Ìretè òbàrà

9
“Vai feliz, volta chorando” “Dinheiro no bolso não é garantia de que não seremos punidos pela vida” “Ninguém está acima da palavra do rei” Îrúnmìlà adocica sua vida com oferendas O Falcão troca suas penas Ömölu seduz a filha de Àgànjú Ömö Îñun consegue ire ìgbéìyawó Irókò transforma uma mulher em pássaro Ñàngó transmudava-se em touro 1

Transcript of Ìretè òbàrà

Page 1: Ìretè òbàrà

“Vai feliz, volta chorando”“Dinheiro no bolso não é garantia de que não seremos punidos pela vida”

“Ninguém está acima da palavra do rei”

Îrúnmìlà adocica sua vida com oferendasO Falcão troca suas penasÖmölu seduz a filha de ÀgànjúÖmö Îñun consegue ire ìgbéìyawóIrókò transforma uma mulher em pássaroÑàngó transmudava-se em touroÎrúnmìlà vence seus inimigos

Irete obaraÌrëtû îbàrà

Essência

1

Page 2: Ìretè òbàrà

a) Nascem as perucas; a mudança das penas.

b) Kafere fun Irókò, Ñàngó, Yemöja, Îrúnmìlà, Îñun, Ömölu, Àgànjú.

c) Quando em ire, Ìfá nos ensina que nesse Odù a determinação nos conduzirá a mudanças interiores que atrairão oportunidades e sucesso.

d) Quando em ibi, Ìfá nos avisa que a falta de determinação poderá nos conduzir a decepções e conseqüente egoísmo.

e) Os ësë desse Odù aponta para as decepções que sofreremos em lugares considerados “novos”; que o dinheiro não deve ficar “parado” em nosso bolso; que a lei deve ser igual para todos.

Comportamento

a) Através desse Odù recebemos de Ìfá a orientação sobre a importância de manter a palavra dada. Ìrëtû îbàrà fala sobre todas as dificuldades e sofrimentos que se pode esperar quando a palavra empenhada não é honrada, ao mesmo tempo em que ensina que as Divindades estão dispostas a auxiliar os corações sinceros que precisam de ajuda. Quando em ibi, aponta para a considerável possibilidade de sermos enganados por pessoas desonestas.

b) Sob certas circunstâncias, o afilhado desse Odù pode transmudar seu comportamento, tornando-se imprevisível, incontrolável e até violento. Ìfá aponta para futuros arrependimentos se houver oportunidades para que tal comportamento aflore.

c) Ìfá nos avisa que durante nossa vida enfrentaremos crises, dificuldades, críticas ou perseguições, mas que devemos nos manter fiel aos nossos ideais, para que possamos receber o apoio as Divindades. Abandonar os ideais é o grande erro que se pode cometer quando se está sob a influência desse Odù.

d) Ìrëtû îbàrà fala sobre um intenso apetite sexual, mas também nos avisa sobre os sérios problemas que advirão de tal comportamento. Quando em ibi, há de se considerar a hipótese de distúrbios ou mania sexuais (“taras”).

Conflitos, perigos e negatividades

a) Ìfá nos avisa que infelizmente nos depararemos com inimigos. Entende-se por inimigo alguém que deliberadamente pretende nos prejudicar ou impedir que atinjamos nossos objetivos. Felizmente ele afirma que se as oferendas adequadas forem realizadas, os inimigos não obterão sucesso em seus intentos e nós conseguiremos vencê-los. Sempre é importante salientar que a presença de um inimigo em nossos caminhos não nos dá o direito de odiá-lo, e que vibrações positivas sempre “quebram as forças” daqueles que nos desejam o mau.

b) Esse Odù nos fala sobre as crises e circunstâncias da vida que gerarão nos pais considerável preocupação com o bem estar e a segurança de seus filhos. Ìfá avisa que essas preocupações levarão os pais a tomarem as decisões necessárias (inusitadas ou drásticas) para garantir a seus filhos as melhores chances de terem uma boa vida.

c) Ìfá nos aconselha sermos cautelosos ao receber homens em nossa casa, especialmente se possuímos filhas. São consideráveis as chances das mesmas serem seduzidas pelos hóspedes que gentilmente recebemos.

d) Ìfá nos fala aqui sobre circunstâncias de força maior, que podem nos impedir de estar presente em determinadas situações para cumprir nossos deveres ou zelar por nossos negócios. Ìfá nos aconselha fazer ëbö, para que em nossa ausência não ocorra nenhuma situação que futuramente possa repercutir negativamente em nossa vida.

e) Esse Odù aponta para os perigos inerentes ao fogo. Devemos ser cuidadosos na manipulação desse elemento, que encontra nesse Odù um caminho aberto para gerar estragos.

