Jornal holandes fevereiro 2015

16
Ano 13 - Nº 132 - Fevereiro de 2015 - Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais 9912338611/2013-DR/MG ACGHMG 24 a EXPHOMIG TERÁ PARTICIPAÇÃO INÉDITA A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando já confirmou a realização de uma exposição ranqueada. PÁGINA 3 ASSOCIAÇÃO MINEIRA PARA O MUNDO Parceria inédita com a melhor revista internacional especializada em Holandês divulgará o trabalho dos mineiros. PÁGINA 4 TODOS DEVEM ESTAR ATENTOS AO DESPERDÍCIO E CRIAR SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA APROVEITAR CORRETAMENTE E COM QUALIDADE ESSE BEM NATURAL TÃO PRECIOSO. A ÁGUA É FUNDAMENTAL NA PRODUÇÃO DO LEITE, POIS ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS SUAS ETAPAS. PÁGINAS 8 E 9 UMA GOTA PRECIOSA Rank CADERNO Super PÁGINAS 13 A 15 PÁGINA 10 Holandês UM GIRO DO DE MINAS PÁGINA 6 Roteiro Programado A represa de Três Marias opera com apenas 10% de sua capacidade MANOEL MARQUES/IMPRENSA MG ESPECIAL ÁGUA

description

Publicação Oficial da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

Transcript of Jornal holandes fevereiro 2015

Page 1: Jornal holandes fevereiro 2015

Ano 13 - nº 132 - fevereiro de 2015 - Publicação oficial da Associação dos Criadores de gado Holandês de minas gerais

9912338611/2013-DR/MGACGHMG

24a eXPHomig terá PArtiCiPAÇÃo inÉditAA Associação Brasileira dos Criadores de Girolando já confirmou a realização de uma exposição ranqueada. PÁGINA 3

AssoCiAÇÃo mineirA PArA o mundoParceria inédita com a melhor revista internacional especializada em Holandês divulgará o trabalho dos mineiros.PÁGINA 4

TODOS DEVEM ESTAR ATENTOS AO DESPERDÍCIO E CRIAR SOLUÇÕES INTELIGENTES PARA APROVEITAR CORRETAMENTE E COM QUALIDADE ESSE BEM NATURAL TÃO PRECIOSO. A ÁGUA É FUNDAMENTAL NA PRODUÇÃO DO LEITE, POIS ESTÁ PRESENTE EM TODAS AS SUAS ETAPAS.PÁGINAS 8 E 9

umA gotA PreCiosA

rank

CAderno

superPáginAs 13 A 15PáginA 10

Holandêsum giro do

de minAs

PáginA 6

roteiroProgramado

A represa de Três Marias opera com

apenas 10% de sua capacidade

man

oel

mar

ques

/impr

ensa

mg

ESPECIAL ÁGUA

Page 2: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

2

expediente editorial

EQUIPE VALOR EDITORA

Projeto Gráfico e Editorial: equipe de criação da valor editora

Edição e DiagramaçãoHelô costa - mtb 00127/mg

Editor de Fotografiawagner correa

Revisão Linguísticaprofessora mariza moura

Colaboraçãoesther figueiredo

Contato Imprensa: [email protected]

Departamento Comercial - Executivo de Contas: wagner correa | 31 2526- 2527 | 31 9105-7737 [email protected]

Impressão: o tempo serviços gráficos

Participe do jornal, envie sugestão de pautas, reclamações, agenda de eventos e deixe seus comentários, esse é o canal direto com o produtor: [email protected]

a valor editora é a única empresa responsável pela comercialização de espaços dentro do jornal impresso e site do jornal assim como qualquer outra negociação que diz respeito ao Jornal Holandês conforme acordo firmado com a associação dos criadores de gado Holandês de minas gerais. qualquer dúvida entre em contato com a nossa equipe.

o Jornal Holandês não se responsabiliza pelas matérias assinadas e pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, sendo de responsabilidade de seus autores. É vetado a reprodução parcial ou integral de qualquer conteúdo do Jornal Holandês.

GRUPO DE COMUNICAÇÃO

Jornal HolandÊs no tWitter twitter.com/jornalholandes

Jornal HolandÊs no faCebooK http://pt-br.facebook.com/holandesonline

RECADASTRAMENTOpara continuar a receber o Jornal Holandês acesse www.jornalholandes.com.br e preencha todos os dados corretamente.

Jornal Holandêspublicação oficial da associação dos criadores de gado Holandês de minas gerais

Conheça a nossa publicação digital, acesse www.jornalholandes.com.br

CleoCY fam de mendonÇa JÚniorDIRETOR EXECUTIVO DA ASSOCIAÇÃO DOS

CRIADORES DE GADO HOLANDÊS DE MINAS GERAIS

ÁGUA: A ESCASSEZ NA FARTURA

Nughoman - Núcleo dos Criadores

de Gado Holandês da Mantiqueira

Presidente - almir pinto reis

rua João baptista scarpa, 666

cep 37464-000 - itanhandu - mg

(35) 3361.2404

Nughobar - Núcleo dos Criadores

de Gado Holandês de Barbacena

Presidente - gérson rodegheri

avenida amílcar savassi, s/n

caixa postal 126

cep 36200-000 - barbacena - mg

(32) 3332-8673

REPRESENTAÇÕES REGIONAIS:

CONSELHO DE

ADMINISTRAÇÃO

presidente do conselHo

leonardo moreira costa de souza

antônio augusto marins

armando eduardo de lima menge

lucia mara Yamaguti Kono

makoto edison sekita

marcelo elias rigueira

mauro antônio costa de araújo

DIRETOR EXECUTIVO

cleocy fam de mendonça Júnior

[email protected]

AssoCiAÇÃo dos CriAdores de

gAdo HolAndÊs de minAs gerAis

Avenida Sete de Setembro, 623 Centro Juiz de Fora - MG - CEP 36070-000

tel: (32) 4009-4300

A água é o recurso natural mais abundante do planeta. De maneira quase onipresente, ela está no dia a dia dos mais de 7 bilhões de pes-soas que habitam nosso planeta. Além de matar a sede, a água está nos alimentos, nas roupas, nos carros e até mesmo neste jornal que você está lendo – se estiver lendo este periódico pelo computador, saiba que muita água foi usada em sua fabricação. Mas o recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento.

Os pesquisadores já vinham há algum tempo avisando sobre a possível falta d’água em nosso planeta, dizendo até que este recurso seria a causa principal de conflitos entre nações, mas muitos de nós nunca deram ouvidos. Nós, brasileiros, que sempre nos consideramos dotados de fontes inesgotáveis de água, afinal possuímos 12% da água doce do planeta, já estamos vendo várias de nossas cidades sofrerem com a falta dela, várias destas estão até decretando “Estado de Calamidade”.

Por causa disso tudo é que a matéria de capa desta edição é de extrema importância para nos alertar sobre a diminuição dos recur-sos hídricos de nosso planeta. A água está presente em todas as eta-pas da produção de leite e se não começarmos imediatamente a economizar e/ou criar soluções inteligentes para aproveitarmos corretamente este recurso tão precioso, muito em breve veremos nosso negócio ruir. O que nossas vacas irão beber se não possuímos água??? O que nossas vacas irão comer se não conseguirmos produ-zir alimento para elas devido à falta d’água??? Como conseguire-mos produzir leite sem água???

Além da importante matéria de capa, esta edição do Jornal Holandês inicia uma sequência de reportagens que terão a respon-sabilidade de apresentar a todos os leitores a nossa eficiente equipe de colaboradores, pois muitos de nossos sócios às vezes conhecem nossa equipe, principalmente de BackOffice, apenas por e-mail ou telefone, mas por meio destas reportagens poderão conhecer um pouco mais quem são e o que fazem especificamente cada colabora-dor de nossa entidade.

Não poderia encerrar este editorial sem mencionar minha tristeza pelo falecimento de um grande homem, grande empresário, grande visionário e grande companheiro do agronegócio, Dr. Lair Antônio de Souza, proprietário da Fazenda Colorado e ex-presidente da Associa-ção Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Meus sinceros sentimentos aos familiares!!!

agenda 2015EXPOJOVEM - 20 a 25 de abril - Itanhandu - MG

MEGALEITE - 30 de junho a 4 de julho - Uberaba - MG

EXPHOMIG - 7 a 12 de setembro - Barbacena - MG

EXPOSIÇÃO NACIONAL - 20 a 24 de outubro - Castro - PR

WORLD EXPO DAIRY - 29 de setembro a 3 de outubro - Madison - USA

THE ROYAL WITER FAIR - 5 a 15 de novembro - Toronto - Canadá

Page 3: Jornal holandes fevereiro 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

3

2015 promete grandes encontros. A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais e a Associa-ção Brasileira dos Criadores de Giro-lando definiram a participação em duas grandes exposições a nível nacional: Megaleite e Exphomig. Dois importantes eventos para o gado de leite que propor-cionarão oportunidades de interação entre criadores, parceiros e apaixonados por ambas as raças.

Novidade, essa é a palavra de ordem para os organizadores do evento deste ano! A tradicional Exphomig terá um ilustre e inédito participante, a raça Giro-lando, que sempre prestigiou o evento, de olho no gado Holandês. Este ano os até então visitantes mudarão de posição e trarão seus animais para desfilarem nas pistas de Barbacena. A raça realizará uma exposição ranqueada em meio à maior exposição da raça Holandesa de Minas Gerais e uma das três maiores exposições de Holandês do Brasil.

A 24ª Exphomig 2015 acontecerá no período de 7 a 12 de setembro, no Parque de Exposições Senador Bias Forte, em Barbacena - MG.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG representada pelo Diretor Executivo, Cleocy Jr. convidou a raça Girolando para fazer parte deste importante evento que a cada ano cresce e atrai mais cria-dores, investidores, um número maior

de interessados pelo Holandês. “A raça Holandesa, há vários anos, encontra com o Girolando nas pistas da Mega-leite. Este ano serão dois encontros, duas ótimas oportunidades para todos verem de pertinho como andam as cria-ções”, comenta Cleocy.

Segundo o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma, “Para nós, esse convite reforça a parceria de longa data que temos com a Associação dos Criado-res de Gado Holandês de Minas Gerais. Temos certeza de que será uma partici-pação contínua nos próximos anos”.

Barbacena e região, além de ser tra-dicional e ter importantes nomes na criação de gado Holandês, é uma região onde o Girolando também é difundido há muitos anos e vem crescendo com o empenho de novos criadores e núcleos.

A programação completa da exposi-ção do Girolando será definida nos próxi-mos meses e divulgada em breve pelo Jornal Holandês.

