Jornal - COOTRAPS - Outubro

8
Pág.: 04 Pág : 04 Pág.: 04 Notícias COOTRAPS reforça parceria com a ETUFOR em projeto de faixas exclusivas Pág.:03 Pág.: 05 Pág : 05 Pág.: 05 Informativo mensal da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará Dotex e COOTRAPS: empresa de tecnologia visita nova sede e acena planos com a Cooperativa www.cootraps.com.br Edição 06 - Ano 02 - Outubro 2012 ETUFOR implementa projeto pioneiro. COOTRAPS participa do projeto e aposta na ideia para melhoria do transporte. Projeto BRS Diretoria da COOTRAPS participa de evento da Prefeitura de Fortaleza Artigo Pág.: 07 Pág : 07 Pág.: 07 Sustentabilidade no transporte é tema de artigo de cooperado Parceria Representatividade

description

Aqui você confere o jornal da COOTRAPS de Outubro. Boa leitura!

Transcript of Jornal - COOTRAPS - Outubro

Page 1: Jornal - COOTRAPS - Outubro

Pág.

: 04

gPá

g:0

4Pá

g.: 0

4

Notícias

COOTRAPS reforça parceria com a ETUFOR em projeto de faixas exclusivas

Pág.:03

Pág.

: 05

gPá

g:0

5Pá

g.: 0

5

Informativo mensal da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará

Dotfl ex e COOTRAPS: empresa de tecnologia

visita nova sede e acena planos com a Cooperativa

www.cootraps.com.br

Edição 06 - Ano 02 - Outubro 2012

ETUFOR implementa projeto pioneiro. COOTRAPS participa do projeto e aposta

na ideia para melhoria do transporte.

Projeto BRS

Diretoria da COOTRAPS participa de evento da Prefeitura de Fortaleza

Artigo

Pág.

: 07

gPá

g:0

7Pá

g.: 0

7 Sustentabilidade no transporte é tema de artigo

de cooperado

Parceria Representatividade

Page 2: Jornal - COOTRAPS - Outubro

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do Ceará

Sustentabilidade é a palavra da vez. Hoje, muito se fala em diversas formas de reestruturar a sociedade a partir de uma perspectiva sustentável, priorizando técnicas e formatos de organização

que prezem pelo bem comum e que estejam dentro do parâmetro “ecologicamente correto” de ser. E no ramo dos transportes não poderia ser diferente. Assim, algumas medidas têm sido implementadas no Brasil e no mundo com a intenção de melhorar a mobilidade urbana e incentivar o uso do transporte público, trazendo benefícios para a cidade, para a população e para o meio ambiente.

No Brasil, esse processo tomou gás a partir de dois acontecimentos: a sanção do Plano Nacional de Mobilidade Urbana e os investimentos em infraestrutura, com vistas à Copa de 2014. Nas cidades-sedes do mundial, muito tem sido investido em ampliação de vias, construção de viadutos e túneis, melhoria do transporte público, aumento de linhas de metrôs, dentre outras medidas. A intenção, portanto, é “arejar” o trânsito das grandes cidades e oferecer mais qualidade no deslocamento da população.

E um dos grandes destaques, também, é o que tem sido feito em diversas regiões do país e que começou a ser implantado, em Fortaleza, no dia 13 de agosto: o Sistema Rápido de Ônibus (BRS). Na Capital, o projeto já foi implementado na Avenida Bezerra de Menezes e consiste na determinação de faixas prioritárias para o transporte público. O objetivo é aumentar a fl uidez do trânsito, diminuindo os congestionamentos e, consequentemente, o tempo de deslocamentos entre as avenidas da cidade. A expectativa é de que o Sistema seja expandido, em breve, às avenidas Tristão Gonçalves e Imperador.

