3604-4136 Eliauto

Veículos

L-200 Sport HPE 4x4 Tur-

bo Diesel Interculer Reduzida,

ano 2007, completa, rodas, ban-

cos de couro, cambio manual,

placa A. Financia em ate 60x com

a melhor taxa da região. F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Jeep 4cc 8 velas 4x4, tra-

çado e reduzido, controle de

tração, freio a disco nas 4 ro-

das, freio ABS, dh, volante

escamoteável, engate rebo-

que, estribo, mata cachorro,

quebra mato, santo Antonio,

farol de milha, cibie, farol de

neblina traseira, transmissor px,

reservatório de gasolina per-

sonalizado, placa A, ano 1962,

cor verde, JEEP PARA QUEM

CONHECE DE JEEP! F: (41)

3604-4136 Eliauto Veículos

Jeep Bandeirante Toyo-

ta Longo, motor 608 Diesel 4x4,

traçado, ano 1978, banco bi-

partido, bancos de couro, recli-

nável, cambio F1, capota de fi-

bra, cibie, controle de tração,

descanso de braço central, en-

gate, esguicho de farol, estribo,

farol de milha, frisos laterais, mata

cachorro, santo Antonio, cor ver-

melha. F: (41) 3604-4136 Eliau-

to Veículos

Vende-se urgente uma

Kombi furgão de cor branca,

ano 92, em ótimo estado,valor:

R$6.200,00. Interessados en-

trar em contato pelos telefones:

(41)3378-2293 ou (42)9900-

4843.

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 47,30m² -Rua

Cascavel, 609-Bairro Estados.

Valor R$ 82.000,00. Entrada a

partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 54,00m² -Rua

Tangara - Bairro Gralha Azul.

Valor R$ 85.000,00. Entrada a

partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 45,00m² -Rua

Cucos Jardim Palmeiras - Bairro

Gralha Azul. Valor R$ 90.000,00.

Entrada a partir de R$ 1.000,00

e saldo financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 52,00m² -Rua

Alecrim - Bairro Eucaliptos. Valor

R$ 91.500,00. Entrada a partir

de R$ 1.000,00 e saldo financia-

do pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133 - Pronta entrega

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 54,0m² -Rua

Alcatraz, 1861-Bairro Gralha

Azul. Valor R$ 88.000,00. Entra-

da a partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 54,0m² -Rua

Alcatraz, 1861-Bairro Gralha

Azul. Valor R$ 88.000,00. Entra-

da a partir de R$ 1.000,00 e

saldo financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Sobrado - 02 quartos, sala,

cozinha, wc e área de serviço

60,00m² -Rua São Romão - Bair-

ro Santa Terezinha. Valor R$

108.000,00. Entrada a partir de

R$ 1.000,00 e saldo financiado

pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 49,80m² -Rua

Rio Barigui - Bairro Iguaçu. Valor

R$ 90.000,00. Entrada a partir

de R$ 1.000,00 e saldo financia-

do pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 54,00m² -Rua

José Silvano Baldam - Bairro

Pioneiros. Valor R$ 88.000,00.

Entrada a partir de R$ 1.000,00

e saldo financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 54,00m² -Rua

Coqueiros, 157 - Bairro Eucalip-

tos. Valor R$ 95.000,00. Entrada

a partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 54,00m² -Rua

Guiana - Bairro Nações. Valor

R$ 98.000,00. Entrada a partir

de R$ 1.000,00 e saldo financia-

do pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 47,95m² -Rua

Padre Nilson - Bairro Gralha Azul.

Valor R$ 90.000,00. Entrada a

partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 46,87m² -Av.

Condor, 971 - Bairro Gralha Azul.

Valor R$ 95.000,00. Entrada a

partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria -

02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 46,45m² -Rua

Rio Nhundiaquara - Bairro Igua-

çu. Valor R$ 90.000,00. Entrada

a partir de R$ 1.000,00 e saldo

financiado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133

Residência em Alvenaria

- 02 quartos, sala, cozinha, wc e

área de serviço 42,60m² - Av.

São Pedro, 606 - Bairro Santa

Terezinha . Valores a partir de

R$ 78.000,00. Entrada a partir

de R$ 1.000,00 e saldo financi-

ado pela CEF -

www.imobiliariarm.com - 3627-

2444 / 9902-3854 (plantão) -

creci 12.133.

IMÓVEIS

Page 16: Jornal O Reporter nº46

16 O Repórter - Segunda QuinzenaServiço