Jornal Javé Nessi - Abril 2011

8
ENTRE IRMÃOS PASTORAIS E MOVIMENTOS NOVO MUNDO Jesus está vivo no meio de nós Páscoa

description

Edição de abril de 2011 do jornal da Paróquia Santo Antônio, do bairro Campinas, em São José (SC)

Transcript of Jornal Javé Nessi - Abril 2011

ENTRE IRMÃOS

PASTORAIS E MOVIMENTOS

NOVO MUNDO

Jesus está vivo no meio de nós

Páscoa

2 www.paroquiasantoantonio.net

NOSSA CASA Aniversariantes de Abril: Andréa - Pascom 02; Eliane Lohn 02; Marta - Pastoral Familiar 15; Lucila - Mov. Ap. Schoenstatt - 15; Murilo - Vice-Adm. Econômico 19; Gisele - Catequese-Matriz 20; Sidnéia - Grupo Aliança 23; Maria Lucia - Decoradora 25; Teodora - Mãe Peregrina 26; Silvia - Catequese de 1ª Eucaristia 26.

Conceda-lhes, Senhor, a Paz, a Tua Paz!

Que o Espírito Santo possa mover os corações dos homens e das mulheres no Amor e na Fra-ternidade tirando-os deste afas-tamento de Ti, que torna seus corações endurecidos e os leva a cometer tantas atrocidades.

Que os povos tenham fome e sede da Tua Palavra! Que ela, a Tua Palavra posso converter toda a humanidade, de modo especial toda a nossa paróquia, que quer viver com intensidade esse ano consagrado a Palavra levando os homens e as mulhe-res a agirem com justiça, com dignidade, com honestidade, na moral e na praticidade das virtudes.

Acende, Senhor, no coração dos homens e das mulheres, a chama do Amor!Do Teu grande Amor por nós! A começar de cada um de nós.

ARTI

GO D

O PÁ

ROCO

“Em verdade vos digo, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta monta-nha: transporta-te daqui para lá e ela irá, e nada vos será im-possível”. Mt 17, 20b

Jesus querido, Jesus amado!Quão consoladoras são para

nós estas Tuas Palavras! Elas vem trazer esperança aos nos-sos corações, pois nos fazem acreditar que não está tudo perdido.

Como é bom saber que, se tivermos fé, mesmo que ela seja do tamanho de um grão de mostarda se nos abandonar-mos ao teu amparo e proteção, tudo nos será possível!

As “montanhas”, que em nosso dia-a-dia dificultam nos-so viver, podem ser removidas quando colocadas diante de Ti.

Com esta certeza em nossos corações, nos colocamos diante da Tua presença para nos con- Pe. Hélio da Cunha

sagrarmos inteiramente a Ti.Jesus, venha em nosso auxí-

lio, apressa-Te em socorrer-nos!Não suportamos mais as-

sistir pela televisão, pela inter-net, que impera em todas as nações: atentados, guerrilhas, seqüestros, roubos, assassi-natos, massacres, drogas, al-coolismo, prostituição, fome, miséria, desrespeito ao planeta terra, e as conseqüências es-tão aí no dia-a-dia. A corrupção está por todo o mundo...

Sim, suplicamos com todo fervor de nossa alma: Miseri-córdia, Senhor! Misericórdia, Senhor de todos nós e do pla-neta terra!

Nós acreditamos que, com o Teu auxílio e proteção todas as “montanhas” de maldade humana podem ser removidas!

Nesta certeza, consagramos a Ti, Jesus amado, o Brasil e to-das as nações do mundo!

Que todos nós, Senhor, da Paróquia Santo Antônio, Cam-pinas e Kobrasol, impelidos pelo Teu Espírito, possamos nos entregar inteiramente a Ti.

Consagramos, Senhor, to-dos os nossos paroquianos, e os que adotaram a nossa pa-róquia como a paróquia do seu coração, a Ti Senhor Deus de ternura e de bondade.

Que possamos, Senhor, com nosso trabalho, com a oferta do nosso dízimo e de outras cola-borações, assistidos, guiados e ungidos pelo Espírito Santo, levar a Tua mensagem evange-lizadora para todos os cantos e recantos, porque não dizer do mundo inteiro.

Neste mês queremos de uma forma especial Te consagrar a grande Nação Japonesa, como também outros países onde nossos irmãos foram marcados pelo sofrimento e pela morte.

Vinde, Senhor, em socorro de nossos irmãos pisados e ma-chucados por causa da violên-cia ao planeta terra e pela ga-nância do poderio econômico.

