Informativo uem 1080

8
InformativoUEM 19 de março de 2014 - ANO XXIII nº 1080 ISSN 2238-5061 03 Interação entre empresas e academia é discutida na UEM 07 Alunos do CAP apresentam alto índice de aprovação nos vestibulares 07 Eduem promove lançamento coletivo de mais de 50 livros

description

 

Transcript of Informativo uem 1080

Page 1: Informativo uem 1080

01 INFO UEMInformativoUEM

19 de março de 2014 - ANO XXIII nº 1080 ISSN 2238-5061

03Interação entre empresas e academia é discutida na UEM 07

Alunos do CAP apresentam alto índice de aprovação nos vestibulares07

Eduem promove lançamento coletivo de mais de 50 livros

Page 2: Informativo uem 1080

02 INFO UEM

“ Em maio, 850 jovens universitários estarão reunidos no Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores, em Curitiba “

opinião

Jeane Balbo

Acadêmica do terceiro ano de Enge-nharia de Produção na UEM

Assessora de Comunicação do ESEJ

Gerente de Projetos da Dinâmica Empresa Júnior

Vitor Duarte Guimarães

Acadêmico do segundo ano de Psicologia na UFPR

Assessor de Comunicação do ESEJ

Membro da Delfos Empresa Júnior.

Universitários em busca de confronto de realidades

Esta página é reservada para a publicação de textos que possam manifestar a opinião sobre assuntos voltados ao interesse da comunidade universitária. Os textos não podem conter expressões ofensivas, de caráter pessoal. O direito à réplica ou tréplica será decidido pela Assessoria de Comunicação Social. Os textos devem ter 4.500 caracteres, com espaço, o nome completo do autor ou autores, acompanhado de um breve currículo e, conforme a programação visual da página, haverá a publicação da foto de quem assina o texto.

Estamos imersos em contradi-ções. Os contrastes sociais são cada vez mais visíveis e as dis-paridades de realidades cada vez mais agudas e expressivas. É uma pessoa que morre de frio porque dorme na calçada; é uma criança que não aprende nada na escola porque não tem um professor qua-lificado; é uma família que coloca os filhos para trabalhar porque o salário dos pais não dá sequer pra comida; são milhares de pes-soas que morrem em corredores de hospitais sem atendimento. Mesmo com essas situações, as pessoas se colocam como parti-cipantes cada vez mais passivos da sociedade. Quem deveria transformar estas rea-lidades, se faz cada vez mais cego, fechando os olhos para as con-tradições, banalizando situações que deveriam ser confrontadas.

O ideal seria reunir pessoas com poder de impacto, pessoas com potencial de transformação, pessoas que têm capacidade de confrontar essas realidades banalizadas, propondo-se a causar impacto e transformação na sociedade. Este ideal será realidade neste ano.

Em maio, 850 jovens universitá-rios estarão reunidos no Encontro Sul Brasileiro de Empresas Junio-res (ESEJ), em Curitiba, para Con-frontar Realidades. A organização do evento começou no ano pas-sado e é composta por membros de Empresas Juniores de quatro polos paranaense: Curitiba, Lon-drina, Pato Branco e Maringá. Em Maringá, as empresas que fazem parte dessa organização são: Adecon, Dinâmica Empresa Júnior, Empec e Teófilos.

O objetivo do ESEJ será aproveitar o poder de transformação que os

universitários adquirem fazendo parte do Movimento Empresa Júnior para gerar impacto positivo na sociedade, atuando nas contradições, nas diferenças de realidades, e daí o tema do evento: ESEJ 2014 – Confronte Realidades.

O ESEJ é o segundo maior evento dentro do País que ocorre no Movimento Empresa Júnior, reunindo a força dos três estados do sul do país para discutir ideias, capacitar os empresários, criar um rede de contatos e ainda colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da sua experiência. Contudo, apesar de ser organizado pelas empresas juniores do sul, o encontro conta com a participação de empresários juniores de todo o Brasil.

O evento é promovido cada ano em um estado diferente, em forma de rodízio. Em 2012 o Paraná sediou o Encontro, realizado em Caiobá. Em 2014 o ESEJ volta para o Paraná, agora para a cidade de Curitiba, agendado para o período de 22 a 25 de maio.

Para que haja este confronto de realidades, o conteúdo do evento será adaptado de forma que os subtemas abordados estarão relacionados ao autoconhecimento, sociedade, ferramentas para

empreender e cases de impacto (cases de empresas que atuaram e mudaram um ramo de trabalho).

