Jornal Nossos Passos - Junho 2012

8

description

Jornal Nossos Passos, edição de junho de 2012.

Transcript of Jornal Nossos Passos - Junho 2012

Page 1: Jornal Nossos Passos - Junho 2012
Page 2: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

2

EditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorialEditorial

Pároco

Mons. Luiz Rodrigues Oliveira

Nossos Passos Junho de 2012

Mais uma vez estamos celebrando a assim chamada festados apóstolos Pedro e Paulo. Talvez esta seja uma cari-

nhosa expressão da comunidade católica para falar daqueles que,a exemplo do Mestre, deram sua vida em sacrifício cruel: umcrucificado de cabeça para baixo e o outro decapitado. Melhor emais correto seria dizermos a festa da Igreja, da nossa Igreja; aIgreja Católica, Apostólica...

Celebrar a festa da Igreja não é mais que tomarmos consciên-cia do mandato e das exigências que este mandato nos impõe.Jesus ao despedir-se do mundo ordenou que fôssemos por todaparte anunciando o Evangelho, ensinando e batizando em nomeda Trindade Eterna e Santa. Isto está posto no último capítulo doescrito de São Mateus (28,19). Entretanto, há outro texto que senos afigura muitíssimo importante e que vale a pena comentar-mo-lo, haja vista ser aquele que talvez melhor expresse o sentidodo discipulado e este, relacionado com a missão de Pedro. De-pois de questioná-lo por três vezes (tu me amas, tu me amas, tume amas, mais que a estes...?) e após o sim profundo de PedroJesus lhe diz: “Quando eras jovem tu te cingias e andavaspor onde querias; quando fores velho, estenderás asmãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres”(Jo 21,18).

Celebrar a festa dos Apóstolos e/ou da Igreja é, sobretudo,atentar para este provocante fato: a missão, o discipulado é muitomais que uma atitude religiosa de quem parece crer, mas o fazemocionalmente apenas. Seguir a Jesus é viver a Sua Igreja comtodas as implicações que este compromisso encerra. Seguir aJesus é assumir a Igreja, deixando-se levar pela mão misteriosado Senhor que nos dá o Seu Espírito para que este nos reveletoda a Verdade da Criação-Redenção. Seguir o Mestre é cingir-se com a vestidura da ética e da moralidade, a fim de dizer aosconstrutores do mal que existe um bem a ser vivido não obstante apouca repercussão do ato de ser bom. É deixar-se conduzir por Elea lugares aonde nunca teríamos, por nós mesmos, gostado de ir.

Se Pedro deixou-se conduzir pelo Senhor e no silêncio entre-gou a sua vida no humilhante martírio da cruz, Paulo deixa-noscom tão forte e significativa exortação: “Combati o bom comba-te, terminei a minha missão guardei a fé, para mim está re-servada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo juiz,naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tive-rem esperado com amor a sua aparição” (2 Tim 4,7).

Estes são as nossas testemunhas históricas, esta é a nossaIgreja que pede e espera de nós semelhantes testemunhos a fimde que sejamos fiéis ao mandato do Senhor que nos unge-cingepara sermos seus discípulos até o fim dos tempos.

O Seguimento

Missa da Misericórdia presidida

por Dom Giovanni CrippaAconteceu no dia 31

de Maio, às 12 horas naMatriz do Senhor dosPassos a tradicionalMissa da Misericórdiapresidida pelo Bispo Au-xiliar de Salvador DomGiovanni Crippa e con-celebrada pelo nossoPároco Mons. Luiz Ro-drigues, Vigário Pe. Ge-nival Oliveira e pelo Diá-cono João Carlos Ferreira. Uma belacelebração, com a Igreja completa-mente lotada de fiéis vindos de inú-meras paróquias e de cidades vizi-nhas, que frequentam tradicional-

mente esta celebração da quinta-fei-ra na Matriz do Senhor dos Passos,onde munidos de fé, se encontrampara orar, adorar, pedir e agradecerao Senhor das suas vidas por tudo.

Durante a Missa de Pentecostes,no domingo, dia 27 de maio, às 08:30horas na Matriz do Senhor dos Pas-sos, além de especial pela celebra-ção do nascimento da Igreja atravésdo Espírito Santo, foi também espe-cial pela investidura de 12 novosMinistros Extraordinários da Comu-nhão da nossa paróquia. Presididapelo Arcebispo Dom Itamar Vian econcelebrada pelo Pároco Mons. LuizRodrigues e pelo Diáono João Car-los Ferreira, em sua homilia Dom Ita-mar nos trouxe uma reflexão a respei-to do que a tecnologia atual nos ofe-rece em termos de informação, dizen-do que a velocidade da veiculaçãoda informação nos afasta da verda-deira comunicação; reportando-se aomomento da descida do Espírito San-to, quando eles falavam em suas pró-prias línguas, porém entendidos portodos. E frisou: “informa-se muito,comunica-se pouco. Falta a verda-deira comunicação entre os povos,as famílias, os casais, e os membrosda igreja”. Disse ainda que os dons,os ministérios e os serviços edificam

