Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de 2013

5
Edição 10 - Janeiro de 2013 jornal mural Stella Maris Curta Siga facebook.com/HospStellaMaris twitter.com/HospStellaMaris Você sabe fazer o soro caseiro? Fuja da Desidratação Verão é tempo de festas, praia, piscinas, mas a saúde não pode tirar férias. Leia como evitar as viroses que aparecem nesta época do ano. Previna-se! Fotos: Divulgação 1 litro de água. 8 colheres de chá de açúcar 1 colher de chá de sal + + Do natal até a primeira quinzena de janeiro deste ano, mais de 250 pessoas foram atendidas no Hospital Stella Maris com sintomas de viroses. O Dr. Gustavo Lopes, médico responsável pelo Pronto Socorro do Hospital, alerta que a contaminação acontece por meio das mãos e da boca. “Nas praias, esse número grande de turistas que, sem saber, estão em contato com as bactérias que causam os vírus. Tem que lavar as mãos após as refeições, beber bastante líquido como água, suco, isotônico, água de coco e lavar frutas e verduras antes de comer”, confirma. Os principais sintomas são mal estar, náuseas, vômitos, febre e dor no abdome. Já o tratamento é simples: soro, medicação e repouso. Saiba como cuidar da sua saúde! Beba bastante líquido (água, sucos, chás). Evite exposição ao sol nos horários mais quentes. Use roupas leves e passe protetor solar. Lave as mãos com água e sabão antes de comer e após ir ao banheiro. Guarde os alimentos na geladeira.

description

Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de 2013

Transcript of Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de 2013

Page 1: Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de  2013

Edição 10 - Janeiro de 2013jornal mural Stella Maris

Curta Sigafacebook.com/HospStellaMaris twitter.com/HospStellaMaris

Você sabe fazer o soro caseiro?

Fuja da DesidrataçãoVerão é tempo de festas, praia, piscinas, mas a saúde não pode tirar férias. Leia como evitar as

viroses que aparecem nesta época do ano. Previna-se!

Fotos

: Divu

lgação

Você sabe fazer o soro caseiro?

1 litro

de água.

8 colheres de

chá de açúcar

1 colher de

chá de sal+

+

Do natal até a primeira quinzena de janeiro deste ano, mais de 250 pessoas foram atendidas no Hospital Stella Maris com sintomas de viroses. O Dr. Gustavo Lopes, médico responsável pelo Pronto Socorro do Hospital, alerta que a contaminação acontece por meio das mãos e da boca. “Nas praias, esse número grande de turistas que, sem saber, estão em contato com as bactérias que causam os vírus. Tem que lavar as mãos após as refeições, beber bastante líquido como água, suco, isotônico, água de coco e lavar frutas e verduras antes de comer”, confi rma. Os principais sintomas são mal estar, náuseas, vômitos, febre e dor no abdome. Já o tratamento é simples: soro, medicação e repouso.

Saiba como cuidar da sua saúde!Beba bastante líquido (água, sucos, chás).

Evite exposição ao sol nos horários mais quentes.

Use roupas leves e passe protetor solar.

Lave as mãos com água e sabão antes de comer e após ir ao banheiro.

Guarde os alimentos na geladeira.

Page 2: Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de  2013

Devido a grande procura, Curso de Preparo e Administração de Medicamentos

abre inscrição para a 3ª turma

1ª Turma: 22/01/2013 2ª Turma: 25/01/20133ª Turma: 31/01/2013

Hora: 8h às 17hLocal: Salão Padre Américo do Hospital Stella MarisInformações: (12) 3897.3337

As 120 vagas destinadas as duas primeiras turmas (nos dias 22 e 25/01) já foram preenchidas. Por isto, estão abertas as inscrições

para a terceira e última turma que fará o curso no dia 31/01

Edição 10 - Janeiro de 2013jornal mural Stella Maris

Curta Sigafacebook.com/HospStellaMaris twitter.com/HospStellaMaris

Conheça o 1º BABY nascido em Caraguá

Destinado aos alunos de Enfermagem e funcionários do Hospital, o curso que tem a carga horária de 08 horas, tem o objetivo de aperfeiçoar o profi ssional de saúde para a manipulação segura dos medicamentos. Mais 60 vagas foram abertas para a terceira turma que fará o curso no dia 31/01. A inscrição é feita no Setor de Educação Continuada por meio do telefone (12) 3897.3337 ou e-mail [email protected] mediante pagamento da taxa de R$ 10,00. Os funcionários do Hospital fi cam isentos da taxa. Todos receberão certifi cado.

Os 7 certos Para administrar qualquer medicamento o enfermeiro deve verificar a seguinte regra:

8h – Vias de administração e Revisão de operações matemáticas básicas – Enfª. Patrícia Mendes9h15 – Coffee Break9h30 – Composição dos Medicamentos e princípios elementares da farmacologia – Farmacêutico Ely Nascimento12h – Almoço (não incluso)13h – Diluição, rediluição e gotejamento dos medicamentos – Enfª. Cleide Rosa15h15 – Coffee Break15h30 – Notifi cação de reação dos efeitos adversos e erros ocasionados – Enfª. Vanessa Fogaça e farmacêutico Ely Nascimento16h30 – Conduta Ética – Enfº. Alex Mello

PROGRAMAÇÃO

DICA:

Prescrição certa Leito certo Paciente certoMedicamento certo Via certa Dose certa Hora certa

Fotos

: Divu

lgação

Page 3: Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de  2013

Edição 10 - Janeiro de 2013jornal mural Stella Maris

Curta Sigafacebook.com/HospStellaMaris twitter.com/HospStellaMaris

Linda e forte a pequena Ana Victória foi a primeira criança nascida em Caraguatatuba em 2013

Novas metas para 2013

O Hospital está mais organizado e estruturado. Isto é resultado do “ativo intangível” conquistado em 2012 e que permanece no espírito de união e empenho de toda nossa equipe. Neste 2013, continuamos acompanhando o crescimento da cidade, por meio da implantação de projetos inovadores e de novas parcerias. Já começamos a executar as ações do Planejamento Estratégico que foi elaborado conforme roteiro do CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar). Leia ao lado algumas ações previstas para acontecer este ano.