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é hoje no Brasil um dos maiores do mundo. Conta com

apoio de certa de 700 empresas juniores e por volta de 27 mil empresários juniores espalhados pelo Brasil. Esse movimento teve início na França, em 1967, e só surgiu no Brasil 21 anos depois.

Aqui no País, o movimento é representado pela Brasil Junior e cada estado tem seu órgão representante. O Paraná, por exemplo, é representado pela Fejepar (Federação das Empresas Juniores do Estado do Paraná). Este órgão é responsável pela regularização das Empresas Juniores Federadas no Paraná. A Fejepar é composta, atualmente, por 21 empresas juniores.

Mas o que é uma Empresa Júnior? E como ela gera o potencial transformador nos universitários? Associações civis sem fins lu-crativos, gerenciadas por alunos de graduação em instituições de ensino superior, as Empresas Juniores têm como objetivo desenvolver esses universitários através da realização de projetos nas suas áreas de atuações. Mas não são quaisquer projetos, são trabalhos que contribuem para a sociedade, seguindo a missão compartilhada do Movimento Empresa Júnior no Brasil, que é “formar empreendedores capazes de transformar o Brasil”.

As contradições estão aí, e as realidades são cada vez mais dis-crepantes. Mas uma onda de mudança está se formando, e os em-presários juniores estão à frente. Não dá para saber quando essas contradições vão acabar, mas o confronto de realidades começa em maio no ESEJ.

Page 3: Informativo uem 1080

03 INFO UEMUEM promove 1º Fórum de Pró-Reitores de Administração das IES do ParanáFoi aberto oficialmente na UEM, no último dia 14, o 1º Fórum de Pró-Reitores de Administração das Universidades Esta-duais do Paraná. O evento, patrocinado pela Caixa Econômi-ca Federal, teve 110 inscritos, dentre eles, servidores públicos estaduais, em especial pró-reitores de admi-nistração, assessores jurídicos, assessores de planejamento, dire-tores administrativos, contadores e demais profissionais do setor.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor Júlio Santiago Prates Filho,da vice-reitora Neusa Altoé, do diretor geral da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Sérgio de Jesus Vieira, do pró-reitor de Administração Marcelo Soncini Rodrigues, do conselheiro da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Paraná, Ivan Lelis Bonilha, do assessor de Planejamento de Ensino Superior da SETI, Décio Sperandio, do procurador chefe da 6ª Procuradoria Regional do Estado, Pedro Rogério Pinheiro Zunta, do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, da reitora da UEL, Nádina Aparecida Moreno, entre outras autoridades.

Prates Filho salientou que as atividades administrativas devem sempre preservar as dinâmicas público-científicas das Universidades, tendo a difí-cil missão de gerenciar os recursos visando a excelência das instituições.

Soncini relembrou a pauta discutida durante o dia anterior (13), quando teve início as atividades do Fórum, destacando a proposta de criação

de um estatuto para as pró-reitorias administrati-vas. O pró-reitor também colocou o sistema de com-pras da UEM à disposição das outras instituições de ensino superior. Ele ainda ressaltou a importância da troca de experiências e informações para resol-ver problemas comuns, como o corte de 40% nas verbas destinadas às universidades estaduais pelo Governo do Estado do Paraná.

Sérgio Vieira enfatizou o árduo trabalho dos secretários, pró-reitores e reitores por uma causa tão nobre quanto a educação.

Bonilha, homenageado durante a abertura do evento com uma placa, comentou sobre sua proximidade com o ensino superior desde o início de sua carreira, tendo lecionado por dez anos. E expressou sua alegria pelo convite para ministrar a palestra Tribunal de Contas e as Instituições de Ensino Superior do Paraná, proferida logo após a cerimônia de abertura.

Nádina Moreno destacou a importância do Fórum para a busca de meca-nismos que racionalizem o orçamento, além de estimar que as universida-des continuem unindo forças, na busca por transparência administrativa e superação das dificuldades. Em consonância com este discurso, o reitor da Unicentro, atual presidente da Apiesp desejou longevidade ao Fórum e sucesso na busca de soluções conjuntas, além de evidenciar a posição pioneira da UEM na realização de importantes iniciativas.

Interação entre empresas e academia é discutida na UEM

No último dia 17, no auditório da Fadec, a UEM, em conjunto com o Centro de Inovação de Maringá (CIM) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), promoveu um evento sobre as formas de interação entre empresas e academia na geração de valor, por meio da pesquisa e da transferência de tecnologia. As discussões foram conduzidas pelos professores Aluir Dias e Rochel Monteiro Lago, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os assuntos tratados durante o evento foram: A Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica: função e ações; Inova UFMG: organograma, processo de incubação e pós-incubação; Transferência de Tecnologia: identificação e transferência de tecnologias desenvolvidas na UFMG; Patentes e cases de sucesso: apresentação das patentes desenvolvidas na Inova, produtos desenvolvidos e empresas que obtiveram sucesso nacional ou internacionalmente.

