Javé Nessi Novembro 2012

8
Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José/SC Novembro de 2012 | Ano 3 | Edição 38 Distribuição Gratuita “O Senhor é a nossa bandeira” J AVÉ NESSI pág. 3 pág. 7 Leia mais: pág. 2 pág. 3 pág.4 pág. 8 » Artigo do Pároco » Tempo do Advento » Cristo Rei Sínodo dos Bispos: uma nova evangelização » Doador de Sangue A alegria da Primeira Comunhão Eventos marcam o Ano Eucarístico Paroquial, coroado com um Congresso especial em novembro – Pág. 05 Paróquia acolhe show com Antonio Cardoso

description

Javé Nessi Novembro 2012

Transcript of Javé Nessi Novembro 2012

Page 1: Javé Nessi Novembro 2012

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José/SC

Novembro de 2012 | Ano 3 | Edição 38Distribuição Gratuita

“O Senhor é a nossa bandeira”

JAVÉ NESSI

pág. 3 pág. 7

Leia mais:pág. 2

pág. 3

pág.4

pág. 8

» Artigo do Pároco

» Tempo do Advento

» Cristo Rei

Sínodo dos Bispos: uma nova evangelização

» Doador de Sangue

A alegria da Primeira Comunhão

Eventos marcam o Ano Eucarístico Paroquial, coroado com um Congresso especial em novembro – Pág. 05

Paróquia acolhe show com Antonio Cardoso

Page 2: Javé Nessi Novembro 2012

2 www.paroquiasantoantonio.netNOSSA CASA

O jORNAL JAVÉ NESSI É UMA PUBLICAÇÃO DA

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO.

direção e revisão:PE. HÉLIIO DA CUNHA

e-mail: [email protected]

WWW.PAROQUIASANTOANTONIO.NET

contato: 48 3241 0637 | RUA IRMÃOS VIEIRA, 4

CAMPINAS - SÃO JOSÉ

rua prof. rosinha campos, 52,sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC

FONE: 48 3365 [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELKETLIN DA ROSA - SC02821 - [email protected]

projeto grá�co / diagramaçãoAndré Kinal

tiragem: 3 mil

periodicidade: mensal

impressão: grá�ca gra�norte

[email protected]

texto / reportagensRoberson Pinheiro

[email protected]

produção

ARTIGO DO PÁROCO Pe. Hélio da Cunha

A casa do Pai!Jesus prometeu que iria preparar um lugar para nós

na casa do Pai. Não devemos temer. “Crede em Deus, cre-de em mim também. Na casa do Pai há muitas moradas. Se não fosse assim Eu vos teria dito. Vou preparar-vos um lugar.” (Jo. 14,2). São palavras confortadoras que tranquili-zam nossa vida. No meio das muitas ocupações de cada dia, �camos absorvidos pelo o que estamos fazendo, sem pensarmos na vida eterna. Os anos vão passando e temos a impressão de que viveremos para sempre nes-ta terra. Sabemos, no entanto, que não é assim. Mais cedo ou mais tarde, a morte virá para nós, como tem acontecido através da história da humanidade.

Daí, a pergunta: “E então como será? Com a morte termina a nossa vida?” Jesus nos dá a resposta e a promessa. Deus deu-nos a vida, para não tirá-la nunca mais. Fomos feitos para viver. Se o pecado e a morte marcam a existên-cia humana, cremos que Jesus nos alcança o perdão e a certeza da vida eterna. Iremos, pela misericórdia de Deus, para a casa do Pai.

Lembro-me de um amigo, quando traba-lhei por 13 anos nos Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Ele sofria de distúrbios cardíacos e, pouco a pouco se viu obrigado a permanecer numa enfermaria. Naquela época, não havia ainda no hospital operação de ponte de safena. Acompanhei-o durante meses. Nos-sa amizade cresceu sempre mais. Um dia, en-trando em seu quarto, percebi que suas forças chegavam ao �m. Ao seu lado estava o médi-co. Meu amigo permanecia sereno, quase não podia falar. Rezamos juntos. Perguntei-lhe, então: Você deseja alguma coisa? Ele me olhou com muita paz. Sorrindo, fez um sinal com a mão apontando para o alto, e disse: “Eu vou para a

casa do Pai.” Sempre sorrindo, entregou sua bela vida nas mãos do Divino Pai Eterno. Nunca mais me esqueci do seu olhar con�ante. Desde então, aprendi a pensar mais no céu.

Na casa do Pai veremos a Deus, face a face, como Ele é. Será o grande encontro. Estaremos para sempre na pre-sença de Jesus Cristo e de nossa mãe, Maria. Quem não se alegra pensando que, de novo, as pessoas queridas de nos-sa família, de nossa amizade hão de se reunir? O céu é uma

festa sem �m, onde não haverá nem morte, nem luto, nem dor. Cessarão a violência, o egoísmo e todo o pecado. Ficará só o amor entre todos. Por isso, são Paulo queria que nos confortássemos, uns aos outros, na fé.