A Exphomig é uma realização da Associação dos Criadores de Gado Holan-dês de Minas Gerais – ACGHMG, com o apoio da Prefeitura de Barbacena, por meio da Empresa Municipal de Turismo e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Sindicato dos Produtores Rurais de Barbacena e do Núcleo dos Criadores de Gado Holandês de Barbacena – Nughobar.

exposição

encontros de gigantesMegaleite e Exphomig contarão com

a participação das raças Girolando e Holandês

O Presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Jônadan Hsuan Min Ma atendeu com exclusivi-dade a equipe do Jornal Holandês onde fala sobre a participação inédita na Exphomig 2015.

JORNAL HOLANDÊS: Qual a impor-tância para o Girolando de participar da 24ª Exphomig?

JÔNADAN HSUAN MIN MA: Como a raça Girolando tem em sua base de forma-ção a genética do gado Holandês, a inte-ração entre os criadores das duas raças é muito importante e contribui positiva-mente no processo de seleção dos ani-mais leiteiros. A Megaleite possibilita há vários anos essa integração por ser uma feira que reúne expositores de Girolando,

Holandês e de outras raças. Com a 24ª Exphomig, teremos mais uma oportuni-dade de troca de informações sobre o que há de melhor nas duas raças.

JH: Quais são as expectativas?JM: A expectativa é de fazer uma exce-

lente exposição e com um bom número de animais e expositores participantes, já que a raça Girolando tem forte presença na região onde ocorrerá o evento.

JH: A exposição do Girolando será Estadual ou Interestadual?

JM: A intenção é de que seja uma exposição interestadual, com a participa-ção, principalmente, de criadores de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo.

Com a palavra o Girolando

Girolando divulga na sua página oficial a participação na Exphomig 2015

Em meio a várias exposições, leilões e outros eventos as raças Girolando e Holandês se encontram para trocarem experiências, festejar conquistas

e falarem do bem maior de todas as raças: o leite.

MOMENTOS GIROLANDO E HOLANDÊS

"Temos certeza de que teremos uma participação contínua nos próximos anos”

fotos wagner correa

Page 4: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

4

notas

Grupo CrV obteVe exCelentes resultados finanCeiros O grupo CRV encerrou o exercício de 2013-2014 com um resultado líquido

de 6,7 milhões de euros, valor obtido antes da distribuição de lucros aos acio-nistas. O resultado foi conquistado graças à expansão das vendas, aliada a uma gestão mais eficiente.

O crescimento das vendas e dos lucros veio em um ano em que o grupo CRV reforçou seu posicionamento na gestão do rebanho. As vendas cresceram, em parte, como resultado de uma grande oferta de touros e, em outra parte, devido a um aumento da demanda por produtos de gestão. O desenvolvimento contí-nuo e a inovação da CRV também no campo da genômica claramente colabo-raram para este resultado.

Produtos e serviços foram melhorados como parte do gerenciamento do rebanho e diversas inovações foram introduzidas, incluindo novas soluções de fertilidade que são amplamente utilizadas no mercado.

Cri GenétiCa partiCipa do dia de Campo C.ValeCom o julgamento da Mostra de Novilhas, a empresa esteve presente em um

dos eventos de maior envergadura do oeste paranaenseRealizado há mais de dez anos, o Dia de Campo C.Vale aconteceuem Palotina

(PR) e contou com a participação da CRI Genética, auxiliando no julgamento da Mostra de Novilhas. Com cerca de 50 animais jovens em pista, 18 deles traziam a genética CRI. O touro HILL foi representado por seis filhas; outras cinco novilhas da mostra são filhas de GILDRI; já os reprodutores GROOVY e TOYSTORY tiveram a genética exibida por duas bezerras (cada), enquanto FREDDIE, LEGEND e COLE foram representados por uma novilha (cada). Das fêmeas mencionadas, muitas se sagraram campeãs – destaque para as filhas de HILL, FREDDIE e GIL-DRI, além de uma filha do GROOVY, fêmea RESERVADA GRANDE CAMPEÃ.

Com o objetivo de motivar e enriquecer o setor, houve o torneio leiteiro, com a participação de seis animais, sendo três deles filhas de touros da bateria CRI. Uma delas, filha de PILOT, em sua segunda cria produziu 52 kg/dia em duas ordenhas, e foi considerada pelo público como o melhor animal do evento. Não bastasse, uma filha do KARSTEN e outra do MINDORO, ambas na primeira cria, produziram quan-tidade superior a 51kg/dia e mais de 43kg/dia, respectivamente.

seleCt sires Comemora bodas de ouro em 2015Neste mês a Select Sires Inc. completa 50 anos. Foi fundada em janeiro de

1965, quando quatro cooperativas de agricultores se uniram para oferecer uma maior variedade genética para seus membros. Desde então, a Select Sires cres-ceu e tornou-se a maior organização do setor na América do Norte, fornecendo produtos, serviços e programas de melhoramento genético em todo o mundo.

Atualmente a empresa está presente em todos os continentes, atuando em mais de 95 países. A Select Sires do Brasil iniciou suas atividades em 2011, anteriormente a genética Select Sires já estava disponível aos criadores brasi-leiros através de distribuidores.

Ao longo dos últimos 50 anos, a Select Sires consolidou-se como líder no setor através dos seus programas que agregam genética de elite com alta fertilidade.

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais e o Jornal Holandês parabenizam pelos 50 anos construindo história.

Capal diVulGa Calendário de reuniõesA Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal) realiza reuniões mensais

em 15 comunidades rurais para promover a troca de informações entre a orga-nização e seus cooperados, além de desenvolver também um importante papel social por meio de seu Núcleo de Jovens Cooperativistas.

Confira a agenda de reuniões das comunidades rurais e do Núcleo de Jovens Cooperativistas para o mês de fevereiro:Alto da Serra: 10/02 , às 19h. Local: Antônio Gomes de MouraItaipú: 11/02 , às 19h. Local: Salão ParoquialMorro da Mesa: 12/02, às 19h, no Mauro Sérgio ChencheCapivara: 13/02, às 19h. Local: Maurício Lazaro da CostaCórrego do Sal: 19/02, às 19h. Local: Hélio Araújo CamposPerdizes: 20/02, às 19h. Local: Tatersal Parque de Exposições de PerdizesJovens Cooperativistas: 21/02, às 13h. Local: Sala de Reuniões do Sindicato RuralPantano: 23/02, às 19h. Local: A definirTapira: 24/02, às 19h. Local: CETAPQuenta Sol: 25/02, às 19h. Local: Barracão da Comunidade

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3691-5010.Fonte: Saulo Aguiar, correspondente da Capal

visibilidade

Parceria inédita

A melhor revista internacional especializada em Holandês divulgará notícias da ACGHMG

A Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais realiza parce-ria inédita na história da Associação Mineira. A revista Holstein International, uma publicação especializada na raça Holandesa com sede na Holanda pre-tende divulgar notícias sobre a Associa-ção Mineira, a história do Holandês de Minas, a evolução da raça no Estado, entre outros assuntos.

A revista Holstein International é con-siderada a melhor publicação mundial sobre o Holandês. Com 33.000 mil leitores

em 66 países ela trata de assuntos exclusi-vos da raça: as maiores exposições do mundo, as provas de touros de cada país e matérias técnicas são alguns dos vários assuntos divulgados.

Essa parceria será de grande valia para todos, pois fortalecerá o gado Holandês de Minas Gerais, comprovando a seriedade e o comprometimento dos nossos associa-dos com a qualidade e o melhoramento genético da raça em nosso Estado.

É a Associação Mineira com visibili-dade mundial!

Page 5: Jornal holandes fevereiro 2015

E M P R E S A S A S S O C I A D A S

A credibilidade evoluiu ainda mais e ganhou números atualizados.

GENÉTICA AMERICANA DO LEITE: A B S O L U T A .

PRODUCT OF USA

Proteína 27 2716 16

310 8-1 -1

6 612 11

9 7-5 -511 13-2 -2-1 -1

43% 46%29% 28%28% 26%

Composto de úbere

DCE

Gordura

Composto de pernas e pés

DSB

Efi ciência alimentar

Vida produtiva

Produção

PTA TIPO

CCS

Saúde e fertilidade

Caracterização leiteira

DPR

Conformação

FórmulaJAN 2010

TPI: Os melhores resultados para selecionar o seu rebanho.

(valores relativos %)

FórmulaDEZ 2014

USE GENÉTICA AMERICANA.

Page 6: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

6

roteiro proGramado 2015

feVereiro: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.)VERTENTES (Barbacena, São João del Rei, etc.)RIO DE JANEIRO (todo o Estado)TRIÂNGULO MINEIRO (Uberaba, Uberlândia, Tupaciguara, etc.)ALTO PARANAÍBA (Patos de Minas, Patrocínio, Coromandel, etc.)NOROESTE DE MINAS (Paracatu, Unaí, etc.)

marÇo: SUL DE MINAS (Cruzilia, Caxambu, Itanhandu, Três Corações, etc.)

abril: EXTREMO SUL DE MINAS (Pouso Alegre, Itajuba, Poços de Caldas, etc.)

maio: CENTRO SUL e SUDOESTE MINEIRO (Lavras, Varginha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Passos, etc.)

JunHo: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.) VERTENTES (Barbacena, São João del Rei, etc.) CENTRO-OESTE (Belo Horizonte, Sete Lagoas, Bom Despacho, Divinópolis, etc.)

JulHo: TRIÂNGULO MINEIRO (Uberaba, Uberlândia, Tupaciguara, etc.) ALTO PARANAÍBA (Patos de Minas, Patrocínio, Coromandel, etc.) NOROESTE DE MINAS (Paracatu, Unaí, etc.)

aGosto: SUL DE MINAS (Cruzilia, Caxambu, Itanhandu, Três Corações, etc.)

setembro: ZONA DA MATA (Juiz de Fora, Leopoldina, etc.) RIO DE JANEIRO (todo o Estado)

outubro: EXTREMO SUL DE MINAS (Pouso Alegre, Itajuba, Poços de Caldas, etc.)

noVembro: CENTRO SUL e SUDOESTE MINEIRO (Lavras, Varginha, Guaxupé, Carmo do Rio Claro, Passos, etc.)

deZembro: REUNIÕES DE FECHAMENTO E BALANCETES

serviços

Abastecendo com muita informaçãoOs serviços da ACGHMG auxiliam o produtor a gerenciar a sua produtividade

Fim do período tradicional de férias e todos já se programam para o Carna-val. Independente de datas comemora-tivas, o trabalho na fazenda não para. O Roteiro Programado existe para abastecer o criador de gado Holandês com importantes informações que irão auxiliar no gerenciamento correto de sua produtividade. Controle Leiteiro, Registro Genealógico, Classificação Linear são alguns dos vários serviços prestados pela Associação dos Criado-res de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG.

