Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

12
Depois de anos de avanços e recuos, instalação de nova pousada foi finalmente adjudicada Requalificação do ex-Sanatório promete criar empregos Pág. 7 O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e Fundão O j j j j j j j j j jo o o ornal de distribuição gratu u u u u u u u u u u u u ui i i i i i i i i i i it t t t t t t t t t t t ta a a a a a a a a a a a a a d d d d d d da Covilhã e Fundão já agora Visite-nos em http://www.jaagora.net edição Nº 87 janeiro de 2011 Fundão Idosa agredida com violência num lar Página 3 Serra da Estrela Limpeza de neve opõe presidente da Câmara e Governador Página 4 Ponde da Carpinteira Destino de eleição no mundo do Design Página 6 PUB Pág. 7 Fundão Idosa agredida com aM AIS CL ASSIFICADOS, MAIS OPORTUNIDADES, VEJA A NOSSA PÁGINA 8!

Transcript of Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

Page 1: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

Depois de anos de avanços e recuos, instalação de nova pousada foi finalmente adjudicada

Requalificação do ex-Sanatório promete criar empregos Pág.

7

O jornal de distribuição gratuita da Covilhã e FundãoO jjjjjjjjjjoooornal de distribuição gratuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiitttttttttttttaaaaaaaaaaaaaa ddddddda Covilhã e Fundão

já agoraVisite-nos em http://www.jaagora.net

edição Nº 87janeiro de 2011

Fundão

Idosa agredida com violência num larPágina 3

Serra da Estrela

Limpeza de neve opõe presidente da Câmara e GovernadorPágina 4

Ponde da Carpinteira

Destino de eleiçãono mundo do DesignPágina 6

PUB

Pág.7

Fundão

Idosa agredida com

ais

MAIS CLASSIFICADOS, MAIS OPORTUNIDADES, VEJA A NOSSA PÁGINA 8!

Page 2: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

2 já agora nº 87 - janeiro de 2011

Divulgado relatório anual do clima de 2010

Temperaturas médias subiram no ano mais chuvoso da décadaOs valores médios das temperaturas máxima e mínima foram superiores aos normais durante o ano de 2010

O relatório anual do cli-ma, que tem como base os últimos 29 anos e que foi divulgado pelo Instituto de Meteorologia (IM), não engana: “No continente, durante o ano de 2010, os valores médios das tempe-raturas máxima e mínima do ar foram superiores aos

valores normais [registados entre] 1971-2000, em 0.33 graus Celsius e 0.14 graus, respetivamente”, pode-se ler no documento que avalia as alterações registadas em Portugal e no mundo ao nível das temperaturas e que foi publicado no site do IM.

Ainda de acordo com o relatório, durante o ano que passou, os meses mais frios (janeiro, fevereiro, março, outubro, novembro e dezem-bro) “registaram anomalias negativas da temperatura máxima, média e mínima do ar”, sucedendo o inverso na época mais quente (abril

a setembro), período em que houve “anomalias positivas”, relativamente aos valores normais mensais regista-dos no período entre 1971 e 2000.

O MAIS CHUVOSORelativamente à precipi-

tação, o ano de 2010 é clas-sificado como sendo “o mais chuvoso da última década”, com 1063 mm, valor que supera em 20 por cento o que foi registado entre 1971-2000, com março a marcar o terceiro valor mais alto de precipitação dos últimos 30 anos.

Jornadas de voluntariado no Centro Hospitalar Cova da Beira

Na sequência da escolha de 2011 como Ano Europeu do Voluntariado, o Voluntariado da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira irá promover, nos dias 22 e 23 de Janeiro, as 1.ªs Jornadas de Voluntariado da Cova da Beira. Os trabalhos serão dedicados ao tema Voluntariado: Um Serviço de Afectos. As jornadas destinam-se a todos os voluntários e profissionais que desenvolvem acções com o voluntariado e cidadãos em geral.

Page 3: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

33já agoranº 87 - janeiro de 2011

qu15zenaDia1

Dia2

O essencial da

Aprovado aumento do capital social da Caixa Geral de Depósitos em 550 milhões de euros

Bispo do Porto deixa mensagem de esperança para novo ano

Ano Novo: Primeiros bebés nascem em Coimbra e Vila Franca de Xira

Barack Obama apela aos Republicanos para ajudar a estimular a economia dos EUA em 2011

Dilma Rousseff, nova presidente do Brasil, tem como prioridade erradicar a pobreza extrema

Governo quer manter poder do Estado na Galp, mas vê com "bons olhos" parceria com a Petrobras, diz Sócrates

Chuvas na Colômbia matam 310 e afetam mais de dois milhões

Portuguesa descobre nova espécie de inseto cavernícola sem olhos nem asas

Autoridade Palestiniana denuncia "escalada perigosa" de Israel

LIVRODEOCORRÊNCIASPOLICIAIS

Escola assaltada no FundãoA GNR está a averiguar um furto na escola básica

de Alcaide, disse fonte da GNR no dia 14. De acordo com a queixa, foi roubado material informático de valor ainda por apurar.

GNR investiga queixas registadas no dia 9

A GNR está a investigar várias queixas relativas a diversos assaltos recebidas no dia 9. Na Soalheira, concelho do Fundão, foi apresentada uma queixa por furto em residência no valor de 10 084 euros. De acordo com a queixa, foram roubados diversos artigos em ouro, electrodomésticos, ferramentas elétricas e bebidas. No Fundão, a GNR local re-gistou o furto de dois cheques no valor de 1757 e 1610 euros.

Homem detido à porta de um bar no Fundão

Um homem de 32 anos na noite de dia 6 no Fun-dão. O indivíduo agrediu e injuriou elementos da patrulha da GNR à porta de uma bar.

Fundão

Idosa agredida num lar por outra utenteUma idosa de 85 anos foi agredida com violência no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão por outra utente

A denúncia foi feita pela família depois de apre-sentar queixa na GNR. Segundo Maria Salvado, nora da vítima, a idosa acamada residente no lar foi agredida no dia 24 de dezembro por uma utente com um pau de vassoura, com o qual lhe fracturou os braços, feriu a cara e a cabeça. “Foi apresentada queixa na GNR porque queremos que sejam apu-radas responsabilidades”, disse a familiar à Agência Lusa.

Maria Salvado disse não entender “como é possí-

vel no lar deixarem que uma utente bata noutra com tamanha violência, ao ponto de causar tantos fe-rimentos”. Além do mais, realçou, a idosa agredida “está acamada e tem di-ficuldades em falar. Não tem nenhuma forma de defesa”, nem conseguiu explicar o que causou a situação.

VÍTIMA HOSPITALIZADAApós o incidente, a uten-

te ferida foi transportada pelo INEM para o Hospital da Covilhã onde foi tratada e esteve sob observação durante dois dias, antes de regressar ao lar, acres-centou.

Jorge Gaspar, provedor da Misericórdia do Fun-dão, disse à Agência Lusa que a instituição está a proceder a averiguações e lamentou o sucedido,

expressando-o a uma das filhas da vítima, que trabalha na instituição. Segundo o provedor, ha-via duas funcionárias no piso em que se deram as agressões, mas a situação “era de todo imprevisível e deve ter acontecido muito rápido”.

A agressora tem uma deficiência caracterizada como um “problema de de-senvolvimento”, mas “não manifestava agressivida-de”, sublinhou, susten-tando-se nas actividades diárias e em relatórios mé-dicos. Depois do incidente já foi observada por um psiquiatra, “expressando arrependimento”.