Abençoa, Senhor, o nosso grande projeto de viver com intensidade o ano da Palavra, para que todas as “montanhas” que impedem o nosso povo de vivenciar as Tuas Bênçãos e a Tua graça sejam removidas, pela força e pelo poder da Tua Palavra que é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho!

Nossa paróquia é tua Se-nhor! Nossas famílias são tuas Senhor! O mundo inteiro é teu Senhor!

Cuida, Senhor, para que nós todos possamos viver na plenitude do Teu Amor e da Tua Paz. Amém!

ARTI

GO D

O M

ÊS

Eu escutei hoje que o perdão dado e recebido transforma-nos verdadei-ramente. O que nos possibilita convi-ver fraternalmente não é o fato de não errarmos, porque erramos sempre, mas porque perdoamos e somos per-doados sempre, “até setenta vezes sete” (cf. Mt 18,22), como Jesus nos ensinou.

É normal perdoar e continuar lem-brando a ofensa. “Não está em nosso poder não mais sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entre-ga ao Espírito Santo transforma ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em interces-são” (Catecismo da Igreja Católica [CIC] n. 2843).

Olhemos para Jesus, modelo de oração e de vida, para que aprenda-mos com Ele a perdoar sempre, “por-que o perdão é o ponto mais alto da oração cristã. Ele dá testemunho de que, em nosso mundo, o amor é mais forte do que o pecado”(idem, n. 2844).

Jesus, manso e humilde de cora-

AGENDA DE ABRIL

DIA HORA ATIVIDADE LOCAL

02/04 20h Encerramento do Cerco de Jericó Campinas04/04 20h Reunião da PASCOM Kobrasol08-10/04 Retiro dos Servos e Servas de Maria Florianópolis08-10/04 Retiro para Coord. Paroquiais de Catequese Nova Trento09/04 15h Sessão Cinema - Filme Vida de S. Rita de Cássia Kobrasol10/04 13h Encontro de Noivos Pastoral do Matrimônio Campinas15/04 20h Bingo de Páscoa Campinas16-17/04 Retiro Metanoia - Sopro de Vida Palhoça17/04 Domingo de Ramos 21/04 Quinta-Feira Santa / Feriado: Tiradentes 22/04 Sexta-Feira Santa 23/04 Sábado de Aleluia 23/04 Celebração dos Sacramentos Cateq. de Adultos Campinas24/04 18h Homen. com missa ao Sag. Coração de Jesus Kobrasol24/04 Domingo de Páscoa 25/04 19h30 Reunião com Pais da 1a Eucaristia Kobrasol29/04 Festa de Santa Rita de Cássia Kobrasol 30/04 8h Retiro de Espiritualidade do 2º ano de Crisma Campinas

“O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo

de tua alegria!” (Santo Agostinho)

Creio Senhor, mas aumentai a minha fé!

O que surte mais efeito: Perdoar ou ser perdoado?

ção, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.

Jesus, eu confio em Vós!Fonte: Cancaonova.com

3www.paroquiasantoantonio.net

MATURIDADE CRISTÃ

Marcos Cunico

Diác. José FernandesDjalma Lemes

O Domingo de Ramos

Ressurreição de Jesus, confirmação de sua obra

Santa Rita de Cássia

Elenir Lopes Pereira de Morais

O pensar é um estado, é um constante no ser humano. As pessoas não ficam sem pen-sar completamente. No mais profundo relaxamento, seus

pensamentos apenas são de-sacelerados. Às vezes vivem atormentadas com suas ativi-dades. Com mentes inquietas. Pensam em muitas coisas ao mesmo tempo, gerando em si ansiedade e desgaste. Seja li-

Mensagem do mês

“Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos Céus.” (cf. MT 21,9)

A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém abre a Semana Santa e encaminha, definitivamen-te, Jesus para a Paixão. Não há como voltar atrás, pois Jesus está realizando a vontade do Pai.

Jesus entra como Rei montado em um jumentinho, para se cum-prir a profecia de Isaías: “Dizei à filha de Sião: eis que o teu rei vem a ti, modesto e montado em uma jumenta, em um jumentinho, filho de um animal de carga.” (Is, 62,11). O profeta deseja mostrar que este aparato modesto do Rei messiânico devia revelar o caráter humilde e pacífico de seu reinado. Jesus é Rei, mas diferente de ou-tros reis. Seu Reino não é deste mundo (cf. Jo 18, 36), nem visa ao poder e não oprime o povo. “Seu Reino eterno e universal, Reino da verdade e da vida, Reino da santi-dade e da graça, Reino da justiça, do amor e da paz” (cf. Prefácio da Solenidade de Cristo Rei).