A certeza desse encontro feliz não impede o cristão de enfrentar os desa�os cotidianos, para construir uma sociedade solidária. Pelo contrário, a esperança da comunhão plena no céu aprofun-da em nós a força do amor a todos e o anseio de que haja união, justiça e paz no mundo.

A fé na vida eterna nos dá energia para valo-rizar e amar a todos, desejando que, desde já, se-jam felizes. Quem quer o bem ao outro age assim. A mãe que ama seus �lhos não �ca aguardando que eles cresçam para vê-los felizes, mas se em-penha para que se sintam amados e ajudados, mesmo enquanto são pequenos e frágeis.

Assim, o cristão por mais que acredite na feli-cidade eterna, já se esforça para viver a caridade neste mundo, fazendo o bem e procurando trans-formar a sociedade, a�m de que ela seja mais jus-ta e fraterna.

O mês de novembro nos convida a pensar e sonhar com a casa do Pai, à espera da grande festa do céu. Ajuda-nos, Senhor, por isso mesmo, a prepararmo-nos, com amor e alegria, para o grande dia do encontro.

» Adoração ao Santís-simoJá foi visitar o Senhor Jesus? Ele está te esperando todas as quin-tas-feiras, das 10h às 20 horas, na Capela Nossa Senhora Desatadora dos Nós. Venha fazer um momento de oração com o Rei dos Reis.

» Primeira EucaristiaNovembro é o mês das crianças da catequese de 1ª Comunhão recebe-rem o Corpo e o Sangue de Cristo pela primeira vez. No dia 11 foi no Kobrasol e no dia 18 será em Cam-pinas.

» Ordenação DiaconalNossa Paróquia ganha um novo diácono, o César. Sua ordenação ocorre no dia 15, na Paróquia do Aririú, junto com outros candidatos de outras paróquias. Como prepa-ração para este momento solene, se organizou um tríduo, com Mis-sas no dia 11, no Kobrasol e 13 e 14 em Campinas.

» Congresso Eucarístico Paroquial

Para encerrar o Ano da Eucaristia, a Paróquia promove um Congres-so Eucarístico de 23 a 25 de no-vembro. A abertura acontecerá na sexta-feira com a Missa às 19h30 e logo após, a Celebração do Lucer-nário. No sábado e domingo tere-mos várias pregações, em Campi-nas e Kobrasol. No sábado, dia 24, às 20h, um grandioso show com o cantor Antônio Cardoso.

» Missão no HaitiMichael é o coordenador do Grupo Aliança e Ministro da Eucaristia, participa como Médico Voluntário de uma Missão do Exército Brasi-leiro no Haiti, permanecendo lá por seis meses. Ele é Oficial do Exército e trabalha como médi-co no Hospital da instituição, em Florianópolis. No dia 11/11, às 20 horas, foi realizado uma Missa es-pecial de envio. Vamos rezar para que sua missão seja um sucesso.

» Clero em CampinasO dia 20 de novembro vai ser mo-vimentado em nossa paróquia. Pela manhã reunião geral do clero. Às 13h almoço de despedida do Mons. João Francisco Salm, que será ordenado Bispo da Igreja, na Diocese de Tubarão. À noite, ás 19h30, reunião da Comarca pasto-ral de São José.

» Advento e Na talNo dia 22 de novembro, no Kobra-sol, os participantes dos Grupos Bíblicos em Família são convida-dos a participarem da abertura do Tempo do Advento e Natal.

» Bingo de Na talO tradicional Bingo de Natal será realizado no dia 30/11, em Campi-nas. Venha participar e concorrer a muitos prêmios.

» Assembleia ParoquialNossas lideranças estarão reunidas para avaliar o ano de 2012 e plane-jar 2013, no dia 02/12. Vamos rezar para que a assembleia seja ilumi-nada pelas luzes do Espírito Santo.

» Ação Soc ialVocê já ajudou a Ação Social este mês, doando leite, cesta básica ou roupas? Tem muita gente precisan-do. Faça sua contribuição.

» Felic idades!Parabéns ao Leonardo (13) dos Mi-nistros, Vera (18) da Liturgia, Maria de Lourdes (28) da Mãe Peregrina e Delma (29) da Pastoral Familiar, pela passagem do seu aniversário neste mês de novembro. A Paró-quia agradece por sua dedicação e seu trabalho e parabeniza por mais um ano de vida. Muitas bên-çãos para vocês.