Está sob medicação “para evitar qualquer tipo de situação semelhante” e também “sob uma vigilân-cia mais atenta, tendo em conta o sucedido”.

Caso de morto à porta de um café na Borralheira

Condenados na repetição de julgamentoO Tribunal da Covilhã

agravou no dia 5 a con-denação de uma jovem e manteve a de outro no caso da morte de um homem amarrado por brincadeira às grades de um café em 2007. Eduardo Pinto e Nídia Afonso foram con-denados a oito meses de prisão com pena suspen-sa, cada um, pelo crime de omissão de auxílio, na repetição do julgamento depois de um recurso para o Tribunal da Relação de Coimbra.

No caso da arguida, viu aumentada em dois meses a pena a que já tinha sido condenada no julgamento do caso em 2009, depois anulada - em que para além dela e de Eduardo

foram condenados outros quatro jovens. Apesar de terem recorrido, o Tribu-nal da Covilhã reafirmou que os dois estavam num carro e aperceberam-se pelos espelhos retroviso-res de que outros quatro amigos estavam a amarrar a vítima, João Inácio. O

Tribunal suspendeu as penas hoje anunciadas por um ano, obrigando os arguidos a terem ocupação profissional ou formação.

RECURSOS GARANTIDOS

A advogada de defesa de Nídia Afonso diz “pon-

derar o recurso, que é o mais certo”, dado que a decisão de hoje é “uma grande desilusão, porque não foi feita justiça”. Luís Ferreira, defensor de Edu-ardo Pinto, garante que vai que recorrer. “Se [através da prova] não se consegue colocar os arguidos no lo-cal, como pode o tribunal produzir um acórdão que os condena? Com que fun-damento”, questiona.

Rocha Pereira, advo-gado dos familiares da vítima, diz-se “satisfeito” com a condenação, sem a qual “seria mais difícil obter as indemnizações que o tribunal arbitrou. Assim o pedido cível foi es-tendido a estes arguidos”, concluiu.

Roubaram coleção de moedas e ouro no valor de 9941 euros

A GNR está a inves-tigar um furto de uma colecção de moedas e ouro numa habitação no Fundão. Segundo a queixa apresentada, o roubo está avaliado em 9941 euros.

Page 4: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

4 já agora nº 87 - janeiro de 2011

AUTOclassificados - Ligue-nos para publicar os seus: 96 96 76 76 3

Mitsubishi Coltcarro semi-novo, ar condicionado, leitor de CDs, motor a gasolina, económico

Seat IbizaAC automático, cruise control, leitor CD,comandos no volante, jantes de liga leve

Opel Astrauma viatura familiar a não perder! Motor 1.3 CDTi

Ford Fiesta1.4 TDCI 2002, 5 lugares, jantes de liga leve

Opel Corsa1.3 CDTI, comercial, 2008, com ar condicionado

PUB

AGORA, REVISÕES COM TRATAMENTO "MECHANIX CHOICE" - MELHORA A ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL!

Visite-nos na Calçada das Poldras Ou ligue-nos já pelo tel. 275 331 597

qu15zenaDia2

Dia3

Dia4

O essencial daKremlin espera cooperação estratégica mais frutífera com Brasília

Palestina conta com reconhecimento do Estado por Espanha em 2011

Companhia aérea alemã Lufthansa vai criar 4000 novos empregos

Operação Ano Novo: Cinco mortos, menos dois do que em 2009/2010 - Balanço final da GNR

José Mourinho é o melhor treinador do ano pela terceira vez.

Aumento dos combustíveis leva a abastecer em Espanha

Vendas de ligeiros sobem 38,8 por cento em 2010

NA ONU, Portugal fica à frente de comissões sobre Coreia do Norte e tribunais internacionais

Banco Europeu de Investimentos quer ajudar Portugal a evitar recessão

Cortes Salariais: Empresas do Estado poderão ser autorizadas a cortar sem tetos mínimos e máximos

www.jaagora.net

Visite-nos na Internet.

Serra da Estrela

Limpeza de neve opõe governador civil da Guarda e Câmara da Covilhã

O governador civil da Guarda, Santinho Pacheco, contesta a disponibilidade da Câmara da Covilhã para gerir o Centro de Limpeza de Neve

No entender de Santi-nho Pacheco, o centro cui-da das estradas de vários municípios, pelo que não deve ser gerido “apenas por um deles”. A estrutura deve ser dirigida “por uma entidade nacional como a Estradas de Portugal”, tal como está, “ou por uma entidade supramunicipal”, disse aquele responsável questionado por jornalis-tas.

Após os nevões do início de dezembro, o vereador com o pelouro da Proteção Civil na Câmara a Covi-lhã, Pedro Silva, disse à Agência Lusa que a câmara

está disponível para gerir a estrutura sedeada nos Pior-nos. Segundo o autarca, as estradas de acesso à mon-tanha estiveram cortadas, o que e é “muito prejudicial” para o principal cartaz tu-rístico da região.

DEMASIADO PRETENSIOSOSantinho Pacheco des-

taca “o esforço” dos tra-balhadores do Centro de Limpeza de Neve”, mas admite que “tudo pode ser melhorado”. “Se houver uma reflexão conjunta das câmaras, eu estarei ao lado do que decidirem”, acres-centou. “Acho demasiado pretensioso uma única câ-

mara disponibilizar-se para gerir o centro e não têm que levar a mal eu discordar”, concluiu o governador civil da Guarda.

SEM BASE ELECTIVAEm comunicado, a Câ-

mara da Covilhã refere que “continuará a insistir na necessidade de se pôr cobro à gestão à distância do Centro de Limpeza de Neve” pela Estradas de Portugal. A autarquia acusa Santinho Pacheco de não ter “a representatividade de base electiva” para se pronunciar sobre o assun-to, “intrometendo-se onde não é chamado”.

Docentes da UBI lançam livro sobre empreendedorismo

Dois docentes da Universidade da Beira Interior (UBI), João Leitão e Mário Raposo, lançaram um livro com 13 textos sobre empreendedorismo. A obra é uma edição conjunta com David Smallbone, professor na Kingston University e Friederike Welter, professor na Jönköping University, Sweden, e reúne comunicações da conferência RENT XXI 2008, que decorreu na UBI.

Para João Leitão, administrador da UBI, “os trabalhos têm a ver com o lema fundamental da conferência que passa pelo empreendedorismo como uma alavanca de desenvolvimento no contexto regional”.

Psicologia da Felicidade explicada na Covilhã

A Câmara Municipal da Covilhã promove no dia 27 de Janeiro, quinta-feira, pelas 21h30, na Biblioteca Munici-pal, mais uma sessão Troca de Palavras com Pedro Alves, subordinada ao tema A Psicologia da Felicidade.

O orador, Pedro Alves, é Psicólogo e mestre em Criatividade pela Universidade do Minho. Tem vindo a participar em diversas palestras, a nível nacional, direccionadas para o life coach e treino para o êxito. Optimismo, acções positivas e motivação são as linhas base desta discussão, orientadas para contrariar a ten-dência depressiva da sociedade actual.

