Jornal N@Vegador (1.ªedição)

16
Ano Letivo 2015/2016 1.ª edição do 1.º período Edição Gráfica: Conceição Machado Edição e Revisão de textos: Clara Apolo, Fernanda Maia, Leonor Neves Colaboradores: Paulo Felício, Sandra Narciso, Maria de Jesus Barracosa, Inês Viegas n@vegador Mais Fotos da cerimónia (...) pág. 16 O pavilhão desportivo da escola esteve repleto, com alunos, pais, encarregados de educação e outros familiares, professores e funcionários. Estiveram também presentes a Presidente do Conselho Geral, professora Isabel Ataíde, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, D. Elisabeta Necker, o professor Eduardo Fernandes, Coordenador do Desporto Escolar, as professoras Rosário Militão e Susana Rodrigues, Coordenadoras de Ciclo, e a professora Lénia Mestre, responsável pela dinamização do concurso "SuperTmatik". A cerimónia contou ainda com a presença especial do Sr. Joaquim Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Almancil, que premiou o melhor aluno do 4.º ano, Rodrigo Machado, com um cheque de setenta e cinco euros para aquisição de livros. Foi com grande satisfação que o Diretor, professor Rui Filipe, abriu a sessão, realçando importância de todos os que intervêm na vida escolar e na formação integral dos alunos, contribuindo para o sucesso educativo. Os certificados de Excelência foram entregues a alunos que obtiveram média de cinco (2.º e 3.º ciclos) ou Muito Bom (no 1.ºCiclo) no conjunto das classificações internas das disciplinas curriculares. Foram também atribuídos certificados de mérito desportivo, que distinguiram os muitos bons atletas que a escola tem. Por fim, foram ainda entregues os prémios do concurso “SuperTmatik”, concurso organizado pelo grupo de Matemática. O nosso especial agradecimento à professora Cátia Agria e à turma do VOC 3B de Teatro, que iniciou a cerimónia com o tema musical “Thriller”; à professora de Educação Musical, Ana Duarte, aos alunos das turmas A e B do 6.º ano, que abrilhantaram a cerimónia com um momento musical, e aos alunos Rui Martins e Beatriz Dzitac das turmas VOC 3A e 8.ºA, que declamaram um poema com rap elaborado pelo aluno Rui Martins (trabalho proposto pela professora de português, Fernanda Maia, na turma de vocacional 3A) no âmbito do mês das bibliotecas sobre o tema "a BE é Super!" Agradecemos ainda às alunas do 9.ºano, Rute Carvalho e Teresa Delfino, pela colaboração na apresentação da nossa festa, e a todos os que tornaram possível a realização da cerimónia. CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS No dia 4 de novembro, pelas 17 horas, o agrupamento de Escolas de Almancil festejou, mais uma vez, o sucesso escolar, o mérito desportivo e as boas atitudes dos seus alunos numa Cerimónia de Entrega de Certicados. Agrupamento de Escolas de Almancil Don't waste our Future Nós contra o Desperdício Alimentar Entrega Magalhães 1.º Ciclo (...) pág. 9 Corta Mato (...) pág. 12

description

Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Transcript of Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Page 1: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Ano Letivo 2015/20161.ª edição do 1.º período

Edição Gráfica:

Conceição Machado

Edição e Revisão de textos:

Clara Apolo, Fernanda Maia, Leonor Neves

Colaboradores:

Paulo Felício, Sandra Narciso, Maria de Jesus Barracosa, Inês Viegas

n@vegador

Mais Fotos da cerimónia(...) pág. 16

O pavilhão desportivo da escola esteve repleto, com alunos, pais, encarregados de educação e outros familiares, professores e funcionários. Estiveram também presentes a Presidente do Conselho Geral, professora Isabel Ataíde, a Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, D. Elisabeta Necker, o professor Eduardo Fernandes, Coordenador do Desporto Escolar, as professoras Rosário Militão e Susana Rodrigues, Coordenadoras de Ciclo, e a professora Lénia Mestre, responsável pela dinamização do concurso "SuperTmatik".A cerimónia contou ainda com a presença especial do Sr. Joaquim Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Almancil, que premiou o melhor aluno do 4.º ano, Rodrigo Machado, com um cheque de setenta e cinco euros para aquisição de livros.Foi com grande satisfação que o Diretor, professor Rui Filipe, abriu a sessão, realçando importância de todos os que intervêm na vida escolar e na formação integral dos alunos, contribuindo para o sucesso educativo. Os certificados de Excelência foram entregues a alunos que obtiveram média de cinco (2.º e 3.º ciclos) ou Muito Bom (no 1.ºCiclo) no conjunto das classificações internas das disciplinas curriculares.Foram também atribuídos certificados de mérito desportivo, que distinguiram os muitos bons atletas que a escola tem. Por fim, foram ainda entregues os prémios do concurso “SuperTmatik”, concurso organizado pelo grupo de Matemática.O nosso especial agradecimento à professora Cátia Agria e à turma do VOC 3B de Teatro, que iniciou a cerimónia com o tema musical “Thriller”; à professora de Educação Musical, Ana Duarte, aos alunos das turmas A e B do 6.º ano, que abrilhantaram a cerimónia com um momento musical, e aos alunos Rui Martins e Beatriz Dzitac das turmas VOC 3A e 8.ºA, que declamaram um poema com rap elaborado pelo aluno Rui Martins (trabalho proposto pela professora de português, Fernanda Maia, na turma de vocacional 3A) no âmbito do mês das bibliotecas sobre o tema "a BE é Super!" Agradecemos ainda às alunas do 9.ºano, Rute Carvalho e Teresa Delfino, pela colaboração na apresentação da nossa festa, e a todos os que tornaram possível a realização da cerimónia.

CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS

No dia 4 de novembro, pelas 17 horas, o agrupamento de Escolas de Almancil festejou, mais uma vez, o sucesso escolar, o mérito desportivo e as boas atitudes dos seus alunos numa Cerimónia de Entrega de Certicados.

