Jornal Millenium

8
CMYB Ano XI - Nº 89 www.diocesedeparnaiba.org.br • e-mail: [email protected] maio e junho de 2013 Show do Padre Reginaldo Manzotti encerra o 4º. Retiro Diocesano das Santas Missões Populares

description

Publicação da Diocese de Parnaíba

Transcript of Jornal Millenium

Page 1: Jornal Millenium

CMYB

Ano XI - Nº 89 www.diocesedeparnaiba.org.br • e-mail: [email protected] maio e junho de 2013

Show do Padre Reginaldo Manzotti encerra o 4º. Retiro Diocesano das Santas Missões Populares

Page 2: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 201302

CMYB

Rua Dr. Fco. Correia, 683 - Centro Telefax: (86) 3322-3241 / [email protected]

Filtros para água potável e produtos para piscina, limpeza, desinfecção eimpermeabilização de caixa d’agua, desentupimento de ralos, pias e esgotos sanitários.

Igreja mais aberta aos outros -Pede o papa francisco na vigíliade pentecostes

Regional Nordeste IV realiza encontro de Comunicação em Teresina (PI)

Encontro Regional de CEB´s em Parnaíba

O Papa encontrou-se ontem com mais de 200 mil pessoas no encontro intitulado ‘Eu creio, mas aumenta a nossa fé’, na Praça de São Pedro, e respondeu a questões dos fieis. O Santo Padre falou sobre a cer teza e confissão da fé, o desafio de evangelizar a Igreja como resposta à sociedade atual.

No início, o Papa referiu a avó como a principal testemunha de lhe transmitir a fé cristã e apelou às mulheres para que sintam o “amor na transmissão da fé”. “Todos os dias rezo o terço e com Maria na oração sinto-me mais for te”, confessou.

À segunda questão o Papa F r a n c i s c o r e s p o n d e u q u e o mais impor tante no desafio da evange l i zação se resume em três palavras: “Jesus, oração e testemunho”. O Papa referiu a sua entrada na Praça de São Pedro, ao som dos gritos ‘Francisco’, e pediu aos presentes que “gritassem Jesus, porque Ele é que é o Senhor”.

Olhando para uma Igreja que

“quer pobre e para os pobres”, o Santo Padre ape lou a uma comunidade aber ta aos outros. “O que está em crise é o Homem, mas o Homem é a imagem de Deus, por isso não nos podemos fechar em nós mesmos, porque a Igreja quando se fecha, adoece”, aler tou.

Na últ ima questão o Papa Franc isco sub l inhou as duas vir tudes para anunciar o Evangelho e poder mudar alguma coisa no mundo, “a coragem e a paciência”. A referência aos már tires atuais mostra que o cristão “tem de se saber responder ao mal com o bem” e o Papa Francisco perguntou ainda se todos rezavam por estes mártires, pois só a oração os pode liber tar.

Este encontro promovido pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização termina este domingo com o Papa Francisco a celebrar na Praça de São Pedro a missa de Pentecostes e rezar com os diversos movimentos e associações eclesiais a oração mariana do Regina Caeli.

De 30 de maio a 01 de junho a diocese de Parnaíba sediará o Encontro Setorizado de CEB´s do Regional NE 4 que abarca as dioceses de Teresina, Campo Maior e Parnaíba. Par ticiparão cerca de 60 representações das dioceses citadas. O tema do Encontro é: As CEB´s no contexto do Vaticano II e do Documento de Aparecida e será

assessorado por Graça Ferreira (membro da equipe formadora do Regional NE 4). Deverão participar 02 representante de cada paróquia da diocese dando prioridades as paróquias que já tenham uma caminhada de CEB´s. Maiores informações entre em contato com Isabel Uchôa (86)9486-9524 e Auxiliadora Uchôa 9413-7805.

Regional Nordeste IV (Piauí) realizou nos dias 3, 4 e 5 de maio o Encontro Regional de Comunicação. As oito dioceses do estado do Piauí estiveram reunidas em Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI, onde ocorreram palestras, oficinas e mesa redonda com reflexão e debate sobre a comunicação, a natureza de suas práticas e os desafios da cultura gerada pelas novas tecnologias.

O tema do encontro foi “A Igreja na cultura da comunicação: desafios para a nova evan-gelização”. Os assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, padre Clovis Andrade de Melo e irmã Élide Maria Fogolari, par ticiparam dos três dias do evento apresentando os novos desafios da comunicação na Igreja e contribuindo com os comunicadores do Regional Nordeste IV através de suas

experiências.A temática proposta pelo

Reg iona l vem de encont ro com as constantes mudanças culturais provocadas, sobretudo, pelas novas tecnologias que afetam os seguimentos sociais, principalmente a Igreja. Segundo o secretário executivo do Regional Nordeste IV, padre Luiz Eduardo: “nos d ias a tua is tem-se a necessidade de refletir sobre esse novo contexto social a fim de que a Igreja se posicione de maneira adequada para dar continuidade à sua missão de comunicar Jesus Cristo a todos”.