Neste mês a equipe técnica percorre a Zona da Mata, o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o Noroeste de Minas, a região das Vertentes e todo o Rio de Janeiro. Já

em março as visitas acontecerão no sul de Minas Gerais.

O agendamento é fácil e rápido. Basta ligar para a sede da ACGHMG pelo telefone 32 4009 4300, em horário comercial. O agendamento deverá ser feito com um prazo mínimo de 20 dias para a data inicial do Roteiro Progra-mado para sua região.

De qualquer forma, visitas fora dos Roteiros Programados poderão ser agen-dadas. Entre em contato com a Associa-ção Mineira que será feita uma avaliação sobre os investimentos necessários para essa visita especial.

Não perca tempo nem dinheiro, conte com o apoio da ACGHMG.

Mais informações: 32 4009 4300

Independente da direção, a equipe técnica não mede esforços para atender os criadores

notas

pronateC aGro ConClui primeiros CursosO Programa Pronatec Agro oferece cursos gratuitos nas escolas públicas

federais, estaduais e municipais e ainda nas unidades de ensino do SENAI, SENAC e SENAT e em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.

“Precisamos nos unir e preparar técnicos, produtores rurais e jovens empreendedores para otimizar o trabalho no campo, melhorar a gestão da agropecuária, ampliar o acesso as tecnologias e promover a adoção de práti-cas sustentáveis”, afirma Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento Agrope-cuário e Cooperativismo do Mapa.

O Pronatec Agro oferece cursos como Assistente de Planejamento e Con-trole de Produção; Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Auxiliar de Agroecologia; Horticultor; Forragicultor; Produtor de Embutidos e Defuma-dos, entre outros.

Os interessados podem obter outras informações sobre turmas, datas, locais e inscrições por meio do e-mail [email protected] ou

pelo telefone (61) 3218-2433.

nas ondas do rádioO rádio é o veículo de comunicação mais popular entre os produtores

rurais. Uma companhia certa para todos os momentos e locais da fazenda. Para levar cada vez mais informações técnicas de qualidade ao produtor

rural, a Cooperativa Agropecuária de Araxá (Capal), a Cooperativa Agrope-cuária de Bom Despacho (Cooperbom) e a Cooperativa Regional Agropecuá-ria do Centro Norte Mineiro (Coopernorte) criaram programas de rádio, vei-culados em suas regiões.

O programa “Momento Rural” produzido pela Capal é veiculado aos sába-dos, das 8h às 9h, na Rádio Cidade. O programa também pode ser acompa-nhado pelo portal www.radiocidadearaxa.com.br.

O “Cooperbom em Campo” é transmitido às quartas-feiras, às 6h30, com duração de 15 minutos. A Rádio Difusora, de Bom Despacho; a Rádio Criativa, de Martinho Campos; a Rádio Terra Doce, de Moema e, a Rádio Araminas de Araújos, são as responsáveis pela transmissão do programa. No portal da Cooperbom estão disponibilizadas todas as edições de 2014 e os primeiros programas de 2015, em http://www.cooperbom.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=lista&url=20.

O programa “Sertanejo Bom Demais”, veiculado das 6h às 6h20, na Rádio Portal FM, tem o apoio da Coopernorte e pode ser acompanhado em www.portalfm.com.br.

Agenda de cursos, dicas técnicas e notícias da organização são alguns dos temas tratados pelos programas de rádio. Vale a pena conferir.... ou melhor, escutar.

ConCurso de fotos olHar ruralA ABS Pecplan abre as inscrições para o concurso de fotos 2015. A novi-

dade este ano está a cargo da criação do Olhar Rural Leite e o Olhar Rural Corte. Ao final de 2015 serão selecionadas as melhores fotos para ilustrar os respectivos calendários da empresa. As fotos deverão ser enviadas para [email protected] ou por meio das redes sociais Facebook (abspecplan) e Instagram (@abspecplan), marcando sua foto com a hashtag #olharural. Use sua criatividade e mostre as belezas de sua região!

Entre as campeãs do Concurso Olhar Rural 2014: Vacas pastejando e colheita de soja no fundo - Propriedade de Levino Ruppenthal Quinze de Novembro - RS – A foto é de Henrique Ruppenthal

Page 7: Jornal holandes fevereiro 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

7

trabalHo em equipe

seriedade e profissionalismoEquipe da Associação Mineira unida em prol dos criadores de gado Holandês

No corre-corre do dia a dia conversamos com muitas pessoas por telefone, e-mail, whatsApp e muitas vezes não a conhecemos. Ou até encontramos em algum evento, mas ficamos na dúvida de quem é? O que faz? Por isso, o Jornal Holandês resolveu sanar as suas dúvidas e dar a oportuni-dade de conhecer melhor os profissionais que constroem a

cada dia a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais – ACGHMG que visitam a sua fazenda, que auxiliam com informações importantes sobre seus ani-mais, profissionais esses que trabalham na sede da Asso-ciação ou pelas estradas desse imenso país; profissionais que carregam uma imensa bagagem de conhecimento e

estão sempre a postos para auxiliar o associado, o criador de gado Holandês independentemente do tamanho de sua propriedade. Um dos principais objetivos da Associação Mineira é promover a melhoria contínua do rebanho dos seus associados, contribuindo com o aumento da produti-vidade e qualidade do nosso bem mais precioso, o leite.

Bom dia...Boa tarde...Boa noite...Nin-guém escapa dela, todos que ligam na Associação Mineira são acolhidos pri-meiro por ela. Para dar as boas-vindas à temporada de matérias sobre a equipe da ACGHMG, a funcionária Jessica Pacheco Nobre é a primeira entrevistada do Jornal Holandês.

Há dois anos como Assistente Adminis-trativo, Jessica é responsável pelo atendi-mento aos criadores e parceiros da Asso-ciação por telefone, e-mail e pessoalmente, redirecionando as solicitações para os setores corretos. Ela controla o estoque de materiais utilizados no dia a dia dos cola-boradores e realiza cotações e aquisição dos mesmos. Além disso, é responsável pelo controle do fluxo de entrada e saída de documentos e correspondências em geral.

“Como sou responsável pelo primeiro atendimento aos criadores e parceiros da

ACGHMG devo sempre prezar por um bom atendimento e por um bom relacio-namento com todos que entram em con-tato. Tenho muito orgulho de fazer parte da equipe da ACGHMG, e busco me aprimorar sempre para oferecer um melhor atendimento a cada dia aos cria-dores que confiam em nosso trabalho e empenho. É importante acreditar que podemos fazer a diferença. Nossa princi-pal missão é gerar valor para o criador e o amparar no que for preciso para que obtenha sucesso com seus rebanhos lei-te i ros e melhoramento genét ico , ” comenta Jessica Nobre.

Trabalho em equipe: “Posso afirmar que a equipe da Associação Mineira sem-pre fará o que estiver ao seu alcance para superar expectativas e oferecer sempre o melhor aos criadores. Afinal, trabalha-mos para eles e por eles,” comenta.

“É importante acreditar que podemos fazer a diferença”

ADRIANO APARECIDO

DA SILVA técnico de

controle leiteiro

ADÍLIO ROSÁRIO DE

OLIVEIRAtécnico de

controle leiteiro

DIEGO SANTOScoordenador geral serviço controle leiteiro

VANDER AFONSO DE OLIVEIRA supervisor de controle leiteiro

PHILLIPPE DOMINGOS MONTEIROinspetor técnico de registro

MAYCON CÉSAR DE OLIVEIRAtécnico de controle leiteiro

CLEOCY JR.diretor executivo

SILVANO CARVALHOJÚNIORsuperintendentetécnico substituto

JOSIMAR DE PAULAtécnico de controle leiteiro

VALQUÍRIA SANT'ANA OLIVEIRAchefe de processamento srg

JESSICA NOBRE - assistente administrativo

ÁLVARO GOMES gerente administratico e financeiro

MICHELLE MENDESchefe de processamento scl

RODOLFO TOSTES LEMOS - assistente operacional srg

MÁRCIA LOURES - gerente de cobrança

DAMIÃO ARRIGHI CONDÉ - supervisor de controle leiteiro

HELENICE GERMANO assistente operacional srg

DAYSE HELENA MARQUINIS auxiliar operacional

"Busco me aprimorar sempre para oferecer um melhor atendimento a cada dia", comenta Jessica

foto

s w

agne

r co

rrea

Page 8: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

8

É tempo de calor tórrido e água escassa. Todos devem estar atentos ao desperdício e criar soluções inteligentes para aproveitar correta-mente e com qualidade esse bem natural tão precioso.

Na produção de leite o produtor concentra a sua atenção em geral no local de produção e na boa nutrição, a água muitas vezes é deixada de lado e até desperdiçada. Poucos se lembram que ela é o principal ali-mento dos animais. Por isso, ela deve estar disponível em quantidade e qualidade, o que exige manejo adequado, tanto para saciar a sede dos animais como na higienização das instalações e na retirada dos dejetos. O animal que não bebe água suficiente pode apresentar problemas de sanidade, o que prejudica a qualidade do leite.

Um dos fatores que explicam o sucesso da pecuária no Brasil é justa-mente a disponibilidade de recursos hídricos e de solos para o cultivo de pastagens, mas a produção de bovinos ainda não é hidricamente sus-tentável. Contudo, por meio de técnicas adequadas, é possível produzir leite de qualidade e conservar os recursos hídricos, garantindo segu-rança sanitária e ambiental.

Segundo a ONU Água, Agência das Nações Unidas criada para tra-tar do recurso, no último século, o uso da água aumentou mais que o dobro em relação ao crescimento populacional.

Atualmente as regiões centrais de Minas Gerais passaram pelo janeiro mais quente desde 1910. Algumas cidades estão à beira do colapso, por causa da falta de água, algumas já estão fazendo raciona-mento ou usando o modelo de rodízio de água.

Nesta edição, a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais - ACGHMG e o Jornal Holandês fazem um alerta a todos:

ÁGUA CONCIENTE.

MESMO SE VOCÊ CRIADOR TIVER

ÁGUA EM ABUNDÂNCIA,

PENSE QUE OUTROS PODEM PRECISAR DELA.

PRESERVE!

especial Águaum bem escasso

A água é fundamental na produção do leite, pois está presente em

todas as suas etapas

a importÂnCia da áGua na boVinoCultura

tipo de consumo volume de consumo de Água

bebida 40 a 120 litros/animal adulto

produção de leite 100 litros/vaca ordenhada + 6 litros de água

/litro de leite produzido

limpeza das instalações 25 litros/m2 de área de limpeza

produção de queijo 5 a 6 litros/Kg queijo

produção de leite pasteurizado 2 litros/litro de leite empacotado

wagner correa

Page 9: Jornal holandes fevereiro 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

9

A situação da represa de Três Marias é grave, pois opera

com apenas 10% de sua capacidade

man

oel

mar

ques

/impr

ensa

mg

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Minas Gerais fechou o último ano com 173 municípios em situ-ação de emergência decretada em função da estiagem/seca.