DITO E FEITOPaulo Elias de Souza

“A fé na vida eterna

nos dá energia

para valorizar e amar

a todos, desejando que, desde

já, sejam felizes”

Page 3: Javé Nessi Novembro 2012

3www.paroquiasantoantonio.net MATURIDADE CRISTÃ

O jORNAL JAVÉ NESSI É UMA PUBLICAÇÃO DA

PARÓQUIA SANTO ANTÔNIO.

direção e revisão:PE. HÉLIIO DA CUNHA

e-mail: [email protected]

WWW.PAROQUIASANTOANTONIO.NET

contato: 48 3241 0637 | RUA IRMÃOS VIEIRA, 4

CAMPINAS - SÃO JOSÉ

rua prof. rosinha campos, 52,sala 02, abraão - FLORIANÓPOLIS/SC

FONE: 48 3365 [email protected]

JORNALISTA RESPONSÁVELKETLIN DA ROSA - SC02821 - [email protected]

projeto grá�co / diagramaçãoAndré Kinal

tiragem: 3 mil

periodicidade: mensal

impressão: grá�ca gra�norte

[email protected]

texto / reportagensRoberson Pinheiro

[email protected]

O Papa Bento XVI ao proclamar o Ano da Fé, em 11 de outubro passado para toda a Igreja Universal, convocou também uma Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, tendo como tema: “A Nova Evangelização para a Transmissão da Fé Cristã”.

A escolha do tema tem como motivação a crise generalizada da fé e da prática religiosa, o relativismo e o indiferentismo religioso, a super-ficialidade na adesão da fé e a necessidade de retomar a evangelização, diante de situações e desafios novos trazidos pelas mudanças cultu-rais e religiosas do nosso tempo.

A assembleia trabalhou no contexto do Con-cílio Ecumênico Vaticano II, partindo de Jesus Cristo, “Evangelho de Deus para o Mundo”, que a Igreja anuncia e testemunha aos homens de to-dos os tempos. Seguiu contemplando os vários cenários que a missão evangelizadora da Igreja atualmente enfrenta, sob a visão de que esta missão é sempre permanente e atual, e aspectos

da transmissão da fé e da revitalização da ação pastoral da Igreja.

O Sínodo tem a preocupação de estender o processo da nova evangelização para todo o mundo. O motivo é que a missão evangelizado-ra da Igreja nunca pode ser tida como “já con-cluída” e precisa ser promovida sempre de novo.

Também há a preocupação de que a Nova Evangelização deve voltar-se primeiramen-te para o interior da própria Igreja; há muitos membros da Igreja que nunca foram evangeli-zados e, outros, que esfriaram na fé, ou abando-naram a prática religiosa e a fé; eles são filhos da Igreja que precisam muito de uma nova evan-gelização. Ainda, as instituições da Igreja e suas organizações pastorais também precisam de um sopro novo de evangelização para reflores-cerem e produzirem abundantes frutos.

A Nova Evangelização deverá colocar em evidência que não podemos pressupor que a evangelização já foi feita; quando olhamos

atentamente a realidade, constatamos que a evangelização precisa retomar sempre, mesmo nas famílias tradicionalmente católicas. As ati-tudes e os métodos precisam renovar-se, já não basta dizer que nós temos igrejas e estas estão abertas para todos, que todos são bem vindos. É preciso ir ao encontro dos que não vêm e não virão, se não forem buscados e chamados. Tam-bém a necessidade de que as pessoas façam uma experiência forte e alegre da fé, cuidando da iniciação cristã em profundidade. Diante da diversidade religiosa e do ambiente não mais favorável à transmissão espontânea da fé, é pre-ciso, mais do que nunca, formar bem o cristão católico e dar-lhe condições para que sinta se-gurança e alegria na sua fé e na sua Igreja.

*Fonte: Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo

Entrevista: Jornal de Opinião, para Ir. Alba Vega

A Nova Evangelização para a transmissão da féSínodo dos Bispos reuniu cerca de 250 representantes de todo o mundo, para dar novos rumos para a Igreja

Comunidade que elatem! Seja Dizimista!

"O Dízimo de uma Igreja,é o espelho da

Doação de sangue

Elenir Lopes

Existem lugares de cura. São lugares não comuns, mas acima do comum. Luga-res onde homens e mulheres se reúnem para rezar e adorar. Lugares sagrados: as Igrejas. Hoje ao entrar numa igreja, para participarmos da Missa, devemos espe-rar uma experiência de cura, oferecen-do e apresentando nossa fragmentada imagem, nossas fraqueza e fragilidade perante o Amor incondicional de Deus. A Consagração, à luz do Evangelho de João, deverá sacudir nossas estruturas. A Eucaristia, ponto alto da cura cristã, espe-cialmente num plano espiritual mais pro-fundo de fé, esperança e amor, deve ser buscada na Santa Comunhão, pois nesse momento Jesus, mais uma vez, se faz pre-sente. Esse é um momento de expectativa: que as raízes profundas dos nossos peca-dos sejam substituídas pelo despertar da eterna vida da ressurreição de Deus em nós. Precisamos apenas tocar em Jesus (Lc 8, 43-44), e seu poder �uirá até nós, trazen-do nova vida.

Experiência de Cura

Enfª Tatiana Tarkina VieiraComo imitadores de Cristo, que doa a cada

Eucaristia Seu precioso sangue a cada irmão, tam-bém nós, somos convocados a realizar este ato de amor: doar sangue é ajudar a salvar a vida de muitos irmãos.

