Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

8
O periódico do Cariri independente REGIÃO DO CARIRI l DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2565 R$ 1,50 NOVA OLINDA 100 ANOS GONZAGÃO Crato e Exu homenageiam o Rei do Baião Fundação Casa Grande comemora 20 anos de atuação 6 8 3 Prefeitos, vices e vereadores diplomados pela Justiça Eleitoral Parte dos prefeitos eleitos nos municípios do Cariri já recebeu seus diplomas referentes aos mandatos de 2013-2016. Apenas alguns municípios ainda não realizaram a cerimônia. É o caso do Crato, que deixou para o último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral - 19 de dezembro – a diplomação do prefeito Ronaldo Mattos e do vice Raimundo Bezerra Filho. Em Juazeiro e Barbalha, a entrega dos diplomas de Raimundo Macedo e José Leite, respectivamente, ocorreu neste dia 17. Além de prefeitos e vices, 55 vereadores e 42 suplentes serão diplomados até esta quarta-feira, 19. ZOONOSES COLUNA DONIZETE EMPREGO NOVOS MANDATOS 1º ANO DE MANDATO Raimundão quer emergência para driblar licitações Final de ano abre vagas temporárias no mercado e indústria local PF realização operação para investigar loja de Mauro Macedo Ronaldo do Crato elege saúde como principal meta de Governo n A requalificação da encosta do Seminário também está no plano administrativo Campanha anti-rábica abaixo da meta em Juazeiro Fotos: Serena Morais 6 ESPORTE Icasa inicia pré-temporada com elenco incompleto O Verdão do Cariri iniciou os treinos para a temporada de 2013 com apenas metade do elenco em campo. Durante entrevista coletiva, o Icasa divulgou novos nomes que irão compor a equipe no próximo campeonato estadual. A estreia do time está marcada para o próximo dia 6 de janeiro, contra o Guarani de Juazeiro, e contará com o reforço do técnico Francisco Diá, que oficializou sua permanência. A partir desta semana, o Jornal do Cariri vai trazer matérias exclusivas com os prefeitos dos três principais municípios da Região Metropolitana do Cariri – Crato, Juazeiro e Barbalha – enfatizando as primeiras ações a serem realizadas no primeiro ano de mandato. Esta semana, o entrevistado é o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Mattos (PMDB), que vai prorizar ações voltadas à melhoria da saúde pública. Com a chegada das festividades de final de ano, o comércio e a indústria local abrem vagas temporárias para centenas de candidatos. O Sine /I DT de Juazeiro do Norte informa que as indústrias do Município surpreenderam com a contratação de mais profissionais no ano de 2012. 8 6 3 3

description

REGIÃO DO CARIRI l DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2565

Transcript of Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

Page 1: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

O periódico do Cariri independente REGIÃO DO CARIRI l DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012 l ANO XV l NÚMERO 2565 R$ 1,50

NOVA OLINDA 100 ANOS GONZAGÃO

Crato e Exu homenageiam o Rei do Baião

Fundação Casa Grande comemora 20 anos de atuação

6 8

3

Prefeitos, vices e vereadores diplomados pela Justiça EleitoralParte dos prefeitos eleitos nos municípios do Cariri já recebeu seus diplomas referentes aos mandatos de 2013-2016. Apenas alguns municípios ainda não realizaram a cerimônia. É o caso do Crato, que deixou para o último dia do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral - 19 de dezembro – a

diplomação do prefeito Ronaldo Mattos e do vice Raimundo Bezerra Filho. Em Juazeiro e Barbalha, a entrega dos diplomas de Raimundo Macedo e José Leite, respectivamente, ocorreu neste dia 17. Além de prefeitos e vices, 55 vereadores e 42 suplentes serão diplomados até esta quarta-feira, 19.

ZOONOSES

COLUNA DONIZETE EMPREGO

NOVOS MANDATOS

1º ANO DE MANDATO

Raimundão quer emergência para driblar licitações

Final de ano abre vagas temporárias no mercado e indústria local

PF realização operação para investigar loja de Mauro Macedo

Ronaldo do Crato elege saúde como principal meta de Governo

n A requalificação da encosta do Seminário também está no plano administrativo

Campanha anti-rábica abaixo da meta em Juazeiro

Foto

s: S

eren

a M

orai

s

6

ESPORTE

Icasa inicia pré-temporada com elenco incompletoO Verdão do Cariri iniciou os treinos para a temporada de 2013 com apenas metade do elenco em campo. Durante entrevista coletiva, o Icasa divulgou novos nomes que irão compor a equipe no próximo campeonato estadual. A estreia do time está marcada para o próximo dia 6 de janeiro, contra o Guarani de Juazeiro, e contará com o reforço do técnico Francisco Diá, que oficializou sua permanência.

A partir desta semana, o Jornal do Cariri vai trazer matérias exclusivas com os prefeitos dos três principais municípios da Região Metropolitana do Cariri – Crato, Juazeiro e Barbalha – enfatizando as primeiras ações a serem realizadas no primeiro ano de mandato. Esta semana, o entrevistado é o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Mattos (PMDB), que vai prorizar ações voltadas à melhoria da saúde pública.

Com a chegada das festividades de final de ano, o comércio e a indústria local abrem vagas temporárias para centenas de candidatos. O Sine /I DT de Juazeiro do Norte informa que as indústrias do Município surpreenderam com a contratação de mais profissionais no ano de 2012.

8

6

3

3

Page 2: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

O resultado final do processo democrático é a posse dos eleitos. No entanto, há um elemento sim-bólico do reconhecimento da legitimidade popular do poder recebido pelos eleitos que é a diplomação dos candidatos. Esse ato, na prática, encerra os ofícios ad-ministrativos da Justiça Eleitoral, embora ela perma-neça atuante até bem depois da diplomação, afinal sempre é possível que haja a cassação do mandato posteriormente.

A diplomação é uma minifesta da democracia. Não há tradição no Brasil de reconhecê-la como algo relevante, mas ela efetivamente o é. O Poder Judiciá-rio, com esse ato, na prática, reconhece a regularidade do processo e dá ao eleito um título que legitima a pos-se que ocorrerá em 3 semanas. É mais ou menos como a assinatura da escritura de uma casa. A posse equivale ao registro da escritura no cartório. Mas, a escritura é a prova de que tudo ocorreu bem juridicamente.