Nestes primeiros dias do ano, em que a quantidade de chuvas costumava ser superior, o que se observa é a manu-tenção dos decretos de situação de emergência por conta da estiagem, com

118 municípios afetados, conforme divulgado pelo Cedec na primeira semana de fevereiro.

A Cedec está divulgando em seus Boletins Diários informações relaciona-das à estiagem prolongada pela qual passa Minas Gerais neste início de 2015.

Acompanhe tudo sobre os previsões e como anda a sua região: www.defesa-civil.mg.gov.br

Mais de 100 municípios em estado de emergência

Minas em alerta

Cadastramento: água dentro da lei

“Cada gota conta”

De acordo com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, a situação da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na região Central do Estado é grave, pois opera com apenas 10% de sua capacidade. Além disso, a preocupação é alta também com a população, propriedades rurais e plantações afetadas diretamente pela severa estiagem nesta região do Estado.

“Estamos com um problema grave na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Já tomamos as medidas iniciais necessá-rias, mas estamos com problemas em muitos outros municípios do Estado, espe-cialmente no Norte do Estado. Mais de 100 municípios já em estado de emergência, passando por racionamento ou rodízio. E a situação caminha para o aumento desse número”, reforçou o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.

A previsão, segundo estimativas do departamento meteorológico da Compa-nhia Energética de Minas Gerais (Cemig),

é de pouca chuva para este ano, o que complica ainda mais o quadro. “Isso sig-nifica que o uso vai ter que ser muito con-trolado. A meta da Cemig é chegar ao final do ano, na próxima estação de chuvas, com cerca de 5% da capacidade do reser-vatório”, disse o governador, chamando a atenção para este que seria o índice mais baixo da história da represa.

Há várias campanhas de incentivo e conscientização que estão sendo feitas junto à população, como forma de atingir a redução de 30% do consumo de água na Região Metropolitana de Belo Horizonte e em municípios onde a situação está mais grave. “Não temos como aumentar a cap-tação e a vazão no sistema de abasteci-mento no curto prazo. No caso da RMBH, estamos com obras que vão ser acelera-das na captação do rio Paraopeba, mas só vão produzir resultados em novembro. Então, até lá, temos de reduzir o con-sumo”, apontou.

na prÓxima edição mostraremos inteligentes açÕes realiZadas em propriedades de leite que contribuem para o abastecimento.

especial Água

Os empreendimentos que possuem barragem, barramento ou reservatório em Minas tem até o dia 31 de março de 2015 para se cadastrarem junto ao Insti-tuto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). A norma se aplica às estruturas para acu-mulação de água localizadas em cursos d’água do Estado que já estejam regulari-zadas ambientalmente, exceto as com fins de aproveitamento hidrelétrico.

De acordo com o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Recursos Hídricos do Igam, Thiago Figueiredo Santana, o novo cadastro é uma medida para deixar a legislação do Estado em consonância com a Lei Federal n° 12.334, de setembro de 2010. “A Política Nacional de Segu-rança de Barragens prevê a criação do cadastro para garantir que os empreendi-

mentos observem os padrões e as ações de segurança de barragens para reduzir a possibilidade de acidente e suas consequ-ências”, explica.

O cadastro é obrigatório aos empreen-dedores de barragens destinadas à acu-mulação de água que apresentem a altura do maciço maior ou igual a quinze metros e cuja capacidade total do reservatório seja maior ou igual três milhões de metros cúbi-cos. Também devem se cadastrar as estru-turas cujo dano potencial associado seja médio ou alto em termos econômicos, sociais, ambientais ou de perda de vidas humanas, conforme definido na Resolu-ção do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) n° 143/2012.Mais informações: www.igam.mg.gov.br

Fonte: Agência Minas

“Cada gota conta”. Esse é o mote da campanha da Companhia de Sanea-mento de Minas Gerais (Copasa) que busca conter a falta de água na Região M e t ro p o l i ta n a d e B e l o H o r i z o n te (RMBH) e cidades do interior. Para isso, a companhia disponibilizou o hotsite Copasa Transparente, que mostra diaria-

mente a situação das represas que abas-tecem a região. No endereço www.copa-satransparente.com.br é possível acom-panhar o nível dos reservatórios do Sis-tema Paraopeba (Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul). Além disso, várias dicas para economizar o consumo de água estão disponíveis.

Page 10: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

10

um giro do Holandês de minas

exposiÇÃo | Castro - prA 4ª Exposição de Gado Jovem - Expojovem será realizada de 4 a 7 de

março, no Pavilhão Agroleite, em Castro - PR. A exposição contará com a participação de animais das raças Holandesa e

Jersey. No dia 6, às 14h entrará em pista o Jersey, já no dia 7, as 9h será a vez do gado Holandês. As inscrições para participação dos animais estão abertas até o dia 20 de fevereiro e podem ser feitas na área de Negócios Leite da Castrolanda.

Mais informações: (42) 3234-8095, com Raquel ou pelo e-mail [email protected]

simpÓsio | rio de Janeiro - rJEm gestão ambiental, um dos principais instrumentos para a manutenção da

qualidade é o uso de tecnologias de tratamento, que diminuem o potencial poluidor dos resíduos e efluentes e ainda podem gerar subprodutos com valor econômico.

O tema tratamento de resíduos e efluentes terá destaque no IV Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindus-triais - Sigera, que acontece de 5 a 8 de maio, no Rio de Janeiro.

Dois minicursos que abordam a questão também estão na programação do simpósio: Tratamento anaeróbio de efluentes agroindustriais, ministrado pela professora Liliana Borzacconi Vidal, da Universidad de la Republica (Uru-guai); e Separação sólido-líquida de efluentes da produção animal, ministrado pela pesquisadora Mari Cruz Garcia Gonzales, do Instituto Tecnológico Agrário (Espanha). As palestrantes possuem experiência científica e prática na utiliza-ção e implantação de sistemas de tratamento em seus países.

Mais informações: www.sbera.org.br/sigera2015

Curso | uberlÂndia - mGO XIX Curso “Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos” será

realizado nos dias 19 e 20 de março, em Uberlândia – MG.Presenças internacionais falarão sobre diversos assuntos referentes ao leite.

Entre os convidados estão Allan Britten, Udder Health Systems, Inc. Idaho; Geoffrey E. Dahl, University of Florida; Pamela L. Ruegg, University of Wisconsin; Rodrigo Carvalho Bicalho, Cornell University e Tanya Gressley, University of Delaware.

Mais informações: www.conapecjr.com.br ou pelo e-mail: [email protected]

Curso | piraCiCaba - spO Curso de Gestão Econômica da Pecuária Leiteira será realizado no perí-

odo de 27 de fevereiro até 11 de abril de 2015. As aulas acontecerão no Campus da ESALQ/USP, em Piracicaba – SP

O objetivo do curso é proporcionar uma visão integrada do processo empre-sarial a partir de conceitos e fundamentos de organização do agronegócio leite. Pretende-se que os alunos sejam capazes de planejar e executar procedimentos operacionais com base em modelos de excelência, além de aumentar a rede de relacionamento profissional para acompanhamento das frequentes mudanças no competitivo mercado e visitar casos de sucesso na atividade leiteira

Os palestrantes são professores da ESALQ/USP e profissionais de reconhe-cidas fazendas produtora de leite: Dra. Carina Barros, Dra. Carla Bittar, Dr. Flá-vio Portela e Dr. Roberto Sartori.

Entre os temas abordados teremos o Panorama do mercado nacional e mun-dial de lácteos; o Planejamento forrageiro, com foco em pastagem e em forragem conservada; Análise da rentabilidade de sistemas de produção de leite; Gestão de pessoas em fazenda leiteira; Gerenciamento de gado jovem com foco na rentabi-lidade; Gerenciamento da reprodução com foco na rentabilidade, entre outros importantes assuntos. O curso é organizado pelo Pecege Esalq/USP.

Mais informações: www.pecege.org.br

exposição...cursos...

Gente noVa na mineiraO Médico Vterinário

Dr. Diego Santos é o mais novo contratado da

Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas

Gerais. Ele será o coordenador geral do Serviço de Controle

Leiteiro. Desde o ano passado, ele já acompanhava os

trabalhos da Associação Mineira em exposições e

visitas técnicas. Agora é oficial!

boas lembranÇas e muito aprendiZadoNo final do ano passado, o Superintendente Técnico Substituto da ACGHMG e

Médico Veterinário, Dr. Silvano Carvalho Jr. e o Diretor Executivo e Zootecnista, Cleocy Jr. viajaram para o Canadá e tiveram a oportunidade de visitar a Holstein Canadá (Asso-ciação da Raça Holandesa do Canadá). Relembrar é viver e aprender. Vale a pena mostrar mais um pouco a receptividade dos nossos irmãos canadenses.

fotos arquivo pessoal

wagner correa

Page 11: Jornal holandes fevereiro 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

11

Uma visão imparcial sobre a criação da raça holandesa ao redor do mundo

Todos os fatos e notícias mensalmente disponíveis em 6 idiomas(Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano, Holandês e Francês)

A revista nº 1 para os entusiastas da Raça Holandesa

www.holsteininternational.comVo

lum

e 21

– N

umbe

r 1

– Ja

nuar

y 20

14w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Goldwyn’s most exceptional daughters: “Golden Goldwyns”

Highest “Excellent” Holsteins around the world & the Pine-Tree story

All new sire summaries, St Jacobs ABC, Lilac, Jeeves, Danna & Manifold

Cover Jan2014.indd 3 20-12-13 16:30

Volu

me

21 –

Num

ber

2 –

Febr

uary

201

4w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

HI’s Big Fitness Edition, featuring the “Triple Plus” fi tness sires

Ramos, Seaver and reports on Shamrock, Cypripede and Magna P

Packed with “intriguing sires” and: the brand-new World Champion!

Cover feb2014.indd 3 24-01-14 16:24

Volu

me

21 –

Num

ber

3 –

Mar

ch 2

014

ww

w.h

olst

eini

nter

nati

onal

.com

Win valuable embryos with HI’s special Anniversary Quiz

The most important sires of sons of then: how did they perform?

De-Su Observer plus the Genomic Super Trio: Epic, Mogul & Uno

Volu

me

21 –

Num

ber

4 –

Apr

il 20

14w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

How can we breed for fertility with maximum success?

