Jornal Hoje em Ilhabela

6
Distribuição Gratuita no município de Ilhabela - www.hojeonline.com.br/ilhabela Editor Responsável: Mário de Freitas Ilhabela, 22 de fevereiro de 2014 - Ano 10 - Nº 213 - Suplemento Especial em Ilhabela Jornal Hoje em notícias @JHemnoticias Ilhabela e Caraguatatuba fazem final da 2ª Copa Vanguarda de Beach Soccer Jipeiros questionam uso de ônibus clandestinos no receptivo de navios Incêndio destrói barco no mar Prefeitura paralisa obras de reurbanização da avenida principal durante o Carnaval A chuva intensa que caiu no sábado, 15, à noite causou estragos na região central, nas encostas e nos morros em Ilhabela. Em duas horas, choveu o triplo do esperado para o mês inteiro na cidade. Houve inundação em várias ruas e pontos de alagamentos principal- mente nos bairros da Barra Velha, Perequê, Itaguaçu e Água Branca. A enxurrada desceu dos morros e cachoeiras e provocou a destruição de ruas, que também ficaram alagadas e impediram o trânsito na ligação Centro- Sul. Vários carros foram arrastados pela correnteza e algumas casas foram destruídas. No morro dos Mineiros, uma casa desa- bou e na Água Branca uma família rezou para que o pior não acontecesse. Temporal deixa rastro de destruição em Ilhabela Uma embarcação de médio porte pegou fogo no final da tarde de segunda-feira, 17, na praia Engenho D’Água. Segundo a Capitania dos Portos, o incêndio ocorreu por volta das 18h a aproximadamente 500 metros da faixa de areia. Ninguém se feriu. Foto G1: Caio Gomes/acervo pessoal Página 5 Página 2 Página 3 Página 4 Página 3 “Tirando a Craca” abre oficialmente o Carnaval em Ilhabela No Bairro do Perequê, a avenida Princesa Isabel virou um rio. Moradores e comerciantes ficaram ilhados. Vários carros ficaram presos nas águas. Reprodução de Internet

description

 

Transcript of Jornal Hoje em Ilhabela

Page 1: Jornal Hoje em Ilhabela

Distribuição Gratuita no município de Ilhabela - www.hojeonline.com.br/ilhabelaEditor Responsável: Mário de FreitasIlhabela, 22 de fevereiro de 2014 - Ano 10 - Nº 213 - Suplemento Especial

em Ilhabela

Jornal Hoje em notícias

@JHemnoticias

Ilhabela e Caraguatatuba fazem final da 2ª Copa Vanguarda de Beach Soccer

Jipeiros questionam uso de ônibus clandestinos no receptivo de navios

Incêndio destrói barco no mar

Prefeitura paralisa obras de reurbanização da avenida principal durante o Carnaval

A chuva intensa que caiu no sábado, 15, à noite causou estragos na região central, nas encostas e nos morros em Ilhabela. Em duas horas, choveu o triplo do esperado para o mês inteiro na cidade. Houve inundação em várias ruas e pontos de alagamentos principal-mente nos bairros da Barra Velha, Perequê, Itaguaçu e Água Branca. A enxurrada desceu dos morros e cachoeiras e provocou a destruição de ruas, que também ficaram alagadas e impediram o trânsito na ligação Centro-Sul. Vários carros foram arrastados pela correnteza e algumas casas foram destruídas. No morro dos Mineiros, uma casa desa-bou e na Água Branca uma família rezou para que o pior não acontecesse.

Temporal deixa rastro de destruição em Ilhabela

Uma embarcação de médio porte pegou fogo no final da tarde de segunda-feira, 17, na praia Engenho D’Água. Segundo a Capitania dos Portos, o incêndio ocorreu por volta das 18h a aproximadamente 500 metros da faixa de areia. Ninguém se feriu.

Foto G1: Caio Gomes/acervo pessoal

Página 5

Página 2Página 3

Página 4

Página 3

“Tirando a Craca” abre oficialmente

o Carnaval em Ilhabela

No Bairro do Perequê, a avenida Princesa Isabel virou um rio. Moradores e comerciantes ficaram ilhados. Vários carros ficaram presos nas águas.

Reprodução de Internet

Page 2: Jornal Hoje em Ilhabela

• Ilhabela, 22 de fervereiro de 20142 www.hojeonline.com.br/ilhabela

EXPEDIENTE:Departamento JurídicoOscar Ribeiro Colas

Diagramação e InternetIan Fagundes, Igor Fagundes

Impressão:LTJ Editora Gráfica

Distribuição em IlhabelaEdsilvio Dias de Araujo

Uma publicação da empresa da Art Pro Market e Editora LtdaRedação: Praça Miguiel Ortega, 322 - cj 4 - Taboão da Serra - SP CEP.: 06754-160 - Fone: 011-4787 4225email: [email protected] - Site: www.hojeonline.com.br

Diretor ExecutivoMário de Freitas

Editor ResponsávelMário de Freitas

Editor de ArteDouglas de Freitas

Conselho EditorialMário de Freitas, Márcio Amêndola, Douglas de Freitas, José Cassio Mello, Fábio Lopes

Circula nos municípios de Ilhabela, São Paulo, Taboão da Serra, Embu das Artes, Iapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço, Juquitiba

geral

um Jornal que Tem oPInão

As

resp

osta

s da

s Pa

lavr

as C

ruza

das

Bronca do leitor

A

Mande sua Bronca pelo telefone:

011-4787-4225 ou mande um email para

[email protected]

Denuncie, exponha suas reclamações sobre buraco na rua, produtos quebrados,

serviços e atendimento Público e privado.