a Igreja. E destacou a importância doserviço que é prestado pelos Minis-tros Extraordinários da Comunhão,que é o de levar Jesus Eucarísticoespecialmente aos idosos e doentes.O pároco, Monsenhor Luiz Rodri-gues, conduziu a apresentação dosnovos membros que receberiam ainvestidura no Ministério Extraordi-nário da Comunhão: Ana Claudia,Claudia Almeida, Cleonice, Maria daGlória, Hélio Almeida, Iracema Arau-jo, Laura, Maria Messias, PetronílioNeto, Rainéria Mascarenhas, Simo-ne e Zanete. O Arcebispo os acolheu,fez os questionamentos litúrgicos eapós a bênção das opas todos rece-beram a vestimenta e fizeram suaspromessas com a mão direita sobre aBíblia e a chave do Sacrário, rece-bendo, em seguida, do Arcebispo, abênção e a condição de serem Mi-nistros Extraordinários da Comu-nhão. A Paróquia Senhor dos Pas-sos parabeniza a todos e pede aoEspírito Santo que os conduza nanova missão com muito amor, humil-dade e disponibilidade.

Ordenação dos 12 novos Ministros da Comunhão

Page 3: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

3Nossos PassosJunho de 2012

Euvaldo Figueiredo

CONTEMACContabilidade

[email protected]

Técnico Contabil

Rua Desembargador Felinto Bastos, 927 Centro - Feira de Santana

75 3623-5636 - 5848-5119

Dia do PapaNo dia 29 de junho, a Igreja cele-

bra a festa de São Pedro, o apóstoloque Jesus escolheu para ser o chefedos apóstolos, como se lê não só noEvangelho de São Mateus (16, 18),mas também em São João (21, 16-18).Através da imagem das chaves Cris-to prometeu-lhe a chefia da cidade eentregou-lhe todo o rebanho. Por sera festa de São Pedro, é o Dia do Papa,que é seu sucessor. Não é em funçãoda medida de seus conhecimentosque o cristão se salvará, mas segun-do o vigor de sua fé, ou seja, de seuabandono à vontade do Mestre Di-vino. Ora, este, como está claro nosEvangelhos, quis constituir Pedro,seu sucessor. Portanto, acatar e ve-nerar o Chefe da Cristandade, repre-sentante autêntico do Filho de Deus,é render honra ao próprio Salvador.

Nesta atitude está incluída a re-verência total à figura do SoberanoPontífice. Jesus fez a Pedro uma pro-messa gloriosa: “Tu és Pedro e so-bre esta pedra eu edificarei a minhaIgreja e as portas do inferno não pre-valecerão contra ela. Dar-te-ei aschaves do reino dos céus; e o queligares na terra ficará ligado nos céuse o que desligares na terra ficará des-ligado nos céus” (Mt 16,18-20).

Depois de sua ressurreição, Elecumpriu este compromisso, conferin-do o primado a Pedro. Cobrou deleuma tríplice manifestação de amor.Com as palavras cordeiro e ovelhas,que ele deveria apascentar, quis sig-nificar a universalidade do rebanhoque lhe estava sendo confiado, semexceção alguma (Jo 21,15-28).

Constituiu Pedro como aquele quegovernaria a Instituição através daqual Ele continuaria sua obra salvífi-ca. O pontificado dos sucessores dePedro tem sido a garantia da unida-de cristã. Uma Igreja estruturada eenriquecida com uma experiência ecom uma sabedoria que lhe permi-tem guiar os povos, guardar e prote-ger a Boa Nova, ficando sempre in-tacta a doutrina pregada pelo Mes-tre divino.

Ideologias mortíferas se levantam,ataques incessantes à Igreja, masesta, firme na rocha que é Pedro, atra-vessa os mares mais tempestuosos.Eis por que, também por gratidão aosimensos trabalhos apostólicos dosPapas, a devoção ao Chefe da Igrejaforma uma parte essencial da pieda-de cristã, da vida espiritual do bati-zado. Cumpre, deste modo, amar oPapa, obedecer a ele fielmente. Ele é,

A Paróquia Senhor dos Pas-sos, através da Equipe de Even-tos, coordenada pelo casal Ken-nedy e Suzane, realizou na noitedo dia 06 de junho, o tradicionalForró do Periquito no EspaçoOlimpo em Feira de Santana. Aabertura oficial foi realizada peloPároco Monsenhor Luiz Rodri-gues, que após saudar todos ospresentes, falou da importânciadesta festa realizada com muitaalegria, doação e compromisso,congregando toda a comunida-de paroquial para sua concreti-zação anual. Após seus mais de20 anos de existência, tornou-se uma festa esperada por todaa cidade e abre os festejos juni-nos, por acontecer sempre no fi-nal do mês de maio ou início de ju-nho. Monsenhor Luiz Rodriguesconvidou a todos para rezarem e

e familiares. Com um público deaproximadamente 2.500 pessoas,formado principalmente pelasfamílias, jovens e crianças acom-panhadas pelos pais se diverti-ram bastante, fazendo o Forródo Periquito repetir o sucessodos anos anteriores. O eventofoi animado por três bandas deforró pé-de-serra, sorteio de ba-laio junino e diversas barracasde bebidas e comidas típicas.Muita alegria, descontração econfraternização entre amigos efamiliares, fez desta noite, ummomento especial para todos. Acoordenação da festa agradeceaos patrocinadores e a todosque direta ou indiretamente seenvolveram para sua realização.

