Jave Nessi, maio 2010

8
Javé Nessi “O Senhor é a noa bandeira” Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Maio de 2010 | Ano 1 | Edição 08 | Distribuição Gratuita Ó luz infinita, Ó paz tão bendita, Consolo do Pai Espírito Santo PLANEJE SEU FUTURO Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES Proteja sua família Administre melhor seu dinheiro. Aumente sua renda usando horas improdutivas Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON. pág. 8 Confira a programação da Festa de Santa Rita de Cássia no Kobrasol

description

Jornal Jave Nessi, edicao de maio de 2010

Transcript of Jave Nessi, maio 2010

Page 1: Jave Nessi, maio 2010

Javé nessi“O Senhor é a no� a bandeira”

Publicação da Paróquia Santo Antônio - São José | Maio de 2010 | Ano 1 | Edição 08 | Distribuição Gratuita

Ó luz infi nita, Ó paz tão bendita, Consolo do Pai

Espírito Santo

PLANEJE SEU FUTURO

Aprende a eleger suas reais PRIORIDADES

Proteja sua famíliaAdministre melhor seu dinheiro.

Aumente sua renda usando horas improdutivas

Aprenda a planejar desde cedo sua aposentadoria para não depender somente do governo ou de parentes no futuro

Agende horário para conhecer todos os nossos benefícios, através do telefone (48) 8406 3268, com EDILSON.

pág. 8

Confi ra a programação da Festa de Santa Rita de Cássia no Kobrasol

Page 2: Jave Nessi, maio 2010

2 www.paroquiasantoantonio.net

08 13h30 Encontro de Pais e Padrinhos Campinas09 12h Almoço Festivo das Mães Kobrasol11 20h30 Reunião com a Equipe de Jornalismo Campinas13 a 16 XVI Congresso Eucarístico Nacional Brasília14 a 16 Festa de Santa Rita de Cássia Kobrasol14 a 16 Encontro de Néos – Movimento de Irmãos Nova Trento15 14h Escola Catequética Campinas16 a 23 Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos Campinas e Kobrasol21 19h30 Reunião dos Servos de Maria Campinas21 a 23 Retiro Espiritual para Catequistas Florianópolis23 18h Missa de aniver. do Diác. José Fernandes Kobrasol28 a 30 Retiro Espiritual dos Ministros da Comunhão Florianópolis29 8h30 às 11h30 Reunião Comarcal da PV Campinas30 8h Escola de Multiplicadores - ECAM Campinas30 18h Coroação de Nossa Senhora Kobrasol31 20h Missa RCC com Coroação de Nossa Senhora Campinas

AGENDA DE MAIO

DATA HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL08 13h30 Encontro de Pais e Padrinhos Campinas

11 20h30 Reunião com a Equipe de Jornalismo Campinas

14 a 16 Festa de Santa Rita de Cássia Kobrasol

15 14h Escola Catequética Campinas

21 19h30 Reunião dos Servos de Maria Campinas

23 18h Missa de aniver. do Diác. José Fernandes Kobrasol

29 8h30 às 11h30 Reunião Comarcal da PV Campinas

30 18h Coroação de Nossa Senhora Kobrasol

ARTI

GO D

O PÁ

ROCO

nossa Casa

Pe. Hélio da Cunha

EDIT

ORIA

L

Carol Denardi

Queremos sua participação no Jornal Javé Nessi – “O Senhor é a nossa bandeira”. Envie suas sugestões, idéias ou críticas para o e-mail [email protected]. Ou entre em contato pelo telefone 3365-1613, em horário comercial. Sua contribuição é muito importante para fazer o jornal cada vez melhor, pois ele é produzido para você, leitor fi el de todos os meses!

É hora de evangelizar! Vamos abraçar o pedido do Papa Bento XVI

Maio nos faz pensar naquela que nos levou nove meses na barriga e que nos ama com amor incondicional, a nossa mãe. Desde já, um abraço todo especial às mães, em especial, à minha, Iva-ni. Este mês nos faz lembrar a Mãe de todas as Mães, Maria. No artigo da página 6, uma refl exão em homenagem à Mãe de Deus e nossa.

Nesta edição, ainda temos a Santíssima Trin-dade, o envio do Espírito Santo e a preparação para Corpus Christi. Tem o testemunho de jovens e casais que fi zeram a experiência do amor de Deus, através de retiros.

A comunidade do Kobrasol realiza a festa da padroeira, Santa Rita de Cássia, de 14 a 16 de maio. Música, deliciosas comidas, prêmios e muita diversão esperam você e sua família.

No jornal Javé Nessi, você também já começa a se preparar para a grandiosa festa do padroeiro da Paróquia Santo Antônio que será realizada de 11 a 13 de junho. Na contracapa, os dias e horá-rios da Trezena de Santo Antônio e da festa com toda a programação.

E continuamos querendo sua participação no jornal Javé Nessi. Mande seu e-mail para [email protected] ou ligue para 3365-1613.

Forte abraço e boa leitura!

Nossa comunidade paro-quial em obediência a Santa Igreja quer entrar de cheio na “Missão Continental”. Por isso, queremos visitar nossas famílias, fi lhas e fi lhos amados e queridos de Deus, em nossas ca-sas e nos arranha-céus de nossa Paróquia, pois precisamos evangelizar os que não foram evange-lizados, mas, sobretudo, evangelizar os que foram batizados e esqueceram a missão que impele o ba-tismo recebido.

Mais de dois mil anos de cristianismo e de Evan-gelho, muitos batizados, poucos evangelizadores, muita teoria, pouca ação, por isso, é hora de uma nova evangelização. Igreja nas casas e nos edifícios. Precisamos saber que

não existirá nova evange-lização se não houver um novo Pentecostes, pois é o Espírito Santo que nos leva a anunciar, a falar e a gritar: Jesus está vivo e no meio de nós como nos-so único salvador.