Entre em contato pelo telefone: 011- 4787 4225 ou mande um email: [email protected]

Rapidinhas

A Prefeitura de Ilhabela abriu inscrições para o pro-cesso seletivo para Instrutores Desportivos de várias moda-lidades. Os salários variam de R$ 1,2 mil a R$ 1,7 mil. O prazo de validade do proces-so seletivo será de um ano, contados a partir da data da homologação do resultado final podendo, a critério da Prefeitura, ser prorrogado uma

A Audiência Pública para a demonstração do cumprimen-to de metas fiscais pelo poder público em Ilhabela será pro-movida na próxima terça-feira (25/2), às 16h30, no auditório da Câmara Municipal, na Vila. O objetivo é demonstrar o cumprimento das Metas Fiscais do 3º quadrimestre de 2013 dos Poderes Executivo e Legislativo, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal - a Lei Complementar nº 101/2000.

Na ocasião será demons-trada toda a movimentação orçamentária e financeira do

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para processo seletivo na área esportiva

vez por igual período.As inscrições podem ser

feitas até o próximo 10 de março, por meio do endereço eletrônico www.institutomais.org.br ou na Secretaria de Esportes de Ilhabela. O site da Prefeitura www.ilhabela.sp.gov.br também contém o edital na íntegra com todas as informações sobre o processo seletivo.

Prefeitura e Câmara apresentam o cumprimento de metas fiscais em audiência Pública

Executivo no terceiro quadri-mestre de 2013, analisando, passo a passo, o ritmo da arrecadação, além da situação das transferências de recursos. Ainda na mesma audiência, o Legislativo também de-monstrará sua movimentação financeira do período.

Conforme a Lei de Res-ponsabilidade Fiscal, todos os órgãos públicos ficam obrigados a encaminhar ao TCE o Relatório de Gestão Fiscal para o julgamento das contas. A Câmara de Ilhabela fica na Rua Benedito Cardeal Sobrinho, nº 39, na Vila.

Os pacientes do Caps (Cen-tro de Apoio Psicossocial) de Ilhabela receberam na última quinta-feira (20/2) uma parte dos integrantes da bateria da Escola de Samba Água na Boca para o seu já tradicional “Grito de Carnaval” - o “Caps Folia”. Com muito samba e marchinha, pacientes, fami-liares, amigos e funcionários se divertiram muito numa verdadeira festa em que todos dançaram e cantaram. Além

“Grito de Carnaval” do Caps integra pacientes, familiares e funcionários

de comemorar a festa mais popular do país, o “Baile de Carnaval” ainda promoveu a interação e socialização dos pacientes.

O Caps presta atendimento a cerca de 190 usuários, entre não-intensivos, semi-intensi-vos e intensivos. A unidade fica localizada à Rua Sérgio Rodrigues, nº 187, no Perequê, a mesma rua da agência local do Banco Bradesco. O telefone é (12) 3896-5675.

O projeto “Música na Praça” será promovido nes-te domingo (23/2) a partir das 17h, na Praça Elvira Estorace, em frente à Praia do Perequê, em Ilhabela.

A programação vai contar com grandes músicos locais como Beto de Franco, Tim Mazzo e Trio Brasil que le-varão ao público repertório de jazz, música popular e pop rock.

A atração é gratuita e tem levado às praças da cidade sempre músicos de Ilhabela numa realização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da equipe da Secreta-ria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).

“música na Praça” anima o domingo no Perequê em Ilhabela

O Trio Brasil é uma das atrações musicais do “Música na Praça” neste domingo

Foto: VAnEssA DE PAulA/PMI

Usuários, familiares e funcionários do Caps entraram na folia e se divertiram muito com os sambas e as tradicionais marchinhas de Carnaval

Divulgação

Uma embarcação de médio porte pegou fogo no final da tarde de segunda-feira, 17, na praia Engenho D’Água. Segundo a Capitania dos Portos, o incêndio ocorreu por volta das 18h a aproximadamente 500 metros da faixa de areia.A Marinha ainda não sabe informar as causas do incêndio, nem quantas pessoas estavam no barco no momento do incêndio, mas afirma que não há feridos na ocorrência, pois os passageiros pularam ao mar quando o fogo começou. As chamas foram controladas e o caso vai ser apurado.