O evento contou com a par ticipação de mais de 130 inscr i tos. No f inal , o bispo referencial da Comunicação do Regional Nordeste IV Dom Plínio José, apresentou o car taz da Novena de Natal 2013, solicitando o empenho de todos em sua divulgação.

Papa Francisco recebe a Cruz peregrina do Bote Fé Brasil

No último dia 8 de maio o bispo de Balsas (MA), dom Enemézio Lazzar is, cumprimentou o papa Francisco após a audiência geral realizada na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na ocasião, além da tradicional troca de solidéu, o bispo presenteou o Santo Padre com a Cruz peregrina, que marca a peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelo Brasil.

Dom Enemézio, que é orionita, está na Itál ia pregando o tr íduo em honra de São Luís Orione, no Santuário de Nossa Senhora da Guarda, em Tor tona.

Av. Pres. Vargas, 94 - Centro - Parnaíba - PI(86) 3321-2141 / 3321-2586

Page 3: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 2013 03

CMYB

Rua Ademar Neves, 1601- Centro

(86) 3323-9713

email: [email protected]

PALAVRA DO BISPO DIOCESANO

Com Dom Alfredo “lançando as redes em águas mais profundas”!

Dom Alfredo visita a Paróquia de NossaSenhora do Perpétuo Socorro, em Cocal

Está chegando a JMJ 2013

A Visita Pastoral realizada na Paróquia de São Sebastião, em Parnaíba-PI, de 25 a 28 de abril de 2013 foi um momento de graça e revitalização de nossa ação pastoral. Da Missa de Abertura, no dia 25, Festa do Evangelista São Marcos, até o Encerramento na celebração eucarística das 17:30h do dia 28, passando pela visita aos Setores e Comunidades da paróquia, Pastorais e Movimentos, D. Alfredo se mostrou um pastor experiente, zeloso e sintonizado com os apelos missionários e pastorais da Igreja hoje. A todos incentivou a implementar as Cinco Urgências Pastorais apontadas nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) da Igreja no Brasil (2011-2015): 1. Igreja em estado permanente de missão; 2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã; 3. Igreja: lugar de animação bíblica da vida e da pastoral; 4. Igreja: Comunidade de comunidades; 5. Igreja a serviço da vida plena para todos.

Deixou instruções claras e oportunas a serem observadas no campo da Liturgia

(Obediência às Normas Litúrgicas na celebração da Eucaristia, como evitar danças e encenações durante a missa, etc); Pastorais (Criar uma Coordenação Paroquial de Pastoral); Juventude (Criar um Setor de Juventudes na Paróquia); Administrativas (Conselho Econômico e Escrituras das Capelas e Salões Comunitários. Estas Instruções nos ajudarão a confirmar e melhorar o que já temos feito até aqui.

Entretanto, além nos confirmar no caminho já trilhado, nosso bispo utilizando o conceito de Periferias Geográficas e Periferias Existenciais, nos incentivou a enfrentar novos desafios: Pastoral Universitária, Assistência aos Idosos e pessoas de Terceira Idade, Dependentes Químicos. Assim, além de confirmados, sentimo-nos estimulados a “lançar as redes em águas mais profundas” (Cf. Lc 5,4)!

Frei SantosPároco da Paróquia São Sebastião

Nos dias 02 a 05 de maio, o nosso bispo diocesano , realizou visita pastoral a nossa paróquia. Sua presença marcou profundamente a vida de nossa Igreja. Durante esses dias o nosso Bispo teve a oportunidade de conhecer a realidade de nossa paroquia; visitou as comunidades, sobretudo as comunidades na área rural (Vidéu, Pitombeiras e Franco) essas comunidades com simplicidades e alegria acolheram o nosso bispo, que com suas palavras de fé e encorajou para o seguimento de Jesus Cristo. Na cidade de Cocal dos Alves ouviu o forte apelo de um padre para a cidade.

A visita pastoral foi marcada por grandes momentos, primeiramente as crianças que o receberam, com abraços e pequenos bilhetes de agradecimentos.

Na cidade as pastorais e movimentos se reuniram com Dom Alfredo, cada grupo teve seu momento de par tilhar as experienciais de seus trabalhos e desafios. Nossa Igreja caminha e se renova com os serviços prestados por esses grupos que se esforçam. Eles são colunas de sustentação de nossa paróquia e

o nosso bispo é o nosso orientador e todos nós precisamos ouvi-lo para nos orientarmos na caminhada atuante da Evangelização, pois só assim seremos sinal de esperança para um mundo melhor.

Nossa gratidão a Deus e a nossa Senhora do Perpétuo Socorro e ao nosso querido bispo Dom Alfredo o nosso muito obrigado.

Padre Roberto FrancelinoPároco da Paróquia N.Sra.do Perpétuo Socorro

“A finalidade da Jornada Mundial da Juventude é a de colocar a pessoa de Jesus Cristo no centro da fé da vida de cada jovem para que Ele seja constante ponto de referência e também a verdadeira luz de toda iniciativa e de todo trabalho educativo das novas gerações” foram estas a palavra do então Papa João Paulo II que iniciou as jornadas mundiais da juventude.