Atualmente no Brasil, apenas 2% da popula-ção é comprometida com a doação de sangue. Há muitos irmãos vítimas de acidentes que ocor-rem a todo o momento, intervenções cirúrgicas, tratamentos dos mais diversos que necessitam de transfusões sanguíneas e dependem da nossa solidariedade.

25 de novembro é o Dia Internacional do Do-ador de Sangue, a Igreja te convida a fazer parte deste time de voluntários.

Condições básicas para doar sangue:Sentir-se bemApresentar documento com fotoTer entre 18 e 65 anosPesar acima de 50Kg

Onde doar sangue:HU – Unidade de Coleta do Banco de SangueCampus Universitário UFSC – Trindade - Flo-rianópolisDe segunda à sexta-feira das 07:30 às 12hHEMOSC - Av. Prof. Othon Gama D’Eça, 756 – Centro. Florianópolis

Page 4: Javé Nessi Novembro 2012

4 www.paroquiasantoantonio.netCRESCENDO NA FÉ

Marcos Cunico

Estamos vivendo os últimos do-mingos da liturgia, em breve, logo após a festa de Cristo Rei iniciaremos um novo Ano Litúrgico. O Caminhan-do com a Palavra deste mês vai refle-tir o texto de Marcos 13,24-32.

O cristianismo todo é escatolo-gia: “toda a pregação cristã, toda a existência cristã, e a própria Igreja em seu conjunto, se caracteriza por uma orientação escatológica” (Molt-mann). De fato, com a ressurreição de Jesus, o mundo e a história entra-ram em sua fase final, na plenitude dos tempos. As promessas de Deus se realizam e os céus e terra novos já estão inaugurados. Em Cristo, Deus já disse sua palavra definitiva; já foi lançado sobre nós o Espírito, semente das realidades futuras.

Vemos um texto repleto de sím-bolos que nos levam para o dia do juízo. O juízo de Deus é a sua dádiva

de salvação onde a sua misericórdia é ofertada, mas precisa ser aceita… (pois somos livres). “Falai e procedei, pois, como pessoas que vão ser julga-das pela Lei da liberdade. Pensai bem: o julgamento vai ser sem misericórdia para quem não praticou misericórdia; a misericórdia, porém, triunfa sobre o julgamento” (Tg 2,12-13).

Os sinais dos tempos são opor-tunidades para a nossa conversão, tudo parece estar perdido para quem não assume em sua vida a vida de Jesus Cristo. Por exemplo, fogo é sempre o mesmo, tanto para purificar quanto para destruir. Se faço da minha vida uma adesão à Palavra, tentando colocá-la em prática, terei algo a ser purificado (aquilo que não consegui realizar e que fazia parte da aliança), será destruído em mim o que é contrá-rio ao Reino de Deus (aquilo que é o oposto à fé que se mostra no amor--caridade).

Miriane Priscila Paim

CAMINHANDO COM A PALAVRACONHECENDO A LITURGIA

Evangelho de Marcos: o dia do juízo

O ano litúrgico começa com uma doce espera chamada Ad-vento. A palavra advento significa chegada e expressa duas caracte-rísticas deste tempo: o nascimen-to de Jesus e sua segunda vinda.

A coroa é um dos símbolos do Advento e comunica sua ri-queza: o círculo retrata o eterno amor de Deus pela humanidade e a convida a reciprocidade, o verde de suas folhas recorda a esperança na vinda do messias, e as quatro velas acesas gradativamente, uma a cada domingo, indicam a proxi-

midade do Natal.A cor roxa se faz presente nas

roupas do padre, dos coroinhas, dos leitores demonstrando recolhimen-to e conversão. A exceção acontece no terceiro domingo, que se veste de rosa, para expressar a alegria contida na vinda do Salvador.

Deus veio ao encontro da huma-nidade, sob a forma de um menino a fim de resgatá-la para a vida em plenitude. Quando penso nisso, questiono quem somos nós para merecermos tão grande honra e tamanho amor. No entanto, fomos

agraciados com a sua visita e, a lem-brança desse fato deveria provocar em nós uma atitude de ação de gra-ças contínua.

Viver o Advento é refletir sobre a história da salvação, resgatando a sua dimensão na nossa vida. Abrir o coração a conversão sincera e pro-funda, meditar a Palavra, e fazer es-paço para a oração, são ações pró-prias desse tempo de expectativa.

Seguindo esses passos, a noite de Natal será realmente feliz, pois o Menino Luz terá nascido na manje-doura do nosso coração.

Doce esperaTodos somos convidados para viver a alegre expectativa do Advento, tempo propício para abrir o coração de forma sincera e profunda, a �m de receber o Menino Luz

“Os sinais dos tempos são

oportunidades para a nossa conversão”

Programação completa acesse: www.paroquiasantoantonio.net

1º Congresso Eucarístico Paroquial23 a 25 de novembro . Matriz de Campinas

E mais:1ª Caminhada Eucarística Paroquial 2ª Caminhada com a Bíblia na mão, no coração e pés no chãoDo Kobrasol em direção a Igreja Matriz

Page 5: Javé Nessi Novembro 2012

5www.paroquiasantoantonio.net

Em novembro a Paróquia instituirá novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, e talvez eles nem pensem na mudança que este ministério poderá causar em suas vidas.