Shampoo, Jordan, Explode and the European triumphs of the Cherry family

Red Revolution 4 with everything about the new road to Red: Dominant-Red

Cover april2014.indd 3 21-03-14 11:22

Volu

me

21 –

Num

ber

5 –

May

201

4w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Insiders reveal the exciting world of Holstein Sales

Three herd reports: Gold-N-Oaks, Niermann and Henkeseen

New sire summaries and: portraits of Hayden, Via Thélo & Aftershock

Special document on Bolton: lots of milk from fl awless udders

Fascinating families with impressive impact: Maggie, Cindy & Georgia

Three young AI’s, and: The importance of milking speed in breeding programs

Volu

me

20 –

Num

ber

6 –

June

201

3w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Volu

me

21 –

Num

ber

7 –

July

201

4w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Conformation: who are the highest transmitters worldwide?

Gold Chip, Goldday, Robust, Lotta-Hill, Windbrook and many more

Secret’s three great Bolton daughters and ... numerous Lead Mae lines

Volu

me

21 –

Num

ber

8 –

Aug

ust

2014

ww

w.h

olst

eini

nter

nati

onal

.com

“Sensational Shottles” – Shottle’s most prominent daughters

Unique worldwide selection: sires with sexed semen available

Mil-R-Mor, Aintree, Ocean-View, and: the Grand Red Holstein Poster

Analysis: the fast changing situation for the sires of sons

New: the Red-Holstein World Champion & the Outcross Sire of the Year

The most important Holstein populations & herdbook associations worldwide

Volu

me

20 –

Num

ber

10 –

Oct

ober

201

3w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Cover okt_2013.indd 3 26-09-13 13:13

Report on a fast growing giant in the Holstein industry

3 proven top transmitters: Dorcy, Fever and Lonar

The Polled Gallery, Holsteins in Japan and: the Global Cow 2013!

Report on a fast growing giant in the Holstein industry

Volu

me

20 –

Num

ber

11 –

Nov

embe

r 20

13w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Cover nov_2013.indd 3 25-10-13 11:20

How important will classifi cation be in the genomic era?

Herd visits at Morningview, Coomboona, Augustin and Rainyridge

Outside, Atwood, Iota, Earnhardt, Beacon, Jotan & the Champions Poster!

Volu

me

20 –

Num

ber

12 –

Dec

embe

r 20

13w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Comestar Outside / Quebec, Canada

Cover dec_2013.indd 3 25-11-13 11:14

Unique overview: composition of total indexes from all countries

The exciting race for the title “Global Cow of The Year”, with 25 candidates

All sire proofs (daughter and DNA proven) and the Destry Document

Volu

me

20 –

Num

ber

9 –

Sept

embe

r 20

13w

ww

.hol

stei

nint

erna

tion

al.c

om

Cover Sep 2013.indd 3 30-08-13 13:29

ESCOLHA A SUA FORMA DE PAGAMENTO

Cartão de crédito:

Nº Cartão: CVC:

Titular do cartão: Data de Validade:

Envie-me uma fatura

Nome:

Empresa:

Endereço: Bairro:

Cidade: UF: CEP:

País: Tel com DDD:

Email

Dados necessários para ativar sua Assinatura Digital

#

Edição Digital: US$ 50 US$67 US$ 98 US$116

Impresso + edição digital: US$ 102 US$116 US$ 185 US$218

ESCOLHA SUA INSCRIÇÃO E RECEBA UM DESCONTO ESPECIAL DE BOAS-VINDAS!

1 ano (12 números) 2 anos (24 questões)

HOL0215

Por favor, envie este formulário para: Holstein International, PO Box 80, 9050 AB Stiens, The Netherlands. Ou por fax para: 00 31 58 257 4100. Você também pode se inscrever através do nosso site: www.holsteininternational.com

OFERTA ESPECIAL PARA OS LEITORES DO JORNAL HOLANDÊS

Eu gostaria de obter uma assinatura digital de 2 meses GRÁTIS

Escolha o seu idioma: Inglês Espanhol Alemão Italiano Holandês Francês

Page 12: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

12

notas

aCCb empossa noVa diretoriaA Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) possui nova direto-

ria e Nelson Eduardo Ziehlsdorff é o novo presidente escolhido por unanimidade.A reunião aconteceu no início deste mês, na Secretaria de Estado da Agricultura

e Pesca, em Florianópolis e contou com a presença dos membros diretores, asso-ciados e autoridades convidadas.

“A jornada não foi fácil, mas o foco sempre foi a busca do melhor para os asso-ciados e a união da entidade. Agradeço pela oportunidade que me fez melhor e pelo trabalho prestado”, comentou Maria Rosinete Souza Effting à frente da gestão 2014/2015 da ACCB.

Em seu discurso de posse, o novo presidente agradeceu a todos pela confiança da nova função e disse estar disposto a trabalhar juntamente com os demais integrantes da nova gestão para que a ACCB possa se profissionalizar ainda mais e proporcionar melhorias no trabalho dos associados. “Um dos nossos objetivos é o de realizar um trabalho para os próximos oito anos, independentemente de quem estiver na gestão. Dedicação e potencial para isso não vão faltar”, concluiu o presidente.

diretoria 2015/2016Presidente: Nelson Eduardo Ziehlsdorff; Vice-presidente: Adriano Marcelo Rigon; Secretário-Geral: Edésio Oeening; 1º Secretário: Nilton Lunelli; 2º Secretário: Clau-dir de Costa; 3º Secretário: Jaen Cesca. Conselho Fiscal Titulares: Décio da Fonseca Ribeiro; Itamar Luiz Parizzi e Maria Rosinete S. Effting. Conselho Deliberativo Téc-nico: Enedi Zanchet; Ildemar Brayer Pereira; Luiz Alberto Dias Marçal; Rodrigo Hass; Vamiré Luiz Sens; Félix Muraro Júnior; Ivo Prochnow e Leonardo Stulp.

Junior duarte/uq

divulgação site milKpoint

“Um dos nossos objetivos é o de realizar um trabalho para os próximos oito anos. Dedicação e

potencial para isso não vão faltar”, declara o novo presidente Nelson Eduardo Ziehlsdorff

Uma imagem para a história!

Agende uma visita de um dos nossos técnicos em sua fazenda

Ser associado é simples e o custo é bem menor do que você imagina.

Além do Registro de Animais, que valoriza o seu rebanho,

a Associação ainda oferece vários serviços e oportunidades.

Não importa se seu rebanho é pequeno, médio ou grande.

Aqui todo mundo sai ganhando com a união.

Não perca mais tempo, experimente, ligue para nós e tire suas dúvidas.

Você vai descobrir que a ACGHMG existe para apoiar você.

32 - 4009 4300

eXPerimente!Faça parte da Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais

nossos sinCeros pesaresO maior produtor de leite do Brasil, Dr. Alair Antônio de Souza, ex-presidente

da Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e proprie-tário da Fazenda Colorado, faleceu no dia 7 de fevereiro, em São Paulo. Visioná-rio, com grande carisma e muito profissionalismo foi um dos primeiros criadores a inovar a ordenha de leite no país, importando dos EUA as primeiras ordenha-deiras Carrossel, passando a sua produção para até 70 mil litros ao dia. Aos 85 anos, respeitado por todos, fez história não somente no segmento do leite, mas na agropecuária nacional.

É com grande pesar que a Associação dos Criadores de Gado Holandês de Minas Gerais e o Jornal Holandês relatam esta triste notícia; e ficam aqui os sentimentos de solidariedade a toda família.

Page 13: Jornal holandes fevereiro 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

13

mÉdia de rebanHos referentes ao perÍodo outubro de 2013 A novembro de 2014 - 2 ordenHas

mÉdia de rebanHos referentes ao perÍodo outubro de 2013 A novembro de 2014 - 3 ordenHas

com a alteração das tabelas para divulgação de médias em 2 e 3 ordenhas, o rebanho que tiver encerramentos em 2 e 3 ordenhas no período referido poderá aparecer nas duas tabelas caso alcance médias entre as cinco melhores de cada categoria

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(26 rebanhos concorrentes)

1 aniceto manuel aires antonio carlos - mg 22 10.871 2x bimestral2 luiZ clovis braZ scarpa itanHandu - mg 23 10.285 2x mensal3 adaHilton de campos bello barbacena - mg 25 9.698 2x bimestral4 gustavo gomes fernandes e outros conceicao do rio verde - mg 17 8.851 2x bimestral5 marcio maciel leite cruZilia - mg 12 8.823 2x mensal

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(14 rebanhos concorrentes)

1 dirceu de mancilHa itanHandu - mg 46 12.724 2x mensal2 manuel Jacinto goncalves itanHandu - mg 50 10.058 2x mensal3 almir pinto reis itanHandu - mg 34 9.954 2x mensal4 maurilio ferreira maciel cruZilia - mg 38 9.815 2x bimestral5 marcos neves pereira iJaci - mg 29 9.752 2x bimestral

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(09 rebanhos concorrentes)

1 cesar garcia brito e/ou siomara s.g.brito tres pontas - mg 56 10.528 2x bimestral2 marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota carmo da cacHoeira - mg 68 10.338 2x bimestral3 altair da silva reis itanHandu - mg 53 9.885 2x mensal4 agronelli agroindustria ltda uberaba - mg 60 9.797 2x bimestral5 Julio celio oliveira vargas carmo do paranaiba - mg 55 9.506 2x bimestral

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(02 rebanhos concorrentes)

1 caYuaba genetica & pecuaria ltda entre rios de minas - mg 83 10.291 2x mensal2 gilberto vilela oliveira carmo do rio claro - mg 80 8.897 2x bimestral

acima de 100 vacas encerradas(02 rebanhos concorrentes)

1 eudes anselmo de assis braga carmo do paranaiba - mg 129 10.440 2x bimestral2 vicente antonio marins e filHos tres coracoes - mg 161 9.034 2x mensal

melhores médias de produção por rebanho - Holandês

produçÕes individuais de animais submetidos ao controle oficial aferidas em deZembro/2014

Super Rankeste caderno é um oferecimento:

CAderno

10 maiores produções individuais diárias por rebanho

2 ordenHas

PROPRIETÁRIO MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

dirceu de mancilHa itanHandu galena esbelta masseY bx423200 po 58,8 05/12/2014raul pinto itanHandu lucia lebre italo bx400110 po 54,0 02/12/2014altair da silva reis itanHandu santos reis toYstorY graca bx397745 po 49,0 09/12/2014collem construtora moHallem ltda ressaquinHa collem outbound rame bx430826 po 47,7 15/12/2014paulo sergio de melo tocantins racHapau bellamY 1215 sHottle-te bx418983 po 46,8 08/12/2014marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota carmo da cacHoeira fZ-ba emilia 287 JacKson br1600807 gc-01 46,0 05/12/2014aniceto manuel aires antonio carlos a.m.a. dundee frandixi 658-te bx405181 po 45,7 16/12/2014gilberto vilela oliveira carmo do rio claro gvo savana orbit bx389547 po 45,2 04/12/2014vicente antonio marins e filHos tres coracoes vam betina atwood-te bx429721 po 45,0 12/12/2014almir pinto reis itanHandu alana dolman teliana bx415505 po 45,0 09/12/2014

3 ordenHas

PROPRIETÁRIO

PROPRIETÁRIO PROPRIETÁRIOMUNICÍPIO MUNICÍPIOLACTA.ENCERRA.