Para que possamos atingir todas as pessoas, precisamos começar pen-sando na palavra do após-tolo São Paulo: “Ai de mim se não evangelizar!” e “A evangelização é algo que se me impõe!” Manda teu Espírito Santo Senhor e renova em nossos dias os prodígios de um novo Pentecostes!

Com o Espírito Santo poderemos fazer mara-vilhas em nossa comuni-dade paroquial, especial-mente, durante todo este ano em que comemora-

mos os 40 anos de cria-ção da Paróquia. Precisa-mos de uma verdadeira e nova Evangelização, com renovado ardor missioná-rio, com novos métodos, novas expressões, com muita rapidez, pois já está passando da hora dessa ardorosa missão.

Adiante! Evangelizar é anunciar Jesus, falar do amor de Deus para os homens e mulheres di-zendo: meu irmão, Jesus te ama! Vamos levar Je-sus aos corações huma-nos. Evangelizar é amar! O amor une, constrói e transforma. Evangelizar é transformar! Transfor-mar corações, famílias, a sociedade e o mundo inteiro. Não estamos so-zinhos. O Papa em Roma grita: vamos sair em Mis-

são. Maria estará conos-co. Santo Antônio, nosso amado padroeiro e aman-te da Palavra, estará co-nosco.

Em nossas mãos tere-mos a arma da vitória: a Bíblia, a Palavra de Deus que cura, liberta e trans-forma. Paróquia Santo Antônio é hora de Evan-gelizar. Os 40 anos de criação serão marcados pela força e o poder da Evangelização. Chega de injustiça, destruição das nossas famílias, de desa-mor, ódio, de espírito des-truidor. Vamos parar de ofender a natureza e ver tantas catástrofes. Chega de pecado, desemprego, fome e falta de moradia. Basta de ofender a Deus em meus irmãos e irmãs.

Vamos acordar do

sono tranquilo, de quem pensa só em si e nos seus, vamos entrar na luta, pois é preciso anun-ciar que Jesus quer vida, em plenitude, para todos. Evangelizar é erguer os caídos! Erguer os depen-dentes químicos, os fa-mintos de Deus e do pão material, enfim levantar a todos os que estão aban-donados, deprimidos, ma-chucados por uma socie-dade desigual, em que o dinheiro e a matéria se tornam mais importantes do que a pessoa. Evan-gelizar é dar vida! É levar a vida em frente. Vamos irmãos e irmãs, Deus quer precisar de nós to-dos para que, de mãos dadas, possamos formar uma Igreja viva, renovada e evangelizada!

Adiante! Evan-gelizar é anun-ciar Jesus, falar do amor de Deus para os homens e mulheres dizen-do: meu irmão Jesus te ama! Vamos levar Jesus aos cora-ções humanos.

“Não se sintam fora do destino do mundo, mas se sintam peças preciosas de um belíssimo mosaico que Deus, como grande artista, for-ma dia após dia, graças também à contri-buição de vocês”. (Papa Bento XVI em Turin, maio de 2010)

Page 3: Jave Nessi, maio 2010

3www.paroquiasantoantonio.net

Miriane Priscila Paim

matUriDaDe CristÃ

Diácono Neri Candido

Elenir Lopes Pereira de Morais

A Santíssima Trindade

vivenciando pentecostes

Marisa Raquel Rocha Fernandes

Muitos anos de vida!No dia 23 de maio o diácono José Fernandes festejará 67 anos de vida. Para comemorar a data, nada melhor do que uma Santa Missa. Portanto, você é convidado a dar os parabéns ao diácono, na celebração que será realizada no dia 23, às 18h, na Igreja do Kobrasol. Muita saú-de e que Deus o abençoe sempre, diácono José Fernandes. Votos de todos os paroquianos!

Um feriado é sempre bem-vindo. Para muitos, sinônimo de folga no trabalho e diversão. Mas há uma questão muito séria que se encontra por trás de alguns feriados. São os “dias santos”, uma forma de devotar louvor e veneração a personagens declarados santos (I Cor 10.19,20).

Corpus Christi é a festa do Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica para comemorar a presença real de Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho em seu corpo e seu sangue (a hóstia torna-se literalmente Carne e Sangue do Senhor Jesus).

Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à Missa mais para “ver” a hóstia do que para participarem efetivamente da Eu-caristia.

A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O Papa Urbano IV recebeu o segredo das visões da frei-ra agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.

Juliana nasceu em Liège, na Bélgica, em 1192, e parti-cipava da Paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, começou a ter “visões”.

A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, seis anos após a morte da irmã Juliana, com 66 anos. San-ta Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599, pelo Papa Clemente VIII.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Isto é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. Pelo fato da Eucaristia ter sido celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

Tem uma música que a gente canta: “Deus habita em meu co-ração, que bom saber que Deus habita”. Se pararmos para anali-

Corpus Christ

sar, este é um espaço que está ocupado por Deus. Então as turbulências que vêm do exterior e também do nosso interior, não têm nenhum acesso a este es-paço. Lá, os confl itos não podem

Convido você a vivenciar ple-namente a festa de Pentecostes. O primeiro passo é conhecer sua história: os apóstolos reu-nidos no cenáculo receberam o Espírito Santo, que os impulsio-nou na difusão do Evangelho.

O Espírito Santo não é um vento do passado ou um gênio da lâmpada que cumpre dese-jos. Ele é Deus em unidade com o Pai e o Filho, possui sua fun-ção específi ca dentro da Trinda-de e do plano redentor. Impul-siona a Igreja em sua missão apontando o caminho, dando as ferramentas necessárias e promovendo a unidade sem ex-clusão.

A Igreja celebra o Domingo de Pentecostes no dia 23 de maio e encerra assim o Tempo Pascal. Páscoa e Pentecostes são as duas faces do mesmo mistério cristão: numa, o nascer de uma vida nova e na outra, o crescimento e amadurecimento da mesma.

