Jornal A Razão 09/10/2015

23
Brasil tropeça diante do Chile na estreia Seleção Brasileira jogou mal e levou 2 a 0 no primeiro confronto sul-americano válido para classificação ao Mundial de 2018. Alagamentos e destruição MAIOR CHUVA EM 30 ANOS Em 24 horas choveu mais de 220 milímetros em Santa Maria. Pontes interditadas, moradores desabrigados e casas alagadas em nove bairros deram muito trabalho para a Defesa Civil, desde a madrugada de ontem. Em outros municípios da região, a chuva veio acompanhada de granizo. Páginas 08 e 09 Página 15 ELIMINATÓRIAS DA COPA GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO Ponte da BR-287, caminho para Porto Alegre, foi interditada pelo DAER ESPECIAL PÁGINAS 10 E 11 DIVULGAÇÃO / A RAZÃO Sexta-feira, 09 de outubro de 2015 Ano 82 Nº 01 R$ 1,00 www.arazao.com.br

description

 

Transcript of Jornal A Razão 09/10/2015

Page 1: Jornal A Razão 09/10/2015

Brasil tropeça diante do Chilena estreiaSeleção Brasileira jogou mal e levou 2 a 0 no primeiro confronto sul-americano válido para classificação ao Mundial de 2018.

Alagamentos e destruiçãoMAIOR CHUVA EM 30 ANOS

Em 24 horas choveu mais de 220 milímetros em Santa Maria. Pontes interditadas, moradores desabrigados e casas alagadas em nove bairros deram muito trabalho para a Defesa Civil, desde a madrugada de ontem. Em outros municípios da região, a chuva veio acompanhada de granizo. Páginas 08 e 09

Página 15

ELIMINATÓRIAS DA COPA

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Ponte da BR-287, caminho para Porto Alegre, foi interditada pelo DAER

ESPECIAL PÁGINAS 10 E 11

DIV

ULG

ÃO

/ A R

AZÃ

O

Sexta-feira,09 de outubro de 2015Ano 82 Nº 01 R$ 1,00www.arazao.com.br

Page 2: Jornal A Razão 09/10/2015

2 OPINIÃO

CHARGE REDE SOCIAL

Professor Pizarro: Sou fã da história do Fernão Capelo Gaivo-ta. Fui seu aluno na UFSM na década de 1980 . Suas aulas eram imperdíveis e seus pensamentos eram além do presente. Uma Gaivota reconhece outra! Continue voando alto e enxergando o que só quem tem disposição e coragem é capaz de fazer.

EDUARDO OTTO SOBRINHO / SANTA MARIA

CRÔNICA DE JAMES PIZARRO

JORGE BRANDÃO EMPRESÁRIO

Ecologia e Espiritismo

A ecologia nos permite enten-der a inter dependência do homem com o ambiente em

que vive e antever o resultado desta relação para o seu futuro e o futuro do planeta. O espiritismo nos esclarece que o grande objetivo de estarmos aqui na Terra é nos reciclarmos no ca-minho evolutivo e nos alerta que todo o lixo que produzimos, seja ele físico ou moral, precisaremos retornar aqui na Terra para recolhê-lo.

Os ecologistas nos advertem para o risco de um esgotamento da capacidade do planeta em prover a humanidade diante das atuais demandas insusten-táveis de matéria-prima e energia. O Espiritismo nos faz uma diferenciação entre consumo e consumismo, como na questão 705 do Livro dos Espíritos “A Terra ofereceria ao homem sempre o necessário, se com o necessário soubes-se o homem contentar se”.

Com estas considerações já podemos perceber que não é possível dissociar o Ser do meio em que vive, como nos define Emmanuel no livro O Conso-lador: “O meio ambiente em que a alma renasceu, muitas vezes constitui a prova expiatória; com poderosas in-fluências sobre a personalidade, faz-se indispensável que o coração esclarecido coopere na sua transformação para o bem, melhorando e elevando as condi-ções materiais e morais de todos os que vivem na sua zona de influência”.

Espiritismo e ecologia nos revelam um universo interligado e tem em comum um senso de urgência em favor da vida. Enquanto a ecologia nos alerta para a poluição desenfreada do planeta e suas graves consequências, o espiri-tismo nos pede gratidão e respeito com o meio que nos proporciona progresso evolutivo e o quanto é importan-te mantermos bons pensamentos e sentimentos para que a nossa psicosfera ou campo vibratório se eleve, nos per-mitindo fugir da poluição mental que entrava a nossa evolução.

Muitos trechos das obras codifica-das por Allan Kardec trazem textos que parecem vindos de manuais de ecologia, como estes do livro A Gê-nese: “Tudo no universo se liga, tudo se encadeia, tudo se acha submetido à grande e harmoniosa lei de unidade (Cap. XIV, item 12). “De sorte que as nebulosas reagem sobre as nebulosas, os sistemas reagem sobre os sistemas, os planetas reagem sobre os planetas, como os elementos de cada planeta reagem uns sobre os outros, e assim sucessivamente, até o átomo” (Cap. XVIII, item 8).

Aproveitemos esta extraordinária oportunidade reencarnatória para reflorestar o nosso mundo intimo com bons pensamentos, atitudes de amor ao próximo e fé no futuro e sejamos nós mesmos a grande mudança que desejamos ver no mundo.

A TERRA OFERECERIA AO HOMEM SEMPRE O NECESSÁRIO, SE COM O NECESSÁRIO SOUBESSE O HOMEM CONTENTAR-SE

ESPAÇO DO LEITOR

Baixo nível na TribunaSó podemos lamentar quando um cidadão ocupa a Tribuna Livre da Câmara de nossa cidade para desferir palavras ofensivas, acusações e desafios a vereadores. Seria natural, se na tarde do dia 1º de outubro, data do ocorrido, a Câmara de Vereadores não estivesse recebendo alunos das séries iniciais da rede pública municipal, em comemoração ao dia nacional da leitura. Dezenas de crianças, professores e fami-liares ocupavam as galerias, sendo obrigados a ouvir muitas palavras ofensivas e farpas do dito líder comunitário. Foi uma situação muito constrangedora a todos que estavam lá, e acima disso, penso ter havi-do falta de sensibilidade e discernimento por parte de quem organiza essas tribunas livres, pois o momento foi totalmente inoportuno e vergonhoso, principalmente para os vereadores citados nas acusações. A Casa do Povo, acima de tudo, dever ser respeitada, pois é um espaço onde todos nós temos o direito de frequentar e ser respeitados.ÉRICO SEVERO MACIEL / SANTA MARIA

Crime tributárioO governo do Estado está cometendo um crime tributário sem prece-dentes. Cobrar diferenças de ICMS de quem não têm crédito de ICMS é a maior ditadura tributária já imposta às micro e pequenas empresas enquadradas na Lei do Simples Nacional. Além disso, essas empresas são perseguidas e torturadas mensalmente pelo Executivo, Legislati-vo e Judiciário. Um agravante a tudo isso é que o governo cobra essa mesma diferença de ICMS das médias e grandes empresas, dando a elas a possibilidade de compensar os créditos no mês seguinte, o que é negado às micro e pequenas quando pagam a guia do simples nacio-nal. Pergunto: Quem vai pagar essa conta no futuro, quando o STF fizer “justiça” e mandar o Rio Grande do Sul cumprir a Lei do Simples Nacional? Pois micro e pequenos empresários são perseguidos, sofrem abalo de crédito, moral, familiar e financeiro e ainda são impedidos a continuar exercendo dignamente a sua atividade, tendo que fechar as portas do seu pequeno negócio. Vale lembrar que as micro e pequenas empresas são protegidas pela Constituição, são as maiores geradoras de empregos do país e não têm culpa pela falência do Estado mal administrado e superdimensionado. Chega de desemprego, Chega de empresas fechando e que a “justiça” mesmo que cega, seja feita.PAULO NORBERTO BRANDT /SANTA MARIA

Queria ver pagar salário mínimo para um vereador. Quan-tos teríamos para a disputa na Casa?

CARLOS DRIGUES / SANTA MARIA

ELEIÇÕES 2016

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Tapem os buracos!

JACSON MARQUES / SANTA MARIA

PROTESTO CONTRA MULTAS NO TRÂNSITO

Page 3: Jornal A Razão 09/10/2015

3SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Page 4: Jornal A Razão 09/10/2015

4 RESUMO

REGISTROS

Guardados e perdidos

VICENTE PAULO BISOGNO

Existem pessoas que têm a mania de guardar tudo. E existem pessoas que também têm a mania de guardar tudo. A diferença é que algumas guardam e quando precisam acham. Vão direto, fazem isso com a maior naturalidade, têm controle absoluto sobre documentos, papéis, anotações, receitas de bolo, prescrição médica, recortes de jornal e até bilhete da(o) ex. As outras só guardam, sabem que têm, mas não acham. Quando precisam reviram as gavetas, todas as peças, a casa toda, reviram a cabeça, surtam e acabam dando o guardado por perdido. Falando nisso, onde está aquele amor que você guardou? Aquele sorriso, aquele abraço, aquela palavra de carinho, aquela agenda de visitas a fazer, de telefonemas ou mensagens que aguardam retorno, as respostas que ficaram guardadas para o momento (in)certo? E o tempo que passou, tá guardado onde? Onde você guardou seu tempo, e a sua vida? Há coisas que é preciso mesmo guardar, Há coisas que dá até para guardar e perder, esquecer, mas outras são indispensáveis, imperdíveis, importantes demais, mais que papéis ou documentos. Perdê-las pode ser o mesmo que perder o rumo, a consciência, o sentido da vida e da existência. Lembre-se disso, e se for guardar, não esqueça depois.

[email protected]ÁRIONo próximo dia 21, a Câmara de Vereadores realizará o seminário “Estudo da Encíclica do Papa Francisco Laudato Si – Sobre o cuidado da Casa Comum. Evento, das 16h30 às 19h30, terá a coordenação da Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança.

ENTRELINHAS DA NOTÍCIA

“Nunca tinha visto uma enchente tão grande aqui, foi muita água”AMADEU LUIZ, VIGILANTEMORADOR HÁ 45 ANOS DO PASSO DAS TROPAS

Futuro de DilmaA batalha sobre o futuro da

presidente Dilma Rouseff (PT) agora é no Congresso. Ontem, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), disse acreditar que as contas de 2014 de Dilma, rejeitadas na noite de quarta-feira pelo Tribunal de Contas da União (TCU), só se-rão apreciadas no ano que vem. O TCU re-comendou a rejeição das contas. O trâmite para análise das con-tas presidenciais tem início após a chegada do pare-cer do TCU à comissão, na qual o relator designado tem até 40 dias para entregar o parecer. A partir daí, os congressistas têm 15 dias para apresentar emendas e o relator, mais 15 para elabo-rar o texto final de um projeto de decreto legislativo. Só a partir daí é que as contas são de fato apreciadas, em sessão conjunta do Congresso Nacional ou, se-

paradamente, nas duas Casas. Mas há quem entenda que ha-verá tempo suficiente para votar as contas ainda este ano. Quanto aos pedidos de impeachment que tramitam na Casa, Cunha arquivou mais um (do deputa-do Jair Bolsonaro - PP). Outros dois pedidos serão despachados somente na terça-feira que vem.Partidos de oposição preparam mobilização para fortalecer a tese da saída da presidente.

FRAUDE DO LEITEGoverno do Estado pretende enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei para regar o setor leiteiro e combater fraudes.

PEDALA ROBINHO

Juristas estão travando bons embates, verdadeiras aulas de direito constitucional, sobre os desdobramentos da votação do TCU, rejeitando as contas da presidente Dilma. E lembrar que houve um tempo em que “pedaladas” eram só firulas do atacante Robinho.

EXPOJUC

Com aproximadamente 500 expositores e previsão de um público de mais de cem mil pessoas, Expojuc pode ser realmente a maior de toda sua história. Linha de shows vai levar muita gente da região a Júlio de Castilhos. Expectativa é que o tempo também ajude.

PÚBLICO

De olho na greve e no público. Sindicato dos bancários alerta que agências com atendimento parcial devem atender normalmente os clientes. Está fornecendo inclusive o número do Banco Central (0800-979-3245) e do Procon local (3217-1286) para qualquer informação.

Coronel está no comando

CA

MIL

A M

ILD

ER

CO

STA

/ D

IVU

LGA

ÇÃ

O

SEXTA-FEIRA,09 DE OUTUBRO DE 2015

GUERRA AO CRACKMinistério da Saúde determinou a liberação de R$ 26,8 milhões para ações de combate ao uso de crack, principalmente para atenção hospitalar. Serão beneficiados 47 projetos em 15 estados. Rio Grande do Sul é um dos habilitados. Agora é com as prefeituras.

BOM SOLDADO IAo se despedir do cargo de ministro da Defesa para assumir a Casa Civil, Jaques Wagner. “Deixo o Ministério como um bom soldado”. Foi no final de sua gestão que o governo criou um problema com as Forças Armadas, ao reduzir o papel dos generais.