Page 5: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

55já agoranº 87 - janeiro de 2011

qu15zenaDia4

Dia5

Dia6

O essencial daSaúde: Estado deixa de comparticipar 16 medicamentos

Aviação: Tráfego internacional impulsionado em 2010 por economias emergentes

Coreia do Norte pronta para negociações "sem condições" com Coreia do Sul

França: Empresário português assassinado a tiro na sua discoteca

Censos 2011: INE já recebeu 11.270 candidaturas nos primeiros dois dias de recrutamento

Terrorismo: Homem ameaça fazer explodir avião turco, mas foi dominado por passageiros

Temperaturas médias aumentaram em Portugal com ano a ser o mais chuvoso da década

PUB

T2 novo. Excelentes áreas, acabamentos de qualidade, garagem fechada. Próximo de zonas comerciais, transporte públicos e faculdade de medicina, rentabilidade garantida garagem fechada. ÓTIMO NEGÓCIO! 84.000€

T3 em bom estado. T3 em bom estado, tendo sido restaurado, área razoável, boas vistas, excelente localização em zona residencial perto de escolas e transportes públicos. BOA OPORTUNIDADE! 35.800€

T3 NOVO, sala com lareira, aquecimento central e aspiração central completa, sótão e lugar de garagem. EXCELENTE PREÇO! 85.000€

275 08 10 10 www.habitar.com.pt

Habitar Interior - Mediação Imobiliária, Lda.Licença AMI nº 7845

T2 novo Excelentes áreas T3 b t d T3 b t d

Covilhã

Câmara entregou 170 mil euros de apoios financeiros

A Câmara da Covilhã entregou no dia 14 um total de 170 mil euros de apoios financeiros para construção de novas sedes de associações, aumento de camas num lar e criação de um novo museu, anun-ciou a autarquia. O Lar de São José recebeu 50 mil euros para a recuperação de dois edifícios na zona histórica da cidade, obras que permitira criar um novo núcleo da instituição com 16 camas. “As verbas foram disponibilizadas através do programa Covi-lhã XXI, que está a apoiar outras intervenções”, no-meadamente no núcleo central da Universidade da Beira Interior e no fu-turo museu do Sindicato dos Lanifícios, destacou o presidente da Câmara, Carlos Pinto.

A autarquia entregou também um apoio de 50

mil euros para conclusão das obras da nova sede da Associação Desporti-va da Estação (ADE). A construção permitira de-molir o edifício actual, já degradado, no largo frente à estação de caminhos-de-ferro, que será totalmente requalificado.

Foi ainda atribuído um subsídio de 70 mil euros ao Grupo de Danças e Can-tares do Paul, igualmente para construção de uma nova sede. A obra permitirá

que a sede actual seja cedi-da pela Junta de Freguesia para criação de um museu na vila, tal como acordado num protocolo assinado com a junta e o Centro de Estudos Marmelo e Silva, escritor natural da vila.

Apesar da época de aus-teridade, o presidente da Câmara, Carlos Pinto, con-sidera que a atribuição de apoios como os que hoje foram entregues “é a prova de que o município tem as suas contas sob controlo”.

Comparticipação dos medicamentos ainda por resolver

Pensionistas dos lanifícios admitem protestar à porta do Ministério da Saúde

Os pensionistas dos lani-fícios vão protestar à porta do Ministério da Saúde caso não seja autorizada a entrega de medicamentos a que têm direito, sem cus-tos, nas farmácias. A com-participação total dos me-dicamentos é uma medida de que beneficiam cerca de 8000 pensionistas, muitos da Covilhã, que até 1984 descontaram ao longo da carreira contributiva para o Fundo Especial dos La-nifícios.

No entanto, os benefici-ários têm que pagar os me-dicamentos nas farmácias e esperar por reembolsos que têm sofrido atrasos de 30 dias, “o que lhes di-ficulta a vida”, destacou à Agência Lusa, Luís Garra, presidente do Sindicato Têxtil da Beira Baixa. De acordo com o sindicalista, em outubro foi acordado com o secretário de Es-tado da Saúde, Manuel Pizarro, que o reembolso passaria a ser tratado di-retamente entre o Estado e farmacêuticos.A medida permitiria que os pen-sionistas levantassem as receitas sem custos e eli-minaria burocracias.

“Ficou definido que seria publicado um despacho conjunto assinado pelos

secretários de Estado da Saúde e da Segurança So-cial, que até agora não sur-giu, sem explicações para o que se está a passar”, descreveu Luís Garra.

O sindicalista classifi-ca a situação de “grave”, porque “o secretário de Estado da Saúde não res-ponde aos ofícios que já enviámos e o chefe de gabinete não atende os telefonemas”.

No dia 29 de janeiro haverá nova reunião de pensionistas no âmbito de uma manifestação da União de Sindicatos do Distrito de Castelo Branco (USCB) contra as medi-das de austeridade, na Ponte Martir-In-Colo, na Covilhã, às 15:30. Nes-sa reunião voltará a ser analisado o assunto e “os pensionistas avançaram para um protesto no dia 18 de fevereiro, em frente ao Ministério da Saúde, em Lisboa, caso ainda não haja solução”, concluiu Luís Garra.

Novo plano de emergência para situações meteorológicas adversas

O distrito de Castelo Branco tem um novo Plano Especial de Emergência para Situações Meteorológicas Adversas devido ao aumento de fenómenos natu-rais violentos, anunciou o Comandante Operacional Distrital, Rui Esteves. O documento inventaria as situações de risco, às quais associa os meios públicos

e privados a ativar, para melhor enfrentar situações como o tornado que a 7 de de-zembro de 2010 atingiu parte do distrito, no concelho da Sertã. “Se falamos de neve ou precipitação intensa, é algo que o Insti-tuto de Meteorologia pode prever. Mas há outras circunstâncias como o tornado de dezembro que não são previsíveis”.

Page 6: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

6 já agora nº 87 - janeiro de 2011

qu15zenaDia6

Dia8

Dia7

O essencial daCombustíveis: Preços nas bombas em Portugal não acompanham descidas nos mercados internacionais

BPN perdeu 200 milhões de euros em depósitos nos últimos quinze dias

Cavaco veta diploma que simplifica mudança de sexo e nome próprio no registo civil

Afeganistão: Estados Unidos reforçam contingente com 1400 fuzileiros

Euro/Crise: Banco Central Europeu não pode substituir "irrespon-sabilidade dos governos" diz o presidente do BCE

Combustíveis: Gasolina seria mais barata em Portugal do que em Espanha se os impostos fossem iguais

EUA: Obama promulga orçamento militar e reafirma vontade de encerrar Guantánamo

Jornalista português Carlos Castro encontrado morto em quarto de hotel

Nova atração da Covilhã

Ponte eleita como um dos sete destinos de design mais interessantes do mundoA Ponte Pedonal sobre a Ribeira da Carpinteira, na Covilhã, foi escolhida pela revista Travel + Leisure

A publicação elege-a como um dos sete des-tinos relacionados com design mais interessantes do mundo. Segundo a edi-ção online da publicação norte-americana, dedica-da ao turismo e lazer e re-ferente a janeiro de 2011, a ponte “é uma das mais

impressionantes” de entre “as novas pontes pedonais de grande altura” constru-ídas em diferentes pontos do globo.

A obra da autoria do ar-quiteto Carrilho da Graça, inaugurada em 2009, tem 52 metros de altura (o equivalente a um edifício de 17 andares), 220 metros de extensão, 4,40 metros de largura e uma estrutura de aço para betão armado com 250 toneladas. A es-trutura liga o Bairro dos Penedos Altos ao centro da cidade, reduzindo o percurso que obrigava a

contornar as encostas do vale da Carpinteira.