O domingo de Ramos se reves-te de dois sentidos: o primeiro de exultação e alegria; o segundo de sofrimento e dor. Jesus entra sole-nemente em Jerusalém, enquanto o povo ia à sua frente e estendiam ramos e mantos e aclamavam: “Ho-sana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Ho-sana no mais alto dos Céus”(cf. Mt 21, 9). A multidão que gritava e os próprios habitantes de Jerusalém não imaginavam que alguns dias depois, outros gritos seriam ouvi-dos nas ruas de Jerusalém: Crucifi-ca-o! Crucifica-o! (cf. Jo 19,6).

Ainda hoje, muitas vezes em meio a instabilidade das coisas e da vida, “como caniços agitados pelo vento”, nós repetimos este gesto: ora aclamamos, ora crucifi-camos a Jesus de Nazaré.

O Domingo de Ramos inicia a semana em que Jesus dá o tes-temunho supremo de toda a sua vida. Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (cf. Jo 13, 1). Amou-nos até não mais poder!

No Domingo de Ramos somos convidados também a fazer nosso gesto concreto de fraternidade, contribuindo generosamente na Coleta da Solidariedade que é um gesto de partilha, feito em âmbito nacional, em todas as comunida-des, paróquias e dioceses.

A Igreja, em sua liturgia, venera no dia 22 de maio, SANTA RITA DE CÁSSIA, a santa das causas impossíveis. Filha única, foi mãe, viúva, religiosa e estigmatizada. Nasceu em maio do ano 1381, na Úmbria, província da Itália. Seus pais, ensinaram a Rita desde menina tudo acer-ca de Jesus, da Virgem Maria e dos santos. In-clinada à oração e à solidão, aborreciam-na os divertimentos e passatempos profanos.

Queria ser religiosa, mas seus pais, avança-dos em idade, escolheram para ela um esposo, Paulo Ferdinando, o que não foi uma decisão muito sábia. Pois, no início aparentava boa índole, depois de casado, revelou um caráter violento. Ela sofria, rezava e calava. Mas, com mansidão, docilidade e prudência de esposa, conseguiu suavizar aquela rude impetuosidade, transformando em manso cordeiro aquele leão furioso. No casamento tiveram gêmeos.

Paulo, o esposo, morreu assassinado e seus dois filhos padeceram de uma enfermidade fatal.

Ao ficar só, não se deixou vencer pela tris-teza nem pelo sofrimento. Queria realizar seu sonho de juventude: consagrar-se a Deus na Ordem das Agostinianas.

Com muita dificuldade e praticamente por um milagre entrou para o convento. Ali plan-tou uma roseira (ainda existente), que todos os anos dá flores em pleno inverno.

No convento, foi posta à prova por suas su-

vre para pensar e não escravo do seu pensamento. Domine--o e viva tranqüilo. Jesus não acelerou o Seu pensamento. Não sofreu por antecipação. Aceitou a vontade do Pai. (Eclo 6, 2)

A fraternidade e a vida do planeta, também depende de você. Em que o planeta pode con-tar com sua ajuda?

A humanidade anseia nova terra. (2pd 3,13) de dores geme toda a criação. (RM 8,22) transforma em páscoa as dores dessa espera, quero essa terra em plena gestação! (do Hino da Campanha da Fraternidade)

É pelo livro aberto da natureza que deus quer comunicar-se conosco. Por causa do nosso pecado contra ela, as letras desse livro se atrapalharam, e por isso ela geme em dores de parto.

Jesus é o sacramento do Pai é a manifestação do Amor de Deus no mundo. Em sua vida, realizou o projeto de Deus dando preferência às atitudes geradoras de dignidade da vida humana e de fraternidade entre as pessoas. Esta forma de agir de Jesus tornou-se uma afron-ta aos poderes vigentes do seu tempo que viviam de forma injus-ta. Sentiram-se incomodados a tal ponto que O levaram a morte de cruz. Parece o fim, a morte de Je-sus seria a confirmação dos pode-res deste mundo, se Deus não O tivesse ressuscitado. Por meio da ressurreição de Jesus, Deus Pai confirma ao mundo todo que o en-sinamento de Jesus é verdadeiro.

