Jornal O Jogo

12
Alçando voos Alçando voos • Basquete • Ciclismo 26 ANOS DE HONESTIDADE E RESPONSABILIDADE Unimed enfrenta Ourinhos de olho nas semifinais Página 3 Caio Buoni treina com a elite da seleção brasileira Página 9 Com três vitórias e apenas uma derrota, o Americana tem excelente início no Campeonato Paulista e o time do técnico Edinho mostra que pode alçar voos mais altos na temporada. Amanhã, o jogo será contra o Noroeste, em Bauru. Página 8 • Natação Equipe volta aos treinos sob novo comando Página 12 Rafael Chorão comemora gol contra o São Paulo

description

O único jornal de esportes da região.

Transcript of Jornal O Jogo

Page 1: Jornal O Jogo

Alçando voosAlçando voos

• Basquete

• Ciclismo

26 ANOS DE HONESTIDADE E

RESPONSABILIDADE

Unimed enfrentaOurinhos de olhonas semifinaisPágina 3

Caio Buoni treinacom a elite daseleção brasileiraPágina 9

Com três vitórias e apenas uma derrota, o Americana tem excelente início no Campeonato Paulista e o time do técnico Edinho mostra que

pode alçar voos mais altos na temporada. Amanhã, o jogo será contra o Noroeste, em Bauru. Página 8

• Natação

Equipe volta aos treinos sobnovo comandoPágina 12

Rafael Chorão comemora gol contra o São Paulo

Page 2: Jornal O Jogo

228 DE JANEIRO DE 2011

Escolinha da FAM

FUTEBOLdentro da área

ecio [email protected]

Fundação - 6 de fevereiro de 2003Propriedade da empresaZaramelo Jr. Comunicação

Rua das Palmeiras, 362, Jardim Planalto Cep: 13.468-030 - Americana/SP

Os textos publicados no O JOGO não podem ser reproduzidos sem prévia autorização. Os artigos assinados não signifi cam, necessariamente, a opinião do jornal.

DIRETORESCarlos Zaramelo Júnior eMônica Rosa Binotto Zaramelo

CONTATOTel: 19 7808.2911 | 89*21492E-mail - [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELMTB 37.014

DIAGRAMAÇÃO:

Jorgebin

IMPRESSÃOJornal O Liberal

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

- Rio Branco está ridículo neste começo de campeonato e para mim já é o primeiro dos quatro a participar da Série A-3 em 2012. Fosse em outros tempos, esse “treinador“ já teria sido demitido. Ou melhor, nem teria sido contratado. - Napoleone é mais um que forma o time de Raulino Medeiros, Brasília, Marcos Costa e tantos outros que passaram por aqui. Os times escalados por esses caras não ganham nem em treino coletivo. - No outro lado da moeda, o Americana FL começa bem (e espero que termine bem) a principal competição do futebol paulista. Em comparação com o Rio Branco, a estrutura é outra, muito melhor e totalmente profissional. - Outra vantagem da Águia é ter entre os dirigentes pessoas que são do ramo e que conhecem futebol, caso, por exemplo, de César Xavier. Aí, a coisa flui bem mais fácil e de maneira positiva. - Tenho acompanhado o Sul-Americano Sub-20, no Peru, em especial a seleção brasileira. Há alguns

Garotada do Unidosconquista 2 títulos

A FAM (Faculdade de Americana) criou uma escolinha de futebol destinada a crianças e adolescentes carentes que residem nas imediações da instituição. Este projeto tem como objetivo proporcionar qualidade de vida através da inserção de conteúdos educativos por meio de uma prática esportiva. As atividades são orientadas pelo ex-aluno da FAM, Rafael Pizzi, e acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15 às 16 horas, para crianças de 6 a 10 anos, e das 16h às 17h, para adolescentes de 11 a 16 anos. Para se inscrever, basta retirar a autorização e a lista de documentos necessários no Departamento Social da FAM, das 13 às 22 horas.

jogadores que, ao que tudo indica, terão futuro brilhante. Tirando o Neymar, que já é realidade, o americanense Oscar (sobrinho do Álvaro Alicate) pratica um futebol da melhor qualidade, além de ter inteligência apurada. Já está pronto para jogar em qualquer time grande. Outro quem tem futuro é o zagueiro Saymon, do Grêmio, que embora esteja na reserva, jog a muito mais que os dois titulares. - Flamengo foi campeão da Copa São Paulo com total merecimento. O time se fortaleceu a partir da vitória contra o São Paulo (que, aliás, entrou cheio de perna). - O barbarense, Wilson Gottardo, que defendeu Guarani, Botafogo, Flamengo, entre outros, começa agora sua carreira de treinador. O ex-zagueiro comandará o Villa Nova, de Minas Gerais, no campeonato regional, que começa neste final de semana. Sucesso! - Agora a boleirada anda usando umas correntes no pescoço, com letras, que mais parecem corrente de vaga de estacionamento de lojas. É claro que cada um usa o que quer e eu não tenho nada com isso, mas que é muito cafona, é! Valeu!

ZARAMELO JR.

