Jornal bom dia 253

20
SABADO, 18 DE JUNHO 2011- ANO 6- EDIÇÃO 253- www.santaisabelonline.com.br Falta de produto anunciado causa revolta Prefeito de Igaratá entrega Rolo Compactador e Mini Carregadeira Polícia desvenda crime no Monte Serrat Procurado pela policia Página 17 População contesta corte de árvores A Polícia Civil de Santa Isabel encontrou e prendeu, nesta semana, quatro dos cinco envolvidos no roubo, sequestro e agressão de um jovem casal no município. O único que ainda não foi encontrado pelas autorida- des é Marcelo Severino de Lira, de 26 anos, na foto ao lado. Leia mais na página 05 Na tarde de ontem, 17, um grupo de jovens se reuniu na Praça Fernando Lopes, Centro, e se manifestou con- tra os frequentes cortes de árvores que tem ocorrido em Santa Isabel. No evento, encheram os tapumes que cercam a obra de reforma da Praça com frases de protesto, e coleta- ram assinaturas da população para evitar novos cortes. Leia mais na página 16 página 04

description

jornal bom dia 253

Transcript of Jornal bom dia 253

Page 1: Jornal bom dia 253

SABADO, 18 DE JUNHO 2011- ANO 6- EDIÇÃO 253- www.santaisabelonline.com.br

Falta de produtoanunciado causa revolta

Prefeito de Igaratá entrega RoloCompactador e Mini Carregadeira

Polícia desvendacrime no Monte Serrat

Procurado pela policia

Página17

População contestacorte de árvores

A Polícia Civil de Santa Isabel encontrou e prendeu,

nesta semana, quatro dos cinco envolvidos no roubo,

sequestro e agressão de um jovem casal no município.

O único que ainda não foi encontrado pelas autorida-

des é Marcelo Severino de Lira, de 26 anos, na foto ao

lado.

Leia mais na página 05

Na tarde de ontem, 17, um grupo de jovens se reuniuna Praça Fernando Lopes, Centro, e se manifestou con-tra os frequentes cortes de árvores que tem ocorrido emSanta Isabel.

No evento, encheram os tapumes que cercam a obrade reforma da Praça com frases de protesto, e coleta-ram assinaturas da população para evitar novos cortes.

Leia mais na página 16

página 04

Page 2: Jornal bom dia 253

PAGINA 2 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

No ultimo final de semanaSilmara Fernandes completou mais uma primavera e reuniu muitos amigos nacomemoração.

Parabéns!!!

Neli, Parabéns de todos os seus

amigos, familiares e em especial de sua

filha Vanessa.

Quando me coloquei a escolher

uma foto para homenagear seus

15 aninhos, fiquei horas em

dúvida,pois tens uma beleza

encantadora e singular.A cada

ano se torna mais mulher, mas

será sempre a nossa menininha.

Parabéns Caroline e que a cada

passo seu o mundo se tore

melhor!Votos de sua Mãe

Ivania,pai Paulo,Sua Avó Rosali-

na, irmã Luana,seus tios e em

especial tia Fê.

Hoje Andressa

Rodrigues comple-

ta mais um ano de

vida e recebe os

parabéns de todos

os seus familiares

e amigos.

No ultimo domingo Thais

e Reginaldo comemoraram

o primeiro ano de

matrimônio.Felicidades ao

casal!!!

Em comemoraçãoao dia dos namora-dos Michele Valascae Carlos passaramo dia juntinhos emcampos dojordão.Realmenteum programa mui-to Romantico...

Aniversari-ando amanhã opequeno Luccasde Souza querecebe os para-béns do paiDiegoo e da Ma-mãe Laís

Page 3: Jornal bom dia 253

PAGINA 3JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

CURSO PREPARATÓRIO PARA A PROVA BÔNUS MÉRITO.

Os professores interessados a realizar um curso pre-paratório para a prova bônus mérito que ocorrera nosdias 11,12,13 de Julho. Podem comparecer na sede re-gional do Centro do Professorado Paulista de Santa

Isabel de terça a sexta feira a partir das 15:00h até as 17:00h umgrupo de estudo será formado com os professores interessados.Telefones para maiores informações: 4656-7958

Com vista nos índices alar-mantes de roubos em comérci-os, o Conselho Comunitário deSegurança (Conseg) promoveuuma reunião extraordinária noSalão Nobre da Câmara Munici-pal de Santa Isabel, na segun-da-feira, 13. O evento, que con-tou com a presença de autorida-des policiais, da Câmara e doExecutivo, reuniu também deze-nas de comerciantes e empresá-rios do município. Desde o iníciodo mês, mais de dez comérciossofreram assaltos à mão arma-da no Centro.

O comandante do 31º Bata-lhão, coronel Bellucci, iniciou o eventocom uma rápida palestra que tinha porfinalidade sugerir aos comerciantescomo ajudar a Polícia a evitar esse tipode crime. Segundo ele, muitos crimesocorrem por descuido do próprio co-merciante, por falta de medidas de se-gurança.

O delegado da Polícia Civil do mu-nicípio, Carlos Alberto de Oliveira, e ocomandante do Destacamento da Polí-cia Militar de Santa Isabel, tenenteMartins de Oliveira, também sugerirammedidas de segurança, como prestarvigilância solidária com seus vizinhos.Mais que isso, colocaram a Polícia àdisposição dos empresários em casospreventivos.

Uma das medidas foi colocar viatu-ras na avenida para vigiar depósitosbancários, além das rotineiras rondas.Essa medida a mais será entre 11h e11h30. No entanto, o tenente informouque, se algum comerciante precisardepositar uma quantia alta, é só pediro auxílio da PM, através do telefone(11) 4656-4809.

O público também pode sugerir oque aumentaria a segurança no muni-cípio. Muitos mencionaram a instalaçãode câmeras em vários pontos do mu-nicípio, nas avenidas e nos portais. Se-gundo o também presente secretáriode Gabinete, Éden Pontes, já há dota-ção orçamentária para a compra dealguns equipamentos e afirmou que,com a desistência do terreno da Gran-

Segurança pública preocupa população

ja, provavelmente parte do dinheiro queseria gasto será empregado na com-pra de mais câmeras.

POLÊMICAUma pergunta do vereador e presi-

dente da Câmara, Silvio Adriano, cau-sou desconforto durante a reunião. Elequestionou se a pontuação dos polici-ais realmente existia, mas a sua prin-cipal dúvida era se a pontuação porronda era igual a uma por flagrante.Entretanto, o coronel Bellucci não gos-tou do tom inquiridor do parlamentar erespondeu com um: “De segurança euentendo. Não tem como medir a pro-dução de um profissional se não for porpontuação. Da mesma forma que temvereadores que passam o ano inteirosem apresentar projetos. É uma formade avaliar. E aqui em Santa Isabel nãotrabalha vagabundo”, respondeu.

Silvio retrucou, disse que achavahumilhante um policial ter que assinarnos comércios para comprovar sua pre-sença ali. “Eu confio na Polícia. Nãoconcordo com isso”, falou. Então o co-mandante respondeu que não há comosaber se os soldados fizeram o traba-lho de rotina se não for assim.

No final da reunião, o vereador Pau-lo Sérgio frisou que o papel das políci-as deve ser ainda maior, bem como oatendimento do 190 deveria ser maiseficiente. “A gente liga e fica escutan-do uma ‘musiquinha’, por alguns minu-tos que podem ser fundamentais nasolução de um crime”, disse.

A Polícia pede: Se ver alguém, comcapacete na cabeça, entrando num es-tabelecimento ou dentro dele, acioneimediatamente a Polícia

As estatísticas na Polícia Militar eCivil de Santa Isabel mostram que agrande maioria dos roubos ocorridosno município são de autoria demotoqueiros que cobrem o rosto comcapacete durante a ação.

Já existe uma lei municipal que pro-íbe a entrada de pessoas nessas con-dições em estabelecimentos comerci-ais, mas quem está dentro do comér-cio não tem muito a fazer, pois já estánuma situação complicada. “Por outrolado, os pedestres e motoristas que es-tiverem próximo ao local tem mais li-berdade de agir”, disse o comandantedo Destacamento da Polícia Militar, te-nente Martins de Oliveira.

Por isso, o tenente pede para que apopulação acione a Polícia sempre quever alguém, com capacete na cabeça,entrando em um comércio ou agência

Denuncie pedestres com capacetebancária. “Só por entrar em um localcom capacete já é suspeito”, resumiua autoridade. Para agilizar a ocorrên-cia, informou o telefone no Destaca-mento: 4656-4809.

Ele também pediu para tentar ob-servar a placa do veículo e detalhessobre a pessoa, como roupas, relógioou tatuagem, para facilitar a identifica-ção. “Dessa forma, temos muito maischances de evitar um crime e tambémem reaver o que foi roubado. Porque avítima só aciona a Polícia depois que ocrime já aconteceu, e aí fica muito maisdifícil”, afirmou.

O delegado da Polícia Civil, CarlosAlberto de Oliveira, apoiou a sugestãoe acrescentou que isso é possível emSanta Isabel pelo fato de sempre ha-ver pessoas circulando pela avenida,em qualquer horário, principalmenteem horário comercial e no início danoite. “Quando eu saio daqui 23h ain-da é fácil encontrar pessoas andandopor aí”, disse.

Page 4: Jornal bom dia 253

PAGINA 4 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

PIZZARIA SABORE D´ITÁLIAAgora em Santa Isabel

Mussarela- Calabreza,-

R$ 12,99Catu Frango-Portuguesa

Bauru-EscarolaMargarita-Toscana-

R$ 14,99

Forno a lenha

Somente

Delivery

(11) 7477.4747

CONTADOR

Rede de lojas em expansão, contrata conta-

dor regime CLT. Pede-se experiência/conhe-

cimento fiscal, trabalhista, financeiro. Enviar

currículo para [email protected].

PAÇO MUNICIPAL DE IGARATÁTORNOU-SE REALIDADE

Essa semana iniciou-se a monta-gem da primeira fase estrutural daobra do Paço Municipal de Igaratá,localizada no antigo endereço: Ave-nida Benedito Rodrigues de Freitas,330 – no centro da cidade. A idéia ini-cial é abrigar as oito secretarias exis-tentes no executivo.

Com o auxilio de um guindaste asvigas de concreto estão sendo insta-ladas individualmente. De acordo comos responsáveis pelo setor de licita-ção da Prefeitura de Igaratá, o prazootimista estipulado para a conclusãoda primeira etapa da obra deve se-guir até o final deste ano.

Durante toda a semana, o Chefedo Executivo igarataense, Elzo Elias

de Oliveira Souza visto-riou a obra, que chamaatenção pela agilidade noprocesso de instalaçãodas vigas. “Trata-se deuma obra de grande por-te – a primeira já vista nomunicípio”, lembrou.

Todas as escadas quetambém são pré-molda-das já foram locadas naconstrução. O projetoleva em conta ainda aconstrução de uma ram-pa, que faz parte das nor-mas previstas pelo PoderExecutivo, a f im depriorizar a acessibilidade.

PROJETO

A frente da obra, a empresaECOVAP - Construtora ePavimentadora Ltda. deverá concluira primeira etapa da construção, aqual consiste em toda a parte estru-tural (fundação, vigas, colunas e la-jes).

O projeto da obra prevê três pa-vimentos, o que certamente abriga-rá todas as secretarias que atualmen-te estão instaladas provisoriamenteem pontos distintos da cidade. Paratanto o investimento feito com recur-sos próprios de R$772.189,37 deve-rá at ingir 1.490,05m² de áreaconstruída.

BINGO BENEFICENTE que será re-alizado no dia 19 de Junho de 2011(Domingo) na sede social do LionsClube de Santa Isabel sito a Rua VilaSão Pedro, 85 - centro com inicio as19:00 horas.

O município de Igaratá passa a con-tar com mais dois recursos que de-vem auxiliar nos serviços públicosmunic ipais. Desta vez umaminicarregade i ra e um ro locompactador foram entregues à ci-dade na manhã de ontem, 17.

A minicarregadeira compactaBobCat, modelo S185 foi adquiridacom recursos do Orçamento Geral daUnião (Ogu), pelo valor de R$ 90 mil,através de emenda do parlamentarrepublicano Valdemar Costa Neto.