LACTA.ENCERRA.

N.ORDEN.

N.ORDEN.

TIPOCONTROLE

TIPOCONTROLE

LEITE305IA

LEITE305IA

MUNICIPIO NOME DO ANIMAL NÚMERO REGISTRO

COMP. RACIAL

PRODUÇÃO DIÁRIA

DATA DO CONTROLE

marcus vinicius borges de carvalHo JuiZ de fora marvin Hera 1400 JaYZ-te bx418973 po 71,2 22/12/2014armando eduardo de lima menge pouso alegre menge wildman xocolate 1541-fiv bx415489 po 67,0 10/12/2014dirceu de mancilHa itanHandu galena exotica futuro bx428043 po 65,6 05/12/2014seKita agronegocios rio paranaiba seKita belfast 1930 bertil br1600840 gc-01 63,5 08/12/2014geraldo viotto turvolandia viotto oxidavel o-247 br1635906 pcod 61,9 10/12/2014Jose enio carneiro mendes itanHandu serraZul amanda laZaritH bx449063 po 61,0 15/12/2014caYuaba genetica & pecuaria ltda entre rios de minas alfY caYuaba leg up festiva bx422976 po 59,0 03/12/2014agropecuaria barreiro alto sete lagoas bocaina magot atina danielle bx426762 po 59,0 09/12/2014marcio maciel leite cruZilia emiele renata 2 paradox bb20536 po 58,8 11/12/2014Jose adir loiola espirito santo do dourado loiola declara 348 anselmo br1636073 7/8 57,6 11/12/2014

rebanhos com 10 a 25 vacas encerradas(06 rebanhos concorrentes)1 marcelo elias rigueira barbacena - mg 19 12.467 3x mensal2 manuel Jacinto goncalves itanHandu - mg 10 10.946 3x mensal3 mauro antonio costa de arauJo sete lagoas - mg 18 10.582 3x mensal4 antonio de padua martins sao Joao batista gloria - mg 24 10.008 3x mensal5 carlos fabio nogueira rivelli e outro alfredo vasconcelos - mg 12 9.869 3x mensal

rebanhos com 26 a 50 vacas encerradas(13 rebanhos concorrentes)1 Jose adir loiola espirito santo do dourado - mg 49 12.670 3x bimestral2 caYuaba genetica & pecuaria ltda entre rios de minas - mg 32 11.675 3x mensal3 dJair boscatti itapeva - mg 50 11.646 3x mensal4 Jose enio carneiro mendes itanHandu - mg 29 11.245 3x mensal5 rafael tadeu simoes pouso alegre - mg 44 10.994 3x mensal

rebanhos com 51 a 75 vacas encerradas(06 rebanhos concorrentes)1 marielle campos lima assis carmo de minas - mg 73 12.942 3x mensal2 collem construtora moHallem ltda ressaquinHa - mg 70 11.340 3x bimestral3 douglas de oliveira pereira alpinopolis - mg 70 10.220 3x bimestral4 marcio maciel leite cruZilia - mg 64 10.025 3x mensal5 luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres carmo do rio claro - mg 60 9.832 3x mensal

rebanhos com 75 a 100 vacas encerradas(02 rebanhos concorrentes)1 dora norremose vieira marques cruZilia - mg 91 9.681 3x mensal2 argemiro magalHaes netto sao goncalo do sapucai - mg 89 9.083 3x bimestral

acima de 100 vacas encerradas(08 rebanhos concorrentes)1 armando eduardo de lima menge pouso alegre - mg 163 13.587 3x mensal2 evaristo f. marques/leandro s.marques guaxupe - mg 103 12.549 3x mensal3 seKita agronegocios rio paranaiba - mg 642 12.209 3x mensal4 geraldo viotto turvolandia - mg 118 11.445 3x mensal5 rogerio luiZ seibt presidente olegario - mg 209 10.488 3x mensal

Page 14: Jornal holandes fevereiro 2015

Jorn

al H

olan

dês

Feve

reiro

de

2015

14

primeira divisão atÉ 305 dias 2 ordenHas - perÍodo 01/11/2014 a 30/11/2014 raça: Holandesanome AnimAl registro ClAss idAde diAs

lACt.Prodleite

Prodgord.

ProdProt.

% gord

% Prot.

tit. ProPrietário uf nome do PAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

adultaJunior

5 anos

7 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

adultasenior

primeira divisão atÉ 305 dias 3 ordenHas - perÍodo 01/11/2014 a 30/11/2014 raça: Holandesanome AnimAl registro ClAss idAde diAs

lACt.Prodleite

Prodgord.

ProdProt.

% gord

% Prot.

tit. ProPrietário uf nome do PAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

7 anos

adultaJunior

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recordista atual mineira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 305 15996,8 405,1 2,53 460,3 2,88 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETseKita fragata 2528 bucKeYe br1640463 b 79 01-11 305 12740,3 393,9 3,09 356,4 2,80 le seKita agronegocios mg r-e-w bucKeYe etseKita lorena sid 2642-fiv bx436803 b+83 01-10 305 11246,9 380,1 3,38 337,5 3,00 lm seKita agronegocios mg pine-tree sid-etrecordista atual mineira EF & LS LILIANA TOYSTORY BX404701 B+-82 02-05 305 15482,9 475,2 3,07 489,7 3,16 LE EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2011 JENNY-LOU MRSHL TOYSTORY ETseKita corneta Jeans 2344 boulder-fiv br1640564 b+80 02-02 305 13403,8 440,0 3,28 375,7 2,80 lm seKita agronegocios mg bomaZ boulder-etseKita diretora oiti 2373 sHottle-fiv bx434721 b+83 02-01 305 12970,7 432,2 3,33 375,5 2,89 lm seKita agronegocios mg picston sHottle-etrecordista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 305 16711,9 466,3 2,79 536,4 3,21 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita aracaJu 1869 paramount br1586769 mb86 02-11 305 13082,9 448,6 3,43 371,8 2,84 lm seKita agronegocios mg delta paramountseKita medusa 2075 bucKeYe br1624307 b+83 02-09 273 12801,7 562,9 4,40 370,4 2,89 le seKita agronegocios mg r-e-w bucKeYe etrecordista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 305 18335,3 391,2 2,13 553,8 3,02 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETseKita cocada 1975 win 395 br1608334 b 78 03-00 305 12896,9 545,6 4,23 385,7 2,99 le seKita agronegocios mg art-acres win 395-etseKita ivone 1934 wildman br1600866 mb85 03-03 284 12629,5 422,9 3,35 382,8 3,03 le seKita agronegocios mg ladYs-manor wildman etrecordista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 305 19947,0 612,0 3,07 241,0 1,21 LM VINICIUS DA SILVA SALGADO 2000 seKita aJada 1842 marmax bx410592 b+84 03-07 297 14973,5 566,4 3,78 422,9 2,82 lm seKita agronegocios mg b-HiddenHills mar marmax-etseKita nivea 1465 br1608309 b+84 03-08 305 13387,8 680,5 5,08 398,6 2,98 lm seKita agronegocios mg recordista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 04-03 305 19204,6 592,2 3,08 533,3 2,78 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 menge baxter vicosa 1480 bx408331 mb85 04-01 305 13639,2 460,2 3,37 421,4 3,09 lm armando eduardo de lima menge mg emerald-acr-sa t-baxtermenge roY vetor 1469 bx408088 mb85 04-00 305 13070,1 424,3 3,25 404,3 3,09 lm armando eduardo de lima menge mg roYlane Jordan-etrecordista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 305 19250,5 301,3 1,56 518,4 2,69 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMmenge baxter vidente 1375 bx400641 mb85 04-07 305 15053,3 462,3 3,07 445,2 2,96 lm armando eduardo de lima menge mg emerald-acr-sa t-baxterseKita cacada 1068 sparta br1564192 b+80 04-09 297 13676,1 552,7 4,04 410,3 3,00 lm seKita agronegocios mg paradise-dnd sparta etrecordista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 305 21605,7 519,4 2,40 609,1 2,82 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita toYan 848 br1544582 b+84 05-00 305 12862,8 541,3 4,21 402,8 3,13 lm seKita agronegocios mg seKita Juraci 852 br1544655 b+82 05-07 305 12339,6 452,9 3,67 362,5 2,94 lm seKita agronegocios mg recordista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 305 18311,4 522,5 2,85 507,1 2,77 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWserraZul catarina Just bx373900 06-04 305 14370,4 362,3 2,52 391,4 2,72 lm Jose enio carneiro mendes mg morningview Justine-etseKita lagoa 697 br1544604 06-06 305 12995,5 477,6 3,68 363,4 2,80 le seKita agronegocios mg recordista atual mineira SANTOS REIS CHARISMA GRAYCE BX303469 MB-89 07-04 305 17410,1 473,0 2,72 492,0 2,83 LM ALTAIR DA SILVA REIS 2010 PETINESCA CHARISMA-ETportal da bela vista beiJa-flor 421 br1592855 07-04 305 10195,0 320,0 3,14 314,6 3,09 -- lucas e.p.coimbra e/ou Jose antonio o.silva mg evaJoY belinda boss br1464574 b+80 07-10 305 9481,0 380,9 4,02 332,0 3,50 -- argemiro magalHaes netto mg bosside ruben-et recordista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 305 15723,7 526,7 3,35 462,2 2,94 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETabf robusta 5005 srm413720 08-03 305 12041,3 346,2 2,88 380,1 3,16 lm agropecuaria boa fe ltda mg landemart elmira 1156 br1469158 b+84 09-07 296 7944,1 298,2 3,75 243,4 3,06 -- antonio de padua martins mg recordista atual mineira C.A.A. LAGOA BR1449850 MB-88 10-00 305 18353,5 550,9 3,00 482,2 2,63 LE CARLOS ALBERTO ADAO 2008 onda sul Jurist boneca br1390448 b+83 11-02 252 4274,4 143,9 3,37 134,6 3,15 -- luciano pimenta c. peres e/ou rogerio p.peres mg Ked Jurist-et