Incêndio destruiu embarcação na praia Engenho D'Água(Foto G1: Caio Gomes/Arquivo Pessoal)

de

Ilhabela viveu momentos de horror na noite de sábado, 15. Foram duas horas de forte chuva e a cidade entrou em colapso. Houve inundação em várias ruas e pontos de alagamentos, principalmente nos bairros Barra Velha, Perequê, Itaguaçu e Água Branca (Esses bairros foram denunciados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT como área de inundação, em estudo de 2.006). A enxurrada desceu dos morros e cachoeiras e provocou a destruição de ruas, que também ficaram alagadas e impediram o trânsito na ligação Centro-Sul. Vários carros foram arrastados pela correnteza e algumas casas foram destruídas. Sem um plano emergencial, poucas pessoas na Defesa Civil, a prefeitura expõe uma fragilidade assustadora. Em outubro de 2006, o Instituto Geotécnico do Estado de São Paulo realizou um estudo e o mapeamento das áreas de risco da ilha e a prefeitura não se adaptou ao plano e minimizar a situação. Deixou que se construísse em encostas e realizou obras de urbanização sem deixar o devido escoamento das águas pluviais. Dessa forma, todos os problemas enfrentados pela população no sábado estavam previstos. Em dezembro de 2012, o Estado criou o Programa Estadual de Prevenção de Desastres Naturais e de Redução de Riscos Geológicos, da qual todo o Litoral Norte faz parte.Ainda não sabemos se Ilhabela entrou no programa, mas, ao tudo indica...Outra dessa a cidade não aguenta. O Poder Público precisa olhar melhor para o seu interno e realizar medidas preventivas e não obras faraônicas.

Temporal de sábado mostra a fragilidade da Ilhabela

Page 3: Jornal Hoje em Ilhabela

3 www.hojeonline.com.br/ilhabela• Ilhabela, 22 de fervereiro de 2014

Jornalismo sério e de credibilidade

Cerca de 30 jipeiros fize-ram uma manifestação nas ruas do centro de Ilhabela e protestaram com a falta de fiscalização da prefeitura com veículos clandestinos que pegam turistas no recep-tivo de navios. Eles procu-raram o vereador Luizinho da Ilha (PCdoB) na manhã de segunda-feira, 17, na Câmara para denunciar uma suposta irregularidade.

De acordo com os profis-sionais, algumas empresas estariam utilizando ônibus e micro-ônibus para transpor-te turístico de passageiros, o que seria proibido por Lei, conforme o parágrafo segundo do artigo 3º do Decreto 1995/2009, que dispõe sobre os procedi-mentos a serem adotados na temporada de receptivos de navios transatlânticos no arquipélago.

Os jipeiros reclamam que com esse tipo de serviço, muitos profissionais ficam com as saídas prejudica-das, como foi o caso desta segunda-feira em que mais de 30 jipeiros estariam para-dos enquanto os passageiros que desceram do cruzeiro estariam fazendo city-tour por Ilhabela em ônibus e micro-ônibus.

Os profissionais ainda relataram ao vereador que os veículos não têm placas

Jipeiros questionam uso de ônibus clandestinos no receptivo de navios

Veículos não têm placas de Ilhabela e que consequentemente não recolhem impostos no município

Redação do [email protected]

em Ilhabela e que conse-quentemente não recolhiam impostos no município. “Muitos de nós dependem exclusivamente desse servi-ço como fonte de renda. A gente mora aqui, contribui aqui e temos que atender regras e passar por capaci-tação para trabalhar. Será que essas pessoas que estão trabalhando com os ônibus também passam por isso?” , questionou Rodrigo Dias de Lima e Silva, um dos jipeiros.

O vereador Prof. Valdir Veríssimo (PPS) estava na Câmara e também se soli-darizou com os jipeiros, se comprometendo a assinar junto com o vereador Luizi-nho da Ilha os requerimentos que vão questionar a Prefei-tura sobre o ocorrido.

Os vereadores devem questionar o Executivo para saber se os veículos em questão são alugados ou prestadores de serviço para alguma empresa da cidade e se estariam atuando con-forme a legislação vigente.

Além de se comprometer a apresentar requerimentos ao Executivo, Luizinho da Ilha sugeriu aos jipeiros que apresentassem um abaixo assinado na Secretaria de Turismo, com os mesmos questionamentos para que a denúncia possa ser escla-recida.

Procurada pela reporta-gem do Hoje, a prefeitura não retornou as ligações.

Obras paradas no CDHU, no bairro do Reino e o Centro de Referência da Mulher foram a pauta de reivindicação

A presidente da Câma-ra de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD) e os verea-dores Dra. Rita (PTdoB) e Adilton Ribeiro (PSD) es-tiveram em Serra Negra, no sábado, 15, para participar da reunião da Aprecesp – Associação das Prefeituras de Cidades Estâncias do Estado de São Paulo.

O evento contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin (PSDB), diversos secretários esta-duais e deputados, onde os vereadores ilhéus aprovei-taram a oportunidade para

Vereadores participam de reunião com o governador em Serra negra e cobram melhorias para Ilhabela

Redação do [email protected]

reivindicar melhorias para o arquipélago.