Parabéns a todos que participaramdo Forró do Periquito – O Forró daFamília. Até 2013!

de fato, Jesus Cristo visivelmentepresente entre os homens.

Com precisão ensinou Pio XII, naencíclica Mystici Corporis, que aIgreja tem somente uma cabeça prin-cipal que é Cristo que sem cessar agoverna misteriosamente atravésdaquele que ocupa seu lugar sobre aterra. O Corpo Místico de Cristo nãotem duas cabeças, mas uma só: “Cris-to e seu Vigário não formam senãouma só cabeça”.

Como Jesus é “o caminho, a ver-dade e a vida” (Jo 14,6), a missão doPapa é idêntica. Ele nos mostra o ca-minho da salvação, nos prega a ver-dade e nos comunica a vida divinapessoalmente e por meio dos bispos

por ele designados. Estes ministramo Sacramento da Ordem passandoaos sacerdotes parte de seus pode-res sacramentais e pastorais. Eis por-que Santa Catarina de Sena chama-va o Papa de “doce Cristo da terra”.Todo o orbe católico é governadopelo Papa que, assim, é o Chefe demilhões de cristãos.

Por isto mesmo, ele é o fundamen-to e o centro da unidade. A salvaçãoe a prosperidade da Igreja estão liga-das, em grande parte, à prudência,ao vigor, à sabedoria, à eficácia docomando papal. O Papa é, por outra,doutor universal por meio das defi-nições solenes “ex cathedra” e dasencíclicas dirigidas a toda a Igreja epor meio de uma série de outras dire-trizes. Estas são transmitidas, outros-sim, através das decisões das Con-gregações romanas, das cartas aoepicopado, das normas gerais aosteólogos e aos exegetas, das alocu-ções consistoriais.

Para tudo isto o Papa se vale desábios teólogos e os Cardeais dasCongregações romanas. Destemodo, ele é o grande Pastor semprea velar pelas ovelhas de Cristo comuma solicitude sem par. Para cumprir,porém, com tão graves deveres eleconta sempre com as preces dos cris-tãos, certos todos de que: “Onde estáo Papa, está a Igreja e, onde está aIgreja, está Jesus Cristo”!

Um sucesso, o forró do periquito 2012

após a bênção, deu por aberto o For-ró do Periquito 2012. Também esti-veram presentes nosso Vigário Pa-

dre Genival Oliveira e o Diácono JoãoCarlos Ferreira, que com muita ani-mação se divertiram com os amigos

Page 4: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

4 Nossos Passos Junho de 2012

Av. Senhor dos Passos, 1204

Tel. 3602 9570 / Fax: 3602 9571

Rua Marechal Deodoro, 446

Tel. 3602 9577 / 3602 9578

COMERCIAL DE LOUÇAS E PLÁSTICOS

É muito comum ouvirmos as frases: “eu não preciso ir à missa” ou “eu possorezar em casa, o efeito é o mesmo”. E ainda ouvimos dos jovens: “a missa échata, é mecânica, todo dia é a mesma coisa, não muda nunca”, “aquele coral,aquelas músicas afastam todo mundo da igreja”. O que chama mais a atenção éque ouvimos essas frases de cristãos católicos atuantes nos movimentos deigreja, que tem como objetivo evangelizar, levar o outro a Deus.

Como cristãos católicos, antes de qualquer coisa, ir a missa deve ser a nossaprimeira missão. Pois em apenas uma hora, temos a oportunidade de estarmosreunidos em comunidade; de reconhecer nossos erros e pedir o perdão a Deus, denos reconciliarmos com o Pai; de exaltar, louvar e glorificar a Deus, O reconhe-cendo como nosso Mestre e Senhor; de fazermos nossos pedidos pessoais.Através das leituras, do Evangelho e da homilia temos a oportunidade de ouvir-mos e aprendermos o que Deus nos fala e percebermos que esses ensinamentossão atuais e se aplicam perfeitamente ao mundo de hoje e a cada um de nós.

Na missa, temos a oportunidade também de professar a nossa fé a Deus e aIgreja que escolhemos seguir e servir. Fazemos nossos pedidos coletivos pelacomunidade e pelo mundo; colocamos no altar do Senhor as nossas vidas, nossosdons, o que nos foi dado por Ele. E o principal e mais importante, revivemos eparticipamos com Ele o que foi vivido na ultima ceia. Por fim, somos abençoa-dos e enviados para continuarmos a missão que Jesus nos confiou.