Segundo informações do Setor deServiços Públicos municipais, a má-quina deverá ser utilizada para a re-

Prefeito de Igaratá entrega RoloCompactador e Mini Carregadeira

alização da limpeza urbana, auxili-ando na remoção de entulho, alémde efetuar diversos serviços de lim-peza nas vias municipais.

O rolo compactador adquiridopela Administração Municipal pelovalor de R$225 mil, também deve-se a verba oriunda do Ogu, atravésde emenda parlamentar do Deputa-do Federal Valdemar Costa Neto. Amáquina da Marca Combat, modeloCB250 será u t i l i zada paracompactar solo, cascalho, concretoou asfalto. Antes da aquisição, aprefeitura necessitava terceirizar oserviço.

ORIENTADORA ESPIRITUAL

Joga-se búzios, cartas econsu-ltas com vovó Catarina.

Tel: (11) 4658-6840/ 7422-9333

em Igaratá.

Page 5: Jornal bom dia 253

PAGINA 5JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

O Mirante do Monte Serrat, um dosprincipais pontos turísticos de SantaIsabel, foi palco de sequestro segui-do de violência.

Quatro dos cinco envolvidos nosequestro, roubo e agressão de umjovem casal foram encontrados e pre-sos pela Polícia Civil de Santa Isabel.O crime aconteceu por volta das 3hde domingo, 12, no Mirante do MonteSerrat. O casal estava em um carroquando foram abordados e levados àzona rural do município. O jovem e ajovem foram agredidoa diversas ve-zes.

Com armas apontadas para suascabeças, os jovens, ele de 30 anos eela de 18, entregaram tudo o que pos-suíam, mas isso não foi o bastantepara os meliantes, que já apresenta-vam estar sob efeito de álcool e/oudrogas. Obrigados a ficarem dentrodo carro, de cabeça baixa, as vítimassofreram várias agressões enquantoum dos autores conduziam o veículoaté uma estrada rural do município.

Ao chegarem em determinadoponto da estrada, dois deles tiraramo jovem do carro, o amarraram e oagrediram. A menina foi obrigada apermanecer dentro do carro tendosido vítima de violência por dois doselementos ao que tudo indicaPeterson Filipi Ferreira Honorato, 23,parecia liderar a ação e estava com aoutra vítima, exigiu que parassem ime-diatamente.

Jefferson Ailton do Amaral, 22,principal a cometer o abuso, fezdiversas ameaças à jovem, masque foram anuladas por Peterson,que garantiu que nada lhe acon-teceria, dizendo, inclusive, que aconhecia, bem como a sua famí-lia. Depois disso, os cinco aban-donaram o casal e fugiram com oveículo. As vítimas encontraramum sítio, onde acionaram a Polí-cia. O veículo foi encontrado nanoite do mesmo dia, na rua Chicoda Marvina, nas Brotas. Prisão

O primeiro a ser encontradopela Polícia Civil foi Jefferson(Jersão), em sua casa, no Brotas.

Polícia desvendasequestradores de casal

No momento, ele trocava o curativodo braço. O ferimento foi provocadopelos demais envolvidos no crime, quenão concordaram com o crime co-metido.

O criminoso confessou sua parti-cipação no crime e delatou os demaisenvolvidos: Peterson (Buiú); AlisonClayton Ramos, 24, que dirigiu o veí-culo; Luís Fernando da Silva (Dudu),24, que também estuprou a jovem, eMarcelo Severino de Lira, 26.

Peterson delatou os culpados pelocrime, Jefferson e Dudu, afirmandoque o crime de abuso não foi con-sentido pelos demais da quadrilha.Acrescentou que eles tinham a inten-ção de roubar os pertences das víti-mas e fugir. Todos foram presos, coma exceção de Marcelo, que se encon-tra foragido.

Jersão, que planejou o atentadosexual, possui um histórico de crimessemelhantes, cometidos contra outrasjovens do município.

Outro caso

Peterson, um dos criminosos, foireconhecido por outra vítima comoautor de crime semelhante, no dia 1ºde junho. Ele estava com sua namo-rada também no Mirante, quando, às9h30, foi abordado por um grupo, queos roubou, sequestrou e abandonouem uma estrada da zona rural.

Foragido Procurado

Para responder essa indagação,transcrevo a redação do caput do ar-tigo 144 da Constituição Federal: “Asegurança pública, dever do Es-tado, direito e responsabilidadede todos, é exercida para a pre-servação da ordem pública e daincolumidade das pessoas e dopatrimônio, através dos seguin-tes órgãos... (I a V)”.

É possível perceber que no textoda Constituição Cidadã, como é cha-mada a lei máxima do nosso país,está positivado o direito à seguran-ça, é esse direito que pedimos queautoridades “entendam” que nos foigarantido e o queremos imediata-mente, principalmente quando há umsurto de violência, como esse que seinstalou em nossa cidade e que trou-xe consigo uma crescente sensaçãode medo e insegurança. Ficamos pre-ocupados quando andamos ou deixa-mos nossos carros nas ruas, quandodeixamos ou estamos em nossas ca-sas, quando estamos no comércio,quando as pessoas com quem convi-vemos demoram um pouco mais parachegar em casa, são inúmeros osquando...

A dimensão dessa insegurançapôde ser comprovada no último dia13 de junho no Salão Nobre da Câ-mara Municipal, que ficou pequenopara a quantidade de pessoas quecompareceram à reunião propostapelo CONSEG, através de seu Presi-dente o Sr. Oswaldo Martini, com apresença de representantes das Po-lícias Militar e Civil, do Legislativo,Executivo e demais segmentos da so-ciedade, na pauta, discussão epropositura de ações para sanar ouao menos amenizar o problema.

Naquele dia, foi possível perceberque a maioria dos participantes en-tende que o Estado, através de suaspolícias, deve assegurar a sua inte-gridade física e patrimonial, agindocom respeito ao cidadão. Naocasião, alguns relataram seus trau-mas após serem vítimas dos maisvariados tipos de violências ocasio-nadas pela falta de segurança.

Os representantes das Polícias porsua vez, demonstraram que tem seesforçado para dar uma resposta efi-caz à questão, expondo suas ações esuas dificuldades diante de algumasatitudes dos próprios cidadãos quenão tem consciência dos inúmerosprejuízos causados por elas.

Os representantes do Executivo eLegislativo tiveram uma participaçãotímida, demonstrando que não estãopreparados para a situação que se ins-talou em nosso município, e continu-am projetando ações que já deveriamter saído do papel há muito tempo, ecaso já tivessem saído poderiam tercontribuído para amenizar a situaçãoadvinda da inércia e descaso de quemdetém o dever legal de fazer.

No entanto, o ponto que aqui pre-tendo ressaltar não é a inércia ou odever, mas, a conscientização da so-ciedade para que esta perceba quenão depende apenas das Polícias, daPrefeitura ou dos vereadores a pro-

moção da segurança, pois, emboraa Constituição tenha expressado serum dever de alguns órgãos promovê-la, expressou também que é um di-reito e responsabilidade de todos.Além disso, sabemos que as açõesdo Estado não são suficientes parapromoverem a segurança almejadapela sociedade. Não importa discutiraqui os motivos, se são os saláriosinadequados, o número insuficientede efetivo, a falta de investimentoscom treinamentos. É evidente que hánecessidade de prover melhores sa-lários para aqueles que arriscam suavida para proteger a nossa, melho-rar a sua formação ampliando seusconhecimentos para combater o cri-me, aumentar o efetivo etc.

Mas, e quanto a nós, cidadãos, oque estamos fazendo para cumprir anossa parte?

Não devemos nos melindrar quan-do ouvimos alguém falar que algu-mas vezes somos culpados por re-sultados trágicos, ou pela falta decomprometimento com nossa segu-rança, levando-nos a situações ines-peradas, é só pesquisar para com-provar que, de dez coisas que nãodevemos fazer para evitar dissabo-res, com certeza fazemos onze.

Diante dessa constatação, deve-mos nos incomodar quando alguém dizque não estamos cumprindo a nossaparte, pois, estamos agindo como seo problema fosse apenas do outro,cabendo a nós a “difícil” parte de criti-car e exigir que o outro faça a dele.

Precisamos nos conscientizar queninguém vive sozinho, vamos nosunir sim, não apenas para protestarou cobrar dos governantes que fa-çam sua parte, mas, também paracolaborar uns com os outros. O de-ver de solidariedade não está pre-visto na Constituição, mas deve es-tar na consciência de todo cristão,precisamos entender que todos pre-cisam de todos e que, ao ajudar opróximo, estamos ajudando a nósmesmo, essa premissa tem que vi-rar regra, e não mais exceção ou uto-pia, um sonho impossível.

Entendo e sei o quanto é difícilmudar ou convencer os outros a mu-darem seus hábitos, mas, agora, é aoportunidade de assumirmos ativa-mente nossa responsabilidade.

Reforçando a afirmação que fiz nareunião da Câmara, a política da boavizinhança sempre funciona, deve-mos nos unir para buscarmos a paz.Acreditar que as coisas podem darcerto, é o primeiro passo em direçãoa um futuro melhor. Vamos descruzaros nossos braços, parar de reclamare fazer a nossa parte, não vamosesperar pelos dias melhores, vamosfazer nossos dias melhores, juntosseremos invencíveis, prova de que aunião faz a força, tente quebrar umlápis, fácil, agora junte dez e tente...

“Você nunca sabe que resul-tados virão da sua ação. Mas sevocê não fizer nada, não existi-rão resultados.” (Mahatma Gandhi)

Noely CostaAcadêmica de Direito

SEGURANÇA: DE QUEM ÉA RESPONSABILIDADE?

Page 6: Jornal bom dia 253

PAGINA 6 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

OLHAR Odilon Morais Fernandes

PALOCCI 1 - Discordo quandodizem que Dilma começou agovernar somente agora, com asaída de Palocci. Apesar de que,até antes de explodir o episódio,tudo estava em lua de mel.

PALOCCI 2 - Já repararam quefoi só Palocci cair que o país quasese esqueceu de que o políticoainda deveria explicar seu súbitoenriquecimento? Ou não devemais?

MULTA DE TRÂNSITO – A maioriados proprietários de veículosautomotores pensa que, somentecom a assinatura do recibo devenda e o reconhecimento dafirma do alienante em Cartório,cessam por completo suasresponsabilidades sobre eventuaismultas aplicadas posteriormente.Mas se trata de um engano, semamparo legal.

MULTA DE TRÂNSITO 2 - OCódigo Brasileiro de Trânsito é declareza meridiana ao preceituarque “no caso de transferência depropriedade, o proprietário antigodeverá encaminhar ao órgãoexecutivo de trânsito do Estadodentro de um prazo de trinta dias,cópia autenticada docomprovante de transferência,devidamente assinado e datado,sob pena de ter que seresponsabilizar solidariamentepelas penalidades impostas e suasreincidências até a data dacomunicação” (art. 134).

MULTA DE TRÂNSITO 4 - Podeocorrer de o novo proprietário doveículo não efetivar suatransferência no órgão de trânsitocompetente e, portanto, o veículoalienado continua constando comopropriedade do antigo dono, queserá solidariamente responsávelpelas penalidades por infrações detrânsito impostas ao adquirenteaté a data da comunicação davenda. Julgando o RecursoEspecial nº 1.192.064-PE, de quefoi relatora a ministra ElianaCalmon, a 2ª Turma do SuperiorTribunal de Justiça decidiu noúltimo dia 15, por votação unânime,que na falta da comunicação daalienação, conforme determina oCódigo de Trânsito Brasileiro, oalienante e o adquirente sãosolidariamente responsáveis pelas

penalidades impostas aeste, enquanto não forprovidenciada anotificação da venda aoórgão de trânsito doEstado.

PALAVRAS – “Depois de quatromeses de quarentena, AntonioPalocci poderá voltar a trabalharno mesmo ramo, com o mesmosucesso, pois continua amigo detodos que deixou no governo, quepoderão lhe passar excelentesinformações” (Danuza Leão,cronista).

TRÂNSITO - Há anos escrevo queo trânsito isabelense necessitaestudos mais apurados, para deixarde ser o perigo que é. Com oconstante aumento da frota,colisões e atropelamentos setornam cada dia mais frequentes.