VÁRIAS DISTINÇÕES

Carrilho da Graça acre-dita que o enquadramento da ponte, num vale re-cortado “com a Serra da Estrela em cima e a Cova da Beira em baixo”, con-tribuiu para a distinção, referiu à Agência Lusa. O trabalho em parceria com o engenheiro Adão da Fonseca “foi um desafio interessante: não é fácil fazer experiências em edi-fícios e aqui conseguimos levar a estrutura até ao

limite”, acrescentou.A ponte sobre a Ribeira

da Carpinteira está ainda nomeada para o prémio Mies van der Rohe (em memória do arquiteto ale-mão com o mesmo nome) - assim como a interven-ção de Carrilho da Graça no Castelo de São Jorge, em Lisboa.

“Esta não é a primeira vez que a ponte é reconhe-cida por publicações inter-nacionais, que só provam que tínhamos razão quan-do decidimos construi-la”, referiu Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã.

“É a consagração de uma obra, não só pela sua uti-lidade, mas também pela forma e enquadramento”, destacou. Para Carlos Pin-to, a ponte é cada vez mais “um dos ícones da Covilhã e será um elemento funda-mental na identidade da cidade”.

Associação Cultural vai processar Câmara de Pinhel

A Associação Cultural da Beira Interior (ACBI) anun-ciou hoje que vai processar a empresa municipal de Pinhel por alegada usur-pação da marca Zéthoven, personagem com que ensina música desde 1998 e que até já foi recebida pelo Presi-dente da República. A ACBI anunciou ainda que, “como forma de defesa”, registou a seu favor diversas mar-cas usadas pelo município (Empresa Municipal Falcão, Cultura e Tempos Livres, Pinhalíadas e Concurso de Fotografia – Objectiva de Pinhel). “Estas marcas se-rão anuladas caso a marca Zéthoven seja devolvida de

forma voluntária”, refere a ACBI em comunicado.

A autarquia de Pinhel anunciou em 2010 a saída do projeto Zéthoven por questões financeiras, mas registou a marca para si, numa atitude que Luís Ci-priano, presidente da ACBI, classifica de “inqualificável” e “absolutamente desones-ta”. Segundo referiu, a ACBI ainda contactou a autar-quia, mas “como não houve resposta, a associação irá avançar pela via judicial, não só pela usurpação de ideia e nome, mas também com o objectivo de ser indem-nizada pelos danos que tal situação provocou”.

Page 7: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

77já agoranº 87 - janeiro de 2011

qu15zenaDia8

Dia9

Dia10

O essencial daEUA: Congressista democrata Gabrielle Giffords atingida num tiroteio

Euro/Crise: Portugal deve recorrer ao fundo de resgate "rapidamente" para garantir financiamento favorável - Thomas Mayer

Rali de Portugal: Bombeiros reclamam pagamento em falta e ameaçam não estar na edição deste ano

Euro/Crise: Alemanha garante que "não pressionou nem pressionará ninguém" a recorrer ao fundo de resgate

Espanha: ETA anuncia cessar-fogo permanente e sem condições

Futebol: FIFA - Mourinho e Messi são os melhores de 2010

PUB

Ao longo de dois anos, deverão ser criados cerca de 100 postos de trabalho nas novas obras

As obras avaliadas em 13 milhões de euros vão arrancar no primeiro tri-mestre de 2011, “come-çando com algumas de-molições, seguindo-se os trabalhos de construção lá para março”, descreveu Jorge Patrão, presidente da Entidade Regional de Turismo da Serra da Es-trela.

O projecto inicial de Souto Moura para a recon-versão do antigo sanatório “foi revisto” e a pousada vai ter “cerca 90 quartos, mais que os inicialmente previstos”, disse Jorge Patrão, acrescentando que o espaço vai ainda dispor de um spa. O inves-timento total, que inclui ainda a transformação da zona envolvente, ins-talação de equipamentos e mobiliário, ascende a

19,6 milhões, apoiado a 70 por cento pelo Pro-grama Operacional Te-mático de Valorização do Território, no âmbito do Quadro Nacional de Referência Estratégico Nacional (QREN).

A gestão e a explora-ção da futura unidade de alojamento “ficarão a cargo do grupo Pestana Pousadas”.

40 EMPREGOS EM FASE DE EXPLORAÇÃO

Segundo Jorge Patrão, durante a fase de constru-ção, ao longo de dois anos, deverão ser criados cerca de 100 postos de trabalho, sendo que, quando esti-ver em funcionamento, a unidade deverá criar 40 empregos.

“A Entidade Regional de Turismo da Serra da Es-trela saúda esta prenda de Natal relativamente a uma obra há dez anos adiada”, sublinhou Jorge Patrão à Agência Lusa. Aquele

responsável acredita que, desta vez, “haverá um avanço definitivo da obra. Nunca tínhamos chegado a esta fase de adjudicação. Agora temos muito mais confiança”, destacou.

Acredita ainda que a obra vai “ajudar a continu-ar a qualificação da ima-gem do turismo na Serra da Estrela, com grandes unidades hoteleiras, com arquitetura de renome e viradas para a temática da água e natureza”.

Uma joia da arquitetura nacional

O edifício abandona-do, a 1200 metros de altitude, no concelho da Covilhã, é uma obra emblemática da arqui-tetura em Portugal, assinada por Cottinelli Telmo nos anos 20, e agora remodelada por Souto de Moura.

Serra da Estrela

Enatur adjudicou à Soares da Costa a transformação do ex-sanatório em pousada

Cavaco distribui beijos e abraços no Lar de S. José

O candidato à presidên-cia da República, Cavaco Silva, distribuiu no dia 11 beijos e abraços pelos idosos e funcionários do Lar de São José que quase todos os políticos visitam quando passam pela Co-vilhã. “Não há campanha eleitoral que não passe pelo Lar. Já estamos habi-tuados a isso e é com mui-to gosto que recebemos to-dos os candidatos”, disse, Brito Rocha, presidente da direcção. A instituição acolhe 170 idosos, fornece 45 apoios domiciliários e tem 110 funcionários. “É uma instituição de peso”, referiu o dirigente. Face aos números, não é de ad-mirar que quase todos os políticos visitem o Lar.

Durante uma visita às instalações, Brito Rocha, lançou “o repto” a Cavaco Silva, para inaugurar um novo edifício que o lar está a construir, caso seja ree-leito. Cavaco respondeu “com outro repto” e pediu o voto no dia 23.

Por entre uma conversa animada com um utente do lar com 96 anos e uma visita à sala de fisioterapia, o actual Presidente da República deixou elogios à instituição.

Page 8: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

8 já agora nº 87 - janeiro de 2011Apartamentos NOVOS, com roupeiros, ar condicioado, lareira com cassete,cozinha mobilada e equipada com placa, forno e exaustor, pré instalação de aspiração central. Sotão, despensa e lugar de garagem. Próximos do Serra Shopping. Excelente investi-mento! A partir de 85.000€

T2 com boas áreas, cozinha mobilada, despensa, 2 roupeiros e sótão. A 2minutos das escolas e do Serra Shop-ping. Excelente preço.