este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial melhores

lactações por Classe305

diAs

A Associação Mineira possui vários serviços que auxiliam o dia a dia do criador. informações: 32 4009 4300

recordista atual mineira COLLEM MARTY CRYSTAL BX283720 B+-82 01-11 305 12374,0 374,8 3,03 347,6 2,81 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2003 RICECREST MARTY-ETfZ-ba gata Karsten bx436536 b+84 01-11 305 10223,9 282,9 2,77 306,1 2,99 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg co-op ramos Karsten-etcollem baltimor sabrina bx436760 b+83 01-11 305 9198,2 276,6 3,01 309,4 3,36 lm collem construtora moHallem ltda mg regancrest baltimor-etrecordista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 305 15970,5 800,0 5,01 443,7 2,78 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAaguida mancilHa alfenas 172 br1665054 02-03 305 10318,6 346,4 3,36 284,4 2,76 lm carlos alberto mendes mancilHa mg 2 anos senior recordista atual mineira GALENA ETICA GARTER BX387671 B+-83 02-11 305 14328,3 442,4 3,09 430,0 3,00 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 WELCOME GARTER-ETagronelli dilema 162 br1691895 02-11 305 12473,9 204,3 1,64 343,4 2,75 -- agronelli agroindustria ltda mg bocaina mortY Zelita casarina bx419140 02-06 305 10765,1 367,3 3,41 318,4 2,96 lm agropecuaria barreiro alto mg stouder mortY-etrecordista atual brasileira VERA CRUZ PROVINCIA BX246790 B+-82 03-02 305 15502,0 590,0 3,81 439,0 2,83 LE VICENTE ANTONIO MARINS E FILHOS 2002 FRAELAND LEADOFF-ETselvaverde lavande 4273 bx418167 mb85 03-00 305 12626,9 314,0 2,49 362,0 2,87 lm marcio flavio penido oliveira mg sandY-valleY bolton etalfY caYuaba galen faZenda bx422975 b 79 03-02 305 11980,7 323,4 2,70 330,0 2,75 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg bomaZ garter galen-etrecordista atual mineira AVANI PETECA GOLD DUSTER BX251440 MB-88 03-10 305 15532,0 533,0 3,43 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 2000 WOODBINE-K GOLD DUSTER-ETalfY caYuaba matt eureKa-te bx413156 mb88 03-11 305 13485,6 397,9 2,95 408,1 3,03 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg barbi-lYn m mattison-etmenge spirte vicapota 1490 bx408323 mb88 03-11 305 13102,7 389,7 2,97 385,9 2,94 lm armando eduardo de lima menge mg cedarwal spirterecordista atual mineira SANTA PAULA IVINA DAZZLER BX345332 B+-83 04-01 305 15664,0 475,8 3,04 438,1 2,80 LM SIDNEY NERY 2008 RADINE BELLTONE DAZZLER-ETfZ-ba dafine 270 munster br1569164 b+81 04-01 305 12247,5 442,6 3,61 406,4 3,32 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg brandt-view munster cri-etcruZilia aviatoria luppY br1556808 04-05 305 12154,2 358,9 2,95 359,5 2,96 lm maurilio ferreira maciel mg mr ricKland luppY cri-etrecordista atual mineira GALENA ALFA JUMBO BX428035 MB-87 04-08 305 14932,9 506,8 3,39 450,7 3,02 LE DIRCEU DE MANCILHA 2012 GALENA JUMBO INTEGRITY a.c.b. cHampiom bombom br1571377 b+81 04-06 305 13221,0 298,9 2,26 425,3 3,22 -- agronelli agroindustria ltda mg calbrett-i H H cHampionmarvin fever 1318 finest bx409404 b+84 04-11 279 11710,6 513,9 4,39 193,3 1,65 lm marcus vinicius borges de carvalHo mg penn-gate finest etrecordista atual brasileira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 305 17189,2 400,9 2,33 529,4 3,08 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLOalfY caYuaba scoop diamantina bx384774 b+83 05-00 305 14827,3 424,1 2,86 438,8 2,96 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg net-a-waY orion scoop etalfY caYuaba billion deusa bx393497 mb85 05-08 305 11021,9 234,3 2,13 342,3 3,11 -- caYuaba genetica & pecuaria ltda mg J-K-r bw-marsHll billion etrecordista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 305 18062,7 821,0 4,55 535,0 2,96 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE casa rosa ravina 659 bx369531 b+83 06-06 305 13249,9 336,2 2,54 365,6 2,76 lm adaHilton de campos bello mg ladYs-manor marstellar etalfY caYuaba igor banda-te bx372776 b+80 06-09 305 10689,0 380,7 3,56 346,3 3,24 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg alfY caYuaba blacKstar igor-te recordista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 305 17110,0 340,0 1,99 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLleKa linda 090 br1664899 07-08 284 8664,0 293,5 3,39 260,7 3,01 -- leonardo moreira costa de souZa mg faHes lucilia HendY givencHY bx364365 07-06 305 6482,8 334,5 5,16 216,7 3,34 -- fabio eustaquio silveira mg brigeen givencHY-etrecordista atual mineira BEATRIZ ECILA BR1015226 09-04 304 16404,0 669,0 4,08 0,00 LE NILSON GONCALVES PEREIRA 1999 c.s.c.s. lilian leader-365 bx404684 b+84 08-03 305 7686,1 246,0 3,20 238,5 3,10 -- cesar garcia brito e/ou siomara s.g.brito mg comestar leader-etvam starlu rubens-te bx334798 mb85 09-10 305 7494,6 336,6 4,49 239,6 3,20 -- vicente antonio marins e filHos mg stbvq rubens-et

Page 15: Jornal holandes fevereiro 2015

Jornal Holandês Fevereiro de 2015

15

adultaJunior

segunda divisão de 306 a 365 dias dias 2 ordenHas - perÍodo 01/11/2014 a 30/11/2014 raça: Holandesanome AnimAl registro ClAss idAde diAs

lACt.Prodleite

Prodgord.

ProdProt.

% gord

% Prot.

tit. ProPrietário uf nome do PAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

5 anos

7 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

segunda divisão de 306 a 365 dias 3 ordenHas - perÍodo 01/11/2014 a 30/11/2014 raça: Holandesanome AnimAl registro ClAss idAde diAs

lACt.Prodleite

Prodgord.

ProdProt.

% gord

% Prot.

tit. ProPrietário uf nome do PAi

1 ano parida

2 anos Junior

2 anos senior

3 anos Junior

6 anos

adultaJunior

7 anos

5 anos

4 anos senior

3 anos senior

4 anosJunior

recordista atual brasileira EF & LS COPACABANA WILDMAN BR1544771 MB-86 01-11 365 19222,2 527,9 2,75 561,4 2,92 LM EVARISTO FRANCISCO MARQUES/LEANDRO S.MARQUES 2012 LADYS-MANOR WILDMAN ETseKita fragata 2528 bucKeYe br1640463 b 79 01-11 365 14627,0 461,7 3,16 415,6 2,84 le seKita agronegocios mg r-e-w bucKeYe etseKita lorena sid 2642-fiv bx436803 b+83 01-10 365 13793,4 464,7 3,37 423,0 3,07 lm seKita agronegocios mg pine-tree sid-etrecordista atual mineira MENGE BAXTER XANDOCA 1563-TE BX413344 B+-84 02-00 365 18400,2 659,4 3,58 544,2 2,96 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2013 EMERALD-ACR-SA T-BAXTERseKita diretora oiti 2373 sHottle-fiv bx434721 b+83 02-01 365 15364,6 533,4 3,47 447,3 2,91 lm seKita agronegocios mg picston sHottle-etseKita corneta Jeans 2344 boulder-fiv br1640564 b+80 02-02 344 15208,2 500,1 3,29 432,4 2,84 lm seKita agronegocios mg bomaZ boulder-etrecordista atual mineira C.A.A. JESSICA BR1449849 MB-86 02-11 365 18928,1 542,1 2,86 609,5 3,22 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita aracaJu 1869 paramount br1586769 mb86 02-11 365 15098,6 530,4 3,51 434,8 2,88 lm seKita agronegocios mg delta paramountseKita espanHa 1946 win br1600852 02-08 365 14194,6 437,3 3,08 438,1 3,09 lm seKita agronegocios mg art-acres win 395-etrecordista atual mineira J.E.N. CONDESSA BOLTON-TE BX381065 MB-86 03-03 365 21167,2 451,0 2,13 650,7 3,07 LM ELLOS JOSE NOLLI 2012 SANDY-VALLEY BOLTON ETlimassis snipp igaci wincHester bx464194 b+84 03-01 365 14196,4 486,9 3,43 469,6 3,31 lm marielle campos lima assis mg ladYs-manor wincHester-etagrindus 2969 sHottle-te bx417991 03-01 365 14111,5 585,4 4,15 425,7 3,02 lm seKita agronegocios mg picston sHottle-etrecordista atual mineira VALE DO MILK’ DELICADA II BR1271165 MB-87 03-09 365 24051,0 792,0 3,29 367,0 1,53 LM LUIZ HENRIQUE SILVA E SORAYA T.A.MENDES SILVA 2000 seKita nivea 1465 br1608309 b+84 03-08 365 14876,3 752,1 5,06 457,6 3,08 lm seKita agronegocios mg seKita monalisa 1476 olYmpic br1568272 03-07 365 13505,0 499,3 3,70 417,6 3,09 lm seKita agronegocios mg delta olYmpicrecordista atual mineira MENGE SPIRTE TAORMINA 1143 BX409542 EX-90 04-00 365 21781,4 612,0 2,81 618,5 2,84 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2012 CEDARWAL SPIRTEmenge roY vetor 1469 bx408088 mb85 04-00 365 15008,3 482,4 3,21 466,4 3,11 lm armando eduardo de lima menge mg roYlane Jordan-etmenge baxter vicosa 1480 bx408331 mb85 04-01 331 14109,8 483,5 3,43 438,1 3,11 lm armando eduardo de lima menge mg emerald-acr-sa t-baxterrecordista atual mineira J.E.N. BUENA SORTE JEROM RED-TE BR1480978 B+-82 04-11 338 20907,1 324,5 1,55 569,9 2,73 -- ELLOS JOSE NOLLI 2012 JEROMmenge baxter vidente 1375 bx400641 mb85 04-07 339 16180,3 503,1 3,11 482,6 2,98 lm armando eduardo de lima menge mg emerald-acr-sa t-baxterliflasa antena marc br1551217 b+83 04-07 365 14240,7 434,0 3,05 422,7 2,97 lm rogerio luiZ seibt mg regancrest-HHf marcus etrecordista atual mineira C.A.A. AMERICA BR1449851 EX-90 05-07 350 23153,7 564,1 2,44 655,6 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2007 seKita toYan 848 br1544582 b+84 05-00 365 14274,0 585,6 4,10 449,1 3,15 lm seKita agronegocios mg seKita Juraci 852 br1544655 b+82 05-07 325 13154,2 480,1 3,65 389,1 2,96 lm seKita agronegocios mg recordista atual mineira C.A.A. LILIAN LUKE BR1452387 06-06 364 20778,0 598,4 2,88 587,9 2,83 LM CARLOS ALBERTO ADAO 2009 NORRIELAKE CLEITUS LUKE-TWserraZul catarina Just bx373900 06-04 365 16000,6 407,0 2,54 445,5 2,78 lm Jose enio carneiro mendes mg morningview Justine-etseKita lagoa 697 br1544604 06-06 339 13977,1 510,9 3,66 393,1 2,81 le seKita agronegocios mg recordista atual mineira LAGOS STORM LEILA 457 BX251613 B+-80 07-08 365 20238,5 616,6 3,05 517,9 2,56 LM ARMANDO EDUARDO DE LIMA MENGE 2008 MAUGHLIN STORM-ET portal da bela vista beiJa-flor 421 br1592855 07-04 365 12070,1 383,4 3,18 379,1 3,14 -- lucas e.p.coimbra e/ou Jose antonio o.silva mg s H a piedosa destin 1088 bx426397 mb85 07-02 365 10855,1 357,4 3,29 327,7 3,02 -- wladimir antonio puggina mg dixie-lee destin-etrecordista atual mineira MARIA’S MORENA PRELUDE-TE BX192263 B+-84 365 17819,0 643,0 3,61 534,0 3,00 ELY BONINI GARCIA 2003 RONNYBROOK PRELUDE-ETabf robusta 5005 srm413720 08-03 365 13327,5 378,7 2,84 428,3 3,21 lm agropecuaria boa fe ltda mg