BOM SOLDADO IINo lugar de Wagner assume o comunista Aldo Rebelo (PC do B). No discurso de posse, Rebelo afirmou que o Brasil precisa de Forças Armadas “que correspondam aos seus desafios geopolíticos”.

RECEITA DO FMIPara vencer a crise, o Brasil precisa fazer reformas estruturais, investindo em educação e melhoria no ambiente de negócios. Só assim voltará a crescer. A recomendação foi feita ontem pelo Fundo Monetário Internacional. Tudo documentado.

AN

TO

NIO

CR

UZ/ A

NC

IA B

RA

SIL/A

RA

ZÃO

Até terça-feira a Câmara de Vereadores de Santa Maria será presidida por João Ricardo Var-gas (PSDB). Coronel Vargas está substituindo o titular, Sérgio Ce-chin (PP), que viajou para a cida-de de Puerto Iguazú, na província de Misiones, Argentina. Como o artigo 46 do Regimento Interno prevê que o presidente tem que passar o cargo ao vice quando se afastar do município por mais de

48 horas, Vargas foi empossado. Cechin vai participar do XI En-contro de Escritores do Mercosul, do VIII Congresso Internacional de Educação Intercultural e Li-teratura Contemporânea do VII Encontro de Produtores Cultu-rais do Mercosul até segunda-fei-ra. Amanhã, Cechin vai apresen-tar a Lei do Livro em um debate sobre ações e incentivos à cultura como fator de integração.

Cechin passou presidência para Coronel Vargas até terça-feira

PRIVILÉGIO CONDENÁVEL

A Defesa Civil Estadual poderia levar em consideração a existência de outros veículos de comunicação para divulgar suas informações. Ainda mais em se tratando dos boletins diários dando conta da situação levantada pelo órgão em relação à chuva na cidade e na região. Ou será que a interdição de rodovias e pontes em direção a Porto Alegre também afeta a comunicação institucional do Estado?

COMIDA PARA PRESOS

A Secretaria Estadual da Fazenda repassou R$ 1,1 milhão para a alimentação de apenados. O recurso foi destinado à Susepe para pagar os fornecedores de produtos para presídios gaúchos. O valor corresponde aos gastos de setembro. Outros R$ 600 mil serão liberados, também de forma emergencial, nos próximos dias, para pagar refeições servidas aos internos das unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo.

Page 5: Jornal A Razão 09/10/2015

5SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Page 6: Jornal A Razão 09/10/2015

(Mais) uma broncaa caminho Na UFSM

O reitor da UFSM, Paulo Burmann, esteve, há alguns dias, no Ministério Público Federal. Foi papear com a procuradora Paula Schirmer. A ideia era, no mínimo, ganhar tempo (já que a de-terminação terá mesmo que ser cumprida), antes de implantar o ponto biométrico para os técnico-administrativos. Inclusive por conta das dificuldades de financiamento do equipamento.Não obteve êxito e o novo controle da presença será introduzido provavelmente ainda em 2015 – um ano depois do que previa o Termo de Ajustamento de Conduta assinado ainda pelo então reitor Felipe Müller.Os funcionários se insurgem desde sempre com a exigência que, aliás, está na lei. É uma bronca adicional a caminho na UFSM, que acaba de sair de uma greve de mais de quatro meses. Bem, esse é um problema restrito à instituição. Cá fora você não encontra um só que deixe de aplaudir a medida, comum em qualquer organização. Ou não se quer o controle do ponto?

CLAUDEMIR PEREIRA

[email protected]

E SOBRA TROLOLÓ

Dirigentes das agremiações políticas, especialmente das maiores, ficaram especialmente felizes com as mudanças advindas da minirreforma eleitoral sancionada pela presidente Dilma. Afinal, ganharam mais tempo para o trololó em cima de potenciais candidatos em 2016. E não perderam um segundo: seguem fazendo visitas e buscando convencer notáveis a se apresentarem às urnas.

SURPRESAS ESCASSAS

Ainda que com tempo até março, há escassas esperanças de algum “grande prêmio” ser obtido pelos partidos. Exceto, quem sabe, por algum vereador que, no “mês da traição”, terá a chance de se mandar de onde está, concorrer e, de mais a mais, não perder mandato. Mesmo assim...

JORJÃO PROTESTA

Jorge Trindade, o Jorjão, não gostou do publicado aqui quarta-feira. Ficou chateado, particularmente, com a expressão “barriga de aluguel”, que, disse o colunista, poderia ser o papel do Rede, partido atual do vereador, e que seria só um caminho para aderir, em março, ao PSB. “Jamais tive o intuito de utilizar o Rede Sustentabilidade como “barriga de aluguel”, disse o edil, em nota.

JORJÃO PROTESTA (2)

O ex-petista sugere ao escriba que “cheque suas fontes”, pois já fora mencionado antes que “sairia do PT para filiar-me ao PC do B”. Pois é. Enfim, é a posição de Jorjão, que precisa ser respeitada. Além, claro, de registrada. O que não quer dizer concordância.

No campus da UFSM a bronca do controle biométrico de presença

REPRODUÇÃO / A RAZÃO

6 POLÍTICASEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Page 7: Jornal A Razão 09/10/2015

7ECONOMIA

Chuva atrapalha feiras da regiãoEXPOJUC TEVE PÚBLICO MENOR DO QUE ESPERADO E FECOARTI ADIOU A ABERTURA PARA HOJE

Apesar do temporal na ma-drugada de quinta-feira, a 54ª Expojuc, uma das

maiores feiras de agropecuária do interior do Estado, que ocorre em Júlio de Catilhos, manteve a aber-tura para ontem. De acordo com o presidente da Expojuc, Júlio Cesar Batistella, para o primeiro dia, o público foi menor do que esperado e seis dos 447 exposito-res não compareceram. Contudo, para o show da primeira noite cerca de quatro mil ingressos fo-ram vendidos antecipadamente.

Batistella lembra que a feira segue até domingo e que a es-trutura montada no Parque de exposições Miguel Waihrich Fi-lho está segura, com aprovação do Corpo de Bombeiros. “Está chovendo, mas a feira já é um sucesso. Vale lembrar que a área dos shows é coberta, tem chão de concreto e outra porte com gra-ma sintética, o pessoal pode vir que não vai nem sujar os pés”, convida o presidente da Expojuc.

ATRAÇÕES

Uma das atrações principais da feira é a Abertura Oficial do Plantio da Soja no Estado, que

será sábado, às 15h30, e deve contar com a presença do gover-nador José Ivo Sartori (PMDB). O evento também contará com produtores e entidades ligados ao setor agropecuário.

Toda a programação é voltada para produtores rurais e criado-res, e inclui palestras, remates, competições, mostra de animais e feira de implementos agrícolas. Conforme Batistella, na tarde de ontem, as palestras agendadas ocorreram normalmente.

SANTIAGO

Enquanto a Expojuc mante-ve o cronograma de atividades,

mesmo que com público menor, os organizadores da 13ª Feira do Comércio, Indústria e Artesanato de Santiago (Fecoarti) decidiram transferir a abertura do evento, que deveria ser às 18h de ontem, para hoje, às 20h. A Fecoarti con-tará com mais de 120 expositores do comércio, indústria e serviços.

Também terá salão do automó-vel, espaço para máquinas e im-plementos agrícolas, espaço para pequenos produtores e agroin-dústrias, artesanato, praça de ali-mentação, atrações artísticas, uni-dades móveis do Senai, Instituto Farroupilha, Sine e do Exército Brasileiro. O ingresso é R$ 5 com acesso aos shows na Praça de Ali-

mentação. Crianças de até 8 anos não pagam. Os shows da arena te-rão ingresso separados. A Fecoarti vai até segunda-feira, dia 12.

PREPARATIVOS

O município de Dilermando de Aguiar segue os preparativos para a 8ª Feira Comercial Indus-trial Agropecuária Esportiva e Cultural (Feicad), que ocorre en-tre 14 e 18 de outubro, no Parque de Eventos Walter Jobim. Esta edição do evento comemora os 20 anos de criação do municí-pio e contará com programação especial. São esperados de 40 mil a 50 mil visitantes.

Exposição de animais é uma das atrações da Expojuc, feira que acontece até este domingo, em Júlio de Castilhos

ALVARÁS

A comissão especial da Câmara de Vereadores que trata sobre a emissão de alvarás, se reuniu, na manhã de ontem, com represen-tantes de entidades empresariais de Santa Maria, para discutir o an-damento dos processos na cidade. O secretário municipal de desen-volvimento econômico, Jaques Jaeger, também esteve no encon-tro. Na oportunidade, a minuta do relatório foi lida e apresenta pro-postas que podem simplificar, agi-lizar e desburocratizar o processo de emissão de alvarás na cidade. Nos próximos dias, o documento será entregue ao Poder Executivo.

FOCO É AGILIZARPROCESSO DE EMISSÃO

BANCÁRIOS

A greve nacional dos bancários chegou aos bancos privados em Santa Maria. Ontem, fica-ram paralisadas as duas agên-cias do Bradesco (Rio Branco e Presidente Vargas). Devido à greve, mais de 30 agências estão fechadas ou com atendi-mento parcial em Santa Maria e região. A categoria reivindica reajuste salarial de 16% (in-cluindo 5,7% de aumento real). Porém, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) oferece proposta de reajuste de 5,5%. Os bancos lucraram R$ 36,3 bilhões somente no primeiro semestre deste ano.

GREVE CHEGA AOS BANCOS PRIVADOS

LAU

RA

BA

STO

S / R

EP

RO

DU

ÇÃ

O / A

RA

ZÃO

SEXTA-FEIRA,09 DE OUTUBRO DE 2015

COMPRA VENDA

DÓLAR 3,7904 3,7931EURO 4,2728 4,2777PESO AR 0,4026 0,4032PESO UY 0,1302 0,1300

INDICADORES ECONÔMICOS

SALÁRIO MÍNIMONacioNal: R$ 788,00

BASE DE PARCELA ALÍQUOTACÁLCULO DEDUZIR (%)

Até 1.903,98 --- ---De 1.903,99 Até 2.826,65 142,80 7,5De 2.826,66 Até 3.751,05 354,80 15De 3.751,06 Até 4.664,68 636,13 22,5AcimA De 4.664,68 869,36 27,5

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO CONTRIBUIçãO (R$) ALÍQUOTA (%)Até R$ 1.399,12 8 De R$ 1.399,13 Até R$ 2.331,88 9 De R$ 2.331,89 Até R$ 4.663,75 11

AUTÔNOMOS, EMPRESÁRIOS E FACULTATIVOS

SALÁRIO MÍNIMO

SALÁRIO-BASE ALÍQUOTA CONTRIBUIçãO

R$ 788,00 11% R$ 86,68

INCC - M/FGV

AGOStO 0,80%SetemBRO 0,22%

BOVESPA

08/10/2015 +0,39% 49,107

TAXA DE JUROS TJLP

JulhO A SetemBRO 0,5417%

INSS

(*) ApóS O vencimentO, multA De 4%.Se pAGA nO mêS SeGuinte, multA De 7%.nO mêS SuBSeqüente, 10% De JuROS.

POUPANçA

01/10/2015 0,6275002/10/2015 0,6915005/10/2015 0,6799006/10/2015 0,6559007/10/2015 0,6778008/10/2015 0,65910

INFLAçãO AGO SET

inpc (iBGe) 0,25 0,51icv (DieeSe) 0,06 0,48iGp-m (FGv) 0,28 0,95icvSm (uniFRA) 0,55 -

INDICADORES RURAIS

ARROZ (Sc 50 kG) R$ 38,50 BAtAtA (Sc 50 kG) R$ 80,00FeiJÃO (Sc 60 kG) R$ 80,00milhO (Sc 60 kG) R$ 26,00SOJA (Sc 60 kG) R$ 73,50tRiGO (Sc 60 kG) R$ 31,50BOi (kG vivO) R$ 4,60vAcA (kG vivO) R$ 4,18cORDeiRO (kG vivO) R$ 5,00leite (litRO) R$ 0,83SuÍnOS (kG vivO) R$ 3,00FOnte: emAteR ReGiOnAl

TAXA DE JUROS SELIC

JulhO 1,18%AGOStO 1,11%SetemBRO 1,11%

OURO (R$ COTAçãO/G)08/10/2015 -0,71% 139,00

JOYCE NORONHA

Page 8: Jornal A Razão 09/10/2015

Chuva, estragos, isolamento e desolação

8 GERAL

MAIS DE MIL ATINGIDOS NA REGIÃO. CIDADE SEM ACESSO DIRETO À CAPITAL E DESTRUIÇÃO NA PERIFERIA

A forte chuva que castigou o Centro do Rio Grande do Sul de forma ininter-

rupta por mais de 18 horas, do final da tarde de quarta-feira até o início da tarde de ontem, trou-xe estragos, prejuízo e desolação a mais de mil famílias da região que tiveram suas residências atingidas pela segunda maior chuva do Planeta registradas nas últimas horas. O dado é da Or-ganização Meteorológica Mun-dial, que analisou dados forne-cidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Em Santa Maria a média foi de 181 milímetros de precipi-tação. Índice superado pelas 396 famílias santa-marienses que viveram uma madrugada de terror em pelo menos nove bairros da cidade. A média em 24 horas foi de mais de 220 milímetros (mais do que o pre-visto para todo o mês de outu-bro). Os mais atingidos foram os moradores do Km 3 e Bairro Passo das Tropas. Em Santiago, pelos menos 500 casas foram alagadas e sofreram danos. Em Itaara uma tempestade de gra-

nizo seguida de temporal pro-vocou alagamentos e danos em 200 residências.

