Jornal do Clube da saúde março de 2009

4
Clube da Saúde março de 2009 Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF Impresso Especial 9912174668 DR/BSB Clube da Saúde CORREIOS ASSEMBLÉIA ELEGE COMISSÃO ELEITORAL O Clube da Saúde realizou, no dia 14 de fevereiro, Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária. Os se- guintes tópicos foram votados: - A Diretoria do Clube apresentou as con- tas do exercício fiscal de 2008 e dispo- nibilizou cópias do Balanço Patrimonial e Contábil da Entidade, publicado no Jornal de Brasília. As contas foram aprovadas pelos associados presentes. - O Conselho de Ética teve seus integran- tes reeleitos para o exercício de 2009. - A Diretoria apresentou o Plano Or- çamentário para 2009. As prioridades do Plano são a conclusão do Complexo Termal, a reforma do Parque Aquático Infantil e a construção da Policlínica. O Plano foi devidamente votado e aprova- do pela Assembléia. - A contribuição social do servidor asso- ciado ao Clube da Saúde só terá aumento em índice proporcional ao aumento sala- rial que o GDF conceder à categoria. - A Assembléia elegeu os integrantes que comporão a Comissão Eleitoral do Clube da Saúde. São eles: Anderson Almeida Rodrigues, Carlos Eduardo de Moraes, Wedsney Luiz Lopes Rogério e Damião Lopes Neto. Presidente Helvécio Ferreira comemora resultado da eleição com associados Os associados foram identificados com cartões de votação

description

Jornal do Clube da Saúde

Transcript of Jornal do Clube da saúde março de 2009

Clubeda Saúdemarço de 2009

Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DF

Impresso Especial

9912174668 DR/BSB

Clube da Saúde

CORREIOS

AssembléiA elege Comissão eleitorAl

O Clube da Saúde realizou, no dia 14 de fevereiro, Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária. Os se-

guintes tópicos foram votados:

- A Diretoria do Clube apresentou as con-tas do exercício fiscal de 2008 e dispo-nibilizou cópias do Balanço Patrimonial e Contábil da Entidade, publicado no Jornal de Brasília. As contas foram aprovadas pelos associados presentes.

- O Conselho de Ética teve seus integran-tes reeleitos para o exercício de 2009.

- A Diretoria apresentou o Plano Or-çamentário para 2009. As prioridades do Plano são a conclusão do Complexo Termal, a reforma do Parque Aquático Infantil e a construção da Policlínica. O Plano foi devidamente votado e aprova-do pela Assembléia.

- A contribuição social do servidor asso-ciado ao Clube da Saúde só terá aumento em índice proporcional ao aumento sala-rial que o GDF conceder à categoria.

- A Assembléia elegeu os integrantes que comporão a Comissão Eleitoral do Clube da Saúde. São eles: Anderson Almeida Rodrigues, Carlos Eduardo de Moraes, Wedsney Luiz Lopes Rogério e Damião Lopes Neto.

Presidente Helvécio Ferreira comemora resultado da eleição com associados

Os associados foram identificados com cartões de votação

O P O S I Ç Ã O

2

Não teve sucesso a tentativa de opositores de interferir na política interna do Clube da Saúde. O grupo formado por ex-dirigentes do Clube da Saúde, que, no pas-sado, endividaram a entidade e renunciaram ao mandato sem prestar contas ao associado, trouxeram à Assembléia do Clube pessoas estranhas para engrossar as manifestações. Isto mesmo! Estes, que se dizem oposição dentro do Clube da Saúde, levaram à Assembléia da entidade dezenas de pesso-as estranhas, que não fazem parte da cate-goria, com promessas de bebida, churrasco e dinheiro. O propósito de tal ato era simples: tumultuar a área externa da Assembléia, tentando demonstrar que associados com direito a voto foram proibidos de entrar. Felizmente, ficou comprovado que todos os associados, devidamente iden-tificados na recepção da Assembléia, tive-ram acesso permitido. A chamada oposição menospreza a inteligência do associado, ao dizer que a organização da Assembléia proibiu o acesso de todos que votariam con-tra a atual gestão. Para começo de conversa, como poderia a organização da Assembléia saber de que forma um associado vota? Não há como! A verdade é que o grupo infiltrado de gente estranha esbarrou frente ao esque-ma de organização da Secretaria do Clube, que permitiu a entrada somente aos associa-dos, os legítimos donos da casa. Ao percebe-rem que não tinha quorum suficiente para votar a favor de seus interesses, a oposição decidiu fazer um protesto ruidoso.

do Clube da Saúde para alavancarem seus projetos políticos. O associado já demonstrou nas urnas que rejeita tal comportamento. É sabido por todos o desastre pra-ticado no Clube pelo grupo do ex-dirigentes renunciantes, cuja herança nefasta o asso-ciado paga a conta até hoje. Como eles não têm voto e nem apoio popular, tentaram sus-pender a Assembléia na Justiça, mais uma vez. No entanto, a juíza fez justiça ao Clube, mantendo à atual Diretoria o direito de rea-lizar a Assembléia, que foi feita e reafirmou os propósitos de defesa da entidade.