Os times sub-12 e sub-14 do Unidos da Cor-

denonsi mostraram força e conquistaram, de manei-ra invicta, os títulos de suas categorias na 12ª Taça Inter-nacional de Futebol do Inte-rior Paulista, realizada en-tre os dias 15 e 22, em São João da Boa Boa Vista. Ca-da um deles disputou sete jogos e venceu todos. Na final, o sub-12 derrotou o Gold Society, de Santa Bár-bara d´Oeste, por 3 a 0, gols de Leo, Caio e Tiago Junior, enquanto o sub-14 venceu o Nafa 7, de Rio Claro, por 1 a 0, gol de Lucas Macedo. O clube de Americana te-ve também os artilheiros do torneio: Tiago Junior, com 11 gols, no sub-12; Lucas Mace-do e Ramon, com 8 gols, no sub-14. O técnico Cláudio de Oliveira Pinto, o Repiado, fez elogios ao desempenho de seus jogadores e ressaltou o trabalho que é realizado já há vários anos.

Os jogadores campeões pelo Unidos na Taça Interna-cional foram os seguintes:

SUB-12 - Pedro, Royal, Jorge, Ricardo, Rasfael, Daniel, Brandão, Giovani, Maycom, Tiago Júnior, Vini-

cinho, Lucas, Leo, Caio, Lu-ís Felipe e Vinícius.

SUB-14 - Douglas, Hen-rique, Jorge, Renan, Ramon,

Lucas Macedo, Marcelo, Vi-tor, Gabriel, Lucas, Vitinho, Cássio, Bruno, Guilherme, Zani e Sidney.

Garotos do sub-12 do Unidos venceram fácil na decisão do título

No sub-14, o Unidos também mostrou força e sagrou-se campeão

Page 3: Jornal O Jogo

328 DE JANEIRO DE 2011

O JOGO | ARQUIVO

O JOGO | ARQUIVO

BASQUETE

BIRIBOL

Quatro jogadoras das cate-gorias de base da Unimed Americana foram convoca-das para a seleção de de-senvolvimento sub-19, que disputará o Campeonato Mundial em Puerto Montt e Puerto Varas, no Chile, en-tre 21 e 31 de julho. Foram chamadas pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo as armado-ras Aruzha e Tássia e a pi-vô Aline, todas de 19 anos, e a ala Isabella Sangalli, de 16 anos. Elas se apresen-tam no dia 5 de fevereiro, em Jundiaí, para a primeira fase de treinamentos. Nes-te início de preparação, se-rão 15 jogadoras - três delas serão cortadas.

“Essa convocação tra-rá grande experiência pa-

- Comentarista Sérgio Noronha estreou semana passada no Sportv trabalhando em jogos do Campeonato Carioca. Depois que se desligou da TV Globo, Noronha passou rapidamente pela Bandeirantes e agora retorna às atividades.

- Trabalhando pela Copa São Paulo no interior, constatei o quanto os estádios estão ruins em suas estruturas. Estão corretos Ministério Público e Corpo de Bombeiros em agir com austeridade nas inspeções e na emissão dos laudos liberatórios.

- Comentarista Carlos Eduardo Lino está se transferindo com a familia em definitivo para São Paulo, deixando sua cidade de origem, a bela Florianópolis. Lino assinou contrato com Sportv/Globo até 2014.

- Nossa solidariedade ao amigo Jean Salgals pelo falecimento precoce de

jota [email protected]

coluna do jotasua esposa. Jean passou pelo rádio americanense e hoje é da Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura de Americana. Força, amigo.

- Torcida do Tigre desanimada, e com toda a razão. Parece que os resultados agora em campo refletem muito bem a falta de entendimento e de planejamento por parte da diretoria. Dias antes da estréia na série A2 ninguém sabia como o Rio Branco entraria em campo para a disputa. Lamentável.

- Belo trabalho vem fazendo o time de esportes da Azul Celeste, comandado pelo amigo Valdir Moreira. Rio Branco e Americana FL sendo cobertos com muita competência e dinamismo. Muito bom.

- Por enquanto, os assistentes adicionais que ficam ali na linha de fundo no Paulistão, não tem contribuido em nada com as arbitragens. Não podem se manifestar, apenas se consultados pelo árbitro principal. Zero à esquerda, portanto.

Unimed encara Ourinhos de olho nas semifinais

ZARAMELO JR.

No encerramento da fa-se de classificação da

Liga de Basquete Femini-no (LBF), a Unimed Ameri-cana joga amanhã (29) con-tra Ourinhos, a partir das 20 horas, no ginásio princi-pal do complexo poliespor-tivo do Centro Cívico, no Jar-dim da Colina. A partida va-le fundamentalmente como projeção para o futuro. Com o primeiro lugar e a vaga às semifinais já garantidos, a equipe do técnico Luiz Au-gusto Zanon aproveita o jo-go deste sábado para avaliar o time que, ao que tudo in-dica, será seu adversário no playoff que valerá a passa-gem à decisão do título.

A situação que se apre-senta é a seguinte: a Uni-med já está com passapor-te carimbado às semifinais e o mesmo deve ocorrer com Santo André. Os times que ficarem do terceiro ao sexto lugares, disputarão o playoff das quartas-de-final em me-lhor de três, nos dias 5, 7 e

9 de fevereiro. O cruzamen-to será 3º x 6º e 4º x 5º. Ca-tanduva e Ourinhos, teorica-mente, vão à disputa como favoritos e devem assegurar classificação às semifinais. Em se confirmando o favo-ritismo, as semifinais terão Unimed x Ourinhos e San-to André x Catanduva, em série melhor-de-cinco, nos dias 12, 14, 16, 19 e 21. Os vencedores decidem o títu-lo em jogo único no dia 27.