Equipes da Defesa Civil trabalharam durante toda a madrugada e dia de ontem no auxílio aos atingidos. Bar-cos foram usados para retirar famílias de suas residências. Muitos aguardaram socorro nos telhados das casas. Hoje, se a chuva der uma trégua, o dia será reservado para calcular o prejuízo e recomeçar do zero. O auxílio vem da distribuição de lonas por parte da Prefeitu-ra de Santa Maria, que mobi-lizou secretarias de município, doações de cestas básicas, col-chões cobertores e roupas que estão sendo arrecadados em uma campanha lançada ainda na manhã de quinta-feira.

Mais de 4 mil clientes da AES Sul ficaram sem o forne-cimento de energia devido ao risco do contato das redes com as regiões alagadas. Só em Santa Maria foram gerados cerca de 2 mil desligamentos, informou a concessionária, que também mobilizou equipes para atuar nas áreas deflagradas. O acesso a Porto Alegre pela RSC-287 foi interrompido devido ao desmo-ronamento da cabeceira de uma ponte. A Polícia Rodoviária Fe-deral (PRF) também interditou o trecho da BR-392 devido ao acúmulo de água na pista. Para chegar à capital ou São Sepé a única alternativa é a BR-158, acessando a BR-290.

No Bairro Campestre desmoronamento levou parte de uma entidade tradicionalista. Foi só o começo do estrago

Nove equipes da Defesa Civil Estadual estão, desde o primeiro alerta meteorológico, atendendo as comunidades atingidas pelas fortes chuvas e queda de granizo. Em Alegrete, choveu 192 milíme-tros e cinco famílias ficaram desa-lojadas. O rio Ibirapuitã chegou a 7,25 metros. Em Santa Maria, foram mais de 220mm de chuvas, 27 famílias desabrigadas e 391 re-sidências danificadas. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Muni-cipal e a Regional da Defesa Civil do Estado atuam intensamente na assistência às comunidades. Em Santiago, um dos municípios mais afetados, choveu 192mm entre a noite de quarta-feira, quando começou a queda de granizo, até

Santiago é a cidade mais atingida na região

a manhã desta quinta-feira. Em Faxinal do Soturno tem seis co-munidades isoladas por causa da cheia do rio Soturno e, em São

Água da chuva de ontem tomou conta de todo o Centro de Santiago

FABRICIO MINUSSI

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Gabriel, até o final da tarde de on-tem, choveu 150mm de chuvas e 12 famílias estão abrigadas em ca-sas de familiares e vizinhos.

RAFAEL NEMITZ / DIVULGAÇÃO

A PRF interditou ontem à tarde a BR 3982 no trecho entre o Arenal e a Ponte do Passo do Verde. A medida se deu devido ao acúmulo de água na pista. A estrada que dá acesso a São Sepé será liberada assim que o nível da água baixar na pista, ofere-cendo condições de segurança aos motoristas. Esta foi a se-gunda rodovia de acesso a Santa Maria interditada nesta quinta-feira. Até o fechamento desta edição a rodovia ainda não ha-via sido liberada. Ainda durante a tarde o desmoronamento da cabeceira de uma ponte na RSC -287, obrigou o Daer a interditar a travessia. Para chegar à capi-tal agora é necessário utilizar a

Acesso para Porto Alegre é só pela BR -158

BR-158 até Rosário do Sul, aces-sando a BR-290 por São Gabriel. Isso implica em uma viagem de 100 quilômetros a mais. Já para chegar a São Sepé o motorista

Interdição de ponte na RSC-287 também impede o acesso a Porto Alegre

deve fazer o mesmo trajeto, indo até São Gabriel para acessar de volta a BR-392.

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

SEXTA-FEIRA,09 DE OUTUBRO DE 2015

Serviços essenciais também estão afetados. Quatro postos de saúde cancelaram os atendimen-tos devido a problemas gerados por alagamentos. As consultas estão sendo remarcadas por te-lefone. Escolas afetadas cancela-ram as aulas. Alunos foram man-dados embora por segurança. No Campestre um desmoronamento levou parte da estrutura da As-sociação Tradicionalista Poncho Branco. O barro e o entulho inter-rompem o tráfego na Rua Verea-dor Antônio Dias. O Restaurante Popular fechou as portas por fal-ta de condições para atender o público. A Estrada do Perau tam-bém foi tomada por água, lama e pedras, ficando interditada para o tráfego de veículos, entre Santa Maria e Itaara.

“Depois de atendermos as pessoas, teremos muito por fazer. A situação é realmente muito difícil, extremamente sen-sível e nada animadora se levar-mos em conta que a previsão de o mau tempo persistir com muitas chuvas nos próximos dias”, observou o prefeito Cezar Schirmer, durante visita à região atingida no Campestre. “É muita chuva e muita gente precisando

de ajuda”, avaliou o coordena-dor da Defesa Civil Municipal, Adelar Vargas.

Já o coordenador da Defesa Civil Estadual, major Sérgio de Freitas, disse que nesta sexta-feira terá um levantamento mais preciso dos estragos na região.

Segundo ele, por determi-nação do governador José Ivo Sartori, o secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, estará na cidade hoje para acompanhar a situação na região dar encaminhamentos quanto ao auxílio que o governo do Estado deverá dispor para contribuir nas ações de recupe-ração dos estragos.

Enquanto a cidade e região se mobilizam seguem os avisos de chuvas intensas para os pró-ximos dias para todo o Estado. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há riscos de alagamentos, desliza-mentos de encostas, queda de galhos de árvores, grande inci-dência de raios e queda granizo para os próximos dias. A Defesa Civil do Estado contabilizou, on-tem, 1.350 residências danifica-das e 6.647 pessoas atingidas.

Serviços afetados. A repercussão

Leia mais na página 09

Page 9: Jornal A Razão 09/10/2015

SEGUNDO SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

DIVULGAÇÃO A RAZÃO

A ALEGRIA vem chegando

Circo Tihany vem de Las Vegas para apresentar a Turnê Abra Kdabra. Estreia é no dia 23 de outubro. Com grande estrutura, circo conta com artistas de 25 países e já foi visto por mais de meio milhão de pessoas no Rio Grande do Sul PÁGINA 02

Page 10: Jornal A Razão 09/10/2015

2 SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015SEGUNDO

A vida cobra coragem

MÁXIMO TREVISAN ADVOGADO

[email protected]

“O CORRER DA VIDA EMBRULHA TUDO; A VIDA É ASSIM: ESQUENTA E ESFRIA, APERTA E DAÍ AFROUXA, SOSSEGA E DEPOIS DESINQUIETA. O QUE ELA QUER DA GENTE É CORAGEM.” .

Conheci Guimarães Rosa no Rio de Janeiro, em 1967, quando cursava o Mestrado, na Fundação Getúlio

Vargas. O privilégio do encontro nasceu da oportunidade de levar um livro de poemas do Armindo, meu irmão, ao grande escritor que me recebeu no Itamarati, onde ficava o seu gabinete. Guimarães Rosa era, então, embaixador em brilhante carreira diplomática. Esperava ser tratado de um modo formal, mas a figura do notável escritor, com o seu jeito afável de receber, me surpreendeu e encantou. Fez algumas perguntas sobre o Armindo e sobre o que eu estava fazendo no Rio. Depois, ao nos despedirmos, ele me acompanhou até a porta do gabinete.

O mineiro Guimarães Rosa nasceu em Cordisburgo, em 27 de junho de 1908. O Brasil inteiro e, de modo especial, o Rio de Janeiro, onde vivia, tiveram uma grande surpresa com a sua morte, em 1967, aos 59 anos. Reconhecido no país e em vários países por sua obra literária, Guimarães Rosa foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 08 de agosto de 1963, por unanimidade. A data da posse, no entanto, foi adiada, sine die, e só aconteceu em 16 de novembro de 1967, pouco tempo depois do nosso encontro. Na posse, na ABL, ele falou que “a gente morre é para provar que viveu”. Ele também escreveu: “As pessoas não morrem, ficam encantadas.” Três dias depois da sua posse, na Academia, Guimarães Rosa morreu subitamente, no seu apartamento. Ele não resistiu às emoções do acontecimento.

“O correr da vida embrulha tudo; a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Assim era Guimarães Rosa! Lembrei-me dele ao ler a recente e imperdível entrevista do médico gaúcho José Peixoto Camargo a Mariana Kalil (Revista Donna, 04/10). Diz Camargo que a coragem é a virtude mais indispensável para quem quer ser bem-sucedido: “Se você não tem coragem, fica na mesmice.” E adverte: “As pessoas que não realizam não toleram que outros realizem. Esta é uma regra da humanidade. Não tem nada que irrite mais o medíocre do que o outro colocar a cabeça de fora. É a história do caranguejo em uma bacia. Se todos ficarem submersos, está tudo certo. Mas se um caranguejo quiser subir, os outros puxam ele para baixo.”

Ao ler o que o renomado médico disse, senti vontade de escrever sobre a inveja e sua presença marcante, em nosso meio.Há (todos sabemos) “a grande inveja”, que identificamos e visualizamos com certa facilidade. Há também “as pequenas invejas”, que disfarçam a sua presença, mas não deixam de ser tão venenosas quanto maléficas. A inveja dos medíocres é a maior, esses personagens encontrados em todos os ambientes. Dr. Camargo (por certo tantas vezes alvo de inveja por sua atuação e prestígio) bem os identificou como “pessoas que não realizam e não toleram que outros realizem.” A vida cobra coragem (essencial), mas também precisamos de humor.Lembrei-me do acontecido com Júlio de Castilhos. À morte, com insuficiência respiratória, ouviu do médico e correligionário Protásio Alves: “Coragem, Júlio!”, ao que respondeu: ”Coragem eu tenho, o que me falta é ar!” (Prezado leitor, querida leitora: que nunca nos falte coragem e ar, neste tempo de tantos desafios e perigos!)

INBOX

VEM CIRCO por aíARQUIVO | A RAZÃO

Respeitável público, o final do mês de outubro reserva grandes emoções para quem gosta de arte. Chega à cidade o Circo Tihany Spectacular, que deve ter uma temporada de quase um mês. Santa Ma-ria encerra a turnê Abra Kdabra, que passou por Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre, com público de mais de meio milhão de expectadores.

Em visita ao jornal A Razão, o produtor da turnê, Marco Strapazzon, apresentou as atrações e falou sobre a grandiosidade do Tiahny, que é montado em Las Vegas e viaja pela América. Com porte de grande pro-dução, o circo envolve mais de 140 pessoas na produção e será montado na Avenida Hélvio Basso, próximo ao Lar das Vovozinhas. “Estamos há alguns meses analisando a cidade em busca do lugar ideal e o local levou dois meses para ficar pronto. Santa Maria está no hall das cidades que apreciam a cultura. A estrutura é fenommenal, com 12 cenários e capacidade para 1760 pessoas. A cidade vai se surpreender”, prevê Stra-pazzon. O produtor acrescenta que a estrutura conta com 46 carretas, 33 motorhomes e nove camarins. O Tihany tem artistas de 25 países.

Marco conta que a apresentação conta com três segmentos: a mágica, um música hall com 24 bailarinas e atrações tra-dicionais de circo, com rou-pagem moderna. Não fal-tam palhaços, malabaristas, acrobatas e contorcionistas. A turnê Abra Kdabra tem financiamento do Ministério da Cultura, no programa de revitalização do circo.

Page 11: Jornal A Razão 09/10/2015

3SEGUNDOSEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Na manhã desta quinta-feira, no Salão de Eventos do Prédio da SUCV, foram conhecidos os vencedores do Concurso de Desenho e Reda-

ção realizado por A Razão na “Promoção Verde que te quero verde”. Ao todo, foram agraciados na cerimônia dezesseis crianças e mais uma em menção honrosa. Os concorrentes aos prêmios eram os jovens estudantes da rede pública e particular de ensino em Santa Maria.

Receberam as premiações os primeiros e segundos colocados nas seguintes categorias: Desenho Educa-ção Infantil, Desenho 1º ano, Desenho 2º ano, Dese-nho 3º e 4º anos, Slogan 4º, 5º e 6º anos, Slogan 7º, 8º e 9º, Redação Ensino Fundamental, Redação Ensino Médio, além da Menção Honrosa.