Aluga-se quarto de um T4 a estudante feminina, para partilhar com mais 3 raparigas. Tendo acesso ao resto da casa. O quarto tem 22m^2, equipado com roupeiro gigante, cama de casal e secretária. 162,50€. Rua Centro de Artes Lote 13, Edificio Pacífico R/C Direito na ANIL. 275471053 ou 963514984

Aluga-se andar bem localizado (junto ao Centro comercial da Estação) com 3 quartos (um com ar-condicionado), 2 wc, 1 sala, cozinha equipada,1 varanda e arrecadação. Contacto: 965412673 / 275331450

Precisa-se de empregada(o) de bar, part time. Horário noturno aos fins de semana. 927794695

ERA Imobiliária. CONSULTORES IMO-BILIÁRIOS. Pessoas dinâmicas, com ou sem experiência, que procurem carreira numa empresa de sucesso. Oferecemos formação e valorização profissional. Envio CV: [email protected].

Vendo gato persa beje claro com 3 meses, para companhia ou criação! Super Meigo e brincalhão, vacinado e desparasitado! Preço 250€. Contactos: 963294739. [email protected]

Terreno/Enxames. Com 3950m2. Plano. Viabilidade construção. Todas as infra-estruturas. Frente de estrada. Local calmo. 15.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

A IMOBILIÁRIA EM QUE MAIS PORTUGUESES CONFIAM

Apartamento T3, com boas áreas, em excelente estado. Com um logradourocom uma área de 154 m2. Ótima oportunidade! 93.000€

T2 NOVO , com bons acabamentos, cozinha mobilada, 2 roupeiros, lareira com cassete, lugar de garagem, sótão, video porteiro. A 2 minutos da A23. 72.500€

T3 remodelado, com uma boa área, cozinha mobilada e equipada com placa e exaustor, duas casas de banho, perto de transportes públicos, no centro da cidade, excelente para estu-dantes da UBI ou para investimento. Rentabilidade garantida! 62.500€

Terreno com 780 m2, muito bem localizado, com bons acessos. Próximo da Cidade e da auto estrada. Ideal para construção. Vistas deslumbrantes sobre a Serra da Estrela. Uma opor-tunidade única para a sua habitação. Aproveite. Visite! 23.000€

lentes Áreas. 3 Pisos. Sala c/ lareira. Garagem p/ 3 carros. Cave c/ 83m2. Logradouro C/15m2. Oportunidade! 115.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Moradia V3/Covilhã. Tot. remodelada. Cozinha mobilada e semi-equipada. 2 Despensas. Sótão c/30m2. Ter-raço. Quintal. Oportunidade única!!! 60.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

T1+2/Covilhã. Totalmente mobilado e equipado. Despensa. Varanda. Gás canalizado. A 5 min. da UBI. Óptimo para rentabilizar! 62.500€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Apartamento com 3 assoalhadas/ Covilhã. Cozinha tot. equipada. Sala c/ lareira e recup. de calor. Ar condicio-nado. Lugar de garagem. Sótão. Zona Nobre da cidade. 90.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

T4/ Covilhã. Excelentes áreas. Cozinha mobilada. Quartos com roupeiros. 2 Varandas. 2WC. Sótão. Estaciona-mento à Porta. Óptimas vistas para a Cova da Beira! 70.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

T2/Covilhã. Sótão com possibilidade de fazer duplex. Boa exposição solar e vistas. Sala com lareira. Boa locali-zação em zona calma. Oportunidade! 45.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Quinta/Terlamonte - Teixoso. C/12.500m2. Moradia p/ restaurar. Lagar e anexos totalmente em pedra. Só 28.630€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

T2 Semi-Novo/ Covilhã. Parcialmente mobilado. Varanda. Sótão. Excelente rentabilidade. 5min a pé do pólo prin-cipal da UBI! Grande Oportunidade! 69.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Moradia T3 Geminada/Paul. Habitável. Paredes de pedra. Cozinha mobilada. 2 WC. Sala com 20m2. Sótão. Varanda e pátio. Ideal para férias!!! 15.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Quintinha c/9200m2/Caria. Casa em pedra p/ restaurar. Murada. Com Regadio da Cova da Beira. Poço com motor de rega. Terreno plano…Apenas 20.000€!!! ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Fundão, T3 R/Chão, bom estado c/ cozinha, 3quartos, wc, sala e es-critório. Pátio c/ barbecue. Central. Prç: 62.500€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1096

Alcaria, casa habitação, bom estado, c/ 3 pisos, cozinha, sala, 2 quar-tos, 2wc, varanda, Prç: 42.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725.A2506

Carvalhal, vivenda bom estado, c/ 3 pisos, 3cozinhas, 3 salas, 4 quartos, 3 wc, 2 varandas, quintal, 2 lareiras, aquec central, piscina. Cave c/ adega, wc, zona lazer. Prç: 180.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. CV2532

Freixial, casa habitação,antiga p/ restaurar c/ 2 pisos. Boa área..Preço: 20.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. FX2501

Lavacolhos, casa habitação, c/ 2 pisos c/ 3 quartos, sala, cozinha , wc, loja, sótão amplo, quintal, anexo e furo. Prç: 50.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. LA2567

Fundão, casa habitç antiga c/ 200m2, p/ restaurar c/ 3 pisos, r/c 2 lojas,1º e 2º piso cada c/ 7 divisões e ter-raço. Centro cidade. Prç: 90.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F2526

Fundão, quintinha c/ 5.000m2 c/ casa campo c/ 3 quartos, sala c/ lareira cozinha ampla c/ lareira, 4 wc.Forno, adega, vários arrumos, 1 poço, piscina. Várias árvores fruto, oliveiras, vinha. Próxima centro cidade Prç: 128.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F2002

ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

Apartamento c/ 4 assoalhadas/ Tortosendo. Em excelente estado de conservação. 2WC's. Cozinha mob. e semi-equipada. Oportunidade de negócio! 70.000€

T3/ Covilhã. C/ cozinha mob. e tot. equipada. Despensa. Roupeiro. Sala espaçosa. Excelente para rentabilizar. Localização privilegiada! 56.000€ ERA Covilhã/ Fundão – AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha

T4/ Covilhã. Tot. remodelado. C/ cozin-ha mob. e equipada. 2WC. Varandas. Sótão. Excelentes áreas. Próximo da Universidade. Oportunidade de Inves-timento! 68.000€ ERA Covilhã/ Fundão - AMI 6863 275 329 410 www.era.pt/covilha Andar-Moradia V3/ Covilhã. C/ exce-

COVILHÃ - Moradia nova, em lote de 466 m2, coz mob, aq central completo, asp central completa, pré instalação de ar condicionado, lareira, estores eléctricos, garagem e logradouro.

COVILHÃ - Moradias geminadas, 5 ass, cozinha equipada, sala com lareira e recuperador de calor, aq. central completo, barbecue no terraço, garagem individual, visite.