Este ano, as eleições do Cariri transcorreram de maneira relativamente tranquila. Os problemas de

sempre ocorreram, mas em níveis menores. O trabalho das instituições judiciárias e do Ministério Público está de parabéns. A cada ano, a cada nova eleição, parece que esse importante processo de renovação democrá-tica do poder tem-se tornado mais comum, mais corri-queiro. A democracia só é uma verdadeira democracia quando se torna banal, quando é algo que faz parte de nosso quotidiano. Votar, eleger, transmitir o cargo e diplomar os candidatos vitoriosos não pode ser uma excepcionalidade, mas uma prática necessária e usual de uma sociedade livre e plural.

Após a diplomação, haverá a posse no início de 2013. Novos mandatos, novos prefeitos e vereadores. Alguns deles, já experimentados e conhecidos de to-dos. Outros, em suas primeiras experiências com o poder público. O novo e o velho unem-se para dar se-quência ao exercício do poder legislativo e executivo. O Cariri permanece na esperança de que a renovação ou a conservação de seus quadros políticos traga as melhoras prometidas, as conquistas indispensáveis

ao desenvolvimento regional e, acima de tudo, que as práticas administrativas sejam purificadas.

A propósito disso, a corrupção ocupa espaço relevante em toda a mídia brasileira hoje. A suces-são de escândalos é um sintoma da profunda dete-rioração dos costumes políticos e da falta de regras claras de financiamento de campanhas, além, é cla-ro, da perda de referenciais éticos no serviço públi-co. O Cariri não está alheio a esse problema. Não é improvável que haja reflexos desse problema tam-bém na realidade local. O povo deve estar atento. E, mais que isso, as autoridades policiais e judiciárias devem agir com absoluto rigor e com dureza contra os infratores, os violadores dos princípios constitu-cionais da Administração Pública.

A diplomação é uma festa da democracia. Ela, contudo, não significa uma carta branca para os eleitos. A depender da existência de provas ou de fatos novos, é perfeitamente possível a cassação de mandatos.

DIPLOMAÇÃO DE ELEITOS NO CARIRI É FESTA DA DEMOCRACIA

2 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

Opinião

Editorial

Envie sua carta para [email protected] e dê sua opinião faça sua sugestão, uma crítica. Esse espaço é aberto para você, caro leitor.

QUEM VALORIZA O TRABALHOPOR ELE É VALORIZADOTODO COMEÇO É DIFÍCILPARA O SUCESSO ALMEJADOQUEM AMA AQUILO QUE FAZSENTE-SE REALIZADO!

Welington Costa

Ao longo desse 20 anos de fundação, a Casa Grande de Nova Olinda já ajudou a construir o futuro de muitos jovens e adolescentes, não só daquele Município como de toda a Região. Como referência no turismo da Região e País, já atraiu visitantes curiosos, que vieram acompanhar de perto as atividades educativas e artísticas realizadas naquele celeiro. Parabéns a Fundação Casa Grande, que a iniciativa perdure e continue a garantir melhorias para os nossos jovens.

Andréia Siqueira, Educadora

O FIM DO MUNDOCHARGE

METRÔ DO CARIRI: PRÓXIMA ESTAÇÃO Nos dias atuais, em todo mundo, o

tema do momento chama-se mobilidade urbana. Nesse contexto, a região metro-politana do cariri está inserida. É inegável a importância do advento do metrô do cariri na nossa região, porém, do jeito como está sendo operacionalizado não atende os anseios dos usuários desse mo-delo de transporte público.

A lógica de qualquer meio de transporte público ou privado é facilitar a vida daquelas pessoas que dependem única e exclusivamente daquele transpor-te para chegar ao seu trabalho. Sem se falar que, uma grande parcela da popu-lação, deixa de aproveitar principalmen-te nos finais de semana outras áreas de lazer das cidades justamente pela inexis-tência ou deficiência dos transportes.

No caso especifico do nosso metrô, essa facilidade não existe. Ora, nós temos apenas quatro estações funcionando no percurso de Juazeiro de norte, sendo elas: estação do bair-ro Franciscanos, bairro Antônio Vieira, Vila Fátima e outra no bairro São José. Temos ainda a cidade do Crato com apenas duas estações de embarque e desembarque de passageiros.

As dificuldades começam pela localidade de cada esta-ção, pois, dependendo do bairro onde você possa residir, muitas vezes terá que utilizar outro tipo de transporte como ônibus e até mesmo moto-tàxi para chegar ao seu destino.

Quando da implantação do metrô, a ideia inicial foi aproveitar o trajeto dos trilhos da antiga linha do trem, com isso, não observaram que o metrô cariri só iria circular nas áreas do centro das referi-das cidades. Deixando os moradores dos grandes bairros sem nenhuma opção.

Apesar do valor da passagem cor-responder apenas a 1 (um) real, ou seja, um valor simbólico, a população do cariri com ênfase as duas cidades Juazeiro do Norte e Crato, não se sente ainda esti-muladas a popularizar esse novo meio de transporte leve sobre trilhos.

Está na hora dos responsáveis pelo nosso metrô construírem uma próxima estação ou várias estações, sendo de fato uma extensão através de um ou mais ra-mais de trilhos. Com isso, atender outros bairros mais distantes e com grande índi-ce populacional de habitantes.

Alternativas não faltam. Veja: em Juazeiro do Norte, uma próxima estação, ligando a Vila Fátima até o bairro do Aeroporto, melhorando assim a vida desses moradores como também de outras localidades como pedrinhas e vila Carité.

Aumentar mais o número de me-trô circulando onde no momento só exis-te um, e aliado a isso implementar uma campanha de divulgação dos horários de saída e chegada em cada uma das esta-ções do metrô.

Pois, nas grandes metrópoles, o chamado transporte rápido tem como função primordial atender as demandas dos bairros mais longínquos de cada re-gião, facilitando a maneira de locomo-ver-se da população e principalmente os trabalhadores que precisam de cada vez mais comodidade para se deslocarem aos seus postos de trabalho.