f) Apesar desse Odù ser um bom presságio profissional, isso não significa que dificuldades financeiras não possam estar presente. Ìfá nos fala sobre a importância de fazer o dinheiro gerar dinheiro. Isso pode significar a necessidade de investir numa carreira, num negócio ou algo similar. O importante é ter em mente que o dinheiro ganho através do trabalho não deve ser a única forma de renda para a pessoa a quem esse Odù aparece.g) Ìfá nos revela aqui que algum tipo de Ìfìbú estará em nossos caminhos, gerando atrasos ou dificuldades que a princípio não precisariam se enfrentadas. Ìfá nos aconselha fazer as oferendas necessárias para lidar com essa situação crítica.

h) Ìfá nos avisa que infelizmente algumas pessoas não serão sinceras conosco, e que nos depararemos com falsidades durante nossa estadia no àiyé. Se as oferendas adequadas forem realizadas, a falsidade não nos abalará nem nos afastará de nosso caminho.

i) Infelizmente, Ìrëtû îbàrà nos fala sobre os desapontamentos que sofreremos com pessoas que nos são próximas ou queridas.

2

Page 3: Ìretè òbàrà

Prosperidade, trabalho e oportunidades

a) Ìfá nos fala sobre a impossibilidade de uma família em prosperar se continuar a viver onde vive. Ìfá aconselha a essa família que se mude para um local que lhe dê melhores oportunidades de prosperar, e consequentemente cuidar de suas crianças. Se as oferendas corretas forem realizadas, novas oportunidades aparecerão e conduzirão toda uma família a um novo patamar social.

b) Quando esse Odù se apresenta, Ìfá nos revela que nossa vida poder ser doce como o mel, e que teremos a oportunidade de levar essa doçura a outras pessoas. Mas para que essa abençoada situação se manifeste será preciso fazer as oferendas prescritas, assim como seguir os conselhos de Ìfá reverente a esse Odù.

c) De uma maneira mais ampla, Ìfá nos aconselha a movimentação: não podemos ficar parados esperando as coisas acontecerem; precisamos sair, ir à rua, conhecer pessoas, fazer contatos, etc. Ele afirma que esse comportamento, unido ao àñë das oferendas, gerará consideráveis oportunidades de emprego, negócios e demais situações potencialmente lucrativas.

d) Ìrëtû îbàrà é um bom presságio para questões profissionais. Esse Odù enaltece a importância do trabalho na formação econômica e moral de uma pessoa. Ìfá nos avisa que se as oferendas corretas forem realizadas, amplas oportunidades de trabalho, empregos e ascensão profissional se manifestarão.

e) Situações envolvendo devotos de Yemöja trarão boa sorte.

f) Um dos ësë desse Odù sugere que faltará sabedoria para lidar com dinheiro. Não se trata aqui de consumismo ou irresponsabilidade, mas sim da necessidade de fazer o dinheiro gerar dinheiro; de saber investir num negócio ou numa carreira. O importante é evidenciar que aqui o dinheiro deve “girar”, pois isso atrairá consideráveis benefícios futuros.

g) Ìfá nos aconselha sermos cuidados e prudentes, pois aqui as pessoas desconfiarão que somos ricos e por isso nos invejarão. As más vibrações enviadas por tais pessoas podem gerar infortúnios.

Relacionamentos

a) Ìfá nos avisa que chegará o tempo em que desejaremos intensamente nos casar. Ele também diz que haverá algumas situações (ou negatividades) em nossa vida que pode nos impedir de conseguir um bom casamento. Felizmente Ìfá afirma que se as oferendas corretas forem realizadas a Îñun, não só conseguiremos um casamento, como esse será um casamento que pode nos favorecer de diversas maneiras.

b) Ìfá nos avisa que Ìrëtû îbàrà aponta para a infidelidade.

c) Ìfá nos orienta a sermos zelosos em relação a nosso cônjuge. Através de nosso companheiro uma ou mais bênçãos consideráveis chegarão à nossa vida.

d) Dentro desse Odù recebe-se assédio de homossexuais, quer seja essa ou não nossa característica sexual.

e) Ìfá nos avisa que nosso cônjuge terá a tendência de gostar ou de proteger pessoas que na verdade serão nossos potenciais inimigos.f) Ìfá nos orienta a sempre estarmos muito atentos, para que dificuldades financeiras não causem danos a nossos relacionamentos.

Saúde e bem estar

a) Sob a presença desse Odù, Ìfá nos orienta a sermos extremamente cuidadosos quanto a possibilidade de contrairmos DST. Ele diz que devemos evitar qualquer contato com pessoas cuja higiene pessoa ou aparência suscitam preocupações. Ìfá também nos aconselha a observamos nossos filhos, pois eles podem ser molestados e possivelmente contaminados por pessoas que se aproximam de nossa família.

b) Ìfá nos fala sobre doenças ou condições genéticas que favorecerão a calvície ou alopecia.

c) Ìrëtû îbàrà nos fala sobre cefaléias severas, que só melhorarão através de oferendas a Orí e devoção ao Ûlûdà e demais Divindades que nos acompanham no àiyé.

3

Page 4: Ìretè òbàrà

Obras de Ìrëtû îbàrà

1) Oferendas serão realizadas às Divindades indicadas por Ìfá para que:

a) Não sejamos derrotados ou sequer atrapalhados por nossos inimigos;b) Para que uma família tenha acesso a oportunidades de prosperidade em terras distantes;c) Nossas filhas recebam proteção contra um adulto que pretende seduzi-las;d) Na impossibilidade de nossa presença numa determinada situação não nos cause futuros problemas.e) Para que nossa vida seja doce como o mel (um pote com mel será acrescido a essa oferenda).f) Para que recebamos apoio das divindades em momentos de crise ou perseguições.g) Para que possamos escapar de pessoas falsas ou não sermos prejudicados por suas atitudes.h) Para que a inveja de alguns não gere atrasos em nossa vida.

2) Irókò receberá oferendas para trazer bênção de filhos ou grandes realizações.

3) É feito um böri com o nervo de um touro para curar doenças infecções e cefaléias.

4) Um saraiyëiyë será realizado nos caminhos de Îñun para que possamos conseguir um bom casamento.

5) Yemöja receberá oferendas para mandar um devoto seu até nós, pois uma bênção nos chegará através desse devoto.

6) Oferendas a Orí e Îrúnmìlà devem ser realizadas, para que recebamos orientações sobre o que fazer com nosso dinheiro.

7) Será preciso fazer o saraiyëiyë indicado por Ìfá, para que possamos nos livrar de uma maldição que nos persegue.

4

Page 5: Ìretè òbàrà

Irókò transforma uma mulher em pássaro

Ìfá foi criado para Olurombì, e também para as mulheres de sua aldeia;No dia que elas choravam por não conseguirem filhos. Os awo disseram que Irókò deveria ser propiciado;Disseram que Irókò era aquele que lhe daria os tão esperados filhos;Disseram que cada mulher deveria oferecer a Irókò o que possuísse em suas casas;Quer fossem animais, tecidos, frutas ou outros produtos agrícolas.Mas Olurombì não tinha nada disso em casa. Em seu desespero, temendo não ser abençoada,Disse que ofereceria a Irókò o próprio filho que ele viesse a lhe dar.Depois de um tempo as mulheres da aldeia começaram a engravidar, e no tempo certo as crianças vieram.Olurombì também teve seu filho, mas ela não cumpriu sua palavra.Cheia de vergonha, ela evitava passar perto da árvore sagrada.Depois de um bom tempo, ela acabou se esquecendo da situação, e passou perto da árvore de Irókò.Ah! Irókò transformou-a num pássaro! Como Olurombì não voltava para casa,Seu marido saiu para procurá-la. Então ele viu o pássaro pousado na árvore sagrada, que cantava melancolicamente.Ah! Seu Orí avisou-o sobre o que estava acontecendo. Ele voltou para casa e esculpiu um boneco;Seu trabalho ficou perfeito e o boneco parecia sorrir.Esse foi o boneco que ele ofereceu a Irókò, e aproveitou para pedir perdão por sua esposa.O homem implorou a Irókò, que compadeceu-se e desfez o feitiço.Imediatamente eles voltaram para casa, juntarem tudo o que tinham e ofereceram a Irókò.Isso é quando Ìfá nos aconselha a honrarmos nossos compromissos.

Ñàngó transmudava-se em touro

Ìrëtû îbàrà é o Odù Ìfá que nos fala de quando Ñàngó adoeceu.Sim, foi preciso um böri especial para que ele recuperasse a saúde.Mas como foi que Ñàngó adoeceu? Existiu um búfalo chamado Sarikì, que aterrorizava toda uma região.Öya ouvia a súplica das pessoas que pediam por auxílio e se compadeceu.

5

Page 6: Ìretè òbàrà

Ela mandou um vento muito gelado sobre Sarikì, que acabou adoecendo.Ah! O búfalo Sarikì era Ñàngó metamorfoseado! Seu estado piorou e seu cérebro foi atingido.Ñàngó sentia fortes dores de cabeça. Foi aí que Yemöja resolveu consultar Ìfá.Ela recebeu a orientação de que Ñàngó precisava de um böri; disseram que nesse böri ia um nervo de touro.Yemöja juntou todo o material e ela mesma efetuou o ritual.Não demorou muito e Ñàngó recuperou-se, ficando mais forte que nunca.Para não esquecer o episódio ele passou a chamar aquela região de Makun ‘lempè.

Ömö Îñun consegue ire ìgbéìyawó

Ìfá foi criado para Ömö Îñun, no dia que ela procurava por um bom casamento.Disseram que para alcançar essa bênção ela deveria oferecer uma cabaça;Disseram que ela deveria por dinheiro dentro dessa cabaça e cobri-la com um tecido amarelo;Disseram que ela deveria ir à feira e com esse dinheiro comprar algumas frutas;Disseram que essas frutas seriam oferecidas a Îñun, junto com duas lamparinas;Disseram que ao terceiro dia ela deveria fazer saraiyëiyë com essas frutas;E que esse ritual deveria ser realizado diretamente no rio.Disseram que assim Îñun levaria todo o mal que a impedia de conseguir um bom casamento.Ömö Îñun ouviu e fez a oferenda prescrita. Depois de um tempo ela casou-se com um rapaz.Sim, esse rapaz estava bem posicionado na vida. Ömö Îñun dançava e regozijava.

Pássaro-da-Savana é aconselhada a se mudar

Ìfá foi criado para Pássaro-da-Savana, no dia que ela não podia levantar a cabeça,Sem expor a si e a seus filhos ao perigo. Se alguém os visse, destruiria seu ninho.Se a savana incendiasse, ela perderia sua prole. O que ela poderia fazer?Orientaram-na a fazer ëbö e a mudar-se para a floresta;Por que não prosperaria nem seria feliz enquanto permanecesse naquele lugar.Pássaro-da-Savana ouviu e seguiu os conselhos de Ìfá.

Ömölu seduz a filha de Àgànjú

Quando Ìrëtû e Îbàrà se apresentam, Ìfá nos aconselha sermos prudentes e precavidos;Especialmente em relação às pessoas que tencionamos ajudar. Você vê o porquê de Ìfá falar assim?Havia Ömölu, que passava por dificuldades em sua vida.Ele estava sem dinheiro, sem paradeiro e ainda por cima estava doente.Mas aconteceu que Àgànjú soube da situação e apiedou-se de Ömölu;Àgànjú levou-o para morar consigo. Depois de um tempo, a filha que Àgànjú tinha,Ömölu a seduziu, e no processo acabou lhe passando doenças.Os cabelos da moça começaram a cair, mas ele tentava disfarçar com pelos de crina.Foi aí que Àgànjú começou a desconfiar e interpelou a moça.Sob a pressão de Àgànjú ela confessou. Ah! Imediatamente Àgànjú escorraçou Ömölu de sua casa.

O Falcão troca suas penas

Ìfá foi criado para Falcão, no dia que ele estava para mudar suas plumas.Disseram que ele deveria fazer ëbö, para que essa circunstância poderia lhe trazer tribulações.Falcão ouviu e fez a oferenda. Quando ele retirou-se para trocar suas penas,Não pode aparecer em seus compromissos por algum tempo.As pessoas diziam, “Ele sumiu sem deixar pistas. Façamos o que for preciso mesmo em sua ausência”.Ah! Quando ninguém esperava Falcão apareceu! Ele disse, “Eu não sumi, apenas troquei minhas penas”.Ninguém pode tratar dos negócios de Falcão em sua ausência. Ele dançava e regozijava.

Îrúnmìlà adocica sua vida com oferendas

6

Page 7: Ìretè òbàrà

Ìfá foi criado para Îrúnmìlà, no dia que ele desejou realizar projetos,Que trouxessem doçura a todos a seu redor. Ele disse, “Meus assuntos serão doces?”Disseram que seus assuntos seriam doces. Àdunmî e Olórò,Esses foram os awo que fizeram as oferendas para Îrúnmìlà.Eles fizeram diversos sacrifícios em nome de Îrúnmìlà,Em todas as oferendas eles acrescentaram uma pote com mel.As coisas ficaram doces para Îrúnmìlà; seus assuntos adocicaram.Îrúnmìlà dançava e regozijava. Ele louvava os awo que louvavam Ìfá.Ele dizia, “Meus desejos estão aqui; por favor permitam que as coisas sejam doces ao meu redor!”

Îrúnmìlà vence seus inimigos

“Ninguém se esquiva das leis do rei”;“Ninguém está além da influência de ewé tûtû”;Essa foi a mensagem de Ìfá para Îrúnmìlà Aláde;No dia que ele se encontrava entre inimigos.Disseram que ele venceria seus inimigos, se oferecesse um cabrito e algum dinheiro.Îrúnmìlà ouviu e fez o ëbö.

7