Assim, a partida contra Ourinhos, amanhã à noite, é excelente oportunidade pa-ra que Zanon e as jogadoras da Unimed possam conhe-cer ainda mais o futuro ad-versário das semifinais. Até o dia 12 de fevereiro, quan-do começa a série semifinal, a equipe de Americana de-ve intercarlar treinamentos com jogos amistosos con-tra times masculinos da re-gião das categorias infanto e juvenil. A idéia da comis-são técnica é manter o rit-mo de competição.

A última rodada da fa-se de classificação da LBF,

amanhã, terá quatro jogos. A programação: 18 horas - Mangueira x Joinville, no Rio de Janeiro; Araçatuba x Catanduva, em Araçatuba; e Santo André x São Cae-tano, em Santo André: 20 horas - Unimed x Ourinhos, em Americana, com trans-missão ao vivo pelo canal Sportv 2.

O técnico Zanon e a auxiliar Adriana: projeção para futuro

CLASSIFICAÇÃO1º) Unimed 252º) Santo André 243º) Catanduva 234º) Ourinhos 205º) Joinville 176º) Araçatuba 167º) Mangueira 168º) São Caetano 15

Meninas são convocadas para Mundial Americana marca presençana Liga pela primeira vez

A pivô Aline foi uma das jogadoras convocadas

ra todas as meninas”, disse Aline “Fico muito feliz (pela convocação) e tenho certe-za que vou acumular mui-to conhecimento. A opor-tunidade de participar de alguns amistosos pela se-leção vai contribuir muito

com o aprimoramento do meu basquete”, salientou. Aruzha também ressaltou a felicidade pela convoca-ção “Estou bastante ansio-sa. É muito bom receber a noticia de que seu nome está na lista de convoca-

das. Espero dar o meu má-ximo durante esta fase de treinos, para estar entre as 12 que irão ao mundial”, co-mentou.

A seleção treinará no Ginásio Bolão, em Jundiaí, sempre em dois períodos - das 10 às 12 horas e das 18 às 20h30. Durante o perío-do de preparação, a equipe participará de torneios no Chile e na França, além de passar por fase de treinos nos Estados Unidos e Euro-pa “Será experiência muito boa para o grupo e indivi-dualmente poder conhecer outros países e outros mo-dos de jogo. A troca de ex-periência com outras cultu-ras e estilos será muito im-portante”, frisou Aruzha.

ARIEL THIAGO

A equipe de biribol da Se-cretaria de Esportes de Americana disputará, pela primeira vez, a Liga Nacio-nal. A competição, que re-úne os principais times do Brasil, será realizada em quatro etapas. A abertu-ra acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Taqua-ritinga. “É uma alegria mui-to grande participar da Liga Nacional. Batalhamos mui-to pra isso. É um sonho rea-lizado. Quero agradecer ao secretário Mario Antonucci por acreditar no nosso tra-balho e nos dar a oportuni-dade de disputar essa im-portante competição”, co-

memorou Erick Delsoto, atleta e coordenador técni-co da modalidade.

A Liga Nacional de Bi-ribol, conhecida também como Copa do Brasil, se-rá divida em cinco etapas. Além de Taquaritinga, tam-bém serão sedes duran-te a temporada as cidades de Votuporanga, Adaman-tina, Dracena e Uberaba. As equipes paulistas con-firmadas, além de Ameri-cana, são São Caetano do Sul, São Bernardo do Cam-po, Votuporanga, Dracena, Adamantina, Indaiatuba e Piracicaba. De outros es-tados estão certas as pre-senças de Uberaba, Cam-po Grande-MT e Goiânia.

Page 4: Jornal O Jogo

428 DE JANEIRO DE 2011

Rua Eugênio Bertini, 800, SãoLuiz - Fone: 3478.3025

Regatas masculinas e femininasCamisetas adulto, infantil e juvenil

Camisetas promocionais Confecções em geral

ARMARINHOS E ARTESANATOS

Av. da Saudade, 194 - Fone/Fax (019) 3461.1748

Contabilidade Comercial, Industrial & Assessoria

R. Quintino Bocaiuva, 929 - Fone/Fax 3408.8270

[email protected]

MINICAMPO

SOCIETY

Vou falar um pouco sobre lesões no pugilista. As regiões que apresentam maiores índices de lesões são as mãos, punhos e nariz.

Com menor incidência são as lesões de mandíbula, do manguito rotador e luxações glenoumerais. E as raras são as lesões ligamentares e meniscais do joelho.

Na fratura do boxeador, a do colo do quarto ou quinto metacarpo, os músculos intrínsecos que cruzam a articulação mantêm a deformidade em flexão. A literatura médica aceita desvios de até 40° a 50°, realizando tratamento conservador com redução fechada e imobilização. Acima disso, deve-se realizar redução fechada com fixação percutânea.

A fratura de escafóide é a mais comumente encontrada no carpo. As distribuições anatômicas da fratura são: proximais - 20%; médias - 70%; distais - 10%.

As complicações da fratura do escafóide: pseudoartrose, necrose avascular e consolidação retardada ou viciosa.

Na próxima edição, continuo nesse assunto.

Bom fim de semana para todos!

lesões do esporte

mário iida [email protected]

ZARAMELO JR.