Mais uma vez tentam atrapalhar a Assembléia Ten tou - se forçar a entrada de dezenas de pessoas não-sócias, acusan-do-se os profissionais de segurança do Clu-be de uso de força. Quem estava lá – e são muitas testemu-nhas! - viu a pretensa oposição tentando usar da força para colocar dentro do Clube pessoas estranhas à Entidade. Fato que ilustra bem a índole des-tas pessoas vem das palavras proferidas quando a Policia Militar chegou ao Clube: “O tenente é gente nossa!”. Pessoas estranhas ao Clube se refe-riam a uma suposta proximidade entre o tenen-te da Polícia Militar e os chamados oposicionis-tas. Mas, para azar deles, o tenente é servidor do Estado e sabedor de suas obrigações, tendo se portado de forma digna e profissional. Os manifestantes viram mais uma vez frustrada a tentativa de se reapossarem

Atenção!!Eles quebraram oClube e renunciaramao mandato, mas oEstatuto protege aentidade contra esse tipo de administrador.

Processo : 2009.01.1.016402-2 Data Dist. : 13/02/2009Vara : 205 - QUINTA VARA CIVELNatureza da Vara : JUDICIALProcedimento : 1 - SUMARIOValor da Causa: 465,00Requerente : AILTON VIEIRA DA FONSECA Advogado Autor: DF010308 - RAUL CANAL Requerido : ASSOCIACAO DOS PROF. DE SAUDE PUB. DO DF

Brasília - DF, sexta-feira, 13/02/2009 às 17h40.

Juíza de Direito, Dra. LUCIMEIRE MARIA DA SILVA.

DECISÃO - A despeito das alegações do autor, não se pode vis-lumbrar, neste momento processual, a presença dos elementos necessários à concessão da antecipação de tutela sem a oitiva da parte contrária, especialmente o convencimento sobre a veros-similhança das alegações (CPC, art. 273, caput). Ademais, é cediço que a assembléia dos associados tem poder para estipular as regras necessárias para atender à vontade da maioria e não é desarrazoada a tese de limitar a futura elegibilidade do associado que re-nunciou ou se afastou de cargo para o qual foi eleito. Dessa forma, indefiro o pedido de antecipação de tutela.

Opositores tentaram tumultuar a Assembléia

3

Presidente do Clube entregA Ao seCretário PesquisA sobre o Perfil do servidor

No último dia 19, Helvécio Ferreira, presidente do Clube da Saúde, entre-gou a Augusto Carvalho, Secretário de

Saúde, o resultado completo da inédita pes-quisa contratada pelo Clube, que estudou o perfil do servidor da saúde pública do DF. A pesquisa foi realizada em dezem-bro de 2008, pelo Instituto Dados Opinião de Brasília, abrangendo o universo de 520 ser-vidores da Secretaria de Saúde, entrevistados nas suas unidades de trabalho em todo o DF e 80 aposentados do mesmo setor. O Clube da Saúde vê o resultado da pesquisa como de extrema importância, porque indica de forma técnica o quadro só-cio-psicológico da categoria. “O Clube da Saúde é um parceiro, com quem temos um ótimo relacionamento. Vamos analisar e estudar a pesquisa com bas-tante atenção”, disse o secretário Augusto, reconhecendo que seu índice de aprovação na pesquisa está satisfatório, considerando o tempo de atividade no cargo. O Clube da Saúde proporciona, no re-latório da pesquisa, um retrato da categoria dos servidores da Secretaria de Saúde do DF, com avaliações pessoais, opiniões sobre questões li-gadas ao governo do DF e muitos outros itens. “Com a pesquisa, pela primeira vez podemos sair do achismo, detectando quais são as necessidades urgentes do nosso pesso-al”, ressaltou Helvécio. O presidente fez ques-tão que Augusto Carvalho fosse o primeiro secretário a ter acesso aos dados. “Agora que já entregamos, em mãos, ao nosso secretário, podemos também disponibilizar o resultado da pesquisa às demais áreas interessadas do governo”, complementou. Surpreende saber que 15,5% dos funcionários que cuidam da saúde da popu-lação sofrem de hipertensão arterial; 9,2% de ansiedade; 6% de depressão; 5% de dia-betes; 4,7% de tireóides; 7,2% de artrose; entre outros resultados preocupantes.