Comemorar Pentecostes é agradecer a Deus pelo seu amor derramado em nossos corações. Ser dócil a Ele permitindo-o for-jar o discípulo. Ter consciência da nossa responsabilidade na difusão do Reino e assumi-la.

O segundo passo é se prepa-rar para celebrar com entusias-mo e consciência. Em casa, bus-que alguns textos bíblicos que falam sobre o Espírito Santo e medite sobre como Ele pode agir em você, e que espaço dar para que isto aconteça. Sugestões: Is 61,1-2; Ez 37,26-27; At 1,8; At 2,1-11; Jo 16,7-15; Gl 5,13-25.

O terceiro passo é participar da Missa com alegria, agrade-cendo e pedindo a presença do Espírito Santo em sua vida e na comunidade. O quarto passo é colocar em prática diariamente o que aprendeu.

Feliz Pentecostes!

No dia 30 de maio, a Igreja celebra a solenidade da San-tíssima Trindade. Não é fácil entender ou explicar este mis-tério de fé na Igreja. Jamais al-guém poderia explicar: um Deus Trindade em quem nós cristãos acreditamos, porque Jesus Cristo revelou e provou com sua vida e obras. A esta Trindade chamamos Santíssima, pois re-vela a compreensão que temos da perfeição infi nita de Deus. Nossa mente é muito pequena para criar palavras que expli-quem o mistério que cremos. Aqui se cala a lógica humana, a ciência e as línguas para que fale tão somente a fé.

Interessante notar que são três pessoas distintas. Em Deus, existe uma comunidade perfeita de amor e união. O Pai é eterno e dele procedem o Filho e o Espí-rito Santo. Ele é “Aquele que é”, sem origem e sem fi m. É o cria-dor. O Filho é verdadeiro Deus e eterno Filho do Pai. Em sua pessoa estão duas naturezas: a divina e a humana. É aquele que salva. O Espírito Santo sig-nifi ca o Sopro Divino da criação. É aquele que santifi ca.

O mistério da Santíssima Trin-dade nos foi revelado por Jesus Cristo no Novo Testamento pelas suas palavras. Várias vezes na vida terrena as três pessoas se manifestaram: no batismo de Je-sus e na transfi guração.

A Santíssima Trindade está presente de modo especial pela graça santifi cante naquele que ama a Deus e guarda a sua Pa-lavra.

Jesus fala do Pai como al-guém distinto Dele, mas tam-bém Deus como Ele. “Eu e o Pai somos um; quem me conhece, conhece o Pai.” Fala também do Espírito que não é o Pai, nem é Ele, entretanto é um com Ele (Jo 16,7).

nos alcançar. É importante imaginar que

nossa prece dirigida a Jesus nos conduz a este espaço no qual a Santíssima Trindade reside com sua misericórdia e amor.

Mensagem do mês

Dia 3 de junho – Missa solene na Igreja do Kobrasol, às 08h30. Logo após, procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas do bairro com altares na frente das casas. A procissão vai até a Igreja Matriz e será fi nalizada com a bênção do Santíssimo.

Programação de Corpus Christi

Celebração da presença real de Cristo na eucaristia

Page 4: Jave Nessi, maio 2010

4 espeCiaL

Paulo Elias de Souza

Desde que assumiu a Paróquia, Pe. Raul ti-nha em mente a neces-sidade de construir um novo salão paroquial para atender as ativi-dades pastorais. Ele conseguiu inaugurar o Centro Comunitário no dia 28 de abril de 1985.

Depois de muita luta, o Centro Comunitário é inaugurado

A história dos 40 anos da Paróquia, no período de 1984 a 1987

Após 22 anos, Pe. Chico fala com emoção da Paróquia

Você sabia que:

U m dos locais sugeridos para a construção da

Igreja do Kobrasol era ao lado da Cassol;

O estaqueamento do salão paroquial foi feito

para quatro andares;

A Festa de Bom Jesus, em 1982, foi feita de-

baixo da primeira laje do salão;

Em 1984, dois ônibus com lideranças da Paró-

quia viajaram até Apucarana (PR) para partici-

par da ordenação sacerdotal do então diácono Wil-

son Depieri, que trabalhou aqui por três anos como

seminarista.

Como ele mesmo escre-veu, “depois de uma renhida batalha, após carreiras e atropelos, chegamos ao almejado dia da inauguração. Não foi fácil, mas a vitória é sempre do soldado que não entrega as armas, é do soldado que luta.”

Após a finalização das obras, ele começou a equipar o salão: comprou

armários, mesas, cadei-ras, fogões, balcão frigo-rífico, pia, entre outros. Após 25 anos, o Centro Comunitário, como era chamado na época e hoje conhecido como Salão Pe. Raul, ainda se constitui como um ótimo espaço para atividades pastorais.

Pe. Raul também se dedicou bastante em busca do terreno para

Pe. Francisco de Assis Wloch*

Agradeço, em primei-ro lugar, a oportunida-de que me é dada de manter contato com a comunidade paroquial de Campinas e do Ko-brasol – Paróquia San-to Antônio - depois de mais de 22 anos. Assu-mi a Paróquia no dia 23 de agosto de 1987, data do aniversário natalício do querido e saudoso Dom Afonso Niehues, na época, Arcebispo de Florianópolis. Minha permanência foi

muito breve, pouco mais de um ano, pois no dia 13 de dezembro de 1988 deixei a Paróquia para as-sumir a Coordenação de Pastoral da Arquidiocese.