Jesus Cristo deve ser o Centro de toda evangelização da nossa querida juventude. Só se ama o que se conhece, fala Santo Agostinho. Por isso a urgência da evangelização da juventude com novos métodos e com um novo vigor.

Os jovens estão buscando um ideal para suas vidas, os jovens querem levantar a vista e eles tem a capacidade de se fascinar por um ideal. E este ideal deve se chamar JESUS CRISTO.

Os jovens não podem perder a capacidade de se deixar questionar pela palavra de Deus.

Apenas criticar é fácil, mas o desafio maior é arregaçar as mangas e entrar na fileira daqueles que estão anunciando Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. Isso é a missão do setor da evangelização da juventude em cada Diocese. Aí se deva admitir as mais diversas manifestações no setor da evangelização da juventude.

Como é belo quando encontramos jovens nas nossas paróquias, seja andando com livro de ouro, vendendo água ou trufas de chocolate, promovendo feijoadas, tudo para juntar recursos para participar na JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE junto com nosso Papa Francisco.

As paróquias que estão organizando as caravanas com os jovens que vão participar na JMJ 2013 estão de parabéns.

Faço votos que todos os jovens que vão participar da pré-missão e da jornada se deixem contagiar por um amor maior a Jesus Cristo e se tornem verdadeiros apóstolos no meio da juventude.

Page 4: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 201304

CMYB

Agradecimentos ao senhor Vicente Correia

Pastorais reúnem-se para estudar a doutrina social da igreja

Segundo Encontro do Chá das Comunidades

Catecismo da Igreja Católica é tema de estudo no Zonal Norte

Neste breve texto procurarei descrever um resumo do grande legado deixado por este grande homem que foi Vicente Correia. Missão difícil pois é impossível descrever em poucas linhas tudo aquilo que foi este ilustre personagem. Poderíamos falar sobre tantos aspectos da sua

Nos dias 27 e 28 de abril, aconteceu no Centro de Pastoral Sagrada Família o Encontro das Pastorais Sociais da Diocese de Parnaíba para o estudo da Doutrina Social da Igreja o qual foi assessorado pela Irmã Sampaio da paróquia de Buriti dos Lopes.

F izeram-se presentes as seguintes pastorais: Pastoral da Educação, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral dos Pescadores e grupos catequéticos num total de 15 pessoas.

A primeira parte do estudo teve como base o Capítulo IV: Os Princípios da Doutrina Social da Igreja. A atenção foi voltada para as bases sociais em convivência com a pessoa humana, o qual foi muito discutido devido às dificuldades em relacionamentos

interpessoais existentes em nossa sociedade e a necessidade de doação entre os cristãos, essencialmente entre os participantes das Pastorais Sociais. A caridade foi colocada como uma forma de atender ao bem comum, e também o princípio da solidariedade.

N a o p o r t u n i d a d e f o r a m estudadas as seguintes cartas: Carta Encíclica Rerum Novarum do Papa Leão XIII; Concílio Ecumênico Vaticano II – Constituição Pastoral Gaudium Et Spes; Carta Encíclica Cáritas in Veritate do Papa Bento XVI; Carta Encíclica Centesimus Annus do Papa João Paulo II; Carta Encíclica do Papa Paulo VI.

No dia 28 padre Carlos Seixas (coordenador diocesano de Pastoral) fez uma breve reflexão sobre as Pastorais. O encontro foi encerrado com uma benção e o almoço festivo.

No dia 20 de abril aconteceu no centro pastoral sagrada família em Parnaíba, o encontros com os grupos de reflexão bíblica para discutir sobre o novo rosto das CEB´s. Participaram os seguintes grupos: Vicentinos, CEBI, Terço, Rosário de Medgorie, ABC da Bíblia, Mãe Rainha, Grupo AME, Dízimo, Círculo Bíblico e as comunidades Nossa Senhora da Consolação, N. Sra. da Conceição, São Benedito. Durante o chá cada grupo falou de suas dificuldades, relatou a realidade da sua comunidade e

suas motivações para permanecer no trabalho de evangelização. A Coordenadora Diocesana de CEB´s – Isabel Uchôa, falou sobre o rosto das comunidades, sendo que dentre elas destacou a preocupação com a falta da participação dos jovens. Uma nova reunião ficou marcada para o dia 15 de junho. O objetivo é realizar encontros com esses grupos a cada dois meses a fim de manter um reflexão permanente em busca de soluções para os novos desafios que se apresentam para as CEB´s na atualidade.

A Coordenação do Zonal Norte realizou no dia 28 de abril, na paróquia de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Buriti dos Lopes (PI) um estudo de aprofundamento sobre o Ano da Fé, como continuação das formações sugeridas na última Assembleia Diocesana de Pastoral ocorrida em agosto de 2012, em Parnaíba.