Fundanense Imobiliária, Licença AMI N.º 3642. Na Av. Eugénio de Andrade, Lote 41, Loja 5 no Fundão. Mediação de compra e venda de: Apartamentos, Viven-das, Quintas e Lotes. Informa-se pelo Tel.: 275 772 219, 966 80 80 37 e 964 25 07 25. Ou visite-nos em: www. fundanenseimob.com

Covilhã, T1 novo, coz e sala ampla em comum, quarto, wc, roup, grande varanda, garagem, aquec eléctrico, aspirç central, pré inst ar concion, lavand. Excelente localiz. Prç:56.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. C102

Covilhã, T3 novo, coz , sala ampla, 2 wc, 2rouprs, 3quartos(1suite), grande varanda, garagem, aquec central, aspirç central, pré inst ar concion, lavand. Elevador. Excelente localiz. Prç: 116.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. C1028

Fundão,T3 usado, c/ cozinha equip, sala c/ lareira/cassete, 2wc, 4roupei-ros, 3 varandas (2 marquises), chão madeira. Aquec. central. 4 aparelhos ar condic. Elevador. Prç: 82.500€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1013

Fundão, T3 excelente estado c/ sala ampla c/ lareira, cozinha equip, 3 quartos, roupeiros, 2 varandas. Arrecadç, garagem. Aquec. central. Prç: 85.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1023

Fundão,T3 novo, cozinha,sala,3 quartos,2wc c/ hidrom vidros duplos,vídeo porteiro, estores térmicos e eléctricos ,elevador,lareira c/ cassete,aquec central completo. Preço:90.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725.F1037

Fundão, T3 p/ restaurar, centro Fundão c/ 3 quartos, + 2 quartos de arrumos, wc, cozinha, sala, despensa.Boa exposç solar. Prç: 35.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1040

Fundão,T3 excelente estado, c/ 3quar-tos, grande sala, cozinha equipada c/ sala em comum, despensa, 2 WC, 2 varandas, arrecadação, garagem. Boas vistas. Prç: 63.000€ Fundanense Imob. AMI 3642, Tels.275772219/ 964250725. F1042

TORTOSENDO – Apartamento, usado, T2+1, na Avenida principal, coz toda equipada, lareira, quartos mobilados, sala com sofás e estante, terraço a toda a volta, sótão, lug de garagem.

T3 – Tortosendo, em urbanização, semi-novo, coz equipada, despensa, aq central completo, lareira com cassete, sótão, lugar de garagem, excelentes áreas.

MORADIA – Tortosendo, Eixo TCT, com 3 anos, em banda, coz mobilada, aq central, lareira, terraço com bar-becue, garagem, piscina, excelente construção.

TORTOSENDO – Moradia, nova, última para venda, 5 ass, aq central, lareira, painéis solares, terraço, logradouro, excelente garagem, óptima con-strução.

DOMINGUISO – Quintinha com a área de 5.000 m2, junto à estrada, com casa em pedra, electricidade, água, esgotos, venha visitar.

T3 – TORTOSENDO – Na Avenida principal, aquecimento, varandas, sótão, lugar de garagem, boas áreas, excelente valor.

TORTOSENDO – T2, semi-novo, coz equipada, aq central completa com lareira, sótão, lugar de garagem, excelentes áreas.

MORADIA – Tortosendo, em con-domínio fechado, usada, em banda, cozinha toda equipada, aq central a gás, pré inst ar cond, garagem e quintal com 30 m2, visite.

TORTOSENDO- Moradia usada, de 4 ass, junto Eixo T.C.T., coz eq, + mesa e cadeiras, pré instalação aq central, lareira com cassete, sótão acabado, garagem individual, terraço com barbecue, excelentes áreas,

LOTE de TERRENO – Tortosendo, com 624,40 m2, em Urbanização, para construção, com projecto aprovado, excelente local

- REDUZA A VELOCIDADE- USE SEMPRE O CINTO- CONDUZA COM PRECAUÇÃOConselhos do

jáagora

Calma!Faça da estrada um

ponto de PASSAGEMe não um PONTO

FINAL

EMPREGO

DIVERSOS

Page 9: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

já agoranº 87 - janeiro de 2011

Não recebe o Já Agora

em sua casa?

Envie-nos um email para:

[email protected]

e indique a sua morada

Propriedade e edição: Valor e Negócios Lda. - NIF: 508751748Morada: Av. ANIL, Lote 5 - Loja 16200-502 COVILHÃ

já agora FICHA TÉCNICATiragem: 20.000 exemplares ERC: registo nº 125033 Dep. Legal: 250928/06 Impressão: CORAZE - Ol. Azeméis Telef.: 256 600 580 - Fax: 256 600 589E-mail: [email protected]

Escritório/Recepção de Publicidade: Avenida da Anil, Lote 5, Loja 1 6200-502 COVILHÃ - Tel.: 96 96 76 76 3Internet: http://jaagora.net email: [email protected]

VIDA SAUDÁVEL

Doença de Alzheimer: uma pequena abordagem…A doença de Alzheimer, descrita pela pri-

meira vez pelo neurologista alemão Alois Alzheimer, no início do século XX, é cada vez mais, uma doença dos nossos tempos. Tendo em conta o aumento da esperança de vida da nossa população, é de salientar que a incidência de novos casos de Alzheimer têm vindo a aumentar nos últimos vinte anos, até porque a probabilidade de se desen-volver esta doença aumenta também com o avanço da idade. Paralelamente, o sexo feminino, a hereditariedade e antecedentes de traumatismo craniano e/ou acidentes vasculares cerebrais estão directamente relacionados com o desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Deste modo, constitui-se como uma doen-ça degenerativa crónica do cérebro e é ca-racterizada, entre vários sinais e sintomas, por alterações dos mais diversos níveis.

Neste sentido, esta doença é caracterizada por dez “campainhas de alarme”: 1) Perda da memória recente; 2) Dificuldade na exe-cução das tarefas domésticas; 3) Dificuldade em articular palavras; 4) Desorientação e confusão; 5) Alteração do raciocínio; 6) Incontinência urinária e/ou fecal; 7) Es-quecimento do nome das pessoas e objec-tos; 8) Alterações do comportamento; 9) Alterações do temperamento e 10) Perda de iniciativa.

Porém, a doença de Alzheimer não afecta apenas o doente em si, mas também as pes-soas que lhe são próximas. Neste sentido, a família deve ser preparada para uma grande sobrecarga em termos emocionais, físicos e financeiros. Assim, deve ser garantido um plano de acção ao familiar doente onde que se incluam, além da supervisão sócio-familiar, os cuidados gerais, sem esquecer

os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudarão a monitorizar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser eventualmente tratados.

E porque lidar com o doente de Alzheimer não é uma tarefa simples, é de salientar a existência de associações específicas de apoio aos familiares deste tipo de doentes, como é o caso da Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer. Contactos através do telefo-ne 213610460 ou pelo site www.alzheimerportugal.org.

Ricardo Jorge dos Santos Florentim é enfermeiro no Dep. de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE

www.jaagora.netw....jjjjjaagora.net

qu15zenaDia11

O essencial daZona Euro: Japão projeta comprar títulos do Fundo Europeu de Estabilidade

Portugal com recessão de 1,3% este ano, segundo o Banco de Portugal

BPN: Governo avança com mudança de marca, imagem e gestão

Austrália: "Calamidade acentuada" em Queensland devido às inundações

Rendimento disponível real das famílias vai cair 2,4% este ano, segundo o Banco de Portugal

DORES NAS COSTAS E EMO-ÇÕES: SAIBA DE QUE FORMA AS DORES DE COSTAS PODEM AFECTAR A SUA SAÚDE

As dores de costas constituem a principal queixa da maioria dos pacientes que ocorre às consultas e a tendência imedia-ta é de relacionar as dores de costas com os músculos tensos, má postura, movimentos inade-quados ou esforços excessivos. É verdade que estas causas são reais, mas habitualmente as pessoas esquecem-se de que grande parte da tensão acu-mulada está relacionada com questões emocionais tais como preocupação, medo, angustia, raiva, frustração, depressão, falta de auto-estima, provoca-das por diversas circunstâncias da vida, tais como, insatisfação profissional, questões familia-res, relacionamentos desar-moniosos.