Agrupamento de Escolas de Almancil

Don't waste our FutureNós contra o Desperdício Alimentar

Entrega Magalhães1.º Ciclo (...) pág. 9

Corta Mato (...) pág. 12

Page 2: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Bib

lio

tec

ae

sc

ola

r 1

.º c

iclo

As Bibliotecas Escolares "Arco-Íris" e "Sala Mágica" este ano têm ao dispor dos s e u s a l u n o s n o v a s a t i v i d a d e s d e c a r á t e r permanente, tais como:- Puzzle do mês (consiste em construir puzzles acima de 500 peças);- País Mistério (atividade mensal que visa descobrir q u a l o p a í s c u j a s caraterísticas estão referidas num texto);- Adivinha da Semana;- Atelier de Pintura para que os alunos possam dar asas à sua criatividade.

Em outubro, comemora-se o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.Neste âmbito, as Bibliotecas Escolares do 1.º ciclo desenvolveram várias atividades, designadamente:- Construção de uma moldura a partir do logotipo da biblioteca;- Escrita de poemas originais;- Construção de marcadores de livros;- Elaboração de postais com desenhos originais:- Visita a vários estabelecimentos do comércio local;- Visita a vários serviços da vila de Almancil.A atividade de rua que decorreu no dia 26 de outubro foi muito emocionante. Os alunos foram muito bem recebidos pela população que lhes deu os parabéns pela iniciativa.

Mês Internacional das

Bibliotecas Escolares

No primeiro dia de aulas, país e encarregados de educação dos alunos do Pré-Escolar e do 1.º ciclo visitaram as Bibliotecas Escolares dos seus educandos.Aquando da visita, a Professora Ângela Galvão deu a conhecer o espaço, funcionalidades, objetivos e missão de uma Biblioteca Escolar.

Formação de utilizadores a

Encarregados de Educação

Page 3: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Biblioteca escolar2.º e 3.º ciclo

A A.R.C.A. na Escola

No dia 20 de novembro, a ARCA – Aprender com: Aves Rapina, Cobras e Araras – esteve na nossa escola para apresentar e dar a conhecer Bufos, Águias, Jiboias e Cágados, de forma a transmitir cuidados e respeito por algumas espécies bem como hábitos de proteção. A atividade inserida na ação” Bem-vindos à Escola “do TEIP, decorreu a cargo das professoras coordenadoras da ação, Rosário Militão e Filomena Cajada, e foi destinada a alunos do 1.º e 2.º ciclos e alguns EE que aceitaram o convite.Todos aderiram com muito entusiasmo, interagiram e tiraram fotografias. Foram momentos muito agradáveis e que ficarão certamente como uma ótima recordação. A todos e em especial aos técnicos o nosso muito obrigada.

Durante o mês de outubro, comemorou-se como já é hábito o “Mês Internacional das Bibliotecas Escolares”.Este ano o dia central foi o dia 26, e as escolas saíram à rua com molduras enfeitadas para tirar selfies com a comunidade e ao mesmo tempo ofereciam marcadores com frases e poemas alusivos às bibliotecas.Foi divertido e muito acarinhado por todos.Obrigada à comunidade Almancilense.

Ainda, no âmbito da comemoração deste mês de forma a despertar, incentivar e promover a leitura e a escrita, a professora de português, Fernanda Maia, propôs à turma do Ensino Vocacional 3A a criação de um poema para ser musicado com rap. O aluno Rui Martins elaborou o poema “A biblioteca é super” e preparou-o para ser declamado neste g é n e ro mu s i ca l . O t r a b a l h o f o i apresentado aos colegas da turma C do 6.º ano e foi muito do agrado de todos. Também alguns alunos da turma B do 8.º ano se disponibilizaram para apresentar na mesma turma alguns poemas com o tema “A BE é Super”.

DVD - DEVIR -JÚNIOREsteve na biblioteca até ao final do 1.º período, o dvd “encontros do DeVIR – junior”, resultado da compilação das ações/encontros, realizados no ano letivo 14/15 com jovens dos 6-18 anos, onde se misturam artes performativas e visuais em articulação com a escrita e a filosofia.

Vinda de EscritoraNo passado dia 13 de novembro, as turmas 7.º A ,B e C assistiram à apresentação do livro “Almanaque da Diversão” de Ana Cristina Silva. Foram momentos de muitos risos e boa disposição que muito agradou aos presentes. A todos a BE agradece.

Feira do livroRealizou-se, como já é hábito a Feira do livro, na Biblioteca, nos dias 19 e 20 de novembro!Apesar de mais cedo do que é hábito, a comunidade escolar aderiu e a promoção do gosto pelos Livros e pela Leitura foi o objetivo atingido.De seguida, realizou-se a já também habitual Feira dos Minerais que como sempre fo i receb ida com grande entusiasmo, e com comprinhas !!Pela participação ativa e bem-disposta como sempre dos alunos, professores, funcionários e encarregados de educação, a equipa da Biblioteca agradece deseja um Santo Natal.

Fotos Feira Minerais

pág.14

Page 4: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

EB

São

Jo

ão

da V

en

da

Halloween No dia 30 de Outubro, a EB São João da Venda abriu uma porta ao Halloween…as quatro turmas participaram em conjunto na elaboração de um painel alusivo a o t e m a d a s b r u x a s … b r u x i n h a s … e bruxedos…fantasmas…vampiros…poções mágicas e caldeirões a borbulhar!A B E c o n t o u a l g u m a s h i s t ó r i a s assustadoras…”Gabriela a Espreitadela”, “A história da Bruxa Gorducha”, “ Carlota a Bruxa Medrosa” e, ainda, houve uma sessão de cinema para todos os alunos com o filme “O Hotel Transilvânia” com direito a gomas como ingresso.