Alguns fatos marcaram minha vida neste período:

Uma paróquia urbana: O carinho e o respeito com que a comunidade paroquial me recebeu. Assumi a paróquia com muito receio. Saía eu de uma pequena Igreja do

interior para uma grande paróquia urbana. Naquele tempo, a Paróquia Santo Antônio compreendia as comunidades da Procasa (hoje transformada em Paróquia), Roçado (atu-almente integrada a Pa-róquia de Nossa Sra. do Rosário), além da comu-nidade do Kobrasol.

As expectativas do Ro-çado: Lembro-me como se fosse hoje das palavras de saudação da comuni-dade do Roçado quando fui celebrar a primeira Mis-sa na comunidade. Dizia a

Denise, motivadora daque-la noite: “Nós o recebemos com alegria e esperança”. Fiquei pensando: O que esperam de mim? Por que esperança? O que teria acontecido na comunida-de para esperarem algo a mais do novo Pároco? Fiz muitos amigos na comuni-dade do Roçado.

O desafi o no Kobrasol: Naquele tempo, a Missa era celebrada embaixo de uma pequena marqui-se, acesso para o antigo Angar que abrigava o sa-colão. Que batalha para

conseguir usar o galpão para as Missas. Mas que alegria quando consegui-mos o terreno, onde hoje está edifi cada a Igreja do Kobrasol.

Exemplo de sacerdote: Como o povo gostava do Padre que eu sucedia, Pe. Raul de Souza. Diziam-me dele: “Pe. Raul é um padre que reza e sempre está dis-ponível para nos ouvir em confi ssão”. Que bom poder lembrar este fato, neste ano sacerdotal, quando tantos padres são criticados.Um último fato a lembrar:

Lançamos na comunida-de uma ideia força que era ao mesmo tempo um questionamento e uma afi rmação: “Juntos frutifi caremos!?” Em tor-no deste pensamento, nos organizamos como comunidade e iniciamos um processo de planeja-mento paroquial, envol-vendo as lideranças de todas as comunidades.

*Pároco e Reitor da Ca-tedral de Florianópolis e Secretário Executivo da CNBB-Regional Sul 4

a construção da Igreja do Kobrasol com muitas reuniões e vários con-tatos. O próprio Dom Afonso Niehues, então Arcebispo de Florianó-polis, esteve em agosto de 1984, em uma sessão solene da Câmara de Ve-readores de São José, com a finalidade exclusi-va de resolver o assunto. Na oportunidade, após grandes divergências, os vereadores aprovaram a

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL/GERMANO VIEIRA

Você sabia que:

UOAE

par da ordenação sacerdotal do então diácono Wil-

son Depieri, que trabalhou aqui por três anos como

seminarista.

vereadores aprovaram a

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL/GERMANO VIEIRA

Após 22 anos, Pe. Chico fala com emoção da Paróquia

Em frente à Casa Paroquial: da esq. p/ direita: monsenhor Vendelino, Germano Vieira e o vereador

Aparício Mendes

doação do terreno. Con-tudo, 15 dias depois em nova reunião, eles recua-ram. A luta continuava.

Durante o ano de 1985 era celebrada, uma vez por semana, uma Missa em frente ao antigo An-gar, onde hoje é a Igreja do Kobrasol.

Em 1986, Pe. Raul começou a ter problemas de saúde e recebeu um vigário para ajudá-lo, Pe. Jair Manoel Duarte, re-cém ordenado.

Durante a permanên-cia na Paróquia, Pe. Jair fez muitas amizades e celebrava as Missas com alegria, em especial, as

de domingo pela ma-nhã que era dedicada às crianças. Ele deixou a Paróquia em abril de 1987, sendo depois nomeado pároco do Ri-beirão da Ilha. Morreu em 1998.

Logo em seguida, em agosto, Pe. Raul foi transferido para a Paróquia do Saco dos Limões. Em seu lugar assumiu Pe. Francisco Wloch. Na próxima edi-ção, vamos contar um pouco do seu trabalho em nossa paróquia.

Page 5: Jave Nessi, maio 2010

5www.paroquiasantoantonio.net

Bênçãos e curas no Retiro Metanóia

De 16 a 18 de abril o Se-nhor convocou mais uma vez o Grupo de Jovens Sopro de Vida ao trabalho missionário. A resposta a este chamado se deu com muitas bênçãos, milagres e curas para os 67 retirantes, promovendo um verdadei-ro metanóia, ou seja, uma mudança de vida radical.

Assim aconteceu com a Camila Adriana da Silva,

de 20 anos. “Eu não tinha o costume de frequentar a Igreja Católica, mas Deus já estava me chamando para perto Dele, através de alguns amigos que me con-vidavam para participar da Missa da Desatadora dos Nós. E hoje eu sei que Ele apenas estava preparando algo muito especial para mim”, celebra.

novo mUnDoDe 28 a 30 de maio os ministros da Sagrada Eucaristia, da Paróquia Santo Antônio, reúnem-se para um retiro fechado no Provincialado das Irmãs da Divina Providência, centro de Florianópolis. O objetivo é uma reciclagem do ministério tão profundo e digno de respeito por parte de todos os minis-tros. Um abastecer-se espiritualmente para prosseguir neste ano de 2010. Mais informações na secretaria paroquial, no 3241-0637.

Maíra Elena B. Costa

Lucas Kamers

Semana Santa na ParóquiaFabrício Paulo de Farias

Celebrações conduzem fi éis ao verdadeiro Amor

A Paróquia Santo Antô-nio celebrou com muito ar-dor e piedade a mais San-ta de todas as semanas. Como já é de costume, todos os anos a Semana Santa nos convida a refl etir sobre nossos atos e ações

e chama para um recome-ço de vida nova. É o mo-mento de nos voltar para a cruz e ver com os olhos e o coração o que Jesus Cristo foi capaz de fazer por todos nós. E o que nós seriamos capazes de fazer pelo amor de Jesus Cristo?

