Jornal jan-mar 2012

8
Missão governamental e empresarial à Itália buscou investimentos ALMG: Ambientalista fala sobre o “Velho Chico” Florestal: Policiamento agora é em Juatuba O dinheiro da dívida deve ir para investimentos Economia Pág. 2, 4, 5 e 6 Pág. 8 Pág. 3 Pág. 7 Segurança Renegociação Informativo do Gabinete do deputado estadual Rômulo Veneroso, Assembleia Legislativa de Minas Gerais Preservação

description

Informativo do Deputado Rômulo Veneroso, com suas atividades parlamentares de janeiro a março de 2012

Transcript of Jornal jan-mar 2012

Page 1: Jornal jan-mar 2012

Missão governamental e empresarial à Itália buscou investimentos

ALMG: Ambientalista fala sobre o “Velho Chico”

Florestal: Policiamento agora é em Juatuba

O dinheiro da dívida deve ir para investimentos

Economia

Pág. 2, 4, 5 e 6

Pág. 8 Pág. 3 Pág. 7

Segurança Renegociação

Informativo do Gabinete do deputado estadual Rômulo Veneroso, Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Preservação

Page 2: Jornal jan-mar 2012

Rômulo Veneroso - Deputado Estadual Assembleia Legislativa de Minas Gerais

2

Bolha? Desindustrialização? Falta de ação?

Editorial

Muito se discute se o Brasil está vivendo uma bolha em sua economia e em que se-tor essa bolha estaria. Se hoje o país só tem crescimento na economia em função do pre-ço das commodities é porque alguma lição de casa deixou de ser feita.

Quais são os problemas listados que impe-dem a industrialização e o desenvolvimento eficazes? Para muitos são os impostos nas alturas, a folha de pagamentos que “mata” os empresários, uma infraestrutura que não atende nunca a demanda e vive correndo atrás de prejuízos causados pelas ações da natureza, é o custo Brasil.

E o que é preciso fazer? Ter dinheiro para investir. Mas esses são problemas muito ve-lhos. E, não existe, segundo os governos, di-nheiro que dê conta de tanta demanda.

O Governador Anastasia e os empresários mineiros resolveram buscar no exterior a so-lução para Minas Gerais. Com grandes em-presários de diversos setores, numa Missão Empresarial com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, foi à Itália mos-trar o que é que a as minas gerais têm. E deu certo.

Como primeiro resultado dessa inciativa foi assinado protocolo de intenções entre a em-presa italiana Case New Holland e o Governo de Minas para a instalação de fábrica no norte do estado. As secretarias de Desenvolvimen-to Econômico, para Desenvolvimento dos va-les do Jequitinhonha e Mucuri e de Esportes e da Juventude levaram à Itália uma série de projetos em busca de parcerias.

Minas Gerais não está esperando a crise mundial passar, está saindo em busca de in-vestimento para alavancar a sua economia. Mais uma missão comercial parte de Minas nesses dias, agora em direção a Portugal. Empresários querem atrair oportunidades para a expansão de seus negócios.

É preciso atacar todas as frentes: o câm-bio, proteger quem necessita, abaixar impos-tos para quem precisa crescer e exportar, desonerar as empresas para a expansão do emprego e a geração de renda.

O Brasil e o Real são muito bem vistos e esperados no exterior, mas o que nós que-remos é que eles venham aqui gastar o seu dinheiro e trazer os seus investimentos para que o nosso povo tenha maior qualidade de vida.

Representar Você.Este é o nosso trabalho.

Rômulo Veneroso

Atividade nas ComissõesAtuação

O deputado Rômulo Veneroso é membro efetivo da Comissão de Cultura e participa das reuniões às quartas-feiras, às 16h, no Plenarinho III.

Na Comissão de Minas e Energia o depu-tado está sempre presente como membro suplente, debatendo assuntos do setor.