Conheça o 1º BABY nascido em Caraguá Com 3.715kg e 50 centímetros, Ana Victória Silva de Oliveira nasceu às 3h10 do dia 02 de janeiro na Maternidade do Stella Maris. Ela é fi lha de Kledibleny Silva Santos, 16 anos e Paulo Eduardo Alexandre de Oliveira, 19 anos, moradores do Jardim Santa Rosa. “O atendimento no parto e depois na Maternidade foram ótimos! Minha fi lha sentiu dores e as enfermeiras foram carinhosas, segurando a mão dela o tempo todo”, relatou a avó coruja, Joseni Barbosa.

Fotos

: Jessy

ca Bia

zini

A MISSÃO do Stella Maris de “atender de forma humanizada e com qualidade na assistência hospitalar”

continua válida neste novo ano Implantar Programa de Voluntariado para

melhorar a qualidade de vida dos pacientes

Fazer parcerias com a sociedade e com

empresas para viabilizar novas ampliações

Ampliar a Educação Continuada para que pacientes

possam continuar o tratamento em casa

Aumentar as políticas socioambientais

voltadas a preservação dos recursos naturais

Estreitar o relacionamento com a comunidade

por meio de projetos e ações nos bairros

Page 4: Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de  2013

Edição 10 - Janeiro de 2013jornal mural Stella Maris

Curta Assistafacebook.com/HospStellaMaris youtube.com/HospStellaMaris

Você sabe a importância de um BUCOMAXILOFACIAL?

Queremos que você conheça todos os setores e especialidades que temos no Hospital! Este mês vamos mostrar o que faz um cirurgião bucomaxilo, profi ssional que cuida do nosso cartão de visita: a face.

É possível reconstituir um belo rosto e devolver a

alegria de sorrir A especialidade odontológica conhe-cida como bucomaxilofacial faz desde uma simples extração de dente, como reconstru-ção de face e enxertos ósseos em vítimas de acidentes de trânsito. Também devolve ao paciente a função estética de ter um belo sorriso, ajuda a resgatar os movimentos da boca (no caso de lábios leporinos - aqueles que nascem com um corte), entre outros ca-sos que resultam na melhoria da autoestima e da qualidade de vida do paciente. Portanto, estes profi ssionais atuam em casos de traumatismos, anormalidades do crescimento craniofacial, deformidades da boca, dentes, maxilar e face que atrapalham o bom funcionamento do corpo. “Fazemos muitas cirurgias reconstruti-vas aqui no Hospital, pois recebemos mui-tas vítimas de acidentes de trânsito”, explica os Dr. Olegário e Dr. Rômulo que integram a equipe de cirurgiões bucomaxilo do Stella Maris.

Capacitação e treinamento contínuo é fundamental

Para ser um cirurgião bucomaxilofacial é necessário estudar cinco anos de um programa específi co da Faculdade de Odontologia (que forma dentistas), mais três anos de residência cirúrgica hospitalar e ter aprovação do Conselho Federal de Odontologia. “Além da graduação é necessário estar sempre atualizado, participar de congressos, cursos de extensão, palestras, ler muito para acompanhar o progresso na área da saúde“, conclui os médicos que compõe a equipe de bucomaxilo do Hospital Stella Maris.

Page 5: Jornal Mural da Casa de Saúde Stella Maris - Janeiro de  2013

Edição 10 - Janeiro de 2013jornal mural Stella Maris

Curta facebook.com/HospStellaMaris

Auxiliar de Enfermagem conclui pesquisa sobre casos de prematuridade

em Caraguatatuba O estudo desenvolvido por Elaine Avelar revela: mulheres que tiveram hipertensão durante a gravidez ou não participaram do grupo educativo de Pré-natal tem maior possibilidade de “dar a luz” à bebês prematuros no Litoral Norte.

Fotos

: Divu

lgação

Assista youtube.com/HospStellaMaris

A pesquisa “Fatores de risco para casos de prematuridade na cidade de Caraguatatuba”, foi apresentada em dezembro último como Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Enfermagem no Centro Universitário Módulo. As Irmãs Pequenas Missionárias de Maria Imaculada e o Centro de Estudos do Hospital incentivaram a pesquisa de Elaine e disponibilizaram os prontuários das parturientes.

PRINCIPAIS RESULTADOS

Foram entrevistadas 20 mães que tiveram bebês prematuros na Maternidade do Stella Maris em 2012. Os resultados da pesquisa foram:

45% eram primigestas (primeira gravidez);

50% tiveram doença hipertensiva específi ca da gestação;

65% passaram por situações de estresse;

75% não planejaram a gravidez;

83% não participaram de nenhum grupo pré-natal.

“A gente vê muitos casos de nascimentos antes dos nove meses e eu sempre

quis saber o porquê, mas a vontade de pesquisar

aumentou depois que eu tive meu fi lho prematuro (fotos)”, explica Elaine

Avelar.