Em nossa Paróquia

sentimos com certeza o amor de Deus agir durante toda a Semana Santa. A cada ano o amor de Deus vem com mais força e cla-reza em nossos corações, afi nal duas semanas antes celebrávamos o VII Cerco de Jericó.

A Semana Santa deve

ser celebrada com respeito aos costumes e tradições, de acordo com o que a Igreja nos pede. Para que assim, verdadeiramente possamos sentir com for-ça esta manifestação de seu amor em nossa Igreja de Santo Antônio. Cele-bramos a Semana Santa com solenidade, sintonia e muito amor para com a Igreja que escolhemos para seguir fi elmente, pois temos a certeza que Deus se manifestou através do que aqui vivemos.

Obrigado a todos que se empenharam para fazer desta semana a mais San-ta de todas. Deus seja lou-vado por suas vidas!

Teatro da Paixão de Cristo nas ruas de Campinas

Mais de 60 jovens experimentaram o amor de Deus em suas vidas

Djalma Lemes

A cura de CamilaDesde sua infância a

jovem sofria de depressão e faringite crônica, doença que já a deixou sem falar por dez meses e nas se-manas que antecederam o retiro, a saúde estava mais uma vez fragilizada. Mas sentia que precisava ir ao Metanóia e que esta era a sua oportunidade de se en-contrar com Deus. “No de-correr do retiro, ainda sem voz, eu orava pela minha

cura, e para a Glória de Deus, o nó que sentia em minha garganta desapare-ceu e minha voz voltou”. Camila logo tomou posse da sua cura, assumiu o mi-crofone e testemunhou a todos os retirantes o poder de Deus e o milagre que Ele derramou em sua vida. “Assim como Ana, mãe de Samuel, deu seu voto de fé (Samuel 1) eu fi z e o meu clamor alc,ançou o coração de Deus!”

Com muita benção e unção de 10 a 11 de abril foi realizado o encontro de jovens “Travessia II”, que celebra os dois anos do grupo JUCRI, do Kobrasol.

O retiro aconteceu na Casa das Irmãs Carmeli-tas, em Palhoça, e contou com a participação de 30 jovens. Com palestras, dinâmicas, depoimentos, muita diversão e refl exão, o Travessia II teve a pre-sença especial da banda Amigos Unidos por Jesus (AUJ).

A jovem Luana Mioran-do que participa do grupo JUCRI e foi uma das reti-rantes, falou com a equipe do Jornal Javé Nessi sobre esta experiência. Acompa-nhe seu testemunho:

“Fui uma das retiran-tes do Travessia II e o que

posso falar é que aconte-ceram muitas coisas boas! Participamos de momentos de oração, palestras e dinâ-micas em equipe. Instantes que fi caram marcados. Fo-mos para a capela, onde pedimos perdão a Deus pelos nossos erros, abra-çamos os amigos como irmãos, cantamos e adora-mos o nosso Senhor e agra-decemos o que vivíamos.

Tivemos animação com a banda AUJ e dançamos, tudo com a presença do nosso querido e poderoso Deus. Tenho certeza que os outros retirantes tam-bém se sentiram como eu, tocados, sendo chamados a segui-lo e imitá-lo. Com isso, só tenho a dizer que neste meu primeiro ano fazendo o Travessia, senti-me abençoada e tocada por Jesus”.

Um fi nal de semana especial: Travessia II

Alegria, momentos de reconciliação e adoração marcaram o Travessia

A Igreja em missão“Como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz”! (Is 52,7)

Em comunhão com a Igreja Mundial, nossa Paró-quia se lança em Missão. Dia 23 de abril aconteceu a cerimônia de envio de aproximadamente cem missio-nários, que se dispuseram a fazer acontecer na Paró-quia o grande Projeto das Missões: visitar e abençoar mil lares até o fi nal do ano. Ir ao encontro de nossos irmãos e levar até seus lares a Palavra de Jesus e a Boa Notícia de que Ele está vivo e pode transformar nossas famílias e vidas.

O projeto tem como tema: “Eis que estou à porta e bato” (Ap 3,20). E o lema “Se creres verás a glória de Deus” (Jo 11,40).

Vamos receber com carinho os missionários, abrir a porta de nossos lares e deixar a graça de Deus en-trar. E, certamente, o Senhor - que é rico em misericór-dia - abençoará a todos. Jesus ressuscitou e está vivo em nosso meio! Aleluia!

Page 6: Jave Nessi, maio 2010

6 www.paroquiasantoantonio.net

entre irmÃosMissa da famíliaCom a fi nalidade de acolher as famílias da comunidade São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, convidamos você, querido casal, para participar de nosso encontro que acontece todo segundo sábado de cada mês, às 18h, na capela João Paulo II, do Kobrasol. E fi nalizamos com a Missa da família. Mais informações com Odete pelo telefone 3259-6142.

Casais com a fé cada vez mais fortalecida

Encontro de Néos do Movimento de Irmãos

Maria está presente em nosso tempo. É Mãe aten-ta e compassiva que sabe escutar e acolher os seus fi lhos.

Um devoto de Ma-ria não se perde, ensina Santo Afonso. Em todos os momentos de alegria e angústia, de difi culdade e incerteza, Ela está diante de seu Filho a interceder por nós para que sejamos dignos de herdar as suas promessas, de ver a Deus face a face no resplendor do seu unigênito e no amor eterno do seu Espírito.

É preciso que nossas relações pessoais com Maria sejam íntimas e sinceras, mas também de uma ternura e confi ança como somente Ela nos pode inspirar.

Papa João Paulo II se-guiu a linha de pensamen-to de Paulo VI ao chamar a Virgem de “Estrela da Evangelização”, porque o trabalho apostólico de evangelizar necessita de uma luz que oriente e ilumi-ne o caminho a percorrer. Maria preside o trabalho de evangelização da Igreja e anima as comunidades cristãs que constantemen-te recorrem a Ela.