CONSOLO - Tenho perdido amigosqueridos. Para não cair emprofunda tristeza, procuro buscaralento nos seus hábitos e bonsmomentos de vida. Gosto, comodisse Vinicius de Moraes emcrônica memorável quando morreusua amiga, a poetisa CecíliaMeireles, “de lembrar vivos osmeus mortos”. Ao amigoBarbosinha ”Papai falou”, um bomdescanso.

$$$ - Calcula-se que o Dia dosNamorados movimentou R$ 400milhões na economia da capitalpaulista. E 40% das pessoasempregadas no comércio, porocasião desta data, deverão serefetivadas, segundo a AssociaçãoComercial de São Paulo. E aqui?

COBIÇA 1 - O juiz da 3ª VaraCriminal de Campinas, NelsonAugusto Bernardes, decretou aprisão preventiva de sete pessoasenvolvidas em suposto esquemade fraudes em licitações e desviode dinheiro público, em Campinas.Todas eram ligadas ao núcleocentral de governo do prefeitoHélio de Oliveira Santos (PDT). Ojuiz acatou denúncia formuladapelo Ministério Público Estadual(MPE) e a Polícia Civil já efetuouas primeiras prisões.

COBIÇA 2 - Tiveram a prisãodecretada a primeira-dama, RoselyNassim Jorge Santos; o vice-prefeito, Demétrio Vilagra; o ex-coordenador de comunicação daPrefeitura, Francisco de Lagos; oex-diretor da Sanasa, AurélioCance Júnior; o ex-diretor deControle Urbano, Ricardo ChimirriCandia; o ex-diretor comercial da

Sanasa, Marcelo de Figueiredo, eo ex-secretário de SegurançaPública, Carlos Henrique Pinto.Marcelo e Carlos Henrique forampresos nas primeiras horas destamanhã. Os demais sãoconsiderados foragidos.

COBIÇA 3- As investigaçõescomeçaram em 2010, quando oGrupo de Atuação Especial deRepressão ao Crime Organizado(Gaeco), do MPE, e a Corregedoriada Polícia Civil desarticularam umesquema de fraudes em licitações.O esquema atingia 11 prefeituras,incluindo – em Campinas – aSanasa (Sociedade deAbastecimento de Água eSaneamento S.A.). Oito pessoasforam presas. No dia 20 de maio,o juiz da 3ª Vara de Campinasconcede 20 mandados de prisãotemporária e 24 de busca eapreensão, a pedido do MPE.

COBIÇA 4- Essas prisões, todasde pessoas públicas em Campinas,independentemente daculpabilidade ou não dosenvolvidos, me faz refletir de formaglobal: por que tanta cobiça, meuDeus? Pessoas públicas,empregadas com bons salários,tem também toda a projeção quetais cargos de certa formaoferecem. Por que, então, sujaras mãos dessa forma? Notícias decorrupção lemos todos os dias nosjornais.

CADA UM É CADA UM - O serhumano é corrupto pela sua próprianatureza? A oportunidade faz ofurto, como muitos dizem? Nãoacredito nisso: prefiro umprovérbio popular que fala que ohábito não faz o monge. Quandomuito, consolida vocações.

BOLSA IDOSO - É muito boa eválida essa iniciativa do prefeitode Limeira, em criar o Bolsa Idoso.Ajudará a diminuir vários problemasde famílias, como quando os filhos,que necessitam sair para trabalhar,não tem com quem deixar seuspais – ou avós – adoentados oucom dificuldades de locomoção,que necessitam de cuidados atodo instante.E o prefeito não édo PT.

HISTÓRIA - Documentos inéditossobre a Ditadura Militar, queestavam no exterior, voltaram aoBrasil. Chegaram na terça-feira,14, vindos do Conselho Mundial deIgrejas (CMI), entidade ecumênicacom sede em Genebra e do Centerfor Research Libraries, de Chicago.

Fazem parte do projeto “Brasil:Nunca Mais” e reportam a açãode igrejas evangélicas como aBatista, Presbiteriana, Metodistae Adventista, que apoiaram aDitadura Militar nos chamados“anos de chumbo”.

NOME AOS BOIS - Nosdocumentos está registrado oapoio explícito dessas igrejas àtortura, delações e até existênciade pastores torturadores. Comnomes, funções e à qual confissãoreligiosa pertenciam. Vai arrepiartemplos e fé. De todas elas,apenas a Metodista reconheceuos crimes e pediu perdão pelosseus atos. As demais silenciaram.

ESQUECIDOS - Por melhor queseja o marketing político doadministrador público, ele nãoconsegue esconder a realidade. Amelhor prova disso são asreclamações que chegam àredação do Bom Dia diariamente,dando conta do abandono embairros, travessias, áreas de lazer,postos de saúde etc. Nesse casonão existe propaganda enganosa!

PORTUGUÊS CLARO - A palavrade hoje é esquisita. Estranha aosouvidos, mas tem um significadomuito forte. Trata-se de peculato,um substantivo masculino,segundo Houaiss. Peculato é umtermo jurídico e significa crime queconsiste na subtração ou desvio,por abuso de confiança, dedinheiro público ou de coisa móvelapreciável, para proveito próprioou alheio, por funcionário públicoque os administra ou guarda;abuso de confiança pública.Estamos entendidos, então?

ÚLTIMA DE HOJE – O coronelBellucci não gostou dasintervenções do atual presidenteda Câmara, Silvio Adriano, nasquestões de segurança, notocante às pontuações dospoliciais. Palavras de Bellucci:“Olha, de segurança eu entendo”.O clima ficou quente. Porém, se ocoronel entende tanto desegurança, por que não colocasuas técnicas em prática? Osnúmeros são catastróficos,coronel, para realidade de nossacidade. E tem mais, o governadorAlckmin prometeu segurança.Cabe à Polícia Militar garantir isso,com efetivos e ações nas ruas,embora também caiba ao Estadogarantir salários dignos aospoliciais e coibir a maior causa doscrimes, que é o tráfico de drogas.

Page 7: Jornal bom dia 253

PAGINA 7JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

Jorge Singh

A recente onda de roubos cometidos contra comerciantes de Santa Isabeltrouxe a discussão sobre a implantação de câmeras de segurança no centrocomercial da cidade. Reivindicação antiga dos comerciantes, o benefício semprefoi protelado pela Prefeitura. Agora com o susto, o assunto voltou à baila nareunião do Conselho Municipal de Segurança (Conseg) realizado na noite dodia 13 de junho de 2011. Cerca de 100 pessoas compareceram à reunião. Asúnicas câmeras existentes são de cunho particular, instaladas peloscomerciantes nos seus estabelecimentos. Mas o que os comerciantes queremé que a Prefeitura instale câmeras de segurança nas ruas do centro, como porexemplo, Avenida da República e Manoel Ferraz de Campos Sales e outrasvias, naturalmente. Mas para tudo funcione tem que haver uma sala demonitoramento 24 horas, ou seja, a Guarda Municipal (se é que ela existe!)teria homens monitorando todas as câmeras. Em caso de ocorrência acomunicação seria imediata para a Polícia Militar, agilizando a atuação. O simplesfato de a cidade ser dotada do sistema já proporcionaria segurança, com ainibição da atuação de bandidos. Se o dinheiro gasto com o número exorbitantede semáforos instalados na região central de Santa Isabel tivesse sidodirecionado para a instalação do sistema de monitoramento, com certeza teriasido mais bem empregado. Queremos crer que essa onda de roubo aoscomércios foi um caso atípico. No entanto, não se justifica que até hoje acidade não tenha implantado o sistema de monitoramento, pois segurançahoje em dia em qualquer pesquisa aparece como um dos itens que maispreocupa o cidadão. Mas não é só na região central que esse sistema desegurança é importante. Como Santa Isabel praticamente tem apenas trêsentradas, Estrada de Igaratá, acesso pela Rodovia Presidente Dutra e a Estradaque liga o município à Arujá, seria o caso de se instalar câmeras nos portais deentrada também. Vale lembrar que nós apoiamos essa medida desde sempre.Mas para ocorrer de fato é preciso um projeto debatido com a população e aexecução do mesmo com a compra dos equipamentos e sua instalação, bemcomo a central de monitoramento, além do pessoal para operacionalizar amesma. Ou seja, tem que haver planejamento. A família isabelense merecemais segurança.

Onda de assaltos reaviva debate sobremonitoramento no centro de Santa Isabel

Li a reportagem sobre usuários de drogas em SI, parece dar murro em ponta defaca. Os políticos de nossa cidade, não apresentam projetos e soluções paranada, apenas desculpas ridículas. Sistema mosaico, por isso não saímos dasmesmices, desculpas não são soluções. Falando em atraso, nem sei se nossacidade tem secretaria que cuidam das vias públicas, pois aqui a situação estácatastrófica, com excesso de caminhões, o bairro não tem infraestrutura paranada. Pessoas disputam espaços nas estradas no meio dos caminhões, somosjogados entre as valetas. Solução absurda para se melhorar a poeira é jogaruma água mal cheirosa nas ruas, nossos carros vivem enlameados, ou sapatos.Somos tratados com imenso descaso, mas os impostos que a ANACONDA REVERTEPARA OS COFRES DA PREFEITURA NÃO DEVEM SER POUCOS. Em nosso bairrotemos quatro potências em impostos, a Montarte, Ultrafarma, Fábrica de placas,um Rancho da Pamonha, e a famosa Anaconda. Porque nosso prefeito não vempassear com sua Mercedes por aqui, o sujar seus sapatinhos engraxados, já queestamos colaborando com suas construções inúteis, que não levam a nada.Aumenta-se os impostos territoriais enquanto há desvalorização imobiliária. Otransporte é de péssima qualidade, parece que nosso prefeito não mora poraqui. Os ônibus fazem itinerários que lhe dão na teia, como se fossem donos daempresa já que não há nenhum tipo de fiscalização. A Pássaro Marrom deixamuito a desejar, sendo o único meio de transporte até São Paulo, fazem o quequerem, ônibus quebrado, não se vai trabalhar, vivem lotados, pois todos temsair daqui para ter oportunidades fora da cidade. Será que isto não vai mudarnunca... Maysa de Castro. Bairro da Cachoeira. Santa Isabel. Por e-mail.

Carta:

Espantosas e, ao mesmo tempo,estapafúrdias as declarações que vêmsendo dadas por alguns senadores darepública no sentido de manter emsegredo eterno uma gama dedocumentos governamentaisclassificados, ao seu tempo, como“ultrassecretos”. Pela lei em vigor, essetipo de documento oficial pode sersubtraído do conhecimento público peloprazo de 25 anos, prorrogávelindefinidamente. Essa prática, noentanto, estava para ser abolida denossa democracia diante do texto de umprojeto de lei, já aprovado pela Câmarados Deputados, que prevê um prazomáximo de sigilo de 25 anosprorrogável uma vez, ou seja, 50 anos.Enviado ao senado para apreciação, oprojeto começou a encontrarresistência por parte de José Sarney eFernando Collor, ambos componentesda casta que se intitula,subliminarmente, dona do País e temraízes antigas, especialmente do pontode vista patrimonial, as quais sempreestiveram sob pouca luz. Sabe-se queo Brasil sempre foi dominado por algunsclãs, atualmente, no modelo vigente,cerca de 700 famílias, cada qualocupando um espaço e uma atividade

econômica, num mapeamento quenunca foi claramente explicado para agrande massa. O povo nunca esteve noPoder de forma verdadeira, nem comLula e isso não é novidade para osmenos incautos. Nossa história,portanto, é nebulosa e, a dominaçãosobre a Nação por algumas “famílias”não nos deixa dúvidas da nossacondição colonial desde sempre, apesarde apresentar-nos rótulos outros. Tudo,evidente, apenas para que não caiamosem uma total depressão diante darealidade nua e crua. Pois bem, ao quetudo indica, os obscuros donos do Brasilvão impor sua vontade e nós, pobresmortais, ficaremos sem saber averdadeira história. Não fosse somenteisso, estamos sendo surpreendidos pelaabsurda proposta de tornar as licitaçõesmais flexíveis para as obras da copa edas olimpíadas com um “sigilo”inaceitável face à Constituição Federal.Mas, pensando bem, por que motivoiríamos nos preocupar, já que fazemosparte de um povo que tem um passadoescondido há mais de 500 anos e quedeverá assim permanecer por mais unsmil anos, se depender da vontadedaqueles que elegemos para nosdefender.

QUAIS FATOS QUEREM CONTINUAR AESCONDER DE NÓS?