CDHuGracinha, Dra. Rita e

Adilton Ribeiro cobraram pessoalmente do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habi-tacional e Urbano (CDHU), José Milton Dallari Soares, uma solução imediata para o término da obra de individualização dos hidrômetros do Conjunto do CDHU no bairro do Reino, em Ilhabela, pro-blema que se arrasta desde

2010, quando as obras fo-ram iniciadas e que já foi pauta de inúmeros ofícios, requerimentos, moções por parte de diversos verea-dores e até ex-vereadores ilhéus. “O presidente se comprometeu ele mesmo a ver o porquê das obras não terem reiniciado e a nos dar retorno”, disse a presidente Gracinha.

Saúde da mulherA vereadora Dra. Rita,

que recentemente teve Mo-ção de Apelo aprovada por unanimidade na Câmara,

solicitando ao governador Geraldo Alckmin a im-plantação de um Centro de Referência à Saúde da Mu-lher no Litoral Norte, teve a oportunidade de entregar uma cópia do documento em mãos para o governador e de reforçar o pedido pessoal-mente. “Reforçamos a con-versa iniciada em outubro do ano passado quando ele visitou a nossa cidade. Foi uma ótima oportunidade, pois sabemos que agora ele tem em mãos a nossa reivindicação”, comemo-rou a vereadora.

A Prefeitura de Ilhabela informou que as obras se-rão interrompidas durante o Carnaval e a avenida terá fluxo normal entre os dias 28 de fevereiro (primeiro dia de Carnaval) e 5 de março (quarta-feira de cinzas). As intervenções continuam no dia 6 de março, quinta-feira depois do Carnaval.

As intervenções aconte-cem diariamente no trecho entre a Avenida Almirante Tamandaré, no Itaquan-duba, até a Avenida Pedro Paula de Moraes. O investi-mento é de R$ 3.817.841,20 e o trabalho é executado

Prefeitura paralisa obras da 5ª fase da reurbanização da avenida principal

Durante o Carnaval, as obras ficarão paradas para não atrapalhar o foliãoRedação do [email protected]

pela Solovia Engenharia e Construções.

A Prefeitura iniciou em 2009 um processo de reurba-nização da avenida principal da cidade, começando na rotatória da Barra Velha, na Avenida Princesa Isabel, chegando até o Itaquanduba. Foram quatro fases, que resultaram na duplicação de alguns trechos, novas pontes, calçadas padroniza-das, nova malha de ciclovia, ciclofaixa e rotatórias.

Atualmente, a Prefei-tura também trabalha na construção da nova ciclo-via, que passará pela orla da praia. A obra do novo trecho da avenida também prevê alargamento da via e das pontes, calçadas padronizadas, rotatórias, seis travessias elevadas de pedestres - “lombofaixas”, estacionamento, sistema de drenagem, além do novo pavimento.

Jipeiros reunidos na Câmara Municipal para conversar com o vereador Luizinho e Valdir Veríssimo.

Obras paradas no CDHU, no bairro do Reino e o Centro de Referência da Mulher foram a pauta de reivindicação

Divulgação

A presidente da Câmara de Ilhabela, Gracinha Ferreira (PSD) cobrou do presidente do CDHU uma solução imediata para o término da obra de individualização dos hidrômetros do Conjunto do CDHU no bairro do Reino

Divulgação

um Jornal De ConTeúDo anunCIe: 99622-3151

PolíTICa

Page 4: Jornal Hoje em Ilhabela

• Ilhabela, 22 de fervereiro de 20144 www.hojeonline.com.br/ilhabela

As respostas das Palavras Cruzadas estão na página 2.

CRuZADAs DE HoJE

No geral, evite parecer preten-cioso aos olhos dos demais, pela forma como apresenta a sua vida em público.

Uma coisa é ser outra parecer.

Horóscopo semanal

previsão para 22 a 28 de fevereiro

No geral, ten-te passar mais tempo junto da sua famí-lia, organizar melhor o tra-balho e as ta-

refas para dispôr de mais tempo. Podem surgir al-guns problemas para dormir.

No geral, deverá aproveitar esta semana para ir renovando o seu grupo de amizades, con-tinuar com o

mesmo de grupo de adolescên-cia é demasiado conservador.

No geral, poderá sur-preender al-gum dos seus amigos, que tinha deixa-do de acredi-

tar em si, a partir de ago-ra lhe dará mais atenção e respeito, continue assim.

No geral, terá uma semana para dar um novo rumo à sua vida, ideal para iniciar uma boa viagem que es-

tava programando faz tempo, voltará recarregado de energia.

No geral, deverá aproveitar esta semana para ir renovando o seu grupo de amizades, con-tinuar com o

mesmo de grupo de adolescên-cia é demasiado conservador.

No geral, vai querer ver a todos os fa-miliares com quem não está faz mui-to tempo, em

breve terá mais oportunida-des pata ter mais encontros.