Os servidores avaliaram a qualida-de da rede pública de saúde no DF, no que se refere à internação de pacientes, nos seguin-tes níveis:

- Ótima, 10%; boa, 15,8%; razoável, 10%; ruim, 2%; e péssima, 2,2%.

- Outros 60% não quiseram avaliar ou disse-ram não ter conhecimento sobre esse item.

A pesquisa realizada pelo Instituto Dados procurou avaliar a dificuldade dos próprios servidores da Saúde para marcar consulta na rede do GDF. São 60% dos entrevistados que afirmam encontrar dificuldade para se con-sultar ou para o atendimento dos seus pa-cientes. Apenas 31,8% dizem que não vêem problemas nesse atendimento. É um resulta-do preocupante, que leva o Clube da Saúde a ter em seu plano orçamentário para 2009 a construção da Policlínica do Servidor e a inauguração imediata de cinco novos ambu-latórios destinados ao público feminino.

É preocupante saber que 75,5% dos funcionários do setor não seguem qualquer dieta alimentar e que 36,5% se consideram gordos. Felizmente apenas 11% se confessam fumantes. De certa forma surpreendente é a ava-liação dos servidores sobre os seus salários. Para 5,8% deles, a remuneração mensal é ótima; para 38,7%, boa; já 38,8% acham que o próprio salá-rio é razoável; 12,5%, ruim; e 6,8%, péssimo. “Esta é uma pesquisa valiosa, como conhecimento aprofundado do grupo de ho-mens e mulheres que, com abnegação, tra-tam da saúde do povo brasiliense. Muitos se encontram em pleno sofrimento psicológico por se capacitarem e não serem reconheci-dos profissionalmente. Não é certo o servidor que mudou de cargo por ter prestado novo concurso público perder o tempo de progres-são funcional e não ser considerado tempo de serviço. A pesquisa merece ser estudada, para correção da situação nos casos em que o problema se apresenta preocupante, como a saúde do trabalhador e a reestruturação do plano de carreira. É o que esperamos ao divulgar esses resultados”, define Helvécio.

Augusto Carvalho e Helvécio Ferreira reforçam parceria

Opositores tentaram tumultuar a Assembléia

4

Clube da Saúde - Associação dos Profissionais de Saúde Pública do DFSGAP Lote G SIA Cep: 71.200-000

FONES: 61- 3362.7353 / 3234.1967 FAX: 3234.6401www.clubedasaude.org.br

Produção: Jan Riella (9206-0382)

ClíniCA dA sAúdeesPAço AmPliAdo e melhorAdo

O Clube da Saúde vai inaugurar, de imediato, quatro novos am-bulatórios destinados ao públi-

co feminino e cinco novas salas para exames. A necessidade constatada de novos ambulatórios para as mulheres vem do fato de que elas compõem 65 % do quadro social do Clube e muitas se encontram na faixa dos 40 anos.

VALE A PENA LEMBRAR:- O Clube já apresenta ambulatórios de hepatites e DST.

- A coordenadora dos Serviços de Saúde Lúcia Margarida e o doutor-professor Ri-cardo Marins estão na fase final de análi-se dos dados da pesquisa contratada pelo Clube para definir o perfil epidemiológico dos servidores da saúde pública do DF.

Dois novos ambulatórios serão os de pediatria e ginecologia, que terá foco em climatério, menopausa e prevenção de câncer. O novo espaço, cujo as obras estão em andamento, terá recepção ampliada e confortável, banheiros, enfermagem e três salas para exames. Haverá uma sala para ecocardiograma e um consultório destacado para exame médico (piscina).

Novidades- A Administração da Clínica traba-lha em proposta para informatizar prontuários e reduzir o tempo de espera dos atendimentos.

- Tendo o objetivo de elevar a qua-lidade e padronizar os serviços de saúde do Clube, a Administração da Clínica está elaborando protocolos de atendimento.

- Está em fase final a formação do primeiro grupo de hipertensão ar-terial e diabetes.