Não devemos ir à missa esperando receber nada em troca. Não devemos ir àmissa porque alguém está nos obrigando. Essa obrigação não deve ser nossa como outro, mas sim, de nós com Deus. Devemos ir à missa como uma forma degratidão pelo amor que Jesus tem para conosco, de revivermos com Ele seusacrifício de amor. Devemos ir à missa buscar a Eucaristia, nosso sustento docorpo e da alma; Aquela que nos dar força para não fraquejar, para trilhar sempreno caminho de Deus. Se tivermos a consciência do que Jesus disse na última ceia:“Tomai e comei, isto é meu corpo”. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da NovaAliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados” (Mt 26, 26-28), e ainda: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pãoviverá eternamente. E o pão, que hei de dar, é a minha carne para a salvação domundo” (Jo 6, 51), buscaríamos a Eucaristia constantemente, pois, as palavrasde Jesus são claras, Ele afirma que ali é o seu corpo e sangue, e para fazer partecom Ele devemos buscá-lo. Ou nós achamos que no momento da consagração,em que o padre repete as palavras proferidas por Jesus na última ceia, Ele nãoassume o lugar do sacerdote e não ocorre a Transubstanciação? Será que acredi-tamos que na comunhão estamos de fato recebendo o corpo e sangue de Jesus,que Ele está presente na Eucaristia ou achamos que é apenas uma simbologia,uma representação?

O que os católicos estão precisando, principalmente os jovens, é procurarentender de mente e principalmente coração aberto o significado de cada parte damissa. Se nós a compreendermos ela deixará de ser mecânica, e nada e nemninguém nos afastará dela, muito pelo contrário, teremos satisfação em partici-par da missa. Quem não gosta de sentir aquela paz, aquela sensação gostosa queexperimentamos quando a missa termina? E o interessante, é que essa sensaçãoperdura por quase toda semana, quando vamos nos aproximando do final desemana, ela vai começando a diminuir. É a hora de voltarmos à missa novamen-te e buscarmos a força e paz interior. Quando não tivermos vontade de ir àmissa é ai que devemos ir e pedir a Deus que aumente a nossa fé. Não devemostrocar Deus por nada e nem ninguém, afinal, para Ele estamos em primeiroplano.

Santos JuninosSANTO ANTONIOFestejado em 13 de junhoNasceu em Lisboa, em agosto de

1195, batizado com o nome Fernan-do de Bulhões. Aos 15 anos entroupara um con-vento agosti-niano e em1220 trocou onome paraAntônio, in-gressando naOrdem Fran-ciscana. Leci-onou teologiaem várias uni-versidades européias e morreu em13 de junho de 1231, a caminho dePádua, na Itália. Padroeiro dos po-bres e considerado o santo casamen-teiro, também é invocado por pes-soas que queiram encontrar objetosdesaparecidos.

SÃO JOÃOFestejado em 24 de junhoFilho de Zacarias e Isabel, diz a

Bíblia que foi ele quem batizou Je-sus Cristo com as águas do rio Jor-dão. Daí vem o nome Batista, o “ba-tizador”. É o mais famoso dos trêssantos domês de ju-nho, tantoque as fes-tas juninastambém sãoconhecidascomo festasj o a n i n a s ,em sua ho-menagem. Ahistória bí-blica descreve Isabel, sua mãe, comoprima de Maria, a mãe de Jesus. Éusualmente representado pela figu-ra de um menino com um cordeirono colo, já que teria sido ele quemanunciou aos homens a chegada docordeiro de Deus. Assim, quando seaproxima o dia do seu aniversário, élogo anunciado com o Acorda Povo- tradicional procissão, com dançase cânticos, às vezes profanos, queconduz a bandeira do santo, ao somde zabumbas e ganzás. Seu início équase sempre a partir de zero hora evai até o raiar do dia.

SÃO PEDROFestejado em 29 de junhoNascido com o nome de Simão,

foi chamado de Cefas (pedra, em ara-

maico) por Jesus, em função de suafirme liderança. Daí a origem donome Pedro.Era pescador,tal como osapóstolos Ti-ago e João, efoi apresenta-do a Cristo porseu irmão, oapóstolo An-dré. É conside-rado o primei-ro papa da Igreja Católica, guardiãodas chaves do céu e responsávelpelas chuvas. Foi executado por or-dem do imperador Nero, entre osanos 64 e 67 da era cristã.

SÃO PAULOFestejado em 29 de junhoSão Paulo está ao lado de São Pe-

dro nesse fim de festa. São Paulo échamado o Apóstolo dos Gentios.Realmenteé admirávelsua ativida-de na pro-pagação dafé. De per-seguidor deJesus Cristofez-se umA p ó s t o l oda Igreja,um missio-nário, o modelo dos missionáriosde todos os tempos. As Epístolasde São Paulo dão-nos uma imagemnítida das suas lutas, dificuldades,provações e tribulações de toda asorte. Mas em tudo venceu o amora Jesus, a Jesus crucificado. SãoPaulo é um gigante no amor ao Sal-vador. “Jesus é minha vida”, con-fessa ele, e para Jesus não haviatrabalho que não fizesse, dificulda-de que não vencesse. No fim davida, pôde, em verdade, dizer: “Com-bati o bom combate, terminei a car-reira e conservei a fé”. Para quepossamos afirmar a mesma coisa, épreciso que imitemos o grandeApóstolo no imenso amor a Jesus eà Santa Igreja. É preciso que comele, sacrifiquemos a nossa carne,demos desprezo ao mundo, tenha-mos amor aos nossos irmãos, seja-mos castos e puros, e da nossa vidafaçamos um hino de louvor a Deus.Destarte, seremos herdeiros da co-roa, que nos dará o justo juiz no diada recompensa.