Na Comissão de Proposta de Emenda à Constituição nº 31/2012 de autoria do De-putado Dalmo Ribeiro Silva e outros, que acrescenta o Art. 244-A ao texto da Cons-

Expediente

Gabinete em Belo HorizonteAssembleia Legislativa de Minas GeraisRua Rodrigues Caldas, 30. Conjunto 107Bairro Santo Agostinho30190-921 Belo HorizonteTel: (31) 2108 5410 Telefax: (31) 2108 5411Email: [email protected]

Assessoria de ImprensaJornalista: Maria Antonieta AndradeEstagiária: Fernanda CarvalhoProjeto Gráfico: Leonardo Lopes BragaGráfica: SC Editora Gráfica LTDATiragem: 25 mil exemplares

Informativo do gabinete do Deputado Estadual Rômulo VenerosoJaneiro/Março 2012

Gabinete em BetimRua Santa Cruz, 593, fundosBairro Centro32600-305 Betim MGTel: (31) 3596 1315

tituição do Estado (determina que o poder público promoverá ações com vistas à me-lhoria das condições de acessibilidade e mobilidade urbanas), ele atua como mem-bro suplente

Na Comissão Especial de Indicação do nome de Mário Neto Borges para o cargo de Presidente da Fapemig – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, o deputado Rômulo Veneroso foi membro efetivo.

Deputado Rômulo na Comissão de Minas e Energia

Page 3: Jornal jan-mar 2012

Rômulo Veneroso - Deputado EstadualAssembleia Legislativa de Minas Gerais

3

ALMG comemora 40 anos do Palácio da Inconfidência

Policiamento Civil e Militar de Florestal agora centrado em Juatuba

Comemoração

Segurança

Há 40 anos, o Legislativo Mineiro ganhou casa nova. Transferiu--se para a atual sede no bairro Santo Agostinho, conhecida como Palácio da Inconfidência. Um prédio imponente e moderno que chamou a atenção à época de sua inauguração e que hoje abriga os 77 deputados estaduais e toda a estrutura necessária para que os trabalhos legislativos, o contato com a população e os outros poderes, sejam plenamente exercidos.

Para comemorar os 40 anos de atividades a Assembleia de Minas realizou uma reunião es-pecial, prestando homenagem a parlamentares e servidores que aqui trabalharam à época da inauguração e que contou com a presença de autoridades de diversos segmentos.

Quando o espaço foi inaugu-rado, a atuação dos deputados estava limitada pela ditadura militar e a instituição passou por um período difícil. Com a abertura política do país e a

Constituição Estadual de 1989 a situação mudou. O presidente Dinis Pinheiro anunciou que será realizado um

concurso público – como foi o do projeto do prédio, para escolher quem realizará uma escultura de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder dos Inconfidentes, movimento pela independên-cia, libertação dos impostos e da violência do país colonizador, a ser instalada no Palácio da Inconfidência.

“Muito mais do que come-morar 40 anos de um prédio, de um local, nós parlamenta-res comemoramos os 40 anos de exercício da democracia, da representação do povo minei-ro pelos deputados escolhidos pelo voto livre e soberano. Aqui nesta Casa o povo tem vez e tem voz. Essa casa quer que a população de Minas se sinta verdadeiramente representa-da”, assinalou o deputado Rô-mulo Veneroso.40 anos de exercício da democracia no Palácio da Inconfidência

Em julho do ano ano passado, atendendo à solicitação do depu-tado estadual Rômulo Veneroso, o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayete Andrada, rece-beu comitiva de Florestal, quando conversaram sobre a situação da segurança pública no município. A cidade passava por um período crítico em que não havia delegado e as viaturas militares estavam su-cateadas.

A solicitação ao Governo do Es-tado foi a de que os policiamentos Civil e Militar deixassem de fazer parte do 2º RPM, em Pará de Mi-nas (sede da comarca da cidade) e voltassem para a 7ª Cia. Inde-pendente e Regional da Polícia Ci-vil de Juatuba. A proximidade entre as duas cidades (13km) permitia que os florestenses tivessem re-forço policial a qualquer momento, além do monitoramento na Zona Rural. O Secretário Lafayete An-

drada recebeu os pedidos, consi-derando que a situação merecia estudos e seria repassada aos setores competentes para análi-se.