OS ALUNOS DA ETEC SANTA ISABEL CONVIDAM VOCÊ PARAPARTICIPAR DO SEU “ARRAIÁ”

Com Barracas típicas; Pula-pula (adulto/infantil); Cama Elástica;Touro Mecânico; Miss e Mister Caipirinha ETEC; Quadrilha e Sorteio de

Prêmios Especiais

DIA 22 DE JUNHO, A PARTIR DAS 17:30, NA UNIDADE DA RUAPROFESSORA ANA MOUTINHO GONÇALVES, 57, BAIRRO TREZE DE MAIO.

A medida foi aprovada nesta quinta-feira (16), e prevê a melhoria dascondições de trabalho para cerca de 53milhões de empregados domésticos nomundo. Em resumo, se pretende queos empregados domésticos tenham osmesmos direitos dos demaisempregados, incluindo horário regular,descanso semanal de pelo menos 24horas consecutivas, l imite parapagamentos em espécie, informaçõesclaras sobre os termos e condições de

emprego e respeito pelos princípios edireitos fundamentais no trabalho,incluindo a liberdade de associação enegociação coletiva. A questãodemorou três anos de discussão até adeliberação. Competirá, agora, aosPaíses membros da OIT adotar asnormas aprovadas. No Brasil, para queos empregados domésticos tenhamesses direitos reconhecidos, hánecessidade de mudança naConstituição Federal.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DOTRABALHO APROVA EQUIPARAÇÃOPARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS

Page 8: Jornal bom dia 253

PAGINA 8 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

Pe. JoãoBaptista Motta

QUESTÃO DE ORDEMTwitter: @GlaucoVicente e-mail: [email protected]

Após termos celebrado o Natal doSenhor, quando contemplamos o amordo Pai, que enviou seu Filho ao mundona potência do Espírito, que tornou fe-cundo o seio virginal de Maria Mãe deDeus; após a celebração do santo tem-po pascal, quando fizemos memorial dapaixão, morte, sepultura e ressurrei-ção do Senhor, que por nós ofereceu-se ao Pai num Espírito eterno; apósconcluirmos a Santa Páscoa com a ce-lebração do dom do Espírito em Pente-costes, neste Domingo a Igreja nos fazproclamar a glória da Trindade Santa,o Deus Uno e Trino que é amor e deu-se a nós e nos salvou por amor! NaLiturgia, no correr do ano, é o Mistérioe a história do nosso Deus conosco quecelebramos, contemplamos e experi-mentamos na nossa vida! Mas, o quenos revela essa história de Deus, doPai que nos enviou o Filho na força doEspírito Santo? Revela-nos que o DeusUno e Único, o Santo Deus de Israel é,ao mesmo tempo e de modo misterio-so e impenetrável, uma eterna e per-feita Comunidade de amor! Ele é umsó! Ele é comunidade de amor! Abso-lutamente Um e absolutamente comu-nidade! Eis o Mistério que nem no céupoderemos esquadrinhar! Não é a toaque, na primeira leitura de hoje o Se-nhor se revela se escondendo na noitee na nuvem: ”Ainda era noite… e o Se-nhor desceu na nuvem e permaneceucom Moisés”. Eis! Nosso Deus se fazpróximo, desce até nós por amor, masnão podemos compreendê-lo, domá-lo,domesticá-lo! Ele se revela como amorpuro e generoso: seu nome é Amor eMisericórdia: ”Senhor, Senhor! Deusmisericordiosos e clemente, paciente,rico em bondade e fiel…”, mas paraexperimentá-lo, para caminhar com ele,e preciso a atitude de Moisés: ”ele cur-vou-se até o chão, prostrado por ter-ra… E disse: ‘Senhor, acolhe-nos comopropriedade tua’”. Nosso Deus nosama, nosso Deus faz-se próximo, masjamais será nosso parceiro, nosso ami-guinho, nosso coleguinha, que pode pornós ser subornado e com o qual pode-mos negociar! Não! Ele é Deus! O seunome é Eternidade, o seu nome éInfinitude, o seu nome é Amor! Ele éDeus! E, no entanto, ele quis caminharconosco, veio a nós e revelou-se noMistério da sua intimidade. Que coisa:um Deus que nos procura e quer nosunir a ele. Como dizia Santa Teresa:“Juntais aquela que não é com a Pleni-tude acabada: sem acabar, acabais;sem ter que amar, amais, eengrandeceis nosso nada!” Ele, gratui-tamente, deu-se a nós, para nos sal-var, fazendo-nos viver com ele, parti-cipando da sua vida: por isso o Pai en-tregou ao mundo o seu Filho amado:para viver conosco, sonhar conosco,sofrer e morrer conosco e, assim, dá-nos sua vitória e seu céu: ”Deus, o Pai,amou tanto o mundo, que entregou oseu Filho unigênito, para que não mor-ra quem nele crer, mas tenha a vidaeterna. Pois Deus não enviou o seu Fi-lho para condenar o mundo, mas queo mundo seja salvo por ele”. No Filhoúnico, Jesus, o Pai mostrou o seu ros-

Homilia do D. HenriqueSoares da Costa –

Santíssima Trindadeto, o Pai mostrou sua bondade, o Paimostrou o seu amo. Jesus mesmodisse: ”Quem me vê, vê o Pai. Eu e oPai somos uma só coisa! (Jo 14,9s).Mas, não bastava para Deus viver nonosso meio, entre nós! Ele quis viverem nós, dentro de nós, sendo mais ín-timo de nós que nós mesmos! Por isso,o Filho Jesus, Deus entre nós, Deusconosco, após sua morte e ressurrei-ção, deu-nos o seu Espírito Santo, queele mesmo recebera do Pai: ”Porquesois filhos, Deus, o Pai, enviou aos vos-sos corações o Espírito do seu Filho,que clama: Abbá, Pai! (Gl 4,6). Deusfoi grande para conosco! Foi bom de-mais! Não só nos revelou coisas, masrevelou-se a si mesmo. Ele, no maisíntimo de si, sem deixar de ser um só,é Pai, eterno Amante, é Filho, eternoAmado, é Espírito, eterno Amor! E nãosomente revelou-se a nós como é, masdeu-se a nós: o Pai, pelo Filho, no Es-pírito deu-nos a própria vida divina!Deus veio a nós, quis fazer história nanossa história, quis viver a nossa vidapara nos elevar à vida dele, vida feliz,vida plena, vida eterna. É nessa fé quevivemos, é na vida desse Deus uno etrino que fomos batizados. Aquele amoreterno entre o Pai, o Filho e o Espírito,é o amor que nos invade e que deve-mos viver entre nós! A Trindade não éuma teoria para os doutores em teolo-gia. Ela é uma realidade concreta quedeve invadir a nossa vida e a vida daIgreja: ”Amemo-nos uns aos outros,pois o amor é de Deus e todo aqueleque ama nasceu de Deus e conhece aDeus. Aquele que não ama não conhe-ce a Deus, porque Deus é amor!” (1Jo4,7-8). Porque somos cristãos, nasci-dos nas águas batismais, em nome daTrindade, nossa vida deve ser vida ecomunhão de amor: ”a graça do Se-nhor Jesus Cristo, o amor de Deus Paie a comunhão do Espírito Santo este-jam com todos vós!” Esta palavra deSão Paulo revela o que nós somos, oque devemos ser, o que devemos tes-temunhar diante do mundo: uma co-munidade que nasceu do amor, vive noninho do Deus de amor e caminha parao Deus de amor. Por isso o Apóstolo re-comenda-nos: ”Alegrai-vos, cultivai a con-córdia, vivei em paz, saudai-vos com oósculo santo! Caríssimos, crer e experi-mentar que Deus é uno e trino é viver noamor que nos faz uma só coisa no FilhoJesus e nos conserva respeitosos das di-ferenças e diversidades entre nós. Umacomunidade que não seja unida e res-peitosa das diferenças de dons, carismas,ministérios e sensibilidades, não é umacomunidade realmente nascida da Trin-dade, que vive o mistério da Trindade ecaminha para a Trindade. Nunca esque-çamos: vimos do Pai pelo Filho no Espíri-to; caminhamos, peregrinos, para o Pai,pelo filho no Espírito. A Trindade é nossoberço, nosso ninho e nosso destino.Contemplá-la e adorá-la é viver o amor.Como dizia Santo Agostinho: viste o amor,viste a Trindade. ”Bendito seja Deus Pai,bendito seja o Filho unigênito, benditoseja o Espírito Santo! Deus foi misericor-dioso para conosco!”A ele, a glória pe-los séculos. Amém.

Agenda da Semana l: EmCerquilho, vistoria no aterro sanitário,três das cinco estações de tratamentode esgoto, centro de triagem, áreas dereciclagem de resíduos de arborizaçãourbana e participação na Semana deMeio Ambiente representando a Secre-taria Estadual do Meio Ambiente e aCETESB. Detalhe, município de 40.000habitantes, Limpa e Planejada. Para-béns!

Agenda da Semana ll: Participa-ção no evento de assinatura de Con-vênio para Restauração da Barragemda Floresta Estadual de Avaré, no HortoFlorestal de Avaré juntamente comBRUNO COVAS Secretário de Estadodo Meio Ambiente, EDSON DE OLIVEI-RA GIRIBONI, Secretário de Estado deSaneamento e Recursos Hídricos etambém a presença do Senhor GERAL-DO ALCKMIN Governador do Estado deSão Paulo;

Agenda da Semana lll: Participa-ção na “Semana da EducaçãoAmbiental - Nascentes do Paraíba” re-alizada pela Estância Climática de Cu-nha / SP, contando com a parceria dae o apoio de instituições da sociedadecivil e poder público municipal, esta-dual e federal e coordenação do Movi-mento Nascentes do Paraíba. Foramvários eventos direcionados a váriossegmentos sociais, alvos do ProgramaAmbiental Interativo - PAI, desenvol-vido pelo movimento, no decorrer dos10 anos de sua existência: Oficina eDiálogo Pedagógico Ambiental, Diálo-go Técnico e Expedição Ambiental -Nascentes do Paraíba, Encontro Regi-onal dos Comitês das Águas nos Muni-cípios; Curso para Captação de Recur-sos e desenvolvimento de projetos deEducação Ambiental, além de ativida-des educacionais e culturais nas esco-las, bairros e centro da Instância Cli-mática de Cunha.

Agenda da Semana lV: Reuniãocom Representantes do Fundo Estadu-al de Recursos Hídricos (FEHIDRO) eEducação Ambiental sobre o Manual deProcedimentos Operacionais, apresen-tação de elementos específicos e pro-jetos nas Bacias Hidrográficas do RioParaíba do Sul e da Serra daMantiqueira a fim de fomentar idéias esubsidiar a elaboração de projetos eoutras ações.

Agenda da Semana V: Acompa-nhar durante a agenda metropolitana,o Secretário Estadual do Meio Ambien-te Bruno Covas e o governador Geral-do Alckmin que apresentaram medidaspara os municípios do grande ABC.Estavam presentes também os secre-tários estaduais Bruno Covas (MeioAmbiente), Edson Giriboni (Saneamen-to e Recursos Hídricos), Silvio FrançaTorres (Habitação) e Marcos RodriguesPenido (Habitação - adjunto). A reu-nião foi com representantes do Con-sórcio Intermunicipal do Grande ABCpara discutir questões prioritárias paraas sete cidades da região. A região doGrande ABC é por formada pelos mu-nicípios de Santo André, São Bernardodo Campo, São Caetano do Sul,Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grandeda Serra e Mauá.

To na área! – Aqueles que pensamque apesar de eu estar no Governo doEstado eu tenha abandonado SantaIsabel estão bem enganados, estou naárea e bem ativo, acompanhando de

perto o drama dessa cida-de abandonada e largadaao próprio destino, vendoo desespero da população que não vêa hora de chegar janeiro de 2013 e queesse grupo que comanda o desgovernomunicipal tenha ido embora. Em cadauma das visitas semanais que faço odesespero é o mesmo: Até quando?

Culhões – quero ver o governo mu-nicipal ter a coragem de colocar nopapel e assinar que não quer o AMEem Santa Isabel, já que o jornal doÉden publicou que esta tudo resolvidoe que o prefeito disse que vai levar aprefeitura para o local, entretanto ainformação de dentro do governo es-tadual é de que o AME-Santa Isabelcontinua nos planos e que a região pre-cisa e comporta mais de um ambulató-rio.