A abertura da temporada 2011 do futebol mini-

campo do Veteranos acon-tece no dia 5 de fevereiro, no clube de campo, com a realização do torneio início de todas as categorias. De acordo com o coordenador Humberto Vieira, todos os jogadores inscritos têm que estar no local às 13 horas para sorteio da tabela. Os jogos terão duração de 15 minutos e serão disputado no sistema de eliminatória simples. Em caso de empa-te, o vencedor será quem tiver maior número de es-canteios a favor ou tiver re-cebido o menor número de cartões. Se mesmo assim persistir a igualdade, have-

rá cobrança de pênaltis. Os times campeões serão pre-miados com troféus.

O campeonato do pri-meiro semestre no Vetera-nos será disputado em ho-menagem a Gugliardo Ar-dito Júnior, sócio e colabo-rador do clube já há vários anos. Ele é diretor do Pos-to São Vito. A competição reunirá 297 jogadores divi-didos em 33 times de qua-tro categorias. Os jogos da primeira rodada, em feve-reiro, são os seguintes:

JOVENSDIA 12 - 14 horas - Cen-

tro Automotivo Jorge Fer-nandes x Supermercado Pérola; 15 horas - LR Ex-

press x Joia Calçados; 16 horas - Z Sport x Dabbe-ne Tecidos e 17 horas - Pa-nificadora Boa Vista x JDM Contabilidade.

INTERMEDIÁRIADIA 12 - 14 horas - Mon-

te Art´s Estofados x Depó-sito São Manoel; 15 horas - Casa do Construtor x Ame-riveda; 16 horas - Auto Pe-ças Brasil x Cavic Bordados e 17 horas - Real Tecidos x Campari Têxtil.

SENIORDIA 11 - 19h15 - Status

Confecções x Kelé Automó-veis e 20h30 - Atlanta Rola-mentos x Posto São Vito.

DIA 12 - 14 horas - Flash Tecidos x São Lucas Saúde

Humberto Vieira é coordenador do Veteranos

Continuam abertas as ins-crições para o 2º Torneio Sesi de Futebol Society, que será disputado de fe-vereiro a abril. As empre-sas interessadas têm prazo até a próxima quarta-feira (2) para confirmar partici-pação junto à unidade do Sesi local, na Avenida Ban-deirantes, mediante retira-da da ficha de jogadores e pagamento da taxa de R$ 50 por equipe. O professor Matheus Mendes, coorde-nador de Esportes do Se-si, informou que todos os atletas inscritos têm, obri-gatoriamente, que apre-sentar atestado médico e que não é permitida a ins-crição de funcionários ter-ceirizados e estagiários.

O Torneio Sesi de Fu-

tebol Society terá jogos na quadra de piso sinté-tico da unidade da Aveni-da Bandeirantes. O tem-po será de 25x25 minu-tos, com 10 minutos de in-tervalo. Cada empresa po-de inscrever até dez joga-dores, sendo que sete de-les vão à quadra (goleiro + seis de linha). Serão du-as categorias em disputa: adulto, para jogadores de 16 a 34 anos, e master, pa-ra jogadores acima de 35 anos, inclusive os nascidos em 1976. Os atletas inscri-tos no master podem jogar também no adulto. Após o término do prazo de inscri-ção, a comissão organiza-dora se reunirá para elabo-rar a tabela das duas cate-gorias.

O comerciante Milton Chaves Marcelino é o novo presidente da diretoria do Iate Clube de Americana. Ele foi eleito por aclamação na assembléia realizada dia 16 e terá mandato no biênio 2011/2012. Também fazem parte da nova diretoria Carlos Aparecido Alves Camargo (vice-presidente), Casemiro Aparecido Starchurski (1º tesoureiro), Ivan Roberto de Oliveira (2º tesoureiro), José Odécio de Camargo Júnior (1º secretário) e Pedro Carlos Saltorelli (2º secretário).

Veteranos abre temporada comtorneio início

e 15 horas - People Recur-sos Humanos x Big Car.

MASTERDIA 11 - 19h15 - Gonza-

ga Engenharia x Acapulco

Imóveis e 20h30 - Rodona-ves x Amerisilk.

DIA 12 - 16 horas - Ras-padora Taco Brilho x Kari-van e 17 horas - Ameris-tamp x Manetoni

Sesi recebe inscriçõespara torneio até 4ª feira

Nova diretoria do Iate

Page 5: Jornal O Jogo

528 DE JANEIRO DE 2011

Page 6: Jornal O Jogo

628 DE JANEIRO DE 2011

Ele é fissurado por esporte. Além de idealizador, coordenador e piloto do Campeonato de Kart Pé de Chumbo, também tem envolvimento em outras modalidades, como motocross, raquetinha, tênis e futebol. O empresário Marcelo Marusso reuniu grupo de amigos, terça-feira (25), para comemorar seu aniversário de 42 anos. Comida boa, chope geladíssimo e boas amizades foram as atrações da noite. O JOGO esteve lá e traz alguns flashes captados pela lente de Marcelo Faé Ferreira.