Fortaleza do Cristão

Page 5: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

5Nossos PassosJunho de 2012

Rua Conselheiro Franco, 81 - Sala 2 - Centro - Feira de SantanaTel.: (75) 3623 9444 - E-mail: [email protected]

AZIMUTE TOPOGRAFIA

André Dórea

No dia 30 de Maio, data em quese realiza o “Dia do Desafio”, criadono Canadá e difundido em todo omundo, a Pastoral da Saúde, Pasto-ral Universitária e o Grupo Caminha-da da Pastoral da Juventude, reali-zaram a 1ª Caminhada da ParóquiaSenhor dos Passos. A saída aconte-ceu após o aquecimento e alonga-mento orientados por dois profes-sores de Educação Física e a bên-ção do nosso Vigário Pe. GenivalOliveira que participou de todo o tra-jeto, saindo da Capela Nossa Senho-ra da Piedade, percorrendo a Av.Maria Quitéria, descendo a Av. Ge-túlio Vargas até a Igreja Senhor dosPassos e retornando até a Capela doHDPA. Esta ação visou incentivar aprática regular de atividades físicas

1ª Caminhada da Paróquia Senhor dos Passos

2ª Campanha de Doação de Sangue

No dia 1º de junho, a Pastoral daSaúde e Apostolado de Oração,ambos da Paróquia Senhor dos Pas-sos, realizaram mais uma visita aosenfermos do Hospital Dom Pedrode Alcântara, onde também foramentregues mais 30 lençóis, referen-te à Campanha de Lençóis, doados

Visita e entrega de lençóis no HDPA

em benefício da saúde. A manuten-ção da saúde, a prevenção de do-enças e a prática de exercícios têmsido amplamente discutidas pela so-ciedade como elementos fundamen-tais à conquista de uma vida sau-dável, tanto física quanto emocio-nal. O Dia do Desafio tem o objeti-vo de sensibilizar crianças, jovense adultos para que insiram a ativi-dade física no rol de prioridades doseu cotidiano, como parte do tem-po que cada indivíduo dedica a simesmo e à sua saúde. Esta 1ª Cami-nhada da Paróquia Senhor dos Pas-sos contou com a participação de37 paroquianos e espera-se que emsua próxima edição receba muitomais pessoas. “Cuidar da saúde éum ato de fé na vida”.

por paroquianos e entregues na Se-cretaria da Igreja. A Diretora Geraldo HDPA Sra. Sandra Peggy nosfalou da felicidade da repercussãoda campanha, relatando que aindarecebe doações de lençóis esporá-dicas, em consequência desta cam-panha.

A Pastoral da Saúde da Pa-róquia Senhor dos Passos emparceria com o Hospital Clé-riston Andrade, realizou de 12a 15 de junho, das 8 às 17 ho-ras (sem intervalo para o almo-ço) no Centro de Evangeliza-ção Integrada - CEI, localiza-do na Rua Sabino Silva nº 605- Praça da Kalilândia, a 2ª Cam-panha de Doação de Sangue.Este ano, mais um serviço foiagregado à campanha de doa-ção de sangue. Teve-se a Tri-agem para Identificação dePortadores ou Pacientes comRisco de Glaucoma. O glauco-ma é uma doença ocular quepode levar à cegueira irrever-sível, se não for controlado.Ele é causado pelo aumento dapressão intraocular (PIO). Látivemos plantão de oftalmolo-gistas que realizaram os exames aosque fizeram sua doação. Os aspec-tos relacionados às terapias queutilizam sangue e seus derivados,há muito deixaram de ser problemados médicos ou dos hospitais. Acaptação de doadores é um pro-cesso, no qual, todos os membrosda comunidade deverão estar com-

prometidos e empenhados, poissem o doador, não haverá em hi-pótese alguma disponibilidade desangue. Queridos irmãos, com oslogan “Ele doou tudo, para vocêdoar um pouco!” nos mobilizamosmais uma vez juntos com nossosfamiliares, amigos e vizinhos, parajuntos salvarmos vidas.

Por iniciativa do nossoParóco Monsenhor LuizRodrigues Oliveira, osino da Igreja Senhor dosPassos voltará a tocar,após longas décadas desilencio. Quem não seencanta ao ouvir o sono-ro timbre do sino que, doalto do campanário, nosconvida a elevar nossamente ao Céu e dirigir aDeus uma súplica, umlouvor? O sino é umaverdadeira maravilha daarte, pela simplicidade desuas linhas, beleza desuas proporções e riqueza de suasnotas. Melodioso, disciplinado eamigo, o sino sempre nos lembraseu caráter genuinamente cristãocatólico. O sino nasceu católico,sua invenção foi reservada à Igre-ja Católica Apostólica Romana. E

esta o ama como a um filho, a pon-to de até batizá-lo. Bem entendido,não se trata do Batismo sacramen-tal, que nos torna filhos de Deus,mas de um cerimonial de consagra-ção, como se faz com os vasos sa-grados.

Sino voltará a tocar!