A COLUNA VERTEBRAL é um eixo central, onde se ma-nifestam e reflectem diversas alterações emocionais, tais como a ansiedade e a frustra-ção, funcionando como uma

estrutura de impacto, onde se descarregam todos os estados emocionais.

As dores da coluna cervical podem estar relacionadas com o plano do consciente, onde as preocupações do consciente se manifestam. A coluna dorsal com o subconsciente, onde os estados emocionais latentes e os medos e preocupações se manifestam. E na coluna lombar com o plano do inconsciente, relacionado com as preocupa-ções financeiras e preocupações de que não temos verdadeira consciência.

É também ao nível da coluna vertebral que se reflectem mui-tas vezes sintomas de doenças orgânicas – cálculos renais ou biliares, obstipação, etc.,

Então a coluna vertebral pode ser portadora de doenças orgâ-nicas e psicológicas.

A avaliação de um paciente com dores nas costas deve ser feita cuidadosamente pois as causas podem ser variadas, mas o tratamento requer ainda um maior rigor e uma aborda-gem HOLÍSTICA, que contemple o indivíduo como um todo.

A ciência demonstrou que o corpo e a mente se interligam e se sintonizam em termos de funcionamento. As emo-ções como parte integrante da natureza humana, tem em termos de expressividade uma correspondência fisiológica. Em função do nosso estado de humor tudo muda no nosso corpo, desde um simples sorriso ao franzir das sobrancelhas, ao batimento cardíaco, sudação e aumento de pressão arterial. As emoções tornam-se uma espécie de linguagem universal em que as expressões faciais que correspondem às emoções básicas, são iguais em todo o mundo.

Em termos emocionais, são as emoções negativas que acarretam maior sofrimento, para o próprio e para os outros, sendo muitas vezes por diversos motivos (quer como defesa in-consciente da pessoa, quer por reforço da própria sociedade e contexto que a envolve).

Atendendo a que as emoções têm sempre de se libertar, o corpo torna-se a sua única via de expressividade e libertação, assim, os estados emocionais negativos, sobretudo se inten-sos e continuados, colocam o nosso corpo sobre enorme pressão e sobrecarga originando ou contribuindo para o apareci-mento de doenças.

Em termos fisiológicos, a

explicação prende-se com a possibilidade de tradução das emoções em respostas somáti-cas no eixo hipotálamo-hipófise supra-renal, então as descar-gas emocionais como o stress interferem na sintonia entre o cérebro e o sistema endócrino e imunológico, desencadeando os problemas.

A resposta do organismo ao stress através da acção do siste-ma nervoso central, do sistema nervoso vegetativo e do sistema hormonal, pode levar à agres-sividade, angustia, insónias, diminuição da concentração, transtornos neuromusculares, através das dores de costas, musculares e articulares.

O stress crónico, o stress decorrente de um luto ou de uma separação conjugal, perda de emprego, medo do futuro, insegurança, aumenta a fadiga crónica, diminui a circulação sanguínea e oxigenação do cérebro, aumenta a dor de costas.

QUEM NUNCA SENTIU MES-MO NUMA BREVE FASE DE GRANDE STRESS “ O PESO DOS PROBLEMAS NAS COSTAS”?

Quando nos sentimos felizes e tranquilos, a nossa tendência natural é caminhar olhando para

e frente, de peito aberto e co-luna alinhada. Mas, sentimentos como o medo, a raiva, a angus-tia, a desesperança, o remorso, a baixa de auto estima, pesam literalmente sobre a nossa co-luna, pois em desarmonia, eles funcionam como um cordão que nos puxa para baixo, dificultan-do a respiração e oxigenação dos tecidos e orgãos.

DE QUE FORMA A OSTEO-PATIA BASEADA NUMA FORMA HOLISTICA PODE AJUDAR?

A OSTEOPATIA baseia-se no princípio da mobilidade e na livre circulação de fluxos ner-vosos. Segundo a filosofia desta forma de diagnóstico e trata-mento, a saúde pressupõe o equilíbrio perfeito entre o físico, mental e emocional. O que se consegue com a manipulação e ajustes físicos revelando-se efi-caz no tratamento das dores de costas, articulares, musculares e tendinosas (tendinites)

Estes tratamentos desenca-deiam os mecanismos auto-curativos do corpo, estimulam a produção de hormonas ao nível cerebral (serotonina, dopamina) que dão a sensação de bem es-tar, ajudam a combater o stress, melhorar o sono, e a oxigenar fortemente o cérebro.

Page 10: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

Sudo

ku

solu

ções

Sudo

ku

Níve

l: fá

cil

Níve

l: di

fícil

qu15zenaDia11

Dia12

Dia13

Dia14

Dia15

O essencial daLusa e RTP querem criar "marca global de informação" em português

Imprensa internacional diz que leilão da dívida portuguesa foi "um suspiro de alívio" que "acalmou os nervos"

Juros/Dívida: Angela Merkel satisfeita com emissão portuguesa

Coldplay no festival Optimus Alive em julho

China admite ter comprado obrigações do tesouro espanholas e portuguesas

Papa João Paulo II vai ser beatificado dia 1 de maio - Vaticano

Presidente da Tunísia, Ben Ali, deixou o país após revolta popular

Alemanha/Dioxinas: Ministério da Agricultura assinala 934 quintas devido a suspeita de contaminação

Rússia: Detidos 19 manifestantes nacionalistas em Moscovo

PC

Delícias...por Sílvio Martins

Internet

Mousse de chocolatePara 10 pessoas Ingredientes: 200gr Chocolate Culinária, 100gr Manteiga 5 Ovos, 100gr Açúcar, 1dl Natas

Quanto tempo?MapleXP é um programa muito simples que per-

mite ao utilizador medir quanto tempo gasta em determinadas tarefas dos projetos que tem entre mãos. Com MapleXP, cada projeto pode ser dividido numa estrutura hierarquica de tarefas e a partir daí iniciar-se uma medição muito precisa do tempo investido em cada uma.

O ponto de partida é a criação de uma base de dados onde depois vão ficar todos os dados a processar. A partir daí está aberto o caminho para maior eficiência e

produtividade.

Com o seu admirável ritmo narra-

tivo e clareza de escrita salpicada de

humor, Mário Zambujal

apresenta-nos Eva Teresa,

garota de onze anos, e Filipe,

rapaz de dezoito, que namora com a irmã, Rosália. á uma grande empatia entre a peque-na e o futuro cunhado, mas a vida afasta-os com a viagem da família para o Brasil. Eva torna-se mulher e Filipe acaba por se apaixonar por ela, levando-o a viajar ao seu encontro. Ambos só se reencontram em Sintra onde iniciam um romance atribulado.

"Dama de Espadas" de Mário Zambujal

Todas as redes sociais juntasAs redes sociais acabam por nos ocupar mais tempo

do que deviam. Por isso, já jeito um programa que per-mita agregar de uma forma simples todas as redes em que estamos presentes e actualizar a nossa presença de uma forma mais eficiente e rápida. Yoono é uma extensão do Internet Explorer que permite unir num interface simples todas as redes sociais e serviços de messenging.