Residências em odontologia No último dia 6, começaram as atividades de residências ligadas ao Departamento de Odontologia. Ao todo são doze residentes, de seis novas áreas (endodontia, odon-topediatria, periodontia, prótese dentária, radiologia odontológica e imaginologia e saúde coletiva e da família), que se juntaram a dois residentes da área de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial, já na sua décima terceira turma.

Os alunos são egressos da UEM e de outras instituições do Paraná, como UEPG e UEL, assim como de outros estados (Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Os residentes atuarão na Clínica Odontológica, no Hospital Universi-tário e em outras instituições afins, atendendo pacientes de Maringá e região. A residência conta com a participação da chefia do DOD, coordenações da Clínica Odonto-lógica e do curso de Odontologia, coordenadores das residências e docentes do DOD.

Page 4: Informativo uem 1080

04 INFO UEM Professora americana irá proferir palestra sobre Lev VygotskyNesta quinta-feira, dia 20, às 14h, no auditório do Bloco C-34, a professora Car r ie Lobman, da univers idade americana de Rutgers, em Nova Iorque, irá proferir a palestra Lev Vygotsky, um cientista revolucionário: im-plicações para a educação e desenvolvimento de jovens. O evento é aberto a todos e não haverá cobrança de taxa de inscrição. Mais informações ramal 3871.

Barulhos na Memória: exposição de telas no CEC

Fundada Empresa Júnior de Educação Física

Manual do Usuário estreia na Rádio UEM FMNa madrugada de segunda para terça-feira (18), à meia-noite, estreou na Rádio UEM FM (106,9 MHz) o programa Manual do Usuário. Comandado por três entusiastas de tecnologia espalhados em três estados brasileiros (Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro), o novo programa aborda, com um linguajar simples e bem-humorado, notícias, curiosidades e lançamentos da área de tecnologia de consumo. São pautas recor-rentes novos gadgets (smartphones, tablets etc), redes sociais do momento, polêmicas que rolam na internet e outras informações dentro deste universo.

A estreia do Manual do Usuário na UEM FM é a ex-tensão de um trabalho que vem sendo desenvolvido

há quase um ano, via internet, no blog -http://www.manualdousuario.net. O programa já existe no formato podcast (inclusive na iTunes Store, com avaliação 5 estrelas) e, agora, passa também a ser transmitido na rádio. Além dos papos semanais sobre tecnologia, o blog veicula análises de equipamentos, textos opinati-vos e notícias importantes sobre tecnologia.

Os apresentadores são Rodrigo Ghedin, que responde pela parte escrita do Manual do Usuário e é aluno do curso de Comunicação e Multimeios da UEM; Paulo Higa, editor do blog Tecnoblog.net e aluno de Jornalis-mo na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo; e Joel Nascimento Jr., editor do blog ByteQueEuGosto.com.br.

Acadêmicos do curso de Educação Física do câmpus sede realizaram, no último dia 12, a assembleia de fundação da Empresa Júnior de Educação Física. (Em-pef). Durante a cerimônia, realizada no auditório do Bloco C-67, foi apresentada a primeira diretoria, o estatuto, o logotipo e a missão da empresa.

Segundo Douglas Ogawa, aluno do 4º ano do curso e presidente da Empef, en-tre os serviços que a nova empresa júnior irá prestar à comunidade estão: assesso-ria na organização de eventos esportivos; ginástica laboral em empresas; e palestras e cursos na área. De acordo com o acadêmico, a prestação de serviços será feita a partir do segundo semestre

desse ano. Durante este primeiro semestre a diretoria irá trabalhar na estruturação da empresa. A Empef é a décima oitava empresa júnior da UEM.

O Centro de Excelência em Atendimento à Comunidade (CEC) abriu, nesta terça--feira (18), a exposição Barulhos na Me-mória que permanece aberta à visitação até 9 de abril. A mostra é constituída por acrílicos/telas alusivos às histórias infantis escritas e ilustradas pela artista plástica Tânia Rosseto. Escolas podem agendar visitas e para esses grupos será incluída na programação a contação de histórias.

Segundo a artista, a mostra tem como intuito estabelecer um diálogo constante entre o imaginário infantil e a percepção do mundo contida em temáticas simples e ao mesmo tempo complexas. “A pro-posta é suscitar, por meio deste contato, a vivacidade e a curiosidade, de certa forma perdida no mundo adulto e até mesmo na infância. Um barulho na memória que fará transbordar a criança existente dentro de cada um”.