Durante o mês de outubro, a BE da EB S. João da Venda comemorou o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema “A BE é Super”. No âmbito desta comemoração, a escola realizou diversas atividades com o objetivo de motivar os alunos para a leitura e escrita de poemas. Ainda houve oportunidade para aprenderem um poema musicado de Cecília Meireles “Ou Isto ou Aquilo” que foi do agrado das turmas.No dia 26 de outubro, estava calendarizado pelas bibliotecas escolares do concelho de Loulé levar a poesia à comunidade e a nossa BE 1001 Coisas também saiu à rua.Os alunos das turmas de 1.º e 2.º anos optaram por levar um cheirinho de poesia aos mais pequeninos da nossa pré-escolar. Cantaram e encantaram com os poemas de Cecília Meireles “Ou Isto ou Aquilo” e ainda dramatizaram os poemas da mesma poetisa “Jogo de Bola” e “As Meninas”. Fo i uma agradáve l surpresa descobrir esta poetisa!Estas duas turmas ainda ajudaram a distribuir pelas caixas de correio dos vizinhos de São João da Venda as folhas de outono com os poemas criados pelas turmas dos alunos mais velhos, dos 3.º e 4.º anos.

MIBE

Museus

Há museus que mostram quadrosEsculturas ou outras artesMas têm sempre muitas peçasVindas de várias partes.

Mesmo o jardim zoológicoOu até o planetárioSão chamados de museusBem como o oceanário.

Um museu é um localPara observar e verE assim a nossa históriaBem melhor compreender.

É um espaço agradávelQue vale a pena visitarPois guarda muitos segredosÀ espera de nos revelar.

Carlos Oliveira – 3.º ano

Didi e Rosa

Eu tinha duas tartarugasUma chamava-se DidiE a outra chamava-se RosaEram muito preguiçosas

Pintei-lhes as carapaçasCom tinta de cetimUma azul e outra rosaUma alegria sem fim

Eram ambas matreirasPor isso levei-ase…na ribeira larguei-as

Fiquei triste nesse diaPor as ter deixadoPreferia que ficassemSempre ao meu lado!

Victória Trindade, 4.ºano

Natal

O Natal é uma festaQue se partilha com a famíliaHá muita coisa boa Neste dia de Alegria!

Luana Bonixe, 4.ºano

A Escola

A escola é para aprenderLer, escrever, saber e compreenderCrescer, viver, sorrir, chorar e até cantarMas no final…o que realmente importa é Trabalhar!

Diana Inácio, 4.ºAno

Cabra Algarvia

Eu sou a cabra algarviaQue vivo lá para os lados de Tavira.Lá do alto da montanhaTenho uma vista tamanha.

A petiscar entre os penedosAjudo a reciclar os arvoredos.

O meu lema é:Pego em ti e faço-te em três.

Reduzo o lixo nas matasReutilizo os matos nas camas eReciclo os restolhos das culturas.

Sou um animal ecológicoVivo feliz no meu larE estou de patas dadas com a ALGAR.

Gaspar Santos, 3.º ano

JI AlmancilComemoração do dia mundial da alimentação / JI de AlmancilNo Jardim de Infância de Almancil, celebrou-se o Dia Mundial da Alimentação com muita festa e alegria. As crianças, pessoal docente e não docente confecionaram deliciosas e saudáveis iguarias: saladas , espetadas e ouriços de fruta. O dia continuou em festa com as educadoras e assistentes técnicas a apresentarem, para as todas as crianças do jardim de infância e uma turma do 1.º ano da escola E.B de Almancil ,uma dramatização surpresa alusiva a uma alimentação saudável.

Page 5: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

1.º

cic

lo

EB São João da Venda

No âmbito da comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares com o tema “A BE é Super”, a escola realizou diversas atividades com o objetivo de motivar os alunos para a leitura e escrita de poemas. Os alunos das turmas do 3.º e 4.º anos foram convidados a elaborar poemas e ainda ouviram e aprenderam o poema musicado de Cecília Meireles “Ou Isto ou Aquilo”.No dia 26 de outubro, distribuímos pela comunidade os poemas que as crianças escreveram em folhas de outono elaboradas, decoradas e plastificadas por eles e também colocámos nas caixas de correio dos vizinhos da zona de São João da Venda. As turmas de 3.º e 4.º anos deslocaram-se à Algar e presentearam os presentes com a leitura dos seus poemas e encantaram com o poema musicado de Cecília Meireles “Ou Isto ou Aquilo”. No final, ofereceram o livro de poemas construídos pelas turmas do 3.º e 4.º anos e foram surpreendidos pela Algar com um agradável lanche, balões e presentes individuais entre os quais os sacos para a reciclagem.A Algar foi a empresa selecionada por se encontrar próximo da escola e permitir um percurso pedestre e ainda por termos aderido, pelo segundo ano consecutivo, ao projeto Vamos dar Vida aos Resíduos lançado por esta empresa.Pretendemos consciencializar os nossos alunos para a Política dos 5 R's… Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

MIBE Mês Internacional das

Bibliotecas Escolares

Objetivos na EB de São João da Venda:- Diminuição do desperdício e poupança de energia e água;- Desenvolver novos hábitos;- Mudança comportamental para uma melhor qualidade de vida;- Promoção, preservação e consciencialização ambiental;- Atingir as metas propostas pelo concurso da Algar “Vamos dar vida aos Resíduos”.

Intenção na EB de São João da Venda: I Aplicar a POLÍTICA DOS 5 R's: repensar, reusar, reduzir, reutilizar e reciclar;Depositar os RESÍDUOS nos ECOPONTOS CORRETOS…; Envolver a comunidade local; Melhorar (aumento da produção) a utilização do ecoponto que se encontra em frente à escola.