Agora chegou a boa notícia, neste mês a solicitação feita pelo deputado Rômulo foi atendida, e Florestal passa a compor a 45ª Área Integrada de Segurança Pública, com sede no município de Juatuba, diminuindo a dis-tância entre a cidade e a sede, melhorando e facilitando o poli-ciamento e o monitoramento da região.

Ao receber a notícia o verea-dor Serginho Ribeiro de Oliveira comemorou: “Finalmente tere-mos maior tranquilidade com a certeza que o socorro chegará bem rápido e a população terá mais acesso às polícias, só te-mos a agradecer ao deputado Rômulo”.

Deputado informa a Francisco Alves de Assis e Adalton Gonçalves de Oliveira, presidente e gestor do Circuito Verde Trilha Bandeirantes, res-pectivamente, ao Vereador Sérgio Ribeiro de Oliveira e a Miguel Saliba, presidente do Asilo Frederico Ozanan sobre a mudança do policiamen-to para Juatuba.

Page 4: Jornal jan-mar 2012

Rômulo Veneroso - Deputado Estadual Assembleia Legislativa de Minas Gerais

4

Rômulo participa de missão governamental e empresarial em viagem à ItáliaRepresentando a Assembleia Legislativa, ele acompanhou a missão comercial em busca de inves-timentos para o estado. Foram 12 dias de eventos com uma agenda cheia que abarcou política, relações institucionais, comerciais, futebolística, religiosa e, principalmente de negócios. O Depu-tado afirma que os italianos estão muito bem impressionados com o Brasil e com o equilíbrio do Real e que isso gera vontade de investir no país, o único problema é o temor com relação à falta de segurança e a violência.

O que aconteceu na FIAT em Turim? Foi falado algo sobre a indústria em Betim?

Foi assinado um protocolo de intenções formalizando o acordo de parceria entre a Governo de Minas e a Case New Holland, ga-rantindo a implantação de nova unidade da fábrica de máquinas de construção em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, se-rão 2700 empregos a partir de 2014. Sobre a fábrica em Betim, confirmaram o compromisso de aumentar a produção de 800 para 950 carros/dia o que vai gerar mais emprego e mais receita para o município e para o estado.

O que é o Programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo? Como se dá esse acordo de cooperação com Pimonte?

É um projeto de capacitação de jovens que fazem intercâmbio para aumentar a capacidade competitiva do Estado e da socie-dade. Os alunos são de diversas graduações, que compartilham aprendizado e experiências e participam de treinamentos em uni-versidades, centro de pesquisas e órgãos governamentais. Estive-mos no Instituto Politécnico de Turim para concretizar a realização da sexta edição desse programa. O importante é a formação da pessoa para agregar valor aos produtos mineiros. Dezessete jo-vens mineiros estavam lá. É uma parceria entre o governo, univer-sidade e empresas.

Além do aspecto comercial qual abordagem turística foi usada para convencer os estrangeiros a virem a Minas?

A viagem por si só foi uma lição de como receber bem gente de fora e apresentar o que se tem para exportar em todos os aspectos. Mas Minas Gerais também mostrou as suas belezas. O secretá-rio de Turismo, Agostinho Patrus Filho, mostrou o “Destino Minas Gerais na Itália” para gente de empresas de turismo. Eles ficaram conhecendo nossos circuitos histórico, de águas minerais e de tu-rismo rural. Claro que queremos trazê-los para a Copa do Mundo em 2014, mas também para a Jornada Mundial da Juventude em 2013 e os Jogos Olímpicos de 2016. O evento alcançou sucesso também nas cidades de Roma, Nápoles e Salerno. Cerca de 200 operadores agora conhecem um pouco das nossas Minas Gerais e seus roteiros. Os italianos são os principais turistas europeus no Brasil, segundo a Embratur. Quase seis mil vieram a Minas em 2010.

E no futebol? A seleção italiana ficará em algum centro de trei-namento de Minas?