A mostra ainda apresenta a ideia de uma arte que seja fonte de humanização dos sentidos, como forma de possibilitar experiências de um trabalho criador. Sob esta perspectiva, as telas podem assumir os mais diferentes papéis, desdobrando-se em imagens ou em detalhes perceptíveis dentro das dimensões de pessoalidade do observador, a quem se apresenta a

possibilidade de um processo de apreensão de novas realidades a partir do mundo infantil.

A artista - Graduada em Educação Artística pela Uni-versidade do Oeste Paulista, Tânia Rosseto é professora no curso de graduação em Artes Visuais da UEM. Tem curso de especialização em Psicopedagogia, Educação de Jovens e Adultos e Metodologia do Ensino de Artes; além de mestrado em Educação, ambos pela UEM.

O CEC fica na Av. Itororó, s/nº, sede da antiga Usina do Conhecimento, no Bosque II, em Maringá. Mais informações pelo ramal 5700.

Revista de Filosofia realiza chamada de trabalhos para as primeiras ediçõesO Departamento de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia convidam acadêmicos de graduação em Filosofia e ou-tros interessados a submeterem artigos e resenhas bibliográficas inéditas para os dois primeiros números da Revista Prólogos.

O número temático Fenomenolo-gia, vol. 1, nº 1, tem publicação prevista para julho deste ano.

O prazo para a submissão de artigos vai até 30 de março. Já a segunda edição Filosofia da Ciência, vol. 1, nº 2, tem publi-cação prevista para setembro. O prazo de envio de trabalhos para esta edição é 2 de Maio.

Os autores serão informados sobre as etapas de avaliação e publicação dos artigos. Cartas de aceite para publicação poderão ser enviadas mediante solicita-ção aos Editores.

As contribuições devem ser en-viadas por meio do sistema onli-ne da Revista no endereço www.dfl.uem.br/revista . Os autores deverão observar as diretrizes e normas de publicação no mesmo endereço. Para outras informa-ções enviar e-mail para [email protected] .

Page 5: Informativo uem 1080

05 INFO UEM

Centésima defesa de mestrado do PPINo último dia 11, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPI) comemorou a apresentação da centésima defesa de dissertação do Pro-grama. O trabalho, intitulado O Processo de Escolarização do Deficiente Intelectual da Educação Básica à Inclusão no Ensino Superior: desafios da pratica docente, foi defendido pela mestranda Waléria Henrique dos Santos Leonel, sob orientação da professora Nilza Sanches Tessaro Leonardo. A apresentação foi realizada no auditório do Bloco 12.

Gabinete recebe visita do presidente da Câmara de Maringá

No último dia 12, o reitor Júlio Santiago Prates Filho e a vice-reitora Neusa Altoé receberam a visita do presidente da Câmara Municipal de Maringá, Ulisses Maia. O encontro ocorreu no Gabinete da Reitoria e serviu para estreitar os laços da UEM com o vereador, que se colocou à disposição para trabalhar e defender a Universidade. Ainda durante a reunião, foi discutida a possibilidade de a UEM abrigar uma das sessões itinerantes promovidas pela câmara de vereadores.

UEM sedia Simpósio NEDDIJ Direito da Criança A UEM foi sede do 1º Simpósio Neddu - Direito de Criança: enfren-tamento à violência contra a criança e o adolescente do Paraná - Capa-citação de profissionais e bolsistas. O evento foi realizado nos dias 13 e 14 deste mês com o objetivo de fomentar discussões nas áreas da psicologia e do direito de crianças e jovens em situação de risco e contra os abusos e violência. Além de pro-mover a capacitação de profissionais e acadêmicos bolsistas do Neddu, funcionários da rede socioeducativa, profissionais das redes de proteção à criança do município, entre outros.

Coordenado pelo Núcleo de Estudos e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude (Neddu) da UEM, com co-promoção do Neddu da UEL e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, o evento contou com o apoio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA).

Na abertura do Simpósio, o reitor Júlio Santiago Prates Filho ressaltou o papel da universidade na defesa dos direitos sociais, principalmente por meio dos projetos de extensão. Ele também aproveitou para parabenizar o Núcleo pelo trabalho de fundamental importância para a comunidade.

O Assessor de Planejamento do Ensino Superior, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, destacou a importância dos projetos de extensão como característica predominante das universidades públicas, que devem agir a serviço da comunidade, transferindo para o social os frutos do ensino e da pesquisa.