Page 6: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

6 Nossos Passos Junho de 2012

Aconteceu no dia 20 de maio de2012, no Colégio Superstar o 28ºEncontrinho de Crianças com Cristoda Paróquia Senhor dos Passos, co-ordenado pelos casais Conceição,Aurélio, Carla e Alexandre. Foi ummomento de muita alegria, fé e ora-ções com crianças de 8, 9 e 10 anosque refletiram o tema “As criançascreem em Jesus nosso Senhor”. Oencontro foi encerrado com a Cele-bração Eucarística às 19h, na IgrejaSenhor dos Passos com as crianças,equipe de trabalho e pais, que tive-ram muitos momentos marcantes

sendo alguns deles: a liturgia comleituras e cantos feitos por crianças ejovens, o ato penitencial, onde crian-ças e pais lavaram as mãos uns dosoutros; o diálogo na homilia entre oPe. Genival Oliveira e as crianças; e oPai Nosso realizado com todas as cri-anças no altar, além da Sagrada Eu-caristia, ápice da celebração. A Pas-toral da Catequese responsável pe-los encontros infantis esteve apoi-ando toda a preparação e realizaçãodo encontro e segue na missão Evan-gelizadora em nossa paróquia sob acoordenação de Zannety e Neto.

28º Encontrinho

Aconteceu no últi-mo dia 06 de maio de2012 no ColégioSuperstar, o 9º Semen-tinha coordenado porMichelle Mariano eJôse Nascimento. Foium momento especialcom cantos, teatro eorações com criançasde 5 a 7 anos, que re-fletiram o tema “Deixaivir a mim as criancinhas, porquedelas é o Reino de Deus”. O en-contro foi encerrado às 12 horas eà noite na Celebração Eucarísticadas 19h, na Igreja Senhor dos Pas-sos os pais foram com as crianças, e toda a equipe de trabalho celebraras bênçãos do dia. Foi uma missaanimada, as crianças estiveram mui-

to à vontade, dialogaram com o Pe.Genival Oliveira durante a celebração,foram ao altar na oração do Pai Nos-so e consagração. A Pastoral da Ca-tequese acompanhou toda a prepa-ração e realização do encontro e se-gue na missão Evangelizadora emnossa paróquia sob a coordenaçãode Zannety e Neto.

9º Sementinha

27º DespertarNos dias 25, 26 e 27 de Maio rea-

lizou-se o 27º Despertar da ParóquiaSenhor dos Passos, sob a coorde-nação das tias Nívia e Val e pelosjovens Lucas Bulos e Anna BeathrizAzevedo, acompanhados de umaequipe composta de aproximada-mente 65 jovens e 22 casais de tiosque se prepararam para o encontro,refletindo sobre o tema: “Maria, mãeque humildemente nos conduz aopai.” Durante os três dias, 60 jovensque fizeram o encontro, vivenciaramum clima de espiritualidade, emoção,alegria e partilha, despertando, as-sim, para o amor de Deus que de-

sabrochou nos corações de cadaum fazendo-os perceber que, paraser feliz, é preciso despertar. ODespertar culminou com a Celebra-ção Eucarística de Pentecostes naIgreja Senhor dos Passos, com aIgreja completamente lotada, ani-mada pela equipe de canto que atransformou em uma missa alegree brilhante, contagiando a todosque se fizeram presente, desde osfamiliares dos jovens, os paroqui-anos e todos os demais que ali bus-caram celebrar o Espírito Santo deDeus sentindo verdadeiramente asua presença.

“Eucaristia, fonte de vida e comunhão”Foi com esta frase que Dom Itamar conduziu a homilia durante a

Missa de Corpus Christi, no último dia 7 de junho, na Praça da Catedralde Santana, contando com a presença também do Bispo Auxiliar deSalvador Dom Giovani Crippa, além dos sacerdotes de todas as Paróqui-as. Como sempre acontece, desde as 4 horas da manhã os fiéis já esta-vam nas avenidas elaborando os tapetes ornamentais para a passagemda procissão. Segundo Dom Itamar, trata-se dos “tapetes da fé”. Elepassa visitando todos os grupos, expressando a sua alegria e dizendosentir-se feliz em ver o povo de Deus manifestando publicamente a suafé no Cristo Eucarístico. Em sua homilia, Dom Itamar lembrou que “Eu-caristia é fonte de vida” porque representa o sangue de Cristo, marca danova aliança. E disse ainda: “sangue é vida...”, destacando a situaçãoda saúde pública em nosso país, clamando pelos doentes que sofremnas filas dos hospitais. E complementou: “Eucaristia é comunhão” por-que é o próprio corpo de Cristo, que antes era pão. E lembrou que o pãodeve ser partilhado e nunca acumulado, chamando a atenção para agrande necessidade de sermos solidários uns com os outros, especial-mente com os mais necessitados, destacando a situação de desigualda-de em que vivemos, quando poucos detêm a riqueza e a grande maioriapassa fome. Após a Missa, saiu a solene procissão, com uma multidãoque aproveitava a oportunidade para atualizar o mistério da fé, agrade-cendo e exaltando a Jesus, pelo Dom de Si mesmo na Eucaristia.