Valdir MedeirosFuncionário Público e Educador de Trânsito

Dezembro de 2012 chegou e para muitos que acreditam no fim do mundo, é bom ir rezando e se preparando para não levar consigo o ingresso para o inferno. É tempo de se arre-pender das coisas erradas, pedir perdão e abraçar o irmão ferido pela injustiça, pois só assim será possível obter uma chance de entrar no reino de Deus.

O final dos tempos não é assunto novo mes-mo porque tudo na vida tem início e fim. A religião nos mostra a versão de que Deus criou o mundo com palavras, enquanto que a ciência confere o surgimen-to do mundo ao Big Bang (choque entre dois ou mais corpos sólidos já existen-tes que provocaram uma grande explosão). A ter-ra, o mundo, o planeta, o universo ou qualquer outro nome que se dê ao campo que habitamos, não é capaz de dissipar a dúvida de qual desses em referência chega agora em Dezembro ao seu final! O mundo que vai se acabar é somente a terra? É o planeta? É o Universo? Ou será só o mundo de cada um, seguindo o dito popular que “o mundo se acaba prá quem morre”!

Há muito tempo, li em uma reportagem que quando a atriz Leila Di-niz apareceu de maiô nas praias cariocas, pela primei-ra vez ouviu-se a frase: É o fim do mundo! De lá prá cá, toda inovação capaz de me-xer com o conservadorismo passou a ser tratada como sendo uma espécie de pre-visão pessimista e sempre existia uma pessoa para afirmar: “Deus disse que

quando o homem quisesse saber mais do que ele daria um fim ao mundo.

Nostradamus anunciou o fim do mundo para o ano de 1999. Muito res-

peitado pelas profe-cias acertadas até então, todos esperavam que algo acontecesse na virada do século. Respiramos alivia-dos e desconfiados perma-necemos quando entramos no ano 2000. O mundo não acabou. Eu particularmen-te acho que Nostradamus não errou! Creio que houve apenas um erro de interpre-tação! Na verdade o que ele quis dizer é que a partir daquele ano o mundo co-meçaria a se acabar, pois, se observarmos bem, grandes transformações na nature-za tiveram início, principal-mente no que dizem respei-to às mudanças climáticas!

A profecia Maia, que já foi tema de vários filmes, teve sua interpretação vol-tada para o acontecimento do fim do mundo previsto para 21/12/2012. Segundo o historiador da Universi-dade Stetson, da Flórida, Robert Sitler, o calendá-rio Maia não se refere ao fim do mundo, mas, a um período gradual de 5.126 anos que teve início no ano 3.114 a.C e cujo ciclo ter-mina na data acima, dando início a um novo ciclo que irá terminar no ano 7.138. Portanto, felizes serão os que acreditarem em Deus porque só quem sabe quan-do Jesus Cristo voltará para julgar é ELE. FELIZ NATAL!

Antônio de PáduaBiólogo

Exped

iente

:

Fundado em 5 de setembro de 1997O Jornal do Cariri é uma publicação

da EDITORA E GRÁFICACEARACOM LTDA

CNPJ: 15.915.244/0001-71

O periódico do Cariri independente

Diretor-presidente: Donizete Arruda Diretora de Redação: Jaqueline Freitas Diretoria Jurídica: Vicente Aquino

Administração e Redação: Rua Pio X, 448 - Bairro Salesianos - CEP: 63050-020 - Juazeiro do Norte – Ceará - Fone (88) 3511.2457Sucursal Fortaleza: Rua Coronel Alves Teixeira, 1905, sala 05, Telefone: 085.3462.2607 - Celular: 085.9161.7466Sucursal Brasília: Edifício Empire Center, Setor Comercial Sul, Sala 307, Brasília-DF

Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores

Conselho Editorial: Geraldo Menezes Barbosa | Francisco Huberto Esmeraldo Cabral | Napoleão Tavares Neves e Monsenhor Gonçalo Farias Filho

Fale conosco Redação w [email protected] w [email protected] w [email protected] w [email protected] Departamento Comercial w [email protected] | Geral w [email protected]

SEXTILHA CARTA

Page 3: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

Política3REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

Cariri tem novos prefeitos diplomados pela Justiça Eleitoral

DONIZETE ARRUDAPolítica

NOVOS MANDATOS

As diplomações dos prefeitos, vices e ve-readores eleitos no Cariri acontecem até

esta quarta-feira (19), quando termina o prazo estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As cerimônias de posse dos ad-ministradores públicos acontece-rão no dia 1º de janeiro de 2013.

Em Juazeiro, a cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (17), em meio ao uma transição consi-derada difícil pelo prefeito eleito Raimundo Macedo. Ele alega que a sua equipe tem encontrado dificuldades no acesso a infor-mações relacionadas às finan-ças do Município, envolvendo obras, projetos e funcionalismo

público. A solenidade para en-trega dos diplomas de prefeito, vice, 21 vereadores e 20 suplen-tes ocorreu nas dependências do Memorial Padre Cícero.

A ação foi presidida pela Juíza da 28ª Eleitoral, Maria Na-dir Papaléo. De acordo com a 119ª Eleitoral, todos os eleitos apresentaram suas prestações de contas, não se registrando qual-quer tipo de impedimento para a diplomação deles.

Em Barbalha, o prefeito reeleito, José Leite, consumou a sua diplomação também neste dia 17, na sede do Salão Paro-quial Santo de Antônio. Além do gestor e da vice Betilde Sam-paio, foram diplomados os 15

vereadores e os 15 primeiros suplentes. A cerimônia foi presi-dida pelo juiz titular da 31ª Zona Eleitoral da Comarca de Barba-lha, Péricles Victor Galvão de Oliveira.

No Crato, a cerimônia acontece no último dia do pra-zo, às 19 horas, no Crato Tênis Clube. Além do prefeito Ronaldo Mattos e o vice Raimundo Bezer-ra Filho, serão diplomados 19 ve-readores e sete suplentes, sendo cinco pertencentes às coligações e dois dos partidos PT e PTN.

O evento será presidido pelo juiz eleitoral da 27ª zona, Francisco José Mazza Siqueira. Conforme o chefe do cartório, Ciro Alencar, os candidatos apre-

sentaram a quitação militar em tempo hábil. Trata-se de um do-cumento obrigatório para aque-les com idade de até 45 anos.