A coordenadora geral do evento e do Neddu da UEL, Claudete Carvalho Canezin (foto à esquerda), frisou a importância da capacitação de toda a rede ligada à criança e ao adolescente

para que os jovens possam ser resgatados das situações de vulnerabilidade social. Canezin também citou as dificuldades enfrentadas pelo Núcleo nas mais diversas cidades, como a necessidade de locais adequados, profis-sionais e acadêmicos na área e melhores bolsas aos envolvidos.

A professora Amália Regina Donegá (foto à direita), vice-coordenadora do evento e coordenadora do Neddu da UEM, celebrou os oito anos de criação do Núcleo, que oferece atendimento, assessoria e suporte psicológico e jurídico à população.

Nudisex promove evento de extensão O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (Nudisex) pro-move o evento de extensão Escola Pública e as Questões da Laicidade, agendado para o dia 25 de abril, às 8h, no anfiteatro do Bloco I-12.

Estão programadas palestras das professoras Célia Regina Rossi e Sylvia Cavasin sobre educação em sexualidade laica. A programação busca alcançar toda a rede pública de ensino.

As inscrições estarão abertas a partir de 1º de abril e devem ser feitas no Laboratório de Apoio Pedagógico, Bloco I-12, sala 1. Os interessados em receber certificados devem pagar uma taxa de R$ 20,00 no dia do evento.

Bioestatística promove aula magnaSerá realizada, no próximo dia 20, a aula magna do mestrado em Bioestatística (PBE), proferida pelo professor Aluísio J. Barros, sob o tema a interface entre estatística e pesquisa em saúde. A aula terá início às 9 horas no anfiteatro térreo do Bloco E-90.

O palestrante possui graduação em Medicina e mestrado em Estatística, ambos pela Universidade Estadual de Campinas. Além de mestrado em Estatística Médica pela London School of Hygiene and Tropical Medicine (1991) e doutorado em Epidemiologia pela mesma instituição. Atualmente ele é professor associado da Universidade Federal de Pelotas, atuando também como docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia.

Outras informações sobre o curso no site www.pbe.uem.br ou pelo ramal 4338.

Page 6: Informativo uem 1080

06 INFO UEM

Acordo de cooperação com Universidad de Havana

BCE comemora Dia do Bibliotecário

Funcionários e usuários da Biblioteca Central foram surpreendidos com uma apresentação es-pecial do grupo de teatro Meu Clown. Realizada no último dia 12, no espaço da BCE, a atividade celebrou o Dia do Bibliotecário, valorizando esse profissional que é fundamental para organizar, fa-cilitar e gerir o acesso à informação em diferentes suportes e meios.

Ao final, a diretora da BCE, Marinalva Aparecida Spolon de Almeida, parabenizou os colegas e

Na última segunda-feira (17), o professor Guillermo Arias Beaton, da Faculdade de Psicologia da Universidad de Havana, em Cuba, visitou o Escritório de Cooperação Internacional, a convite do Departamento de Psicologia. Beaton intermediou um acordo de cooperação internacional entre a UEM e a Universidad de Havana, que prevê ações na área de psicologia, com possibilidades de projetos também em outras áreas.

Beaton também participou da banca de dissertação da centésima defesa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (veja matéria na pág. 6).

UEM fará arrastão contra dengue Na próxima sexta-feira (21), a partir das 7h40, será realizado um arrastão de combate à dengue, no câmpus sede da UEM. A ação contará com a colaboração dos funcionários das três diretorias da Prefei-tura do Câmpus (PCU). De acordo com a PCU, o objetivo é evitar que possam surgir focos do mosquito aedes aegypti dentro do câmpus. Ainda de acordo com a Prefeitura, já está sendo feita no câmpus uma roçada, para limpeza da vegetação rasteira e combate a focos e lixo acumulado. Informações sobre focos de mosquitos podem ser fornecidas pelos ramais 4272 e 4960 (Olímpia).

ECI promove Encontro de SaberesNos dias 26 e 27 deste mês, no anfiteatro da Fadec, o Escritório de Cooperação Internacional realiza o 3º Encontro de Saberes: internacio-nalizar é preciso. O evento contará com a participação do professor da Universidade de Tübingen, na Alemanha, Gerd Kohlhepp, que abre a programação do Encontro, no dia 26, às 9 horas, com o seminário Energias Renováveis no Brasil, no dia 26. No dia 27, às 19h30, ele fala sobre Desenvolvimento Regional e Mudanças na Estrutura Agrária do Norte do Paraná até os anos 1970.