No geral, as pes-soas que não o conhecem bem pensam que você é uma pes-soa demasiado fria e distante,

mas quando se aproximam têm uma ideia muito diferente.

No geral, você aspira ser esse tipo de pessoa com quem os seus amigos sempre contam para dar apoio quando têm

um problema, no entanto de-verá saber pôr alguns limites.

No geral, hoje deverá se en-frentar a alguns desafios que lhe permiti-rão melhorar a sua relação

com a família. Faça um es-forço por manter as relações entre vocês mais cordiais.

No geral, esta será uma se-mana bastante complicada no âmbito emo-cional. Tenha cuidado pois a sua saú-

de poderá ver-se afetada por problemas nervosos.

No geral, o seu melhor amigo poderá lhe pedir conselho sobre alguns proble-mas que está a t r a v e s s a n d o com a sua famí-

lia, mas deverá saber ser mui-to prudente nas suas palavras.

HORIZONTAIS

3.Reduzir à forma líquida5.Ter o pressentimento de9.Revolver com a pá: padejar cereais10.Fazer raias em11.Prender com grampo12.Subornar com peitas13.Fazer perder a têmpera (ao aço)15.Fazer a promulgação de17.Encaminhar, dirigir18.Fisiológico; Fazer a digestão de19.Comer

VERTICAIS

1.Serrar em fasquia2.Diviem períodos4.Fazer a paráfrase de6.Querer mal a7.Manchar, corromper, poluir, sujar8.Pôr cortinas em9.Instaurar processo contra14.Secar (carne) no moquém16.Passar a língua sobre

A 2° Copa Vanguarda de Beach Soccer chega ao fim neste sábado (22/2) em Ilha-bela. Dois jogos serão dis-putados na arena montada na Praça Roberto Fazzini (antigo campo de aviação), no bairro do Pequeá. O time de casa, com 100% de aproveitamento, enfrenta Caraguatatuba – tam-bém invicta na competição – na disputa do título, às 17h30. Antes, às 17h, São Sebastião e Paraibuna disputam o 3° lugar. A competição é uma realiza-ção da Rede Vanguarda, com apoio exclusivo da Prefeitura de Ilhabela. Vale ressaltar que a entrada na arena é gratuita.

Além do ótimo público presente nos jogos, a 2ª Copa Vanguarda de Beach Soccer teve, até o momento, oito jogos disputados e 66 gols assinalados. Média de 8.2 gols por partida. Foram distribuídos oito cartões amarelos e três car-tões vermelhos. O artilheiro da competição é Fred Pereira de Jesus, de São Sebastião, com 6 gols anotados. O artilheiro da seleção de Ilhabela é atacante Júnior Piquinha, com 4 gols.

Jogo dos invíctosIlhabela e Caraguatatuba fa-

zem no próximo sábado (22/2) a final da 2° Copa Vanguarda de Beach Soccer. A equipe da casa tem 100% de aproveitamento na competição, assim como seu adversário.

É importante lembrar que o time de Ilhabela é formado só com atletas do arquipélago.

O Verão Ilhabela Viva 2014 encerra sua progra-mação esportiva neste final de semana (22 e 23/2), na Praia do Perequê, com o Passeio dos Remos e a pri-meira etapa do 6° Circuito Ilhabela de Corrida de Rua. No sábado (22/2) serão rea-lizadas as atividades livres de frescobol, free dance, praia acessível, slackline e o projeto Vela para Todos, que oferece passeios nas embarcações de monotipos.

No domingo (23/2), às 8h, será dada a largada para a primeira etapa do 6° Circuito Ilhabela de Corrida de Rua 2014. São esperados atletas de todo o Estado de São Paulo, neste que é um dos principais circuitos de corrida da região. Após a prova será realizada a ce-rimônia de premiação da etapa do Ranking 2013.

À tarde é a vez dos amantes do Stand up Paddle (SUP) entrarem em ação com o Passeio dos Remos. A largada será às 16h, na Praia do Perequê e os remadores seguirão rumo à Vila. A

lazer

Corrida de rua encerra programação do

Verão Ilhabela Viva 2014Redação do [email protected]

Ilhabela e Caraguatatuba fazem final da 2ª Copa Vanguarda de Beach Soccer

Foto: Cláudio Rodrigues/PMI

Eles foram escolhidos nas se-letivas realizadas nos dias 20, 22 e 24 de janeiro.

O grupo de Ilhabela alcan-çou resultados significativos nos últimos anos. O time foi vice-campeão dos Jogos Re-gionais em 2012 e 2013 e 4° lugar na Copa Vanguarda de Beach Soccer, disputada em Caraguatatuba no ano passado. Na ocasião, a equipe caragua-tatubense ficou com título.

O time venceu as duas partidas que disputou na Copa Vanguarda de Beach Soccer e ficou com o 1° lugar do grupo A, que ainda tinha Paraibuna e Caçapava. Nas semifinais, Ilhabela obteve mais uma vi-tória contra São Sebastião. Ao todo, a equipe da casa fez 18 gols no torneio e sofreu nove. Média de seis por partida.