Ciro informou que não há, em tramitação na Justiça Eleitoral do Crato, pedidos de registro de candidaturas indefe-ridos. Todas foram autorizadas pela Justiça. O chefe do Cartó-rio comunica, também, que as contas de campanha de todos os candidatos já foram analisadas e publicadas dentro do prazo le-gal, ou seja, oito dias antes da di-plomação. A transição do muni-cípio vem acontecendo de forma tranquila, com a participação das equipes da atual administração e da gestão que começa em 2013.

n Da esquerda para direita, Raimundo Macedo e Zé Leite, já diplomados. Ronaldo Mattos receberá diploma nesta quarta-feira ,19

CRATO

Wilson Rodrigues

O prefeito eleito do Cra-to, Ronaldo Gomes de Matos (PMDB), vai assumir a prefeitu-ra em 1º de janeiro, não só com a responsabilidade de fazer uma boa administração, mas na obri-gação de resgatar valores políti-cos do Município, tendo em vista a inexpressividade no cenário político estadual. Com o apoio do senador Eunício Oliveira, o peemedebista já distribuiu 26 projetos nas Secretarias de Go-verno do Estado e nos Minis-térios, em Brasília. Além de ter revisto as propostas feitas por administrações anteriores e que não foram consignadas por falta de acordos políticos.

Os projetos entregues ao

Governo Federal pedem sane-amento básico, calçamento em pedra tosca e pavimentação as-fáltica em diversas ruas e aveni-das. Contudo, no seu primeiro ano de mandato, a prioridade será a reorganização do sistema de atendimento da saúde públi-ca no Município, com a distri-buição eficaz de medicamentos, redimensionamento dos postos de saúde, melhoria na prestação dos serviços dos Programas Saú-de da Família.

A estrada de Santa Fé e a encosta do Seminário são duas obras estruturantes e estão na pauta das prioridades, logo no primeiro ano de sua adminis-tração. Ele explica que, sobre a estrada de Santa Fé, esteve con-versando com os engenheiros do

Departamento de Estradas e de Rodagens (DER) e foi informado que falta só a liberação da licença ambiental, por parte do Instituto Chico Mendes, para que as obras sejam iniciadas, o que deverá acontecer nos primeiros dois me-ses do próximo ano.

Quanto à encosta do Se-minário, alguns entendimentos já foram mantidos com a Se-cretaria das Cidades e o Banco Mundial. Será agilizada a contra partida do Município, no que diz respeito ao pagamento dos alu-gueis sociais, e o processo licita-tório, para começar os serviços.

Outro ponto que requer a atenção do novo prefeito é o Rio Grangeiro. De acordo com ele, sua luta será pela construção de um novo canal. Com este objeti-

vo, já se reuniu com o ministro da Integração Nacional, Fernan-do Bezerra, que já liberou R$ 420 mil para a confecção do projeto definitivo. Ele assegura que os estudos conclusivos começarão no início de 2013.

Ronaldo já tem nomea-da toda sua equipe de Governo, com exceção da pasta de saúde, que ainda não teve titular de-finido. O gestor, que teve vota-ção expressiva no último pleito, adiante que foi realizado um en-tendimento com as lideranças da oposição em defesa de seu proje-to. Segundo ele, dos 19 vereado-res eleitos, 18 declararam apoio político. Assim sendo, segundo ele, será possível fazer um gover-no satisfatório para a população do Crato.

A política do Ceará está de luto com a morte da juazeirense Alacoque Be-zerra, primeira mulher nor-destina a assumir uma vaga no Senado da República, no final da década de 80. Primo-gênita dos Bezerra de Mene-zes, irmã do ex-governador Adauto Bezerra e do ex-pre-feito de Juazeiro, Humberto Bezerra, Alacoque não fugiu a tradição política da sua família e ingressou na vida pública quando da eleição do senador Virgílio Távora, para o Senado, de quem foi suplente.

A morte foi causada por complicações cardíacas

após um infarto, na última sexta-feira (14), em Juazeiro do Norte. Ela foi levada para o Hospital Monte Klinikum, em Fortaleza, onde faleceu aos 91 anos de idade.

Filha de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra de Menezes, nascida em 10 de fevereiro de 1921, Alacoque Bezerra casou com José Maria de Figueire-do e teve três filhos, Amélia Maria, Ivanhoé e Magda. Discreta e devota do padre Cícero, a primogênita da família Bezerra de Menezes também foi delegada regio-nal da Secretaria de Educa-ção do Ceará.