Política dos 5 R's: Repensar – consumo consciente é usar o poder de decisão e de escolha;Recusar - os produtos que não são necessários ou aqueles que, por algum motivo, não contribuem para a saúde do planeta;Reduzir - o consumo e repensar a real necessidade e utilidade de tudo o que se compra, melhora o planeta e beneficia o consumidor;Reutilizar - antes de rejeitar um produto ou embalagem, mesmo para a reciclagem, analise se o mesmo pode ter uma utilização diferente;Reciclar - caso não seja possível aplicar nenhum dos itens anteriores, opta-se então pela reciclagem.

http://www.hypeverde.com.br/5-rs-da-sustentabilidade/

Concurso da Algar “Vamos dar Vida aos Resíduos” e ao Planeta

Sabia que: (tempo de decomposição):

http://meioambiente.culturamix.com/blog/wp-content/gallery/chiclete/chiclete-6.jpegPesquisado por alunos da EB de São João da Venda 5

Page 6: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

6

No dia 11 de novembro de 2015, comemorámos o Dia de S. Martinho. As turmas de 3.º e 4.º ano estiveram muito ocupadas a prepararem as suas pequenas apresentações para todos os alunos da escola. Os alunos do 3.º ano apresentaram, ao pré-escolar e às turmas do 1º ciclo, um momento de Teatro de Sombras Chinesas que foi musicado, e tendo sido lida a Lenda de S. Martinho. A turma do 4º ano também apresentou aos colegas do pré-escolar e do .1º ciclo a lenda das Lanternas, que é originária dos países do norte da Europa. Foi como proposta para os pais a criação de fatos alusivos a esta efeméride e assim apareceram mendigos, soldado São Martinho, o Sol, a chuva, o assador das castanhas… Juntamente com as lanternas construídas pela turma de 4.º ano, percorremos as ruas de São João das Venda a anunciar o São Martinho. Depois do momento de cultura tradicional, e do desfile seguiu-se a confraternização da EB e do JI à volta das castanhas apetitosas, da música e da boa disposição de todos os presentes!

Dia de S. MartinhoEB São João da Venda E

B S

ão

Lo

ure

nço

Em novembro, o diretor do agrupamento, professor Rui Filipe veio à escola do primeiro ciclo entregar 19 Magalhães aos alunos da turma do 3.º e 4.º anos.A nossa turma foi escolhida para desenvolver um projeto das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Estamos a utilizar o programa word para escrever textos, como por exemplo as notícias da nossa escola para o jornal do agrupamento.Também estamos a construir a nossa gramática digital.No segundo período, vamos explorar o programa Excel para aprendermos a fazer tabelas e gráficos.Gostamos muito de trabalhar com estes computadores porque as aulas ficam mais divertidas.

Texto coletivo, escrito pelos alunos da turma 3/4 E da EB de São Lourenço

Magalhães Simulação de sismoNo dia 6 de novembro, pelas 11:06h, participámos no exercício de evacuação, em caso de sismo.Começámos por ver um filme com informação sobre o que é um sismo e o que devemos fazer: antes, durante e depois de uma situação desta natureza.Vimos também um vídeo realista sobre o sismo que ocorreu no ano de 1755, em Lisboa, destruindo a baixa desta nossa capital.Quando regressámos do intervalo do lanche, iniciou-se o simulacro através do som de 3 apitadelas, dadas pela professora Natércia Palma, coordenadora da nossa escola.Procedemos de imediato, à execução das 3 palavras-chave do exercício: AGACHAR; AGARRAR E PROTEGER.Quando o sismo terminou dirigimo-nos para o ponto de encontro que fica no campo de futebol da escola.Já na sala elaborámos um livro com as principais medidas a ter em consideração.

Texto coletivo, escrito pelos alunos da turma 3/4 E da EB de São Lourenço

Page 7: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

EB São LourençoBiblioteca EscolarEstamos a criar uma Biblioteca Escolar na nossa escola.Escolhemos o nome SMS que significa Sonho, Magia, Saber.A professora Ângela Galvão levou os nossos livros para serem catalogados e ensinou-nos como se devem arrumar os livros nas prateleiras da biblioteca.Aprendemos a ler as cotas e a organização das mesmas.Elaborámos uns marcadores para indicar o local de onde tirámos cada livro, enquanto estamos a decidir qual requisitar.Para o espaço ficar mais bonito, enfeitámos os armários que ficaram muito elegantes.

Texto coletivo, escrito pelos alunos da turma 3/4 E da EB de São Lourenço

LivrãoPara aumentar o espólio da nossa biblioteca, os alunos de todas as turmas têm vindo a oferecer, ao longo do 1.º período, livros que colocam no Livrão que é uma caixa que a professora Ângela Galvão trouxe da BE da EB de Almancil.A caixa já está a transbordar. Vai ser muito bom podermos ler todos estes livros.Muito obrigado a todos os meninos e meninas, da nossa escola, que participaram nesta iniciativa.

Texto coletivo, escrito pelos alunos da turma 3/4 E da EB de São Lourenço

Educação Musical 1.º ciclo

Minuto do silêncio: meditação e relaxamento antes do início das atividades. Momento muito bem aceite pelos alunos.

Boneco de Neve feito com materiais recicláveis 7

Page 8: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Exposição sobre o antigo EgitoDurante o mês de dezembro, esteve patente na Biblioteca da Escola Sede uma exposição sobre o antigo Egito, promovida pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas. Os trabalhos feitos pelos alunos revelam uma excelente qualidade de execução, fruto de muito empenho e dedicação dos discentes e das famílias. A todos os intervenientes os nossos parabéns!

No passado dia 17 de dezembro, os alunos, da turma G de 5.º ano, Cláudio Guerreiro, Nádia Martins, Simão Caetano e Walysson Arruda, apresentaram aos colegas do 5.º B, na biblioteca da escola sede, a peça de teatro A Noite de Natal. Este trabalho teve como referência o texto «Noite de Natal», de Sophia de Mello Breyner Andresen, encenada pela professora Fernanda Maia. Este trabalho passou por três fases de desenvolvimento: leitura de texto; ensaios e apresentação da peça. O balanço final da atividade desenvolvida foi muito positivo, tendo os alunos revelado muito interesse e empenho.