O mistério da ressurreição desperta nos discípulos uma fé verdadeira, que é manifestada no ceio da comunidade. No primeiro momento do relato em Jo 20,19-29, Tomé não fez a experiência de Jesus ressuscitado por não estar com a comunidade, oito dias depois quando Tomé está junto com a comunidade, aí sim, pode contemplar a presença do Mestre. O testemunho de fé proferido por Tomé: “meu Senhor e meu Deus!”, é sinal de que a fé no ressuscitado é transformadora, vem trazer luz às trevas, dissipar as cegueiras e nos faz proclamar que o Ressus-citado é o Senhor da nossa vida.

Todo cristão que vive em co-munidade e faz a experiência do ressuscitado, recebe a graça de perpetuar a missão do Reino de Deus. Jesus ressuscitado está presente na liturgia, dinamiza e dá sentido a vida da comunidade. Inseridos neste mistério vivificante somos testemunhos transforma-dores pela graça do mesmo Es-pírito. Nós continuamos o projeto de Cristo na geração da dignidade humana e fraternidade universal.

perioras. Não oferecia dificuldades e com ad-mirável simplicidade, cumpria suas tarefas obe-dientemente e de boa maneira.

Rita meditava muitas horas na paixão de Cristo.

Uma enfermidade grave e dolorosa a deixou imóvel sobre sua humilde cama de palha du-rante quatro anos. Conhecedora do sofrimento, cresceu em caridade e confiança em Deus. O crucifixo foi seu melhor mestre.

Faleceu em Cássia no dia 22 de maio de 1457, contando a santa 76 anos de idade. Seu culto é um dos mais populares do mundo.

Com muitos sinais/milagres atribuidos à sua intercessão, Leão XIII a canonizou em 1900.

Santa Rita, intercedei a Deus por nós!

4 ESPECIAL - Ano da Palavra

PLANEJE SEU FUTURO

Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES

Proteja sua famíliaAdministre melhor seu dinheiro.

Aumente sua renda usando horas improdutivas

Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro

Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON.

Caminhando com a Palavra

Marcos Cunico

Dizemos que a Bíblia é a Palavra de Deus. Quem nos fala na Bíblia é o próprio Deus. Como? Será que Deus tomou a mão de cada autor para escrever? Ou que Deus iluminou a mente de alguém que, de repente, ficou sa-bendo o que Ele queria comunicar?

Na edição anterior vimos algumas informa-ções sobre o povo da Bíblia. A história deste povo não é tão diferente da história de outros povos daquele tempo, mas a diferença é que Israel percebeu que é ajudado por Deus: “Não estamos sós. Deus caminha conosco. Esta-mos na palma de sua mão.” A esta descoberta da relação profunda entre Deus e seu Povo, chamamos de Revelação.

Inicialmente, o Povo da Bíblia é um punha-do de gente simples, que vai crescendo e se multiplicando. Acontecem coisas importantes na vida dessa gente: a mudança para o Egi-to, a opressão, a saída sob a liderança de Moisés, a passagem pelo deserto. Eles vão descobrindo a mão de Deus em tudo isso, ex-pressam sua fé em celebrações festivas, em cantos e orações. Contam de pai para filho as grandes obras de Deus.

De volta à terra de Canaã, liderados pe-los Juízes, e mais tarde, pelos primeiros reis, o Povo vai se unindo ainda mais. For-mam uma nação mais bem organizada, e começam a escrever a vida do Povo: lutas, reflexões, orações, cantos... Assim, a Bíblia começa a ser escrita.

Há a divisão do Reino, as dominações es-trangeiras, a volta para a terra. O Povo vai vivendo, sofrendo, lutando, rezando e outros

escritos da Bíblia vão surgindo. Eles são obras de homens que falam inspirados por Deus: os profetas. Eles vão ajudar o Povo a refletir melhor e a compreender o que Deus espera. Vão ajudar também o Povo a viver melhor, a celebrar, a lutar, a não desanimar e perder a esperança.

A Bíblia é o reflexo de uma vivência do Povo com seu Deus, de Deus com seu Povo. Deus está na história do Povo, e por isso, está na Bíblia. É por tudo isso que dizemos que a Bíblia é Palavra de Deus, Revelação de Deus.

O Povo faz a experiência de sentirem-se amados por Deus. Ao invés de se aliar a um Império poderoso fez aliança com o próprio Deus. Como a aliança (anel do casamento) lembra o compromisso do casal — amor e fi-delidade, assim é o amor de Deus para com seu povo. Por isso chamamos a Bíblia de livro da Aliança.