Caminhamos juntos le-

Maria, Mãe de Deus e nossa

vados pelas mãos da Mãe. Se não a largarmos não nos perderemos.

Que neste mês de maio nosso coração se volte para o coração sagrado da Virgem. Que possamos compreender que Ela atua ainda hoje por todos que a invocam. Mãe de Deus abençoa todas as mamães e sobre elas estenda o teu manto azul de amor para que reconheçam em ti a força efi caz para fi car de pé em todos os momentos de suas vidas. “Em cada mulher que a terra criou, um traço de Deus Maria deixou...”

Maria está na face de toda mulher e de todo ho-mem de hoje, por isso é amada e querida por todos nós aqui nesta Paróquia e em todo lugar onde é invo-cada.

“Para a glória da Vir-gem e para o nosso con-forto, proclamamos Maria Santíssima Mãe da Igre-ja, isto é, de todo o povo de Deus, tanto dos fi éis quanto dos pastores que a chamam de Mãe amoro-síssima. E queremos que, com este título suave, seja a Virgem ainda mais hon-rada e invocada por todo o povo cristão” (Papa Paulo VI). Dai-nos sua bênção, Mãe querida!

Nos dias 10 e 11 de abril, aconteceu o Retiro de Espiritualidade para Ca-sais, no Hotel Tropicanas, em Canasvieiras. Promo-vido pela Pastoral Familiar e pelo Grupo de Casais Aliança, da Paróquia San-to Antônio, teve como pre-gadores os padres e leigos da cidade de Joinville. Participaram 20 casais. A previsão é de mais retiros para este ano.

Lições que fi caram do retiro de casais:

Quem somos: Somos o casal Selso e Ioléte e es-tamos unidos pelo sagrado

laço do matrimônio há 10 anos. Fomos criados por famílias cristãs católicas e desde que nos casamos sentimos um chamado para o serviço do Reino de Deus. Mas foi somente em 2003, após um encontro de casais promovido pela Pas-toral Familiar de nossa Pa-róquia, que nos engajamos nas diversas atividades da Igreja. “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” este é o nosso lema.

O Retiro de Casais: Na verdade, não queríamos ir ao retiro. Nós fomos em consideração a um casal amigo. Mas Deus

tem seus próprios cami-nhos para atingir nosso coração. Já na oração de abertura percebemos que estávamos naquela sala porque havia algo reser-vado para nossas vidas.

O pedido a Deus: Ape-sar de todo afeto, carinho e amor de Deus conosco nestes anos de caminha-da; de nossa perseveran-ça nas orações; das no-venas de Nossa Senhora Desatadora dos Nós; das participações nos Cer-cos de Jericó, de vez em quando alguma coisa nos incomodava, sentíamos que algo ainda faltava em

nossas vidas.A resposta de Deus: Como diz nosso pároco, Pe. Hélio, o milagre e a graça de Deus nem sem-pre é exatamente como desejamos e muito menos na hora em que quere-mos. Neste retiro, fomos derrubados por nossa falta de fé. Sentimo-nos tocados por Deus, atra-vés de Nossa Senhora, e nos foi mostrado que po-demos sim, formar uma família completa e que te-mos plenas condições e o dom para isto. Temos tam-bém todas as bênçãos e o amor recebido por Deus para partilhar.

20 casais participaram do primeiro retiro do ano

Suely Alves da Silva Steff ens

Rose Medeiros

“Neste mês de Maria, tão lindo mês de fl ores, queremos de Maria, celebrar os louvores.”

Com o objetivo de en-volver novos casais na Igreja, o Movimento de Irmãos promove de 14 a 16 de maio, em Nova Trento, mais um Encon-tro de Néos. Para par-ticipar o casal precisa entrar em contato com a secretaria paroquial ou

contatar os coordenado-res e demonstrar seu in-teresse pelo Movimento.

O Movimento de Ir-mãos é formado por ca-sais que auxiliam o páro-co em todos os serviços necessários à Igreja. A Paróquia Santo Antônio conta hoje com 50 ca-sais.

O que é necessário para servir no MI:

Ser testemunha de Jesus Cristo, através de uma conduta exemplar e de uma vivência cristã. Participar ativamente das reuniões todas as terças-feiras. E colocar seus dons e talentos a serviço da Igreja.

Mais informações:Secretaria paroquial pelo telefone: 3241-0637.Coordenadores do MI na Paróquia: Suely e Paulo pelo te-lefone 3035-3825 ou com o casal Walter e Edi Lúcia no 3241-5356.

Page 7: Jave Nessi, maio 2010

7www.paroquiasantoantonio.net

pastorais e movimentos

Eu, Claudio e minha esposa, Vera somos de família formada na reli-gião católica. Ir à Missa aos domingos era missão obrigatória, mesmo mo-rando no interior e longe da Igreja.

Hoje, lembro que meu pai não media esforços para levar seus filhos à Igreja, sendo de carroça, bicicleta ou em uma longa caminhada a pé. Assim que fiquei adulto, meu pai ainda me cobrava. An-tes de assumir qualquer compromisso dominical primeiro teríamos que ir à Missa. Para ter certeza de nossa presença, ele sempre perguntava a cor do paramento que o padre estava utilizando no dia.

Digo isso para lem-brar que o tempo mudou. A cidade em que mora-mos é outra, mas nosso compromisso com a fé

Qual o valor do dízimo? O que é feito com o meu dízimo? Estas e muitas outras questões acontecem por desconhecermos a tendência natural que existe no homem em servir a Deus. O dízimo não é uma porcentagem, nem um pagamento, mas um compromisso de fidelidade com Deus e a Igreja. É o sacrifício humano e cristão. É a primeira parte do seu ganho. Antes de se preocupar com os 10%, pense nos 90% que Deus tem reservado para você. Dízimo é canal extraordinário de graças. Eis aí o valor do seu dízimo. (Lc 21,1-4). Por: Elenir Lopes

“Grupo Bíblico em Família impulsiona nossa missão”

A Renovação Caris-mática Católica (RCC), da Comarca de São José, realizou pela primeira vez, no dia 11 de abril, o Dia da Misericórdia com o apoio e motivação do pá-roco, Pe. Hélio da Cunha. O evento aconteceu na Igreja São Francisco e Santa Rita, no Kobrasol, com início pela manhã e término com a Santa Mis-sa, às 16h.