Foi uma beleza fazer uma visita ao estádio da Juventus. Um dos mais modernos da Europa e que pertence ao próprio time. O Go-vernador Anastasia convidou o Juventus, que é um dos times mais populares da Itália, para vir a Belo Horizonte jogar no Mineirão. O presidente, Andrea Agnelli, disse que vai analisar com carinho tendo em vista a grande ligação entre Pimonte, Turim e Minas, especial-

Missão comercial à itália apresentou potencialidades de Minas Gerais para receber investimentos

Empresário Alberto Medioli e Dep Rômulo no estádio da Juventus

Page 5: Jornal jan-mar 2012

Rômulo Veneroso - Deputado EstadualAssembleia Legislativa de Minas Gerais

5

Rômulo participa de missão governamental e empresarial em viagem à Itália

mente por causa da Fiat. Bacana mesmo é a distância do torcedor das primeiras cadeiras do gramado, apenas sete metros e meio. O Gover-nador presenteou o presidente com as camisas do América, Cruzeiro e Atlético e ganhou uma da Juventus com assinatura de todos os jogadores. Em Roma visitamos a Federação Italiana de Futebol Giuoco Calcio. O presidente Giancarlo Abete, ao receber o convite para a seleção vir para Copa de 2014 e ficar em Belo Horizonte, disse que está acompanhando as transformações de Minas Gerais para a Copa e que se sentia muito honrado em receber o primeiro convite para abrigar a sua seleção.

Na Câmara de Comércio de Nápoles quais as empresa presentes?Representantes do segmentos automotivo, de tecnologia, transporte,

autopeças, tecnologia da informação, eletroeletrônico, serviços e metal-mecânico do Brasil, participaram de evento de negócios com empresários de Campânia. Estavam lá o presidente da Câmara de Comércio Ítalo Bra-sileira, Giacomo Regaldo e o presidente da Fiemg, Olavo Machado. Eu só posso acreditar que esse encontro vai gerar bons frutos, parcerias e negócios futuros. Em maio, o Brasil e Minas Gerais receberão uma dele-gação com cerca de 300 empresários italianos que pretendem concretizar negócios com empresas de Belo Horizonte, São Paulo e Curitiba. Claro que virá coisa boa por aí.

O Ministro do Desenvolvimento Italiano, Massimo Vari, se impressio-na com o crescimento de Minas?

Sim, ele disse que conhecia bem os números de Minas Gerais e os investimentos em políticas sociais e infraestrutura. Segundo ele é um es-tado em progresso acelerado. Ele disse que no ano passado houve um recorde histórico da relação comercial Itália e Minas Gerais com movi-mentações de 11 bilhões de dólares. Afirmando que é uma relação que só tende a crescer, afinal são 2 milhões de descentes de italianos por aqui.

Também fizeram visitas diplomáticas?O Governador foi recebido no Vaticano pelo embaixador do Brasil na

Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbosa; pelo embaixador do Brasil na Itá-lia, José Viegas Filho e pelo embaixador Márcio Florêncio Nunes Cam-braia, que é Cônsul Geral do Brasil em Roma. Também pelo represen-tante permanente do Brasil junto às Agências da ONU em Roma, Antônio Marques Porto. O assunto geral foi a Missão Oficial do Governo de Minas Gerais lá e os acordos feitos com o objetivo de trazer mais desenvolvi-mento para o estado.

A viagem teve o propósito de apresentar as potencialidades econômicas, tecnológicas e turísticas de Minas Gerais, atraindo novos negócios e estreitando as relações com as províncias italianas. A comitiva visitou as cidades de Turim, Roma, Nápoles, Salerno e Pisciotta onde se encontrou com políticos italianos, empresários e instituições acadêmicas.

“Ver o crescimento do PIB brasileiro e mineiro é um grande incentivo para nós.

Com certeza este será o início de uma longa colaboração”, garantiu Stefano Caldoro

Deputado Rômulo, Governador Anastasia e Presidente da Juventus, Andrea Agnelli

Page 6: Jornal jan-mar 2012

Rômulo Veneroso - Deputado Estadual Assembleia Legislativa de Minas Gerais

6

Toda visita a Roma leva ao Papa?Ah, claro. Fomos ao Vaticano. Toda a comitiva. Muitos assistiram à

Santa Missa. O Governador Anastasia foi recebido pelo Papa e o pre-senteou com uma imagem da Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. O Papa Bento XVI recebeu do nosso Governador convite para que venha a Belo Horizonte em 2013 quando estará no Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Ele recebeu também o mapa de Minas em metal com pedras que representam as riquezas minerais e ficou sabendo que o nosso estado é o que tem maior número de católicos no Brasil.