O Povo vive no Egito na escravidão e do-minação dos poderosos. Deus manda Moisés para libertar seu Povo da escravidão e levá--lo de volta a terra de Canaã. Um tempo difícil onde o Povo faz a experiência da mão pode-rosa e protetora de Deus. Atravessando o de-serto chegaram ao Sinai. Aí o Povo celebra a Aliança com Deus (Êxodo 19,1-8 e 20,1-21).

Deus dá normas para o Povo não cair novamente na escravidão, para que uns não dominem aos outros dentro do próprio povo. Estas normas nós as chamamos de “Os Dez Mandamentos”. O Povo da Bíblia as chama de “A Lei da Aliança”.

No próximo mês vamos estudar sobre a divisão que há na Bíblia e quais os livros que formam esta coleção.

Deus caminha com seu Povo

5www.paroquiasantoantonio.net

Miriane Priscila Paim

Giselle Cristina Pereira de Souza

NOVO MUNDO

Festeje a Páscoa! Encontros e Celebrações marcam a abertura do Ano Catequético

A festa pascal se aproxima... preparado(a)? Cheque a lis-ta abaixo:- Praticou a oração, a absti-nência e o jejum? - Vivenciou a partilha, o amor fraterno? - Meditou na Bíblia o mistério da salvação? - Propagou a justiça e se res-ponsabilizou pela preservação do planeta? - Buscou a reconciliação? - Participou de missas e vias sacras?

Anote aí os últimos prepa-rativos: - Proclamar Jesus rei do teu universo no Domingo de Ramos - Viver a mais santa das se-

manas buscando amadure-cer a fé - Fazer aquela faxina interior através da confissão - A quinta inicia o tríduo pas-cal, celebre o amor que se faz alimento- A sexta nos convida a viver a paixão de Cristo através da via sacra nas ruas, do jejum e da abstinência, da oração e da celebração da descida da cruz, encerrando com a procissão do encontro - O sábado santo inicia as comemoraçõesChega o dia da festa: é páscoa! Celebre a reden-ção humana, o amor divino! Comemore a vida em sua plenitude! Feliz Páscoa!

Vocacionados na ParóquiaNesta Edição,

Ismael Weiduschath Wilton Braz Pereira

Conheça a história de vida deste jovem que, desde de muito novo, sentiu-se tocado com o chamado de Deus:

Na alma de cada cristão, ressoa a voz de Deus. É preciso que o batizado inserido na vida de Igreja escute e compreenda qual a vontade de Deus para a sua vida.

Desde criança, a vivência em família era permeada por oração, sobretudo a oração do terço. A maneira como os pais educavam e falavam de Deus, animava-o a ouvi-los e aprender com eles. Aos oito anos convidado pelo Pe. Sérgio de Souza, Ismael começou a participar do grupo de coroinhas, ao passo que sua alegria era de servir e de estar pró-ximo do padre. Tanto é que em casa umas das suas brincadeiras era a de “presidir a missa” tal como o padre fazia na Igreja.

No ano seguinte, posterior a sua primeira comunhão, chegou à paróquia o Pe. Hélio da Cunha. Um padre, sem dúvida, que tem amor a sua Igreja e dedica sua vida a ela. Um grande incentivador de vocações e que no seu dia-a-dia demonstra a alegria em ser sacerdote.

Diante do chamado de Deus, é preciso dar um sim igual ao de Maria. Então, foi no ano de 2006 que ingressou no Seminário de Azambuja, na cidade de Busque na certeza de que Deus dará força e perseverança na sua caminhada. Assim sendo, exorta São Paulo: “É Deus que produz em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu agra-do.” (Fl 2, 13). Que Deus continue chamando mais jovens para a messe e que em nossas famílias sejam sementeiras de vocações.

O Ano Catequético teve seu início nos dias 10 e 11/03, com encontros no Kobrasol e em Campinas, en-tre o Pe. Hélio e os pais dos catequizandos – quase 500, matriculados na 1ª Eucaristia, Infância e Adoles-cência Missionária, Crisma e Adultos. Nestes encon-tros, Pe. Hélio falou sobre a importância do envolvimen-to dos pais na catequese de seus filhos e que Deus está sempre à espera de nós.

Já nos dias 12 e 13/03 aconteceram as missas de abertura em cada comunidade, com a igreja completa-mente lotada, em duas lindas celebrações. Cada cate-quizando, junto com seus pais, trouxe sua Bíblia Sagra-da, que foi abençoada pelo Pe. Hélio. Os catequistas – cerca de 40, foram apresentados aos pais, com os quais tiveram um breve encontro após a missa. Os en-contros de catequese iniciaram no dia 15/03.