este caderno é um oferecimento:Controle leiteiro oficial melhores

lactações por Classe365

diAs

ROTEIRO PROGRAMADO: uma boa ideia de economia.Agende a visita de um técnico: 32 4009 4300

recordista atual mineira ALFY CAYUABA WALLACE TUCA BX283766 B+-84 01-11 365 14611,1 420,0 2,87 449,0 3,07 LE CAYUABA GENETICA & PECUARIA LTDA 2003 ETAZON WALLACEfZ-ba gata Karsten bx436536 b+84 01-11 315 10537,9 292,8 2,78 315,9 3,00 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg co-op ramos Karsten-etcollem baltimor sabrina bx436760 b+83 01-11 312 9383,0 279,9 2,98 316,1 3,37 lm collem construtora moHallem ltda mg regancrest baltimor-etrecordista atual mineira E.A.B. AUGUSTA ZORAIDE 113 BR1652017 MB-85 02-05 365 18096,6 876,0 4,84 515,3 2,85 LE EUDES ANSELMO DE ASSIS BRAGA 2012 LADYS-MANOR AUGUSTAaguida mancilHa alfenas 172 br1665054 02-03 365 12307,2 412,1 3,35 350,6 2,85 lm carlos alberto mendes mancilHa mg galena metrica stopper br1657441 02-01 365 12028,9 437,5 3,64 374,9 3,12 lm dirceu de mancilHa mg fustead stopper cri etrecordista atual mineira ITAGUACU TIANINA 2627 BR1558539 02-07 365 14988,2 494,7 3,30 407,2 2,72 LM RUBENS ARAUJO DIAS E/OU 2006 agronelli dilema 162 br1691895 02-11 365 15084,9 247,9 1,64 417,0 2,76 -- agronelli agroindustria ltda mg bocaina mortY Zelita casarina bx419140 02-06 365 12904,8 436,4 3,38 386,9 3,00 lm agropecuaria barreiro alto mg stouder mortY-etrecordista atual mineira CALANDRA CARLOTA BLACKSTAR BX158589 B -78 03-05 365 17120,0 623,0 3,64 0,00 LM MARCOS ARRUDA VIEIRA 1996 TO-MAR BLACKSTAR-ETselvaverde lavande 4273 bx418167 mb85 03-00 363 14530,0 373,0 2,57 423,0 2,91 lm marcio flavio penido oliveira mg sandY-valleY bolton etalfY caYuaba galen faZenda bx422975 b 79 03-02 363 13671,8 370,0 2,71 378,3 2,77 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg bomaZ garter galen-etrecordista atual mineira GALENA ESTETICA CESARE BX384765 MB-87 03-07 365 17914,9 520,2 2,90 575,5 3,21 LM DIRCEU DE MANCILHA 2012 ENGENHO DA RAINHA CESARE 429 MARSHALL-TE alfY caYuaba matt eureKa-te bx413156 mb88 03-11 365 15217,6 455,7 2,99 474,2 3,12 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg barbi-lYn m mattison-etmenge spirte vicapota 1490 bx408323 mb88 03-11 361 14633,2 446,1 3,05 434,9 2,97 lm armando eduardo de lima menge mg cedarwal spirterecordista atual mineira A.M.A. ASTRE CAMILA BX190727 MB-88 04-01 365 17388,3 594,7 3,42 0,00 LM COLLEM CONSTRUTORA MOHALLEM LTDA 1999 DUREGAL ASTRE STARBUCK-ETcruZilia aviatoria luppY br1556808 04-05 365 13749,8 414,4 3,01 415,6 3,02 lm maurilio ferreira maciel mg mr ricKland luppY cri-etfZ-ba dafine 270 munster br1569164 b+81 04-01 320 12685,5 459,6 3,62 422,3 3,33 lm marcos paiva frota e/ou patricia n.p.frota mg brandt-view munster cri-etrecordista atual mineira C.J.C. ROCKY DOIDINHA BX146418 MB-85 04-08 365 16730,0 518,0 3,10 0,00 LM JOSE ALAIR COUTO 1996 SHI-LA STRAIGHT PINE ROCKYa.c.b. cHampiom bombom br1571377 b+81 04-06 341 14334,8 361,3 2,52 461,2 3,22 -- agronelli agroindustria ltda mg calbrett-i H H cHampioncruZilia asteca applause bx401531 04-07 351 13458,3 411,2 3,06 462,8 3,44 lm maurilio ferreira maciel mg willem’s Hoever r applauserecordista atual mineira JARDIM GENUINA BX208241 B+-83 05-01 365 19940,7 442,9 2,22 621,4 3,12 LM ANDRE LUIS MOREIRA DE ANDRADE E OUTRA 2002 B-HIDDENHILLS MARK-O-POLOalfY caYuaba scoop diamantina bx384774 b+83 05-00 365 16953,7 453,1 2,67 495,7 2,92 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg net-a-waY orion scoop etalfY caYuaba billion deusa bx393497 mb85 05-08 365 12380,8 271,2 2,19 387,8 3,13 -- caYuaba genetica & pecuaria ltda mg J-K-r bw-marsHll billion etrecordista atual mineira CRUZILIA RENDILHA JOE BX317348 MB-88 06-11 365 19488,5 818,7 4,20 601,4 3,09 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2010 BOCAINA MANDEL SASSY JOE TE casa rosa ravina 659 bx369531 b+83 06-06 365 15247,4 391,8 2,57 429,1 2,81 lm adaHilton de campos bello mg ladYs-manor marstellar etalfY caYuaba igor banda-te bx372776 b+80 06-09 365 12237,8 419,4 3,43 398,1 3,25 lm caYuaba genetica & pecuaria ltda mg alfY caYuaba blacKstar igor-te recordista atual mineira GENOVA GOLD BELL DE SANTA PAULA BR1048927 B+-83 07-10 316 17557,0 354,0 2,02 0,00 LE SIDNEY NERY 1999 TRI-Q-CHEKD GOLD BELLfaHes lucilia HendY givencHY bx364365 07-06 329 6977,2 362,2 5,19 238,8 3,42 -- fabio eustaquio silveira mg brigeen givencHY-etrecordista atual mineira CRUZILIA LEGENDA FRIN BR1173977 09-07 358 17158,9 770,6 4,49 500,3 2,92 LM MAURILIO FERREIRA MACIEL 2007 QUALITY SB FRINvam starlu rubens-te bx334798 mb85 09-10 365 8524,8 378,2 4,44 279,4 3,28 -- vicente antonio marins e filHos mg stbvq rubens-etdisi dama ssJ lava br1419744 b 79 09-09 347 7862,9 298,3 3,79 250,0 3,18 -- Jose ricardo xavier mg delta lava

Page 16: Jornal holandes fevereiro 2015

(34) 3319.5400www.abspecplan.com.br

029HO16909LARCREST COMMANDER-ETAX-143694 | Nasc.: 17/12/2012

Pedigree:

Pai:

Mãe:

MOGUL x OBSERVER x RAMOS x SHOTTLEMOUNTFIELD SSI DCY MOGUL-ET LARCREST CALINDA-ET

DPR: 0,2 67% Conf.CÉLULA SOMÁTICA: 2,84 73% Conf.VIDA PRODUTIVA: 4,5 70% Conf.REAL WORLD DATA® BULL FERTILITY:

USDA-CDCB 12/2014 Filhas G Rebanho G TPI +2606

Leite + 1380 Lbs. % Teste Conf.Proteína 56 Lbs. 0,06 76%Gordura 76 Lbs. 0,10 76%Mérito líquido + $707

DIFICULDADE DE PARTO: 7,8% Dif. 60% Conf. 0 Obs.DIF. DE PARTO DAS FILHAS: 6,7% Dif.NATIMORTO SERVICO: 7,3% NATIMORTO FILHAS: 7,2%

TipoComp. ÚbereComp. Pernas e PésComp. CorporalEstaturaForçaProf. CorporalForma LeiteiraÂngulo PélvicoLargura de GarupaAprumos Pos. LateralAprumos Pos. PosteriorÂngulo de PésEscore de Pés e PernasInserção Úbere AnteriorAltura Úbere PosteriorLargura Úbere PosteriorSuporte CentralProf. ÚbereColocação Tetos Ant.Colocação Tetos Post.Comprimento de Tetos

2,882,472,351,892,151,251,642,670,392,59

-0,383,091,882,593,334,273,930,842,040,810,38

-0,43

AltoForteProfundoAngulosaÍsqueos BaixosLargaRetaParalelasAltoAltoForteAltoLargoForteRasoPróximosPróximosCurtos

HA 12/2014 Confi ança 75 Nº de fi lhas G Nº de rebanhos G

Mesma família: Observer Cale Touro: Larcrest Commander-ETMesma família: Observer Cale Touro: Larcrest Commander-ETTouro: Larcrest Commander-ET

COMMANDER