Marta Helena de Moares Horn, 47 anos, assumiu esta missão juntamente com seu esposo, há três anos. “O dese-jo [de ser ministro] foi despertado por um convite do Pe. Hélio, e louvo a Deus por isto, pois hoje sou muito mais feliz”, co- m e m o r a . Para ela é algo tão maravi-lhoso entregar a Eucaristia “por meio de m i n h a s mãos para ou- tra pessoa é gratificante e i n e x p l i c á -vel”, afirma.

Mas a atua- ção de Mar-ta vai além das Celebrações Eucarísticas de dentro da Igreja. Ela tem um casal de enfermos pelo qual tem a responsabilidade de levar a Sagrada Comunhão. “É muito bom preenchê-lo com o que tenho de melhor”, explica. Além disso, ela geralmente conta para eles o que ocorre na Paróquia para interá-los das atividades. “No final sempre permaneço para conver-sar, sinto que gostam da minha atenção e afeto”.

A visita a este casal de idosos sempre toca o coração de Marta, que percebe o quanto as pessoas ficam felizes com sua presença e com seu carinho. “Eles se realizam quando comungam, é algo abençoado, eles demonstram a alegria em suas faces, isto não tem dinheiro que pague”, conta com emoção.

É perceptível em seu falar e olhar a realização pesso-al que este serviço a Deus e ao próximo traz na vida de Marta, a ponto de afirmar sem medo e receio que “espero continuar neste ministério para sempre. Para que eu pos-sa continuar participando desta graça, pois sou ministra apaixonada por Jesus, com ele tudo é diferente. Fui con-quistada por Jesus, minha fé está nele”.

NOVO MUNDO

ESPAÇO VOCACIONAL

Em 2011, durante o pla-nejamento pastoral para o ano seguinte, a Paróquia Santo Antônio percebeu a necessidade de destacar a Eucaristia como ponto ápice e norteador das atividades para 2012. Assim, �cou esta-belecido este como o Ano da Eucaristia.

Muitos eventos, palestras, retiros foram feitos dentro deste contexto, para tornar Jesus Eucarístico mais pró-ximo dos �éis. Das Missas, que enfatizam a sacralidade da Eucaristia, ao culto pres-tado nas adorações, todos os eventos foram oportunida-des únicas para um encontro pessoal com Jesus.

Nos encontros de cate-quese, por exemplo, o apren-dizado sobre a Eucaristia é de suma importância para valorizar o sacramento. A catequista Raquel Regina Roeder Schmitz, a�rma que é preciso explicar por meio de exemplos do dia a dia que Jesus está realmente presen-te na Eucaristia. “Com o ama-durecimento espiritual deles [catequizandos], poderão experimentar o verdadeiro

amor de Jesus”. Cabe então as catequistas

trilharem um longo cami-nho de ensinamentos para apresentar o Cristo Eucarís-tico. Segundo, Celina Lobo é preciso contar a história desde o Antigo Testamento e a expectativa pela vinda do Messias. Passando sobre a chegada de Jesus e o cumpri-mento da promessa na Terra, sua mensagem e ensinamen-tos. “Assim, nossas crianças entendem o sacrifício por Ele [Jesus] vivido na cruz por nós. E por �m, o tesouro maior deixado por Ele: o Sacramen-to da Eucaristia”.

Mas a catequese não é feita apenas de ensinamen-tos, mas de uma experiência profunda de fé dos próprios catequistas, tais como Raquel e Celina, que é repassada aos catequizandos. “Sou levada a vivenciar a minha fé, o que é sensível a mim, o que me toca e me faz levá-los até o Sacrário, para poder tocar nele”, conta Celina.

Desde de pequenoA vivência com a Eucaris-

tia deve ser cultivada desde a

mais tenra idade. Pais e cate-quistas são os primeiros a en-sinar o valor deste Sacramen-to. O menino Erick Marcelo dos Santos Vieira, se prepara para a Primeira Comunhão, com apenas 12 anos, ela já reconhece a Eucaristia que “signi�ca Deus, Jesus e o Es-pírito Santo em uma forma presente no coração de to-dos”, conta.

São nos encontros de ca-tequese que o Mistério Euca-rístico acaba por ganhar no-vos detalhes. Isabella Souza Ramires, 12 anos, explica que nos encontros “ aprendemos mais sobre a vida de Jesus Cristo, os seus milagres, e as-sim �camos prontos para fa-zer a Primeira Eucaristia”, de-clara consciente. Gustavo da Silva, 12 anos, que também faz a Catequese em Campi-nas, concorda com Isabella, e ainda acredita que conhecer a vida de Jesus ajuda a seguir seu exemplo.