1 - Josemar Estigaribia, o aniversariante Marcelo Marusso e Nino Rigue

2 - Arildo Santarosa e Celso Santini

3 - Zaramelo Jr., Renan Binotto Zaramelo e Eraldo dos Santos

4 - Carlinhos Carrion, Artur Mendes, Marcelo Contatto e Alexandre Bassora

5 - César Dei Santi, Michel Carvalho e Sérgio de Lião (Pivete)

6 - Jean Tonelli e Giovanni Pamfilio

7 - Beto Mantovani, Neto Maximiano, Marcelo Marusso e Paulo Maximiano

8 - Paulo Pereira, Marcelo Marusso e Rodrigo Pereira

9 - Eduardo Pereira e Geraldo Gonzaga

10 - Sérgio Seleghini, Jefferson Papa, Marcelo Marusso, Marcelo Rocamora e Laércio Zulian

11 - Na animação da festa, Max, Fernando e Alexandre

12 - José Roberto Bardi, Célio Richetti, Renato De Carolli, Marcelo Marusso, Edson Rodero e Edson Melosi

13 - Marcelo Faé Ferreira e Marcelo Marusso

14 - Thiago Ragi, Marcelo Marusso e Thiago Baldin

15 - Thiago Rossoni, Rafael Pigma, Marcelo Marusso e Rodrigo Quintal

16 - Donizete Queiroz, Marcelo Marusso e Willian Saura

17 - Patrik Camargo Neves e Marcelo Marusso

18 - Marcelo Marusso com os super garçons do Beppo, Madson e Álex

19 - Guilherme e João Marusso, sobrinho e irmão do aniversariante

20 - Mauro Pignatto e Marcelo Marusso

21 - José Carlos Baccan, Marcelo Marusso e Dirceu Baldin

Niver do Marcelo Marusso

1

2

4

6

3

5

7

Page 7: Jornal O Jogo

728 DE JANEIRO DE 2011

8

12

15

18 19 20 21

16 17

13 14

9 10 11

Page 8: Jornal O Jogo

828 DE JANEIRO DE 2011

RUA DOM PEDRO II, 878 - VILA GALLO - FONE (19) 3471.4515

•Circuito fechado de tv •Alarmes monitorados 24horas com viatura e via rádio (exclusivo)

•Choque pulsativo •Monitoramento de imagens•Vigilância •Portaria 24 horas

Depois de perder a in-vencibilidade para

o São Paulo, na noite de quarta-feira (26), no Está-dio Municipal Décio Vitta, o Americana voltou aos trei-namentos na tarde de on-tem (27), iniciando a pre-paração para o jogo con-tra o Noroeste, válido pe-la quinta rodada do Cam-peonato Paulista da Série A1 e marcado para ama-nhã (29), às 19h30, no Es-tádio Alfredo de Castilho, em Bauru. Os jogadores foram divididos em dois grupos pela comissão téc-nica. Os que atuaram pou-cos minutos contra o São Paulo, além daqueles que não foram não relaciona-dos para a partida, dispu-taram jogo-treino contra o União São João, em Araras. A Águia foi derrotada por 1 a 0, resultado que preocu-pou o técnico Edinho Na-zareth. “Não foi uma boa movimentação. Os atle-tas utilizados ficaram abai-

personalidade ANTONIO LUIZ DE JESUS PENAQUIONE

Nascimento- 1º de dezembro de 1966, em Rio das Pedras, a metrópole. Profissão- Jornalista. Como você é conhecido entre amigos e familiares?- Toninho e Peninha. Time do coração- Corinthians. Torce contra quem- Os que não gostam de esporte. Ídolo no esporte- Garrincha. Ele fez o povo rir e esporte é festa. Imagem esportiva inesquecível- Jogos Olimpicos de Barcelona, em 1992, no momento em que um arqueiro acende a Pira lançando uma flexa. Modelo de beleza no esporte- Deborah Chalem, musa do Americana no concurso FPF, e Mariana, ala do time de basquete da Unimed. Lugar bonito de Americana- Meu quintal, o Parque Ecológico. Entre seus amigos, quem é bom de bola?- Rogério Verzignasse, Nei, Padre (Amarildo), Popaye e Rã. E quem é perna de pau?- Reginaldo Xuxo. Faz alguma atividade física?- Caminhada do carro até a mesa da cafeteria. Esporte favorito- Futebol, basquete, vôlei, futsal e curto hand, entre outros. Vejo até beisebol e futebol americano. Para qual esporte não leva jeito?- Natação e paraquedismo. 2011 será o ano do Tigre [Rio Branco] ou da Águia [Americana]?- Será o ano da Águia e quem sabe o do recomeço do Tigre...

O que gostaria de pedir ou sugerir ao prefeito Diego De Nadai em relação ao esporte?- Que intervisse junto as escolas e faculdades particulares da cidade no intuito de auxiliarem no investimento esportivo, mantendo equipes e escolinhas. Personagem marcante de sua vida- Meu avô Antonio Penaquione (in memorian) O que vê na televisão?- Absolutamente tudo, até programa de leilão. Melhor narrador esportivo- Osmar Santos. Quem tiver saudade, mergulhe no youtube. Já fez alguma jogada de craque em sua vida?- A que resultou na Mariana, meu presente de Deus. (No youtube, é só procurar por Mariana Cantora - Americana SP) Cantor e cantora- Claudio Banglioni, um dos cantantes de “Questo piccolo grande amore”, Alcione ve minha filha Mariana. Ator e atriz- Leandro Hassum e Julia Roberts Hobbie- Ir aos shoppings da região e tomar café. Comida- Polenta e filé a parmegiana (Madona, hein Mario Antonucci, que delícia...) O que não pode faltar na sua geladeira?- Laranja verde e de preferência azeda. Livro de cabeceira- Estou lendo os melhores jornais do mundo. Quem é mala?- Os novos ricos que esquecem o cheiro da terra e as cores das flores. Bola cheia- Antonio Edson, Jota Júnior, Rogério Assis, Zara, Fofão, Gioria, Verzignasse,Tonel, Renatinho, Arthur, Xuxo, Keller e... (tem muitos) Bola murcha- Se não puder falar bem, não fale mal. Sempre há tempo para se comprar uma bomba de ar e bico, eu tenho uma caso alguém necessite.