A extensão instala-se facilmente e o seu desenho é simples e eficaz. Está disponível em .do nload.com.

Preparação:

1. Derreter, em banho-maria o chocolate juntamente com a manteiga

2. À parte, numa taça, misturar muito bem as gemas com o açúcar

3. Envolver bem o chocolate derretido à mistura das gemas com o açúcar

4. Bater as natas e incorporar ao aparelho

5. Envolver, por fim, as claras batidas em castelo

- Algumas teclas do meu computador portátil já não funcionam. É possível redifini-las? Por exemplo, transformar o Caps Lock em CTRL?

Rui Santos

- É possível mudar todo o teclado: pôr a tecla Q

Consultório Informático

a emitir W ou o que quer que seja que nos passe pela cabeça ou seja mais conveniente. Para esse efeito existem vários programas gratuitos: o Microsoft Keyboard Layout Creator 1.4, o Sharpkeys ou o KeyTwe-ak. Basta procurar estes

nomes no Google para os puxar. Ou visitar http://vlaurie.com/ computers2/Articles/remap-keyboard.htm

Mande questões para: [email protected]

Apesar da chuva

Seis grupos folclóricos cantaram as Janeiras Apesar da chuva, seis

grupos folclóricos do con-celho da Covilhã cantaram as janeiras na noite de dia 6, trocando as ruas do cen-tro histórico da cidade pela escadaria do Teatro Cine. A iniciativa está prevista no protocolo anual que a Câmara da Covilhã assina com os ranchos federados, com o objetivo de “manter viva uma tradição”, repro-duzindo de forma fidedig-na as canções, explicou o vereador Paulo Rosa.

Não fossem estes ran-chos, restariam algumas colectividades “que saem para a rua para consegui-rem algum dinheiro, com adaptações das canções e modas originais”. A ini-ciativa juntou os ranchos

folclóricos de Unhais da Serra, Paul, Boidobra, Ourondo, Refúgio e ainda o Grupo de Danças e Can-tares do Paul.

Entre as dezenas de par-ticipantes (30 a 40 de cada grupo), Mafalda Louren-ço, de nove anos e membro do Rancho Folclórico de Unhais da Serra, era uma das mais novas. “Já ando nisto desde pequenina e

gosto”, confessou à Agên-cia Lusa, trajada à moda antiga, com xaile e lenço na cabeça

Desta vez os grupos ac-tuaram num só sítio, mas quando andam nas ruas, cada casa para bem aco-lher tem que oferecer as Janeiras, que antigamente consistiam em comida e bebida, com toda a gente em convívio.

Page 11: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87

já agoranº 87 - janeiro de 2011

PUB

Monumento emblemático de Belmonte com nova gestão

Um castelo para visitar na região

A gestão do Castelo de Belmonte, que guarda a história de Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil, foi entregue à Câmara de Belmonte

A Direcção Regional de Cultura do Centro (DRCC) continuará responsável pelas obras de conser-vação e manutenção do castelo de Belmonte, mas a gestão diária do espaço passou para as mãos da autarquia, de acordo com um protocolo assinado no dia 15.

Segundo Amândio Melo, o castelo conta actualmen-te com um único funcioná-rio da DRCC, “o que limita a sua abertura ao público à sua disponibilidade”. O município pretende “disponibilizar mais um funcionário e integrar o castelo e as suas salas na rota de visitas à rede de museus de Belmonte”.

CUSTOS SOB ANÁLISE

De acordo com o autar-ca, os custos com a gestão do espaço deverão ser analisados: “Actualmente a entrada é gratuita, mas o preço da entrada é um ponto que deve ser discu-tido”, sublinhou.

O município de Belmon-te passa a contar com sete espaços museológicos na rota dedicada a turistas: Museu Judaico, Eco-mu-seu do Zêzere, Museu do Azeite, Museus das Des-cobertas, Igreja de São Tiago, espaço arqueológi-co da Quinta da Fórnea e o castelo.

Salas museu

O castelo de Bel-monte inclui salas musealizadas com o espólio arqueológi-co do concelho uma dedicada à família Cabral. “Queremos tirar maior partido destes espaços”, real-ça Amândio Melo.

Covilhã

Biblioteca estreia Histórias de Encontrar

A Biblioteca Municipal da Covilhã promove, a partir deste ano, uma nova atividade denominada

istórias de Encontrar. A partir dos cenários ex-postos no novo Museu do Conto, os jovens lei-tores irão vestir o papel de detetives e descobrir a história por detrás das imagens. Fazem-no com a ajuda das personagens dos livros, contando com a sua participação para acelerar a descoberta, recriando as situações e histórias propostas ou fazendo jo-gos simples que ajudam a

criar competências de lei-tura. Esta nova actividade decorre todas as quartas-feiras, com marcação pré-via, às 10h30 e às 15 horas, e pretende desenvolver a capacidade de associar ideias, imagens, memórias e situações e reproduzi-las, transformando-as em tex-to, além de levar o jovem a experimentar situações criativas.

O resultado deste tra-balho será um conjunto de textos, que o levam a descobrir a sua capacidade de auto-induzir a escrita, que ficarão expostos na

Sala Infanto-Juvenil.

HORA DO CONTO CONTINUAEntretanto, naquele es-

paço, vai continuar a ora do Conto, uma atividade que decorre todos os me-ses, às terças, às 10h30 e 15 horas, onde se faz uma

interpretação teatral de um livro infantil. Este mês, a Biblioteca irá revelar aos mais pequenos a verda-deira história da Sopa de Pedra - segundo a lenda de esperteza e astúcia de um frade que andava a pedir nas ruas.

De 20 de janeiro a 3 de fevereiro

A História do Esqui no Serra Shopping

A Federação de Despor-tos de Inverno (FDI) de Portugal, em colaboração com a Câmara Municipal da Covilhã e a Associa-ção Turismo Covilhã, de-senvolveu uma exposição denominada istória e Evolução do Esqui em Portugal . A Mostra vai es-tar no Serra Shopping, de 20 de janeiro a 3 de feve-reiro, e contém fotografias e equipamento de esqui,

assim como viaturas e ma-terial de salvamento e res-gate do sub-Agrupamento de montanha da GNR e Brigada de Montanha dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

14 PAINÉISEm 14 painéis, distribu-

ídos pelo piso 0 do Serra Shopping, é possível ver a história do esqui desde o início do século XX até

aos dias de hoje.Durante o período em

que decorre a exposição se-rão realizados or shops relacionados com o esqui, da responsabilidade da Federação de Desportos de Inverno e da Sportzone, bem como demonstrações do sub-Agrupamento de montanha da GNR e Bri-gada de Montanha dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

22 mil na loja Ponto JáA Loja da Juventude da

Covilhã já foi visitada por mais de 22 mil utentes. Desde a sua abertura ao público a 23 de Maio de 2007 e até ao final do mês de Dezembro de 2010 a Loja Ponto Já acolheu 22 mil e 300 pessoas, de to-dos os graus etários, com destaque para os jovens.

Este espaço tem propor-cionado diferentes serviços à juventude, destacando-se a utilização da Internet

(gratuita), o programa de arrendamento jovem Por-ta65, ocupação de tempos livres, o cartão jovem, informações turísticas e as variadas actividades pro-movidas como or shops, acções de esclarecimento, rastreios e exposições.

Page 12: Já Agora, o jornal gratuito da Covilhã e Fundão, nº 87