Teatro

No dia 16 de dezembro de 2015, a minha turma, 6º D, juntamente com colegas das turmas do 6º A, B e C, fez uma visita de estudo a Lisboa (baixa pombalina).Primeiramente, visitámos a Praça do Rossio, onde pudemos observar a estátua do rei D. Pedro IV. De seguida, a Praça dos Restauradores que possui um obelisco comemorativo da Restauração da Independência, em 1640. Seguimos em direção à rua Augusta, onde observámos o famoso arco triunfal. Esta rua é uma zona comercial, pois está ladeada de lojas e restaurantes. Passámos pela rua do Arsenal, para chegarmos à Praça do Município, onde se encontra localizada à Câmara Municipal. Foi da varanda desta que, no dia 5 de outubro de 1910, foi proclamada a República. Visitámos a Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço, pois nela existiu um antigo palácio real (Paço da Ribeira). Vimos o Cais das Colunas, junto do rio Tejo, e a estátua do rei D. José I, no centro da Praça. Seguimos depois para a Praça da Figueira, onde observámos a estátua de D. João I. Mais tarde, fomos visitar o novo Museu Nacional dos Coches, localizado em Belém. Este museu possui 70 viaturas, desde carruagens reais (coches), berlindas etc. A viatura mais antiga é do século XVI e a mais recente é do século XIX.Por último, terminámos a visita com a ida ao Museu da Presidência, que está localizado no Palácio de Belém. Neste museu, pudemos ver objetos pessoais dos presidentes, ofertas de chefes de estado estrangeiros, retratos dos presidentes da república desde 1910, até à atualidade, sem faltarem as medalhas usadas nas condecorações.

Inês Faria n.º 7, 6º D

Visita de Estudo a Lisboa

2.º e 3.º ciclos

Page 9: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

2.º

e 3

.º c

iclo

s

Clube HistóriarteO Clube HistóriArte está em funcionamento e aberto à participação de alunos do 2.º e .3º ciclos, às quartas-feiras, das 14h45 às 16h30, na sala B9.O principal objetivo do clube HistóriArte passa pela divulgação da Arte no seu contexto histórico. Os participantes terão oportunidade de conhecer e experimentar técnicas e conceitos dos principais movimentos Artísticos e conceber um projeto artístico que poderá ser objeto de exposição na escola e/ou integrar o espaço escola.

Don't waste our FutureNós contra o Desperdício Alimentar No âmbito das atividades do projeto “Não desperdice o nosso futuro” (criado pela Comissão Europeia e dinamizado pela Associação In Loco com vista o combate ao desperdício alimentar e a promoção do consumo responsável e sustentável), os alunos Rute Carvalho, Teresa Delfino e Adelino Só acompanhados pelas professoras Ângela Reis e Isabel Oliveira, em representação da turma B do 9.º ano e da turma de VOCSEC 2, participaram no 1.º Forum Europeu de Jovens e Autarcas contra o desperdício alimentar, que decorreu em Milão nos dias 21 e 22 de outubro. Durante o fórum, os alunos partilharam ideias e conviveram com outros jovens de mais seis países (Espanha, França, Bélgica, Escócia, Itália e Chipre) e participaram na redação da Carta Europeia de jovens e autarcas no combate ao desperdício alimentar. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de visitar a Expo Milão.Neste projeto, para além da nossa escola, estão envolvidas a E.B. Duarte Pacheco, a Escola Secundária de Loulé e a de S. Brás de Alportel e as respetivas autarquias.

9

Page 10: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

No dia 11 de novembro, realizaram-se as Olimpíadas da Matemática promovidas pela Sociedade Portuguesa da Matemática.As Olimpíadas envolvem uma sequência de provas e implicam a resolução de problemas. Estes envolvem poucos conhecimentos, mas exigem muita capacidade para criar e improvisar. Estão organizadas em três categorias: Pré-Olimpíadas (5.º ano), Categoria Júnior (6.º e 7.º anos), Categoria A (8.º e 9.º anos) e Categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos).Têm como objetivos: · Descobrir e estimular talentos para o estudo da Matemática;· Contribuir na melhoria do ensino da Matemática;· Favorecer o aumento das relações entre alunos e professores.Participaram nesta atividade 58 alunos da escola.Alunos com maior pontuação:Categoria Pré: 5.º Ano

Categoria Junior: 6.º e 7.º Anos

Categoria A: 8.º e 9.º Anos

Os alunos do 5.º ano terminam aqui a sua participação nas Olimpíadas, sendo atribuído diploma aos cinco alunos com pontuação mais elevada.A listagem dos alunos apurados para a segunda eliminatória das categorias Júnior e A está prevista para 18 de dezembro. A segunda eliminatória realizar-se-á no dia 13 de janeiro em Escola a indicar pela organização. A grande Final Nacional decorrerá de 17 a 20 de março de 2016, em Oeiras.

2.º

e 3

.º c

iclo

s

Na manhã do dia 30 de outubro, o grupo de Inglês comemorou o “Halloween”.Os alunos do 5.º B, D, 6.º B e 7.º B deslocaram--se às salas do 3 . º a n o d a E B n . º 2 , acompanhados pelas respetivas professoras de inglês.Junto dos seus colegas, do 1.º ciclo, realizaram algumas atividades alusivas ao tema e, por fim, brincaram ao trick or treat, distribuindo doces. Foi uma hora divertida e bem passada!

Halloween

A Associação Prime Skills foi criada, este ano, para dar continuidade ao trabalho realizado ao longo dos últimos anos pela fundação Jack Petchey com os projetos: Speak Out Challenge; Construir o teu Futuro e Currículo e Entrevista.

Esta associação tem como principal objetivo ajudar a desenvolver o potencial dos jovens e a inspirá-los, investindo e promovendo atividades que aumentem o seu desenvolvimento pessoal, social e emocional. Concretizado através da implementação de projetos e iniciativas, que os motivem, no presente e os prepare para o futuro, no sentido do sucesso académico, social e laboral. A missão Prime Skills é “inspirar os jovens a aprender, alcançar e desenvolver aptidões que não estão incluídas no currículo escolar normal, tanto mais que não existem quaisquer outros programas externos como oferta para os estudantes das escolas locais.”“Queremos ajudar os jovens a tomar partido das oportunidades que lhes surjam e a desempenhar as suas funções na sociedade.”

Olimpíadas da Matemática Jantar de angariação de fundosNo passado dia 6 de novembro, realizou-se um jantar dinamizado pelos alunos dos cursos CEF e Vocacional com o objetivo de angariar fundos para que o filho do professor Paulo Dias (André Dias) pudesse participar no campeonato do mundo de trampolins, que se realizou em Odense na Dinamarca.

Page 11: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

A biblioteca é super,A biblioteca é saber,Abiblioteca é super, Ela é super, podem crer!