Cerca de setenta pessoas, das 13 paróquias que formam o zonal norte da diocese de Parnaíba, mergulharam na riqueza do Catecismo da Igreja Católica, numa formação com o padre Clodomiro, mestre em Sagrada Escritura e Reitor do Seminário de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg em Teresina-PI.

O objetivo deste Aprofundamento sobre o Ano da Fé é atender ao apelo do Papa Emérito Bento XVI em promover durante o Ano de 2013

momentos de formação onde todos os batizados, possam aprofundar-se no conhecimento da fé, principalmente através do Catecismo da Igreja Católica e dos Documentos do Concílio Vaticano II.

Participaram do encontro formativo às Paróquias de Parnaíba: N. Sra. da Graça, São Sebastião, Sagrado Coração de Jesus, Frei Galvão, N. Sra. de Fátima, Santa Ana e Santa Luzia. Também se fizeram presentes a Paróquia N. Sra. da Conceição de Ilha Grande do Piauí, N. Sra. do Perpétuo do Socorro(Cocal), N. S. da Conceição (Luís Correia), N. S. do Perpétuo do Socorro (Bom Princío) e a paróquia anfitriã: Nossa Senhora dos Remédios (Buriti dos Lopes).

A coordenação do zonal norte é formada por Anselmo, Rober to Fernandes e Tatiana, padre Siqueira e a Irmã Graça.

vida mas, vou-me deter apenas no legado religioso. quero dizer inicialmente que é uma honra ter sido mais que o pároco, ser amigo e confessor de tão nobre fiel. Nobre, não por títulos e honras deste mundo, mas nobreza pela vivencia fiel e alegre dos valores da nossa fé católica. Auxiliado por sua amada esposa Teresa foi um homem de grandes iniciativas na defesa e promoção da família.Deu palestras para casais em preparação para o casamento, assumiu muitas vezes o papel de conselheiro e conciliador para muitos casais em crise restabelecendo a paz e a união nestas famílias. Trouxe para Parnaíba e participou ativamente de movimentos que na igreja visam a ajudar os casais a viverem melhor os valores do matrimonio. Dentre estes podemos mencionar o cursilho de cristandade, o encontro de casais com Cristo, renovação carismática católica, e por ultimo, acolhia sempre nas noites de sábado na capela de sua casa, um grupo de amigos pertencentes ao movimento do terço dos homens,

para a recitação do santo terço. Sua luta em prol da família não foi outra coisa senão o transbordar do amor que ele próprio vivia em seu lar. Era obrigatório aos amigos que frequentavam sua residência fazer o que ele costumava chamar de “hometur” (um passeio pela casa) onde ele, com a alegria estampada no rosto, orgulhosamente mostrava as fotografias da sua família e outras que registram momentos impor tantes da sua lu ta no comercio e no turismo. Um homem que viveu tão bem a vocação matrimonial não poderia deixar de ter um compromissocom a vocações sacerdotais e religiosas e ele fez a sua parte, deu sua valiosa contribuição e apoio quando trouxe a Parnaíba, com o apoio do então bispo diocesano, dom Rufino, o serra clube cuja missão primeira é rezar pelas vocações e apoiar os vocacionados e vocacionadas em suas necessidades. Nestes anos todos foi o principal motivador dos serranos. O casal Vicente e Teresa era sempre um dos primeiros casais que a chegar

nas reuniões, por muitos anos realizadas no Centro de Treinamento Sagrada Família. Fazia questão da presença dos seminaristas nas reuniões, procurando aproximar os vocacionados dos membros do serra clube. No dia das mães sempre incentivou as famílias serranas a acolherem em casa um seminarista já que estavam longe das suas famílias. Ao final de cada ano letivo, organizava um kit com diversos itens de limpeza e higiene pessoal para os que deveriam ingressar no seminário maior em Teresina. Teria ainda muitas coisas a dizer daquilo que nosso ilustre amigo Vicente Correia foi e fez pela Igreja mas este espaço não o permite. Fica, portanto registrada a minha sincera gratidão a Deus por ter me proporcionado conviver com um homem que viveu fiel e alegre a sua vocação e sua vida cristã. Que Deus o recompense com o prêmio dos justos!

Padre Antonio SoaresPároco da Catedral de Nossa

Senhora da Graça

Page 5: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 2013 05

CMYB

Fone: (86) 3321-2251Fax: (86) 3321-2582

e-mail: [email protected]

R. Dr. Francisco Correia, 818 - CentroParnaíba - PI

Precisa-se de missionários, ainda que à distância

Escola de Catequese realiza conclusão de curso da sua primeira turma

Ide e fazei discípulos entre todas as nações! (Mt. 28, 19)Os desafios dos novos tempos

exigem uma Igreja cada vez mais missionária e para isso é necessário que hajam mais operários bem formados.