Irresponsabilidade com a coi-sa pública e com a população: Aquestão é a seguinte, colocaram pla-cas descrevendo uma situação e a si-tuação é outra, portanto ou estão co-metendo a irresponsabilidade com asaúde da população já que a qualquermomento o governo estadual podeanunciar os recursos para o AME San-ta Isabel e a administração municipal,sob o comando do Éden e com o apoiodo prefeito poderá já ter mudado aestrutura interna do prédio e não tercomo instalar o ambulatório, prejudi-cando mais ainda a população.

Pode copiar – vi essa semana emum jornal semanal que circula na cida-de algo que já havia escrito na coluna“questão de ordem” há tempos atrás eé muito bom ver que deu resultado eque outras pessoas também constata-ram que a prefeitura atualmente estaprecisando de uma dedetização e umadesratização visto que esta com cupins,sanguessugas, parasitas, e que se hojea cidade já esta destruída imagine comoestará quando eles saírem. Voltando aoprincipal, não me preocupo, pode copi-ar o que escrevi e também tenham ati-tude quanto a essa situação!

A Purificação do PSDB – Esse é otítulo de um artigo escrito pelo atualpresidente estadual do PSDB, Deputa-do Pedro Tobias e é apenas parte doque vem sendo tratado internamente,principalmente agora que as conven-ções já terminaram, agora começamas arrumações internas e nem mesmoa fabricação de notícias poderá mudaruma situação cada dia mais complica-da para alguns.

Cadê o carro? - apesar de nãoterem noticiado, recentemente o pre-feito me deu a “honra” de recebê-lo naSecretaria Estadual juntamente com oSecretário Bruno Covas ( o mesmo queele deu as costas no restaurante du-rante a campanha), ele esteve na SMA/CETESB para receber um carro paraser usado pelo setor de meio ambienteda prefeitura, porém eu ainda não viesse carro na cidade, tenho informa-ções que esta sendo usado para ou-tras finalidades e por pessoas que nãosão do meio ambiente, oras, deveriamusar apenas para o que foi determina-do, identificar como originário do Go-verno do estado, Secretaria Estadualdo Meio Ambiente. Já acionei aouvidoria e a corregedoria e se tal si-tuação não for corrigida a PalioWeekend Branca poderá ser retomadacomo já o foram de outras localidades.

Page 9: Jornal bom dia 253

PAGINA 9JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

OLHAR DE IGARATAOdilon Fernandes

VISITANDO – Durante esta semana, ZéPrianti e amigos visitaram o prédio danova Prefeitura. Pena que foram à noi-te, mas, saibam, podem ir de dia: o PaçoMunicipal é de todos os igarataenses.Os amigos vistoriaram e verificaram quea nova edificação será um show. Paraum município que não tinha dinheiropara nada, a administração Elzo de Sou-za está surpreendendo.

NOVO PRÉDIO – E a nova Prefeituravai tomando forma em Igaratá. As es-truturas em formato de pré-moldadoimpressionam a todos que a vêem. Oprojeto é para que tenha quatro anda-res, inclusive com elevadores, paratotal acessibilidade a todos os pavimen-tos. Muita gente, ao ver a obra, che-gou a perguntar: “Como pode um pre-feito, em apenas dois anos e meio, fa-zer tanta obra assim, e o anterior não?”.

NOVO PRÉDIO 2 – Quando ficar pron-to, o novo prédio da Prefeitura será emparte de vidro e terá a represa comovista principal. O complexo terá até cas-cata de água. Afinal, a “Cidade dasÁguas” merece este prédio, que irá aco-modar todas as Secretarias da Prefeitu-ra e trará conforto ao cidadão e contri-buinte.

MÁQUINAS – Ontem, 17, a Prefeiturade Igaratá recebeu mais um novomaquinário para auxiliar seus traba-lhos. É uma carregadeira compacta,marca BobCat, nova, zero hora, adqui-rida pelo valor de R$ 90 mil. Segundoa Prefeitura, esta máquina é excelentepara trabalhos onde se tem pouco es-paço, oferecendo maior segurança nasoperações de carregamento e transpor-te de material com total visualizaçãodo conjunto.

MÁQUINAS 2 – Também ontem chegouo rolo compactador, marca Combat, mo-delo CB250, novo, zero hora, pelo valorde R$ 225 mil, adquirido através de lici-tação municipal. O rolo é uma das maisimportantes máquinas para qualquer ser-viço de conservação de estrada, pois éaplicado para compactar solo, cascalho,concreto ou asfalto na construção dasestradas e fundações. Através dele, aPrefeitura será capaz de manter as es-tradas conservadas por mais tempo.

POLÍTICA – Na época pré-eleitoral, ouseja, um ano antes da eleição, semprese vê essa falação sobre candidatos,quem vai sair, quem não vai, quem sãoos mais cotados, principalmente dolado da oposição. Em Igaratá, não édiferente. Mas tem uma coisa que pre-cisa ser observada, que é muito im-portante para o eleitorado: três táticassão utilizadas em todo o país, para ascampanhas majoritárias, ou seja, paraPrefeito, Governador e Presidente.

POLÍTICA 1 – A primeira é lançar onome de alguém apenas para ver sehá alguma repercussão na cidade. É ochamado “boi-de-piranha”. Este nome,geralmente, é de uma pessoa que nãotem nada a ver com política ou quenunca se interessou por isso, mas quepossui um certo reconhecimento na ci-dade. A pseudo intenção de candidatu-

ra é lançada na rua através do “boca-a-boca”, e depois vai tomando corpo,passa a ser comentado entre as pes-soas, até chegar aos meios de comu-nicação. O objetivo é verificar se este“boi-de-piranha” pega de forma positi-va, e o sujeito pode se tornar um vir-tual candidato na época eleitoral. Senão agrada, descartam o nome e di-zem: “Ah, isso nunca aconteceu. Foi opovo que inventou”.

POLÍTICA 2 – A segunda tática é lan-çar um outro nome para confundir oeleitorado. O objetivo é criar discus-são sobre este virtual candidato,fortalecê-lo através da imprensa e, naépoca do registro da candidatura, estemesmo candidato deixa de participarda corrida eleitoral para apoiar um ou-tro, já escolhido há muito tempo, masque ficou na “moita” para ser preser-vado e evitar a “fritura” antes do tem-po. Neste caso, existem duas situações:ou tudo foi feito de propósito ou, real-mente, há uma verdadeira coligação.

POLÍTICA 3 – A terceira tática é pre-servar o verdadeiro candidato até oinício da época eleitoral, para evitar queos opositores possam “queimar” estenome. Na maioria das vezes, este can-didato nega a sua real intenção, evitaconflitos antes do período eleitoral,mantém-se com aquele discurso “vouapoiar quem o meu partido indicar”, ouseja, faz de tudo para não se meterem confusão, ou ter o seu nome cogi-tado em escândalos, denúncias etc.

POLÍTICA 4 – Isto se chama “jogopolítico”, e todos fazem isso. Somentecandidatos à reeleição não fazem estacena, até porque já são candidatosnaturais nas próximas eleições. Aliás,o candidato à reeleição tem a seu fa-vor as suas obras, conquistas e me-lhoramentos na cidade, e é com issoque vai para o debate eleitoral. Se fezalgo bom e conquistou a população, sereelege; se não, fica para a próxima.

POLÍTICA 5 – O engraçado disso tudoé que, num passado não muito distan-te, nós vimos exatamente o que estáacontecendo agora. Candidaturas sen-do expostas na mídia; outras negadas;nomes correndo por toda a cidade; umgrupo político copiando as táticas utili-zadas por outro grupo. Enfim, pareceque a coisa começou bem antes do pre-visto. Agora, o mais engraçado é quetem gente comemorando os nomes lan-çados, como se fossem uma conquis-ta. Só um detalhe: é o outro lado polí-tico quem está comemorando.

POLÍTICA 6 – Dois antigos e influentespolíticos de Igaratá chegaram a comen-tar o seguinte: “Se os primeiros nomessão estes, imagina o que vem pela fren-te? Não teremos chance alguma, poisperdemos o que restava. Se for assim,vou de vez para o outro lado”. Aliás, talconversa aconteceu na frente da obrada nova Prefeitura, o que já diz muito arespeito da conclusão em que os doispolíticos chegaram. Vamos acompanharos próximos capítulos desta novela, e oeleitor deve ficar atento ao que estáacontecendo nos bastidores.

Dos 4320 inscritos para o cargo deProfessor de Educação Básica - Fun-damental I, do Concurso Público daPrefeitura de Arujá, apenas 1889 com-pareceram para realizar a prova,marcada para o último domingo, 12.

Segundo Marcos Rodrigues, do Ins-tituto Soler, responsável pelo concur-so, além das faltas, houve confusãono entendimento, por parte dos can-didatos, em relação ao local da provae, até mesmo, ao cargo escolhido.

O gabarito da prova A já se en-contra no s ite do inst i tuto(www.institutosoler.com.br).

PRÓXIMAS PROVASAmanhã, 19, haverá mais provas

para o Concurso de Arujá. Mais dequatro mil candidatos devem concor-rer às 49 vagas disponíveis.

Quem se inscreveu nos cargos Ar-quivista; Diretor de Escola Livre deMúsica; Monitor de Dança; Professorde Canto e Coral e Professor de Edu-

Concurso de Arujá tempouco comparecimento

cação Básica – Inglês fará a provano período da manhã, às 9h. Já osque vão disputar os cargos Agentede Controle de Vetores e Zoonoses;Motorista com habilitação para mo-tos e Professor de Educação Básica– Artes vão fazer durante a tarde, às14h.

Os candidatos devem comparecercom, pelo menos, 30 minutos de an-tecedência, e levar consigo um do-cumento oficial com foto, o compro-vante de inscrição/ pagamento e umacaneta azul ou preta.

A convocação dos candidatos, cominformações sobre local, horário daprova e número da sala, se encontrano site do instituto, menu Concursosem Andamento. Os inscritos que nãotiverem seu nome na convocaçãodeve comparecer a qualquer um doslocais de prova portando um docu-mento oficial com foto e os compro-vantes de inscrição e pagamento.

Hoje, 18, está sendo realizada aprimeira etapa da Campanha de Va-cinação contra a Poliomielite 2011.Além das gotinhas contra a paralisiainfantil, os municípios paulistas tam-bém devem vacinar as crianças con-tra o sarampo. A segunda etapa daCampanha acontecerá dia 13 de agos-to.

A dose contra a poliomielite seráaplicada em crianças menores de cincoanos. Já a de sarampo, em criançascom idade entre um e sete anos. Elasdevem comparecer, junto a algumresponsável e sua carteira de vaci-nação, em alguma das unidades desaúde de Santa Isabel ou posto vo-lante, cujas unidades estarão distri-buídas pelo município.

A meta de vacinação contra asduas doenças é de 95% do públicoalvo. Em Santa Isabel, cerca de cincomil crianças devem ser vacinadas,independentemente de já terem re-cebido a dose anteriormente.

SANTA ISABELOs postos fixos, UBSs Brotas e Av.

Brasil e as ESFs, atenderão o públicodas 8h às 17h. Já os volantes atende-

Dia do combate à Pólioe ao Sarampo

rão em horários específicos.

IGARATÁEm Igaratá, os horários também

são diferentes dependendo do local devacinação, e não serão todos os bair-ros que receberão a dose no dia dehoje. De acordo com a SecretariaMunicipal de Saúde, será marcadooutro dia para atender os bairros: Fa-zenda São Pedro, Águas de Igaratá,Paraíso de Igaratá, Camargo Imóveis,Faustinos, Porto Alpina e Parque dasPalmeiras.

ARUJÁEm Arujá, o atendimento será das

8h às 17h, nas unidades de saúde.Mas, diferentemente de Santa Isabele Arujá, haverá a vacina tríplice viral,que irá proteger contra o sarampo,caxumba e rubéola, e será aplicadaem crianças com idade de um a seisanos, mesmo naquelas que já rece-beram duas doses. A meta no muni-cípio é vacinar 6.514 crianças contrao sarampo e 5.714 contra a poliomie-lite. Haverá seis pontos fixos paravacinação e 21 volantes, espalhadospelo município.