Crivelari quer homenagear Pisoni

PAULISTÃO

TRIBUNA DE HONRA

Edinho deve mantermesmo time em Bauru

xo da expectativa. Quere-mos que estes estejam no mesmo nível dos demais, mas infelizmente isso não aconteceu”, analisou.

Já os jogadores titu-lares realizaram traba-lho de recuperação mus-cular em uma academia de Americana. Nesta sex-ta-feira, às 9 horas, em lo-cal ainda a ser confirma-do, o elenco do America-na realiza o último treino antes da viagem a Bauru, programada para o perío-

do da tarde. A tendência, mais uma vez, é que Edi-nho Nazareth não faça al-terações e mantenha o ti-me-base para enfrentar o Noroeste com Jailson; Jor-ge Luís, Júlio César e Hel-ton; Luís Felipe, Gercimar, Léo Silva, Marcinho, Fer-nando Fumagalli e Rafael Chorão; Charles.

RODADAA quinta rodada do Paulistão´2011, programa-da para este final de se-

mana, terá os seguintes jogos:AMANHÃ - 17 horas - Santo André x Ituano; 19h30 - Noroeste x Ame-ricana, Ponte Preta x São Caetano e Oeste x Miras-sol.DOMINGO - 17 horas - Santos x São Paulo e Portuguesa x Palmeiras; 19h30 - Linense x Paulis-ta, São Bernardo x Corin-thians, Botafogo x Bragan-tino e Mogi Mirim x Grêmio Prudente.

O vereador Luis Antônio Crivelari (PP) apresentou segunda-feira (24) proje-to de lei em que denomina “Oswaldo Pisoni” a Tribuna de Honra do Estádio Munici-pal Décio Vitta. O homena-geado jogou futebol profis-sionalmente como goleiro dos 16 aos 32 anos e deixou definitivamente os campos depois que casou e come-çou a trabalhar na área de oontologia. Na justificativa do projeto, Crivelari explicou que o objetivo da proposta é homenagear um ícone do

esporte de Americana, que marcou a história do futebol brasileiro. “Apesar do extra-ordinário trabalho desenvol-vido por ele na odontologia, nosso objetivo é homenage-ar o esportista Oswaldo Pi-soni”, disse o parlamentar.

Crivelari citou ainda co-mo o ex-goleiro entrou pa-ra a história. “O estádio do Maracanã foi inaugurado em 16 de junho de 1950 e, na ocasião, foi realizado um jogo entre a seleção paulis-ta contra a seleção carioca, com jogadores que não iam

disputar a Copa do Mundo daquele ano. Pisoni era o goleiro dos paulistas e en-trou para a história por so-frer o primeiro gol no Ma-racanã”, lembrou o verea-dor. De acordo com o proje-to, Oswaldo Pisoni foi o pri-meiro jogador profissional de Americana.

Pisoni começou a jogar futebol no Rio Branco Es-porte Clube, em 1945. De-pois, atuou seis anos no Ypiranga, de São Paulo. Em 1951, foi jogar pelo Bangu, do Rio de Janeiro. Após es-

se período, atuou duran-te três anos no Santos Fu-tebol Clube e também na Portuguesa de Desportos, em 1958 e 1959. Pisoni en-cerrou sua carreira no ti-me veterano do Rio Branco, em 1974. A proposta foi en-caminhada à Comissão de Denominação de Vias e Lo-gradouros Públicos e, após analisado, será encaminha-do às comissões pertinen-tes do Legislativo para, pos-teriormente, ser discutido e votado pelos vereadores em sessão ordinária.

Edinho planeja manter o time que vem fazendo campanha positiva

Page 9: Jornal O Jogo

928 DE JANEIRO DE 2011

Zaramelo Jr. e Luís Peninha não pipocam e contam tudo o que rola no mundo esportivo

INFORMAÇÃOde segunda a sexta-feira

das 12h às 12h30

DEBATEtoda segunda-feiradas 21h às 22h30

das 12h

DDDDDDDD DEtoda seg

IIIIIINNNIINIIde segun

Participe pelo 3406.5000 e concorra a prêmios.

na TV TodoDia Não perca essa jogada!

e cconcon or na

Canais 46 UHF | 13 NET 113 NET Digital

Oferecimento

VIDROS ETRAVASELÉTRICAS

Cd’s, Dvd’s,Amplificadores

Rua Florindo Cibim, 30 - Fone (19) 3406.4318(próximo ao D. Bosco) - Americana

ZARAMELO JR.

Depois de fechar 2010 como líder do ranking

nacional da categoria ju-nior, o ciclista Caio Mo-retto Buoni, 18 anos, de Americana, inicia 2011 de maneira fulminante: ele foi convocado e já está treinando com a elite da seleção brasileira de pis-ta, em Maringá-PR, visan-do os Jogos Pan-Ameri-canos de Guadalajara, no México. Os treinamen-tos começaram terça-fei-ra (25) e se estendem até domingo (30). “Está mui-to calor aqui, clima quen-te mesmo, mas estou me dedicando ao máximo, pois essa convocação da categoria elite foi uma grata surpresa. Sincera-mente, não esperava ser chamado, por isso tenho que aproveitar a chance da melhor maneira pos-sível. É um sonho de in-fância que se torna reali-dade”, disse Caio, por e-mail, ao O JOGO.