Nessa perspectiva, a COOTRAPS, como uma cooperativa de transporte, está atenta às novidades e às novas possibilidades de investimento para a melhoria da qualidade dos serviços do transporte complementar de Fortaleza e para a construção de uma sociedade comprometida com o coletivo e com o respeito ao meio ambiente. Para isso, a cooperativa busca sempre renovar e fortalecer suas parcerias, como fez, recentemente, com a diretoria da Dotfl ex, durante uma visita do diretor comercial da empresa à nova sede da instituição. Assim, com a força da união e com compromisso no trabalho, a COOTRAPS faz a sua parte em torno da luta por um mundo cada vez melhor e mais justo.

EditorialCOOTRAPS na luta por um mundo cada vez melhor

Diretor-Presidente: Antônio de Pádua Chaves

Diretor Administrativo: Joaquim Rodrigues Neto

Diretor Financeiro: Valdembergue Rodrigues Praciano

Conselho Fiscal - Efetivos:- Rogério Oliveira Barbosa;- João Alfredo Nogueira Pereira;- Samuel Freire de Brito.Conselho Fiscal - Suplentes:- Carlos Fernando de Almeida;- Francisca Eliene dos Santos;- Lairton Sousa Araújo.

Conselho Vogal:- Francisco das Chagas Araújo.- Rafhael Gomes Machado.- Marli Aparecida Lopes Dias.

Uma publicação da Assessoria de Imprensa da COOTRAPS - Simmetria

Comunicaçã[email protected]

Responsabilidade editorial:Simmetria ComunicaçãoReportagem: Julyta Albuquerque,

Rafael Veras e Thais PereiraRevisão ortográfi ca: Thaís PereiraFotos: Julyta Albuquerque Contatos: (85) 3253.1384 E-mail: [email protected]ção: Julyta AlbuquerqueImpressão: Expressão Gráfi caTiragem: 2.000 exemplares

Comunicação

Expediente

A COOTRAPS inaugurou sua presença nas Redes Sociais! A iniciativa, amplamente incentivada pela Diretoria, insere a Cooperativa nas novas tendência da Comunicação. A ideia é estreitar, ainda mais, a relação do Cooperado com a sua Cooperativa, mantendo-o sempre informado com notícias relevantes e atuais.

Faça parte dessa rede. Acesse o seu facebook, procure na “caixa de busca” o Facebook da COOTRAPS digitando: “COOTRAPS”. Depois é só clicar em “curtir” e prontinho!

2

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

COO

TRA

PSN

otíc

ias

Page 3: Jornal - COOTRAPS - Outubro

A cooperativa é do cooperado! Capa

Faixas prioritárias benefi ciam população de Fortaleza

Neste mês de junho, as atividades administrativas da COOTRAPS foram transferidas para a nova sede, localizada no bairro Autran Nunes. A mudança para a nova sede, muito aguardada por cooperados e colaboradores, atesta a efi ciente gestão da cooperativa, que poderá agora, em espaço amplo e

adequado, aprimorar a sua atuação.

ETUFOR implementa projeto modelo

Desde 13 de agosto, a Avenida Bezerra de Menezes conta com faixas prioritárias para transporte público, projeto nomeado Sistema Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR). As duas faixas da direita são separadas das restantes por uma linha contínua de cor azul e destinadas à circulação preferencial de

ônibus, veículos do transporte complementar (vans), táxis e veículos do transporte escolar.

Iniciativa bem-sucedidaAdemar Gondim, Presidente da AMC e da Etufor, instituições responsáveis pela

implantação do BRS, reforça que o principal objetivo do projeto é aumentar a fl uidez do trânsito. “Com o BRS, a velocidade dos coletivos deve passar de 12km/h para 24km/h nos corredores”, explica.

O projeto está superando as expectativas e por isso será expandido para outras vias como as Ruas Tristão Gonçalves e Imperador. Novas implementações também estão sendo planejadas para os próximos meses.

Novas paradas As linhas de transporte público foram divididas nos grupos 1, 2 e 3 e identifi cadas por um adesivo afi xado no

vidro da frente dos coletivos. Ao trafegarem nas vias com faixas preferenciais, essas linhas devem parar somente nos pontos de parada que tiverem a sinalização correspondente a elas. Assim como a identifi cação nos ônibus e vans, todos os pontos de parada contarão com abrigos sinalizados com os números 1, 2 ou 3 e informação das linhas que realizam o embarque e desembarque naquele local.