A RAZÃO E FEPAGRO:28 ANOS À FRENTE DO PROJETO

O projeto, que esse ano teve como lema “Vamos conservar o meio ambiente”, é desenvolvido por A Razão há 28 anos durante o mês de setembro e tem a parceria da Fundação Estadual de Pesquisa Agrope-cuária (Fepagro). Em 2015, foram distribuídas 10 mil mudas de árvores à população, além de mais mil unida-des entregues aos motoristas, no dia 16 de setembro, na Rua Venâncio Aires. Dentre as espécies disponíveis estavam árvores nativas e frutíferas.

FOTOS GABRIEL HAESBAERT A RAZÃO

AO TODO, DEZESSETE CRIANÇAS FORAM AGRACIADAS EM CERIMÔNIA REALIZADA NO PRÉDIO DA SUCV. AUTORIDADES DE SANTA MARIA ESTIVERAM PRESENTES NA ENTREGA DOS CERTIFICADOS

VENCEDORES DA PROMOÇÃO

DESENHO EDUCAÇÃO INFANTIL 1° LUGAR Aluno: Matheus de Vargas Dias Escola: EMEI Núcleo Infantil CAIC Professora: Fernanda Goulart 2° LUGARAluno: Enrique Rodrigues da Silva Escola: EMEI Núcleo Infantil CAIC Professora: Fernanda Vargas

DESENHO 1° ANO 1° LUGAR Aluno: João Vitor da Cruz Escola: EMEF Hylda Vasconcellos Professora: Beatriz Pontes 2° LUGARAluno: Cassia Vargas Fialho

Escola: Colégio Marco Polo Professora: Goreti Cortes

DESENHO 2° ANO1° LUGAR Aluno: Hingrid Ramos Escola: EMEF Euclides da Cunha Professora: Sales de Oliveira 2° LUGAR Aluno: Rafaella Rocha Escola: Santa Helena Professora: Marta Guariente

DESENHO 3° e 4° ANO1° LUGAR Aluno: Évelyn Santos de Oliveira Escola: EMEF Euclides da Cunha

Professora: Flávia Pittaluga 2° LUGAR Aluno: Adrian Rodrigues Escola: Zenir Aita Professora: Renata

SLOGAN 4°, 5° e 6° ANO1° LUGAR Aluno: Suzannie dos Santos Câmara Escola: Colégio Marco Polo Professora: Rosana Flores 2° LUGAR Aluno: Davi Visentini Escola: Colégio Marco Polo Professora: Rosana Flores

SLOGAN 7°, 8° e 9° ANO

1° LUGAR Aluno: Débora Silveira Escola: José Paim de Oliveira Professora: Janete Rossi 2° LUGAR Aluno: Nicole dos Santos Kunzler Escola: Colégio Marco Polo Professora: Rosana Flores

REDAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 1° LUGAR Aluno: Nicole Menezes Escola: EMEF Hylda Vasconcellos Professora: Juliane dos Santos 2° LUGAR Aluno: Sabrina Thomaz Escola: Colégio Marco Polo

Professora: Cristiane Gonçalves

REDAÇÃO ENSINO MÉDIO 1° LUGAR Aluno: Carol de Almeida Escola: Cilon Rosa Professora: Maribel Dal Bem 2° LUGAR Aluno: Ana Paula Rodrigues Escola: Cilon Rosa Professora: Maribel Dal Bem

MENÇÃO HONROSA Aluno: Lucas da Silva Escola: EMEF Lidovino Fanton Professora: Ronalda de Castro

“VERDE QUE TE QUERO VERDE” premia crianças em concurso de desenho e redação

RODRIGO LORENZI ESPECIAL

A mesa de autoridades para a entrega dos certifi-cados aos vencedores foi composta pelo diretor de A Razão, Alexandre De Grandi, o prefeito Cezar Schir-mer (PMDB), a secretária do Município de Educação, Silvana Guerino; o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e o jornalista Carlos Spall, representando o Cen-tro Universitário Franciscano (Unifra).

O cerimonial de entrega teve início com o dis-curso do diretor de A Razão, Alexandre De Grandi, que agradeceu a presença dos professores, crianças e patrocinadores do projeto e valorizou o ato de incen-tivar também os mais jovens na conservação do meio ambiente e de uma Santa Maria mais limpa.

O deputado Valdeci Oliveira entende como neces-sário a inserção das crianças na colaboração ao meio ambiente. “Vejo a conscientização desde cedo como a grande saída para construirmos um ambiente agradá-

vel e sem os efeitos e agressões da natureza”, afirma o deputado.

O presidente da Cãmara de Vereadores, Sérgio Cechin (PP), também esteve presente no evento. Na ocasião, Cechin fez um agradecimento em especial ao apoio da Fepagro e da Unifra no engajamento pelas causas ambientais em Santa Maria. “Agradeço o apoio dessas instituições pelo grande trabalho desenvolvido com a causa ambiental em nossa cidade em nome de todos os vinte e um vereadores de Santa Maria”, com-pleta Cechin.

Encerrando os discursos antes da entrega dos cer-tificados aos vencedores, o prefeito Cézar Schirmer enalteceu a atitude de A Razão. “Valorizo a iniciativa do veículo em favor do meio ambiente como impor-tante para a sustentabilidade e preservação de nosso meio ambiente”, reitera o prefeito.

Concorreram no concurso jovens das escolas públicas e privadas da cidade

Autoridades do município marca-ram presença na entrega dos certifi-cados aos vencedo-res do concurso

Prefeito parabenizou a iniciativa dos

organizadores do evento e

frisou sua importância para o meio

ambiente

Autoridades santa-marienses valorizam iniciativa

Page 12: Jornal A Razão 09/10/2015

4 SOCIAL 5SOCIALGRAZI LOPES

CORAL DA APUSM PARA UNIFRA ROUPA E IMAGEM

1 Irmã Irani Rupolo e Darcila Castelan 2 Ney Beck e Laise Chaves 3 Irmã Vanilde Bisognin e Micheline Naissinger 4 Dina Amantino 5 Paulo Geremia 6 Isaias Penso 7 Fernanda Martins e Laura Amantino

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015 SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Tim! Tim!

A sexta-feira é sinônimo de festa para Keila Barcellos, Maria Eduarda Gründling Teixeira, Danielle Cieckovicz, Gustavo Schuch e Vânia Cor-rea, que estão de aniversário. Parabéns!

15 anos

Gisele Bauer Mahmud recebe convidados no salão do Clube do Professor Gaúcho para a festa de 15 anos da filha Liara na noite do sábado. Com a temática ára-be, a ocasião ressaltará a cultura de origem da família.

Noite chic

Iara Lima vai deixar o salão nobre do Avenida Tênis Clube repleto de gente importante na noite de hoje. É por lá que ocorre, novamente, o jantar dos Embaixadores da Solidariedade. Com serviço de prato emprata-dos servidos com maestria por Norberto Da Cás e sua equipe, a anfitriã promete surpreender em mais essa edição.

1 2

5 7

4

3

6

CASAL CELEBRA AS BODAS E OS 80 ANOS DO PATRIARCA

HAPPY B-DAY &

WELCOME BABY

Enio João Barichello e Eloísa de Araújo Barichello têm dois bons motivos para co-memorar neste sábado. O casal festejará, amanhã, o aniversário dele – que comple-ta 80 anos – e o de casamento – que chega a marca dos 56. As datas especiais serão brindadas em família.

De aniversário no final de semana, Telma Ré an-tecipa as comemorações nesta sexta-feira, apro-veitando o ensejo para realizar o chá de Bebê da Taís, sua primogênita. O “Chaversário” vai reunir amigas da mamãe na re-sidencia dos Ré Rebelato ao cair da tarde de hoje. Espumante gelado e comi-dinhas detox estão garan-tidas pela anfitriã.

[email protected]

Nada agrada àquele que está descontente consigo próprio

Sólon

DEIVID DUTRA A RAZÃO DIVULGAÇÃO A RAZÃO

DANIEL BECHER ESPECIAL A RAZÃO

Para inaugurar as atividades do Mês do Professor, a Associa-

ção dos Professores Uni-versitários de Santa Maria realizou, na quinta-feira, uma homenagem aos 60 anos do Centro Universi-tário Franciscano.

Fundada em 27 de abril de 1955, a instituição de ensino foi agraciada pelas vozes do Coral APUSM que, em apresentação especial no Conjunto III, emocionaram quem pas-sou pelo pátio.

A expert em roupa, estilo e imagem, Dina Amantino, em

parceria com o restauranter Paulo Geremia, da Casa Di Paolo, do Recanto Maestro, organizou no último sábado uma jornada sobre moda, cores e a arte de vestir-se adequadamente com a rou-pa certa para cada ocasião. O dia foi de aprendizagem e esclarecimento de dúvi-das. Inclusive com a parti-cipação do filósofo Alécio Vidor que, com sua sabe-doria, concluiu o assunto falando do significado das cores como reforço de identidade pessoal.

Os participantes ficaram mais seguros quanto às re-gras do dress code profissio-nal, social e de lazer, saben-do como reforçar seu próprio estilo. O evento culminou com um jantar elegante no restaurante Di Paolo.

ARQUIVO PESSOAL REPRODUÇÃO A RAZÃO

Page 13: Jornal A Razão 09/10/2015

TELEVISÃO PROGRAMAÇÃO A programação da televisão é fornecida pelas emissoras. Sujeita a alteração.

RECORD

06:30 - Balanço Geral07:30 - Rio Grande no Ar08:55 - Fala Brasil10:00 - Hoje em dia12:00 - Balanço Geral14:45 - Prova de Amor15:45 - Dona Xepa16:45 - Cidade Alerta19:45 - Rio Grande Record20:30 - Os 10 Mandamentos21:30 - Jornal da Record

TV PAMPA

07:00 - Iurd08:30 - Te Peguei09:40 - Melhor Pra Você12:00 - Iurd14:00 - Te Peguei15:00 - A Tarde É Sua17:00 - Te peguei17:30 - Encrenca17:55 - Pampa Debates18:54 - Jornal Da Pampa19:05 - Atualidades Pampa20:30 - Programa Religioso 21:32 - TV Fama22:00 - Rede TV News22:30 - Good News23:15 - Mariana Godoy00:00 - Studio Pampa

RBS TV

CINEMA PROGRAMAÇÃO A programação da cinema é fornecida pela empresa exibidora. Sujeita a alteração.

ROYAL PLAZA SHOPPING

05:00 - Hora Um06:00 - Bom Dia Rio Grande07:30 - Bom Dia Brasil08:50 - Mais Você10:10 - Bem Estar

6 SEGUNDO

10:50 - Encontro12:00 - Jornal do Almoço12:50 - Globo Esporte RS13:20 - Jornal Hoje14:00 - Vídeo Show15:05 - Missão quase impossível16:30 - Caminho das Índias17:35 - Malhação18:15 - Além do Tempo19:05 - RBS Notícias19:25 - I Love Paraisópolis20:30 - Jornal Nacional21:15 - A Regra do Jogo22:30 - Globo Repórter23:20 - Lista Negra00:05 - Jornal da Globo00:40 - Programa do Jô01:20 - Revenge02:05 - Corujão

REPRODUÇÃO A RAZÃO

NOVELAS RESUMO Os capítulos das novelas são de responsabilidade das emissoras e estão sujeitos a alterações.

MALHAÇÃO

ALÉM DO TEMPO

Vitória se emociona ao ver Bernar-do, que a acusa de ser a mulher má de seus sonhos. Zilda exige ter uma conversa com Anita, mas Padre Luís a interrompe. Pedro é agredido pelos capangas de Bento e Felipe o socorre. Pérsio é contratado para registrar o casamento de Melissa e Felipe. Lívia se descontrola e diz a Vitória que não quer mais permanecer no casarão.

A REGRA DO JOGO

Tóia firma um pacto com Dante para capturar Zé Maria e Juliano se desespera ao observar os dois. Merlô exige receber cachê para cantar na boate de Adisabeba. Djanira exige que Romero se afaste de Tóia. Atena questiona Romero sobre o segredo que envolve Tóia. Dante conta para Romero que encontraram Zé Maria.

OS DEZ MANDAMENTOS

Yunet fica ferida e pede por ajuda, no entanto, ninguém se oferece para ajudá-la durante a chuva de pedras. Ramsés fica desesperado com a destruição do Egito e não sabe qual atitude tomar. Nefertari conversa com o filho e tenta dei-xa-lo mais calmo. Começam a cair também pedras pegando fogo atin-gindo os egípcios.

I LOVE PARAISÓPOLIS

Clarice demite Monserrá. Soraya exige que Júnior prepare um jan-tar para Melodia e Sereno. Cíce-ro revela a Benjamin que Dom Pepino está sendo investigado. Júnior se emociona quando So-raya o presenteia com joias e avisa ao mordomo que ele e Ur-bana participarão do jantar com Sereno e Melodia.