Já para Erick Marcelo a ca-tequese ajuda a fazer “nascer novas pessoas boas, viramos aliados de Jesus, �lhos e �-lhas de Deus e herdeiros do céu”, explica.

Serviço que traz a realização pessoal

Ano temático foi incentivo para vários eventos e re�exões, e será coroado com a primeira edição do Congresso Eucarístico Paroquial

Ministros de toda Paróquia Santo Antônio participam da procissão de Corpus Christi em 2012, momento de culto a Sagrada Eucaristia

Um tempo próprio para celebrar o Pão da Vida

Missa com a presença da Imagem Peregrina do Divino Pai Eterno foi um dos eventos que marcaram o Ano da Eucaristia na Paróquia

Congresso Eucarístico Paroquial

O Congresso Eucarístico lança a proposta de discutir três temas de modo particular. Apresenta Maria como primeiro sacrário da Eucaristia, faz uma re�exão sobre o pão da Eucaristia até o pão da Caridade, e trata da alegria de ser Ministro Extraordinário da Sagra-da Comunhão.

Missas, bênção do Santíssimo Sacramento e Shows também fazem parte da programação do evento que acontece de 24 a 26 de novembro. A abertura na sexta-feira é com Santa Missa do Divino Pai Eterno e o Lucernário. No sábado (25) haverá as re�e-xões dos temas propostos, Missa e Bênção do Santíssimo, além do show com Antônio Cardoso.

Domingo, os eventos são divi-didos nas duas comunidades. Em Campinas, o marco é a Missa de Instituição dos novos Ministros da Comunhão. Já no Kobrasol, além de uma tarde de louvor condu-zida pela Comunidade Católica Divino Oleiro, acontece a 1ª Cami-nhada Eucaristia e a 2ª Caminha-da com a Bíblia na Mão.

Programação completa acesse: www.paroquiasantoantonio.net

“Eu sou o Pão da Vida: aquele que vem a mim

não terá fome”

(Jo 6, 35)

Page 6: Javé Nessi Novembro 2012

6 www.paroquiasantoantonio.netENTRE IRMÃOS

A Arquidiocese de Florianópolis ordena neste fim de ano 22 novos diáconos, em quatro etapas, reu-nindo os candidatos a diácono por região de proximidade. As celebra-ções serão presididas pelo arcebis-po Dom Wilson Tadeu Jönck.

A primeira será no dia 15 de no-vembro, às 9h, na Igreja Matriz da Paróquia São Francisco de Assis, em Aririú, Palhoça. Lá serão orde-nados seis diaconandos de cinco

paróquias das comarcas de São José e Santo Amaro.

A seguinte será no dia 17 de no-vembro, às 15h, na Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, em Itajaí. Quando serão ordenados oito diaconandos, de quatro paró-quias da Comarca de Itajaí.

Já em dezembro, serão realiza-das mais duas ordenações. No dia 01 de dezembro, às 15h, cinco dia-conandos das comarcas da Ilha, Es-

treito e São José serão ordenados na Igreja Matriz da Paróquia São Luiz e Nossa Senhora de Lourdes, na Agronômica, em Florianópolis.

Os três últimos candidatos a di-ácono serão ordenados no dia 09 de dezembro, às 9h30, na Igreja Matriz de São João Batista. Eles fa-zem parte das comarcas de Tijucas e Brusque.

Mais em: www.diaconos.com.br

Ordenações ocorrem em etapas diferentes, entre os meses de novembro e dezembro

No segundo domingo de novem-bro, dia 11, toda comunidade da Pa-róquia Santo Antonio de Campinas pode acompanhar uma Santa Missa muito especial, com envio do mis-sionário e médico Michael Furlani.

A celebração aconteceu às 20 ho-ras, na Igreja Matriz de Campinas. O missionário coordena o Grupo Alian-ça além de ser Ministro Extraordiná-rio da Eucaristia. Ele participa como

médico voluntário de uma Missão do Exército Brasileiro no Haiti, país que fica a noroeste de Cuba, e que foi atingido por um terrível terremoto em 2010.

Doutor Michael é oficial e trabalha como médico no Hospital do Exército, ele ficará no Haiti por seis meses.

* Colaboração: Bruno Eduardo Benetti

Missa de envio do Dr. Michael

Arquidiocese terá 22 novos diáconos

Santo Estevão é o padroeiro dos diáconos, que ele possa interceder por estes novos ordenados para que cumpram com amor sua missão

O Grupo de Casais Aliança realizou nos dias 20 e 21 de outu-bro, a sétima edição do Retiro de Espiritualidade para Casais. Neste ano, o retiro aconteceu na sede da Apresul, na Palhoça e teve como tema, “Sobre nós há de pousar o Espírito do Se -nhor ” ( Is 11,2).

Page 7: Javé Nessi Novembro 2012

7www.paroquiasantoantonio.net

Fim de ano é tempo de encerra-mento. Término do ano civil, do ano litúrgico, das aulas, en�m mudanças. Na Paróquia Santo Antônio é perío-do também de uma nova etapa na vida cristã de muitas crianças, que recebem pela primeira vez a Sagrada Comunhão. Mas antes do Sacramen-to da Primeira Eucaristia as crianças participam da celebração de Reno-vação das Promessas do Batismo.