Em Pisciotta o encontro foi familiar?Não, mas também. Fomos recebidos nessa região italiana de Campâ-

nia com muita alegria. Em Pisciotta nasceu o avô paterno do Governador Anastasia, sr Aniello Anastasia.. Autoridades, populares e familiares, de-monstraram admiração e ficaram muito honrados em receber a autorida-de máxima de um dos mais importantes estados brasileiros. Eu, tenho lá, também origem pelo lado paterno. Meu avô, Raffaele Veneroso, nasceu em Pisciotta. Tem praça e ruas com nomes dos nossos antepassados, foi especialmente importante e emocionante fazer essa visita. Os nos-sos avós vieram para o Brasil no final do Século XIX. Participamos de um seminário no qual os empresários apresentaram as características econômicas da região de Cilento.

Qual o balanço da viagem e como foi a comitiva à Itália?A comitiva do Governador foi composta pelos deputados Gil

Pereira, secretário para o Desenvolvimento do Norte, Jequitinho-nha e Mucuri, que se empolgou com a nova Fábrica da Case New Holland em Montes Claros, secretário de Esportes e Juventude, Bráulio Braz, que fez excelentes contatos para o desenvolvimento dos programas afetos à Copa 2014, secretária do Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, que esteve à frente dos empreen-dimentos e relações comerciais, secretário do Turismo, Agostinho Patrus Filho que realizou ações concretas para avançar na con-quista de atração de turistas. A delegação de empresários mineiros foi organizada pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais através do presidente Giacomo Regaldo, ex presidente da Tec-Sid e pela Fiemg com o presidente Olavo Machado. O sucesso pode ser resumido pelas palavras ouvidas do presidente de Campânia quando da assinatura de um convênio de cooperação – “Ver o cres-cimento do PIB brasileiro e mineiro é um grande incentivo para nós. Com certeza este será o início de uma longa colaboração”, garantiu Stefano Caldoro ao Governador.

O que preocupa os italianos que já querem investir no Brasil e em Minas Gerais?

Os italianos veem ao Brasil para vencer. Aqui mesmo temos o exemplo de Vittorio Medioli, da Sempre Editora, de seu irmão Alber-to Medioli, presidente da OMR Empreendimentos Automotivos, que são italianos e centenas de outros como os descentes de italianos que estavam na comitiva como Vincinti, Dianese, Rinaldi, Saciotto, Salomone, Zica, Luciolla, Scarioli e Rizzioli, entre outros. O que pude sentir nas minhas conversas informais é que a enorme preo-cupação de todos é com a insegurança. Eles se assustam demais e não conseguem compreender os números do trânsito, do tráfico, da segurança pública. É incompreensível para eles entender que em Betim morrem assassinadas quase 30 pessoas em um mês. Lá esse número é para o ano todo e olhe lá. A percepção é que a Justiça não funciona, e isso assusta e pode até impedir que os investimentos venham. Garçons, pessoal de hoteis, em padarias, todos têm esse sentimento. Isso nos deixa a pensar que algo sério deve ser feito rapidamente e principalmente as reformas, como a no Código Penal, que tramitam em Brasília.

Deputado Rômulo Veneroso e Jonhn Elkann, executivo do gru-po Fiat na assinatura do protocolo de intenções da Case New Holland para Montes Claros

Sec de Esportes Braulio Braz com diretores da Juventus

Deputado Rômulo, Secretário de Estado Gil Pereira e o Governador Anastasia

Deputado Gil Pereira, empresário Alberto Medioli, Antônio Dianese, vice-presidente do CETEC, Rômulo Veneroso e deputado Agostinho Patrus

Page 7: Jornal jan-mar 2012

Rômulo Veneroso - Deputado EstadualAssembleia Legislativa de Minas Gerais

7

Dívida de Minas diminui

investimentos sociaisA Assembleia de Minas vai levar

até o interior, através de audiências públicas, o debate sobre a necessida-de da renegociação ou alteração de contratos da dívida do Estado com o Governo Federal. Os debates sobre a dívida de Minas e o índice que faz a sua correção, e que fez o montante da dívida sair de R$17 bilhões em 1998 para R$69 bilhões agora, mesmo já quitados R$19 bilhões. O movimento começou pela ALMG através de uma Comissão Especial da Dívida Pública em novembro do ano passado e já ga-nhou âmbito nacional com a adesão de diversos estados brasileiros que sofrem com o mesmo problema.