InformeInformamos que os novos números de atendimento da COOTRAPS, são:(85) 3032.2222 - (85) 3253.1384

Foto

: Igo

r de

Mel

o

COO

TRA

PSN

otíc

ias

3

ww

w.c

ootr

aps.c

om.b

rw

ww

.coo

trap

s.com

.br

Page 4: Jornal - COOTRAPS - Outubro

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do CearáTecnologia

Dotfl ex e COOTRAPS: parceria de sucesso em constante renovação

No dia 31 de agosto, Paulo Moraes, Diretor Comercial da Dotfl ex, visitou a nova sede da COOTRAPS. Na agenda, a ideia era conhecer a nova conquista da cooperativa e conversar sobre projetos futuros. A parceria, iniciada no fi nal de 2005, tem se mostrado benéfi ca para ambas as partes, permitindo um profi ssionalismo crescente da Cootraps.

No mercado há 12 anos, a Dotfl ex tem se dedicado há mais de 10 anos a elaborar projetos apenas para cooperativas de transporte. Único do Brasil especialmente formulado para o modelo cooperativista, o sistema de gestão possibilita administrar e controlar todas as áreas da cooperativa, com centralização de caixa, auditoria, controle fi nanceiro, combate a fraudes, indicadores de performance, manutenção da frota, abastecimento, entre outras funcionalidades. A empresa desenvolve ainda soluções de bilhetagem eletrônica para o mesmo público.

No Ceará para o lançamento do sistema de bilhetagem de Maracanaú, o diretor da Dotfl ex, que tem sede em São Paulo, conversou com a reportagem do Cootraps Notícias sobre cooperativismo de transporte, o cenário nacional e regional e perspectivas futuras. Leia.

Sistema de gestão específi co para cooperativas

Não existia nenhum sistema de gestão no Brasil que atendesse exclusivamente o sistema de cooperativa no segmento de transporte público. Então foi uma linha que resolvemos seguir e deu certo porque o cooperativismo no Brasil está em grande ascensão. São cerca de 430 a 450 cooperativas de transporte público e 90% dessas cooperativas não têm acesso a uma estrutura desse tipo, ver o que eles podem fazer, aonde eles podem chegar. A gente tenta fazer esse trabalho.

Bilhetagem eletrônicaA gente entrou no segmento porque nenhuma

das empresas existentes no mercado queria atender o segmento de cooperativismo. “Eu quero comprar, eu tenho dinheiro para comprar, mas eles não querem vender”, assim uma cooperativa nos contou que

acontecia. Então criamos uma solução, a princípio só para atender aquela cooperativa, mas aí uma cooperativa viu, foi chamando a outra e hoje a gente já tem a bilhetagem. Na verdade, a gente vem crescendo nessa área porque as grandes empresas de bilhetagem eletrônica ou as empresas de tecnologia mesmo não veem as cooperativas como algo atrativo, se eles chegam numa cidade e veem uma cooperativa com 20, 30 carros, acham que não compensa. O problema da bilhetagem de antigamente é que o pessoal colocava como sendo algo absurdo, que se precisava de milhões para implantar alguma coisa do gênero e na verdade não é esse fantasma todo. A última cidade que a gente implantou foi Maracanaú, os cooperados gostaram também, acho que vamos dar uma boa expandida aqui no Ceará nessa questão de atender as cooperativas do interior e quem sabe a capital.

Comparação com o transporte regularNossa tecnologia tem algumas coisas melhores, por

exemplo, o carro não precisa vir até a garagem para dar as informações, todo validador tem um chip que a cada 15 minutos manda informações para a administração da garagem, as falhas podem ser corrigidas em um tempo muito mais curto.

Novo produtoEstamos fi nalizando um controlador de fl uxo,

um equipamento único, que vai controlar a subida e a descida dos usuários dos veículos para localizar eventuais fraudes. O equipamento vai gravar imagens de possíveis fraudes. O GPS vai nos permitir saber onde ocorreu aquela fraude.