O cantor Antonio Cardoso participa do Congresso Eucarísti-co Paroquial, na Igreja Matriz de Campinas, no dia 24 de novem-bro, a partir das 18h. Mais uma vez a São José ele vai apresentar o show “Eucaristia, alimento de vida da família paroquial!”

Um missionário da canção religiosa, que canta a vida em família, reconhecido como um repórter do seu tempo e de sua época por suas composições, Antonio Cardoso faz de suas can-ções um momento único de oração e de interação com o seu público.

Desde 1975, conheceu o Pe. Zezinho, onde fez parte de

seu show por mais de 10 anos, e gravou seu primeiro disco em 1978. Desde então são 22 obras gravadas com as Paulinas/COMEP, das quais sete em Cd’s. Ao longo de quase 34 anos de canção religiosa, se apresentou em mais de 3 mil cidades bra-sileiras.

Seu show emociona, educa, faz a gente rezar e traz con-forto. O próprio Antonio diz: “ a expressão que eu mais ouço é: Lavei a alma!”. Lavar a alma signi�ca tornar a vida mais leve. Ve-nha cantar e louvar o Senhor na Igreja Matriz de Santo Antônio, Campinas.

PASTORAIS E MOVIMENTOS

Antonio Cardoso faz show em Campinas

Advento:tempo de GBF

NOVENA DO DIVINO PAI ETERNOTODAS ÀS SEXTAS-FEIRAS, 19h30 NA IGREJA MATRIZ

Pequeninos renovam seus votos do Batismo138 crianças recebem a Primeira Comunhão neste mês de novembro, dando mais um passo em sua vida cristã

Selso e Ioléte Escher*

Advento é tempo de espe -ra e preparação para a vinda do Menino Jesus! É também um tempo de parar para escu-tar Deus. É o tempo opor tuno para preparar nosso coração, nossa famíl ia para reacender em nós o desejo de vivenciar este grande momento. É che -gada a hora de escutar e par-t i lhar a palavra de Deus com sua famíl ia , viz inhos, amigos num Grupo Bíbl ico em Famí-l ia (GBF) .

Par t icipe da Celebração de Aber tura do Livreto do Tem-po do Advento/Natal, dos Grupos Bíbl icos em Famíl ia , dia 22 de novembro, às 20h, na Igreja do Kobrasol

* Coordenadores dos Gru-pos Bíbl icos em Famíl ia

médico voluntário de uma Missão do Exército Brasileiro no Haiti, país que fica a noroeste de Cuba, e que foi atingido por um terrível terremoto em 2010.

Doutor Michael é oficial e trabalha como médico no Hospital do Exército, ele ficará no Haiti por seis meses.

* Colaboração: Bruno Eduardo Benetti

É bom lembrar que ao receber o sa-cramento do batismo o cristão assume Jesus Cristo como o Senhor da sua vida, contudo nesse momento essa con�ança a Deus é feita por intermédio de pais e padrinhos que assumem a responsabili-dade de entregar a criança à vida cristã.

Com o passar dos anos a criança cria consciência das promessas feitas pelos pais e padrinhos em seu nome e assume a responsabilidade sobre sua fé. Como

símbolo dessa consciência, a criança, de-pois de uma preparação catequética, faz a Renovação das Promessas do Batismo, que segundo Santo Agostinho é “o maior e mais indispensável dos votos”, no qual se promete permanecer em Cristo.

Só então, ela recebe a Primeira Euca-ristia. Na Comunidade do Kobrasol a Re-novação ocorreu no dia 09 de novembro e o Sacramento será no dia 11, ao todo 52 crianças recebem a Comunhão. Já em

Campinas serão 86 crianças a receber o Sacramento no dia 18 de novembro.

Paróquia terá noite de prêmios

A Paróquia se prepara para uma grande festa de confra-ternização junto às comuni-dades de Campinas, Kobrasol e outras para a Noite de Prê -mios. O evento acontece no dia 30 de novembro, às 20h.

Haverá uma far ta distr i -buição de prêmios, que serão sor teados entre as car telas à venda nas secretar ias e com os integrantes das pastorais e movimentos. Serão dez prê -mios, sendo que no inter valo de um para o outro, aconte -ce o sor teio de dez Cestas de Natal contendo 60, saborosos ingredientes cada uma.

Os prêmios em dinhei-ro f icam entre os valores de R$2.000,00 a R$500,00. Tam-bém haverá forno elétr ico Fischer, máquina fotográfica digital , forno microondas e T Vs LCD 42”, 32” e 24”. Não deixe de par t icipar. Espera-mos por você.