Page 7: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

7Nossos PassosJunho de 2012

Junho

Aniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes DizimistasAniversariantes Dizimistas

Av. Getúlio Vargas, 1955 - CentroFeira de Santana

75 3622-8899

GALPÕESTERRENOS

CASAS

O imóvel quevocê procura

CALENDÁRIO PAROQUIAL

JUNHO:SANTO ANTÔNIO, SÃO JOÃO, SÃO PEDRO E SÃO PAULO

02 – Celebração do 70º - Aniversário de Ordenação Presbiteral deD. Silvério02 – Forró do Periquito03 – Santíssima Trindade02 e 03 – Aprofundamento com Namorados05 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas06 – Reunião do Conselho Econômico04 a 06 – Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus (Capela N. Sra. da Piedade)07 – Corpus Christi09 – Celebração com as crianças na Comunidade Sete de Setembro - 16h11 a 15 – II Campanha de Doação de Sangue – CEI12 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas16 e 17 – Curso de Noivos16 e 18 – Romaria ao Santuário de Bom Jesus da Lapa (Jubileu)17 – CCC ( Encontro de crianças de 11 e 12 anos) – Escalada19 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas22 – Aniversário do Diácono João Carlos23 e 24 – São João26 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas29 – São Pedro – Dia do Papa

JULHO:JUBILEU DA ARQUIDIOCESE E FESTA DE SANT’ANA

03 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas04 – Reunião do Conselho Econômico07 e 08 – Curso para Pais e Padrinhos09 a 13 – Retiro do Clero10 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas13 a 15 – 38º ECC17 – Revisão do ECC17 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas20 – Aniversário do Mons. Luiz Rodrigues20 a 22 – Alvorada22 – Encerramento do Jubileu Arquidiocesano24 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas26 – Festa de Sant’Ana27 a 29 – Caminhada31 – Louvor na Igreja dos Remédios às 12 horas

01 - Olga Noemia de F. Guimarães01 - Maria Gorete Aires de Medeiros01 - Edvaldo Pires Amorim01 - Andréia Carla Mires Sampaio01 - Maria São Pedro Soares Coutinho02 - Jorge de Morais02 - Ana Lucia Almeida de Jesus02 - Robenil Santana Costa02 - Ana Paula Nascimento03 - Luiz Gens Daltro Filho03 - Agnaldo Machado de Oliveira03 - Suely Barbosa Cardoso03 - Juarez de Jesus03 - Daniel de Jesus Pereira04 - Izabel de Carvalho Bastos04 - Julio Cezar Falcão da Silva04 - Sidney N. dos Santos05 - Elza Ludovico de Souza06 - Vera Maria da Silva Santos06 - Maria Luiza da S. Lima07 - Ivan Mattos de Souza07 - Wendel de Assis Santos08 - Espedito Simplício da Silva08 - Claudia Patricia P. dos Santos08 - José Raimundo Souza10 - Acordalita M. Rodrigues Oliveira10 - Eliete Nascimento Souza10 - Cícero João dos Santos10 - Marcos Paulo de Souza Santos10 - Doriene Cristina de Lima C. F.10 - Joseneida Silva do Nascimento11 - Luiz Carlos Gomes11 - Reginaldo Nunes Alves12 - Nine de Jesus Santos12 - Gervásio Lima de Carvalho12 - Anizia Cerqueira Leão13 - Fernanda Sanches dos Santos13 - Isadora Sourane Milla14 - Clarice Andrade Silva14 - Maria Divina de Jesus14 - Josefa de Andrade Santos Filha14 - Marivaldo de Jesus Rabelo15 - Maria de Lourdes Soares Santos15 - Almerinda Lima Santana15 - Cleusa Maria de Andrade Falcão16 - Valdete Pereira Lima16 - Aurelina Simões da Mota16 - Werbiston Gonçalves de Almeida16 - Aurelina Silva de Lima16 - Aloisio Benjamim de Oliveira16 - Arilma Brito dos Santos17 - Antonio Carlos Mascarenhas17 - Antonio Adriano Martins Filho17 - Helena Mota dos Santos

17 - Rozana Alves Diniz17 - Jussara dos Santos Silva17 - Edson Pinto de Almeida Junior17 - Flavia de Carvalho Almeida18 - Maria de Lurdes Costa18 - Maria de Lourdes da Cruz18 - Maria Jandilza Souza Lima18 - Clodomiro Ferreira de Souza Filho19 - Maria das Graças Neves19 - Petronilo Moreira de Souza Neto19 - Vanessa Souza Nogueira Teixeira19 - Maria de Fátima M. de Oliveira20 - Dulce Carvalho Barreto20 - Terezinha Soares Lima20 - Nilzete Guimarães de Oliveira20 - Vera Lúcia Lima de Jesus20 - Raymundo Nonato Batista Lima21 - Maria José da Silva21 - Edna Mascarenhas Moura21 - João Carlos Vieira dos Santos21 - Eder Bastos Matos21 - Marinalva Nogueira de São José21 - Antonio José dos Santos22 - Dayse Cristiane Seabra Brandão22 - Roquilene Ribeiro de Jesus22 - Diácono João Carlos F. de Souza22 - Wagner Souza Araújo22 - Suzaneyde de Castro Boaventura22 - Helena Freitas de Almeida22 - Maria Madalena de C Almeida22 - Maria Aparecida Costa Sobral23 - Francisco Roberto de Oliveira23 - Janilda Vieira de Araújo Marques24 - Eneida Coelho de Araújo Pitiá24 - Mario Sergio dos Reis Santos24 - Juanita de Oliveira Souza24 - Roseane Souza de Araújo Silva25 - Calcida Brandão Vieira25 - Raul Freire da Silva25 - Josafá Alves R. de Oliveira Júnior26 - Jose Santana de Oliveira26 - Jocimar Bras S Macaro26 - João Fernando da Silva Santos26 - Josefa de Jesus Batista26 - Joselma Ribeiro da Silva26 - Maria da Gloria Santiago Ferreira27 - Juvenal Almeida Cardoso27 - Maura Margarete G. de O. Souza28 - Maria São Pedro M. Lima29 - João Kennedy de Souza Silva29 - Maria São Pedro Lopes Bastos29 - Maria São Pedro Ribeiro Santos29 - Marta Lúcia da Silva Matos30 - Arnaldo Moreira Santos