Certifi caçãoA gente percebe que o Nordeste, principalmente

o Ceará, tem uma carência muito grande nessa área, de tecnologia. Nós temos uma certifi cação concedida pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo, que habilita para a parte de licitações. Queremos expandir nossa atuação no Ceará e colaborar com as cooperativas locais.

Fundada em 2000 com o nome de PC&A Consultoria em Informática, e posteriormente nomeada como DotFlex IT Solutions, empresa provedora de soluções em Tecnologia da Informação.

Com larga experiência no desenvolvimento de soluções para cooperativas de transporte de passageiros, somos a única empresa especializada nesse segmento, oferecendo produtos que suprem todas as necessidades em TI que a administração de uma cooperativa requer.

4

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

COO

TRA

PSN

otíc

ias

Page 5: Jornal - COOTRAPS - Outubro

A cooperativa é do cooperado! Representatividade

Foto

s: Ra

fael

Ver

as e

Tha

ís P

erei

ra

Momento da Inauguração da Escola de Mobilidade Urbana.

Pádua Chaves, Presidente da COOTRAPS, Luizianne Lins, Prefeita de Fortaleza e Ademar Gondim, Presidente da Etufor

COOTRAPS prestigia inauguração da Escola Municipal de Mobilidade Urbana

Alinhada à Lei Federal de Mobilidade Urbana e com a proposta de abordar, junto a profi ssionais e estudantes de diversos níveis, as temáticas de trânsito, acessibilidade, sustentabilidade, educação e saúde, foi inaugurada, no dia 22 de outubro, a Escola Municipal de Mobilidade Urbana.

Investimentos de R$ 138 milLocalizado ao lado do Parque Adahil Barreto, o

projeto é uma reformulação da Escola Municipal de Trânsito que funcionava ali até um ano atrás. A preocupação com a mobilidade e a ampliação do conceito de trânsito levaram à criação da nova escola, que conta com uma estrutura reformada com investimentos de R$ 138 mil, em uma área de 1.400m2, com capacidade para atender até 120 pessoas por dia.

Capacitar operadores e ampliar as políticas públicas

Por lá, passarão alunos de escolas públicas e privadas, desde a educação infantil até o nível universitário. O projeto será conduzido pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Segundo o Presidente das instituições, Ademar Gondim, a ideia é “ir além de uma simples escola que ofereça treinamento de regras de trânsito para as crianças, mas ampliar isso por meio da capacitação de operadores e de pessoas que trabalham nas empresas da prefeitura no sentido de se ter um melhor aproveitamento do espaço e de incrementar políticas públicas ligadas à mobilidade”.

Diretoria reunidaO transporte complementar de Fortaleza marcou

presença no evento, ao lado de dirigentes e da prefeita Luizianne Lins.

Para Pádua Chaves, presidente da COOTRAPS, que esteve no local com outros diretores da cooperativa, tratar de mobilidade é essencial, porque é necessário “educar e formar, tanto os operadores, como a sociedade civil como um todo. O usuário também precisa saber seu papel dentro da mobilidade urbana, inclusive os pedestres, e essa é uma noção que se desenvolve no começo da infância”.

ExclusivaA prefeita Luizianne Lins falou sobre mobilidade,

com exclusividade, para o COOTRAPS Notícias. Confi ra!

“A gente vai sempre ter que estudar novas soluções para os desafi os de Fortaleza e da mobilidade urbana de uma forma geral. A integração ônibus, metrô, vans, táxi, a regulamentação de todos os setores foi uma tarefa que nós compramos para nós enquanto governo municipal. Temos caminhado com a inauguração dessa escola de mobilidade urbana; com a regularização do transporte de ônibus, de vans; o recadastramento dos táxis e pensando todo o processo de integração de forma sustentável, para que não onere a passagem de ônibus. Esse é o nosso dever de casa, é nossa tarefa cotidiana.”