Saúde pública será primeira meta da administração Ronaldo Mattos

Morre Alacoque Bezerra, primeira senadora nordestina

Raimundão dribla licitaçõesEstá decidido. O prefeito Raimundo Macedo comunicou a vereadores de sua base aliada na Câmara de Juazeiro que um de seus primeiros atos ao assumir o cargo será decretar estado de emergência. O objetivo desse anúncio visa a dispensa de licitações e liberdade para administrar sem as amarras legais de processos licitatórios obrigatórios. Só que Raimundão e seu futuro procurador jurídico terão dificuldades para mostrar razões legítimas na adoção dessa medida. A administração Santana pagará salários e entregará a cidade mais ou menos limpa, não havendo motivos conhecidos para a decretação desse estado de emergência. Com certeza, o Ministério Público cobrará explicações se essa proposta efetivamente vier a ser concretizada. Some Secretaria de CulturaOutra decisão que Raimundão adotará será extinguir a secretaria de Cultura. Não quer mais saber dessa pasta que gerou o escândalo do Juaforró que vem tirando o sono de seu filho e home de confiança, Mauro Macedo. Extinto o órgão, outra pasta herdará as tarefas desse setor. Mas, a pressão dos artistas contra essa ideia é enorme. Resta saber se Raimundão irá recuar em sua pretensão. Eleições indefinidas na CâmaraO atual presidente do Poder Legislativo juazeirense, Zé de Amélia Junior, tem uma certeza: o prefeito Raimundo Macedo não elegerá seu candidato à sua sucessão, o vereador Gledson Bezerra. Segundo Zé de Amélia, o atual cenário retrata um equilíbrio de dois grupos. Raimundão tem o apoio de no máximo 10 vereadores. Os independentes aliados a oposição somam também o apoio de 10 vereadores. Esse único voto que definirá o vencedor está propenso a votar para impor a primeira derrota de Raimundão, dependendo de quem seja o candidato contra Gledson Bezerra. Hoje, existem três nomes tentando ser o consenso: Zé de Amélia, Darlan Lobo e Zé de Lunga. Darlan é o candidato mais provável, mas Zé de Amélia ainda tem chances porque sua candidatura pode atrair o 11o voto. Situações opostas no CrajuO Tribunal de Contas dos Municípios(TCM) realizou devassas em 38 prefeituras do Ceará. Fez essa operação para barrar um possível desmonte em Juazeiro do Norte e no Crato. Em Juazeiro, os técnicos do TCM ficaram satisfeitos com as respostas apresentadas a seus questionamentos e descartaram uma nova investigação complementar no Município. Já no Crato, o TCM decidiu fazer uma nova fiscalização, dessa vez especial. Em novembro, a Prefeitura do Crato tinha sido fiscalizada. Quem pode festejar com esse álibi é o prefeito Manoel Santana, que assegura entregar uma prefeitura a Raimundão sem rombos, fato esse agora atestado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). PF não desgruda de Mauro MacedoSó agora veio a público, mas a Polícia Federal realizou uma operação no mês de outubro na loja de grife, Mrs.Rob, de propriedade do empresário Mauro Macedo. Conhecida como a Daslu do Cariri, numa referencia à loja dos ricos paulistas, que só vende produtos de luxo e de elevado valor, a Mrs. Rob e seus proprietários terão que dar esclarecimentos à PF e, de quebra, à Receita Federal. Dar respostas sobre a origem dos recursos usados na montagem dessa loja de grife para milionários caririenses. Também terão que explicar onde foram adquiridas as peças ofertadas, mostrar notas fiscais e apresentar comprovantes dos pagamentos de impostos pagos na compra e venda dos produtos. Todo esse cerco a Mauro Macedo decorre das investigações sobre as fraudes com desvios dos recursos federais a serem investidos no Juaforró, na época em que Raimundão era prefeito de Juazeiro.

Disse me disse... • Raimundão participou do encontro de fim do ano do PMDB ocorrido na sexta passada, no restaurante Arrégua, em Fortaleza.

• Discursou e saudou o presidente regional peemdebista, senador Eunício Oliveira, apontado como candidato ao Governo em 2014.

• Vice-prefeito de Juazeiro, Luiz Ivan, deve ser secretario municipal. Esclareceu a coluna que o casamento dele com Raimundão não tem espaço, em tempo algum, para desquite ou divórcio.

• Sineval Roque reuniu os vereadores cratenses Fernando Brasil e Pedro Alagoano e exigiu deles uma postura oposicionista diante do prefeito Ronaldo Matos.

• Camilo Santana está em campanha aberta para ser deputado federal. Conta com a simpatia do governador Cid Gomes.

• Mauro Macedo contabiliza, hoje, mais de 150 mil votos para chegar à Câmara Federal. Concorrerá como candidato a deputado do PMDB.

• Desculpe a ignorância, o empresário Mauro Macedo tem todas as explicações solicitadas pela Polícia Federal sobre a origem de sua evolução patrimonial?

Foto: João Carlos

Page 4: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

4 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

Informe Publicitário

Page 5: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

5REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

PolíticaInforme Publicitário

Page 6: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

6 REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

Cidades

Vacinação anti-rábica fica abaixo da meta em JuazeiroJoaquim Júnior

Após um mês de campanha de va-cinação anti-rábica nas áreas cobertas

pelo Centros de Zoonose de Juazeiro, os resultados apre-sentaram números menores que o estimado. Em Juazeiro, que tinha como meta a vaci-nação de, em média 27 mil animais, apenas 40% (menos de 11 mil) receberam a imuni-dade contra a raiva. Já o mu-nicípio de Crato imunizou um maior número de animais em relação à cidade vizinha: cerca de 11 mil cães e 4 mil ga-tos receberam a proteção.

De acordo com Paulo Monteiro, diretor administra-tivo do Centro de Zoonoses do Cariri, localizado em Crato e que atende a 13 municípios vizinhos, apesar dos núme-ros, o ano de 2012 é considera-do positivo para a instituição, por conta, principalmente, de campanhas e esclarecimentos junto à comunidade.

Nos Centros de Zo-onoses, além do serviço de captura, é oferecido, também, o de adoção. Até o final de novembro, 122 animais foram adotados somente na unidade do Crato. “O processo é você assumir a responsabilidade pelo animal, oferecer um local adequado para cuidar dele e lembrar-se da vacina”, expli-ca Francisco Derival, gerente

administrativo do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Juazeiro.

SERVIÇOS

Para aqueles que per-deram o prazo da campanha, a vacinação continua sendo realizada diariamente nos centros de zoonoses. É só le-var seu animal de estimação a um dos locais para receber

a imunização contra a raiva.- Centro de Zoonoses

do Cariri (CRATO) – Ave-nida Thomaz Osternes de Alencar, S/N, Bairro São Mi-guel – Telefone: 3521-2698

- Centro de Controle de Zoonoses Dr. Mauro Sam-paio (JUAZEIRO) – Rua Rai-mundo Tenente Rocha, S/N, Bairro Planalto – Telefone: 3566-4311.

CONTROLE DE ZOONOSES

FORMAÇÃO DE JOVENS

Ingrid Monteiro

O final do ano se apro-xima e as contratações de pro-fissionais temporários se inten-sificam. Em Juazeiro do Norte, todos os anos, as festividades desta época representam um aquecimento da economia e uma boa oportunidade para quem deseja ingressar no mer-cado de trabalho.

No município de Jua-zeiro, as empresas do segmen-to de varejo, sobretudo lojas de móveis, eletrodomésticos, cal-çados e vestuário, lideram em

oferta de vagas temporárias. O setor de serviços segue em segundo nas oportunidades de emprego, por meio das empre-sas de telecomunicações.