Missa da Saúde

A Pastoral da Saúde da Paróquia Senhor dos Passos, informa àtoda comunidade que realizará a Missa da Saúde todo 4º sábadode cada mês, às 17 horas na Igreja Senhor dos Passos. Venhaparticipar e juntos vamos rezar por todos os enfermos nesta ce-lebração especial.

Page 8: Jornal Nossos Passos - Junho 2012

8 Nossos Passos Junho de 2012

DÍZIMO PAROQUIAL DE ABRIL 2012

IGREJA SENHOR DOS PASSOSDizimistas Cadastrados: 961

Dizimistas Contribuintes: 382 (40%)

CAPELA NOSSA SENHORA DA PIEDADEDizimistas Cadastrados: 212

Dizimistas Contribuintes: 113 (53%)

Valor Total: R$ 24.064,00

Rua Rouxinol, 48 - Santa Mônica IIFeira de Santana - Ba

[email protected]

Tel.: (75) 3612 1171

NOSSO MELHOR DESTINO É VOCÊ!

A Escola da Fé está cada vez maisinteressante. Os temas que estãosendo abordados, os palestrantesaltamente capacitados, têm propor-cionado momentos ricos de reflexãoe conhecimento da palavra de Deus.Seria muito produtivo que os paro-quianos, principalmente os agentesde pastoral, os jovens, os casais,estivessem participando da Escolada Fé. Uma Escola que foi criadadesde 2003, com o objetivo de pro-

porcionar formação bíblico-catequé-tica aos nossos paroquianos, nãotem sido reconhecida como tal, vis-to que, poucos são os que dela par-ticipam. A maioria dos participantessão de outras paróquias ou comuni-dades, até de outras cidades. Atéhoje tivemos a seguinte programa-ção: Aula Inaugural com Frei MárioSérgio, Pároco da Paróquia dos Ca-puchinhos que também lançou seulindo CD, Aula com Irmã Regina como tema Bíblia; Aula com Padre Wil-son da Paróquia Nossa Senhora daConceição; Aulas com o Seminaris-ta Marcelo e Aula com Pe. Wagnerque abordou o tema Apocalipse.Ainda há tempo! A Escola da Fé es-pera por você!

Um show de conhecimento!

Com o tema “Para quemtem AIDS Saúde e Dignida-de”, realizou-se no dia 20 demaio a Celebração pelosMortos de AIDS. Mais umavez a Pastoral da AIDS Ar-quidiocesana realizou estacelebração que conta com oapoio do nosso PárocoMons. Luiz Rodrigues Olivei-ra e do Diácono João CarlosFerreira. A Pastoral da AIDSagradece à Paróquia Senhor dos Passos pelo apoio recebido todos os anos.

Celebração pelos mortos de AIDS

Tel.: (75) 3623-1347

Este Jornal é uma publicação mensalda Paróquia Senhor dos Passos,

com o objetivo de evangelizare divulgar as ações paroquiais.

Impressão:

3623-0011

Alyrio Santos

TIRAGEM 2000 EXEMPLARES

Diagramação:

3487-2781

Secretaria: Igreja Senhor dos PassosE-mail: [email protected]

Pároco: Mons. Luiz Rodrigues Oliveira

Vigário: Pe. Genival Oliveira Carvalho

Auxiliar Pastoral: Diácono João CarlosCoordenação da Pascom:José Angelo e Cláudia Pinto

Jornal Nossos Passos:Mons. Luiz Rodrigues; Pe. GenivalOliveira; Cícero e Marilene Barreto;Michelle Mariano; José Angelo eClaudia Pinto;  Magdalena Nascimento;Jairo Rêgo; Osvaldo, Vera e GabrielaOttan; Aníbal Azevedo

Fotógrafos: Lula Mascarenhas,Robson Miranda e Angelo Pinto

Blog e Twitter: Jairo e Carol RêgoRádio Nossos Passos: Jairo Rêgo, CarolRêgo, Magdalena Nascimento, Valdemare Vilma Silva

Murais: Coordenadores de Pastorais

Web site: Ideia.com.br