A seleção de Ilhabela de Beach Soccer é formada por: João Carlos, Jacob (goleiros); Maicon, Thiago Café, Clelci Alemão (fixos); Marcos Cozó, Adão, Cleiton, Rafael Pul-guinha e Walace “PP” (alas); Pablinho, Júnior Piquinha e Murilo (atacantes).

Redação do [email protected]

Confira os jogos

No sábado (22/2) na arena montada na Praça Roberto Fazzini (antigo campo de avição), no bairro do Pequeá:17h – Decisão do 3° e 4°São Sebastião x Paraibuna 17h30 – Grande FinalIlhabela x Caraguatatuba

Foto: Ronald Kraag/Divulgação

ideia é comemorar o pré-carnaval com os ‘supistas’ todos fantasiados.

Beach SoccerNesta sexta-feira (21/2),

na arena do Verão Ilhabela Viva 2014, será realizada a final do Torneio de Beach Soccer Municipal, que reu-nirá as equipes que conquis-taram a primeira e segunda colocação nas etapas Norte e Sul e os quatro melhores classificados na etapa Cen-tro. O Verão Ilhabela Viva 2014 é promovido pela Pre-feitura de Ilhabela e tem o apoio da Sabesp e Fast Ball.

Jogos estão sendo disputados na arena montada na Praça Roberto Fazzini (antigo campo de aviação), no bairro do Pequeá.

AnunCIE no

lIGuE:99622-3151

Os Stand up Paddle (SUP) entrando em ação com o Passeio dos Remos na praia do Perequê

Jornalismo sério e de

credibilidade

Page 5: Jornal Hoje em Ilhabela

5 www.hojeonline.com.br/ilhabela• Ilhabela, 22 de fervereiro de 2014

um Jornal De ConTeúDo anunCIe:

99622-3151

Mário de [email protected]

Em razão do período de chuva, a Secretaria de Saúde de Ilhabela alerta sobre doenças como a leptospirose, transmi-tida ao homem por meio do contato com a urina de animais contaminados como: ratos, boi, porco, cães e saruê.

A Vigilância Sanitária, in-forma que a maioria dos casos tem relação com o contato com a água em enchentes, pois a urina de animais contaminados presentes em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama, elevando o risco do con-tato humano com a bactéria.

Secretaria da Saúde de Ilhabela faz campanha sobre leptospirose

SintomasOs principais sintomas da

leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na pan-turrilha) e calafrios. A leptos-pirose é uma doença curável. O diagnóstico e o tratamento precoces representam a melhor solução, para isto é necessário procurar atendimento médico para fazer o diagnóstico e o tratamento correto da doença.Precauções

Já que não existe vacina para leptospirose, a Secretaria Mu-nicipal de Saúde de Ilhabela

faz algumas recomendações à população, como:

- Evitar o contato com água ou lama de enchentes ou alagamentos, bem como impedir que crianças nadem ou brinquem nestas águas ou córregos;

- Usar botas e luvas de borracha durante o trabalho de limpeza da lama, nas re-sidências ou nas ruas, bem como na remoção de detritos e desentupimentos de esgotos e manilhas;

- Lavar chão, paredes, obje-tos caseiros e roupas atingidas

por enxurradas com sabão e água sanitária, na proporção de um copo de água sanitária para vinte litros de água;

- Armazenar o lixo em recipientes bem fechados e em locais elevados do solo, para que não sirva de fonte de alimento para os roedores e outros animais. O ideal é colocar o lixo na rua para a coleta pública pouco antes do caminhão de lixo passar.

Mais informações ou dú-vidas com a Vigilância Epi-demiológica Municipal pelo telefone: (12) 3896-9221.

Um temporal deixou rastro de destruição em todo o arquipélago na noite de sábado, 15. Os estragos na região central de Ilha-bela foram maiores. Houve inundação em várias ruas e pontos de alagamentos principalmente nos bair-ros Barra Velha, Perequê, Itaguaçu e Água Branca. A enxurrada desceu dos mor-ros e cachoeiras e provocou a destruição de ruas, que também ficaram alagadas e impediram o trânsito na ligação Centro-Sul. Vários carros foram arrastados pela correnteza e algumas casas foram destruídas.

Segundo a Defesa Civil, em duas horas o volume de

Temporal castiga Ilhabela em duas horasChuva intensa causa estragos na região central de Ilhabela. Em duas horas, choveu o triplo do esperado para o mês inteiro na cidade.

chuva foi de 173 milíme-tros, sendo que o esperado para o mês todo eram 50 milímetros. Houve queda de árvore em toda a cidade, além de deslizamentos de terra. Segundo a Defesa Ci-vil e o Corpo de Bombeiros, ninguém ficou ferido.

Em Itaguaçu, uma família precisou ser retirada de casa. Uma pedra deslizou e atin-giu a parede da residência. Os moradores foram para a casa de familiares.

O muro que fica aos fundos da Escola Munici-pal José Verzegnassi caiu devido à força de um rio que encheu. Outro muro, ao redor da Igreja Matriz, também cedeu.