Page 10: Jornal bom dia 253

PAGINA 10 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

Page 11: Jornal bom dia 253

PAGINA 11JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

Page 12: Jornal bom dia 253

PAGINA 12 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

CARTAS

EDITAL DE CITAÇÃO RÉUS AUSENTES, INCERTOS DESCONHECI-DOS E TERCEIROS INTERESSADOS - PRAZO 30 (TRINTA) DIAS. Pro-cesso Nº. 543.01.2008.004743-3/000000-000 (Ordem 1313/2008). A Drª.Paula Regina Saraiva, Juíza de Direito da 1ª Vara Cível da Comarca deSanta Isabel-SP, na forma da lei, etc...Faz Saber quantos o presente esteJuízo e respectivo cartório, uma ação de Usucapião, para lhe ser reconhe-cido o domínio sobre o imovel com a área de 839,00 m², situado na RuaJosé Bueno, n.º 1.055, Bairro do Varadouro, Santa Isabel-SP, assim des-crito e caracterizado: “Inicia-se no ponto “01” que está localizado junto àdivisa de Dorival Castro e junto à margem da Rua José Bueno. Daí seguemargeando a rua até o ponto “05” com os seguintes azimutes e distâncias:P01-P02: 163º47’10" – 00,24m P02-P03: 174º53’23" – 03,63m P03-P04:175º14’26" – 03,91m P04-P05: 175º29’53" – 04,39m. No ponto “05” defleteà direita, passando a confrontar com Luiz de Almeida Machado Filho, ma-tricula C.R.I. 31.222, seguindo até o ponto “17” com os seguintes azimutese distâncias: P05-P06: 255º46’31" – 05,08m P06-P07: 255º51’52" – 08,05mP07-P08: 255º57’28" – 04,73m P08-P09: 255º29’35" – 06,27m P09-P10:256º45’24" – 03,10m P10-P11: 255º47’51" – 06,29m P11-P12: 253º38’29"01,98m P12-P13: 255º44’19" – 25,14m P13-P14: 257º21’51" – 04,86m P14-P15: 318º53’15" – 05,71m P15-P16: 326º13’05" – 07,48m P16-P17:075º58’05" – 22,38m. No ponto “17” deflete à direita, passando a confron-tar com Dorival Castro, seguindo até o ponto “19” com os seguintes azimutese distâncias: P17-P18: 075º58’05" – 37,69m P18-P19: 075º58’05" – 11,61m.Do ponto “19” segue com o mesmo confrontante até o ponto “01” comazimute de 75º58’05" e distância de 0,85m, fechando o perímetro do lotedescrito, que encerra uma área de 839,00m². O autor manem a possemansa, pacífica, ininterrupta por mais de 16 anos somada a de seusantecessores. Em vista disso, expediu-se o presente edital pelo teor doqual ficam todos os réus ausentes, incertos, desconhecidos e terceirosinteressados e suas respectivas esposas, se casados forem, CITADOS ECIENTIFICADOS da presente ação, para querendo, contestarem a causadentro do prazo legal de quinze (15) dias, o qual passará a fluir após oprazo de 30 dias acima mencionado, valendo a presente citação para to-dos os termos e atos do processo, até final sentença, ficando cientes oscitados de que se não contestada a ação dentro de prazo legal, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na inicial(art. 285 do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos e nin-guém possa alegar ignorância, expediu-se o presente edital que será pu-blicado e afixado no local de costume e publicado pela imprensa na formada lei. NADA MAIS. Dado e passado nesta cidade e comarca de SantaIsabel, 31 de maio de 2011. Eu _________ (MARIA AP. DO CARMO SAN-TOS), Escrevente, digitei. Eu, __________, (ISRAEL CLAUDIANO), Diretor,subscrevi.PAULA REGINA SARAIVA (JUÍZA DE DIREITO).

Sr. Editor,Há alguns temas que me preocupam em relação à nossa cidade e que são

de extrema importância. O trânsito está péssimo. É preciso que se alerte asautoridades locais quanto à fiscalização. Algumas normas de trânsito vemsendo constantemente descumpridas descaradamente. Afinal, é desejado umtrânsito correto nesta cidade ou os agentes são apenas figurantes da máqui-na de arrecadação?

Constantemente, quando vou levar ou buscar meu filho à escola Major,vejo pessoas estacionando seus veículos sobre a faixa de pedestres e paran-do em locais inadequados. Onde estão os agentes fiscais neste momento? Afunção deles não é fazer o trânsito fluir melhor? Sei que, enquanto não hou-ver fiscalização efetiva, as pessoas não vão se conscientizar das leis de trân-sito.

Há muitas infrações cometidas, todos os dias, e que são de responsabili-dade do município sua fiscalização. Ou vamos esperar que alguma criançaseja atropelada? É, porque as faixas de pedestres não são respeitadas. E,parar o veículo no passeio ou sobre faixa destinada a pedestres, nas ilhas,refúgios, canteiros centrais e divisores de pista de rolamento e marcas decanalização gera multa e três pontos na carteira (infração leve). Já parar oveículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso é multa emais quatro pontos (infração média). Fonte: Site do DETRAN.

Outro assunto de suma importância diz respeito à segurança pública nacidade. Quando as autoridades vão enxergar que a Praça Fernando Lopesestá virando uma Cracolândia? Constantemente, encontramos “tipos estra-nhos”, que ficam tentando nos fazer estacionar naqueles locais só para pedirmoedas, certamente para a utilização de drogas. Em outro dia fui a umalocadora próxima e um meliante me ofereceu um celular por R$ 4. É umabsurdo o que está acontecendo por aqui.

É nossa obrigação como cidadão alertar o que já é visivelmente precárionesta cidade. Meu objetivo é apenas ver as pessoas bem informadas paraque se tornem cidadãos melhores e mais responsáveis.

E.M.S.Almeida

Provedor da Santa Casapede explicações a Conselho

O provedor da Santa Casa deMisericórdia de Santa Isabel, Dr.Luís Carlos Corrêa Leite, se ma-nifestou na última reunião do Con-selho Municipal de Saúde, dia 15,para pedir explicações sobre trêstemas: o futuro do prédio do AME(Ambulatório Médico de Especia-lidades); quando a UPA (Unidadede Pronto Atendimento) começa-rá a funcionar e sobre a situaçãodas unidades de saúde PSF (Pro-grama Saúde da Família). As res-postas não satisfizeram o advo-gado.

A utilização futura do prédio doAME se mostrou incerta quando, emabril, o secretário de Estado da Saú-de, Giovanni Guido Cerri, informouque o Ambulatório não instalado tãocedo e, pro isso, o prefeito HelioBuscarioli resolveu transferir para alio prédio da Prefeitura.

Entretanto, segundo informaçõesda Secretaria Estadual, o AME aindavirá para o município. Enquanto isso,os funcionários da Prefeitura já inici-aram a mudança do paço para o novoprédio. Ou seja, nada foi definido.

Em relação à inauguração da UPA,o provedor Dr. Luís Carlos se mostrainteressado porque a Santa Casa é ohospital que atualmente oferece oserviço de pronto atendimento e, coma mudança, sofrerá um corte nos pro-fissionais e nos repasses que hojerecebe. “Doze funcionários já pedirama conta, além de alguns médicos. Nin-guém quer trabalhar sabendo quedaqui a pouco será demitido”, afirmou.Por isso, solicitou um prazo para atransferência do serviço do ProntoSocorro para a UPA (Unidade de Pron-to Atendimento), mas não obteve.

Dr. Luís Carlos também afirmouque, com a situação atual, não pre-tende deixar a Santa Casa como re-taguarda da UPA, o que era funda-mental para que o município fossecontemplado com uma Unidade. Adeclaração já foi enviada pela Prefei-tura, que na época era a interventorado hospital; mas agora o serviço estánas mãos da Irmandade. “O GovernoFederal só repassa pela produção. Ecomo eu vou manter um cirurgião deplantão, a noite inteira, para receberpor um ou dois atendimentos? Elesquerem receber pelo plantão”, expli-cou. Para início, o profissional estimouum repasse mínimo de R$ 150 mil,para que aceite oferecer a retaguar-da.

Em resposta, Manoel Romero, co-ordenador das unidades de saúde nomunicípio, afirmou que será realiza-do um estudo sobre a posterior de-manda do hospital, que funcionarácomo ambulatório e internação, paraentão conversar com o provedor umaforma de solucionar o problema. “Não

AME, UPA e postos de saúde estiveram em pautana última reunião ordinária do Conselho

tem como eu dizer que a Santa Casavai receber um valor, se nem seiquantos pacientes serão encaminha-dos para lá”, afirmou.

Questionado se esse valor nãopoderia ser baseado na demanda atu-al, Romero disse que não, porque ademanda hoje é maior devido à pro-ximidade com o ambulatório e salasde internação. Para Dr. Luís Carlos,essa distância poderá ser fatal emmuitos casos. “Quantas vidas já nãoforam salvas porque tinha um cirur-gião no mesmo prédio em que o paci-ente foi recebido?”, enfatizou.

Romero finalizou dizendo que oprovedor está sendo precipitado. “Issosó servirá para causar na populaçãouma insegurança desnecessária”, dis-se. “A estrutura de primeiro atendi-mento na UPA será semelhante à daSanta Casa, além de haver mais sa-las para os pacientes em observação,separando mulheres, homens, crian-ças e pacientes com doenças infecci-osas”, disse.

Por fim, em relação às unidadesde saúde dos bairros, o provedor le-vantou uma série de questões. A pri-meira tem a ver com o fato que ha-verá muitas demissões quando a Or-ganização Social (OS) vencedora dalicitação para cuidar da UPA e dos PSFsassumir as responsabilidades. “Que-ro saber como a Prefeitura vai arcarcom as indenizações, os gastos porações trabalhistas, FGTS e outros.Tem funcionário que trabalha lá hádez, 15 anos”, afirmou.

Hoje, esses postos estão sob res-ponsabilidade das associações debairro, o que será mudado em breve,já que isso foi o motivo de as unida-des terem as contas rejeitadas peloTribunal de Contas – já que essas as-sociações não tem finalidades volta-das à saúde pública. Por isso, a OSque for se responsabilizar pela UPA,também cuidará desses postos. E ascontratações será por processo sele-tivo, dando oportunidades mesmo apessoas que não moram em SantaIsabel.

Para Romero, isso não terá tantoproblema, porque será considerado otempo de serviço em Saúde e ter co-nhecimento dos serviços.

Page 13: Jornal bom dia 253

PAGINA 13JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

A Direção da EMEF “Profª Leonina Vieira de Barros” comunica que es-

tão abertas as matrículas para o “Ensino de Jovens e Adultos” (EJA)

nas seguintes séries: 5ª série, 6ª série, 7ª série e 8ª série do Ensino

Fundamental. Os interessados devem procurar a secretaria da escola

“Leonina” portando os seguintes documentos:

· RG ou Certidão de Nascimento (idade mínima de 16 anos);

· Histórico Escolar ou Declaração de Transferência;

· Comprovante de Endereço (conta de luz, água, telefone ou outro docu-

mento que contenha o endereço de sua residência);

· Duas fotos 3X4.

Matrículas abertas até o final do mês de junho.

Qualquer dúvida procurar a secretaria da escola “Leonina” ou ligar em

um de nossos números: (11)4658-1352/4658-1261.

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁMatrículas para o “Ensino de Jovens e Adultos” (EJA)

COMUNICADO

A Secretaria Municipal de Saúde de Igaratá informa que não funcionará os Postos de Vacinação nosseguintes bairros:

- Faustinos;- Parque das Palmeiras;- Porto Alpina;- Fazenda São Pedro;- Águas de Igaratá;- Paraíso de Igaratá;- Camargo Imóveis;

A retirada dos bairros na campanha deve-se as vacinas injetáveis (sarampo), as quais necessitam de umlocal diferenciado para administração.A vacinação nesses bairros ocorrerá nas próximas semanas. (20/06/2011 á 01/07/2011), após a conclusãode uma nova estratégia, elaborada pela Vigilância Epidemiológica do município.

Tatiany Pereira de OliveiraSecretária Saúde

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁ

Page 14: Jornal bom dia 253

PAGINA 14 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

DECRETO Nº 31 DE 1º DE JUNHO DE 2011

Altera o Decreto nº 002 de 31 de janeiro de 2003 e dá outras providências.