O pregador Luiz Car-los Santana (Luizinho), de Santos (SP), fez cada um dos presentes experi-mentarem a graça de se abrir às misericórdias de Deus e clamar com o co-ração cheio de confiança: Jesus eu confio em vós.

Aconteceram mo-mentos de cura interior e muitas pessoas foram tocadas e transformadas pelo amor misericordioso de Jesus. Homens e mu-

Leigo relata a importância da vida na Igreja para formação de uma família cristã e feliz

católica permanece. Por isso, hoje, eu e minha es-posa temos orgulho em frequentar a Igreja, dar o exemplo e cobrar de nossas filhas o mesmo, mantendo uma estrutura que é à base de nossa família.

Para que todos os fru-tos continuem, participa-mos de algumas ativida-des na Igreja. Já fizemos parte da Pastoral Familiar em Campinas e colabo-ramos com os encontros do grupo. Hoje, somos ministros da comunhão no Kobrasol. Mas o que mais nos orgulha como pais é manter nossas fi-lhas próximas da Igreja. Elas participam do grupo de jovens JUCRI, com amizades mais saudáveis e responsáveis.

Podemos afirmar que nossa missão foi impul-sionada pela participação

ativa em um Grupo Bíblico em Família (GBF). Desde que fomos convidados pela primeira vez, temos levado a sério, o que tem fortalecido a nossa fé.

Nossos encontros são realizados as quintas-feiras, em casas diferen-tes, com a oportunidade para que todas as famí-lias possam receber em seu lar, de maneira muito simples, este grupo de oração e de estudo da Palavra de Deus. São momentos de oração que nos exigem alguns com-promissos, como arreca-dação de alimentos para colaborar com o trabalho da Ação Social.

Pelo comprometimen-to em nossos encontros e as bênçãos recebidas através da oração, nossa família se orgulha de par-ticipar dos GBF e de ser católica.

Graças e bênçãos no Dia da Misericórdia no Kobrasol Romeu G. Mendes lheres, jovens e crianças

voltaram para suas casas com alegria e a certeza de uma mudança de vida.

Para o ano que vem, a meta é intensificar ainda

mais este dia de graças, pois muitos foram os tes-temunhos de que preci-samos estar na presença de Jesus, fonte de toda misericórdia.

Além dos prêmios, as pessoas se deliciaram com lanches e bebidas no salão paroquial

Futuros encontros do Serviço de Animação VocacionalReuniões comarcais garantem formação e acompanhamento do trabalho vocacional

O Encontro da Pastoral Vocacional – Comarca de São José – ocorre a cada bimestre no último sábado do mês em conjunto com a Comarca do Estreito para contar com a presença do orientador, Pe. Vânio da Silva. A paróquia anfitriã é pré-definida por uma agen-da elaborada no início de cada ano.

O último encontro ocor-reu no dia 27 de março e,

Wilton Braz Pereira na ocasião, foi realizado um estudo sobre a men-sagem do Papa Bento XVI para a Jornada Mundial da Juventude. O próximo será no dia 22 de maio, na Igreja Nossa Senhora da Glória, no Balneário do Estreito.

Eventos vocacionaisNo dia 16 de maio, acon-

tece o retiro anual com mo-tivação vocacional para a 1ª Eucaristia em Campinas. A partir desta data, também

terá uma tenda vocacional no Santuário Santa Paulina sob a responsabilidade da Comarca de Tijucas.

Para o dia 5 de junho, está programado o compa-recimento das equipes do SAV na Ordenação Pres-biteral dos jovens Leandro José de Souza e Silvio José Kremer, na Paróquia São João Evangelista, em Biguaçu. Na ocasião, também será celebrado o encerramento do Ano Sa-cerdotal.

Comunidade participou da “Ação Entre Amigos” Susana Paula Volpi

Aconteceu no dia 26 de março, na Paróquia Santo Antônio, em São José, uma grandiosa “Ação Entre Ami-gos”.

Contando com a partici-pação da comunidade e tam-bém de outras paróquias, sem esquecer a presença

dos devotos da Desatadora dos Nós, o salão paroquial ficou cheio. Foram sortea-dos dez prêmios, entre eles um notebook e R$1.000,00 em dinheiro. A roleta das ga-linhas e a venda do bolo de Nossa Senhora Desatadora dos Nós também fez parte da programação.

Um evento de sucesso

se deve ao grande empenho e participação de nossas pastorais e movimentos em promover sempre o melhor para nossa comunidade paroquial, contando com o auxílio do pároco, Pe. Hélio, incansável na busca para angariar fundos para que nossas obras possam con-tinuar.

Page 8: Jave Nessi, maio 2010

8 www.paroquiasantoantonio.net

Igreja do Kobrasol em festa neste mês de maio

A comunidade do Kobrasol, que perten-ce à Paróquia Santo Antônio, promove sua grandiosa Festa de Santa Rita de Cássia, de 9 a 16 de maio. Muita música, churras-co, galinha recheada, pastel, cachorro quen-te, pescaria e diversão esperam você e sua família.

Confira a programa-ção que começa no dia 9 de maio com uma ho-menagem especial às mães:

9 de maio, 10h – Mis-sa celebrada pelo Dia das Mães. 12h – Delicioso almo-ço. Adquira o convite antecipado na secre-taria ao preço de R$ 15,00.