REPRODUÇÃO A RAZÃO

O médico confirma para Rodrigo a gravidez de Ciça. Menelau rejeita a proposta de casamento de Monique. Luan afirma que ainda gosta de Lucia-na. Ciça fala para Rodrigo que precisa de um pai para seu filho. Henrique se aproxima dos alunos do Dom Fernão. Ciça revela a Rodrigo que decidiu in-terromper sua gravidez.

BANDA DE SM NO MORRO

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Royal 1Hotel Transilvânia 2Livre - Dublado13:40, 15:30, 17:20

Peter PanLivre - Dublado19:10, 21:20

Royal 2Divertida-MenteLivre - Dublado14:30

Jurassic World12 anos - Dublado16:40, 19:00 e 21:20

Royal 3Perdido em Marte

12 anos – Dublado – 3D18:50

Perdido em Marte12 anos – Legendado – 3D21:30

Peter PanLivre – Dublado – 3D14:00, 16:30

Royal 4Evereste12 anos – Legendado21:20

Vai que Cola – O Filme12 anos – Dublado14:00, 15:50, 17:40, 19:30

INBOX

Chuva transfere Seminário “POR UMA NOVA PEDAGOGIA”

A Antonio Meneghetti Faculdade comunica o adiamento do Seminário “Uma Nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Prota-gonismo Responsável”, que seria realizado pela Fundação Antonio Meneghetti neste sábado, dia 10, a partir das 9h30.

Também será adiado o concerto de Yamandu Costa e a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, que iria ocorrer no sábado, às 19h30, como parte integrante deste evento. O motivo do adiamento é o bloqueio de boa parte das estradas que levam ao local do evento - o Recanto Maestro, distrito de São João do Polêsine - por ocasião das fortes chuvas ocorridas na madrugada desta quinta-feira. Res-peitando a dificuldade de deslocamento do público e dos palestran-tes e artistas, a organização decidiu, por força maior, adiar o evento até uma data futura, ainda a ser agendada, no ano de 2015.

A banda santa-mariense Vespertinos vai participar de um dos maiores festivais de música independente do Estado, o Morros-tock. Com mais de 30 bandas, o Morro – como é carinhosamente chamado por quem vai ao festival – será realizado pela primeira vez em capela de Santana, na Região Metropolitana de Porto Ale-gre, de hoje até segunda-feira.

O grupo se apresenta hoje, primeira noite de festa, e faz parte do cast de mais de trinta bandas do festival. Também se apresentam no-mes consagrados como Júpiter Apple, Wander Wildner, Cartolas, Identidade, Bandinha Di Da Dó eentre outras atrações nacionais e internacionais. Quem quiser acompanhar e conhecer mais sobre o Morrostock – Edição De Boa na Lagoa, pode acessar www.morrosto-ck.com.br ou curtir a fanpage em www.facebook.com/Morrostock.

A Vespertinos é formada por Martim Mayora Ronsini (voz e vio-lão), Igor Hardok Fuchs (baixo), Alexandre Araújo (guitarra), Ma-theus Toledo (teclado/sinths) e Mateus Cordenonsi (bateria). Conhe-ça o trabalho da banda em www.facebook.com/vespertinosmusic.

REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

Page 14: Jornal A Razão 09/10/2015

7SEGUNDOSEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

PALAVRAS CRUZADAS

Preencha os espaços vazios com algarismos de 1 a 9. Os algarismos não podem se repetir nas linhas horizontais, nem nos quadrados menores (3x3).

SUDOKU

ÁRIES - 21/03 A 20/04

Dia em que fará muitas relações mas encon-trará poucas pessoas que o compreenderão. Entretanto, terá sucesso em novas empresas, nas especulações e nos negócios de vulto.

TOURO - 21/04 A 20/05

Não permita que o esgotamento físico ou as emoções fortes, tirem suas energias. O melhor que poderá fazer agora, será buscar a companhia de pessoas amigas que saberão apreciá-lo.

GÊMEOS - 21/05 A 20/06

Dia que promete sucesso nas investigações, nas pesquisas e na medicina. Sua inteligência será exaltada, devido ao bom aspecto dos astros em seu horóscopo. Cuide da saúde.

CÂNCER - 21/06 A 21/07

O posicionamento dos astros, a partir de hoje, vai beneficiar você em todos os sentidos. Todavia, continue zelando pela saúde e prevenindo-se contra acidentes e inimigos ocultos.

LEÃO - 22/07 A 22/08

Ótimo dia para tratar de questões financeiras, profissionais e associativas. Fluxo benéfico para os exames, os concursos, os testes voca-cionais e os assuntos amorosos.

VIRGEM - 23/08 A 22/09

Será bem sucedido hoje se adotar uma atitu-de otimista. Dia excelente para viagens, estu-dos, testes, férias, amor e contatos pessoais. Melhor ainda para contratar servidores.

LIBRA - 23/09 A 22/10

Dia em que sua mente estará bastante alerta para obter novas e valiosas informações em relação aos amigos e parentes próximos. Ótimo às viagens, passeios e ao amor.

CAPRICÓRNIO - 22/12 A 20/01

Supere o seu mau humor, que evitará ques-tões, que poderiam terminar em sérios atritos. Evite, pois, estes atritos, porque muitas serão suas chances de sucesso profissional.

ESCORPIÃO - 23/10 A 21/11

Alguém do seu conhecimento poderá lhe dar valiosas sugestões ou orientações neste dia ou mais tardar amanhã. Dia promissor de felicidade sentimental e harmonia doméstica.

SAGITÁRIO - 22/11 A 21/12

Pessoas próximas o elevarão na escala social e profissional nestes próximos dias. Use de tato e inteligência para influenciar seu chefe ou superiores.

AQUÁRIO - 21/01 A 19/02

Especial atenção a sua vida sentimental e aos pequenos problemas que tenha a resolver. Nada lhe será difícil hoje. Os laços com paren-tes e pessoas amigas, vai ser vantajoso.

PEIXES - 20/02 A 20/03

Não faça modificações repentinas, antes de uma análise prévia, hoje. Por outro lado, o fluxo é dos melhores para trabalhar em prol de sua ascensão profissional, material e social.

HORÓSCOPO

Sol

uçõe

s de

ont

em

Page 15: Jornal A Razão 09/10/2015

8 MÁRCIO GRINGS SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

[email protected] / Twitter - @MarcioGrings

Em 2005, quando o Macondo ainda funcionava na Rua Floriano Peixoto, a Casa

Verde disparou uma série de festas protagonizadas por vários nomes e agitadores culturais daqui. Uma delas foi batizada como “Clube da Criança Junkie”, evento que celebra seus dez anos no próximo domingo (11), às 22h, no Fly Music Hall (Rua Dr. Bozano, 777). Ingressos R$ 20 (antecipado) R$ 25 (na hora).

O nome foi inspirado em uma música do Mukeka Di Rato, banda capixaba de hardcore. Ainda que o som não tenha nada a ver com o conceito da festa, a ideia do título de certa forma resume a proposta. O estopim da criação foi deflagrado pela necessidade: “Precisávamos juntar grana pra TSF [banda local de hard-core], já que tocando quase

nunca rolava”, diz Homero Pivotto, um dos pais da criança e vocalista da Tijolo Seis Furos. “Então, como bons saudosistas da cultura pop dos anos 1980 e 90, parimos o CCJ. Tem o lance dos cartazes, sempre usando referências da época”. “Infância, bolinha de cinamomo, radinho de pilha, fita cassete, é isso que me vem à lembrança quando penso nessa década de zoeira”, relata Alex Phantasma, guitarrista da TSF, outro responsável pela criação.

Véspera de feriado com garantia de muita diversão e saudosismo a cargo dos integrantes da TSF. REPRODUÇÃO A RAZÃO

REPRODUÇÃO A RAZÃO

10 Anos de CRIANÇACLUBE

DO

MIN

GO

EM

SM

DA

JUNKIE

Page 16: Jornal A Razão 09/10/2015

No Passo das Tropas e na Invasão do KM 3, chuva alagou residências e dei-

xou desabrigados A chuva que caiu ontem no

Estado trouxe estragos para toda a Região Central. Em Santa Maria, a zona sul foi um dos locais atin-gidos. Pelo menos dez casas do Bairro Passos das Tropas ficaram alagadas, impedindo que os mora-dores deixassem o local.

“Nunca tinha visto uma en-chente tão grande aqui, foi muita água”, disse o vigilante Amadeu Luiz, 52 anos, que mora há 45 anos na localidade.

“Muitos moradores tiveram prejuízos. Por morar no segundo andar não tive maiores problemas. O motor da caminhonete de um vizinho estragou e ele vai ter um prejuízo de uns R$ 4 mil”, contou.

MORADORES DE ÁREAS ALAGADAS RELATAM OS MOMENTOS VIVIDOS DURANTE A CHUVA DA MADRUGADA

O vigilante foi dormir somente ao meio-dia de ontem, por causa dos transtornos.

Já a dona de casa Maria de Lourdes Lucas, 60 anos, moradora da ocupação do KM 3, teve que abandonar sua residência. Ela está abrigada com mais 12 famílias na Igreja Missionária. “Quando cho-ve muito sempre alaga a minha casa”, lamenta ela.

Na Rua Virgilio Lorenzi, no Bair-ro Lorenzi, cerca de oito famílias ti-veram as casas alagadas. A inundação surgiu por conta do aumento do nível da água do Arroio Cadena, que fica próximo do local. Segundo a mora-dora Grazieli Pires, os moradores es-tavam com as casas inundadas desde as 2h.

“A água estava batendo nos joelhos dos moradores. Comida, roupas, móveis, eletrodomésticos, tudo está de baixo d’àgua”.

Cerca de 20 famílias do distrito de Arroio Grande perderam tudo e tiveram que sair de casa devido aos alagamentos.

“Eu moro num lugar mais alto e não tive a casa alagada. Mas já estou erguendo os móveis e ele-trodomésticos. Ficamos ilhados”, disse a moradora Odileia Figueira

9GERAL

“Foi muita água... Batia pelos joelhos”

4 MIL SEM ENERGIA ELÉTRICA

Segundo o gerente operacional da AES Sul Região Centro, Leandro Backes, até às 10h de ontem cerca de 680 atendimentos foram feitos na Região Centro do Estado. Em alguns

pontos de Santa Maria, foi necessá-rio desligar a energia elétrica devido à água estar chegando próximo aos fios elétricos ou as casas já estarem alagadas. Na região centro, cerca de

4.5 mil clientes ficaram sem energia elétrica. Em Santa Maria foram cerca de 2 mil clientes prejudicados devido a quantidade de chuva e a ventania da madrugada.

SEXTA-FEIRA,09 DE OUTUBRO DE 2015

Moradora da ocupação do KM 3, Maria Lucas teve sua casa alagada

Amadeu, 52 anos, disse que nunca tinha visto nada igual em sua vida No Passo das Tropas quase todas as ruas ficaram completamente alagadas

SARTORI AO TELEFONE

Nesta quinta-feira, o prefeito de Santa Maria recebeu um telefonema do governador do RS, José Ivo Sartori,

manifestando solidariedade com a comunidade e colocando à disposição a estrutura de Defesa Civil Estadual e

eventualmente o que estiver ao alcan-ce para o enfrentamento da emergên-cia que vivem muitos santa-marienses.

CENTRAL DE DOAÇÕES

A Central de Atendimento, mon-tada na Rua Dr. Pantaleão, nº 200, colocou os telefones 3921 7148 e 9149 2379, noite e dia, para tam-bém receber doações. A prioridade

é para colchõesm cobertores e rou-pas. Já estão registrados muitos donativos de empresas e pessoas físicas que, anonimamente, estão demonstrando sensibilidade com

a situação difícil e inesperada das últimas horas e encaminhando também alimentos que estão sen-do imediatamente redistribuídos aos desabrigados.

BAIRROS MAIS ATINGIDOS

- Tomazetti- Camobi- Chácara das Flores- Urlândia

- Passo das Tropas- Km3- Patronato- Jardim Berleze

- Campestre- Cerro Azul

DE OLHO NOS PLUVIÔMETROS

Veja quanto choveu na sua região nas últimas 24 horas de acordo com os índices apontados pelos pluviômetros da cidade

Camobi – 248 milímetrosPatronato – 247 milímetrosCentro – 230 milímetrosJoão Goulart – 235 milímetros

Lorenzi – 240 milímetrosTancredo Neves – 245 milímetrosSalgado Filho – 246 milímetros

O secretário estadual de Se-gurança Pública, Wantuir Jaci-ni, estará em Santa Maria nesta sexta-feira. Jacini estará na ci-dade e em municípios da re-gião para acompanhar de perto os estragos provocados pela

chuva desde a madrugada des-ta quinta-feira. Ele vem para reunir informações sobre a si-tuação na região como emissá-rio do governado. O secretário deve chegar a Santa Maria pela parte da manhã.