:: SERVIÇO

Escola Municipal de Mobilidade Urbana

Local: Avenida Almirante Henrique Sabóia, ao lado do Parque Adahil Barreto

Funcionamento: de segunda a sexta-feira

Fone de contato: 3433.9722

5

Not

ícia

sN

otíc

ias

COO

TRA

PSCO

OTR

APS

ww

w.c

ootr

aps.c

om.b

rw

ww

.coo

trap

s.com

.br

Page 6: Jornal - COOTRAPS - Outubro

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do CearáDebate

“Ônibus são a solução”, garante especialista

A percepção de que o tráfego nas grandes cidades deveria ser resolvido por uma malha extensa de

metrô é consenso entre boa parte da opinião pública. Mas, será que os especialistas concordam? Veja na matéria que a solução pode ser mais barata e simples do que se imagina.

Mobilidade urbana é tema de destaque no noticiário atualmente, impulsionado por dois grandes acontecimentos que têm impactado a rotina de muitas cidades brasileiras. O primeiro acontecimento é a sanção, no início de janeiro de 2012, da Política Nacional de Mobilidade Urbana, pela Presidente Dilma Roussef, que traz consigo obras em inúmeras vias de todo o país. A outra mudança chegou para as cidades que serão sede da Copa do Mundo de 2014. São obras para acomodar e receber bem turistas durante o mundial e que serão um legado para a população.

Com a criação da Política Nacional de Mobilidade Urbana, municípios estão sendo incentivados a encontrar soluções que priorizem o transporte público coletivo e o transporte não motorizado. Ao mesmo tempo, nas cidades-sede da Copa, as ações e os investimentos nesta área têm o objetivo de promover a articulação das políticas de transporte, trânsito e acessibilidade, a fi m de proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço de forma segura, socialmente inclusiva e sustentável.

Os empreendimentos priorizam a implementação e a melhoria de sistemas de transportes coletivos e de meios não motorizados – voltados para pedestres e ciclistas –, bem como a integração entre diversas modalidades de transportes, com a constante preocupação de se alcançar o conceito de acessibilidade universal, garantindo a mobilidade de idosos e de pessoas com defi ciências ou restrição de mobilidade.

Ônibus são a solução A afi rmação é de Adalberto Maluf, diretor da cidade

de São Paulo dentro do grupo internacional C40, que reúne as 40 maiores cidades do mundo na troca de experiências sustentáveis. Em entrevista ao portal Exame.com, publicada em 09/08, o especialista foi

taxativo: “não vale a pena investir em metrô, a solução está na superfície”.

BRT, uma fórmula de sucessoAdalberto Maluf argumenta que há bons exemplos

de transporte aplicados nas grandes metrópoles de outros continentes que podem ser replicados no Brasil, inclusive na cidade de São Paulo. Para o C40, a perspectiva é que o custo benefício do futuro está nos chamados “Bus Rapid Transit” (BRT), corredores com sistema de pagamento antecipado comuns em Curitiba e com poucos exemplos em São Paulo.

Por que ônibus são melhores?De acordo com Maluf, “percebeu-se que as cidades

que apostaram em corredores de ônibus BRT – que não são simples faixas de ônibus, mas corredores completos, com pagamento antecipado, estações com conforto, calçadas, paisagismo, ônibus mais limpos e articulados, que seguem horários com linhas expressas e semiexpressas – tiveram benefícios maiores, seja porque realmente entregaram o serviço no prazo, seja porque não tiveram grandes aumentos de custo (durante a obra) e conseguiram transportar as pessoas”.

Fortaleza no caminho certoOs projetos de mobilidade urbana de Fortaleza

incluem implementação de BRT nas Avenidas Alberto Craveiro, Paulino Rocha e Dedé Brasil. A Etufor também pretende implantar faixas prioritárias para transporte coletivo (incluindo ônibus, vans e táxis com passageiros) em diversas vias da cidade.

Na primeira delas, Bezerra de Menezes, as faixas prioritárias entraram em funcionamento no dia 13 de agosto e devem benefi ciar 330 mil usuários, segundo dados da autarquia, que pretende adotar a medida também nas vias Perimetral, Leste-Oeste, Domingos Olímpio, Abolição e Antônio Sales.