De acordo com a geren-te do Sine/IDT de Juazeiro do Norte, Conceição Araújo, 2012 foi um ano que apresen-tou significativo crescimento econômico, por meio da che-gada de empresas de gran-de e médio porte na cidade. “Apesar do comércio e das empresas de serviço ser con-siderados os setores que mais abrem vagas temporárias, as

indústrias contrataram mais profissionais temporários, neste ano, devido a maior de-manda do mercado”.

Segundo o Sine, cerca de 30% dos contratados tem-porários são efetivados pelas empresas, conforme a atuação do profissional dentro do mer-cado. Conceição afirma que, a partir do mês de agosto, se in-tensifica a procura dos empre-sários para novas contratações. “Neste período, as empresas já se preocupam em ampliar a sua equipe, a fim de atender a demanda no último trimestre

do ano, devido às compras de final de ano”, afirma.

CapacitaçãoPara as vagas de empre-

gos temporários é exigido co-nhecimento básico da área de atuação. No período de aque-cimento do mercado, várias oportunidades são destinadas aos adolescentes, que estão à procura do primeiro emprego. “Este ano, houve muitas con-tratações de jovens, a partir de 16 anos, oriundos de progra-mas de qualificação profissio-nal”, finaliza Conceição.

EMPREGO

Indústria e comércio contratam mais temporários em 2012

Nova Olinda festeja duas décadas da Casa Grande

No município de Nova Olinda, a Fundação Casa Grande festeja duas dé-cadas de existência, neste dia 19 de dezembro. Para mar-car os 20 anos da instituição, será realizada uma progra-mação diversificada. Além da alvorada festiva do pro-grama “A Voz da Liberda-de”, acontecerá a Renovação do Coração de Jesus. Tam-bém será lançado o Livro Tu-rístico do Cariri, financiado

pelo Ministério do Turismo do Brasil. No decorrer do dia, haverá apresentações de grupos de Reisados e Côco.

A programação con-ta, ainda, com a solenidade de lançamento do selo e ca-rimbo comemorativo sobre os 20 anos da instituição, a assinatura da renovação do convênio entre a Fundação e a Universidade Regional do Cariri/ Geopark Araripe e a inauguração das Pousa-

das Domiciliares da Coope-rativa de Pais e Amigos da Fundação Casa Grande, por meio da parceria com o Ban-co do Nordeste.

Para o diretor-presi-dente da Casa Grande, Alem-berg Quindins, chegar a duas décadas de projeto é algo bastante significativo. “A ins-tituição tem o compromisso e o desafio de possibilitar que a criança aprenda, desde cedo, valores para a sua formação. Educá-la para ser um cidadão do bem”, declara.

“A casa azul, no meio do sertão”

Apontada pelo Minis-tério do Turismo como um dos 65 destinos indutores do turismo no Brasil, a Fun-dação Casa Grande, organi-zação não governamental, atende, diretamente, cerca de 70 crianças e jovens. A instituição recebe milhares de turistas todos os anos.

Somente em 2011, a funda-ção recebeu cerca de 70 mil visitantes.

A fundação busca pro-mover a formação social e cultural de crianças e jovens de todas as idades, através dos programas voltados à sustentabilidade financeira, educação infantil, geração de renda familiar e profissio-nalização de jovens.

n Em Juazeiro, a vacinação ficou abaixo da meta, que preconizava 27 mil animais imunizados

Serena Morais

n Fundação Casa Grande foi idealizada por Alemberg Quindins e Rosiane Limaverde

Augusto Pessoa

CENTRO DE ZOONOSES DO CARIRI - CRATO / DADOS DE JANEIRO A NOVEMBRO DE 2012

CANILAnimais doados 384Animais adotados 122

BAIASAnimais capturados 169

SOROLOGIA PARA LEISHMANIOSE EM CANINOS

Exames realizados 2240Exames positivos 43

SETOR LABORATÓRIO DE RAIVA

Total de exames realizados em caninos, felinos, saguis, morcegos e bovinosExames positivos

165 43

Ilustração de Jô Oliveira em comemoração aos 20 anos da Fundação Casa Grande

Pr. Jecer GoesPalavra de fé

CRISTO E SUAS PARÁBOLAS

A palavra parábola deriva do grego ‘parabole’ que, eti-mológicamente, significa “colocar as coisas lada a lado”, com a finalidade de fazer uma comparação. A parábola é uma história simples e curta, de onde se origina algum detalhe de ensino, é um exemplo ampliado. As parábolas são sempre extraídas da natureza ou da vida quotidiana, destinadas a esclarecer alguma verdade espiritual. Apro-ximadamente um terço dos ensinos do Senhor Jesus, fo-ram modelados sob a forma de parábolas. O evangelho de Lucas é o mais rico nessa forma de ensino, ele tem cerca de 24 parábolas. O Senhor Jesus usava as parábolas com o propósito óbvio de tornar a verdade espiritual mais clara e obrigatória. No evangelho de Marcos, 4: 34 , está escrito: “E não lhes falava nada a não ser em parábolas”. Pode--se ver assim que Jesus compreendia a forma de pensar das pessoas. Ele é por excelência, um dos maiores profes-sores da história porque sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir da sua perspectiva pessoal. As parábolas são símiles simples ou narrativas elaboradas, cujos detalhes envolvam alguma espécie de conotação moral ou espiritual. A parábola não é uma fábula, porque a fábula é uma forma de história ilustrativa fictícia e que ensina através da fantasia, mediante a apresentação de algum objeto. A parábola também não é mito, pois este narra uma história como se fosse verdadeira, mas não adi-ciona nem a probabilidade e nem a verdade. Podemos ver as parábolas como um tipo de ‘terapia de conversa’, pois elas abrem uma nova perspectiva sobre a nossa vida. Precisamos apreender que, o êxito da nossa vida depende do modo como olhamos para Deus e para nós mesmos, já que o propósito delas não é em primeira linha o ensino mas a cura dos nossos revezes interiores. O exemplo disso é vermos na parábola do administrador infiel, onde pode aplicá-la nas questões de culpas que diuturnamente nos vemos envolvidos. Nela, parece que Cristo nos convida a descer do nosso trono da justiça própria e a tornarmo-nos humanos entre os humanos.