Gabriel Avó, n.º 5, 8.º B

De escolas para bibliotecas, os livros são os nossos dicionáriosDe palavras a ricas frases, são personificações de milionáriosÉ neles que podemos aprender, ou até podemos lerDepende do que fazemos, ou podemos interpretar ou observar

Podemos aprender o significado da palavra amorOu podemos aprender o significado da palavra horrorPodemos saber o que é um antónimo Como uma bíblia é o mesmo que uma escritura, enganei-me, isso é um sinónimo

E quem pensa que livros só são papel para rasgar e queimarQuando neles tem informações dos nossos antepassados que nem os adultos podem contarCom os livros nós podemos prosseguir, nós podemos evoluirBiblioteca é o nosso mundo de imaginação, mundo de uma evoluçãoBiblioteca é super!

Tantos ritmos em frases, tantos ritmos em palavras, podemos observar o espaçoA cada livro que interpreto, eu descubro os passos de cada antepassadoSem ter que trabalhar, eu posso ler sem ter que estudarSem ter que estudar, eu posso ler até eu me cansarResumindo, livro é o nosso guia diário, é o guia profissional, guardado sempre no meu armárioEles podem salvar a alma de uma menina se ela estiver em apuros, Eles podem ensinar a um delinquente o que é preciso para ser boa pessoa, sem ter que prejudicar os outrosMais facilmente, eu posso dizer:

Quem pensa que livros só são papel para rasgar e queimarQuando neles tem informações dos nossos antepassados que nem os adultos podem contarCom os livros nós podemos prosseguir, nós podemos evoluirBiblioteca é o nosso mundo de imaginação, mundo de uma evoluçãoBiblioteca é super!

Rui Martins, n.º 20, Vocacional 3A

A Embarcação Desaparecida

Num dia calmo, cinco homens embarcaram num navio de pesca ao atum, cuja alcunha era “O Atum Real”. Os tripulantes eram: Alex, com vinte e três anos; Sam, com vinte e cinco anos; Zack, com vinte anos; Larry, com vinte e dois e Peter, com vinte e nove. O capitão, Peter, ordenou aos marinheiros que desdobrassem as velas. Agora estavam em rumo ao Oceano Atlântico. Pelo caminho encontravam vários peixes mas nenhum era atum. Seguiram até ao cruzamento do Oceano Ártico com o Atlântico, mas a corrente era tão forte que, sem se aperceberem, o barco virou-se para Sul, em direção ao “Triângulo das Bermudas”. Os pescadores ficaram admirados com a quantidade exagerada de atum, pelo que não pensaram em mais nada a não ser aproveitar o momento. Larry, depois de lançar a terceira rede, olhou para a frente do barco e viu um remoinho na água. Foi dizer o que se passava a Zack e Sam, que não acreditaram nele. Inquieto com a situação, foi avisar o capitão, que logo se apercebeu do incidente, mas já era tarde demais. O barco já estava a rodopiar pela força tremenda do remoinho. Sem tempo para agir, o navio foi sugado, sendo destruído aos poucos. Os marinheiros, já no fundo do mar, ficaram presos na carcaça do barco, pelo que morreram afogados.Reza a lenda que os cinco homens amaldiçoam aqueles que passam por aquelas águas, matando-os do mesmo modo que morreram.

Orlando Daniel Estrompa Fortunato, 6.ºA 20/09/15

A formosa Sofia

Estava a formosa SofiaTriste todo o diaO seu amado não chegavaE o tempo não passava

Ao ver chegar o Pai NatalDisse-lhe que estava malPorque o seu amado não chegavaE o tempo não passava

“Que darias tu, “-disse o Pai Natal-«Se eu o trouxesseneste Natal?»

“Não tenho nada para dar,Só o meu arPor isso estou a pedirJá não consigo dormir”

Pedro Filipe da Palma SantosN.º14, 6.ºD

A Capuchinho Azul (inspirado no poema da Nau Catrineta)Num campo a brincarEstava o capuchinho azul a sonhar Viu chegar um lobo mau Que a veio atormentar

-Que fazes tu, lobo mau?-Venho atormentar-te, minha bela menina.-O que queres em troca, uma vara ou um pau?-Nem vara nem pau. O que tens mais para me dar?

-O cajado da minha avó que está cheio de pó.-Velho não sou e coxo também não. O que tens mais para mim?-A peruca do meu avô e a dentadura do meu namorado Joaquim.-Cabelo já tenho e dentes não me faltam...

-Maldito Diabo que me tentas noite e dia.Vai-te daqui embora! Afinal o lobo não era o diabo e era apenas um sonho mau!

Lia Teixeira N.º11, 6.ºD

“O mistério dos livros”

Quando voltou para casa nesse dia, Francisco correu logo para o seu quintal, para verificar se continuavam a crescer livros no canteiro.Francisco pensou que estavam a cair livros do céu, mas porquê só no seu quintal?Ele deu uma olhadela nos livros e viu que eles falavam sobre ele. Como leu todos os livros, acabou por viver todos aqueles momentos outra vez.Quando a mãe chegou, contou-lhe que era ela que punha lá os livros, porque sentia a falta dele.O Francisco abraçou a mãe e disse que gostava muito dela e que não era preciso fazer isso, porque iriam estar sempre juntos.

Gonçalo Mealha n.º 13, 5º. B

Biblioteca, palavra que faz lembrar,Uma voz de encantar,Que conta histórias fascinantes,De finais emocionantes.Que te leva a aventuras mágicas,Cheias de versos e frases magníficas,Livros a voar por sítios imaginários.Biblioteca, palavra que faz lembrar,Um sítio para visitar.