Vocacionado Ismael

Weiduschath feliz com sua

caminhada ao sacerdócio

APRENDER PARA ENSINAR | A escola catequética paroquial iniciou suas atividades em 2011 no dia 19 de março, com três turmas: Iº e IIº ano do curso básico e o aprofundamento com a temática iniciação à vida cristã. Dela participam os catequistas e todos aqueles que desejam sê-lo, capacitando-se para educarem na fé os catequizandos, conduzin-do-os a Jesus. Ao todo são 8 encontros anuais, que expressam o desejo da paróquia em investir na missão dada pelo Mestre: Ide e anunciai o Evangelho! | Miriane Priscila Paim

Horários das Confissões:Dias 11 e 18 /04/11 às 19:00 – Confissões na Igreja KobrasolDias 19 e 20/04/11 às 19:00 – Confissões na Igreja da Matriz

Dia 17/04/11DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO08h00 - Benção dos Ramos, procissão e Mis-sa na Igreja Matriz (Movimento de Irmãos e Grupo de Jovens “Sopro de Vida”).18h00 - Benção dos Ramos, procissão e Mis-sa na Igreja do Kobrasol20h00 - Missa na Igreja Matriz de Campinas, com bênção dos ramos dentro da Igreja.

Dia 18/04/11SEGUNDA-FEIRA SANTAAtenção: De 2a a 5a feira, das 6h00 às 7h00 da manhã teremos na Igreja Matriz, a ORA-ÇÃO DO OFÍCIO DAS HORAS.

Dia 19/04/11TERÇA-FEIRA SANTA19h30 – Missa de Santo Antônio, com ben-ção dos pães, oração do responso e a ladai-nha de Santo Antônio, na Igreja Matriz.

Dia 20/04/11QUARTA-FEIRA SANTA15h00 – Missa e Novena em honra a N.Sra.

Desatadora dos Nós – Benção especial sobre as cruzes – Igreja Matriz – Traga a sua Cruz.20h00 – Missa e Novena em honra a N.Sra. Desatadora dos Nós – Benção especial sobre as cruzes – Igreja Matriz – Traga a sua Cruz.

Dia 21/04/11QUINTA-FEIRA SANTADia da Instituição da Eucaristia – Dia do Sa-cerdócio Ministerial e Dia do Mandamento do Amor08h00 Missa e Novena em honra a N.Sra. Desatadora dos Nós – Benção especial sobre as cruzes – Igreja Matriz – Traga a sua Cruz.09:00 – Missa Solene do Crisma e do Sacer-dócio Ministerial – Catedral de Florianópolis 20h00 – Missa da Ceia do Senhor (Come-moração da Instituição da Eucaristia) com o Rito do Lava-Pés, na Igreja Matriz juntamente com a Novena de Nossa Senhora Desatado-ra dos Nós e na Igreja do Kobrasol.

Dia 22/04/11SEXTA-FEIRA SANTA DA PAIXÃO DO SENHORDia de jejum e abstinência de carne. 08h00 – Via Sacra ao vivo pelas ruas de nosso Bairro (Encenação da Via-Sacra com

o Grupo de Jovens “Sopro de Vida” e Pas-toral Familiar).13h30 – Ensaio na Igreja Matriz e ao mes-mo tempo na Igreja do Kobrasol, com as pessoas que vão trabalhar na liturgia so-lene das 15h00.15h00 – Solene Ação Litúrgica com a leitura da Paixão, Oração Universal, Adoração da Santa cruz e Comunhão dos fiéis na Igreja Matriz e na do Kobrasol19h00 – Procissão com o Senhor Morto sain-do da Igreja Matriz de Campinas e de Nossa Senhora das Dores saindo da Pracinha, ao lado da Loja Milium,.

Dia 23/04/11SÁBADO SANTO – DIA DE LUTO E SILÊNCIOAtenção: Haverá ensaio para todos os que ajudarão na Celebração Festiva da Vigília Pascal, na Igreja Matriz, às 14:00 horas e o mesmo acontecerá na Igreja do Kobrasol.19h30 – Início da Vigília Pascal.

Dia 24/04/11DOMINGO DE PÁSCOA – ALELUIA! O SENHOR RESSUSCITOU!08h00 – Missa Solene na Igreja Matriz. Após, Batizados.18h00 – Missa Solene na Igreja do Kobrasol.20h00 – Missa Solene na Igreja Matriz.