O grande psicólogo Carl G. Jung, afirma que algumas pessoas usam sua culpa como pretexto para destruir-se a si mesmas. A psicologia fala do superego, que muitas vezes é muito rígido e nos julga constantemente. Na parábola da viúva e do Juiz Injusto, Cristo mostra como podemos conviver com o superego. O inimigo da viúva, pode ser do seu interior ou exterior, ou um padrão de comportamen-to que não permite que viva como desejar. O que pode-mos aprender é que, enquanto o Reino de Deus estiver no nosso meio, o juiz interior não tem nenhuma chance, estamos sãos e salvos, livres do poder das outras pesso-as: de suas expectativas e exigências, de suas acusações e sentenças. Orar, portanto, nesses momentos, significa não desistir de si mesmo. Na Parábola dos Talentos, o mestre da vida fascina e provoca seus ouvintes. Os dois primeiros servos administram e investem seus talentos e conseguem com isso, obter um lucro grande. Já o terceiro servo, na tentativa de justificar-se, revela seu problema, sentindo--se desfavorecido. Achando que devia proteger o que recebeu, enterra o talento, achando que, fazendo assim, evitará uma perda total. Precisamos apreender que, quem investe alguma coisa, tem que abrir mão de algo, a fim de conseguir um retorno maior. Ao guardar tudo para si para não perder nada, é justamente assim que perde tudo. O resultado dessa inércia desse servo, é ser tratado de forma muito dura pelo seu senhor, sendo chamado de “Escravo mau e preguiçoso”. Enquanto ficarmos obstinado em não cometer nenhum erro, erraremos tudo. Precisamos inves-tir nossa inteligência, nossa fé, nossa crença, nosso amor, nossa força, nosso tempo e seja lá o que for, a fim de pro-duzirmos altruísmo, solidariedade, ajuda ao próximo, etc.

Diante dessas verdades, podemos observar que o mi-nistério de Cristo foi, é e sempre será, um ministério pe-dagógico, voltado ao ensino e ao preparo, na busca de formatar um caráter ilibado na alma humana. A alma do homem representa os sonhos que o ser humano tem para sua vida, que lhe dizem que sua vida é preciosa e que nele se expressa algum aspecto de Deus. As parábo-las do Senhor Jesus Cristo, quando estudadas e aplicadas em nossa vida, ajudam a resolver os problemas do cotidia-no e aumentar nossa saúde emocional. Jesus entendia as pessoas e sabia que, quase tudo o que fazemos na vida baseia-se simplesmente na fé. A maior parte das nossas decisões é tomada inicialmente em razão do que sentimos ou acreditamos. Só depois racionalizamos para justificar nossas escolhas. Jesus sabendo disso, usava as parábolas para obrigar o ser humano a lidar com suas crenças, e não com nossos raciocínios lógicos. O evangelista São Marcos, entendeu com precisão essa vertente e escreveu: “Com que compararemos o Reino de Deus ou que parábola usa-remos para descrevê-lo? Ele é como a semente de mostar-da, que é a menor que plantamos no solo. No entanto, quando plantada, ela cresce e torna-se a maior de todas as plantas do jardim, com ramos tão grandes que os pássaros do ar podem se abrigar à sua sombra”, com muitas pará-bolas como esta, Jesus anunciava a seus seguidores a Pala-vra conforme podiam entender. Ele não lhes falava nada a não ser por parábolas. (Marcos 4:30-34). Que tenhamos coragem de extrair do nosso cotidiano, fatos que, analisa-dos, levem-nos ao aprendizado cristão, convergindo toda nossa vida a Cristo, Senhor absoluto das vidas, mestre da vida, Salvador dos homens, redentor da humanidade.

Page 7: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

7REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

PolíticaSocial

Sociedade em FocoPOR WALESKA MARROCOS [email protected]

O nosso querido Paulo Machado e sua elegante esposa Claudia Coelho.

Josenir Lacerda, Co-fundadora da Academia dos Cordelistas do Crato e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), com o seu esposo Miguel Teles de Lacerda.

O casal Alessandro Ebara e Monalissa Figueiredo, com a simpática Leca Fonseca, curtindo a noite caririense.

FAMÍLIA LINDA VIVA GONZAGÃO!

Encontramos Santana – O Cantador - no aeroporto de Juazeiro do Norte, vindo do show do centenário do Gonzagão, na cidade de Exu-PE. Com ele, estavam Graciete Pedrosa e os renomados jornalistas pernambucanos, Geraldo Freire e Paulo Roberto. E viva Gonzagão!

FELICIDADE

CURTIÇÃO

A defensora pública, Mônica Barroso, proferiu palestra nas cidades de Crato e Juazeiro, pelo fim da violência contra as mulheres. O evento contou com o show do carismático Tião Simpatia.

LITERATURA DE CORDELMARIA DA PENHA

A princesa Alicia é a alegria da vida do casal Luma Queiroz e Yure Magazine. Ela estava linda na apresentação das festas de final de ano.

Page 8: Jornal do Cariri - 18 a 24 de dezembro de 2012.

8Esporte Cidades

REGIÃO DO CARIRI(CE), DE 18 A 24 DE DEZEMBRO DE 2012

Icasa anuncia reforços para o Cearense 2013

Crato e Exu prestigiam 100 anos do Gonzagão

O Icasa iniciou os treinos para tem-porada de 2013. Com apenas me-

tade do elenco em campo, o time alviverde apresentou alguns atletas recém con-tratados que disputarão o Campeonato Cearense. A estréia do time está prevista para o próximo 06 de janei-ro, contra o Guarani de Jua-zeiro. Além dos jogadores, o time, também, contará com o reforço do técnico Francis-co Diá.

O técnico havia re-cebido uma proposta do Guarani de Campinas, para comandar o time paulistano no próximo ano, mas para garantir a sua permanência no Verdão do Cariri, foi re-alizado um reajuste salarial

com valor não divulgado. Embora Diá tenha firmado acordo com o clube icasiano, deixou claro que poderá sair da equipe, a qualquer mo-mento, caso uma proposta melhor seja feita.