É verdade que todo cristão deve ser um missionário, mas nem sempre podemos nos dedicar de forma integral à Missão por conta dos afazeres da vida. É por isso e para isso que existem pessoas que receberam de Deus um dom especial, o dom de entregar-se a missão do Reino de forma integral, livre e voluntária. Essas pessoas são os nossos queridos padres, homens de fé que estão espalhados pelas diversas paróquias desta nossa diocese. Eles são missionários por excelência porque se dedicam inteiramente ao anúncio da palavra de Deus, e se colocam a serviço do povo seja ministrando os sacramentos, seja escutando e aconselhando os fiéis, como também ajudando na formação do povo e, sobretudo celebrando a santa missa.

Agora mesmo, enquanto você está lendo este singelo artigo, inúmeros padres estão levando a Palavra de Deus ao povo das mais longínquas localidades, e na maioria das vezes de difícil acesso. Mesmo assim, o faz com muito carinho e dedicação por amor a Cristo e a sua Igreja, porque desejam colaborar na construção do Reino de

Deus. No entanto, muitas paróquias e comunidades ainda sofrem com a carência de padres. É bastante freqüente ver o bispo diocesano recebendo cartas das comunidades solicitando padres, o que comprova a sede que o povo tem de Deus e ao mesmo tempo o bem que faz a presença de um padre na comunidade.

Por isso, percebe-se a necessidade de investir mais na formação de novos padres e de proporcionar aos nossos seminaristas a logística necessária como (alimentação, alojamento, vestuário entre outros) para que assim, com seminaristas bem formados daqui a alguns anos tenhamos mais padres no meio do povo, esses valiosos missionários de tempo integral, dos quais tanto necessitamos.

Você que é cristão, também é chamado a ser um grande missionário, ainda que seja à distância, sem precisar abdicar das suas responsabilidades de pai e de mãe de família. Para isso basta você ingressar no grupo de Amigos Benfeitores do Seminário, colaborando mensalmente com uma pequena ajuda financeira. Venha fazer parte dessa obra de caridade, fé e co-responsabilidade com a nossa igreja. Seja um amigo benfeitor. Procure a Cúria Diocesana, situada a rua Josias Moraes, 676. Bairro Nova Parnaíba. Fone: (086) 3322-2358.

A Coordenação Diocesana de Catequese tem a alegria de comunicar que dia 13 de julho realizará o encerramento da 1ª turma da Escola de Catequese.

Os 25 catequistas que concluíram participaram de uma manhã de retiro com a orientação do Padre Francisco Carvalho. Durante a noite participarão da missa com a comunidade na Catedral de Nossa Senhora da Graça presidida por nosso bispo diocesano Dom Alfredo Scháffler e em seguida acontecerá a solenidade de entrega dos certificados no Centro Pastoral Sagrada Família. Agradecemos ao nosso bom Deus por este momento importante para a catequese de nossa diocese ao mesmo tempo em que pedimos suas bênçãos e sabedoria para podermos dar inicio a 2ª turma da Escola de Catequese em janeiro de 2014. Queremos Parabenizar a todos os catequistas que concluíram e também agradecer a todos os sacerdotes, seminaristas e leigos que contribuíram com esses 03 anos de Escola Catequética. Que Deus os recompense.

“A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a serem o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro”.

Essa convocação foi feita pelo Papa Bento XVI no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), solicitando os jovens a assumirem o seu lugar de chamados e protagonistas do Reino.

A JMJ Rio 2013 que ser um marco na vida da Igreja do Brasil, tendo olhos atentos à realidade juvenil brasileira, convocando a todos para um empenho singular neste evento, a fim de que os frutos desta Grande Celebração da Fé deixe para os nossos jovens uma herança cristã que os faça repensar as escolhas feitas e os caminhos assumidos, sobretudo, que este caminho seja verdadeiramente o Cristo, Senhor e Guia. Por isso é tão importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.

Nossa diocese também se prepara para esta festa da Fé, enviando caravanas diversas de várias paróquias, grupos, pastorais e movimentos, com o ardente desejo de viver uma experiência viva de fé.

Entre as atividades oficiais da JMJ Rio2013, um momento inédito na história das Jornadas: jovens judeus, católicos e muçulmanos unidos em um encontro no dia 21 de julho, na PUC do Rio de Janeiro. Cerca de 200 líderes das três principais religiões monoteístas do mundo estarão reunidos e apresentarão, além do perfil da sua religião, as ações concretas que tem seguido no caminho do diálogo inter-religioso.

O evento também contará com rodas de conversa entre os jovens líderes, onde serão motivados a pensarem ações concretas para melhorar a sociedade. Haverá ainda um vídeo sobre os esforços de diálogo em diversas partes do mundo, o contexto juvenil na sociedade e o engajamento da juventude em diversos aspectos. Uma apresentação cultural das religiões também está na programação. Já foi confirmada a participação do padre Fábio de Melo no evento.