Programação da Semana Santa - 2011

6 www.paroquiasantoantonio.net

ENTRE IRMÃOSBingo de PáscoaPe. Hélio convida a todos a participarem no próximo dia 15/04 à partir das 20hw,no salão paroquial da matriz o tradicional Bingo de Páscoa.Prepare-se para viver momentos agradáveis e concorrer a muitos prêmios, o preço da cartela é de R$10,00 (dez reais), durante o bingo teremos serviços de bar e cozi-nha. Compre sua cartela e boa sorte! | Andréa Leila

Retiro de Casais

Ano da Palavra é aberto com missas solenes

Tatiana Tarkina Vieira

Tatiana Tarkina Vieira

Nos dias 12 e 13 de março de 2011, aconteceu o Retiro de aprofundamento de casais da Pastoral Familiar e Grupo de Ca-sais Aliança, na Casa de Retiro Rosa Mística. Conduzido pela Pastoral Familiar de Garopaba. Momento de muitas bênçãos e fortalecimento do casamento para o serviço às famílias. E uma abençoada Celebração Eucarística, conduzida pelo Pe Hélio, onde muitas confirmações do Projeto de Deus aconteceram...

Venha conhecer os movimentos para casais e fortalecer suas famílias no Senhor!!!

O Projeto de Animação Bíblica, conhecido como Ano da Palavra, foi aberto oficialmente com a celebração de missas solenes no Ko-brasol e em Campinas, nos dias 12 e 13/03.

Durante a homilia, a comunidade assistiu a apresentação do pro-jeto, conhecendo sua motivação e objetivo e as atividades que se-rão realizadas. Cada coordenador de pastoral e movimento recebeu solenemente do Pe. Hélio uma Bíblia Sagrada, como sinal do seu compromisso de usar a Palavra de Deus como principal instrumento e guia de sua coordenação.

Após a missa foi distribuído o primeiro cartão da Oração Diária com a Bíblia – uma das atividades do projeto, que será entregue até o final do ano, com um tema diferente a cada final de semana.

Travessia III

Lucas Kamers e Ana Paula Panichi

No dia 19 de março aconteceu o retiro dos grupos de jovens JUCRI e VIDA, o “Travessia III”. Foi realizado no Morro das Pedras, na casa de retiros Vila de Fátima, e reuniu na faixa de 30 jovens. Dentre os palestrantes, que abordaram o tema FAMÍLIA, estava o pároco Pa-dre Hélio, que comentou o fato de que em um conflito dentro da família, temos que ultrapassar o nosso orgu-lho e pedir perdão para o próximo; É nosso dever como

seguidores de Cristo buscar o amor dentro da família.A jovem Ana Paula Panichi, que estava presente,

deu seu comentário para o Jornal Javé Nessi: “Eu real-mente sai do retiro pensando diferente sobre a minha família, acho que tocou a todos que estavam presentes e quiçá quantas famílias não serão transformadas pela graça desse maravilhoso a iluminado retiro”.

O retiro ainda contou com a participação da banda AUJ (Amigos Unidos por Jesus), que mais uma vez de-ram um show de animação.

Paulo Elias de Souza

7www.paroquiasantoantonio.net

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Grupos Bíblicos em Família: Espiritualidade de Comunhão

Lideranças recebem formação sobre o Ano da Palavra

Os animadores (as) e participantes dos Gru-pos Bíblicos em Família de nossa Paróquia vivem como autênticos discípulos e missionários de Je-sus. Em um ambiente aconchegante e familiar, vizinhos e amigos se reúnem, nas casas e apar-tamentos para Celebrar a Igreja nas Casas, para silenciar e apaziguar o coração, para escutar e vi-venciar a Palavra de Deus, para viver a fraternida-de, para a oração conjunta, para a formação na fé e para fortalecer o compromisso de serem apósto-los na vida agitada de hoje. É também o momento e o lugar para se viver a experiência concreta da partilha: partilha das alegrias e dificuldades, dos dons, partilha dos alimentos, etc.

No dia 17 de março foi realizada a belíssima Celebração de Abertura do livreto do tempo da Quaresma e Páscoa, na igreja do Kobrasol com

Mais de 100 lideranças da Paróquia Santo Antônio estiveram reunidas no Salão Paroquial da Igreja de Campinas, na tarde do dia 20 de março. O Ano da Palavra foi o tema principal da formação que falou da importância de acolhermos as atividades propostas pela paróquia em 2011 sobre isso. As lideranças ainda aprenderam o método da leitura orante da Bíblia (lectio divina) para desenvolverem uma maior intimidade com a Palavra de Deus.