Caio Buoni é um dos meio fundistas da sele-ção brasileira. Além dele, também integram a sele-ção Armando Camargo Fi-lho (que já competiu por Americana), Cristian Ro-sa, Gideoni Monteiro, Joel Prado Junior, Luiz Carlos Tavares, Rafael Andriato, Rafael Gasparini, Raul Ma-luguty, Robson Dias e Tia-go Nardin. Enquanto Caio treina com a seleção bra-

CICLISMO

- E na Espanha, o Barça continua sua rotina de shows e pinturas, e o Real tem um conturbado ambiente.

- Toda coletiva de imprensa de José Mourinho, eleito melhor treinador do mundo em 2010, é um grande sarro. Dono de belíssimos “desvios de foco” (assim como Luxa), o português ataca para todos os lados.

- Primeiro começou detonando o calendário europeu, que, segundo o próprio, é muito corrido e faz com que o Real renda abaixo do esperado.

- Depois, o alvo de durissimas críticas foi o atacante Karim Benzema, que, na época, era reserva. Segundo Mourinho, “um jogador que não se esforçava”. Detalhe: quem decidiu os últimos dois jogos do Real foi Benzema.

renan binotto [email protected]

planeta bola

rere

pppppppppp

Twitter: @renanzaraaCaio treina com a seleção e mira o Pan

- E agora deu a louca em Mourinho e o alvo de sua metralhadora foi o Real Madrid e sua estrutura. O portuga disse que o clube tem de melhorar - e muito - sua estrutura para que possa disputar todas as competições em alto nível.

- A minha opinião acerca de José é simples: treinador bom e showman melhor ainda. Mourinho é um dos (senão o) mais bem pago treinador do planeta, conta com estrutura de outro mundo, grandes craques e uma grande pressão.

- Ao grande técnico que ainda resta dentro desse falastrão, fica a dica de um jovem colunista brasileiro: trabalhe mais e fale menos, pois se os títulos tardarem em Madri, com toda certeza não haverá maior culpado do que o próprio. Abraços e bom final de semana a todos!

sileira, a equipe de ciclis-mo de pista de America-na intensifica a prepara-ção no velódromo munici-pal visando à abertura do Ranking Brasileiro, previs-ta para o período de 4 a 6 de fevereiro, em Curitiba, com a Copa Jair Braga.

ESTEVAMIntegrante da equipe de pista de Americana, Es-tevam Ciampone Manci-ni, 35 anos, está assumin-do o comando técnico do ciclismo feminino da cida-de. “Nunca trabalhei com

o feminino, mas não acre-dito que terei problemas quanto a isso. O maior desafio vai ser na monta-gem da equipe. As com-petições já começaram e as principais atletas es-tão filiadas em outras ci-dades”, salientou.

O novo técnico terá co-mo destaque de sua equi-pe a americanense Gime-na Stocco, principal reve-lação da modalidade. Nas próximas semanas, o co-mandante já deve ter à disposição as demais ci-clistas que defenderão

Americana nas competi-ções nacionais, além de Jogos Abertos e Regio-nais. “Nessa linha de for-talecimento das modali-dades esportivas, o ciclis-mo feminino necessitava de mudanças, sobretudo no comando técnico. Te-nho plena confiança no Estevam e por isso ele foi o escolhido para coorde-nar as atletas. Ele é um competidor de ponta e já tem experiência como técnico”, explicou o se-cretário de Esportes Ma-rio Antonucci.

Caio foi convocado para a elite do ciclismo brasileiro

500 MilhasO americanense Rodinei Rufino participou das 500 Milhas de Motovelo-cidade, no final de sema-na dos dias 14, 15 e 16, em Interlagos. Em par-ceria com Aloysio San-tos, de Curitiba, e Már-cio Mesquita, de São Carlos, Rufininho ter-minou a prova em ter-ceiro lugar na catego-ria Força Livre e em sé-timo no geral. O trio uti-lizou uma moto CB 500 para as 182 voltas no cir-cuito. A premiação se-rá na Câmara Municipal de São Paulo, em data ainda a ser confirmada.

Page 10: Jornal O Jogo

1028 DE JANEIRO DE 2011

Tecidos detapeçaria edecoraçõesem geral Show room de estofados Preços imbatíveis

Rua Anhanguera, 599 - ConservaRua Anhanguera, 599 - ConservaFones: 3461.2057 e 3461.9488Fones: 3461.2057 e 3461.9488

R. Amabile Boer, 173 Santa Maria

(19) 3461.6574

R. São Gabriel, 1955 - São Vito3468.3952 | 3478.3712

Há um ano, toda quarta-feira, sagradamente, grupo de amigos se reúne na Castor Society para o tradicional jogo de futebol. Logo após, rola o bate-papo regado a refri e cerveja. Uma vez por mês, há o churrasco de confraternização. Com frio ou calor, eles estão sempre lá. Confira algumas personalidades que marcam presença.

1 - Alexandre

Camargo, Fernando

Matos, Wagner

Bueno, Chico

Jensen, Fábio

Matos, Marcelo

e Luciano Luize;

agachados,

Robson Pastel e

Sérgio Banana.

2 - Laércio Boin,

Martinho Guidolin e

Netinho Boschiero

3 - Biba Pinese e

Sérgio Banana

4 - O churrasqueiro

oficial Orlando

Zangiacomo e

Alexandre Kresner

• VOLTANDO após alguns de molho em razão de cirurgia.