O Sr. ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA, Prefeito de Igaratá, Estado de São Paulo, no uso das suas atribuiçõeslegais

CONSIDERANDO que o Decreto nº 002 de 31 de janeiro de 2003 concedeu à Companhia de Saneamento Básicodo Estado de São Paulo (SABESP) permissão a título precário de área pública com 332,00m² para instalar estaçãoelevatória de água (booster);

CONSIDERANDO que para a execução da obra foi necessária apenas a ocupação da área contendo 12,31m²

DECRETA:

Art. 1º Fica alterado o art. 2º do Decreto nº 002 de 31 de janeiro de 2003, passando a vigorar com a seguinte redação:

Art. 2º O terreno a ser cedido tem as seguintes dividas e confrontações:

“Uma área do Lote 10, da Quadra 11, do loteamento 3º Etapa, com frente para a Rua Irineu Priante Chaves, na

cidade de Igaratá/SP, a 3,32 metros da divisa com o imóvel nº 402 da mesma rua, caracterizado no desenho da

SABESP nº 0041/04/RVE, com as seguintes medidas e confrontações: mede 4,12 metros na frente, confrontando

com a rua de sua localização; mede 3,00 metros em ambos os lados e 4,12 metros nos fundos, confrontando com

o remanescente da referida área, encerrando uma área de 12,31m².”

Art. 2º Permanecem inalteradas as demais disposições do Decreto nº 002 de 31 de janeiro de 2003.

Art. 3º Revogadas as disposições em contrário, este decreto entrará em vigor nesta data.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 1º de junho de 2011.

Elzo Elias de Oliveira Souza

Prefeito de IgaratáRegistrada nesta Secretaria na data supra.

Jucimara Delfino Ribeiro

Secretária

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁ

LEI N° 1.602 DE 17 DE JUNHO DE 2011

“Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar e dáoutras providências.”

Elzo Elias de Oliveira Souza Prefeito Municipal de Igaratá Estado de São Paulo, no uso de suas atribuiçõeslegais, faz saber que a Câmara Municipal de Igaratá aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:Art. 1º - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a abrir Crédito Adicional Suplementar no valor de R$600.000,00 (Seiscentos mil reais), destinado a reforço das seguintes dotações orçamentárias:00 CÂMARA MUNICIPAL DE IGARATÁ01.01 CÂMARA MUNICIPAL01.01.01 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS01.031.1101.2025 MANUTENÇÃO CÂMARA MUNICIPAL3.1.90.13 OBRIGAÇÕES PATRONAIS (FICHA 2)FR 01 + R$1.000,0001.01 CÂMARA MUNICIPAL01.01.02 MANUENÇÃO DA SECRETARIA DA CÂMARA01.031.1101.2025 MANUTENÇÃO CÂMARA MUNICIPAL3.3.90.36 OUTROS SERVIÇOS DE TERCEIROS –PESSOA FÍSICA (FICHA 18) FR 01 +R$4.200,0002 PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ02.01 GABINETE DO PREFEITO02.01.01 CHEFIA DE GABINETE04.122.0101.2001 MANUTENÇÃO DE CHEFIA DE GABINETE3.3.90.91 SENTENÇAS JUDICIAIS (FICHA 08) FR 01 R$ 18.000,0002.02 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADM, FINANÇAS E PLANEJ.02.02.01 SETOR DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO04.123.0201.1006 AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA INTERNA3.2.90.21 JUROS SOBRE A DÍVIDA POR CONTRATO (FICHA 19) FR 01 R$ 150.000,003.3.90.47 OBRIGAÇÕES TRIB. E CONTRIBUTIVAS (FICHA 20) FR 01 R$ 190.000,0002.04 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE02.04.01 FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE – FMS

10.301.0401.2004 MANUTENÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE- ATENÇÃO BÁSICA3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 55) FR 05 R$ 15.000,0010.301.0401.2029 PUBLICIDADE E PROPAGANDA3.3.90.39 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.- P.JURIDICA (FICHA 69) FR01

R$ 5.000,0010.301.0404.2005 MANUTENÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 76) FR 02 R$ 20.000,003.3.90.32 MAT., BEM OU SERV. P/ DISTRIBUIÇÃO (FICHA 79) FR 02

R$ 20.000,003.3.90.39 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.- P.JURIDICA (FICHA 85) FR02

R$ 20.000,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 89) FR 05

R$ 4.000,0002.04.03 VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA10.305.0403.2007 MANUTENÇÃO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLOGICA3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 106) FR 05 R$ 2.000,0002.05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO02.05.01 EDUCAÇÃO BÁSICA- ENS. INFANTIL E FUNDAMENTAL12.361.0501.2009 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 117) FR 01 R$ 10.000,0002.05.03 ASSISTÊNCIA A EDUCANDOS12.361.0505.2009 MANUTENÇÃO DO ENS. FUNDAMENTAL3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 165) FR 02 R$ 20.000,0002.05.04 SETOR DE MERENDA ESCOLAR12.361.0508.2011 MANUTENÇÃO DA MERENDA ESCOLAR3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 186) FR 02 R$ 5.000,003.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 187) FR 05 R$ 20.000,0002.07 SECRETARIA MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO URBANO02.07.01 DIVISÃO DE SERVIÇOS E PLANEJAMENTO URBANO15.452.0701.2014 MANUTENÇÃO DE PLANEJAMENTO URBANO3.3.90.39 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.- P.JURIDICA (FICHA 217)FR01 R$ 50.000,0002.07.02 DIVISÃO DE SERVIÇO RODOVIÁRIO MUNICIPAL26.782.0702.2015 MANUTENÇÃO DO SERVIÇO RODOVIÁRIO3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 225) FR 01 R$ 43.800,0002.08 SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA02.08.01 FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL08.244.0801.2019 MANUTENÇÃO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE3.3.90.39 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.- P.JURIDICA (FICHA 281)FR01 R$ 2.000,00Art. 2º - Será utilizado como recurso para abertura de Crédito Adicional Suplementar, que trata oartigo 1º desta Lei o valor de R$ 600.000,00 (Seiscentos mil reais), proveniente de anulaçãoparcial das seguintes dotações orçamentárias:01 CÂMARA MUNICIPAL DE IGARATA01.01 CÂMARA MUNICIPAL01.01.01 MANUTENÇÃO DAS ATIVIDADES LEGISLATIVAS01.031.1101.2025 MANUTENÇÃO CÂMARA MUNICIPAL3.1.90.11 VENCIMENTOS E VANTAGENS FIXAS – PESSOAL (FICHA 1)FR 01 - R$ 1.000,003.3.90.39 OUTROS SERVIÇOS TERCEIROS – PESSOA JURÍDICA (FICHA 5) FR 01 -R$ 2.720,003.3.90.92 DESPESAS EXERCÍCIOS ANTERIORES (FICHA 6)FR 01 -R$ 680,0001.01 CÂMARA MUNICIPAL01.01.02 MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DA CÂMARA01.031.1101.2025 MANUTENÇÃO CÂMARA MUNICIPAL3.3.90.92 DESPESAS DE EXERCÍCIOS ANTERIORES (FICHA 20)FR 01 -R$800,0002 PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ02.01 GABINETE DO PREFEITO02.01.01 CHEFIA DE GABINETE04.122.0101.2001 MANUTENÇÃO DE CHEFIA DE GABINETE4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 10) FR 01 R$ 8.800,0004.122.0101.2028 ADIANTAMENTO3.3.90.39 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.-P.JURIDICA(FICHA12) FR01

R$ 10.000,00

Page 15: Jornal bom dia 253

PAGINA 15JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

02.01.02 CONSELHO TUTELAR08.243.0102.2018 MANUTENÇÃO CONSELHO TUTELAR4.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 18) FR 01 R$ 4.900,0002.02 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADM FINANÇAS E PLANEJ.02.02.01 SETOR DE FINANÇAS E PLANEJAMENTO04.123.0201.1006 AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA INTERNA4.6.90.71 PRINC. DA DÍVIDA CONTRATUAL RESG. (FICHA 21) FR 01

R$ 50.000,0002.03 SECRETARIA DOS NEGÓCIOS JURÍDICOS02.03.01 SETOR DE NEGÓCIOS JURÍDICOS02.061.0301.2003 MANUTENÇÃO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS3.3.90.36 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.-P.FÍSICA(FICHA42) FR01

R$ 2.000,0002.04 SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE02.04.01 FUNDO MUNICIPAL DA SAÚDE – FMS10.301.0401.1032 AQUISIÇÃO DE AMBULÂNCIA4.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 45) FR 01 R$ 29.950,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 46) FR 02 R$ 9.950,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 47) FR 05 R$ 59.950,0010.301.0401.2004 MANUT. DO SERVIÇO DE SAÚDE- ATENÇÃO BÁSICA3.1.90.11 VEC. E VANTAGENS FIXAS-PESSOAL (FICHA 49) FR 02

R$ 4.900,003.3.50.43 SUBVENÇÕES SOCIAIS (FICHA 52) FR 01 R$ 50.000,003.3.50.43 SUBVENÇÕES SOCIAIS (FICHA 339) FR 05 R$ 6.800,0010.301.0404.2005 MANUTENÇÃO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA3.3.50.43 SUBVENÇÕES SOCIAIS (FICHA 74) FR 01 R$ 16.200,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 87) FR 01 R$ 2.900,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 88) FR 02 R$ 5.400,0002.04.02 VIGILANCIA SANITARIA10.304.0402.2006 MANUTENÇÃO DE VIGILANCIA SANITARIA4.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA100) FR 05 R$ 7.000,0002.05 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO02.05.03 ASSISTENCIA DE EDUCANDOS12.361.0505.2009 MANUTENÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 166) FR05 R$ 20.000,0002.07 SECRETARIA MUNICPAL DE PLANEJAMENTO URBANO02.07.03 DIVISÃO DE PROJETOS E OBRAS15.451.0701.1013 PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 326) FR 05 R$ 2.490,0015.451.0706.1036 PROJETO DE INFRA ESTRUTURA URBANA4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 239) FR 05 R$ 26.000,0016.482.0701.1030 PLANO DE HABITAÇÃO POPULAR4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 243) FR 02 R$ 9.990,004.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 244) FR 05 R$ 34.990,0002.08 SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL E CIDADANIA02.08.01 FUNDO MUNICIPAL DE ASSISTENCIA SOCIAL08.244.0801.2016 MANUTENÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL E CIDADANIA3.3.90.36 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.-P.FÍSICA(FICHA 269) FR02

R$ 3.000,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA275) FR 02 R$ 12.000,0008.244.0801.2019 MANUTENÇÃO DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE3.3.90.36 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.-P.FÍSICA(FICHA 280) FR01

R$ 5.000,004.4.90.52 EQUIP. E MAT. PERMANENTE (FICHA 282) FR 01 R$ 9.990,0008.244.0801.2028 ADIANTAMENTO3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 283) FR 01 R$ 4.000,003.3.90.39 OUTROS SERV. DE TERC.-P.JURIDICA(FICHA 284) FR01

R$ 8.000,0002.08.02 FUNDO MUNICIPAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE08.243.0802.1001 PROGRAMA PROTEÇÃO INFÃNCIA E JUVENTUDE3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 285) FR 01 R$ 4.990,003.3.90.36 OUTROS SERVIÇOS DE TERC.-P.FÍSICA(FICHA 286) FR01

PREFEITURA MUNICIPAL IGARATÁR$ 4.990,00

3.3.90.39 OUTROS SERV. DE TERC.-P.JURIDICA(FICHA 287) FR01 R$ 4.990,00

08.243.0802.2017 MANUT. DO FUNDO MUN DA CRIANÇA E ADOLESCENTE

3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 291) FR 02 R$ 4.990,00

3.3.90.30 MATERIAL DE CONSUMO (FICHA 292) FR 05 R$ 4.990,00

3.3.90.32 MAT, BEM OU SERV. P/ DISTRIBUIÇÃO (FICHA 293) FR 01R$ 9.990,00

02.09 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E AGROP.

02.09.01 DIVISÃO DE AGROP. MEIO AMB. E ZOONOSE

20.605.0901.1004 AQUISIÇÃO DE VEÍCULOS , MAQUINAS E SIMILARES

4.4.90.52 EQUIP. MAT. PERMANENTE (FICHA 330) FR 01 R$ 91.650,00

4.4.90.52 EQUIP. MAT. PERMANENTE (FICHA 331) FR 05 R$ 64.000,00

Art.3º Ficam alterados os programas: 0101; 0102; 0201; 0301; 0401; 0402; 0404; 0403; 0501; 0505;

0508; 0701; 0702; 0706; 0801; 0802; 0901 e 1101 dos ANEXOS II e III do PPA e V e VI da LDO.

Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 18 de junho de 2011.

ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA

Prefeito Municipal

Registrada nesta Secretaria na data supra

JUCIMARA RIBEIRO DE BRITO

Secretária

LEI Nº 1.601 DE 17 DE JUNHO DE 2011

Autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Suplementar e dá

outras providências.”

Elzo Elias de Oliveira Souza Prefeito Municipal de Igaratá Estado de São Paulo, no uso de suas atribuiçõeslegais, faz saber que a Câmara Municipal de Igaratá aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte Lei: Art. 1º - Fica o Poder Executivo Municipal autorizado a abrir CréditoAdicional Suplementar no valor de R$ 314.000,00 (Trezentos e quatorze mil reais) destinado a reforço dasseguintes dotações orçamentárias:

02 PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ02.05 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO02.05.02 FUNDEB – INFANTIL E FUNDAMENTAL12.365.0504.2008 MANUTENÇÃO DO ENSINO INFANTIL4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 162) FR 02 R$ 300.000,0002.07 SECRETARIA MUN. DE PLANEJAMENTO URBANO02.07.03 DIVISÃO DE PROJETOS E OBRAS15.451.0701.1013 PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 235) FR 01 R$ 14.000,00

Art. 2º - Será utilizado como recurso para abertura de Crédito Adicional Suplementar, que trata o artigo 1º destaLei o valor de R$ 314.000,00 (Trezentos e quatorze mil reais) proveniente de anulação parcial das seguintesdotações orçamentárias:002 PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARATÁ02.05 SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO02.05.01 EDUC. BÁSICA - ENS INFANTIL E FUNDAMENTAL12.365.0510.1019 CONSTRUÇÃO DA CRECHE MUNICIPAL4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 140) FR 01 R$ 300.000,0002.07 SEC MUN. DE PLANEJAMENTO URBANO02.07.03 DIVISÃO DE PROJETOS E OBRAS15.451.0706.1036 PROJETO DE INFRA ESTRUTURA URBANA4.4.90.51 OBRAS E INSTALAÇÕES (FICHA 239) FR 05 R$ 14.000,00Art. 3º - Ficam alterados os programas: 0504; 0510; 0701 e 0706 dos ANEXOS II e III do PPA e V e VI da LDO.Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação. Art. 5º - Revogam-se as disposições em contrário.

Prefeitura Municipal de Igaratá, 17 de junho de 2011.ELZO ELIAS DE OLIVEIRA SOUZA

Prefeito MunicipalRegistrada nesta Secretaria na data supra

JUCIMARA RIBEIRO DE BRITO

Secretária

Page 16: Jornal bom dia 253

PAGINA 16 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

Na tarde de ontem, 17,um grupo de jovens se reu-n iu em f rente à PraçaFernando Lopes, Centro deSanta Isabel, com o objeti-vo de reclamar as árvorescortadas recentemente eevitar o corte de outras. Notapume que cerca a obra dareforma da Praça, cerca de60 manifestantes escreve-ram seus pensamentos, paraque a população se mobilizee autoridades não continuemcom a atividade.

Frases como: “Volta ‘pro’caixão, vampiro de clorofi-la!”, “Pra plantar tem quecortar?? Por que não corta averba do Gabinete?”, “A gen-te espera do mundo, e omundo espera de nós”, jun-to a desenhos de árvores,mostraram a revolta dosisabelenses com as ativida-des da Prefeitura. Para fina-lizar, fizeram um abaixo-as-sinado, que, a todo o mo-mento, ganhava a adesão depessoas que passavam porali e olhavam interessadaspelo movimento.

Querendo levar o assun-to adiante, os jovens vãovoltar a se manifestar, no dia13 de julho. Dessa vez, às9h, na Câmara Municipal, nareunião do Conselho Munici-pa l de Me io Ambiente(Comdema) para discutir asquestões ambientais de San-ta Isabel.

Corte de árvores motiva protesto

CORTESNos últimos dois meses,

várias sibipirunas foram cor-tadas na Praça dos Expedi-cionários e, na última sema-na, através de um convêniofirmado com o Ministério doTurismo, a Prefeitura inicioua reforma da Praça FernandoLopes (Galeria), o que incluiuo corte de duas espécies:Fícus Benjamina e SalgueiroChorão. Segundo a assesso-ria de imprensa da Prefeitu-ra, as plantas estavam comas raízes invasivas e futura-mente abalariam a estruturado prédio da antiga Prefeitu-ra, onde até então funciona-va o Centro Cultural. “Nãosão espécies adequadas para

arborização urbana, devido oseu grande porte”, afirma.

CALÇADÃOA Praça também contará

com um calçadão, a exem-plo da Praça da Bandeira.Entretanto, no primeiro caso,a construção de dois calça-dões intensificou a enchen-te na região – a Praça daBandeira não costumava en-cher, mas encheu nos últi-mos anos. Segundo a Prefei-tura, por baixo do calçadãopassará uma tubulação dedrenagem de águas pluviais,o que deve conter futurasenchentes.

A obra custou R$ 251,2mil e deve ser entregue emoutubro deste ano.

De acordo com dr. LuísCarlos Corrêa Leite, advoga-do de um dos proprietários doterreno da Granja, no Cruzei-ro, Santa Isabel, os gastoscom indenizações e juros,ocorridos pela desistência dedesapropriação do terreno daGranja e pelo tempo em que oimóvel permaneceu como “deutilidade pública”, devem ultra-passar R$ 2,5 milhões à Pre-feitura

O terreno, segundo a ava-liação de técnicos nomeadospela Justiça, foi avaliado em R$5.320.000,00 (R$ 3 milhões amais que o previsto). Por essemotivo, a Prefeitura desistiu daaquisição, onde seriam insta-lado o paço municipal, um par-que ecológico, entre outrascoisas.

Segundo a imprensa local,essa desistência custaria aopoder público municipal R$ 200mil. No entanto, segundo o

Desistência da Granja devecustar milhões à Prefeitura

advogado, esse valor será des-tinado somente a honoráriosadvocatícios, uma vez que háum pedido em seu nome pe-dindo juros compensatóriospelo tempo em que o espaçopermaneceu “parado”. “O pri-meiro decreto de desapropri-ação foi em fevereiro de 2007.E, desde então, ninguém po-dia mexer no terreno”, afirmoudr. Luís Carlos.

Além disso, o advogadotambém vai pedir para que oterreno seja novamente ava-liado pelos técnicos, mas, des-sa vez, em sua totalidade.“Eles avaliaram somente 28 milmetros quadrados, dizendo orestante (95 mil metros qua-drados) é área de proteçãoambiental, por causa do rio.Mas então como é que a Pre-feitura desapropria e paga pordois terrenos no Treze de Maiona beira do rio?”, argumentouo profissional.

Aconteceu nos dias 10, 11e 12 de junho o XI Campeo-nato Pan Americano Infanto-Juven i l e Pré-Juven i l deJudô, na c idade deDivinópolis, Minas Gerais. Noevento , o i sabe lenseMatheus Teixeira dos San-tos, faixa verde e atleta for-mado na Associação de Judôde Santa Isabel, conquistoua 3ª terceira colocação nacategoria de até 40 kg.

Após cinco combates (três

Isabelense se destaca

no Pan Americano de Judôderrotas e duas vitórias),Matheus conseguiu sua meda-lha de bronze. Em seu últimocombate, o atleta isabelensederrotou o argentino com umIppon (golpe perfeito). Essa foia luta mais importante de todoo campeonato.

Matheus recebeu toda ori-entação dos Sanseis ManoelEsperidião (faixa preta - 6ºGrau) e Mateus Lopes (FaixaPreta - 1º Grau), que o acom-panharam nesta competição.

Page 17: Jornal bom dia 253

PAGINA 17JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

No último sábado, 11, a reporta-gem do jornal Bom dia foi solicitadapara verificar a falta do produto ar-roz Camil, divulgado em folheto deofertas pelo Semar Santa Isabel , cus-tando a metade do preço de varejo.Eram 11h45 e, de fato, o referido ar-roz “já havia acabado”.

Para verificar se mais unidadeshaviam sido expostas para a compra,a reportagem voltou às 13h, mas,segundo o repositor da seção, tinha“acabado de acabar”. Às 18h, cansa-dos de esperar pelo produto e nãoconseguir comprá-lo, alguns clientesfizeram tumulto em frente ao super-mercado.

Segundo o gerente da loja, foramdisponibilizados apenas 900 pacotese o estoque acabou porque algunscomerciantes compraram todo o pro-duto disponível, apesar de a compraestar limitada a três unidades. Parao consumidor Romeu, o fato se refe-re a propaganda enganosa, pois oproduto já estava em falta mesmo demanhã.

Segundo consumidores do super-mercado, não é a primeira vez que oSemar de Santa Isabel coloca pro-dutos em oferta, mas que não são en-contrados pelo cliente. O jornal BomDia já publicou outro caso semelhan-te, em relação ao leite Tirolque foiofertado e o produto tambem sumiudas prateleiras, ocasionando tumultoe presença da policia Militar na epoca

.O produto, no atacado,custa em média R$6,40, e estava sendocomercializado por R$3,72. A loja de Suzano,da rede Semar, o pro-duto foi ofertado, nes-ta semana, por R$6,78.(foto Abaixo)

O coordenador doProcon de Santa Isabel,Benedito AparecidoRigol (Nedi), informouque nenhuma reclama-ção foi registrada nosetor. Contudo, o órgãonão funciona aossábados.O codigo doconsumidor protege ocliente nestes casosmas é sempre bom

lembrar que a denuncia pode ser fei-ta atraves do site do procon e tambemna delegacia de policia, registrar eimportante e ressalva direitos.O jor-nal Bom Dia mantem o telefone4656.4365 para qualquer reclamaçãoou denuncia seja qual for a loja.

Consumidores não conseguem comprar produto anunciado

Falta de produto

anunciado causa revolta

Um flagrante da Polícia Militar, noúltimo sábado, 11, apreendeu 78eppendorfs com cocaína e 39 pedrasde crack. A droga pertencia a IsaíasRodrigues, 25, e Maurício Robson deCastro, 27, moradores do Jd. NovoÉden.

Foi através de uma denúncia anô-nima que policiais militares souberamdo comércio, realizado na Rua dasTulipas, no mesmo bairro. Soube tam-bém que haveria mais drogas escon-didas em um terreno baldio próximoa uma construção.

A PM chegou às 19h47 e se depa-rou com Isaías e Maurício com mais

Polícia Militar prendetraficantes de drogas

dois indivíduos, que, aparentemente,não tinham relação com a prática. Emvistoria, foi encontrado com Isaíascinco eppendorfs, um celular e R$ 45,e, com Maurício, sete eppendorfs, R$10 e um celular.

Em seguida, as autoridades reali-zaram uma busca no terreno mencio-nado, e não demorou a encontrar umasacola preta com mais 66 eppendorfscom cocaína e 39 pedras de crack.Osindivíduos foram presos em flagran-te. Isaías já era procurado pela Polí-cia por tráfico de drogas e, ao quetudo indica, Maurício era seu compar-sa na atividade.

A Vigilância Sanitária vem fiscalizando

comércios em toda a Santa Isabel, como

inspeção de rotina. Vários

estabelecimentos foram visitados esta

semana.

Na última quinta-feira, 15, a equipe da

Vigilância Sanitária da Prefeitura de

Santa Isabel vistoriou as dependências

do Supermercado Semar, na avenida Cel.

Bertoldo, e encontrou irregularidades no

local, principalmente no açougue do

estabelecimento. De imediato, as

autoridades determinaram o fechamento

VIGILÂNCIA INTERDITA AÇOUGUE

do açougue. A reportagem esteve no

Semar e tentou falar com os responsáveis

pelo estabelecimento. Contudo, ninguém

quis falar sobre o assunto, inclusive o

gerente, que chegou a ser mal educado.

Segundo Rosa Maria Ravazzi, responsável

pela Vigilância Sanitária do município,

vários comércios estão sendo

vistoriados, pois se trata de um serviço

de rotina. Ela não especificou o motivo

do fechamento temporário do açougue do

supermercado..

Page 18: Jornal bom dia 253

PAGINA 18 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

Page 19: Jornal bom dia 253

PAGINA 19JORNAL BOM DIA18 DE JUNHO 2011

Page 20: Jornal bom dia 253

PAGINA 20 JORNAL BOM DIA 18 DE JUNHO 2011

São os votos do Deputado Gondin