Patrícia Popovici, n.º 15, 8.º B

E mesmo sem um dom para cantar, eu tenho o que preciso para amarEu movo o mundo à minha maneira, sem precisar de me esforçarEu quero atingir o meu objetivo, para isso tenho de trabalharTenho o poder para mover a montanha, tenho o poder para mudar

Inveja é algo que humanos possuem, é algo que fazem para me tentar quebrarPodem-me sufocar, podem-me derrubar mas saibam que eu sempre me irei levantarTrabalho arduamente e sei que lá chegarei, mesmo que os meus ossos parem de trabalharTentam- me prender, tentam-me prender, mas, mais longe, eles estão a ficar

Pois eles não sabem o que é amar, um sonho que nós queremos alcançarCaímos mas levantamo-nos sempre, umas vezes perdemos e outras vezes eles podem ganharMas saibam que em uma derrota, Mais um passo estamos sempre a caminhar para a vitória, só precisamos de nos esforçar

Eu sinto que meu orgulho pode, um dia , encerrarO ciclo de ódio de uma pessoa sem a prejudicarPodemos ajudar os que caminham o mal, sem os termos de machucar

Podemos amá-los como irmãos e irmãs e todos ficarão sempre a ganhar

Rui Martins, n.º 2 0, Vocacional 3 ATextos

Page 12: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

desporto escolar

Realizou-se, no passado dia 11 de dezembro, o Corta-Mato do nosso Agrupamento com a presença dos alunos do 3.º ao 9.º Ano, totalizando 312 inscritos, que deram o seu melhor nesta emblemática prova de Atletismo. Os 6 melhores classificados de cada Escalão estão apurados para o Regional a realizar em Albufeira, no dia 5 de fevereiro. Agradecemos à Câmara Municipal de Loulé e Centro Saúde.

Corta-Mato Dia Mundial da AlimentaçãoNo dia 16 de Outubro, Dia Mundial da Alimentação, foi celebrado pela equipa de Projetos Desporto Escolar/ Educação para a Saúde com as Escolas de S. Lourenço e S. João da Venda, no Estádio do Algarve, com muitos jogos e lanche saudável. Com esta atividade fizemos com que todos os alunos do Pré e 1.º Ciclo do nosso Agrupamento tivessem uma atividade prática no âmbito da Atividade Física e Alimentação Saudável.Quanto aos 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento, o tema deste ano foi a "Leitura de Rótulos", tendo sido distribuídos desdobráveis elaborados pelos alunos do 2.º Ciclo.Agradecemos o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Estádio do Algarve e da Dragon Force de Almancil.Saudações Ativas

Equipa de Projetos Desporto Escolar/ Educação para a SaúdeAgrupamento de Escolas de Almancil

Page 13: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

desp

ort

o e

sco

lar

basquetebolbasquetebol

O Grupo de Multiatividades de Ar Livre este ano letivo já se encontra com o limite máximo de alunos inscritos. Neste primeiro período, muitas atividades têm sido desenvolvidas, como o BTT, Canoagem, Tiro com Arco, Escalada e Orientação. Iremos ter 4 Encontros Regionais ao longo do ano, em que seremos cicerones no dia 26 de Fevereiro, recebendo as Escolas de Quarteira, S. Brás e Albufeira. Aliar a prática de atividade física ao ar livre com os estilos de vida saudáveis são o nosso objetivo.

Multiatividades de Ar Livre

TORNEIO DE BASQUETEBOL 3x3O torneio de basquetebol 3x3, realizado no dia 20 de novembro, contou com a participação de 160 alunos, em 115 jogos que se realizaram em oito campos das nossas escolas. Temos basquetebolistas!

Page 14: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Feira dos Mineraisd

esp

ort

o e

sco

lar

Tempo Fit em Família, para promover os estilos de vida saudáveis junto da comunidade escolar, foi a iniciativa deste fim de semana Mediterrânico, organizado pela equipa da Educação para a Saúde do nosso Agrupamento.

Fim de Semana Mediterrânico

JardinagemAtividades desenvolvidas no âmbito da Manutenção de Espaços Verdes, sob a coordenação do professor Mário Nobre Oliveira.

Page 15: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

2.º

e 3

.º c

iclo

sEntrevista Somos duas alunas do 6.ºano, a Lia Teixeira e a Raquel Domingos, e no âmbito de um trabalho escolar para a disciplina de Português, entrevistámos o presidente da Junta de Freguesia de Almancil, o Sr. Joaquim Pinto com o tema Leituras infantojuvenis. O Sr. Joaquim Pinto é reformado e era Tenente-Coronel do Exército.Ao início, estávamos muito nervosas, mas o Sr. Pinto respondeu a todas as questões com um sorriso nos lábios e isso deixou-nos mais tranquilas.

Lia e Raquel - Lembra-se de algum livro que tenha lido na sua infância?Sr. Pinto - Li muitos livros, como por exemplo, O Gato das Botas e As Aventuras dos 7. Lia e Raquel - Na sua altura, era obrigado a ler ou lia por gosto?Sr. Pinto -Não era obrigado. Não havia televisão, nem telemóveis e nós líamos ou brincávamos na rua. Não tínhamos outras alternativas.Lia e Raquel - Qual é o escritor que mais apreciava?Sr. Pinto - O meu autor preferido era Giambattista Basile, um soldado e escritor italiano do séc. XVII. Uma das suas maiores obras é Lo cunto de li cunti, um livro de fábulas dirigidas às crianças.Lia e Raquel – No exército costumava ler algum livro?Sr. Pinto - Tinha que ler livros de área militar e de combate.Lia e Raquel - Quando o senhor se candidatou a presidente da Junta de Freguesia de Almancil, inspirou-se nalguma obra ou foi por vontade própria?Sr. Pinto - Foi por vontade própria.

Lia Teixeira e Raquel Domingos, 6.ºD

Malala Yousafzai Malala Yousafzai foi a pessoa mais nova a receber um Prémio Nobel. Ficou conhecida pela sua defesa dos Direitos Humanos das Mulheres e do acesso à escola na sua terra natal, o vale de Swat. Agora é uma ativista paquistanesa. A 9 de outubro de 2012, foi atacada enquanto se dirigia a casa no autocarro escolar. Foi baleada no crânio, ficando inconsciente. O terrorista disse que iria tentar um novo ataque. No dia seguinte, o atirador foi identificado. A 12 de outubro, 50 clérigos emitiram uma fátua (pronunciamento legal emitido por um especialista em lei religiosa, sobre um determinado assunto), mas os talibãs repetiram a tentativa de matar Malala e o seu pai. Em 2013, Malala foi homenageada com o Prémio Sakharov e em 2014 foi foi nomeada para o World Children's Prize. No dia 10 de outubro de 2014, recebeu o Prémio Nobel da Paz.