14 de maio, 20h – Grandiosa “Ação Entre Amigos” com sorteio de prêmios. Cartelas a R$ 10,00.

15 de maio – Missa em honra à Santa Rita com procissão e bênção do mel e das rosas.20h – Festejos no sa-lão e apresentação teatral sobre a vida de Santa Rita. 22h – Sorteio da rifa que terá como primeiro prêmio, uma moto. Bi-lhete a R$ 10,00.

16 de maio, 10h – Mis-sa solene com os fes-teiros.12h – Almoço no salão14h – Sorteio de prê-mios18h – Missa em Ação de Graças

A Paróquia Santo Antô-nio realiza sua tradicional festa em homenagem ao padroeiro. O cronograma começa com a Trezena de Santo Antônio no dia 31 de maio que segue até 12 de junho.

Já nos dias 11, 12 e 13 ocorrem celebrações e festejos populares. Na sexta-feira (11), Missa se-guida de procissão lumi-nosa pelas ruas do bairro, com as imagens de Santo Antônio e do Sagrado Co-ração de Jesus, dia desta solenidade.

No sábado (12), tra-dicionalmente celebrado como Dia dos Namora-dos, a Santa Missa con-

De 11 a 13 de junho, festa de Santo Antônio

tará com a presença de padrinhos e madrinhas de Santo Antônio com a Oração do Responso e Bênção solene do Santo sobre todo o povo. À noi-te, segue com festa e o sorteio da rifa.

O domingo, dia 13, co-meça às 10h com Santa Missa festiva e presença dos festeiros. Ao meio dia, almoço e leilão de bolos. À noite, Missa em Ação de Graças e seguem os fes-tejos populares.

É bom lembrar que to-das as Missas da Trezena e da festa terão a bênção dos pãezinhos de Santo Antô-nio, a oração do Responso e o canto da ladainha.

Missa e procissão luminosaDia: 11 de junhoHorário: 19hFesta popular: haverá roleta das galinhas, chur-rasco, massas, bolos, salgadinhos, pinhão, quen-tão, entre outros.

Missa com padrinhos e madrinhasDia: 12 de junhoHorário: 19h Festa popular: música e gastronomia no salão paroquial com sorteio da rifa, às 22h.

Participe das comemorações em honra à Santa Rita de Cássia

Faça parte destes momentos especiais que homenageiam o santo do povo

CRONOGRAMA DA TREZENA

31/05 20h RCC – Coroação de Nossa Senhora A Vocação de Santo Antônio01 19h30 Pia União – Legião de Maria – Mãe Peregrina Homem de Oração02 20h Servos e servas de Maria Missionário do Povo 03 8h30 Dia do Corpo e Sangue de Cristo Liturgia de Campinas e Kobrasol03 20h Servos e servas de Maria Devoção à Maria 04 19h30 Apostolado da Oração Defensor da Justiça 05 18h Mov. Irmãos e Pastoral Vocacional Zelo pela Palavra 06 20h Past. Familiar - Gr. Bíblicos em Família e Gr. de Casais Aliança Defensor da Eucaristia 07 20h RCC, Quentinha do Amor e Pastoral do Dízimo Defensor da verdade 08 19h30 Ação Social Paroquial e Grupo Santa Paulina Amigo dos Doentes 09 20h Servos e servas de Maria Seu amor ao próximo 10 20h Servos e servas de Maria Seu Maior Amor11 19h Dia do Sag. Coração de Jesus - Catequese, Coroinhas e Infância Morreu o Santo 12 18h Liturgia do Kobrasol O nosso modelo13 10h Liturgia da Matriz Solenidade: Santo Antônio,rogai por nós!13 19h Sopro de Vida e Ministros da Comunhão Ação de Graças

DATA HORÁRIO QUEM TEMA

31/05 20h RCC – Coroação de Nossa Senhora A Vocação de Santo Antônio31/05 20h RCC – Coroação de Nossa Senhora A Vocação de Santo Antônio31/05 20h RCC – Coroação de Nossa Senhora A Vocação de Santo Antônio

02 20h Servos e servas de Maria Missionário do Povo

03 20h Servos e servas de Maria Devoção à Maria 03 20h Servos e servas de Maria Devoção à Maria

05 18h Mov. Irmãos e Pastoral Vocacional Zelo pela Palavra 05 18h Mov. Irmãos e Pastoral Vocacional Zelo pela Palavra

07 20h RCC, Quentinha do Amor e Pastoral do Dízimo Defensor da verdade Past. Familiar - Gr. Bíblicos em Família e Gr. de Casais Aliança

07 20h RCC, Quentinha do Amor e Pastoral do Dízimo Defensor da verdade 07 20h RCC, Quentinha do Amor e Pastoral do Dízimo Defensor da verdade

09 20h Servos e servas de Maria Seu amor ao próximo 09 20h Servos e servas de Maria Seu amor ao próximo 09 20h Servos e servas de Maria Seu amor ao próximo

11 19h Dia do Sag. Coração de Jesus - Catequese, Coroinhas e Infância Morreu o Santo Dia do Sag. Coração de Jesus - Catequese, Coroinhas e InfânciaDia do Sag. Coração de Jesus - Catequese, Coroinhas e Infância

13 10h Liturgia da Matriz Solenidade: Santo Antônio,rogai por nós!12 18h Liturgia do Kobrasol O nosso modelo13 10h Liturgia da Matriz Solenidade: Santo Antônio,rogai por nós!13 10h Liturgia da Matriz Solenidade: Santo Antônio,rogai por nós!

Missa festiva e solene com os festeirosDia: 13 de junhoHorário: 10h Festa popular: almoço e leilão de bolos.

Missa em Ação de GraçasDia: 13 de junhoHorário: 19h Festa popular: segue com música e gastronomia no salão paroquial.

Agende-se: