IV- CNIJMA-2013.

19
IV-CNIJMA-2013 Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente. CONFERÊNCIA NA ESCOLA. ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ZENILDA GAMA TORRES PROFESSORA ORIENTADORA: MARIA DE JESUS CÂMARA DELEGADA: ALANA MONALIZA.

description

 

Transcript of IV- CNIJMA-2013.

Page 1: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

CONFERÊNCIA NA ESCOLA. ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA MARIA ZENILDA GAMA TORRESPROFESSORA ORIENTADORA: MARIA DE JESUS CÂMARADELEGADA: ALANA MONALIZA.

Page 2: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Projeto Meio AmbienteTemática:“VAMOS CUIDAR DO BRASIL,COM ESCOLAS SUSTENTÁVEL”Tema: Poluição do ArSubtema: Ar

Page 3: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

O que acontecia na escola? Constantes Queimadas no Bairro IPE próximo a Escola Zenilda Gama.

Veja o Vídeo 01 da Escola:

Page 4: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Page 5: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

O que fizeram?• Sensibilizar os moradores da comunidade local.•Para quê?•Viver em um ambiente saudável.

Page 6: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Onde sensibilizaram?• Na Escola e no Bairro.• Quem sensibilizou?•Os alunos.•Com quem?•Com os moradores do bairro.

Page 7: IV- CNIJMA-2013.

Quando surgiu a Poluição do Ar?

A partir de meados do século XVIII, com a Revolução Industrial, aumentou muito a poluição do ar. A queima do carvão mineral despejava na atmosfera das cidades industriais europeias, toneladas de poluentes. A partir deste momento, o ser humano teve que conviver com o ar poluído e com todas os prejuízos advindos deste "progresso”.

Page 8: IV- CNIJMA-2013.

Como está HOJE a Poluição do Ar?

A poluição gerada nas cidades de hoje são resultado, principalmente, da queima de combustíveis fósseis como, por exemplo, carvão mineral e derivados do petróleo ( gasolina e diesel ). A queima destes produtos tem lançado uma grande quantidade de monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico) na atmosfera.

Page 9: IV- CNIJMA-2013.

Quais os Problemas gerados pela Poluição Ar?

Esta poluição tem gerado diversos problemas nos grandes centros urbanos. A saúde do ser humano, por exemplo, é a mais afetada com a poluição. Doenças respiratórias como a bronquite, rinite alérgica, alergias e asma levam milhares de pessoas aos hospitais todos os anos.

Page 10: IV- CNIJMA-2013.

Quais as Soluções e desafios para Poluição do Ar?

Apesar das notícias negativas, o homem tem procurado soluções para estes problemas. A tecnologia tem avançado no sentido de gerar máquinas e combustíveis menos poluentes ou que não gerem poluição. Muitos automóveis já estão utilizando gás natural como combustível. No Brasil, por exemplo, temos milhões de carros movidos a álcool, combustível não fóssil, que poluí pouco. Testes com hidrogênio tem mostrado que num futuro bem próximo, os carros poderão andar com um tipo de combustível que lança, na atmosfera, apenas vapor de água.

Page 11: IV- CNIJMA-2013.

SUGESTÕES PARA POLUIÇÃO DO AR:Ações transformadoras locais ao alcance das mãos mudanças de atitudesSe todos agirem em prol do Meio Ambiente, o mundo ficará melhor. Vale a pena listar as ações “amigas do ambiente” para divulgar e adotar no dia-a-dia. E, sempre que possível, explicar o porquê dessas atitudes, que muitos poderão copiar.Por exemplo, apostar nos cinco “R” para diminuir a produção de lixo, símbolo do desperdício e gerador do gás metano:

• Refletir sobre os processos socioambientais de produção e consumo;• Recusar significa evitar o consumo exagerado e desnecessário e recusar produtos que causem danos ao meio ambiente ou a nossa saúde ;• Reduzir a geração de lixo. Significa desperdiçar menos, consumir só onecessário;• Reutilizar é dar uma nova utilidade a materiais que, na maioria das vezes, consideramos inúteis e jogamos fora;• Reciclar é transformar algo usado em algo novo por meio de processosindustriais.

Page 12: IV- CNIJMA-2013.

Curiosidades:

Cidade do mundo com o ar mais poluído: Pequim (China).

A cidade mais limpa é Calgary, no Canadá.

Natal, a cidade do sol com o ar mais puro das Américas.

Fonte: http://www.suapesquisa.com/poluicaodoar/

Page 13: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

•Ler uma Carta Aberta a Comunidade do IPE.•Escrita pelos Alunos do 7º ano Matutino.•Escola Estadual Zenilda Gama..

Page 14: IV- CNIJMA-2013.

Carta aberta para Comunidade do IPE.Quarta-feira 29 de agosto de 2013.

Queridos Moradores! 

A Escola Estadual Professora Maria Zenilda Gama Torres está realizando hoje a Conferência das Escolas. A nossa turma do 7º ano matutino, trabalhamos “O Projeto Poluição do Ar” predominante nesse bairro. Com o objetivo de conscientizar os moradores em relação ao tema mencionado acima. Precisamos agir, pois um simples gesto pode mudar muitas coisas.

Quem não lembra, por exemplo, um fato que ocorreu no ano passado. No dia 13 de julho de 2012, no turno vespertino, os moradores próximos da escola queimaram seus lixões com intenção de desmatar, quase acontecia uma tragédia, pois o fogo atingiu o pátio da escola, alunos e professores se uniram e apagaram o fogo. Felizmente não houve vítimas. Quando queimam lixos, nós alunos sentimos na pele, pois temos vários alunos com problemas respiratórios e acabam faltando à escola, porque o Ar fica muito poluído. Muitas vezes quando fazemos o trajeto da comunidade Sítio do Góis para cidade nos deparamos com queimadas proporcionadas pelos proprietários das terras para desmatar, nós achamos tudo isso muito errado.

Apelamos ainda para a sensibilidade de todos vocês aqui presente, não apenas como estudantes, professores, moradores, equipe gestora, mas também como Aluno (a) com problemas respiratórios, a fim de que pensem e repensem a respeito do tema. Queimadas não é correto em nenhum lugar.

Portanto gostaria de dizer a todos vocês que é muito importante preservar o Meio Ambiente, pois dependemos dele para sobreviver. Sendo assim, ficamos todos em alerta para não poluir, não deixar ninguém de maneira alguma degradar e acabar com as nossas vidas. Evitando sempre as Queimadas, para que nenhum poluente destrua o Nosso Planeta: Terra.

Respeitosamente,Alunos do 7º ano Matutino.

 

Page 15: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Veja o Vídeo 02:

O que temos?

O que queremos?

Page 16: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Page 17: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

•Vamos ouvir a Paródia Composta pelos alunos.•Música: Show das Poderosas.•Compositora: Anitta.

Page 18: IV- CNIJMA-2013.

IV-CNIJMA-2013Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente.

Page 19: IV- CNIJMA-2013.

Os Alunos do 7º ano Agradece!