O presidente da Cootraps, Pádua Chaves, reforça que as medidas objetivam melhorar o fl uxo de veículos em Fortaleza, priorizando o transporte público, que é a solução mais sustentável para a cidade por transportar maior volume de pessoas, poluir menos e causar menos engarrafamentos.

“Participamos de diversas ações para melhorar o trânsito da nossa

cidade! Cada iniciativa dessa reforça, também, o nosso compromisso

social”

Pádua Chaves

6

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

COO

TRA

PSN

otíc

ias

Page 7: Jornal - COOTRAPS - Outubro

A cooperativa é do cooperado! Opinião

Sustentabilidade: “todos nós devemos ter a consciência de colaborar”

Criticidade em destaque!

Sustentabilidade em transporte é o preenchimento das modernas necessidades de mobilidade urbana e global, levando em conta o impacto causado ao meio

ambiente e à manutenção da qualidade de vida dos seres humanos ao redor dos corredores utilizados para tal. Hoje em dia, as grandes cidades enfrentam graves problemas com o trânsito e com a emissão de gases poluentes na atmosfera por conta da quantidade abusiva de automóveis nas ruas. Dessa forma, devemos, primeiramente e individualmente, colaborar para um conjunto de mudanças e nos conscientizar da necessidade de um transporte coletivo sustentável.

O ponto de partida é o poder público, ao qual tenho a satisfação de reconhecer o trabalho árduo e continuo realizado pela Prefeitura de Fortaleza. A mudança que a atual gestão municipal está realizando é bastante valiosa e inteligente. Com esse novo modelo, teremos a interação nos diversos modais de transportes, fazendo com que não mais tenhamos concorrência entre as diversas empresas de ônibus e vans. Pelo contrário, teremos mais veículos transportando a população, de forma a se complementar nos itinerários, economizando tempo e espaço nas vias.

O segundo ponto, bastante valioso, é que todos nós devemos ter a consciência de colaborar, deixando os veículos em casa e passando a utilizar o transporte público: o trem, o metrô, os ônibus e as vans. Assim, diminuiremos, substancialmente, dois grandes problemas: a poluição e o estresse no trânsito.

Cooperado à COOTRAPS desde 2006, o permissionário José Roberval Vasconcelos, 36, entrou para o ramo do transporte

complementar por incentivo de amigos. Casado, pai de dois fi lhos e formado em Direito pela Unifor, sempre valorizou a transparência e a dignidade no trabalho, o que encontrou na Cooperativa desde que se tornou membro e passou a operar na linha 54 (Granja Lisboa/Goiabeiras)*. Em dias livres, gosta de viajar e aproveitar os momentos em família, transmitindo para os fi lhos o que acredita ser mais importante para a vida.

No dia a dia, procura se engajar na cooperativa, valorizando o trabalho da diretoria e a união entre os cooperados, no sentido de operar melhor e oferecer serviços de qualidade. “Admiro, também, o lado social da empresa. É muito importante pensar além

dos cooperados e se preocupar com o coletivo, com a população. Hoje muitos colegas adquirem cargos novos e empréstimos pelo respaldo da Cooperativa, o que fortifi ca a categoria, renova a frota e faz com que o transporte fl ua com mais qualidade e segurança”.

O que pode melhorar na Cooperativa e na categoria?

A COOTRAPS vem passando, constantemente, por melhorias. Hoje, nós temos, praticamente, três garagens e quase nenhum problema. Mas, um ponto que eu poderia ressaltar aqui seria a centralização da parte operacional da Cooperativa, fator que iria trazer maior tranquilidade para os cooperados. Assim todos iriam focar na cooperativa e, consequentemente, seriam resolvidas as outras demandas e carências que possam existir.

*A linha possui extensão de 44,5 quilômetros e frequência de 6 minutos.

Cooperado Vez e Voz

José Roberval Vasconcelos

Confi ra algumas dicas que ajudam a evitar o consumo e diminuir a emissão de poluentes.