A ideia de um encontro inter-religioso surgiu inspirado no grupo que já se reúne mensalmente no Rio de Janeiro, onde muçulmanos, judeus e católicos avançam no respeito e entendimento mútuo no diálogo entre as religiões. “No mundo vemos grandes passos nessa direção, mesmo aqui no Brasil, e a Jornada é uma possibilidade de dar uma maior visibilidade a ações como estas”, afirmou Padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral da JMJ Rio2013.

Padre RonaldoResponsável pelo Setor de Evangelização da Juventude

Page 6: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 201306

CMYB

Fonte:http://www3.tesouro.gov.br/estados_municipios/municipios_novosite.asp. Acessado em: 19-05-2013

CIDADANIA

CONFIRA AQUI OS REPASSES DO GOVERNO FEDERAL PARA O SEU MUNICÍPIO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2013.

Diocese celebra abertura do ano da Infância Missionária.

Nós, da Equipe Diocesana da Infância e Adolescência Missionária este ano celebraremos o ano da IAM. Desejamos que a Celebração de abertura do ano da IAM no dia 26 de maio de 2013 sirva para fortalecer o carisma da obra de Deus e sirva ainda de convite para aqueles pequeninos que ainda não conhecem e não formam parte deste trabalho em favor da evangelização a fazerem parte dos grupos da IAM existentes em suas paróquia e também aos catequistas e párocos para que abracem essa obra e formem grupos em suas paróquias. O ano da Infância Missionária a exemplo da Jornada Nacional da IAM, será um dia dedicado à prática intensa de nosso carisma: “Uma Ave-Maria e uma moeda” para ajudar as crianças de diversos países. A energia e a disposição que temos para realizar essa celebração se dá por meio do amor à obra da IAM e porque conhecemos as duras realidades de nossas crianças e adolescentes que estão cada vez mais vulneráveis e fragilizadas pelas situações de violência e exploração impostas por uma sociedade capitalista em que vivemos e que muitas vezes deixa marcas na história dessas crianças que não são marcas de fé e sim marcas que roubam a sua infância e que as afastam de uma infância feliz. Portanto nossa missão é levar a fé e o amor de Deus a essas crianças, para que as mesmas desde pequenas sejam a esperança da nossa Igreja e a certeza de um futuro melhor. Por isso nor teados pelas luzes de Aparecida é nosso desejo ver a Igreja como um todo abraçar e comprometer-se mais com a Infância Missionária. Vamos colocar esse sonho em prática? Que tal tornar Jesus conhecido e amado pelas crianças? Foi Jesus mesmo quem disse: “Deixai vir a mim as crianças”.

De todas as crianças e adolescentes do mundo, sempre amigos!!!

Rayanne Maria de Souza Pinto

“Leva-me onde as crianças necessitem tuas palavras, onde necessitem sentido de viver, onde falte a esperança, onde tudo seja triste simplesmente por não saber de ti!”

Ilha Grande recebe mais uma casa religiosa

DiocesE alegra-se com o retorno de Monsenhor Vittorio

Chegou à paróquia Nossa Sra. da Conceição (Ilha Grande do Piauí), mais uma casa religiosa. Trata-se da Congregação das Irmãs Josefinas composta de três irmãs: Maria José, que anteriormente trabalhava em São Gonçalo do Amarante, (Ceará), Antonia com experiência de mais de 20 anos no Acre trabalhando com famílias ribeirinhas e Anastácia com experiência de trabalho no Rio Grande do Norte. As irmãs estão hospedadas no Centro Pastoral São João Batista e irão desenvolver trabalhos sociais e pastorais, sobretudo com as crianças. A Paróquia da Ilha Grande alegra-se com a chegada dessas servas de Deus que através do seu trabalho levarão fé e esperança as paroquianos de N. Sra. da Conceição. A diocese saúda as irmãs dando-lhes as boas-vindas e fazendo votos de um trabalho bastante frutífero.

Após haver passado um período afastado de suas funções para recuperação de sua saúde, o nosso querido monsenhor Vittorio Ferrari, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ilha Grande, retorna a diocese de Parnaíba, onde foi recebido com muito carinho por seus paroquianos e amigos. Durante esse tempo, monsenhor Vittorio esteve na sua terra natal, Itália, onde passou ao lado de sua família. Estando agora com a saúde restabelecida, ele retoma as suas atividades normais. A diocese de Parnaíba, louva a Deus pela recuperação do nosso estimado vigário geral e roga a Nossa Senhora da Conceição para que lhe cubra de saúde e bênçãos.

Page 7: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 2013 07

CMYB

Roberto Fernando - é membro da equipe organizadora do show do padre Reginaldo Manzotti

Entrevista COM ROBERTO FERNANDO

Por: Paulo Adriano - PASCOM

Show do Padre Reginaldo ManzottiMillenium: O que motivou a diocese a realizar este show com o padre Reginaldo Manzotti?Roberto Fernando: A Diocese durante 4 anos vem realizando em toda as suas Paróquias (um total de 25 Paróquias e 2 Áreas Pastorais), o Projeto das Santas Missões Populares com a metodologia e assessoria do padre Luís Mosconi, buscando assim dar uma “sacudida” no povo de Deus, a fim de despertar o espírito missionário da nossa Igreja, proposta pelos bispos da América latina e do Caribe reunidos em Aparecida – SP.