Renovação das Promessas de Batismo

Campinas – 13/11Primeira Comunhão

Campinas – 18/11

Page 8: Javé Nessi Novembro 2012

8 www.paroquiasantoantonio.net

Você se vê aqui

CONTRA CAPA

COLOBORE COM A EVANGELIZAÇÃO

ANUNCIE AQUI (48) 3241-0637

Na 34ª semana do Tempo Comum, com a festa de Cristo Rei do Universo, no dia 25 de novembro, e mais precisamente, a

partir do dia 02 de dezembro, inicia-se o Ano Litúrgico de 2013. Com as leituras dominicais do ANO C, onde a Igreja nos convida para uma maior reflexão que devemos ter do nosso tempo e vida a caminho da eternidade.

Diante das desvirtuações do exercício do poder, não nos soa bem falarmos das autoridades tão corrompidas pela ganância do poder, do prazer e do ter. Este tempo dominado pelo laicismo deixou de reconhecer a realeza de Cristo, e por isso, tantos males na sociedade. Mas temos um modelo a imitar - Cristo Rei. Foi Ele próprio que se reconheceu como Rei. Rei de Israel e da humani-dade; e diante de Pilatos que o questionava: “Tu és rei?” Responde: “Sim, Eu o sou”. Lc.23,3. “Só que meu reinado

não é deste mundo”.A autoridade de alguém seja

papa, presidente, rei, governador ou prefeito, bispo, padre, diácono

ou religioso, pai, mãe, patrão ou operário, tem origem divina. Foi Je-

sus quem disse que toda autoridade provém de seu Pai. Ninguém a teria se

não lhe fosse concedida do alto. A partir de Cristo, a autoridade não é poder, mas é

um bem a serviço dos irmãos, particularmente dos mais pequeninos.

Cristo nos fala e convida para seu reino – mas coloca uma exigência: amar o Pai

como Ele O amou, sendo em tudo fiel a seus mandamentos, e amarmo-nos mutuamente como Ele nos amou (Jo 17, 9-17).

Cristo, ao colocar esta exigência como condição para os que desejam participar de seu reino, dá o exemplo.

Sendo Filho de Deus, desnuda-se de seu poder e vestes, toma uma bacia, lava e enxuga os pés de

seus discípulos.Após este gesto, se levanta e ensina com

autoridade: “Vós me chamais de Mestre e Se-nhor e dizeis bem, porque Eu o sou. Logo, se Eu, vosso Senhor e Mestre vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós.”

A festa de Cristo Rei foi criada pelo Papa Pio XI em 1925, para ser celebrada no último domingo de outubro. Com a reforma litúrgica passou para o último domingo do ano litúrgico, como ponto de chegada de todo o mistério celebrado durante o ano, para nos ensinar que Deus é o fim para o qual nos dirigimos.

Viva Cristo! Rei!

Esta solenidade marca o fim de um ano litúrgico, relembra a realeza de Cristo, como princípio e fim

de todas as coisas

CRISTO REI, PONTO DE CHEGADA

Na 34ª semana do Tempo Comum, com a festa de Cristo Rei do Universo, no dia 25 de novembro, e mais precisamente, a

partir do dia 02 de dezembro, inicia-se o Ano Litúrgico de 2013. Com as leituras dominicais do ANO C, onde a Igreja nos convida para uma maior reflexão que devemos ter do nosso tempo e vida a caminho da eternidade.

Diante das desvirtuações do exercício do poder, não nos soa bem falarmos das autoridades tão corrompidas pela ganância do poder, do prazer e do ter. Este tempo dominado pelo laicismo deixou de reconhecer a realeza de Cristo, e por isso, tantos males na sociedade. Mas temos um modelo a imitar - Cristo Rei. Foi Ele próprio que se reconheceu como Rei. Rei de Israel e da humani-dade; e diante de Pilatos que o questionava: “Tu és rei?” Responde: “Sim, Eu o sou”. Lc.23,3. “Só que meu reinado

não é deste mundo”.A autoridade de alguém seja

papa, presidente, rei, governador ou prefeito, bispo, padre, diácono

ou religioso, pai, mãe, patrão ou operário, tem origem divina. Foi Je-

sus quem disse que toda autoridade provém de seu Pai. Ninguém a teria se

não lhe fosse concedida do alto. A partir de Cristo, a autoridade não é poder, mas é

um bem a serviço dos irmãos, particularmente dos mais pequeninos.

Cristo nos fala e convida para seu reino – mas coloca uma exigência: amar o Pai

como Ele O amou, sendo em tudo fiel a seus mandamentos, e amarmo-nos mutuamente como Ele nos amou (Jo 17, 9-17).

Cristo, ao colocar esta exigência como condição para os que desejam participar de seu reino, dá o exemplo.

Sendo Filho de Deus, desnuda-se de seu poder e vestes, toma uma bacia, lava e enxuga os pés de

seus discípulos.

autoridade: “Vós me chamais de Mestre e Se-

Esta solenidade marca o fim de um ano litúrgico, relembra a realeza de Cristo, como princípio e fim

de todas as coisas

“A partir de Cristo, a autoridade

não é poder, mas é um

bem a serviço dos irmãos”

Diác. José Fernandes