“A Assembleia de Minas levantou uma discussão necessária, importante e que deve ser feita o mais rapidamen-te possível porque o dinheiro que está sendo pago a mais ao governo federal em forma de juros, é o que não está sendo usado para impedir o aumento da pobreza em nosso estado, para ser aplicado em ações sociais”, acredita o deputado Rômulo Veneroso, lembran-do que Minas gasta R$ 4 bilhões por ano com a dívida, o mesmo valor dos investimentos que o estado faz.

Veneroso informa que o deputado Délio Malheiros, do PV, entrou com uma ação popular que contesta o cál-culo da dívida de Minas Gerais com o Governo federal e que já está aguar-dando o julgamento no Supremo Tri-bunal Federal.

Rômulo aprova Interiorização da Cultura

O deputado Rômulo informou que no último dia 22 o Governo de Minas lançou o quarto Núcleo de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), avançando no traba-lho de descentralização e regionalização das políticas públicas para a área de cultura. Os núcleos funcionarão como uma representação física da SEC, atendendo às demandas de artistas, produtores culturais, e gestores públicos.

A missão de cada núcleo é aumentar e qualificar o diálogo da SEC com os muni-cípios do interior do estado, levantando as demandas específicas de cada região e promo-vendo a gestão compartilhada das políticas culturais de Minas Gerais. Entre as funções do Núcleo de Interiorização está o mapeamento de manifestações culturais, espaços e eventos culturais, prestação de apoio técnico e gestores de cultura, além da implementa-ção da rede de serviços da SEC nas localidades.

O Deputado Rômulo é membro da Comissão de Cultura na ALMG que mantém constante intercâmbio e parceria com a secretaria de Cultura. “Os núcleos são importantes para o desenvolvimento cultural no interior, porque estarão acompanhando as demandas dos prefeitos, secretários de cultura, gestores, culturais, artistas, empresas privadas e com os cidadãos”, afirma.

Deputada Luzia Ferreira, deputado Elismar Prado e deputado Rômulo Veneroso em reunião da comissão de Cultura

Florestal recebeu a visita do Governador e do deputado RômuloO deputado Rômulo Veneroso acompa-

nhou o Governador Anastasia em Florestal, visitando o município, quando das enchen-tes causadas pelas fortes chuvas no mês de janeiro.

O Governador e o deputado Rômulo fo-ram nos locais e nas residências que so-freram maior dano. Mesmo com toda a tra-gédia que se abateu sobre o município e a população, o povo de Florestal recebeu o Governador Anastasia com muito carinho.

“Nós tivemos aqui um aumento expres-sivo do nível das águas. Graças a Deus, repito, graças a Deus, não tivemos perdas de vidas humanas porque a dimensão da enchente poderia levar à perda das vidas.

Mas graças a Deus não houve e agora é o trabalho de reconstrução”, disse Anastasia à época.

Para o deputado Rômulo Veneroso o Governador Anastasia demonstra a preocu-pação de seu governo quando se desloca para acompanhar o sofrimento da popula-ção e levar soluções que amenizem a situa-ção até a reconstrução, que é um processo sempre um pouco mais lento.

A Assembleia Legislativa de Minas Ge-rais fez uma campanha onde arrecadou donativos – roupas, água potável e fraldas, entregues à Cruz Vermelha para distribui-ção aos municípos que foram atingidos pe-las chuvas, inclusive Florestal.