Millenium: O projeto das Santas Missões Populares conseguiu atingir muita gente?Roberto Fernando: Durante o Projeto Missionário, buscamos atingir o maior número possível de pessoas, nas Missões realizadas nas Paróquias da Diocese (Tendo uma extensão de 29 Municípios, limitando com o Estado do Ceará (Chaval e Tianguá), com o Maranhão (Araioses e São Bernardo)), sendo assim um número aproximadamente de 500 mil pessoas (Crianças, Jovens, Adultos e Idosos).

Millenium: O Show do Padre Reginaldo Manzotti marcará o encerramento do Projeto das Santas Missões Populares da diocese de Parnaíba?Roberto Fernando: Este show trata-se da culminância do grande projeto: As Santas Missões Populares da diocese de Parnaíba, e também a celebração do Ano da Fé instituída pelo Papa Bento XVI. É um mega evento, que pretende levar para a

Avenida São Sebastião (em frente ao MSHOWS) o maior numero de fiéis, atraindo inclusive a participação das cidades circunvizinhas dos estados do Maranhão, Ceará e Piauí. Mas não quer dizer que seja o encerramento das santas missões. É apenas uma forma de agradecer a Deus pela realização pelos frutos colhidos durante as missões, o que tem reavivado a fé do povo de Deus, oferecendo as condições necessárias para um novo projeto: A MISSÃO CONTINUA, o qual deve ser abraçado por toda a diocese de Parnaíba.

Mil lenium: Como ocorrerá a realização dos dois grandes eventos: IV Retiro Missionário Diocesano e o Show do Padre Reginaldo Manzotti?Roberto Fernando: Nos dias 05, 06 e 07 de julho deste ano acontecerá na Universidade Federal do Piauí, o IV RETIRO MISSONÁRIO DIOCESANO, com o tema: A MISSÃO CONTINUA, assessorada pelo padre Luis Mosconi. Teremos a par ticipação de todas as Paróquias da Diocese num total de 1.200 par ticipantes. Após o encerramento do retiro, acontecerá a partir das 17h30 a CAMINHADA DA FÉ, alusiva as comemorações do Ano da Fé. O local de partida será no bastante conhecido balão do Mirante de onde sairá a caminhada em direção ao local do evento: em frente ao MSHOWS, onde acontecerá a celebração da santa missa presidida por Dom Alfredo Scháffler e concelebrada pelos padres da Diocese e também pelo padre Reginaldo Manzotti o qual após a missa evangelizará através da musica com o show a FÉSTA DA MISSÃO.

Diocese celebra a festa do Corpo de DeusO senhor bispo diocesano Dom

Alfredo Scháffler convida o povo de Deus da diocese de Parnaíba para participar da festa de Corpus Christi, ou seja da solenidade do Corpo de Deus, onde se celebra o mistério da eucaristia,o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

Com o tema: Eucaristia: pão vivo que alimenta fé, a solenidade do Corpo de Deus acontecerá no dia 30 de maio, quinta-feira, a partir das

16h, tendo início na matriz da paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguindo em procissão até a matriz da paróquia São Sebastião.

Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue. “O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

Colégio Diocesano Inaugura Nova Bibliotecae laboratório de ciências

Na caminhada rumo aos cem anos, o Colégio Diocesano já celebra grandes conquistas, reafirmando que excelência e compromisso são valores indispensáveis no desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Neste primeiro semestre foram concretizados dois grandes sonhos: a construção do nosso Laboratório de Ciências e da nossa Biblioteca.

O Laboratório de Ciências exerce um papel fundamental no sentido de despertar no aluno a curiosidade e o senso crítico, pois através das atividades desenvolvidas, propõe-se a associar as Teorias de sala às práticas laboratoriais. A associação da teoria com a prática desperta ainda mais o interesse pelas ciências, além de incentivar a criatividade dos que dela participam. É através das aulas práticas que o estudante vivencia e se prepara para a sua vida e pesquisa científica.

Uma nova biblioteca foi inau-

gurada no mês de maio e está localizada no prédio construído em anexo à escola. Com um acervo de aproximadamente 1.500 livros variando entre paradidáticos, infantis, infanto-juvenis, biografias, ensino fundamental e médio, além de livros teológicos, é um espaço de pesquisa, leitura, liberdade e da fantasia, não só por meio de livros, mas também de revistas, mapas, atlas e materiais multimídia, o educador de todas as disciplinas pode ampliar a bagagem dos alunos, ensinar e faze-los tomar gosto pelo conhecimento e pela leitura.

Nessa perspectiva, o Colégio Diocesano visa o for talecimento de um ensino capaz de contribuir para a renovação de uma identidade educacional fundamentada na construção e valorização de espaços que dinamizam e enriquecem a aprendizagem.