A programação ainda prevê uma mesa-redonda sobre internaciona-lização, além de depoimentos da experiência de acadêmicos sobre mobilidade. Também foi incluído na programação o lançamento coletivo de livros da Eduem, no dia 28 (veja matéria nesta edição).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o primeiro dia do evento. Para consultar a programa-ção completa ou obter a ficha de inscrição acesse www.eci.uem.br. Mais informações pelo ramal 4238.

Vagas para docentesA Pró-Reitoria de Recursos Hu-manos e Assuntos Comunitários está com dois concursos públicos abertos para contratação de do-centes nas diferentes áreas do co-nhecimento. São 21 vagas abertas pelo Edital nº 8/2014-PRH, com inscrições até esta sexta-feira, dia 21. Já o Edital nº 32/2014-PRH regulamenta o concurso para contratação de 13 docentes, em diferentes áreas do conhecimento. As inscrições para este concurso serão aceitas até 4 de abril.

Também permanecem abertas, até sexta-feira (14), inscrições para o teste seletivo que irá contratar 19 professores temporários. O Edital nº 65/2014-PRH regulamenta o teste.

As inscrições, tanto para os cursos quanto para o teste seletivo, serão recebidas no Protocolo Geral, Bloco A-01. Informações no site www.uem.br/concurso.

reforçou o importante papel da biblioteca dentro da Instituição.

Ainda em comemoração à data, foi servido um café aos funcionários no mesmo dia. E na sexta-feira (14), a bibliotecária do Câmpus Regional de Cianorte, Márcia Regina Paiva, proferiu uma palestra sobre compartilhamento de informações.

A BCE, implantada em 1973 no câmpus sede, conta hoje com cerca de 60 funcionários e comemora pela 14ª vez o Dia do Bibliotecário.

Page 7: Informativo uem 1080

07 INFO UEMEduem promove lançamento coletivo de mais de 50 livrosA Eduem programou, para o próximo dia 28, o lançamento coletivo das publicações de 2012 a 2014. Nesta categoria estão 53 livros, dos quais três são da Coleção Documentos e Histó-ria, além de 15 números da Coleção Fundamentum e 24 novas Revistas Acta Scientiarum. A cerimônia será no auditório do Bloco B-33, com início às 19h30.

Um dos destaques será a presença do pesquisador alemão Gerd Kohlhepp, professor e diretor do Instituto Geo-gráfico da Universidade de Tubingen, Alemanha. Kohlhepp teve uma obra sua (Agrar Colonisation in Nord) tra-duzida do alemão para o português e publicada pela Eduem. O tradutor foi o professor Paulo Astor Soethe, da Universidade Federal do Paraná, doutor em Literatura Alemã, que também con-firmou presença na cerimônia.

“O livro acaba de ser impresso sob o título Colonização Agrária no Norte do Paraná”, anuncia o diretor da Eduem, professor Alessandro Lucca Braccini (foto acima), destacando que a obra avalia a colonização nesta região a partir da estrutura social, econômica e estrutural que a moldou. Na obra também está descrita a mudança de perspectiva econômica promovida na região a partir da chamada geada negra de 1970, que acabou substituindo o plantio de café por outros produtos como algodão e soja.

Dupla comemoração – Além do lançamento dos livros, que já é um ato festivo, a Eduem também está comemorando os 40 anos de publicação das Revistas Acta Scientiarum e para marcar a data irá homenagear várias pessoas que fizeram parte desta história, ao longo das últimas quatro décadas.

O diretor da Eduem explica que a publicação teve início em 1974, então com o nome de Unimar. “Era impressa apenas uma edição anual da revista que trazia em média onze artigos, de todas as áreas do conhecimento”. Em 1998, ela passou a chamar-se Acta Scientiarum, nome que, segundo Braccini, foi

escolhido para expressar o conteúdo e a filosofia da revista, que publica artigos científicos inéditos.

Braccini lembra que, hoje, a Eduem edita oito volumes da Acta Scientia-rum, divididos por área do conhe-cimento. “No conjunto publicamos mais de 200 artigos por ano”, frisa.

Literatura, história e parasitologia O diretor também explica o porquê de a solenidade deste ano englobar as publicações desde 2012. “É que em 2013, não promovemos o lança-mento coletivo em razão de alguns eventos em caráter excepcional”, diz. Um deles foi o lançamento do primeiro livro de Literatura editado pela Eduem: Bordados do Brasil: a arte de Militão dos Santos, organizado por Jacirema Cléia Ferreira e Olinda Evangelista.

Também houve o lançamento da primeira edição, em inglês, com o selo da Editora: o livro Brazil-U.S. Re-lations in the 20th and 21st Centuries, organizado pelos professores Sidnei Munhoz e Francisco Teixeira. O lan-çamento foi feito durante a Feira de Frankfurt, da qual a Eduem participou.

O outro evento foi a tarde de autó-grafos por conta do livro Parasitas de

Peixes de Água Doce do Brasil, que tem entre os organizadores, o professor Gilberto Pavanelli. O evento também fez parte das comemorações dos 30 anos de criação Núcleo de Pesquisa em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) e 40 anos do curso de Ciências Biológicas da UEM.

SciELO – Uma boa notícia, que promete aumentar ainda mais a visibilidade da Eduem, é a indexação da editora no SciELO Livros. “Essa aprovação era aguardada desde 2012 e foi recebida com entusiasmo por todos”, comemora o diretor, dizendo que dos sete livros que foram encaminhados para indexação, seis já foram aceitos. O diretor ainda lembra que a Eduem tem duas revistas Acta indexadas no SciELO.

Alunos do CAP apresentam alto índice de aprovação nos vestibularesA diretoria do Colégio de Aplicação Pedagógica (CAP) fez um levantamento para avaliar os índices de apro-vação dos alunos do terceiro ano do ensino médio em concursos vestibulares. De acordo com os dados obtidos, esse número chega a 40%.

A avaliação considerou os vestibulares por diversas instituições de ensino superior, públicas e particulares. O diretor geral do colégio, professor Sérgio Alvarez da Silva, explica que no ano de 2013, 31 alunos foram aprovados e em 2014, o número foi um pouco maior: 32. “A cada ano formamos aproximadamente 87 jo-vens”, explica o diretor, destacando que os índices de aprovação referem-se, na grande maioria dos casos, a instituições públicas, em especial a UEM.

Os cursos são os mais variados, incluindo aqueles mais concorridos como Direito, Arquitetura e Urbanismo, Zootecnia, Odontologia e Engenharias. “Na lista dos aprovados estão ainda quatro vestibulandos

de Medicina. Um foi aprovado em 2013 e três neste ano”, segundo o diretor.

O CAP completa, agora em 2014, 40 anos de fundação. Nesse período, 25.503 alunos já passaram pelo colégio nos três níveis de ensino: anos iniciais; fundamental e médio, segundo Alvarez da Silva.

O Colégio é referência destacando-se em diversos índices do Ministério da Educação pela qualidade do ensino que oferece. De 1998 a 2012, obteve a primeira ou segunda colocação entre as instituições públicas de Maringá no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Colégio também está entre as dez melhores instituições de ensino público do Paraná, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011. Lembrando que ele foi a úni-

ca instituição de ensino de Maringá nesta lista dos dez, conseguindo a sexta colocação.

Page 8: Informativo uem 1080

08 INFO UEMAGENDA

Eventos

Cursos & Palestras

Pós Graduação

InformativoUEMReitor: Júlio Santiago Prates Filho

Vice-Reitora: Neusa Altoé

Assessor de Comunicação SocialPaulo Pupim

Coordenadoria de ImprensaAv. Colombo, 5.790 - Bloco Q-3 - Sala 7

Telefone: (44) 3011-4213 CEP 87020-900 - Maringá -PRSite: www.informativo.uem.br

E-mail: [email protected]

ExpedienteJornalista Responsável: Paulo Pupim (Reg. 2.472) Coordenadora de Imprensa: Tereza Parizotto. Reportagem: Ana Paula Machado Velho, Juliana Daibert, Murilo Benites, Rose Koyashiki e Tereza Parizotto. Revisão: Sueli Nascimento. Colaboradores: Flávio Kawakami. Projeto-Gráfico: Thomas Cosin. Fotografia: Heitor Marcon e Antonio Carlos Locatelli. Editoração: André Luis Scarate, Luiz Carlos Altoé. Estagiários: Lucas Ferreira e Aryane Gouvêa.

8 INFO UEM

Formação de professor

Foram prorrogadas, até 31 de março, as inscrições para o curso de especialização Formação de Professor de Língua Inglesa: prá-ticas reflexivas, metodológicas e tradutórias, oferecido pelo Departa-mento de Letras Modernas (DLM). Informações pelo ramal 3894.

Português para estrangeiros

Estão abertas, também, as inscri-ções para o curso de Português para Estrangeiros oferecido pelo Departamento de Letras Moder-nas. As aulas iniciam dia 18 de março. Inscrições e informações no Bloco G-34, sala 105 ou pelo ramal 4733.