Sartori envia secretário

O Restaurante Popular, lo-calizado na Rua Dr. Pantaleão, ao lado do Centro Administra-tivo Municipal, ficou fechado ao público, ontem. A medida foi necessária devido à entrada de

água no prédio. Com isso é pos-sível que o restaurante perma-neça fechado até a terça-feira, àespera da avaliação do Setor de Engenharia da Prefeitura e da Defesa Civil Municipal.

Restaurante Popular fechado

A Escola Municipal Darcy Vargas, no Bairro Rosário, apre-sentou problemas na rede elétrica e alagamentos. O Centro de Edu-cação Infantil Casa da Criança, que fica na Rua Venâncio Aires, no Bairro Passo D´Areia, tam-

bém suspendeu as aulas devido a alagamentos nas salas. Na rede estadual de ensino problemas fo-ram verificados no Colégio Cilon Rosa. Doze salas ficaram alagadas e o expediente escolar foi suspen-so na tarde desta quinta-feira.

Salas de aula sem os alunos

O excesso de chuva em Mata, no Vale do Jaguari, causou o transbordamento de um riacho que corta o município. As ruas do município ficaram cober-tas de água e o nível continuou

subindo durante o dia, já que a chuva não parou no município. A água invadiu residências e es-tabelecimentos comerciais. Al-gumas pessoas ficaram ilhadas. Em Jaguari, o rio subiu

Arroio transbordou em Mata

FOTOS DEIVID DUTRA / A RAZÃO

RAUL PUJOL

Page 17: Jornal A Razão 09/10/2015

81 anos de informação à comunidade

Há 81 anos, o Jornal A Razão colocava em circulação sua primei-

ra edição. Era uma terça-feira de 1934 e o Brasil ainda bus-cava informações sobre o con-flito ocorrido em São Paulo envolvendo membros da Ação Integralista Brasileira (AIB) e da Aliança Nacional Liberta-dora (ANL), que dividiam as opiniões a respeito do então presidente Getúlio Vargas. O assunto foi o principal desta-que da edição nº 1 de A Razão.

Ao longo de oito décadas, o jornal foi criando sua própria identidade. Inicialmente, as notícias eram pautadas por as-suntos nacionais e internacio-nais, como a Segunda Guerra Mundial. Cinco anos após sua fundação, o Jornal A Razão passou a direcionar seu foco para os fatos locais, com am-plo espaço para os assuntos de interesse da comunidade de Santa Maria e da região, sem deixar de noticiar, também, as questões nacionais e inter-nacionais de grande repercus-são. Várias foram as manche-tes, com notícias boas e outras nem tanto.

Com o advento da tecnolo-gia, o Jornal A Razão, um dos mais longevos veículos de co-municação do interior do Rio Grande do Sul, também foi se modernizando. Mudanças ocorreram no formato, na for-ma de se escrever as notícias e no processo de construção de cada página, sempre com o objetivo de oferecer ao lei-tor uma informação precisa e mais ágil. Por isso, passou a investir também na edição online, pela qual apresenta a notícia de maneira instantâ-nea aos leitores virtuais.

Hoje, o Jornal A Razão conti-nua priorizando os assuntos que envolvem Santa Maria e região, mantendo as características que pautaram 81 anos de trabalho, que é levar informação com transparência, imparcialidade, credibilidade e fazendo parte da vida da comunidade.

Confira nesta e na próxima página alguns assuntos que foram destaques e que marca-ram a história dos 81 anos do Jornal A Razão. Continua na página 11.

JORNAL A RAZÃO COMEMORA ANIVERSÁRIO PRIORIZANDO OS FATOS LOCAIS E A COMUNIDADE

Reprodução parcial da capa da primeira edição

de A Razão, que circulou no dia 9 de outubro de 1934. No destaque, as

repercussões do confli-to entre integralistas e

comunistas, ocorrido em São Paulo. Nos primeiros

anos, o Jornal A Razão noticiava principalmen-

te os fatos nacionais e internacionais de maior

relevância. A característi-ca local e regional foi se

consolidando ao longo de seus 81 anos de história

CARMEN STAGGEMEIER XAVIER

10 ESPECIAL SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Em outubro de 1971, A Razão trazia em desta-que na sua capa a inauguração da Base Aérea de Santa Maria, fortalecendo a característica mi-litar da cidade. Hoje, a presença do Exército Bra-sileiro e da Força Aérea Brasileira coloca o municí-pio em posição de destaque no cenário interna-cional de defesa

Em fevereiro de 1996, uma triste

notícia para a comunidade de

Santa Maria e região. A Razão

noticiava o fim do transporte

de passageiros pelas linhas

ferroviárias. A cidade continuou sendo o principal

entroncamento ferroviário do

Estado, porém, apenas para o transporte de

produtos. O fato também marcou

o fim dos áureos tempos da Gare

da Estação

Em outubro de 1990, os san-ta-marienses foram às urnas para escolher o governador. Foi uma das eleições mais disputadas da história. No segundo turno, Alceu Colla-res venceu o santa-mariense Nelson Marche-zan e se elegeu.

Em 1984, os santa-marienses

foram às ruas pelo movimento

Diretas Já. Comí-cios foram reali-

zados por líderes políticos. O povo

tinha apenas um própósito: o de garantir seu direito de parti-

cipar da escolha dos governantes, nas esferas muni-

cipal, estadual e nacional, através

do voto direto

Page 18: Jornal A Razão 09/10/2015

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015 11ESPECIAL

Em maio de 1998, a descoberta de novos fósseis de dinossauro voltou a ser destaque no meio acadêmico e também nos noticiários. Pesquisa-dores da Universidade Federal de Santa Maria descobriram um novo sítio paleontológico na localidade de Água Negra, no município de São Martinho da Serra. O material coletado atraiu a atenção de estudiosos de outras regiões do País

No dia 17 de maio de 2000, data de aniversário de Santa Maria, o Jornal A Razão trouxe uma novi-dade: a impressão em cores. A capa, a contraca-

pa e outras páginas passaram a mostrar um novo visual, mais moderno, apresentando a notícia de forma mais dinâmica. Nesta edição, o destaque

para o fim da Rua 24 Horas, a primeira do interior do Estado, inaugurada em 1992

Apesar de já ter seu foco prioritariamente

nos assuntos locais, A Razão trouxe aos seus

leitores, na edição de 12 de setembro de 2001, os detalhes da série de ataques terroristas que colocou em alerta não

apenas os Estados Uni-dos, mas todo o mundo. No Brasil, inclusive em Santa Maria, a preocu-

pação e o desespero em saber notícias de conter-râneos que moravam em solo norte-americano na

época dos atentados

Em janeiro de 2010, o que era para ser uma simples vistoria acabou se transformando em tragédia. Devido às fortes chuvas naquele período, a ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, principal ligação entre Santa Maria e Porto Alegre, não suportou a pressão da água e aca-bou desabando. Além de carros que transitavam no local, uma equipe da Prefeitura de Agudo estava sobre a ponte vis-toriando os estragos da chuva quando ocorreu o desabamento.

Depois de trazer notícias e imagens em cores, a edição do dia 28 de janeiro de 2013 circulou com a cor preta em destaque, em luto pela morte de 231 pessoas na tragédia que abalou a cidade: o incêndio da Boate Kiss. O fato, que ganhou repercussão internacional, continuou a ser desta-que à medida que novas vítimas eram incluídas na trágica lista, totalizando 242 mortes. O assun-to continua sendo destaque nas reportagens de A Razão por conta dos processos que seguem em julgamento

Em 2015, o Jornal A Razão deu mais um passo no processo de modernização de suas edições.

Desde março deste ano, as páginas são impres-sas totalmente em cores, apresentando um novo

projeto e layout gráfico. A proposta valoriza a imagem, os detalhes da notícia e uma apresen-tação mais dinâmica dos fatos que fazem parte

da história de Santa Maria e da região. Além das mudanças no formato impresso, houve uma

reformulação na versão digital de A Razão

Page 19: Jornal A Razão 09/10/2015

12/CLASSIFICADOS SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

12

APTO 2d (1suite),sac., chur.,porcelanato, gar., gáscentral, próx. UFSM,R$285 MIL . Tr. 91137219 / 9959 4007 Cr.34541.

APTO IMPERDIVELSEMI- MOBILIADO,CENTRAL 2DORM.,C/ SUITE, 2 SAC.,ANDAR ALTO, SALÃODE FESTAS GAR.,R$395 MIL Tr. 81132206 / 9978 9096 CR.40.831

APTO excelente,amplo 1dorm., comgar., próx. FadismaR$170 mil T. 91050868 / 9608 7565 cr46.172

APTO. 1d. novo, elev,Rosário R$155.000.F:3026 1313 / 96509285. Cr.23116J

BARBADA doisterrenos pelo preço deum!!!! Terrenomedindo: 24x42totalizando 1.008m2DISTRITO DE BOCAM O N T E - V I L AE S M E R A L D ADOCUMENTAÇÃOEM DIA. Valor R$80.000,00 Cr. 23.535JF:3027 7608 / 99197909

CASA 2d., piscina,portaria, q. esportes,chur., cond., TerraNova, R$210mil.cerrito.F:3026 1313 /9650 9285. Cr.23116J

CASA alto padrão,condominio fechado,mobiliado, 4dorm.,3suites, 5 gar., áreaprivativa 460m2 eterreno de 1.600m2 Tr.8113 2206 / 9978 9096CR. 40.831

INVESTIDOR - apto1dorm., porc., sac.,chur., LOCADO PORR$850,00, Próx.UFSM - somenteR$166mil Tr. 91137219 / 9959 4007 Cr.34541.

NELSON IMÓVEIS -BARBADA terrenoCamobi próx. a BASM405m2 R$150mil fin.(ac. prop.) cód. 8940.Fone: 3217 0017 /9967 6999

NELSON IMÓVEIS -cód. 6064 PONTOCOMERCIAL, bemcentralizado centro -Duque de CAxiasR$90 mil ac carro eproposta . Fone: 32170017 / 9967 6999

NELSON IMÓVEIS -cód. 9398 TERRENO17 X 30 em Camobi lote3 Antônio Gonçalvesdo Amaral R$212mil.Fone: 3217 0017 / 99676999

NELSON IMÓVEIS -cód. 4607 APTO 3d,1banh., D.E., A.S., gar,posição frente Av.Presidente VArgasR$244mil Fone: 32170017 / 9967 6999

NELSON IMÓVEIS -cód. 1359 Apto naPLANTA 1d., 1banh.,pe, elev., CamobiR $ 1 6 0 . 9 9 7 , 9 1financiável. Fone:3217 0017 / 9967 6999

NELSON IMÓVEIS -cód. 60493dorm.,3banh., 1 suite,1gar., chur., sac., port24hs Pedro Londero -km3 próx. as DoresR$411 mil . Fone:3217 0017 / 9967 6999

NELSON IMÓVEIS -cód. 9660, CASA -alvenaria, 3d., 2banh.,1suite., c/ gar., pátiomur., 360m2 chácaradas Flores R$175 mil .Fone: 3217 0017 / 99676999

O P O R T U N I D A D EÚNICA , terreno com35 x 48 m de frente .AV. Pres. VArgasR$7.000.000,00creci23210J F:9972 4747

R$ 310 mil aptofrente foro, 2dorm.,elev., gar., creci23210J F:9972 4747

R$490 MIL apto nocentro , 3dorm., dep.,gar., frente, chur.,elev., ót. negocio creci23210J F:9972 4747

TERRENO 675m ,Itaára, próx. museuUfologia, R$39mil .F:3026 1313 / 96509285. Cr.23116J

TERRENO, medindo 10x 44, três minutos docentro. doc. ok R$150mil T. 9105 0868 / 96087565 cr 46.172

VENDO CASA 2 dorm.,1 banh., sala e cozinhano B. Caturrita R$ 130Mil. Fone: 9946 8881

apto 1d. frente, sacad,área serv., R$125mil ,centro. F:3026 1313 /9650 9285. Cr.23116J

apto 3d., 102M2, chur.,gar, rua Olavo Bilacquase esquina SerafimValandro R$320 mil . Tr.9113 7219 / 9959 4007Cr. 34541.

apto 3d.frente, suite,gar., chur., área serv.,B. Duque de CaxiasR$270mil . F:30271312/ 99620312Cr.23116J

apto AMPLO , 3dorm.,1 suite, 2sac., chur.,gar., próx. HospitalCaridade R$375mil T.9105 0868 / 9608 7565cr 46.172

apto centralíssimo2dorm., c/ gar., prédionovo R$195 mil alugadoR$850,00Tr. 8113 2206/ 9978 9096 CR. 40.831

160 HA EMTUPANCIRETÃ PARASOJA 500SC/HA. ENT.,MAIS 4 PARCELAS.F:3026 6640 / 9944 9236/ 8404 0819 / 9112 4356/ 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

96 ha em Tupanciretãpara soja 450 sc / haent. mais 2 vezes. F:3026 6640 / 9944 9236/ 8404 0819 / 9112 4356/ 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

CASA 3 dorm., (1 suite)área de serviço, chur.,gar., canil, ItararéR$200 mil . F: 30266640 / 9944 9236 / 84040819 / 9112 4356 / 81160492 www.marcianomachado.com

TERRENO comcasa,centro R$510mil.F: 3026 6640 / 99449236 / 8404 0819 / 91124356 / 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

CHÁCARA em SÃOPEDRO 2,5 HA 4 KMDA CIDADE TROCAPOR CASA STAMARIA R$180MIL F:3026 6640 / 9944 9236/ 8404 0819 / 9112 4356/ 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

LOJA para mercado oufarmacia 360m2R$600mil, recebeimoveis. F: 3026 6640 /9944 9236 / 8404 0819/ 9112 4356 / 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

OFERTA: Apto 1 dorm.,próx. UNIFRAR$100MIL mais parc.R$363,00 F: 3026 6640/ 9944 9236 / 8404 0819/ 9112 4356 / 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

TERRENO 10m x28,60 COM 2 CASASDE MADEIRA R$180MIL . Perpétuo socorro.F: 3026 6640 / 99449236 / 8404 0819 / 91124356 / 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

TROCO - Casacomercial/ residencialem Tupã por imovel emSanta Maria R$350MILF: 3026 6640 / 99449236 / 8404 0819 / 91124356 / 8116 0492w w w . m a r c i a n omachado.com

casa central comércioou residência com 13cômodos R$940mil,recebe apto.F: 30266640 / 9944 9236 / 84040819 / 9112 4356 / 81160492 www.marcianomachado.com

* NICOLE 50 meiahora F:9693 0586

** JESSIKA TRANSEX** F:55 9645 0403 c/fotos www.jesikagaucha.com

** JULIANA R$50,009192 6068

**** JAMILY **** F:99929327

**FABIANA COMSITE** F:9610 9781

*ANITA* loira estilomenininha $50 F.99826269

CASADA F: 9611 8155

DAIANE Morenarecém chegada .F:9166 2630

VENDO TITULOREMIDO CLUBEDORES R$ 18Mil.Fone: 9162 0767/8163 4801

SOFÁ lavado e seco nomesmo dia a domicilio,fica novo como de lojaF: 3217 5109 / 96306183 / 8121 5112whatshap

COMUNICA OROUBO de um talãode produtor rural, POROCASIÀO DO ROUBOA RESIDENCIA DEQUE FORA VITIMA.num. P050477711 emnome de :E L I S A N D R OL O N D E R OESPINDOLA numeroda incrição estadual1 0 9 / 1 1 1 4 8 7 8Ocorrência 27394/2015Órgão 150507 SantaMaria - RS

SPLIT VENDA,INSTALAÇÃO EM A N U T E N Ç Ã O .F:9956 7500 /8426 3390/ 9117 5906 / 8166 0917 VOLKSWAGEM

S A V E I R OSUPERSURF 2007 c/ac, dh , prata(INQ7241) BarbadaR$16 mil . F:9616 1096

DEBORA RIOS atendeno local e hoteis , motéis, 100% liberal.transesexdeborablogspl.com.brot F:9715 5163

DEBORA RIOS atendeno local e hoteis , motéis, 100% liberal.transesexdeborablogspl.com.br F:9715 5163

FERNANDA 19 ANOS.F:9207 6810

HANNA R$50, C/local. F:9179 7856

L A R APROMOÇÃO.F:84240156

M A R A V I L H O S ATRANSEX Linda,loira, Supert u r b i n a d a !w w w . f e r n a n d af e r r a c i n y2015.blogspot.com.brF:9698 7157 +18a

MORENA recémchegada 100% liberal.F:9170 7006

TRANSEX VALKIRIALinda alto nível, superfeminina, para homensde classe e bom gostoc/ site.F:9692 1041

Page 20: Jornal A Razão 09/10/2015

AGENDA

HOJE

ANIVERSÁRIO DO CIBLDO Centro de Instrução de Blindados realizará nesta sexta-feira, dia 19, uma solenidade comemorativa ao seu 19º aniversário de criação. A cerimônia terá início às 11h, nas instalações da orga-nização militar. Mais informações pelo telefone (55) 3212-5505.

Serviços no feriadãoO feriadão de Nossa Apa-

recida e Dia da Criança, que vai até segunda-feira, 12, na prática, começou ontem para alguns setores. A Prefeitura não terá expediente interno, mas serviços essenciais estão garantidos. Durante o final de semana e no feriado de segun-da-feira funcionarão normal-mente o Pronto Atendimento Municipal, localizado no Bair-ro Patronato; o Pronto Aten-dimento Odontológico (junto ao PA do Patronato), o Pronto Atendimento Rubem Noal, do Bairro Tancredo Neves, e a UPA, junto ao Hospital Casa de Saúde, no Bairro Perpétuo Socorro. Da mesma forma, as ambulâncias do SAMU podem ser solicitadas através da Cen-tral de Regulação, pelo núme-ro 192. Veja o que funciona e o que fecha no feriadão.

Gerência Municipal de Trânsito (GMT)Tanto no final de semana,

quanto no feriado, a Gerência Municipal de Trânsito funcio-na com plantão e atendimento de ocorrências, das 7h às 24h. Denúncias podem ser encami-nhadas por meio do telefone 3921 7092.

Guarda Municipal Também estará atuando na

ronda dos prédios municipais e espaços públicos.

Recolhimento de lixoA secretaria de Meio Am-

biente informa que durante o final de semana e no feriado a coleta de resíduos sólidos, con-teinerizado e convencional, será realizada normalmente. Atendimento a quem chega De sábado a segunda (12), o Centro de Atendimento ao

Serviços da UPA estão entre os que estarão funcionado no feriadão

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015 13SERVIÇO

Turista (CAT) do Centro, localizado na Avenida Rio Branco, em frente ao super-mercado Carrefour, funcio-nará das 10h às 15h. Já o CAT da Estação Rodoviária, neste mesmo período, terá atendi-mento das 13h30 às 18h. O CAT da Rodoviária atende pelo telefone 0800 642 4802.

Casa de Passagem para AdultosA Casa de Passagem, loca-

lizada na Rua 7 de Setembro, nº 806, funciona normalmen-te, 24h por dia. O telefone de contato é 8405 4175.

Restaurante Popular Fechou na quinta-feira por

causa da chuva e só deverá re-abrir após o feriadão, na ter-ça-feira.

BancosOs bancos estão em greve

(leia mais na página 7). No entanto, as agências que não

aderiram funcionam hoje. Na segunda-feira, não haverá ex-pediente bancário.

AES SulNo dia 12 de outubro, se-

gunda-feira, as Lojas de Aten-dimento e a Rede Conveniada não terão atendimento. Para informar falta de energia elé-trica pode ser usado o Tor-pedo Fácil. Basta enviar um SMS para 28410, colocando apenas o código de cliente. Funciona nas 24 horas do dia. Os clientes também podem solicitar todo tipo de serviço através do site www.aessul.com.br Quem precisar en-trar em contato com a AES Sul devem ligar para a Central de Relacionamento, que aten-de nas 24 horas do dia, todos os dias da semana. O número do telefone é o 0800 707 7272 (ligação gratuita). Para mais informações, o cliente pode usar, também, o site da AES Sul – www.aessul.com.br – nas 24 horas do dia.

EDUCAÇÃO

O ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque fará palestra na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) dia 3 de novembro, às 10h, no anfiteatro C da Química (pré-dio 18). Com a tema “A cons-trução de um sistema nacional de conhecimento e inovação”, a palestra será aberta a todos os interessados. A intenção é promover debates com pesqui-sadores, intelectuais, lideranças políticas e culturais. Mais infor-mações no site www.ufsm.br.

EX-MINISTRO VEMA SANTA MARIA

HOJE, SÁBADO E DOMINGO

ROMARIA NA TANCREDOA Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Tancredo Neves, Hoje, dia 9, será realizada missa crioula, às 19h, e às 20h, um buffet de pastéis. A programação de sábado começará às 17h30, com carreata. Às 19h ocorrerá celebração eucarística e, às 20h, jantar dos risotos, a R$ 12. Domingo, dia 11, a procissão terá saída às 9h30, do entroncamento das ruas Maranhão e Rio Branco. Às 10h30, celebração eucarística da Festa da Aparecida e, a partir das 11h30, almoço no local, ao custo de R$ 15. Às 14h, acontecerá a bênção da saúde com celebração.Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (55) 3212-9616.

SÁBADO E DOMINGO

ENCONTRO EM SANTIAGO As famílias Finamor-Jor-nada-Fortes realizam neste final de semana em Santiago, seu 28º Encontro. O ocorre anualmente em Santiago há mais de 15 anos. A programa-ção começa com almoço na AABB, no sábado. Após, será realizada carreata, culminan-do com uma mateada na praça central. No domingo a festa começa com café colonial na Associação dos Oficiais da Reserva e intensa programação durante todo o dia, com almoço, tertúlia, brincadeiras e jantar. Mais de 200 pessoas devem comparecer.

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

Super Dia da Criançaé cancelado na cidade

A Prefeitura de Santa Maria cancelou o evento “Super Dia das Crianças”, em função do mau tem-po. A quarta edição do projeto La-zer na Cidade seria realizado na segunda-feira, dia 12, em alusão ao Dia da Criança. No entanto, devido às fortes chuvas registradas em San-ta Maria e região, a Praça do Mal-let, onde aconteceria a programa-

ção, está sem condições de receber o público. Já a Super Marcha 2015, atividade que ocorreria junto com o Lazer na Cidade, deverá realizar uma ação para divulgar o evento, em local fechado a ser definido. O Lazer na Cidade Super Dia das Crianças deverá ocorrer até o final de outubro, em data a ser divulgada pela coordenação do evento.

Page 21: Jornal A Razão 09/10/2015

CAMOBI

Uma patrulha da Brigada Militar fazia ronda no Beco do Beijo, Bairro Camobi, em um antigo ponto de venda de dro-gas, quando notou movimen-tação suspeita de um casal. Ao perceber a chegada dos policiais militares, um homem jogou lon-ge uma pequena pedra de crack. Em revista à mulher, os policiais encontraram outras pedras de crack e saquinhos de maconha. Segundo os policiais, a mulher é suspeita de comercializar a dro-ga. Ela foi autuada em flagrante e encaminhada ao Presídio Re-gional de Santa Maria.

MULHER É PRESA POR TRÁFICO

14 POLÍCIA SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Cuidado dobrado nas estradas

O número de pessoas mortas de forma violenta e intencional che-gou a 58.559 no Brasil em 2014, de acordo com dados do 9º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, a ser oficialmente lançado hoje.

A taxa nacional de mortos por cem mil habitantes ficou em 28,9 em 2014, também a marca mais alta em sete anos. O crescimen-

to em relação ao índice de 27,8 verificado em 2013 foi de 3,9%.

No ano passado, Santa Maria registrou 51 assassinatos, uma taxa de 21 mortes por 100 mil habitantes. A cidade registra um homicídio por semana em média.

“O Brasil ostenta taxas tão altas há tantos anos que se

POLÍCIAS RODOVIÁRIAS REFORÇAM EFETIVOS NO FERIADÃO E ALERTAM PARA EXCESSO DE VELOCIDADE E CONDUÇÃO NA CHUVA

A intensificação na fiscali-zação, principalmente por radares, e o foco no

excesso de velocidade são os pontos prioritários da Opera-ção Viagem Segura do feriado de Nossa Senhora Aparecida. As Polícias Rodoviárias Esta-dual e Federal alertam para os cuidados em viagem com pis-ta molhada, já que a previsão para todo o Estado é de chuva no feriadão.

Segundo a PRF, as estatísti-cas de trânsito mostram que na grande maioria dos casos, antes de o acidente ocorrer, há uma infração ou crime de trânsito. “Acidentes por problemas cli-máticos como chuva aconte-cem, mas a grande maioria é causada pela imprudência. Por isso, todo o cuidado na pista molhada é pouco”, diz o inspe-

tor Marcelo Ramos da PRF. O excesso de velocidade é

uma das principais causas de acidentes com alta gravidade. A mistura de álcool e direção tam-bém estará sendo combatida em várias frentes no feriadão, com reforço na Operação Balada Se-gura dentro das cidades, assim como pesagem de caminhões e vistorias em rodoviárias.

A Operação Viagem Segura de Nossa Senhora Aparecida começou à zero hora de ontem e se estende até a meia-noite da segunda, 12 de outubro.

Na lista de 15 feriados em que ocorre anualmente a Ope-ração Viagem Segura, o de Nos-sa Senhora Aparecida ocupa a sexta posição em número de vítimas fatais, com sete óbitos por dia, na contagem de janeiro de 2007 a junho deste ano. Esse número é pouco menor que a média geral dos finais de sema-na, que é de 7,6 mortes por dia.

Em 2014, o feriado contabi-lizou 21 óbitos. No mesmo pe-ríodo de 2007 a 2014, enquanto os outros feriados tinham em média 25% dos mortos na con-dição de motociclista, o de Nos-sa Senhora Aparecida registrou 32% dos óbitos.

Alerta é para atenção máxima nas estradas devido à previsão de chuvas

DEIVID DUTRA / A RAZÃO

Sete pessoas são mortas por hora no Brasilpode falar em uma violência endêmica, e não epidêmica. É um problema grave e crônico. Nós concentramos 2,8% da po-pulação do mundo e 11% dos homicídios. Somos um país ex-tremamente violento”, afirma a socióloga Samira Bueno, dire-tora-executiva do Fórum Bra-sileiro de Segurança Pública,

organização responsável pela elaboração do anuário.

É a marca mais alta em sete anos e representa 160 assassi-natos por dia, quase sete por hora. Houve um aumento de 4,8% em relação ao recorde anterior, registrado em 2013, quando 55.878 pessoas foram assassinadas no país.

SANTA MARIA

No final da tarde de quarta-feira, uma ambulância do Ser-viço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi apedrejada durante um atendimento na Vila Schirmer. Segundo relato dos socorristas aos policiais, um menino entrou na ambulância e só depois de algum tempo ele saiu, ameaçando os socorristas. Depois que o menino desceu da ambulância, ele e outros dez menores apedrejaram o veícu-lo. A ambulância teve a lataria amassada e um vidro quebrado.

AMBULÂNCIA DO SAMU É APEDREJADA

EM TEMPOS DE CHUVA, CUIDADO COM A AQUAPLANAGEM

A aquaplanagem é um dos grandes vilões do motorista na estrada. Dizemos que um carro aquaplanou quando a roda perde contato com o solo. Ao passar por uma poça ou uma enxurrada, o pneu não conse-gue, com seu traçado, não consegue “tirar a água de baixo”, fazendo com que o veículo flutue.– Confira sempre a pressão dos pneus e mantenha-os calibrados na medida sugerida pelo fabricante.– Não ande com os pneus gastos. – Procure ter os mesmos pneus para as quatro rodas (mesmo dese-nho) e faça o rodízio regularmente.Se mesmo assim você encarar uma aquaplanagem, procure:– Reduzir a velocidade assim que uma chuva mais forte começar – Tirar o pé do acelerador imediatamente ou, se possível, um pouco antes de encarar uma região mais alagada – Nunca pise no freio enquanto está aquaplanando – Mexa levemente o volante para os lados para sentir se o carro já passou pela poça – Mantenha as mãos firmes no volante.

Vilmar da Silveira Ribeiro foi absolvido ontem da acusação de ter matado José Fabiano da Silva Moraes em 2011. O júri conside-rou que não houve provas diretas que colocassem Riberio na cena do crime. Segundo a denúncia do

Ministério Público, no dia 3 de abril de 2011, por volta das 06h15, na Rua Samuel Kruschin, dois ho-mens mataram a vítima com sete tiros no peito. Ribeiro foi aponta-do como um dos autores. O MP pode recorrer da decisão.

Inocentando de matar De acordo com a Brigada Mi-

litar, o corpo de um homem foi encontrado no final da tarde de ontem em um mato, atrás do Ho-tel Fazenda Pampas, antiga Cida-de dos Meninos, entre o Bairro Camobi e Arroio Grande.

O corpo foi recolhido e leva-do ao Departamento Médico Le-gal (DML). O cadáver estava em avançado estado de decomposição e não foi identificado. Também é desconhecida a causa da morte, o que deve ser apurado por perícia.

Corpo é encontrado

SANTIAGO

Um idoso de 89 anos, resi-dente na Rua Padre Assis, em Santiago, relatou que por vol-ta das 4h30 de ontem estava dormindo quando ouviu um barulho na porta da cozinha e percebeu que quatro homens entraram na residência. Os cri-minosos derrubaram o idoso no chão e colocaram uma faca no pescoço da vítima. Foi roubada uma carteira que estava dentro do travesseiro contendo docu-mentos e a quantia de R$ 880. Também foi levadauma faca de prata. A residência ficou toda revirada.

IDOSO É AGREDIDO E ROUBADO EM CASA

Page 22: Jornal A Razão 09/10/2015

COPA COMERCIÁRIOS

Na última quarta-feira foi defi-nida a primeira equipe campeã da Copa Comerciários 2015. Na AABB foram disputadas as finais da Bocha de Trio Mas-culino e a Eny (foto) ficou o título. A Pampeiro Caminhões ficou com o vice-campeona-to e a Rede Vivo terminou na terceira colocação. Na semana que vem seguem as partidas do Futsal Masculino e Feminino e Futebol 7 Masculino.

DEFINIDA EQUIPECAMPEÃ NA BOCHA

Chile faz 2 a 0 ao natural

Ontem à noite, o Brasil enfrentou o Chile, na estreia das Elimina-

tórias da Copa do Mundo da Rússia 2018 e perdeu por 2 a 0. Eduardo Vargas e Alexis Sánchez marcaram os gols no segundo tempo. Além disso, o selecionado de Jorge Sampaoli colocou duas bolas na trave de Jefferson.

PRIMEIRO TEMPO

No primeiro tempo, Brasil e Chile demoraram a construir oportunidades de gol. Aos 9 minutos, o primeiro lance de perigo. Hulk cobrou falta so-frida por Willian, e a bola pas-sou à direita da meta do Chile. Aos 13, Sánchez fez jogada in-dividual e rolou para Vargas, que bateu colocado, à esquer-da do gol de Jefferson. Aos 24, Douglas Costa arrancou com a bola dominada e passou para Daniel Alves. O lateral fez o cruzamento e Oscar bateu forte, de perna esquerda, pela linha de fundo.

Aos 41, a melhor chance da primeira etapa. Mark Gonzá-

EQUIPE CHILENA CONSTRUIU O PLACAR NA SEGUNDA ETAPA E AINDA COLOCOU DUAS BOLAS NA TRAVE

GILSON ALVES

Atacante Sánchez (dir.) foi um dos melhores em campo, ontem à noite

lez, que recém havia entrado, ganhou a dividida e rolou para Sanchez, que girou o corpo e bateu de primeira. A bola ex-plodiu na trave do arqueiro brasileiro. Logo depois, o Bra-sil respondeu com dois chutes de Hulk, mas Bravo defendeu e os primeiros 45 minutos fi-caram mesmo no 0 a 0.

SEGUNDO TEMPO

No início da segunda eta-pa, o time brasileiro chegou a puxar alguns contra-ataques, mas pecou no último passe e não finalizou a gol. Aos 9, o Chile chegou forte. Após joga-da pela direita, a bola sobrou para Isla, que bateu forte, cru-zado, acertando pela segun-da vez a trave da equipe de Dunga. Aos 22, chance clara de gol para o Chile. Sanchéz, o melhor em campo, arrancou pelo meio. A bola sobrou para Vidal, que abriu para Mark González. O atacante canhoto finalizou cruzado, raspando o poste da meta do Brasil.

Aos 27, o primeiro gol do selecionado de Sampaoli. O volante Luiz Gustavo cometeu falta boba. Fernández cobrou na área canarinho, Vargas desviou de primeira, Jefferson não alcançou e o Chile fez o 1 a 0. Aos 31, Dunga promoveu a entrada de Ricardo Oliveira na vaga de Hulk, mas pouco adiantou.

Aos 44, o lance que com-provou a superioridade chile-na. Sánchez iniciou a jogada e

DIVULGAÇÃO / A RAZÃO

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015 15ESPORTE

BASQUETE

Hoje, às 17h, a equipe sub-15 do Corintians volta à quadra pelo Campeonato Estadual de Basquete Masculino. O con-fronto será contra o Colégio Sinodal, de São Leopoldo, no Ginásio Saul José Machline, na Rua General Neto, nº 121. O time comandado pelo técni-co Ricardo Leal, o Catila, tem três jogos restantes nessa fase, somando até o momento três vitórias e quatro derrotas. Se vencer dois dos próximos três compromissos, garante a 3ª co-locação. A entrada é franca.

CORINTIANS JOGAPELO ESTADUAL

DUPLA GRE-NAL

Apesar da chuva, os dez dias sem jogos oficiais tem sido pro-veitosos para a dupla Gre-Nal. No treinamento Tricolor a prin-cipal novidade de ontem foi o volante Ramiro, que voltou a trabalhar com bola. A previsão é que o jogador possa estar à disposição nas últimas rodadas do Brasileirão. No Inter, quem vem ganhando espaço é o meia-atacante Alisson Farias. Com a ausência de Valdívia e Vitinho, que estão servindo à Seleção Olímpica, o jovem atleta está figurando entre os titulares ao lado de Lisandro López.

TREINAMENTO FORTE NA INTERTEMPORADA

Dupla Rio-Nal também foi atingida pela chuvaA dupla Rio-Nal foi atingida

pelas fortes chuvas que caem em Santa Maria e região nos últimos dias. Não bastassem os adiamen-tos das partidas das equipes, que jogariam em casa, na quarta e quinta-feira, ontem os estádios das equipes santa-marienses fo-ram danificados pelo temporal.

No Estádio Presidente Var-gas, casa do Alvirrubro, par-te do muro da Rua Ana Nery desabou. O local atingido foi o vestiário do visitante, próximo onde geralmente fica o ônibus das equipes que vêm enfrentar a equipe da Baixada. “A água subiu mais de um metro e meio dentro do nosso vestiário, os canos não deram vencimento para escoar e a parede caiu. Nós não temos muito o que fazer an-tes de parar a chuva”, declarou Heriberto Marquetto, presidente do Inter-SM. De acordo com o mandatário a Associação Avante Alvirrubro deve utilizar parte do

dinheiro arrecadado para recons-truir a área danificada.

No Estádio dos Eucaliptos, o problema se deu próximo a Rua Mariazinha Domingues, à esquerda de quem entra na casa

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

Parede do vestiário visitante do Presidente Vargas cedeu

do Periquito. “O terreno ficou alagado por baixo do muro do Riograndense e a umidade aca-bou derrubando o local. A terra ficou mais pesada e pressionou a base (parte inferior), e como o

terreno do vizinho é mais baixo que o nosso, acabou ocasionan-do esse problema” explica Vil-mar Pisani, um dos engenhei-ros responsáveis pela comissão de obras do clube.

Muro próximo a entrada da Mariazinha Domingues tombou

Bolívia 0 x 2 Uruguai

Colômbia 2 x 0 Peru

Venezuela 0 x 1 Paraguai

Chile 2 x 0 Brasil

Argentina 0 x 2 Equador

1° RODADA - ELIMINATÓRIAS

CHILE: Bravo; Silva (Mark González), Medel e Jara; Isla, Díaz (Vilches), Vidal, Valdívia (Fernández) e Beausejour; Sánchez e Vargas. Técnico: Jorge Sampaoli

BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Willian, Oscar e Douglas Costa; Hulk (Ricardo Oliveira). Técnico: Dunga

Gols: Vargas e SánchezArbitragem: Roddy Zambrano, auxiliado por Christian Lescano e Byrom Romero (trio equatoriano)

FICHA TÉCNICA

tabelou com Vidal. Já na pe-quena área, Sánchez chutou, Miranda salvou no primei-ro momento, mas o camisa 7 completou no rebote. Final em Santiago: Chile 2 x 0 Brasil e saiu barato.

Na próxima terça-feira, pela 2ª rodada das Eliminató-rias, o Brasil recebe a Vene-zuela, às 22h, no Castelão, em Fortaleza.

Page 23: Jornal A Razão 09/10/2015

Nublado e com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

Pode garoar de manhã e à noite. O dia permance nublado.

Dia nublado com aberturas de sol. Em algumas áreas pode haver neblina.

Nublado com chuva

Pancadas de chuva

Sol com nuvens

15

10

16 18

12 13

PREVISÃO DO TEMPO

Pancadas de chuva

16

11

Instabilidades associadas a uma frente fria provocam chuva a qualquer hora no oeste e sul do RS. A previsão é de chuva forte em todo o Estado. Temporais podem ocorrer na região central e no oeste.

HOJE

SEXTA-FEIRA, 09 DE OUTUBRO DE 2015

Na manhã desta quinta-feira, no Salão de Eventos do Prédio da SUCV, foram entre-gues as premiações aos vencedores do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo jornal A Razão na promoção “Verde Que Te Quero Verde”, que tem como objetivo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Ao todo foram agraciados na ce-

rimônia 16 crianças e adolescentes, além da entrega de menção honrosa. Os premiados estudam nas redes pública e particular de ensino em Santa Maria. O projeto é desenvol-vido há 28 anos, com a entrega de mudas. Na edição deste ano foram distribuídas 11 mil mudas de espécies nativas e frutíferas de árvores.Leia mais no Segundo A Razão.

GABRIEL HAESBAERT / A RAZÃO

SÁBADO DOMINGO

Prêmio em defesa do Verde

Alerta nasestradas eos serviços na cidade

Páginas 13 e 14

FERIADÃOSEGUNDA