Naiara Souza eSoraya Angélica da Silva Alves,

Seminário Sagrado Coração de Jesus: 30 anos de história, formando novos padresNo dia 07 de junho por ocasião da

festa do Sagrado Coração de Jesus, o senhor núncio apostólico Dom Giovanni Agnelo estará em Teresina com todos os bispos do Piauí onde juntos celebrarão a missão em ação de graças pela passagem dos 30 anos de fundação do Seminário Inter-diocesano Sagrado Coração de Jesus.

Ao longo desse período mais

de 300 padres receberam formação no seminário Sagrado Coração de Jesus, motivo de alegria e gratidão por tanto bem que aconteceu através do trabalho e empenho de todos que se dedicaram: padres, professores e formadores. Graças a eles hoje temos no Piauí mais paróquias e mais padres dedicados ao serviço da evangelização.

Page 8: Jornal Millenium

Informativo Millenium - maio e junho de 201308

CMYB

Jornal Millenium: É um informativo de publicação bimestral produzido pela Pastoral da Comunicação da Diocese de Parnaíba; Propriedade: Diocese de Parnaíba; Conselho Editorial: Dom Alfredo Scháffl er, Mons. Vittório, Padre Eduardo Furtado, Paulo Adriano e Rodger Marques; Colaboração: Ana Damasceno; Digitação: Paulo Adriano; Diagramação: Fabrícia Lopes; Revisão: Rodger Marques; Depto. Comercial: Vanuza Silva; Tiragem: 10.000 exemplares; Endereço: Rua Josias Moraes, 676 - CEP 64.200 - 970 - Parnaíba - PI; Telefax: 086 3322-2358; Site: www.diocesedeparnaiba.org.br; E-mail: [email protected]

EXPEDIENTE

Projeto Social da Diocese capacita famílias para geração de renda

De 08 de abril a 08 de maio na Comunidade Santa Luzia da paróquia de Fátima o projeto social da diocese realizou o curso de cor te e costura ministrado pela professora Lourdes Assunção do qual par ticiparam 23 pessoas. O objetivo é capacitar as

famílias para geração de renda. O curso foi realizado graças a contribuição financeira do santo padre, o Papa através da Populorum Progressio. Ajuda esta de grande importância pois reanimou as famílias, dando-lhes mais confiança em si mesmas, fé e esperança.

Padre Estevão celebra os seus40 anos de ordenação sacerdotal

“O sacerdote é o amor do Coração de Jesus” (São João Maria Vianney).

No dia 22 de maio, às 17h na Igreja Matriz da paróquia Santa Ana, em Parnaíba, será celebrada missa em ação de graças pela pessagem do 40º aniversário de ordenação sacerdotal de Padre Estevão Mitros, pároco daquela paróquia.

Estarão presentes todos os padres de nossa diocese juntamente com nosso bispo diocesano, dom Alfredo Scháffler. Paroquianos e amigos louvam a Deus por haver nos dado este grande padre, exemplo de vida, amor e doação.

A diocese de Parnaíba presta contasSegue o relato de todas as receitas e despesas que ao longo do

ano de 2012 a Diocese de Parnaíba efetuou.O Balanço foi aprovado em reunião ordinária pelos membros do Conselho Econômico da Diocese.

1. RECEITAS

2. DESPESAS

Ulisses Rocha Bezerra - CRC 008939

Diocese de Parnaíba em Missão PermanenteQueridas missionárias e queridos

missionários, Jesus Cristo nos convoca e nos envia para a missão, ela deve ser permanente em nossa vida. Somos os discípulos missionários de Jesus Cristo nos tempos hodiernos e não podemos nos esquivar da missão que Ele nos confia. Atendendo ao convite de Jesus Cristo que nos envia em missão, estamos realizando o 4º Retiro Missionário Diocesano das Santas Missões Populares. Nosso Bispo Diocesano, Dom Alfredo, irá celebrar a missa de Abertura da Missão Permanente em nossa Diocese, com a presença do Pe. Reginaldo Manzotti, que fará um show logo a pós a missa, e também teremos a presença dos padres de nossa Diocese. E com certeza, sua presença será de suma importância neste evento de missão.

Cada paróquia deve enviar 40 missionários (crianças, jovens e adultos) que irão depois contagiar os outros missionários com essa bela experiencia

de encontro com Jesus nesse 4º Retiro Missionário Diocesano e participando da Missa de envio.

A chegada dos missionarios será no dia 05, sexta-feira, serão acolhidos no Centro de Formação Sagrada Familia, e após um lanche iremos para a UFPI, para darmos a aber tura do Retiro que será orientado pelo Pe. Luis Mosconi. Domingo, dia 07 de maio, será celebrada a missa, às 19h em frente ao MShow, na Avenida São Sebastião, iniciando nossa evangelização na missão permanente, tendo como atividade inicial a criação dos COMIPAS (Conselho Missionário Paroquial) em cada paróquia, fortalecendo o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano).

Aguardamos ansiosos a todos!

Padre Oscar Almeida,Coord. Diocesano das SMP