Lógica e contínuo em Leibniz

Nos dias 10 e 11 de abril, às 18h30, no auditório do Bloco H-35, será realizado um minicur-so sobre Lógica e Contínuo em Leibniz, ministrado pela profes-sora Viviane Castilho Moreira, da Universidade Federal do Paraná. Promovido pelo Departamento de Filosofia (DFL) e Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF), o evento será gratuito. As inscrições já estão abertas e podem ser fei-tas até 10 de abril, na secretaria do DFL, Bloco H-35, sala 1. Mais informações pelo ramal 8925 ou e-mail: [email protected].

Educação Financeira

Já estão abertas as inscrições para a nova turma do curso gra-

tuito de Educação Financeira Sus-tentável, promovido pela Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários. O objetivo é refletir sobre o comportamento financei-ro de cada um e as respectivas consequências no cotidiano. Também serão apresentadas estratégias e alternativas de gerenciamento dos recursos. As datas para a nova turma são 31 de março, 4, 7,11 e 14 de abril, das 13h30, às 16h30, no audi-tório do Bloco C-34. As inscrições podem ser feitas na Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT), Bloco 104, sala 2. Informações pelo ramal 4264.

Aula inaugural do PGF

No próximo dia 27, às 14h, no au-ditório do Bloco H-35, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PGF) promove sua aula inaugu-ral, com o professor José Carlos Estevão, da Universidade de São Paulo. Ele vai debater o tema Tirania e Liberdade em Guilherme de Ockham: alguns pressupostos medievais da discussão sobre a democracia. Mais informações pelo ramal 8925.

Semana de Pesquisa em Filosofia

Até o dia 20 deste mês, os coordenadores da 3ª Semana de Pesquisa em Filosofia acei-tam inscrição de trabalhos. A comissão científica analisará as propostas e enviará a confirmação de aceite da comunicação até 24 de março. A Semana será realiza-da entre os dias 31 de março e 4 de abril, no auditório do Bloco H-35, sempre das 8h30 às 12h30. As inscrições são gratuitas. Outras informações na secretaria do DFL, Bloco H-35, sala 1, ramal 8925 ou no site www.dfl.uem.br.

ILG promove minicurso para professores de inglês

PEA realiza Encontro de Ecologia AquáticaComeçou, ontem (18), o 1º Encontro de Ecologia Aquática: biodiversidade e perspectivas, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos (PEA). A programação vai até amanhã (20), com palestras de pesquisadores nacionais e internacionais.

O objetivo do evento é discutir a biodiversidade sob a perspectiva da ecologia. Os pesquisadores convidados são Reinaldo Luiz Bozelli, da UFRJ; Koen Martens, do Instituto Belga de Ciências Naturais; Maria Rosa Miracle, da Universidade de Valência (Espanha); e Erik Jeppesen, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Também palestram os seguintes pesquisadores do Nupélia: Ângelo Agostinho, Sidinei Thomaz, Luiz Felipe Machado Velho e Fábio Lansac Tôha.

Entre os temas discutidos estão Diversidade Global em Água Doce e Diversidade em Lagos Rasos na Perspectiva das Mudanças Climáticas, além de apresentação de resultados dos projetos do Nupélia. No último dia, estão previstos grupos de trabalho e uma mesa-redonda sobre o tema principal do Encontro, que está sendo realizado no auditório do Bloco G-90.

Secretário de Futebol do Ministério do Esporte fala sobre Copa do MundoNo dia 20 deste mês, a UEM receberá a visita do secretário de Futebol Profissional do Ministério do Esporte, o paranaense Ricardo Gomyde, que ministrará uma palestra sobre os procedimentos relativos à organização da Copa do Mundo no Brasil. Gomyde abordará os aspectos logísticos e operacionais da Copa do Mundo no Brasil e apresentará dados que dizem respeito às questões econômicas envolvidas na realização da Copa no Brasil. O evento será realizado no auditório do Laboratório de Apoio Pedagógico (Bloco I-12), às 10h, sob promoção do Programa de Atividade Física Adaptada (Proafa), projeto de extensão do curso de Educação Física.

No último dia 14, ocorreu o segundo minicurso do projeto de formação continuada de professores de línguas do Instituto de Línguas, com os pes-quisadores britânicos Paul Seligson e Stephen Greene. O evento, realizado no auditório da Fadec, contou com a colaboração da editora Richmond.

Pela manhã, Seligson falou sobre atividades práticas para otimizar o ensino e acelerar a aprendizagem. Na parte da tarde, Stephen Greene apresentou formas inovadoras de a análise contrastiva tratar o ensino da pronúncia da língua inglesa. Está programado, para o segundo semestre, um novo minicurso, como parte do projeto.

Divu

lgaçã

o