Page 8: Jornal jan-mar 2012

“O sertão vai virar mar, dá no coração, o medo que algum dia o mar também vire sertão”*

Preservação

No ano passado, a 22ª Feira Nacional de Artesanato, sob o tema “São Francisco, o Rio e o Santo”, no Expominas, marcou o novo despertar para a necessidade de adoção de medidas efetivas para salvar um dos principais recursos hídricos do País. Na época, o deputado Rômulo Veneroso solici-tou à ALMG que realizasse uma audiência pública falando da situação e foi atendido. No próximo dia 17, às 10h, o ambientalista João Carlos Figueiredo, 62 anos, que reali-zou uma expedição ao Velho Chico, contará ao público tudo sobre a sua experiência, e o trajeto que fez da nascente à foz.

“Não podemos perder essa riqueza. Va-mos realizar a reunião para discutir medi-das que poderão salvar o Rio São Fran-cisco. Como integrante de um partido que tem como uma de suas principais missões zelar pelo meio ambiente, tenho como um de meus deveres cuidar também do Rio”, afirmou o deputado estadual Rômulo Vene-roso, justificando a importância de se discu-tir o assunto.

A canoa usada por João Carlos, para percorrer toda a extensão do Rio São Fran-cisco, em 2009, foi uma das grandes atra-ções da 22ª Feira Nacional de Artesanato. A expedição solitária programada e cumprida pelo canoísta teve o apelo por maior aten-ção das autoridades para salvar a bacia do “Velho Chico”, bem como serviu para pro-mover a conscientização dos moradores ri-

na internet www.deputadoromuloveneroso.com.br facebook.com/romuloveneroso

Entre em contato facilmente com o deputado Rômulo Veneroso atraves de seus canais de comunicação online

twitter.com/depromulo

site oficial

Rômulo Veneroso - Deputado Estadual Assembleia Legislativa de Minas Gerais

beirinhos e exploradores de pesca e outras atividades que afetam o ecossistema, inclu-sive aquelas realizadas às margens do rio.

João Carlos se define como um amante da natureza, ambientalista, canoísta, indi-genista, espeleólogo, montanhista, mergu-lhador, poeta, pensador e fotógrafo amador. Ele fez todo o percurso do leito do Rio São

Francisco, cerca de 2,8 mil km, sozinho, re-mando numa canoa canadense, que pesa 22 quilos, em nome da salvação deste im-portante recurso hídrico nacional. A crono-metragem das remadas registrou um perí-odo de 4 meses. Porque para a expedição estavam previstas visitas às comunidades indígenas e quilombolas, discussões políti-cas com autoridades, palestras em escolas e atendimento à imprensa regional.

O resultado desse projeto foi a produção de um livro que se encontra publicado ape-

nas na Internet, no blog: meuvelhochico.blogspost.com -”Diário de uma expedição solitária”, por falta de apoio e patrocínio. No entanto, o tema continua atual e presente, uma vez que praticamente nada foi feito para a recuperação do “Velho Chico”. As poucas obras de “revitalização” não atin-gem o âmago da questão ambiental; as ações sociais não resolvem os graves pro-blemas fundiários dos quilombolas e indíge-nas; a população continua sem consciência de seu papel nesse processo de preserva-ção; e as autoridades se esqueceram do “Velho Chico”, que continua minguando a cada ano, perdendo importantes afluentes, sendo espoliado por projetos inconsequen-tes, e contaminado por todo tipo de polui-ção: doméstica, de esgotos; agrícola, de agrotóxicos; e industriais: dejetos químicos jogados sem nenhum tratamento em toda bacia do São Francisco.

As obras de transposição do Rio São Francisco pelo Governo Federal estão com problemas em licitações de trechos “abando-nados” por empreiteiras e em ritmo lentíssi-mo, como tem destacado a imprensa nacio-nal. O Exército tem mantido suas atividades ainda que elas tenham diminuído significa-tivamente. Obra cantada em verso e prosa como a salvação do nordeste. A preservação da nascente e a recuperação das margens e matas ciliares ainda não aconteceu.*música Sá / Guarabyra

João Carlos navegando no Rio São Francisco

Canoa percorreu o Rio da Integração Nacional da nascente à foz e ficará exposta na ALMG, indo depois para o aquário na Fundação Zoo-botânica em BH