Na segunda-feira, a Se-cretaria de Serviços Muni-cipais iniciou um trabalho intensivo nos locais mais afetados.

Foram executados traba-lhos de limpeza nas vias e calçadas, desobstrução de barreiras, retirada de uten-sílios e objetos das vias, manutenção em postes e iluminação pública, reti-rada de podas de árvores,

Prefeitura faz trabalho de limpeza

manutenção em placas de sinalização, limpeza em bueiros e bocas de lobo, além da “raspagem” de lama – que segundo a secretaria chegou a 70 centímetros de espessura.

Ainda de acordo com a Secretaria de Serviços Mu-nicipais, os bloquetes soltos nas vias estão sendo retira-dos e serão recolocados nas próximas semanas.

A forte chuva que caiu em Ilhabela na noite de sábado deixou a cidade em estado de alerta. Várias ruas alagadas, quedas de árvores, vários deslizamentos e uma casa desabou no Morro dos Mineiros.

Para a família do motoris-ta Jean foram três horas de horror e agradece a Deus por estar viva. O motorista, de 29 anos, disse que só rezou quando viu a força da água. Casado, pai de dois filhos, um de 4 e outro de 6 anos, estava em casa quando a chuva chegou. "A chuva foi devastadora; a água chegou a entrar na minha casa. O barranco está cedendo e a gente não tem pra onde ir. Foi Deus colocou a mão para não acontecer o pior", disse o motorista.

Cadastrado na assistência social da prefeitura, Jean reclamou a ausência do poder público. "A gente é cadastrado lá, pela assis-tência social da prefeitura é até agora nada. Não deu nenhum apoio, não veio vê o que aconteceu aqui", reclamou.

A família mora em área de risco e é cadastrada pela prefeitura. O risco de um deslizamento e derrubar a casa são eminentes, até às 15 horas de domingo ninguém da prefeitura havia entrado

Família que mora em área de risco agradece a Deus por estar viva após a forte chuva

em contato com eles. A fa-mília de Jean mora na viela

Paulo Souza, na Água Bran-ca. A prefeitura disse que

iria dar total atendimento à família. (MF)

Foto: Mário de Freitas/Hoje

Divulgação

Foto: Mário de Freitas/Hoje

A casa que desabou no Morro dos Mineiros. A família foi para casa de parentes

O motorista Jean e seu filho na porta. Eles agradeceram a Deus pela casa ainda estar de pé

Funcionários da prefeitura terão muito trabalho

CoTIDIano

Page 6: Jornal Hoje em Ilhabela

• Ilhabela, 22 de fervereiro de 20146 www.hojeonline.com.br/ilhabela

Divulgação

CarnaVal 2014

Pré-Carnaval é animado por bandas de São Luiz do Paraitinga neste fim de se-mana. Prefeito faz a entrega da “chave da cidade” à Corte Momesca

Quem estiver em Ilhabela neste fim de semana vai con-tar com um “esquenta” para se preparar para a grande folia. A Prefeitura promove o Pré-Carnaval “Tirando a Craca” com grandes bandas de São Luiz do Paraitinga-SP a partir de sexta-feira (21/2) até domingo (23/2), na Vila.

Três bandas que fazem a história do Carnaval de Marchinhas em São Luiz vão apresentar o tipo de mú-sica que conquistou foliões de todo o Brasil.

Nesta sexta (21/2) a festa começa às 22h, com a entre-ga da Chave da Cidade pelo prefeito Toninho Colucci à Corte Momesca, formada pelo Rei Momo Caio Henri-que, a Rainha Aline Cristina e Princesa Raiana da Rosa.

A animação ficará por conta de Tânia Moradei e sua banda. Todas as noites haverá a apresentação da banda Bedesol, de Ilhabela.

Fim de semanaNo sábado (22/2), às 22h,

haverá a apresentação da banda “Confrete”, que faz a trilha sonora para quase todos os blocos luizenses

“Tirando a Craca” esquenta e abre oficialmente a folia em IlhabelaRedação do [email protected]

com “Festas, Fogos e Para-raios”. O grupo é formado por: Alexandre Peixe (te-clado e voz); Joana Egypto (voz); João Gaspar (guitarra e voz); Gustavo Oliveira (contrabaixo e voz); Chokito (bateria); Eder (trompete); Cirilo (trompete); Ronan (trombone); Ivan (trobone) e Quadô (saxofone).

Já no domingo (23/2), dia em que a folia começa às 17h, o show dos Es-trambelhados mistura pop, rock e reggae - aliados a influências rítmicas locais - como congadas, folias, moçambiques – mostrando uma musicalidade nova. A banda é formada por: Neto Campos (teclado e voz); Ro-dolfo Santana (violão e voz); Leandro Barbosa (viola caipira, violão e voz); Rafael Cursino (violão); Renato Frade (contrabaixo); Léo Couto (saxofone); Lucas Augusto (trompete); Flávio Júnior (trombone); Paulo Ricardo Buiú (bateria) e Nhô Lambis (percussão).