O encontro acontece no início do ano e prepara os agentes paroquiais a viverem mais intensamente as atividades e projetos da Paróquia.

Estar aos pés do Mestre sempre

O retiro do discipulado aconteceu dias 11, 12 e 13 de março e com certeza foi uma verdadeira benção na vida de todos os jo-vens. Para Fernando Lehmkuhl, que esta 7 meses na caminhada foi devido a um convite para uma nova experiência espiritual que sentiu no seu retiro metanóia o chamado de Deus para continuar na caminhada.

Ele comenta que “foi através do Discipulado que pude me apro-fundar no amor de Deus e pretendo continuar na caminhada. No mo-mento já faço parte do ministério de Música. Depois do retiro me sinto mais preparado para servir ao Senhor”Para Jéssica Panisson que tem 1 ano e 4 meses de caminhada fez seu retiro metanoia através do convite do Rafael TV, “o apoio da minha mãe também foi funda-mental para que eu fosse no retiro e aceitasse o chamado do Senhor, resolvi fazer o discipulado para continuar na caminhada”. Ela ainda comenta que foi através do Discipulado que aprendeu mais sobre Deus, e fez amizades que no decorrer do discipulado se tornaram mais do amigos... irmãos de caminhada.

”Pretendo continuar na caminhada. Já participo do min de promo-ção humana. Pois sou apaixonada em fazer caridade”.

Faça como estes novos servos, e venha fazer o retiro metanoia para poder fazer o discipulado e servir ao Senhor.

Luciane FermianoGrupos Selso e Ioléte Escher

Fabíola Goulart

Dia 25 de março, sexta-feira, ocorreu a missa do Acolitato de Djal-ma Lemes, que será ordenado diá-cono no mês de julho. Na cerimônia, Djalma recebeu os objetos litúrgicos da mão do Pe. Hélio, fez sua profis-são de fé e de juramento de fidelida-de sobre a Bíblia Sagrada.

a participação expressiva dos grupos e comuni-dade. Na oportunidade, foi entregue a casinha, símbolo dos GBF, para mais um Grupo que está iniciando seus encontros.

Venha você também! Venha se preparar bem para Páscoa! Participe de um Grupo Bíblico em Família.

8 www.paroquiasantoantonio.net

Foto

: Fili

pe C

andi

doFo

to: F

abío

la G

oula

rt

Você se vê aquiO que lhe trouxe ao Cerco?

O VIII Cerco de Jericó começou com muitos fieis que buscam derrubar as mu-ralhas de suas vidas. Saulo José Caetano Junior que não é a primeira vez que parti-cipa do Cerco, vem em busca de conforto, paz de espírito, vem experimentar o amor de Deus. Ele declara que vem aprender a ouvir a Deus. A Terezinha Ami da igreja do Kobrasol soube do cerco através da missa e é a primeira vez que ela vem, busca au-mentar sua fé. A jovem Yoanna Carolina da Silva Triches que não é a primeira vez que participa do cerco, vem esperando uma benção. Declara que é um momento único

261 anos sob a bênção de José

No dia 19 de Março a igreja celebrou a Solenidade de São José, onde recor-dou a santidade de vida do seu patrono. Nossa Paróquia se alegrou ao celebrar a missa dos 261 anos de existência do município que leva o seu nome. Foi uma

cerimônia belíssima presidida por nosso Pároco Pe. Hélio e que contou com a presença do Prefeito Municipal Sr.Djalma Berger, sua esposa e outras autoridades municipais. Os nossos parabéns a todos os Josefenses que fazem desta cidade um lugar melhor pra se viver.

Luciane Fermiano

Andréa Leila

pois esta vinte quatro horas com Jesus Eu-carístico, se sente importante para Deus.ressalta que é a oportunidade de muitos que estavam afastados retornarem a Igreja. Para Kadrise Lemes Simões é a primeira vez que vem ao Cerco espera muita coisa do Cerco na sua vida, declara que precisa mudar, não esta satisfeita com ela mesma e crê que o cerco vai ajuda-la a mudar. Veio por curiosidade pois não recebeu convite de ninguém. Seja da paróquia de Campi-nas ou não, todos são bem vindos a buscar a transformação de suas vidas, para serem homens e mulheres de Deus, verdadeiros adoradores do Senhor.

8º edição do evento atrai cada vez mais fiéis