Além de Diá, outros nomes foram confirmados para 2013. Entre eles, quatro novatos que foram indica-dos pelo técnico. Segundo o presidente do Icasa, Paes de Lira, a equipe ainda está sen-do formada, mas Naylhor, Elanardo, Thiago Baiano, Carlinhos e Lima - que dis-putaram a Série C do Cam-peonato -, provavelmente, não farão parte deste time. Ao todo, o clube pretende uma composição de 25 atle-tas que serão apresentados no decorrer desta semana.

PRÉ-TEMPORADA

REI DO BAIÃO

Rua Senador Pompeu, Nº 429 - Centro - Crato-CEFone/Fax (88) 3523.1080

Diretora TécnicaDrª Fabiana Pereira Rodovalho Alencar Gomes

ALFARMA, a primeira farmácia de manipulação genuinamente Cratense.

CÍCERO NICÁSSIO

TOQUE DE PRIMEIRA

RAIO X

A maior novidade do Icasa é Fred Gomes. O novo funcionário do clube, que terá uma dura missão de dar ao verdão uma maior organização em termos profissionais. Durante entrevista coletiva, Fred declarou que o Icasa é uma equipe de destaque no futebol brasileiro, mas precisa melhorar cada setor do clube, da rouparia até a alta cúpula. A diretoria do Icasa tem que saber o significado da palavra dimensão dentro do futebol. Precisa olhar para trás e ver quantos clubes grandes estão no seu caminho.

OBJETIVOS

No futebol, existe um chavão que diz: a melhor defesa é o ataque. O Guarani tem uma linha de frente bem qualificada, Moré, Paulo Ferreira, Niel e Netinho, que, no campeonato do ano passado, juntos marcaram 22 gols, levando o Leão do Mercado para a grande final. O diretor de futebol, Luciano Basílio, aposta em mais uma grande temporada. O desafio está lançado e começa já no dia 6 de janeiro, no clássico maior do interior, contra o Icasa.

PRATA DA CASA

O azulão cratense está apostando na prata de casa. Só que essa prata tem um brilho de ouro, pois se trata de jogadores já bem rodados. Jean Bala, Lamar, Paulinho Guerreiro e Josivam. Outro atleta que está de volta é Djalma. O treinador Roner Araújo conta com elenco experiente. Crato estreia dia 5 de janeiro, contra o Ferroviário fora de casa. Na segunda rodada, vai até sobral enfrentar o bugre.

JUSTIÇA

Quando o treinador Francisco Diá chegou ao Icasa, o primeiro objetivo era tirar o time da zona do rebaixamento. Depois de três vitórias seguidas, o discurso mudou e a classificação era só uma questão de tempo. O Verdão voltou para a série B e Francisco Diá foi eleito o melhor treinador do ano, com toda justiça. O Icasa corre contra o tempo. Entendemos que não é fácil formar um time a toque de caixa, mas no futebol, o imponderável acontece.

n Time começou treinos no Romeirão com elenco incompleto

Serena Morais

n SEGURANÇA ELETRÔNICA

n PORTARIA

n ZELADORIA

n TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS

Travessa Slino Duda, 59 - Bairro Santa Teresa - Juazeiro do Norte - CE

Peça já seu orçamento sem compromisso

• Cargas e Encomendas Urgentes para o Sertão Central, Cariri, Baixo Cariri e Chapada do Araripe, DIARIAMENTE.• Filiais: Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu, Mombaça, Acopiara, Iguatu, Várzea-Alegre e Juazeiro do Norte.

www.birdexpress.com.br

Fortaleza-CE 85.3295.7878

Avenida Padre Cícero, 2200

Galpoes 4 e 5 - TrianguloJuazeiro do Norte-CE

88.3512.7164 / 3512.8980

O periódico do Cariri

independente

JOGADORES JÁ APRESENTADOS

GOLEIRO

André, 24, ex-Ypiranga (PE)

ZAGUEIRO

Nildo, 36, ex-Baraúnas/RN

VOLANTESorato, 22, ex-Baraúnas/RN

ATACANTEAdalgiso Pitbull, 23 anos,

ex-Baraúnas/RN

Wilson Rodrigues

As escolas e demais en-tidades estudantis e culturais do Crato homenagearam, na última semana, o cantor Luiz Gonzaga. Os alunos fizeram trabalhos sobre a vida e a traje-tória do artista ícone da cultura popular nordestina.

No último dia 12, a Universidade Regional do Ca-riri (Urca), em parceria com a Prefeitura Municipal de Exú, realizou na cidade pernambu-cana uma exposição e roda de conversa com a participação de parentes e demais pessoas contemporâneas de Gonzagão. Houve lançamento de livros e shows artísticos com as músi-cas que fizeram sucesso atra-vés da voz do homenageado.

A Casa da Moeda do Brasil lançou uma medalha em homenagem ao cantor pernambucano. Na noite do dia 13, quando ele completa-ria 100 anos de nascimento, houve celebração de missa na Sé Catedral do Crato. Em seguida, a orquestra do ma-estro Câmara Eleazar de Car-valho se apresentou no audi-

tório do Cine Educadora. A professora e pró-

-reitora de extensão da Urca, Sandra Nancy Freire, relatou que Luiz Gonzaga teve parti-cipação decisiva na construção daquela instituição de ensino. “A oportunidade despertou a comunidade acadêmica para a vida do homem que, através de suas músicas, levou o Nor-deste para o Brasil e o mundo inteiro. Mesmo enfrentando, no seu início de carreira, os preconceitos e as adversida-des da época, ao ponto de ser proibido de cantar”, explicou a professora Nancy.

Mais do ReiLuiz Gonzaga do Nas-

cimento nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na fazenda Caiçara, zona rural de Exu--PE. Ameaçado de morte pelo pai de sua primeira namorada, veio para o Crato com 18 anos de idade e depois seguiu para Fortaleza e Belo Horizonte (MG), onde conheceu o acor-deonista, Domingos Ambró-sio. Com ele, aprendeu tocar sanfona em 1939. Da capital mineira, seguiu para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua car-reira artística, cantando músi-cas que retratavam o cotidiano do sertanejo nordestino. Mes-mo enfrentando discriminação e preconceitos, Luiz Gonzaga resistiu e nunca abriu mão de seu gênero musical. Morreu no dia 2 de agosto de 1989, com 77 anos de idade. Seus restos mor-tais estão sepultados em Exu, sua terra natal.