Orlando Fortunato, 6.º A

Notícia coletiva

Cimeira em Paris para proteger o ambienteNo dia 29 de novembro, houve uma cimeira em Paris para proteger o ambiente com ministros representantes de países diferentes. A cimeira aconteceu devido à preocupação da população e dos governos pelos animais em vias de extinção, pelo aquecimento global do planeta e pelo ambiente. Todos os ministros se juntaram para discutir estes assuntos, enquanto a população pro tes tava nas ruas de Par is . Es ta man i fes tava-se ves t ida de an ima is , mostrando cartazes com mensagens de apelo e protesto. A c i m e i r a c o n t r i b u i u p a r a a proteção do a m b i e n t e e dos animais.

5.ºB

Sempre a rimar mas sem parar

Aí vem o Natal Está quase a chegar,para resolver o malPrendas e comida vamos dar!

Muitos doces vamos comer,Muitos jogos vamos jogar,Não temos tempo a perder,Em família vamos estar!

Dois mil e dezasseis está a chegarEstamos quase de férias,Vamos todos celebrar…Para depois voltar a estudar.

Diogo Campina, 6.ºD

O MENDIGO (inspirado no poema Bela Infanta de Almeida Garrett)

Estava um mendigoNa rua assentado a pedir esmola estava,E para o outro lado da rua olhava…

Viu vir um segurança…Pelo ombro o seu parceiro levava,Muito bem que o agarrava.

- Diz-me, ó segurançaDessa tua cara zangadaSe encontraste o meu parceiroQue pedia e levava.

-Andam tantos mendigos Naquele mercado…Diz-me tu, ó mendigoA roupa que ele levava.

-Levava um casaco sujo e preto,E umas botas velhas e rotas,Na ponta da sua bengala um pedaço de lama estava.

-Pelos sinais que me desteLá vi uma bengala.Esmola, esmola de valente: Eu sua esmola vingava.

-Ai triste de mim mendigo,Ai triste das minhas esmolas!De três cabeludos que tenho,Ser nenhum ser malcheiroso!...

-Que darias tu mendigo a quem no trouxera aqui?-Dera-lhe os cêntimos do meu chapéu pequeno e valioso,Quanta esmola há por í.

-Não quero cêntimos, nem chapéus,Não nos quero para mim:Que darias mais mendigo, A quem no trouxera aqui?

-De três euros que tenho,Todos três te dera a ti

Um para comprar gomas e pastilhas,Outro para comprar lápisRico grafite que têm!Tomara-os el-mendigos para si.

-Os teus euros nã queroQue darias mais, mendigoA quem to trouxera aqui? -As minhas botas que estão pretas como o carvão.-As tuas botas não nas quero para mim,Que darias mais mendigo a quem to trouxera aqui?

-De três cabeludos que eu tenhoTodos três te dera a ti:Um para te calçarOutro para te lavarE o mais formoso de todosPara contigo pedir.

-Os teus cabeludos não os quero para mim,Dá me outra coisa mendigoSe o queres que traga aqui?

-Não tenho mais que te dar,Nem tu mais que me pedir. -Tudo não, mendigo meu,Que inda não te deste a ti.

-Segurança que tal pede,Que tão ladrão é de si,Por meus ladrões arrastadoO farei andar aíAo escape do meu carro A volta do meu abrigoCabeludos, os meus cabeludos, acudi-me agora aqui!

- Este casaco de peloQue contigo reparti Que é dela a outra metade ?Pois a minha, vê-la aí!

-Tantos anos que chorei,Tantos sustos que temi!Deus te perdoe, irmãoQue me ias chateando aqui!

Eduardo Contreiras, 6.º B

Textos

Page 16: Jornal N@Vegador (1.ªedição)

Quadro de mérito de Educação Artística

Quadro de valor 1.º ciclo

Quadro de valor Quadro de mérito desportivo

Diretor do Agrupamento, Rui Filipe

O meu amigo BillyO meu livro preferido é «O meu amigo Billy» de Luise Booth. Ele veio parar às minhas mãos através do meu avô, quando veio passar férias ao Algarve. Gosto deste livro porque nos dá a conhecer uma criança autista que, quando adota um gato, muda a sua vida para sempre.Visto que é uma história verídica, conseguimos saber os sentimentos da criança, da família e pessoas conhecidas.Na minha opinião, o menino quando conhece este felino muda de humor e personalidade, deixando todos admirados e fazendo-nos pensar que o que aconteceu foi um enorme milagre que só pessoas divinas nos podem explicar.Achei-o muito interessante, pelo que se tornou o meu preferido. Ele é muito grande e, assim, posso lê-lo quando estiver aborrecido, ou à noite quando quiser dormir.Recomendo a sua leitura porque desperta as nossas emoções, mete-nos no dia a dia do narrador (participante) e conta-nos a história de como tudo aconteceu, através de palavras próprias do escritor.

Orlando Fortunato 6.º A

Robinson CrusoéO meu livro preferido chama-se Robinson Crusoé e o autor é Daniel Defoe. Na minha opinião, eu preferi este livro, porque, a meu ver, fala de uma experiência de vida fantástica de um homem muito corajoso. Ele, graças à sua coragem, sobrevive a coisas inéditas e muitos perigos. Robinson, que é náufrago, vai parar a uma ilha deserta e sobrevive a tempestades e furacões . Ele consegue arranjar maneiras de sobreviver, construindo barcos, casas e abrigos para conseguir viver na ilha onde foi parar e que desconhecia completamente. Teve também que arranjar ferramentas para fazer as suas construções.Gostei especialmente da parte em que ele salva um homem, em perigo, que estava para ser comido por canibais e o educa. Deu-lhe o nome de Sexta-feira, porque foi o dia em que o salvou. Eu tenho este livro, porque ofereceram-me nos anos e também está no Plano Nacional de Leitura do 6.º ano.

Gabriel Lopes 6.ºA

Livrospreferidos