• FICA registrado o meu agradecimento, de coração, a todos pelas manifestações de carinho. Valeu mesmo!

• MEU eterno agradecimento também aos médicos Laércio Botasso, Renato Panhoca, Rogério Panhoca, toda equipe médica e toda equipe de enfermagem. E, principalmente, a DEUS, que está no centro e no comando de tudo.

• MUITO boa a campanha do Americana no Paulistão. Quatro jogos, três vitórias, uma única derrota. Bem animador até aqui.

• PELO que vi, o time de Edinho Nazareth vai dar trabalho no campeonato. Pode sim sonhar com a classificação entre os oito melhores.

• JÁ O Rio Branco… Ah, Rio Branco! Quem te viu e quem te vê...

• TIME fraco, técnico que pode até ser boa praça, mas que não tem a menor condição de dirigir uma equipe, jogadores fora de forma, enfim, um caco geral.

• SE NÃO houver uma balançada geral de maneira urgente, o

caminho para a Série A3 será inevitável. E se cair, fecha as portas de vez.

• ACHO pesado dizer que o presidente Roberto Zacarias e o conselhereiro-diretor Carlos Folha são culpados pelo o que anda acontecendo. Prefiro colocar que eles têm responsabilidade sobre isso, afinal, trouxeram a Anjobol.

• VEJO uma certa distância entre ser culpado e ser responsável. Outros pensam diferente e eu respeito.

• AO INVÉS de ficar emitindo notas oficiais após cada porrada, é melhor a Anjobol reverter a situação dentro de campo. Em jogo de palavras, até eu sou mais ou menos…

• É FÁCIL a Anjobol ter o apoio da torcida: basta vencer! Nenhum torcedor do planeta incentiva time perdedor.

• TEM bola ainda para rolar, e é possível melhorar e sair desta situação vergonhosa, mesmo porque, o nível da Série A2 é fraquinho. Mas não restam dúvidas de que algumas mudanças são necessárias para ontem.

• BOM final de semana, saúde a todos!

FUTEBOL DOS AMIGOS

1

2

3 4

Page 11: Jornal O Jogo

1128 DE JANEIRO DE 2011

Page 12: Jornal O Jogo

1228 DE JANEIRO DE 2011

A Academis Atlantis participou com 13 atletas da 86ª Corrida Internacional de São Silvestre, com destaque para Marcelo Rodrigues e João Paulo de Oliveira, que completaram o percurso de 15 km com o tempo de 1h14; Rogério Pecchio, com 1h24; Fabiana Ferraz, com 1h40; e Cida Marcandali, com 1h41. “Foi uma experiência fantástica, com emoção garantida. Com certeza, estaremos lá de novo agora em 2011”, afirmou Pecchio.

São Silvestre FRASE DO SEO JOAQUIMM

Seo Joaquim é futebolísta, araraquarense de nascimento, americanense por adoção e apaixonado pelo mundo da bolaSSeo JJoaquiim é futebolísta araraquare

Malandro é o carangueijo, que anda de lado só

para tirar o dele da reta

NATAÇÃO

Sob novo comando,equipe treina no CC

1228 DE JANEIRO DE 2011

ZARAMELO JR.

Ano novo, vida nova. A equi-pe de natação de America-

na começou 2011 sob novo co-mando técnico. Desde segunda-feira (24), os atletas treinam sob orientação do paraolímpico Da-nilo Binda Glasser, de Lanna Wi-tkowski e de Fábio Cremonez. O trio passa a ser responsável por toda preparação da modalidade. Já o projeto social continua com as técnicas Dani Von Ah Corde-nunsi e Anabel Moreira. De acor-do com João Wanei Frezzarin Jú-nior, coordenador da modalida-de, as mudanças vinham sendo estudadas desde o final do ano passado em conjunto com o se-cretário de Esportes Mario Anto-nucci. “Pretendemos aumentar o número de atletas de compe-tição e também de crianças nas

escolinhas de iniciação. O tra-balho que vinha sendo feito era bom, mas agora a ideia é ampliar e melhorar no que for possível”, disse Frezzarin.

Danilo Glasser disse que os trabalhos com as equipes de competição serão realizados de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 19 horas, na piscina do com-plexo poliesportivo do Centro Cívico, no Jardim da Colina. “O pessoal voltou animado e tanto eu como a Lanna e o Fábio es-tamos empolgados para realizar bom trabalho, buscando resga-tar o maior número possível de nadadores, não só para a equi-pe de competição, mas princi-palmente para o projeto social, que servirá de base para tudo”, explicou o nadador e agora tam-bém técnico.

Lanna Witkowski já foi atle-ta de Americana, enquanto Fá-

bio Cremonez foi nadador do Co-rinthians e além de trabalhar na parte técnica, também partici-pará de competições pela equi-pe local.

PANAlém de assumir o comando téc-nico da equipe de natação de Americana, o paraolímpico Dani-lo Glasser também retornou aos treinamentos visando a tempora-da 2011. Seu principal foco nes-te início de temporada é a prepa-ração para buscar uma vaga aos Jogos Pan-Americanos de Guada-lajara, no México, em novembro. Ele tentará classificação nas pro-vas dos 50 e 400 livre, 100 bor-boleta e 100 costas, além de re-vezamentos. “Em cada prova, só dois nadadores serão inscritos pelo países. Espero conquistar a classificação em alguma delas”, afirmou.

Danilo Glasser agora está no

comando da equipe de Americana