# Acelerar sempre de forma suave e evitar pisadas muito fortes no acelerador.

# Não esticar demais as marchas e priorizar as marchas longas.

# Procurar rodar próximo dos giros do torque máximo do motor especifi cado no manual do proprietário.

# Evitar freadas bruscas; se possível,desacelerar com o carro engrenado para diminuir a velocidade antes de parar.

# Nas subidas, procurar manter o propulsor em

uma faixa de rotação uniforme, para evitar reduzidas constantes de marcha.

# Acelerar bem antes de subir aclives para evitar acelerações no meio da subida.

# Nas descidas, manter uma velocidade que minimize o uso dos freios.

# Verifi car a pressão correta dos pneus especifi cada no manual.

# Usar pneus e rodas de medidas recomendadas pelo fabricante.

# Fazer a manutenção periódica do veículo e as revisões previstas no manual do proprietário.

# Trocar sempre que necessário fi ltros de ar e óleo.

COO

TRA

PSN

otíc

ias

7

ww

w.c

ootr

aps.c

om.b

rw

ww

.coo

trap

s.com

.br

Page 8: Jornal - COOTRAPS - Outubro

Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Passageiros do Estado do CearáJurídico

Dos órgãos sociais – Da Assembleia Geral (Parte III)

Nas duas últimas edições do nosso informativo, abordamos a importância da Assembleia Geral, órgão supremo ao qual cabe toda e qualquer decisão de interesse da entidade. Neste momento, vamos detalhar os dois tipos de assembleias, ordinária e extraordinária. Fique por dentro.

Das Assembleias Gerais Ordinária e Extraordinária

Assembleia Geral Ordinária (AGO)

Realização: obrigatoriamente uma vez por ano, no decorrer dos três primeiros meses após o término do exercício social.

Tipos de deliberações:- Prestação de contas dos Órgãos de Administração,

compreendendo: Relatório da Gestão; Balanço Geral e Demonstrativo das sobras apuradas, ou das perdas, e Parecer do Conselho Fiscal.

- Destinação das sobras apuradas ou rateio das perdas.

- Eleição e posse dos componentes do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e de outros conselhos.

- Fixação dos honorários, gratifi cações e da cédula de presença para os componentes do Conselho de Administração e Fiscal.

- Quaisquer assuntos de interesse social devidamente mencionados no edital de convocação, excluídos os assuntos de competência exclusiva da Assembleia Geral Extraordinária, que serão mencionados no próximo item.

Importante: Os membros dos órgãos de administração e fi scalização não poderão participar da votação das matérias descritas acima.

A aprovação do relatório, balanço e contas não desonera os administradores, membros dos órgãos de administração e de fi scalização de responsabilidade por erro, dolo, fraude ou simulação.

Assembleia Geral Extraordinária (AGE)Realização: sempre que necessário.Tipos de deliberações: qualquer assunto de interesse

da Cooperativa, desde que mencionado no edital de Convocação.

Assuntos de competência exclusiva da Assembleia Geral Extraordinária:

- Reforma do estatuto.- Fusão, incorporação ou desmembramento.- Mudança de objeto da sociedade.- Dissolução voluntária e nomeação de liquidantes.- Contas do liquidante.Importante: São necessários votos de 2/3 dos sócios

presentes para que as deliberações da AGE sejam consideradas válidas.

UNIFÁCIL ENDO,SORRIR FICOU AINDA MAIS FÁCIL.

Informações: (85) 4009.5433

www.uniodonto-ce.com.br

- DIAGNÓSTICO- URGÊNCIA

- RADIOLOGIA- PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL

-TRATAMENTO DE CANAL- RESTAURAÇÕES

- EXTRAÇÃO

Permissionário, a Uniodonto está na sua Cooperativa!Procure o Recursos Humanos da COOTRAPS e adquira o plano sob medida para você!

Res

pons

ável

téc

nico

: R

icar

do N

ogue

ira

Sim

ões.

CR

O-C

E: 2

237

AN

S: N

º335

25.8

8

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

Ediç

ão 0

6 An

o 02

- O

utub

ro 2

012

COO

TRA

PSN

otíc

ias