BêdesolA banda ilhabelense “Bê-

desol” vai abrir os shows das bandas de São Luiz durante o Pré-Carnaval “Tirando a Craca” e ainda vai animar as matinês no Perequê, na Vila e na Praia Grande, durante o Carnaval. Formada apenas por músicos locais, a banda ilustra todo o seu repertório com as marchinhas mais conhecidas do público.

“Tirando a Craca” (Pré-Carnaval)Local: VilaDia 21/2 (sexta)22h - Entrega da Chave da Cidade pelo prefeito à Corte Momesca (Vila)22h30 - Banda Bêdesol (Ilhabela)23h - Tânia Moradei e Banda (São Luiz do Paraitinga) Dia 22/2 (sábado)22h – Banda Bêdesol (Ilhabela)23h - Confrete (São Luiz do Paraitinga) Dia 23/2 (domingo)17h – Banda Bêdesol (Ilhabela)18h – Estrambelhados (São Luiz do Paraitinga) Carnaval de Ilhabela 2014Local: Rua Dr. Carvalho - Vila 28 de fevereiro (sexta)Desfile dos Blocos de Embalo:22h00 - Bloco da Camisinha22h30 - Bloco da Armação23h00 - Bloco do Frade23h30 - Bloco Só vai quem tem Tatu0h00 - Bloco Center Par*Após o desfile, Baile de Rua 1 de março (sábado) 17h – Matinê com Marchinhas Carnavalescas /Banda Bêdesol – na VilaDesfile dos Blocos Carnavalescos Oficiais (Vila):22h – Segurando o Bagre

22h50: Unidos do Morro23h40: Banda das Bonitas00h30: Tim Malha01h20: Unidos do Pequeá02h10: Azul e Branco*Após o desfile, Baile de Rua 2 de março (domingo) – Desfile14h - Banho da Doroteia no Sul da Ilha (Píer da Praia Grande)17h - Matinê com Marchinhas Carnavalescas /Banda Bêdesol – na Praia Grande (sul)Desfile das Escolas de Samba (Vila):22h - Mocidade do Sul da Ilha23h20 - Unidos de Padre Anchieta0h40- Água na Boca.*Após o desfile, Baile de Rua 3 de março (segunda)17h - Matinê com Marchinhas Carnavalescas /Banda Bêdesol – na Praia do PerequêDesfiles de Escolas de Samba (Vila):22h - Mocidade Independente de Ilhabela23h20 - Acadêmicos Leões do Ita0h40 - Unidos do Garrafão*Após o desfile, Baile de Rua 4 de março (terça)11h - Apuração dos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba14h - Banho da Doroteia (Praça Cel. Julião ao Píer da Vila)22h - Premiação das Escolas de Samba23h - Desfile da Escola de Samba Vice-Campeã0h - Desfile da Escola de Samba Campeã do Carnaval 2014*Após o desfile, Baile de Rua

Confira a nova Programação do Pré-Carnaval e o Carnaval em Ilhabela:

E o Carnaval 2014, que começa no dia 28 de fevereiro, já tem a sua programação definida, com desfile de blocos, escolas de samba, bailes populares e o tradicional Banho da Doroteia, que mais uma vez será realizado na Praia Grande e na Vila. O tema do Carnaval é a Copa do Mundo: “Ilhabela – A Praia da Copa é aqui!” e a programação completa está no portal: www.ilhabela.sp.gov.br

Carnaval da Copa

A exposição fotográfica “O Banho da Dorotéia” ficará em cartaz até o dia 28 de fevereiro, na Rua São Benedito (Rua do Meio), na Vila. O acervo da mostra é formado por uma

série de fotos antigas de vários carnavais.A mostra é promovida pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela).O “Banho da Dorotéia” é uma tradição que consiste no desfile de blocos e foliões fantasiados com papel crepom pelas ruas do Centro Histórico, que pulam do píer da Vila colorindo o mar. Os participantes acreditam que ao se desfazerem dos adereços, a água

Prefeitura promove mostra fotográfica “O Banho da Dorotéia”

do mar leva também as energias negativas. A atração acontece em toda terça-feira de Carnaval em Ilhabela, mas tem sido realizada também nos últimos anos no domingo de Carnaval, no Píer da Praia Grande, no sul do arquipélago. O Banho da Dorotéia surgiu em Ilhabela em meados de 1950 com o nome de Banho da Gerarda. Com o tempo, a atração cresceu e ganhou grande espaço no carnaval da cidade.Os blocos interessados em participar do Banho da Doroteia podem se inscrever até dia o dia 28 de fevereiro, na Secretaria da Cultura, Rua Dr. Carvalho, 80, na Vila em horário comercial. Mais informações pelo (12) 3896-1747, no período da tarde, com Noemi ou Patrícia.

Banda Estrambelhados prova que a marchinha luizense não pode ficar restrita apenas ao Carnaval

A cantora Tânia Moradei faz um show a parte

Divulgação